cooperado

5
Informativo do Cooperado Ano I - Dezembro de 2009 COOPERAÇÃO Para transpor obstáculos, vencer desafios e alcançar o SUCESSO. Que o Natal seja um momento de reflexão, agradecimento e preparação para o ano que virá. Feliz Natal e um ótimo Ano Novo.

Upload: mateus-rigo

Post on 24-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

cooperado dez 2009

TRANSCRIPT

Page 1: cooperado

Informativo do Cooperado

Ano I - Dezembro de 2009

COOPERAÇÃOPara transpor obstáculos, vencer desafios e alcançar o SUCESSO.Que o Natal seja um momento de reflexão, agradecimento e preparação para o ano que virá.Feliz Natal e um ótimo Ano Novo.

Page 2: cooperado

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

A Unimed Santa Rosa, cooperativa médica, com mais de 37 anos de atuação na promoção da segurança, tranqüilidade e saúde de seus clientes seguindo seu Planejamento Estratégico e baseando-se em sua Filosofia Empresarial (VISÃO 2012: Ser excelente nas soluções em saúde, satisfazendo as partes interessadas. MISSÃO: Oferecer excelência nas soluções em saúde alinhada ao mercado. VALORES E PRINCÍPIOS: 1) Credibilidade: Cumprimos acordos estabelecidos com clientes e prestadores; 2) Educação continuada: Oferecemos, aos cooperados, educação continuada com ética e valorização dos princípios cooperativistas; 3) Reconhecimento: Buscamos e valorizamos o potencial dos colaboradores;

4) Sinergia: Primamos pela excelência nos serviços prestados aos clientes; 5) Responsabilidade social e ambiental: Preservamos o meio ambiente e desenvolvemos projetos sociais) passou a partir do ano de 2008 a investir em Projetos Sociais e cumprir seu papel de cooperativa cidadã.

Conforme o Presidente Dr. Cláudio Antônio Barili “cada Projeto que está sendo promovido e desenvolvido pela Unimed Santa Rosa, tem o intuito de estreitar o vínculo de relacionamento com a comunidade criando espaços de interação e aprendizado.

PROJETO REFLORESTAR É VIVER

Só recentemente a recuperação de áreas degradadas adquiriu o caráter de uma área de conhecimento, gerando inúmeras reflexões teóricas, demonstrando que a abordagem científica de recuperação está em plena evolução e congregando vários grupos de pesquisa em todo o mundo.

Muitos são os congressos e seminários realizados, com o intuito de buscar respostas às questões pertinentes, como a relação entre desenvolvimento humano, degradação da natureza e utilização de recursos naturais.

A Unimed Santa Rosa através de sua Filosofia Empresarial - Missão, Visão, Valores e Princípios, destaca seu comprometimento de responsabilidade socioambiental, criando e implantando ações voltadas para garantir o

desenvolvimento sustentável do planeta. Desta forma, iremos trabalhar aspectos relacionados ao voluntariado de nossos colaboradores, desenvolvendo atividades sociais na nossa sociedade, auxiliando na redução do carbono presente na atmosfera, além do embelezamento natural que ocorre pela recuperação de florestas.

O objetivo do Projeto Reflorestar é Viver é de desenvolver um projeto de reflorestamento com espécies de árvores nativas, visando recuperar áreas degradadas e auxiliar no sequestro de carbono.

PROJETO CONQUISTANTO O FUTURO

Temos o prazer de apresentar aos nossos cooperados, credenciados, clientes e comunidade em geral o Projeto Conquistando o Futuro. Este Projeto foi desenvolvido a partir do posicionamento aberto e inovador da Diretoria da Cooperativa o que possibilita o andamento de diversos projetos de responsabilidade socioambiental de forma a transformar a cooperativa num instrumento de transformação social que busca a construção de uma sociedade mais justa e sustentável a partir das práticas individuais e coletivas. Outro fator a ser destacado é o estímulo a sua força de trabalho para que exista dentro da cooperativa espaço para a atuação dos seus colaboradores de forma voluntaria e criativa frente a questão social.

O Projeto Conquistando o Futuro é resultado de uma importante parceria estabelecida com o Juventus Atlético Clube onde a Unimed atende vinte e cinco jovens entre doze e quatorze anos com atividades educativas. O projeto visa promover ações de cidadania e profissionalismo, oferecendo aos jovens momentos de aprendizado, conscientização e lazer, longe das drogas e dos atos ilícitos. No último dia 07 de novembro, ocorreu o primeiro encontro com o objetivo principal de apresentar a sede da cooperativa aos jovens, além de disseminar o “Projeto Consumo

Consciente” aos mesmos. Dois dos jovens terão a oportunidade de participarem do Programa Menor Aprendiz 2010, os demais participaram de avaliação de desempenho que premiará dois destaques com brinde e curso.

“O que surpreende neste Projeto é a participação empolgada

desses meninos que tem entre 12 e 14 anos em todas as atividades propostas. Estamos tentando alinhar todos os projetos numa única dinâmica sempre pensando na sustentabilidade e na responsabilidade social. Como prova disso, temos os jovens trazendo de suas residências e coletando nos locais onde moram pilhas e óleo de cozinha utilizado como forma de preservar o meio ambiente. Estamos muito felizes com o sucesso do Projeto.” Colaboradora voluntária do Projeto.

Page 3: cooperado

Aos Cooperados

A Direção da UNIMED Santa Rosa, primando pela gestão planejada e com transparência, vem detalhar a situação da sinistralidade e das condições econômico-financeiras da Cooperativa. A partir de abril deste ano, escapando qualquer previsão atuarial, a sinistralidade de nossa Cooperativa aumentou vertiginosamente, de uma média de 81% para 93%, ou seja, de cada 10 reais arrecadados custeávamos 8,1 reais e passamos a custear 9,3. Este aumento de sinistralidade concentrou-se basicamente no aumento do número de consultas e exames complementares e procedimentos ambulatoriais em consultórios. Houve um aumento médio de 2000 consultas mensais (9000 para 11000) para um número mantido de usuários em torno de 24000 vidas. Para cada consulta a nossa Cooperativa gera 2,6 exames, elevando o número de exames em cerca de mais 7200 ao mês. Este brutal aumento de custo forçou-nos a uma diminuição progressiva do valor de unidade de trabalho médico, em torno de 30% nos últimos oito meses, sendo que este valor a menor foi usado para custear o massivo aumento de exames complementares. Isto levou a passarmos 60% do valor arrecadado para prestadores e apenas 40% para cooperados. Em seis meses a Direção por sua vez procurou redução de custo administrativo, obtivemos em torno de 18% a menos, racionalizando funções e mantendo 42 funcionários administrativos (aumento de 01 funcionário com contratação, sendo 02 estagiários de contratação obrigatória), aumento de 18 funcionários em ambulatórios próprios (custeados pelo contratante). Iniciou programa rígido de controle das cobranças de hospitais e prestadores, renegociação de tabelas hospitalares e ambulatoriais, racionalização e padronização de processos internos, negociação de reajustes com os principais contratantes, e agressiva atuação no mercado com conquista de novos clientes.

Implantou novo modelo de venda empresarial, com cobertura global de ambulatórios, plano de saúde, medicina ocupacional, serviços técnicos e serviços de educação em saúde tanto que o faturamento subiu em taxa anualizada de 24 milhões para 30 milhões de reais (cerca de 25%). Ainda assim operamos com prejuízo nestes últimos seis meses de 3% do faturamento, em cerca de 1,2 milhão de reais. Outra dificuldade adicional é que por força de normas da Agência Nacional de Saúde, temos o valor de um faturamento mensal (2 milhões de reais), bloqueados como ativos garantidores obrigatórios. Alem destes obstáculos, tivemos uma notificação da Prefeitura Municipal quanto ao ISS, resgatando valores dos últimos cinco anos, que terão impacto futuro no desempenho financeiro da cooperativa, mas que estão sendo negociados de modo mais adequado possível. Ainda nesta linha, equacionamos, através do dito REFIS da crise, questões fiscais e previdenciárias históricas de mais de 10 anos, repactuando cerca de R$ 1,4 milhão de reais. Mesmo com estes reveses, prosseguem os investimentos no laboratório próprio com intuito de reverter os custos com terceiros, bem como implantar o padrão de qualidade UNIMED neste segmento de prestação de serviços a saúde. A retomada de valores condizentes, para remuneração médica depende, não somente dos esforços dos dirigentes da Cooperativa, mas sim das decisões individuais de cada Cooperado, com uso judicioso e racional baseado em evidências dos meios diagnósticos. Lembre-se de que você é dono da Cooperativa, sua participação não é apenas na prestação do serviço médico, mas principalmente na sua ação individual com reflexo direto no conjunto total da Cooperativa. Saudações e colocamo-nos a disposição para esclarecimentos.

Atenciosamente,

Diretoria Unimed Santa Rosa

Você já ouviu dizer que sorrir é o melhor remédio? Pois é a mais pura verdade. E o sorriso é tão poderoso, se espalha tão fácil, que garantimos: em poucos segundos, as pessoas ao seu redor começarão a sorrir também. Por isso, a Unimed deseja a você muitas gargalhadas, sem moderação, para começar o ano cheio de energia e bem-estar. Esse é o espírito do próximo ano.

Obs.: quer uma ajudinha? Acesse o www.feliz2010.com.br e use o nosso gerador de tirinhas. Depois, divirta-se, seja feliz. Sempre.

Page 4: cooperado

Seminário de Cooperativismo - Módulo I

O primeiro módulo do Seminário de Cooperativismo ocorreu no dia 03 de dezembro e contou com a participação do Dr. Vilmar Durks presidente da Unimed Planalto Central. A participação no Seminário valeu um ponto na

pontuação do Programa do Cooperado.

ATENÇÃO: Lembramos a todos os cooperados que os xérox dos comprovantes de participação em eventos externos deverão ser entregues na Unimed, no setor de secretaria, no máximo até o dia 20 de dezembro. Não valeram certificados de eventos anteriores a 2009. Os pontos referentes aos eventos promovidos pela cooperativa serão controlados através da cédula de presença.Tais documentos serão utilizados para a pontuação no Programa do Cooperado - A Unimed é Sua.

Curso de PHTLSO Curso de PHTLS - Suporte de

vida em atendimento pré-hospitalar, Cursos de Reanimação Cardio-respiratória Prático e Teórico, ocorreu nos dias 12 e 13 de dezembro, no Mosteiro da Transfiguração e contou com a presença de 20 alunos e 08 ouvintes. O curso foi promovido pela Unimed e desenvolvido pelo Centro de Ensino, Treinamento e Administração em Saúde da cidade de Porto Alegre.

Os sete princípios do cooperativismo• 1. Adesão livre e voluntária • 2. Controle democrático pelos sócios • 3. Participação econômica dos sócios • 4. Autonomia e independência • 5. Educação, treinamento e informação • 6. Cooperação entre cooperativas • 7. Preocupação com a comunidade

Momento Unimed Encontro de Clientes

Esse foi o nome escolhido para o Café da Manhã oferecido aos Clientes - atuais e potenciais da Unimed, oferecido no dia 09 de dezembro, no auditório da Cooperativa. Estiveram presentes 14 representantes de empresas de Santa Rosa e área de ação da Unimed. Durante o Café o Dr. Cláudio Barili e a Consultora Ana Giovanoni falaram sobre o Planejamento Estratégico, principalmente, sob a Perspectiva Clientes, planos de novos investimentos, vantagens de ter plano de saúde e saúde ocupacional. Outro destaque foi o vídeo apresentado com depoimento dos principais clientes da Unimed que são AGCO, John Deere, Sicredi, Steffen e Vier.

Page 5: cooperado