confecÇÃo de placas de circuito impresso - pcithiago.alencar/disciplinas...eletrônico chamado...

1
2.3 CORROSÃO DA PLACA Em seguida, a placa é mergulhada numa solução de Percloreto de Ferro, que fará a corrosão do cobre onde não há a proteção gerada pela impressão. (Figura 3) 2.4 SOLDA E TESTE Após corrosão, a placa é furada e soldada. (Figura 4) CONFECÇÃO DE PLACAS DE CIRCUITO IMPRESSO - PCI Luisa Cassa 1. Nathália Pazetto 2. Thiago Zanette 3. Prof. Orientador: Júlio Madureira 4. 1 INTRODUÇÃO Este trabalho apresenta um método de confecção de Placas de Circuito Impresso – PCI, usando transferência térmica. Como exemplo, será usado o circuito eletrônico chamado Multivibrador Astável, usado em aplicações onde necessita-se de um sinal eletrônico periódico, com valores ajustáveis. 2 ETAPAS PARA EXECUÇÃO DO PROJETO 2.1 SIMULAÇÃO DO CIRCUITO E MONTAGEM DO LAYOUT Para a simulação do circuito usou-se o software MULTISIM. Após feito os ajustes de parâmetros, o arquivo gerado foi transferido para o software ULTIBOARD que gerou o layout da placa, conforme Figura 1. 2.2 IMPRESSÃO NO PAPEL TRANSFER E TRANSFERÊNCIA TÉRMICA Nesta etapa, o layout gerado é impresso num papel próprio (press n’peel) numa impressora a toner (laser) que, com o uso de uma prensa térmica, transferirá o layout para uma placa de fenolite cobreada. (Figura 2) 1 Estudante do curso Técnico Integrado em Eletromecânica, EMI-2, Ifes, Cachoeiro de Itapemirim <[email protected]> 2 Estudante do curso Técnico Integrado em Eletromecânica, EMI-2, Ifes, Cachoeiro de Itapemirim <[email protected]> 3 Estudante do curso Técnico Integrado em Eletromecânica, EMI-2, Ifes, Cachoeiro de Itapemirim <[email protected]> 4 Professor do curso Técnico em Eletromecânica, Ifes, Cachoeiro de Itapemirim <[email protected]> Figura 2 – Folha com layout impresso e prensa usada para transferência térmica Figura 3 – Placa corroída em Percloreto de Ferro Fonte: Próprio autor, 2013. Figura 1 – Circuito de simulação e layout da placa do Multivibrador Astável Fonte: Próprio autor, 2013. Fonte: Próprio autor, 2013. Figura 4 – Solda e teste da placa Fonte: Próprio autor, 2013.

Upload: others

Post on 22-Oct-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 2.3 CORROSÃO DA PLACA

    Em seguida, a placa é mergulhada numa

    solução de Percloreto de Ferro, que fará a

    corrosão do cobre onde não há a proteção

    gerada pela impressão. (Figura 3)

    2.4 SOLDA E TESTE

    Após corrosão, a placa é furada e soldada.

    (Figura 4)

    CONFECÇÃO DE PLACAS DE CIRCUITO IMPRESSO - PCILuisa Cassa 1. Nathália Pazetto2. Thiago Zanette3.

    Prof. Orientador: Júlio Madureira4.

    1 INTRODUÇÃO

    Este trabalho apresenta um método de confecção de Placas de Circuito Impresso – PCI, usando transferência térmica.

    Como exemplo, será usado o circuito eletrônico chamado MultivibradorAstável, usado em aplicações onde necessita-se de um sinal eletrônico periódico, com valores ajustáveis.

    2 ETAPAS PARA EXECUÇÃO DO PROJETO

    2.1 SIMULAÇÃO DO CIRCUITO E MONTAGEM DO LAYOUT

    Para a simulação do circuito usou-se o software MULTISIM. Após feito os ajustes de parâmetros, o arquivo gerado foi transferido para o software ULTIBOARD que gerou o layout da placa, conforme Figura 1.

    2.2 IMPRESSÃO NO PAPEL TRANSFER E TRANSFERÊNCIA TÉRMICA

    Nesta etapa, o layout gerado é impresso num papel próprio (press n’peel) numa impressora a toner (laser) que, com o uso de uma prensa térmica, transferirá o layout para uma placa de fenolitecobreada. (Figura 2)

    1 Estudante do curso Técnico Integrado em Eletromecânica, EMI-2, Ifes, Cachoeiro de Itapemirim

    2 Estudante do curso Técnico Integrado em Eletromecânica, EMI-2, Ifes, Cachoeiro de Itapemirim

    3 Estudante do curso Técnico Integrado em Eletromecânica, EMI-2, Ifes, Cachoeiro de Itapemirim

    4 Professor do curso Técnico em Eletromecânica, Ifes, Cachoeiro de Itapemirim

    Figura 2 – Folha com layout impresso e prensa usada para transferência térmica

    Figura 3 – Placa corroída em Percloreto de Ferro

    Fonte: Próprio autor, 2013.

    Figura 1 – Circuito de simulação e layout da placa do Multivibrador Astável

    Fonte: Próprio autor, 2013.

    Fonte: Próprio autor, 2013.

    Figura 4 – Solda e teste da placa

    Fonte: Próprio autor, 2013.