cooperativa de crédito é alternativa sólida de investimento · em oportunidades são desafios...

16
Ano VI - Nº 06 - julho / agosto / setembro - 2015 Unicred Recife mantém indicadores de crescimento mesmo com o País em crise econômica Agência Prime completa um ano de atuação Pag. 04 Unicred acompanha evolução do mercado e realiza curso para conselheiro fiscal Pag. 05 Casa Frei Francisco investe em jovens promissores Pag. 13 Mala Direta Postal Básica CORREIOS 9912260496/2010-DR/PE Unicred Recife UNICRED RECIFE Revista Cooperativa de crédito é alternativa sólida de investimento

Upload: hoangdiep

Post on 11-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ano VI - Nº 06 - julho / agosto / setembro - 2015

Unicred Recife mantém indicadores de crescimentomesmo com o País em crise econômica

Agência Prime completaum ano de atuação

Pag. 04

Unicred acompanha evoluçãodo mercado e realiza curso

para conselheiro �scalPag. 05

Casa Frei Francisco investeem jovens promissores

Pag. 13

Mala Direta Postal

Básica

CORREIOS

9912260496/2010-DR/PEUnicred Recife UNICRED RECIFE

Revista

Cooperativa de crédito éalternativa sólida deinvestimento

TRABALHANDO PARA FACILITAR A SUA VIDA.

Você, nosso cooperado, é quem recebe os parabéns!

CELEBRE CONOSCO

22 ANOS DE SUCESSO.

julho - agosto - setembro 2015 | n°06 | 3www.unicredrecife.com.br

Revista - ano VI

Conseguir navegar em mares revoltos e avançar com segu-rança rumo ao horizonte almejado, é uma tarefa árdua, mas gratificante, e isso é missão e mérito de todos que conduzem a embarcação.

A Unicred Recife completa o segundo semestre deste ano de 2015 com boas notícias: além de um crescimento de 18% nos resultados em relação ao mesmo período do ano passado, inaugura uma agência especial para pessoa jurídica, a Agên-cia Praça Chora Menino, que se mostra apta a atender nossas mais de 400 empresas cooperadas, com o mais alto grau de segurança, conforto e agilidade.

Domar os ventos e as ondas e transformar adversidades em oportunidades são desafios que vamos enfrentando e mostrando nesses 22 anos que navegar é preciso.

Unicred Recife investe na sedeA cooperativa financeira, além de aumentar o espaço físico da Unicred, também investe todos os dias no bem-estar dos cooperados e funcionários. Na agência sede, as mudanças deixaram o ambiente mais agradável e confortável. O diretor administrativo da cooperativa, Abrahão Grinfeld enumerou os benefícios das mudanças.

Revista Unicred: Quais as mudanças estruturais da Unicred nesses últimos meses?

Abrahão Grinfeld: O ambiente foi arquitetonicamente atualizado. Os espaços receberam sinalização com design moderno, padrão internacional. O conforto aliado à eficiência. Essas mudanças permitiram uma melhor iluminação interna com aproveitamento da luz natural, um conforto maior para os cooperados, bem como uma melhoria significante do ambiente de trabalho.

Revista Unicred: Qual o diferencial dessas transformações para os cooperados?

Abrahão Grinfeld: A Unicred demonstra o cuidado especial que tem para com seus cooperados. Privilegiou não só o conforto, mais ainda a personalização do atendimento, a privacidade, a agilidade, a segurança, e o conceito de sempre estar evoluindo em busca do que há de melhor para os seus filiados.

Ano VIn° 06Unicred RecifeAv. Lins Petit, nº 100, Boa Vista.CEP: 50070-230Telefone: (81) 2101-6161

Diretor Presidente:Floriano Quintas

Diretor Administrativo: Abrahão Grinfeld

Diretor Financeiro:Jairo Prazeres

Coordenador de Comunicação Assuero Gomes

Departamento de Marketing:Raíssa Duque

Edição, pesquisa, revisão e diagramação:Meta 4 Comunicaçãowww.meta4comunicacao.com.br

Floriano Quintas Diretor Presidente

Mensagem do Presidente

Melhorias na sedeExpediente

www.unicredrecife.com.br

4 | n˚06 | julho - agosto - setembro 2015 www.unicredrecife.com.br

Revista - ano VI

Agência Prime atua há um ano na Zona SulA agência Boa viagem, localizada em um ponto estratégico da Avenida Conselheiro Aguiar, completa um ano de atendimento aos cooperados da Zona Sul. A agência foi muito bem recebida e garante um atendimento diferenciado, gerentes exclusivos e um amplo estacionamento.

O diretor financeiro da Unicred Recife, Jairo Prazeres, explica que o interesse da instituição é estar sempre mais próximo dos cooperados. “Considerando ser Boa Viagem o bairro mais populoso do Recife, com a segunda maior renda per capita da nossa Região Metropolitana e possuidor do maior número de registros de novas empresas por ano, inauguramos em junho

de 2014 a agência Prime, com a finalidade de melhor atender aos cooperados, oferecendo as menores taxas”, afirmou Jairo.

O cooperado Carlos Roberto Domingos atesta a eficiência da agência. “A criação desse novo ponto de atendimento facilitou muito a correria do dia a dia. Nós médicos, que temos negócios na Zona Sul, não precisamos mais nos deslocar para a outra filial, na área central da cidade”, explicou Domingos.

Unicred completa 22 anos de compromisso e sucessoEm 2015, a Unicred Recife com-pleta 22 anos de atuação no mer-cado. São mais de duas décadas de compromisso e dedicação para garantir as melhores taxas, tarifas e sobras ao cooperado que dispõe de vantagens de crédito e ainda contribui com investimen-tos na comunidade local.

A Unicred Recife vem se desta-cando ao longo destes anos no contexto regional das cooperati-

vas de crédito. Segundo o gerente geral da Unicred Recife, Elísio Guerra, a cooperativa já alcan-çou números surpreendentes no Sistema Regional NNE e a cada dia os colaboradores têm mais orgulho da instituição. “Seriedade e transparência proporcionam ganhos financeiros para nossos cooperados, além do crescimento e realização profissional para os colaboradores. Temos uma exce-lente oportunidade de participar

da realização dos sonhos dos nossos cooperados e colabora-dores, com uma administração séria, voltada para o crescimento sustentável que busca sempre alcançar os objetivos traçados pelo Conselho de Administração”, disse Elísio.

Comemoração

Atendimento personalizado

Jara Cavalcanti de Souza é cooperada da Unicred desde a fundação da cooperativa.

Seriedade e transparênciaproporcionam ganhos financeiros

““

CRÉDITO ESPECIALPara comemorar o aniversário da cooperativa, a Unicred Recife está oferecendo um crédito especial ao cooperado. O valor pode chegar até 22 mil reais e o prazo até 22 meses, sendo a taxa 2,22% a.m. Em uma simulação rápida, o maior crédito dividido no máximo de meses,terá o valor de R$ 1.279,69 por parcela. Ao adquirir o empréstimo, o cooperado ganha uma xilogravura de Severino Borges. A campanha estará vigente até o dia 30 de setembro.

Desde 1998 que sou fiel a Unicred e adoro. Todos os meus pagamentos são

feitos aqui porque gosto de fazer e acho maravilhoso, o atendimento é fantástico.

julho - agosto - setembro 2015 | n°06 | 5www.unicredrecife.com.br

Revista - ano VI

Curso para conselheiro fiscalO diferencial de uma cooperativa de crédito é ter uma equipe especializada e atualizada nas tendências do mercado financei-ro. Pensando nisso, a Unicred Recife promoveu nos dias 19 e 20 de junho o curso para conselheiro fiscal. O evento aconteceu na Pernambucred, bairro da Boa Vista, e contou com a explanação do consultor Jorge Peres.

“No cenário atual de grande complexidade e avanço das institui-ções financeiras cooperativas, faz-se necessário o aprimoramento contínuo dos integrantes do conselho fiscal como importante órgão

de controle e transparência da administração. O mercado está exigindo a todo momento novas capacida-des e competências, fruto de novos produtos, serviços e avanço tecnológico”, defendeu Peres.

Para o consultor, as pessoas têm a necessidade de crescimento e se tornam mais exigentes, por isso, as instituições como a Unicred devem se manter competitivas e dinâmicas com o objetivo de acompanhar a evolução do mercado. “Com essa evolução, a responsabilidade dos conselheiros fiscais na vigilância e no monitoramento dos indicadores de performance contribui para o desenvolvimento sustentável do coope-rativismo financeiro”, completou Peres.

Atualização

Ramo empresarial

Sistema FIEPE

O Sistema FIEPE é composto por quatro órgãos: Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (SENAI); Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco (IEL) e Centro das Indústrias do Es-tado de Pernambuco (CIEPE). As ações destes ór-gãos são realizadas a partir de quatro conselhos temáticos - de infraestrutura, de meio ambiente, de comércio exterior e de cidadania - que estão permanentemente em atividades, promovendo o debate sobre assuntos de interesse do setor industrial em suas áreas específicas.

Unicred apresenta oportunidades para o setor industrialDesde o ano passado, a Unicred Recife, após au-torização do Banco Central, tem buscado associar empresas do setor industrial, comercial e de servi-ços. A ideia é que, adquirindo crédito ou investimen-to na Unicred Recife, as empresas possam investir no setor produtivo com o objetivo de promover o desenvolvimento da indústria e comércio local, via-bilizando o crescimento econômico da região.

Para garantir mais parcerias, no dia 6 de julho, o presidente da cooperativa financeira, Floriano Quintas, e demais diretores apresentaram os bene-fícios do cooperativismo para os representantes da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), no auditório da Federação, em Santo Amaro. A FIEPE é composta por uma base sindical integrada por 36 sindicatos de diversos segmentos industriais.

“Foi um momento muito interessante porque pude-mos apresentar um histórico das ações da Unicred Recife e expor exemplos de empresas do ramo que comprovaram que o cooperativismo financeiro é o investimento mais rentável a curto prazo”, indicou Quintas.

6 | n˚06 | julho - agosto - setembro 2015 www.unicredrecife.com.br

Revista - ano VI

Cooperativa de crédito é alternativa sólida de investimento

Capa

Revista - ano VI

6 | n˚06 | julho - agosto - setembro 2015 www.unicredrecife.com.br

julho - agosto - setembro 2015 | n°06 | 7www.unicredrecife.com.br

Revista - ano VI

Atualmente, ouve-se muito falar em crise econômica e na instabilidade financeira do Brasil. Esse tem sido o discurso sustentado pelos economistas, a cada dia mais preocupados com a realidade apresentada. Entretanto, na contramão desse cenário, as cooperativas de crédito cresceram no mercado e hoje são opções mais seguras e vantajosas para investir.

Não à toa, especialistas em crédito e finanças afirmam que o modelo de negócio é uma alternativa sólida de investimento, isso porque o cooperativismo de crédito se sobressai e mantém-se em curva ascendente de indicadores.

A Unicred Recife é um excelente exemplo do cenário positivo, mesmo em tempos de crise. Em 2014 a Cooperativa apresentou crescimento de 31,65% e, de janeiro a maio de 2015, registrou crescimento nas sobras de 18%. A instituição tem como meta fechar o ano com R$ 12 milhões de sobras.

Para o diretor presidente da Unicred Recife, Floriano Quintas, a crise que abala o País não afetou a cooperativa que mantém números positivos e trabalha para manter a segurança e a solidez das ações.

Dados do Banco Central (Bacen) confirmam esse cenário, enquanto o crédito no mercado tradicional deve crescer 11%, as cooperativas almejam expandir em 20% suas operações. Além disso, o próprio Bacen continua

estimulando as cooperativas de crédito com ajustes na regulamentação, ao mesmo tempo em que promove debates e proposições que buscam o fortalecimento dos pilares indispensáveis à consolidação do modelo.

Não é difícil entender o motivo do aumento de interesse em cooperativas. A Unicred Recife dispõe das mesmas funcionalidades de um banco comercial e oferece quase todos os serviços: cartão de crédito, conta corrente, aplicações, previdência, empréstimos, entre outros, com tarifas mais competitivas. Além de apresentar inúmeras vantagens: atendimento personalizado, crédito concedido em prazos e condições mais adequadas às características dos associados, benefício com o retorno de eventuais sobras ou excedentes, contribuindo para o desenvolvimento do grupo e investimento na comunidade local.

Um fator a ser destacado, também como aspecto positivo, é o nível de proximidade e de relacionamento que a cooperativa mantém com seus associados. “Por essas razões prevalecemos com otimismo, pela convicção de que o cooperativismo de crédito, como instrumento de organização econômica da sociedade, continuará a crescer no setor financeiro de Pernambuco”, afirmou Quintas.

Revista - ano VI

julho - agosto - setembro 2015 | n°06 | 7www.unicredrecife.com.br

8 | n˚06 | julho - agosto - setembro 2015 www.unicredrecife.com.br

Revista - ano VI

Inauguração da agência Praça Chora MeninoA Unicred Recife, com o objetivo de assegurar um atendimento de qualidade para os seus cooperados, investiu em um espaço exclusivo para os coopera-dos Pessoa Jurídica (PJ). Ao lado da Sede, a Coope-rativa inaugurou em 23 de Julho a Agência Praça Chora Menino, onde os cooperados poderão utilizar os mesmos serviços oferecidos pela Sede, porém com atendimento e ambiente voltado para os coo-perados pessoas jurídicas.

Nova estrutura

Assuero Gomes, Maria de Lourdes Araújo, Myrian Lund, Ary Sobral e Rosandro Montenegro

Jairo Prazeres, Maria de Lourdes e Wilson Moraes

Gerentes de relacionamento da Unicred Estrutura especializada em PJ

Floriano Quintas, Presidente da Unicred Recife

julho - agosto - setembro 2015 | n°06 | 9www.unicredrecife.com.br

Revista - ano VI

Cláudio Almeida e Beth Coelho

Malaquias Ancelmo, Presidente da OCB/SESCOOP-PE Conselheiras Unicred Recife: Gizélia, Maria José e Albanita

Floriano Quintas, Jairo Prazeres, Wilson Moraes e Abrahão Grinfeld

Cooperados prestigiam o evento

Wilson Moraes, Presidente da Unicred Central N/NE

10 | n˚06 | julho - agosto - setembro 2015 www.unicredrecife.com.br

Revista - ano VI

DESPESA DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA 9.816.329 5.692.871

OUTRAS RECEITAS/DESPESAS OPERCARIONAIS 6.247.012 6.530.050

RESULTADO OPERACIONAL 6.502.695 4.269.591

RESULTADO NÃO OPERACIONAL 6.030 -

RESULTADO ANTES DA TRIBUTAÇÃO 6.508.726 4.269.591

IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL 10.615 5.551

PARTICIPAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS NO RESULTADO 215.202 210.737

RESULTADO ANTES DA DESTINAÇÕES 6.498.110 4.264.039

Rendas de Operações de Crédito

DEMONSTRAÇÃO DAS SOBRAS/PERDASRECEITA DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA

JUN/201522.566.037

JUN/201416.492.512

18.099.179 14.425.792Resultado com Títulos e Valores Mobiliários -Resultado da Centralização Financeira 4.466.858

-2.066.719

Operações de Captação no Mercado 8.666.053 5.045.401Obrigações de Empréstimos e Repasses - -Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa 1.150.276 647.470

Receitas de Prestação Serviço 974.074 838.422Despesas de Pessoal 4.092.925 3.539.394Outras Despesas Administrativas 2.318.700 1.859.582Despesas Tributárias 44.231 36.404Outras Receitas Operacionais 397.051 418.516Outras Despesas Operacionais 1.162.282 2.351.607

Provisão para imposto de renda 5.308 2.974Provisão para contribuição social 5.308 2.577

Sobras Líquidas do Exercício 6.282.908 4.053.303

DEMONSTRAÇÃO DAS SOBRAS/PERDAS ACUMULADAS DATA BASE: 30/06/2015

(valores em Reais)

Fonte: Banco do Brasil, Santander, HSBC e Itaú (Data base: março/2015). Remuneração do RDC considerando a rentabilidade das sobras.

1,35

2,23

0,74

1,24

0,47

TAXA LÍQUIDA(%)

1,25

0,65

1,80

1,40

2,00

TAXA ADM.(%)

2,60

2,88

2,54

2,64

2,47

TAXA ACUMULADAANO DE 2015 (%)

HSBC

HSBC

ITAÚ

ITAÚ

BB

INSTITUIÇÃO

FIC CURTO PRAZO

DI SPECIAL

UNICLASS DI MAXI

UNICLASS DI PREMIUM

REFERENCIADODI 500 MIL

PRODUTO

0,651,00

0,00

1,65SANTANDER

UNICRED RECIFE

MAX DI

RDC

EMPRÉSTIMOS46.490.778PATRIMÔNIO LÍQUIDO7.878COOPERADOS 144.710.660

SOBRAS BRUTAS40.785.798CAPITAL SOCIAL240.076.652ATIVO 3.169.451

% DOCDI

MARÇO / 2015

3,30 118,453,30

A Unicred Recife informa que, em março de 2015, os valores corretos do RDC foram 3,30% de taxa acumulada, 0,00% de taxa Adm, 3,30% de taxa líquida e 118,45 % do CDI

ERRATA MARÇO/2015 RENTABILIDADE UNICRED X MERCADO

48,49

80,10

26,58

44,54

16,78

23,35

RENTABILIDADE UNICRED X MERCADO

RENTABILIDADE UNICRED: 115,99% do CDI RENTABILIDADE BANCOS: 75,40%

Fonte: Banco do Brasil, Santander, HSBC e Itaú (Data base: junho/2015). Remuneração do RDC considerando a rentabilidade das sobras.

4,35

5,54

3,96

4,28

3,44

TAXA LÍQUIDA(%)

1,25

0,65

1,60

1,40

2,00

TAXA ADM.(%)

5,60

6,19

5,56

5,68

5,44

TAXA ACUMULADAANO DE 2015 (%)

HSBC

HSBC

ITAÚ

ITAÚ

BB

INSTITUIÇÃO

FIC CURTO PRAZO

DI SPECIAL

UNICLASS DI MAXI

UNICLASS DI PREMIUM

REFERENCIADODI 500 MIL

PRODUTO

75,24

95,82

68,49

74,03

59,45

4,59

6,71

1,00

0,00

5,59

6,71

SANTANDER

UNICRED RECIFE

MAX DI

RDC

79,39

115,99

EMPRÉSTIMOSR$ 50.778.516PATRIMÔNIO LÍQUIDO7.907COOPERADOS R$ 145.163.780

SOBRAS BRUTASR$ 41.960.079CAPITAL SOCIALR$ 260.381.144ATIVO R$ 6.282.908

% DOCDI

JUNHO / 2015

RENTABILIDADE UNICRED X MERCADO

RENTABILIDADE UNICRED: 115,99% do CDI RENTABILIDADE BANCOS: 75,40%

Fonte: Banco do Brasil, Santander, HSBC e Itaú (Data base: junho/2015). Remuneração do RDC considerando a rentabilidade das sobras.

4,35

5,54

3,96

4,28

3,44

TAXA LÍQUIDA(%)

1,25

0,65

1,60

1,40

2,00

TAXA ADM.(%)

5,60

6,19

5,56

5,68

5,44

TAXA ACUMULADAANO DE 2015 (%)

HSBC

HSBC

ITAÚ

ITAÚ

BB

INSTITUIÇÃO

FIC CURTO PRAZO

DI SPECIAL

UNICLASS DI MAXI

UNICLASS DI PREMIUM

REFERENCIADODI 500 MIL

PRODUTO

75,24

95,82

68,49

74,03

59,45

4,59

6,71

1,00

0,00

5,59

6,71

SANTANDER

UNICRED RECIFE

MAX DI

RDC

79,39

115,99

EMPRÉSTIMOSR$ 50.778.516PATRIMÔNIO LÍQUIDO7.907COOPERADOS R$ 145.163.780

SOBRAS BRUTASR$ 41.960.079CAPITAL SOCIALR$ 260.381.144ATIVO R$ 6.282.908

% DOCDI

JUNHO / 2015

ATIVO 30/06/2015 30/06/2014 PASSIVO 30/06/2015 30/06/2014

CIRCULANTE E REALIZÁVEL L.PRAZO 253.364.950 CIRCULANTE E EXGÍVEL L.P PRAZO 209.602.628

CaixaDISPONIBILIDADES 513.246 200.568.071DEPÓSITOS

436.954 Depósito à Vista 29.613.944Depósitos Bancários 76.293 Depósito à Prazo 170.954.127

Depósito em Cooperativas CentraisCENTRALIZAÇÃO FINANCEIRA 100.055.272 1.313.258RELAÇÕES INTERFINANCEIRAS

100.055.272 Recebimento do Serv. Compensação 1.313.258

Cheques e outros Papéis remetidosRELAÇÕES INTERFINANCEIRAS 713.723 147.328RELAÇÕES INTERDEPENDÊNCIAS

626.003Cheques e outros Papéis a Devolver 87.720

Recebimentos em trânsito de terceiros 147.328

Adiantamentos a DepositantesOPERAÇÕES DE CRÉDITO 145.163.780 -OBRIGAÇÕES POR EMPRÉSTIMO

160.837Empréstimos 128.884.631Financiamentos 18.856.961(-) Provisão p/ Risco de Crédito (2.738.649)

Empréstimo no País -

DiversosCRÉDITOS VALORES E BENS 6.918.929 7.573.971OUTRAS OBRIGAÇÕES

6.346.036 Sociais e Estatuárias 1.632.697Despesas Antecipadas 572.893 Fiscais e Previdenciárias 2.978.906

Diversas 2.962.368

InvestimentosPERMANENTE 7.016.193 50.778.516PATRIMÔNIO LÍQUIDO

4.708.913 Capital Social 41.960.079Imobilização de Uso 1.108.647Diferido 1.191.897Intangível 6.737

189.399.735

803.676746.763

56.913

44.840.42244.840.422

755.158685.420

69.738

138.515.266412.138

122.242.88119.502.932(3.642.725)

4.485.2534.226.547

258.706

6.778.2474.167.2832.029.198

581.03510.732

Reserva de Lucros 2.535.529Sobras ou Perdas Acumuladas 6.282.908

TOTAL DO ATIVO 260.381.144 196.187.982 260.381.144

154.828.591

145.210.29827.533.706

117.676.592

2.114.8002.114.800

54.56354.563

--

7.448.9302.651.7392.346.1452.451.046

41.359.39135.530.315

1.775.7734.053.303

196.187.982TOTAL DO PASSIVO

BALANÇO PATRIMONIAL SINTÉTICO

12 | n˚06 | julho - agosto - setembro 2015 www.unicredrecife.com.br

Revista - ano VI

Parceria valoriza associados e cooperadosA Unicred Recife e o Sindicato dos Médicos de Per-nambuco (Simepe) tem uma parceria de longa data que beneficia de forma significativa os médicos as-sociados. A cooperativa se destaca por apresentar taxas e descontos atraentes, e com o atual cenário econômico torna-se ainda mais uma alternativa segura para investir. Além das lutas trabalhistas, o Simepe tem a preocupação de proporcionar aos seus associados boas oportunidades e vantagens, através do Programa de Benefícios ao Médico (Pro-bem), oferecendo serviços de empresas sérias e com credibilidade no mercado. Essa parceria ainda é fortalecida com o apoio da cooperativa aos eventos realizados pelo Simepe. A Unicred Recife tem esse perfil, com notável crescimento e representado por um grupo comprometido e competente.

Depoimento

CONTA CAPITAL POUPANÇA

Investimento mensal obrigatório para todos os associados ativos na cooperativa. É indicado para planos e metas de longo prazo para garantir um futuro mais tranquilo.

A poupança é um recurso financeiro oferecido pelos bancos para poupar, acumular dinheiro a médio e longo prazo. É considerado investimento de baixo risco e baixo rendimento.

O QUE É

As regras são estabelecidas pela cooperativa de crédito, com base na legislação, estatuto e fiscalização do Bacen.

As regras são reguladas pelo Banco Central.

REGRAS

A sua remuneração é lastreada pela taxa SELIC, podendo chegar a 100% da taxa, sendo mais atrativa do que a remuneração paga na Poupança e em alguns Fundos de Renda Fixa.

De acordo com a medida provisória Nº 567/12 a remuneração da caderneta de poupança é de 0,5% ao mês (6,17% a.a.), soma da variação da Taxa Referencial (TR). Os valores depositados em poupança são remunerados com base na TR, acrescida de juros de 0,5% ao mês.

LUCRATIVIDADE

Permite a realização de investimentos para garantir o desenvolvimento da cooperativa, além de compor o total de recursos que contribui para manter a liquidez da cooperativa.

Parte do percentual do valor poupado (65%) destina-se ao crédito imobiliário.

PRA QUE SERVE

Reserva financeira com remuneração superior à poupança; fortalecimento da cooperativa; além de garantir a participação do cooperado nas assembleias e acompanhar todas as realizações, bem como a prestação de contas do exercício anterior.

O período de rendimento é o mês corrido, a partir da data de criação da conta para pessoas físicas e entidades sem fins lucrativos.

VANTAGENS

Mário Jorge Lobo - Presidente do Simepe

julho - agosto - setembro 2015 | n°06 | 13www.unicredrecife.com.br

Revista - ano VI

Casa Frei Francisco prepara os jovens para um futuro melhorSer cantora. Este é o sonho de Rayza Alcântara, 15 anos, estudante do 1º ano da Escola Poeta Manoel Bandeira. O pai é vigilante, a mãe vende roupas e a menina com jeito “espevitado” e comunicativo busca uma chance no mercado de trabalho para conquis-tar seus sonhos. “Quando conseguir pretendo ajudar minha família, viajar com eles”, assegurou a garota.

Rayza e tantos outros jovens fazem parte da Casa Frei Francisco, instituição filantrópi-ca que tem como principal objetivo colaborar para o aperfeiçoamento estudantil dos jovens e prepará-los para o mercado de trabalho. Lá são oferecidas aulas de raciocínio lógico, orientação profissional, educação sexual, português, educação física e informática.

O projeto funciona com apoio de colaboradores que investem no trabalho social da instituição e que acreditam numa perspectiva de futuro melhor para esses adolescentes. A Casa Frei Francisco já con-seguiu mandar jovens para trabalhar no Programa Jovem aprendiz (qualifica adolescentes de 14 a 24 anos para o primeiro emprego) no Banco do Brasil, Petrobras, entre outras instituições.

Rayza é um exemplo de sucesso e do poder de trans-formação desses projetos. A menina que nasceu e foi criada no bairro do Coque, Zona Oeste do Recife, contraria todas as dificuldades de viver num ambi-ente menos favorecido e aposta nas oportunidades da vida. “O aprendizado adquirido na Casa é muito importante para a educação de todos. Quero mostrar que numa comunidade pobre e marginalizada existem pessoas boas e esforçadas que desejam ser alguém na vida”, disse.

Profissionais que fazem a diferença

A Casa Frei Francisco oferece um clima familiar e isso faz toda a diferença. É possível notar os sorrisos de satisfação dos jovens e de todos os profissionais envolvidos no projeto. Os professores e direção são realmente comprometidos com o desenvolvimento intelectual dos jovens. Eles aguardam ansiosos as ligações das empresas para enviar os currículos dos

meninos. Rayza, por exemplo, tenta uma vaga na Escola Dom Bosco ou no Banco do Brasil, onde pretende trabalhar como técnica administrativa. “Eu quero muito con-seguir essa vaga porque é muito importante ter essa primeira experiência de trabalho”, torce a jovem.

Para Ana Cláudia, mãe da jovem, a institu-ição presta um valioso serviço para a comu-

nidade porque além de ajudar no desenvolvimento escolar, ainda busca a inserção no mercado de trabalho. “O sonho de Rayza é ser cantora, mas antes ela vai se formar e a Casa Frei Francisco tem presta-do o apoio que precisamos”, defendeu Ana.

Orgulho em contribuir para o futuro

“Os sonhos de Rayza são os motivos que fazem a Unicred Recife acreditar no projeto. Uma das prin-cipais características de qualquer cooperativa, sem dúvida, é investir. Por isso assumimos o compromisso de investir nos jovens, na educação e no futuro”, disse Floriano Quintas, presidente da Unicred.

Instituto Unicred

Quero mostrar que numa comunidade pobre e marginalizada existem pessoas boas e

esforçadas que desejam ser alguém na vida.““Na foto, a aluna Rayza Alcântara, Adriana

Moreira, idealizadora da Casa, Ana Cláudia Alcântara, mãe de Rayza e a professora Amanda Machado.

Espaço do cooperado

Unicred Recife

Datas ComemorativasAgosto14/08 - Dia do Cardiologista27/08 - Dia do Psicólogo31/08 - Dia do Nutricionista

Setembro01/09 - Dia do profissional de educação Física03/09 - Dia do Biólogo09/09 - Dia do Médico Veterinário / Dia do administrador19/09 - Dia do Ortopedista30/09 - Dia da Secretária

São joão dos médicos

Unicred Recife, mais uma vez, marcou presença na tradicional festa de São João dos médicos promovida pelo Sindicato dos Médicos de Per-nambuco (Simepe). O evento ocorreu no clube Português, no dia 19 de junho, e contou com as atrações: Trio Pé de Serra, Os Corujas e Tangarás e a famosa dupla sertaneja Felipe e Gabriel.

Horário de atendimento diferenciado

Fique atento aos nossos horários de atendimento. A Unicred Recife funciona das 8h às 16h.

Internet Transacional e Mobile Bank

A Unicred N/NE adotou o aplicativo Mobile Bank e a internet Transacional que são os novos canais para pagamento de contas de água e energia. Além disso, as plataformas garantem a consulta de saldos de conta-corrente, conta capital, aplicações e empréstimos pré fixados, consulta de extratos, pagamento e agendamento de boletos, convênios e transferências. Baixe o aplicativo através do site da Unicred: www.unicredrecife. com.br ou através do Qrcode abaixo.

Concurso fotográfico Unicred 2015

Todos os anos, a Unicred Central Norte/Nor-deste lança um concurso fotográfico para os cooperados. Este ano, o vencedor de cada filial ganhará uma câmera “Go pro” e ainda concor-rerá a um espaço no calendário das Unicreds. O tema continua sendo “Natureza em foco” e os vencedores serão revelados em setembro.

Mês do cooperativismo

“Escolha cooperativismo. Escolha equidade” é o tema do 93º Dia do Cooperativismo, celebrado no dia 4 de julho. O tema foi escolhido com análise do cenário mundial pelo fim das desigualdades.

Estacionamento

Informamos que o estacionamento da Unimed Recife, localizado na Av. Lins Petit, em frente à Agência Sede da Unicred, será desativado e as vagas destinadas aos cooperados da Unicred serão remanejadas para o estacionamento da Rua do Paissandu.