conservaÇÃopÓscolheita ... · hermeticamente fechados, por exemplo milho debulhado emsacos...

6
CONSERVAÇÃO PÓS COLHEITA DNPDR Promove Celeiros Tipo Gorongosa no Vale do Zambeze

Upload: others

Post on 20-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CONSERVAÇÃOPÓSCOLHEITA ... · hermeticamente fechados, por exemplo milho debulhado emsacos guardados emespaços donde os insectos têmacesso; e B)Pela diferença no custo dos produtos

CONSERVAÇÃO PÓS COLHEITA

DNPDR Promove Celeiros Tipo Gorongosa no Vale do Zambeze

Page 2: CONSERVAÇÃOPÓSCOLHEITA ... · hermeticamente fechados, por exemplo milho debulhado emsacos guardados emespaços donde os insectos têmacesso; e B)Pela diferença no custo dos produtos

1. Introdução

O Projecto de Desenvolvimento de Pequenos Produtores Orientado para o Mercadoimplementado pela DNPDR desde 2006, abrangem 05 distritos do Vale do Zambeze,nomeadamente Morrumbala e Mopeia ( Província da Zambézia), Mutarara (Provínciade Tete) e Maringué e Chemba (Província de Sofala). O projecto desenvolveintervenções em três linhas de orientação, a indicar (a) Organização de gruposcomunitários e fortalecimento das instituições locais, (b) Desenvolvimento da produçãoe comercialização agrícola, (c) apoio de pequenas iniciativas através do Fundo deInvestimento Comunitário para a Agricultura e Meio Ambiente, tendo em especialatenção a Gestão da Terra e de Recursos Naturais.

Como estratégia para alargar a abrangência das actividades do Projecto, foi criada afigura de Extensionista Comunitário que veio adoptar o nome de FacilitadorComunitário. Neste o momento o facilitador comunitário lidera e dinamiza o processode difusão de tecnologias a nível das famílias assistidas.

Uma das acções que estão tendo um impacto assinalável é a disseminação de práticas deconservação dos produtos agrícolas pós-colheita. O exemplo prático é celeiro deconservação do milho denominado Celeiro Tipo Gorongosa.

2. Especificações Técnicas do Celeiro Tipo Gorongosa Capacidade do celeiro: 1 tonelada de grão (50 latas de milho de 20 litros) Durabilidade: Mais de 10 anos Base circular de betão armado, espessura 6-7 cm, diametro 120 cm Cobertura circular de betão armado, espessura 5 cm, diâmetro 120 cm Parede circular: tijolos trapezoidais de barro, secados ao ar Altura da parede circular: 180 cm Revestimento da base no interior com uma camada de 5 cm de barro Maticação de barro da parede circular, por fora e dentro Bocal de enchimento e de manutenção 35 x 50 cm, fechável a cadeado Janela de descarga de cimento, 10 x 15 cm, fechável á cadeado Machessa ou alpendre de protecção.

3. Materiais Externos 1,5 saco de cimento 16,2m de varão de construção nervurado (6mm) 2 m de varão liso de 6mm 0,8m de varão liso de 10mm 2m de arame queimado 12m de arame galvanizado de 3mm 2 cadeados para bocal de carga e janela de descarga

Page 3: CONSERVAÇÃOPÓSCOLHEITA ... · hermeticamente fechados, por exemplo milho debulhado emsacos guardados emespaços donde os insectos têmacesso; e B)Pela diferença no custo dos produtos

8 estacas de 3m para a machessa ou alpendre

4. Contribuição do Beneficiário Juntar os materiais locais Fazer tijolos de barro conforme orientação do Artesão ou empresa contratada Construir Machessa ou Alpendre de protecção Fazer o reboco interno e externo da parede do celeiro.

5. Tratamento do Grão

O celeiro por si só não garante a conservação do grão. É praticamente inevitável queno processo de enchimento do celeiro entrem ovos dos insectos, larvas e insectosadultos.O objectivo do tratamento de celeiros hermeticamente fechados imediatamentedepois do enchimento, é de eliminar todos os insectos adultos junto com as larvas eovos. Logo depois da aplicação do produto, o celeiro é celado na janela de descargae do bocal de enchimento.

Para o tratamento do produto, recomenda-se a FOSTOXINA (fosforeto de aluminio).A Fostoxina é formulada em comprimidos que emitem um gás tóxico chamadofosfina á partir do momento quando são expostos ao contacto com a humidade do ar.A reacção quimica da Fostoxina pode levar 5 a 11 dias emitindo o gás fosfina,tempo suficiente para eliminar os insectos adultos, as larvas e ovos dentro do celeiro.

No inicio do enchimento do celeiro, é colocado no centro do celeiro um cano comorifícios nos lados. O cano é feito de uma vara de bambú. Logo quando o celeiroestiver cheio, a quantidade recomendada de comprimidos, são introduzidos pelaabertura superior do cano. Logo depois da aplicação do produto, a janela dedescarga e o bocal de enchimento, são selados com barro.

Recomenda-se que a aplicação do produto seja feita por pessoal devidamentetreinadas, neste caso os Extensionistas e facilitadores Comunitários que passarampor um treinamento sobre a matéria.

NB: O tratamento do grão com Pyrimiphos-metilo (Actellic) não é recomendadopara celeiros herméticos como o tipo Gorongosa pelas seguintes razões:A) O Actellic é desenhado para proteger grãos armazenados em espaços não

hermeticamente fechados, por exemplo milho debulhado em sacos guardadosem espaços donde os insectos têm acesso; e

B) Pela diferença no custo dos produtos de cerca de 25,00MT para Fostoxinae250,00 a 300,00MT pata tratamento de uma tonelada de produto.

Page 4: CONSERVAÇÃOPÓSCOLHEITA ... · hermeticamente fechados, por exemplo milho debulhado emsacos guardados emespaços donde os insectos têmacesso; e B)Pela diferença no custo dos produtos

6. Beneficiários Directos

Distritos Total de BeneficiariosHomens Mulheres

Morrumbala 384 54Mopeia 114 6Mutarara 87 13Chemba 100 13Maringue 112 8Sub-total 797 94

Total de celeiros para manuseamento de cereais 891. Se considerarmos a média de 5membros por familia, o total de beneficiários directo é de 4.455. O Distrito de Maringueé o único Distrito ainda em processo de montagem.

7. Vantagens do Celeiro

a) Durabilidade: o celeiro mais de 10 anos, podendo mesmo a superar o dobro doprevisto, caso a construção e a manutenção for rigorosa. As paredes de barrodeste celeiro hermético, são capazes de absorver a humidade do cereal e deconduzir este para exterior sem produzir a condesação no interior do celeiro. Éum celeiro a prova de fogo, portanto, o produto armazenado, não é apenasprotegido de insectos e roedores, mas também de fogo. Mesmo se a Matchessa doceleiro queimar, o proprio celeiro e o conteudo ficam intactos.

b) Vantagens Económicas da armazenagem: Valor de 1 tonelada de milho (=50latas de 20 Litros) vendido 1 a 2 meses depois da colheita = 50 Latas x 50MT/lata = 2.500,00MT/Ton ( 2,5Mt/Kg).

O quadro a seguir, mostra o valor da mesma quantidade de milho armazenado atéDezembro ou Janeiro, em função do preço de venda na época:

Preço de venda doMilho por lata

(Mt)

Valor de venda doMilho de 1 celeiro =1ton= 50 latas

(Mt)

Aumento do valordepois da colheita(valor base 2,5Mt/Kg)

100 5.000,00 2 vezes120 6.000,00 2,5 vezes140 7.000,00 3 vezes160 8.000,00 3 vezes

Se o produtor vender o Milho armazenado por 100 Mt/lata, o valor do produto duplicará,comparado com o valor de venda do Milho 1 a 2 meses depois da colheita. Em vez de

Page 5: CONSERVAÇÃOPÓSCOLHEITA ... · hermeticamente fechados, por exemplo milho debulhado emsacos guardados emespaços donde os insectos têmacesso; e B)Pela diferença no custo dos produtos

2.500,00Mt o produtor recebe 5.000,00Mt. Se o preço de venda por lata for 160, oprodutor iria receber 8.000,00Mt, o que corresponde a 3 vezes o valor que o milho tinhalogo depois da colheita.

c) Vantagens macro-económicas: O armazenamento de cereais é uma prestação deserviços que em Moçambique proporciona elevados rendimentos. Normalmenteeste serviço é prestado por armazenistas nos centros urbanos. Com adisponibilidade de celeiros que permitem o armazenamento seguro do grão, comopor exemplo o Celeiro Tipo Gorongosa, desenhado para uso á nivel familiar, oagricultor tém a possibilidade de entrar também na área de prestação de serviços(neste caso: de armazenamento) e assim, explorar uma fonte não tradicional derendimento.

d) Vantagem na gestão de stock: Uma família de 5 agregados precisa deaproximadamente 0,5Ton (500kg) de cereaís por ano para o Auto-consumo.Convém armazenar duas vezes esta quantidade. Quer dizer 1 tonelada no celeiropara estar preparado em caso de uma fraca colheita no ano seguinte. Se emJaneiro/Fevereiro a familia vê que a colheita seguinte garante a segurançaalimentar para o ano seguinte , esta reserva de 0,5 toneladas pode ser vendidapelo preço geralmente bastante elevado da época.

e) Vantagem no cumprimento das normas técnicas agrícolas: O celeiro pode serusado como uma isca para os Extensionistas e os Facilitadores Comunitários,usarem para atrair os produtores a adoptarem as normas técnicas correctas paramelhorar a sua produtividade. O Extensionista informará ao produtor, que paraencher o celeiro com uma área relativamente pequena, com pouco esforço emenos custos por unidade de área, ele deverá seguir as normas técnicas que oExtensionista tras em manga. O produtor querendo alcançar uma meta predifinidapelo tamanho do celeiro e com menos custos, provavelmente motivará o produtora aderir as normas.

8. Impacto

Os poucos celeiros, cujas montagens foram finalizadas a tempo de serem usadas paraarmazenar Milho da campanha passada 011/012, todos eles viraram locais de venda degrãos para semente devido a qualidade que se apresentavam. Quer dizer, que osbeneficiários desempenharam o papel de provedor de semente local. Outro grandeimpacto, os beneficiários tiveram a oportunidade de vender o seu Milho entre Janeiro eFevereiro, a 300Mt/Lata de 20 Litros, cerca de 15 Mt/Kg.

Page 6: CONSERVAÇÃOPÓSCOLHEITA ... · hermeticamente fechados, por exemplo milho debulhado emsacos guardados emespaços donde os insectos têmacesso; e B)Pela diferença no custo dos produtos

Antes Depois

Qualidade do grão armazenado.