continuidade sala da terra - 2011

13

Click here to load reader

Upload: petgeologia

Post on 02-Jun-2015

415 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Continuidade sala da terra

TRANSCRIPT

Page 1: Continuidade sala da terra - 2011

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

PROPOSTA DE CONTINUIDADE DE PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA/2011 Resolução nº. 70/08 – CEPE

1 - Identificação:

1.1 - Título1: Projeto Sala da Terra: Geociências na educação e no cotidiano da sociedade

1.2 - Área Temática Principal (assinalar apenas uma área temática, aquela que melhor define o problema que deu origem ao Projeto):

( ) Comunicação ( ) Meio Ambiente

( ) Cultura ( ) Saúde

( ) Direitos Humanos e Justiça ( ) Tecnologia e Produção

( X) Educação ( ) Trabalho

Área Temática Complementar: Meio Ambiente, divulgação de Geociências, pensamento científico e

cidadania Linha(s) de Extensão: a) Temas ambientais; b) Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial;

c) Metodologia e estratégias de ensino/aprendizagem

1.3 - Data de Início: 01/02/2011 (data de início da nova tutora do PET - Geologia), coordenadora deste Projeto de Extensão

1.4 - Data de Término (readequada para o cumprimento dos objetivos)2: 31/01/2012

1.5 – Local da realização: - município: Curitiba - comunidade: alunos dos ensinos fundamental e médio - instituição: instituições de ensino fundamental e médio, universidade

1.6 – Público alvo parceiro: alunos do ensino fundamental e médio

1.7 – Autor do Projeto: Prof. Dr. Luiz Alberto Fernandes

Unidade de Lotação: Setor de Ciências da Terra/Departamento de Geologia

Telefone: 33613235 Fax: 3361-3163 E-Mail: [email protected]

1.8 - Coordenador: Profa. Dra. Cristina Valle Pinto-Coelho

Unidade de Lotação: Setor de Ciências da Terra/Departamento de Geologia

Telefone: 3361-3310 Fax: 3361-3163 E-Mail: [email protected]

1.9 - Vice-Coordenador: Prof. Dr. Eduardo Chemas Hindi

Unidade de Lotação: Setor de Ciências da Terra/Departamento de Geologia

Telefone: 3361 - 3355 Fax: 3361-3163 E-Mail: [email protected]

1.10 – Instituições e Unidades envolvidas

1.10.1 – Parcerias externas a UFPR

Nome completo da Instituição Forma de Inserção3 Tipo

Pública Privada ONG

1 Deve ser curto (máx. de 40 caracteres), claro e relacionado com o tema da ação. 2 De acordo com o conceito de Projeto de Extensão contido na Resolução nº 70/08 CEPE, cap. III, art. 10 não há projeto com duração indeterminada, permanente ou eterna. 3 Geradora de demanda, Participa da definição das Ações, Recebe alunos, Fornece Instalações, Participa do Financiamento, Outros.

Page 2: Continuidade sala da terra - 2011

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

1.10.2 – Parceiras internas a UFPR

Nome completo do Parceiro Formas de Inserção

Departamento de Geologia Fornece Instalação e Equipamento

Coordenação do Curso de Geologia Participa na definição das ações

2 Ementa:

O projeto “Sala da Terra: Geociências na educação e no cotidiano da sociedade” é desenvolvido por alunos dos cursos de Geologia e Engenharia Cartográfica da Universidade Federal do Paraná, bolsistas de extensão e voluntários do Programa de Educação Tutorial (PET - Geologia UFPR), do Ministério de Educação e Cultura. Visa produzir material didático e de divulgação científica, para levar conceitos básicos das Geociências e/ou sua relação com o cotidiano para alunos dos ensinos fundamental e médio. Consiste basicamente de duas vertentes de ação: a primeira visa à elaboração de produtos didáticos, como maquetes, livretos, jogos didáticos e material audiovisual. A segunda vertente destina-se à aplicação e avaliação do material produzido, em cursos de graduação, ensino médio, “feiras de ciências”, feiras de profissões, formação de professores e demais situações onde possa ser realizada a divulgação do conhecimento científico na área de Geociências.

3 – Apresentação:

O projeto constituiu uma atividade coletiva de extensão do grupo PET - Geologia UFPR que atua desde 2002 com educação em escolas públicas do Paraná. Ao enfatizar temas das Geociências, tem igualmente por objetivo intensificar a contribuição do PET na melhoria dos cursos de graduação, necessidade estabelecida pelo Ministério da Educação/Secretaria de Ensino Superior. Ao executar ações de extensão universitária, aprimora a formação cidadã dos integrantes do programa. A mobilidade do material propicia aplicação desde aulas de graduação em sala, até em programas de ação em áreas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, além de contribuir para a formação de professores. Propicia, igualmente, a divulgação científica em feiras, escolas ou outros eventos públicos abertos. O objetivo principal do projeto é a produção e avaliação da eficiência de materiais para o auxílio tanto no ensino de Geociências, como divulgação científica e vocacional. Visa socializar e mediar a difusão de conceitos básicos de Geociências, em especial de Geologia, comumente não fornecidos aos alunos de escolas públicas. Neste contexto, vale ressaltar a importância do projeto para a capacitação de professores, que, uma vez partícipes do processo de divulgação do conhecimento, integram-no ao conteúdo programático de suas disciplinas.

Page 3: Continuidade sala da terra - 2011

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

4 – Justificativa

Nas primeiras etapas do projeto Sala da Terra (2007 - 2008) foram desenvolvidas as seguintes atividades: a) escolha do tema individual, b) pesquisa de conteúdo e forma e c) elaboração de material didático. Cada integrante do projeto incumbiu-se de desenvolver um produto (maquetes, textos didáticos, sítios de Internet, etc). Nesta etapa inicial, os materiais foram levados a escolas públicas de ensino médio de Curitiba e cursos de graduação da UFPR, além de apresentações na Feira de Profissões da Universidade Federal do Paraná, representando o Departamento de Geologia, e no stand do Departamento montado no 44º Congresso Brasileiro de Geologia, realizado em Curitiba em 2008, maior evento nacional de Geologia.

Durante o ano de 2009, o projeto teve novas oportunidades, como a atuação no XXI Festival de Inverno de Antonina, gerando novas perspectivas de interação e avaliação da forma de comunicação do conhecimento de Geociências e o cotidiano do cidadão. A interação cultural-científica trouxe ganhos para todos os envolvidos, tanto para os alunos que ministraram a oficina junto com a coordenadora, desenvolveram pesquisa sobre Geomitologia e sobre a Geologia e vida de Antonina, quanto para a comunidade local, alunos e professores do ensino médio.

A avaliação sistemática e discussão da eficiência do material foram iniciadas, gerando artigo completo publicado nos Anais do II Simpósio de Pesquisa e Ensino e História de Ciências da Terra e no IV Simpósio Nacional O Ensino de Geologia no Brasil. Em 2010, o Projeto Sala da Terra atuou em duas escolas fixas: uma particular e outra pública de Ensino Médio, onde foram tratados temas pertinentes à Geologia, como tectônica de placas, petróleo e minérios. Para o ano de 2011, pretende-se, além da manutenção da atuação junto a escolas públicas para a divulgação do conhecimento na área de Geociências, desenvolver novos materiais didáticos, como jogos de regras como recurso lúdico e didático, visando introduzir aos alunos um problema a ser resolvido e, assim, promover uma alternativa inovadora que possa atuar como elemento facilitador no processo de ensino-aprendizagem, de acordo com o proposto por Lopes e Carneiro (2009). Serão, igualmente, aplicados questionários para a avaliação da compreensão dos alunos do conteúdo que foi apresentado em exposições junto às escolas. Um modelo preliminar deste questionário encontra-se em anexo a este relatório. Um material didático dinâmico permite a construção do conhecimento a partir da experiência interativa, algo nem sempre possível no momento das aulas. Desta forma a aprendizagem transcende o espaço da classe e da própria escola. É importante que o aluno possa ampliar, rever, reformular e sistematizar as noções que construiu. Os materiais didáticos são uma valiosa ferramenta de trabalho, permitindo que os alunos exerçam sua criatividade e suas capacidades intelectuais, bem como a reflexão do mundo a sua volta. As avaliações precisam ser feitas para localizar o professor no nível de conhecimento do aluno e verificar os conceitos aprendidos, formando uma nova base para o encaminhamento do assunto. Estas são as razões mais relevantes que nos levam a propor a continuidade do projeto durante o período 2011-2012. Espera-se, com o desenvolvimento das atividades, igualmente colaborar efetivamente com o esforço atual de órgãos e programas governamentais para melhoria do ensino público brasileiro.

Page 4: Continuidade sala da terra - 2011

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

A justificativa para a inserção de conteúdos de Geologia e Geociências nos níveis de ensino fundamental e médio são detalhadamente fornecidas por Carneiro et al. (2004) e aqui resumidas, como segue: 1) Contribuição da Geologia para o conhecimento científico da natureza; 2) Geologia não é Geografia Física, nem aplicação da Química e da Física, mas sistema de conhecimento abrangente e integrado; 3) Importância da Geologia no momento histórico vivido pela humanidade, sobretudo pelos problemas de recursos naturais e equilíbrio ambiental; 4) Geologia como uma área do conhecimento científico básico; 5) Geologia como perspectiva integradora dos conhecimentos científicos da natureza.

O caráter extensionista do programa tem dois objetivos principais: 1) atuar na identificação de deficiências de questões de forma e conteúdo na transmissão de conceitos de Geociências e superação conjunta com professores; 2) desenvolver, nos integrantes do projeto, a sensibilidade e o olhar sistemático sobre a questão do ensino, seu papel social e de formação do cidadão.

A grande aceitação das experiências, ainda preliminares, em escolas públicas e comunidade em geral, assim como do potencial de inserção em temas atuais como as mudanças climáticas globais, os desastres urbanos decorrentes de ocupação inadequada do meio ambiente, poluição e proteção de mananciais, dentre outros, justificam a essência da proposta do projeto, assim como seu impacto transformador na comunidade.

5 – Objetivos:

Geral: Divulgar o conhecimento geocientífico por meio da estimulação das relações cognitivas, afetivas, verbais, psicomotoras, sociais, visando provocar uma reação ativa, crítica e criativa nos alunos.

Específicos:

Discutir os resultados obtidos com as avaliações do material didático, do conteúdo transmitido;

Estudar novos métodos de ensino adequados a transmissão dos conteúdos geocientíficos

Escolher e elaborar novos materiais didáticos;

Rediscutir os métodos de avaliação e proceder às devidas readequações;

Introduzir os novos materiais didáticos nas escolas escolhidas (com acompanhamento da coordenação pedagógica da escola) e nas oficinas a serem realizadas;

Estudar as avaliações.

Page 5: Continuidade sala da terra - 2011

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

6 – Metodologia:

A forma proposta para abordagem dos grandes temas das Geociências é a concretização de conceitos em objetos/instalações e/ou associados com recursos audiovisuais, dispostos em espaço adaptável denominado de Sala da Terra, conduzidos por um monitor ou professor. A possibilidade de montar/desmontar e mover o conjunto, assim como de partes dele, amplia as possibilidades de aplicação do material e diminui a abstração de temas pouco usuais e tão fundamentais no ensino básico e fundamental. Para este ano de 2011, pretende-se elaborar novos materiais didáticos que serão inseridos em DVD cuja formalização contratual já foi realizada com recursos do FDA obtido no ano de 2010. A partir da análise de dados da aplicação do projeto, serão selecionados temas e distribuídos entre os voluntários e bolsista. Esses temas serão escolhidos com os seguintes critérios: - Assuntos de Geociências mais tratados na sociedade; - Identificação de temas que despertaram o maior interesse nos participantes; - Identificação da maior carência da sociedade no que diz respeito aos conhecimentos científicos. Os voluntários e bolsistas do Grupo PET Geologia realizarão nova pesquisa e a partir desta pesquisa darão início à criação de material educativo e de fácil interação para aplicação dos conceitos. Além disto, faz-se necessária a introdução, nas escolas de ensino fundamental e médio, previamente escolhidas, dos novos conteúdos, tanto de material didático, como de conteúdo. Este contato tem sido discutido com a coordenação pedagógica de cada escola. A disseminação do conhecimento é feita por intermédio de apresentações orais ao público alvo, com utilização de maquetes, vídeos ilustrativos e, para este ano de 2011, serão incluídos novos questionários de avaliação e jogos didáticos. A alternativa dos jogos didáticos possibilita inovar aulas e aumentar a disseminação das Geociências em campos do conhecimento que tocam a vida cotidiana dos estudantes.

Page 6: Continuidade sala da terra - 2011

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

7 – Recursos Necessários: 7.1. Recursos Humanos da UFPR e das Instituições Parceiras 7.1.1. PROFESSORES DA UFPR

Nome completo Departamento ou Unidade

equivalente/Setor

Titulação Forma de participação (Coord., vice-coordenador,

colaborador, orientador)

Carga horária

semanal

Carga horária mensal

Cristina Valle Pinto-Coelho Geologia Doutor Coordenadora 8 32

Eduardo Chemas Hindi Geologia Doutor Vice-coordenador 5 20

Luis Koenig Veiga Geomática Doutor Colaborador 2 8

7.1.2 TÉCNICO ADMINSTRATIVOS DA UFPR

Nome completo Departamento ou Unidade

equivalente/Setor

Titulação Forma de participação (Coord., vice-coordenador,

colaborador, orientador)

Carga horária

semanal

Carga horária mensal

7.1.3 ALUNOS DA UFPR

Nome completo Curso

Forma de participação (Bolsista ou Voluntário)

Carga horária

semanal

Carga horária mensal

Angela Lucia da Silva Geologia Voluntária 5 20

Bruno Felipe Roepke Geologia Voluntário 5 20

Fernanda Maria de Araújo Artes Visuais Bolsista 12 48

Francine Elizabeth Cardoso Engenharia Cartográfica Voluntária 10 40

Gabriel Zehnpfennig Zanetti Engenharia Cartográfica Voluntário 5 20

Jan Savaris Soares Geologia Voluntário 5 20

Marcela Mederos Fregatto Geologia Voluntária 5 20

Wilson Santos D’ Souza Geologia Voluntário 5 20

7.1.4 PARTICIPANTES EXTERNOS

Nome completo Departamento ou Unidade equivalente/Setor

Titulação Forma de participação (Colaborador)

Carga horária

semanal

Carga horária mensal

Angelita Rolim de Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

Mestre Colaboradora 2 8

Page 7: Continuidade sala da terra - 2011

Travessa Alfredo Bufren, 140 3º Andar – Bairro: Centro - CEP 80.020-240 - Curitiba - PR

Telefones: (041) 3310 2601/3310-2831 FAX: (041) 3310 2607

http://www.proec.ufpr.br e-mail: [email protected]

7

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

7.2 - Recursos Materiais:

7.2.1 - Material de Consumo Disponíveis

A serem adquiridos

Material de escritório, em geral adquiridos com taxa de bancada do grupo PET-Geologia.

Novos materiais para restauração de maquetes e elaboração dos jogos didáticos.

7.2.2 - Equipamento e Material Permanente Disponíveis

A serem adquiridos

Espaço de estudo, reuniões e estocagem do material na Sala do Grupo PET Geologia. O PET já adquiriu projetor multimídia, máquina fotográfica digital, três computadores com monitores, um notebook, um scanner-impressora. Bolsas de estudo para os alunos-PET Geologia, voluntários do Projeto Sala da Terra são oriundas do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC/SESu).

7.3 – Recursos Financeiros e Serviços

Fonte Financiadora (se houver): UFPR - PET-Geologia: bolsas e taxa anual de custeio

Instituição e Forma e Número do Convênio (se houver):

Valor do apoio financeiro (se houver):

7.3.1 – Apoio das Instituições Parceiras:

Serviços de pessoas jurídicas:

Passagem:

Diárias:

Page 8: Continuidade sala da terra - 2011

Travessa Alfredo Bufren, 140 3º Andar – Bairro: Centro - CEP 80.020-240 - Curitiba - PR

Telefones: (041) 3310 2601/3310-2831 FAX: (041) 3310 2607

http://www.proec.ufpr.br e-mail: [email protected]

8

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

Recursos Financeiros e Serviços a) Especificar as despesas previstas e a origem dos recursos em relação a: serviços técnicos profissionais; manutenção e conservação de máquinas e equipamentos; exposições, serviços de comunicação (correios); serviços de áudio, vídeo e foto (revelação de filmes e outros); serviços gráficos; vale transporte; serviços de cópias e reprodução de documentos; aquisição de softwares e outros. b) Especificar as despesas com passagens (aérea/rodoviária); quantidade de passagens dentro do pais, percurso, finalidade do deslocamento e a origem do recursos. c)Especificar a quantidade de diárias , o nível dos beneficiários (superior, médio, de apoio) , local, finalidade do deslocamento e origem dos recursos. a)Indicar o número de bolsas-extensão previsto para o projeto. 7.3.2 – Apoio da UFPR a) Bolsa-Extensão (preencher Anexo II) b) Uso de Veículos da CENTRAN

Cronograma de uso de veículo da CENTRAN4

LOCAL DE SAÍDA E DE DESTINO

Mês Dia Horário Saída Horário Retorno Kilometragem

4 Para uso de veículos da CENTRAN:

organizar o cronograma das ações baseando-se na disponibilidade da comunidade e dos servidores participantes.

elaborar o edital de seleção de alunos voluntários e/ou bolsistas informando as datas das atividades de campo

especificar o número de viagens/mês; local, dias e horário de saída e retorno e o trajeto a ser percorrido

o cronograma deve abarcar todo o período de duração do programa/projeto, não confundir com o ofício que deverá ser enviado confirmando cada viagem

Page 9: Continuidade sala da terra - 2011

Travessa Alfredo Bufren, 140 3º Andar – Bairro: Centro - CEP 80.020-240 - Curitiba - PR

Telefones: (041) 3310 2601/3310-2831 FAX: (041) 3310 2607

http://www.proec.ufpr.br e-mail: [email protected]

9

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

8 – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROJETO:

Ano: 2011 Meses:

Jan

Fev

Mar

Ab

r

Mai

Ju

n

Ju

l

Ag

o

Set

Ou

t

No

v

Dez

Atividades

Discussão dos resultados obtidos com as avaliações do material didático, do conteúdo transmitido

Pesquisar métodos de ensino

Selecionar novos materiais didáticos

Elaborar novos materiais didáticos

Rediscutir o material de avaliação

Realizar as atividades nas escolas e oficinas

Estudar as avaliações

Finalização do DVD didático

9 – AVALIAÇÃO:

A avaliação dos conhecimentos adquiridos por intermédio do material didático (jogos e maquetes) é feita a partir de questionários respondidos pelos participantes antes e após a aplicação dos conceitos. Assim, é possível avaliar quais os conceitos estão tendo melhor entendimento entre os participantes e quais devem ser reforçados. Dentre as questões pós-teste, existirão aquelas que farão a avaliação do desempenho dos integrantes do projeto e também do material utilizado. A inserção de temas em Geociências nos diferentes segmentos de ensino necessita de iniciativas inovadoras e criativas que permitam disseminação e acesso efetivo para os professores e estudantes. Jogos didáticos geocientíficos constituem um dos caminhos possíveis nessa inserção (Lopes e Carneiro 2009).

Page 10: Continuidade sala da terra - 2011

Travessa Alfredo Bufren, 140 3º Andar – Bairro: Centro - CEP 80.020-240 - Curitiba - PR

Telefones: (041) 3310 2601/3310-2831 FAX: (041) 3310 2607

http://www.proec.ufpr.br e-mail: [email protected]

10

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

10 - BIBLIOGRAFIA:

BROMBERG, M. C., O material didático e sua importância. Disponível www.hiperatividade.com.br. Acesso: 24 de Fevereiro de 2011.

CARNEIRO, C.D.R.; TOLEDO, M.C.M. DE; ALMEIDA, F.F.M. Dez motivos para a inclusão de temas de Geologia na Educação Básica. Revista Brasileira de Geociências , v. 34, n. 4, p. 553-560. 2004.

LOPES, O.R.; CARNEIRO, C.D.R. O jogo “Ciclo das Rochas” para ensino de Geociências. Revista Brasileira de Geociências, v. 39, n. 1, p. 30-41. 2009. PICCARDI, L; MASSE, W. B (eds), 2007. Mith and Geology. Geological Society, Londres,Special Publications, 273. 350p.

PRESS, F.; SIEVER, R.; GROETZINGER, J.; JORDAN, T.H. 2006. Para Entender a Terra. Porto Alegre, Artmed. 656p.

TEIXEIRA, W. TOLEDO, M.C.M.; FAIRCHILD, T.; TAIOLI, F. 2000. Decifrando a Terra. São Paulo, Oficina de Textos. 568p.

11 – CURRÍCULO: 11.1 – Currículo de Professores e Técnicos da UFPR: obrigatoriamente ter currículo Lattes - NÃO PRECISA ANEXAR CURRÍCULO IMPRESSO 11.2 – Currículo dos Participantes Externos (Lattes resumido ou modelo do ANEXO I): ANEXAR CURRÍCULO IMPRESSO 12 – ANEXAÇÃO DA CARTA DE INTENÇÃO DA PARCERIA EXTERNA

Data: 28/02/2011 ____________________________________ Profa. Dra. Cristina Valle Pinto-Coelho

13. LISTA DE VERIFICAÇÃO DE PROPOSTA DE PROGRAMAS E PROJETOS (a ser preenchida por Departamentos/Unidades Equivalentes e/ou Comitês Setoriais de Extensão – não encaminhar à PROEC, com a lista incompleta)

Page 11: Continuidade sala da terra - 2011

Travessa Alfredo Bufren, 140 3º Andar – Bairro: Centro - CEP 80.020-240 - Curitiba - PR

Telefones: (041) 3310 2601/3310-2831 FAX: (041) 3310 2607

http://www.proec.ufpr.br e-mail: [email protected]

11

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

Nº. DO PROCESSO:

___________________________________________________________________

TÍTULO ( ) SIM ( ) NÃO

PROPOSTA ( ) NOVA ( ) CONTINUIDADE

PAGINADO ( ) SIM ( ) NÃO RUBRICADO ( ) SIM ( ) NÃO

DATA DE INÍCIO (DIA, MÊS E ANO) (Referente ao último Relatório) ( ) SIM ( )NÃO

DATA DE TÉRMINO (DIA/MÊS/ANO) ( ) SIM ( ) NÃO

LOCAL DA REALIZAÇÃO (MUNICÍPIO/ INSTITUIÇÃO/ COMUNIDADE) ( ) SIM ( ) NÃO

PÚBLICO ALVO ESPECIFICADO ( ) SIM ( ) NÃO

RECURSOS HUMANOS/FUNÇÃO ( ) SIM ( ) NÃO

RECURSOS HUMANOS/CARGA HORÁRIA ( ) SIM ( ) NÃO

PARCERIAS EXTERNAS - DOCUMENTOS ANEXADOS (Item 12) ( ) SIM ( ) NÃO

CRONOGRAMA CONFERE COM O PERÍODO E COM OS OBJETIVOS ( ) SIM ( ) NÃO

IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR ( ) SIM ( ) NÃO

IDENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR COM DADOS COMPLETOS ( ) SIM ( ) NÃO

IDENTIFICAÇÃO DO VICE-COORDENADOR COM DADOS COMPLETOS ( ) SIM ( ) NÃO

CURRICULUM DE EXTERNOS DA UFPR E INTERNOS SEM LATTES ( ) SIM ( ) NÃO

ASSINATURA DO COORDENADOR ( ) SIM ( ) NÃO

ASSINATURA DO CHEFE DO DEPARTAMENTO ( ) SIM ( ) NÃO

ATA/EXTRATO DE ATA DO DEPARTAMENTO/ UNIDADE ( ) SIM ( ) NÃO

ASSINATURA DO DIRETOR DO SETOR ( ) SIM ( ) NÃO

ANÁLISE DO COMITÊ SETORIAL DE EXTENSÃO ( ) SIM ( ) NÃO

ANEXO II – SOLICITAÇÃO DE BOLSAS (SE HOUVER INTERESSE) ( ) SIM ( ) NÃO

OBSERVAÇÕES

Data: / / Nome: __________________________________Rubrica: _________

Page 12: Continuidade sala da terra - 2011

Travessa Alfredo Bufren, 140 3º Andar – Bairro: Centro - CEP 80.020-240 - Curitiba - PR

Telefones: (041) 3310 2601/3310-2831 FAX: (041) 3310 2607

http://www.proec.ufpr.br e-mail: [email protected]

12

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

14. APROVAÇÃO DO DEPARTAMENTO/UNIDADE Data de apresentação do Projeto Ata da Reunião do Departamento/Unidade

em Reunião Plenária: N / / Nome do Chefe Departamento e/ou Unidade: _____________________________________ Assinatura

15. ANEXAÇÃO DO EXTRATO DA ATA OU ATA DA PLENÁRIA DEPARTAMENTAL

16. Análise do Comitê Setorial (ver modelo no site, preencher e anexar)

17. Visto pelo Setor

Data: / /

Nome do Diretor do Setor/Unidade: ______________________________________________

Assinatura do Diretor do Setor/Unidade

Encaminhar para Comitê Assessor de Extensão para análise e homologação para continuidade do registro.

Page 13: Continuidade sala da terra - 2011

Travessa Alfredo Bufren, 140 3º Andar – Bairro: Centro - CEP 80.020-240 - Curitiba - PR

Telefones: (041) 3310 2601/3310-2831 FAX: (041) 3310 2607

http://www.proec.ufpr.br e-mail: [email protected]

13

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

ANEXOS