conheça ervas com propriedades antivirais · o principal “remédio” da fitoterapia são as...

52
Conheça Ervas com Propriedades Antivirais Ervas eliminam vírus sem a necessidade de compra de industrializados O uso da fitoterapia para prevenir ou curar certas doenças existe há milhares de anos e já se mostrou eficiente no combate a doenças virais, como resfriados. O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios industrializados. Erva cidreira Existem diversas pesquisas sobre os efeitos antivirais da erva cidreira. Ela é prescrita para o aparecimento de herpes e aftas. Além disso, é de fácil cultivo. Também é possível fazer um bom chá da erva; Erva-cidreira o poder da cura A erva-cidreira é tida como um remédio eficiente no tratamento de doenças nervosas, como a histeria, a melancolia e a hipocondria. Quem adquire o hábito de tomar chá dessa planta certamente se livra de um outro hábito: O de tomar muitos e diferentes remédios para as doenças que tem ou que imagina ter. E nem se pode estranhar que isso aconteça, pois, sozinha, a erva-cidreira vale por uma prateleira de farmácia. Além de ser um calmante eficiente, ela é um antiespasmódico vigoroso. Por isso, é indicada para as dores de cabeça (inclusive as enxaquecas), para os problemas gástricos e para as cólicas menstruais. Mas não é só como chá que a planta é usada de maneira satisfatória.

Upload: truongdat

Post on 08-Nov-2018

247 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Conheça Ervas com Propriedades

Antivirais

Ervas eliminam vírus sem a necessidade de compra de industrializadosO uso da fitoterapia para prevenir ou curar certas doenças existe há milhares de anos e já semostrou eficiente no combate a doenças virais, como resfriados. O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenharfunções parecidas das usadas em remédios industrializados.

Erva cidreira

Existem diversas pesquisas sobre os efeitos antivirais da erva cidreira. Ela é prescrita para o aparecimento de herpes e aftas. Além disso, é de fácil cultivo. Também é possível fazer um bom chá da erva;

Erva-cidreira o poder da cura

A erva-cidreira é tida como um remédio eficiente no tratamento de doenças nervosas, como ahisteria, a melancolia e a hipocondria. Quem adquire o hábito de tomar chá dessa planta certamente se livra de um outro hábito: O de tomar muitos e diferentes remédios para as doenças que tem ou que imagina ter.

E nem se pode estranhar que isso aconteça, pois, sozinha, a erva-cidreira vale por umaprateleira de farmácia.Além de ser um calmante eficiente, ela é um antiespasmódico vigoroso. Por isso, é indicada para as dores de cabeça (inclusive as enxaquecas), para os problemasgástricos e para as cólicas menstruais.Mas não é só como chá que a planta é usada de maneira satisfatória.

Page 2: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Suas folhas verdes, maceradas e aplicadas como cataplasma frio sobre os olhos,descongestionam as pálpebras e melhoram as conjuntivitesCozidas, essas folhas podem ser usadas em bochechos para acalmar as dores de dente edesinflamar as gengivas. As folhas amassadas em água e sal ajudam a diminuir o inchaço causado pela caxumba.Fora isso, a erva-cidreira é o principal elemento da água de melissa, uma conhecida receitados padres carmelitas francesesEssa água, que é um poderoso descongestionante, pode ser comprada nas farmácias e naslojas que vendem produtos naturais.Mas também pode ser feita em casaJunte 75 g de folhas e flores secas de erva-cidreira, 20 g de camomila e 15 g de hortelãCozinhe essas ervas em 300 ml de água, deixe-as em infusão por 10 minutos e filtre-as. Recomenda-se tomar esse líquido três vezes ao dia para manter sempre o bom humor e atranqüilidade.

Astragalus

Esta erva pouco conhecida melhora o sistema imunológico é é popularmente chamada dehuang qi na medicina chinesa. A raiz é doce, não muito diferente da de alcaçuz. Tem-se demonstrado ser uma erva antiviralmuito eficaz, particularmente para a prevenção de resfriados e gripes, e pode até ser eficazcontra o vírus Coxsackie B (que pode provocar inflamação do coração).

Page 3: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Você pode ferver fatias de raiz na água para fazer uma decocção de cura, ou é possível usara tintura disponível comercialmente. É geralmente recomendado que o astrágalo seja tomadocomo medida preventiva;

Alho

Uma erva que é antiviral, antibacteriana e antifúngica. Não é cara, e você pode usar toda aerva ou tomar cápsulas. No entanto, muitos especialistas concordam que o alho“desodorizado” pode não ser tão eficaz como a erva inalterada. Para desfrutar dos poderesdo alho, você pode ferver alho picado em caldo de galinha e saboreá-lo para evitar gripes eresfriados. Cru, o alho deve ser picado e pode ser polvilhado sobre saladas e misturado emreceitas de massa. Somente tenha cuidado com o consumo excessivo de alho cru, porquepode ele causar náuseas ao ser ingerido desta forma;

O alho é um antisséptico natural. Fortalece o sistema imunológico e é capaz de prevenir gripes e resfriados. Tem papel fundamental na prevenção de diversos tipos de câncer, como o de estômago.É aconselhado ao menos dois dentes de alho por dia no preparo das refeições. Veja aqui receitas de chá de alho.

CHÁ DE ALHO, PODEROSO ANTIBIÓTICO! RECEITAS E CONTRAINDICAÇÕES

Chá de alho

O alho, Allium sativum, é uma das mais antigas plantas consideradas medicinais, para ahumanidade. No Brasil, é uma das plantas indicadas para tratamentos no Serviço Nacional de SaúdePública, em diversas formas de uso e para diversas doenças.

É sabido que o alho é um poderoso vermífugo, antifúngico, inseticida, antibactericida,antibiótico, que sua ingestão reduz os índices de pressão arterial, fluidifica o sangue, reduz

Page 4: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

processos inflamatórios e catarrais e, inclusive, tem a capacidade de induzir célulascancerosas à apoptose, que é a autodestruição celular.Na medicina popular de muitos países, inclusive no nosso, temos a tradição de fazer chá detudo, é certo, e do alho, claro, que é tido como ingrediente absolutamente necessário noschás antigripais onde se junta ao gengibre, ao guaco, à hortelã, e a outras ervas tambémmuito conhecidas.

Mas, o alho tem a particularidade de ser medicinal só quando está cru, ou talvez, melhordizendo, ser potente com suas propriedades curativas, quando é ingerido cru. O cozimento do alho lhe retira muitas das propriedades, menos a de ser um deliciosotempero de nossa culinária.Formas de uso consagradas para o alho medicinalAs formas de uso consagradas, e comprovadas, para o alho medicinal incluem a maceração,ingestão in natura, tintura, óleo prensado a frio .

O macerado de alho pode ser feito em água ou vinho (1 colher de café de alho picado para cada em 30mL de líquido. Todo macerado leva algum tempo para ficar pronto, o de água deve ser consumido nomesmo dia, o de vinho dura bastante.

Indica-se comer de 3 a 4 dentes de alho, in natura, ou seja, crus, por dia em casos decatarros que dificultam a respiração. Veja abaixo como retirar o hálito de alho:

Óleo de Alho

O óleo de alho pode ser feito em casa assim, coloque 3 dentes de alho em 1 xícara de óleode girassol, amasse bem, leve ao fogo em banho-maria durante 1 hora. Deixar esfriar e coe. Tome 1 colher de sobremesa, 2x ao dia, 30 minutos antes das refeições. Indica-se o seu uso, como suplemento nutricional em casos de afecções pulmonares.

Tintura de alho

A tintura de alho é indicada tanto para uso interno como externo em tratamentos dehipertensão arterial, por exemplo.

Page 5: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Água de alho

Água de alho é uma boa forma de se controlar a pressão arterial também. Basta você deixar um dente de alho, cortado ou picado, em um copo de água, á noite. No dia seguinte, tome esse copo de água, em golinhos, durante o dia.

Lembrete!

Mas, sempre que se usa o alho como medicamento, ou mesmo quando se usa alho quebaste, como tempero, é preciso lembrar que, caso você vá fazer alguma cirurgia, mesmo queseja dentária, é preciso interromper seu uso 10 dias antes para evitar possíveis problemas decoagulação sanguínea.

Isso acontece porque o alho é um potente anticoagulante, ótimo em casos que você preciseafinar o sangue, driblar coágulos ou coisas assim mas, péssimo se você precisar de estancaro sangue que flui, não é?

O chá de alhoMesmo não havendo nenhuma indicação de que o chá de alho seja efetivamente curativo,muitas pessoas o usam, e esta informação passa de família para família, garantindo seusbons efeitos. A ciência diz que não, que alho cozido não cura mas, o povo diz que é bom e, neste caso,fora o aspecto que citei acima, da cirurgia, não há contraindicações.

A receita:

* Cozinhe os dentes de alho com açúcar, como se faz para xarope, até ficar queimado.

* Junte gengibre ralado ou em rodelas finas, cozinhe mais um pouco, junte água quantobaste e, no final, fora do fogo, acrescente um limão espremido.Esse chá vai te dar um suadouro valente então, se for tomar, não saia de casa e se abrigueporque suadouro não combina com vento.

* Depois do suadouro você deverá se sentir bem melhor da sua gripe.

Mas, há quem indique um chá mais leve, de alho puro e água, para se tomar em jejum, aolevantar - você deverá ferver os dentes de alho por uns 10 minutos, abafar e deixar amornar.Tomar em jejum para problemas gástricos e processos inflamatórios.

Contraindicações

O alho não é aconselhável a bebês e, por essa razão, não é indicado para mães queamamentam.

Em crianças pequenas, o uso do alho é indicado como vermífugo, bactericida, antibiótico, emdoses muito reguladas.

Em demasia poderá causar reações gástricas por irritação da mucosa, assim como reduzir acapacidade de coagulação normal do sangue, e hipotensão arterial, em pessoas que não sãohipertensas.

Em pessoas com doenças autoimunes como o HIV e que fazem uso dos coquetéis antivirais,o uso exagerado de alho e seus derivados pode afetar, em até 50%, a eficácia destes.

Page 6: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Gengibre

O gengibre é um dos remédios naturais mais poderosos que existem. Pode ser utilizado para proteger o estômago contra úlceras ou mesmo na prevenção denáuseas e enjoos.

Pode também aliviar a dor, pois é um analgésico natural.Além de ter uma poderosa ação anti-náusea, o gengibre também é antiviral e alivia as doresnas articulações.

Os chás feitos da erva fresca são saborosos e picantes por conta de suas características.Mas você pode adoçá-lo com mel para ter benefícios adicionais, como o combate aosgermes.

O recomendável é que, quando aparecer os primeiros sintomas de um resfriado ou gripe,experimente beber o chá de gengibre várias vezes ao dia. E beba como prevenção, se acha que pode ter sido exposto a qualquer tipo de vírus. É uma erva considerada segura, mas não é recomendada para mulheres grávidas.

O gengibre é uma erva perene que atinge até 1,5 m de altura. Seus rizomas são muito usados para fins medicinais e como especiaria, especialmente naculinária de países asiáticos. Os rizomas são usados frescos, secos, em pó, cristalizados ou em conserva, em pratosdoces e salgados.

Seu chá é popular como bebida na China, Coreia e alguns outros países. Também é usado em bebidas alcoólicas como o quentão brasileiro e as cervejas degengibre, e no oriente médio é popular como especiaria no leite ou no café.

O gengibre também é frequentemente cultivado em jardins tropicais como planta ornamental.Cultive em sombra parcial ou com luz solar direta.

Page 7: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Receitas com Gengibre Para Emagrecer

Com um gosto picante que dá um sabor a mais às refeições, o gengibre também é umpotente e importante aliado da saúde. O vegetal possui em sua composições nutrientes como potássio, fibras, proteínas, cálcio,vitamina B6, vitamina C, ferro e magnésio. Ele ainda tem efeitos anti-inflamatórios, melhora o sistema imunológico, alivia problemasgastrointestinais, ameniza náuseas e vômitos durante a gravidez, favorece os sistemasdigestivo, respiratório e circulatório e combate cólicas menstruais, o mau hálito e até mesmoa ressaca.

1. Sopa de gengibre com cenoura

O primeiro prato da nossa lista de receitas com gengibre para emagrecer é uma sopa, quetambém é feita com cenoura, outro ingrediente bastante benéfico para a saúde que traznutrientes como proteínas, fibras, potássio, cálcio, ferro, magnésio, vitamina B6 ebetacaroteno, uma poderosa substância que beneficia a imunidade, os ossos, a pele, ocabelo, a visão e as unhas.

Ingredientes:

1 colher de sopa de óleo de oliva;1 cebola média;6 cenouras grandes;10 g de raiz de gengibre;1 cubo de caldo de vegetais;1 ½ canecos de água fervente;1 colher de sopa de manjericão;1 colher de chá de pimenta preta fresca e moída;1 colher de chá de sal grosso.

Page 8: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Modo de preparo:

Leve uma panela grande com óleo ao fogo, acrescente a cebola, a cenoura e o gengibre edeixe cozinhar durante cinco minutos ou até a cebola ficar mole;Misture o caldo de vegetais com a água e, em seguida, despeje o conteúdo na panela usadano passo anterior. Cubra a panela e deixe cozinhar em fogo brando por 35 minutos ou atéque as cenouras estejam moles;

Leve o conteúdo da panela ao processador de alimentos e, na sequência, adicione a pimentae o sal. Se achar necessário acrescente um pouco de água e bata a sopa;Cubra a sua sopa de gengibre e cenoura com o manjericão, sirva-se e bom apetite!Cada porção da receita possui aproximadamente 80 calorias.

2. Purê de gengibre com abóbora

Agora a gente vai mostrar como preparar um purê que além do gengibre também traz aabóbora, um alimento que possui nutrientes como fibras, proteínas, cálcio, vitamina B12,vitamina C, ferro e magnésio, tem ação antioxidante e promove sensação de saciedade aocorpo.

Ingredientes:

1 kg de abóbora;150 g de cream cheese light;1 colher de sopa de gengibre ralado;Sal e pimenta a gosto;1 colher de sopa de cebolinha picada.

Modo de preparo:

Em uma panela fervente de água leve a abóbora para cozinhar;Esprema a abóbora para se livrar da água e passe-a por um escorredor;Leve-a de volta à panela (sem água) e misture bem com o sal, a pimenta, o gengibre raladoe o cream cheese;Sirva-se e bom apetite!

3. Muffin de gengibre e cenouras

Mais uma vez a cenoura aparece como companheira em uma de nossas receitas comgengibre para emagrecer. Dessa vez, mostraremos como unir esses dois ingredientessaudáveis na preparação de muffins. A receita rende 12 porções e cada um dos bolinhoscontêm menos de 100 calorias.

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo integral;1 ½ colher de chá de fermente em pó;1 ovo batido;2 colheres de sopa de manteiga;1/3 de xícara de açúcar mascavo;1/3 de xícara de açúcar branco;1 cenoura grande cortada em pedaços pequenos;¼ de xícara de leite desnatado;1 colher de chá de gengibre moído ou cortado em pedaços;

Page 9: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

1/8 de colher de chá de canela;1/8 de colher de chá de gengibre desidratado em pó;1/8 de colher de chá de mistura de especiarias;1/8 de colher de chá de baunilha.

Modo de preparo:

Pré aqueça o forno em 180º C;Leve a manteiga ao fogo em uma frigideira até que ela fique mais molinha;Em uma tigela grande, misture a farinha e o fermento com a manteiga, utilizando umaespátula ou os próprios dedos para juntar bem os três ingredientes;Acrescente o açúcar branco e o mascavo, o gengibre, a cenoura, o leite, o ovo, a baunilha eas especiarias à tigela e mexa bem com o auxílio de uma espátula ou colher de pau;Coloque o conteúdo na forma com separação para cada bolinho ou na tradicional, caso nãotenha a primeira, e leve ao forno durante 25 minutos;Finalmente, desligue, retire do forno, espere esfriar e bom apetite!Esse muffin é uma excelente opção para aqueles momentos em que bate a saudade decomer um docinho e fica difícil resistir à tentação. Então, é bem melhor saborear um bolinhoque traga ingredientes saudáveis como o gengibre e a cenoura e que seja baixo em calorias.É claro que não pode exagerar nas porções, mas, pelo menos, dá para matar a vontade.

4. Chá de gengibre

O chá de gengibre é uma boa opção não apenas para quem deseja emagrecer, mas tambémpara quem quer afastar gripes e resfriados e amenizar a dor de gargante. Ele pode ser feitode duas maneiras.Ingredientes:1 colher de chá de gengibre ralado ou 4 rodelas de raiz de gengibre;1 xícara de chá de água.

Modo de preparo 1:

Leve uma panela com água ao fogo e despeje o gengibre ralado nela;Desligue a panela quando a água começar a borbulhar, antes de levantar fervura;Sirva-se.São encontradas duas calorias nessa primeira opção de modo de preparo do chá degengibre.

Modo de preparo 2:

Leve uma panela ao fogo e desligue-a quando atingir o ponto de começar a borbulhar, antesda fervura começar;Então, adicione as rodelas de gengibre à panela, tampe-a e desligue o fogo;Mantenha-a dessa maneira durante 10 minutos para descansar, coe e sirva-se.Na segunda opção de preparo do chá de gengibre existem aproximadamente sete calorias.Para emagrecer, a dica é tomar o chá antes de ir para a cama, já que por ser um alimentotermogênico, que contribui com a aceleração do metabolismo, o gengibre poderá estimular aqueima de gordura durante o sono.Se o chá foi escolhido também para aliviar gripe, resfriado ou dor de garganta, a sugestão éadicionar um pouco de limão e mel à receita para potencializar o efeito de melhoria daimunidade.Cuidado: tenha a atenção de não deixar a água do chá esquentar além do ponto, já quequando o gengibre entra em contato com muito calor, suas propriedades podem serperdidas.

Page 10: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

5. Suco de gengibre com limão

Juntar o limão e o gengibre em uma receita de suco é outra maneira de ganhar uma forcinhaextra na perda de peso. Os benefícios nesse sentido do gengibre você já conhece, pois já mencionamos aqui, masvocê sabia que o limão também ajuda? É que além de ser pouco calórico – uma unidade dafruta tem somente 17 calorias, ele possui ação antioxidante, que limpa o organismo dasimpurezas que impedem ou atrapalham a perda de peso.E ele não contribui somente com a eliminação de gordura corporal, também é um alimentoque reforça o sistema imunológico, mantendo o organismo longe de gripes e resfriados.Então, vamos aprender a preparar esse suco?

Ingredientes:

½ limão;300 ml de água;1 colher de sopa de gengibre ralado ou em pedaços;Gelo a gosto;4 colheres de sopa de folhas de hortelã picadas.

Modo de preparo:

Bata o gengibre e o limão com a água no liquidificador;Se achar necessário, coe e acrescente os pedaços de hortelã para dar sabor e aroma aosuco;Sirva-se e bom apetite! O suco de gengibre com limão rende uma porção que possui em torno de 35 calorias.

6. Salada de gengibre com pepino

Quem segue uma alimentação saudável para cuidar da saúde e manter a boa forma,certamente inclui saladas em suas refeições. Nossa sugestão é apostar em uma salada quetraz o gengibre acompanhado do pepino, um vegetal que possui fibras, potássio, magnésio,ferro e vitamina C e que contém efeito diurético.

Ingredientes:

½ cebola pequena, cortada em rodelas finas;1 pepino grande, cortado em fatias finas;2 colheres de sopa de suco de limão natural;2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto;2 colheres de sopa de açúcar;3 colheres de chá de gengibre fresco ralado.

Modo de preparo:

Prepare o molho em uma tigela com o vinagre, o açúcar, o gengibre e o suco de limão;Adicione a cebola e o pepino ao molho, mexendo devagar até que esses dois ingredientessejam completamente cobertos pelo molho;Depois, leve a salada à geladeira e deixe resfriar durante 30 minutos, para que ela peguesabor. Sirva-se e bom apetite!A salada pode render até três porções, com aproximadamente 70 calorias em cada umadelas.

Page 11: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

7. Tapioca de gengibre e frango

A tapioca é um prato que pode contribuir bastante com uma dieta para emagrecer. Além deser pouco calórica – em 50 g de tapioca encontramos metade das calorias presentes emduas fatias de pão –, é versátil, já que você pode colocar o recheio que quiser em suareceita. Ela também ajuda a deixar a dieta menos enfadonha, trazendo a possibilidade decomer algo diferente a cada vez em que for preparada, sem trazer quilos e calorias a mais.Isso sem contar que a gliadina, proteína encontrada no glúten e que contribui para oaumento de inflamações no organismo e de gordura abdominalVamos ver então como se faz uma tapioca de gengibre e frango?Ingredientes (massa):

150 g de goma de tapioca;2 colheres de chá de gengibre ralado;1 colher de chá de sal;100 ml de água.Ingredientes (recheio):100 g de frango desfiado;100 g de queijo mussarela light;1 colher de chá de gengibre ralado.

Modo de preparo:

Comece o preparo da massa, misturando bem a goma de tapioca, o sal, uma colher de cháde gengibre e a água;Amasse até perceber que a água incorporou toda a massa. Na sequência, passe essamassa por uma peneira;Em seguida, jogue mais uma colher de chá de gengibre na massa e misture mais uma vez;Na sequência, esquente uma frigideira e disponha a massa nessa panela;Espalhe o recheio com o frango, o queijo e o gengibre na massa e deixa na frigideira durantemais cinco minutos;Retire a tapioca do fogo, passe para um prato, feche massa e bom apetite!A tapioca de gengibre e frango possui por volta de 330 calorias e pode servir de refeiçãocompleta no café da manhã, lanche da tarde ou jantar.

O poder de Cura das Ervas,Frutas e Vegetais

O uso das ervas para fins medicinais (prática atualmente conhecida como fitoterapia), temsua histórica mesclada com as origens da sociedade. Muitos são os benefícios que a corretaaplicação das ervas pode trazer ao nosso corpo e mente, sendo capaz de tratar variadasmazelas como a indigestão, úlceras, psoríase e insônia.

Erva-de-São-João

A erva-de-são-joão é utilizada há muito tempo para tratar depressão com muita eficácia.Também traz efeitos benéficos no tratamento de dores nervais e ansiedade. O uso destaerva em comunhão com outros medicamentos é desaconselhado, dada à força de interaçãoda erva no organismo.CamomilaO chá de camomila é amplamente conhecido por ser capaz de acalmar. Além disso, podealiviar os sintomas de insônia e trazer benefícios ao sistema nervoso.

Page 12: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

ArnicaA arnica é utilizada pela medicina homeopática há muito tempo. É capaz de aliviar traumasfísicos, apaziguando a dor. Normalmente, a arnica é aplicada através de pomada sobre olocal que se deseja impulsionar a cura.

Os benefícios da batata doceA batata doce é rica em carboidratos, por ser rica em carboidratos ela sempre está na dietade quem pratica musculação, pois ela dá um grande “up” na hora da malhação lhefornecendo mais energia e assim fazendo que consequentemente você tenha um ganho demassa muscular, mas além dos carboidratos a batata doce contém também vitamina Avitaminas do complexo B, sais minerais como cálcio, fosforo e ferro.

Benefícios da batata doce para o corpo:

Auxilia no controle das diabetesAuxilia no ganho de massa muscularAuxilia no emagrecimento por ter baixo índice glicêmico, pois a digestão é lenta peloorganismo deixando uma sensação de saciedade.Ajuda no combate a artriteFortalece o sistema imunológicoRegula a pressão arterialReduz as cãibrasFaz bem a pelePrevine anemia

Contra Indicação

A batata-doce pode ser consumida de várias formas sendo elas cozida e com a casca, outambém pode ser assada, pode ser consumida também na forma de purê e de chips. Umadica muito importante que a batata-doce não pode ser frita, pois isso aumenta a gordura nelae consequentemente podendo prejudicar sua saúde.

Page 13: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Os Benefícios perfumados da Alfazema

Alfazema (lavandula angustifólia), poucas pessoas sabem, mas alfazema e lavanda são amesma coisa. Esta planta tem sua origem das regiões mediterrâneas, os lugares em quealfazema é mais cultivada são nas Ilhas Canárias, sul da Europa, na Arábia e Índia. Ela é umarbusto de porte pequeno que tem cerca de 30 a 80 centímetros, com flores azul-violeta eelas tem um aroma doce que é muito penetrante.

Alguns relatos dizem ela foi inicialmente batizada pelos gregos com o nome de “nardus”, emalusão sua origem ligada a Naarda (Uma pequena cidade da Síria).

Utilidades e benefícios do Alecrim

Page 14: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

o Alecrim tem sua origem da região Mediterrânea, ela é da família das Laminiace, mas seunome científico é Rosmarinhos officinalis. É conhecida como erva da alegria, pois seus óleosessenciais aplicados no aroma terapia favorecem os estímulos aos neurônios em que enviama informação de bem-estar, assim fazendo com que você se sinta mais leve, e mais de bemcom a vida.

Ele é muito usado em pratos culinários, é usado também para condimentar sopas, molhos ecarnes. E claro a forma mais usada do alecrim, é em sua forma de chá, pois a mesma servecomo um remédio natural poderosíssimo que auxilia no combate a diversas doença ao longodos séculos.

Como já dito no parágrafo anterior, o alecrim é uma das ervas mais completas em questãomedicinal pois ela ajuda no combate das hemorroidas, ajuda contra o cansaço físico emental, tem propriedades cicatrizantes, antidispéptico (combate a indigestão), ajuda contra afalta de apetite, ajuda também em problemas respiratórios.

Outros benefícios :

Ajuda na prevenção do câncerAjuda a melhorar sua memóriaÓtima para melhorar seu humorCombate a enxaquecaAlivio contra doresAnti-inflamatórioFortalece seus sistemas imunológicosAjuda na sua flora IntestinalAjuda no crescimento do cabeloDesintoxicação do fígadoComo vimos, o alecrim é um poderoso aliado contra muitas doenças, mas também tudo queé em excesso pode prejudicar.Algumas precauções devem ser tomadas por hipertensos e para gestantes, pois seuconsumo excessivo pode levar a contrações uterinas e até aborto.

As Propriedades da Erva de Santa Maria

Page 15: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Erva de Santa Maria, mastruz, mentruz, erva-formigueira, matruz, anserina ou chá doMéxico, é uma planta originaria da América Central e do México, mas ela foi se espalhandonas regiões tropicais e subtropicais.

A erva de santa maria é uma planta anual, com pouco pelos curtos no caule, que em suaranhura alongada pouco profunda, verdes e entre faixas esbranquiçadas ou rosadas.

As folhas de caule curto, são alternas, onde apresenta uma forma de lança, com uma bordamais ou menos irregulares, pelos curtos e ralos, com glândulas na sua face interior.

Suas folhas têm um sabor aromático, mais forte e bem desagradável no seu cume floral.

Conhecida principalmente por ser uma erva medicinal, a erva de santa maria tem inúmeraspropriedades como: Laxativa, cicatrizante, vermífuga, boa em casos de gases, úlcera,câimbras, má circulação, hemorroidas, hemorragia interna, diurética, digestiva, estimulanterespiratória, emenagogo (facilita ou aumenta o fluxo menstrual), sedativa, sudorífica, tônica,antiviral, antisséptica, aromática.

A erva de santa maria também tem benefícios variados graças aos seus altos teores devitaminas do Complexo B, A e C, que ficam contidos tanto no seu caule, quanto nas suasfolhas. A erva santa maria também possui ferro, fósforo, zinco, cálcio, cobre e bastante fibradietética.Outro fato legal sobre a erva santa maria é que para pessoas que praticam atividades físicasela é ótima porque melhora a sua circulação, preveni contusões e câimbras.

Outros benefícios são:Ótima no tratamento de fungos na peleExpulsa gases intestinaisAjuda no tratamento da tuberculoseMelhoria da AsmaÚlceras no estômagoAcelerador da CicatrizaçãoAjuda no combate a laringiteCombates parasitasA forma comumente mais encontrado da santa maria, é em forma de chá, pomadas e emóleos.Forma de preparo da erva de santa maria:Para cuidar de lesões, misture uma xícara de café de vinagre, uma colher de sopa de sal euma xícara de café da planta picada, para obter a pomada precisa-se apenas amassar essesingredientes em conjunto até que ela forme uma pasta.

Vermífugo: mistura um copo da planta picada, com sementes, conjuntamente com dois coposde leite e bater no liquidificador.

Contraindicações:

A erva santa maria é uma ótima planta medicinal, mas como nem tudo são flores, ela temalgumas precauções a serem tomadas principalmente pelas gestantes, pois ela éconsiderada uma planta abortiva.

Entre outros problemas que ela pode causar são vômito, irritação nos rins, náuseas,convulsões, depressão do sistema nervoso, transtornos visuais e até coma.

Page 16: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Então tenham cuidado com a dosagem ingerida, pois tudo que é bom em excesso tambémpode lhe causar mal.

A alfazema além de usada para fazer perfumes e produtos cosméticos, é muito usada namedicina popular, pois ela ajuda no tratamento da ansiedade, ajuda contra a má digestão dosalimentos, ajuda no combate da depressão, é usada também como calmante, ajuda nocombate a bronquite, ótima contra o enjoo, uma grande aliada contra a depressão, ajudacontra a pressão alta, fraqueza cardíaca, reumatismo, sinusite, tensão nervosa, ótima contrapicadas de insetos entre outros vários benefícios.

Como visto nos parágrafos anteriores a alfazema ou lavanda como é conhecida na Europatem muitos usos medicinais, mas claro que ela não fica somente presa aos usos medicinais,graças ao seu aroma fresco e limpo ela é muito usada para fazer perfumes, seus maioresprodutores são França, Grã-Bretanha, Austrália, Rússia e Bulgária.

Suas propriedades medicinais :

BéquicaCalmanteAntissépticaAntianêmicaAntiasmáticaAnalgésicaAntieméticaCarminativaAnti-inflamatóriaCola gogaAntimicrobianaMas ela não traz só benefícios, existe alguns efeitos colaterais. O óleo alfazema pode causardermatite alérgica, e em dosagens altas ela pode ser depressiva ao sistema nervosocansando sonolência.

Ervas

Há muitos critérios de classificação dos vegetais quanto ao tipo de caule. As ervas ou plantasherbáceas são, na maior parte das vezes, definidas de duas formas:

Plantas de caule macio ou maleável, normalmente rasteiro, sem a presença de lignina(podendo, geralmente, ser cortado apenas com a unha) - ou seja, sem caule lenhoso.

Plantas cujo caule não sofre crescimento secundário ao longo de seu desenvolvimento.

Ambas as definições estão corretas e são utilizadas pelos cientistas em suas obras, embora,ao considerar alguns casos englobados por elas, o leigo possa ficar confuso.

ERVAS DA JUREMA SAGRADA

Amendoeira: Seus galhos são usados nos locais em que o homem exerce suas atividadeslucrativas. Na medicina caseira, seus frutos são comestíveis, porém em grandes quantidadescausam diarreia de sangue. Das sementes fabrica-se o óleo de amêndoas, muito usado parafazer sabonetes por ter efeitos emolientes, além de amaciar a pele.

Amoreira: Planta que armazena fluidos negativos e os solta ao entardecer; é usada pelossacerdotes no culto a Eguns. Na medicina caseira, é usada para debelar as inflamações daboca e garganta.

Page 17: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Angelim – amargoso: Muito usado em marcenaria, por tratar-se de madeira de lei. Nosrituais, suas folhas e flores são utilizadas, e as cascas são utilizadas em banhos fortes com afinalidade de destruir os fluidos negativos que possa haver, realizando um excelentedescarrego. A medicina caseira indica o pó de suas sementes contra vermes. Mas cuidado!Deve ser usada em doses pequenas.

Aroeira: Nos terreiros de este vegetal pertence a caboclo e mestre e tem aplicação nasobrigações de cabeça, nos sacudimentos, nos banhos fortes de descarrego e naspurificações de pedras. É usada como adstringente na medicina caseira, apressa a cura deferidas e úlceras, e resolve casos de inflamações do aparelho genital. Também é de grandeeficácia nas lavagens genitais.

Arrebenta Cavalo: No uso ritualístico esta erva é empregada em banhos fortes do pescoçopara baixo, em hora aberta. É também usado em magias para atrair simpatia. Não é usadana medicina caseira.

Arruda: Planta aromática usada nos rituais porque a indica contra maus fluidos e olho-grande. Suas folhas miúdas são aplicadas nos bori, banhos de limpeza ou descarrego, o queé fácil de perceber, pois se o ambiente estiver realmente carregado a arruda morre. Ela étambém usada como amuleto para proteger do mau-olhado. Seu uso restringe-se àUmbanda. Em seu uso caseiro é aplicada contra a verminose e reumatismos, além de seusumo curar feridas.

Avelós – Figueira-do-diabo: Lavar os assentamento; é usada socada. A medicina caseiraindica esta erva para combater úlceras e resolver tumores.

Azevinho: Muito utilizada na magia branca ou negra, ela é empregada nos pactos comentidades. Não é usada na medicina popular.

Bardana: Aplicada nos banhos fortes, para livrar o sacerdote das ondas negativas eobsessor. O povo utiliza sua raiz cozida no tratamento de sarnas, tumores e doençasvenéreas.

Beladona: Nas cerimônias litúrgicas só tem emprego nos descarregos domiciliares ou delocais onde o homem exerça atividades lucrativas. Trabalhos feitos com os galhos destaplanta também provocam grande poder de atração. Pouco usada pelo povo devido ao altoprincípio ativo que nela existe. Este princípio dilata a pupila e diminui as secreções sudorais,salivares, pancreáticas e lácteas.

Beldroega: Usada na purificação das pedras de Exu. O povo utiliza suas folhas, socadas,para apressar cicatrizações de feridas.

Brinco-de-princesa: É planta sagrada de Exu. Seu uso se restringe a banhos fortes paraproteger os filhos deste orixá. Não possui uso popular.

Cabeça-de-nego: No ritual a rama é empregada nos banhos de limpeza e o bolbo nosbanhos fortes de descarrego. Esta batata combate reumatismo, menstruações difíceis, floresbrancas e inflamações vaginais e uterinas.

Cajueiro: Em seu uso caseiro, ele combate corrimentos e flores brancas. Põe fim a diabetes.Cozinhar as cascas em um litro e meio de água por cinco minutos e depois fazer gargarejospõe fim ao mau hálito.

Cana-de-açúcar: Suas folhas secas e bagaços são usados em defumações para purificar oambiente antes dos trabalhos ritualísticos, pois essa defumação destrói obsessor. Não possuiuso na medicina caseira.

Page 18: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Cardo-santo: Essa planta afugenta os males, propicia o aparecimento do perdido e faz cairos vermes do corpo dos animais. Na medicina caseira suas folhas são empregadas emoftalmias crônicas, enquanto as raízes e hastes são empregadas contra inflamações dabexiga.

Catingueira: É muito empregada nos banhos de descarrego. Seu sumo serve para fazer apurificação das pedras. Na medicina caseira ela é indicada para menstruações difíceis.

Cebola-cencém: Essa cebola é de Exu e nos rituais seu bolbo é usado para ossacudimentos domiciliares. É empregada da seguinte maneira: corta-se a cebola empedaços miúdos e, sob os cânticos de Exu, espalha-se pelos cantos dos cômodos e embaixo dos móveis; a seguir, despache para Exu. Este trabalho auxilia na descoberta defalsidades e objetos perdidos. O povo utiliza suas folhas cozidas como emoliente.

Cunanã: Seu uso restringe-se aos banhos de descarrego e limpeza. Substituiu em parte, ossacrifícios a Exu. A medicina caseira indica os galhos novos desta planta para curar úlceras.

Erva-preá: Empregada nos banhos de limpeza descarrega sacudimentos pessoais edomiciliares. O povo usa o chá desta erva como aromatizante e excitante. Banhos quentesdeste chá melhoram as dores nas articulações, causadas pelo artritismo.

Facheiro-Preto: Aplicada somente nos banhos fortes de limpeza e descarrego. Na medicinacaseira, ela é utilizada nas afecções renais e nas diarreias.

Fedegoso Crista-de-galo: Esta erva é utilizada em banhos fortes, de descarrego, pois éeficaz na destruição de obsessor e causadores de enfermidades e doenças. Seus galhosenvolvem os descarregos de defesa. Com flores e sementes desta planta é feito um pó, oqual é aplicado sobre as pessoas e em locais; é denominado “o pó que faz bem”. Namedicina caseira atua com excelente regulador feminino. Além de agir com grande eficáciasobre erisipelas e males do fígado. É usada pelo povo, fazendo o chá com toda erva ebebendo a cada duas horas uma xícara.

Fedegoso: Misturada a outras ervas pertencentes a Exu, o fedegoso realiza ossacudimentos domiciliares. É de grande utilidade para limpar o solo onde foram riscados ospontos de Exu e locais de despacho pertencentes ao deus da liberdade.

Figo Benjamim: Erva usada na purificação de pedras ou ferramentas e na preparação dofetiche de Exu. É empregada também em banhos fortes nas pessoas obsidianas. No usopopular, suas folhas são cozidas para tratar feridas rebeldes e debelar o reumatismo.

Figo do Inferno: Somente as folhas pertencentes a este vegetal são de Exu. Na liturgia, elaé o ponto de concentração de Exu. Não possui uso na medicina popular.

Folha da Fortuna: É empregada em todas as obrigações de cabeça, em banhos de limpezaou descarrego. Na medicina caseira é consagrada por sua eficácia, curando cortes,acelerando a cura nas cicatrizações, contusões e escoriações, usando as folhas socadassobre os ferimentos. O suco desta erva puro ou misturado ao leite, ameniza asconsequências de tombos e quedas.

Juá – Juazeiro: É usada para complementar banho forte e raramente está incluída nosbanhos de limpeza e descarrego. Seus galhos são usados para cobrir o descarrego dedefesa. A medicina caseira a indica nas doenças do peito, nos ferimentos e contusões,aplicando as cascas, por natureza, amargas.

Jurema Preta: A Jurema Preta é usada nos banhos de descarrego de defesa. O povo aindica no combate a úlceras e cancros, usando o chá das cascas.

Page 19: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Jurubeba: Na medicina caseira, o chá de suas folhas e frutos propiciam um melhorfuncionamento do baço e fígado. É poderoso desobstruíste e tônico, além de prevenir edebelar hepatites. Banho de assentos mornos com essa erva propiciam melhores àsarticulações das pernas.

Lanterna Chinesa: Utilizada em banhos fortes para descarregar os filhos atacados porobsessor. Suas flores enfeitam a casa de Exu. Popularmente, é usada como adstringente e ainfusão das flores é indicada para inflamação dos olhos.

Laranjeira do Mato: Seu uso se restringe a banhos fortes, de limpeza e descarrego. Namedicina caseira ela atua com grande eficácia sobre as cólicas abdominais e tambémmenstruais.

Mamão Bravo: Planta utilizada nos banhos de limpeza descarrega e nos banhos fortes.Além de ser muito empregada nos descarrego de defesa, O povo a utiliza para curar feridas.

Maminha de Porca: Somente seus galhos são usados no ritual e em descarregosdomiciliares. O povo a indica como restaurador orgânico e tonificador do organismo. Suacasca cozida tem grande eficácia sobre as mordeduras de cobra.

Mamona: Suas folhas servem como recipiente para arriar o ebó de Exu. Suas sementessocadas vão servir para purificar o otá de Exu. Não tem uso na medicina popular.

Mangue Cebola: No ritual, a cebola é usada nos sacudimentos domiciliares. Corte a cebolaem pedaços miúdos e, entoando em voz alta o canto de Exu, a espalhe pela casa, noscantos e sob os móveis. Na medicina caseira, a cebola do mangue esmagada cura feridasrebeldes.

Mangueira: É aplicada nos banhos fortes e nas obrigações, misturada com aroeira, pinhão-roxo, cajueiro e vassourinha-de-relógio, do pescoço para baixo. Ao terminar, vista uma roupalimpa. As folhas servem para cobrir o terreiro. Na medicina caseira é indicada para debelardiarreias rebeldes e asma. O cozimento das folhas, em lavagens vaginais, põe fim aocorrimento.

Manjerioba: Utilizada nos banhos fortes, nos descarregos, nas limpezas pessoais edomiciliares e nos sacudimentos pessoais, sempre do pescoço para baixo. O povo a indicacomo regulador menstrual, beneficiando os órgãos genitais. Utiliza-se o chá em cozimento.

Maria Mole: Aplicada nos banhos de limpeza e descarrego, muito procurada parasacudimentos domiciliares. O povo a indica em cozimento nas dispepsias e como excelenteadstringente.

Mata Cabras: Muito utilizado para afugentar eguns e destruir larvas astrais. As pessoas quea usam não devem tocá-la sem cobrir as mãos com pano ou papel, para depois despachá-lana encruzilhada. O povo indica o cozimento de suas folhas e caules para tirar dores dos pése pernas, com banho morno.

Mata Pasto: Seus galhos são muito utilizados nos banhos de limpeza, descarrego, nossacudimentos pessoais e domiciliares. O povo a indica contra febres malignas e incômodosdigestivos.

Mussambê de Cinco Folhas: Obs.: Sejam eles de sete, cinco, ou três folhas, todospossuem o mesmo efeito, tanto nos trabalhos rituais, quanto na medicina caseira. Esta ervaé utilizada por seus efeitos positivos e por serem bem aceitas por Exu no ritual de boasvindas. Na medicina caseira é excelente para curar feridas.

Page 20: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Ora-pro-nobis: É erva integrante do banho forte. Usada nos banhos de descarrego elimpeza. É destruidora de eguns e larvas negativas, além de entrar nos assentamentos dosmensageiros Exus. No uso caseiro, suas folhas actuam como emolientes.

Palmeira Africana: Suas folhas são aplicadas nos banhos de descarrego ou de limpeza.Não possui uso na medicina caseira.

Pau-d’alho: Os galhos dessa erva são utilizados nos sacudimentos domiciliares e embanhos fortes, feitos nas encruzilhadas, misturadas com aroeira, pinhão branco ou roxo. Naencruzilhada em que tomar o banho, arreie um mi-ami-ami, oferecido a Exu, de preferênciaem uma encruzilhada tranquila. Na medicina caseira ela é usada para exterminar abcessos etumores. Usa-se socando bem as folhas e colocando-as sobre os tumores. O cozimento desuas folhas, em banhos quentes e demorados, é excelente para o reumatismo ehemorroidas.

Picão da Praia: A medicina caseira o indica como diurético e de grande eficácia nos malesda bexiga. Para isso utilize-o sob a forma de chá.

Pimenta Darda: Aplicada em banhos fortes e nos assentamentos de Exu. Na medicinacaseira, suas sementes em infusão são anti-helmínticas, destruindo até ameba.

Pinhão Branco: Aplicada em banhos fortes misturadas com aroeira. Esta planta possui ogrande valor de quebrar encantos e em algumas ocasiões substitui o sacrifício de Exu. Suassementes são usadas pelo povo como purgativo. O leite encontrado por dentro dos galhos éde grande eficácia colocado sobre a erisipela. Porém, deve-se Ter cuidado, pois esse leitecontém uma terrível nódoa que inutiliza as roupas.

Pinhão Coral: Erva integrante nos banhos fortes e usadas nos de limpeza e descarrego enos ebó de defesa. Na medicina caseira o pinhão coral trata feridas rebeldes e úlcerasmalignas.

Pinhão Roxo: No ritual tem as mesmas aplicações descritas para o pinhão branco. Époderoso nos banhos de limpeza e descarrego, e também nos sacudimentos domiciliares,usando-se os galhos. Não possui uso na medicina popular.

Pixirica – Tapixirica: No ritual faz parte do axé de Exu e obsessor. Dela se faz um excelentepó de mudança que propicia a solução de problemas. O pó feito de suas folhas é usado namagia maléfica. Na medicina caseira ela é indicada para as palpitações do coração, para amelhoria do aparelho genital feminino e nas doenças das vias urinárias.

Quixambeira: É aplicada em banhos de descarrego e limpeza para a destruição de eguns eao pé desta planta são arriadas obrigações a Exu e a obsessor. Na medicina caseira, comsuas cascas em cozimento, atua como energético adstringente. Lavando as feridas, elaapressa a cicatrização.

Tajujá – Tayuya: É usada em banhos fortes, de limpeza ou descarrego. A rama do tajujá éutilizada para circundar o ebó de defesa. O povo a indica como forte purgativo.

Tamiaranga: É destinada aos banhos fortes, banhos de descarrego e limpeza. É usada nosebó de defesa. O povo a indica para tratar úlceras e feridas malignas.

Tintureira: Utilizada nos banhos fortes, de limpeza ou descarrego. Bem próximo ao seutronco são arriadas as obrigações destinadas a Exu. O povo utiliza o cozimento de suasfolhas como um energético desinflamatório.

Tiririca: Esta plantinha de escasso crescimento apresenta umas pequeninas batatasaromáticas. Estas são levadas ao fogo e, em seguida, reduzida a pó, o qual funciona como

Page 21: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

pó de mudança no ritual. Serve para desocupar casas e, colocadas em baixo da língua,desodoriza o hálito e afasta obsessor.

Urtiga-branca: É empregada nos banhos fortes, nos de descarrego e limpeza e nosdescarrego de defesa. Faz parte nos assentamentos. O povo a indica contra as hemorragiaspulmonares e brônquicas.

Urtiga Vermelha: Participa em quase todas as preparações do ritual, pois entra nos banhosfortes, de descarrego e limpeza. É axé dos assentamentos de Exu e utilizada nos ebó dedefesa. Esta planta socada e reduzida a pó, produz um pó benfazejo. O povo indica ocozimento das raízes e folhas em chá como diurético.

Vassourinha de Botão: Muito empregada nos sacudimentos pessoais e domiciliares. Nãopossui uso na medicina popular.

Vassourinha de Relógio: Ela somente participa nos sacudimentos domiciliares. Não possuiuso na medicina caseira.

Xiquexique: Participa nos banhos fortes, de limpeza ou descarrego. São nos assentamentosde Exu e circundam os ebó de defesa. O povo indica esta erva para os males dos rins.

Cana do Brejo: Planta utilizada em obrigações de cabeça, ebori e banhos dos filhos.Excelente diurético, ajuda a eliminar pedras na bexiga, sífilis e inflamações nos rins. Aindacombate a arteriosclerose. A raiz em pó serve de cataplasma para hérnias, inchaços econtusões.

Alface d’água / Erva-de-santa-luzia: Utilizada nas obrigações de ori e feitura de santo Temuso medicinal como anti-sifilítica, antiasmática, anti disentérica, antiartrítica, anti-herpética,anti-hemorroidária, anti diabética, desinflamatória de erisipela, diurético, emoliente,expectorante, maturativa.

Arrozinho / Barba-de-S Pedro: Aplicada nas obrigações de cabeça, nos abô de uso geral enos banhos de purificação e limpeza dos filhos. Na medicina popular é indicada comoamaciante da pele, anti-inflamatório, diurético, expectorante, laxante, vomitiva.

Golfo de flor (qualquer que seja a cor): Planta aplicada em obrigações de cabeça, ebori ebanhos dos filhos. O povo indica suas raízes como adstringente e narcóticas, mas lavadas,debelam a disenteria e, as flores, as úlceras e leucorréia.

Maravilha: Utilizada nas obrigações de ori relativas a Oyá ebori, lavagem de contas e feiturade santo. Não entra nos abô a serem tomados por via oral. O povo a indica para eliminarleucorreia (corrimentos), hidropisia, males do fígado, afecções hepáticas e cólicasabdominais.

Açoita-cavalo – Ivitinga: Erva de extraordinários efeitos nas obrigações, nos banhos dedescarrego e sacudimentos pessoais ou domiciliares. Muito usada na medicina caseira paradebelar diarreias ou disenterias, e usada também no reumatismo, feridas e úlceras.

Açucena-rajada – Cebola-cencém: Sua aplicação nas obrigações é somente do bulbo. Estacebola somente é usada nos sacudimentos domiciliares. A medicina caseira utiliza as folhascomo emoliente.

Agrião: Excelente alimento. Sem uso ritualístico. Tem um enorme prestígio no tratamentodas doenças respiratórias. Usado como xarope põe fim às tosses e bronquites, éexpectorante de acção ligeira.

Arnica-erca lanceta: É empregada em qualquer obrigação de cabeça, nos abô depurificação dos filhos do orixá Ogum. Excelente remédio na medicina caseira, tanto interna

Page 22: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

como externamente, usado nas contusões, tombos, cortes e lesões, para recomposição dostecidos.

Aroeira: É aplicada nas obrigações de cabeça, e nos sacudimentos, nos banhos fortes dedescarrego e nas purificações de pedras. Usada como adstringente na medicina caseira,apressa a cura de feridas e úlceras, e resolve casos de inflamações do aparelho genital.

Cabeluda-bacuica : Tem aplicações em vários actos ritualísticos, tais como ebori, simples oucompleto, e é parte dos abô. Usado igualmente nos banhos de purificação.

Cana-de-macaco : Usada nos abô de filhos, que estão recolhidos para feitura de santo.Esses filhos tomam duas doses diárias. Meio copo sobre o almoço e meio sobre o jantar.

Cana-de Brejo – Ubacaia: Seu uso se restringe nos abô e também nos banhos de limpezados filhos do orixá do ferro e das artes manuais. Na medicina caseira é usado para combaterafecções renais com bastante sucesso. Combate a anuria, inflamações da uretra e naleucorréia. Seu princípio activo é o estrifno. Há bastante fama referente ao seu emprego anti-sifilítico.

Canjerana – Pau-santo: Em rituais é usada a casca, para constituir pó, que funcionará comoafugentador de eguns e para anular ondas negativas. Seu chá actua como antifebril, contraas diarreias e para debelar dispepsias. O cozimento das cascas também é cicatrizador deferidas.

Carqueja: Sem uso ritualístico. A medicina caseira aponta esta erva como cura decisiva nosmales do estômago e do fígado. Também tem apresentado resultado positivo no tratamentoda diabetes e no emagrecimento.

Crista-de-galo – Pluma-de-princípe: Não tem emprego nas obrigações do ritual. A medicinacaseira a indica para curar diarreias.

Dragoeiro – Sangue-de-dragão: Abrange aplicações nas obrigações de cabeça, abô geral ebanhos de purificação. Usa-se o suco como corante, e toda a planta, pilada, comoadstringente.

Erva-tostão: Aplicada apenas em banhos de descarrego, usando-se as folhas. A medicinapopular a utiliza contra os males do fígado, beneficiando o aparelho renal.

Grumixameira: Aplicado em quaisquer obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos depurificação dos filhos do orixá. A arte de curar usada pelo povo indica o cozimento das folhasem banhos aromáticos e na cura do reumatismo. Banhos demorados eliminam a fadiga naspernas.

Guarabu – Pau-roxo: Aplicado em todas as obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos depurificação dos filhos de Ogum. Usa-se somente as folhas que são aromáticas. A medicinacaseira indica o chá das folhas, pois este possui efeito balsâmico e fortificante.

Helicônia: Utilizada nos banhos de limpeza e descarrego e nos abô de ori, na feitura desanto e nos banhos de purificação dos filhos do orixá Ogum. A medicina caseira a indicacomo debelador de reumatismo, aplicando-se o cozimento de todas a planta em banhosquentes. O resultado é positivo.

Jabuticaba: Usada nos banhos de limpeza e descarrego, os banhos devem ser tomadospelo menos quinzenalmente, para haurir forças para a luta indica o cozimento da entre cascana cura da asma e hemoptises.

Page 23: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Jambo-amarelo: Usado em quaisquer as obrigações de cabeça e nos abô. São aplicadas asfolhas, nos banhos de purificação dos filhos do orixá do ferro. A medicina caseira usa comochá, para emagrecimento.

Jambo-encarnado: Aplicam-se as folhas nos abô, nas obrigações de cabeça e nos banhosde limpeza dos filhos do orixá do ferro. Tem uso no ariaxé (banho lustral).

Japecanga: Não tem aplicação nas obrigações de cabeça, nem nos abô relacionados com oorixá. A medicina caseira aconselha seu uso como depurativo do sangue, no reumatismo emoléstias de pele.

Jatobá – Jataí: Erva poderosa, porém sem aplicação nas cerimónias do ritual. Somente éusada como remédio que se emprega aos filhos recolhidos para obrigações de longo prazo.Óptimo fortificante. Não possui uso na medicina popular.

Jucá: Não tem emprego nas obrigações de ritual. No uso popular há um cozimentodemorado, das cascas e sementes, coando e reservando em uma garrafa, quando houverferimentos, talhos e feridas.

Limão-bravo: Tem emprego nas obrigações de ori e nos abô e, ainda nos banhos de limpezados filhos do orixá. O limão-bravo juntamente com o xarope de bromofórmio, beneficiabrônquios e pulmões, pondo fim às tosses rebeldes e crónicas.

Losna: Emprega-se nos abô e nos banhos de descarrego ou limpeza dos filhos do orixá aque pertence. É usada pela medicina caseira como poderoso vermífugo, maisparticularmente usada na destruição das solitárias, usando-se o chá. É energético tónico edebela de febres.

Óleo-pardo: Planta utilizada apenas em banhos de descarrego. De muito prestígio namedicina caseira. Cozimento da raiz é indicado para curar úlceras e para matar vermes deanimais.

Piri-piri: A única aplicação litúrgica é nos banhos de descarrego. É extraordinário anti-hemorrágico. Para tanto, os caules secos e reduzidos a pó, depois de queimados, estancamhemorragias. O mesmo pó, de mistura com água e açúcar extermina a disenteria.

Poincétia: Emprega-se em qualquer obrigação de ori, nos abô de uso externo, da mesmasorte nos banhos de limpeza e purificação dos filhos do orixá. A medicina caseira só o apontapara exterminar dores nas pernas, usando em banhos.

Porangaba: Entra em quaisquer obrigações e, igualmente, nos abô. No tratamento popular éusada como tônico e importante diurético.

Sangue-de-dragão: Tem aplicações de cabeça, nos banhos de descarrego e nos abô. Nãopossui uso na medicina popular.

São-gonçalinho: É uma erva-santa, pelas múltiplas aplicações ritualísticas a que estásujeita. Na medicina caseira usa-se como anti térmico e para combater febres malignas, emchá.

Tanchagem: Participa de todas as obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos depurificação de filhos recolhidos ao ariaxé. É axé para os assentamentos do orixá do ferro edas guerras. Muito aplicada no abô de ori. A medicina popular ou caseira afirma que a raiz eas folhas são tónicas, antifebris e adstringentes. Excelente na cura da angina e dacachumba.

Vassourinha-de-igreja: Entra nos sacudimentos de domicílio, de local onde o homemexerce actividades profissionais. Não possui uso na medicina popular.

Page 24: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Acácia-jurema: Usada em banhos de limpeza, principalmente dos filhos de Oxóssi. Étambém utilizada em defumações. A medicina popular a utiliza em banhos ou compressassobre úlceras, cancros, fleimão e na erisipela.

Alecrim de Caboclo: Erva de Oxalá, porém mais exigido nas obrigações de Oxóssi. Nãopossui uso na medicina popular.

Alfavaca-do-campo: Emprega-se nas obrigações de cabeça, nos banhos de descarrego enos abô dos filhos do orixá a que pertence. A medicina caseira aplica esta planta paracombater as doenças do aparelho respiratório, combate principalmente as tosses e o catarrodos brônquios; preparado como xarope é eficaz contra a coqueluche. Usada em chá oucozimento das folhas.

Alfazema-de-caboclo: Conhecida popularmente como jureminha, a Alfazema é usada emtodas as obrigações de cabeça, nos banhos de limpeza ou abô e nas defumações pessoaisou de ambientes. A medicina caseira usa os pendões florais, contra as tosses e bronquites,aplicando o chá.

Araçá – Araçá-de-coroa: Suas folhas são aplicadas em quaisquer obrigações de cabeça,nos abô e banhos de purificação. A medicina popular considera essa espécie como umenergético adstringente. Cura desarranjos intestinais e põe fim às cólicas.

Araçá-da-praia: Planta arbórea pertencente a Yemanjá e a Oxóssi. É empregada nasobrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação dos filhos dos orixás a quepertence. No uso popular cura hemorragias, usando-se o cozimento. Do mesmo modotambém é utilizado para fazer lavagens genitais.

Araçá-do-campo: É utilizada em banhos de limpeza ou descarrego e em defumações delocais de trabalho. A medicina popular emprega o chá contra a diarreia ou disenteria e comocorretivo das vias urinárias.

Caapeba-pariparoba: Muito usada nas obrigações de cabeça e nos abô para as obrigaçõesdos filhos recolhidos. Folha de muito prestígio nos Candomblés Ketu, pois serve para tirarmão de zumbi. A medicina popular utiliza seu chá para debelar males do fígado, e ocozimento das raízes para extinguir as doenças do útero. Surte efeito diurético.

Cabelo-de-milho: Somente o pé do milho pertence a Oxóssi; as espigas de milho em casapropicia despensa farta. Quando secar troque-a por outra verdinha. O cabelo-de-milho émuito usado pela medicina do povo como diurético e dissolvente dos cálculos renais. Éusado em chá.

Capim-limão : Erva sagrada de uso constante nas defumações periódicas que se fazem nosterreiros. Propicia a aproximação de espíritos protectores. A medicina caseira a aplica emvários casos: para resfriados, tosses, bronquites, também nas perturbações da digestão,facilitando o trabalho do estômago.

Cipó-caboclo: Muito utilizada em banhos de descarrego. O povo lhe dá grande prestígio aolinfantismo, por meio de banhos. Usada do mesmo modo combate inflamações das pernas edos testículos.

Cipó-camarão: Usada apenas em banhos de limpeza e defumações. O povo indica que, emcozimento é de grande eficácia no trato das feridas e contusões.

Cipó-cravo: Não possui uso ritualístico. Na medicina caseira actua como debelador dasdispepsias e dificuldade de digestão. Usa-se o chá ao deitar. É pacificador dos nervos epropicia um sono tranquilo. A dose a ser usada é uma xícara das de café ao deitar.

Page 25: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Coco-de-iri: Sua aplicação se restringe aos banhos de descarrego, empregando-se asfolhas. A medicina caseira indica as suas raízes cozidas para por fim aos males do aparelhogenital feminino. É usado em banhos semicúpios e lavagens.

Erva-curraleira: Aplicada em todas as obrigações de cabeça e nos abô dos filhos do orixáda caça. Na medicina popular é aplicada como diurético e sudorífico, sendo muito prestigiadano tratamento da sífilis. Usa-se o cozimento das folhas.

Goiaba – Goiabeira: É utilizada em quaisquer obrigações de cabeça, nos abô e nos banhosde purificação dos filhos de Oxóssi. A medicina caseira usa a goiabeira como adstringente.Cura cólicas e disenterias. Excelente nas diarreias infantis.

Groselha – Groselha-branca: Suas folhas e frutos são utilizados nos banhos de limpeza epurificação. A medicina popular diz que se fabrica com o fruto um saboroso xarope que seaplica nas tosses rebeldes que ameaçam os brônquios.

Guaco cheiroso: Aplica-se nas obrigações de cabeça e em banhos de limpeza.Popularmente, esta erva é conhecida como coração-de-Jesus. Medicinalmente, combate astosses rebeldes e alivia bronquites agudas, usando-se o xarope. Como antiofídico (contra oveneno de cobra), usam-se as folhas socadas no local e, internamente, o chá forte.

Guaxima-cor-de rosa: Usada em quaisquer obrigações de cabeça e nos abô dos filhos doorixá da caça. É de costume usar galhos de guaxima em sacudimentos pessoais edomiciliares. Muito útil o banho das pontas. A medicina popular usa as flores contra a tosse;as folhas são emolientes; as pontas, sementes e frutos são antifebris.

Incenso-de-caboclo – Capim-limão: Usada nas defumações de ambientes e nos banhos dedescarrego. O povo a utiliza para exterminar resfriados, minorar as bronquites e, também,nas perturbações da digestão.

Jaborandi: De grande aplicação nas várias obrigações. A medicina popular adoptou estaplanta como essencial na lavagem dos cabelos, tornando-os sedosos e brilhantes. Temgrande eficácia nas pleurisias, nas bronquites e febres que tragam erupções. Usa-se o cháinternamente.

Jacatirão: Pleno uso em quaisquer obrigações. O seu pé, e cepa são lugares apropriadospara arriar obrigações. Não possui uso na medicina caseira.

Jurema branca: Aplicada em todas as obrigações de ori, em banhos de limpeza oudescarrego e entra nos abô. É de grande importância nas defumações ambientais. Amedicina caseira indica as cascas em banhos e lavagens como adstringente. Em chá temefeito narcótico, corrigindo a insónia.

Malva-do-campo – Malvarisco: Seu uso se restringe aos banhos descarrego e limpeza. Opovo a indica como desinflamadora nas afecções da boca e garganta. É emoliente,propiciando vir a furo os tumores da gengiva. Usa-se em bochechos e gargarejos.

Piperegum-verde – Iperegum-verde: Erva de extraordinários efeitos nas várias obrigaçõesdo ritual. A medicina aponta-a como debeladora de reumatismo, usando-se banhos ecompressas.

Piperegum-verde-e-amarelo: Tem o mesmo uso ritualístico prescrito para o piperegum deOxóssi. Na medicina popular é o mesmo que piperegum-verde.

Pitangatuba: Usado em quaisquer obrigações de ori, ebori, lavagem de contas e dar decomer à cabeça. A farmácia do povo indica em chá, nos casos de febres e também paradesobstruir os brônquios.

Page 26: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Amendoim: Ossaim aprecia muito e adora saboreá-lo torrado, sem casca. O amendoimfornece um bom óleo para luz e também para a cozinha. Suas sementes são estimulante efortalecem as vistas e a pele, além de ser em excelente afrodisíaco. Nos rituais, éempregado cozido e utilizado em sacudimentos, com excelentes resultados.

Celidônia maior: É indicada pela medicina caseira como excelente medicamento nasdoenças dos olhos, usando a água do cozimento da planta para banhá-los. Seu chá tambémé de grande eficácia para banhar o rosto e dar fim às manchas e panos.

Coco de Dendê: É conhecido entre os Yorubás como Adin. Sua semente, desprovida dapolpa, fornece um óleo branco, sólido, e serve para substituir a manteiga. É a chamadamanteiga de karité. Este coco é muito prestigiado pela medicina caseira, pois debelacefaléias, anginas, fraqueza dos órgãos visuais e cólicas abdominais.

Erva de Passarinho: É muito aplicada principalmente no abô do orixá, nas obrigaçõesrenovadas anualmente e nos abô de babalossaim. Nas renovações, esta planta é aduodécima folha que completa o ato litúrgico renovatório. Na medicina popular, esta planta éempregada com sucesso absoluto, contra as moléstias uterinas, corrimentos e também paradar fim às úlceras. As folhas e flores são usadas em caso de diabetes, hemoptises ehemorragias diversas.

Erva de Santa Luzia: Muito usada nas obrigações de cabeças, ebori, lavagem de contas,feitura de santo e tiragem de zumbi. De igual maneira, também se emprega nos abô, banhosde descarrego ou limpeza dos filhos dos orixás. A medicina popular a consagrou como umgrande remédio, por ser de grande eficácia contra o vício da bebida. O cozimento de suasfolhas é empregado contra doenças dos olhos e para desenvolver a vidência.

Gitó – carrapeta: Sua utilização se restringe ao uso litúrgico e ritualístico. É largamenteempregada nos banhos de limpeza e purificação do orixá. Usada também em banhos decabeça para desenvolver a vidência, audição e intuição. A medicina popular aplica-a na curade moléstia dos olhos, porém em lavagens externas.

Guabira: Aplicada em todas as obrigações de cabeça, nos abô de uso geral e nos banhos depurificação e limpeza dos filhos dos orixás. A medicina caseira a indica no sentido de pôr fimaos males dos olhos conjuntivites. Em banhos, favorecem aos que sofrem de reumatismo edevem ser feitos em banheiras ou bacias, sendo mais ou menos demorados.

Lágrima de Nossa Senhora: É usada nas obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos dedescarrego ou limpeza. O povo a indica como excelente diurético, em chá. Os banhosdebelam o reumatismo e reduzem as inchações. As folhas e as sementes são indicadas parabanhar os olhos, propiciando bem-estar. A aplicação deve ser feita pela manhã, após terdeixado o banho ficar na noite anterior sob o sereno. Retire antes do sol nascer e apliquesobre os olhos.

Narciso dos Jardins: Entra nos trabalhos em razão de ser suporte para o fetiche deOssaim, para o assentamento. Não possui uso na medicina popular, pois é tida como plantavenenosa.

Alevante – Levante: Usada em todas as obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos delimpeza de filhos de santo. Não possui uso na medicina popular.

Alfavaca-roxa: Empregada em todas as obrigações de cabeça e nos abô dos filhos desteorixá. Muito usada em banhos de limpeza ou descarrego. A medicina caseira usa seu chá emcozimento, para emagrecer.

Angelicó – Mil-homens: Tem grande aplicação na magia de amor, em banhos de misturacom manacá (folhas e flores), para propiciar ligações amorosas, aproximando o sexo

Page 27: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

masculino. A medicina caseira aplica-o como estomacal, combatendo a dispepsia. Asgestantes não a devem usar.

Aperta-ruão: Os babalorixás a utilizam nas obrigações de cabeça; no caso dos filhos dotrovão é usada a nega-mina. Tem grande prestígio na medicina popular como adstringente.As senhoras a empregam em banhos semicúpios, de assento, e em lavagens vaginais paradar fim à leucorréia.

Azedinha – Trevo-azedo – Três-corações: É popularmente conhecida como três corações,sem função ritualística. É empregada na medicina popular como combatente da disenteria,eliminador de gases e febrífugo.

Caferana-Alumã: São utilizadas nas aplicações de cabeça e nos abô. Usado na medicinapopular como: laxante, fazendo uma limpeza geral no estômago e intestinos, sem causardanos; é óptima combatente de febres palustres ou intermitentes; poderoso vermífugo eenergético tónico.

Cavalinha – Milho-de-cobra: Aplicada nas obrigações de cabeça, nos abô e como axé nosassentamentos dos dois orixás. Não possui uso na medicina popular.

Eritrina – Mulungu: Tem plena aplicação nas obrigações de cabeça e nos banhos delimpeza dos filhos de Xangô. Na medicina caseira é aplicada como óptimo pacificador dosistema nervoso e, também, contra a bronquite.

Erva-das-lavadeiras – Melão-de-São-Caetano: Não possui utilização nas obrigações doritual. O uso popular o indica como sendo de grande eficácia no combate ao reumatismo. Évigoroso antifebril, debela ainda, doenças das senhoras, em banhos de assento.

Erva-de-São-João: Utilizada nas obrigações de cabeça e nos banhos de descarrego. Amedicina caseira, indica-a como tónico para combater as disenterias. Aplicam-se notratamento do reumatismo. Usa-se o chá em banhos.

Erva-grossa – Fumo-bravo: Empregada nas obrigações de cabeça, particularmente nosebori e como axé do orixá. A medicina caseira indica as raízes em cozimento, como antifebril,as mesmas em cataplasmas debelam tumores. As folhas agem como tónico combatendo ocatarro dos brônquios e pulmões.

Mimo-de-vênus – Amor-agarradinho: Aplica-se folhas, ramos e flores, em banhos depurificação dos filhos de Oyá. Muito usada na magia amorosa, circundando um prato emetade para dentro do prato e metade para fora; regue a erva com mel de abelhas e arreieem uma moita de bambu. Não possui uso na medicina caseira.

Morangueiro: Aplicação restrita, já que se torna difícil encontrá-la em qualquer lugar. O povoa indica como remédio diurético, pondo fim aos males dos rins. É usada para curardisenterias e também recuperar pessoas que carecem de vitamina C no organismo.

Musgo-da-pedreira: Tem aplicação nos banhos de descarrego e nas defumações pessoais,que são feitas após o banho. A defumação se destina a aproximar o paciente do bem.

Nega-mina: Inteiramente aplicada nas obrigações de ori, e nos banhos de descarrego oulimpeza e nos abô. O povo a aplica como debeladora dos males do fígado, das cólicashepáticas e das nevralgias.

Noz-moscada: Seu uso ritualístico se limita a utilização do pó que, espalhado ao ambiente,exerce actividade para melhoria das condições financeiras. É também usado comodefumador. Este pó, usado nos braços e mãos ao sair à rua, atrai fluidos benéficos. Nãopossui uso na medicina popular.

Page 28: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Panacéia – Azougue-de-pobre: Entra nas obrigações de ori e nos banhos de descarrego oulimpeza. O povo a aponta como poderoso diurético e de grande eficácia no combate à sífilis,usando-se o chá. É indicada também no tratamento das doenças de pele, e ainda debelar oreumatismo, em banhos.

Pau-de-colher – Leiteira: Usada em banhos de purificação de mistura com outras espéciesdos mesmos orixás. A medicina caseira a recusa por tóxica, porém pode perfeitamente serusada externamente em banhos.

Pau-pereira: Não é aplicada nas obrigações de ori, mas é usada em banhos de descarregoou limpeza. O povo a aplica nas perturbações do estômago e põe fim a falta de apetite. Éfortificante e combate febres intermitentes, e ainda tem fama de afrodisíaco.

Pessegueiro: É utilizado flores e folhas, em quaisquer obrigações de ori. Pois esta propiciamelhores condições mediúnicas, destruindo fluidos negativos e Eguns. O povo a indica emcozimento para debelar males do estômago e banhar os olhos, no caso de conjuntivite.

Pixirica – Tapixirica: Aplica-se somente o uso das folhas, de forma benéfica. O povo aindica nas palpitações do coração, na melhoria do aparelho genital feminino e nas doençasdas vias urinárias.

Romã: Usada em banhos de limpeza dos filhos do orixá dos ventos. O povo emprega ascascas dos frutos no combate a vermes intestinais e o mesmo cozimento em gargarejos paradebelar inflamações da garganta e da boca.

Sensitiva – Dormideira: Somente é utilizada em banhos de descarrego. O povo diz possuiextraordinários efeitos nas inflamações da boca e garganta. Utiliza-se o cozimento de toda aplanta para gargarejos e bochechos.

Taioba: Sem aplicação nas obrigações de cabeça. Porém muito utilizada na cozinha sagradade Xangô. Dela prepara-se um esparregado de erê (muito conhecido como caruru) essealimento leva qualidades de verduras mas sempre tem a complementá-lo a taioba. O povoutiliza suas folhas em cozimento como emoliente; a raiz é poderoso mata-bicheiras dosanimais e, além de matá-las, destrói as carnes podres, promovendo a cicatrização.

Taquaruçu – Bambu-amarelo – Bambu-dourado: Os galhos finos, com folhas, servem pararealizar sacudimentos pessoais ou domiciliares. É empregado ainda para enfeitar o localonde se tem Egun assentado. Não possui uso na medicina popular.

Tiririca : Sem aplicação ritualística, a não ser as batatas aromáticas, essas batatinhas que opovo apelidou de dandá-da-costa, levadas ao calor do fogo e depois reduzidas a pó que,misturado com outros, ou mesmo sozinho, funciona como pó de dança. Para desocupaçãode casas. Colocados em baixo da língua, afasta eguns e desodoriza o hálito. Não possui usona medicina popular.

Umbaúba: Somente é usada nos ebori a espécie prateada. As outras espécies são usadasnos sacudimentos domiciliares ou de trabalho. O povo a prestigia como excelente diurético. Éaconselhado não usar constantemente esta erva, pois o uso constante acelera ascontracções do coração.

Urucu: Desta planta somente são utilizadas as sementes, que socadas e misturadas com umpouquinho de água e pó de pemba branca, resulta numa pasta que se utiliza para pintar aYawô. O povo indica as sementes verdes para os males do coração e para debelarhemorragias.

Page 29: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Abiu-abieiro: Sem uso na liturgia, tem folhas curativas; a parte inferior destas, colocadasnas feridas, ajudam a superar; se inverter a posição da folhas, a cura será apressada. Acasca da árvore cozida tem efeito cicatrizante.

Agrião-do-Pará – Jambuaçu: É usado nas obrigações de cabeça e nos abô, parapurificação de filhos; como axé nos assentamentos da deusa de água doce. A medicinacaseira usa-o para combater tosses e corrigir escorbuto (carência de vitamina C). É, também,excitante.

Alfavaca-de-cobra: É usada em todas as obrigações de cabeça. No abô também é usada, ofilho dorme com a cabeça coberta. Antes das doze horas do dia seguinte o emplastro éretirado, e torna-se um banho de purificação. A medicina caseira a indica como combatenteao mau-hálito.

Arapoca-branca: Suas folhas são utilizadas nas obrigações de cabeça e nos abô; noCandomblé são usadas em sacudimentos pessoais. As casacas desta servem para matarpeixes. A medicina caseira utiliza as folhas como anti térmico, contra febres. Age tambémcomo excitante.

Arnica-montana: Tem pouca aplicação na Umbanda e no Candomblé. Já na medicinapopular; e muito usada, após alguns dias de infusão no otin (cachaça). Age comocicatrizante, recompondo o tecido lesado nas escoriações.

Azedinha - Trevo-azedo – Três corações: É popularmente conhecida como três-corações,sem função ritualística, é apenas empregada na medicina popular como: combatente dadisenteria, eliminador de gases e febrífugo.

Bananeira: Muito empregada na culinária dos Orixás. Suas folhas forram o casco datartaruga, para arriar-se o ocaséo a Oxum. A medicina caseira prepara de sua seiva umxarope de grande eficácia nos males das vias respiratórias ou doenças do peito.

Brio-de-estudante – Barbas-de-baratas: Desta erva apenas a raiz é utilizada. Ela forneceum bom corante que é usado nas pinturas das yawo, de mistura com pemba raspada. Amedicina popular utiliza o chá, meia hora antes de dormir, para ter sono tranquilo.

Camará-cambará: Utilizada em quaisquer obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos depurificação. A medicina caseira a emprega muito em xarope, contra a tosse e rouquidão eainda põe fim às afecções catarrais.

Camomila-marcela: Tem restrita aplicação nas obrigações litúrgicas. Entretanto, é usadanos banhos de descarrego e nos abô. No uso popular é de grande finalidade em lavagensintestinais das crianças, contra cólicas e regularizadora das funções dos intestinos. O chádas flores é tónico e estimulante, combate as dispepsias e estimula o apetite.

Cana-fístila – Chuva-de-ouro: Aplicada nos abô e nas obrigações de cabeça, usadatambém nos banhos de descarrego dos filhos de Oxum. Seu uso popular é contra os malesdos rins, areias e ardores. O sumo das folhas misturado com clara de ovo e sal mataimpigens.

Chamana-nove-horas – Manjericona: Usada em obrigações de cabeça, nos abô e nosbanhos de purificação dos filhos de Oxum. O povo a utiliza em disenterias.

Cipó-chumbo: Sem uso na liturgia, porém muito prestigiada na medicina popular, comoxarope debela tosses e bronquites; seu chá é muito eficaz no combate a diarreiassanguinolentas e à icterícia; seco e reduzido a pó, cicatriza feridas rebeldes.

Erva-cidreira – Melissa: Sem uso na liturgia, sua aplicação se restringe ao âmbito damedicina caseira, que a usa como excitante e anti-espasmódico, enérgico tônico do sistema

Page 30: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

nervoso. O chá feito das folhas adocicado ou puro combate as agitações nervosas,histerismos e insónia.

Erva-de-Santa-Maria: São empregadas em obrigações de cabeça e em banhos dedescarrego. Como remédio caseiro é utilizada para combater lombrigas (ascárides) dascrianças, também é óptimo remédio para os brônquios.

Ervilha-de-Angola – Guando: É empregada em quaisquer obrigações. O povo usa aspontas dos ramos contra hemorragias e as flores contra as moléstias dos brônquios epulmões.

Fava-pichuri: No ritual da Umbanda e do Candomblé, usa-se a fava reduzida a pó, oudefumações que trazem bons fluidos e afugenta Eguns. O povo usa o pó na preparação dechá, que é eficaz nas dispepsias e diarreias.

Flamboiant: Não é utilizado em obrigações de cabeça, sendo usado somente em algumascasas, em banhos de purificação dos filhos dos orixás. Porém suas flores tem vasto uso,como ornamento, enfeite de obrigação ou de mesas em que estejam arriadas as obrigações.Sem uso na medicina comercial.

Gengibre-zingiber: São aplicados os rizomas, a raiz, que se adiciona ao aluá e a outrasbebidas. O povo a usa nos casos de hemorragia de senhoras e contra as perturbações doestômago, em chá.

Gigoga-amarela – Aguapê: Usado nos abô, nos bori e banhos de limpeza, pois purifica aaura e afugenta ou anula Eguns. A medicina popular manda que as folhas sejam usadascomo adstringente e, em gargarejos, fortalecem as cordas vocais.

Ipê-amarelo: Aplicada somente em defumações de ambientes. Na medicina popular é usadaem gargarejos, contra inflamações da boca, das amígdalas e estomatite. O que vai acozimento são a casca e a entre casca.

Lúca-Árvore-da-pureza: Seu pendão floral é usado plena e absolutamente, em obrigaçõesde ori dos filhos de Oxum. Não possui uso na medicina popular.

Macaçá: Aplicação litúrgica total, entra em todas as obrigações de ori nos abô e purificaçãodos filhos dos orixás. O povo a usa para debelar tosses e catarros brônquios; é usada aindacontra gases intestinais.

Mãe-boa: É erva sagrada de Oxum. Só é usada nas obrigações ritualísticas, que se restringeaos banhos de limpeza. Muito usada pelo povo contra o reumatismo, em chá ou banho.

Malmequer – Calêndula: É usada em todas as obrigações de ori e nos abô, e nos banhosde purificação dos filhos de Oxum. As flores são excitantes, reguladoras do fluxo menstrual.As folhas são aplicadas em fricções ou fumigações para facilitar a regra feminina.

Malmequer-do-campo: Não é aplicada nas obrigações do ritual. Na medicina popular temfunção cicatrizante de feridas e úlceras, colocando o sumo de flores e folhas sobre a ferida.

Malmequer-miúdo: Aplicado em quaisquer obrigações de ori, nos abô e nos banhos delimpeza dos filhos que se encontram recolhidos para feitura do santo. Como remédio caseiro,é cicatrizante e excitante.

Orriri-de-Oxum: Entra em todas as obrigações de ori, nos banhos de limpeza. O povo aindica como diurético e estimulador das funções hepáticas.

Vassourinha-de-botão: Muito usado nos sacudimentos pessoais. Não possui qualquer usona medicina popular.

Page 31: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Piperegum Verde e Amarelo: originária de Guiné, na África. Trata-se de uma erva quepossui extraordinários efeitos nas várias obrigações do ritual, possuindo grande eficácia nossacudimentos pessoais e domiciliares e nos abô como afastamento de mão de cabeça nocaso de pai e mãe de santo vivo, cercando as pernas da pessoa com folhas de piperegum ouamarradas ao tornozelo; feito isso, a cerimónia é iniciada. A medicina caseira aponta opiperegum como um dos melhores remédios para debelar o reumatismo, devendo ser usadoem banhos ou compressas.

Agoniada: Faz parte de todas as obrigações do deus das endemias e epidemias. Utilizadano ebori, nas lavagens de contas e na iniciação. Esta erva purifica os filhos-de-santo,deixando-os livres de fluidos negativos. Na medicina popular, a mesma é usada para corrigiro fluxo menstrual e combate asma.

Alamanda: Não é utilizada em obrigações, sendo empregada somente em banhos dedescarrego. Na medicina caseira ela é usada para tratar doenças da pele: sarna (coceiras),eczema e furúnculos. Para usar é necessário que se cozinhe as folhas, e coloque chá defolhas sobre a doença.

Alfavaca-roxa: Empregada em todas as obrigações de cabeça e nos abô dos filhos desteorixá. Muito usada em banhos de limpeza ou descarrego. A medicina caseira usa seu chá emcozimento, para emagrecer.

Alfazema : Empregada em todas as obrigações de cabeça. É aplicada nas defumações delimpeza, usada também na magia amorosa em forma de perfume. A medicina popular ditagrandes elogios a esta erva, pois ela é excelente excitante e anti-espasmódico. É usada,também, como reguladora da menstruação. Somente é aplicada como chá.

Babosa: Muito usada em rituais de Umbanda, mais especificamente em defumaçõespessoais. Para que se faça a defumação, é necessário queimar suas folhas depois de secas.Isso leva um certo tempo, devido a gosma abundante que há na babosa. A defumação é feitaapós o banho de descarrego. Para a medicina caseira sua gosma é de grande eficácia nosabcessos ou tumores, além de muitas outras aplicações.

Araticum-de-areia – Malolô: Liturgicamente, os bantos a usam nos banhos de descarrego,em mistura de outra erva. A medicina caseira indica a polpa dos frutos para resolver tumorese o cozimento das folhas no tratamento do reumatismo.

Arrebenta cavalo: No uso ritualístico esta erva é empregada em banhos fortes do pescoçopara baixo, em hora aberta. É também usado em magias para atrair simpatia. Não é usadana medicina caseira.

Assa-peixe: Usada em banhos de limpeza e nos ebori. Na medicina popular ela é aplicadanas afecções do aparelho respiratório em forma de xarope.

Musgo: Aplicada em todas as obrigações de cabeça referentes a qualquer orixá. A medicinacaseira aconselha a aplicação do suco no combate às hemorróidas (uso tópico).

Beldroega: Usada nas purificações das pedras de orixá e, principalmente as de Exu. O povousa suas folhas socadas para apressar a cicatrização das feridas, colocando-as por cima.

Canena Coirana: Vegetal de excelente aplicação litúrgica, pois entra em todas asobrigações. O povo a tem como excelente estimulante do fígado.

Capixingui: Empregada em todas as obrigações de cabeça, nos abô, nos banhos depurificação e limpeza e, também nos sacudimentos. O povo afirma que o capixingui tem bonsefeitos no reumatismo e no artritismo e nos sacudimentos. O povo afirma que o capixinguitem bons efeitos no reumatismo e no artritismo nos sacudimentos. O povo afirma que o

Page 32: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

capixingui tem bons efeitos no reumatismo e no artritismo nos sacudimentos. O povo afirmaque o capixingui tem bons efeitos no reumatismo e no artritismo (reumatismo articular)utilizado em banhos, mais ou menos quentes, colocando-se nas juntas doloridas.

Cipó-chumbo: Sem uso na liturgia, porém muito prestigiada na medicina popular, comoxarope debela tosses e bronquites; seu chá é muito eficaz no combate a diarreiassanguinolentas e à icterícia; seco e reduzido a pó, cicatriza feridas rebeldes.

Carobinha do Campo: Em alguns terreiros essa planta faz parte do ariaxé. A medicinacaseira indica o chá de suas folhas para combate coceiras no corpo e, principalmente coceiranas partes genitais.

Cordão de Frade: É aplicada somente em banhos de limpeza e descarrego dos filhos desteorixá. O povo a indica para a cura da asma, histerismo e pacificador dos nervos. Tambémcombate a insónia.

Cebola do mato: Sem uso ritualístico. A medicina caseira afirma que o cozimento de suasfolhas apressa a cicatrização de feridas rebeldes.

Celidônia maior: Não possui uso ritualístico. É indicada pela medicina caseira comoexcelente medicamento nas doenças dos olhos, usando a água do cozimento da planta parabanhá-los. Seu chá também é de grande eficácia para banhar o rosto e dar fim às manchas epanos branco.

Coentro: Muito aplicada como adubo ou condimento nas comidas do orixá, principalmentena carne e no peixe. Não é empregada nas obrigações ritualísticas. A medicina caseira indicaesta erva como reguladora das funções digestivas e eliminadora de gases intestinais.

Cotieira: Não sabemos ao certo se esta erva tem aplicação ritualística. Na medicina caseiraela é estritamente de uso veterinário. Muito aplicada em cães para purgar e purificar feridas.

Erva-Moura: Esta erva faz parte dos banhos de limpeza e purificação dos filhos do orixá.Seu uso popular é como calmante, em doses de uma xícara das de café, duas a três vezesao dia. Essa dose não deve ser aumentada, de modo algum, pois em grande quantidadeprejudica. As folhas tiradas do pé, depois de socadas, curam úlceras e feridas.

Estoraque Brasileiro: Sua resina é colhida e reduzida a pó. Este pó, misturado combenjoim, é usado em defumações pessoais. Essa defumação destina-se a arrancar males. Opovo aconselha o pó desta no tratamento das feridas rebeldes ou ulcerações, colocando omesmo sobre as lesões.

Figo Benjamim: Erva muito usada na purificação de pedras ou ferramentas e na preparaçãodo fetiche de Exu. Empregada, também, em banhos fortes para pôr fim a padecimentos depessoa que esteja sofrendo obsidiação ou obsessão. O povo aplica o cozimento das folhaspara tratar feridas rebeldes, e banhos para curar o reumatismo.

Hortelã brava: Empregada em obrigações de ori, nos abô e nos banhos de purificação dosfilhos deste orixá. No uso caseiro é utilizada para combater o veneno de cobras, lacraus eescorpiões. É eficaz contra gases intestinais, dores de cabeça e como diurético. É perfeitacuradora de coceiras rebeldes e tiro acertado nos catarros pulmonares, asma e tossenervosa, rebelde.

Guararema: Em terreiros de Umbanda e Candomblé ela é aplicada em banhos fortes e nosdescarregos. Os galhos da erva são usados em sacudimentos domiciliares. Os banhos fortesa que nos referimos são aplicados em encruzilhadas – na encruzilhada em que se tomar obanho arria-se um mi-ami-ami, oferecido a Exu. E deve ser feito em uma encruzilhadatranquila. É um banho de efeitos surpreendentes. Na medicina caseira esta erva é utilizada

Page 33: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

para exterminar abcessos, tumores, socando-se bem as folhas e colocando-as sobre atumorização. O cozimento das folhas é eficaz no tratamento do reumatismo. Em banhosquentes e demorados, de igual sorte também cura hemorroidas.

Jenipapo: As folhas servem para banhos de descarrego e limpeza. A medicina caseira aplicao cozimento das cascas no tratamento das úlceras, o caldo dos frutos é combatente dehidropisia.

Jurubeba: Somente usada em obrigações com objectivo de descarrego e limpeza. Suasfolhas e frutos permitem o bom funcionamento do fígado e baço, garante a sabedoriapopular. Debela e previne hepatite com ou sem edemas.

Mangue Cebola: É usado apenas em sacudimentos domiciliares, utilizando o fruto, a cebola.Procede-se assim: corta-se a cebola em pedaços miúdos e, cantando-se para Exu, espalha-se pela casa, nos recantos, e sob os móveis. O povo usa a cebola, fruto do mangue,esmagada sobre feridas rebeldes.

Mangue vermelho: Usa-se apenas as folhas, em banhos de descarrego. O povo a indicacomo excelente adstringente que possui alto teor de tanino. Muito eficaz no tratamento dasúlceras e feridas rebeldes, aplicando o cozimento das folhas em compressas ou banhando aparte lesada.

Manjericão-roxo: Empregado nas obrigações de ori dos filhos pertencentes ao orixá dasendemias. Colhido e seco, sua folha previne contra raios e coriscos em dias de tempestades,usando o defumador. Também é usada como purificador de ambiente. Não possui uso namedicina popular.

Panacéia: Entra nas obrigações de ori e banhos de descarrego ou limpeza. O povo a apontacomo poderoso diurético e de grande eficácia no combate à sífilis, usando-se o chá. Éindicada também no tratamento das doenças de pele, darros, eczemas e ainda debela oreumatismo, quando usada em banhos.

Picão da praia: Apenas na Bahia ouvimos falar que esta planta pertence a Obaluaiê. Nãoconhecemos seu uso ritualístico. A medicina popular dá-lhe muito prestígio como diurético eeficaz nos males da bexiga. Usada como chá.

Piteira imperial: Seu uso se limita às defumações pessoais, que são feitas após o banho. Amedicina popular utiliza as folhas verdes, em cozimento, para lavar feridas rebeldes,aproximando a cura ou cicatrização.

Quitoco: Usada em banhos de descarrego ou limpeza. Para a medicina popular esta ervaresolve males do estômago, tumores e abcessos. Internamente é usado o chá, nos tumoresaplica-se as folhas socadas. Muito utilizada nas doenças de senhoras.

Sabugueiro: Não possui uso ritualístico. É decisiva no tratamento das doenças eruptivas:sarampo, catapora e escarlatina. O cozimento das flores é excelente para a brotação dosarampo.

Sumaré: Não tem aplicação ritualística ou obrigações litúrgicas. Porém possui grandeprestígio popular, devido ao seu valor curativo, promovendo com espantosa rapidez aabertura de tumores de qualquer natureza, pondo fim às inflamações. É empregado contrafurúnculos, panarícios e erisipelas, regenerando o tecido atacado por inflamações dequalquer origem.

Trombeteira branca: Não possui nenhuma aplicação nas obrigações de cabeça. Apenas éusada nos banhos de limpeza dos filhos do orixá da varíola. Seu uso na medicina popular épouco frequente. Aplica-se apenas nos casos de asma e bronquite.

Page 34: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Urtiga-mamão: Aplicada em banhos fortes, somente em casos de invasão de eguns. Obanho emprega-se do pescoço para baixo. Esse banho destrói larvas astrais e afastainfluências perniciosas. O povo indica esta erva na cura de erisipela, usando um algodãoembebido do leite da planta. O chá de suas folhas debela males dos rins.

Velame do campo: Vegetal utilizado em todas as obrigações principais: ebori, simples oucompleto. Indispensável na feitura de santo e nos abô dos filhos do orixá. Na medicinacaseira o velame é utilizado como anti-sifilítico e anti-reumático.

Velame verdadeiro: Possui plena aplicação em quaisquer obrigações de cabeça e nos abô.Usada também nos sacudimentos. A medicina do povo afirma ser superior a todos osdepurativos existentes, além de energético curador das doenças da pele.

Alcaparreira – Galeata: Entra em várias obrigações do ritual, utilizando-se folhas e cascasverdes. Muito prestigiada nos abô de preparação dos filhos para obrigação de cabeça e nosbanhos de limpeza. A medicina caseira indica como diurética, usadas as cascas da raiz. Osfrutos são comestíveis e deles se prepara uma geleia que é eficaz contra picadas de cobrasou insectos venenosos, em razão do princípio ativo: rutinã.

Altéia – Malva-risco: Muito empregada nos banhos de descarrego e na purificação daspedras dos orixás Nanã. Oxum, Oxumarê, Yansã e Yemanjá. Muito prestigiada nosbochechos e gargarejos, nas inflamações da boca e garganta.

Angelicó – Mil-homens: Tem grande aplicação na magia de amor, em banhos de misturacom manacá (folhas e flores), para propiciar ligações amorosas, aproximando o sexomasculino. A medicina caseira aplica-o como estomacal, combatendo a dispepsia. Asgestantes não devem usar.

Araticum-de-areia – Malolô: Liturgicamente, os bantos a usam nos banhos de descarrego,sem mistura de outra erva. A medicina caseira indica a polpa e os frutos para resolvertumores e cozimento das folhas no tratamento do reumatismo.

Cavalinha – Milho-de-cobra: Aplicada nas obrigações de cabeça, nos abô e como axé nosassentamentos dos dois orixás. Não possui uso na medicina popular.

Graviola – Corosol: Tem plena aplicação nos abô dos orixás, nos banhos de abô e nos delimpeza e descarrego. É indispensável aos filhos recolhidos para obrigações de cabeçabeberem uma dose de suco pela manhã. O povo usa a graviola de diabetes, aplicando o chá.

Ingá-bravo: “Não conhecemos aplicação ritualística. O povo a consagra como sérioadstringente e, por isso, indica o uso das casacas, em cozimento, na cura das úlceras eferidas rebeldes, banhando-as.

Língua-de-vaca – Erva-de-sangue: Planta empregada nas obrigações principais, nos abô enos banhos de purificação dos filhos do orixá. É axé para assentamentos do mesmo orixá. Ouso caseiro é nas doenças de pele, nas sifilíticas e nos resfriados.

Alface: É empregada nas obrigações de Egun, e em sacudimentos. O povo a indica para oscasos de insónia, usando as folhas ou o pendão floral. Além de chamar o sono, pacifica osnervos.

Altéia – Malvarisco: Muito empregada nos banhos de descarrego e na purificação daspedras dos orixás Nanã, Oxum, Oxumarê, Yansã Yemanjá. Muito prestigiada nos bochechose gargarejos, nas inflamações da boca e garganta.

Angico-da-folha-miúda – Cambuí: Só possui aplicação na medicina caseira a casca ou osfrutos em infusão no vinho do porto ou otin (cachaça), age como estimulador do apetite. Os

Page 35: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

frutos em infusão, também fornecem um licor saboroso, do mesmo modo combate adispepsia.

Bambu: É um poderoso defumador contra Kiumbas. O banho também é excelente contraperseguidores. Na medicina popular é benéfico contra as doenças ou perturbações nervosas,nas disenterias, diarreias e males do estômago.

Cambuí amarelo: Só é utilizado em banhos de descarrego. A medicina caseira indica comoadstringente, e usa o chá nas diarreias ou disenterias.

Catinga-de-mulata – Cordão-de-Frade – Cordão-de-São-Francisco: Seu uso ritualístico serestringe aos banhos de limpeza e descarrego dos filhos de Oyá. O povo a indica para curarasma, histerismo e como pacificadora dos nervos.

Cordão-de-Frade verdadeiro: Essa planta é aplicada em banhos tonificantes da aura elimpezas em geral. O povo afirma que hastes e folhas, em cozimento ou chá, combate aasma, melhora o funcionamento dos rins e beneficia no caso de reumatismo.

Cravo-da Índia – Cravo-de- Doce: Entra em quaisquer obrigações de cabeça e nos abô.Participa dos banhos de purificação dos filhos dos orixás a que pertence. O povo indica suasfolhas e cascas em banhos de assento para debelar a fadiga das pernas. Óptimo nos banhosaromáticos.

Dormideira sensitiva: Não conhecemos seu uso ritualístico. A medicina caseira indica estaplanta como emoliente, mais especificamente para bochechos e gargarejos, nas inflamaçõesde boca. Indicada como hipnótico, pondo fim a insônia. É utilizado o cozimento de toda aplanta.

Espirradeira – Flor-de-São-José: Participa de todas as obrigações nos cultos afro-brasileiros. Esta planta é utilizada nas obrigações de cabeça, nos abô e nos abô de ori.Pertence aos orixás Xangô e Yansã, porém há, ainda, um outro tipo branco que pertence aOxalá. O povo indica o suco das folhas desta contra a sarna e pôr fim aos piolhos. Em usoexterno.

Eucalipto-limão: de grande aplicação nas obrigações de cabeça e nos banhos dedescarrego ou limpeza dos filhos de orixá. A medicina caseira indica-o nas febres e parasuavizar dores. Usado em banhos de assento, é também emoliente.

Flamboiant: Não é utilizado em obrigações de cabeça, sendo usado somente em algumascasas de banhos de purificação dos filhos dos orixás. Porém suas flores tem vasto uso, comoornamento, enfeite de obrigação ou de mesas em que estejam arriadas as obrigações. Semuso na medicina popular.

Gengibre-zingiber: São aplicados os rizomas, a raiz, que se adiciona ao aluá e a outrasbebidas. O povo costuma dizer que é também ingrediente no amalá de Xangô. A medicinacaseira a usa nos casos de hemorragia de senhoras e contra as perturbações do estômago,em chá.

Gitó-carrapeta – bilreiro: É de hábito ritualístico empregá-la em banhos de limpeza epurificação dos filhos do orixá a que se destina. O povo indica na cura de moléstia dos olhos.Não aconselhamos o uso interno.

Hortelã-da-horta – Hortelã-verde: Muito usada na culinária sagrada. Entra nas obrigaçõesde cabeça alusivas a qualquer orixá. Participa do abô dos filhos-de-santo. A medicina caseirao aponta como eficiente debelador de tosses rebeldes; de bons efeitos nas bronquites émuito útil no tratamento da asma.

Page 36: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Inhame: Seu único emprego ritualístico é o uso das folhas grandes como toalha nasobrigações de Exu. O inhame é tido como depurativo do sangue na medicina caseira.

Jenipapo: As folhas servem para banhos de descarrego e limpeza. A medicina caseira aplicao cozimento das cascas no tratamento das úlceras, o caldo dos frutos é combatente dehidropisia.

Lírio do Brejo: São usados folhas e flores nas obrigações de ori, nos abô e nos banhos delimpeza ou descarrego. O povo emprega o chá das raízes, rizomas, como estomacal eexpectorante.

Louro – Loureiro: Planta que simboliza a vitória, por isso pertence a Oyá. Não temaplicação nas obrigações de cabeça, mas é usada nas defumações caseiras para atrairrecursos financeiros. Suas folhas também são utilizadas para ornamentar a orla dastravessas em que se coloca o acarajé para arriar em oferenda a Iansã.

Mãe-boa: Seu uso se restringe somente aos banhos de limpeza. Muito usada pelo povocontra o reumatismo, em chá ou banho.

Manjericão-roxo: Empregado nas obrigações de ori dos filhos pertencentes ao orixá dotrovão. Colhido e seco, previne contra raios e coriscos em dias de tempestades, usando odefumador. Não possui uso na medicina popular.

Maravilha bonina: Utilizada nas obrigações de ori relativas a Oyá ebori, lavagem de contase feitura de santo. Não entra nos abô a serem tomados por via oral. O povo a indica paraeliminar leucorreia (corrimentos), hidropisia, males do fígado, afecções hepáticas e cólicasabdominais.

Agapanto: É um vegetal pertencente a Oxalá, Nanã e a Obaluayê. O branco é de Oxalá e olilás é da deusa das chuvas e do orixá das endemias e das epidemias. É também aplicadocomo ornamento em pejis, e banhos dos filhos destes orixás. Não possui uso na medicinapopular.

Altéia – Malvarisco: Muito empregada nos banhos de descarrego e na purificação daspedras dos orixá Nanã, Oxum, Oxumar6e, Yansã e Yemanjá. Muito prestigiada nosbochechos e gargarejos, nas inflamações da boca e garganta.

Angelim-amargoso – Morcegueira: Pertence a Nanã e Exu. Muito usada em carpintaria,por ser madeira de lei. Folhas e flores são utilizadas nos abô dos filhos de Nanã. As cascasdizem respeito a Exu; elas são aplicadas em banhos fortes de descarrego, com o propósitode destruir os fluidos negativos.

Assa-peixe: Usada em banhos de limpeza e nos ebori dos filhos do orixá das chuvas. Namedicina popular ela é aplicada nas afecções do aparelho respiratório em forma de xarope.Utilizada como emostático.

Avenca: Vegetal delicadíssimo e mimoso. Tem emprego nas obrigações de cabeça e nosabô embora ela mereça ser economizada em face de sua delicadeza para ornamento. Amedicina popular indica as folhas para debelar catarros brônquios e tosses.

Cedrinho: Este vegetal possui muitas variedades, todas elas pertencentes a deusa daschuvas. Sua aplicação é total na liturgia dos cultos afro-brasileiros. Empregado nasobrigações de cabeça, nos abô, banhos de corpo inteiro e nos de purificação. Excelente abôde ori, tonificador da aura. Em seu uso caseiro combate as disenterias, suas folhas emcozimento em banhos ou chá curam hérnias. É tónico em estados febris rebeldes.

Cipreste: Aplicada nas obrigações de cabeça e nos banhos de purificação e descarrego. Amedicina popular indica banhos desta erva para tratar feridas e o chá para curar úlceras.

Page 37: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Gervão: Além de ser folha sagrada de Nanã, também é Xangô. Sem aplicação nasobrigações rituais. A medicina caseira a indica no tratamento das doenças do fígado, levandosuas folhas em cozimento adicionando juntamente raízes de erva-tostão. O chá do gervãotambém debela as doenças dos rins.

Manacá: Seu uso ritualístico se limita aos banhos de descarrego. Muito empregada na magiaamorosa. Nesse sentido, ela é usada em banhos misturada com girassol e mil-homens. Ochá de suas raízes é utilizado pela medicina caseira para facilitar o fluxo menstrual.

Quaresma – Quaresmeira: Esta arboreta tem aplicação em todas as obrigações de cabeça,nos abô e nos banhos de limpeza e purificação dos filhos da deusa das chuvas. Durante oritual toda a planta é aproveitada, excepto a raiz. A medicina caseira a indica nos malesrenais e da bexiga, em chá.

Quitoco: Usada em banhos de descarrego ou limpeza. Para a medicina popular esta ervaresolve males do estômago, tumores e abcessos. Internamente é usado o chá, nos tumoresaplica-se as folhas socadas.

Alcaparreira – Galeata: Muito usada nos terreiros do Rio Grande do Sul. Entra nas maisvariadas obrigações do ritual, sendo utilizadas para isso folhas e cascas. Também é muitoprestigiada nos abô de preparação dos filhos, para obrigação de cabeça e nos banhos delimpeza. As cascas e raízes popularmente vem sendo usadas como diuréticos. Seus frutossão comestíveis e deles é preparada uma geléia eficaz contra picadas de cobras e insectosvenenosos.

Altéia – Malvarisco: Muito empregada nos banhos de descarrego e na purificação daspedras dos orixás Nanã, Oxum, Oxumarê, Yansã e Yemanjá. Muito prestigiada nosbochechos e gargarejos, nas inflamações da boca e garganta.

Aracá-da-praia: Planta arbórea pertencente a Yemanjá e a Oxóssi. É empregada nasobrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação dos filhos dos orixás a quepertence. No uso popular cura hemorragias, usando-se o cozimento. Do mesmo modotambém é utilizado para fazer lavagens genitais.

Araticum-de-areia – Malolô: Liturgicamente, os bantos a usam nos banhos de descarrego,sem mistura de outra erva. A medicina caseira indica a polpa dos frutos para resolvertumores e o cozimento das folhas no tratamento do reumatismo.

Coco-de-iri: Sua aplicação se restringe aos banhos de descarrego, empregando-se asfolhas. A medicina caseira indica as suas raízes cozidas para por fim aos males do aparelhogenital feminino. É usado em banhos semicúpios e lavagens.

Erva de Santa Luzia: Muito usada nas obrigações de cabeça, ebori, lavagem de contas,feitura de santo e tiragem de zumbi. De igual maneira, também se emprega nos abô, banhosde descarrego ou limpeza dos filhos dos orixás. A medicina popular a consagrou como umgrande remédio, por ser de grande eficácia contra o vício da bebida. O cozimento de suasfolhas é empregado contra doenças dos olhos e para desenvolver a vidência.

Fruta-da-Condessa: Tem aplicação nas obrigações de cabeça, nos banhos de descarrego enos abô. É de grande importância na medicina popular, pois suas raízes em decocto são umgrande remédio para a epilepsia. Toma-se meio copo três vezes ao dia. Apesar dairreversibilidade da doença.

Graviola – Corosol: Tem plena aplicação nos abô dos orixás, nos banhos de abô e nos delimpeza e descarrego. É indispensável aos filhos recolhidos para obrigações de cabeçabeberem uma dose do suco pela manhã. O povo usa a graviola nos casos de diabete,aplicando o chá.

Page 38: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Guabiraba anis: Aplicada em todas as obrigações de cabeça, nos abô de uso geral e nosbanhos de purificação e limpeza dos filhos dos orixás. Utilizadas do mesmo modo nos abô deori. A medicina popular a utiliza para pôr fim nas doenças dos olhos (conjuntivites). Banhosdemorados favorecem aos sofredores de reumatismo.

Jequitibá rosa: Sem uso ritualístico. Para a medicina caseira ele é um poderosoadstringente. Milagroso no tratamento das leucorreias (corrimento); o cozimento das cascasé eficaz nas hemorragias internas, cura angina e inflamações das amígdalas.

Maçã-de-cobra: Usada nas obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de descarrego elimpeza. Não possui uso na medicina popular.

Musgo marinho: Esta planta vive submersa nas águas do mar. É planta que entra nasobrigações de ori e nos banhos de limpeza dos filhos de Yemanjá. Os musgos são utilizadospela medicina caseira nas perturbações das vias respiratórias.

Pata de vaca: empregada nos banhos de descarrego e nos abô, para limpeza dos filhos dosorixás a que pertence. A pata de vaca, na medicina popular, é indicada para exterminardiabetes, e por essa razão, é tida como insulina vegetal. Também cura leucorreia emlavagens vaginais.

Trapoeraba azul – Marianinha: Esta planta é aplicada em todas as obrigações de cabeça,nos abô e nos banhos de limpeza e purificação. Também é axé integrante dosassentamentos do orixá a que pertence. No uso popular a erva é utilizada contra os efeitosde picadas de cobras. É também diurética e age contra o reumatismo. Os filhos da deusadas águas salgadas banham-se periodicamente com esse tipo de vegetal.

Unha de vaca: Aplicada em banhos de descarrego dos filhos da deusa. Na medicina caseiraé utilizado como adstringente. Aplicado em lavagens locais e banhos semicúpios paracombater males ou doenças do aparelho genital feminino.

Alecrim de Caboclo: Erva de Oxalá, porém mais exigido nas obrigações de Oxóssi. Nãopossui uso na medicina popular.

Alecrim de Tabuleiro: Erva empregada nas obrigações, nos abô e é um maravilhosoafugentador de larvas astrais, razão pela qual deve-se usá-lo nos defumadores, quer dascasas de culto. Não possui uso na medicina popular.

Alecrim do Campo: Seu uso se restringe a banhos de limpeza. É muito usado nasdefumações de terreiros de Umbanda. Em seu uso medicinal resolve o reumatismo, aplicadoem banhos.

Angélica: Tem emprego ritualístico muito reduzido. Sua flor espanta influências malignas eneutraliza a emissão de ondas negativas. É aplicado na magia do amor, propiciando ligaçõesamorosas. A flor também é usada como ornamento e dá-se de presente na vibração do quequer. Não possui uso na medicina popular.

Araçá: As folhas são aplicadas em quaisquer obrigações de cabeça e nos abô. Usada deigual sorte nos banhos de purificação. O povo indica esta espécie como um energéticoadstringente. Cura desarranjos intestinais e põe fim às cólicas. Usam-se folhas e cascas emcozimento.

Barba de Velho: Aplicadas em todas as obrigações de cabeça referentes a qualquer orixá.Usa-se também após as defumações pessoais feitas após o banho. A medicina caseiraindica seu uso tópico no combate às hemorróidas.

Baunilha verdadeira: Aplicada nas obrigações de cabeça e na tiragem de Zumbi. A medicinapopular indica esta erva no restabelecimento do fluxo menstrual. São usadas folhas e caule,

Page 39: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

em chá. Debela as hipocondrias, as tristezas e é energético afrodisíaco. É preconizada parapôr fim à esterilidade.

Calistemo Fênico: É uma extraordinária mirtácea que entra em qualquer obrigação decabeça, ebori, feitura de santo, lavagem de contas, tiragem de Zumbi ou tiragem da mão decabeça. Medicinalmente é usada em doenças do aparelho respiratório, bronquites, asma etosses rebeldes. Aplica-se o chá.

Camélia: Vegetal muito usado na magia amorosa. É captadora de fluidos positivos, a flor.Usada, aproxima uso na medicina popular.

Camomila / Marcela: Sua aplicação é restrita nas obrigações ritualísticas. Usa-se,entretanto, nos banhos de descarrego e nos abô.

Carnaúba: Só tem aplicação em abô feito da folha, que basta para cobrir a cabeça e, depois,cobrir-se a cabeça durante doze horas, fugindo aos raios solares. É fortalecimento da aura ealimento da cabeça. A vela de cera de carnaúba é a melhor iluminação para o orixá.

Cinco Folhas: Aplicada em todas as obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos dedescarrego. A medicina caseira indica esta erva como eficaz depurativo do sangue.

Cipó-cravo: Não possui uso ritualístico. Na medicina caseira actua como debelador dasdispepsias e dificuldade de digestão. Usa-se o chá ao deitar. É pacificador dos nervos epropicia um sono tranquilo. A dose a ser usada é uma xícara das de café ao deitar.

Colónia: Possui aplicação em todas as obrigações de cabeça. Indispensável nos abô e nosbanhos de limpeza de filhos-de-santo. Aplicada, também, na tiragem de Zumbi, para o que seusa o sumo. Como remédio caseiro põe fim aos males do estômago. Usado como chá(pendão ou cacho floral).

Cravo da Índia: Utilizada em qualquer obrigação de cabeça, nos abô e nos abô de cabeça.De igual sorte, participa dos banhos de purificação dos filhos dos orixás a que pertence. Opovo tem-no como óptimo nos banhos aromáticos, o cozimento de suas folhas e cascasdebelam a fadiga das pernas em banhos de assento.

Erva de Bicho: Usada em banhos de purificação de filhos-de-santo, quaisquer que sejam eque vão submeter-se a obrigações de santo ou feitura de santo. É positiva a limpeza querealiza e possante destruidora de fluidos negativos. O povo indica esta planta em cozimento(chá) a fim de curar afecções renais.

Espirradeira: Participa em todas as obrigações de cabeça, nos abô e nos abô de ori. Amedicina do povo indica o suco dessa planta, em uso externo, contra a sarna e para pôr fimaos piolhos.

Estoraque Brasileiro: Sua resina é recolhida e reduzida a pó. Este pó, misturado combenjoim, é usado em defumações pessoais. Essa defumação destina-se a arrancar males. Opovo aconselha o pó desta no tratamento das feridas rebeldes ou ulcerações, colocando omesmo sobre as lesões.

Eucalipto / Cidra: Empregado em todas as obrigações de cabeça, em banhos dedescarrego ou limpeza de Zumbi. Na medicina caseira é usado nas afecções dos brônquios,em chá.

Eucalipto / Murta: Empregado em todas as obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos delimpeza. A medicina caseira indica-o nas febres e para suavizar dores. Recomendadotambém nas doenças do aparelho respiratório.

Page 40: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Fava de Tonca: A fava é usada nas cerimônias do ritual, o fruto é usado depois de serreduzido a pó. Este pó é aplicado em defumações ou simplesmente espalhado no ambiente.Anula fluidos negativos, afugenta maus espíritos e destrói larvas astrais. Propicia proteção deamigos espirituais. Não possui uso na medicina popular.

Fava Pichuri: No ritual de Umbanda e Candomblé usa-se o fruto, a fava, que reduz a pó, oqual é aplicado espalhando-se no ambiente. Aplica-se, igualmente, em defumações queatraem bons fluidos. É afugentador de eguns e dissolve ondas negativas, anulando larvasastrais.

Folha da Fortuna (é o mesmo que saião): É usada em todas as obrigações de cabeça, embanhos de limpeza ou descarrego e nos abô de qualquer filho-de-santo. Na medicina popularé muito eficaz acelerando cicatrizações, contusões e escoriações, usando-se as folhassocadas sobre o ferimento.

Funcho: Empregada em todas as obrigações de cabeça, nos abô e em banhos de limpeza.Usa-se, do mesmo modo, para tirar mão de Zumbi. O povo dá-lhe bastante prestígio comoexcitante e para as mulheres aumentarem a secreção de leite. Eficaz na liberação de gasesintestinais, cólicas, diarreias, vómitos. É usado no tratamento dos males aqui referidosquando se trata de crianças.

Girassol: Tem aplicação no ritual. Usa-se nas obrigações de cabeça e nos abô e banhos dedescarrego. Tem grande prestígio nas defumações, em face de ser anuladora de eguns edestruidora de larvas astrais. Nas defumações usam-se as folhas e nos banhos colocam-se,também, as pétalas das flores, colhidas antes do sol. Não possui uso na medicina popular.

Golfo de flor branca: Planta aplicada em obrigações de cabeça, ebori e banhos dos filhosde Oxalá. O povo indica suas raízes como adstringente e narcóticas, mas lavadas, debelama disenteria e, as flores, as úlceras e leucorreia.

Guaco cheiroso: Aplica-se nas obrigações de cabeça e em banhos de limpeza.Popularmente, esta erva é conhecida como coração-de-Jesus. Medicinalmente, combate astosses rebeldes e alivia bronquites agudas, usando-se o xarope. Como antiofídico (contra oveneno de cobra), usam-se as folhas socadas no local e, internamente, o chá forte.

Hortelã da horta: conhecida como hortelã de tempero e, deste modo, muito usada naculinária sagrada e na profana também. Entra nas obrigações de cabeça alusivas a qualquerorixá. Participa do abô dos filhos-de-santo. Popularmente é conhecido como eficientedebelador de tosses rebeldes; de bons efeitos nas bronquites é muito útil no tratamento daasma. É excitante e fortalecedor do estômago.

Jasmim do Cabo: Seu uso restringe-se ao adorno de pejis em jarra ladeando Oxalá. Nãopossui uso na medicina popular.

Laranjeira: As flores são aplicadas nas obrigações de ori. São também indicadas embanhos. Para o povo, o chá desta erva é um excelente calmante.

Lírio do Brejo: Usam-se as folhas e flores nas obrigações de ori, nos abô e nos banhos delimpeza ou descarrego. O povo emprega o chá das raízes como estomacal e expectorante.

Malva Cheirosa: Usada nas obrigações de cabeça, nos abô e banhos de purificação defilhos-de-santo. O povo a indica para desinflamar as afecções da boca e garganta. Éemoliente, propiciando vir a furo os tumores da gengiva. Usa-se em bochechos e gargarejos.

Malva do Campo: Seu uso se restringe aos banhos descarrego e limpeza. Em seu usopopular possui o mesmo valor da malva cheirosa.

Page 41: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Mamona: Esta erva é muito utilizada como recipiente para se arriar ebó para Exu. Nãopossui uso na medicina popular.

Manjericão Miúdo: Usada na preparação de abô e nos banhos de purificação dos filhos aentrar em obrigações ou serem recolhidos. É considerado pela medicina caseira comoexcelente eliminador de gases.

Manjerona: Entra em todas as obrigações de ori, em banhos de limpeza ou descarrego enos abô. A medicina popular aplica-a como correctiva de excessos de excitações sexuais,abrandando os apetites do sexo.

Mastruço: Não possui aplicação em nenhuma cerimónia ritualística. Porém na medicinacaseira é extraordinário tratamento das afecções pulmonares, notadamente nas pleurisiassecas ou com derrame. Desta erva é usado o sumo, simples ou misturado com leite.Quantas vezes o doente queira.

Mil em Rama: Não possui uso ritualístico. É adstringente e aromática. Indicada em doençasdo peito, hemorragias pulmonares e hemoptise.

Narciso dos Jardins: Esta erva é somente usada para o assentamento. A medicina caseirao tem como planta venenosa.

Noz de Cola: Erva indispensável nos banhos dos filhos de Oxalá. Para o banho, rala-se asemente, o obi, misturando-se com água de chuva. A medicina popular indica esta erva comotónico fortificante do coração. É alimento destacado em face de diminuir as perdas orgânicas,regulando o sistema nervoso.

Noz-moscada: Desta erva utiliza-se o pó em mistura com a canela também em pó. Isto feito,espalha-se no ambiente caseiro ou em lugar onde se exerce atividade, para melhoria dascondições financeiras. É também usado como defumador. Não possui uso na medicinapopular.

Patchouli: Erva usada em todas as obrigações de ori, ebori, feitura de santo, lavagem decontas e tiragem de Zumbi. É parte dos abô que se aplicam aos filhos-de-santo. A medicinapopular indica o patchouli como possuidor de um princípio activo que é insecticida.

Poejo: Entra em todas as obrigações de ori de filhos-de-santo, quaisquer que sejam osorixás dos referidos filhos. Popularmente, atenua os males do aparelho respiratórioaconselhando o uso do cozimento das folhas e ramos. Muito eficaz nas perturbações dadigestão, usando-se o chá.

Rosa Branca: Participa de todas as obrigações de cabeça. Usa-se, inicialmente, na lavagemdo ori, ato preparatório para feitura. O povo consagrou-a como laxativo branco e aplicável notratamento da leucorreia (corrimento) sob forma de lavagens e chá ao mesmo tempo. Comolaxativo, é aplicado o chá.

Saião: Entra em todas as obrigações de cabeça, quaisquer que sejam os filhos e os orixás.Utilizada também no sacrifício ritual. Medicinalmente, é utilizada para evitar a intolerância nascrianças. Dá-se misturado o sumo, com leite. Em qualquer contusão, socam-se as folhas ecoloca-se sobre o machucado, protegido por algodão e gaze. Do pendão floral ou da florprepara-se um excelente xarope que põe fim a tosses rebeldes e bronquites.

Sálvia: Suas folhas e flores são utilizadas nas obrigações de cabeça, nos abô e banhos delimpeza dos filhos dos orixás a que pertence. Usada pelo povo como tónico adstringente.Emprega-se em casos de suores profundos, com grande efeito positivo, contra as aftas eferidas da boca. É grande aperiente (desdobradora do apetite).

Page 42: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Sangue de Cristo: Emprega-se em ebori, lavagem de contas e feitura de santo, e usa-senos abô dos filhos de Oxalá. É conhecido popularmente como adstringente e tônico geral.Usa-se o chá ou cozimento das folhas como contraveneno.

Umbu: Possui aplicação em todos os actos da liturgia afro-brasileira, ebori, abô, feitura desanto e lavagens de cabeça e de contas. Bastante usada com resultados positivos nos abôde ori e nos banhos de purificação. O povo utiliza suas cascas em cozimento, para lavagensdos olhos e para pôr fim às moléstias da córnea.

Arvore Sagradas

Termos Técnicos

Propriedades Úteis da Árvores

Dormência da Semente

Árvore - Como Plantar

Época Correta de Poda

1 - Termos Técnicos

A Jurema é uma planta da família das leguminosas, comum no Nordeste brasileiro, compropriedades psicoativas. A família das leguminosas possui importantes espécies cultivadas para alimentação inclusivedo nordestino (Mangalô, Andu, Algaroba além de Feijões de diversas espécies incluindo aSoja – a subfamília Faboidea ou Fabaceae) e exerce importante função ecológica por abrigarespécies de bactérias nitrificantes ou seja que fixam nitrogênio, essencial para a vida, nosolo.O termo Jurema designa várias espécies de Leguminosas dos gêneros Mimosa, Acácia ePithecelobium. No gênero Mimosa, cita-se:A Mimosa hostilis Benth., A Mimosa Verrucosa BenthE a Mimosa Tenuiflora. No gênero Acácia identifica-se a Acacia piauhyensis Benth, ou Acácia Jurema, além dissovárias espécies do gênero Pithecellobium também são designadas por esse mesmo nome. A classificação popular distingue a Jurema branca e Jurema Preta. Para Sangirardi Jr.(o.c.) A Jurema preta é a Mimosa hostilis Ou Mimosa Nigra, a Jurema branca o Pithecellobium diversifolium Benth E a Mimosa Verucosa corresponde a Jurema - de – Oeiras. Ainda segundo esse autor o termo Jurema, Jerema ou Gerema vem do Tupi yú-r-ema –espinheiro. Entre espécies conhecidas como Jurema inclui-se ainda: Jurema-embira (Mimosa ophthalmocentra); Jurema-angico (Acacia cebil).Além da Jurema a família das Leguminosas também abriga entre quatro e cinco espéciescom compostos psicoativos em sua composição bioquímica, a saber: Erythrina crista-galli, o Mulungu ou Corticeira conhecido sedativo; Mimosa pudica com propriedades anti- reumáticas, sedativas, laxantes;Piptadenia peregrina (da qual se faz o rapé Paricá com propriedades psicoativas utilizado poríndios da Amazônia em rituais).(Sangirardi Jr.1983 (o.c.)) Algumas variedades de Acácia australianas tipo a Acácia maideniitambém possuem propriedades semelhantes à Jurema.Já foi identificado nas cascas e raízes frescas da Jurema (Mimosa hostilis):

Page 43: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Um alcalóide denominado por Nigerina em 1949 (Lima, Gonçalves O, apud Sangirard Jr.,o.c.)identificado posteriormente como um alcalóide indólico a N,N-dimetiltriptamina – DMT umapotente substância alucinógena ou psicodisléptica responsável pelo seu efeito.No grupo de vegetais que possuem DMT – o núcleo indol e derivados da triptamina, como aJurema (Mimosa) a Psychotria nas rubiáceas, é logicamente possível a combinação comderivados do harmano / harmina tal como foi identificada na Ayahuasca da América do Sulcombinando-se a Chacrona (Psychotria viridis) com o Mariri (Banisteria caapi).Identifica-se também a Harmina no Maracujá (Passiflora), Syrian rue (Peganum harmala)usados tradicionalmente de modo independente.Há quem afirme que alguma variedade de maracujá já foi utilizada em combinação com ajurema e mais recentemente combinou-se em rituais do Xucuru-kiriri jurema (Mimosa hostilis)com Peganum harmala.

O Maracujá, Passiflora incarnata, P. alata P. edulis e outras variedades, há milênios éutilizado na América. Popularmente reconhecido com auxiliar para minimizar os efeitosprovocados pelos processos de depressão, desequilíbrio do sistema nervoso, insônia,inquietação, fadiga, e espasmos musculares. Extratos do P. edulis e Incarnata já foram experimentos com efeitos positivos noprolongamento do efeito do sono com pentobarbital, ação analgésica e bloqueadora deestimulação por adrenalinaNo uso da jurema no nordeste do Brasil há referências de uso a diversas combinações(misturas) e modos de uso e preparação. Entrecascas e raízes da Jurema (Mimosa) extraídas com álcool, com água (por decocção oumaceração) com e sem fermentação.Registra-se também na literatura a combinação com o Manacá (Brunfelsia uniflora Don)–Essa combinação parece ser a mais perigosa, tudo indica que foi utilizada na ManifestaçãoSebastianista (Pe) que resultou em psicose coletiva (Sangirardi Jr, o.c.). O elemento ativo do Manacá é de natureza psicoativa, anestésica, analgésica epossivelmente simpáticolítica – atropínico ou anticolinérgico.Combinada com Peganum harmala (Sirian rue) – Xucuru xocó (Pe) tem efeito semelhante acombinação com maracujá, pois ambas as plantas, como vimos possuem substanciassemelhantes. A combinação com maracujá silvestre ou maracujá do mato, pode ser o “segredo perdido”contudo a família do maracujá (Passifloraceae) possui 16 gêneros, com cerca de 600espécies espalhadas por todo o mundo.O vinho de jurema dos catimbó também possuem receitas secretas algumas com álcool(vinho branco cachaça), mel, Alecrim e Alho (Grünewald o.c.)Entre as formas de consumo na medicina indígena está a utilização simultânea com fumo(Nicotina tabacum, realizada por todas as tribos no Nordeste; com Cannabis sativa,(Swelinho Seda) possivelmente realizada por Fulniôs – Pe ; com Poncho de Maracujá (Atikun- Pe) (Ott, Jonathan, 1997/98 o.c.) e com Cachaça em algumas tribos no Nordeste(Sangirardi Jr o.c.) .

Este texto é um excerto do artigo Jurema (árvore) da enciclopédia livre Wikipédia. NaWikipédia, está disponível uma lista dos autores.

2 - PROPRIEDADES UTEIS DA ÁRVORES

Raiz: Uma vez que a maioria das raízes são subterrâneas e portanto não facilmente visíveis, nossatendência é ignorá-las e desmerecê-las.

Page 44: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

A primeira raiz do vegetal vem do embrião, chamada de raiz primaria, ou raiz principal.

Ela pode ser pivotante (cresce principalmente para baixo) ou tabular (cresce principalmentelateralmente).

A raiz possui órgãos especializados para sustentação, absorção, armazenamento econdução da seiva, e é responsável pela retirada de água e nutrientes do solo.

A água e nutrientes absorvidos compõem a seiva bruta. Essa seiva bruta é transportada, daraiz para as folhas pelo xilema (conjunto de vasos encontrados no caule da planta).

Caule: Uma curiosidade é que as plantas primitivas só tinham caule ! Estes são tidos comoprecursores das folhas e assim ancestrais do próprio sistema caulinar.

O caule promove interligação entre raiz e folha, levando a seiva bruta da raiz para as folhas,através de um conjunto de vasos condutores, chamado de xilema, e levando a seivaelaborada das folhas até o restante da planta, por um conjunto de vasos condutores,chamado de flolema.

Durante a descida, o floema fornece alimento aos demais órgãos.

Os troncos das árvores variam em tamanho, forma, textura e cor.

É do tronco de algumas árvores que é extraída a madeira que usamos em nossas casas, emmóveis, ferramentas, pisos e até mesmo lápis. É também do tronco de algumas árvores queé extraída a matéria prima para fazer o papel - a celulose.

Comece a pensar quantas árvores são derrubadas para satisfazer nossas necessidades dodia-a-dia, só relacionadas ao caule !

Folha: Nas folhas, ocorre a fotossíntese, que é um processo de produção de glicose e oxigênio.Este processo tem como um de seus componentes a luz do sol. A luz é formada por feixes dediferentes comprimentos onda. Cada comprimento é de uma cor. Essas são as coresprimárias.Os comprimentos de onda que são absorvidos pelas folhas variam de acordo com asespécies. Em geral o comprimento de onda de cor verde não é absorvido pelas folhas, sendoassim refletido, dando a coloração verde às folhas.

A glicose produzida compõe a seiva elaborada conhecida como alimento da planta. A seivaelaborada é transportada, das folhas para toda a planta, pelo floema, como vimos a cima.

Também ocorre a transpiração e a perda de água para o meio ambiente na forma de vapor. Épossível observar névoas em grandes florestas ao amanhecer. Esta névoa nada mais é quea evaporação da umidade da floresta. Uma parte desta umidade é produzida através destatranspiração que ocorre em cada folha.

Flor: A flor é uma folha modificada do vegetal, de crescimento limitado, contendo as estruturasreprodutivas da planta Giniceu (parte feminina), Androceu (parte masculina).

A pétala funciona como atrativo.Cada espécie evoluiu suas flores em tamanho, forma e cor,para se adaptar aos seus determinados polinizadores.

Page 45: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Essa evolução garante a perpetuação da espécie, e a biodiversidade através dospolinizadores.

Biodiversidade, é a diversidade da vida (bio). Com a flor, as Angiospermas adquiriram acapacidade de se reproduzirem a partir do cruzamento entre dois indivíduos.

A grande maioria da flores das Angiospermas é hermafrodita, facilitando a autofecundação.Mas a autofecundação apresenta desvantagem para as espécies, impedindo a variabilidadede caracteres. Para impedir a autofecundação, as flores possuem adaptações que impedemo processo, e facilitam a fecundação cruzada (entre flores de indivíduos diferentes), taiscomo:

Hercogamia = alturas diferentes da antera (androceu) e o estigma (giniceu).

Protandria = o androceu amadurece antes do gineceu.

Protaginia = giniceu amadurece antes do androceu.

Fruto: Ocorrendo a fecundação, o óvulo origina a semente, e o ovário, o fruto. O fruto protege assementes e prepara o solo, facilitando a germinação, os frutos podem ser verdadeiros(quando se formarem a partir do ovário, como o abacate); ou falsos (quando se formam deoutras partes da planta como o caju, maçã, figo, abacaxi e framboesa).

Sementes: A semente é uma estrutura de propagação da planta; é a unidade reprodutiva que dá início auma nova geração da espécie. Esta estrutura contém o embrião e protege-o contra adessecação, danos mecânicos e ataques de organismos diversos.

3 – Dormência da Semente

O desenvolvimento da semente é o resultado normal do processo de polinização. Entretanto,isto nem sempre ocorre, pois após a fertilização, o embrião inicia seu crescimento, porém, àsvezes, não consegue completar seu desenvolvimento. Isto pode estar relacionado com ascondições fisiológicas que envolvem o endosperma. Em geral, o desenvolvimento do fruto eda semente ocorrem simultaneamente e de forma sincronizada. Alguns frutos podemdesenvolver sementes sem que a polinização e a fertilização tenham ocorrido, processoconhecido como partenocarpia. Existem também, frutos partenocárpicos que possuemóvulos maduros não fecundados, isto é, sem embrião. O crescimento do fruto envolve adivisão celular, elongação e diferenciação, e requer água, carboidratos, compostosnitrogenados, sais minerais e substâncias de crescimento. A escassez de um ou mais desseselementos diminui a taxa de crescimento. A germinação, que ocorre quando as sementes estão maduras e se as condições ambientaisforem adequadas, é o processo de reativação do crescimento do embrião, culminando com orompimento do tegumento da semente e o aparecimento de uma nova planta. As condiçõesbásicas requeridas para a germinação das sementes são a água, o oxigênio, a temperatura( 20°C a 30ºC) e, para algumas espécies, a luz.

O impedimento estabelecido pela dormência se constitui numa estratégia benéfica, peladistribuição da germinação ao longo do tempo, aumentando a probabilidade de sobrevivênciada espécie, através de três formas:

Page 46: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

a) As sementes são dispersas da planta matriz, em diferentes estágios de dormência,fenômeno conhecido como polimorfismo ou heteromorfismo. Estas variações sãocaracterizadas morfologicamente através da cor, do tamanho, da espessura do tegumentodas sementes, produzidas pelo ambiente, e por causas genéticas. Nas sementespolimórficas, a germinação é distribuida no tempo, representada pela emergência dasplântulas em intervalos irregulares, aumentando a probabilidade de alguns indivíduossobreviverem;

b) A dormência também pode proporcionar a distribuição da germinação ao longo do tempo,através da dependência de sua superação por fatores ambientais, os quais se distribuem notempo, podendo-se citar, como exemplo, aquelas espécies cujas sementes amadurecemdurante o inverno e que produzirão plântulas somente na primavera, pois o inverno asexterminaria;

c) As sementes de muitas espécies entram em estado de dormência chamada deembrionária, quando em presença de condições desfavoráveis para germinação, tais comoaltas ou baixas temperaturas. Contudo, com o passar do tempo estas sementes vãosuperando-a vagarosamente. Em muitos casos, a dormência embrionária é superada pelaluz vermelha do espectro, uma vez, que nas condições naturais da floresta, a incidência deluz que atinge o solo, é pobre em componentes do espectro vermelho, além de que muitasvezes, a semente fica localizada sob a cobertura morta do solo onde a luz não penetra.

CATEGORIAS DE DORMÊNCIA

Dormência tegumentar ou exógena

As sementes viáveis de algumas espécies não germinam, mesmo sob condiçõesfavoráveis. Porém, em muitos casos, o embrião destas quando isolado, germinanormalmente. Neste caso, a semente é dormente porque os tecidos que a envolvemexercem um impedimento que não pode ser superado, sendo conhecido comodormência imposta pelo tegumento. Esta é a mais comum das categorias dedormência, e está relacionada com a impermeabilidade do tegumento ou do pericarpoà água e ao oxigênio, com a presença de inibidores químicos no tegumento ou nopericarpo, tais como a cumarina ou o ácido parasórbico, ou com a resistênciamecânica do tegumento ou do pericarpo ao crescimento do embrião.

Os fungos e as bactérias presentes no solo, nas condições da floresta, podemminimizar este tipo de dormência ao degradarem o tegumento das sementes. Comoexemplo, podem-se citar as sementes de espécies leguminosas, como Mimosascabrella (bracatinga), Mimosa regnellii (juquiri) e Mimosa bimucronata (maricá).

Dormência embrionária ou endógena

Quando a remoção do tegumento de uma semente viável não permite que estagermine, caracteriza-se a dormência embrionária, que é devida a causas queenvolvem o embrião. Esta categoria de dormência é mais comum nas espéciesflorestais, especialmente nas da familia das Rosaseae, podendo ser devida àocorrência de embrião imaturo, ou presença de mecanismo de inibição fisiológica queo impedem de desenvolver-se. Como exemplo, citamse as sementes de Rapaneaferruginea (capororoca) e Ilex paraguariensis (erva-mate).

As duas categorias de dormência podem ocorrer simultaneamente ou sucessivamentenas sementes de uma mesma espécie. As sementes são ditas com dormência quandosão dispersadas da planta matriz em estado dormente, ou seja, a dormência é iniciadadurante o desenvolvimento da semente. Contudo, a dormência pode ser induzidaquando as sementes já se encontram maduras, e isto ocorre quando são colocadas

Page 47: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

para germinar sob condições desfavoráveis de aeração, temperatura ou luminosidade.As sementes de várias espécies desenvolvem mecanismos complexos, nos quaispartes do eixo embrionário diferem na intensidade da dormência. Nestes casos,chamados de dormência epicotelial, a radícula se desenvolve e o epicótilo não. Emalgumas outras espécies, a radícula apresenta alguma dormência, porém em menorintensidade que a do epicótilo, o que representa o caso de dormência dupla.

CAUSAS DA DORMÊNCIA

(Saiba como Plantar uma Semente de Jurema/Jatobá etc)

Dormência tegumentar ou exógena

A germinação das sementes é bloqueada pelos seguintes fatores:

a) Interferência na absorção de água: as sementes das famílias das Leguminosae,Cannaceae, Convolvulaceae, Malvaceae e Chenopodiaceae apresentam na testa camadasde um tecido chamado de osteosclereides, que impede a entrada de água e atrasa agerminação por vários anos;

b) Impedimento mecânico: vários tecidos ao redor do embrião são extremamente resistentes,e se o embrião não consegue penetrá-los não germinará. Entretanto, em alguns casos, oembrião produz a enzima mananase que enfraquece o tecido resistente, superando adormência;

c) Interferência nas trocas gasosas: os tecidos impermeáveis que circundam o embriãolimitam sua capacidade de trocas gasosas, impedindo a entrada do oxigênio, limitante àgerminação, mantendo-a dormente

d) Presença de inibidores: foram encontrados, nas sementes de muitas espécies, inibidoresquímicos de diferentes classes, localizados no tegumento e no embrião, que são retidos pelasemente embebida, ao invés de se dispersarem no meio, bloqueando a germinação. Emalguns casos, contudo, o tegumento parece ter efeito inibidor químico mais intenso do quemecânico, necessitandose da lavagem das sementes para sua remoção e superação dadormência.

Dormência secundária ou embrionária

Existem dois fatores envolvidos na dormência secundária: os cotilédones e assubstâncias inibidoras da germinação. A constatação disto foi feita através daamputação dos cotilédones do embrião dormente, o que permitiu que o mesmo sedesenvolvesse, confirmando que os cotilédones aparentemente exercem algum efeitoinibidor da germinação sobre o eixo embrionário.

Provavelmente, o contacto dos cotilédones com o substrato úmido proporciona adistribuição do inibidor químico para o meio, inibindo toda a semente e mantendo-adormente. (Bewley & Black -1994).

MÉTODOS PARA A SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA

Dormência tegumentar ou exógena

a) Escarificação ácida As sementes são imersas em ácido sulfúrico, por umdeterminado tempo, que varia em função da espécie, à temperatura entre 19ºC e25ºC, sendo então lavadas em água corrente e colocadas para germinar.

Page 48: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

b) Imersão em Água

Imersão em água quente: a imersão em água quente constitui-se num eficiente meio parasuperação da dormência tegumentar das sementes de algumas espécies florestais. A água éaquecida até uma temperatura inicial, variável entre espécies, onde as sementes sãoimersas e permanecem por um período de tempo também variável, de acordo com cadaespécie;

Imersão em água fria: sementes de algumas espécies apresentam dificuldades paragerminar, sem contudo estarem dormentes. A simples imersão das sementes em água, àtemperatura ambiente (25ºC) por 24 horas, elimina o problema, que normalmente édecorrente de longos períodos de armazenamento, e que causa a secagem excessiva dassementes, impedindo-as de absorver água e iniciar o processo germinativo.

c) Escarificação mecânica

ci) Este método tem se mostrado bastante eficaz para a superação da dormência dealgumas espécies florestais, em especial as leguminosas. O procedimento consiste,basicamente, em submeter as sementes a abrasão, através de cilindros rotativos,forrados internamente com lixa o que irá desgastar seu tegumento, proporcionandocondições para que absorva água e inicie o processo germinativo;

Para que se obtenham resultados positivos na utlização do processo, são necessáriasalgumas precauções, como o tempo de exposição das sementes à escarificação e a purezado lote, pois sementes com impurezas comprometem a eficiência do tratamento.

Dormência embrionária ou endógena a) Estratificação a frio As sementes de algumas espécies florestais apresentam embriãoimaturo, que não germina em condições ambientais favoráveis, necessitando deestratificação para completar seu desenvolvimento. Para a estratificação, o meio em que assementes serão colocadas deve apresentar boa retenção de umidade e ser isento de fungos.Normalmente utiliza-se areia bem lavada que apresente grãos em torno de 2,0 mm dediâmetro (média) para facilitar a posterior separação das sementes por peneiragem.O recipiente em que será colocado o meio, deve permitir boa drenagem evitando-se aacumulação de água no fundo o que causa o apodrecimento das sementes.

A temperatura requerida para a estratificação a frio está entre 2oC e 4oC, que pode serobtida em uma geladeira ou câmara fria. As sementes são colocadas entre duas camadas deareia com 5 cm de espessura. O período de estratificação varia de 15 dias para algumasespécies, até 6 meses para outras. Uma vez encerrado o período de estratificação, assementes devem ser semeadas imediatamente, pois se forem secas poderão ser induzidas àdormência secundária.

b) Estratificação quente e fria

A maturação dos frutos de algumas espécies ocorre no final do verão e início do outono, comtemperaturas ambientais mais baixas. A estratificação quente e fria visa reproduzir ascondições ambientais ocorridas por ocasião da maturação dos frutos.

O procedimento é exatamente o mesmo descrito para a estratificação a frio, alterando-setemperaturas altas (25ºC por 16 horas e 15ºC por 8 horas) por um período, e temperaturasbaixas (2ºC a 4ºC) por outro período.

Page 49: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Dormência combinada Algumas espécies apresentam sementes com dormência tegumentar e embrionária.

Nestes casos, submete-se a semente inicialmente ao tratamento de superação da dormênciategumentar, e a seguir, para superar a dormência embrionária. Em alguns casos, apenas aestratificação a frio é suficiente para superação de ambas.

4 - Árvore - Como Plantar

Antes de plantar sua muda, é necessário saber qual o melhor local para ela.

Algumas espécies, em seu habitat natural, não aceitam sol, enquanto outras, nãoaceitam sombra. Algumas tem preferências por locais úmidos, enquanto outras por locaisáridos.

Para você saber a preferência de cada espécie, vá até a nossa lista de espécies eaprenda tudo sobre a árvore que deseja plantar.

O sucesso do plantio está muito mais ligado às condições de Luz, Umidade e Solo, doque à técnica aplicada no momento do plantio.

Porém, alguma regras devem ser respeitadas na hora de plantar.

EspaçamentoDeve-se fazer as covas com um espaçamento de no mínimo, 3m entre elas. Isso é

para respeitar o crescimento das copas.

Tamanho da covaVaria de acordo com o tamanho da muda. Para mudas acima de 1,80m:

60cm de profundidade

Caso o solo estiver fofo, 60cm largura.

Caso o solo estiver muito compacto, faça uma cova cônica de 1m na superfície, 50cm nofundo.

AdubaçãoA adubação pode variar com a espécie. O importante a observar é que a adubação nomomento do plantio, serve para que a muda enraíze mais facilmente no novo local.

100g de NPK (04-14-08 ou 10-10-10)

300g de calcário

300g de super Fosfato Simples ou Kg de Fosfato de Araxá

20 litros de esterco de gado, curtido, ou de composto orgânico; ou 7 litros de esterco degalinha ou de húmus de minhoca.

Preparo da covaPulverizar 1/3 (100g) de calcário nas laterais e fundo da cova.

Page 50: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Misturar o restante do calcário e os adubos à terra da própria cova ou, se preferir,substituí-la por terra vegetal.

PlantioRetirar a embalagem da muda com cuidado para não desmanchar o torrão

Cobrir o fundo da cova com terra misturada até que o torrão fique nivelado com o chão.

Colocar a muda dentro da cova, bem na vertical, observando a altura do torrão comrelação ao solo.

Colocar uma estaca de madeira de 2,50m de altura rente à muda. Afundar até o fundoda cova.

Completar a cova com terra misturada e pisar a terra em volta da muda para firmá-lano chão, de forma a não cobrir o caule com terra.

Fazer uma vala em torno da muda, com o mesmo tamanho da cova, para captar água

Regar abundantemente mas sem encharcar.

AmarraçãoAmarrar a muda à estaca com: borracha, sisal ou outro material que não fira o caule

da muda (Nunca utilize arame !).

A amarração pode ser feita em forma de oito deitado, como mostra a figura ao lado.

Cuidados posterioresSe a muda for plantada em local sujeito a depredação, colocar grade de proteção

Caso não chova, faça irrigação de 4 em 4 dias com aproximadamente 20 litros deágua

5 - Época correta de Poda

Época de poda.

Em geral a poda deve ser feita após a floração

Tipos de Poda

Poda de Formação:

Corta-se os ramos baixos, não deixando que se forme galhos antes da planta atingir2m de altura. Essa técnica tem dois motivos. O primeiro é que na natureza a árvore,por competição com outras espécies, alcança o sol apenas em determinada altura(geralmente acima de 2m), fazendo com que a formação de galhos só ocorra apósesta altura.

Page 51: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

O segundo motivo, destina-se à árvores plantadas em passeio público. A alturamínima para o galhamento das árvores na arborização urbana, é de 1,80m, para nãoimpedir a livre passagem de pedestres.

Poda de Emergência

Para o caso de estar atrapalhando a Rede Elétrica, casas ou calçadas. Neste caso,aconselhamos que antes de pensar na poda, pense em espécies adequadas para olocal. Este site tem como uma de suas finalidades este conhecimento, para que nãoocorram mais estes erros, que em suma, representam um desrespeito à MãeNatureza.

Tratamento pós-poda

Se os cortes forem efetuados dentro da técnica recomendada, basta que a árvore estejasaudável para que eles cicatrizem naturalmente.

Os galhos finos apresentam uma cicatrização mais rápida se a superfície de corte ficar lisa.Para galhos mais grossos, pode-se fazer o tratamento no local do corte, com substânciasque visam impedir a ação de agentes nocivos. As substâncias mais utilizadas são: caldabordalesa, parafina, mastique e cera de enxerto.

Nunca use substâncias corrosivas como piche, tintas, graxas ou alcatrão, pois destroem otecido celular da árvore.

Page 52: Conheça Ervas com Propriedades Antivirais · O principal “remédio” da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios

Salve o bom Mestre Zé Maria