comissÃo geral – “ministro da justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

33
COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5.2015 COMISSÃO GERAL “Ministro da Justiça – José Eduardo Cardozo” Esclarecimentos relativos à pasta do Ministério da Justiça, com a presença do Ministro José Eduardo Cardozo. Participações: 76 participações pela Central 0800 (0800.619619) 74 participações na sala interativa do Portal e-Democracia Ações para feedback aos participantes: Divulgação na TV Câmara, ao vivo, das perguntas e comentários enviados; Elaboração de relatório com o resultado da participação, encaminhado aos deputados relacionados ao tema. PERGUNTAS ENCAMINHADAS PELOS INTERNAUTAS E TELESPECTADORES DA TV CÂMARA 1. Senhor ministro, os parlamentares querem botar os jovens na cadeia, com a mentira de que o motivo da violência são os menores e o tráfico de drogas. Como considero o senhor uma autoridade digna e democrata, gostaria de perguntar qual a providência e a política pública para descriminalizar a maconha, por que se dependermos do Senador Cristovam Buarque, milhares de jovens serão presos como traficantes sendo apenas usuários. O que podemos esperar de Vossa Excelência? Por que não tem ninguém preso na operação onde o helicóptero do senador Perrella foi apreendido com 400 quilos de cocaína? Quem julga o usuário é o juiz ou a polícia? (José Maria Eulálio Neto - DF - [email protected]) 2. Por que não unificar as polícias sob o comando da polícia civil? (Joel Israel Garcia – MG - Telefone: 03535241612)

Upload: ngoduong

Post on 07-Jan-2017

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

7.5.2015

COMISSÃO GERAL “Ministro da Justiça – José Eduardo Cardozo”

Esclarecimentos relativos à pasta do Ministério da Justiça, com a presença do Ministro José Eduardo Cardozo.

Participações:

76 participações pela Central 0800 (0800.619619) 74 participações na sala interativa do Portal e-Democracia

Ações para feedback aos participantes:

Divulgação na TV Câmara, ao vivo, das perguntas e comentários enviados; Elaboração de relatório com o resultado da participação, encaminhado aos

deputados relacionados ao tema.

PERGUNTAS ENCAMINHADAS PELOS INTERNAUTAS E TELESPECTADORES DA TV CÂMARA

1. Senhor ministro, os parlamentares querem botar os jovens na cadeia, com a mentira de que o motivo da violência são os menores e o tráfico de drogas. Como considero o senhor uma autoridade digna e democrata, gostaria de perguntar qual a providência e a política pública para descriminalizar a maconha, por que se dependermos do Senador Cristovam Buarque, milhares de jovens serão presos como traficantes sendo apenas usuários. O que podemos esperar de Vossa Excelência? Por que não tem ninguém preso na operação onde o helicóptero do senador Perrella foi apreendido com 400 quilos de cocaína? Quem julga o usuário é o juiz ou a polícia? (José Maria Eulálio Neto - DF - [email protected])

2. Por que não unificar as polícias sob o comando da polícia civil? (Joel Israel Garcia – MG - Telefone: 03535241612)

Page 2: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

3. Por qual motivo ainda foi não regulamentada a Polícia Ferroviária Federal? (Josimar Barbosa - MG - [email protected])

4. Senhor presidente, gostaria que o senhor explicasse o que é segurança pública. Pois, para mim, segurança pública é ferramenta de educação, escola integral, saúde, respeito ao cidadão e a democracia. Está certo ou errado? Fazendo uma analogia, nossos parlamentares desconhecem o que é segurança pública, pois a ferramenta é resistir aos autos de resistência. Foi o que aconteceu com o senador Perrela, que foi aprendido pela Polícia Federal com um helicóptero e com 400 Kg de cocaína e ninguém foi preso. O silêncio da Câmara dos Deputados e do Senado Federal em relação a isso é segurança pública? Ou segurança pública é para prender negros e pobres, usuários de maconha como traficantes. Isso não seria uma ferramenta de segurança pública, como faz Uruguai, Estados Unidos e a Europa em geral. Um exemplo de um grande homem parlamentar foi o deputado Jose Valdemar de Alcântara. Ele sim tinha o conhecimento do que é democracia, cidadania e segurança pública. Que esta Casa se espelhe neste deputado. (José Maria Eulálio Neto - DF [email protected])

5. Não é o momento de ter um atendimento especial às crianças e aos adolescentes? É um momento de olhar e fazer algo para facilitar. (Gidalva de Jesus Santos – BA - [email protected])

6. O que está sendo feito com relação à segurança pública? (Francisco Carlos Pereira - SC - Telefone: 04734549506)

7. Por que não à federalização das polícias estaduais, já que o ministro da Justiça defende maior integração entre os órgãos de segurança pública? Porque as Instituições de segurança públicas estaduais ficam a mercê da vontade de cada governador e esses nem sempre tem como prioridade a segurança pública em seu programa de governo e quem sofre com isso é a população. (Edimilson Rocha Nunes - TO - [email protected])

8. Por que o senhor não regulamenta a Polícia Ferroviária Federal, já que existe lei assinada pela presidente Dilma? (Alberto Paulo Oswald - RJ - [email protected])

9. No Brasil, todas as pessoas são de bem até o momento de encararem algo que dificulte a sua índole na sociedade. O desarmamento é imprescindível para o controle da segurança pública e da violência nos bairros e nos centros das capitais. A segurança pública é algo que todos nós devemos fazer como cidadãos. É ajudar a Polícia Federal, civil e militar, denunciando situações de irregularidades sociais. (Everton Luiz da Rosa Alves - RS - [email protected])

10. O que ocasionou o encontro do ministro José Eduardo Cardozo com os defensores dos empreiteiros presos, já que a segurança pública é da pior qualidade? (Antenor Rocha dos Santos - BA- Telefone: 07136371624)

Page 3: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

11. O que está sendo feito para combater as drogas nas fronteiras do país? (Jeferson Mendonça de Oliveira - AM - [email protected])

12. Senhor ministro, descriminalizando a maconha diminuirá a violência? (José Maria Eulálio neto - DF - [email protected])

13. O reajuste para o servidor público federal será liberado este ano. Por que todos esses anos sem aumento? (Silvio Jose da Silva - RJ - Telefone: 02130167597)

14. O direito de possuir uma arma em casa para defesa do lar antecede a existência de ministros. O Estado não consegue dar segurança para todos e nem conseguirá. (Alberto Reichmann - PR - Telefone: 04230351280)

15. Por que não adotar o sistema de tolerância zero com relação à violência, assim como foi feito em Nova Iorque? (Sidnei Batista da Silva - SP - Telefone: 01136838093)

16. Não seria o caso de ter mais psicólogos para conscientizar os jovens, estudantes e pessoas necessitadas de ajuda? (Gidalva de Jesus Santos - BA - [email protected])

17. Os regimes totalitários tomam como medida desarmar a população e, no Brasil, isso aconteceu. Nós vamos continuar sendo mortos sem termos como nos defender? Vamos continuar assistindo os direitos humanos atenderem só os bandidos e não a família da vítima? (Sirlei Soares de Lima - PR - [email protected])

18. Precisamos de policiais ou seguranças qualificados nas escolas, pois o tráfico de entorpecentes está começando cada vez mais cedo. A escola está sendo a porta de entrada para as drogas. Precisamos evitar que nossas crianças sejam vítimas. (Joaquim da Silva Oliveira - MG - Telefone: 04230351280)

19. Em 1960, havia o batalhão Soes que entregava a força de emergência das Nações Unidas e lá havia a vigilância da fronteira entre Israel e Egito. O batalhão SOES participou dessa missão para evitar que houvesse a terceira guerra mundial. Fui para lá em 60 e gostaria de sugerir a criação um batalhão para que haja uma vigilância de nossas fronteiras através da criação de postos de observação. (Gilberto Verçosa Serrão - RJ - Telefone: 02137351970)

20. O que será feito a respeito do julgamento dos assassinos dos auditores do trabalho mortos em Unaí/MG? Esse é um caso que se arrasta há mais de dez anos. (Carlos Alberto Alexandre - RJ - [email protected])

21. Eu sou guarda municipal com 35 anos de carreira e pergunto qual é a visão do Ministro da Justiça com respeito a PEC 534/2002, que dispõe sobre as competências da guarda municipal e criação da guarda nacional. Outro questionamento é referente a Lei 13022/2013, que amplia as atribuições da guardas municipais, mas ela ainda não

Page 4: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

possui o título de polícia municipal. Com isso, ela corre os mesmos riscos do agente policial, mas não tem o direito à aposentadoria que tem os policiais com 25 ou 30 anos de carreira. E, por último, qual a sua visão com respeito ao PLP 330 que trata desse assunto, ou seja, da aposentadoria especial? (João da Cruz Passos - RJ - [email protected])

22. Gostaria de saber o que o senhor ministro da Justiça pode fazer em relação à segurança pública no estado de Minas Gerais? (Vanderleia de Oliveira Vieira - MG - [email protected])

23. Por que as pessoas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) podem andar armadas sem ser punidas? (Paulo Roberto de Oliveira Machado - MG - [email protected])

24. Como foi feito acordo com relação a drogas com Peru e com o Paraguai, por que não é feito também com a Bolívia, já que é o responsável pela maior parte das drogas que chegam ao Brasil? (Vitor Diniz - MS - Telefone: 06732010089)

25. Fala-se tanto em combater a corrupção, pergunto o motivo de corruptos como José Dirceu e a turma toda do mensalão estarem soltos e serem recebidos com honra por seus partidos? (Maria Assunção Soares de Araújo - DF - [email protected])

26. Por que a diferença salarial dos policiais do Distrito Federal é tão grande em relação a outros estados? (Leila Cristina Cantos Coutinho - RJ - Telefone: 02136063034)

27. Igualar o salário no nível do Distrito Federal não seria uma prerrogativa para que todos os policiais trabalhassem melhor? (Leila Cristina Cantos Coutinho - RJ - Telefone: 02136063034)

28. O ministro disse que não pode mexer na Constituição Federal de 1988 para reduzir a maioridade penal. Por que então houve mudanças na legislação a respeito do voto, que era de 18 anos, e passou para 16 anos de idade? (Maria Lindaura de Lima Santos - BA - Telefone: 07132127977)

29. Por que o ministro descumpre a lei que a Presidente Dilma sancionou, que é a passagem dos policiais ferroviários da antiga rede ferroviária CDTU e Transurb para o Ministério da Justiça? (Paulo Cesar Lustosa - RJ - [email protected])

30. Gostaria de lembrar ao ministro que, no governo do ex-presidente Getúlio Vargas, existiam colônias agrícolas para menores, onde o menor trabalhava, estudava e se recuperava. Nos dias de hoje, o Brasil está em uma identidade de bandidagem, tráfico, corrupção e prostituição. Qual é a identidade que o senhor quer para seus netos e bisnetos daqui a alguns anos? (João Paulo de Souza - ES - Telefone: 02733297409)

Page 5: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

31. No Rio de Janeiro existe um uso, pelos marginais, de fuzis. Sabemos que no Brasil essa

arma não é vendida. Foi feita investigação e concluíram que esses fuzis vinham de um país vizinho. A Polícia Federal foi indagada e respondeu que não há esse tipo de investigação para saber a origem da arma. Por que não faz essa investigação? Muitas pessoas vêm morrendo devido à entrada dessa arma. (Rogério Correa Braga - RJ - [email protected])

32. O senhor acha que o povo brasileiro acredita no que é dito pelo seu Governo, que acaba de prejudicar os trabalhadores com essas novas medidas da economia? (Jairo Bezerra Duarte - SP - Telefone: 01233029639)

33. Por que o governo não toma providências com relação às arbitrariedades cometidas pelos sem terras, como ameaças dentre outras. Para mim isso se caracteriza como crime perfeito. Quero saber quem nos defenderá de uma pessoa que mora na rua, não possui identificação e nos agride. (Sônia Maria dos Santos Nascimento - PA - [email protected])

34. Como fica a situação dos policiais ferroviários federais? (Luiz Vitorino - SP - [email protected])

35. Senhor ministro da Justiça, pergunto por que os policiais ferroviários federais não foram recebidos no Departamento de Polícia Ferroviária Federal do seu ministério? Conforme a lei nº 12.462 Alterações da Organização da Presidência da República e dos Ministérios Art. 48. A Lei no 10.683, de 28 de maio de 2003, passa a vigorar com as seguintes alterações: art. 48 § 8º Os profissionais da Segurança Pública Ferroviária oriundos do grupo Rede, Rede Ferroviária Federal (RFFSA), da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (TRENSURB) que estavam em exercício em 11 de dezembro de 1990, passam a integrar o Departamento de Polícia Ferroviária Federal do Ministério da Justiça." (Luiz Vitorino - SP – [email protected] )

36. Senhor ministro, por que tanta burocracia para pessoas de bem comprarem uma arma, ao passo que bandidos, assaltantes, traficantes passam pelas fronteiras quase sempre sem vigilância e trazem as armas mais modernas e potentes que existem no mercado sem serem molestados? Será que nós, que tentamos fazer tudo certo, não temos que seguir o mesmo caminho da bandidagem? (Santini - RS - [email protected])

37. Há projeto prático para a melhor comunicação entre as polícias? (Julio Bento - RJ - [email protected])

38. Por que não utiliza as Forças Armadas como apoio constante no combate ao crime? E não apenas em ocasiões especiais. (Julio Bento - RJ - [email protected])

39. Pergunto ao ministro como é possível que a responsável legal pelo Conselho de Administração pode "não" ser legalmente responsável pelos danos causados ao

Page 6: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

erário? E se a responsável não responde por improbidade pelo dano comprovadamente causado? (Luciano David - CE - [email protected])

40. Pergunto ao ministro como é possível que alguém seja citado mais de dez vezes por delatores e "ninguém" vê motivo para investigar a "delatada"? (Luciano David - CE - [email protected])

41. Como assim de qual conselho? Estou falando do conselho de administração da Petrobras e do caso Pasadena, o que mais seria? (Luciano David - CE - [email protected] )

42. É correto o aparelhamento do STF, por partido político, em detrimento da maioria popular? (Almeida - SP - [email protected])

43. Mas peço que pergunte nesses termos, se a responsável legal pelo conselho é ou não legalmente responsável pelos atos do próprio conselho? (Luciano David - CE - [email protected])

44. O poder do tráfico vem o dinheiro de papel, retire essa variável e o tráfico morre. Já viu alguém comprando drogas no cartão de crédito? (Luciano David - CE - [email protected])

45. Para acabar com o crime organizado, basta abolir o dinheiro em espécie. O crime vive do dinheiro de papel. Pergunte ao ministro se não é mais viável tornar os crimes impossíveis, abolindo o uso do dinheiro de papel e adotando apenas meios eletrônicos? (Luciano David - CE - [email protected] )

46. E sobre a revogação do Estatuto do Desarmamento? Quando vamos ter nossos direitos a portar armas para nossa autodefesa? Já que o governo não tem condição de manter a segurança de cada cidadão. Já a revogação do Estatuto do Desarmamento. (Elton - CE - [email protected])

47. A movimentação financeira do tráfico é exorbitante. O que acontece com o dinheiro que é apreendido? (Julio Bento - RJ - [email protected])

48. A Polícia Ferroviária Federal é cláusula pétrea também e por que não foi criado o Departamento de Polícia Ferroviária Federal? (Luiz Vitorino - SP - [email protected])

49. Por que o governo se omite em cumprir a Constituição Federal, em regulamentação da Polícia Ferroviária Federal? (João Carlos Silveira - MG - [email protected])

50. Por que não igualar os salários dos policiais dos demais estados com os do DF?

Page 7: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

(Leila - RJ - [email protected])

51. Por que os carros policiais não possuem uma blindagem? (Leila - RJ - [email protected])

52. Perguntem ao ministro por que as ONGs de defesa de direitos humanos "não" são obrigadas a prestar assistência primeiro às vítimas antes de defender tão ferrenhamente os bandidos? (Luciano David - CE - [email protected] )

53. Qual a dificuldade em se votar a PEC 534? (Leila - RJ - [email protected])

54. Como é utilizado o dinheiro encontrado com os traficantes? E as armas? (Leila - RJ - [email protected])

55. Por que nossa colega Polícia Rodoviária Federal, que também possui uma ADI, que sequer foi julgada, já foi regulamentada. Já Polícia Ferroviária Federal foi engavetada, dificultando sua regulamentação. (João Carlos Silveira - MG - [email protected])

56. A Polícia Ferroviária Federal é cláusula pétrea também e por que não foi criado o Departamento de Polícia Ferroviária Federal? (Abrão - BA - [email protected])

57. Gostaria de saber se o Ministro da Justiça é defensor do povo do Brasil ou defensor dos direitos do PT. (Valdo - SP - [email protected])

58. Senhor ministro Eduardo Cardozo, por que somente os bandidos têm armas e os cidadãos de bem têm o direito prejudicado pela lei do desarmamento? (Charlie - SP - [email protected])

59. Senhor ministro da Justiça, pergunto por que os policiais ferroviários federais não foram recebidos no Departamento de Polícia Ferroviária Federal do seu ministério, conforme a lei Nº 12.462. (Luiz Vitorino - SP - [email protected])

60. Olá, eu gostaria de saber a opinião do ministro sobre os excedentes do atual concurso da Polícia Federal. Atualmente, a PRF convoca os candidatos excedentes, porém a PF não. Devido à importância da Polícia Federal não seria importante dar essa oportunidade aos candidatos aprovados? (Andre - SC [email protected])

61. Senhor ministro, o senhor fica falando na Operação Sentinela, nossas fronteiras estão abandonadas: quando o seu governo vai regulamentar a indenização de fronteira? (Fronteira - RS - [email protected])

Page 8: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

62. Gostaria de saber a opinião do ministro sobre os excedentes do atual concurso da Polícia Federal. Atualmente, a PRF convoca os candidatos excedentes, porém a PF não. Devido à importância da Polícia Federal, não seria importante dar essa oportunidade aos candidatos aprovados? (Raphael Gaia - AL- [email protected])

63. Ministro, quanto de dinheiro ilegal circula no país? Quantas organizações atuam lavando o dinheiro? Hipótese: o criminoso tem dinheiro e paga pela defesa, o dinheiro antes ilegal passa a ser legal. Existe justiça? (Erasmo Neto. - PR - [email protected])

64. Durante a Copa, fizeram média para os estrangeiros e o nosso povo. Como fica, senhor ministro? (Alexandre - SP- [email protected])

65. Ministro, por que fomos a favor de permanecer com as nossas armas quando ocorreu o plebiscito, por que nos foi tirado esse direito mesmo tendo nós vencido plebiscito? (Fabiano - SP - [email protected])

66. Quando o seu governo vai regulamentar a indenização de fronteira? (Fronteira - RS [email protected])

67. Ministro, fale sobre o interesse em aumentar o efetivo da Polícia Federal, que atualmente está muito defasado! Há interesse em chamar aprovados além das 600 vagas do atual concurso? (Dimitre - MG - [email protected])

68. Como cobrir as fronteiras com o atual efetivo da PF? (Dimitre - MG - [email protected])

69. Não tem servidor na fronteira, só funcionou um pouquinho na Copa: quando o seu Governo vai regulamentar a indenização de fronteira? (Fronteira - RS [email protected])

70. Olá, eu gostaria de saber a opinião do ministro sobre os excedentes do atual concurso da Polícia Federal? Atualmente a PRF convoca os candidatos excedentes, porém a PF não. Devido à importância da Polícia Federal, não seria importante dar essa oportunidade aos candidatos aprovados? (Raphael Gaia - AL - [email protected])

71. Ministro, fale sobre a Polícia Ferroviária Federal, art. 144, §3º da CF, funcionou o DPF, depois foi extinto, cadê os Policiais Ferroviários? (Rosa - RJ - [email protected])

72. Como vai resolver a falta de efetivo da PRF? (Raulino - PI - [email protected])

Page 9: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

73. O ministro poderia explicar por que o MST nunca é penalizado? Qual será o mistério? (Monica - RJ - [email protected])

74. Repetindo a pergunta do colega: "Olá, eu gostaria de saber a opinião do ministro sobre os excedentes do atual concurso da Polícia Federal. Atualmente, a PRF convoca os candidatos excedentes, porém a PF não. Devido à importância da Polícia Federal, não seria importante dar essa oportunidade aos candidatos aprovados? (Ana - RN - [email protected])

75. Por que o ministro não cita a Polícia Ferroviária como órgão do MJ, já que esta polícia é constitucional? (José Carlos da Silva - SC - [email protected])

76. Uma coisa eu concordo, armas aumentam a violência, mas por que não desarmam os bandidos? Isso reduziria a violência ou não? (Alessandro - PR - [email protected])

77. Existe pesquisa de quantos policiais formados nas academias hoje servem ao crime organizado? (Erasmo Neto. - PR - [email protected])

78. Por que o ministro não cita a Polícia Ferroviária como órgão do MJ, já que esta polícia é constitucional? (José Carlos da Silva - SC - [email protected])

79. Pergunto por que os policiais ferroviários federais não foram recebidos no Departamento de Polícia Ferroviária Federal do seu ministério? Conforme a Lei nº 12.462 alterações da organização da Presidência da República e dos Ministérios Art. 48. A Lei no 10.683, de 28 de maio de 2003, passa a vigorar com as seguintes alterações: art. 48 § 8º Os profissionais da Segurança Pública Ferroviária oriundos do grupo Rede, Rede Ferroviária Federal (RFFSA), da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (TRENSURB) que estavam em exercício em 11 de dezembro de 1990, passam a integrar o Departamento de Polícia Ferroviária Federal do Ministério da Justiça. (Luiz Vitorino - SP - [email protected])

80. Outra coisa que vale mencionar é a política diferente para órgãos vinculados ao mesmo ministério, ao passo que a PRF se mostra muito mais flexível em relação aos candidatos aprovados e não convocados, mostrando uma maturidade maior em sua administração. Já o DPF segue o contrário, não discute o assunto, despreza os candidatos do certame e não trabalha em função do seu quadro de agentes. A PF se demonstrou interessada em convocar excedentes do concurso para Administrativo, porém, a demanda mais crítica, que é a carreira policial, ela ignora. Como é isso? (Ricardo Rewind - RJ - [email protected])

81. Por que o senhor ministro não cita a Polícia Ferroviária como órgão do MJ a e somos amarrados por lei? (José Carlos da Silva - SC - [email protected])

Page 10: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

82. Senhor ministro, respeitosamente, dirijo-me ao senhor e lhe pergunto quando a

Constituição brasileira será respeitada no que diz respeito a policia ferroviária que a 26 anos luta para seu reconhecimento , sabendo que a sonegação de impostos e trafico de armas e drogas por falta de policiamento nas ferrovias chega a 10 bilhões anual por favor entre para a história da Policia Ferroviária como um patrono e não como mais um que não respeitou a constituição. Obrigado. (Dina Leozina - RJ - [email protected])

83. Senhor ministro Cardoso, minha pergunta se refere à Polícia Ferroviária Federal. A lei Lei 12.462/11 determina a transferência destes policiais para o Ministério da Justiça e as informações oficiais da sua pasta dão conta de que a lei não foi cumprida ainda por estar sendo questionada por uma ADI. Senhor ministro, é do conhecimento público que também o RDC foi questionado por uma ADI e mesmo assim os estádios foram construídos e a Copa do mundo no Brasil foi considerada um sucesso, portanto cabe-nos questionar quais são as verdadeiras razões pelas quais este ministério não cumpre a lei. (Verardi - SP - [email protected])

84. Pergunto ao Ministro da Justiça: o descumprimento consciente de uma lei por parte de uma autoridade não incorre no crime de improbidade administrativa? O Sr. Ministro não considera um mau exemplo que tal crime esteja sendo praticado justamente pelo Ministro responsável pela pasta da Justiça, ao descumprir a Lei 12462/11 que determina a transferência dos Policiais ferroviários Federais para o vosso ministério? (Verardi - SP - [email protected])

85. Pergunto ao ministro se não é mais fácil tornar os crimes impossíveis em vez de gastar bilhões ineficientemente em repressão? Sugiro abolir o uso de dinheiro em espécie como meio de sufocar o crime na sua fonte de poder, o dinheiro. Sem dinheiro de papel o crime morre! (Luciano David - CE - [email protected])

86. Por que a PF não convoca os excedentes, visto que a PF está com um efetivo defasado? (Renan - PR - [email protected])

87. Gostaria de saber a opinião do ministro sobre os excedentes do atual concurso da Polícia Federal. Atualmente a PRF convoca os candidatos excedentes, porém a PF não. Devido à importância da Polícia Federal, não seria importante dar essa oportunidade aos candidatos aprovados? (Raphael Gaia - AL - [email protected])

88. Por que as fronteiras do Brasil são tão mal fiscalizadas? Por que o governo é tão omisso com nossas fronteiras, permitindo o fortalecimento do crime organizado? Segue o exemplo dos EUA, México e Argentina, que possuem uma Polícia Federal com efetivo 10x melhor que a nossa, mesmo nós sendo a sexta maior economia do país. (Renan - PR - [email protected])

Page 11: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

89. Senhor ministro, não é um disparate as Polícias Rodoviária Federal e Polícia Federal estarem deixando de atuar por falta de efetivo, enquanto policiais ferroviários federais estão ociosos, afastados, cedidos a outros órgãos apesar de a Lei 12.462 determinar a transferência destes policiais para o Ministério da Justiça e esta lei não está sendo cumprida pelo senhor? (Verardi - SP - [email protected])

90. A Polícia Ferroviária Federal Art. 144 da CF § 3, por que o ministro não cumpre a lei? (Luiz Vitorino - SP - [email protected])

COMENTÁRIOS:

1. Vossa Excelência deveria encontrar uma maneira de fiscalizar cada vez mais as fronteiras do nosso país e os maus feitores que integram todas as polícias, militar, civil e federal. Os governadores e prefeitos devem ajudar para que os bandidos não encontrem uma brecha para os desvios de armas, tráfico de drogas e aumento de violência. (Dinorá Ladeira Cotrim - RJ - Telefone: 02132642324)

2. Sou a favor da redução da maioridade penal, porém mais importante que isso é discutir a redução da maioridade laboral, para que a pessoa com 16 anos possa trabalhar ao invés de ser presa. (Sérgio Luiz Lourenço - SC - [email protected])

3. Sou a favor do cidadão de bem possuir uma arma para se defender dentro de casa, não portando ela na rua. A arma não pode ficar nas mãos dos bandidos, deve haver o porte de arma para o cidadão de bem. (Sebastião Samuel de Oliveira Filho - MG - Telefone: 03332421598)

4. O Estatuto do Desarmamento não deu nenhum resultado, foi a maior farsa, os bandidos continuaram armados e cidadão de bem indefeso. O número de homicídios está cada vez mais alto. (Agnaldo Falcão da Silva - RJ -Telefone: 02137589693)

5. Tem que haver intervenção da polícia federal nos Estados e Municípios para ajudar no combate aos crimes, pois os guardas não conseguem sozinhos. Precisa ser duro com os bandidos, que andam mais armados que a Segurança Pública. É necessário que tenha mais policiais federais, pois a população cresceu muito. Também precisa mudar o Código Penal, para criar penas mais severas para os infratores.

6. O ministro não entende nada de Justiça, ele foi jogado nisso, a imagem dele é boazinha ele é simpático, mas não é isso que o povo precisa. (Maria Marta Mesquita de Menezes - RJ - Telefone: 02136175668)

Page 12: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

7. O meu protesto é contra o desarmamento do cidadão que vive submetido a assassinos armados. Essa lei precisa ser alterada com urgência, pois o cidadão de bem tem o direito de possuir uma arma para se defender. (Maria Agda de Menezes - SE - Telefone: 7932220770)

8. Deve haver um controle sobre o uso de celulares em presídios, bem como o furto de celulares. (Leandra Mendes da Silva - SP - [email protected])

9. Deveria ter uma campanha no Brasil inteiro para os usuários, pois se não tivesse usuário não teria o consumo. Uma campanha bem educativa, pois hoje é pouco combatido o tráfico de drogas. (Ênio Lúcio Xavier - MG - Telefone: 03235316913)

10. A primeira ação deve ser a fiscalização das fronteiras terrestres e marítimas e os aeroportos clandestinos que são criados em fazendas para transportes de drogas. (Antônio Alves Carneiro - SP -Telefone: 01332384722)

11. Estamos sofrendo muito com a insegurança do país, o que piorou isso é os marginais saberem que o desarmamento desarmou apenas os cidadãos de bem. Deveria haver uma campanha para desarmar essas pessoas que realmente fornecem perigo à população. (Orlando Borges Santana - MT -Telefone: 06536856005)

12. Queria que fosse aprovado um procedimento interno no Ministério da Justiça, que vedasse terminantemente que o ministro da Justiça e seus assessores de se reunirem, pública ou privadamente no âmbito do ministério ou fora dele, de manter reuniões com acusados de crimes ou seus representantes advogados, crimes contra os cofres públicos. (Neator José Pereira Guimarães - BA - [email protected])

13. Se em cada município houvesse uma secretaria para combater o tráfico de drogas integrada com as polícias federal, militar e civil os grandes chefes seriam desarticulados. (Severino Marques da Silva - PE - [email protected])

14. A nossa crise é moral, e quando se ataca do jeito que esta se atacando só se atinge o formigueiro, e o que precisamos é um incentivo à moralidade e à decência, temos nos distanciado muito disso. (Benedito Antônio Monteiro Lopes - SP - Telefone: 01239126807)

15. As armas que os bandidos usam são armas legais? Desarmar o povo não é a solução, pois não vai resolver a situação. (Juarez Alvares da Silva - GO - [email protected])

16. Para os presos que estão sem fazer nada e tentam prejudicar as pessoas de bem, sugiro que peguem eles e levem para uma fazenda e os ensinem a plantar, para comerem aquilo que plantarem. De dentro dos presídios eles fazem golpes contra a

Page 13: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

população, isso não pode acontecer. Os senhores deputados possuem cinco benefícios que podem utilizar para si e para a população. Por isso, peço que olhem pelo povo. A impunidade não existe mais. (Vera Maria Pereira Santos - PR - [email protected])

17. Hoje se fala muito na diminuição da maioridade penal, não acredito que seja necessário. Acredito que, mostrando para a comunidade quem é o criminoso, já seria o suficiente, por ser tratado com diferença e ser rejeitado pela população ele poderia estar mudando de vida ainda menor. (Orlando Borges Santana - MT - Telefone: 06536856005)

18. A preocupação do Brasil não deve ser com a segurança pública e sim com a saúde, como mostrou a pesquisa que foi realizada pelo Datafolha. (Neemias Marcos Freitas - CE- Telefone: 08532865325)

19. Precisamos de prisão perpétua para crimes hediondos e pena de morte para crimes de corrupção e narcotráfico. É isso que o Brasil precisa. (Plínio Maurício Lisboa Costa - RS - [email protected])

20. Se houvesse uma oficina de reciclagem para que os menores pudessem trabalhar e ocupar a ociosidade, não se envolveriam com presos de alta periculosidade e retornariam à sociedade com um trabalho. (Ana Maria Doto Munhões - SP - Telefone: 01156246981)

21. Tenho duas sugestões a fazer, a primeira seria que os criminosos presos em flagrante dirigindo os automóveis para praticar um crime, que percam a carteira de motorista e que não possam tirá-la mais. Em segundo lugar, nós que somos policiais e representamos o Estado, muitas vezes somos acusados de cometer abuso de poder, seria interessante que o estado pagasse nosso advogado, pois temos que tirar dinheiro do nosso bolso para justificar uma ação que fizemos em defesa do Estado. (Carlos Henrique Villa Real - DF - [email protected])

22. Foi falado que o Brasil é o único país no mundo que tem apenas uma Justiça para atuar no mesmo problema. Acredito que deveria haver uma Justiça para verificar o papel da outra, para prevenir futuros erros. (Antônio Aparecido Pires -SP -Telefone: 01832695465)

23. Ultimamente tenho notado que o Congresso tem criado leis que beneficiam os bandidos, e essas leis acabam deixando brecha para os advogados defenderem esses bandidos, o exemplo, são os ladrões do mensalão que estão soltos em casa. (Fabio Carrea - MT - Telefone: 06536249820)

24. O artigo 144 se fala da Polícia Ferroviária Federal, a Presidente Dilma assinou uma lei que se tratava da passagem dos agentes de segurança pública ferroviários oriundos do grupo Rede Ferroviária CBPU e PRESUBE, para o Ministério da Justiça e até hoje não vimos nossas ferrovias sendo protegidas por esses profissionais. (Edmario Justiniano Ferreira - RJ - [email protected])

Page 14: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

25. Gostaria de parabenizar o ministro da Justiça pelo discurso e pelas palavras bem fundamentadas sobre o sistema prisional. Concordo com o que o senhor disse: que é preciso pensar em dar condições ao sistema carcerário, para que o presídio não seja uma escola de crime e sim uma escola de reeducação e capacitação profissional, para diminuir a reincidência dos crimes. Seria interessante se tivesse uma Comissão específica para elaborar um planejamento de trabalho embasado em nossas sugestões e desenvolver em alguma penitenciária para mostrar à população que é possível realizar essa melhoria. (Jacira da Silva - SP - Telefone: 01732226403)

26. Deve ser criado o Ministério da Segurança Pública, para que sejam tratados com objetividade os problemas relacionados às suas atribuições. (Jorge Franco - ES - Telefone: 02732296873)

27. Para ser justo, continue retirando do poder dos bandidos o dinheiro da população, inclusive desvios públicos. Condiz com a palavra “justiça”. (Roque Agenor Schmitt - SC - [email protected])

28. A PEC 534/20002, que trata das guardas municipais, é uma PEC que aguarda para ser votada há mais de uma década. Que se coloque em votação para contribuir com a segurança pública. (José Paulino dos Santos - AL - [email protected])

29. Concordo com a redução da maioridade penal, tendo em vista que os pais já não podem mais educar seus filhos como antes. O governo deve investir na educação desses menores de idade ao invés de colocá-los na prisão, pois não podem ficar junto com os demais presos. (Milton Teixeira de Oliveira - MG - [email protected])

30. Se os gestores de Duque de Caxias olhassem mais para os jovens, eles não ficariam nas esquinas fazendo o que não devem. Peço que o ministro José Eduardo Cardozo cobre mais desses gestores para que possamos mudar essa situação. (Antônio Jorge da Silva - RJ - [email protected])

31. Não tem que ter escola para rico e para pobre. Tem que haver educação para todos, sem distinção. As famílias pobres sofrem por não ter condições para pagar atividades extras para seus filhos se ocuparem enquanto não estiverem na aula, deixando os adolescentes reféns da criminalidade, pois saem para as ruas. Já o rico possui essa condição. (João Pedro da Silva - SP - Telefone: 01932010974)

32. O problema não está em desarmar as pessoas e sim em quem conduz as armas. Hoje as armas estão nas mãos dos bandidos, enquanto os cidadãos de bem estão desarmados. (Antonio Borges Belfort - PA - [email protected])

33. Sugiro que o Estado tome providências para combater o tráfico de pessoas, investigando quem são os aliciadores que recrutam pessoas para o tráfico, bem como

Page 15: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

uma ação conjunta com outros países para saber as empresas e entidades que lucram com o tráfico e ainda promover uma ação de resgate das pessoas que são traficadas. No caso da pirataria, sugiro que seja promovida uma ação de combate voltado à pirataria na internet em conjunto com as empresas prestadoras de serviços. Com relação ao tráfico de drogas, deve haver um investimento em criar internatos para ressocializar os presos por tráfico de drogas. (Rodson Fialho Ribeiro - DF - [email protected])

34. Não é justo o Ministério Público investigar e acusar ao mesmo tempo. O que é justo é ele acusar e a Polícia Civil fazer a investigação. Hoje a polícia prende e leva para a cadeia e demora cerca de seis meses para que o juiz ouça a pessoa, às vezes a pessoa permanece todo esse tempo, sendo que é inocente. Está na hora de unificar a Polícia Civil e Militar sob o comando de Delegado de Polícia. (Joel Israel Garcia - MG - Telefone: 03535241612)

35. O governo deveria construir casas de recuperação para tratar dos usuários de drogas que moram nas ruas com internação compulsória, pois seria muito mais vantajoso para a sociedade. (Márcia Aparecida Cardoso - SP - [email protected])

36. Em vez de diminuir a idade penal, deveria ser como antigamente, quando menores de 14 anos podiam trabalhar, pois é melhor se ter um trabalhador do que criar bandidos. Assim não teriam tempo para roubar e teriam seu próprio dinheiro para comprar as coisas. Esse negócio do menor de 18 anos não poder trabalhar, os bandidos estão dando emprego para os menores. (José Borges Pereira - SP - Telefone: 04436348000)

37. Como convivo diretamente com prisão de menores, durante os 22 anos de trabalho como carcereiro, pude observar que o índice de prisões por menores de 16 a 18 anos é muito menor do que os de 13 a 16 anos que são mais violentos e agressivos. Reduzir a maioridade penal nada vai resolver, deve-se pagar pelo crime cometido independente da idade. (Ademir Rodrigues da Silva - SP - [email protected])

38. Os parlamentares estão protegidos com seguranças e carros blindados, porém a sociedade está totalmente sem segurança pública. (José Vieira dos Santos - SP - Telefone: 1134229055)

39. Peço que haja fiscalização e controle nas fronteiras para impedir a entrada de drogas e traficantes no País. É necessário ampliar o serviço de saúde com assistência social aos dependentes de drogas. É preciso mutirão de processos nos finais de semana para que diminua o número de processos de processos arquivados, poderia contratar jovens que cursam Direito para ganhar hora extra nos processos de reconciliação. É preciso também leis mais severas e reformulação no Código Penal para furtos de menores de idade. (Mariza Corrêa de Melo - DF - Telefone: 32021521)

Page 16: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

40. Deveria calcular a quantidade de bandidos de 16 a 18 anos e de 18 a 20 para fechar a matemática do senhor, quando diz que é insignificante a criminalidade entre 16 e 18 anos. (Roque Agenor Schmitt - SC - [email protected])

41. Devido ao governo não fazer nada pelo país, e haver muito envolvimento com corrupção, sofremos intervenção de outros países. Já fui aliada ao partido do governo, mas agora tenho até vergonha de já ter votado nele um dia, pois o país está indo de mal a pior. (Laura Delfina Narciso - SP- Telefone: 01120316325)

42. Muitas coisas que o senhor fala são coerentes e o mais importante é que o problema das drogas é uma questão social e não adianta preparar os policiais se não fizer um trabalho com esses profissionais. É também uma questão de saúde pública, a maioria que vai para a cadeia precisa de tratamento psicológico. Não acredito que somente a questão da segurança dará conta de resolver esse problema e a violência não é gerada somente pelas drogas. Os políticos, por sua vez, têm que descriminalizar as drogas. O pessoal da segurança pública tem que estar mais preparado, senão seria enxugar gelo. (Tânia Carlos Lopes - RJ - [email protected])

43. Que saia toda a vermelhada do governo e dos postos chave do nosso País, isso já nos dará 99% de segurança, somado a isso que sejam eliminadas as urnas eletrônicas, a Starmatic, Foro de São Paulo (FSP), e o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), que os outros 1% estarão resolvidos na segurança nacional. (Tânia Mara Ortiz Botter - SP - Telefone: 01930162769)

44. Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: I - polícia federal; II - polícia rodoviária federal; III - polícia ferroviária federal; IV - polícias civis; V - polícias militares e corpos de bombeiros militares. § 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, estruturado em carreira, destina-se a: I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei; II - prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência; III - exercer as funções de polícia marítima, aérea e de fronteiras; IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União. § 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais. § 3º A polícia ferroviária federal, órgão permanente, estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais. (J.Cavalcante - CE - [email protected])

45. Não é suficiente para qualquer governo fazer cumprir? Ou a nossa Constituição de nada vale para os políticos brasileiros? Veja que a Polícia Ferroviária existe, não é um

Page 17: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

conto de fadas. (J.Cavalcante - CE - [email protected])

46. Eu acho que vai continuar tudo como está mesmo. Nada vai mudar não, vamos continuar com as mesmas políticas de sempre. Eu perdi as esperanças em tudo mesmo, só temos políticos atrasados, governo atrasado, nada muda não, nem vai mudar. Queria só um país mais decente pra viver, menos violência, menos apedeuta no Congresso. Mas basta ver nossos parlamentares, basta olhar a nossa presidenta, esquerda pra mim é o José Mujica no Uruguai, Bachelet no Chile. Aqui agora só temos um partido velho cheio de reacionários e retrógrados e creio que vamos continuar na mesma, temos bancada da bala, pátria educadora de marginais, José Mujica é chefe de estado a gente não tem nada, nem chefe, nem estado. (Eduardo - MG - [email protected])

47. Bom dia senhores (a)s, gostaria que fosse colocado na pauta o PL 3722/2012 por se tratar de um assunto de extrema urgência, pois esse PL transformado em LEI é o caminho correto p/ nosso PAÍS, é inaceitável a situação em que nos encontramos hoje, precisamos mudar o Estatuto do Desarmamento, chega de mortes em nosso país, na democracia temos o direito de escolher (comprar ou não uma arma, portar ou não uma arma) não queremos se comprados a bandido, queremos sim, nosso direito de decidir, dentro da lei. (Salvador - RJ - [email protected])

48. Quem é cidadão de bem tem o direito de se defender na forma da Constituição. (Charlie - SP - [email protected])

49. Cansei da nação dos marginais, parei de ver TV aberta, me aborrece ver o Datena e o Marcelo Resende vibrando com os crimes. Cansei de acessar portais de notícias, me entristece ver um povo que só sabe clamar por violência. Cansei da polícia que só sabe matar e não resolve nada. Cansei de ver casos como o do helicóptero com 500 kg de cocaína no qual foram presos inclusive pessoas que recebiam salário da mão de senador e agora estão aí bem soltinhos, cansei de ver negro pobre comer cadeia por quantidade irrisória de maconha, enquanto bandido com 500 kg de cocaína não dá nada, eu cansei! (Eduardo - MG - [email protected])

50. O desarmamento foi só para tirar as armas da população, porém os bandidos continuam armados e muito bem armados. (Charlie - SP - [email protected])

51. O desarmamento só fez matar mais gente do que antes, será publicado hoje, conseguimos chegar a primeiro lugar, somos ótimos em "matar", matamos mais do que países em guerra, ficamos à frente da Nigéria, Congo, México, países com alto índice de violência, somos campeões, são 56.000 mil mortos por ano, perdemos no futebol, mas vencemos e somos peritos na violência, alcançamos essa "meta" graças ao estatuto do desarmamento, parabéns Brasil. (Salvador - RJ - [email protected])

Page 18: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

52. O senhor cansou de violência policial e de povo violento? Bom, eu faço parte da grande maioria de trabalhadores brasileiros que seu partido fez o favor de desarmar mesmo quando o referendo do desarmamento deu não! Aliás, o PT, que tanto se dizem respeitar democracia, não achou que fazer tal coisa foi uma coisa mais tirana que democrática? Romper com seu próprio referendo? (Gigante - SP - [email protected])

53. Esse desarmamento foi uma farsa! Não existe tal coisa em um país que deixa suas fronteiras escancaradas e o senhor sabe disso! (Gigante - SP - [email protected])

54. Cansei do país de bobos, cansei da população aculturada, cansei da polícia marginal, cansei de toda esta porcaria que aí se encontra, cansei do PT, do PSDB. Votar para quê? Votar em quem? Vai ficar tudo como está mesmo, nada vai mudar não, preto e pobre vão continuar indo pra cadeia, rico de helicóptero não, segurança na zona sul, chacina na periferia, os presídios já estão superlotados e agora querem lá colocar mais gente e com menor idade. Após saírem, estão piores que quando entraram, e bobos querendo armas, imagina esta população cheia de cachaceiros armados? Em breve seremos o México, o povo, os religiosos e os políticos daqui são iguais aos de lá. Hoje no México sequestram os jovens pra obrigar os velhos a atravessar a fronteira com cocaína e metanfetamina, estamos indo para o mesmo caminho, e o ministro da Justiça, a Dilma, o PT, o PSDB e o resto não fazem nada pra mudar o quadro, mas o Brasil merece virar um México, o nosso povo merece! (Eduardo - MG - [email protected])

55. Encare os fatos senhor: seu partido nessa beneficiou os criminosos e deixou o trabalhador a mercê destes! Aliás, não é de se surpreender que seu partido fez tal coisa, sabendo que o mesmo faz parte do nefasto Foro de SP, o qual reúne tudo o que a pior na raça humana, certo? (Gigante - SP - [email protected])

56. Não ,meu jovem, o ministro não se dirigiu a você, não. Eu sou apenas um cidadão de saco cheio, e sou contra armas e violência, queria apenas um país melhor, mas infelizmente não vou ter não, disto tenho absoluta certeza. (Eduardo - MG - [email protected])

57. O cara tá achando que sou ministro, calma camarada, sou apenas um analista de sistemas que acha que violência é uma desgraça. Eu acho que população de pouca cultura armada só faz bobagem, basta ver a quantidade de álcool que bebem, imagina esta tropa de bêbados armados, basta olhar os botecos, onde às 19h todos os dias se reúnem em bandos pra ver Datena, Marcelo Resende e vibrar com as mortes, ficam aí falando de partidos, isto é balela, são todos iguais, de cabo a rabo. (Eduardo - MG - [email protected])

58. Senhores, proponho aprovar o PL 3722/2012 na íntegra, com certeza nosso PAÍS vai se recuperar na metade do tempo que levou para chegar do jeito que está, mas terá que ser agora, depois pode ser tarde. (Salvador - RJ - [email protected])

Page 19: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

59. Senhores, não sejamos hipócritas em julgarmos uma situação tão abrangente pelo

nosso mundinho imperfeito. Cada cidadão possui uma realidade de vida e é um direito de todo cidadão em possuir uma arma, isso já foi legitimado em plebiscito. Sou a favor do armamento, e sua portabilidade, desde que se faça de forma responsável. Não sou assassino, mas quero o direito de me defender de forma igual aos marginais. (Mandrade - SP - [email protected])

60. Sou contra apedeutas portando armas. (Eduardo - MG - [email protected])

61. Eduardo, você está enganado, nós tínhamos um milhão de armas nas ruas, e o número de mortes era irrisório, hoje não temos nada e o mesmo número aumentou 300% e continua crescendo, o cidadão comum não mata deliberadamente, não faz chacinas, não atua em grupo de extermínio, não trabalha em boca de fumo e não faz parte da milícia. (Salvador - RJ - [email protected])

62. Cadeia no Brasil é fábrica de bandido, entra vendendo buchinha de maconha sai queimando dentista e querem enfiar mais gente lá, quanta inteligência. (Eduardo - MG - [email protected])

63. Enquanto continuarem a fornecer farta mão-de-obra ao crime, sempre vamos ter bandidos e cada dia mais armados, o que o cidadão vai fazer? Vai enfrentar uma AK com um 38? Só na cabeça de apedeuta isto vai dar certo. (Eduardo - MG - [email protected])

64. Queria pedir pro Eduardo Cunha pôr em votação urgente o PL 3722/2012. (Charlie - SP - [email protected])

65. Eduardo, e deixar o criminoso com armamento militar resolve o quê? (Gigante - SP - [email protected])

66. É caso do desarmamento neste país, é preciso que o cidadão de bem que vive neste país tenha que ter uma arma de fogo para se proteger e sua família. (Edson - MT - [email protected])

67. É notório que nenhum brasileiro está contente com os projetos que nossos parlamentares vêm nos apresentando, independente de partido. Só acho que o governa deveria trabalhar com mais afinco esse tripé: saúde, educação e segurança. Com esse tripé em pleno funcionamento, não haveria necessidade de "chover no molhado" que é o que estamos fazendo hoje, infelizmente. (Joel - SC - [email protected])

68. O melhor seria tentar diminuir a fabricação de criminosos, tem gente fazendo isto, Uruguai, Portugal, EUA, mas aqui não, aqui não pode, aqui tem bancada da bala e da bíblia, muita gente bebendo pinga e pouca gente na universidade, basta ver nosso DNA. Fomos colonizados pelo pior que existia em Portugal, não dá pra esperar muito

Page 20: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

disto aí não, só político hipócrita, pois na próxima nem ir votar eu vou, prefiro pagar a multa a passar vexame. (Eduardo - MG - [email protected])

69. Senhores, vamos pedir o PL 3722/2012 seja recomendado e aprovado e em relação à fábrica de bandidos, é sim culpa da nossa própria sociedade , enquanto nossos filhos ficarem largados em casa porque todos temos que trabalhar e nas escolas são aprovados sem mesmo saber ler e escrever, seremos, sim, uma fábrica de bandidos, se não tem pai e mãe para educar, ensinar a caminhar, não saíremos mais dessa situação. Aprovado o PL e transformado em lei, quem erra será punido, seremos poucos com certeza. (Salvador - RJ - [email protected])

70. Viu, senhor ministro Eduardo Cardozo, eu faço parte de um dos grupos que estão saindo às ruas contra o que seu partido está fazendo com nosso povo. (Gigante - SP - [email protected])

71. PL 3722/2012 já. (Alessandro - PR - [email protected])

72. Conheço vários cidadãos que já foram vítimas dessa barbaridade, dessa desgraça desses bandidos, e, quando a polícia consegue prendê-los, nós, cidadãos de bem, vamos ter que dar alimentação, água tratada e vários outros beneficio que a população do lado de fora não tem. (Edson - MT - [email protected])

73. Os políticos são apenas o espelho do povo, assim como os bandidos, o povo é bandido. Exemplo de povo bandido: batem no seu carro e se mandam, compram recibos pra declarar IR, enchem a cara de cachaça e querem criticar os outros, somos todos bandidos no fim das contas, tudo lixo! (Eduardo - MG - [email protected])

74. Senhores, o melhor seria acabar com o PT, não votei no PT, pois já sabia que eram bandidos, já fecharam toda a panelinha deles, já colocaram pessoas em altos escalões justamente para "cercar, desestabilizar, enfraquecer e finalmente destruir, abater", estão fazendo tudo isso com nosso Brasil, será que ainda é nosso? (Salvador - RJ - [email protected])

75. Julgar um direito legítimo daquele que se sente no direito a adquirir uma arma é muito invasivo, você querer impor sua visão equivocada a uma realidade de tantas outras pessoas é um absurdo. Queremos o direito de decisão sobre nossos atos e que cada um pague as consequências sobre eles. (Mandrade - SP - [email protected])

76. Senhores deputados, por favor, aprovem a arma de fogo para o cidadão de bem, por exemplo, entrega arma de fogo pra quem tem a ficha limpa, ou seja, só entregue para pessoas que não têm nenhum tipo de restrições com a Justiça. (Edson - MT - [email protected])

Page 21: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

77. Hoje vemos todos os dias apreensão de armas de grosso calibre nas mãos dos

criminosos! Onde está o desarmamento? (Alexandre - SP- [email protected])

78. Ficam nos botecos enchendo a cara e depois vão dirigir e querem menos crimes de trânsito? Desistam! (Eduardo - MG - [email protected])

79. O mesmo povo que sai nas ruas cobrando do senhor e do seu partido, que pare de nos massacrar. Foram milhares de mortes que o seu partido teve sim culpa! Desarmam a população e deixam os criminosos armados. Vocês são sim responsáveis! (Gigante - SP - [email protected])

80. Ministro da Justiça, o senhor coloca a segurança de fronteira e deixa as ferrovias sem o policiamento especializado à deriva de quem quer entrar em nosso país. (Luiz Vitorino - SP - [email protected])

81. Senhor ministro, a Copa acabou com nossa situação financeira. (Gigante - SP - [email protected])

82. Querem segurança, saúde e educação, mas vão ficar só com os cadáveres na porta de casa mesmo, eu desisti! (Eduardo - MG - [email protected])

83. Querem armas, mas estudar não querem não, podem desistir! (Eduardo - MG - [email protected])

84. Quem passava pela ponte no rio São Francisco na divisa de Alagoas com Sergipe observava o plantio de maconha nas ilhas do Velho Chico. (Erasmo Neto. - PR - [email protected])

85. Que tal aumentarem o rigor para crimes hediondos, senhor ministro? (Gigante - SP - [email protected])

86. Ninguém vai sair matando bandido, o que queremos é justamente o contrário, se o meliante vem te assaltar hoje, ele sabe que não tem perigo para ele, com essa nova lei, ele nem vai chegar perto, pois se chegar a tanto, ele nem vai saber da onde veio o "tiro". (Salvador - RJ - [email protected])

87. O governo cala diante de pesquisas, pois isso prejudica futuros cargos eletivos. (Erasmo Neto. - PR - [email protected])

88. Quero saber de gente dando tiro não, prefiro lugares onde não dão tiros, é sinal de gente inteligente, vai lá, compre seu berro e faça justiça! (Eduardo - MG - [email protected])

Page 22: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

89. Sabe o que está ocorrendo, senhor ministro, com toda essa bondade feita a criminosos por seu partido? A população está fazendo justiça com as próprias mãos! (Gigante - SP - [email protected])

90. Para evitar essa guerra, senhor ministro, vai aqui a dica: aumente o rigor para crimes hediondos! (Gigante - SP - [email protected])

91. Manifesto meu apoio a PL3722/12. (Alexandre - SP- [email protected])

92. É inconcebível que um partido político que se diz "humanista" não tome uma postura mais enérgica contra o crime hediondo. (Gigante - SP - [email protected])

93. O problema é antigo, leiam e processem as informações da guerra do ópio. (Erasmo Neto. - PR - [email protected])

94. E viva as crianças abatidas por balas perdidas, e vamos liberar as armas, e vamos dar muito tiro, que beleza! (Eduardo - MG - [email protected])

95. O Brasil é o único país do mundo que solta assassinos no meio dos trabalhadores sem que cumpram toda a sua pena. (Gigante - SP - [email protected])

96. E na cadeia muito preto e pobre, mas sendo branco e estando de helicóptero pode ter 500 Kg de cocaína que tá tudo certinho. Que beleza! (Eduardo - MG - [email protected])

97. Ministro, queremos nosso direito ao acesso às armas. Polícia Federal vem negando compra de armas, mesmo com todos os quesitos sendo cumpridos pelo cidadão. (FeSamy - SC - [email protected])

98. O próprio comandante da Polícia Militar de SC deixou claro que a polícia não consegue está em todos os lugares ao mesmo tempo. Tive casa invadida, moto roubada e de mãos atadas, nem polícia militar, muito menos a civil, fizeram absolutamente nada. Direito de defesa já. (FeSamy - SC - [email protected])

99. O crime compensa. Sem crime quantos perdem o emprego? (Erasmo Neto. - PR - [email protected])

100. Eu, Diego, cidadão de bem, sem problemas com as autoridades, uma pessoa contra a criminalidade, que não suporta mais ver os bandidos assaltarem as pessoas a mão armada, pois sabem muito bem que o cidadão de bem não tem direito de defesa. Apoio totalmente a liberação da venda e do porte de arma para as pessoas sem antecedentes criminais, com residência fixa e emprego fixo. Desejo ver as pessoas

Page 23: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

honestas com seus direitos de defesa. (Diego - SP - [email protected])

101. Ministro, a Polícia Ferroviária Federal, antiga Polícia dos Caminhos de Ferro, criada por Decreto Imperial nº 641/1852, a CF/1988 manteve a instituição Polícia Ferroviária Federal. (Rosa - RJ - [email protected])

102. Aprovação do PL 3722/12 JÁ. O pior é que o desarmamento foi feito contra o plebiscito que o Lula mesmo fez! (Gigante - SP - [email protected])

103. Desarmamento é fundamental para redução da violência. (Luiz Epósito - SP - [email protected])

104. Marcelinho, loirinho de olhos azuis, neste caso vimos milhões o defendendo, mas se fosse o Chiqunho pretinho veríamos condenando, e a tropa de apedeutas querendo armas, que maravilha! (Eduardo - MG - [email protected])

105. Todos sabem os problemas do sistema prisional, mas ninguém resolve, só fala e nada de ação. Falar é bonito, mas fazer é melhor. (Adriana Carla - RN - [email protected])

106. Só nos sobraram as ruas e as redes sociais, grande "democracia" essa do PT! (Gigante - SP - [email protected])

107. O ministro esqueceu que o art. 144 da CF contém a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal no âmbito federal. (Rosa - RJ - [email protected])

108. De acordo com o estudo da ONU, não há como se estabelecer cientificamente uma relação entre a quantidade de armas em circulação e as taxas de homicídio. (FeSamy - SC - [email protected])

109. E olha que ele bateu forte que as políticas de segurança devem ser embasadas em estatísticas. Mas as estatísticas mundiais demostram que onde há mais armas registradas e onde podem ser portadas, estão os menores índices de violência. Não sei onde é o banco de dados que ele consulta. Brincadeira! (Luiz Epósito -SP - [email protected])

110. Não é a arma que assassina; ela é apenas o instrumento. Segundo estudiosos, só duas forças equivalentes se anulam. (Erasmo Neto. - PR - [email protected])

111. Pois é, ministro! Pior quando um "di menor" queima uma dentista viva e seu partido não diminui a maioridade penal. (Gigante - SP - [email protected])

Page 24: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

112. Se o desarmamento é premissa para o plano de segurança pública, então

desarmem os bandidos. Coisa que o sistema não consegue, falar em desarmamento é muito bonito para os órgãos de direitos humanos, mas desarmar os criminosos ninguém consegue. Desafio o Estado brasileiro a desarmar primeiro os bandidos para depois desarmar os cidadãos de bem. (Adriana Carla - RN - [email protected])

113. Não combate a impunidade, pois seu partido é a favor de tal coisa com assassinos, senhor ministro. (Gigante - SP - [email protected])

114. As ferrovias federais estão abandonadas pela União, falta a atuação da Polícia Ferroviária Federal. (Rosa - RJ - [email protected])

115. Senhor ministro, antes de reformar os presídios, temos que cortar o auxílio que os familiares recebem quando o criminoso é encarcerado. Isso muito ajudaria no ajuste fiscal e não corta dos que contribuem para a nação. (Alexandre - SP- [email protected])

116. Ministro, vocês são colocados no poder pelo voto. Este mesmo voto disse claramente, em 2005, que a população quer acesso às armas para poder se defender. (FeSamy - SC - [email protected])

117. A arma na mão de um traficante aumenta. Mas na mão de um cidadão de bem inibe a ação desses marginais. (Alessandro - PR - [email protected])

118. E a nossa polícia então. Maravilha total, e a tropa de apedeutas querendo armas, menoridade penal. Que beleza, primeiro mundo à vista! (Eduardo - MG - [email protected])

119. A Constituição brasileira de 1988 traz em seu artigo 144, parágrafo 3º, texto em que dispõe sobre a Polícia Ferroviária Federal como instituição constitucional permanente, dentre os órgãos da segurança pública do país: § 3º - A Polícia Ferroviária Federal, órgão permanente, organizado e mantido pela união e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais. A mais antiga polícia especializada do Brasil foi criada por D. Pedro II, numa visão histórica, chamada de "Polícia dos Caminhos de Ferro". (José Carlos da Silva - SC - [email protected])

120. Como mandar uma mensagem para passar na legenda da TV Câmara. Serão consideradas algumas perguntas direcionados ao Ministro? (Danilo - DF - [email protected])

Page 25: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

121. Está na hora de o povo brasileiro mudar o regime do país: monarquia parlamentarista, com o Poder Moderador. (Rosa - RJ - [email protected])

122. A pauta do debate não era a discussão do PL 3722/2012? (Luiz Epósito - SP - [email protected])

123. Ministro, todos aqui na sala estão criticando a atitude tirana de seu governo de desarmar o trabalhador brasileiro quando este disse não no seu próprio referendo. Aliás, é desse jeito que seu governo fará o referendo da nova constituinte bolivariana? (Gigante - SP - [email protected])

124. Gasta-se mal em segurança pública, em saúde, em educação. (AGJ - SP - [email protected])

125. Amigo, agora é mais sério, os lugares de que você fala são os lugares preferidos pelos homens-bomba, atiradores que querem matar muita gente, etc. É justamente isso que queremos que não aconteça, queremos dar garantias ao povo, o direito de ir e vir. Armas são um objeto de defesa e proteção, é que alguns a usam para beneficio próprio, usurpando o direito dos outros. "Deus criou o homem, deu-lhe o direito de escolha, a arma só igualou-nos". (Salvador - RJ - [email protected])

126. Com a Dilma cortando verbas, vai resolver o quê? (Gigante - SP - [email protected])

127. O negócio é mandar mensagem para os deputados votarem o PL e nada mais. (Charlie - SP - [email protected])

128. Se os governos não tem verbas, deixem quem tem poder fazer sua própria segurança. Tenho direito de poder me defender. E tenho obrigação de defender a minha esposa e filha. (FeSamy - SC - [email protected])

129. Senhor ministro, em relação às fronteiras, isso já era para estar acontecendo há anos. (Alexandre - RJ - [email protected])

130. Parlamentares não fazem pergunta ao ministro da Justiça, só ouvem. (Rosa - RJ - [email protected])

131. Doze anos no poder e nada fizeram nas fronteiras e só agora vão fazer. Fala sério, ministro! (Gigante - SP - [email protected])

132. Parece que resolveram deixar o PL 3722/12 de lado. (Alexandre - SP- [email protected])

Page 26: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

133. A defesa das fronteiras é responsabilidade das Forças Armadas. Será que estão aparelhados para isso? (AGJ - SP - [email protected])

134. A experiência do Uruguai com a legalização das drogas deveria ser apreciada com muito carinho por todos nós. O ministro só fala de combate e combate não vai resolver. (Danilo - DF - [email protected])

135. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: I - polícia federal; II - polícia rodoviária federal; III - polícia ferroviária federal; IV - polícias civis; V - polícias militares e corpos de bombeiros militares. (José Carlos da Silva - SC - [email protected])

136. Ministro, nosso povo esta revoltado, vão sair às ruas novamente. Só que com violência estão comentando que foram às ruas e não aconteceu nada. Pois fora pacíficos está difícil. (Salvador - RJ - [email protected])

137. Para quem é contra o direito ao porte de arma, só digo uma coisa, somos um pais que é regido pelo estado democrático de direito, em 2005 foi feito um plebiscito sobre este tema, não houve sequer uma unidade federativa que fosse favorável ao desarmamento, ou seja, a maioria foi a favor sa aquisição e porte de armas de fogo e não foi respeitada a vontade do povo. Isso é democracia? (Luiz Epósito - SP - [email protected])

138. Pelo jeito, para você todo brasileiro é louco, né? Na década de 80, muita gente andava armada e não aconteciam esses absurdos de que você fala. (FeSamy - SC - [email protected])

139. E viva as fábricas de bandidos, agora com entrada garantida aos menores de dezesseis anos, que beleza! (Eduardo - MG - [email protected])

140. Basta que se cumpra a Constituição e pronto. (Gigante - SP - [email protected])

141. E viva as toupeiras que não são capazes de ler estudos sérios (ONU, Harvard ) e ficam opinando sobre desarmamento. (FeSamy - SC - [email protected])

142. As ferrovias federais estão abandonadas pela União, falta a atuação da Polícia Ferroviária Federal. (José Carlos da Silva - SC - [email protected])

Page 27: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

143. Onde há mais armas, há menos violência. (Luiz Epósito SJC-SP-BR - SP - [email protected])

144. Enquanto for proibido o trabalho forçado nas unidades prisionais, nossos presos jamais serão ressocializados. A lei precisa mudar. (Ivan Viana - RJ - [email protected])

145. E viva a tropa de apedeutas, “bang, bang, bang”, vamos comprar armas,”bang, bang bang”, vamos lotar ainda mais os presídios e vamos encher com preto e pobre, mas o Marcelinho é gente boa, era branco de olhinho azul, que beleza! (Eduardo - MG - [email protected])

146. Minha Casa, Minha Vida? Ah não, senhor ministro, desafio o senhor a provar que isso ocorra aqui em SP. Falo isso, pois ganho salário mínimo e não consigo o financiamento! Precisa deixar 50 mil reais como entrada nesse projeto que seu partido diz que fez "para os pobres". (Gigante - SP - [email protected])

147. Esperamos que eles cumpram a Constituição, o paragrafo 144. O decreto imperial 641/1852 onde diz que a Polícia Ferroviária Federal vai patrulhar as ferrovias . E cumpra a nova lei 12462, que ela mesmo assinou em 2011, que transfere os policias ferroviários que estavam em exercício em 1990. (José Carlos da Silva - SC - [email protected])

148. Agora este fica solto, aquele fica preso. (AGJ - SP - [email protected])

149. O sistema prisional deveria ter penas mais duras e cada preso estar isoladamente sendo inserido a uma socialização. (Prof Fabiano - SP - [email protected])

150. 19/novembro/1992 – criação do Departamento de Polícia Ferroviária Federal – DPFF, no âmbito do Ministério da Justiça, autorizada pela Lei nº 8.490, de 19 de novembro de 1992; 19/02/93 – o Decreto nº 761/93 – deu a estrutura ao órgão; 26/10/93 – a Portaria nº 417/MJ/93 – editou as atribuições regimentais das unidades administrativas; 03/julho/95 – foi elaborada uma proposta de emenda por vários parlamentares, transferindo os atuais policiais ferroviários, ainda vinculado ao Ministério dos Transportes, para o Ministério da Justiça; A Lei nº 10.683 de 2003, Seção IV, Artigo 29, Inciso XIV, integrou a PFF na estrutura básica do Ministério da Justiça. Foi mantida a redação dada pela Lei nº 11.075, de 2004. (José Carlos da Silva - SC - [email protected])

151. Vamos parar de custear os presídios com o dinheiro do contribuinte. Vamos privatizar o sistema prisional. (AGJ - SP - [email protected])

Page 28: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

152. Para privatizar o sistema prisional, é preciso mudar a lei sobre o trabalho dos presidiários. Hoje não é obrigatório. (Ivan Viana - RJ - [email protected])

153. As ações para grandes eventos poderiam continuar após os eventos. Proteger somente os turistas e o resto da população do Brasil que fique indefesa. (FeSamy - SC - [email protected])

154. Queremos presídios onde os presos tenham que trabalhar para pagar seu sustento, isso sim. (Gigante - SP - [email protected])

155. A Dinamarca é horrível, não tem fábricas de bandidos, o México é lindo, em segundo lugar vem o Brasil com 60.000 assassinatos por ano, muitos destes praticados por nossa maravilhosa força de segurança pública, uma beleza, “bang, bang, bang”! (Eduardo - MG - [email protected])

156. Bonito é ganhar salário mínimo, não ter curso superior, não ter casa própria, comprar carro financiado em 80 vezes e ter um trezoitão na cintura, é lindo demais! (Eduardo - MG - [email protected])

157. Bom é o Brasil, onde assassinos "di menor", queimar uma dentista viva e nada sofrem. (Gigante - SP - [email protected])

158. Quer acabar com o crime, simples, acabem com o dinheiro em espécie e passem a usar apenas meios eletrônicos. Sem dinheiro de papel o crime morre. (Luciano David - CE - [email protected])

159. Não tenho partido. Votei no Eduardo, segunda opção era Luciana Genro, mas no final sobrou o reacionário e a guerrilheira. Como não gosto de reacionário, votei na guerrilheira, na próxima se as opções forem estas, voto nulo, “bang, bang, bang”! (Eduardo - MG - [email protected])

160. Sim, pois os "golpistas" foram chamados disso pelo PT e este cantou o hino várias vezes. (Gigante - SP - [email protected])

161. Aos colegas, com toda essa "democracia" petista, só nos sobraram as redes sociais feitas pelos americanos e as nossas ruas. (Gigante - SP - [email protected])

162. Não ganho milhões não, líquido eu levo cerca de 12 por mês, é melhor que ganhar salário mínimo, mas antes tem que ficar quatro anos na graduação, depois fica mais dois na pós, depois vem o mestrado, o doutorado e por fim o MBA. Aí você fica livre do salário mínimo, mas tem que dedicar, ficar no boteco após o trabalho não resolve o problema, não. (Eduardo - MG - [email protected])

Page 29: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

163. Na falta de argumentação, vemos a apelação, quatro anos, quatro horas por

dia após a jornada de trabalho são demais, melhor ir paro o boteco, ganhar salário mínimo e depois vir pedir armas, presídios, pena de morte, é o que nos resta esperar de um povo em que menos de dez vai a universidade. (Eduardo - MG - [email protected])

164. E vamos comprar armas, construir presídios, comprar livros e construir universidades é para o povo bobão da Dinamarca, temos que seguir os mexicanos que são geniais, todo mundo rezando muito e “bang, bang, bang”! (Eduardo - MG - [email protected])

165. Bonito é no México de hoje, sequestram ônibus cheios de estudantes, pegam os jovens e fazem os velhos atravessarem a fronteira, povo inteligentíssimo igual a nós, “bang, bang, bang”! (Eduardo - MG - [email protected])

166. Bonito no Brasil, UPPs, segurança total, criança tomando tiro é detalhe, bobagem, tem que dar é tiro, “bang, bang, bang”! (Eduardo - MG - [email protected])

167. Viatura carregando corpos na via é atração turística, e os noruegueses lá com seus fiordes, turismo é aqui, “bang, bang, bang”! (Eduardo - MG - [email protected])

168. A ideia é essa mesmo, praticamente a totalidade do crime/corrupção é feita com dinheiro de papel, já viu ladrão assaltar banco e mandar transferir pra conta dele ou sequestrador pedindo que depositem o resgate na sua conta. Sem dinheiro de papel (Luciano David - CE - [email protected])

169. Política de segurança não exclui ou anula política educacional. As leis atuais não dão ao cidadão o direito de defesa, apenas o direito de perder seus bens e morrer sem reação. Precisamos reconquistar nosso direito à vida. Bandido não é vítima da sociedade. É alguém que escolheu afrontá-la. (Ivan Viana - RJ - [email protected])

170. Coisa linda é abrir o jornal e ler chacina com oito mortos; no outro dia lemos dois PMs envolvidos. Tristeza é ver o que acontece hoje na Suíça onde acabaram com o tráfico de heroína usando políticas não repressivas, aquilo é feio demais, lindo é aqui “bang, bang, bang”! (Eduardo - MG - [email protected])

171. Triste é ver nossos policiais sendo mortos e ninguém fazendo nada. (Ivan Viana - RJ - [email protected])

Page 30: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

172. Sem dinheiro de papel acaba ataque aos caixas eletrônicos sufoca-se o tráfico de drogas e armas, pois ninguém compra droga no cartão de crédito. (Luciano David - CE - [email protected])

173. Coisa mais linda do mundo é ver o que acontece nos nossos templos de oração, todos doando 10% pro pastor andar de carro novo, triste é ver o que aconteceu no Japão, onde após um tsunami todo mundo abaixou os preços, aqui é muito mais lindo, quando teve a tragédia em Petrópolis, a primeira providência dos comerciantes foi subir o preço de tudo, povo lindo, “bang, bang, bang”! (Eduardo - MG - [email protected])

174. Nossa polícia é maravilhosa, quando cometem crimes são mandados para presídios próprios, tem celinhas decoradas, exemplo de correção, “bang, bang, bang”! (Eduardo - MG - [email protected])

175. Perfeitas colocações do deputado Bolsonaro. (FeSamy - SC - [email protected])

176. Não tem como tratar segurança pública sem discutir a questão da maioridade penal. Não tem como discutir maioridade penal sem tratar do problema da ressocialização. Ainda tem outra coisa. Vale ressaltar a importância do esporte na vida das crianças e jovens. (Julio Bento - RJ - [email protected])

177. Solicitação, que seja votada e aprovada a PEC 534/02 que há mais de dez anos está pronta para pauta e não é votada, que trata dos Guardas Municipais, que já atuam fazendo a segurança da população e não tem amparo, pois a maioria trabalha desarmada e os bandidos estão mais bem armados que as Forças Armadas, a guarda está para somar e o que pede é que possa trabalhar para proteger a população e para isso precisam se proteger! (GCM - ES - [email protected])

178. Que o Estatuto do Desarmamento seja revogado. Nos EUA os cidadãos são fortemente armados e mesmo assim não cometem os crimes com arma de fogo que são cometidos no Brasil, procurem se informar sobre a lei 10, 20 life tem tudo para funcionar aqui no Brasil. (GCM - ES - [email protected])

179. Os cidadãos brasileiros não estão preparados para reagir a assaltos. O cidadão de bem sempre levará prejuízo. (Julio Bento - RJ - [email protected])

180. Nós pagamos o governo para nos defender. (Julio Bento - RJ - [email protected])

181. Aprovem a PEC 534/02. (GCM - ES - [email protected])

Page 31: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

182. Ao invés de os militares irem para o quartel pra jogar bola, comer e ficarem

brigando entre si nos alojamentos, é mais proveitoso utilizar esses militares no combate ao tráfico. (Julio Bento - RJ - [email protected])

183. Celular pega melhor nos presídios que na minha casa. (Julio Bento - RJ - [email protected])

184. Mas o jogo do bicho aceita cartão de crédito. (Julio Bento - RJ - [email protected])

185. Não vai demorar muito para estarem vendendo drogas com cartão de crédito. Basta o cara ter um laranja pra cadastrar a máquina. (Julio Bento - RJ - [email protected])

186. Além disso, sem dinheiro de papel, acaba roubo nas ruas, em ônibus, acaba explosão de caixa eletrônico, acabam os sequestros, ou seja, sem dinheiro de papel o crime literalmente morre. (Luciano David - CE - [email protected])

187. Pedimos a votação da PEC 534/das guardas civis municipais. (Leandro - PA - [email protected])

188. Aceita, mas se alguém fizer isso e a polícia prender o bicheiro, identifica todos os envolvidos pelos movimentos bancários. (Luciano David - CE - [email protected])

189. Por que se dificulta a regulamentação da Polícia Ferroviária Federal, o povo necessita de segurança nos metrôs, nos trechos ferroviários do brasil. O patrimônio da União está a mercê de bandidos. (João Carlos Silveira - MG - [email protected])

190. Mas, pense bem, se você compra droga no cartão e o traficante é preso, basta quebrar o sigilo bancário e pronto, prendem-se todos os envolvidos. (Luciano David - CE - [email protected])

191. Regulamentou-se a Polícia Rodoviária Federal com a privatização de rodovias. Qual a diferença? Se privatizaram as ferrovias, deveria fazer o mesmo, regulamentando a mais antiga polícia do Brasil. (João Carlos Silveira - MG - [email protected])

192. A polícia tem dificuldade de prender o bicheiro que coloca barraquinha na porta do bar. Quanto mais se não tiver como identificar o infrator. (Julio Bento - RJ - [email protected])

Page 32: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

193. Por favor, avisem ao ministro que o objetivo da redução da maioridade penal não é recuperar o bandido "di menor", e sim retirá-lo de circulação para proteger os cidadãos de bem inocentes. (Luciano David - CE - [email protected])

194. As fronteiras das ferrovias do Brasil estão sem um policiamento especializado, fica fácil o tráfico de armas e outros. Que se cumpra o que determina a Constituição do Brasil. (João Carlos Silveira - MG - [email protected])

195. Esse problema é do ordenamento jurídico e não de ordem policial. A polícia prende, mas as leis os soltam no dia seguinte, quando não no mesmo dia. (Luciano David - CE - [email protected])

196. Todas as viaturas policiais deveriam ser blindadas! (Ronald - RJ - [email protected])

197. Não podemos perder a oportunidade de melhorar a Constituição, em detrimento de clausulas pétreas. Ainda não podemos suprimir os nossos direitos de ir e vir pela impunidade aos menores infratores. (Julio Bento - RJ - [email protected])

198. Concordo que todas as viaturas devam ser blindadas. O dinheiro que se gasta com os aluguéis das viaturas daria pra comprar todas blindadas. (Julio Bento - RJ - [email protected])

199. Peço aos senhores deputados, que colocamos no poder, com nossos votos, que, por favor, cobrem do senhor ministro, o porquê de dificultar a regulamentação da Polícia Ferroviária Federal. (João Carlos Silveira - MG - [email protected])

200. Os policiais do DF (assim como outros profissionais, mas que não convém citar neste momento), são diferentes em quê dos demais policiais do restante do Brasil? Os de outros estados não são humanos, não possuem família? Não fazem o mesmo enfrentamento? Não estão aí para combater o crime? (Leila - RJ - [email protected])

201. Os parlamentares possuem seguranças, tem carros blindados. E a população que paga essa seguranças dos parlamentares? O que lhes sobra? (Leila - RJ - [email protected])

202. Nós, policiais ferroviários federais, temos documentos que comprovam que

sempre fomos concursados, sempre trabalhamos armados, trabalhamos em conjunto com outros órgãos de segurança, fazendo prisões. Agora dificultam nossa regulamentação, pois demos nossa vida pelas ferrovias do brasil. Fronteiras também têm ferrovias, senhor Ministro. (João Carlos Silveira - MG - [email protected])

Page 33: COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015. 7.5

COMISSÃO GERAL – “Ministro da Justiça” – 7 de maio de 2015.

203. Por que a justiça e direitos humanos só existem hoje para bandidos? Por que o cidadão honesto que PAGA esta farsa de país toda não tem o direito de se defender? Se o bandido tivesse a dúvida de tomar um tiro na cabeça, estaria tão solto? Aprovem o PL 3.722/2012 já! Precisamos nos defender, já que a polícia não faz sua parte. Porte de arma aos cidadãos. (Elane - BA - [email protected])

204. Boas práticas: Estados do Sul têm o maior índice de cidadãos armados e os menores índices de violência. (Felipe - SC - [email protected])

205. O grande problema aqui, é que perguntamos e ninguém nos responde claramente! (Leila - RJ - [email protected])

206. Como sempre nas audiências, falam, falam e nunca resolvem nada. A enrolação continua enquanto a população sofre a falta de tudo, segurança, saúde, educação! (Felipe - SC - [email protected])