como funciona a modificação genética dos alimentos

3
É também utilizado o argumento de que o cultivo de transgênicos poderia reduzir o problema da fome , visto que aumentaria a produtividade de variadas culturas, nomeadamente cereais . Porém, muitos estudos, inclusive o do ganhador do Prêmio Nobel de Economia, Amartya Sen , revelam que o problema da fome no mundo hoje não é ligado à escassez de alimentos ou à baixa produção, mas à injusta distribuição de alimentos em função da baixa renda das populações pobres. Dessa forma questiona-se a alegação de que a biotecnologia poderia provocar uma redução no problema da fome no mundo Amartya Sen (Santiniketan , 3 de novembro de 1933 ) é um economista indiano . Foi laureado com o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel de 1998 , pelos seus contributos para a teoria da decisão social, e do "welfare state ". O que é um Organismo Genéticamente Modificado ? Entende-se por organismo geneticamente modificado (OGM) todo o organismo cujo seu material genético foi manipulado de modo a favorecer alguma característica desejada. Quando se fala em Organismos Geneticamente Modificados, refere-se aos organismos transgênicos, mas estes não são exatamente a mesma coisa. Um transgênico é um organismo geneticamente modificado, mas um organismo geneticamente modificado não é obrigatoriamente um transgênico. Em síntese, um organismo geneticamente modificado só é considerado um

Upload: jurandir-pereira

Post on 03-Jul-2015

449 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Como funciona a modificação genética dos alimentos

É também utilizado o argumento de que o cultivo de transgênicos poderia reduzir o problema da fome, visto que aumentaria a produtividade de variadas culturas, nomeadamente cereais. Porém, muitos estudos, inclusive o do ganhador do Prêmio Nobel de Economia, Amartya Sen, revelam que o problema da fome no mundo hoje não é ligado à escassez de alimentos ou à baixa produção, mas à injusta distribuição de alimentos em função da baixa renda das populações pobres. Dessa forma questiona-se a alegação de que a biotecnologia poderia provocar uma redução no problema da fome no mundo

Amartya Sen (Santiniketan, 3 de novembro de 1933) é um economista indiano.

Foi laureado com o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel de 1998, pelos seus contributos para a teoria da decisão social, e do "welfare state".

O que é um Organismo Genéticamente Modificado ?

Entende-se por organismo geneticamente modificado (OGM) todo o organismo cujo seu

material genético foi manipulado de modo a favorecer alguma característica desejada.

Quando se fala em Organismos Geneticamente Modificados, refere-se aos organismos

transgênicos, mas estes não são exatamente a mesma coisa. Um transgênico é um organismo

geneticamente modificado, mas um organismo geneticamente modificado não é

obrigatoriamente um transgênico.

Em síntese, um organismo geneticamente modificado só é considerado um transgênico se for

introduzido no seu material genético parte de material genético de outro ser

Como funciona a modificação genética dos alimentos

A modificação por transferência de genes pode ser feita por algumas técnicas. De um modo

Page 2: Como funciona a modificação genética dos alimentos

geral, a engenharia genética permite que se retire o gene de um organismo e se transfira para outro. Esses genes entram na seqüência de DNA (onde estão as características de um ser vivo) do organismo receptor, gerando uma reprogramação. A partir daí, chega-se a novas substâncias e aos organismos transgênicos. Entre as técnicas mais utilizadas para manipulação genética estão a micro-injeção (uso de micro-agulhas), micro-encapsulação (transferência de genes através de cápsulas), eletroporação (por corrente elétrica), fusão celular e técnicas de hibridização.

Vocabulário útil para entender os transgênicos

Alimentos geneticamente modificados: são alimentos compostos contendo organismos geneticamente modificados ou derivados destes. São criados em laboratórios com a utilização de genes de espécies diferentes de animais, vegetais ou micróbios. Biotecnologia: controle de funções biológicas com a finalidade de interferir nos processos vitais dos seres vivos com o objetivo de melhorar, modificar ou desenvolver certos produtos. Cultivares: são as sementes melhoradas criadas em laboratórios que podem ser patenteadas e se tornarem propriedades de empresas petroquímicas-biotecnológicas. DNA/RNA recombinante: são moléculas de material genético manipuladas fora das células vivas mediante modificação de segmentos de DNA/RNA, naturais ou sintéticos, que possam se multiplicar em uma célula viva. Ou ainda, as moléculas de DNA/RNA resultantes desta manipulação. Engenharia genética: atividade de manipulação de moléculas DNA/RNA recombinante. Gene inseticida: gene introduzido na planta para que ela passe a produzir substâncias de resistência a seus insetos predadores. Modificação genética: técnicas de DNA recombinante. Consiste na introdução direta de material hereditário de uma espécie em um outro organismo de espécie diferente, tendo como resultado a formação de novas células ou novas combinações genéticas, que, de outra forma, não ocorreriam naturalmente. Monsanto: multinacional que detém o direito de produção do herbicida Roundup e da soja transgênica resistente a ele (soja RR). Objetiva entrar no mercado brasileiro vendendo seus produtos para agricultores e encontra resistência de ambientalistas e instituições de defesa do consumidor. É a maior produtora de herbicidas do mundo. Organismos geneticamente modificados (OGMs): organismos que tenham sido alterados geneticamente por métodos e meios que não ocorrem naturalmente.

Que empresas produzem transgénicos?As principais são a Monsanto, Bayer, Syngenta, Dow, BASF e Du Pont. A Monsanto possui mais de 90% de todo o mercadoTRANSGENIA:

A transgenia, chamada também de técnica do DNA recombinante ou engenharia genética, teve origem em 1972, na observação da bactéria Agrobacterium tumefasciens. Essa bactéria, presente no solo, causa uma doença em plantas chamada galha de coroa. A bactéria insere parte de seus genes nas células da planta, modificando o genoma dessas células e passando a produzir um tumor que alimenta a bactéria.

de sementes transgénicas.

ORIGENS DA TÉCNICA:

A lei da genética que permite a compreensão dessa tecnologia intuitiva foi escrita pela primeira vez em 1865 pelo austríaco Gregor Mendel, que observou os resultados do cruzamento sexual em ervilhas.

Mendel elaborou importantes leis da genética que definiram as características das células sexuais dos indivíduos e da transferência de genes, revolucionando a biologia e traçando as bases atuais da genética