documento eletrônico

16
DOCUMENTO DIGITAL DOCUMENTO DIGITAL FATO FATO Meios de representação do fato Meios de representação do fato Representação pessoal / subjetiva Representação pessoal / subjetiva Testemunho, depoimento, reconstituição... Testemunho, depoimento, reconstituição... Representação real / objetiva Representação real / objetiva Documento Documento (Francesco Carnelutti) (Francesco Carnelutti)

Upload: samuel-cersosimo

Post on 07-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Aula de teste

TRANSCRIPT

Page 1: Documento Eletrônico

DOCUMENTO DIGITALDOCUMENTO DIGITAL

FATOFATO● Meios de representação do fatoMeios de representação do fato

● Representação pessoal / subjetivaRepresentação pessoal / subjetiva

→ → Testemunho, depoimento, reconstituição...Testemunho, depoimento, reconstituição...

● Representação real / objetivaRepresentação real / objetiva

→ → DocumentoDocumento

(Francesco Carnelutti)(Francesco Carnelutti)

Page 2: Documento Eletrônico

● DocumentoDocumento

““Documento, em sentido amplo, é tôda Documento, em sentido amplo, é tôda representação representação materialmaterial destinada a reproduzir determinada manifestação do destinada a reproduzir determinada manifestação do pensamento, como uma voz fixada duradouramente (pensamento, como uma voz fixada duradouramente (vox vox mortuamortua). ).

[…][…]

Documentos, em tal acepção, representam os mais variados Documentos, em tal acepção, representam os mais variados sinais (limites dos prédios, sinalização das estradas). Como, sinais (limites dos prédios, sinalização das estradas). Como, porém, o meio comum de representação material do porém, o meio comum de representação material do pensamento é a escrita, os documentos desde longo tempo pensamento é a escrita, os documentos desde longo tempo mais importantes são os escritos”mais importantes são os escritos”

(Giuseppe Chiovenda)(Giuseppe Chiovenda)

Page 3: Documento Eletrônico

DOCUMENTO DIGITALDOCUMENTO DIGITAL

● Representação real (objetiva) do fato, em meio Representação real (objetiva) do fato, em meio eletrônico.eletrônico.

● Conceito doutrinário:Conceito doutrinário:

““O documento eletrônico é [...] uma seqüência de O documento eletrônico é [...] uma seqüência de bitsbits que, que, traduzida por meio de um determinado programa de computador, traduzida por meio de um determinado programa de computador, seja seja representativa de um fatorepresentativa de um fato. Da mesma forma que os . Da mesma forma que os documentos físicos, o documento eletrônico não se resume em documentos físicos, o documento eletrônico não se resume em escritos: pode ser um texto escrito, como também pode ser um escritos: pode ser um texto escrito, como também pode ser um desenho, uma fotografia digitalizada, sons, vídeo, enfim, tudo que desenho, uma fotografia digitalizada, sons, vídeo, enfim, tudo que puder representar um fato e que esteja armazenado em um puder representar um fato e que esteja armazenado em um arquivo digital.”arquivo digital.”

(Augusto Tavares Rosa Marcacini)(Augusto Tavares Rosa Marcacini)

Page 4: Documento Eletrônico

● Art. 1º, §2º, III, da LeiArt. 1º, §2º, III, da Lei

““Considera-se (…) assinatura eletrônica as seguintes formas Considera-se (…) assinatura eletrônica as seguintes formas de identificação inequívoca do signatário:de identificação inequívoca do signatário:

a) a) assinatura digitalassinatura digital baseada em certificado digital emitido por baseada em certificado digital emitido por Autoridade Certificadora credenciada, na forma de lei Autoridade Certificadora credenciada, na forma de lei específica;específica;

b) b) mediantemediante cadastro de usuário no Poder Judiciário, cadastro de usuário no Poder Judiciário, conforme disciplinado pelos órgãos respectivos.”conforme disciplinado pelos órgãos respectivos.”

● Alíneas Alíneas aa e e bb são alternativas ou cumulativas? são alternativas ou cumulativas?

ASSINATURA ELETRÔNICAASSINATURA ELETRÔNICA

Page 5: Documento Eletrônico

Assinatura Eletrônica

Assinatura Digital baseada em

certificado digital

Cadastrono Poder Judiciário

??

mediante

Page 6: Documento Eletrônico

ASSINATURA DIGITALASSINATURA DIGITAL

● Não se confunde com assinatura digitalizada:Não se confunde com assinatura digitalizada:

● É um método matemático que garante ao documento É um método matemático que garante ao documento eletrônico eletrônico autenticidadeautenticidade e e integridadeintegridade . .

Logo, e por força da MP 2.200-2/2001, garante também Logo, e por força da MP 2.200-2/2001, garante também sua validade jurídica.sua validade jurídica.

Page 7: Documento Eletrônico

OBRA RECOMENDADA SOBRE ASSINATURA DIGITALOBRA RECOMENDADA SOBRE ASSINATURA DIGITAL

● MARCACINI, Augusto Tavares RosaMARCACINI, Augusto Tavares Rosa

Direito e InformáticaDireito e Informática: uma : uma abordagem jurídica sobre a abordagem jurídica sobre a criptografiacriptografia

Rio de Janeiro: Forense, 2002Rio de Janeiro: Forense, 2002

● Disponível em:Disponível em:

migre.me/60MyGmigre.me/60MyG

Page 8: Documento Eletrônico

ASSINATURA DIGITAL NA LIPASSINATURA DIGITAL NA LIP

● Art. 2º – “O envio de petições, de recursos e a prática de Art. 2º – “O envio de petições, de recursos e a prática de atos processuais em geral por meio eletrônico serão atos processuais em geral por meio eletrônico serão admitidos mediante uso de assinatura eletrônica...”admitidos mediante uso de assinatura eletrônica...”

● Art. 4º, § 1 – “O sítio e o conteúdo das publicações de Art. 4º, § 1 – “O sítio e o conteúdo das publicações de que trata este artigo deverão ser assinados que trata este artigo deverão ser assinados digitalmente...”digitalmente...”

● Art. 8º, parágrafo único – “Todos os atos processuais do Art. 8º, parágrafo único – “Todos os atos processuais do processo eletrônico serão assinados eletronicamente na processo eletrônico serão assinados eletronicamente na forma estabelecida nesta Lei.”forma estabelecida nesta Lei.”

Page 9: Documento Eletrônico

ASSINATURA ASSINATURA DIGITAL / ELETRÔNICA DIGITAL / ELETRÔNICA no CPCno CPC(incluído pelo art. 20 da LIP)(incluído pelo art. 20 da LIP)

● Procuração (Art. 38, Parágrafo único, CPC)Procuração (Art. 38, Parágrafo único, CPC)

● Todos atos e termos do processo (Art. 154, §2º, CPC)Todos atos e termos do processo (Art. 154, §2º, CPC)

● Assinatura dos juízes (Art. 164, Parágrafo único, CPC)Assinatura dos juízes (Art. 164, Parágrafo único, CPC)

● Atos na presença do juiz: termo digital assinado dig. por Atos na presença do juiz: termo digital assinado dig. por juiz, escrivão/secretário e advogados (Art. 169, §2º, CPC)juiz, escrivão/secretário e advogados (Art. 169, §2º, CPC)

* Ex.: Gravação de audiências e/ou depoimentos.* Ex.: Gravação de audiências e/ou depoimentos.

● Transcrição da gravação: o advogado deve suscitar eventuais Transcrição da gravação: o advogado deve suscitar eventuais contradições no momento do ato, sob pena de preclusãocontradições no momento do ato, sob pena de preclusão

● Deve ser decidida de plano pelo Juiz, registrando-se alegação e Deve ser decidida de plano pelo Juiz, registrando-se alegação e decisão no termo (§3º)decisão no termo (§3º)

Page 10: Documento Eletrônico

Questões para discussãoQuestões para discussão

Page 11: Documento Eletrônico

EXECUÇÃO DE TÍTULO DE CRÉDITOEXECUÇÃO DE TÍTULO DE CRÉDITO

● Interpretação extensiva do Art. 11, §5ºInterpretação extensiva do Art. 11, §5º

Os documentos cuja digitalização seja tecnicamente inviável devido ao Os documentos cuja digitalização seja tecnicamente inviável devido ao grande volume ou por motivo de ilegibilidade deverão ser apresentados ao grande volume ou por motivo de ilegibilidade deverão ser apresentados ao cartório ou secretaria no prazo de 10 (dez) dias contados do envio de cartório ou secretaria no prazo de 10 (dez) dias contados do envio de petição eletrônica comunicando o fato, os quais serão devolvidos à parte petição eletrônica comunicando o fato, os quais serão devolvidos à parte após o trânsito em julgado.após o trânsito em julgado.

(Lei nº 11.419/06)(Lei nº 11.419/06)

Page 12: Documento Eletrônico

A FORÇA PROBANTE DO DOCUMENTO ELETRÔNICOA FORÇA PROBANTE DO DOCUMENTO ELETRÔNICO

● Diferenciação do Art. 11:Diferenciação do Art. 11:

Documento eletrônicoDocumento eletrônico

xxDocumento digitalizadoDocumento digitalizado

Page 13: Documento Eletrônico

Art. 11. Os documentos Art. 11. Os documentos produzidos eletronicamenteproduzidos eletronicamente e juntados aos e juntados aos processos eletrônicos com processos eletrônicos com garantia da origem e de seu signatáriogarantia da origem e de seu signatário, na forma , na forma estabelecida nesta Lei, serão considerados estabelecida nesta Lei, serão considerados originaisoriginais para todos os efeitos para todos os efeitos legais.legais.

(Lei nº 11.419/2006)(Lei nº 11.419/2006)

● Documento Documento originaloriginal em autos eletrônicos: em autos eletrônicos:

● Produzido eletronicamenteProduzido eletronicamente

● Garantia de origem e de seu signatárioGarantia de origem e de seu signatário

Page 14: Documento Eletrônico

(...)(...)

§ 1º Os extratos digitais e os documentos digitalizados e juntados aos autos pelos órgãos da § 1º Os extratos digitais e os documentos digitalizados e juntados aos autos pelos órgãos da Justiça e seus auxiliares, pelo Ministério Público e seus auxiliares, pelas procuradorias, pelas Justiça e seus auxiliares, pelo Ministério Público e seus auxiliares, pelas procuradorias, pelas autoridades policiais, pelas repartições públicas em geral e por advogados públicos e privados têm autoridades policiais, pelas repartições públicas em geral e por advogados públicos e privados têm a mesma força probante dos originais, a mesma força probante dos originais, ressalvada a alegação motivada e fundamentada de ressalvada a alegação motivada e fundamentada de adulteração antes ou durante o processo de digitalizaçãoadulteração antes ou durante o processo de digitalização..

(Lei nº 11.419/2006)(Lei nº 11.419/2006)

● Mesma força probanteMesma força probante do original: do original:

● Extratos digitaisExtratos digitais

● Documentos digitalizados e juntados porDocumentos digitalizados e juntados por

- - Órgãos da Justiça e auxiliaresÓrgãos da Justiça e auxiliares- MP e auxiliares- MP e auxiliares- Procuradorias- Procuradorias- Autoridades policiais- Autoridades policiais- Repartições públicas em geral- Repartições públicas em geral- Advogados públicos e privados- Advogados públicos e privados

Page 15: Documento Eletrônico

(…)(…)

§ 2º A argüição de falsidade do documento original será processada eletronicamente na forma da § 2º A argüição de falsidade do documento original será processada eletronicamente na forma da lei processual em vigor.lei processual em vigor.

§ 3º Os originais dos documentos digitalizados, mencionados no § 2o deste artigo, deverão ser § 3º Os originais dos documentos digitalizados, mencionados no § 2o deste artigo, deverão ser preservados pelo seu detentor até o trânsito em julgado da sentença ou, quando admitida, até o preservados pelo seu detentor até o trânsito em julgado da sentença ou, quando admitida, até o final do prazo para interposição de ação rescisória.final do prazo para interposição de ação rescisória.

(Lei nº 11.419/2006)(Lei nº 11.419/2006)

XX

● Foto PolaroidFoto Polaroid ● Foto DigitalFoto Digital

Page 16: Documento Eletrônico

Dúvidas?Dúvidas?

Escreva sua dúvida no fórum, pois Escreva sua dúvida no fórum, pois ela pode ser a mesma do seu colegaela pode ser a mesma do seu colega

Seu tutor logo irá respondê-loSeu tutor logo irá respondê-lo

E parabéns pela conclusão de E parabéns pela conclusão de mais esta etapa do cursomais esta etapa do curso