com pouca luz e sem tripé

5
Com pouca luz e sem tripé ecoclics.com.br /2013/11/23/quando-sem-tripe/

Upload: pedro-trindade

Post on 27-Jul-2015

49 views

Category:

Art & Photos


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Com pouca luz e sem tripé

Com pouca luz e sem tripéecoclics.com.br /2013/11/23/quando-sem-tripe/

Page 2: Com pouca luz e sem tripé

Os batimentos cardíacos e a respiração fazem com que o corpo humano se movimente mais do que se imagina,conforme explicado no artigo “Nitidez à Mão Livre”.

Page 3: Com pouca luz e sem tripé

Assim, a câmera também se movimenta durante o clicar da foto, o que pode resultar numa imagem “borrada”, aser evitada. Bem… ao menos normalmente, já que em se tratando de fotografia, não há regras absolutas.

Para se tirar fotos profissionais, uma das dicas é dar estabilidade praticamente total à máquina, mas para isso oideal é recorrer a um bom tripé.

Ocorre que esse utilíssimo equipamento apresenta o inconveniente de ser relativamente pesado e volumoso (ospequenos e leves costumam não resolver muitos problemas). Além disso, sua utilização é impraticável, ou mesmoproibida, em várias situações. Assim, em grande parte do tempo fotografamos à mão livre com perda dequalidade, a qual é desprez ível sob luz forte, mas sensível se a iluminação é deficiente.

Como fazer, então, para fotografar com pouca luz se não temos, ou não podemos usar, um tripé e o flash nãoresolve a contento o problema de iluminação?

Uma das possibilidades é empregar técnicas de fotografia pouco convencionais, como a mostrada na foto aolado. Observa-se que a câmera está amarrada com um barbante, que é mantido bem esticado, proporcionando,assim, o desejado aumento da estabilidade da câmera.

Vejamos como se pode montar facilmente e com custo desprez ível essa “âncora” , num esquema em que énecessário apenas que a câmera tenha aquele orifício com rosca, em sua base, onde é aparafusado o tripé.

1) Reúna o material. A foto ao lado mostra que é necessárioapenas: um pedaço de barbante (um pouco mais compridoque a sua altura); um lápis; e um parafuso de ¼, encontradoem qualquer boa loja de ferragens (leve sua câmera na horada compra para testar o produto).

2) Amarre uma ponta do barbante no lápis;

3) Pise no lápis, estique o barbante verticalmente até o altoda cabeça e corte-o nessa altura;

4) Amarre a ponta solta do barbante no parafuso, mantendolivre a extremidade da rosca.

Pronto, agora é só rosquear o parafuso na entrada do tripéda câmera, ajustar o tamanho do cordão enrolando-o nobarbante, de acordo com a sua postura no momento doenquadramento, pisar no lápis e, ao mesmo tempo em queempunha a câmera da melhor forma possível, empurra- lapara cima de forma a esticar bem o barbante no momento doclic.

Com um pouco de prática, suas fotos sairão melhores,principalmente em locais sombreados, ao anoitecer ouamanhecer, enfim, em condições de pouca luminosidade.Lembre-se que em tais situações habitualmente se utiliza umaISO elevada, mesmo com perda da qualidade da foto.

As fotos abaixo são exemplos de “sem e com âncora”, tiradas em interior, com ISO 400 e tempo de exposição deum décimo de segundo. Nota-se que a foto tirada sem o aparato ficou borrada, enquanto com ele obtém-se umaimagem de nitidez aceitável.

Page 5: Com pouca luz e sem tripé

Foto n i tida , ti rada com âncora

Aderindo à idéia, use a criatividade para confeccionar uma “âncora” mais funcional e eficiente.

Forte abraço,

Pedro Trindade Editor do site fotoambiental Ecoclics

Faça nosso curso de fotro gratuito. Fácil, rápdo e eficaz !