como atender às necessidades da produção e do meio...

16
Como atender às necessidades da produção e do meio ambiente? Encontre pontos de melhorias e adequações para a sua empresa e diminua gastos com multas ambientais

Upload: leque

Post on 12-Feb-2018

214 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Como atender às necessidades da produção e

do meio ambiente?

Encontre pontos de melhorias e adequações para a sua empresa e diminua gastos com multas

ambientais

2

Índice

Introdução

Tipos de Efluentes e Resíduos

Qual a melhor forma de tratamento?

Quais as normas e resoluções mais

urgentes?

Como evitar as multas?

A ConsultEQ entrega a sua solução!

Como atender às necessidades da produção e do meio ambiente?

03

05

07

10

13

15

3

Introdução

Sabe-se que hoje é de extrema importância estar alinhado com o meio ambiente, vistoque os órgãos ambientais, como o CONAMA e IBAMA, possuem suas resoluçõesrigorosas e soberanas sobre Estados e Municípios.

Em Minas Gerais há fiscalização por parte da Semad – Secretaria de Estado do MeioAmbiente e Desenvolvimento Sustentável, COPAM – Conselho Nacional de PolíticaAmbiental, além da atuação da FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de MinasGerais.

Diante disso, é preciso se precaver em relação às normas técnicas e regulamentadoras,decretos, registros, entre outros, para que o pagamento de multas não seja uma práticacomum. O mais importante, é se preocupar na adequação perante à sociedade, poissomos nós e nossos consumidores os principais afetados. É preciso evitar que tenhamosinvalidades ambientais para que não haja riscos e consequências maiores para nossosvizinhos, amigos e parentes.

Com isso, esse material auxiliará sua empresa a atender os resíduos e efluentes gerados,como tratá-los e quais as necessidades para estar de acordo com a legislação!

Como atender às necessidades da produção e do meio ambiente?

Tipos de efluentes e resíduos

Capítulo 1

Tipos de efluentes e resíduossólidos

Efluentes:

Águas residuais da lavagem de máquinas, equipamentos e utensílios;

Líquido proveniente de caixas de gordura;

Efluentes sanitários.

Resíduos Orgânicos:

Resto de alimentos em geral provenientes de restaurantes e supermercados;

Lodos de estações de tratamento de esgoto biológicas, inclusive sanitários;

Produtos vencidos ou fora da especificação.

5Como atender às necessidades da produção e do meio ambiente?

6Como atender às necessidades da produção e do meio ambiente?

Resíduos Comerciais

A geração de resíduos sólidos figura como uma das principais preocupações da sociedade atual. Com o crescimento da população e a urbanização acelerada, há uma grande quantidade de lixo que é devolvida ao meio ambiente de forma inadequada.

Em 2014, o mais recente levantamento do Panorama dos Resíduos Sólidos, da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais(Abrelpe), apontou que, de 2003 a 2014, a geração de lixo cresceu 29%.

A adoção de medidas que possam minimizar as agressões ambientais é de responsabilidade dos estabelecimentos geradores, que devem fazer uso do tratamento de resíduos reduzindo impactos e podendo, até mesmo, incorporar lucro com os subprodutos desse “lixo”. É a chamada gestão de resíduos, prevista na Lei 12.305./2010.

Qual a melhor forma de tratamento?

Capítulo 2

8Como atender às necessidades da produção e do meio ambiente?

Estação de tratamento de Efluentes (ETE)

É uma infraestrutura operacional composta por unidades de tratamento que removem as cargas poluidoras do efluente, elevando seu potencial de reuso e garantindo que a qualidade do efluente final esteja de acordo com os padrões estabelecidos nas legislações ambientais vigentes.

“As doenças causadas pelo saneamento ambiental

inadequado aumentaram desde 2008.”

IBGE

Como é feito o tratamento?

1. Pré – Tratamento: remover os materiais em suspensão; separação da água residual das areias;2. Tratamento Primário: neutralização das cargas e separação das partículas por floculação/sedimentação;3. Tratamento Secundário: reações bioquímicas para remover o composto orgânico;4. Tratamento do Lodo: reduzir o volume e teor de matéria orgânica;5. Tratamento Terciário: revisão da quantidade de matéria orgânica a ser descartada.

Clique aqui

9

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)

É um documento descritivo de como uma empresa pretende fazer a destinação, separação, transporte e tratamento correto dos resíduos encontrados.

É importante verificar as Regulamentações Federais, Estaduais e Municipais.

A Gestão Ambiental e a Logística Reversa são ferramentas utilizadas nesta nova postura das indústrias, pois auxiliam na forma de conduzir o ciclo de produção visando à redução e desperdício dos seus insumos: energia, água, matéria prima, embalagem, etc.

Como atender às necessidades da produção e do meio ambiente?

Para executar o PGRS é preciso conhecer e discutir a legislação ambiental vigente na localidade da empresa.

As empresas que não possuem o PGRS são obrigadas a elaborarem, visto que faz parte do Licenciamento Ambiental.

O Plano de Gerenciamento evita que as empresas sejam multadas e/ou fechadas.

As multas podem variar de R$50,00 a 50.000,00.

Clique aqui

Quais as normas e resoluções mais urgentes?

Capítulo 3

11

PGRS

ABNT NBR 11174:1990

Dispõe sobre o armazenamento de resíduos classes II não inertes e classe III inertes. Eles devem estar armazenados em local apropriado, com a devida identificação e rótulo visível.

ABNT NBR 7500:2013

Estabelece a simbologia e o dimensionamento nas embalagens para identificar o transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento de produtos a fim de indicar os riscos e os cuidados a serem tomados;

ABNT NBR 12235:1992

Fixa as condições exigíveis para o armazenamento de resíduos perigosos de forma a proteger a saúde pública e o meio ambiente;

Como atender às necessidades da produção e do meio ambiente?

ABNT NBR 17505-1:2013

Tem como objetivo geral estabelecer os requisitos exigíveis para os projetos de instalações de armazenamento, manuseio e uso de líquidos inflamáveis e combustíveis, incluindo os resíduos líquidos, contidos em tanques estacionários e/ou em recipientes.

Resolução 420 da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres – para transporte de produtos e resíduos perigosos.

12

Tratamento de Efluentes

O Código das Águas, criado em 1932, foi o primeiro decreto a abordar a preservação dos recursos hídricos do País: “são expressamente proibidas construções capazes de poluir ou inutilizar para o uso ordinário a água do poço ou nascente alheia a elas preexistentes”.

Código Civil – Lei 10.406 de 2002

Regula a questão da poluição das águas, o artigo 1.291 determina que “o possuidor do imóvel superior não poderá poluir as águas indispensáveis às primeiras necessidades da vida dos possuidores dos imóveis inferiores; as demais, que poluir, deverá recuperar, ressarcindo os danos que estes sofrerem, se não for possível a recuperação ou o desvio do curso artificial das águas”.

Como atender às necessidades da produção e do meio ambiente?

O uso de transporte de efluentes se faz necessário para garantir que os resíduos cheguem ao seu destino com segurança e essa operação requer cuidado.

Resolução nº 357, de 17 de março de 2005, do Conama, estabelece condições para o lançamento de efluentes; Resolução nº 430, de 13 de maio de 2011, que complementa a anterior e classifica corpos de água.

Como evitar as multas?

Capítulo 4

14

As melhores soluções:

A ConsultEQ te ajuda a obter uma ETE e elaborar um PGRS!

Você pode também:

1 . Criar um Sistema de Gestão Ambiental definido e documentado para obter a redução de riscos de acidentes, aumento da qualidade dos processos e serviços, redução e economia de matérias primas, energia e água, captação de novos clientes, melhora da imagem da empresa.

2. Elaborar um documento com os principais objetivos e metas ambientais, no qual possua indicadores para mensurá-los e criar planos de ações para cumpri-lo.

3. Estabelecer um programa interno em Educação Ambiental – capacitar e treinar os funcionários para adquirirem competências necessárias para observarem o cumprimento das normas.

4. Criar procedimentos que identifiquem potenciais situações de emergência e acidentes que possam causar impactos ambientais. Além de difundir e conscientizar todos os colaboradores quanto aos aspectos e impactos ambientais de sua organização.

Como atender às necessidades da produção e do meio ambiente?

15Como atender às necessidades da produção e do meio ambiente?

A ConsultEQ entrega a sua solução!

A ConsultEQ possui uma equipe flexível para te atender.

Temos grande adaptabilidade para deixá-lo o mais confortável possível.

Personalizamos o serviço de acordo com a sua necessidade.

Nosso trabalho gera valor, visto que o conhecimento é colocado em prática.

Possuímos estrutura tecnológica de fácil acesso.

Entre em contato clicando na imagem ou por meio de uma ligação que verificamos a sua solução!

Créditos: Diretoria de Marketing 2017-1