condutas de seguranÇa - ndonline.com.br · chaves nas portas: certifique-se que todas as portas...

12
POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA 8º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR CONDUTAS DE SEGURANÇA

Upload: dangcong

Post on 13-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CONDUTAS DE SEGURANÇA - ndonline.com.br · CHAVES NAS PORTAS: Certifique-se que todas as portas internas possuem chaves e acostume-se, sempre, a fechá-las todas as vezes que sair

POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA

8º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

CONDUTAS DE SEGURANÇA

Page 2: CONDUTAS DE SEGURANÇA - ndonline.com.br · CHAVES NAS PORTAS: Certifique-se que todas as portas internas possuem chaves e acostume-se, sempre, a fechá-las todas as vezes que sair

2

INTRODUÇÃO

MENSAGEM DO 8º BATALHÃO

Sabe-se que a violência é um dos temas mais importantes de nosso tempo

e afeta todo cidadão, seja morador da periferia ou de um condomínio de luxo.

Com o passar dos anos e com o aumento populacional, crescem também os

índices criminais, sendo necessário que a Polícia Militar evolua para manter a paz

e a ordem na sociedade.

A Polícia Militar de Joinville atende cerca de 8.600 ocorrências por mês,

sendo que delas 15% são Crimes ou Contravenções Penais e 22% são Auxílios a

Comunidade.

Em média, a Polícia Militar de Joinville prende 1.500 pessoas por ano,

sendo que deste percentual, 35% são por Crimes contra o Patrimônio e 21% por

Crimes contra a Pessoa e 19% por envolvimento com Drogas.

Em prol da segurança dos cidadãos joinvilenses, buscamos reunir em uma

cartilha, alguns cuidados e precauções que devemos ter para não nos tornarmos

vítimas de marginais.

Esta cartilha busca conscientizar as pessoas para alguns procedimentos

simples que contribuem para sua Segurança, evitando assim a ocorrência dos

crimes de maior incidência em nossa região.

Por fim, esperamos que as contribuições desta cartilha possam ser

replicadas a todos os outros cidadãos desta cidade, buscando a melhoria de sua

Segurança e a Preservação da Ordem Pública.

Page 3: CONDUTAS DE SEGURANÇA - ndonline.com.br · CHAVES NAS PORTAS: Certifique-se que todas as portas internas possuem chaves e acostume-se, sempre, a fechá-las todas as vezes que sair

3

ÍNDICE

Page 4: CONDUTAS DE SEGURANÇA - ndonline.com.br · CHAVES NAS PORTAS: Certifique-se que todas as portas internas possuem chaves e acostume-se, sempre, a fechá-las todas as vezes que sair

4

CUIDADOS COM A CASA!

1. GRADES DE PROTEÇÃO: Instale grades de proteção nas janelas, a partir do interior da

casa. As pantográficas são as mais recomendadas, tanto por proporcionarem maior segurança, quanto por permitir-lhe sair em caso de emergência.

2. PORTÕES AUTOMÁTICOS: Instale portões automáticos, de controle remoto, para lhe proporcionar maior segurança ao entrar ou sair de sua residência.

3. ILUMINAÇÃO EXTERNA: Instale luminárias no lado externo da casa, que possam ser acionadas automaticamente, ou do interior desta. Assim, à menor percepção da presença de estranhos você poderá identificá-los.

4. ALARMES ELETRÔNICOS: Instale alarmes eletrônicos e submeta o gerenciamento desses por empresas especializadas. Caso o alarme seja acionado em razão de arrombamento, essas empresas estarão presentes no local e, imediatamente, chamarão a Polícia Militar. Habitue-se, também, a comunicar a empresa gerenciadora quando você afastar-se por um período muito longo.

5. CHAVES NAS PORTAS: Certifique-se que todas as portas internas possuem chaves e acostume-se, sempre, a fechá-las todas as vezes que sair de casa por um período muito longo. Portas fechadas dificultam a circulação interna de possíveis marginais caso tenham arrombado alguma janela da casa. Da mesma forma, quando mudar-se para uma nova casa ou apartamento, troque-as todas!

6. CÃES: Os cães são excelentes detectores de presença, todavia o ideal é que sejam treinados por especialistas para essa finalidade.

7. COFRES: Caso seja necessária a utilização de cofres no interior da casa, certifique-se que este estará escondido e fora do alcance visual das pessoas que circulam pela casa, principalmente àqueles que forem trabalhar nesta.

8. JÓIAS E OUTROS BENS DE VALOR: Quando afastar-se por um período muito longo, guarde seus bens de valor em locais extremamente seguros.

9. JORNAIS E REVISTAS: Habitue-se a comunicar as empresas de jornais e revistas, que suspendam a entrega desses por ocasião de suas viagens. A presença de jornais ou revistas expostos no terreno da casa demonstra sua ausência.

10. VIZINHO AMIGO: Habitue-se a comunicar os vizinhos mais próximos toda vez que você deixar a casa por um período muito longo. Informe seus telefones de contato ou solicite que algum parente da cidade seja comunicado imediatamente.

Page 5: CONDUTAS DE SEGURANÇA - ndonline.com.br · CHAVES NAS PORTAS: Certifique-se que todas as portas internas possuem chaves e acostume-se, sempre, a fechá-las todas as vezes que sair

5

CUIDADOS AO CHEGAR A CASA!

1. ROTEIRO ALTERNATIVO: Ao retornar para casa procure mudar, constantemente, seu

roteiro, bem como avisar às pessoas da casa que você está chegando.

2. CHEGANDO DE CARONA: Em casos de estar chegando à casa de carona, solicite a este que o aguarde até que você possa entrar na residência em segurança.

3. PESSOAS SUSPEITAS: Ao aproximar-se do portão verifique se há presença de elementos suspeitos. Caso se confirme, desista da entrada e mostre para o indivíduo que a presença dele foi percebida. Ligue para um familiar e para o número 190 da Polícia Militar. Não se esqueça de repassar detalhes!

4. VEÍCULOS SUSPEITOS: Ao aproximar-se de sua rua e perceber que está sendo seguido por outro veículo, mude a rota e procure um ponto de apoio.

5. CHAVES NA MÃO: Ao aproximar da porta de entrada de sua residência, tenha, sempre, as chaves em sua mão.

6. ABERTURA DO PORTÃO: Evite parar o veículo em frente ao portão, enquanto aguarda pela abertura do mesmo. Procure acionar o portão, a partir de uma posição segura da via. Em caso de abertura manual verifique se há presença de pessoas estranhas.

7. SINAIS DE ARROMBAMENTO: Ao retornar para casa, caso observe situações anormais: portas ou janelas abertas, luzes acesas, cães latindo... Não entre! Chame a polícia através do telefone 190.

8. PERMANECER NO INTERIOR DO VEÍCULO: Evite permanecer no interior do veículo com este estacionado à frente de sua casa, para conversas informais ou namoros.

9. SERVIÇOS CONTRATADOS: Ao contratar pessoas para executarem serviços de manutenção em sua casa, verifique o maior número de informações acerca da integridade dessas pessoas.

10. ELEVADORES: No caso de residir em apartamento, evite entrar nos elevadores com estranhos ou pessoas suspeitas. Caso seja necessário invente uma desculpa!

Page 6: CONDUTAS DE SEGURANÇA - ndonline.com.br · CHAVES NAS PORTAS: Certifique-se que todas as portas internas possuem chaves e acostume-se, sempre, a fechá-las todas as vezes que sair

6

CUIDADOS AO CAMINHAR PELAS RUAS!

1. RECONHECIMENTO DO LOCAL: Conheça o local onde você mora e trabalha. Conheça a localização das unidades de Polícia, Bombeiro, Hospitais, telefones públicos, etc.

2. ITINERÁRIOS: Procure variar seus horários e fazer rotas alternativas ao deslocar-se a pé, de casa ao trabalho, escola ou quaisquer outros motivos;

3. LOCAIS POUCO ILUMINADOS: Evite deslocar-se por ruas ou praças com pouca iluminação ou que sejam locais de parada de pessoas suspeitas.

4. PRESENÇA DE SUSPEITOS: Fique atento às pessoas ao seu redor. Caso perceba que esteja sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial ou atravesse a rua. Lembre-se: os assaltantes valem-se do fator surpresa!

5. DESLOQUE-SE EM COMPANHIA: Sempre que possível desloque-se, a pé, na companhia de um amigo ao sair do trabalho, escola ou festa.

6. DESLOCAMENTO CORRETO: Caminhe sempre no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Será mais fácil perceber a aproximação de um veículo suspeito.

7. ABORDAGEM POR ESTRANHOS: Durantes os deslocamentos, nunca pare ao ser abordado por pessoas desconhecidas, principalmente com promessas de prêmios ou brindes. Geralmente são golpes!

8. PEDIDO DE ORIENTAÇÕES: Evite pedir orientações a estranhos. Procure bases da Polícia Militar ou estabelecimentos comerciais;

9. AUTOCONFIANÇA: Demonstre confiança e domínio no que está fazendo e aonde quer chegar. Evite demonstrar estar perdido ou procurando por algum endereço.

10. OBJETOS DE VALOR: Evite ostentar objetos de valor, tais como relógios, pulseiras e colares em locais ermos. Tenha cuidado ao transportar bolsas, carteiras e telefones celulares, bem como utilizá-los na frente de estranhos!

11. DINHEIRO: Nunca transporte quantias expressivas de dinheiro em deslocamentos a pé, principalmente quando sair de Bancos. Caso necessário, procure guardá-los de modo seguro e discreto, bem como esteja acompanhado por outras pessoas.

12. ENCONTROS AMOROSOS: Evite locais isolados, em via pública, para encontros amorosos.

13. FUI ASSALTADO! Evite, caso você seja vítima de roubo, gritar ou discutir. Seu nervosismo poderá aumentar a tensão e provocar uma atitude mais agressiva em seu desfavor. Fique calmo e não faça movimentos bruscos!

Page 7: CONDUTAS DE SEGURANÇA - ndonline.com.br · CHAVES NAS PORTAS: Certifique-se que todas as portas internas possuem chaves e acostume-se, sempre, a fechá-las todas as vezes que sair

7

CUIDADOS NO TRÂNSITO!

1. CINTO DE SEGURANÇA: Use, sempre, o cinto de segurança. Assim você estará preparado

para uma freada brusca, provocada por um obstáculo destinado a fazê-lo parar.

2. VIDROS E TRAVAS: Preferencialmente dirija com os vidros e travas fechados, usando o sistema interno de ventilação. Não abra os vidros para vendedores ambulantes que, muitas vezes, são assaltantes disfarçados!

3. SEMÁFOROS: Pare o veículo sempre com a primeira marcha engrenada e fique alerta à aproximação de estranhos, ainda que não lhe pareçam suspeitos. Os cuidados não se restringem somente à noite!

4. CRUZAMENTOS À NOITE: Ajuste a velocidade de seu veículo nas áreas de cruzamentos, reduzindo a velocidade de forma que você não precise parar no cruzamento. Procure evitar filas e tente permanecer nas faixas das extremidades.

5. VEÍCULOS SUSPEITOS: Fique atento aos veículos que circulam ao seu redor ou, ligeiramente atrás ou na frente. Se perceber que esta sendo seguido, procure agir com naturalidade e dirija-se para área de grande movimento, onde poderá localizar uma viatura policial e pedir ajuda.

6. ADESIVOS: Evite exibir no carro que possam caracterizá-lo, tais como cidades, academias, universidade, família, etc. Essas informações poderão despertar a atenção dos marginais.

7. OBJETOS DE VALOR: Procure não transportar objetos de valor expostos no interior do carro, principalmente se houver necessidade de estacioná-lo em algum local. Objetos do tipo bolsas e notebooks são os preferidos dos ladrões!

8. CARONAS: Evite dar caronas a estranhos e nunca pare para auxiliar outros motoristas em locais escuros ou de pouca movimentação. No caso de lhe parecer pessoa acidentada, avise a Polícia Militar, imediatamente.

9. PERMANECER NO INTERIOR DO VEÍCULO: Evite permanecer no interior do carro estacionado na via pública. Se isso for necessário, faça-o em local que permita sua ampla visão para todos os lados e esteja alerta à aproximação de estranhos!

10. FUI ASSALTADO! Mantenha a calma e não reaja! É muito comum que a prática do roubo seja feita com pessoas dando “cobertura” em locais estratégicos.

Page 8: CONDUTAS DE SEGURANÇA - ndonline.com.br · CHAVES NAS PORTAS: Certifique-se que todas as portas internas possuem chaves e acostume-se, sempre, a fechá-las todas as vezes que sair

8

COMO EVITAR FURTO E ROUBO DE VEÍCULOS!

1. DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA: Se possível, procure instalar no veículo dispositivos de segurança como: sistema eletrônicos de alarme, correntes de direção, chave geral interruptora, trancas de direção ou outro artefato.

2. ITINERÁRIOS: Alterne o itinerário e horário de chegada em casa. Evite ser sistemático!

3. FARÓIS: Acenda e direcione o farol alto para os pontos mais escuros da rua e mantenha a máxima atenção nas laterais e esquinas próximas;

4. ESTACIONAMENTO: Procure estacionar o veículo em ruas movimentadas e bem iluminadas. Se for possível prefira locais vigiados por pessoas de sua confiança.

5. GUARDADORES DE VEÍCULOS: Evite estacionar o veículo em locais em que essas pessoas exploram ilegalmente tal atividade.

6. ACIDENTES DE TRÂNSITO: Evite parar para discutir “batidinhas”, principalmente à noite. Os ladrões fazem isso de propósito para assaltá-lo. Quando for vítima de uma colisão que lhe pareça proposital, principalmente em local ermo ou no período noturno, não pare para constatar os danos. Procure o policial mais próximo e relate o ocorrido.

7. PRESENÇA DE ELEMENTO SUSPEITO: Procure não se aproximar do seu carro e nem entrar nele se perceber a presença de pessoas suspeitas nas proximidades.

8. ENCONTROS AMOROSOS: Evite permanecer estacionado na frente da casa conversando ou namorando no interior do veículo.

9. CONTROLE DO COMBUSTÍVEL: Certifique-se da quantidade de combustível suficiente para os seus deslocamentos. Caso ocorra falta de combustível procure postos de abastecimento, estacionamentos, oficinas ou Bases da Polícia Militar.

10. DANDO A PARTIDA: Ao adentrar no veículo, sempre tenha a chave em mãos para que possa realizar uma partida rápida e segura. Não se esqueça do cinto de segurança!

Page 9: CONDUTAS DE SEGURANÇA - ndonline.com.br · CHAVES NAS PORTAS: Certifique-se que todas as portas internas possuem chaves e acostume-se, sempre, a fechá-las todas as vezes que sair

9

MALOTES E CAIXAS ELETRÔNICOS!

1. ROTINAS BANCÁRIAS: Alterne constantemente a rotina das pessoas que vão à agência bancária, mudando o horário, o itinerário e, se possível, a pessoa.

2. RESTRIÇÃO DE INFORMAÇÕES: Restrinja ao máximo o número de pessoas que saberão da sua ida até a agência e evite comentários sobre valores, pois, invariavelmente, a ação criminosa é planejada com base em informações privilegiadas a respeito da vítima.

3. PESSOAS RESPONSÁVEIS: Evite confiar a guarda ou o transporte de valores a menores de idade ou pessoas inexperientes.

4. SUSPEITOS AO REDOR: No interior da Agência Bancária, fique atento a qualquer pessoa que esteja ao seu redor, principalmente daqueles que estejam fazendo uso de telefone celular.

5. VALORES EXPRESSIVOS: Nunca permita que uma única pessoa transporte grandes somas em dinheiro. Prefira transações bancárias ou grupos de pessoas.

6. PAGAMENTOS ELETRÔNICOS: Prefira que o pagamento de empregados, fornecedores ou compradores, seja feito por meio de transações bancárias eletrônicas.

7. SAINDO DO BANCO: Se, ao sair do banco perceber que o pneu de seu carro está vazio, volte e confie seu dinheiro à guarda do gerente e, só então, providencie a troca pelo estepe. Você poderá estar sendo alvo de algum golpe!

8. CONTAGEM DE DINHEIRO: Evite contar dinheiro em meio a pessoas. Confira seu recebimento enquanto estiver no caixa, deixando separado o dinheiro que for utilizar.

9. IDOSOS: É recomendável que pessoas idosas sempre estejam acompanhadas, por ocasião do recebimento de aposentadorias, de algum familiar ou pessoa conhecida.

10. CAIXAS ELETRÔNICOS À NOITE: Caso realmente seja necessário utilizar-se de caixas eletrônicos à noite, procure aqueles instalados em locais, aparentemente seguros.

Page 10: CONDUTAS DE SEGURANÇA - ndonline.com.br · CHAVES NAS PORTAS: Certifique-se que todas as portas internas possuem chaves e acostume-se, sempre, a fechá-las todas as vezes que sair

10

GOLPE DO FALSO SEQUESTRO!

1. GANHE TEMPO: Ao receber uma ligação anunciando o sequestro, peça rapidamente para alguém que estiver com você faça contato com a pessoa supostamente sequestrada. Mantenha a calma até se certificar que a pessoa está em segurança em algum lugar.

2. NÃO TENHA MEDO: Não se deixe amedrontar pelas ameaças e leve em conta que, quando os golpistas disserem que não pode desligar é exatamente porque não querem que você descubra que não houve sequestro algum.

3. CONFIRME INFORMAÇÕES SOBRE A PESSOA: Você é quem faz as perguntas para averiguar a veracidade dos fatos. Pergunte como é a pessoa, como está vestida. Pergunte sobre informações que somente esta pessoa poderia saber. Ex: Nome do seu cachorro, apelido de algum familiar.

4. NÃO FORNEÇA INFORMAÇÕES: Nunca forneça ou confirme qualquer dado seu, ou de seus familiares, como endereços, local de trabalho etc. Se forem verdadeiros sequestradores já saberiam tudo.

5. JAMAIS ATENDA ESSE NÚMERO: Uma vez verificado que é golpe, o conselho é que ligue para a polícia denunciando o fato e informando o número de origem da ligação. Não atenda nunca mais telefonemas vindos daquele número, em hipótese alguma.

Page 11: CONDUTAS DE SEGURANÇA - ndonline.com.br · CHAVES NAS PORTAS: Certifique-se que todas as portas internas possuem chaves e acostume-se, sempre, a fechá-las todas as vezes que sair

11

CUIDADOS PARA AS FÉRIAS DE VERÃO!

1. VIZINHOS DE CONFIANÇA: Comunique sua ausência a um vizinho de confiança, deixando um telefone para contato. Telefone para ele de vez em quando, para saber se está tudo bem.

2. CORRESPONDÊNCIAS E JORNAIS: Se você recebe periodicamente correspondências, jornais e revistas, suspenda a entrega junto às editoras ou peça para algum vizinho ou parente recolhê-las para você. Jornais e revistas em frente de casa são indícios claros de que os moradores estão ausentes.

3. LUZES ACESAS: Um dos erros mais comuns é deixar luzes acesas durante o tempo todo. Isso mostra para qualquer pessoa mal intencionada que não há ninguém em casa. A solução é a instalação de timers que acendem e apagam as luzes, televisores e rádios em horários pré-determinados, dando assim a impressão que há pessoas na casa.

4. DESLIGUE OS APARELHOS ELÉTRICOS: Os demais aparelhos que não forem utilizados podem ser desligados da tomada. Da mesma forma, desligue o fogão, aquecedores e o sistema de gás. Assim evita-se o risco de acidentes e economiza-se energia elétrica.

5. AUSÊNCIAS PROLONGADAS: Em ausências prolongadas, peça a um parente para visitar sua casa, para demonstrar a presença de pessoas – abrindo janelas, regando jardins, entrando com o carro na garagem. No caso de apartamento, deve-se deixar uma autorização por escrito, com anuência do síndico, para que a pessoa possa entrar no prédio.

6. TELEFONES PARA EMERGÊNCIAS: Além dos vizinhos de confiança e no caso de condomínios, deixe com alguém da administração ou zelador um telefone para emergências. Lembre-se que esses são profissionais de confiança, o que não significa que todos os outros também sejam.

7. SINAIS DE AUSÊNCIA: Evite colocar cadeado do lado externo do portão. Isso poderá denunciar a saída dos moradores. Desligue a campainha, pois assim você deixa a dúvida para quem tocá-la apenas para verificar se há alguém em casa.

8. JÓIAS E DINHEIRO: Não deixe joias ou dinheiro dentro de casa, mesmo dentro de cofres. Utilize cofres de bancos.

9. PORTAS INTERNAS: Tranque também as portas internas da residência, pois no caso de visitantes indesejados, irá dificultar a circulação pelos cômodos da casa.

10. DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA: Instale dispositivos de segurança, como câmeras e alarme. Procure os equipamentos nas lojas de matérias para construção ou no varejo especializado em segurança. Há equipamentos de diversos tipos e preços.

Page 12: CONDUTAS DE SEGURANÇA - ndonline.com.br · CHAVES NAS PORTAS: Certifique-se que todas as portas internas possuem chaves e acostume-se, sempre, a fechá-las todas as vezes que sair

12

PRECAUÇÕES DIVERSAS!

1. PRODUTOS DE BOA PROCEDÊNCIA: Evite comprar produtos sem procedência, produtos vendidos por desconhecidos, nas ruas, em locais não credenciados, por “turistas” em apertos financeiros ou a preços “de ocasião”. Na grande maioria dos casos, são produtos de baixa qualidade, sem marca, sem garantia ou procedência, negociados por preços várias vezes superiores ao verdadeiro.

2. SOLUÇÕES MILAGROSAS: Tenha cuidado com benzedeiras, rezas, despachos, curandeiros e charlatões que falam em curas milagrosas. Denuncie e jamais permita que um deles entre em sua casa.

3. OFERTAS DUVIDOSAS: Tome cuidado com "ofertas milagrosas" ou “negócios da china”, especialmente por telefone ou internet. Obtenha todas as informações antes de fazer qualquer negócio (compra e venda). Não existem milagres.

4. DOAÇÕES: Reserve seus donativos para entidades idôneas, credenciadas pelo Serviço Social do Estado e Serviço de Fiscalização das Associações de Caridade. Não confie em pessoas que exibam credenciais dizendo pertencer a casas de caridade. Procure conhecer pessoalmente o trabalho da instituição que você pretende ajudar.

5. BILHETE “PREMIADO”: Certifique-se do resultado de algum concurso ou sorteio, quando receber a informação de ter sido premiado, antes de fazer qualquer pagamento. Também há o golpe do bilhete de loteria sorteado, onde o vigarista tenta vender o bilhete dizendo não saber como receber o prêmio. Cuidado.

6. ESCOLHA DE TRAJETOS: Em seus trajetos prefira ruas de trânsito rápido, marginais, grandes avenidas de mão dupla, com maior movimento de veículos e mantenha sempre atenção sobre o que esta ocorrendo em sua volta.

7. COMPANHIA NO TRÂNSITO: Trafegar com mais pessoas dentro do carro é fator inibitório de crimes. Procure levar consigo companhia e estimule seu filho a sair acompanhado.

8. APROXIMAÇÃO DE ESTRANHOS: Desconfie sempre de estranhos de conversa envolvente que tentem aproximação. Não aceite convites de desconhecidos casuais que venha a encontrar na rua, em bares ou casas de diversão noturnas.

9. CAMINHANDO NA RUA: Procure sempre andar nas ruas mantendo distância das pessoas a sua frente e a sua retaguarda, nunca ande distraído, isto facilita a ação dos meliantes.

10. CRIANÇAS NA RUA: Atrás de uma bola pode aparecer uma criança, mas, atenção, nem todas as crianças que aparecem subitamente na estrada vêm precedidas de sinal.