comunidade quilombola tabatinga

17
DIAGNÓSTICO QUILOMBOLA PARTICIPATIVO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC- MG) INSTITUIÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS (ICH) OFICINA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR COMUM: METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS POLITIZAÇÃO E LUTA Carlos Eduardo Mota Cláudio de Oliveira Guedes Emerson Lázaro Sebastião de Andrade Flávio Sergio da Silva Rosario de Jesus Martins

Upload: claudio-guedes

Post on 11-Jan-2017

106 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Comunidade Quilombola Tabatinga

DIAGNÓSTICOQUILOMBOLA

PARTICIPATIVO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC-MG)INSTITUIÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS (ICH)

OFICINA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR COMUM:METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS

POLITIZAÇÃO E LUTA

Carlos Eduardo MotaCláudio de Oliveira GuedesEmerson Lázaro Sebastião de AndradeFlávio Sergio da SilvaRosario de Jesus Martins

Page 2: Comunidade Quilombola Tabatinga

OBJETIVO GERAL:

Fomentar o processo de formação/capacitação Quilombola diferenciada – direcionada à gestão dos territórios – politização da comunidade.

Page 3: Comunidade Quilombola Tabatinga

METODOLOGIA

A proposta metodológica é desenvolver atividades que criem, entre os participantes, uma relação de confiança e respeito mútuo, a partir de experiências de vida e do conhecimento já acumulado por homens e mulheres em vários momentos de suas vidas.

Nesta perspectiva, propõem-se dinâmicas para que suas experiências – vivenciadas em vários espaços sociais e culturais – tomem visibilidade no espaço e tempo das atividades propostas.

Nesta metodologia não há uma hierarquização de pessoas e conhecimentos, pois Paulo Freire cita a interpretação do dialogo frente a extensão.

Page 4: Comunidade Quilombola Tabatinga

RESULTADO DESEJADO:

Comunidade de Tabatinga com acesso ao processo político, formação em direitos Quilombolas, políticas públicas eficazes, gestão territorial com direito a titulação da terra, promovidas por treinamento local e intercâmbio de experiências.

Page 5: Comunidade Quilombola Tabatinga

ELEMENTOS QUE ORIENTAM O TRABALHO:

Enfoque participativo: como forma de propiciar o debate e a troca de experiência entre os diferentes participantes do ICH; Professor-Facilitador: professores Lorene dos Santos e Ricardo Ferreira Ribeiro com o objetivo de propiciar o processo metodológico;

Visualização através de mapa como forma de permitir o registro visual de todo o processo de construção coletiva;

Trabalho em Grupo com o objetivo de permitir um maior intercâmbio entre os participantes no processo de discussão e na construção de ideias que estimulem os participantes;

Sessões Plenárias são os momentos de aprofundamento das discussões, socialização das ideias e de novas construções coletivas, através dos debates. É o momento em que o grupo, através do consenso, toma as decisões relativas aos encaminhamentos da Proposta de politização da Comunidade;

Page 6: Comunidade Quilombola Tabatinga

Princípios

Objetividade

Princípios Em vez de...

Discursos intermináveis

Todos atuam durante o evento

Condução compartilhada Pautas

impostas

Responsabilidade compartilhada do que está

sendo feito

Problematização “Receitas Prontas”

Todos contribuem com o seu conhecimento

Diálogo ativo

Consumo Passivo

Oportunidade para a troca de ideias e construção de um

“consenso”

Page 7: Comunidade Quilombola Tabatinga

Questionário diagnóstico participativoProjeto: Politização da comunidade Tabatinga

Município:Estado:

DADOS PESSOAIS:Entrevistado:Idade:Sexo: ( ) Masculino ( ) FemininoEscolaridade:Profissão/ cargo:Local de trabalho:

Page 8: Comunidade Quilombola Tabatinga

1 – Quais são os rios, lagos, riachos e nascentes que existem no município/região?

2 – Quais os tipos de Floresta existentes na região?3 – Quais atividades extrativistas são desenvolvidas no

município/região (de madeira, borrachas, ceras, fibras, frutos, produtos, medicinais etc.)?

4 – Esses produtos são exportados ou enviados a outros Estados?5 – A terra local é rica em minérios (ferro, bauxita, manganês, calcário

etc.)?6 – Existem no município políticas de preservação dos recursos

naturais? Como funcionam?

RECURSOS NATURAIS:

Page 9: Comunidade Quilombola Tabatinga

7 – Quais são as principais atividades produtivas desenvolvidas no município (agricultura, pecuária, mineração, pesca, artesanato)?  8 – Das atividades produtivas do município, quais são desenvolvidas pelas mulheres (trabalham na terra, no serviço público, são empregadas domésticas, do comércio, de empresas)?

ATIVIDADES PRODUTIVAS NA REGIÃO:

Page 10: Comunidade Quilombola Tabatinga

Agricultura10 – Como se caracteriza a posse da terra no município (existem grandes propriedades com agricultura extensiva, monocultura)? 11 – A terra é considerada boa para a agricultura? 12 – E m sua opinião, qual é a importância da agricultura para a economia local?13 – E qual a importância da agropecuária para a economia local? 14 – A agricultura familiar é representativa no município? 15 – As/os agricultores em geral têm posse legal da terra (são meeiros, arrendam, trabalham na terra de outros, há assentamentos/colonos)?16 – Quais os principais problemas vivenciados pelos agricultores? 17 – Há luta/conflitos de terra no município/região? De que tipo? 18 – Existem políticas públicas na área rural (PRONAF, PAA, PNAE, Programa Terra Legal ou outros)? 19 – Existem outros programas para os agricultores na esfera municipal e estadual? 20 – Quais os principais cultivos?21 – Que produtos agrícolas são comercializados? 22 – As mulheres estão presentes nas etapas de produção e comercialização? 23 – Quais produtos excedentes são vendidos localmente?24 – Como a produção é escoada (como se dá o transporte dos produtos)?

TIPOS DE PRODUÇÃO:

Page 11: Comunidade Quilombola Tabatinga

Pecuária25 – Que tipo de criação é mais comum no município? 26 – Há desmatamento para abrir frente para a pecuária? Em que extensão?

Mineração27 – Existe minério no município? E empresas de mineração na região? 28 – Os trabalhadores são do município ou de fora? Existem problemas decorrentes dessa atividade? Quais?

Indústria29 – Existem indústrias, empresas, fábricas no município? De quê? As pessoas da comunidade trabalham nelas?30 – Que tipo de atividade as pessoas da comunidade desenvolvem nessas empresas, indústrias e fábricas?

Page 12: Comunidade Quilombola Tabatinga

Artesanato31 – Existe artesanato local? Qual? A comunidade se organizam para a produção (em cooperativas ou associações)? Têm acesso a microcrédito?

MEIO AMBIENTE32 – Quais os problemas ambientais mais graves da região? 33 – De que são decorrentes? 34 – Como é a atuação dos órgãos governamentais responsáveis?

CONDIÇÕES DE VIDA:Água35 – As pessoas têm acesso a água? Como (água encanada, de poço, de rio)?36 – Há falta d´água com frequência? Existe saneamento básico/tratamento de esgoto?

Page 13: Comunidade Quilombola Tabatinga

Energia elétrica37 – Há algum programa social (como o Luz para todos), na cidade?

Serviços de saúde38 – Qual é a situação da saúde no município? Existem dados para pesquisa? Há atendimento hospitalar? E qual é a sua qualidade? 39 – Há postos de saúde? Quantos? Onde? Que tipo de atendimento é feito?40 – Existe atendimento de prevenção, de contracepção? 41 – O município realiza convênios com o Governo Federal? Quais?

Coleta de lixo42 – Há coleta regular de lixo doméstico no município (área urbana e rural)? Há problemas com o descarte de resíduos perigosos (metais pesados, lixo industrial etc.)?

Page 14: Comunidade Quilombola Tabatinga

Acesso a moradia43 – A maioria das pessoas tem casa própria, ou são poucos? 44 – O programa do governo Minha casa minha vida está presente no município? E outros programas municipais ou estaduais? Quais?

Alimentação45 – Qual é a base alimentar local? Existem feiras semanais? Onde os alimentos são adquiridos?

Lazer46 – O que as pessoas/jovens fazem para se divertir? Vão ao cinema, praticam esportes, assistem televisão?

Transporte47 – Há transporte público na região? Como as pessoas se locomovem?

Page 15: Comunidade Quilombola Tabatinga

SEGURANÇA PÚBLICA:48 – Em caso de conflitos de terras e urbanos, a segurança pública garante a integridade física dos envolvidos? As lideranças sindicais, as lideranças de da comunidade contam com a segurança pública?

ORGANIZAÇÃO SOCIAL:49 – Existem ONGs na localidade? São voltadas para assegurar os direitos humanos, para as crianças e adolescentes, da comunidade geral? Que tipo de trabalho desenvolvem?

MOVIMENTOS SOCIAIS:50 – Existem movimentos sociais organizados (movimento da comunidade, sindicatos, movimentos urbanos)? Quais? Como eles atuam?51 – Possuem visibilidade na região? Como é a relação dos movimentos sociais e o governo local? Há divisões, conflitos? Em que nível? 52 – É possível saber quantas organizações existem no município e quais são elas? Há dados numéricos de associadas?

Page 16: Comunidade Quilombola Tabatinga

CONSELHOS:53 – Que Conselhos existem no município (saúde, educação, segurança alimentar, dos direitos da comunidade)? Em quais deles a comunidade tem acesso?

TITULAÇÃO DAS TERRAS:54 – A comunidade sabe dá importância da titulação das terras?55 – Vocês sabem que terra está relacionado com o poder? Sendo assim, qual meio vocês apontam para se conseguir a titulação das terras?

POLÍTICAS PÚBLICAS:56 – O que vocês acham das políticas públicas criadas pelo governo? Elas atendem a comunidade?

Page 17: Comunidade Quilombola Tabatinga

REFERÊNCIA

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação. Ed. Paz e Terra Textos da disciplina de metodologia participativa do professor

Ricardo