comentário a "portugal,um retrato social-ep.1"

3
Comentário ao documentário “Portugal, um retrato social”- Ep.1 O documentário “Portugal, um retrato social”-Ep.1, aborda diversos temas do século anterior até ao século atual do nosso país. Retrata temas como: natalidade, mortalidade, educação, saúde, saneamento básico, sexualidade, casamentos e divórcios, estrutura das famílias, população residente em portugal (incluindo os emigrantes). Na minha opinião o episódio é bastante interessante pois relata a vida em Portugal desde os anos 50 até 2007, achei também fundamental a importância do autor ter a preocupação de colocar entrevistas consoante o problema que falava, ou seja, ele entrevistou pessoas para os espectadores melhor compreenderem o tema referido. Todos os temas estão ligados entre si, como a natalidade e a mortalidade ou os casamentos e os divórcios, penso que isso é fundamental para percebermos o episódio. Um dos temas que considero essencial é o papel da mulher na sociedade, pois todas as mulheres têm diretos de como querem viver, por exemplo, em relação ao trabalho, em terem filhos, etc… Achei cativante a entrevista que o autor fez a uma jovem, (que eu penso ser o exemplo de muitas mulheres jovens em Portugal) em que ela é independente, ou seja, tinha trabalho, casa, não precisava de ajuda económica, ect… Penso que é relevante como a mulher é encarada hoje em dia no

Upload: arita155

Post on 13-Apr-2017

16 views

Category:

Education


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Comentário a "Portugal,um retrato social-ep.1"

Comentário ao documentário “Portugal, um retrato social”-Ep.1

O documentário “Portugal, um retrato social”-Ep.1, aborda diversos temas do século anterior até ao século atual do nosso país. Retrata temas como: natalidade, mortalidade, educação, saúde, saneamento básico, sexualidade, casamentos e divórcios, estrutura das famílias, população residente em portugal (incluindo os emigrantes).

Na minha opinião o episódio é bastante interessante pois relata a vida em Portugal desde os anos 50 até 2007, achei também fundamental a importância do autor ter a preocupação de colocar entrevistas consoante o problema que falava, ou seja, ele entrevistou pessoas para os espectadores melhor compreenderem o tema referido. Todos os temas estão ligados entre si, como a natalidade e a mortalidade ou os casamentos e os divórcios, penso que isso é fundamental para percebermos o episódio.

Um dos temas que considero essencial é o papel da mulher na sociedade, pois todas as mulheres têm diretos de como querem viver, por exemplo, em relação ao trabalho, em terem filhos, etc… Achei cativante a entrevista que o autor fez a uma jovem, (que eu penso ser o exemplo de muitas mulheres jovens em Portugal) em que ela é independente, ou seja, tinha trabalho, casa, não precisava de ajuda económica, ect… Penso que é relevante como a mulher é encarada hoje em dia no nosso país dando-lhe mais importância ao seu papel, há 50 anos não era assim, as mulheres não tinham liberdade, apenas cuidavam de tarefas domésticas e dos filhos, muitas delas nem sabiam ler nem escrever, felizmente em Portugal já não é assim.

Outro dos temas que mais me chamou à atenção foi da emigração. Portugal é um país pequeno que tem mais ou menos 10 milhões de habitantes, e 6% dessa população são imigrantes o que é bom para a economia do país crescer, por outro lado existe aspetos negativos como os jovens portugueses acabam por sair do seu país devido a não haver trabalho na sua área de licenciatura. Outro aspeto, é que a população em Portugal não é renovada pelos

Page 2: Comentário a "Portugal,um retrato social-ep.1"

Documentário “Portugal, um retrato social”-Ep.1

portugueses mas sim pelos estrangeiros, assim, explica que os portugueses têm filhos mais tarde, estudam até mais tarde ou emigram e iniciam uma nova vida em outro país, pelo que os estrangeiros que continuam cá tem filhos mais cedo, não tem estudos superiores e isso faz que a população seja renovada pelos estrangeiros.

Em suma, Portugal é totalmente diferente desde o século anterior. Começamos a ter mais autonomia, a saber viver com outras religiões, ter tempo para estudar, divertir, consumir, trabalhar, descansar, o que é fundamental para nos sentirmos bem, assim concluo que Portugal sofreu mudanças positivas e negativas. Na minha perspetiva esta série é bastante interessante pois nós ficamos a conhecer mais sobre o nosso país.

Trabalho Realizado Por: Ana Rita Carvalho 10ºF Nº6

Erro! Não existe nenhum texto com o estilo especificado no documento. 1