composição e pelouros do executivo - jf-alvercasobralinho.pt · a tarefa é enorme mas conto com...

16

Upload: tranque

Post on 24-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

2

FICHA TÉCNICA

ALVERCA INFORMAÇÃO

BOLETIM DA JUNTA DE FREGUESIA DE ALVERCA DO RIBATEJO

PROPRIEDADE

JUNTA DE FREGUESIA DE ALVERCA DO RIBATEJO

DIRECTOR

AFONSO COSTA | PRESIDENTE

EDIÇÃO

ORDEM DE IDEIAS-COOPERATIVA DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO DE EVENTOS, CRL

ESTRADA NACIONAL 10, N.º 68 - 2.º ESQ.2625-123 PÓVOA DE SANTA IRIA

TEL. 21 956 97 95 | FAX. 21 956 97 [email protected]

IMPRESSÃO| ROLO & FILHOS TIRAGEM | 13.500 EX.DEPÓSITO LEGAL N.º 203553

Composição e Pelouros do Executivo

PRESIDENTE

Afonso CostaCoordenação Gerale Planeamento Protecção Civil | Obras Higiene e Limpeza Urbana Educaçã[email protected]

SECRETÁRIO

José Carlos DiasGestão dos RecursosHumanos e viaturas Jardins e Zonas Verdes [email protected]

TESOUREIRO

José Patrício MiguelTesouraria | Património Serviços [email protected]

VOGAL

Maria Manuela SantosAcção Social | [email protected]

VOGAL

José Manuel PascoalinhoMercado e Feiras Cemitérios | Trânsito, Sinalizaçãoe Toponímia [email protected]

VOGAL

Maria Sofia LeitãoCultura [email protected]

VOGAL

Rui Miguel MoreiraInformação | Cultura Ocupação da Via Públicae [email protected]

Serviços AdministrativosRua Dr. Miguel Bombarda N.º 23-2615-125 Alverca do Ribatejo Tel. 21 958 76 80 - Fax: 21 958 76 81Horário: 2ª, 3ª, 5ª e 6ª feira das 9 às 12.30h e das 14 às 17h | 4as feiras das 9 às 12.30h e das 14 às 21h

Delegação da Junta (Bom Sucesso)Tel.: 21 958 41 32 - Fax: 21 993 72 72Horário: 2ª, 4ª, 5ª e 6ª Feira das 9 às 12.30h | 3ª Feira das 9 às 12.30h e das 14 às 19h

Atendimento à população (Sede) EleitosTodas as 4ª Feiras das 18 às 21h

Atendimento à população (Delegação)3ª Feiras das 18 às 19h (com marcação prévia)

Atendimento Consultor JurídicoTodas as 4ª Feiras a partir das 18 h (com marcação prévia)

Casa da Juventude: 2ª a 6ª feira das 14 às 19h

Cemitério: 8.30h às 12h e das 14,30 às 17.30h

Serviços da Junta de Freguesia

Telefones ÚteismBombeiros de Alverca 21 958 08 14CATUS 21 957 97 69PSP Alverca 21 957 88 10SMAS 263 200 600Delegação Câmara 21 958 31 49EDP 800 506 506 (gratuito)CTT 21 958 81 90Estação CP 21 958 26 06Ribatáxis 21 957 33 30Táxi Carvalho 91 726 45 37Centro Comunitário de Arcena 21 957 23 50Câmara Municipal de Vila Franca de Xira 263 285 600TELEFONES MUNICIPAIS DE URGÊNCIA

» Serviço Municipal de Protecção Civil 263 270 885 | Ext. 144» Piquete SMAS 263 200 600

@Consulte-nos emConsulte-nos em

www.jf-alverca.ptwww.jf-alverca.pt

Eles foram à apanha

da azeitonaRealizou-se no dia 23 de Outubro, uma iniciativa de carác-ter pedagógico que visou mostrar aos mais novos, como é"apanhar azeitona".A convite da Junta de Freguesia de Alverca e com a colabo-ração das Associações de Pais das escolas nº 1, 2 e 3, cercade 45 crianças do ensino pré-primário, varejaram as olivei-ras e apanharam os preciosos frutos.Foi uma tarde diferente e divertida mas deu para mostrar aosmais novos uma tarefa que muitos dos seus antepassadosexecutaram ao longo da vida.

3

Editorial

autarquia

Caros e caras Alverquenses:

Entrámos no último trimestre deste ano de 2008.Podemos e devemos, neste momento, parar parareflectir um pouco, no que foi o nosso desempenhoao longo destes 9 meses.Muitas foram as mudanças que ocorreram na nossafreguesia.Defendemos com convicção os nossos direitos nasalturas de discussão, marcando a nossa posição.Apostámos na promoção da nossa cidade enquantocidade ligada à Aeronáutica, Investimos na repavimentação de passeios em váriasartérias e avenidas, procedemos a marcações horizon-tais, lavámos algumas ruas e colocámos passadeirassobrelevadas.Muitas foram as zonas alvo de limpeza e desma-tações.Construímos abrigos de passageiros, remodelámosparques infantis e criámos bolsas de estacionamentoao longo de toda a freguesia.As praças da nossa cidade foram dotadas com mobi-liário urbano adequado à população que dele usufrui.O Mercado do Choupal está hoje mais bonito e ofe-rece qualidade a vendedores e compradores.As nossas rotundas têm sido alvo de intervenções.Há novas ilhas ecológicas espalhadas pela cidade.No Brejo, o polidesportivo recebe as obras que têmtardado, bem como a Vázea do Brejo, tem quase con-cluido o seu espaço de lazer.Celebrámos protocolos com as Instituições e colec-tividades da nossa freguesia. Estabelecemos parcerias e patrocinámos actossolidários como recolhas de sangue, medula e ras-treios na área da saúde.Apoiámos clubes e escolas nas suas actividades.

As Alverquíadas e a Cul-turalverca são momen-tos de cultura e referên-cia para todos.As Festas de S. Pedro eda Cidade têm hoje umespaço próprio na agen-da cultural do concelho.Visando minorar o flagelo do desemprego, temos afuncionar na Junta de Freguesia um Clube deEmprego.Vocacionado para a problemática dos imigrantes assi-námos a 4 de Julho, protocolo para funcionamentodum Centro Local de Apoio e Integração de Imigran-tes - CLAII.O nosso cemitério tem vindo a ser alvo de várias inter-venções que visam dar ao local a dignidade que lhe édevida.Estamos a inventariar, registar e recuperar o nossopatrimónio.Mas daqui até ao fim do ano, não vamos descansarsobre o trabalho já feito, pois muito mais há parafazer.A renovação dos sinais de trânsito ao longo de toda afreguesia vai ser uma das nossas preocupações. A Rotunda da Verdelha é uma prioridade a concretizarem breve.Em curso adiantado estão as negociações para con-cretizar uma velha aspiração da nossa cidade - ter emlocal de destaque um avião.A tarefa é enorme mas conto com todos para fazermais e melhor.

O Presidente da Junta de Freguesiade Alverca do Ribatejo

obras

4

OMercado do Choupalestá mais bonito. De-pois de ter fechado

para obras na primeira quin-zena de Agosto, reabriu comum aspecto renovado e ofe-recendo melhores condições,quer para quem lá trabalha,quer para quem ali faz as suascompras.Foram diversas as obras efec-tuadas e que ficaram emcerca de 50 mil euros, valorassumido pela Junta de Fre-guesia de Alverca e pela Câ-mara Municipal de Vila Fran-ca de Xira. A cobertura foi re-parada, melhorou-se profun-damente o saneamento e oescoamento, houve interven-ções nas bancadas e azule-jos, pintou-se o exterior e o in-terior.Foi também concretizadauma aspiração antiga – a ins-talação de uma câmara fri-gorífica, para os vendedoresde peixe.Convidamos, por isso, a popu-lação a ir até ao Mercado doChoupal, na certeza de quenão sairá desiludida.

Mercado do Choupalestá mais bonito

Parque da 5 de OutubroArrancaram no início de Setembro as obras do parque infantil da Av. 5 deOutubro, e que vem concluir a fase de requalificação de toda a área envol-vente, que se iniciou com a consolidação do talude fronteiro e respectivoabrigo de passageiros, bem como a requalificação da Praceta, no início daavenida e colocação de mobiliário urbano. Também a Escolinha de Trân-sito, a funcionar no espaço contínuo, contribuiu para dignificar toda aque-la zona.Aquela que é conhecida por Avenida do Choupal ficará apenas com algu-mas das suas imponentes espécimes, ganhando em troca outras árvores earbustros mais adequadas a um meio tipicamente urbano.

Mercado do Choupalestá mais bonito

5

Lavagem de contentoresQuer na Rua 9 de Agosto, quer em toda a freguesia, tem havido uma especial preocupaçãoquanto à manutenção dos contentores. Foi contratada pelo município, uma empresa queestá a desenvolver esse trabalho, deixando sinalizado no contentor o dia em que procedeuà respectiva lavagem, que é feita com regularidade. Pede-se, também, à população, que dê

o seu contributo, não só se-parando os resíduos, comoacondicionando devidamen-te aqueles que são destina-dos aos contentores.

obras

Estão a decorrer importantes intervenções na Rua9 de Agosto. Uma delas, a cargo da CâmaraMunicipal de Vila Franca de Xira, mas que a

Junta de Freguesia tem acompanhado, diz respeitoao talude, através de uma operação de consoli-dação de toda aquela área, respondendo destaforma às naturais preocupações dos moradores.Por outro lado, levou-se a cabo uma operação delimpeza da vala, colocaram-se novos ecopontos, fez-se a lavagem da rua.Com o objectivo de disciplinar e melhorar a fluidezdo trânsito, procedeu-se à alteração de sentidos detrânsito, indo ao encontro das solicitações dos pró-prios moradores.

Melhorias na Rua 9 de Agosto

Limpeza da vala

Consolidação do taludeNova rotunda

obras

6

Azona do Brejo está a ser alvo de umconjunto de intervenções que irãomelhorar a qualidade de vida de to-

dos os que ali moram.Foi criada uma bolsa de estacionamento,com posterior marcação horizontal, contri-buindo para um melhor ordenamento doespaço. Por outro lado, a zona envolventefoi alvo de uma limpeza.Na Várzea do Brejo vai surgir uma zona delazer, com uma área para as crianças e ondeirão ser colocados dois brinquedos. Por outrolado, continuam as obras no antigo ringue,tendo em vista devolver este espaço, comoutras condições, à população e às colec-tividades.Na escola procedemos a diversas obras, no-meadamente no pátio, melhorando as con-dições de segurança para as nossas crian-ças, e colaborámos no fecho do telheiro,particularmente útil no período de Inverno.

Melhor qualidade de vida no Brejo

Escola Básica

Bolsa de estacionamento Polidesportivo

Zona de lazer

7

Situada numa zona de grande movimento, aPraceta da Cova do Bicho sofreu um conjun-to de alterações que respondem a necessida-

des de estacionamento, de mobilidade e de lazer.Foi feita uma correcção a uma das curvas de aces-

so, que estava um pouco apertada, facilitando en-tradas e saídas da Praceta n.º 3. Criou-se um novoespaço de estacionamento, com capacidadepara 21 lugares e estão a decorrer intervenções derequalificação, tornando o espaço mais agradável.

Intervenções na Cova do Bicho

obras

Praceta n.º 3 da Quinta das Drogas:Nova bolsa de estacionamento com 21 lugares

Praceta 2 da Cova do Bicho

Complexo Aeronáutico em AAlverca deve orgulhar-se da

sua ligação à aeronáutica.

Por isso, a Junta de Freguesia

tem feito um esforço no senti-

do de sensibilizar a popu-

lação para esta importante

relação e junto das enti-

dades respectivas mostra o

orgulho que a autarquia tem

por esse passado histórico e

pelo presente de mudança

que marca a actividade da

aeronáutica portuguesa.

Foi com respeito, por isso,

que a Junta de Freguesia,

através do seu presidente,

Afonso Costa, esteve presente nas comemorações dos 90 anos do DGMFA.

A 12 de Setembro, Dia da Unidade, foi inaugurada uma exposição subordinada ao tema "Da Feira do Major ao

Depósito Geral de Material da Força Aérea". Esta exposição foi simbolicamente inaugurada com a apresen-

tação duma belíssima peça, oferecida pela Junta de Freguesia de Alverca, alusiva aos 90 anos da Unidade.

Além desta iniciativa, uma interessante trajectória histórica da unidade e das suas instalações, o Dia da

Unidade ficará marcado pela cessação de funções, por nomeação para a frequência do Curso de Pro-

moção a Oficial General, do Coronel de Administração Aeronáutica, Raul Amadeu Milhais Carvalho,

Comandante do DGMFA desde 2005.

As comemorações terminaram no dia 1 de Outubro, com a realização de um belo concerto, nas instalações

da SFRA, pela Banda da Força Aérea.

m Alverca comemora 90 anos

Painel de azulejos fala da história da aviaçãoConforme temos vincado, aligação de Alverca, quer nopassado quer no presente, àhistória da aviação portugue-sa é intrinseca ao própriocrescimento da freguesia.Em diversos locais da nossacidade há elementos queestabelecem essa relação.Também na memória e navida de muitos dos nossosmoradores, está bvem pre-sente os laços que se estabe-leceram, de ordem social,económica, cultural, patri-monial, etc, com o incre-mento da actividade aero-náutica.No sentido de termos cadavez mais presente essadinâmica, a Junta de Fregue-sia mandou fazer e colocarum pinel de azulejos, naentrada norte de Alverca, eonde de uma forma públicase conta, através de traçosartístiscos singelos masmuito bonitos, uma parte dahistória da aviação e da liga-ção à cidade.

1010

obras

Calha deprotecçãono acessoà CHASA

No acesso à CHASA, mais concretamente à rua do Forum, uma curvaapertada tem gerado alguns problemas, pese embora a sinalização alertepara necessidade dos autobilistas terem os devidos cuidados. Mas, comoa foto mostra, já aconteceram situações graves, pelo que se impunhareforçar ainda mais a segurança naquela zona e, por isso, a Junta deFreguesia procedeu à colocação de calhas de protecção.

Já decorrem asobras na entradasul da cidade, naRotunda daVerdelha.Será feito umbonito arranjourbanístico, coma colocação deoliveiras, árvoreque sempreesteve presentenesta zona aolongo dos anos.Com esta inter-venção, oprimeiro acesso àfreguesia deAlverca, paraquem vem de Lis-boa, pela EN 10,ficará maisagradável eapelativo, convi-dando quemaqui passa, aconhecer a nossacidade.

Obras na rotunda da Verdelha

1111

Odia 2 de Novembro, é no calendáriodos homens, o dia consagrado aosmortos.

Por essa razão, os cemitérios enchem-se depessoas, que de forma sentida, vão prestarhomenagem aos seus entes queridos que par-tiram.Associando-se ao sentimento das populações,a Junta de Freguesia de Alverca ao longo dosúltimos meses, desenvolveu um conjunto deintervenções de forma a dignificar o cemitério.Foram colocados candeeiros adequados naentrada, construíram-se novos ossários, melho-raram-se as casas mortuárias, onde pode servista a antiga Carreta Mortuária, agora recu-perada, redimensionaram-se diversos espa-ços, colocaram-se placas informativas, con-solidaram-se sepulturas e espaços envolventese apostou-se de forma significativa, na lim-peza.

Dignificar o cemitério de Alvercaobras

obras

12

Cerca de um milhar de atletas, distribuídos por diver-sas categorias, participaram, a 5 de Outubro, no XXIXGrande Prémio de Alverca em Atletismo, uma inicia-tiva da Junta de Freguesia, e que contou com a orga-nização do Futebol Clube de Alverca.

Caminhada, provas jovens e competição fizeramparte da manhã desportiva que trouxe outra alegria ecor à nossa cidade e que faz desta prova desportivaum evento com cada vez maior importância no con-

texto da área metropolitana de Lisboa.

XXIX Grande Prémio de Atletismo movimenta cerca de um milhar de atletas

As acessibilidades emelhorias na condi-ção de mobilidadedos cidadãos, têm si-do uma preocupaçãoconstante, da Juntade Freguesia de Alver-ca.Nestes últimos meses,muitas têm sido as ar-térias alvo de melhora-mentos.Além das intervençõespontuais de repara-ção de buracos nacalçada ao longo detoda a freguesia, tare-fa a cargo dos pró-prios funcionários daautarquia, têm-seefectuado obras defundo, a nível de repa-vimentação de passeios.Exemplo dessa intervenção, é a recente repavimen-tação dos passeios nas Ruas Brigadeiro Alberto Fer-nandes de Oliveira, Cidade de Dévnia e Mário Cam-pos Barbosa.Do nosso plano de trabalho, fazem parte intervençõesnoutras artérias bem como marcações horizontais nopavimento e a pintura e repintura de passadeiras.Todos juntos continuaremos a trabalhar, para fazer da

nossa freguesia um lugar cada vez mais seguro.

Mais 2.500 m2 de calçada nova

Repavimentação dos passeiosna Rua Brigadeiro AlbertoFernandes de Oliveira

13

social

Idosos e pensionistas de Alverca viajam até Vila Nova de S. Bento

No dia 27 de Setembro, no Jardim do Bairro,realizou-se a Feira de Artesanato e Doçariacom a 1ª Mostra de Arroz Doce.

Respondendo a um desafio da Junta de Freguesiade Alverca, diversas instituições de solidariedadesocial, que envolveram os seus utentes, presentea-ram a população de Alverca com uma doçariaque deixou imensa gente a chorar e pedir por mais.Estiveram presentes a Instituição de Apoio a Idosose Reformados do Bom Sucesso, Casa de S. Pedro,CEBI, Misericórdia de Alverca, Associação deReformados e Pensionistas e o Grupo Etnográficode Danças e Cantares de Alverca do Ribatejo.Num ambiente agradável, onde se destacava ocenário criado por Júlio Carmo Santos, conviveramlado a lado as tasquinhas, onde era possíveladquirir o arroz doce, com as bancas de artesana-to. E para animar o espaço, não faltou a actuaçãodo Grupo Etnográfico de Danças e Cantares deAlverca do Ribatejo e do grupo de música popular"Alborca" da SFRA.Os números falam por si: ao fim das primeiras trêshoras já se tinham vendido 1.100 taças de arrozdoce, ao preço de 50 cêntimos cada. Os fundosobtidos revertiam a favor das instituições de soli-dariedade social participantes.Um júri apreciou o arroz doce, decidindo, no final,pela atribuição de seis primeiros prémios.Para o sucesso desta primeira mostra de arrozdoce, foi também importante o apoio do Modelo,

que forneceu os ingredientes.

Alvercarealiza1ª mostrade arroz doce

Este será um daqueles dias que ficará na me-mória de muitos dos idosos e pensionistas danossa freguesia. Ao todo eram 150, divididospor três autocarros, que na manhã de 11 deSetembro partiram para uma agradável via-gem até Vila Nova de S. Bento, no Alentejo. A realização desta jornada de convívio foi oassumir de um compromisso eleitoral e paraalém de contribuir para o reforço de laços deamizade, serviu para muitos dos partici-pantes matarem saudades dos familiares, dosamigos e da terra, de que eram originários.A primeira paragem foi em Reguengos deMonsaraz, onde tiveram oportunidade de visi-tar a Igreja Matriz, o Museu de Arte Sacra e doalto da serra apreciaram as mudanças que abarragem do Alqueva trouxe. Antes deretomar a viagem e após distribuição dumligeiro lanche, foi oferecido a todos os partici-pantes, um chapéu de palha tipicamente alen-tejano e onde estava escrito, Junta de Fregue-sia de Alverca, que servirá para recordaçãofutura.Em Vila Nova de S. Bento teve lugar o almoçoe, como não podia deixar de ser, um momen-to de animação, com música e dança.No final, choveram os pedidos para quenovos encontros e novas viagens tivessemlugar...

A 13 de Junho, comemorou-se o 18º aniversáriode elevação de Alverca a cidade. A Junta de Freguesia promoveu, nas instalaçõesda SFRA - Sociedade Filarmónica Recreio Alver-quense, um espectáculo, que contou com a par-ticipação do Grupo Coral Notas Soltas e da Ban-da da SFRA.Mas, para além da parte de convívio, que sensibi-lizou uma sala cheia, o Dia da Cidade serviu parahomenagear aqueles que têm contribuído paraprestigiar o nome da nossa terra, para divulgarAlverca em diversos campos de actividade. Por

isso, foram galardoados diversas personalidades einstituições.O Galardão de Mérito Autárquico foi atribuído aMaria da Luz Rosinha, presidente da CâmaraMunicipal de Vila Franca de Xira; o Galardão deMérito Social a Manuel Félix Cardoso, o de MéritoCultural, ao actor João Carvalho e o Mérito Des-portivo a Francisco da Silva Araújo.A Junta de Freguesia atribuiu ainda o Galardãode Mérito Científico e Tecnológico, ao investiga-dor Rui Ribeiro e o de Mérito Empresarial à empre-

sa TNC.

No dia da cidade, Alverca distinguiu quem se distinguiu

Recolha deSangueNo dia 27 de Setembro, entre as9 e as 13 horas, a Junta deFreguesia de Alverca promoveumais uma recolha de sangue. Ainiciativa decorreu no Salão dosBombeiros Voluntários e contoucom a adesão de imensa gente,cerca de uma centena de pes-soas, que num gesto altruístapercebram que uma gota desangue pode salvar uma vida.

CLAII: um serviço de apoio aos imigrantesApoiar a integração de imigrantes, qualquer que seja a nacionalidade, religião ouetnia, é o grande objectivo do CLAII que já está a funcionar nas instalações daJunta de Freguesia de Alverca, todas as quartas-feiras, entre as 18 e as 21 horas.No CLAII - Centro Local de Apoio à Integração do Imigrante, é prestada infor-mação de tipo social, ao reagrupamento familiar, nacionalidade, legalização,feito o encaminhamento para emprego, retorno voluntário e fornecidas infor-mações gerais relacionadas com saúde, educação, cultura e desporto, etc.Com a criação do CLAII, uma iniciativa do Centro Nacional de Apoio ao Imi-grante, a que a Junta de Freguesia de Alverca aderiu com todo o interesse, pre-tende-se estabelecer uma relação mais próxima com as diversas comunidades deimigrantes existentes na nossa freguesia e ajudar a resolver os seus problemas.

social

14

associativismo

Com o apoio da Junta de Freguesia de

Alverca realizou-se a 25 de Outubro, nas

instalações da SFRA, o II Encontro de Coros

Evangélicos.

Um encontro que, segundo as palavras de Afonso

Costa, presidente da Junta, "veio para ficar". Para

o autarca, "havia uma parte dos alverquenses

que não era conhecida", disse, referindo-se à Igre-

ja Evangélica e ao importante trabalho social que

desenvolve na freguesia. "Estamos a passar tem-

pos difíceis e uma palavra amiga faz falta", acres-

centou.

Quanto ao futuro do Encontro de Coros, Afonso

Costa manifestou o desejo de que gostaria que a

"força que se vive aqui viesse para a rua", através

da organização de um grande encontro juntando

ainda mais vozes.

Durante toda a tarde, os coros das Igrejas Evangéli-

cas, Assembleia de Deus e Vida Abundante, conta-

giaram todos os que enchiam por completo a sala

e que tiveram a oportunidade de ouvir as palavras

sentidas da Pastora Maria José, da Vida Abundante

e Pastor Rogério Freitas, da Assembleia de Deus,

que expressaram a sua alegria por ver que esta ini-

ciativa tendia a consolidar-se.

Para além da actuação de coros, com diversas

composições, foi possível escutar o harmonioso

som da harpa, tocada pelo brasileiro Samuel e

apreciar uma pequena representação teatral

designada "O Drama", que abordava temas

bem actuais, como a droga, o álcool e a violên-

cia.

15

II Encontro de Coros Evangélicos... uma iniciativa que veio para ficar

16

freguesia

Asolidariedade passou e deixou ainda maisraízes em Alverca. Assim aconteceu a 20 deSetembro, no âmbito de uma iniciativa pro-

movida pelo CNIS, que pretendeu sensibilizar osportugueses a serem cada vez mais solidários.A chama percorreu diversas localidades, passadade mão em mão e, neste gesto simples, quis-seconfigurar a luz da esperança e a partilha deesforços, em prol dos que mais necessitam. No dia20 de Setembro, o presidente da Junta de Fregue-sia de Alverca recebeu, das mãos de António JoséInácio, presidente da Junta de Freguesia do Forteda Casa, a chama da solidariedade.Fê-lo às portas da nossa cidade, com o apoio dosBombeiros Voluntários de Alverca. A chama solidá-

ria seguiu até ao CEBI, onde estavam representan-tes e utentes de IPSS da freguesia. Já nas mãos decrianças e idosos, foi iluminando o coração de to-dos, até à Praça de S. Pedro, onde estava o GrupoCoral da Cercitejo, que entoou diversas canções.Viveu-se um momento impar, pois centenas e cen-tenas de pessoas associaram-se à iniciativa e co-mungaram de um mesmo desejo que a solidarie-dade seja cada vez mais uma forma de estar navida e não um momento fugaz.Prosseguindo o seu caminho, no carro de bombei-ros, a chama saiu da freguesia de Alverca, rumo àfreguesia do Sobralinho, numa caminhada inter-minável, tal como o trabalho solidário que nuncaacaba.

Chama solidária ilumina Alverca

Junta de Freguesia de Alvercadevolve à cidade mais uma peça

do seu património!Após obras de retauro, a Carreta Funerária de Alverca, "peçade grande valor artístico e patrimonial, característica dos finaisdo século XIX e início do século XX", pode agora ser "visitada"na Capela Mortuária, do cemitério de Alverca.A obra de restauro, a cargo da empresa Tacula, desenrolou-seem duas fases distintas.A primeira, que decorreu no estaleiro da Junta de Freguesia,consistiu numa limpeza preliminar, levantamento de amostraspara análise estratigráfica, desmontagem de eixo e rodas eacondicionamento para transporte e uma segunda fase, decarácter mais técnico, realizada nas instalações da Tacula, des-tinada à limpeza, tratamento, integração e consolidção detodos os componentes, tanto metálicos como de madeira.Deste restauro, que durou cerca de dois meses, apenas ficoude fora a parte têxtil, que foi complementada posteriormente.Assim, a partir de agora, a Carreta Funerária estará disponívelpara quem a quiser ver ou rever, na Capela Mortuária, docemitério de Alverca.

Alverca d'outrora