comunicação · 2012-12-08 · é o teor da comunicação entre o emissor e o receptor. qualquer...

136
Comunicação Uma necessidade vital

Upload: trinhxuyen

Post on 09-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Comunicação Uma necessidade vital

Indice

Capítulo I A comunicação

Parecer dos estudiosos, O dia-a-dia da comunicação Estabelecendo contato, Estilo, emissor, receptor, mensagem

Capítulo II Rel. interpessoais

Atitudes positivas Atitudes negativas

Capítulo III A linguagem não verbal

Mensagem sem palavras - A primeira impressão A comunicação involuntária - A linguagem corporal Ouvindo com os olhos - Aparência e postura.

Capítulo IV A linguagem verbal

Voz , eufemismo, expressões idiomáticas, jargão, gíria, linguagem abstrata, palavras complexas, ditos, palavrões, palavras potentes.

Capítulo V Saber ouvir

Aumenta a sua competência - Evita problemas Aumenta o poder de comunicação Nos faz parecer inteligentes

Capítulo VI Faça com que o escutem

Interesse Gestos e palavras em sincronia A mensagem certa no lugar certo Modos e meios

Capítulo VII Falhas na comunicação

Falhas na comunicação Maneiras de evitá-las

Capítulo VIII Filósofos e pensadores

Algumas citações inerentes a comunicação

Capítulo IX Comunicação Globalizada

Resumo

Capítulo X Finalizando

Ouça - Seja positivo - Transmita esperança e entusiasmo Erre - Evite atritos – Agradecimentos - Mensagem final

Prefácio A

Comunicação

A necessidade de nos relacionarmos é um desejo nato no ser humano. Sentimos uma necessidade de auto-expressão, de conhecer alguém e ser conhecido por ele, de nos comunicarmos e sermos compreendidos. A comunicação é vital para a sobrevivência humana. Vivemos imersos na comunicação, vale lembrar que nascemos chorando, nos comunicando imediatamente.

Somos o fruto da comunicação entre duas pessoas !!!

Capítulo

Parecer dos estudiosos O dia - a- dia da comunicação Estabelecendo contato Estilo, emissor, receptor,

mensagem

Parecer dos estudiosos

Segundo a Psicologia, a comunicação é uma necessidade essencial do ser humano, pois de acordo com estudiosos, podemos afirmar que: Se vivessemos sós, com certeza enlouqueceríamos. Não teríamos estrutura para vivermos isoladamente, pois, como dissemos anteriormente, a necessidade de nos relacionarmos, nos conhecermos e sermos conhecidos é um desejo “nato” do ser humano. Psicólogos, Filósofos e Sociólogos são categóricos quando dizem que:

“O ser humano vive em

comunicação, não é

apenas um ser que se

comunica , mas que existe em comunicação”.

O dia - a - dia

Aprendemos a falar imitando outras pessoas e isso não termina nunca na realidade, pois estaremos rodeados de amigos, familiares, colegas de trabalho que se comunicam conosco com diversas formas e estilos de comunicação, à espera de uma resposta.

O ambiente à nossa volta também espera que nos comuniquemos com ele, são agentes que demandam

respostas de nossa parte. A sociedade moderna está cercada de variados

sistemas de comunicação, portanto, a necessidade de conhecer e dominar tais sistemas é imprescindível. A comunicação agiliza e viabiliza a troca de mensagens entre pessoas, na verdade a comunicação é uma atividade que praticamos todos os dias a todo o momento, conhecemos, mas não sabemos defini-la e fazê-la útil.

Cada indivíduo carrega consigo uma bagagem cultural com suas particularidades e aquele que recebe a mensagem vai recebê-la da mesma forma de acordo com seu próprio filtro cultural. Para diminuir essas diferenças de conceitos culturais foram criadas, ao longo do tempo, várias formas de utilização que passam a ser usadas nas relações interpessoais.

Estabelecendo contato

Podemos dizer que existem quatro elementos fundamentais para a existência da comunicação:

Estilo - Emissor - Receptor - Mensagem

Estilo É fundamental, pois é o meio escolhido pelo emissor da informação e o receptor para se comunicarem. Isso pode ocorrer por telefone, frente-a-frente, por movimentos e gestos por e-mail ou até por um simples olhar pois o que importa na realidade é que a forma escolhida seja ideal para a transmissão da mensagem.

Emissor Quem transmite a mensagem ... seja ela uma idéia, pensamento, sentimentos , opinião ou um simples olhar ou bater de ombros.

Receptor A pessoa que recebe a mensagem emitida.

Mensagem é o teor da comunicação entre o Emissor e o Receptor.

Qualquer mudança

entre esses quatro elementos, afeta

sobremaneira a comunicação.

Capítulo

A Comunicação e as

Relações Interpessoais

Atitudes positivas

Atitudes negativas

relações interpessoais

Podem ser fonte de alegria, tristeza, realizações, frustrações, vitória, derrota, ódio e amor. São fontes de alegria porque permitem a partilha de experiências, de conquistas e amor. Já por outro lado, erros constantes de interpretação devido a seguidas falhas de comunicação poderão causar tristeza ao ver cair por terra todos os seus planos, objetivos futuros, sonhos de vitória e realizações, que desencadearão uma avalanche de pessimismo, mau-humor, descontentamento consigo mesmo e por fim, o ódio de todos e de si mesmo por ter fracassado mais uma vez. Assim, as relações interpessoais são fundamentalmente importantes para o nosso desenvolvimento pessoal, atual e futuro. Atencão, portanto, com as falhas de comunicação.

Elas podem afetar direta ou indiretamente nosso modo de ser.

As atitudes negativas Normalmente ocorrem por falhas de comunicação, por

erros fatais que ocorrem no nosso dia-a-dia e que nos fazem ficar com receio do mundo, de nos comunicarmos e novamente ver frustrada nossa tentativa. Normalmente e infelizmente, pessoas com esse tipo de experiência em sua bagagem, podem se tornar pessimistas, medrosas, nada empreendedoras e, em diversos casos, infelizes no amor. Em alguns casos, essas falhas de comunicação ou o

receio de se comunicar, são decorrentes de experiências negativas da infância. Por algum incidente que resultou em críticas por parte dos familiares, amigos ou professores. Essa experiência fatalmente resultará num impacto negativo à essência da personalidade humana, que chamamos de: auto – estima, responsável por controlar toda nossa atuação em todos os setores da vida.

As atitudes positivas

São tomadas por pessoas com experiências positivas de comunicação, pessoas otimistas, auto- confiantes,

seguras de si e dos seus atos. Pessoas que, na grande maioria dos casos, são bem sucedidas profissional, social e emocionalmente. Como foi dito anteriormente: “vivemos em comunicação”. Se quando solicitados a falar, conseguirmos manter nossa auto-estima em “alta”, demosntraremos atitudes positivas, passando confiança e equilíbrio ao nosso interlocutor, pois estaremos totalmente à

vontade para expor nossas idéias e opiniões. Mesmo quando não estamos totalmente seguros do assunto, estaremos aptos a realizar tarefas com total eficácia e competência. Procure sempre ao se comunicar com uma ou mais pessoas, transmitir confiança, autoridade e energia. Acredite no que está dizendo e sua crença criará um elo muito forte entre você, sua mensagem e quem a estiver recebendo.

Capítulo

Imagem: A linguagem não verbal

Mensagem sem palavras A primeira impressão Comunicação involuntária A Linguagem corporal Rosto Ouvindo com os olhos Aparência e postura

A linguagem não verbal

A comunicação não é somente a linguagem verbal, ela é feita em grande parte pela linguagem não-verbal. O importante é que uma esteja em concordância

com a outra, de forma que a comunicação seja um processo completo e coerente. O nosso corpo fala todo tempo, nas expressões do rosto, olhares, gestos, posturas, tom e ritmo da voz.

Portanto, é imprescindível que entendamos a linguagem não verbal.

A linguagem não verbal é tão importante que, mesmo entre países de idiomas diferentes, entre povos com culturas diferentes, há uma compreensão da mensagem através da expressão não verbal:

Um sorriso é sempre um sorriso,

O choro é sempre choro, A arrogância é sempre arrogância, O nervosismo passado através de gestos como

suor nas mãos, atitudes tensas, e assim por diante passam a mensagem, não importa se estamos de um lado do mundo ou do outro.

Mensagem sem palavras Se as mensagens não verbais ( gestos, sorrisos, silêncios ) estiverem em harmonia com o que está

dizendo ( verbal ), elas com certeza acentuarão e enriquecerão a mensagem transmitida, principalmente se for aliada a mensagens positivas e confiantes. Procure manter sua expressão facial, olhar, gesticulação e postura condizentes com as mensagens transmitidas.

“A primeira impressão é a que fica” Quantas vezes ouvimos isso na nossa vida? Nem sempre , porém, estas afirmações se verificam. Em muitos casos podemos reverter à situação. Já encontrei pessoas que me passaram uma imagem muito ruim a princípio, pois me pareceram rudes, frias e até com uma certa falsidade no olhar e nas palavras. Por sorte essas pessoas continuaram a conviver

comigo e compreendi que o que me pareceu rude, na realidade era excesso de sinceridade, o que me pareceu frieza, eram problemas que estavam preocupando essa pessoa naquele momento e o que me pareceu falsidade era pura timidez. Os julgamentos que fazemos sobre alguém no nosso primeiro encontro são muito poderosos e difíceis de mudar. O cuidado com a imagem é muito importante, pois

nem sempre teremos uma nova chance de causar uma

boa impressão, pois a sociedade tira conclusões muitas vezes errôneas baseadas nas aparências somente. Muitas pessoas levam tão a sério uma primeira impressão a ponto de se basearem somente nela. Sendo a "imagem” uma representação gráfica, plástica ou fotográfica de uma pessoa ou um objeto e a “imaginação”, uma faculdade capaz de criar formas, divagar, fantasiar, formar “imagem”, daí o perigo de

não causarmos uma primeira boa impressão e nos depararmos com alguém tão imaginativo .. não é ?

A comunicação involuntária

A linguagem corporal

Atos , gestos e palavras formam o “ perfil social ” do ser humano , vivemos imersos na comunicação, quase sempre estamos rodeados de pessoas (familiares, companheiros de trabalho , amigos etc. ) que se comunicam conosco e esperam uma resposta.

A comunicação verbal possui elementos não verbais que vão muito além das palavras. Segundo estudiosos do assunto, 7% da comunicação interpessoal estão contidos nas palavras, 38% está na inflexão da voz e a maior parte, 55% estão na linguagem corporal. Estão no olhar , nos gestos , no andar , na forma de se vestir.

Não transmitimos sentidos, transmitimos gestos e palavras que criarão imagens que juntas, formarão a mensagem na mente das pessoas.

Há momentos em que as palavras dizem uma coisa, mas a linguagem corporal diz outra bem

diferente. Como na loja em que a vendedora olha

distraidamente para as unhas enquanto pergunta se pode lhe ser útil – seu desinteresse é mais do que claro apesar das palavras educadas.

A linguagem corporal sofre influências culturais e sociais. Por exemplo, pessoas de países diferentes provavelmente irão interpretar gestos e sinais de forma diferente, já que estes ganham significado dentro de um

determinado contexto cultural e social. Homens e mulheres usam a linguagem corporal de forma adequada ao seu papel social.

Se lembrássemos de que basta o fato de estarmos na presença de outra pessoa para existir a

comunicação, talvez teríamos maior cuidado com o que estamos transmitindo, pois mesmo quando não

queremos, transmitimos mensagens, que, muitas vezes, podem não ser o que queríamos transmitir, mas a outra pessoa a está recebendo.

“Captamos:

como se diz, não o que se diz

somente”

Rosto O rosto pode demonstrar desconforto ou embaraço,dor,força, alegria, espanto e preocupação. Existem mensagens positivas e negativas, basta estarmos atentos a elas. Uma mensagem positiva é o sorriso, com certeza essa atitude abre “portas” para o entendimento de

uma mensagem. Músculos da bochecha apertados, um sorriso formal ou sobrancelhas levantadas são sinais de alerta, devemos tomar cuidado com a transmissão da mensagem.

A expressão do rosto evidencia diferenças importantes no significado da mensagem. Se quisermos enviar uma mensagem calorosa ou

positiva, abriremos um sorriso amável. Se, ao contrário, se tratar de uma mensagem séria, mostraremos uma expressão grave, solene ou circunspecta.

Olhos Os olhos podem enviar diferentes tipos de mensagens. Por exemplo, olhar alguém nos olhos é,

em geral, um sinal de envolvimento, mas desviar os olhos sinaliza, com frequência, a vontade de evitar o contato. Os olhos também comunicam dominação ou submissão. Se a pessoa baixar os olhos entende-se que a mesma cedeu. Em algumas religiões, por exemplo, os membros subordinados devem manter os olhos baixos quando

falam com um superior. Existe um fantástico dito popular que diz o seguinte:

“Os olhos são o espelho da alma”

Procure ao transmitir uma mensagem, olhar nos olhos do seu interlocutor. Isso trará maior confiabilidade à mensagem que está sendo transmitida possibilitando que ela está alcançe o seu objetivo. O espelho é um grande aliado para exercitarmos a recep-ção de mensagens transmitidas pelo olhar do nosso interlocutor.

“Quem não entende um olhar, tão pouco irá entender uma

longa explicação”.

Um olhar firme, convicto da mensagem, por parte do transmissor, aliado as demais formas de comunicação não verbal, são fatores preponderantes para uma perfeita assimilação por parte do receptor.

É importante saber que o nosso

controle sobre o que os olhos dizem é quase nulo.

Ouvindo com os olhos

Estudos provaram que a linguagem corporal e a entonação da voz, são responsáveis por 93% das

informações armazenadas na mente dos nossos ouvintes. Cada vez mais estamos: “ Ouvindo com os olhos”. Isso é fácil de constatar.Basta ver a quantidade de empresas ligadas a Comunicação Visual que surgiram nos últimos anos, o número de outdoors existentes na cidade, os Bus – doors ( propaganda em coletivos ), a propaganda nos táxis e os comerciais sem palavras, somente com imagens nos dão uma idéia de como

realmente estamos ouvindo com os olhos E levando em conta de o ser humano ter uma capacidade de falar entre 120 e 200 palavras por minuto e uma capacidade de ouvir cerca de 480 palavras por minuto, a chance de o seu interlocutor desviar a atenção do que você está falando, para qualquer outro fato corriqueiro é muito grande. Portanto, temos que preencher esse espaço livre

com gestos ou criando imagens relativas à sua explanação. Mas muito cuidado , pois caso o que disser não estiver totalmente de acordo com seus gestos, quem estiver lhe ouvindo, tenderá a acreditar nas suas ações.

“Na comunicação

transmitimos nossa

forma de sentir e ver o mundo que nos cerca”

“Escolha palavras que transmitam imagens”

Aparência e Postura

Cabelo, barba, bigode, unhas e roupas são detalhes que deverão ser bem cuidados sempre, pois podem causar uma impressão positiva ou negativa, sem contar

que podem desviar a atenção da mensagem que está sendo transmitida. Uma postura ereta e andar firme também demonstram confiança, segurança e fibra. Você pode passar a conhecer seu interlocutor e vice–versa num aperto de mão. Um cumprimento firme, com um olhar seguro e um meio sorriso nos lábios, ajuda sobremaneira na aproximação do emissor e transmissor da mensagem. Mesmo que seus interlocutores sejam pessoas mais descontraídas, ligadas a ambientes sociais ou profissionais totalmente informais, o cuidado com os pontos acima mencionados é fundamental. A higiene, o cuidado pessoal e a postura firme e confiante serão sempre apreciados em todos os meios. Mesmo quando se está sentado, pode-se estar transmitindo uma mensagem diferente daquela que é suposto transmitir. Além do mais, uma boa postura, mesmo quando se está sentado, pode ajudar à concentração e ao bom entendimento de ambas as partes.

Cosméticos

Colônias e perfumes usados com sutileza e maquiagem bem feita e sem exageros, com certeza, causarão uma impressão muito positiva. A maquiagem é necessária, mas não se deve pecar pelo

exagero.

Roupas

Os códigos de vestuário são diferentes de Empresa para Empresa e de profissão para profissão, ficando esses padrões de apresentação social na nossa mão.

Para que esse item seja satisfeito, devemos estar sempre conscientes desses padrões e nos apresentarmos de acordo. Os objetos que uma pessoa usa ou que a rodeiam dizem muito sobre ela. A escolha da roupa nos mostra sobre as preferências, o modo de ser, as atividades e o status de quem os porta. Além disso, a interpretação dessa seleção também revela aspectos da personalidade de quem a percebe.

Acessórios

Podemos tirar algumas conclusões analisando os objetos levados pelas pessoas, bem como o estado em que se encontram. Agendas bem cuidadas, pastas organizadas, bolsas e carteiras em bom estado de conservação transmitem com certeza uma mensagem positiva. Relógio, anel e crachás são aceitáveis, agora, evite qualquer outra coisa que desvie a atenção da

mensagem. Evite brincos pendentes e colares cumpridos, as pérolas são bem vindas e diamantes deverão ficar em casa .

Capítulo

Palavras

A liguagem verbal

Voz Eufemismo Expressões idiomáticas Jargão Linguagem abstrata Palavras complexas Ditos Palavrões Palavras potentes

Palavras

Na Bíblia existe uma passagem em Eclesiastes muito conveniente que diz o seguinte:

“As palavras mostram a inteligência de um homem e suas

ações o seu pensamento” Embora a linguagem seja um meio de comunicação exclusivo do ser humano, ela pode nos levar a equívocos. As palavras podem ter um significado diferente para cada interlocutor, pois o sentido de uma palavra nem sempre é o que encontramos nos dicionários. Podemos afirmar que as definições estão nos dicionários, mas o sentido está no dia-a-dia. As palavras expressam conceitos e idéias que normalmente vão acompanhados de uma enorme carga afetiva, proveniente da história de cada interlocutor, trazendo à tona lembranças e conceitos diferentes para cada participante do diálogo. Elas podem confessar nossas carências, demonstrar nossa gratidão, otimismo, por meio delas, podemos transferir conhecimentos e informações.

Voz

Como dissemos anteriormente, a voz é responsável por 38% da comunicação não verbal. Quantas vezes paramos à frente de uma TV ou rádio para dar atenção ao que o locutor ou âncora de um programa está falando e percebermos mais tarde que na realidade não foi o teor da notícia que nos fez parar, mas o tom da voz, o volume, a ênfase dada em determinadas partes da notícia, a inflexão, o ritmo adotado pelo transmissor da mensagem, aliado a uma pronuncia perfeita das palavras. É possível conhecer a idade de uma pessoa pela sua voz, o nível sócio-cultural e até mesmo as

características de personalidade. Geralmente não é o que você diz que cria uma imagem vocal e sim como você diz. Agora, alguns pontos precisam ser explicados e assimilados:

Volume e entonação Como já dissemos, manter somente um volume e

entonação torna a comunicação cansativa. Procure variá-los de acordo com a mensagem, passando entusiasmo, força e confiança. Fale alto o suficiente para ser ouvido. Tome cuidado! Um volume de voz muito forte pode transmitir agressividade e autoritarismo, causando desconforto ao interlocutor, mostre firmeza na voz, mas sem rispidez. Um volume moderado transmite equilíbrio e tranqulidade.

Timbre Também chamado de qualidade vocal, são características de uma voz individualmente. O timbre é

o que difere uma voz de outra, mesmo que elas estejam na mesma altura e na mesma intensidade. É o que poderíamos chamar de “impressão digital da voz”. Algumas pessoas não estão satisfeitas com a sua qualidade vocal, achando até que isso não pode ser melhorado. Mas pode sim, basta dedicar tempo e esforço seguindo a orientação de um professor de impostação de voz e dicção.

Inflexão A inflexão vocal refere-se especificamente a variação da voz, enfatizando e dando um efeito dramático a determinados pontos da mensagem transmitida. De acordo com cada pronúncia uma mesma palavra pode adquirir sentidos variados, por isso devemos

escolher e colocar nas palavras a inflexão de voz e o sentido que mais se adequam à determinada situação. Isso ajuda demasiadamente a comunicação e pode ser feito com recursos que vamos abordar a seguir: ritmo, volume e entonação, pausa na transmição e dicção.

Ritmo A variação da velocidade da fala, do volume, das

pausas, das inflexões e das entonações utilizadas para expressar o sentimento existente nas palavras, compoem o ritmo. Este pode ser comparado com o ritmo da música, que possui as mesmas variações, daí

sua beleza. Palavras articuladas em um ritmo uniforme tendem a tornar a comunicação monótona, enfadonha e cansativa, bem como o seu transmissor. Como enfatizamos anteriormente, se o nosso cérebro tem uma capacidade de absorção muitas vezes superior a nossa capacidade de articulação, isso faz com que nosso interlocutor tenha tempo para pensar no que foi dito. Procure falar num ritmo contínuo dando ênfase a

palavras- chave, falando mais lentamente nos pontos que deverão ser assimilados por quem está recebendo a mensagem.

Pausa na transmissão É um elemento vital da comunicação, pois auxiliam a transmissão de mensagens não verbais, passando confiança, segurança e convicção. Elas interligam a

mensagem dizendo que parte do pensamento já foi dito e chama à atenção do que vem a seguir. Uma pequena parada antes e depois de algum ponto importante da fala dará tempo ao receptor para entender o que foi dito, e ao transmissor, tempo para observar o comportamento de quem recebeu a mensagem e trabalhar sua respiração. O silêncio proposital pode ser mais eficaz que as palavras soltas e sem sentido, como os já famosos: Né ?, entende ? Tá ?

Dicção

O modo que pronunciamos as palavras pode ser o grande diferencial na compreensão da mensagem transmitida. Muitas vezes, de forma até infundada, o emissor pode ser mal interpretado por problemas de

dicção e pronúncia, a ponto de se questionarem a sua qualidade e capacidade para determinadas funções. Tal problema pode ser resolvido com a ajuda de profissionais especializados.

Diga frases importantes de forma lenta . Faça uma pausa após os pontos-chave. Fale em tom confidencial para afirmar algo. Varie a entonação para enfatizar um determinado

ponto.

Eufemismo

O uso exacerbado de Eufemismo pode enfraquecer

a idéia a ser implantada, pois ao tentarmos suavizar uma palavra muito forte, estaremos diminuindo a intensidade do que queremos passar sobre o assunto ou o fato em si. Em alguns casos o Eufemismo é realmente necessário, principalmente quando precisamos tornar o fato ou a informação mais amena ao nosso interlocutor. Isso acontece muito na classe médica, onde é preciso muito cuidado ao dar uma

notícia mais grave aos parentes de um paciente.

Por outro lado, pode tornar-se até irritante, pois

alguns setores da nossa sociedade utilizam-se da linguagem eufêmica para propositalmente enfraquecer a idéia; não para poupar alguém, mas para ludibriar, desviar a atenção do fato verdadeiro principalmente, quando usado pela mídia com o intuito de mascarar o

seu conteúdo mercadológico.

Jargão

É uma forma de linguagem técnica, profissional,

totalmente desconhecida para quem não costuma utilizá-la diariamente. Quem ainda não se deparou com uma situação assim? Toda área possui jargões próprios, algumas limitam sua comunicação a eles. Há siglas e termos que podem facilmente serem substituídos por palavras mais conhecidas e mais simples, sem comprometer o sentido.

O profissional usa uma série de termos técnicos, que você só vai dar conta do seu significado no final da frase ou até mesmo do assunto. São raros os casos de advogados, médicos, engenheiros e outros que, se preocupam com o fato de não estarem se comunicando com alguém do seu ramo de atividade. O profissional derrama, sem piedade, uma dezena de expressões totalmente desconhecidas pelo seu interlocutor, correndo o risco de não transmitir com clareza o que gostaria, e de tornar-se indelicado.

Expressões idiomáticas

As expressões idiomáticas são manifestações espontâneas da criatividade, do humor e da beleza de qualquer língua. Não é possível, portanto, determinar a sua origem, pois fazem parte da essência da

comunicação verbal. O excesso de regionalismo pode ser um ponto

negativo; ele pode não ser entendido pelos forasteiros, por mais interessantes ou inerentes ao assunto tratado que possam na verdade parecer. Não é de todo desagradável ou digamos impróprios, mas ao usarmos com muita freqüência o regionalismo poderemos desviar a atenção do nosso interlocutor, fazendo com que crie imagens relacionadas à expressão usada,

criando depois disso uma dificuldade natural para fazermos com que volte a dar atenção ao assunto tratado. Isto acontece principalmente quando a expressão usada é interessante ou engraçada.

Gíria Da mesma forma que as expressões idiomáticas, o

uso da Gíria ou palavras não dicionarizadas podem causar desconforto e desviar a atenção do nosso interlocutor. Em alguns setores, o seu uso é aceito e até bem vindo, como no caso dos profissionais que atuam diretamente com o público jovem.

Na maior parte desses casos especificamente, o seu uso passa confiabilidade à mensagem a ser transmitida. Agora, em um ambiente mais formal, todavia, o uso da

Gíria é muito perigoso, pois o interlocutor pode desviar

a atenção do que está sendo dito e concentrar-se somente na palavra usada.

No trabalho a linguagem deve estar de acordo com os valores e os princípios da empresa. Se você pretende transmitir segurança e credibilidade, deve expressar-se da maneira mais clara e objetiva possível, evitando palavras de significado exclusivo de um grupo em particular. As suas habilidades de comunicação são

fundamentais para qualquer carreira. Alguns dos chamados vícios de linguagem também são vilões, pois, como a Gíria, também atrapalham a transmissão da mensagem, como já citamos anteriormente:

Tá ? ... Né ? ... Percebe ? ... Entende ? ...

Alguns psicólogos costumam até classificar as pessoas que fazem uso das palavras acima como: “Pessoas com dificuldade de se expressarem de forma contínua, que perdem a linha de raciocínio e lançam mão dessas palavras para ligarem uma frase à outra”.

Linguagem abstrata

Abstrair, abstração, abstracionismo

Todas têm a função de separar o objeto da qualidade ou característica as quais ele pertence, ou seja, não associa a idéia ao objeto diretamente.

O artista, por exemplo, se priva de representar a realidade imaginária.

Isso na realidade não permite que a mensagem dê uma idéia real de tempo e grau de importância, pois sabemos qual é, mas não deixamos claro ao nosso interlocutor, exemplo:

“Faça isso quando puder” é diferente de:

“Preciso disso até às 16:00”

“Se você tem um prazo para realizar uma determinada tarefa, e depende

da colaboração de outra pessoa, deixe claro a ela também, o grau de

importância e o prazo que você tem para entregá-la”.

Palavras complexas

As palavras quanto mais pomposas forem, menos comunicativas serão. Use sempre palavras simples e diretas, evitando rodeios. Isso cabe em todas as classes e categorias, sociais ou profissionais. É um equívoco pensar que, quanto mais complexa e erudita é a palavra, maior confiabilidade dará à mensagem ou a quem a comunica.

Não é difícil encontrarmos oradores, palestrantes,

cooredenadores de RH e demais profissionais utilizando-se de um vocabulário excessivamente rebuscado e refinado com palavras difíceis e que quase não são usadas.

Pode até soar ‘bonito' para seus interlocutores, mas será que a comunicação dessa forma, é compreendida por todos?

Ora, se quem está nos ouvindo não entender uma ou mais palavras e não se sentir à vontade a ponto de

perguntar o seu significado, nossa explanação parecerá seguramente com um queijo Suíço, tamanha quantidade de buracos que se formarão na mensagem.

Portanto, o grande segredo é o uso de palavras simples, diretas, evitando rodeios, pois a clareza de idéias é fundamental na comunicação.

Ditos

Acreditamos que todos nós já nos deparamos com pessoas que, exageram no uso de ditos ou expressões populares. Este hábito empobrece sobremaneira o que queremos transmitir.

De fato, existem expressões que realmente transmitem tudo o que gostaríamos de dizer em determinadas ocasiões. O exagero no seu uso, porém, deve ser evitado. É muito mais direto afirmar que:

O mal que fazemos muitas vezes volta-se contra nós

do que dizer:

Quem com ferro fere, com ferro será ferido.

É muito mais objetivo dizer:

É minha obrigação, vou até o fim. do que:

Quem sai na chuva é pra se molhar.

Palavrões

O bom senso estabelece que aquele que gosta de

dizer palavrões deveria prestar atenção à sua volta para não constranger quem o está ouvindo, partcipando ou não do assunto.

Seria mais lógico admitir que quem diz palavrões em público não possui lá muito bom senso.

Objetivamente, isso é muito perigoso, devemos evitá-los mesmo quando os ouvimos de quem está se comunicando conosco. O uso do palavrão em

comunicação é totalmente reprovado. Em muitos casos ele bloqueia a comunicação.

Pense que: o impacto que uma expressão ou palavra indecorosa pode causar ao seu interlocutor pode prejudicar totalmente a recepção da mensagem.

Desculpar-se antecipadamente dizendo: “Com o perdão da má palavra”, só vem provar que você tem consciência de que poderia evitar essa situação, escolhendo melhor as palavras no seu vocabulário.

Por outro lado, não podemos evitar que isso parta do nosso interlocutor. Evite também uma expressão de reprovação ou de repulsa, isso pode causar um constrangimento desnecessário e prejudicial ao resto da comunicação.

Palavras potentes

A concisão é muito importante quando buscamos a objetividade na exposição de nossas idéias. Evite palavras desnecessárias e complexas que acabam por confundir e não demonstram firmeza. A linguagem direta fortalece a mensagem. Normalmente essas

expressões são mais curtas e objetivas. Por exemplo:

É mais direto dizer, “agora” do que “no momento presente”, “Usar” é mais forte que, “utilizar”. Porque dizer: “gostaria de obter”, se posso dizer

“quero” Ou então: “Eu farei” do que dizer “Eu planejo fazer”. Estou “ansioso” pelo cargo é mais claro, do que “tenho interesse pelo cargo”.

Nosso cérebro não trabalha com negativas, ao

invés de falar o que não quer, deve falar

simplesmente o que quer.

Exemplo:

Não quero ser um mal profissional, diga quero

ser um bom profissional.

Você não quer me fazer um favor ? é diferente de

me faça um favor ?

Capítulo

Saber ouvir

Aumenta a competência

Evita problemas

Aumenta o poder de comunicação

Faz - nos parecer inteligentes

Aumente sua competência

Aumente sua competência

Um maior volume de informações aumenta as chances de êxito no seu trabalho e no seu convívio familiar e social. Encare o ato de ouvir como um investimento de tempo, cujo retorno é o conhecimento e o sucesso pessoal.

Ouvir na realidade é um ato involuntário. Ouvimos sons, ruídos, palavras o tempo todo e involuntariamente. Escutar é um ato exclusivo do ser

humano. Podemos defini-lo como “estar ou tornar-se atento para acolher uma mensagem sonora”. Isso significa que devemos tirar proveito do que ouvimos. Escutar na realidade é usar nosso poder de analisar o que foi dito, interpretar e assimilar o que nos é interessante.

É bem isso. Ao nos interarmos de alguns assuntos que até então nos eram totalmente desconhecidos, angariamos informações que no futuro poderão ser

muito úteis. Não é à toa que Cristo introduzia e concluia seus ensinamentos dizendo:

“Quem tiver ouvidos para ouvir que ouçam”

Evita problemas

É muito difícil encontrarmos um motivo para nos indispor com quem presta atenção no que dizemos. Isso é uma verdade, pois, se como dizem: problema bem exposto é 50% do problema resolvido.

Para chegarmos a esse estágio, é necessário paciência, calma ao ouvirmos o que nos têm a dizer. Não é exagero. Preste mais atenção nas pessoas que nos cercam, vejamos quantas têm a paciência de ouvir, de esperar quem está falando acabar sua explanação, para, aí sim, expressar sua opinião.

Não é fácil, ouvir os outros. É tedioso, principalmente quando já temos uma opinião formada

ou estamos totalmente interados do assunto. Quando isso acontece, costumamos planejar nossa resposta, muitas vezes sem perceber que o assunto tratado não é tão simples como está parecendo.

Mesmo sabendo da importância de prestar atenção ao que as pessoas falam de um modo geral, somos maus ouvintes. Muitas vezes, perdemos a paciência, interrompemos quem está falando e o atropelamos com respostas prematuras. Em outras, deixamos a pessoa

falar, mas não prestamos atenção em nada do que ela diz, na verdade ficamos divagando sobre como argumentar ao final do seu discurso.

Nesse caso, já expressamos nossa opinião ou tentamos resolver o problema, sem a calma devida e sem perceber que surgiram novos detalhes que, fatalmente farão com que nosso interlocutor tenha que retomar toda a explanação. Procure não planejar suas

respostas, você terá tempo para isso.

Aumenta o poder de

comunicação

Aumenta o poder de comunicação

A vida é uma experiência de aprendizagem em todos os sentidos. Basta estarmos atentos ao que acontece à nossa volta, para termos todos os dias, uma série de lições, informações e exemplos para aprimorarmos nossos conhecimentos e nossa comunicação interpessoal.

Quando dizemos “estar atento” nos referimos não só ao que ouvimos, mas ao que vemos, à comunicação

verbal e à não verbal. Isso com certeza fundamentarão e apropriarão nossas atitudes, fazendo com que tenhamos mais dados à nossa disposição.

Ao ouvir os outros ganhamos poder, pois receberemos informações precisas, eficientes e necessárias para, no futuro, enfrentarmos qualquer situação inerente ao assunto. Conferimos respeito ao nosso interlocutor e ao grupo ao qual ele pertence.

Dependendo do nosso interesse e de como estivermos dispostos a ouvir o outro, a pessoa que nos dirigir a palavra pode se sentir especial e única e isso é muito importante para que haja sintonia na comunicação.

Em geral, nos preocupamos com o que os outros estão falando e não prestamos a devida atenção em como estamos ouvindo ou se na realidade estamos ouvindo.

Devems manter nossa mente e ouvidos bem abertos.

Nos faz parecer

inteligentes

“Se a comunicação é o ato de transmitir e receber mensagens ,

saber ouvir, portanto, é 50% de uma perfeita assimilação”

“Inteligência e cultura”

Inteligência é a faculdade ou capacidade de aprender e compreender o que foi exposto e adaptar-se a situações impostas pelo cotidiano com maior facilidade. Quando dissemos que saber ouvir nos torna inteligentes, nos referimos à destreza mental, a agudez de pensamentos, a perspicácia nas decisões. O saber

ouvir acentua nosso poder de análise e interpretação das coisas do cotidiano.

Podemos acrescentar que, ao ouvir os outros, nos tornamos cultos também, pois nos interamos do complexo dos padrões, costumes, comportamentos e as crenças do nosso interlocutor. Aprendemos sobre suas manifestações artísticas e intelectuais, angariando informações preciosas, que nos são transmitidas.

Essas informações abastecem nosso “banco de dados”, enriquecem nosso vocabulário e faz com que aprendamos que cada indivíduo pensa e se expressa de uma forma exclusiva. Quanto mais pessoas “ouvimos”, mais “dados” possuímos, daí a facilidade que temos de falar e escutar o outro, emitindo opiniões a esse respeito com conhecimento de causa.

Importante: Ao ouvir os outros, não só parecemos, mas nos

tornamos inteligentes e cultos.

Compreender os outros

confere respeito

Não sabemos tudo! E que melhor maneira de conhecer e ser respeitado que ouvindo? O que pode ser mais importante para nós do que entender e compreender os valores, motivações e necessidades de quem convive conosco?

Quando falamos esperamos o mínimo de respeito e atenção de quem nos ouve, então por que não tratarmos nosso interlocutor da mesma maneira?

Quando paramos o que estamos fazendo para dar atenção a alguém, estamos dizendo que nos importamos com ele, com o que está dizendo e sentindo. Isso com certeza fará com que sejamos melhor compreendido em todos os setores da vida.

As pessoas vão saber que somos receptivas e abertas ao diálogo, que sabemos ouvir e falar no momento propício.

Existem algumas deixas não verbais, expressões ou gestos que podem ser compreendidos por quem está se comunicando conosco. Portanto, cuidado com as frases mentais do tipo: “Que cara chato só diz besteira”... Pois você está se atendo também à pessoa e não só pelo que tem a dizer, podendo assim ser descoberto com frases mentais e verbais do tipo: “Não concordo com a sua idéia” ou “tenho

uma visão diferente do assunto”, corremos um risco menor de sermos pegos por deixas não verbais.

Acalma a raiva Diante da explosão emocional do seu interlocutor,

a melhor forma de tentar aplacá-la é ouvindo e mostrando-se interessado em identificar e ajudar a resolver o que está errado, mostrando-se, enfim,

sensibilizado com o problema da pessoa. Quando damos atenção a uma pessoa irada,

passamos a compreender o quê ou quem foi o causador de sua ira. Com isso demonstramos interesse e empatia, possibilitando assim que a pessoa desabafe e, ao final, se domine por completo. Não argumente contra a raiva. Isso só dificultará a comunicação e irritará mais ainda seu interlocutor.

É loucura tentar contra-argumentar sem ter certeza total do que está acontecendo e contra uma pessoa irada.

Uma pessoa irada quer ser amparada e compreendida para poder se acalmar e falar com mais calma.

Quando argumentamos ou discordamos dessa pessoa, podem acontecer explosões de fúria e essa pessoa com certeza não mais confiará a você

qualquer assunto. Não saber ouvir afasta as pessoas.

Ouça o que seu próximo

tem a dizer ! Acredite que compreender

os seus sentimentos

é o que há de mais importante naquele momento.

Capítulo

Faça com que o escutem

Interesse Gestos e palavras em sincronia A mensagem certa no lugar certo Modos e meios

Interesse

Ao iniciar uma comunicação, procure fazer uma análise detalhada sobre o seu interlocutor, saber o que pensa em relação ao que você tem a dizer e o

que sabe sobre o assunto que será tratado. Fazendo isso, você terá uma boa idéia do

quanto você terá de se esforçar para transmitir a mensagem, se terá que simplesmente expor suas idéias com clareza para que sejam entendidas ou se terá que criar imagens inerentes ao assunto tratado para facilitar a compreensão e assimilação por parte do seu interlocutor.

Seja o mais claro possível sempre !

Gestos e palavras em sincronia

As deixas não verbais são responsáveis por grande parte da comunicação, portanto é importante que

tenhamos total consciência do nosso estilo como comunicador.

Para que isso ocorra, devemos fazer uma auto-análise dos nossos valores e credos.

Estar atentos ao vocabulário que será utilizado, aos padrões de pensamento e a linguagem corporal.

Se conseguirmos manter nossa linha de raciocínio e nossas palavras em perfeita sincronia com a linguagem corporal, estaremos seguros de que nossa

mensagem alcançará o objetivo almejado. O espelho com certeza é um belo aliado na busca

desse sincronismo entre a Linguagem verbal e a não verbal.

A mensagem certa no lugar certo

É muito importante que você estabeleça uma meta para transmitir uma mensagem, procurando escolher o local e a hora ideal, não para você, mas para o seu interlocutor .

Ao transmitir sua mensagem, vá criando imagens daquilo que você gostaria que ele assimilasse.

Evite tratar de negócios em quadras de esportes, festas ou confraternizações, pois sem dúvida a mensagem não alcançara o seu objetivo e você terá uma grande chance de se tornar uma pessoa inconveniente.

Modos e meios

É muito importante que diversifiquemos nossa forma de transmissão de mensagens. Como já dissemos, o ser humano está cada vez mais ouvindo com os olhos, isso faz com que o uso de metáforas, analogias, exemplos atuais ou em comum tornem-se poderosas fontes de imagens, que facilitarão a transmissão da mensagem. Utilize recursos áudio visuais e principalmente palavras claras que transmitam imagens.

O interlocutor assimila muito mais uma idéia quando essa vem acompanhada de exemplos e imagens, pois somente o conhecimento técnico sobre um determinado assunto, não nos garante êxito total na transmissão da mensagem.

Evite eufemismo Mostre confiança e convicção no que está transmitindo, utilize ao máximo sua linguagem corporal e a mantenha em harmonia com o que está falando. Evite rodeios e exageros, isso tira a confiança do ouvinte.

Ao final , avalie se sua mensagem alcançou o resultado desejado, caso note que não alcançou, detecte onde está a falha e tente novamente.

Capítulo

Falhas na Comunicação

A maioria dos aparentes conflitos interpessoais são na verdade panes de comunicação, porque se não for bem feita não acontecerá. Problemas de comunicação interferem na busca da plena realização pessoal e profissional. Falhas de comunicação acontecem no nosso dia-a-dia; quando essa falha de comunicação for detectada, não se aborrecer é fundamental para minimizar o problema, isso é de suma importância

preocupar-se em ser compreendido e não apenas em ser claro. Clareza nem sempre é sinônimo de compreensão, pois mesmo quando sua mensagem não alcançar o objetivo desejado, procure fazer uma análise da sua performance, reavaliando tudo e procurando o caminho ideal, colocando-se na posição do ouvinte. Comunicação é um processo:

mutável, contínuo, dinâmico e complexo

como evitar falhas na comunicação

Mais coisas podem dar mais errado

do que certo, e se desintegram se você não as concerta.

como evitar falhas na comunicação !

Procure não interromper quem estiver falando.

A não ser que isso seja absolutamente necesário, como num caso extremo, onde se perceba que seu interlocutor está se afastando demasiadamente do

assunto em pauta. Existem pessoas que falam muito mesmo, faz parte da personalidade de cada um, nesse caso é de bom tom ir cortando o assunto aos poucos, com bastante sutileza. Se não for possível, escute até o final, com atenção e interesse, isso confere respeito e mostra principalmente educação.

Esforce-se ouvindo idéias

contrárias as suas.

Não somos donos da verdade, partindo desse ponto, é de suma importância ouvir idéias contrárias as

suas, pois mesmo não estando de acordo com o que lhe foi exposto, estaremos, no mínimo conhecendo um outro lado e uma outra forma de pensar. Isso expande nosso horizonte e aumenta nosso conhecimento, mas lembre-se: Saber ouvir é arte de fazer com que seu interlocutor lhe forneça informações. que poderão transformar-se em argumentos futuros. Ser um bom ouvinte é fundamental em qualquer

relação, seja ela: social ou profissional.

Suspenda os julgamentos,

aguarde até o final.

É o correto, pois se procurarmos formar uma opinião, sem que nosso interlocutor finalize a sua mensagem, corremos o risco de julgarmos de forma errada, ou nos confundirmos ao tentarmos, ao final da mensagem, formar uma opinião. Pode até acontecer de sermos influenciados pelo julgamento inicial.

Escolha bem as palavras, pois elas

podem não estar significando para

o seu interlocutor o mesmo que

para você.

Palavras bem escolhidas e ditas no momento

certo, podem transformar a vida de uma pessoa. Sendo a comunicação um relacionamento entre duas ou mais pessoas, agir com sinceridade e sabedoria significa valorizar as relações entre emissor e receptor da mensagem, mostrando que a linguagem tem poder, por esse motivo é muito importante que tenhamos certeza de que estamos dizendo o que realmente queremos dizer, compreendendo e sendo compreendido de maneira clara.

Portanto, seja direto e objetivo, evite o uso de palavras rebuscadas que só atrapalham a comunicação. Preste muita atenção nos gestos, no olhar e tente perceber se sua mensagem está alcançando seu

objetivo, pois a linguagem é um instrumento de

comunicação, onde as palavras significam aquilo que as pessoas convencionam que elas signifiquem. Não é ruim perguntar ao seu interlocutor se está acompanhando sua linha de raciocínio, pois com essa abertura, ele poderá se sentir à vontade para lhe dizer se algo ficou sem entendimento.

Não dê atenção a fontes de distração, ignore o som ambiente.

Som ambiente é qualquer fator que perturbe ou

interfira na comunicação e Isso pode ocorrer de forma interna, quando o receptor não está prestando atenção,

ou de forma externa, que é quando a mensagem é distorcida por outros sons do ambiente, onde um ruído pode ocorrer em qualquer estágio do processo de comunicação. Agora até mesmo um ambiente ruidoso, ou desconfortos como: Fome ou dor, podem ser neutralizados por uma mensagem direta e objetiva.

Uma forma de não perdermos a concentração e nossa linha de raciocínio quando estivermos em um ambiente tumultuado, é não desviar o olhar do seu interlocutor, principalmente na direção de onde está vindo o som ambiente perturbador. Evitar demosntrar desconforto, pois além de não passarmos segurança para o nosso interlocutor, pode ser que o som ambiente perturbador, esteja sendo causado por uma fonte muito próxima a ele.

Procure reparar na linguagem corporal de quem está falando.

Se os gestos e expressão facial estiverem em harmonia com o que estão lhe transmitindo, com certeza a mensagem será muito melhor assimilada. Mas muito cuidado , pois caso o que lhe disserem não estiver totalmente de acordo com seus gestos, você normalmente tenderá a acreditar no gestual.

Saiba compreender também quando não conseguirem transmitir com

clareza o que gostariam de dizer

Nesse caso é preciso estar atento a tudo: palavras, gestos, entonação, ritmo e tudo que possa ajudar na compreensão da mensagem. Agora o mais importante é ter paciência, calma e

procurar manter calmo também o emissor da mensagem. Mas se as dúvidas persistirem, pergunte, pois o que importa é entender o que lhe foi transmitido.

Preste bastante atenção no seu tom de voz

O Timbre também chamado de qualidade vocal, é quem dá características de uma voz individualmente. Ele pode diferenciar uma voz de outra, mas também o estado de espírito do seu interlocutor.

Dependendo da situação podemos notar: medo, anciedade, desconforto, angustia, alegria, nervosismo e até timidez, somente pelo timbre da voz. Na realidade isso fica mais claro quando já conhecemos e temos um contato mais estreito com nosso interlocutor, basta ficarmos atentos a isso !

Se você sente a necessidade de transmitir uma mensagem, seja claro e honesto ao fazê-lo, pois dessa forma, seu interlocutor perceberá essa sua necessidade e será cativado por esse seu interesse de ser

compreendido. Mas mesmo essa sua mensagem sendo bem recebida, procure ficar atento as indicações de que está sendo compreendido.

Transmita mensagens breves e objetivas.

Evite palavras que desviem a

atenção do receptor da sua mensagem.

Sendo breve, claro e objetivo, o êxito na transmissão da sua mensagem é muito maior. Mas cuidado com o uso de palavras difíceis, eruditas, rebuscadas, assim como o uso exagerado de jargões, que podem dificultar demais a compreensão da sua mensagem.

Preocupe-se como diz e não só com o

que diz.

À vezes a forma como dissemos determinadas coisas, que transmitimos nossas mensagens, teriam sido melhor compreendidas, se mudássemos a forma de transmissão, porque “como diz” pode ser mais forte do “que se diz”.

Então a escolha da hora, lugar e forma de transmissão de determinadas mensagens, é fundamental para sua compreensão. Escolha se sua mensagem seria melhor compreendida por escrito, pessoalmente ou até em uma reunião.

Agora,Não acredite que:

"Você, e o que tem a dizer, são mais importantes do que

as pessoas e o que elas têm a

dizer ".

Capítulo

Algumas citações inerentes à Comunicação

Por filósofos e pensadores

Citação nº 1

“É praticamente uma lei da vida

que quando uma porta se fecha

para nós, outra se abre.

A dificuldade está em que, freqüentemente, ficamos

olhando com tanto pesar a

porta fechada, que não vemos

aquela que se abriu”.

Citação nº 1 ( comentário )

Nem sempre nossa comunicação ou a forma de nos relacionarmos atingem nossos objetivos, quando isso acontece não podemos ficar parados imaginando o que não aconteceu ou o que poderia ter ocorrido. Na maioria das vezes isso ocorre por uma falha na comunicação. Temos que detectar o problema e corrigi-lo, sempre pensando no sucesso da comunicação iniciada e na recepção da mensagem enviada.

Sentiu que a porta se fechou para sua mensagem ? Procure um outro caminho, melhore sua auto-estima , mesmo sabendo que a falha de comunicação ocorreu por sua culpa, pois isso é perceptível ao interlocutor. Sabemos o quanto é agradável conversar com uma pessoa otimista e sentir a energia que dela flui, pessoas bem humoradas, felizes e que diante de

obstáculos ou de “uma porta fechada” se mostram prontos para supera-los. Elas percebem logo que “outra porta de abriu”, são pessoas que nos transmitem confiança e nos fazem acreditar em nós mesmos. Essas pessoas fazem mais do que comunicar, têm luz e brilho pessoal.

Citação nº 2

“Não posso lhe dar a fórmula

do sucesso, mas posso lhe

dar a fórmula do fracasso: Tente agradar a todos”.

Citação nº 2 ( comentário )

Vivemos num mundo Globalizado, que é um processo de aprofundamento da integração econômica

social, cultural, política, impulsionada pela rapidez e barateamento na comunicação entre países do mundo, no final do século XX e início do século XXI. Esse processo diz respeito à forma como os países interagem, aproximando pessoas e interligando o mundo. Sempre irá existir quem não concorde com o que você

diz, pois ao contrário do que existia antes da Globalização, nosso interlocutor tem acesso a informações a todo instante e de todo tipo. O importante na realidade é que você transmita com clareza sua mensagem e que estejam em sintonia com suas idéias e exposições. O conflito de idéias é perfeitamente salutar, pois o importante é que tenham entendido o que você transmitiu, concordar ou não é o direito de todo

cidadão.

Citação nº 3

“Todo homem é ignorante, só que em assuntos

diferentes”.

Citação nº 3 ( comentário )

Já ouvi várias pessoas dizerem: “NÃO PRECISO SABER TUDO, PRECISO TER O NÚMERO DO TELEFONE DE QUEM SABE”. Isso é uma verdade, a troca de informações graças as facilidades existentes no mundo Globalizado em que vivemos, pois basta pegar seu telefone celular, passar um e-mail, e a resposta virá, positiva ou negativa.

Portanto entender a mensagem transmitida, é fundamental para o sucesso da comunicação. Não entender e dizer que não entendeu, é a melhor forma de não correr riscos e evitar conflitos.

Citação nº 4

“Você pode observar um

bocado só ficando atento”.

Citação nº 4 ( comentário )

Como dissemos anteriormente, a comunicação não é somente a linguagem verbal, ela é feita em grande parte pela linguagem não-verbal. Partindo do princípio de que nosso corpo fala, podemos observar e até como uma brincadeira e passatempo numa fila de banco ou numa sala de espera lotada, se determinadas pessoas estão preocupadas, nervosas, impacientes, cansadas, alegres somente prestando atenção nos seus gestos e expressão facial. É um exercício interessante e uma forma de passar o tempo. Mas o principal é termos a consciência que, transmitimos mensagens o tempo inteiro e que é imprescindível que entendamos a linguagem não

verbal.

Citação nº 5

A definição de um bom

discurso é a introdução e a conclusão, situadas sem uma

separação muito grande.

Citação nº 5 ( comentário )

Na realidade o que quiseram dizer com essa frase é: Seja claro, objetivo e vá direto ao ponto. Evitar palavras desnecessárias que só aumentam o tempo de duração da sua explanação, mas que não somam nada, são um conjunto de sinônimos que não esclareceram nem resolveram nada. Além de uma mensagem, usar e abusar das

palavras diretas, forte como: EU QUERO, EU VOU, POSSO, IREI etc. Isso transmite firmeza e confiança ao (s) seu (s) interlocutores.

Citação nº 6

O líder de sucesso conhece o

caminho, mostra o caminho e

segue o caminho.

Citação nº 6 ( comentário )

A liderança é necessária em todos os tipos de relação humana, seja ela: social, política, educacional, lazer entre outras. É fundamental que o líder de sucesso conheça a motivação humana para saber conduzir pessoas e transmitir suas idéias. Liderar é motivar, conduzir, transmitir e entender.

A Liderança é considerada por muitos como um fenômeno social, uma influência interpessoal exercida em determinadas situações e estruturas sociais. O líder não se mostra pelas suas características somente, mas pela situação que se apresenta no momento. Acima de tudo o Líder de sucesso, irá transmitir segurança na medida em que acredita nas suas idéias,

consegue transmiti-las e mostra que é possível trilhar esse caminho, sendo a liderança, tomada de decisão do grupo.

Citação nº 7

Quando os olhos dizem uma

coisa e a língua outra, o

homem experiente confia na

linguagem do primeiro.

Citação nº 7 ( comentário )

Os olhos são transmissores importantes de diferentes tipos de mensagens como: Felicidade, tristeza, interesse, surpresa, exaltação, dor, insegurança, timidez, doença e até a mentira como já dissemos, é necessária muita atenção para perceber e não confundir tais sentimentos. Mesmo os olhos sendo o espelho da alma, esse

espelho por vezes pode nos enganar, o que lhe parece indiferença, pode ser timidez, Insegurança, euforismo pode ser nervosismo. Por esse motivo é que o Filósofo em questão diz que “ O homem experiente...” Mas além da experiência de vida citada, é necessário prestar atenção, além dos olhos e das palavras, no gestual do seu interlocutor, que juntos lhe darão maior confiabilidade a mensagem

transmitida.

Citação nº 8

As rixas não durariam tanto

tempo se a culpa fosse apenas

de um lado.

Citação nº 8 ( comentário )

A comunicação em um conflito de idéias ficaria muito mais facilitada, se quem estivesse errado, fosse humilde a ponto de reconhecer sua falha. Mas não basta você estar certo num caso de rixas ou conflito de idéias, você tem que saber colocar sua opinião para que não haja dúvidas.

Citação nº 9

É tão importante ouvir alguém

com os olhos como com os

ouvidos.

Citação nº 9 ( comentário )

Mostrar interesse na mensagem transmitida pelo seu interlocutor, confere respeito. Isso facilita demais a comunicação, a compreensão do que está sendo transmitido, além de ser uma atitude educada. Com a crescente preocupação da mídia em transmitir mensagens através da Comunicação Visual, é possível dizer que cada vez mais estamos ouvindo com

os olhos.

Citação nº 10

Uma idéia nova é delicada, pois

pode ser morta por um sorriso

de escárnio ou um bocejo.

Pode ser fatalmente

apunhalada por um gracejo e atormentada até a morte por

um franzir de sobrancelhas do

homem certo.

Citação nº 10 ( comentário )

Por esse motivo é necessário que suas idéias sejam muito bem colocadas, com firmeza e clareza, sempre acompanhada por palavras fortes. Gestos em harmonia com o que está dizendo, com boa dicção e firmeza na voz. Isso tudo ajuda a quebrar as barreiras naturais imposta pelo seu(s) interlocutor(es), ganhando a confiança de quem recebe sua idéia.

Citação nº 11

Ele pode ser descrito da melhor

maneira como um desses

oradores que, antes de se levantar, não sabem o que vão

dizer; quando estão falando,

não sabem o que estão

dizendo; e quando se sentam

não sabem o que disseram.

Citação nº 11 ( comentário )

De nada adianta uma oratória perfeita, com uma bela dicção, uma boa colocação de voz e o gestual de acordo com o que está dizendo, se a sua mensagem tem um fraco conteúdo. Se nem você que é o transmissor dessa mensagem, acredita no que está dizendo, naquilo que pensa ser o correto, como poderá obter sucesso na transmissão da sua mensagem ?

Se não estiver preparado e seguro da coerência da sua mensagem, é preferível calar-se, pois mesmo com todo o seu preparo como orador, o conteúdo de uma mensagem é fundamental. A necessidade de falar e a falta de conteúdo e convicção no que irá transmitir, torna ridículo até o maior do homens.

Citação nº 12

É tão importante ouvir

alguém com os olhos como

com os ouvidos

Citação nº 12 ( comentário )

Mostrar interesse na mensagem transmitida pelo seu interlocutor, confere respeito. Isso facilita demais a comunicação, a compreensão do que está sendo transmitido, além de ser uma atitude educada. Com a crescente preocupação da mídia em transmitir mensagens através da Comunicação Visual, é possível dizer que cada vez mais estamos ouvindo com os olhos.

Citação nº 14

Nenhum homem ouviria você falar se não soubesse que em

seguida viria a vez dele.

Citação nº 14 ( comentário )

Procure não interromper seu interlocutor, ouça até o final o que ele tem a dizer, para com calma, dar sua opinião, concordando ou não com o que lhe foi apresentado. Agindo dessa forma, quase sempre você fará com que seu interlocutor o ouça até o final também, garantindo a ambos uma grande chance de sucesso na

Comunicação. É importante pensar que ambos terão tempo para dar a sua opinião. Que a pressa em responder, não aumentará a sua credibilidade ou a força da sua idéia, pelo contrário, poderá criar uma grande confusão e atropelos, fazendo com que se percam boas idéias e importantes decisões não sejam tomadas, podendo até deixar de ajudar

outras pessoas.

Citação nº 15

Se um homem não sabe a que

porto se dirige, nenhum vento

lhe é favorável.

Citação nº 15 ( comentário )

O mesmo ocorre em comunicação, se não existir um rumo, um caminho coerente a ser seguido, será praticamente impossível obter sucesso na transmissão da sua mensagem.

Citação nº 16

Uma resposta suave afasta a ira

( comentário )

De nada adianta discutir com está nervoso, chateado com alguma situação ou fato ocorrido, de tempo, ouça com atenção até o final, procure entender suas razões, para aí sim, colocar sua opinião. Mesmo tomando esse cuidado, se você pretende que haja sucesso na comunicação, faça-o com delicadeza, educação e suavidade, para que seu interlocutor se acalme e respeite seu pensamento, a mensagem transmitida por você.

Citação nº 17

A vantagem de falar consigo mesmo é que você sabe que pelo

menos alguém o está ouvindo.

( comentário )

É uma forma irônica de mostrar como é importante ser ouvido, a necessidade vital que o ser humano tem de se comunicar, de falar e ser ouvido e compreendido. Às vezes essa necessidade de falar, de expor suas idéias e a dificuldade que algumas pessoas têm de se expressarem, podem levar essa pessoa um estado de inferioridade e até de depressão.

Capítulo

COMUNICAÇÃO GLOBALIZADA

COMUNICAÇÃO GLOBALIZADA

Impulsionada pelo barateamento dos meios de

transporte e comunicação dos países no final do século passado, a Globalização foi responsável pelo aprofundamento da integração social, política, econômica e cultural. Sendo considerada um fenômeno gerado pela necessidade de se formar uma aldeia global que nos permita acesso aos maiores mercados, mas que por conseguinte, gerou mais concorrência também. A Globalização é uma forma de interligar e

aproximar pessoas, interligando o mundo, facilitando a comunicação entre os povos, que hoje têm acesso a tudo que acontece no mundo em tempo real. Evidente que com esse avanço da comunicação no mundo e a proximidade das pessoas, aumentaram as oportunidades de expansão de negócios e transações financeiras com os mais diferentes mercados e culturas do mundo, sem ter que dispor de altos investimentos.

COMUNICAÇÃO GLOBALIZADA O Repórter Esso

Em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial surgiu um telejornal que se tornaria o precursor da Globalização no Mundo, era o Repórter Esso.

Sua apresentação durava cronometrados 5 minutos, que fazia um resumo das notícias do Mundo em caráter global. Na época o Repórter Esse era transmitido para 14 países das Américas e para mais de 50 estações de rádio, sendo considerada a mais ampla cadeia radiofônica do mundo. Como tinha a administração Americana, procurava dar ênfase a tudo que acontecia no país,

como: cinema, cultura e as guerras que estavam envolvidos. Mensagens da Europa e Ásia só eram divulgadas, caso houvesse interesse dos Estados Unidos nela, ou seja, era uma Comunicação dirigida e controlada totalmente.

Em 31 de Dezembro de 1968, foi ao ar pela Radio Nacional, a última edição do Repórter Esso, em meio a mensagens diversas, e com muita emoção por parte do locutor, que quase não consegue transmitir a mensagem final, ajudado pelo locutor reserva. Era na realidade o início da COMUNICAÇÃO GLOBALIZADA.

A iNTERNET Uma das marcas da globalização é a velocidade com que evolui tecnologicamente desde seu advento no final da década de 80 até os dias de hoje, cada dia com

mais intensidade, A informática tem melhorado sobremaneira a Comunicação em todas as áreas de conhecimento, além da rapidez e precisão de dados com que tais serviços são executados. A rede mundial de computadores a INTERNET ligados mundialmente, permite que seu usuário se comunique com o mundo todo, trocando e armazenando informações e mensagens.

Graças a Internet podemos fazer compras em qualquer lugar do mundo, e Interagir com pessoas virtualmente em qualquer lugar do planeta. Com o advento da Internet, surgiu também uma nova linguagem universal de forma ampla, sendo um aspecto importante da globalização. Contudo o inglês acabou se fixando nessa linguagem, e surgindo uma nova padronização de

conceitos sociais e das palavras.

COMUNICAÇÃO GLOBALIZADA A iNTERNET

Na Comunicação Globalizada, a Internet alcançou um lugar de muito destaque no avanço tecnológico, estando num crescente

processo evolutivo da comunicação, transformando-se num meio de democratização da informação e do saber.

Com isso surgiu uma nova forma de Comunicação, chamada: Comunicação Virtual, que é um conceito de descentralização da informação.

Hoje qualquer pessoa pode manter um site no ar, um blog onde pode passar informações transmitir mensagens culturais ou não,

divulgar sons com liberdade de expressão. Ou seja, todo computador conectado à Internet, possui a capacidade de transmitir palavras, imagens e sons.

Esse espaço cibernético tem ocupado um lugar essencial na Comunicação Interpessoal, um espaço em que as possibilidades de

comunicação são completamente distintas da chamada “Mídia Clássica”.

Linguagem nA iNTERNET

Na verdade a Internet na Comunicação foi possível graças a acordos e protocolos entra diferentes entidades privadas da área de telecomunicações.

Com isso permitiu um fluxo de trocas de idéias e informações sem critérios na história da humanidade. Atualmente podemos não só ter conhecimento das notícias, como fazer parte dela, opinando sobre as tendências do mundo, tendo somente como barreira o idioma. Podemos constatar que alguns termos e expressões veiculados na Internet já estão

incorporados na linguagem do nosso dia a dia. Mesmo com boa parte dos termos em Inglês, tal linguagem não foi difícil de ser assimilada, causando maior dificuldade para quem desconhece totalmente o Inglês, mas mesmo assim, as mensagens não deixaram de ser compreendidas. Por imposição social ou por uma questão de necessidade, as pessoas acabaram incorporando tal linguagem para se interagir socialmente.

COMUNICAÇÃO GLOBALIZADA Linguagem nA iNTERNET

Partindo da linguagem comum e com algumas alterações e palavras da língua Inglesa, a interação e a persuasão, se tornaram aspectos presentes nesta forma de linguagem, assim como em outros meios e formas de comunicação. Desse modo podemos dar como certo o fenômeno da globalização, principalmente levando-se em consideração aspectos econômicos e comerciais.

Celulares – televisão - imprensa

Outras caracterizações da Globalização das Comunicações, é o crescente aumento da universalização do acesso aos meios de comunicação. Isso se deve ao barateamento dos aparelhos

celulares, as constantes inovações, aumento das coberturas e incremento geral da qualidade e tecnologia. Hoje o que é lançado na Europa, Ásia e EUA, chega em poucos dias no Brasil. O aumento do número de telefones celulares cresceu sensivelmente após a década de 80, ultrapassando a barreira dos 100 milhões de aparelhos contados em 2002. As redes de televisão também sofreram um enorme impacto com a Globalização da Comunicação, sendo via satélite eu por cabo (assinatura ) elas nos mostram como é o mundo e como ele se comporta, causando impacto até mesmo nas estruturas de poder, pré estabelecidas. Mas como tudo na vida existe uma outra forma de se

ver, essa forma de Globalizada da Comunicação, pode se tornar uma ameaça a determinadas

formas de governo ou até algumas entidades religiosas que detém poderes na sociedade. Na realidade, essa forma repressiva tem feito com que os gastos para limitar esse tipo de informação sejam enormes, com a intenção de limitar o tipo de informações que seus cidadãos terão acesso, impedindo que se Comuniquem com o mundo Globalizado.

Isso ocorre também com a Internet, que sofre enorme pressão de alguns estados, que tentam implementar diversas barreiras e criar enormes dificuldades para o acesso a rede mundial. Bloqueio de sites , de redes de relacionamento social, corte de notícias, de emissoras de TV e rádio e conteúdos eróticos de todos ao tipos também são censurados. Se pararmos para pensar, a Comunicação

Globalizada aproximou as classes sociais, permitindo a todos acesso a informações e aquisição de bens com a mesma facilidade e qualidade de atendimento. Um outro aspecto negativo da Comunicação Globalizada,é que qualquer instabilidade econômica que surja no mundo, chegue imediatamente aos quatro cantos do mundo, criando a mesma preocupação e insegurança.

Ela tem tornado na realidade, um pais cada vez mais dependente de outro, impossibilitando o isolamento, tornando-os vulneráveis positiva ou negativamente. Claro que os aspectos positivos são muito maiores, pois facilitam com que as inovações, informações e bens de consumo se propaguem entre países e continentes.

INTEGRAÇÃO DE MERCADO

Essa integração de mercado criou empresas que produzem e comercializam seus produtos em diversas

partes do mundo, fazendo com que empresas Globalizadas sejam reconhecidas pelos seus nomes e logomarcas em cada um desses mercados. Marcas de diversas empresas são tão familiares para nós como para qualquer cidadão Americano, Europeu ou Asiático reunindo uma série de experiências em comum. Não há como negar que as pessoas que vivem em cada canto do mundo se comuniquem quase que instantaneamente, lendo pela Internet o mesmo jornal, assistindo as mesmas séries de TV e ouvindo as mesmas músicas que estão figuram nas paradas de sucessos. As diferenças culturais nunca irão deixar de existir, mas com certeza estarão colecionando um número cada vez maior de pontos em comum, criando o chamado “alinhamento”.

Comunicação globalizada propaganda

Esse alinhamento fez com que toda a propaganda produzida em cada localidade, traduza o conceito com o qual sua marca esteja sendo identificada em todo o mundo. À medida que a Comunicação Globalizada aumentou a semelhança entre culturas diferentes, levando a comunicação dessa nova era, ao chamado alinhamento. Essas empresas de propaganda estão lidando cada vez mais em um cenário global, onde não há mais limitações de distância e fronteiras, mostrando que o resultado disso, significou uma mudança fundamental para quem, em que localidade e por que fazem negócio. Em suma e em última análise, a propaganda hoje significa uma enorme vantagem competitiva. Hoje em dia, nesse mundo Globalizado, a competitividade está em rápida mutação, pois sabem

que seus interlocutores querem identificar a verdade logo de cara, se identificando com a informação recebida, desde que ela venha de forma eficaz, dentro da sua cultura. Em resumo, a comunicação intercultural tornou-

se fundamental, pois estamos lidando em uma economia global interconectada, sendo fundamental para se construir um ótimo relacionamento com pessoas de culturas diferentes.

Capítulo

Finalizando

Ouça Seja positivo Transmita esperança e entusiasmo Erre Evite atritos Agradecimentos Mensagem final

Ouça

Ouvir não é apenas escutar passivamente.

É uma experiência ativa, em que você

presta verdadeira atenção àquilo que outra pessoa está dizendo !!!

Cecil Osborne

Seja positivo Um dos mais elevados deveres humanos é o

dever do encorajamento.

É fácil rir dos ideais dos homens; é fácil

despejar água fria no seu entusiasmo;

é fácil desencorajar os outros.

O mundo está cheio de desencorajadores.

Temos o dever de encorajar-nos

uns aos outros.

Muitas vezes uma palavra de

reconhecimento, ou de agradecimento, ou

de apreço, ou de ânimo tem mantido um

homem em pé.

Willian Barclay

Transmita Esperança e entusiasmo

A esperança é algo que traz o sol às sombras das nossas vidas.

É nosso veículo com

um amanhã melhor. Quando a esperança se vai, também se

vai nossa força vital. Enquanto a esperança permanece viva,

também permanece nossa determinação de prosseguir.

Yitta Halberstam

Erre Deixar de cometer erros está fora

do alcance do homem. Entretanto,

de seus erros e enganos, o sábio e o homem racional adquirem

experiência para o futuro.

Plutarco

Errar é Humano

O único homem que nunca

comete erros é aquele que

nunca faz coisa alguma.

Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer

duas vezes o mesmo erro.

Roosevelt

Erre sim

Errar é humano, mas quando a

borracha se gasta mais

depressa que o lápis, você está

positivamente exagerando.

J. Jenkins

Evite atritos

Se você fosse capaz de

enxergar uma oportunidade tão

rápida quanto consegue ver os defeitos dos outros, em breve

conseguirá êxito.

Napoleon Hill

Abomine a fofoca

Pessoas brilhantes falam sobre idéias

Pessoas medíocres falam sobre coisas

Pessoas pequenas falam sobre outras

pessoas

Dick Corrigan

Agradecimentos:

Daqui a cinco anos você estará bem próximo de ser a mesma

pessoa que é hoje, exceto por

duas coisas:

Os livros que ler e as pessoas

de quem se aproximar.

Charles Jones

Aos amigos

No fundo da falência material encontrei um tesouro desvalorizado pelo mundo:

Um amigo

Neimar de Barros

A Comunicação A força da comunicação

está na coragem de preferir ser alicerce a ser fachada vistosa,

de ser prudente a ser insensato, de preferir ouvir a falar.

De ter vontade de mudar o que é medíocre, o que é injusto.

De ter grandeza interior e

entender melhor a sua geração, de sentir a presença de Deus

na caminhada da vida !!!

Licio Guimarães

Colaboradores:

Ilustrações:

Voga Comunicações

Revisão de texto:

Pe. Antonio Aparecido Pereira