convergência das mídias

22
Convergência jornalística: Redações Integradas

Upload: nathalia-sandonato

Post on 06-Jun-2015

479 views

Category:

News & Politics


8 download

DESCRIPTION

Seminário realizada para a disciplina Jornalismo Digital do curso de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá, campus Madureira.

TRANSCRIPT

Page 1: Convergência das Mídias

Convergência jornalística: Redações Integradas

Page 2: Convergência das Mídias

É um processo multidimensional que, facilitado pela implantação generalizada das tecnologias digitais, afeta os meios tecnológicos, empresarial, profissional e editorial dos meios de comunicação, propiciando uma integração de ferramentas, espaços, métodos de trabalho e linguagens anteriormente desagregados, de forma que os jornalistas elaborem conteúdos a ser distribuídos através de inúmeras plataformas, por meio das linguagens próprias a cada uma delas.

O que é Convergência?

Page 3: Convergência das Mídias

Um novo jeito de informarAs mudanças ocorridas no jornalismo moderno não foram somente visuais, mas também ideológicas. A informatização das redações não significou necessariamente maior renda para as editorias, pois o mercado jornalístico se tornou instável e extremamente competitivo, obrigando os profissionais a se especializarem para valorizarem suas funções.

Page 4: Convergência das Mídias

O jornalismo antes da Internet

Informação centralizada na imprensa

Funções bem definidas nas redações

Opinião do leitor restrita às cartas

Concorrência clara e definida

Fluxo de produção único

Jornalista como único autor

Page 5: Convergência das Mídias

O jornalismo pós internet Fontes inesgotáveis de

informação, agindo em todas as frentes, por toda parte

Autoria de equipe

Concorrência disseminada

Fluxo de produção em horários variados

Diversos canais de distribuição

Page 6: Convergência das Mídias

O novo papel do leitor Leitor vira Usuário

Autoria compartilhada

Comentários e críticas em tempo real

Baixa fidelidade às marcas

Informação chega a ele

Conhece seu poder

Page 7: Convergência das Mídias

O novo papel do leitor

Internet mudou os processos de produção de notícia.

No início, os sites eram apenas canais de distribuição, uma simples ferramenta. Hoje a internet é um meio de comunicação tão avançado e ágil que somos incapazes de viver fora desta rede.

Page 8: Convergência das Mídias

tornarem-se empresas eficientes que aceitam a informação como produto e a publicidade como principal fonte de renda; e

adquirirem certos aspectos do jornalismo de revista que aprofunda, interpreta, analisa, explica e complementa os fatos que já ocorreram e foram divulgados, utilizando uma série de recursos gráficos que facilitam a compreensão.

Jornal: principais mudanças

Page 9: Convergência das Mídias

Novas rotinas nas redaçõesA transformação nas redações se inicia pela necessidade de encontrar novos modelos de negócio, encarar a nova concorrência e, acima de tudo, recuperar a audiência que ameaça ir embora.

A partir deste momento, elas passam a integrar as equipes de produção do on-line e do impresso, começando a produzir

para novas mídias.

Treinamentos são iniciados nas redações dos principais veículos, que adotam novos conceitos de produção como 24/7 e web first.

Page 10: Convergência das Mídias

Desde 2006: Eu-Repórter, comentários, vídeos, infografia integrada, blogs, redes sociais e comunidades no site, no papel e no celular.

Foco em treinamento multimídia e melhorias em SEO, distribuição e conhecimento do leitor.

Novas funções: checar informações, filtrar comentários, acompanhar notícias em novos meios.

Equipes trabalham mais integradas no Globo e no mesmo espaço físico.

O Globo / Brasil

Page 11: Convergência das Mídias

O novo papel do leitor

Page 12: Convergência das Mídias

Redações integradas em 2006, com consultoria da IFRA. São 460 jornalistas, todos preparados para produzir conteúdo para jornal e web.

Impresso On-line

Daily Telegraph / Inglaterra

Page 13: Convergência das Mídias

Redações integradas em 2006. Alegou que essa movimentação é um esforço para se manter competitivo em um ambiente de notícias e anúncios globalizado e de massa.

O controle fica a cargo do editor Martin Baron (originalmente do impresso), que coordena como o conteúdo é editado nas duas versões. Os funcionários foram unidos na sede do Boston Globe. O grupo integrou também as áreas de finanças, anúncios, marketing, RH e desing.

Impresso On-line

Boston Globe / EUA

Page 14: Convergência das Mídias

Redações integradas em 2006. O NYT fez a reestruturação da redação com vários planos em mente, de uma forma compassada e Respeitando a cultura e tradição do jornal.

A estratégia foi espalhar pela redação jornalistas entusiastas do meio digital e fazer com houvesse uma fusão natural. O foco está no online: a idéia é produzir multimídia continuamente e fazer parcerias. Pensam em abrir uma redação em Paris (França) e outra em Hong Kong (Japão).

Impresso On-line

The New York Times / EUA

Page 15: Convergência das Mídias

Redações parcialmente integradas. Busca aproveitar o conteúdo das muitas marcas do grupo ao qual pertence no site.

O investimento no site ao longo dos últimos anos foi direcionado às equipes, modelo de publicação 24 X 7 e criação e manutenção de arquivo online. O foco hoje é manter uma marca multi-plataforma, não apenas revista. Os jornalistas produzem conteúdo para revista e site. Há também uma equipe de 30 pessoas totalmente dedicada ao site.

Impresso

On-line

Time / EUA

Page 16: Convergência das Mídias

O site apostou na presença em redes sociais, agregadores de notícias e outros sites colaborativos, tais como Twitter, i-Tunes, YouTube, Mobile, Digg, Facebook, RSS.

Time/ EUA

O grupo busca monetizar a audiência que está migrando para a web. Atualmente, o site Time.com representa 10% da receita.

A marca acredita que o site torna a marca ainda mais internacional. 24% do acesso do site chega de fora dos EUA. Na web, a faixa etária da audiência é 10 anos menor do que na revista.

Page 17: Convergência das Mídias

Redações parcialmente integradas: A integração teve início em 2006, mas o processo ainda está incompleto.

Em novembro de 2008 o Departamento de Arte do Online se mudou para ficar ao lado do departamento de Arte do Impresso. O mesmo aconteceu com o departamento Production-Online. Atualmente existem 300 jornalistas, entre eles pessoal de Arte e Foto.

BusinessWeek / EUA

Impresso

On-line

Page 18: Convergência das Mídias

Redações separadas com colaboração: A equipe online é composta por 80 jornalistas. No online, o noticiário é ininterrupto (são publicadas de 80 a 100 notícias por dia). Alguns artigos da revista impressa são veiculados mediante pagamento, e a íntegra da edição é disponibilizada em formato pdf mediante pagamento de taxa.

Der Spiegel / Alemanha

Impresso

On-line

Page 19: Convergência das Mídias

Atualmente, o site aposta em manter firme presença da marca nas principais redes sociais criadas no passado, como Facebook, Twitter, etc.

Em 2008, abriu todo o seu arquivo digitalmente a custo zero, tornando-se uma das maiores fontes de pesquisa na internet alemã, junto com a Wikipedia. A presença internacional fica por conta de uma versão do site em inglês.

Der Spiegel / Alemanha

Page 20: Convergência das Mídias

Redações separadas. Os gestores explicam que a integração ainda não é possível devido às diferenças culturais e estruturas das equipes. A redação do jornal fica a 15 minutos de carro da redação da web.

No El Pais, 80% conteúdo do site foi criado para web e apenas 20% do conteúdo é proveniente do impresso.

El Pais / Espanha

Impresso

On-line

Page 21: Convergência das Mídias

Redações separadas: Tanto o jornal impresso quanto o site fornecem conteúdos, ferramentas e serviços. O papel, contudo, está mais focado em análises e interpretação, enquanto o site explora hardnews e ferramentas para finanças.

Washington Post / EUA

ImpressoOn-line

Page 22: Convergência das Mídias

Muito Obrigada!

Universidade Estácio de Sá Multimídia Jornalística

2012.01

Carlos Eduardo Silva Nathalia Sandonato