coluna esplanadaonorte.net/polopoly_fs/1.809797.1604062874... · 1 day ago  · de minas o norte...

10

Upload: others

Post on 01-Nov-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: COLUNA ESPLANADAonorte.net/polopoly_fs/1.809797.1604062874... · 1 day ago  · DE MINAS O NORTE EXPEDIENTE O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER Uma publicação
Page 2: COLUNA ESPLANADAonorte.net/polopoly_fs/1.809797.1604062874... · 1 day ago  · DE MINAS O NORTE EXPEDIENTE O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER Uma publicação

NEGÓCIO...AsOSsãoentidadesfundadasporempresários(hámé-dicos sócios) muito presentes no Rio de Janeiro, paracitar uma cidade apenas. Eles administram hospitaispúblicos em parcerias com Estado e Prefeitura.

...E CAMBURÃOOSembolsamcentenasdemilhõesdereais.Eoserviçocontinuauma porcaria. Vezou outra, a Polícia Federalou a Civil os visitam no camburão para uma limpezapaliativa.

IGREJA GANHOUA 2ª câmara de Direito Privado do Tribunal de Justi-ça de SP determinou que se exclua o nome ‘Católi-cas’ da Associação Pró-aborto Católicas pelo Direitode Decidir.

SUBINDOEstudantes da Escola Regina Coeli, de Sorriso (MT),finalizaramum projetocientíficoque seráenviadopa-ra a Estação Espacial Internacional em novembro. Agarotada faz parte do projeto Garatéa-ISS, patrocina-do pelo Instituto TIM, e mandará pelo foguete SpaceXumexperimentopara estudar a lactose.Olançamentoserá dia 17, nos EUA.

BRIGA DO VOLANTEO Setpesp, das 70 empresas que fazem o transporteintermunicipal de 120 milhões de passageiros/ano noestado de São Paulo, entrou na briga contra a Buser, a‘Uber’ dos ônibus. Embora o app opere com liminaresjudiciais, o Setpesp a classifica de irregular e informaque a Buser ‘tem desobedecido a regulação dos servi-ços de fretamento’. Nesse buzinaço dos dois lados, aANTT continua perdida na pista.

PÁTIO AGITADOVeja um dado curioso de como o povo voltou a viajar atrabalho e passeio após cinco meses de confinamentona pandemia. Um usuário soube na unidade do Aero-

porto Santos Dumont, no Rio, que a Localiza Hertztem alugado mais de 200 carros por dia – com pico de400 nos feriados. Os números eram metade disso noinício do ano.

REAQUECENDO 1AAPSA,do setorimobiliário,registrou crescimentode50% na quantidade de imóveis vendidos na primeiraquinzena de outubro, com relação ao mesmo períodono ano anterior. E 40% foram por financiamento.

REAQUECENDO 2OconsumodegásofertadopelaGasmigsemanapassa-da bateu 2,9 milhões de metros cúbicos, um recordeeste ano. Para o presidente da estatal, Pedro Maga-lhães, é uma prova de que a indústria mineira reto-mou forte suas atividades.

REVISÃO DO SIMPLESA declaração do presidente daCâmara dos Deputados,Rodrigo Maia, em defesa da necessidade de rediscutiro Simples preocupou o presidente do Sindicato dasEmpresas de Serviços Contábeis e das Empresas deAssessoramento,Perícias, InformaçõesePesquisasnoEstado de São Paulo, Sescon-SP, Reynaldo Lima Jr.

EXPLICANDO“Maia questionou se o regime tributário consegue ge-rar ‘tanto emprego assim’, mas estudo do Sescon-SPmostraqueasgrandesempresastransferem5%dasuareceita para seus colaboradores, enquanto as peque-nas repassam 24%”, explicou Lima.

PROCURANDO SINALA Vivo se meteu numa trapalhada ao ‘cassar’, pela suacentral de atendimento, o número de chip de um celu-lar de empresário de um hotel na Bahia, com contratopós-pagoassinadoemloja.Foramcincodiasprocuran-do sinal. A Vivo devolveu o chip ao portador do planopré-pago que havia perdido o número. Já foi acionadana Justiça.

COLUNA ESPLANADA

Opinião

Sair de cena, nunca saiu. Mas já houve certocontrole da prestação do “serviço”, com aumentoda fiscalização e a disseminação de informaçõesacerca dos perigos do transporte clandestino.Com a pandemia, a preocupação voltou. E há ago-ra um perigoso recrudescimento de tal ilegalida-de em todo o Estado.

Em menos de dez meses os flagrantes em veícu-los sem autorização para conduzir pessoas - atéem nível intermunicipal - já superaram registroscontabilizados em todo o ano passado. E o Nortede Minas é uma das principais rotas dessa ativi-dade, que anda sempre lotada de inúmeros ris-cos aos passageiros.

Os veículos sem autorização não têm garantiadas condições de segurança para trafegabilida-de, pois não são vistoriados levando-se em contaeste fim; nem tampoucoseguem as normas sani-tárias de prevenção à Co-vid-19. E o alerta contraa condução irregular depassageiros é reforçadocom a chegada do feria-do prolongado, quandoa demanda costuma au-mentar.

Até o início de outubro,450 automóveis foram re-movidos nas rodovias es-taduais ou de responsabi-lidade do DER-MG – em2019 foram 435. Além deter o carro rebocado, o motorista é multado em R$1,4 mil, o que não parece assustar quem insiste naprática. Não é raro que se constate condições precá-rias nos veículos usados pelos clandestinos, comopneus carecas, equipamentos danificados, falta decintos de segurança e placas apagadas

Trata-se, como se sabe, de um problema crôniconas grandes cidades brasileiras, mas que torna-seagudo em períodos de crise econômica, como oatual, provocado pela pandemia, que empurrou mi-lhares de trabalhadores para a informalidade, embusca de uma garantia mínima de renda.

Mesmo com essa necessidade real, não se justi-fica colocar em risco a vida de quem, na grandemaioria das situações, foge do serviço legalizadopara economizar, porque também tem os bolsosmais vazios.

EDITORIAL

Alerta ganha

mais força com a

proximidade do

feriado:

transporte

clandestino é

perigoso em

muitos sentidos

[email protected]

LEANDRO MAZZINI

Desespero no Congresso

ComWalmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

O Decreto 10.530 do presidente Jair Bolsonaro, da última segunda-feira, pegou de surpresa os defensores doinvestimento do Estado na saúde pública como um dos pilares constitucionais, e fez soltarem fogos os donos deONGs e Organizações Sociais (as famigeradas OS, que mandam em hospitais em algumas capitais). Mas, dianteda repercussão negativa na própria base no Congresso e junto à Frente Parlamentar da Saúde, Bolsonarorevogou o Decreto no fim do dia. Foi orientado para isso, em especial, pelo ex-ministro da Saúde e hoje seu lídernas Casas, deputado Ricardo Barros. Era praticamente uma terceirização do setor que se espalharia Brasiladentro. Não foi nada de patriotismo ou responsabilidade sobre o setor que pesou na decisão pelo recuo noDecreto. É que há centenas de milhões de reais em emendas já pagas ou empenhadas para esses postos de saúde,e com milhares deles com obras paradas. Haveria também um pente fino do TCU nas obras. Era problema certo!

Fiscalizaçãodeve agir

DE MINAS

O NORTE

EXPEDIENTE

O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER

www.onorte.net

Uma publicação da Indyugraf

CNPJ 41.833.591/0001-65

Gerente Administrativo: Jota Dias

(38) 98838-5604

[email protected]

Editora: Janaina Fonseca

Coordenação de redação:Adriana Queiroz

(38) 98428-9079

Departamento Comercial:Rodrigo Cheiricatti

(31) 3236-8001(31) 98884-6999

(38) 3221-7215

[email protected]

Relacionamento com o assinante:(31) 3236-8033

As criações intelectuais publicadas neste exemplar não podem

ser utilizadas, reproduzidas, estocadas em banco de dados ou

processo similar em qualquer forma ou meio mecânico,

eletrônico, microfilmagem, fotocópia, gravação etc, sem

autorização escrita dos titulares dos direitos autorais. Os textos

das colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião

do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Fale com a redação: [email protected]

Telefone: (38) 3221-7215

Endereço:Rua Justino Câmara, 03 - CentroMontes Claros/MG - f/jornalonorte

2 MONTESCLAROS, SEXTA-FEIRA, 30DEOUTUBRODE2020 onorte.net

Page 3: COLUNA ESPLANADAonorte.net/polopoly_fs/1.809797.1604062874... · 1 day ago  · DE MINAS O NORTE EXPEDIENTE O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER Uma publicação

PRETO NO

BRANCOCilada na estrada

Minas do Norte

Aumento de flagrantes no transporteclandestino lança alerta para o feriado

u

Motoristas que não quiserem sofrer as punições,podem procurar o Estado para se regularizar.Uma das opções é o cadastro de uma empresa parafretamento de viagens. O veículo passará por umainspeção para receber o aval, além do pagamentode taxas.

A Autorização de Fretamento possui umQRCode que permite à pessoa verificar aautenticidade do documento apresentado peloprestador do serviço. O usuário ainda podeconsultar se a empresa contratada e os carrosestão autorizados (www.deer.mg.gov.br).

Emcampanhapolítica nemsempre é importante alargada,cujaúnicapreocupaçãodevesercomaorga-nização.Numadisputaeleitoral, costumodizerqueomaisimportanteéachegada.Comisso,éprecisolem-brar aos senhores candidatos queo sprint final devecomeçarem5denovembroeterminarnodia14,pra-zo final de campanha. Principalmente quem está nadisputaproporcional teráquesepreocuparcomafi-xaçãodonúmerodecampanhaecomamotivaçãodoeleitorparairvotar.Nesteperíodo,jápassouafasedeapresentaçãodeproposta.

Zema e a CâmaraOgovernadordeMinas,RomeuZema,acabousen-

do infeliz em gravação de apoio à candidatura a ve-reador do jovem Teddy Marques (DEM). O chefe doExecutivomineironãosecontentouapenasemmani-festarapoioaocandidato,masdeclarouque“aCâma-radeMontesClarosprecisaderenovação,decandida-tos eficientes e éticos. Montes Claros precisa de umaCâmaramaiseficiente”.Seráqueémesmoesteconcei-toqueochefedoExecutivomineiro temdanossaCâ-maradeVereadores?

PiraporaEmPirapora, seis candidatos estão concorrendo à

prefeitura. A divisão da oposição acabou favorecen-do a candidatura da prefeita Marcela de Warmillon(PSB). A campanhaestápolarizadaentreMarcelaeovereador Aléx César (PTB). Pesquisas de consumo in-ternomostramqueseaseleiçõesfossemhoje,avan-tagemseriada candidata.

São João do PacuíEmSão JoãodoPacuí estãonadisputamajoritária

oscandidatosRonaldoGalo (PSL),CaioCunha(MDB),DinaGarricha(Podemos)eFlávioSantos(PSOL).Adis-puta direta está entre os candidatos Dina e Caio. Deacordo compesquisas de consumo interno, que têmsido realizadas no município, se as eleições fossemhojeavantagemestariacomocandidatoCaioCunha.

Tempo sobrandoQuemassisteprogramaeleitoralnaTVemMontes

Claros tema impressãodequeoPTestácomtempodesobra.Programasforamdestinadosaanunciaroaniversáriodoex-presidenteLula,comoseesteesti-vesse fazendo parte do processo. Não consegui en-tender a proposta, já que pesquisas mostram quenem Lula, Bolsonaro ou Zema terão influência noprocesso.

JaíbaEm coluna anterior, divulgamos que a disputa no

município de Jaíba estaria entre o candidato SilvanoAraújo (Avante) eGimiMurça (Republicanos), vindooprefeitoReginaldo(MDB)emterceirolugar.Entretan-to, tive acessoa informaçãode institutode pesquisaconceituadodaregião,quemostraqueadisputaestámesmoentreocandidatoGimi(Republicanos)eopre-feitoReginaldo.Nomomento,háumequilíbrionadis-puta,comlevevantagemparaGimi,mascomReginal-doemcrescimento.Comoapesquisanãofoiregistra-da, a Lei Eleitoral nosproíbedivulgaçãodedados.

Reta Final

u SAIBA MAIS

ABORDAGENS–Ao todo, 450 veículos que transportavampassageiros semautorização foram

apreendidos emMinas até o início de outubro deste ano

Renato Fonseca

Do Hoje em Dia

Em menos de dez me-ses, os flagrantes notransporte clandesti-no em Minas já supe-ram os registros de to-do o ano passado. ONorte de Minas é umadas principais rotas daatividade, que ofereceriscos aos passageiros.

Os veículos sem au-torização não têm ga-rantia das condiçõesde segurança nemtam-pouco seguem as nor-mas sanitárias de pre-venção à Covid-19. Oalerta contra a condu-ção irregular de passa-geiros é reforçado coma chegada do feriadoprolongado.

Até o início de outu-bro, 450 automóveis fo-ram removidos nas ro-dovias estaduais ou deresponsabilidadedoDe-p a r t a m e n t od eEdificações e Estradasde Rodagem (DER-MG)– em 2019 foram 435.Alémdeterocarroleva-do pelo guincho, o mo-torista é multado emR$ 1,4 mil.

As ocorrências são

mais comuns na regiãometropolitanadeBH,Nor-te de Minas, Vales do Mu-curi e Jequitinhonha e Zo-na da Mata. Por essas ro-tas,amaioriadosconduto-res coloca em risco a vidadas pessoas devido à sériede falhas existentes nosveículos. Mau estado deconservação, com pneuscarecas e panes elétricas,são as principais.

Além disso, segundo oDER, muitos condutoresn ã o t ê m a d e v i d acapacitação para realizaro serviço. Há casos de pes-soas inabilitadas e até cri-minosos. “É sério, é grave.O motorista não tem com-promisso com a vida da

pessoa.Os cuidados com ocarro ou passageiro estãoem segundo plano”, cravao mestre em engenharia eespecialista em transpor-te Silvestre de Andrade.

Porém, o perigo podeser ainda maior. Quemgarante é o assessor de co-municação da Polícia Mi-litar Rodoviária, majorDouglas Guimarães. Se-gundo ele, nas blitze to-das as pessoas que estãonos carros são aborda-das. “Não é difícil encon-trar gente com mandadode prisão em aberto”.

Conforme o oficial, va-le a máxima do baratoque sai caro a quem se ar-risca procurando por es-

se serviço. “Além do pas-sageiro colocar a vida de-le em risco, se for paradodurante uma operação,ele terá que desembarcarna estrada e fica semreembolso”. Conforme omilitar, a corporação rea-liza abordagens frequen-tes em todo o Estado.

INFORMALIDADE

Neste ano, em funçãodo novo coronavírus,houve uma redução con-siderável de tráfego nasrodovias, alterando, in-clusive, as demandas defiscalização do DER. Em2020, menos carros fo-ram abordados pelasequipes, mas, mesmo as-s i m , m a i s f l a g r a n t e socorreram.

Uma das hipóteses éque a própria pandemiaempurrou mais motoris-tas para a informalida-d e , p r i n c i p a l m e n t equem dependia do trans-porte escolar.

Condutores da GrandeBH confirmam o cenário.“Sem as aulas, a gente pre-cisa se virar. O negócioagora é levar passageirospara outras cidades e ga-rantir parte da renda”,contou um deles. Jornalista, articulista, analista político e empresarial

DER/DIVULGAÇÃO

Aldeci Xavier

[email protected]

onorte.net MONTESCLAROS, SEXTA-FEIRA, 30DEOUTUBRODE2020 3

Page 4: COLUNA ESPLANADAonorte.net/polopoly_fs/1.809797.1604062874... · 1 day ago  · DE MINAS O NORTE EXPEDIENTE O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER Uma publicação

PILARLITERÁRIO

u

Mais prazo paravacinação em Minas

Minas do Norte

Pais têmaté 20 de novembro para proteger o filhos

Da Redação

A dois dias do final daC a m p a n h ad eMultivacinação e con-tra a Pólio, a Secretariade Estado de Saúde(SES) definiu pela pror-rogaçãodaaçãodeimu-nização em todo o Esta-do, inclusive contra osarampo. A decisão foitomada em função dabaixaprocurapelospos-tos de saúde neste mês,o que expõe a popula-ção mineira ao risco dedoenças graves.

A nova data limite é20 de novembro. EmMontes Claros, porexemplo, metade dascrianças ainda estãosem receber a dose con-tra a poliomielite e con-tra o sarampo, como ONORTEmostrounaedi-ção desta quinta-feira.

Segundo a Superin-tendência Regional deSaúde (SRS) de MontesClaros, apenas quatrodos 54 municípios naáreagerenciadapeloór-gão alcançaram a metade imunizar 95% do pú-blico alvo contra a po-liomielite: São João daLagoa (111,89%); Guara-ciama (98,76%); Enge-n h e i r oN a v a r r o(97,63%) e Gameleiras(96,30%).

“ H á r i s c o d ereintrodução de doen-çasjácontroladasoueli-minadas e a sua disse-minação. Daí a impor-tância dos serviços desaúde obterem altas ehomogêneas cobertu-ras vacinais para crian-ças de 1 ano a menoresde 5 anos de idade na

Campanha Nacional deVacinação contra a Polio-mielite”, afirma a SES.

Segundo registro do Mi-nistériodaSaúde,cercade61 mil crianças precisamrecebera dosecontraa Pó-lio nos 54 municípios queintegram a área de atua-ção da SRS de Montes Cla-ros. No entanto, apenas

34.773, o que equivale a56,99%,haviamrecebidoaproteção até a manhã deontem.

SARAMPOA SES ressalta ainda que

há uma grande necessida-de de proteger a popula-ção de 20 a 49 anos contrao sarampo, pois essa faixaetária apresenta baixa co-bertura de vacinação con-tra a doença. Além disso,ospaisprecisamficaraten-tos para a atualização docartãodevacinas,quetam-bém está sendo feita du-rante a campanha.

No Norte de Minas,267.727 já buscaram pelavacina contra a doença, oque equivale a 55% do to-tal de um público estima-do de 480.471 pessoas.

MULTIVACINAÇÃO

Sobre a Campanha Na-cional de Multivacinação,o público-alvo é formadopor mais de 175 mil crian-çaseadolescentescomme-nosde15anos.ASRSdesta-ca que os municípios rece-beramasdosesparaatuali-zar o cartão de vacinaçãoem relação às seguintesdoenças: BCG; Hepatite B;Penta;PólioinativadaePó-lio oral; Rotavírus; Pneu-mo 10; Meningo C; FebreAmarela;TrípliceViral(sa-rampo, caxumba e rubéo-la); Tetra Viral (sarampo,caxumba,rubéolaevarice-la); DTP (difteria, tétano ecoqueluche); Hepatite A;Varicela; MeningocócicaACWY; HPV quadrivalen-te (contra câncer de colodoútero,davulva,davagi-na, do ânus, pênis, orofa-ringe e as verrugas geni-tais).

Hámuitosemuitosanos,deacordocomumaanti-gaparábola, houve umvenerável e velho rei que go-vernouumrespeitáveleantigoreino.Umdia,desejan-do honrar o cidadãomais digno de seu império, en-viou seus ministros de Estado através de sua terra,parabuscaremaqueles queeles imaginassemserosmais dignos. E então estabeleceu um dia em que seapresentariamperanteele.Naocasião,escolheria,en-tre todos, omaisdigno.Finalmentechegouodia.Apraçaestavarepletade

pessoasimportantes;eoreisentou-seaotrono.Opri-meiroministro aproximou-se do trono e apresentouumgrandeadvogado,umhomemqueatravésdaela-boraçãodesuasbenéficas leisdera liberdadee justi-çaparatodos.Eamultidãobateupalmaseaplaudiu,poisele eraumcidadãomuito respeitável.Oministro seguinte apresentouumgrandeecono-

mista, e expôs como ele trouxera tranquilidade aosnegóciosdoreino;enovamenteamultidãobateupal-mas. O terceiro ministro, curvando-se (em reverên-cia),apresentouumgrandemédico,cujaperíciatinhavencidoadoençaesalvadoavidademilharesdepes-soas.Novamenteamultidãobateupalmas.Então,oquartoministro,aproximando-sedotrono,

traziapelobraçoumaidosasenhoradepequenaesta-tura.Seuscabelosestavambrancos,ascostasencur-vadas,as roupasvelhasegastas.Orei ficouchocadoevisivelmenteaborrecido.-Queméestamulher?-indagouele.–Comquedireito

foi ela classificada entre estes ilustres homens?Ó rei –disse o ministro – quando estes homens eram aindameninos, estamulher foi a professora deles. Ninguémbateupalmasouaplaudiu.Houveummomentodepro-fundosilêncio.Então,oreiselevanta,dáalgunspassosdotronoe,comlágrimasnosolhos,colocaacondecora-ção emvolta dopescoçodapequenae idosa senhora.Elaerasemdúvidaamaisdignacidadãde seu reino!Aquideixoaminhahomenagematodos(as)os(as)

professores (as), que deixam suas marcas nas vidasdaquelesquepassampelassuasvidas.SãohomensemulherescomprometidoscomDeusecomopróximonotrabalhodetransformaçãodevidas.Saibamqueonosso trabalho temum registro nos livros deDeus; eque seremos recompensados vendo caracteresmol-dadosnavidadaquelesquenos foramconfiados.SougrataaDeusporserprofessora,porsereduca-

doraepelagraçadeDeustransformadoradevidasamimconfiadas.

A grande honra deser professor (a)

Presidente da Academia Feminina de Letras

EMMOC -Metade das crianças ainda não receberama dose contra a pólio

Terezinha Campos

[email protected]

MARCELO CAMARGO/AGENCIA BRASIL

Apenas quatrodos 54municípios doNorte deMinas sobresponsabilida-de da SRS deMontes Clarosalcançaram ameta contra apoliomielite

4 MONTESCLAROS, SEXTA-FEIRA,30DEOUTUBRODE2020 onorte.net

Page 5: COLUNA ESPLANADAonorte.net/polopoly_fs/1.809797.1604062874... · 1 day ago  · DE MINAS O NORTE EXPEDIENTE O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER Uma publicação

Eleitorado supera população

Política

Em Minas Gerais,118 cidades têm maispessoas aptas a votardo que moradores

u

Marciano Menezes*

DoHoje emDia

Minas Gerais lideraem todo o país a quan-tidade de cidades ondeo número de eleitoresé superior ao de habi-tantes. Segundo dadosda Confederação Na-cional de Municípios(CNM), o Estado tem118 municípios nessascondições , f icandoatrás apenas do RioGrande do Sul, com 61,e de Goiás, com 58. Umdeles é Rubelita, noNorte do Estado, quetem uma população es-timada neste ano em5.798 pessoas e 7.439eleitores, uma diferen-ça de 1.641.

Além de Rubelita,têm mais eleitores doque habitantes os mu-n i c í p i o s d e C a t u j i(7.870 e 6.257, respecti-vamente), Santana doRiacho (5.493 e 4.315) eJeceaba (5.997 e 4.852).Compõem também alista das dez primeirasno Estado as cidadesde Ouro Verde de Mi-nas (6.976 e 5.914), Sem-Peixe(3.597 e 2.606), Di-vinésia (4.384 e 3.424),Dores do Turvo (5.153 e4.230), Fama (3.235 e2.376) e Córrego Novo(3.567 e 2.728).

O estudo foi feito apartir do cruzamentode dados da base deeleitores do TribunalS u p e r i o r E l e i t o r a l(TSE) com a populaçãooficial calculada peloInstituto Brasileiro deGeografia e Estatística(IBGE). No país, segun-do levantamento daCNM, houve um au-mento de 60% no nú-mero de cidades brasi-leiras com mais eleito-

res que habitantes, sal-tando de 308, em 2018, pa-ra 493 neste ano, o que re-presenta 8,8% dos muni-cípios no país.

O Estado com o maiornúmero em termos per-c e n t u a i s é G o i á s(22,76%), seguido do RioGrande do Norte (17,9%)e da Paraíba (14,8%). Pro-porcionalmente, a cida-de que lidera a lista nacio-nal de municípios commais eleitores do que ha-bitantes é Severiano Me-lo (RN). Lá, segundo esti-m a t i v a d o I B G E , s ã o2.088 habitantes, já os da-d o s d o T S E a p o n t a m6.482 eleitores aptos a vo-tar, o número é três vezesmaior que a quantidadede habitantes.

Em números absolu-tos, na liderança da listanacional de municípioscom mais eleitores quehabitantes está o muni-cípio pernambucano deCumaru, no Agreste doEstado. Segundo o IBGE,ele possui 10.192 mora-dores, já o TSE apontaque há na cidade 15. 335cidadãos aptos a votareste ano.

A diferença, segundo oconsultor da área técnicad a C N M , E d u a r d oStranz, pode ser justifica-da por desatualizaçõesnas estimativas de popu-lação feitas pelo IBGE,fraudes e, especialmente,por questões afetivas.“Existe uma ligação mui-to grande das pessoascom as cidades onde elasnasceram, sobretudo nes-ses municípios peque-nos. Elas migram para ci-dades maiores, regiõesmetropolitanas ou cida-des-polo em busca de em-prego ou estudo, mas nãotransferem seus títuloseleitorais. Isso é muito co-mum”, avaliou.

Stranz lembrou aindaque em cidades menoresa disputa política é muitoacirrada e as pessoas nas-cidas nessas localidades

têm sempre algum graude parentesco com oscandidatos o que, segun-do ele, também contribuipara que elas não transfi-ram seus títulos.

O advogado RaphaelMaia, especialista em Di-reito Eleitoral, acreditaque essa discrepância en-tre o número de eleitorese da população do muni-

cípio não tenha necessa-riamente ligação comfraude.

“Pode ser fraude? Po-de. Mas acredito que se-ja minoria. Tem muitomais a ver com ligaçõeshistóricas com o municí-pio e vínculos políticos,econômicos e, inclusive,afinidade”.

*Com Agência Brasil

FONTES: CMN/TSE/IBGE

BHDiscrepâncias regionaisCONFIRA A DIFERENÇA ENTRE POPULAÇÃO E PESSOAS COM DIREITO A VOTO

CIDADES QUANTIDADE DE ELEITORES POPULAÇÃO 2020 DIFERENÇA

Rubelita 7.439 5.798 1641

Catuji 7.870 6.257 1.613

Santana do Riacho 5.493 4.315 1.178

Jeceaba 5.997 4.852 1.145

Ouro Verde de Minas 6.976 5.914 1.062

Sem-Peixe 3.597 2.606 991

Divinésia 4.384 3424 960

Dores do Turvo 5.153 4230 923

Fama 3.235 2.376 859

Córrego Novo 3.567 2.728 839

REPRODUÇÃO/FACEBOOK

RUBELITA

Número deMunicípios

Município com pop.menor que eleitor

Percentual População 2020 Quantidadede Eleitores

Minas Gerais Rio Grande do Sul Goiás

853

497246

118

61 58 13,83 12,27

23,58 21.292.666

11.422.9737.113.540

15.889.559

8.423.308

4.606.112

ELEIÇÕES 2020

onorte.net MONTESCLAROS, SEXTA-FEIRA, 30DEOUTUBRODE2020 5

Page 6: COLUNA ESPLANADAonorte.net/polopoly_fs/1.809797.1604062874... · 1 day ago  · DE MINAS O NORTE EXPEDIENTE O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER Uma publicação

Para comemorar os três aninhos dacaçulinhaLiz, os papais CarolinneeRo-drigo Aquino organizaram uma lindafestaparaapequena.Aliás,duasfestas.É quedevido apandemia, para nãoha-

ver aglomeração, amamãe teve a ideiade festejar emdois dias. Umdia comosavós maternos, e no outro dia com osavóspaternos,umagrandedemonstra-çãodecarinhoerespeitoaambos.Oam-

bienterecebeuumalindadecoraçãodoEncantar kids, como tema Lol surprise.Amesadedocesfoicompostadeperso-nalizados do Ateliê da Ana, deliciososdoces de Sandra Jabbur (Jabbur Sweet

Gourmet)eo lindobolodeGracielleBo-los. A princesinha Liz curtiu cada mo-mentoemdosedupla.Parabéns,minhagatinha!QueDeusguieosseuspassosacadadia.

Liz – 3 aninhos

Será amanhã, 31 de outubro, o

enlace dos jovens Ellen Lemos

Cardoso eCarlosAlberto

Ferreira Filho. Devido a

pandemia, a tão aguardada

cerimônia será celebrada coma

presença de familiares e os

amigosmais íntimos,

respeitando todos os protocolos

exigidos.Mas nempor isso

deixará de ter todo o brilho e

alegria que omomentomerece.

Todos os preparativos estão

sendo cuidados commuito amor

e carinho pelos noivos.

Felicidades ao casal.

Os avós

paternos

SoniaAquino

e Tony

Pimenta com

Liz e Enzo

Os avós

maternos

Antônia

Clareth e

Wilton José

comLiz e

Enzo

A

aniversarian-

te comos tios

Samuel

Juliano e

Tereza

Comos tios

Ludmila e

Fabiano e os

priminhos

João Pedro e

Lavínia

Os papais

Carolinne

A. Silva

Aquino e

Rodrigo

Aquino

Pimenta

coma

aniversa-

riante Liz e

o

irmãozinho

Enzo

Ruth Jabbur Ruth [email protected]

FOTOSARQUIVODE FAMÍLIA

RENATO DINIZ

6 MONTESCLAROS,SEXTA-FEIRA, 30DEOUTUBRODE2020 onorte.net

Page 7: COLUNA ESPLANADAonorte.net/polopoly_fs/1.809797.1604062874... · 1 day ago  · DE MINAS O NORTE EXPEDIENTE O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER Uma publicação

Último dia para matrícula narede estadual de ensino

Educação

Todo o processo de renovação está sendo feito de forma on-lineu

PRAZOFINAL-Válido para alunos jámatriculados na rede estadual

Da Redação*

Termina hoje o pra-zo para renovação damatrícula dos alunosque já estão na redepública estadual deensino de Minas Ge-rais e desejam perma-necer, em 2021, namesma escola que es-tudaram neste ano.Todo o processo estásendo feito on-line edeve ser formalizadopelos pais/responsá-veis ou pelo próprioaluno, quando maiorde idade, no endereçorenovacao.educacao.mg.gov.br.

Já para os alunosque não têm acesso àinternet, as famílias,ou o aluno maior de 18

anos, devem entrar emcontato com a escola, pormeio de telefone, aplicati-vo de mensagens ou ou-

tros meios disponíveis,também até hoje, paramanifestar à gestão daunidade de ensino o inte-

resse pela continuidadede estudos onde se encon-tram matriculados.

Para quem precisa mu-

dar de escola ou vir deoutra rede de ensino pa-ra ingressar na rede pú-blica estadual, será ne-cessário aguardar o mo-mento do cadastramen-to escolar que, de acor-do com a Resolução SEEnº 4.421, deverá ocorrerem novembro.

PASSO A PASSO

Para realizar a renova-ção da matrícula , ospais/responsáveis, ou oaluno maior de 18 anos,deverão acessar o site re-novacao.educacao.mg.gov.br dentro do prazoestipulado. Será neces-sário inserir o númeroda matrícula, no campodestinado ao login, e ad a t a d e n a s c i m e n t ocom dia, mês e ano com

os quatro dígitos no es-paço destinado à senha.

Caso o estudante nãotenha o número da ma-trícula, o próprio siste-ma ajuda a localizar es-sa informação. Basta cli-car em “recuperar nú-mero de matrícula doaluno”. Ao selecionar es-sa opção, o sistema soli-citará identificação daescola onde o aluno estámatriculado, seu nomecompleto, data de nasci-mento e o nome da mãeou do pai.

Ao concluir o procedi-mento de renovação damatrícula, será disponi-bilizado o comprovantede renovação que pode-rá ser impresso ou salvoem formato PDF.

*Com Agência Minas

GIL LEONARDI/IMPRENSA MG

onorte.net MONTESCLAROS,SEXTA-FEIRA, 30DEOUTUBRODE2020 7

Page 8: COLUNA ESPLANADAonorte.net/polopoly_fs/1.809797.1604062874... · 1 day ago  · DE MINAS O NORTE EXPEDIENTE O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER Uma publicação

Pocket office

Tecnologia

Com5G, Galaxy Note 20 Ultra oferece praticidade para trabalhar onde estiveru

FAZTUDO–ONote 20Ultra combina poderoso hardware com 12GBdeRAMe conexão 5Gpara realizar qualquer tipo de tarefa; caneta

S Pen facilita na hora de fazer do aparelho umbloquinho

Marcelo Jabulas

@mjabulas

A indústria da telefo-nia tem um calendárioconhecidodo consumi-dor. No início do ano, aSamsung atualiza a fa-mília Galaxy S e, no se-gundo semestre, sul-coreana e Apple apre-sentam novidades dosmodelos Note e iPho-ne. O Note 20 chegouao mercado há poucassemanas e assumiu,junto do Galaxy S20, otopo da pirâmide damarca asiática.

Um dos destaquesda nova geração é aversão Ultra, que aca-bamos de testar. Compreço sugerido de R$ 8mil, esse telefone con-ta com hardware mui-to semelhante ao utili-zado no S20 Ultra.Mas o grande barato éque ele foi o primeiroaparelho da marcacom rede 5G embarca-da, o que faz dele umaopção a se pensar paraquem busca trocar decelular.

Apesar de o 5G aindaoperardeformaexperi-mental no Brasil, con-centrado em localida-des de algumas capi-tais, como Belo Hori-zonte, a nova frequên-cia de banda tende a seexpandir daqui emdiante. Por agora, ape-nasuma operadora(Vi-vo) oferece a rede, masé limitada a trechos daavenida Afonso Pena eregião da Savassi.

HARDWARE

Mas o Note 20 Ultratem outros recursosque fazem dele uma

das melhores opções domercado. Ele conta como mesmo processadorExynos 990 de oito nú-cleos do S20 Ultra, as-sim como 12 GB de RAM,que dão a ele poder deprocessamento de umnotebook de ponta. Seuarmazenamento inter-no varia de 128 a 256GB,além de suportar cartãode até 1GB.

Prático, a pegada doNote sempre foi ser umasolução mais corporati-va do que um aparelhoda moda. A tela de 6,9 po-legadas também tem as

mesmas dimensões do ir-mão topo de linha. Paraquem usa o telefone pa-ra o trabalho, resolvemuito bem.

A caneta S Pen, que te-ve a bateria otimizada, éprática não somente pa-ra escrever recadinhos,mas também para mani-pular elementos na tela.Afinal, a pontinha do lá-pis é muito mais precisaque a ponta do dedos.

Para digitar, os 213 gra-mas podem cansar asmãos. Mas no pior dos ca-sos ainda é possível colo-car o telefone sobre a me-

sa e “catar milho” com acanetinha. Dizer que eleé um escritório de bolso,não é exagero.

OLHOS

Quandoa Samsung lan-çou o S20 Ultra, a grandesensação era seu jogo delentes com opção zoom100x. O Note 20 Ultranão tem essa quarta câ-mera, mas oferece zoomótico de 5x, contra os 4xdo S20. O Zoom digitalvai até 30x. Também fil-ma em 8K (4K na frontal)e registra imagens comaté 108 MP.

ENSABOADO

O novo Note tem dese-nholimpo,comasextremi-dades retas e acabamentofosco, que fazem dele umaparelho elegante. No en-tanto, uma capa é funda-mental.Eletendeaescorre-garcom facilidade.MesmocomtelaemGorillaGlass7,não convém deixar que eleescorregue pelos dedos.

BATERIA

ONote20Ultratembate-ria de 4.500 mAh. Trata-sede uma pilha poderosa pa-ra muitas horas de funcio-namento. Em modo avião,

dura quase uma semana.Com rede ativada e usoconstante, ela durou maisde 24 horas.

PALAVRA FINAL

O Galaxy Note Ultra 20não é um telefone barato.Custa os mesmos R$ 8 milsugeridos do S20 Ultra. Noentanto, tem como vanta-gemarede5G.Seoamigojátiver acesso a essa banda, éuma escolha mais interes-sante. Além disso, aindacontacomacanetinha,queéumamãonarodaparatra-balhar. Afinal, todo escritó-rio precisa de uma caneta.

MARCELO JABULAS

8 MONTESCLAROS, SEXTA-FEIRA, 30DEOUTUBRODE2020 onorte.net

Page 9: COLUNA ESPLANADAonorte.net/polopoly_fs/1.809797.1604062874... · 1 day ago  · DE MINAS O NORTE EXPEDIENTE O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER Uma publicação

Alerta contra o AVC

Saúde

Derrame é a segunda doença que mais mata no mundo e especialistasapontam que prevenção tem sido negligenciada na pandemia

u

SUPERAÇÃO- Érika (de trança) sofreu umAVC aos 26 anos e se redescobriu na prática do jiu-jítsu

Christine Antonini

Repórter

O Acidente VascularCerebral (AVC) é a se-gundadoençaquemaismata no mundo. NoBrasil, uma a cada qua-tro pessoas desenvolveadoença.Noano passa-do, a Secretaria de Esta-do de Saúde (SES) regis-trou 10.111 mortes emMinas por causa da en-fermidade. Apesar dagravidade, o AVC podeser evitado com a ado-ção de um estilo de vidamaissaudávelemudan-ças de hábitos.

Para alertar as pes-soas sobre o perigo doAVC e como se prote-ger, o 29 de outubro foiinstituído, pela Organi-zação Mundial de Saú-de (OMS), como o DiaMundial do Combateao AVC. A data buscaconscientizar sobre anecessidade de uma vi-da saudável para evi-tar o problema, que po-de deixar sequelas per-manentes.

Outro ponto de preo-cupação para este ano éque, com a pandemia,muitaspessoastêmdei-xando de fazer consul-tas e exames de rotina,que poderiam diagnos-ticarfatoresderisco.Se-gundo a OrganizaçãoMundial de Derrames,observou-se que osatendimentos a casosde AVC diminuíramem 60% durante os pri-meirosmesesdapande-mia. Um dos possíveismotivos é o medo dacontaminaçãocomoví-rus, o que levou à redu-çãodeconsultasderoti-

na.Algunspacientesdeixa-ram de buscar atendimen-to mesmo apresentandosintomas graves de AVC.

O AVC é mais comumem pessoas acima de 60anos, mas tem sido cadavez mais observado emadultos com média de ida-de de 45 anos.

“O AVC, também conhe-cidocomo derrame, éumainterrupção abrupta (re-pentina) do fluxo sanguí-neo cerebral. Ele pode serdedoistipos:ovascularen-cefálico isquêmico e o he-morrágico.Oprimeirotra-ta-sedainterrupçãodoflu-xo por algum coágulo quese aloja na artéria cere-bral. Já o segundo é quan-dohárompimentodaarté-ria”,explicaDaysonHenri-ck Salvino Pereira, médi-

co cardiologista do Hospi-tal das Clínicas Dr. MárioRibeiro da Silveira.

SINTOMASUm dos primeiros sinto-

mas da doença é a fraque-za súbita em um lado docorpo, dificuldade para fa-lar e, em muitos casos, ap e r d a d e v i s ã o . A sconsequências da doençapodem ser diversas. As

mais comuns são dificul-dades para andar, falar ecompreender, bem comoparalisia ou dormência daface, do braço ou da perna.

“Podemos diagnosticaruma possível probabilida-de de a pessoa ter um der-rame através de três for-massimples:peçaparasor-rir, se a boca puxar maispara um lado, pode ser in-dício. Outra forma é colo-

car os braços para frente etentar segurá-los. Se al-gum desses braços cair, is-so quer dizer que ela estáperdendo força. A última éfalarumafrasesimples,co-mo ‘um menino brincoucom a bola’. Se a frase fordita meio embolada, tam-bém pode ser um fator”,pontua o cardiologista.

FATORES DE RISCOSegundo Dayson Henri-

ck, há duas possíveis cau-saspara ocorrerumderra-me: modificáveis e nãomodificáveis. A primeiraé aquela em que médico epaciente podem interferircom medicamentos, co-mo pressão alta, diabetes,obesidade, sedentarismoe tabagismo. As não modi-ficáveis são genética e ida-

de avançada. Com o pas-sar do tempo, as artériasvão crescendo e se tor-nam mais propícias emacumular um tipo de gor-dura na parede.

SUPERAÇÃOA atleta Érika Porfírio ti-

nha 26 anos quando so-freuoacidentevascularce-rebral. Ela conta que nãohavia predisposição parater a doença e que semprecuidou bem da saúde, comuma alimentação saudá-vel e exercícios físicos,pois é personal trainer.

“O AVC veio de repente.Eu estava na academiamalhando quando sentiuma fraqueza do meu la-do direito do corpo. O pes-soal da academia ligou pa-ra o Samu e fui atendidarapidamente. Graças aDeus não precisei fazer ci-rurgia. O meu próprio or-ganismo estancou o san-gue”, lembra a atleta, queencontrou no jiu-jítsuuma forma de reabilita-ção e superação.

Érika ficou com parali-sia do lado direito do cor-po.Hoje,aos31anos,aatle-ta é exemplo de supera-ção. Coleciona títulos namodalidadedojiu-jítsu co-mo paratleta.

“Entreipara oesportehátrêsanosparaajudarnare-cuperação, pois saí do hos-pital de cadeira de rodas.Acabei me apaixonandopela modalidade. Já con-quistei muitas medalhas,a mais importante foi noCampeonato Panamerica-no no Uruguai, onde foi oinício do parajiu-jítsu, noesporteparaolímpico.Nes-se campeonato, trouxe osegundo lugar para casa”,destaca Érika.

ARQUIVO PESSOAL

A presença de dor de cabeçaintensa e súbita que não possuicausa aparente, fraqueza ouformigamento no rosto, braço ouperna, episódios de confusão ouagitação, fala alterada ouembolada, alteração na visão etontura, são sinais da doença

onorte.net MONTESCLAROS, SEXTA-FEIRA, 30DEOUTUBRODE2020 9

Page 10: COLUNA ESPLANADAonorte.net/polopoly_fs/1.809797.1604062874... · 1 day ago  · DE MINAS O NORTE EXPEDIENTE O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER Uma publicação

Foram construídos32quilômetrosdecan-teiro convertidos emciclovia coberta porpainéis solares, queservem para protegeros ciclistas do sol e,ao mesmo tempo, ge-rar energia de formasustentável. A CoreiadoSul, comotodossa-bem, é um país poucomais populoso que aEspanha (50milhões),mas cinco vezes me-nor, por isso passapor sérios problemasde trânsito. É, de fato,ononopaísdomundoem emissões de CO2.Está sempre promo-vendo campanhas eminfraestruturas parabicicletas, para tentarreduzirotráfegourba-no,habituandoaspes-

soas ao uso da bicicleta.Écomumnopaísoexces-sodetrabalho. Issosigni-fica que as autoridadestambémbuscampromo-

ver o esporte nos finaisde semana como formademanterasaúdedapo-pulação.Acicloviacorea-na se tornou ummodelo

referência em todo omundo. E é visto em ou-tros países do ocidenteque a via já é vista como“a rodovia verde”.

E asnovidades 2020continuam.ACaloi, re-ferência em bicicletano Brasil há mais de120 anos, inova maisuma vez com a novalinha Elite. São qua-tro bicicletas de altaperformance que vãoelevar o nível domer-cado demountain bi-ke. São elas: Caloi Eli-te, Caloi Elite CarbonSport, Caloi Elite Car-bonRacingeCaloiEli-teCarbonTeam.Omo-delo Sport já come-çouachegarnasprin-cipais bikeshops dopaís, inclusive Mon-tes Claros. Segundo osite da empresa, to-dos os modelos fo-ram redesenhados eestudadosdozerope-lo timededesenvolvi-mento, trabalhandoem cada detalhe – dageometria do quadroà escolha estratégica

dos componentes. Comum resultado que sur-preendeu os atletas detestes, garantindo pro-porcionalidade, veloci-dade, tração, leveza etecnologia geométricapara controle e estabili-dade ao ciclista. Comotodos sabem, a Caloi

sempre foi protagonis-ta no ciclismo brasilei-ro. A Elite Carbono, lan-çada em 2012, foi a pri-meira marca nacional adisponibilizar uma MTBde carbono de alta per-formance no mercado.Muito impressionaono-vo projeto real izado

100% pela Caloi com anova geometria, desen-volvida para o moun-tain bike cross countrypara atender a deman-da do perfil do ciclistabrasileiro. A outra novi-dade é que agora serãocomerc ia l i zadas emquatro tamanhos (P, M,GeGG), deixandoamar-ca a frente das concor-rentes. Sobre o quadro,os ângulos de cabeçoteforam ajustados paradar confiança em desci-dasagressivas, ea técni-cadocontroledeestabi-lidade foi redefinida atraseira para entregarnão só tração, mas umamelhor absorção de im-pactos graças ao cano-temais expostoeaos tu-bos do triângulo trasei-rocomespessurasvaria-das em sua extensão.Muito legal. Caloi final-mente vestiu o espíritocompetitivo no MTB.

AfábricaHarley-Da-vidson anunciou ofi-cialmente a nova em-presadebicicletaselé-tricas. Já tem um bomtempo que a marcavem falando em pro-duzir bikes elétricas.Como todos sabem, omercado tem s idocrescente,eaperspec-

tiva da empresa é man-ter sua relação coma fa-miliaridade motocicletaX bicicleta. Esta semana,a fabricante estreou suanova fábrica dedicada abikeselétricas,comopri-meiro modelo que sur-preendeu a todos: a Se-rial1CycleCompany.Pro-jeto lindo!

Umasurpresa desa-gradávelocorreunes-ta semananaavenidaVargem Grande, emMontes Claros. Ciclis-tassedepararamcomumcorte na ciclofaixapara construir umapassagem de conver-são de veículos à es-querda. Um trabalhoárduoconquistadope-los ciclistas da cidadeque lutarampelo pro-jeto, agora sofre este

desrespeito.Muitos fica-ram revoltados ao saberdo “corte” da ciclofaixade tre ino na cidade.“Que absurdo. A genteia treinar nela (a ciclo-faixa), era tão mais se-guro”, disse CristianoSenna. Realmente, umafalta de respeito, e nãojustifica uma entradapara conversão a es-querda sendo que háuma rotatória a 100me-tros. Lamentável!

Coreia do Sul lança ciclovia compainéis solares

Nova linha Caloi Elite

Harley-DavidsonElétrica

Ciclofaixa destruída

CICLOVIVO

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

REPRODUÇÃO REDES SOCIAISAVCB

Aventureiros do Sertão Eudóxio Rabelo

[email protected]

a melhor notícia está no arsintonize 104.9

música, informação e entrevistas

10 MONTESCLAROS, SEXTA-FEIRA, 30DEOUTUBRODE2020 onorte.net