conteúdo: andré luiz spinelli schelini mirael frança ... sebrae/ufs/mt/bis/folderexportar... ·...

2
Como exportar seus Como exportar seus produtos 2 INFOGRÁFICO DE MERCADO Conheça as Barreiras e Acordos Comerciais bem como as Preferências Tarifárias entre os países. Pesquise a nomenclatura do produto por meio do SH (Sistema Harmonizado) ou NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul). Se a forma de comercialização do seu produto for Direta, você fará todo o processo de exportação, desde os contatos com o importador até a conclusão da operação de venda. Se for pela forma Indireta, você utilizará os serviços de uma empresa que será responsável por encontrar compradores em outros mercados. FUI PROCURADO POR UM CLIENTE DE OUTRO PAÍS, COMO FAÇO PARA INTERNACIONALIZAR MEU NEGÓCIO? Uma vez que a empresa decida atingir outro país, tem que determinar a melhor maneira de entrar. Há quatro alternativas de entrada: através de exportação direta e indireta, licenciamento, Joint Ventures ou Investimento direto. Faça uma analise sob a ótica do comprometimento, risco, controle e potencial de lucro, uma vez que tiver identicado seu mercado-alvo. Tem como missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável estimulando o empreendedorismo, de forma ética e justa bem como a visão de ser uma instituição de vanguarda na busca da competitividade internacional de nossos clientes. O Sebrae Uma série que simplica as informações para você acessar novos mercados. Aqui você ca conhecendo as melhores formas de acessar o mercado nacional e internacional, tornando-se mais competitivo e gerando mais resultados para o seu negócio. A série Dica A importância do registro de marcas não está relacionada apenas à proteção de seu uso, mas também como um bem material de valor econômico. A marca registrada garante ao proprietário o direito de uso exclusivo em todo o território nacional em seu ramo de atividade econômica. Além disso, seu reconhecimento pelo consumidor pode torná-la um ativo valioso para sua empresa. 1. Planejando 2. Conhecendo o mercado internacional Projeto: MT - Sebrae Negócios Código: MT000469PJPS Conteúdo: André Luiz Spinelli Schelini Mirael França Praeiro

Upload: lydung

Post on 13-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Conteúdo: André Luiz Spinelli Schelini Mirael França ... Sebrae/UFs/MT/BIS/FolderExportar... · como Frete a Pagar (Freight Collect), pago no desembarque, ou o Frete Pré-pago

Comoexportar

seus

Comoexportar

seusprodutos

2INFOGRÁFICODE MERCADO

Conheça as Barreiras e Acordos Comerciais bem como as Preferências Tarifárias entre os países.

Pesquise a nomenclatura do produto por meio do SH (Sistema Harmonizado) ou NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul). Se a forma de comercialização do seu produto for Direta, você fará todo o processo de exportação, desde os contatos com o importador até a conclusão da operaçãode venda.

Se for pela forma Indireta, você utilizará os serviços de uma empresa que será responsável por encontrar compradores em outros mercados.

FUI PROCURADO POR UM CLIENTE DE OUTRO PAÍS, COMO FAÇO PARA INTERNACIONALIZAR MEU NEGÓCIO?

Uma vez que a empresa decida atingir outro país, tem que determinar a melhor maneira de entrar. Há quatro alternativas de entrada: através de exportação direta e indireta, licenciamento, Joint Ventures ou Investimento direto.

Faça uma analise sob a ótica do comprometimento, risco, controle e potencial de lucro, uma vez que tiver identificado seu mercado-alvo.

Tem como missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável estimulando o empreendedorismo, de forma ética e justa bem como a visão de ser uma instituição de vanguarda na busca da competitividade internacional de nossos clientes.

O Sebrae

Uma série que simplifica as informações para você acessar novos mercados. Aqui você fica conhecendo as melhores formas de acessar o mercado nacional e internacional, tornando-se mais competitivo e gerando mais resultados para o seu negócio.

A série

Dica

A importância do registro de marcas não está relacionada apenas à proteção de seu uso, mas também como um bem material de valor econômico. A marca registrada garante ao proprietário o direito de uso exclusivo em todo o território nacional em seu ramo de atividade econômica. Além disso, seu reconhecimento pelo consumidor pode torná-la um ativo valioso para sua empresa.

1. Planejando 2. Conhecendo omercado internacional

Projeto: MT - Sebrae Negócios Código: MT000469PJPS

Conteúdo:André Luiz Spinelli ScheliniMirael França Praeiro

Page 2: Conteúdo: André Luiz Spinelli Schelini Mirael França ... Sebrae/UFs/MT/BIS/FolderExportar... · como Frete a Pagar (Freight Collect), pago no desembarque, ou o Frete Pré-pago

O acesso ao comércio exterior é um caminho natural às empresas já estabelecidas internamente, pois a internacionalização leva ao desenvolvimento, à modernização e ao crescimento, seja para conquista de novos mercados, seja para preservar as posições no mercado doméstico.

Faça um cronograma para melhorias como expansão de fábrica, alteração nos processos produtivos e de gestão e desenvolvimento de embalagem para outro mercado específico.

Envolva sua equipe de trabalho para entender o quanto é importante essa estratégia.

Busque apoio

O Sebrae realiza, todos os anos, missões técnicas internacionais para diferentes destinos. Este é um ponto de apoio sobre o mercado global, conhecimento dos principais eventos mundiais e visitas técnicas que tenham como objetivo trabalhar eixos prioritários de inovação, sustentabilidade e excelência em gestão. Há também outras soluções como SebraeTec, que podem ajudar no desenvolvimento e na melhoria de sua empresa.

Uma empresa que atua no mercado internacional torna-se mais competitiva, obtém novos padrões gerenciais, tecnologias, qualificaçãoda mão de obra e mais valor de marca.Incentivos Fiscais diminuem tributos nas operações (IPI, ICMS, COFINS,PIS, IOF).

Produtividade aumenta pela redução da capacidade ociosa, a partir da revisão dos processos produtivos.O custo de fabricação diminui, a empresa fica mais competitiva e aumenta-se a margem de lucro.

Diversificar mercados é estratégia de diminuição de riscos. Quando uma parcela da produção é destinada ao mercado interno e outra ao mercado externo, amplia-se a base e a carteira de clientes.

Melhoria da Qualidade será exigida. Assim, adaptação e aperfeiçoamento do produto ao mercado internacional serão necessários.

O sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) é o instrumento informatizado por onde o governo controla o comercio exterior.

Na negociação, conheça os Inconterms (Termos Internacionais de Comércio). Eles definem os direitos e obrigações do exportador e do importador, no contrato de compra e venda internacional.

A Formação do Preço para Exportação é um aspecto decisivo para a conquista e a permanência em um mercado. Leve em consideração a percepção em relação aos preços de grupos ou líderes de mercado.

Registro de Exportação (RE) é o conjunto de informações comerciais, financeiras, cambiais e fiscais da operação que definem seu enquadramento.

O frete e o seguro podem ser contratados como Frete a Pagar (Freight Collect), pago no desembarque, ou oFrete Pré-pago (Freight Prepaid),pago no embarque.

No despacho de exportação, verificam-se os dados e documentos declarados em relação à mercadoria, em conformidade com a legislação especifica, com vistas ao desembaraço aduaneiro e à saída para o exterior.

Fontes de conteúdo: sebrae.com.br, administracaoegestao.com.br/marketing-internacional e mdic.gov.br Infográfico: Anderson Araujo/Heyboo Design Studio

3. Vantagens da exportação 4. Como exportar 5. Preparando a empresa para internacionalização