conta giros 121212

8
Diário Regional | Juiz de Fora Terça-feira, 10 de dezembro de 2012 FORD RACING TRUCKS/TERRITÓRIO MOTOSPORT É CAMPEÃ BRASILEIRA DE RALLY CROSS COUNTRY Fotos: Gustavo Epifânio e Divulgação

Upload: truckracing

Post on 13-Jul-2015

186 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Conta giros 121212

Diário Regional | Juiz de Fora Terça-feira, 10 de dezembro de 2012

FORD RACING TRUCKS/TERRITÓRIO MOTOSPORT É CAMPEÃ BRASILEIRA DE RALLY CROSS COUNTRY

Fotos: Gustavo Epifânio e Divulgação

Page 2: Conta giros 121212

Diário Regional | Juiz de Fora Terça-feira, 10 de dezembro de 2012 2

Mais dois títulos para Equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport. Após vencer o Rally dos Amigos, nes-te sábado 8, Carlos Policarpo, Rômulo Seccomandi e Davi Fonseca conquista-ram ,em Itatinga, o título do Brasileiro de Rally Cross Country e também do Sertões Series, nos Caminhões Leves. A bordo do F4000 Território 4x4 o trio comemorou mais um pódio de peso na temporada. Antes, em agosto, haviam garantido o título no Rally dos Ser-tões, que trouxe o hexacampeonato consecutivo para o time oficial da Ford Caminhões.

"Fechamos o ano com chave de ouro. Já estávamos muito felizes pelo título no Rally Sertões e, agora, este inédito no Brasileiro, veio coroar a minha tra-jetória como piloto no off-road, além do Sertões Series é claro", declara Po-licarpo (Suzano/SP)), que em 2009 foi campeão no Rally dos Sertões nos Car-ros (categoria Production Diesel), mas neste ano aceitou um novo desafio de pilotar um caminhão.

AssessoriA/MérciA suziki

Para Seccomandi apesar do calor escaldante e do areião pesado, que dificultou um pouco o percurso dos competidores, o caminhão mais uma vez foi valente. "Robustez e segurança foram fatores es-senciais desde caminhão na prova de hoje também. Mas certamente a presença do Davi for crucial para nossa vitória, devido ao conhe-cimento que ele tem do caminhão", ressalta o navegador de Mogi das Cruzes.

Fonseca, realmente é um homem de títulos. São seis consecutivos no Rally dos Sertões com o F4000 Território 4x4 (2007 a 2012) e mais o título Brasileiro agora, nos Caminhões Leves. "Só posso dizer que isto é muito gratificante, porque é um trabalho árduo que a equipe vem desenvolvendo com os caminhões desde 2002", diz o co-piloto que trabalha há dez anos na equipe e conhece o caminhão como ninguém.

Tanto Policarpo como Seccomandi elogiaram a equipe pelo traba-lho, chefiado por Edu Piano. "A Território Motorsport nos ofereceu toda a infraestrutura, tecnologia e o desenvolvimento do caminhão, nossa preocupação era chegar e acelerar e ainda o Davi nos deu mui-ta segurança durante as provas", diz Policarpo. A etapa Amigos, sex-ta do Campeonato Sertões Series encerra a temporada nacional de Cross Country e consagra os campeões 2012 em várias categorias.

PolicaRPo, SeccomanDi e FonSeca conquiSTaRam o TíTulo nacional, como Também FoRam camPeõeS no SeRTõeS SeRieS no Rally DoS amigoS

Page 3: Conta giros 121212

Diário Regional | Juiz de Fora Terça-feira, 10 de dezembro de 2012 3

Impostos embutidos no preço do carro vão constar em nota fiscal

Até agora o peso dos impostos no pre-ço de produtos e serviços era guardado a sete chaves não apenas pelas montado-ras, mas por todas as empresas. A partir de junho de 2013 isso vai mudar. O valor aproximado correspondente à totalidade dos tributos federais, estaduais e

municipais passarão a constar no docu-mento fiscal ou equivalente entregue ao consumidor. A lei que traz a determina-ção, 12.741/12, foi publicada hoje no Diá-rio Oficial da União.

O texto inicial previa o detalhamento de nove impostos. Mas apenas sete foram aprovados: Imposto sobre Operações Fi-nanceiras (IOF), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS/Pasep, Cofins, Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), Imposto sobre Circu-lação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Serviços (ISS). Ficaram de fora dados referentes ao Imposto de Ren-

Autoesporte da e à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), vetados pela presidenta, Dilma Rousseff.

Produtos em que a matéria-prima im-portada represente mais de 20% do preço da venda, deverão incluir, ainda, os valo-res relacionados ao Imposto de Importa-ção, ao PIS/Pasep e à Cofins que incidirem sobre o material. Nesses casos, se houver incidência do Imposto sobre Produtos In-dustrializados (IPI), todos os fornecedo-res deverão informar os valores dos dois tributos individualizados.

O IOF também deve ser informado no caso de produtos financeiros.

A mudança passa a valer a partir de ju-nho de 2013 para que as empresas pos-sam se adaptar à "novidade". Depois des-se prazo, quem descumprir a lei poderá ser enquadrado na lei 8.078/90 do Código de Defesa do Consumidor, que prevê des-de multas até a suspensão da atividade e a cassação da licença de funcionamento.

A lei é resultado de uma campanha na-

cional chamada De Olho no Imposto, iniciativa popular que reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas em prol do projeto. A mobilização teve início quando uma pesquisa en-comendada pela Associação Comercial de São Paulo ao Ipsos/Opinion mostrou que 74% dos brasileiros não sabem quanto paga de impostos nos bens e serviços que compram.

Foto: Divulgação

lei Foi PublicaDa no DiáRio oFicial e enTRa em vigoR em Junho De 2013

Page 4: Conta giros 121212

Diário Regional | Juiz de Fora Terça-feira, 10 de dezembro de 2012 4

CLÁSSICO DO DIA: AUTOZAM AZ-1

O Fiat X1/9 já havia criado o conceito de esportivo de motor central-traseiro acessível nos anos 70. Só que os japoneses extrapola-ram. Em uma iniciativa conjunta, a Suzuki e a Mazda lançaram em 1992 o AZ-1, um carrinho no estilo dos kei cars, aqueles subcompactos japoneses que tem que ter motores de até 660 cm³ para escapar, na maioria das cidades, da obrigação de se ter uma vaga de garagem. Só que não se tratava de um hatchback qualquer.

Autoesporte

Vendido através da Autozam, que fazia parte do grupo Mazda, o AZ-1 tinha motorzinho Suzuki 0.6 litro capaz de gerar 64 cv instalado ali atrás dos ocupantes. Para arrematar a inspiração nos superesportivos, o AZ-1 tirava onda com portas do tipo asa de gaivota. O desempenho não era de supercarro, mas ainda assim mandava bem. Com apenas 720 kg, a aceleração até os 100 km/h era cumprida em 9,2 segundos, enquanto a velocidade má-xima encostava nos 160 km/h. Como kei-car, era caro, quase o preço de um maior e mais potente Mazda MX-5. Isso explica porque foram vendidos apenas 4.400 carros até 1995, quando o AZ-1 saiu de linha. O mundo dos Kei cars nunca mais foi tão divertido.

Fotos: Divulgação

Page 5: Conta giros 121212

Diário Regional | Juiz de Fora Terça-feira, 10 de dezembro de 2012 5

Dupla de Juiz de Fora destaca a experiência inesquecível no Rally dos Amigos

Temperatura acima dos 40 graus em Itatinga, no interior de São Paulo. Pi-lotos e navegadores foram colocados a uma prova de resistência e supera-ção no 15º Rally dos Amigos, realizado neste sábado (08). O certame marcou o final da temporada 2012 do Campeo-nato Brasileiro de Rally Cross Country, com um grid formado por 58 motos, 3 quadriciclos, 17 UTVs, 39 carros e 4 caminhões.

Foram 180 quilômetros, com 158 de trecho cronometrado. O roteiro aden-trou três propriedades particulares de plantio de eucaliptos, sendo a Eucatex e Suzano. Os competidores tiveram como obstáculos: 90% de areia fofa, subidas e descidas, poças d’água, dois setores de trial e muitas curvas.

Estreando no rali cross country, o piloto Marcelo Mendes amargou pro-blemas no freio da picape que pilotava e não conseguiu concluir o Rally dos Amigos. Ao lado do navegador Weidner

LiberdAde de ideiAs/isis Moretti

a miT Rio lobo guaRá PaRTiciPou neSTe SábaDo Da 16ª eTaPa Do camPeonaTo bRaSileiRo De Rally cRoSS counTRy. PRova Foi a eSTReia Do PiloTo maRcelo menDeS na moDaliDaDe

Fotos: Fábio Davini

Moreira, ele soma seus primeiros qui-lômetros dentro desta desafiadora mo-dalidade. "Existe uma grande diferen-ça entre a cross country e a velocidade cross country. No cross country, o ter-reno tem diversos tipos de obstáculos e isso pediu muita habilidade dos pi-lotos. Além disso, o percurso e tempo de prova são bem maiores, o que exige muita resistência de todo o conjunto", analisou Mendes. "E para completar, não basta acelerar, tem que adminis-trar o equipamento. É uma soma de esforços que traz o resultado".

Desta forma, o jovem - que é o atu-al campeão da Mitsubishi Cup na ca-tegoria L200 ER Máster - acredita que essa oportunidade foi valiosa. "Foi tudo novo para mim, a começar pelo nível dos concorrentes, que possuem uma pilotagem diferenciada. Ao mes-mo tempo que são ousados e rápidos, eles também são conservadores, e por uma questão de experiência, sabem os momentos de frear e acelerar... É uma modalidade fascinante e, com certeza,

contribuirá muito para a minha forma-ção de piloto", analisou Mendes

A Mit Rio Lobo Guará encerra o ca-lendário de competições de 2012, com saldo positivo. Agora, é tempo de analisar o ano como um todo e traçar

novos objetivos. "Agradeço aos nos-sos patrocinadores, que confiaram no nosso time para representá-los dentro das trilhas. Sem essa parceria, nossas conquistas não seriam possíveis", re-conheceu o piloto.

Page 6: Conta giros 121212

Diário Regional | Juiz de Fora Terça-feira, 10 de dezembro de 2012 6

Moto 1000 Gp encerrA inscrições do Gp petrobrAs coM recorde de piLotos

A temporada 2012 do Moto 1000 GP conhecerá seus campeões no dia 16 de dezembro, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pi-nhais (PR). As corridas das sétima e oitava etapas, compondo a rodada dupla da Superfinal, terão em disputa o Grande Prêmio Petrobras, de-finindo os títulos da categoria principal, a GP 1000, de sua subdivisão GP Máster e também da GP Light e da GP 600 – esta, implantada no evento no início deste ano.

A organização do Moto 1000 GP encerrou na tarde desta terça-feira (4) as inscrições de pilotos no GP Petrobras. O término do processo foi antecipado pela elevada procura por parte dos pilotos: os três gri-ds serão formados por 96 participantes, maior número já verificado na história do campeonato mais veloz da motovelocidade nacional, criado em 2011. “Superamos as nossas próprias expectativas”, admite o diretor da competição, Gilson Scudeler.

O grid da GP 1000 e GP Máster terá 29 pilotos. Na GP 600, serão 28 – nos dois casos, os números de motos confirmadas representam recorde. A GP Light terá 39 motos, duas a menos que o maior grid da categoria. “Chegamos ao recorde de participantes no último evento do ano, em uma época em que normalmente os pilotos que não têm chance de conquistar títulos ou boas posições no campeonato dei-xam os campeonatos”, observa Scudeler.

“O Moto 1000 GP é, e sempre vai ser, um campeonato aberto a qualquer piloto que tenha interesse em participar. No caso do GP

LiberdAde de ideiAs

Petrobras, a decisão de encerrar as inscrições privilegia a decisão dos títulos, privilegia as disputas entre os pilotos já confirmados”, explica o diretor do campeonato. “É um modo de proporcionarmos a esses 96 pilotos uma boa condição de segurança e uma boa exposição, valorizando a participação deles de várias formas”.

A programação de treinos livres para o GP Petrobras, em Pinhais, será iniciada na sexta-feira (14). Cada categoria terá seis sessões de treinos livres ao longo do fim de semana, além das tomadas de tempos classificatórias, que serão transmitidas ao vivo no site www.moto1000gp.com.br. Todas as seis corridas do evento acon-tecerão no domingo, dia 16, com trans-missão do canal Bandsports e também na página da competição na internet.

Fotos: Divulgação

Page 7: Conta giros 121212

Diário Regional | Juiz de Fora Terça-feira, 10 de dezembro de 2012 7

Page 8: Conta giros 121212

Diário Regional | Juiz de Fora Terça-feira, 10 de dezembro de 2012 8

Honda fabricará versões sedã e crossover do Fit no México

A Honda deverá ampliar a família Fit nos próximos anos. De acordo com o site Automotive News, a mon-tadora japonesa produzirá versões sedã e crossover do modelo, além da nova geração do atual monovo-lume, em sua nova fábrica no México.

Com inauguração prevista para 2014, a planta terá capacidade de produzir 200 mil veículos ao ano. Des-se total, uma fatia de 30% (60 mil) deverá ser vendida internamente, enquanto o restante seria negociado com outros países, incluindo Estados Unidos.

QuAtrorodAs

Foto: Divulgação

BMW pode lançar Série 1 M sedãModeLo esportivo pode pAssAr dos 300 cv

Não é de hoje que a imprensa europeia diz que a BMW está desenvolvendo um Série 1 sedã para riva-lizar com o Mercedes-Benz CLA. A novidade do dia, porém, é que um Série 1 M sedã está nos planos da marca para combater o CLA 45 AMG.

Segundo informações da revista Autocar, o modelo pode usar tanto a plataforma de tração traseira do Sé-rie 1 quanto a de tração dianteira escolhida para o fu-turo Série 1 Gran Turismo. A BMW ainda não teria se decidido sobre qual plataforma escolher pelo fato de cada uma oferecer vantagens consideráveis - incluin-do baixo custo de produção e melhor estabilidade.

Embora poucos detalhes tenham sido definidos a respeito do novo sedã, seu lançamento deve aconte-

QuAtrorodAs

cer em 2015. Fontes ligadas à marca dizem que o modelo está no topo da lista de prioridades dos projetos da BMW, tanto é que a própria empresa já teria procurado vários fornecedores para ajudar no desenvolvimento e na produção do veículo.

A versão preparada pela divisão M contará com todas as peças esportivas dos modelos desta linha, incluindo para-choques exclusivos, para-lamas alargados e rodas de liga leve diferenciadas. A marca alemã deve adotar um motor 2.0 turbo com potência superior a 300 cv.

Foto: Divulgação