conheça os projetos selecionados do inova senai. inova senai... · e você vai poder votar no seu...

29
CONHEÇA OS PROJETOS SELECIONADOS DO INOVA SENAI. UMA INDÚSTRIA INOVADORA

Upload: buikhanh

Post on 13-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Conheça os projetos seleCionados do inova senai.

uma indústria inovadora

O INOVA SENAI é uma mostra de projetos de inovação tecnológica desenvolvidos e executados por alunos, técnicos e docentes do SENAI. Inovações e soluções para o setor produtivo que promovem a competitividade em diversos setores industriais.

Durante o período da exposição ainda será realizado um Fórum de Investimentos com a participação de investidores de diversos setores, possibilitando que as inovações criadas pelos alunos do SENAI tenham impacto direto sobre as empresas industriais.

INOVA SENAI.O brASIl DO FuturO SE FAz cOm umA INDúStrIA INOVADOrA.

O projeto pretende promover uma mudança cultural nos processos produtivos de cerâmica vermelha por meio da introdução de materiais considerados inicialmente como resíduos no processo de fabricação da telha, contribuindo dessa forma para a preservação ambiental. Destaca-se nesse projeto a fabricação da telha cerâmica, utilizando a inclusão de matéria-prima reciclável na sua composição, como, por exemplo, o pó da borracha de pneu processado e triturado.

EQUIPE luiz roberto machado Hordonho

Amanda Salvador de carvalho

Projeto 07

ProcEsso dE fabrIcação dE tElha cErâmIca UtIlIzando Pó da borracha dE PnEU SENAI cE / cAtEgOrIA: prOcESSO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: cONStruçãO cIVIl

os projetos* mais inovadores da indústria estão no inova senai. e você vai poder votar no seu preferido. participe, escolha o seu.

projetos

*os projetos de 1-6 não participam da mostra inova senai.

O objetivo desse trabalho é o desenvolvimento de uma formulação de iogurte saborizado de beterraba e limão, apresentando características nutricionais elevadas, que atendem a todas as faixas etárias com maior necessidade de vitaminas. O produto é destinado ao público em geral e para viabilizá-lo foi elaborado o iogurte e depois utilizadas as polpas de beterraba e limão como saborizantes.

EQUIPE creciana m. Endresmarli t. Viot Fabricio

maryelen A. SouzaAndréia maria Faion

IogUrtE dE bEtErraba com lImão SENAI Sc / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: AlImENtOS

Projeto 09

O dispositivo realiza a moagem de utensílios descartáveis, transformando-os em resíduos plásticos moídos. Após a lavagem, o material moído está pronto para as etapas seguintes de reciclagem. Desse modo, o volume dos utensílios plásticos diminui cerca de 75%, reduzindo o espaço ocupado com o material a ser reciclado. O dispositivo utiliza um motor de baixa potência e a água da lavagem é reciclada, passando por um filtro, e depositada em um reservatório, o que torna o equipamento econômico e ecologicamente viável.

EQUIPE Edilene de cássia Dutra Nunes

Flávio de Freitas malelloWanderson Akiyama

dIsPosItIvo dE rEcIclagEm (moagEm E lImPEza) dE UtEnsílIos dEscartávEIs SENAI Sp / cAtEgOrIA: prOcESSO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: plÁStIcOS E bOrrAcHAS

Projeto 08

Acompanhando a tendência do mercado de lançar novos produtos ou adaptações de produtos ditos “populares”, esse projeto aproveita a oportunidade para mostrar ao mercado consumidor o queijo Frescal com geleia de Açaí. uma forma para melhor atender o consumidor, gerando benefícios à saúde por meio de um produdo compatível com outros queijos de alta degustação no mercado. trata-se de um queijo Frescal com polpa de açaí, sendo de formato circular já definido pelo mercado consumidor, com coloração característica do açaí e de sabor agridoce, combinando o sabor salgado do queijo com o doce da geleia do açaí.

EQUIPE José leodoro Sales Júnior

Silvia cristina Oliveira castromarcos cruz costa

Wysant Silva rodrigues

QUEIjo frEscal com PolPa dE açaí SENAI mA / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: AlImENtOS

Nesse projeto foi desenvolvido um creme de abacate tipo maionese, utilizando o abacate para produção de um produto salgado, já que no brasil o hábito de consumo está relacionado a uma preparação doce. O grande desafio do projeto foi utilizar a menor quantidade de óleo de soja possível, substituindo-o pela polpa de abacate, garantindo corpo e viscosidade, características da maionese tradicional. tudo isso com sabor, cor e aroma próximos ao da maionese tão apreciada pelos brasileiros.

EQUIPE Angélica m. lampa Fioresi

cleide de moura casante zago

crEmE dE abacatE tIPo maIonEsE SENAI Sp / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr /ÁrEA INDuStrIAl: AlImENtOS

Projeto 11Projeto 10

materiais como farelo de milho, farelo de soja, açúcar, entre outros, quando embalados em sacas, devido ao processo de armazenagem, tendem a se compactar, causando o efeito chamado de “empedramento”, ou seja, a solidificação do material que antes estava a granel. considerando esse problema, o projeto tem como objetivo a construção de um dispositivo que descompacta e fragmenta materiais ensacados através de uma esteira, rolos fixos e rolo articulado com força regulável durante o transporte da saca.

EQUIPE tarso tristão da Silva

thaís coutinho barbosarubens cesar costa liporini

dEscomPactador dE açúcar SENAI Sp / cAtEgOrIA: prOcESSO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: mEtAlOmEcâNIcA

O pó de rocha gerado nos filtros manga de uma indústria mineradora, resíduo sólido abundante de baixo valor agregado e geralmente destinado para aterros sanitários ou industriais, apresentou teores elevados de alumínio e sílica em sua composição química, sugerindo um uso mais nobre como auxiliar de coagulação em estações de tratamento físico-químico de efluentes. Após ensaios laboratoriais realizados no SENAI cIc (curitiba, pr), verificou-se a viabilidade técnica de uso do pó de rocha como auxiliar de coagulação, já que este produto foi capaz de aumentar em média 50% a remoção de cor e turbidez de três efluentes distintos. Desta forma, a presente proposta prevê o uso do pó de rocha como auxiliar de coagulação em efluentes industriais, fornecendo maior tratabilidade e eficiência às estações de tratamento sem aumento significativo nos custos operacionais e sem ocasionar aumento na geração de lodo.

EQUIPE Alessandra rosa Vieira

Francisco Soveral zanellarodrigo Augusto Franco de Oliveira zawadzki

patrícia barbosa dos Santos

rEsídUo dE Pó dE rocha Para coagUlação no tratamEnto dE EflUEntEs IndUstrIaIs SENAI pr / cAtEgOrIA: prOcESSO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: QuímIcA

Projeto 13Projeto 12

com esse projeto pretende-se, em parceria com os SENAIs dos estados que sediarão jogos da copa, introduzir uma metodologia capaz de instaurar nos alunos e docentes dos cursos técnicos a capacidade de refletir sobre a temática Inovação e de desenvolver projetos com profissionais de outras áreas, utilizando-se da rede social como ferramenta para inovação aberta e trabalho em rede. A metodologia foi construída em cima de um projeto piloto: uma discussão sobre o que podemos fazer para evitar uma crise na economia brasileira após a copa de 2014. Sabemos que uma crise após grandes eventos é comum e, sem planejamento estratégico, inevitável.

EQUIPE gisele ribeiro ramos

gustavo gomes de Freitascassia Ferreira

Juliana rossi

Inovação aPlIcada aos cUrsos técnIcos SENAI mg / cAtEgOrIA: SErVIçO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: EDucAçãO

Esse trabalho consiste no desenvolvimento de um equipamento automatizado que auxilie os educadores de educação ambiental já na fase pré-escolar das crianças. trata-se de uma lixeira eletrônica interativa seletora de lixo reciclável, automatizada, destinada à educação ambiental para o público infantil. O equipamento interage com o usuário por meio de voz e teclas seletoras para determinar qual tipo de lixo reciclável será descartado. Através da interatividade e sinalização, esse projeto pretende despertar o interesse e motivar o público-alvo para esse descarte de lixo reciclável de maneira consciente e divertida ao mesmo tempo.

EQUIPE Edson Anício Duarte

márcio cidreira martinmariane cordeiro gasquez

Danielle castro marques

lIxEIra ElEtrônIca IntEratIva SENAI Sp / cAtEgOrIA: prOcESSO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: ElEtrOElEtrôNIcA

Projeto 15Projeto 14

O projeto em questão apresenta o desenvolvimento de um petit gateau de café com leite, produto inovador no mercado de sobremesas congeladas, que possui como diferencial sua proposta de comercialização conjunta com porção de sorvete de nata. O objetivo desse projeto é oferecer a uma gama maior de consumidores um produto de qualidade que atenda às necessidades de consumo em termos de praticidade e sabor, com o desafio tecnológico fundamentado em eliminar ou diminuir a percepção de massa crua do petit gateau, citada como principal fator indesejável, sem, no entanto, descaracterizar sua receita original.

EQUIPE mirlei Dias melo

Eniceli rodrigues moraes pinto

PEtIt gatEaU dE café com lEItE SENAI Sp / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: AlImENtOS

O objetivo desse projeto é a elaboração de uma salsicha com o uso da beterraba, em substituição, total ou parcial, aos aditivos Nitrato e Nitrito, substâncias químicas conservadoras e promotoras da cura, essenciais no processamento de embutidos, que inibem o crescimento microbiano. O projeto em questão demonstrou ser um produto peculiar, que atende um novo nicho de mercado, ou seja, um público seleto, consumidor de salsicha com matéria-prima de primeira linha, preocupado com a saúde e adepto do uso de ingredientes naturais, com características nutricionais comprovadas.

EQUIPE Eniceli rodrigues moraes pinto

Alessandra bugatte palazzoJefferson borges Santos

salsIcha vIEna cUrada PElo Uso dE bEtErraba SENAI Sp / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: AlImENtOS

Projeto 17Projeto 16

O projeto busca melhorar o processo do corte de viés que acontece na indústria de confecção, iniciando na máquina de viés que corta tecidos e plásticos em tiras de diversas espessuras, deixando-as no formato de rolos. O mercado atual oferece máquinas que apenas cortam e enrolam, sem contar a metragem cortada. para solucionar esse problema, pensou-se em acoplar um contador de metragem à máquina, que além de contar, irá mecanizar todo o processo, cortando apenas o necessário para a fabricação do produto. com isso, há a diminuição do volume de resíduos descartados, aumentando, assim, a lucratividade.

EQUIPE márcia Qualio baptista dos SantosJosé rogério maciel Ferreira FilhoKleymilson do Nascimento Souza

adaPtador Para mEdIr o comPrImEnto dE vIés SENAI cE / cAtEgOrIA: prOcESSO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: têxtIl E VEStuÁrO

A proposta desse projeto é proporcionar ao mercado um produto tradicional, pão de queijo, inovando suas características nutricionais pela substituição parcial do queijo por cenoura, legume rico em sais minerais como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo, além de grande quantidade de betacaroteno, que atua como antioxidante. com isso, pretendeu-se criar uma opção de alimento inovador, mais nutritivo e com menor teor de gordura que o original, incentivando o consumo de legumes e uma alimentação mais saudável, com um produto de ótima aceitação por parte dos consumidores, em especial da classe infantil.

EQUIPE Verônica Seixas Arcanjo

Juliano lopesAndréia Ferreira lourenço

Neilson braga

Pão dE QUEIjo lIght Em gordUra com sUbstItUIção ParcIal do QUEIjo Por cEnoUra SENAI mS / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: AlImENtOS

Projeto 19Projeto 18

Esse projeto parte da necessidade de uma interface homem-máquina que controle simultaneamente os eixos x, y e z com movimentos da cabeça. utiliza a tecnologia de rastreamento por infravermelho que, juntamente com softwares específicos, consegue identificar e localizar os pontos de radiação infravermelha num ambiente e enviar as coordenadas para o computador. Este então repassa para o aplicativo, que pode ser, por exemplo, um simulador. tal interface permite total imersão e controle por parte do usuário em ambientes virtuais, com movimentos tridimensionais. O Headtracking é mais do que uma interface, é uma ferramenta de controle dos eixos x, y e z para uso em simuladores virtuais.

EQUIPE renato cortez de Freitas

carolina martins costamaria pastora b. Silva

hEadtrackIng - rastrEamEnto dE InfravErmElho Por ócUlos SENAI rJ / cAtEgOrIA :prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrItAl: ElEtrOElEtrôNIcA

O colete multicamping é um produto inovador com um diferencial para moda e vestuário brasileiro, idealizado para práticas esportivas ao ar livre. proporcionando proteção física e conforto aos esportistas, é leve, resistente e apresenta vários compartimentos que auxiliam no transporte de objetos pessoais. Depois de ser desdobrado de forma fácil e rápida, se transforma em uma rede de descanso, podendo ser amarrado em árvores ou suportes adequados.

EQUIPE Daniely Ap. Sotolani Nacimento

tatiane FortiFernanda Francisca da Silva

Jacira Vasconcelos de Oliveira

colEtE mUltIcamPIng SENAI mS / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: têxtIl E VEStuÁrIO

Projeto 21Projeto 20

O produto é um dispositivo mecânico de sinalização da área de costura para pessoas com deficiência visual parcial ou plena, utilizado em máquina de costura, que é compreendido por pista de costura lateral esquerda e pista de costura lateral direita que servem de guia para a trajetória da costura. Ou seja, um aviso de redução de velocidade da pista de costura do lado esquerdo e outro aviso de redução de velocidade da pista de costura do lado direito, que tem a função de ponto de referência ao término da operação de costura, para que o profissional reduza a velocidade da máquina de costura; um aviso da posição “centro da agulha” da pista de costura do lado esquerdo e outro aviso da posição “centro da agulha” da pista de costura do lado direito, que tem a função de ponto de referência de parada perpendicular ao centro da agulha; um outro aviso da posição “finaliza costura” da pista de costura do lado esquerdo aviso da posição “finaliza costura” da pista de costura do lado direito, que tem a função de ponto de referência de finalização da costura, indicando o término da operação de costura da peça.

EQUIPE Daniel Quaresma

Flávio Sabrapaulo gonzagarodrigo garcia

dIsPosItIvo adaPtávEl Em máQUIna dE costUra Para Pcd vIsUal SENAI cEtIQt / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: têxtIl E VEStuÁrIO

O plastiflex consiste em placas plásticas fabricadas a partir de materiais reciclados, em dimensões variadas, para disponibilizar economia, agilidade e praticidade, além da estética, resistência e durabilidade necessárias para o manuseio e instalação,em ambientes residenciais, comerciais e industriais. como resultado, temos uma cópia fiel aos revestimentos de piso vinílicos e cerâmicas de revestimento de paredes, com cores e texturas desejadas. Através da utilização de resíduos de polímeros como matéria-prima, contribui diretamente para a diminuição da poluição do meio ambiente, incentivando também as políticas de coleta seletiva de lixo, além de favorecer a geração de emprego e renda para associações de catação de lixo. Nesse contexto, o plastiflex promove benefícios ambientais, sociais e econômicos.

EQUIPE Jose da costa pimentel Neto

André borges cavalcante

PlastIflEx - Uma altErnatIva sUstEntávEl Para rEvEstImEnto dE PIsos E ParEdEsSENAI mA / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: cONStruçãO cIVIl

Projeto 23Projeto 22

O objetivo principal desse projeto é fazer furos quadrados a partir de uma broca em rotação utilizando máquinas-ferramenta programáveis. A furação acontece com a broca em rotação. O furo quadrado é obtido através da programação de um modelo matemático no comando numérico da máquina. Essa programação permite que a máquina execute a sincronia de movimentos entre a rotação e o deslocamento do eixo da broca de três cortes. O equipamento utilizado para essa operação é um centro de usinagem Vertical cNc.

EQUIPE marcelo Hirai castro

rodrigo Ferreira de Deus

broca sIncronIzada Em cnc Para fUro QUadrado SENAI Sp / cAtEgOrIA: prOcESSO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: mEtAlOmEcâNIcA

A construção civil é um dos fortes pilares do desenvolvimento econômico no brasil, responsável por 15% do pIb, movimentando cerca de 400 bilhões por ano. por outro lado, comporta-se, ainda, como grande geradora de impactos ambientais. Nesse cenário, percebe-se a necessidade de intervir na forma como os edifícios são projetados, construídos, gerenciados ao longo do ciclo de vida, a partir da criação de empreendimentos ecoeficientes. Sendo assim, faz-se necessária consultoria técnica para o desenvolvimento e implementação de Sistema de gestão do Empreendimento (SgE), diagnóstico e certificação de Alta Qualidade Ambiental - AQuA das fases de programa, projeto e construção de edifícios de diferentes tipologias, bem como reforma/renovação de edifícios existentes.

EQUIPE camila mesquita chisté perin

Aline gabrielli lopesluiz paulo Queiroz

renato de Oliveira Silva

cErtIfIcação ambIEntal dE EdIfícIos SENAI ES / cAtEgOrIA: SErVIçO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: cONStruçãO cIVIl

Projeto 25Projeto 24

O saca-pino pneumático é uma ferramenta leve, pequena e de fácil transporte. Sua utilização é simples, pois é preciso apenas que um colaborador o rosqueie no pino a ser retirado, conectando-o a uma mangueira de ar comprimido de poliuretano, com dimensão de Ø 8 mm (pu-8), a um ponto de saída qualquer da instalação predial. proporciona à indústria uma maior qualidade e agilidade ao serviço prestado. Além disso, oferece ao operador menor risco de acidentes, menor desgaste físico e permite posicionamento ergonomicamente correto.

EQUIPE Arlindo Soares da Silva Filhomarcelo Aparecido Sartorelli

Wagner José dos SantosEdvaldo Antonio de Oliveira

saca-PIno PnEUmátIco SENAI Sp / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: mEtAlOmEcâNIcA

Esse projeto tem o objetivo de disponibilizar serviços técnicos e tecnológicos à indústria petrolífera de exploração onshore, viabilizando a ação didática e a inovação tecnológica por meio de soluções acessíveis de fácil mobilidade e operabilidade dos equipamentos e instrumentos em atendimento às necessidades de capacitação técnica/tecnológica e de qualificação profissional do setor, com ênfase em todas as fases do processo onshore na exploração e separação das frações, oferecendo destino seguro ao resíduo do petróleo.

EQUIPE Júlio césar de Farias gonçalo

Joel Henrique Soares DomingosAdemir Aiton de Oliveira

marcelo de Souza carvalho

mIcroUnIdadE dE bombEamEnto E sEParação trIfásIca dE PEtrólEo onshorE SENAI Al / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: pEtrólEO E gÁS

Projeto 27Projeto 26

A máquina de biscoito recheado pneumorrotativa com magazine e dosagem ajustável foi desenvolvida para ser utilizada na planta da escola de forma didática, mas também tem grande utilidade em indústrias de pequeno porte que estão em desenvolvimento e desejam automatizar sua linha de produção. O controle dessa máquina é feito através de um controle lógico programável (clp), eletroválvulas, cilindros pneumáticos. O sistema rotativo de recheio de biscoitos permite uma nova técnica mais simples, segura e eficaz para produção de biscoitos recheados. A aplicação desse equipamento é rechear biscoitos por dosagem de creme, que é feita através do temporizador existente no clp, sendo permitido modificar a dosagem do creme.

EQUIPE regis Eugenio dos Santos

marcos Albuquerque macedopaulo Sergio pereira

Kelly cristina Vieira dos Santos

máQUIna dE bIscoIto rEchEado PnEUmorrotatIva com magazInE E dosagEm ajUstávEl SENAI Sp / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: AlImENtOS

O miniguindaste é composto por uma coluna de sustentação rotativa através de um atuador semirrotativo e com dois níveis de altura dados por um cilindro pneumático de dupla ação. uma lança com dois estágios de abertura dados por dois cilindros de dupla ação. cada um dos atuadores será comandado por válvulas direcionais 5/3 com centro fechado, comandadas por alavanca centrada por molas. todos os componentes serão acomodados dentro de uma maleta para facilitar o transporte.

mInIgUIncho PnEUmátIco SENAI rJ / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: mEtAlOmEcâNIcA

Projeto 29Projeto 28

EQUIPE José geraldo Fragoso de Queiroz

André luiz Eller tardimmaria pastora b. da Silva

Simulador composto por software e hardware utilizando realidade virtual não imersiva para treinamento de soldadores tIg e mIg/mAg com foco em suprir a grande demanda apresentada pelo setor industrial do país. O Simulador Didático de Soldagem Industrial tIg e mIg/mAg é uma ferramenta didática estratégica na preparação de soldadores, possibilitando ao aluno, já na fase introdutória, interagir com as atividades básicas da ocupação, potencializando metodologicamente a formação por competência, despertando no aluno o interesse educacional necessário para o aprendizado completo.

EQUIPE José cícero Alves dos Santos

Oalis luiz Schmitzmarcelo de Souza carvalho

Eduardo Henrique marcondes

sImUlador dIdátIco dE soldagEm IndUstrIal tIg E mIg/mag SENAI Al / cAtEgOrIA: prOcESSO INOVADOr / ÁrEA IINDuStrIAl: mEtAlOmEcâNIcA

O projeto consiste em um bloco de válvulas que são acionadas por um único motor de passo. tais válvulas são utilizadas principalmente na automação de sistemas pneumáticos. Assim, o protótipo oferece uma solução simples para construir tais sistemas, pois a utilização do motor de passo como acionamento permite controlar uma determinada quantidade de válvulas dispostas no bloco por meio de um circuito eletrônico microcontrolado, que associa o ângulo do motor a uma sequência de movimentos dos atuadores pneumáticos.

EQUIPE Vinicius de moraes Nascimento

claudio cicero Silva de Almeidapedro Ivo Aragão guimarães

válvUla dE controlE dIrEcIonal modUlar E ProgramávEl acIonada Por motor dE Passo SENAI pb / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: mEtAlOmEcâNIcA

Projeto 31Projeto 30

O projeto consiste na melhoria do processo da classificação de frutas visando a uma redução de tempo entre a colheita e a classificação. uma máquina acoplada diretamente ao trator evita o tempo ocioso de processos intermediários presentes. A eliminação de algumas etapas do processo atual garante ganhos em produtividade e tempo, já a mecanização da classificação reduz os erros contidos no processo, agregando valor ao produto final, bem como uma homogeneidade dentre as classes selecionadas conforme norma.

EQUIPE mauro Sergio Heimfarth

matheus SchmitzDebora cristina França

classIfIcadora dE frUtas acoPlada À tomada dE força do trator SENAI Sc / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: AlImENtOS

O alicate crimpador com testador de cabo integrado tem o objetivo de facilitar e agilizar o processo de crimpagem e teste de cabos utps para redes de computadores, permitindo ao profissional executar essa tarefa com uma única ferramenta. É um equipamento portátil, que não ultrapassa substancialmente o tamanho do alicate convencional e permite realizar não apenas a crimpagem do cabo, mas também seu teste. Ele pode ser aplicado em todos os locais em que se desenvolvam redes de computadores, seja na indústria, no comércio ou na educação.

EQUIPE Anderson Ouverney palmeira

Adonai Heringer lagemaria pastora b. da Silva

alIcatE dE crImPar com tEstador dE cabo IntEgrado SENAI rJ / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: ElEtrOElEtrôNIcA

Projeto 33Projeto 32

Facilitar o acesso ao banheiro para as pessoas que necessitam utilizar a cadeira de rodas, bem como proporcionar maior segurança e conforto. É um processo inovador, que através de um microcontrolador controla a abertura e fechamento da porta movida por um motor. O caráter inovador se encontra na automação de todo o conjunto, envolvendo o sistema de segurança, o uso de mecanismo para acionamento em caso de queda e também o uso do no-break para manter o sistema em funcionamento na falta da energia elétrica.

EQUIPE Naíse da Silva SantosEdeilson Santos brito

banhEIro aUtomatIzado Para PortadorEs dE dEfIcIêncIa físIca SENAI bA / cAtEgOrIA: prOcESSO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: ElEtrOElEtrôNIcA

Serviço que visa integrar deficientes visuais e auditivos aos serviços de comunicação da empresa, onde o usuário pode telefonar para o servidor e consultar seus e-mails, gerenciar seu calendário e outras atividades, a partir de comandos de voz. permite também que o usuário ligue para o servidor de e-mail e deixe uma mensagem de voz na caixa de entrada do destinatário, sem precisar digitar nada.

EQUIPE Állan prince Amorim Franco

lucas da Silva rosa

voIcE maIl lIgando Para sUa caIxa Postal SENAI rS / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: INFOrmÁtIcA

Projeto 35Projeto 34

Fresadora industrial de três eixos automatizada com um comando por IHm (interface homem-máquina), com comunicação visual e sonora, que permite a operação por pessoas com deficiência - pcD (visuais ou auditivas). Esta máquina é destinada a operações de furação, fresagem ou corte. Visa contribuir com a geração de postos de trabalho para pessoas com deficiência, atendendo também às exigências de inclusão estabelecidas por lei.

EQUIPE Wesley Santos cordeiro

luciano pacheco de Souza João berlese Oliveira gindri martins

Ellivelson beltorti dos Santos

Ihm Para dEfIcIEntEs vIsUaIs oU aUdItIvos (frEsadora mPf 300) SENAI rS / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl; mEtAlOmEcâNIcA

O desenvolvimento de petit suisse a partir de proteína do soro de leite apresenta forte apelo comercial por oferecer um produto com características funcionais em função dos benefícios promovidos pelo consumo das proteínas do leite. Além disso, o uso de subproduto reduz os custos de produção de forma a permitir concorrência com os produtos convencionais e atingir um público jovem e adulto, por conta dos benefícios propostos.

EQUIPE Debora c. França

Joana A. baldisseraFernanda AndolfattoAndréia maria Faion

Elaboraçao dE QUEIjo PEtIt sUIssE a PartIr dE ProtEínas do soro do lEItE SENAI Sc / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: AlImENtOS

Projeto 37Projeto 36

Atualmente a educação através das tecnologias digitais é uma realidade. Nesse sentido, o objetivo desse projeto é desenvolver um aplicativo capaz de simular um diálogo auxiliando os profissionais da eletricidade que estão sob treinamento acerca da Nr-10. Entre outras vantagens, esse aplicativo poderá oferecer uma oportunidade de aprendizado multimídia diferente dos moldes tradicionais.

EQUIPE rony marcolino de Andrade

Widson gomes de meloEzequiel de Souza batista

agEntE dE sImUlação convErsacIonal Para nr-10 SENAI pb / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: ElEtrOElEtrôNIcA

A estufa portátil com seletor e dispensador automático de eletrodos tem por finalidade aumentar a produtividade e agilidade na troca dos consumíveis de soldagem, diminuindo o consumo de energia elétrica e riscos eminentes do manuseio de estufas comuns, pois a seleção e a troca são feitas através de um dispositivo automático que expele o eletrodo sem a necessidade de abrir a estufa, evitando o contato direto do soldador com o consumível aquecido e partes aquecidas da estufa, podendo armazenar diferentes tipos de eletrodos ao mesmo tempo, por possuir três compartimentos independentes.

EQUIPE Antonio Felipe Alves machado

Jacinto Vieira de carvalhomax Allison lima Silva

Adjair Alves de Almeida

EstUfa PortátIl com sElEtor E dIsPEnsador aUtomátIco dE ElEtrodos SENAI pb / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: mEtAlOmEcâNIcA

Projeto 39Projeto 38

pesquisa para quantificar a existência de gás sulfídrico(H2S) nos setores de produção e estações de tratamento das indústrias curtidoras de couro (curtumes), além das áreas de ribeira e áreas dispersas. A partir dos resultados obtidos, propõe sugestões para a execução de medidas de controle desse poluente atmosférico no ambiente do trabalho do curtume no entorno dessas áreas.

EQUIPE Darlan Daniel Alves

Horst mitteregger JúniorSuélen caroline de Souza de lima

EstUdo QUantItatIvo da PolUIção atmosférIca Em cUrtUmEs SENAI rS / cAtEgOrIA: prOcESSO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: cOurO E cAlçADOS

Sistema que permite a liberação das travas das janelas de trens que possuem ar condicionado quando o mesmo para de funcionar. Quando o maquinista do trem percebe que o ar condicionado não está funcionando corretamente, ele recebe um alerta e por meio de um botão destrava todas as janelas do vagão com o equipamento avariado, permitindo que o usuário abra as janelas e possa prosseguir viagem de modo mais confortável, evitando até mesmo que o passageiro tenha que fazer baldeação para outro trem.

EQUIPE Jaqueline de Oliveira calixto

guilherme carraFelipe Nascimento golfeto

gilberto campos Arruda

sIstEma dE lIbEração aUtomátIca dE travas dE janElas artIcUladas – slat SENAI Sp / cAtEgOrIA: prOcESSO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: trANSpOrtE FErrOVIÁrIO

Projeto 41Projeto 40

A tomada sinalizadora com bloqueio de corrente tem como objetivo proteger os usuários e os equipamentos através de um controle sobre a carga ligada nela, sinalizando através de leds se a capacidade máxima da tomada foi atingida. com isso, o usuário pode ter uma melhor visualização do consumo de energia ligada nela. E também conta com um filtro de linha que protege os equipamentos contra interferências da rede elétrica e um fusível de proteção.

EQUIPE Solimar teixeira da Silva

glaubert dos Santos barcelosrhacky rossi rodriguesDenner de lima Farias

tomada sInalIzadora com bloQUEIo dE corrEntE SENAI ES / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: ElEtrOElEtrôNIcA

A alta competitividade das empresas, a complexidade de projetos, a modernização de maquinário, a flexibilidade da produção e a redução de custos levam as empresas a buscar a diversificação de produtos para se manterem no mercado. A unidade SENAI/cEtEF-Itaúna contava com uma Fresadora cNc em situação de descarte (sucateada). por ser um equipamento importado, estava desatualizada em relação ao mercado, apresentando impossibilidade de sua manutenção devido à falta de peças de reposição. A inovação apresentada para o equipamento teve como base a construção de um painel de controle com interface computadorizada. para a realização desse projeto foram necessárias pesquisas, estudos e experimentos sobre todo o princípio de funcionamento da fresadora, como o cNc (controle Numérico computadorizado), softwares e sistemas computacionais específicos aplicados nesse tipo de processo, sistemas de controle e comunicação.

EQUIPE carlos Alberto Aguiar

Wendel gonçalves Antunes Saulo Antunes

PaInEl dE controlE com IntErfacE comPUtadorIzada Para frEsadora cnc SENAI mg / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: mEtAlOmEcâNIcA

Projeto 43Projeto 42

O “Entalhe Automatizado” faz rebaixos para encaixe de fechaduras em portas de madeira, oferecendo comodidade, precisão, segurança e agilidade. leva aproximadamente 2 minutos para concluir todo o processo, sem danificar a porta. manualmente é possível rebaixar 10 (dez) cavidades por dia, contudo causando fadiga. com o equipamento é possível realizar 30 (trinta) rebaixos por hora, ou seja, aproximadamente 240 (duzentos e quarenta) por dia.

EQUIPE rodrigo de Souza Jacomini

Djeison pereira dos Santos Alfredo Simões Neto

EntalhE aUtomatIzado Para Instalação dE fEchadUras Em Portas dE madEIra SENAI Sp / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: mEtAlOmEcâNIcA

levando em consideração o panorama atual, esse projeto tem por objetivo desenvolver um equipamento denominado “pisadeira” - vibrador mecânico para assentamento cerâmico, para aperfeiçoar e dinamizar o processo de assentamento de revestimento cerâmico, minimizar os prejuízos decorrentes no processo de assentamento, além de melhorar as condições de trabalho do operário. Ao utilizar a “pISADEIrA”, o assentamento se torna mais eficiente, assegurado pela maior rapidez no processo, melhor nivelamento do revestimento e redução de perdas de material.

EQUIPE Alessandra da Silva Arduim

Jailton Dias cerqueiraglauber Araújo Alencar cartaxo

PIsadEIra - vIbrador mEcânIco Para assEntamEnto cErâmIco SENAI bA / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: cONStruçãO cIVIl

Projeto 45Projeto 44

O “Equipamento compacto unificado por Secador Elétrico e papel toalha para as mãos” utiliza os dois processos de secagem em um único equipamento e de forma conjunta. Ao término do acionamento do secador, é disponibilizada, automaticamente, uma folha de papel para finalizar o processo. Os resultados são redução de 75% dos resíduos gerados - utilização de uma ao invés de quatro folhas - e economia nos gastos em torno de 85% no processo de secagem das mãos, apresentando eficiência e sustentabilidade.

EQUIPE marcelo Nogueira tirolli

guilherme de Souza rocha

EQUIPamEnto comPacto UnIfIcado Por sEcador ElétrIco E PaPEl toalha Para as mãos SENAI Sp / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: mEtAlOmEcâNIcA

O KIt poderá ser aplicado em várias unidades curriculares do segmento de metal-mecânica, principalmente no curso de mecânico de manutenção industrial e mecânico de usinagem, apresentando-se como uma ferramenta didática de fácil aplicação e interpretação, possibilitando grandes vantagens para o professor, pois cada kit será composto por seis situações reais de ensino-aprendizagem, com grande semelhança da prática industrial, não necessitando assim de máquinas ou kit de grande porte para demonstrações reais de manutenção. cada conjunto, além de bem desenvolvido, cumpre seu objetivo, sendo um grande aliado ao desenvolvimento intelectual, pois representa situações-problema que podem ser aplicadas em unidades curriculares como tecnologia dos rolamentos, tecnologia dos materiais, desenho técnico, elementos de máquinas, lubrificação e montagem e alinhamento de máquinas.

EQUIPE Flávio Amancio Faria

lucas Freiman brasil marquesmaria pastora b. Silva

kIt assybEarIng EdUcatIonal - kIt dIdátIco Para montagEm E manUtEnção dE rolamEntos SENAI rJ / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: mEtAlOmEcâNIcA

Projeto 47Projeto 46

Desenvolvimento de um equipamento mecânico que faz a inserção de uma embalagem plástica descartável (Water bag), dentro de garrafões retornáveis de água mineral. tal equipamento é totalmente automatizado e adaptável ao processo de envasamento com o objetivo final de minimizar riscos de contaminação da água oferecida ao consumidor.

EQUIPE roberto philippi FullgrafDavi de Souza campos

Edegar da Silva

máQUIna aUtomatIzada Para InsErção do watEr bag SENAI Sc / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: mEtAlOmEcâNIcA

O trabalho aborda o desenvolvimento de um espectrofotômetro portátil de baixo custo, que foi projetado a partir de um conjunto de lEDs: um lED ultravioleta, um lED rgb, para o espectro visível, e um lED infravermelho. O arranjo de lEDs desenvolvido neste trabalho permite realizar diversas análises de concentração de substâncias, absorbância e transmitância na faixa de comprimento de onda que se estende de 400 nm a 870 nm, com resolução de leitura de 1 nm.

EQUIPE roberto philippi Fullgrafthiago leandro OliveiraDavi de Souza campos

EsPEctrofotômEtro PortátIl com lEd rgb Para análIsEs QUímIcas E bIológIcas SENAI Sc / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: ElEtrOElEtrôNIcA

Projeto 49Projeto 48

Projeto 52

O projeto mostra a viabilidade técnica e econômica do sistema de lubrificação autônoma. para isso foi criado um sistema dotado de um reservatório para armazenamento de lubrificante que irá reduzir o desgaste das gaxetas, evitando derramamentos de óleo e fluido do poço. A vantagem do reservatório é a facilidade com que torna possível armazenar uma quantidade de lubrificante suficiente para períodos pré-definidos sem a necessidade de visitas constantes ao equipamento e em especial no que tange ao fator ambiental, já que previne derramamento de óleo por desgaste das borrachas de vedação, além de estender a vida útil dos materiais envolvidos, barateando custos com equipamentos e mão de obra. O protótipo está sendo testado em campo e está apresentando resultados bastante satisfatórios.

EQUIPE José benedito bezerra

Antônio Jorgean costa de medeirosmaria betânia Oliveira da costa

maria Keyvilanne da Silva Ferreira

lUbrIfIcação aUtônoma dE hastEs dE bombEIo SENAI rN / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: pEtrólEO E gÁS

A proposta desse projeto é atender a Nr 33 e minimizar os altos índices de óbitos em espaço confinado, através da diminuição do tempo de resgate da vítima nesses ambientes. Isso será realizado com a implantação do monitoramento do operário acompanhado pelo vigia via sistema remoto, que estará interligado com sensores acoplados ao cinto de segurança, monitorando o posicionamento do trabalhador, bem como seus batimentos cardíacos. Assim, em caso de um acidente, o sistema acionará automaticamente a equipe de emergência.

EQUIPE Abraão gualberto Nazario

Ana claudia cursino Ferraz ruberval Sodre

george Fábio

cInto dE sEgUrança com sEnsorEs E gPrs monItorandooPErárIo Em EsPaço confInado SENAI mt / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: SEgurANçA DO trAbAlHO

Projeto 50

A plataforma web 2.0, para projetos de crowdsourcing é um sistema on-line que permitirá às indústrias brasileiras, por meio do SENAI, implementar processos de inovação aberta. Este serviço será capaz de reunir pessoas de todo o mundo por meio da internet, potencializando a capacidade das indústrias de captar ideias, ampliando seus processos de inovação e se tornando mais competitivas, desenvolvendo produtos e serviços sustentáveis tanto para a copa do mundo 2014, como para o fortalecimento de ações sustentáveis em prol do desenvolvimento do país.

EQUIPE Eva rosana de Andrade Fernandes

Aline taina Amaral HornFabricio luz lopes

rafaela grochewski

Plataforma wEb 2.0 Para ProjEtos dE crowdsoUrcIng SENAI pr / cAtEgOrIA: SErVIçO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: INFOrmÁtIcA

Projeto 54

Esse projeto tem como justificativa a melhoria das gruas em vários aspectos, entre eles, extinguir os riscos físicos, ergonômicos e de acidentes, retirando o colaborador da área de risco do equipamento, além de cumprir as disposições contidas nas Normas regulamentadoras de saúde, segurança e medicina do trabalho. A Automatização da grua, um equipamento que exige perícia em sua manipulação, visa deslocar a posição do operador para uma base que proporcione mais segurança e o controle do equipamento através de sistema informatizado.

EQUIPE rozenildo bispo da conceição

Anderson batista córdoba

aUtomatIzação da grUa SENAI bA / cAtEgOrIA: prOcESSO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: AutOmAçãO INDuStrIAl

Projeto 53

As placas coletoras de energia solar podem ter um acréscimo significativo de eficiência se acompanharem o movimento do sol de modo a se manterem perpendiculares aos raios solares. O sistema aqui proposto utiliza-se de um sensor que faz a leitura da posição do sol e aciona dois motores para fazerem a correção para a posição de maior eficiência. Os motores são acionados pela energia captada pelo próprio coletor, que foi previamente armazenada numa bateria elétrica. É um sistema de baixo custo e baixa manutenção. um acréscimo de eficiência de aproximadamente 20% é esperado. com isso acrescenta-se uma economia financeira aos usuários desse processo de obtenção de energia renovável.

EQUIPE moacir Aparecido rossiricardo da Silva Santos

carlos Evangelista

rastrEador solar SENAI Sp / cAtEgOrIA: prODutO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: ElEtrOElEtrôNIcA

Projeto 56

Nesse trabalho aborda-se a geração de biogás a partir do lodo primário, além das vantagens que esse processo pode gerar para curtumes e a população local. O lodo primário pode ser convertido em biogás através da biodigestão, bem como gerar subprodutos, reaproveitáveis no processo. No aspecto social, a energia gerada pelo sistema pode ser aplicada na própria empresa ou nas proximidades, melhorando a qualidade de vida das populações limítrofes, representando uma contrapartida da empresa em relação aos transtornos criados, como por exemplo o mau cheiro, poluição sonora, circulação de caminhões, etc.

EQUIPE clovis Oliveiro Heiden da cruz

Janete Schneider

EstUdo dE aPlIcação do bIogás gErado Em cUrtUmEs no ambIEntE Urbano SENAI rS / cAtEgOrIA: prOcESSO INOVADOr / ÁrEA INDuStrIAl: cOurO E cAlçADOS

Projeto 55

não perca a oportunidade de entrar em contato com uma indústria inovadora feita de

grandes soluções e ideias que contribuem para um Brasil cada vez mais competitivo. inova senai. vote no seu projeto preferido

de 14 a 16 de novembro.

www.senaiolimpiadas.com.br