construção de porta acústica

7

Click here to load reader

Upload: jose-carlos-lopes

Post on 04-Aug-2015

872 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: construção de porta acústica

Portas isolantes

Métodos de construçãoPara construir uma porta isolante sugiro usar duas placas de madeira, compensado naval 20 ou 25mm ou MDF.

Veja essas fotos, da porta feita pelo colega de lista Edir Karsten:

Entre as duas folhas preencher com lã de rocha ou vidro de média densidade. E caso queira um visor para a comunicação utilizar dois vidros.

Não se esqueça da vedação, elas precisam fechar como uma porta de geladeira, sem vazamentos. Dependendo da forma de construção, você pode colocar ela depois de assentada a porta, para que faça um contato perfeito, sem folgas nem estrangular a borracha.

Figura 2.7 Exemplo de porta isolante.

Page 2: construção de porta acústica

Portas isolantes

Feita com duas folhas de MDF de 25mm com espaço de 50mm entre elas. Este espaço foi recheado com lã de rocha 50mm e 32kg/m3. No contorno do fechamento da porta foi usado um perfil de borracha para melhorar a vedação.

Para vedar a porta embaixo utilize em vez de 3 batentes 4. Então você põe a borracha na parte inferior da mesma maneira que nas outras partes.   Ou seja: embaixo (onde você pisa) é igual à parte de cima do caixão (como a janela entre as salas). Além do peso, a vedação total é fator decisivo no bom funcionamento de uma porta isolante.

Para uma porta bem pesada, mas com o melhor desempenho possível, siga o diagrama abaixo

======================================   madeira 20mm

##:::::::##:::::::##:::::::##:::::::##   bits 20x20mm (##) e areia (::::)

======================================   madeira 20mm

Figura 2.8 Exemplo de porta isolante instalada.

Page 3: construção de porta acústica

Portas isolantes

Use duas placas de madeira de 15 a 20mm (compensado, MDF ou maciça) e por dentro, uma estrutura formada por bits (também chamados de "quadradinhos") verticais de 20x20mm com uns 20cm entre cada.

Preencha os espaços com areia seca, exceto no ponto onde a fechadura será instalada (isole essa parte). Se preferir, em vez de fechadura, use um ou dois fechos rápidos (uma espécie de engate), e uma tranca de barra transversal (tipo Trancalar ou equivalente), para segurança.

Tenha cuidado na escolha das dobradiças. Devem ser as mais fortes que puder encontrar, e em numero suficiente. E é claro, atenção redobrada com a vedação, como já vimos aqui, em outras mensagens.

Ela é melhor que uma porta apenas em madeira, mesmo com peso idêntico, pois é feita de 2 materiais diferentes. A velocidade de propagação do som é diferente na madeira e na areia. As ondas sonoras, ao atravessar um "sanduíche" de diferentes materiais, mudam de velocidade a cada transição, e com isso sofrem maior atenuação.

Outra vantagem: cada camada de material apresenta características próprias de transmissão, ressonância, etc. Alternando-os, teremos uma porta mais bem equilibrada, sem grandes diferenças no isolamento ao longo do espectro de freqüências - as deficiências de um material compensam as do outro.

Quanto às diferenças entre uma porta recheada com areia e outra com lã mineral: São coisas diferentes. A lã serve para absorver as ondas sonoras que trafegam entre as duas placas de madeira. A areia adiciona massa à porta, fazendo ficar mais pesada.

Ambas as medidas contribuem para aumentar as perdas por transmissão, ou seja, melhorar a capacidade da porta em isolar acusticamente os ambientes que divide.

Cada uma das portas tem suas vantagens e desvantagens. Use a porta com areia onde haja pouco espaço (ela é mais fina) e a parede que a sustenta possa suportar seu peso (em alvenaria).

Não use essa porta pesada se as paredes são de gesso. Nesse caso, ponha lã de vidro entre as placas, em vez de areia.

Para quem pretende usar duas portas entre as salas seu estúdio (num sound lock), é boa idéia usar os dois tipos (uma porta com areia, outra com lã). Com isso, suas características tendem a se equilibrar.

Por exemplo: a porta com areia funciona muito bem nas freqüências mais baixas, mas tende a ressoar nos médios, perdendo rendimento aí. A porta com lã, tendo constituição diversa, atua melhor nas medias freqüências, onde a outra é deficiente, e vice-versa.

Na figura abaixo, um exemplo de "sound lock": são duas portas, uma em cada parede. O espaço entre elas permite uma isolação muito boa.

Há borracha em toda a volta do batente, vedando as portas quando se fecham. Os dois quadros não se tocam, evitando transmissão de vibrações.

Um material poroso (espuma ortopédica, por exemplo) fecha o espaço entre as paredes.

Page 4: construção de porta acústica

Portas isolantes

Lembrem-se de que o "calcanhar de Aquiles" de toda porta é a vedação. De nada adianta uma porta sólida e pesada, que não fecha direito e apresenta vazamentos de ar.

Nas fotos você vê um modelo com bom acabamento, mas sem o visor. É bastante pesada, por isso as dobradiças são especiais para grandes cargas do tipo usado em portões de jardim.

Fotos

Figura 2.10 Porta isolante

Figura 2.9 Exemplo de sound lock, duas portas sem contato entre si

Page 5: construção de porta acústica

Portas isolantes

A porta precisa ser muito bem feita e plana, sem nenhum empeno. Alem disso (como recomendo na FAQ), a borracha e seu suporte devem ser colocados depois de instaladas a porta e fechadura, para que o contato seja perfeito.

Veja na foto, como deve ser feito: o batente é duplo, como o Ricardo disse. As partes pretas são as borrachas de vedação, que podem ser compradas prontas ou feitas cortando em tiras, placas maiores.

Figura 2.13 Puxador reforçado

Figura 2.12 Dobradiça reforçada

Figura 2.11 Vedação da porta

Page 6: construção de porta acústica

34