como tomar a decisão correta? - leo...

1
RIO DE JANEIRO, TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014 www.readmetro.com {EDUCAÇÃO} |13|◊◊ O que é melhor, fazer o que gosta ou que é for mais seguro? Sem dúvida nenhuma de- vemos buscar uma profis- são que tenha a nossa ca- ra. O dinheiro que venha nos encontrar como feli- zes profissionais. Trabalhar com algo que não gostamos mais cedo ou mais tarde nos adoecerá. Como tomar a decisão certa? Hoje, com a internet, po- demos conhecer bem as profissões. O que é, mer- cado de trabalho, até mes- mo tipos de profissões que sequer sabíamos que existiam. O mundo profis- sional vai bem mais além da medicina, engenharia ou advocacia. Como lidar com oposição dos pais sobre a escolha? Lidar com opiniões dos ou- tros, sejam pais ou não, vai além da escolha da profis- são. Se conhecer bem pode ajudar nesta tarefa. METRO WILSON GONZAGA Psiquiatra e consultor de empresas fala sobre a hora de escolher a profissão Para tomar uma decisão da maneira mais acertada é preciso informação. E pa- ra isso é aconselhável bus- car mais de uma fonte, re- comenda o especialista Leo Fraiman. “Você pode achar alguém em um momen- to de desilusão com a pro- fissão, assim como tam- bém pode encontrar um entusiasta que a exalte excessivamente.” Além de pesquisar, ou- tra alternativa está nos tes- tes vocacionais. “Funcio- nam como uma visão de você naquele determinado momento, como uma foto- grafia, por isso vale a pena fazer mais de um e em di- versos momentos.” Para obter uma avaliação mais apurada dos resulta- dos, o ideal é que os testes sejam feitos com orienta- ção e análise de um psi- cólogo ou um orientador profissional. Para ilustrar o caso, Frai- man cita uma dica funda- mental em qualquer fase de sua vida, do filósofo antigo Sócrates, que teve como pilar de seu pensamento uma fra- se que desafia até hoje: “Co- nhece-te a ti mesmo.” Mas o especialista observa que na fase do vestibular, is- so é mais difícil. “Conhecer a si mesmo em um momen- to de dúvidas, de transfor- mações corporais, cerebrais e hormonais no qual crises são inevitáveis, é uma tarefa mais complexa. “Escute você mesmo, seu coração e intui- ção, ser honesto com quem você é, com o que quer de verdade é o jeito mais segu- ro de não errar”, diz Fraiman. METRO Como tomar a decisão correta? É indicado pesquisar diversas fontes

Upload: trankhue

Post on 03-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Como tomar a decisão correta? - Leo Fraimanleofraiman.com.br/upload/midia/arquivos/1411129121.pdf · Como tomar a decisão certa? Hoje, com a internet, po-demos conhecer bem as profissões

RIO DE JANEIRO, TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2014www.readmetro.com {EDUCAÇÃO} |13|◊◊

O que é melhor, fazer o que gosta ou que é for mais seguro?Sem dúvida nenhuma de-vemos buscar uma profis-são que tenha a nossa ca-ra. O dinheiro que venha nos encontrar como feli-zes profissionais. Trabalhar com algo que não gostamos mais cedo ou mais tarde nos adoecerá.

Como tomar a decisão certa?Hoje, com a internet, po-demos conhecer bem as

profissões. O que é, mer-cado de trabalho, até mes-mo tipos de profissões que sequer sabíamos que existiam. O mundo profis-sional vai bem mais além da medicina, engenharia ou advocacia. Como lidar com oposição dos pais sobre a escolha?Lidar com opiniões dos ou-tros, sejam pais ou não, vai além da escolha da profis-são. Se conhecer bem pode ajudar nesta tarefa.

METRO

WILSON GONZAGA

Psiquiatra e consultor de empresas fala sobre a hora de escolher a profissão

Para tomar uma decisão da maneira mais acertada é preciso informação. E pa-ra isso é aconselhável bus-car mais de uma fonte, re-comenda o especialista Leo Fraiman. “Você pode achar alguém em um momen-to de desilusão com a pro-fissão, assim como tam-bém pode encontrar um entusiasta que a exalte excessivamente.”

Além de pesquisar, ou-tra alternativa está nos tes-tes vocacionais. “Funcio-nam como uma visão de você naquele determinado momento, como uma foto-grafia, por isso vale a pena fazer mais de um e em di-versos momentos.”

Para obter uma avaliação mais apurada dos resulta-dos, o ideal é que os testes sejam feitos com orienta-

ção e análise de um psi-cólogo ou um orientador profissional.

Para ilustrar o caso, Frai-man cita uma dica funda-mental em qualquer fase de sua vida, do filósofo antigo Sócrates, que teve como pilar de seu pensamento uma fra-se que desafia até hoje: “Co-nhece-te a ti mesmo.”

Mas o especialista observa que na fase do vestibular, is-

so é mais difícil. “Conhecer a si mesmo em um momen-to de dúvidas, de transfor-mações corporais, cerebrais e hormonais no qual crises são inevitáveis, é uma tarefa mais complexa. “Escute você mesmo, seu coração e intui-ção, ser honesto com quem você é, com o que quer de verdade é o jeito mais segu-ro de não errar”, diz Fraiman.

METRO

Como tomar a decisão correta?

É indicado pesquisardiversas fontes