conscientizaÇÃo, prevenÇÃo e combate À …...focos de dengue, desde 2001, a equipe de agentes...

1
CONSCIENTIZAÇÃO, PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE Autor principal: BASTOS, AMS 1 ; Co-autores: AZEVEDO, JFF 1 ; PEREIRA 1 , AMS 1 ; ANASTACIO, IAS 1 ; SILVA, E 1 ; LAUTENSCHLAGER, MGF 1 1 Unidade Básica de Saúde Dom Mielle Introdução A partir do conhecimento das micro áreas da Unidade de Saúde Dom Mielle e compreendendo a necessidade de combater os criadouros e possíveis focos de dengue, desde 2001, a equipe de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) desenvolve trabalhos voltados à prática diária de conscientização dos moradores (1,2) de que a higiene do ambiente faz parte da prevenção. Desse modo, desenvolvem em conjunto com a Associação de moradores, igrejas, escola e serviços de limpeza urbana, formas para modificar e melhorar a região que abrange a Unidade de Saúde, com reflexo na vida dos usuários. Objetivo da atividade O objetivo desta atividade é orientar a população sobre as formas para evitar a presença de criadouros e a infestação do mosquito Aedes aegypti (2) . Descrição da atividade No decorrer dos anos foram organizadas atividades: “Apitaço”, Desfiles de banda marcial (Escolas estaduais de primeiro e segundo graus), Orientações nas escolas (ACS fantasiada de “mosquitão”) Arrastões, Resultados e impacto obtido Confecção de cartazes pelas crianças da comunidade As atividades desenvolvidas permitem aos Agentes (permaneceram expostos na UBS para votação e Comunitários de Saúde uma constante atualização nas premiação das crianças), questões de educação em saúde, com alternativas Na UBS: os usuários têm acesso ao recipiente que criativas para levar conhecimento à população no demonstra a evolução do ovo até a fase adulta do sentido de evitar a presença de criadouros e a mosquito. infestação do mosquito. O êxito do trabalho é a disseminação constante do conhecimento referente ao combate à dengue. Todas as atividades acontecem sob a orientação da equipe de Agentes Referências Comunitários de Saúde. 1. Reis CB, Andrade SMO, Cunha RV. Aliados do A. Aegypti: fatores contribuintes para a ocorrência do dengue segundo as representações sociais dos profissionais das equipes de saúde da família. Ciência & saúde Coletiva 2013; 18(2): 517-526. 2. Silva ERP et al. Atuação dos Agentes Comunitários e Saúde na Estratégia Saúde da Família. Cogitare Enferm 2012; 17(4): 635-641.

Upload: others

Post on 22-Aug-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CONSCIENTIZAÇÃO, PREVENÇÃO E COMBATE À …...focos de dengue, desde 2001, a equipe de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) desenvolve trabalhos voltados à prática diária de

CONSCIENTIZAÇÃO, PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE

Autor principal: BASTOS, AMS 1 ;

Co-autores: AZEVEDO, JFF 1 ; PEREIRA 1 , AMS 1 ; ANASTACIO, IAS 1 ; SILVA, E 1 ; LAUTENSCHLAGER, MGF 1 1 Unidade Básica de Saúde Dom Mielle

Introdução

A partir do conhecimento das micro áreas da Unidade de Saúde Dom Mielle e compreendendo a necessidade de combater os criadouros e possíveis focos de dengue, desde 2001, a equipe de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) desenvolve trabalhos voltados à prática diária de conscientização dos moradores (1,2) de que a higiene do ambiente faz parte da prevenção.

Desse modo, desenvolvem em conjunto com a Associação de moradores, igrejas, escola e serviços de limpeza urbana, formas para modificar e melhorar a região que abrange a Unidade de Saúde, com reflexo na vida dos usuários.

Objetivo da atividade

O objetivo desta atividade é orientar a população sobre as formas para evitar a presença de criadouros e a infestação do mosquito Aedes aegypti (2) .

Descrição da atividade No decorrer dos anos foram organizadas atividades:

• “Apitaço”,

• Desfiles de banda marcial (Escolas estaduais de

primeiro e segundo graus),

• Orientações nas escolas (ACS fantasiada de

“mosquitão”)

• Arrastões, Resultados e impacto obtido

• Confecção de cartazes pelas crianças da comunidade As atividades desenvolvidas permitem aos Agentes

(permaneceram expostos na UBS para votação e Comunitários de Saúde uma constante atualização nas

premiação das crianças), questões de educação em saúde, com alternativas

• Na UBS: os usuários têm acesso ao recipiente que criativas para levar conhecimento à população no

demonstra a evolução do ovo até a fase adulta do sentido de evitar a presença de criadouros e a

mosquito. infestação do mosquito.

O êxito do trabalho é a disseminação constante do

conhecimento referente ao combate à dengue. Todas as atividades

acontecem sob a orientação da equipe de Agentes Referências Comunitários de Saúde. 1. Reis CB, Andrade SMO, Cunha RV. Aliados do A. Aegypti: fatores contribuintes para a

ocorrência do dengue segundo as representações sociais dos profissionais das equipes de saúde da família. Ciência & saúde Coletiva 2013; 18(2): 517-526.

2. Silva ERP et al. Atuação dos Agentes Comunitários e Saúde na Estratégia Saúde da Família. Cogitare Enferm 2012; 17(4): 635-641.