construindo uma steve jobsschool

16
Desenvolvendo talentos e habilidades para o Século XXI utilizando todas as ferramentas disponíveis hoje. Como construir uma MANUAL O Conceito Nosso DNA Nosso Objetivo Nosso compromisso com os pupilos Os elementos básicos A escola virtual A escola física O Plano de Desenvolvimento Pessoal O Currículo A organização A comunidade Nossas ferramentas sCoolsuite sCoolTool TM iDesk LT TM sCoolProjects TM sCoolSpace TM Como: tornar-se uma Steve JobsSchool obter nossas ferramentas entrar em contato conosco manter o contato Desenvolver talentos

Upload: r2

Post on 30-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Manual sobre como construir uma Steve JobsSchool

TRANSCRIPT

Page 1: Construindo uma Steve JobsSchool

Desenvolvendo talentos e habilidades para o Século XXI utilizando todas as ferramentas disponíveis hoje.

Como construir umaM

AN

UA

LO ConceitoNosso DNA

Nosso ObjetivoNosso compromisso com os pupilos

Os elementos básicosA escola virtualA escola física

O Plano de Desenvolvimento PessoalO Currículo

A organizaçãoA comunidade

Nossas ferramentas sCoolsuitesCoolToolTM

iDesk LTTM

sCoolProjectsTM

sCoolSpaceTM

Como:tornar-se uma Steve JobsSchool

obter nossas ferramentasentrar em contato conosco

manter o contatoDesenvolver talentos

Page 2: Construindo uma Steve JobsSchool
Page 3: Construindo uma Steve JobsSchool

Construindo uma Steve JobsSchool.“Nós batizamos nossas escolas em homenagem a Steve Jobs. Um tributo para um homem que, com seu talento, visão, empreendedorismo e tenacidade, desenvolveu produtos e serviços que modificaram o futuro da sociedade. Nossa missão é oferecer aos nossos pupilos a melhor prepa-ração possível para o futuro, capacitando-os a dar o melhor de si, fazendo uso de sua curiosidade, seus talentos e suas oportunidades.”

1. O DNA da Steve JobsSchool.

O DNA da Steve JobsSchool consiste da nossa abordagem do ensino e do nosso compromisso com nossos pupilos. Todos os envolvidos – a administração, os professores, os pais e os pupilos – agem em conformidade com esse compromisso. Esse manual delineia como a escola deve ser organizada e administrada de tal forma que possamos atingir esses objetivos e honrar o nosso compromisso.

Nosso Objetivo.O objetivo da Steve JobsSchool é encorajar as crianças para o desenvolvimento de seus talentos individuais e ensiná-las as habilidades que são cruciais para o mundo do amanhã, através de uma abordagem inovadora para um novo ensino e das novas e mais avançadas ferramentas de aprendizado. Como um acréscimo aos tópicos fundamentais como a lingu-agem, a matemática e os estudos sobre o mundo, as outras áreas de enfoque incluem:

►Análise, processamento e apresentação do conhecimento tanto em formato analógico/digital.►Criatividade, originalidade e flexibilidade.►O raciocínio crítico e a resolução de problemas.►A comunicação e o trabalho em equipe, tanto no mundo real quanto no digital. Essa é uma das razões pela qual nós sempre incluímos o Inglês no currículo, mesmo nos casos em que ele não é a língua principal da escola.►Talentos digitais. Naturalmente a participação em grupos e o desenvolvimento social-emocional da criança também são muito importantes para nós.

Nosso Compromisso com os Pupilos. Nós nos comprometemos em: ► ter uma atenção especial sobre a forma como você melhor assimila o aprendizado; quando você nos disser o que deseja estudar, nós nos comprometemos a ouvir.► ajudá-lo a fazer as perguntas certas, de modo que você consiga ter clareza sobre o que você deseja aprender.► ajudá-lo a descobrir os seus talentos e fazer com que você melhore ainda mais naquilo que você já faz bem.► estimulá-lo sempre para que assuma desafios mais difíceis e para que aprenda algo novo.► garantir bastante espaço para decidir o que e quando você deseja fazer; nós o ajudaremos naquilo que for necessário.► ons fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para evitar que você sofra bullying; e evitar, também, que você faça bullying nos outros.► ajudá-lo a estar junto de outras pessoas e ensiná-lo sobre como trabalhar em conjunto. ► utilizar todas as tecnologias disponíveis hoje para prepará-lo para o mundo de amanhã.► ensiná-lo a usar a sua imaginação para alcançar soluções melhores e para criar algo muito bonito.► dat fazer o nosso melhor possível para assegurar que você olhará para o passado e lembrar-se-á de ter tido uma época incrível na nossa escola.

Nós nos comprometemos a deixá-lo bem preparados para os outros estágios educacionais e para a sua vida futura!

Page 4: Construindo uma Steve JobsSchool
Page 5: Construindo uma Steve JobsSchool

2. Os Seis Elementos Básicos da Steve JobsSchool.

Existem seis elementos básicos necessários para atingir nosso objetivo e para honrar nosso compromisso:

2.A. A Escola Virtual.A escola virtual fica aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para acessar a escola vir-tual todos os pupilos são equipados com o seu próprio iPad, que será utilizado na escola e em casa. Os conteúdos do iPad serão em parte definidos pela escola, de acordo com os requerimentos individuais do pupilo no momento, e em parte pelos pais do pupilo. Todos os pupilos e seus pais irão assinar um termo de consentimento sobre o uso do iPad em casa e na escola.

Na escola virtual os pupilos trabalham independentemente ou em projetos em grupos que não estão limitados a um lugar ou um horário específico. As horas gastas na escola física serão mais bem utilizadas para a educação em grupo, em esportes, jogos e coaching individualizado. Isso também inclui uma ênfase no desenvolvimento das aptidões sócio-emocionais e colaborativas de cada pupilo.

Não se espera que os pupilos façam todas as suas lições de casa no iPad. Dentro de cada objetivo pedagógico as melhores ferramentas para o pupilo em particular serão selecio-nadas a partir de um arsenal que inclui não apenas o iPad, mas todos os materiais tradici-onais como papel, lápis, bloco de anotações e livros.

O entusiasmo deles por essa nova forma de ensinar com uma ampla variedade de mate-riais pedagógicos ajudará o pupilo a ter uma concentração por períodos de tempo mais longos, para trabalhar com maior rapidez e independência, e a obter melhores resultados.

2.B. A Escola Física.Obviamente, existe também uma construção de “cimento e tijolo” onde os pupilos se reúnem. Contudo, o design dessa construção é completamente diferente das escolas tradicionais. Ao contrário de uma escola tradicional, o edifício da Steve JobsSchool não é uma construção com salas de aula exatamente do mesmo tamanho e nas quais grupos de crianças com mais ou menos a mesma idade passam a maior parte do seu dia.

As salas de aulas foram substituídas por certo número de estúdios maiores e menores. Existem estúdios para linguagem, matemática e história. Existe um estúdio para criação, um estúdio para orientação sobre o mundo e um estúdio para tecnologia, cada um deles elaborado e mobiliado para o seu propósito em particular.

Esses estúdios são utilizados para instrução, oficinas, coaching/reuniões de acompanha-mento entre os pupilos e os professores ou outras atividades relacionadas com a temáti-ca específica do estúdio. As oficinas são gravadas como parte da prática, de tal modo que os pupilos que não estavam fisicamente presentes poderão assisti-las mais tarde.

Existem áreas cobertas e ao ar livre para a prática esportiva e de jogos, e também um es-paço exterior para plantas e outros pequenos animais. O número de estúdios e o taman-ho das demais áreas dependem do tamanho da escola. Escolas menores terão um menor número de estúdios e poderão ter espaços adaptados para uma variedade de atividades.

Uma Steve JobsSchool possui também uma área ampla onde os pupilos podem trabalhar em silêncio. Além disso, existem outras áreas de trabalho onde os pupilos podem tra-balhar num projeto em grupos pequenos ou em grupos amplos sem que seja necessário manter o silêncio.

Page 6: Construindo uma Steve JobsSchool
Page 7: Construindo uma Steve JobsSchool

2.C. Um programa personalizado para cada pupilo e um currículo que torne isso possível.Cada pupilo recebe um Plano de Desenvolvimento Personalizado (PDP). A cada 12 se-manas o plano é modificado numa consulta com os professores, pupilos e os seus pais. Nele busca-se um equilíbrio entre os talentos atuais da criança e suas habilidades com os requerimentos da escola para alcançar as metas educacionais. O PDP é avaliado a cada 6 semanas pelo pupilo e o seu coach.

O PDP contém metas para os pupilos para as próximas 12 semanas de escola. Essas me-tas são “amigas da criança”, levando em consideração tanto os talentos do pupilo como as áreas que necessitam de atenção. O coach e o pupilo farão encontros pelo menos a cada duas semanas para discutir o progresso diário.

O currículo.O currículo da Steve JobsSchool tem como foco o mundo com o qual o pupilo irá se defrontar quando adulto: um lugar onde todo o conhecimento mundial está disponível online.

O objetivo chave do nosso currículo é que a criança desenvolva habilidades para encon-trar conhecimento que seja relevante para ela, aferindo o valor dessa informação, proces-sando-a e comunicando-a para os demais (Buscar, Filtrar e Utilizar). Eles também precisam aprender como trabalhar como uma equipe tanto em ambientes físicos quanto virtuais.

A Steve JobsSchool dá atenção integral a esse objetivo, dando foco no desenvolvimento do uso rotineiro de ferramentas pedagógicas tradicionais, audiovisuais e digitais. Além disso, é importantíssimo para o futuro do pupilo que trabalhemos no desenvolvimento da sua própria voz, criatividade e autoconfiança.

Dado que o currículo educacional médio em voga ainda é baseado no mundo de 50 anos atrás, nós nos esforçamos para vencer o desafio de alcançar nossos objetivos fazendo o melhor equilíbrio possível entre a educação das habilidades tradicionais e das habilidades que serão valiosas no futuro próximo. O plano de cada criança permitirá que o pupilo, o coach e os pais definam com naturalidade quando e como as habilidades básicas serão adquiridas.

Page 8: Construindo uma Steve JobsSchool
Page 9: Construindo uma Steve JobsSchool

2.D. Um novo tipo de organização.Os pupilos não estão divididos em séries, mas em dois grupos bases com várias idades (diferença máxima de idade: três anos). Primariamente o grupo base desenvolve um papel no processo de formação colaborativa do grupo. As partes mais importantes no aprendi-zado das crianças são desenvolvidas em grupos menores nos estúdios, seja trabalhando em projetos independentes ou em grupos.

Cada grupo base está atrelado a um ou dois membros da equipe docente que atuarão primariamente como coach/mentor. Tal como um professor acertadamente disse: “Sinto-me pesaroso por todos os anos gastos ensinando em escolas tradicionais nas quais os pupilos têm de conviver com as limitações do sistema escolar tradicional. É maravilhoso que eu possa, agora, encorajá-los, para que descubram todo o seu potencial. Todos os dias eu digo a eles: mostre-me que você é capaz de fazer. E eles nunca me desapontaram, nem mesmo uma vez”.

Professores assistentes sob supervisão (professores trainee ou mesmo pais com habili-dades especiais) auxiliam na escola, possibilitando aos professores um tempo adicional com foco nas atividades de coaching. Memorizações e exercícios normalmente são feitos em ambientes virtuais, onde serão oferecidos desafios aos pupilos com a possibilidade de verificar o resultado imediatamente. Os aplicativos do iPad normalmente adaptam-se ao usuário.

Isso permite que os pupilos mais bem dotados em determinados tópicos desenvolvam a sua plena capacidade dado que eles não estarão mais limitados pelo andamento dos seus colegas. Essa abordagem também permite que os professores tenham mais tempo dis-ponível para auxiliar os pupilos que necessitam de atenção especial.

Flexibilidade.A escola virtual está aberta 24 horas por dia, 365 dias por ano. A escola física está aberta nos dias de semana desde a manhã até o início da noite, 50 semanas por ano. As ativida-des do grupo base receberão uma locação de tempo entre as 10:30 da manhã e as 14:00 da tarde. Um acordo é firmado com cada pupilo sobre a sua presença obrigatória na escola física.

Existem vários intervalos de tempo no período matutino no qual a criança poderá chegar à escola e vários períodos de tempo na tarde em que eles poderão retornar para casa. É exigido aos pupilos que um mínimo fixo de horas sejam ocupadas no edifício da escola. O número de horas extras gastas na escola depende dos resultados e do desenvolvimento do pupilo e/ou das exigências da família.

Essa flexibilidade também permite aos pais a oportunidade de planejar viagens fora do calendário tradicional de feriados escolares. No entanto, isso não significa que a criança estará livre de suas lições. A escola virtual e o coach virtual assegurarão que as metas combinadas sejam devidamente completadas. Frequentemente o pupilo irá receber até mesmo uma tarefa extra relacionada ao período de férias, tal como preparar uma apre-sentação em um tópico relacionado ao local das férias e sobre o que foi feito lá.

Page 10: Construindo uma Steve JobsSchool
Page 11: Construindo uma Steve JobsSchool

2.E. Uma comunidade de professores, pupilos, pais e vizinhança.A Steve JobsSchool é uma organização de aprendizagem onde, acrescido ao corpo docente, os pais desempenham um papel muito importante. Os pais não são apenas parcialmente responsáveis pelo processo de aprendizagem de suas crianças, mas a eles também será solicitado que façam contribuições baseadas em suas profissões, hobby, país de origem, ou experiência de vida. Isso poderá ser feito tanto na escola física através, por exemplo, de uma oficina quanto por meio da sua contraparte virtual. O processo de registro inclui um levantamento sobre as habilidades e especialidades dos pais. Pais desejosos de um envolvimento extra com suas crianças na escola são especialmente bem-vindos para ingressar num projeto em grupo e dar suas contribuições para as comuni-cações, festividades, artes e cultura, esportes, suporte à docência, ou ainda para auxiliar no quintal ou no jardim da escola. Cada projeto em grupo tem um professor destacado que é o responsável em assegurar que todas as atividades são planejadas de modo a contribuir ao máximo com os objetivos educacionais.

A vizinhança ao redor da escola também é envolvida. Isso pode incluir empresas locais, o ambiente físico ou qualquer coisa na vizinhança que seja relevante para a escola. O Face-book também será utilizado como um local de encontro da comunidade. Aqui, as escolas Steve JobsSchool pelo mundo, bem como outras escolas que utilizem tablets, poderão conectar-se umas às outras e aproximar as crianças e os professores na vida real.

Page 12: Construindo uma Steve JobsSchool

2.F. Nossas Ferramentas sCoolSuite.A Steve JobsSchool desenvolveu um número de ferramentas que a ajuda a atingir seus ob-jetivos. Essas ferramentas abrangem os diversos aspectos da infraestrutura virtual, conec-tando estudantes, professores e os pais, facilitando a realização dos objetivos da escola.

Além disso, portais como o Symbaloo e o Facebook serão utilizados para o compartilha-mento de experiências entre o corpo docente assim como entre os professores e os estu-dantes. Uma página pública especializada do sCoolApps poderá ser utilizada para compar-tilhar experiências e planos de ensino baseados em aplicativos e páginas educacionais.

Page 13: Construindo uma Steve JobsSchool

sCoolTool™Essa ferramenta consiste de um programa em tempo real com uma variedade de componentes no iPad para o pupilo. Ele detecta automaticamente se o estudante está presente na escola e, se estiver, onde exatamente ele está localizado no prédio.

Ele também mantém um portfolio digital e o PDI do pupilo. Ainda está incluso um aplicativo que permite aos pais acessar o cronograma, o portfolio e o PDI das suas crianças, além disso, uma ferramenta especial para professores também está incluída.

iDesk Learning Tracker™Essa é a ferramenta que registra as atividades do pupilo e o seu desempenho nos aplicativos educacionais que tenham sido conectados ao iDesk Learning Tracker.

Essa informação pode ser acessada por professores e é disponibilizada para pais através de um aplicativo ou online (e ainda, como dado agregado, para editores). A ferramenta também oferece a possibilidade de comparar resultados com outros usuários de um aplicativo educa-cional em particular.

sCoolProjects™ Uma ferramenta que possibilita o trabalho em conjunto dos pupilos num projeto, ligando-os uns aos outros e ao professor.

Possibilita também a troca de qualquer coisa que seja necessária para alcançar o melhor resultado possível do projeto: links, esboços, bate-papo, calendários, etc. Ao ser finalizado, o projeto é adicionado à biblioteca e pode ser acessado pelos outros pupilos.

sCoolSpace™ É o pátio virtual da escola. Serve apenas para os pupi-los de uma Steve JobsSchool específica. Através dele é possível comunicar-se uns com os outros na escola, em casa, ou em qualquer outro lugar.

A configuração, é melhor descrita como “[quando] o Second Life encontra a Realidade Aumentada”, é um desafio vibrante à criatividade dos pupilos.

Page 14: Construindo uma Steve JobsSchool
Page 15: Construindo uma Steve JobsSchool

3. Torne-se uma Steve JobsSchool!

Até agosto de 2014 mais de 25 escolas na Holanda irão implementar essa abordagem: sete escolas que iniciaram no outono de 2013 e outras dezoito escolas registradas. Pupilos, profes-sores e pais têm reagido muito positivamente. A expectativa é introduzir esse conceito em mais dez países em 2015.

Nós desejamos que este manual lhe inspire a começar a trabalhar com essa abordagem, ou a adotar certos elementos dela. Diversos recursos e programas de treinamento estão dis-poníveis para auxiliar na transição ou na introdução do método. Esses recursos estarão dis-poníveis no mínimo em quatro idiomas depois do verão de 2014.

Para mais informações sobre como construir uma Steve JobsSchool – ou sobre como trans-formar uma escola existente – por favor, contate-nos no: [email protected]. Para mais informações sobre as Ferramentas sCoolSuite, envie-nos um e-mail para: [email protected].

Você deseja tornar-se um membro de nossa comunidade e manter-se atualizado sobre os últimos desenvolvimentos? Visite a nossa página, curta a nossa página no Facebook ou nos siga no Twitter.