conheça a instrução normativa nº4 para ... -...

10
-- ~ OCESP Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo RESOLUÇÃO N°. 04 DE 06 DE DEZEMBRO DE 2007 Dispõe sobre os serviços de registro e regularidade de Cooperativas no Estado de São Paulo junto a Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP), conforme convênio firmado com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). CONSIDERANDO os sete princípios cooperativos adotados em Manchester-Inglaterra em 1995 pela Aliança Cooperativa Internacional - ACI; CONSIDERANDO a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988; a Legislação Cooperativista vigente - 5764/71, a Resolução do CNC nO. 22, de 20 de outubro de 1981 suas alterações introduzidas pelo Código Civilde 2002 e pela Lei Estadual 12.226 de janeiro de 2006; CONSIDERANDO as disposições estatutárias da Organização das Cooperativas Brasileiras - OCBe da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo - OCESP, as quais prevêem que o processo de registro e admissão no quadro associativo desta última obedecerá as disposições estatutárias e regimentais; CONSIDERANDO a grande demanda de cooperativas que buscam o registro na OCESP, e muitas que precisam ser orientadas para a adequada constituição do empreendimento cooperativo; CONSIDERANDO as cooperativas que são constituídas à margem da Legislação e dos Princípios Cooperativos; CONSIDERANDO, ainda, a necessidade de organização dos procedimentos administrativos da Organização para a concessão do registro da Cooperativa: RESOLVE o Conselho Diretor da OCESP, através da presente Resolução, estabelecer procedimentos para o registro de Cooperativas interessadas em fazer parte do quadro social OCESPe obter o registro e regularidade junto ao Sistema OCB. CAPÍTULO I os daJJ ~ Da Análise de Minuta Artigo 1°: As cooperativas interessadas em obter orientação jurídica antes de ~ ua efetiva constituição e registro de documentos na Junta Comercial poderão solicitar à OCESP I análise da minuta da ata da assembléia de sua constituição e respectiva minuta do Estatuto Social. L Rua Treze de Maio, 1376 - Bela Vista - Tel.: (11)3146.6200 CEP.: 01327-002 - São Paulo, SP Internet: www.portaldocooperativismo.org.br ff l/1O ----- --- -------

Upload: buiphuc

Post on 17-Apr-2018

222 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Conheça a Instrução Normativa nº4 para ... - OCESPocesp.org.br/sms/files/file/resolucao04-2007.pdf · OCESP Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo OCB e outro

--~

OCESPOrganização das Cooperativas

do Estado de São Paulo

RESOLUÇÃO N°. 04 DE 06 DE DEZEMBRO DE 2007

Dispõe sobre os serviços de registro e regularidade deCooperativas no Estado de São Paulo junto a Organizaçãodas Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP), conformeconvênio firmado com a Organização das CooperativasBrasileiras (OCB).

CONSIDERANDO os sete princípios cooperativos adotados em Manchester-Inglaterra em 1995 pelaAliança Cooperativa Internacional - ACI;

CONSIDERANDO a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988; a LegislaçãoCooperativista vigente - 5764/71, a Resolução do CNC nO. 22, de 20 de outubro de 1981 suasalterações introduzidas pelo Código Civilde 2002 e pela Lei Estadual 12.226 de janeiro de 2006;

CONSIDERANDO as disposições estatutárias da Organização das Cooperativas Brasileiras - OCBeda Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo - OCESP, as quais prevêem que oprocesso de registro e admissão no quadro associativo desta última obedecerá as disposiçõesestatutárias e regimentais;

CONSIDERANDO a grande demanda de cooperativas que buscam o registro na OCESP, e muitasque precisam ser orientadas para a adequada constituição do empreendimento cooperativo;

CONSIDERANDO as cooperativas que são constituídas à margem da Legislação e dos PrincípiosCooperativos;

CONSIDERANDO, ainda, a necessidade de organização dos procedimentos administrativos daOrganização para a concessão do registro da Cooperativa:

RESOLVE o Conselho Diretor da OCESP, através da presente Resolução, estabelecerprocedimentos para o registro de Cooperativas interessadas em fazer parte do quadro socialOCESPe obter o registro e regularidade junto ao Sistema OCB.

CAPÍTULO I

os

daJJ

~Da Análise de Minuta

Artigo 1°: As cooperativas interessadas em obter orientação jurídica antes de

~

ua efetivaconstituição e registro de documentos na Junta Comercial poderão solicitar à OCESP I análise daminuta da ata da assembléia de sua constituição e respectiva minuta do Estatuto Social. L

Rua Treze de Maio, 1376 - Bela Vista - Tel.: (11)3146.6200CEP.: 01327-002 - São Paulo, SP

Internet:www.portaldocooperativismo.org.br ff

l/1O

----- --- -------

Page 2: Conheça a Instrução Normativa nº4 para ... - OCESPocesp.org.br/sms/files/file/resolucao04-2007.pdf · OCESP Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo OCB e outro

-~

OCESP

Organização das Cooperativasdo Estado de São Paulo

Parágrafo 1°: Para a realização dos serviços de análise jurídica dos atos constitutivos que resultarána emissão de parecer jurídico específico.

Parágrafo 2°: Caso a cooperativa necessite de esclarecimentos quanto ao parecer jurídico previstono parágrafo anterior, poderá agendar um atendimento com duração máxima de 60 (sessenta)minutos na sede da OCESP.

Parágrafo 30: A OCESP terá o prazo de 30 (trinta) dias para realizar a análise da minuta do atoconstitutivo e do Estatuto, elaboração e envio do parecer jurídico à cooperativa.

Parágrafo 40: No prazo máximo de 90 (noventa) dias da data de emissão do parecer jurídico, acooperativa poderá enviar até duas novas minutas do ato constitutivo e do estatuto social para novaanálise jurídica, quando for o caso, já com as alterações sugeridas no referido parecer.

Parágrafo 5°: Caso a cooperativa apresente uma terceira minuta de estatuto ou ainda apresente adocumentação citada no parágrafo anterior fora do prazo por ele previsto, isto é, 90 (noventa) dias,deverá realizar o pagamento de nova taxa de análise, na forma prevista no parágrafo 10 desteartigo.

CAPÍTULO 11

Da Análise dos Atos Constitutivos

Artigo 20: Para a solicitação do registro na OCESP a Cooperativa deverá apresentar uma cópiasimples da seguinte documentação:

a-) Requerimento de inscrição da OCESPdevidamente preenchido;b-) Ficha Cadastral devidamente preenchida;c-) Lista Nominativa devidamente preenchida;d-) Ata de constituição, com registro da Junta Comercial do Estado de São Paulo;e-) Estatuto Social, com o registro da Junta Comercial do Estado de São Paulo;f-) Estatuto Social em arquivo PDF;g-) Ata da última Assembléia Geral Ordinária e do balanço patrimonial;h-) Cartão do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ/MF;i-) Comprovante do pagamento da taxa para análise jurídica, conforme artigodesta Resolução.j-) Cópia da Inscrição Estadual e/ou Municipal,quando houver.

3°,parágrafo3t

Parágrafo 10: Caso a Cooperativa tenha realizado reforma estatutária, deverá enviar cópia simplesdo Edital de Convocação publicado em jornal e da Ata da Assembléia Geral Extraordinária que arealizou.

Rua Treze de Maio, 1376 - Bela Vista - Tel.: (11)3146.6200CEP.: 01327-002 - São Paulo, SP

Internet: www.portaldocooperativismo.org.br ff

2/10

Parágrafo 20: A OCESP não disponibilizará, em nenhuma hipótese, os documendestes) encaminhados pelas cooperativas solicitantes de registro, para pessoas exteautorizadas expressamente Qel~operativa, na pessoa de seu representante legal.

- - --

Page 3: Conheça a Instrução Normativa nº4 para ... - OCESPocesp.org.br/sms/files/file/resolucao04-2007.pdf · OCESP Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo OCB e outro

~)OCESP

Organização das Cooperativasdo Estado de São Paulo

Artigo 3°: Após o recebimento de todos os documentos previstos no caput do artigo anterior, osquais serão devidamente protocolados, dar-se-á inícioao procedimento de registro, a saber:

I. Para análise jurídica dos documentos e emissão de um parecer jurídico, a cooperativa deverápagar uma taxa determinada pela organização.

lI. Após analise dos documentos, será emitindo um parecer jurídico, o qual indicará, caso houver,irregularidades, recomendações e/ou solicitações para mais esclarecimentos.

11I.Emitido o parecer jurídico, a cooperativa é indicada ao procedimento de verificação técnica.

IV. Caso haja necessidade, a cooperativa poderá solicitar previamente um atendimento na sede daOCESPcom duração máxima de 60 (sessenta) minutos para esclarecimento de dúvidas quanto aoparecer jurídico e procedimentos de adequação de seu estatuto social.

Parágrafo Único. Compete à OCESP o registro da cooperativa e ao Serviço Nacional deAprendizagemdo Cooperativismono Estado de São Paulo - SESCOOP/SP a responsabilidade peloacompanhamento da cooperativa para o desenvolvimento da sua gestão.

Artigo 4°: A OCESPterá o prazo de 30 (trinta) dias para concluir a análise dos atos constitutivos,elaboração e envio do parecer jurídico à cooperativa.

Artigo 5°: Quando da análise dos atos constitutivos da cooperativa solicitante de registro, a OCESPindicará três situações possíveis no parecer jurídico:

1-) Atos constitutivos plenamente regulares;1I-) Atos constitutivos que não ferem a Legislação Vigente e nem os Princípios Cooperativistas, masque implicam em omissões relevantes;11I-) Atos constitutivos irregulares à luz da Legislação Cooperativista e dos PrincípiosCooperativistas.

CAPÍTULO 111

Da Verificação Técnica

Artigo 6°: Após o envio do parecer jurídico, a cooperativa será indicada ao procedimento deverificação técnica para o registro, a ser realizado por um técnico do SESCOOP/SP, indicado pelaOCESP,que verificará seu "modus operandi".

Parágrafo 10: Para que seja realizada a verificação técnica, será cobrada uma taxa, definida eminstrumento normativo próprio, ~ara as cooperativas localizadas na região da grande São Paulo.Para as que estiverem localizad~,sfora desta região, será cobrado um valor de deslocamento porquilometro rodado.

Rua Treze de Maio, 1376 - Bela Vista - Tel.: (11) 3146.6200CEP.: 01327-002 - São Paulo, SP

Internet: www.portaldocooperativismo.org.br f)(P

3/10

- ---

Page 4: Conheça a Instrução Normativa nº4 para ... - OCESPocesp.org.br/sms/files/file/resolucao04-2007.pdf · OCESP Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo OCB e outro

-~

OCESPOrganização das Cooperativas

do Estado de São Paulo

Parágrafo 2°. Para os fins do disposto nesta Resolução, considerar-se-ão os seguintes municípiosintegrantes da Grande São Paulo: Arujá, Barueri, Biritiba Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapucuiba,Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Guararema,Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mogidas Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis,Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, SãoLourenço da Serra, São Paulo, Suzano, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista.

Parágrafo 30: Caso a verificação técnica não seja realizada, por no máximo 02 (duas) vezes, poração ou omissão da cooperativa, seu processo de registro será extinto.

Artigo 7°: A verificação técnica para o registro:

I - Deverá ser realizada na sede da cooperativa;II - Deverá contar com a presença de, pelo menos, 01 representante do conselho de administraçãoou diretoria, quando for o caso, 01 representante do conselho fiscal e, quando possível, contar coma presença de 02 cooperados que não façam parte dos órgãos de administração e fiscalização. Casoa cooperativa possua assessoria jurídica e/ou contábil, recomenda-se a participação desses.

Parágrafo Único: Caberá a cooperativa garantir o acesso e a segurança dos técnicos indicados pelaOCESP,tornando viável a verificação técnica, sob pena de extinção do processo.

Artigo 8°: A OCESP,em posse do parecer jurídico e do relatório da verificação técnica, terá até 15(quinze) dias para encaminhar correspondência à cooperativa que designará:

I - Negativa do Registro.

U - Concessãodo Registro; ~Artigo 9°: A negativa do registro se dará mediante constatação de que a sociedade solicitante do

registro não se enquadra no tipo societário COOPERATIVA,regulamentado pela Lei 5.764/71, fJ .

Código Civil Brasileiro e Lei Estadual 12.226/2006. V-/Parágrafo 10: No caso previsto no caput, a sociedade poderá, dentro do prazo de 30 (trinta) dias,contados da data do recebimento da notificação, interpor recurso ao Comitê Recursal OCB-OCESP.

Parágrafo 20: Decorrido o prazo de 30 (trinta) dias mencionado no caput deste artigo, poderá aOCESP oficiar os órgãos relacionados à atividade exercida pela sociedade, assim como organismosgovernamentais, sistema bancário e Ministério Público sobre a utilização da denominação"cooperativa" por uma sociedade que não se caracteriza nas normas legais do cooperativismo.

Artigo 10: O Comitê Rec

~sal é composto por 4 (quatro) profissionais indicados pelos respectivos

presidentes da Organizaçã das Cooperativas Brasileiras - OCBe da Organização das Cooperativasdo Estado de São Paulo - CESP, de modo paritário, sendo necessariamente 2 advogados (um da

,

Rua Treze de Maio, 1376 - Bela Vista - Tel.: (11) 3146.6200CEP.: 01327-002 - São Paulo, SP

Internet: www.portaldocooperativismo.org.br fiP

4/10

------------

Page 5: Conheça a Instrução Normativa nº4 para ... - OCESPocesp.org.br/sms/files/file/resolucao04-2007.pdf · OCESP Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo OCB e outro

~OCESP

Organização das Cooperativasdo Estado de São Paulo

OCB e outro da OCESP), um técnico da Gerência de Monitoramento e DesenvolvimentoCooperativista do SESCOOP/SPe um técnico da Gerência Técnica da OCB.

Artigo 11: Caberá ao Comitê Recursal:

I - revisar, mediante parecer, as decisões dos técnicos da OCESP na negativa de registro ou naimposição de condições para o registro e/ ou registro suplementar, dando, ou não, provimento aorecurso interposto;

11 - sugerir medidas de instrução e diligências necessárias ao seu pleno conhecimento dos fatos,motivos e circunstâncias pertinentes, nos procedimentos revisores em curso;

Parágrafo 10: Recebida a resposta do Comitê Recursal OCB-OCESPao recurso interposto, após todasas instruções e diligências realizadas, a OCESPterá o prazo de 15 (quinze) dias para comunicar àsociedade de seu provimento ou não.

Parágrafo 20: O processo de registro só terá continuidade após o provimento ao recurso pelo ComitêRecursal. Caso contrário o processo será encerrado e arquivado pela OCESP.

CAPÍTULO IV

reze de Maio, 1376 - Bela Vista - Tel.: (11) 3146.6200CEP.: 01327-002 - São Paulo, SP

Internet: www.portaldocooperativismo.org.br f1P

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

II

Do Registro

Seção I

Da Concessão do Registro

Artigo 12: A concessão do registro na OCESP tem como premissa um monitoramento em que a

cooperativa será acompanhada e deverá comprovar a adequação de alguns procedimentos que rr1englobam aspectos jurídicos, contábeis e de gestão. f ,Artigo 13: A fim de garantir o cumprimento das adequações de que trata o artigo 12 destaResolução, a cooperativa demandante do registro firmará com o SESCOOP/SP um instrumentojurídico, ora denominado "Termo de Compromisso".

(;Artigo 14: As cláusulas e condições para cumprimento do "Termo de Compromisso" terão prazosindividuais e serão negociados com a cooperativa no momento da assinatura do documento.

Parágrafo Único: O "Termo de Compromisso" terá prazo de validade de até 12 (doze) mesescontados da data de sua assinatura.

Artigo 15: Na data da entrega do registro, a cooperativa se fará representar P

~o seu Presidente

e/ou por pessoa indicada pelo documento estatutário e na impossibilidade desses por ummandatário, munido de documento de identificação e respectiva procuração com deres específicos

para a assinatura do Termo de ~promisso e retirada do Certificado de Registro5/10

-------

Page 6: Conheça a Instrução Normativa nº4 para ... - OCESPocesp.org.br/sms/files/file/resolucao04-2007.pdf · OCESP Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo OCB e outro

6/10

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

I

Organização das Cooperativasdo Estado de São Paulo

Parágrafo Único: No ato da emissão do registro, a Cooperativa pagará uma taxa no importe de 10%(dez por cento) do salário mínimo vigente no país, se a soma do respectivo capital integralizado efundos não exceder de 250 (duzentos e cinqüenta) salários mínimos, e 50% (cinqüenta por cento)se aquele montante for superior, conforme dispõe o parágrafo único do artigo 107 da Lei5764/71.

Seção 11

Do Cumprimento do Termo de Compromisso

Artigo 16: O cumprimento do Termo de Compromisso no prazo por ele estipulado significará aREGULARIDADEda cooperativa frente as normas jurídicas, contábeis e de gestão, bem como deseus deveres relacionados ao registro na OCESP.

Seção III

Do Não Cumprimento do Termo de Compromisso

Artigo 17: Caso não haja cumprimento das cláusulas e/ou dos prazos negociados no Termo deCompromisso, o registro da cooperativa será considerado IRREGULAR.

CAPÍTULO V

Da Regularização do Registro

Artigo 18: A OCESP comunicará à cooperativa sobre sua irregularidade por meio decorrespondência com aviso de recebimento (AR).

Artigo 19: A cooperativa deverá regularizar seu registro junto à OCESP, no prazo máximo de 30 r ()(trinta) dias, a contar da data de recebimento da comunicação prevista no artigo acima. liIArtigo 20: Decorrido o prazo previsto no artigo 20 desta Resolução sem que haja o cumprimento

t0das obrigações assumidas no Termo de Compromisso, irregularidade da cooperativa poderá ser .

informada a órgãos relacionados à atividade exercida ~ ela cooperativa, assim como organismosgovernamentais, sistema bancário e MinistérioPúblico. I r.

Rua Treze de Maio, 1376 - Bela Vista - Tel.: (11) 3146.6200CEP.: 01327-002 - São Paulo, SP

Internet: www.portaldocooperativismo.org.br Pfb

- - - - - - - - - -

Page 7: Conheça a Instrução Normativa nº4 para ... - OCESPocesp.org.br/sms/files/file/resolucao04-2007.pdf · OCESP Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo OCB e outro

-ê5/

OCESPOrganização das Cooperativas

do Estado de São Paulo

CAPÍTULO VI

Da Manutenção do Registro

Artigo 21: A manutenção do registro pela cooperativa, dar-se-á pelo cumprimento dos seguintesdeveres:

I. Pagar pontualmente a contribuição cooperativista e taxas, e cumprir exigências segundoas normas e regras previamente determinadas, bem como acatar e executar, no âmbitode sua competência, as decisões da OCESP;

11. Enviar à OCESP, após a realização da Assembléia Geral, cópias da ata, relatório daDiretoria ou Conselho de Administração, Balanço, Demonstração de Resultados doExercício, Parecer do Conselho Fiscal, e se houver, Parecer dos Auditores Independentese, ocorrendo eleições, os nomes dos Diretores e Conselheiros Fiscais eleitos;

111. Caso a cooperativa tenha funcionários (devidamente registrados pelo sistema daConsolidação das Leis do Trabalho (CLT» enviar o relatório da GFIP - SEFIP -Comprovante de Declaração das Contribuições a Recolher a Previdência Social e a OutrasEntidades e Fundos por FPAS;

IV. Enviar cópia do estatuto social reformado, quando houver, após o respectivo registro naJunta Comercial;

V. Obedecer aos Princípios e a Legislação Cooperativista;VI. Prestar esclarecimentos sobre sua atividade econômica quando regularmente notificado

pela OCESP.

Artigo 22: No caso de não cumprimento dos deveres instituídos no artigo anterior, a cooperativaserá comunicada de sua irregularidade por meio de correspondência com aviso de recebimento (AR).

Parágrafo Único: A regularização do registro deverá ocorrer no prazo máximo de 30 (trinta) dias, acontar da data de recebimento da comunicação, sob pena de notificação da irregularidade aosórgãos relacionados a sua atividade econômica, organismos governamentais, Ministério Público, bemcomo entidades do sistema financeiro.

Artigo 23: Após verificação de cumprimento ou não dos incisos V e VI, do artigo 21, a OCESP (!comunicará a cooperativa de sua possível contrariedade, podendo, ainda, solicitar a assinatura deVum documento para a regularização e manutenção de seu registro.

CAPÍTULO VII

Do Registro Suplementar

7/10

Rua Treze de Maio, 1376 - Bela Vista - Tel.: (11) 3146.6200CEP.: 01327-002 - São Paulo, SP

Internet: www.portaldocooperativismo.org.br

--

Page 8: Conheça a Instrução Normativa nº4 para ... - OCESPocesp.org.br/sms/files/file/resolucao04-2007.pdf · OCESP Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo OCB e outro

Organização das Cooperativasdo Estado de São Paulo

Artigo 24: As cooperativas sediadas em outros Estados da Federação, cujo estatuto permitir, e quetiverem ou venham a ter unidades de negócio no Estado de São Paulo, deverão obrigatoriamenteobter Registro Suplementar junto à OCESP.

Artigo 25: O representante legal da cooperativa que tiver interesse em ter unidades de negócios noEstado deverá encaminhar requerimento formal solicitando registro suplementar e apresentar cópiasimples dos seguintes documentos:

I. Ficha Cadastra I devidamente preenchida;

11. Cópia do Certificado de Regularidade fornecido pela Unidade Estadual da OCBonde estáregistrada;

111. Ata de constituição, com protocolo de arquivamento da Junta Comercial do Estado ondese encontra sua sede;

IV. Estatuto social atual, com a definição do local onde a unidade de negócio está sendoinstalada, bem como a atividade que irá desenvolver, com o protocolo de arquivamentona Junta Comercial do Estado onde encontra sua sede;

V. Cópia do Cartão CNPJ/MF,atualizado;

VI. Cópia da Inscrição Estadual e/ou Municipal,quando houver;

Artigo 26: Para análise jurídica dos documentos referidos no artigo anterior e emissão de umparecer jurídico, a cooperativa requerente deverá pagar uma taxa determinada em instrumentonormativo próprio da OCESP.

Artigo 27: No processo de obtenção do registro suplementar observar-se-á o disposto nos Capítulos11, 111,IV, V e VI desta Resolução, em especial as disposições sobre análise de atos constitutivos,verificação técnica, concessão e manutenção de registro.Art. 28: A contribuição cooperativista referente ao registro suplementar (era como case ae calCUlOo V

_

rcapital integralizado pelos cooperados que atuem no Estado de São Paulo, observado o limitemínimo e máximo previsto em instrumento normativo próprio da OCESP.

Parágrafo Único:A cooperativa deverá encaminhar, anualmente, a lista nominativa de cooperados () I

no Estado e suas respectivas quotas-parte do capital social. VCAPÍTULO V

Das Disposições Gerais

missas nesta instrução serão esclarecidos pelo Conselho Diretor da OCESP.

Rua Treze de Maio, 1376 - Bela Vista - Tel.: (11)3146.6200CEP.: 01327-002 - São Paulo, SP

Internet: www.portaldocooperativismo.org.br ~

----

Page 9: Conheça a Instrução Normativa nº4 para ... - OCESPocesp.org.br/sms/files/file/resolucao04-2007.pdf · OCESP Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo OCB e outro

~OCESP

Organização das Cooperativasdo Estado de São Paulo

Artigo 30: A presente instrução entra em vigor no dia 01 de Janeiro de 2008, aplicando-se à todasas cooperativas solicitantes de registro e as já registradas na OCESP.

Parágrafo Único: Para a transição e adaptação das cooperativas já registradas na OCESP,a presenteinstrução entra em vigência após 90 (noventa) dias da data de sJ4a\Publicação.

Artigo 31: Revogam-se as disposições em contJ\ário, e01 de setembro de 2004.

Conselho Diretor da OCESP

rcio Fran~co do ValleDiretor do Ramo de Consumo

Márcio Fernando MeloniDiretor do Ramo Crédito

/~Marcos Henrique dos Santos

Diretor do Ramo Educacional

9/10

Rua Treze de Maio, 1376 - Bela Vista - Tel.: (11)3146.6200CEP.: 01327-002 - São Paulo, SP

Internet: www.portaldocooperativismo.org.br

Page 10: Conheça a Instrução Normativa nº4 para ... - OCESPocesp.org.br/sms/files/file/resolucao04-2007.pdf · OCESP Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo OCB e outro

~OCESP

Organização das Cooperativasdo Estado de São Paulo

Henrique Ribaldo FilhoDiretor do Ramo de Infra-Estrutura

Willian Kun NiscoloDiretor do Ramo Habitacional

~

Francisco . I Degasperi

a~ ?~(e :rodUçãOEudes de Freitas Aquino

Diretordo RamoSaúde

orte

José Henrique da Silvét Galhardo

Superintendente Jurídico e de con:~_~toria T3cnica em Cooperativismo

Rua Treze de Maio, 1376 - Bela Vista - Tel.: (11)3146.6200CEP.:01327-002- São Paulo,SP

Internet: www.portaldocooperativismo.org.br ff

- ---

;(l10/10