colorida maior evento de capacitaÇÃo de …

16
Curitiba, 27 de Agosto a 02 de Setembro de 2021 Ano XXVIII nº 1277 • R$ 3,00 DETRAN EM COLOMBO Novo posto avançado do DETRAN L E I L Õ E S nas páginas 02 e 04 LEIA MAIS: • TOLEDO: MDB PROMOVE ENCONTRO REGIONAL. PÁG.06 • FOZ DO IGUAÇU: O NOVO CICLO ECONÔMICO COM A ITAIPU. PÁG.15 • GUARATUBA: CONCURSO PÚBLICO EM 2022. PÁG.11 • NORTE PIONEIRO: PÓLO TURÍSTICO DE ANGRA DOCE. PÁG.12 Que Ratinho Junior vai concorrer à reeleição não há a menor dúvida. Agora a movimentação de bas- tidores é para conhecer quem será o seu vice. O atual, Darci Piana mantém a força dentro do grupo que acompanha o governador desde 2018, mas o ideal é preparar alguém para 2026. É um projeto político ousa- do, mas que almeja uma continuidade de filosofia, incrementando as atuais ideias e ampliando o campo de atuação. Assim é preciso uma nova liderança, ao gosto do eleitorado, para que já vá se adequando ao sistema. Resta saber quem de fato reúne condições e interesses para entrar neste jogo. Você aposta em algum desses? Detalhes na página 03. APOTEOSE DO IGUAÇU! QUEM VAI SER O VICE DE RATINHO JUNIOR EM 2022? A VAGA DO SENADO: ADVERSÁRIOS DE ÁLVARO DIAS Nesta semana alguns nomes foram citados na disputa ao senado em 2022. Nomes como o chefe da Casa Civil Guto Silva (PSD), o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), Marcelo Rangel (PSDB), Chico do Uberaba (PRTB), Wilson Picler (PATRIOTA), Requião (sem partido), Paulo Martins (PSD), Beca Lupion (DEM), Janja, Gleisi, Ênio Verri (PT) e como também a reserva moral permanente “a Porcina dos Pinheirais”, Osmar Dias (PDT), que podem ser os postulantes. Detalhes nas páginas 06 e 07. GUTO SILVA , ROMANELI E MARCELO RANGEL CONFIRA NA PÁGINA 09 FAZENDA RIO GRANDE: ARMAÇÃO ILIMITADA SUSPEITA ARMAÇÃO CONTRA A PRIMEIRA DAMA NANI HAMNAD, ESPOSA DO PREFEITO NASSIB COM ÁUDIOS DUVIDOSOS. PÁG. 02 PARANAGUÁ MAIOR EVENTO DE CAPACITAÇÃO DE OPERADORES TURISMO. PÁG 11 GOV. RATINHO JR. E WAGNER MESQUISTA DO DETRAN. CURITIBA GRECA ACOMPANHA AVANÇO DAS OBRAS CONTRA ENCHENTES NO RIO JUVEVÊ CONFIRA NA PÁGINA 09 SÓ FALTA CANONIZAR! JUÍZA DESCARTA 29 PROVAS! CONFIRA NA PÁGINA 05 JANJA E LULA ALEXANDRE MARINGÁ PREFEITO NASSIB E A PRIMEIRA DAMA NANI.

Upload: others

Post on 29-Nov-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

COLORIDA

Curitiba, 27 de Agosto a 02 de Setembro de 2021Ano XXVIII • nº 1277 • R$ 3,00

DETRAN EM COLOMBO Novo posto avançado do DETRAN

L E I L Õ E S nas páginas 02 e 04

LEIA MAIS:• T O L E D O : M D B P R O M O V E

ENCONTRO REGIONAL. PÁG.06• FOZ DO IGUAÇU: O NOVO CICLO

ECONÔMICO COM A ITAIPU. PÁG.15• GUARATUBA: CONCURSO PÚBLICO

EM 2022. PÁG.11• NORTE PIONEIRO: PÓLO TURÍSTICO

DE ANGRA DOCE. PÁG.12

COLORIDA

Que Ratinho Junior vai concorrer à reeleição não há a menor dúvida. Agora a movimentação de bas-tidores é para conhecer quem será o seu vice. O atual, Darci Piana mantém a força dentro do grupo que acompanha o governador desde 2018, mas o ideal é preparar alguém para 2026. É um projeto político ousa-do, mas que almeja uma continuidade de filosofia, incrementando as atuais ideias e ampliando o campo de atuação. Assim é preciso uma nova liderança, ao gosto do eleitorado, para que já vá se adequando ao sistema. Resta saber quem de fato reúne condições e interesses para entrar neste jogo. Você aposta em algum desses?

Detalhes na página 03.

APOTEOSE DO IGUAÇU!

QUEM VAI SER O VICE DERATINHO JUNIOR EM 2022?

A VAGA DO SENADO: ADVERSÁRIOS DE ÁLVARO DIASNesta semana alguns nomes foram citados na disputa ao senado em 2022. Nomes como o chefe da Casa Civil Guto Silva (PSD), o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), Marcelo Rangel (PSDB), Chico do Uberaba (PRTB), Wilson Picler (PATRIOTA), Requião (sem partido), Paulo Martins (PSD), Beca Lupion (DEM), Janja, Gleisi, Ênio Verri (PT) e como também a reserva moral permanente “a Porcina dos Pinheirais”, Osmar Dias (PDT), que podem ser os postulantes. Detalhes nas páginas 06 e 07.GUTO SILVA , ROMANELI E MARCELO RANGEL

CONFIRA NA PÁGINA 09

FAZENDA RIO GRANDE:

ARMAÇÃO ILIMITADA SUSPEITA ARMAÇÃO CONTRA A PRIMEIRA DAMA NANI HAMNAD, ESPOSA DO PREFEITO NASSIB COM ÁUDIOS

DUVIDOSOS. PÁG. 02

PARANAGUÁMAIOR EVENTO DE CAPACITAÇÃO DE

OPERADORES TURISMO. PÁG 11

GOV. RATINHO JR. E WAGNER MESQUISTA DO DETRAN.

CURITIBA GRECA ACOMPANHA AVANÇO DAS OBRAS CONTRA ENCHENTES NO RIO JUVEVÊ

CONFIRA NA PÁGINA 09

SÓ FALTA CANONIZAR! JUÍZA DESCARTA 29 PROVAS!

CONFIRA NA PÁGINA 05JANJA E LULA

ALEXANDREMARINGÁ

PREFEITO NASSIB E A PRIMEIRA DAMA NANI.

2 Curitiba, 27 de Agosto a 02 de Setembro de 2021 • edição 1277 www.impactopr.com.br • [email protected]

Uma publicação da EDITORA KARINA LTDAFundado em 19 de maio de 1993 - CNPJ: 81.912.818/0001-82Luiz Fernando Fedeger (in memorian) Luiz Marcelo Fedeger Jornalista Responsável (desde 05/04/2021)

COLUNISTAS Alceu Carlos Presner, Douglas Mayer, Ogier Buchi e Osires Nadal.Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

REDAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO Rua Nilo Peçanha 798 - CEP: 80520-000 Bairro Bom Retiro - Tel./Fax: 41.3338-0695Impresso na PRESS ALTERNATIVA - ALMIRANTE TAMANDARÉ - PR

Onde você encontra o Impacto PRCuritiba: Bancas: Do Batel, Boca Maldita, Supermercado Super G e Panificadora Sensação, Jurandir (Praça Ouvidor Pardinho), Cotegipe (Mercado Municipal), Paulo (Praça Espanha), Paulo (Praça do Japão), Valdir (Sesc da Esquina), Aniceto, Casimiro, Jorge, Jair, Celso, Alberto, Carlos, Anafer, Otavio, Bom Jesus, Sergio, Valdete, 7 de Abril, Laercio, Rogério, Alex, Almir (Campo Largo), A.S. Distribuidora (André de Barros, 330), Fazenda Rio Grande, Banca do Xoró • Panificadoras: Bom Jesus • Bares: do Stuart Araucária: Bancas: Banca da Aracy, Banca do Milton, Banca do Zebrão, Maria Flores, Zanella, Zanella - Supra • Panificadoras: Água na Boca (Centro), Água na Boca (Manoel Ribas), El Grano, Ki Pão, Marquezotti, NDC • Revistarias: Nova Mania • Café Duetto • Câmara Municipal • Casa de Carnes Vitória • Minimercado Jalú • Quitanda da Marina • Largo Frederico Faria de Oliveira - Centro São José dos Pinhais: Terminal Central de São José • Revistarias: Danúbio, Bagdá, Calçadão • Bancas: Banca da Matriz, Banca da Ema e Banca do Daniel Cascavel: Bancas: Banca do Edson, Banca do Fiori e Banca do Calçadão Toledo: Rádio União de Toledo Maringá: Banca do Robes Ponta Grossa: Bancas da Praça Foz do Iguaçu: Francisco Alencar • Londrina • Carambeí • Campo Largo • Jaguariaíva • Mandirituba • Colombo • Pontal do Paraná • Paranaguá • Fazenda Rio Grande

ASSINATURA ANUAL - ENTRE EM CONTATO COM NOSSO DEPARTAMENTO COMERCIAL.

Filiado à Banca do Batel

Banca Largo Frederico F. de Oliveira

EDITORIAL FAZENDA RIO GRANDE

Transferir sempre a culpa por alguma medida que deveria ser de competência federal, é uma das práticas tradicionais do atual presidente quando há alguma situação em que ele tem que tomar medidas mais impopulares e enérgicas para resolver questões nacionais.

Lembremos que recentemente ele insistiu, sem qualquer razão, que foram os governadores e prefei-tos os responsáveis pela influência nos lockdowns e outras ações de controle da pandemia. Atribuiu tudo a uma decisão do STF, insistentemente desmentida, de que ele foi proibido de tomar qualquer decisão. E aproveitou para não comprar vacinas e atrasar todo o processo de imunização do povo brasileiro.

Agora o presidente volta a criticar os governado-res, acusando-os de responsabilidade sobre os au-mentos estratosféricos dos combustíveis. Bolsonaro voltou a apontar os governadores como culpados pelo aumento dos preços dos combustíveis nas refinarias.

Para isso, ele que confessadamente não entende Economia, apontou a alíquota do ICMS, que é estadu-al, varia de local para local, mas, em média, representa 78% da carga tributária sobre álcool e diesel e 66% sobre gasolina, segundo estudos da Fecombustíveis.

Mas esse não é o real motivo da alta dos preços. Por trás há o lucro da Petrobrás, o valor final depende das movimentações internacionais em relação ao custo do petróleo e há influência direta no valor do real, mais ou menos valorizado.

Tanto é assim que Bolsonaro (sp) criticou o preço dos combustíveis e afirmou que o governo federal não é o “vilão” pelo valor final pago pelos motoristas.

Os técnicos são muito claros quando o assunto é tributo dos combustíveis: há quatro que incidem sobre os combustíveis vendidos nos postos: três federais (Cide, PIS/Pasep e Cofins) e um estadual (ICMS). No caso da gasolina, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a composição do preço nos postos se forma assim:

27,9% – Tributo estadual (ICMS)11,6% – Impostos federais (Cide, PIS/Pasep e

Cofins)32,9% – Lucro da Petrobras (indiretamente, do

governo federal, além dos acionistas)15,9% – Custo do etanol presente na mistura11,7% – Distribuição e revenda do combustível

Para o diesel, a segmentação é diferenciada, com uma fatia destinada para o lucro da Petrobras signi-ficativamente maior.

15,9% – Tributo estadual (ICMS)7% – Impostos federais (Cide, PIS/Pasep e

Cofins)52,6% – Lucro da Petrobras11,3% – Presença de biodiesel na mistura13,2% – Distribuição e revendaToda e qualquer acusação de culpa a este ou

aquele não se consolida. É apenas uma questão po-lítica e que precisa ser melhor definida. Cada um as-sumindo a sua responsabilidade. Todos sabemos, por exemplo que os grandes filões dos impostos públicos são arrecadados nos municípios e repassados para o governo federal, que se não soube administrar com eficiência coloca em risco o país e a nossa Economia.

Não cabe aos governos se acusarem, mas de equacionarem as despesas dentro de parâmetros aceitáveis para a redistribuição do que é arrecadado em forma de bens e serviços. Empurrar responsabi-lidades não é a função.

A DIREÇÃO

ARMAÇÃO ILIMITADA EM FAZENDA RIO GRANDE

Mais uma vez a cidade de Fazenda Rio Grande sofre na mão de quem não merece frente ao legislativo e desta vez faz parte o presidente da

Câmara Alexandre Maringá, que faz um jogo suspeito a mando de alguém com a intenção de manchar a imagem da Primeira Dama Doriane “Nani” Hammad, que também é vereadora do município, sob suposta acusação de cometimento de crime de ameaça contra o vereador Alexandre, segundo os advogados da ve-readora. Estaria o vereador acomunado com alguém?

SUSPEITA ACUSAÇÃOApós receber a suspeita acusação durante a sessão

da Câmara, a vereadora fez questão de demonstrar que tudo se trata de uma armação e de falsa acusação, pois, vários aspectos a descredenciam por completo. No relato dos advogados se exalta que o primeiro o

áudio que embasaria referida acusação, é claramente descontextualizado, sendo isolado apenas em peque-no trecho de conversa, com poucos segundos, sem permitir verificar as condições e o real contexto em que referida fala ocorreu. Acresce a isso a evidência de que no pequeno trecho separado não há a prolação de qualquer ameaça, mas mero diálogo entre duas pes-soas, com uma delas reportando fato que lhe chegou ao conhecimento, nada mais.

Vale também destacar que referido áudio se cons-titui em prova clandestina, obtida de forma oculta, sem autorização judicial, não servindo como meio de defesa de nenhum dos interlocutores, o que, segundo já pacificado pelo STF, inserida dentro de contexto político-eleitoral, como no caso, é fato extremamente grave, gerando clara conturbação na questão política do município de Fazenda Rio Grande, onde há aparente possibilidade de que esteja se tentando deslegitimar a recente eleição, por vontade popular, do Prefeito Nas-sib, com acusação de fatos que sequer remotamente caracterizam crime de responsabilidade.

Após passar o constrangimento a que foi exposta a Senhora Primeira Dama, entrou com as medidas legais no Poder Judiciário e ao Ministério Público, com várias medidas de natureza criminal em face dos indícios de prática de crimes de calúnia, de denunciação caluniosa e de abuso de autoridade entre outros, além de estar sendo verificado possível encaminhamento aos órgãos competentes, para o processamento dos responsáveis por suposta prática de improbidade administrativa.

As recentes denúncias do Prefeito Nassib Hammad contra ex-prefeitos de benefícios de impostos também irá incomodar outros simpatizantes, o que pode ter gerado este início de difamação dentro da Câmara de Vereadores, atingindo a primeira dama Nani Hammad.

QUEM É O CULPADO PELOS AUMENTOS DOS COMBUSTÍVEIS?

Alexandre Maringá, o presidente da

Câmara de Fazenda Rio Grande.

3Curitiba, 27 de Agosto a 02 de Setembro de 2021 • edição 1277www.impactopr.com.br • [email protected]

Osmann de OliveiraAdvogado JUSTIÇA

JÁ IR OU JÁ VOLTAR... OH! MESSIAS

O trocadilho é singelo e tem o sentido de amainar os espíritos revoltados com Jair Messias Bolsonaro e de alguns cortejadores, que procuram colocar mais lenha na fogueira em que se encontram metidos políticos e magistrados.

Cada lado procura assoprar mais o tição que ainda está aceso. Isso fazem raras conto de R. MAGALHÃES JUNIOR em seu Dicionário brasileiro de provérbios, locuções e ditos curiosos “quando lembrou" mote satírico de Padre Silveiro de Para-opeba de Minas Gerais, quando interveio em favor da pacificação entre os mandantes no Império e o conselheiro Lafaiete Rodrigues Pereira. No extinto jornal "Correio da Manhã”, do Rio de Janeiro, de 11 de junho de 1964, Paulo Filho invocou uma espécie de poema daquele sacerdote e que dizia sobre o desentendimento profligados durante a "quartelada” e os togados.

"Tenho de festa uma besta que quer bem ao meu cavalo,

Este só pode montá-lo, os juízes desta festa.Ela de sela não presta, o cavalo é tal e qual.Quando juntos comem mal, coices dão, ciúmes

tem.Mas como se querem bem, nunca pode ficar

mal “..."Segundo refere o mesmo articulista", repete R.

Magalhães Junior Pedro Lessa Ministro do Supremo Tribunal Federal e membro da Academia brasileira de letras, sabia de cor esses versos e os recitara, em 1919, no encontro casual aplicando-os ao momento político, quando havia ameaça de cisão do situacio-nismo, conjurada com a escolha de Epitácio pessoa a Presidência da República”.

O momento é grave e muitos desejam aproveitar--se desta insegurança para tirar proveitos partidários.

Sob outro ângulo e graça a omissão do Congres-so Nacional em não impor as sua prerrogativas na aprovação de leis ordinárias e diante do fechamento de olhos do próprio Presidente estamos vendo in-tervenção indébita na alteração de leis e a criação de – de mal para pior - de inovação no código de Processo Civil e o qual passou de Instituto garanti-dor dos direitos e garantias individuais e coletivas (artigo 5º da Constituição Federal em instrumento punitivo civil.

O principio do contraditório é letra morda. Agora, vigora a Ditadura ou o cidadão paga espontanea-mente o que é fixado em sentença ou corre o risco de arcar com multas e mais honorários, custas judiciais, multas extorsionárias e mais um diabo!

Essa realidade está sendo absorvida por brigas estéreis de ministros com o Presidente e deste para com todos. A pacificação será mudar os absurdos injurídicos e arbitrários do Código do Processo Civil diminuindo-se inclusive e especialmente as garras da Fazenda Pública e tabelas cartorárias.

O VICE DE RATINHO JR.:BLOCO DOS VICES GOVERNADORES

NA PRAÇA APOTEOSE DO IGUAÇU

Muitos partidos começam a se articular pensando na segunda cadeira mais forte do estado nas eleições de 2022 e se derem chance a retirada de Darci Piana é questão de tempo e adaptação de uma nova promessa de cargo no futuro governo.

A situação de Darci Piana é o típico caso de que a noiva é bonita e tem dote forte, todos querem custe o que custar a moçoila, pois sabem que lá na frente poderão desfrutar das regalias que vem junto com o cargo de vice. Ou seja, 2026 têm outra eleição e o vice sempre tem uma bagagem de apoio e sai na frente para disputar se a reputação do governo for boa.

Os Republicanos foram os primeiros a botar o bloco na rua, começaram a falar em Valdemar Bernardo Jorge, que atualmente é o Secretário de Planejamento e este-ve à frente de várias decisões dentro da administração, além de contar com bom acesso a Ratinho Jr.

Do centro do estado vem outro candidatoà vice representando o Podemos, encabeçado pelo atual presidente estadual da legenda, Cesar Silvestri Filho, que se assanhou em 2018, mas ficou até o fim do man-dato na Prefeitura de Guarapuava, fazendo o sucessor em função da boa gestão. No Podemos outro nome lembrado é a filha de Flávio Arns, a jovem Carol Arns, que participou na disputa em 2020 para prefeitura de Curitiba, mas pelo andar da carruagem deve disputar uma vaga na Assembleia, em função da falta de expe-riência legislativa e executiva. Um nome do centro do estado o que representaria uma representatividade maior de uma das regiões mais produtoras do estado.

Um dos nomes mais fortes hoje seria o deputado estadual Alexandre Curi pelo PSB. Curi além de ser o preferido do governador Ratinho Junior (PSD), é o deputado que mais acompanha o governador no interior do estado. Quem acessar as redes sociais de Curi pode observar o número de cidades visitadas em um dia de viagem, e hoje dentro da assembleia não existe um deputado que tenha conseguido votos em mais de 300 municípios do estado como Alexandre Curi. Curi é neto do ex-deputado estadual Aníbal Cury, já esteve na primeira secretaria da Assembleia e de agora em diante deve estar querendo atravessar a Rua da Assembleia em direção ao Palácio Iguaçu, pois como deputado estadual já cumpriu o seu papel. Claro que essa situação deverá passar ainda pelo presidente estadual do PSB, Severino Araújo, que com certeza vai apostar alto no nome deste indicado junto ao grupo de Ratinho Jr.

Nesta linha de oferecimento de nomes com certeza o PSL de Fernando Francischini vai dar a sua indica-

ção. Em 2018 o PSL, que tinha Jair Bolsonaro no caminho à presidência, foi parceiro de campanha se assanhou, mas não conseguiu emplacar. Atualmente Jair Bolsonaro está sem partido e as coisas podem mudar, pois a famosa “ONDA BOLSONARISTA” de 2018 não está mais com a crista tão alta, e a reeleição de Jair já sofre com vários percalços. De qualquer forma o nome do partido seria do próprio Fernando, pois Felipe esteve em Brasília nestes últimos anos e deve querer retornar como deputado estadual. Não esquecendo que como princi-pal ponto desta união seria o alto fundo eleitoral e o grande tempo na televisão e no rádio do ex-partido de Bolsonaro, que lucra com isso em função

da bancada formada em 2018.O MDB que teve a alegre saída de Roberto Requião

com uma derrota vergonhosa na convenção, hoje conta com Anibelli Neto no comando da sigla, e também é o partido mais recente que deverá apoiar o governador, mas no momento ainda não tem a força de indicar um nome a vice-governador, que seja consenso entre o grupo que comandará a campanha da reeleição.

Eduardo Pimentel é o nome que corre por fora de todos eles, já tem um mandato garantido de vice prefeito até 2024, mas conta com excelente relaciona-mento com Ratinho Jr, pode ser o candidato do futuro de todo o grupo que está no Palácio Iguaçu e também da Prefeitura.

Apesar do tempo que falta para outubro de 2022, as articulações não param dentro dos partidos políti-cos, sendo que até o último dia é possível a mudar a indicação dentro das coligações, e nesse vai vem de acordos ninguém é de ninguém.

VANTAGENS ELEITORAIS DOS PARTIDOS DE PONTA

A evolução do fundão vetada por BolsonaroA grande verba do fundão eleitoral de R$ 5,7 bilhões

foi vetada na sexta feira (20) pelo presidente Jair Bolso-naro conforme a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que definia regras para formação do Fundo Eleitoral.Pelo texto aprovado no Congresso, a verba do Fundo Especial de Campanha seria vinculada ao orçamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), prevendo 25% da soma dos orçamentos de 2021 e 2022. Por esses cálculos, o valor do Fundo praticamente triplicaria em relação ao orçamento das eleições de 2018 e 2020. Em nota, a Secretária-geral da Presidência da República informou que o novo valor do fundo será definido pelo TSE e incluído no Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) do ano que vem.

Mesmo com essa indefinição ainda de valores, os partidos como PSD, PSL, PP, PL e MDB terão os melhores tempos e também os maiores recursos de investimento para as candidaturas de 2022.

4 Curitiba, 27 de Agosto a 02 de Setembro de 2021 • edição 1277 www.impactopr.com.br • [email protected]

COLORIDACURITIBA

SOMMELIER

Esquerdistas e bolsonaristas se uniram na Câmara de Vereadores para barrar o projeto de lei que co-locava no fim da fila as pessoas que escolhem a vacina deste ou aquele laboratório. Por 20 votos contrários, oito favoráveis, oito abstenções, a proposta foi arquivada. Votaram contra: Alexandre Leprevost (SD), Amalia Tortato (Novo), Beto Moraes (PSD), Carol Dartora (PT), Dalton Borba (PDT), Denian Couto (Pode), Ezequias Barros (PMB), Herivelto Oli-veira (CDN), Indiara Barbosa (Novo), João da 5 Irmãos (PSL), Marcos Vieira (PDT), Maria Leticia (PV), Nori Seto (PP), Osias Moraes (Rep), Pastor Marciano Alves (Republicanos), Pro-fessora Josete (PT), Professor Euler (PSD), Renato Freitas (PT), Toninho da Farmácia (DEM) e Zezinho do Sabará (DEM).

SOMMELIER IIVale lembrar que o projeto era

considerado importante mecanismo de pressão para acelerar a vacinação em Curitiba. Votaram a favor: Márcio Barros (PSD), Leônidas Dias (SD), Marcelo Fachinello (PSC), Mauro Bo-bato (Pode), Oscalino do Povo (PP), Pier Petruzzielo (PTB), Sabino Picolo (DEM) e Sargento Tânia Guerreiro (PSL). Se abstiveram ou não votaram: Eder Borges (PSD), Hernani (PSB), Mauro Ignácio (DEM), Noêmia Rocha (MDB), Salles do Fazendinha (DC), Serginho do Posto (DEM), Sidnei Toaldo (Patriota) e Tito Zeglin (PDT).

NOVO NA RUA Depois dos últimos meses prota-

gonizados por manifestações contra Bolsonaro por partidos de esquerda, agora chegou a vez da direita ocu-par as ruas. O diretório do Novo se

juntou ao MBL e ao Vem Pra Rua, e vão para às ruas contra Bolsonaro e contra a possível volta da esquerda ao poder. “O bolsonarismo tenta criar uma agenda de dúvidas, com ameaças de golpe à democracia brasileira. E pior, vemos o fortaleci-mento de Lula, que, para nós, seria um grande retrocesso ao país.” afir-mou Juliana França Tetto, presidente municipal do partido.

APOIO A CULTURAOs deputados aprovaram projeto

que garante à classe artística para-naense o pleno acesso aos recursos disponíveis pela Lei Aldir Blanc e proíbe o Estado de reter ou des-contar sobre pagamentos de verbas provenientes de editais e prêmios na área da cultura ou de verbas de au-xílios emergenciais autorizados pela legislação estadual. O projeto segue agora para sanção do governador Ratinho Júnior (PSD).

APOIO A CULTURA IIOs vereadores de Curitiba tam-

bém aprovaram dois projetos de apoio à cultura. O primeiro deles prevê a reaplicação de R$ 2,7 mi-lhões destinados ao apoio de pro-jetos culturais, via Lei Aldir Blanc e a outra proposta prevê a moratória, até o final do ano, das dívidas tribu-tárias e não tributárias das empresas de eventos culturais. O objetivo é desbloquear o acesso às certidões negativas que as instituições finan-ceiras exigem para a concessão de empréstimos. Os projetos seguem agora para sanção do prefeito Rafael Greca (DEM).

RETOMADA DOS EVENTOS A criação de um Fundo Estadual de Desenvolvimento do Turismo e a

implantação de um programa emer-gencial de retomada estão entre as propostas defendidas pelas entida-des que representam os setores de eventos e de gastronomia durante a audiência pública realizada pela Frente Parlamentar de Combate ao Coronavírus da Assembleia Legisla-tiva. “É um setor que está voltando com muitas restrições e depende do avanço da vacinação, o que ainda ocorre de maneira lenta, se formos levar em conta a imunização com-pleta da população. Por isso, preci-samos de protocolos rígidos nesta retomada”, afirmou o coordenador, deputado Michele Caputo (PSDB).

Michele Caputo (PSDB).

PREVIDÊNCIA

Rafael Greca.O prefeito Rafael Greca (DEM)

encaminhou à Câmara de Vereado-res o projeto da reforma da previ-dência do funcionalismo municipal, que aumenta a idade mínima para aposentadoria de 60 para 65 anos para homens, e de 55 para 62 para mulheres, além da mudanças no sistema de contribuição dos apo-sentados, que serão taxados em 14% nos valores que excedam um salário mínimo. Os sindicatos, que não gos-taram nenhum pouco da proposta, já estão avaliando as opções para lutar contra essas mudanças.

PUBLICAÇÃO LEGALSÚMULA DE RECEBIMENTO

DE LICENÇA PRÉVIARODOFERA TRANSPORTES LTDA torna público

que recebeu do IAT, a Licença Prévia para a ativi-dade de transporte rodoviário de cargas em geral, resíduos e produtos perigosos Nº 250382 válida até 20.08.2023, implantada na Rua Tenente Benedito Nepomuceno Nº 90 em Araucária-PR.

SÚMULA DE REQUERIMENTODE LICENÇA DE OPERAÇÃO

RODOFERA TRANSPORTES LTDA torna público que irá requerer ao IAT, a Licença de Operação para a atividade de transporte rodoviário de cargas em geral, resíduos e produtos perigosos, implantada na Rua Tenente Benedito Nepomuceno N 90 em Araucária – PR.

SÚMULA DE RECEBIMENTODE LICENÇA PRÉVIA

SERV TECNOLOGIC SERVICOS INDUSTRIAIS LTDA torna público que recebeu do IAT, a Licença Prévia para comercializacao e manutencao de turbos ali-mentadores e componentes substitutivos de turbos a ser implantada na Rua Marcos Nicolau Strapassoni, 1185, Lote 03 - Recanto Verde - 83430-000, em Campina Grande do Sul, PR.

SÚMULA DE REQUERIMENTODE LICENÇA DE INSTALAÇÃO

SERV TECNOLOGIC SERVICOS INDUSTRIAIS LTDA torna público que irá requerer ao IAT, a Licença de Instalação para comercializacao e manutencao de turbos alimentadores e componentes substitutivos de turbos a ser implantada na Rua Marcos Nicolau Strapassoni, 1185, Lote 03 - Recanto Verde - 83430-000, em Campina Grande do Sul, PR..

SÚMULA DE REQUERIMENTODE LICENÇAAMBIENTAL SIMPLIFICADA

ON PETRO – DISTRIBUIDORA DE COMBUSTIVIES LTDA torna público que requereu ao IAT a Licença Ambiental Simplificada para a atividade de trans-porte rodoviário de cargas em geral, resíduos e produtos perigosos, implantada na Avenida Bento Rocha N 369 – Sala 12 em Paranaguá-PR.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DE LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO

JP MOCELIM INDÚSTRIA DE CALCÁRIO LTDA. Torna público que irá requerer ao IAT – Instituto Água e Terra, a Renovação da Licença Ambiental de Operação nº 117450-R2, válida até 24/10/2020 para atividade de britagem, no município de Co-lombo/PR.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE RENOVAÇÃO DE LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO

J.P MOCELIM INDÚSTRIA DE CALCÁRIO LTDA torna público que recebeu do IAT – Instituto Água e Terra, a Renovação da Licença Ambiental de Ope-ração (LO), nº 117450, válida até 24/10/2020 para atividade de britagem, implantada na localidade de-nominada JP Mocelim – Município de Colombo/PR

SÚMULA DE REQUERIMENTODE LICENÇA DE INSTALAÇÃO

KLABIN S.A. Torna público que irá requerer ao IAT - Instituto Água e Terra, a Licença de Instalação (LI) para Extração de Cascalho, na localidade deno-minada Mina DES03 – Município de Tibagi/PR.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE RENOVAÇÃO DE LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO

NATALICIO MACHADO. Torna público que re-cebeu do IAT – Instituto Água e Terra, a Renovação da Licença Ambiental de Operação (RLO), nº 14.267, válida até 18/06/2023 para extração de basalto, im-plantada no Município de Santa Helena/PR.POR FORÇA DO DECRETO Nª 4230 DO GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ, DESDE O ÚLTIMO DIA 16/03/20 OS LEILÕES ESTÃO ON LINE NO SITE:

www.favaretoleiloes.com.br

5Curitiba, 27 de Agosto a 02 de Setembro de 2021 • edição 1277www.impactopr.com.br • [email protected]

COLORIDACOLORIDACOLUNA DO OGIER BUCHI

COMO PENSA O JURISTA? PARA ONDE PENDE SEU CORAÇÃO?

Nesta semana a tur-ma de Lulla conseguiu sua primeira grande vi-tória depois de seu su-cesso na Suprema Cor-te Brasileira. Agora sim onde queria, a saber, na primeira instância em Brasília!

A JUÍZA DESCARTOU SÓ 29 PROVAS!

Para decisão que li-berta Lula das acusações “Sua Excelência” disse:

“Tal mister, o de espe-cificar os elementos de provas consubstanciadores de indícios de autoria e materialidade delitivas, é ônus e prerrogativa do órgão da acusação, sendo vedado ao magistrado perquiri-las, sob pena de se substituir ao órgão acusador, o que violaria o sistema acusatório vigente no ordenamento jurídico, corolário da ampla defesa, do contraditório e do devido processo legal.

Não cabe ao Poder Judiciário atuar como investi-gador nem como acusador. O magistrado é o fiador do devido processo legal e o garantidor da ampla defesa e do contraditório.!

Pois bem: esta é a prática que caracteriza a postura dos tais intelectuais da esquerda brasi-leira. Festejar quando a exegese lhes favorece e desqualificar sempre, se possível desmoralizando quando possível.

Todavia seria justo e adequado lembrá-los que seus líderes partidários foram fazer visita ao minis-tro Alexandre nesta semana. O solerte motivo seria manifestar a solidariedade ao tal julgador. Presta serviços à Democracia dizem eles. A pergunta que não me abandona é, senhores defensores de Lulla e de sua inocência: - Se acreditam na lição da eminente Togada de Primeiro Piso, acreditam também que se aplica a lição ao tal Alexandre que subverte à Justiça e mais a submete aos seus mais condenáveis objetivos pessoais, estes amparados ou não por ideologia.

Ou por acaso algum letrado jurista de esquerda imagina que manter preso um homem por suposto crime de opinião, sim suposto porque não julgado e nem mesmo submetido a contraditório ainda é proceder como fiador do devido processo legal? E se este homem morrer? Comparar este Alexandre de Morais com os ilustres membros da justiça que desarmaram a quadrilha é de uma desonestidade intelectual assustadora!

Resumindo e em português do campo do Poty: Pau que dá em Francisco também arregaça Chico, ou vamos largar de prosopopeia esquerdaiada!

LEMBRANDO DA LAVAJATOSENHORES PETISTAS

Gostem ou não, admitam ou não, o fato é que as pesquisas que vocês patrocinam indicam Sergio Moro como líder absoluto da nominada terceira opção! Agora em sede de segundo turno vocês acham que por milagre de Mãe Secundina do Agreste a turma vai votar na esquerda?

(montagem blog Valentim Correia)

O SICOFANTA DO SENADO O mineiro malandro Presidente do Senado

chamou de fato a moçada para o confronto. Na semana que Brasília será posta à prova ignorou a Constituição e cuspiu na lembrança que todo poder emana do povo. Um milionário mineiro, mais de 22 milhões declarados no IR, COM TRÊS MILHÕES DE VOTOS, A MAIORIA HAVIDOS DE POSIÇÕES CLARAS Á DIREITA, submete-se ao STF e ignora o sentimento da população eliminando o pedido de impedimento de Alexandre liminarmente. Dia 2 de setembro tem reunião de Governadores com este sujeito. Quem serão os cretinos presentes. Se mandar vice configura presença!

É grande e inexplicável a provocação ao povo brasileiro. Este papa brioche ou papa pão de queijo parece a Maria, aquela de Paris!

123 MANIFESTAÇÕES

Computadas pela atenta cidadania 123 ma-nifestações do Supremo buscando intervir ou fazendo-o de forma direta nas decisões do Exe-cutivo. É preciso dar um basta nesta excrecência! É fundamental que de 7 de setembro em diante o Brasil volte a ser uma Democracia obediente a sua Constituição, em a qual se respeito a eleição do Executivo, legisladores de primeiro piso produzam Leis e Senadores as homologuem. Ah, é claro e os eminentes e respeitados Ministros do STJ e o STF JULGUEM DE ACORDO COM A LEI!

CPI DOS PATETAS A CPI dos patetas cada vez mais se afasta da

razão de ser. Desta feita dedicou-se a uma en-tidade prestadora de garantia, entidade privada que prestaria fiança em caso de realizar-se um

negócio. Assustou-me muito o comportamento da nova paladina dos que pereceram pelo Covid a senhora Simone do MDB. O sujeito lá depondo e de repente, não mais que de repente ela tasca uma no indigitado. “Mas você está sacando mais que pode na barbearia da qual você é sócio”! Frenesis e tico ticos daquele Dolphinho. O Presidente da comissão moralista por prática, mulher e irmão na caneca na grade e Xixi na Areia de Alagoas fazendo caras e bocas! Uma deturpação sórdida de o Insti-tuto Comissão Parlamentar Inquérito instrumento auxiliar da justiça que poderia ser de grande valor! Sinto tristeza de ver Simone se reduzir a este pa-pel, pois filha de notável Jurista e Senador Ramés Tebet. Convenceram a senhora que ela pode ser catapultada à candidata a Presidente ou a Vice do boneco do Zé Dirceu.

Pior é constatar que cada Senador custa uma milha por mês no toco! Imagine quanto custa este simulacro chamado CPI !

REGIONAIS 1. A política traz momentos hilários que não

podem ser perdidos, posto que ainda que sejam consuetudinários não tem tanto registro assim. Nesta semana eu assisti um pouco o trabalho dos deputados. Tive a sorte de ver Deputado Le Coq virar poule! Discurso ensandecido porque foi ao lado de tantos outros criticados por legitimar o Pedágio Camundongo! Pôs o sapatinho de verniz para saltitar. Sensacional. Furibundo!

2. Na mesma cena aparece o patrício de União da Vitoria e um estagiário de meu escritório larga a pérola “Nossa, vai explodir”!

3. Gosto do Backri velho guarda metas salo-nista. Nutricionista já guri! Aproveita e indica para o Bolacha!

4. A história sórdida de emprestar um bilhão para furar a fila do Precatórios, por óbvio não se sustentou. O Tribunal de Contas lembrou a tchur-ma que existe uma fila uma hierarquia e que não é possível furá-la com a solerte justificativa de alavancar empresa com despesa de capital.

5. Vem cá rapaziada. Não chega às boba-gens e vantagens previstas no Pedágio, a idiotice do transporte em Guaratuba? Vocês querem destruir o jovem bolacha, Carlos Ratinho Massa?

6. Substituição à vista: Sai Guteco da Casa grande entra Pochet do Desenvolvimento Urbano. Vitória do Senior!

7. Guteco vai para a planície! Dizem que gasolina é o que não falta para as viagens!

8. Está não é só regional, mas passa por aqui. O menino Edson Lau sempre foi o anfitrião de Leite o governador. Pois bem; será uma emi-nência caso Milk de bombacha(?), vire candidato a Presidente pelo PSDB! Acredito, e agora não estou brincando que o Senhor Governador do Rio Grande do Sul é o único político brasileiro que pode de alguma forma efetiva fazer sombra a Lulla e Bolsonaro! Representará TODAS as minorais brasileiras. É dotado de capacidade administrativa, tem experiência como prefeito e Governador. Não há termo de comparação com o malandraço de São Paulo, pois com Dória não há quem Lide!

ORAÇÃO DE OGIER BUCHI Non, je regrette rien!

Por amor aos meus netos! Amém

6 Curitiba, 27 de Agosto a 02 de Setembro de 2021 • edição 1277 www.impactopr.com.br • [email protected]

ESCRACHOAO SENADO

Marcelo RangelNas próximas eleições haverá uma única vaga para

o Senado Federal. A de Álvaro Dias, que termina o seu terceiro mandato. Possivelmente concorrerá à reelei-ção ou tentará novamente a presidência da república. Mas a sua vaga já é cogitada por alguns políticos de carreira. O primeiro a se manifestar foi o ex-deputado e ex-prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel.

Agora surge mais um nome: O do deputado esta-dual Luiz Claudio Romanelli (PSB). Na última segunda feira ele confirmou que pretende disputar o Senado.

Mas condiciona a candidatura à criação de uma forte base de apoio. “Se houver uma oportunidade boa, e se toda a conjuntura política favorecer uma candidatura, eu não tenho a menor dúvida de bus-car, ousadamente, representar o Paraná no Senado Federal”, relatou. “Se o cavalo passar encilhado a gente monta”.

PLANO DEFINIDO

RomanelliRomanelli tem o seu plano: “Sem descuidar das

questões nacionais, utilizaria o mandato de uma forma diferenciada, para poder buscar mais recur-sos e viabilizar programas que o Paraná tem direito. Entendo que o senador tem que ter um papel mais amplo nesta articulação que envolve a relação fede-rada”, disse.

Em 2 de outubro de 2022, o eleitor dará cinco votos: para deputado federal, deputado estadual, governador, presidente e senador (uma vaga). Os mandatos de Flávio Arns e Oriovisto Guimarães, só terminam em 2027. Cada senador tem o cargo por oito anos.

BOCA ABERTA CASSADO

Boca Aberta.O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por unanimida-

de, cassou, terça-feira (24) o mandato do deputado federal Emerson Miguel Petriv (Pros) – o Boca Aber-ta –, eleito no Paraná em 2018. Os recursos foram

interpostos separadamente pelo Ministério Público Eleitoral e pelos suplentes Osmar José Serraglio, Val-dir Luiz Rossoni e Evandro Rogério Roman, segundo informações na pauta do dia do TSE.

O ministro Luís Roberto Barroso decidiu pela imediata "retotalização dos votos da legenda e dos votos nominais atribuídos a Boca Aberta e a imediata convocação do suplente, Osmar Serraglio (MDB), empossado na quinta-feira (26).

SEGUNDA VEZSegundo consta dos processos, em 2017, quando

ainda era vereador, Emerson Petriv já teve o manda-to cassado pela Câmara Municipal de Londrina por quebra de decoro parlamentar, ficando inelegível pelo prazo de oito anos. No pleito de 2018, ele teve a candidatura registrada por força de liminar conce-dida pelo Tribunal de Justiça do estado, e se elegeu deputado federal.

PAY PELO TURISMO

O governo do Paraná lançou o programa Paraná Pay, vinculado ao Nota Paraná e destinado às em-presas de turístico. O objetivo é atrair empresas e estimular as pessoas nos 399 municípios paranaenses a consumirem no comércio cadastrado.

É uma nova opção para a utilização de créditos do Nota Paraná através de sorteios: que se credenciar no Cadastur, entre hotéis, restaurantes, pousadas, empresas de transporte, etc. serão beneficiados pelo Paraná Pay. Procure nas redes sociais do governo informações mais detalhadas sobre o programa.

MAIS PESQUISA

O governo do Paraná vai aplicar R$ 8 milhões em projetos de pesquisa básica em diversas áreas do conhecimento. A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em parceria com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento

Científico e Tecnológico, lançou o edital do programa.O programa prevê o fortalecimento da produção

científica, tecnológica e de inovação, para o desen-volvimento de projetos alinhados às áreas prioritá-rias definidas pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia e aos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (Napi). Na seleção de projetos, também serão considerados critérios relativos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

PONTE INTEGRAÇÃO

Houve resistência de brasileiros e paraguaios para definir o nome da segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai, em Foz do Iguaçu. A sugestão do nome do ex-governador Jaime Lerner não foi bem aceita e defensores de que seja “Ponta da Integração”.

Assim a proposta do deputado federal Evandro Roman, que apresentou um projeto, já aprovado pela Câmara dos Deputados, sofrerá diversas ações a serem realizadas pela sociedade civil e poder público em Foz do Iguaçu, no Brasil e Presidente Franco, no Paraguai para manter o nome Ponte da Integração.

O Codefoz – Conselho de Desenvolvimento Eco-nômico e Social, protestou contra a escolha do nome de Lerner e um documento assinado por lideranças e autoridades públicas vai chegar ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), pedindo a rejeição do projeto.

Lerner, que teve seu nome muito ligado a Curitiba, mesmo tendo sido governador do Paraná, segundo entendem os protestos não deve ser o homenageado nesta obra.

ANIBELLI PROMOVE O MDB REGIONAL

Com a vitória do deputado Anibelli Neto sobre Roberto Requião, que inclusive gerou a saída do ex--governador da sigla, o MDB paranaense vai retomar os encontros regionais. Um deles já aconteceu em Toledo onde Anibelli Neto se declarou satisfeito e agradeceu a votação na Convenção Estadual.

“Política se faz com grupo, a oportunidade me dada por 76% dos delegados me deixa horado, com muita vontade de correr o Estado e reascender a chama do MDB”, destacou.

“Sempre me coloquei à disposição de todos os companheiros, sou um soldado do partido, e estarei rodando os quatro cantos do Paraná para voltarmos a crescer”, ressaltou.

O MDB do Paraná agora passa por uma grande reestruturação, a começar pelo Oeste, tornando-se um partido organizado, disposto a lançar novos nomes de candidatos a deputado estadual e federal.

7Curitiba, 27 de Agosto a 02 de Setembro de 2021 • edição 1277www.impactopr.com.br • [email protected]

PONTA GROSSAPRÊMIO

Carlos Eduardo Mattioli KockannyO juiz Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, da co-

marca de União da Vitória, ficou em primeiro lugar do Prêmio Prioridade Absoluta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O projeto premiado - Combate à Evasão Escolar -, foi idealizado em 2008 por Kockanny, pela Vara da Infância e Juventude e pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. “A premiação coroa o intenso esforço de toda equipe e parceiros ao longo desses 13 anos de muito trabalho e dedicação. E mais uma vez a confirmação de que estamos no caminho certo”, disse o juiz. O prêmio será entregue em 1º de outubro.

PARQUE TECNOLÓGICOO ex-prefeito Santin Roveda reforçou a importân-

cia da implantação do Parque Tecnológico de União da Vitória para o desenvolvimento de pesquisas e de novas tecnologias para impulsionar áreas como a agricultura, erva-mate, pecuária de leite, madeira e reflorestamento. "Temos o certificado de credencia-mento e agora precisamos da estrutura física já que a região se consolidou como um polo educacional de ensino superior e de formação profissional", disse.

PARQUE II

SANTINNo final de 2019, o governo estadual entregou a

certificação para 14 cidades e dois anos para a ins-talação dos parques, mas em função da pandemia esse prazo poderá ser esticado. "Com o avanço da vacinação e o fim da pandemia, a hora é de retomar com mais força e urgência a implantação do parque tecnológico envolvendo todos os setores e segmen-tos de União da Vitória", disse. O parque tecnológico, explica Santin Roveda, é um ambiente que tem a participação do poder público, dos empresários e das universidades.

ASSISTÊNCIA SOCIALA XIII Conferência de Assistência Social de União

da Vitória debateu as propostas da área para os próximos dois anos. O secretário da Assistência So-cial, Claudiomir Toco, ressaltou que o evento é uma forma de possibilitar o direito e a proteção social da população mais vulnerável. “Muito já fizemos, mas ainda temos muito a fazer para os nossos usuários e para os nossos serviços”, afirmou.

UNIÃO DA VITÓRIACANTORA MIRIM É FINALISTA NO MAIOR

ENCONTRO DE TALENTOS DO MUNDOPonta Grossa teve

nesta semana uma representante na fi-nal daquele que é considerado o ‘maior encontro de talentos do mundo’, o MGT Encontro. Giovanna Broch Barbiero, de 12 anos, superou qua-se 200 cantores nas primeiras etapas do concurso e está entre os dez finalistas que

serão avaliados pelo júri.De todos os talentos que participaram da

primeira fase do ‘Music Live’, como é chamada a categoria canto do Encontro, somente 30 foram selecionados para a semifinal. Destes, somente 10 cantores foram escolhidos pelos jurados para se apresentarem na grande final, onde produtores musicais e olheiros de agências de todo o país irão acompanhar ao vivo. Ao contrário de outros concursos musicais, não há a escolha de primeiro, segundo ou terceiro colocados. Cada competidor deve encantar os jurados, que decidem entre eles quem ganha cada prêmio. Cada talento pode ganhar um ou mais prêmios. Neste ano eles con-correm a duas gravações de um single; produção de um clip e a campanha de lançamento ou o direcionamento de carreira.

Giovana é filha do empresário João Barbiero, da revista D”Ponta,e também de um dos sites mais acessados do estado do Paraná.

Giovanna Barbiero

SIGILOSODIRECIONAMENTO?

Quem esteve se vacinando em Pontal do Paraná nesta semana re-cebeu vários pan-fletos, que também podia ser encon-trado em cima de várias mesas da Global Saúde. Em-presa bem conheci-da ultimamente por aparecer sempre este nome na CPI da Covid. Lá na ci-

dade de Pontal pelo jeito tem bastante gente que gosta da empresa, ou $IMPATIZA, pois todos que tomavam a vacina tinham a infor-mação na hora dos aplicadores que diziam “qualquer coisa vai lá fazer o teste ou exames na Global, eles têm de tudo lá”! Uma situação de direcionamento estranha dentro de luga-res que somente servidores trabalhavam na aplicação de vacina.

ANIMADO NA DISPUTA

Ulisses Maia e Ricardo Maia.Nesta semana circulando a notícia de que

Ricardo Maia, o irmão do prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), poderá entrar na corrida eleitoral do próximo ano, disputando uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná. Segundo o blog que colocou a notícia, Ricardo Maia vai ver ainda em qual partido disputar,

mas pela lógica não poderá trair o irmão e nem o governador se não disputar pelo PSD. Ricardo esta sempre no Palácio das Araucárias atendendo vários companheiros que vem à capital.

ANTECIPARAM O GUTO

Guto SilvaEm toda campanha sempre tem um que

gosta de dar uma adiantada nas notícias, mas desta vez foi o deputado estadual Soldado Adriano José (PV) que comentou o nome de Guto Silva (PSD), chefe da Casa Civil do go-verno, na disputa ao Senado. O nome de Guto foi citado em um encontro de autoridades em Maringá e a declaração repercutiu em todo o Estado. De agora em diante com certeza muitos nomes irão nestes próximos 14 meses.

DEVE FICAR

Darci Piana Não há muito que se discutir, mas Darci Piana ainda é o favorito para continuar na vice-

-governança do estado. Mesmo com vários partidos fazendo o buchicho de oferecer um nome ao governador Ratinho Jr., ele até agora não deu nenhum sinal de mudança. Para o grupo que trabalhou e elegeu o governador, o trabalho de Darci Piana nestes últimos anos foi a contento, seguiu no cargo discretamente e valorizando toda a administração do estado quando assumiu o governo. A aceitação do nome de Darci no meio empresarial ainda é forte, pois sabe da forma como ele age em defesa da classe.

EM CASA

Giovani GionédisGiovani Gionédis, o braço direito nos basti-

dores do governo Rafael Greca (DEM), que foi internado na quinta-feira (19), teve alta após quatro dias de internação no Hospital Nossa Senhora das Graças.

MAIS SUMIDO QUE NOTA DE R$ 200,00

O colunista políti-

co Verdelírio Barbosa, do Jornal do Povo, de Maringá, conta que o ex-senador Osmar Dias voltou a ser cogitado para as eleições do ano que vem, de deputado

federal a governador, por diferentes partidos paranaenses, mas escaldado e após analisar o quadro eleitoral no Paraná, não pensa disputar nada. Dias em 2018 tentou emplacar a can-didatura ao governo pelo PDT, do deputado Gustavo Fruet, mas ao perder o apoio do Podemos, do irmão Álvaro Dias, desistiu da disputa e abriu caminho para que Ratinho Jr. levasse no primeiro turno.

UM VÍDEO EXPLOSIVO N e s -

t a s e m a n a c i r c u l a n d o pelo whatsap uma conver-sa printada de um vídeo gravado, que expõe alta figura política do estado, feita por uma gata de encomenda de outros dois po-líticos. Nos prints da conversa, a foto da gata (muito bonita por sinal), que faz qualquer um NANAR nos braços da felina. Outras belas imagens do instagram do perfil da moça, fo-tos na praia e também foto com o político do vídeo faz parte dos elementos de mensagem.

Segundo o texto da conversa, o tal vídeo gravado com relações ardentemente pecami-nosas são “de arrepiar os pelinhos do sovaco como diz o peão de trecho”.

Se um vídeo desse circular é de balançar a infraestrutura da família bem conhecida, e o grande problema de tudo isso é que os so-licitantes do vídeo gravado têm usado alguns trechos de forma extorsiva e assim garantindo os bons relacionamentos e contatos dentro do meio político.

Nos prints da mesma conversa fala-se até em duas gravações feitas pela gata atendendo ao pedido dos mandatários com as relações amorosas. É de cair o queixo!!

8 Curitiba, 27 de Agosto a 02 de Setembro de 2021 • edição 1277 www.impactopr.com.br • [email protected]

COLORIDAPEIDO DA VÉIA

Gente! Peidemos solenemente que a data do movimento está chegando. Em Brasília e São Paulo não vai faltar casinha pra turma

desaguar e registrar suas cagadas! Vamos em frente!PRA TODO GOSTO

Vamos dar a mão à palmatória. Não é só o Bolsonaro ou o Lula que tem o rabo (ops!) preso. Tem pra todos os gostos. Dez deputados federais e outros 18 ex-congressistas estão com o rabo à prêmio por suspeita de irregularidades envol-vendo uma empresa contratada com recursos da Câmara e do Senado da tal da cota parlamentar. Dois senadores e oito deputados respondem no Supremo Tribunal Federal ao Inquérito 4846. É uma das investigações com maior número de políticos envolvidos, ao lado do inquérito das fake news.

QUEM SÃO ELESAqui não tem! Peidou leva a fama. Então vamos

aos nomes: Deputados Jéssica Sales (MDB-AC), Silas Câmara (Republicanos-AM), Sérgio Brito (PSD-BA), Benedita da Silva (PT-RJ), Hiran Gonçal-ves (PP-RR), Fabio Reis (MDB-SE), Fausto Pinato (PP-SP), Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO) e os senadores Márcio Bittar (MDB-AC) e Romário (Podemos-RJ). Os crimes? Só falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Soltei meus ares...

FILHINHA DO PAPAILaurinha, de 10 aninhos, aquela mesma da fra-

quejada do nosso capetão vai furar fila. E quem tá providenciando isso é o nosso querido Bolsonaro. Ele foi ao general Paulo Sérgio Nogueira de Oli-veira, comandante do Exército, bateu continência e pediu que a Laurinha seja matriculada no Colégio Militar de Brasília. Até aí, tudo bem. Ocorre que o Bozo quer que a filhinha do papai não preste exame de habilitação. Vai furar fila para entrar na Escola. Seria então o “peidinho debut” da menina!

O MORTO VIVOHeloisa de Carvalho, filha do ideólogo bolso-

narista Olavo de Carvalho, que não se dá bem com ele, insinuou que o pai dela poderia estar morto. Insinuou também que o corpo está sendo guardado e que a revelação da morte está sendo protelada para próximo do dia 7 de setembro, data dos protestos em favor de Bolsonaro.

Heloísa é um desafeto público de Olavo. Ela até publicou a desconfiança no twitter, mas o hospital desmentiu a informação.

Ela publicou:

Que churrio!!!! Que desarranjo intestinal!!!

SIGILO DE 100 ANOSA Controladoria Geral da União – CGU deu um

prazo de 20 dias para que o Exército revele porque o ex-ministro da Saúde (putz!) Eduardo Pazuello não foi punido depois de subir no palanque do Bolsonaro, em maio passado.

Como Pazuello é da ativa milica, não pode sair por aí “borrando” opiniões políticas. E o regula-

mento verde-oliva diz que quem se manifestar sem autorização vai preso pro quartel. E não há nenhuma regra no regulamento que permita puxar o saco do presidente. Vai preso do mesmo jeito!

Vai ter que bater continência com o fundilho borrado!

QUARENTENA ANTESPara que militares, policiais, juízes e promo-

tores possam concorrer às eleições, haverá uma quarentena. Isso mesmo. É um projeto de lei que está no Congresso.

A regra está no texto da deputada Margarete Coelho (PP-PI), relatora do novo projeto da reforma eleitoral, debatida nos bastidores do Congresso.

Na prática, isso permite que o projeto possa ser submetido à votação direta pelo plenário a qual-quer momento, sem ter de passar por comissões.

Basta que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), paute o tema. A expectativa dos deputados é de que isso ocorra na próxima semana. Não sem antes ter o chio geral da politicada. O que vai ter de deputado peidando e andando...

OS EFEITOS IMEDIATOS COMPLICAM SERGIO MORO

SERGIO MORO Pra começo de conversa essa lei impedirá, por

exemplo, que o ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro, dispute as eleições do próximo ano. A proposta foi apresentada pela deputada Soraya Santos (PL-RJ) e relatada por Margarete Coelho (PP-PI) na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

O texto, que ainda precisa ser votado por deputados e senadores, atinge magistrados ou membros do Ministério Público que não tenham se afastado definitivamente de seus cargos e funções em até cinco anos anteriores ao pleito.

A proibição vale para qualquer cargo eletivo e consta no artigo 181 do projeto, que define os critérios para inelegibilidade. Moro atuava na 13ª Vara Federal de Curitiba quando anunciou sua exoneração para assumir o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro, em novembro de 2018.

Em junho, o presidente da Câmara dos Deputa-dos, Arthur Lira (PP-AL), defendeu que as mudanças propostas no novo Código Eleitoral já sejam válidas para as eleições de 2022.

Peido na cara de Moro, que ferrou com o Lula na última eleição e agora vai receber o troco.

Vou encerrando por aqui. Não esqueçam de dançar pela chuva, apagar a luz, o ar condicionado e tapar os ouvidos. O Paulo Guedes vai falar: “Qual é o problema de a energia ficar um pouco mais cara”? Tomate cru, Posto Ipiranga! Peidei!!!!

JUSTIÇA ?PRESO NOVAMENTE

Abib Miguel , 81 anos, prisão domiciliar com tornozeleira ele-trônica, com comorbi-dade e esperando a 3ª dose determinada pelo Ministério da Saúde, acusado de desvios na ALEP.

EM LIBERDADE:

BRUNO E MACARRÃO,

CULPADOS DE HOMÍCIDIO, OCULTAÇÃO

DE CADÁVER , EM LIBERDADE

CONDICIONAL COM TORNOZELEIRA ELETRÔNICA.

EDUARDO CUNHA

Com 63 anos , o ex-presidente da Câmara está em prisão domi-ciliar desde mar-ço com tornoze-leira eletrônica. Réu da Lava jato.

9Curitiba, 27 de Agosto a 02 de Setembro de 2021 • edição 1277www.impactopr.com.br • [email protected]

COLORIDAAGORA VAI!COLOMBO

OBRAS DE RECUPERAÇÃO DA ORLA DE MATINHOS

Os envelopes com as propostas de preço apre-sentadas pelas empresas interessadas em executar as obras de recuperação da Orla de Matinhos, no litoral do Estado, foram abertos nesta semana no Instituto Água e Terra (IAT). Quatro empresas apresentaram as propostas de preço para dar con-tinuidade nos processos da Concorrência Pública nº 02/2021. São elas: Consórcio Sulcatarinense, Consórcio Orla Matinhos, Consórcio Sambaqui, e Consórcio Nova Matinhos.As quatro propostas agora seguem para avaliação da Comissão respon-sável. Serão analisadas as exigências contidas no Edital Concorrência.

MUNICÍPIO GANHA POSTO AVANÇADO DO DETRAN-PR

A comunidade de Colombo, na Região Metro-politana de Curitiba, passa a contar com um novo posto avançado do Departamento de Trânsito do

Paraná (Detran-PR). A inauguração oficial ocorreu na quinta-feira (26) com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior – o local começou a funcionar, em período de testes, no fim de maio. Com uma população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 246.540 pessoas, Colombo possui uma frota de quase 143 mil veículos. São realizados mensalmente cerca de 2.500 processos de habilitação, 3.500 processos relativos a veículos e quase 7 mil exames.

CURITIBAGRECA ACOMPANHA AVANÇO DAS OBRAS

CONTRA ENCHENTES NO RIO JUVEVÊAvançam os serviços de macrodrenagem do programa Curi-

tiba Contra Cheias que tornarão Alto da XV, Cristo Rei e Hugo Lange mais resistentes para suportar os efeitos das fortes chuvas. Os trabalhos de implantação de sistemas de contenção no Rio Juvevê foram concluídos na Rua Dias da Rocha Filho, estão em andamento na Rua do Herval e na Rua Camões e, na próxima etapa, serão iniciados na Rua João Américo de Oliveira e o can-teiro de obras está sendo preparado. Na quarta-feira (25/8), o prefeito Rafael Greca vistoriou a implantação da galeria reser-vatório sob a Rua Camões. Também acompanharam a vistoria o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, e administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion.

10 Curitiba, 27 de Agosto a 02 de Setembro de 2021 • edição 1277 www.impactopr.com.br • [email protected]

SUDISAGENDA CHEIA NA SEMANA

Uma semana agitada no SUDIS-SECRETARIA DO DIÁLOGO E INTERAÇÃO SOCIAL com várias visitas institucionais do superintendente Mauro Rochembak nas cidade de Antônio Olinto ao prefeito Alan e também na prefeitura de Tijucas do Sul ao prefeito Gringo para atender as demandas solicitadas a secretaria nestes últimos meses.

CASA DA MULHER BRASILEIRA

VISITA A CASA DA MULHER BRASILEIRA E FOI RECEPCIONADO PELA COORDENADORA SANDRA PRADO.

REPÓRTER CHIPABARROS E A CPI

Marcos TolentinoCada vez mais o nome de Ricar-

do Barros figura na CPI da Covid, no Senado Federal. O relator Re-nan Calheiros disse, por exemplo, que Marcos Tolentino, que seria uma espécie de sócio oculto do FIB Bank, é ligado a Ricardo Barros.

Para recordar: O FIB Bank foi quem deu garantias para a Precisa vender vacinas ao Ministério da Saúde. Mas nos depoimentos da CPI, Roberto Pereira negou qual-quer relação de sua empresa com o deputado.

COISA PEQUENA

Como dizia o nosso saudoso Luiz Fernando Fedeger: “Debai-xo dessa farofa tem linguiça”. E como tem! A turma da CPI está incrédula com as declarações de Roberto Pereira, do FIB Bank.

Pereira disse que sua empresa é pequenina, de pequeno porte. Imaginem! O capital social é de R$ 7,5 bilhões, e tem apenas duas pe-quenas sedes, uma em SP e outrem Maringá, no Paraná. Pereira disse que o faturamento foi de apenas R$ 650 mil reais este ano.

FRITANDO HAMBÚRGER

A Polícia Federal chegou no deputado Eduardo Bolsonaro nas suas investigações sobre a denominada “organização crimi-nosa digital”, aquela que pretendia questionar, ilegalmente, a lisura das urnas eletrônicas. O inquérito já está no Supremo, nas mãos do ministro Alexandre de Moraes.

Os investigadores já se conven-

ceram que o fritador de hambúr-guer é um dos líderes do "núcleo político" do que qualificam como organização criminosa. O deputa-do, assim como seus irmãos Carlos e Flávio, foi citado na abertura do inquérito.

COM BANNON

Eduardo e Steve Bannon.Eduardo Bolsonaro, segundo

informações da PF, coordena a interlocução com Steve Bannon, ex-estrategista de Trump. Ele é quem dissemina, com outros integrantes, os ataques digitais ilegítimos contra o Supremo e as urnas eletrônicas, a fim de desesta-bilizar as instituições democráticas e, consequentemente, beneficiar seu grupo político.

Agora os policiais querem autorização superior para adotar medidas mais diretas, de modo a avançar na participação de Eduar-do Bolsonaro nos fatos que ava-liam configurar crimes. Os indícios também podem ser usados, por conexão, em outros inquéritos em curso no Supremo - sobretudo no inquérito 4.781, das denominadas fake news, também tocado por Moraes.

INCLUSIVISMO NO MEC

Milton Ribeiro.'Inclusivismo'. Este é o termo

usado pelo ministro da Educa-ção, Milton Ribeiro. Trata-se de um termo da teologia, que está sendo adaptado por ele para falar da educação de crianças com de-ficiência. O problema, entretanto, não é o termo, mas a ação e as políticas pronunciadas nos últimos dias que foram extremamente desgastantes.

POLITIZAÇÃO DAS PMsDepois que o governador de

São Paulo, João Dória afastou do cargo o Chefe do Comando de Policiamento do Interior, coronel

Aleksander Lacerda por politizar a função e convidar seus amigos para a manifestação bolsonarista do dia 7 de setembro em Brasília, o PDT aciona Ministério Público nos estados e pede apuração sobre politização das Polícias Militares.

Os atos indisciplina constam da conduta das PMs, que não tem vínculo com o Exército, mas que segundo o governador paulista como um exemplo grave de insu-bordinação. O coronel tinha sob o seu comando 5 mil policiais e não poderia ter divulgado uma ação dessa natureza.

Dória e Aleksander Lacerda.

DISCO SEM PORTEIRA

Por falar do ato de 7 de setem-bro, o cantor Sérgio Reis deve mes-mo anunciar a sua aposentadoria. Ele não vai mais lançar o disco de parcerias que pretendia. Quem garante é o filho do produtor.

Depois das desistências de Zé Ramalho, Maria Rita e outros em reação a falas de Sérgio, álbum não vai mais sair, diz Bavini, filho do cantor: 'Disco não existe mais'. Até porque ele foi desautorizado a usar as músicas de vários compositores, entre eles, Guilherme Arantes.

SEGUIR A CONSTITUIÇÃO

Bolsonaro e Paulo SergioO comandante do Exército,

Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, discursando no Dia do Soldado, mandou uma indireta ao presiden-te Jair Bolsonaro, meio sem querer, querendo.

No seu pronunciamento des-tacou que o Exército seguirá a Constituição. Se não foi uma in-direta no queixo do presidente, pode-se dizer que o general foi muito descuidado.

E se for mesmo um golpe no queixo de Bolsonaro, o presidente terá que se contentar com o outro golpe sendo comandado pelo Ba-toré e pelo Sérgio Reis.

11Curitiba, 27 de Agosto a 02 de Setembro de 2021 • edição 1277www.impactopr.com.br • [email protected]

ONDAS LITORÂNEAS GUARATUBA PARANAGUÁ: SEDE DO MAIOR

EVENTO DE CAPACITAÇÃO DE OPERADORES DE ECOTURISMO E TURISMO

DE AVENTURA DO PARANÁ

Prefeito Marcelo Roque Com o objetivo de impulsionar a venda dos pro-

dutos turísticos da natureza tanto de Paranaguá como do litoral, a Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo, Adetur – Litoral, realizou uma capaci-tação para operadores de Ecoturismo e Turismo de Aventura, maior evento da área realizada na região.

Durante o encontro o prefeito Marcelo Roque des-tacou que, “nossa administração fica muito orgulhosa em receber um evento de grande porte como este. A Ilha do Mel se vende por si só para os turistas tanto do Brasil, como os estrangeiros, muitos nem sabem que a ilha faz parte de Paranaguá. Gostaria de lembrar que na cidade temos centenas de pessoas que fazem pedaladas em trilhas, colônias, enfim, em vários pon-tos de Paranaguá e temos diversas ilhas belas para o ecoturismo e o turismo de aventura”.

PORTOS DO PARANÁ RE-TOMA PROCEDIMENTOS

PARA DERROCAGEM A Portos do Paraná reto-

mou, nesta semana, as ati-vidades de monitoramento ambiental, engenharia e

comunicação relacionadas à obra de dragagem por derrocamento de uma pequena parcela do volume rochoso conhecido como a “Pedra da Palangana”. A empresa pública colocou no ar um site com infor-mações completas sobre todo o processo, incluindo

vídeo explicativo, perguntas e respostas, materiais gráficos, matérias e histórico.

OBRA DA DERROCAGEM A área de desmonte das rochas está localizada

no canal de navegação, sendo destinada para acesso dos navios ao porto e, por motivos de segurança, a pesca é proibida pela Marinha. Ainda assim, todas as prevenções para evitar acidentes serão adotadas e as atividades terão o apoio da Capitania de Portos para evitar o fluxo de pequenas embarcações nos momentos de desmonte.

A obra será realizada para subtrair um volume de 22,3 mil metros cúbicos das formações rochosas, o que corresponde a 12% do total da Pedra da Palan-gana. A ação está licenciada pelo Ibama (licença de instalação 1144/2016, da dragagem de aprofunda-mento de 2017).

Todo o processo deve durar cerca de oito meses. A obra compreende a mobilização dos equipamentos, perfuração, desmonte e remoção das rochas.

“SE PARANAGUÁ, PONTAL DO PARANÁ E O PARANÁ NÃO SERVEM PARA A COAMO, OS PRODUTOS DA COAMO NÃO SERVEM PARA NÓS PARANAENSES”

Vereador Luizinho Maranhão (PSB)A COAMO, maior cooperativa agroindustrial da

América Latina, empresa genuinamente paranaense, já adquiriu terreno para um novo porto há pelo me-nos seis meses e está na fase de estudos ambientais para implantação. O porto será em Itapoá, e este investimento não será mais no estado do Paraná. Esta definição causou revolta na Câmara de Vereadores de Paranaguá, sendo que o vereador Luizinho Mara-nhão foi o mais contundente nos pronunciamentos, chegando a providenciar um requerimento para que o presidente da COAMO, Airton Calinari venha a uma sessão ordinária a fim de explicar os reais motivos deste investimento de um porto no estado vizinho pela empresa.

PREFEITURA TERÁ CONCURSO

PÚBLICO EM 2022

Roberto Justus O prefeito Roberto Justus informou a

comunidade que realizará concurso público em 2022 para contratação de servidores em diversas áreas da administração pública mu-nicipal. Ele assinou a PORTARIA nº 13.152 que constituiu Comissão Especial de Seleção de Pessoal para realização de Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de vagas no Serviço Público Municipal de Guaratuba.

O concurso público é regido pelos prin-cípios da isonomia, impessoalidade, mo-ralidade e eficiência, sendo a forma mais democrática de ingresso no serviço público, e, por conseguinte, deve ser livre de qualquer tipo de influência, apadrinhamento e perse-guições, pois o certame tem que ser realizado com lisura para possibilitar o ingresso do candidato mais preparado intelectualmente, psicologicamente e fisicamente, caso seja necessário, para o cargo.

O último concurso público feito em GUA-RATUBA ocorrei em 2013, teve a validade de 02 anos prorrogados por mais dois, (a partir da homologação, novembro e dezem-bro/2013 eram 2 editais).

12 Curitiba, 27 de Agosto a 02 de Setembro de 2021 • edição 1277 www.impactopr.com.br • [email protected]

COLORIDAnNORTE PIONEIRO MARINGÁ

CATORI NA CPIO empresário maringaense Emanuel Catori,

sócio da Belcher, foi ouvido pela CPI da Pan-demia para falar sobre a tentativa de venda da vacina chinesa Cansino para o Ministério da Saúde. Catori negou a participação do depu-tado Ricardo Barros nas negociações junto ao Governo Federal.

“Ele [Ricardo Barros] não me ajudou em nada sobre a vacina, o Brasil todo soube da nossa vacina; para vacina, a gente não precisa nenhuma interferência política, ainda mais se tratando de uma dose”.

Catori confirmou que participou de uma agenda com o ministro Marcelo Queiroga junto com o deputado Ricardo Barros no dia 15 de Abril, todavia afirmou que o assunto tratado foi comercialização de um anti-viral contra a Co-vid-19 para o SUS. Segundo Catori, a audiência foi coletiva com outros cinco empresários e não houve menção à vacina. “Até porque naquela época não tínhamos a representação da Cansino no Brasil”.

FALTA DE RESPEITO

Logo após o encerramento do depoimento de Emanuel Catori, o deputado Ricardo Barros foi às redes sociais, disse que está tranquilo e que CPI não possui provas e insiste em bravatas, ataques a honra e falta de respeito.

NEGÓCIO BILIONÁRIOCorre na cidade a informação que, após

uma longa negociação, a Vitru, controladora da Uniasselvi, fechou a compra da Unicesumar. O negócio passaria de R$ 3 bilhões. A maior par-te do pagamento deve ser feito à vista, outra parcela em ações da Vitru e o restante divido durante 12 meses. O reitor Wilson de Matos Silva, fundador da instituição de ensino superior 30 anos atrás, e seus filhos devem continuar em cargos de gestão e direção da nova instituição.

ANGRA DOCE

A Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) reuniu prefeitos e lideranças estaduais e nacional para apresentar e debater as demandas da região com foco na atividade turística, sobretudo na Área Especial de Interesse Turístico Angra Doce. Um dos participantes do debate foi o deputado Romanelli, que disse que o momento é de planejamento para a retomada da economia. Para ele, a estimativa é de que, no Norte Pioneiro, o turismo receba melhores investimentos, com a atração de tu-ristas de várias partes do Brasil e até do exterior.

NORTE PIONEIROJaboti, Conselheiro Mairinck,

Guapirama, Pinhalão e Salto do Itararé foram contemplados com a liberação de R$ 3,6 milhões para pavimentação de 11 km de estradas rurais. O inves-timento promove acessibilidade aos moradores das áreas rurais e permite o escoamento da produção com mais agilidade, segurança e menos perda. Em Jaboti, serão investidos R$ 1.072.437,74. Em Conselheiro Mairinck serão R$ 890.878,39. Em Pinhalão são R$ 749.426,02. Salto do Itararé vai

receber R$ 451.692,03. Já Guapirama terá R$ 450 mil para pavimentação.

CORNÉLIO PROCÓPIO

O Plano de Expansão Urbana de Cornélio Procópio continua mo-bilizando a comunidade local, que participou de uma nova audiência pú-blica, coordenada pelo prefeito Amin Hannouche (PSD). Segundo ele, existe uma reivindicação constante da classe empreendedora e das pessoas que têm recursos para construir e ampliar os negócios no município. “Por isso, re-solvemos fazer um plano de expansão urbana, com permissão do Ministério Público e órgãos governamentais para que os empreendedores que queiram investir em Cornélio Procópio possam fazer isso com tranquilidade”, disse o prefeito.

ASSAÍ

O Hospital Municipal de Assaí re-cebeu a doação de mais de 700 fraldas

geriátricas de uma cooperativa que mantém unidade local. A arrecadação foi realizada entre os cooperados e entregue à direção do hospital, que foi inaugurado em junho de 2019. As doações podem ser feitas diretamente na instituição, que fica na rua Manoel Ribas, 1580 – centro. Informações podem ser obtidas pelo telefone: (43) 3262-4080.

BANDEIRANTES

Moradores do Assentamento Nova Bandeirantes, em Bandeirantes, querem informações detalhadas para averiguar a real situação quanto à regularização fundiária e o processo de georreferenciamento da área onde estão instaladas 40 famílias. O vice--presidente do Assentamento, Rubens Luiz e os moradores Adelmo Fermi-niano, Nilton Ferreira e Fábio Camilo estiveram em Curitiba, em reuniões no ITCG (Instituto de Terras, Cartografia e Geologia) e no Incra. O processo de regularização e georreferenciamento no Assentamento Nova Bandeirantes foi uma solicitação do deputado Ro-manelli desde o final do ano passado.

COLUNA DO ZIROCA - ESPORTESOSIRES NADAL - “O PARANÁ TE ABRAÇA”

COPA DO BRASIL: ATHLÉTICO NA FRENTECom excelente campanhas em torneios nacionais

e internacionais, o Athlético Paranaense, arrancou na frente nas disputadas da Copa do Brasil. Na noite de quarta-feira (25) o Furacão venceu o Santos por 1 a 0, gol de Renato Kayser aos 16 minutos do primeiro tempo. Envolto em quatro campeonatos, o rubro negro, tem sofrido com disputas seguidas e desgastante, se valendo de constantes alterações nas equipes, graças ao seu grande elenco.

No dia 14 de setembro, a segunda partida será jo-gada na Vila Belmiro, com o Furacão necessitando de um empate ou vitória simples. O Peixe, precisa ganhar por contagem mínima para levar a decisão aos pênaltis ou por diferença de dois gols para assegurar a classifi-cação. Neste sábado (28), os atleticanos trocam de chip, voltando sua atenção para o brasileirão, enfrentando no Allianz Park o Palmeiras.

SEM PÚBLICO NOS ESTÁDIOS!

A promessa da CBF de que teríamos público nos jogos valendo pela Copa do Brasil na última quarta-feira (25), não foi cumprida. Não acontecerão os testes, in-clusive o Coritiba ficou sem torcida na partida de quin-ta-feira contra o Botafogo (26). Pelo jeito, os tais testes acontecerão somente nas partidas da seleção brasileira válidas pelas eliminatórias sul americanas.

Segundo notícias veiculadas em São Paulo no início da semana a CBF vai aproveitar a partida entre Brasil e Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA, para liberar a presença de até 12 mil torcedores na local do jogo, Estádio Neo Química Arena. Para a CBF o jogo será um primeiro e importante teste para a presença de torcedores.

CLUBES MANDANTESProjeto de lei aprovado atribui exclusivamente ao

clube mandante das partidas de futebol os chamados direitos de arena, referentes à transmissão ou reprodu-ção de jogos, prevê a divisão dos direitos de imagem entre o dono da casa (o mandante) e o adversário (o visitante). Com a mudança, a emissora de TV ou rádio interessada em transmitir a partida precisará negociar apenas com um time, e não mais com os dois. Além disso, o próprio clube poderá transmitir o evento, abrindo uma nova possibilidade de fonte de receita. Se não houver definição do mando de jogo, a captação, a fixação, a emissão, a transmissão, a retransmissão ou a reprodução de imagens dependerá da concordância dos dois clubes.

TABELA DE JOGOS DO FIM DE SEMANA DA SÉRIE

13Curitiba, 27 de Agosto a 02 de Setembro de 2021 • edição 1277www.impactopr.com.br • [email protected]

COLORIDA COLORIDA

14 Curitiba, 27 de Agosto a 02 de Setembro de 2021 • edição 1277 www.impactopr.com.br • [email protected]

CASCAVELMano Preisner

CARLOS WIZARD E LUCIANO HANG DA HAVAN

Hang e WizardA CPI do Senado é a comprovação

definitiva de que o Brasil continua sendo um paraíso para malandros e vigaristas.

Todos sabem que a nossa classe polí-tica tem nomes honrados, mas esses são uma minoria. A regra é aquele tipo de político oportunista que a mídia utiliza para desgastar os governantes que não cedem aos seus pedidos de dinheiro.

Alguma coisa está muito, mas muito errada quando tipos como Renan Ca-lheiros, Randolfe Rodrigues e Omar Azis ficam longas horas a cada dia em redes de televisão, sites de notícias e emissoras de rádios, atacando sem qualquer tipo de comprovação empresários do porte do Luciano Hang, da Havan, e Carlos Wizard Martins, dono, no Brasil, da KFC, Pizza Hut, Rainha, Topper e várias outras empresas.

Essas pessoas de bem, atacadas ao vivo, com direito a repetições das frases mais agressivas contra eles nos noticiários noturnos, como o Jornal Nacional, são benfeitores do país. Geram dezenas de milhares de empregos, pagam bilhões em impostos à União, aos estados e aos municípios. Deveriam ser reverenciados pela população, respeitados, receber agradecimentos por criar negócios que garantem o sustento de tantas famílias. Têm a ficha limpa, são honrados, decen-tes.

No Brasil estranho e ainda corrupto de hoje, não apenas são ofendidos por pessoas com fichas muito sujas, como ainda assistem quase que indefesos à mí-dia repercutindo denúncias vazias, nada mais que calúnias, vindas de pessoas que a mesma mídia mostrava até poucos dias como ladras, corruptas, ordinárias. Para piorar: esses malandros da mídia e da política são amparados pelo Judiciário do país, nas suas altas esferas, no mais grave episódio de desmoralização das institui-ções que eu assisti desde que nasci.

Não é esta a democracia que a Cons-tituição determina.

BETO RICHA

Beto RichaNovas vitórias do ex-governador

Beto Richa na justiça vão provando o que as pessoas que conhecem os fatos verdadeiros já sabiam: a prisão do Beto às vésperas da eleição de 2018 foi uma vingança abjeta e vergonhosa dos setores que se sentiram prejudicados pela recusa do então governador aos seus pedidos indecentes de mais dinheiro público.

Membros menos éticos e menos sérios do valoroso Ministério Público Estadual, de tantos e tão bons serviços prestados ao Paraná, aliados à imprensa marrom que teve cortada grande parte da verba milionária que costumava sacar dos cofres do povo, usaram métodos imorais para induzir o judiciário de primeira ins-tância ao erro grave de autorizar a prisão de um candidato virtualmente eleito sem qualquer julgamento, nem mesmo na instância inicial.

Tony e as gravações editadasPromotores e a mídia marrom fingi-

ram acreditar nas denúncias de um con-denado à prisão, Toni Garcia, que fez, ali-ás, um serviço encomendado pelo MP -de ir à casa do Beto Richa com um gravador oferecer dinheiro, que foi recusado, se-gundo esse mesmo elemento, pelo Beto. Em outra ação, os mesmos promotores fingiram acreditar na palavra de fiscais estaduais corruptos, que, flagrados numa extorsão a alguns comerciantes do Norte do Paraná, disseram espertamente que a mordida não era para eles, fiscais, e sim para o caixa da campanha ao Senado do Beto Richa. Essa tática de envolver pes-soas importantes nos processos é usada desde o início do mundo por advogados inteligentes, geralmente com muito su-cesso, protelando decisões e ganhando muito tempo para o acusado.

Como a verdade é paciente, não tendo a pressa da mentira, as absolvições e as sentenças estão mostrando a realidade.

No entanto, essa verdade tardia não vai devolver a possibilidade claríssima, à época, do Beto seguir sua trajetória vitoriosa na política. Não vai devolver ao povo do Paraná a chance de ter um sena-dor competente e trabalhador, ao invés do Arns e do Oriovisto, figuras tristes no nosso cenário político, de atuação nula ou desconhecida. Também não vai devolver ao Beto a respeitabilidade perante grande parte da população, roubada que foi pe-las acusações mentirosas, divulgadas de forma massacrante pela mídia interessada em tirá-lo do caminho. Muitas pessoas bem informadas, porém, sabem qual a verdade. Neste 11 de agosto, num even-to que reuniu perto de 100 lideranças empresariais, em Curitiba, Beto recebeu aplausos do grupo que, em pé, ficou por minutos batendo palmas, certamente para mostrar que acreditavam na sua inocência e honradez.

BETO RICHA IIPara terminar, dois fatos. 1- José Richa, pai do Beto, que já

nos deixou, foi deputado federal por dois mandatos, prefeito de Londrina, governa-dor do Paraná e senador. Recusou muitas vezes um Ministério, no governo FHC. Morreu com patrimônio mínimo, quase sem posses materiais. Seu nome é sinô-nimo de honestidade. Pela sua atuação no fortalecimento do Ministério Público do estado, foi o único político a receber o título de Procurador Honorário da instituição. Em 11 de setembro de 2018,

há 26 dias da eleição, o apartamento da sua viúva, Dona Arlete Richa, foi invadido pelos promotores, em busca sabe-se lá do que. Não bateram à sua porta com um mandado. Quando ela acordou, às seis horas da manhã, eles estavam dentro de sua sala. Foi o pagamento do MP à família. Nada foi encontrado, obviamente. Dona Arlete estava com 78 anos, hoje tem 81.

Fernanda Richa.2- Caso você não tenha acreditado

em nada do que leu, saiba de mais um fato, e julgue. Você deve ter assistido, na prisão do Beto, à sua esposa Fernanda sendo também levada à Delegacia. É muito difícil acreditar que, passados três anos da barbárie, não exista qualquer acusação oficial contra a Da. Fernanda. Zero. Nada. Nem uma linha.

SANEPAR ANUNCIA VOLTA A CASCAVEL

O prefeito Paranhos e o Deputado Gugu Bueno anunciando com muita festa e obviamente com muita propaganda que a Sanepar, depois de quatro anos e oito meses de inércia, vai voltar a atuar em Cascavel.

A HISTÓRIA CORRETA É A SEGUINTE: Quando assumiu a prefeitura, no

primeiro mandato, Edgar Bueno recebeu a cidade com 43% de rede de água e esgoto. Na renovação do contrato do município com a Sanepar, negociou bem e conseguiu entregar a cidade, no seu úl-timo mandato, com 100% das residências com água tratada, com 98,31% das casas com saneamento básico e com o mesmo percentual de tratamento desses dejetos.

Nesta segunda-feira o prefeito Pa-ranhos e o deputado Gugu Bueno, em uma live, disseram que a Sanepar vai, depois de quatro anos e meio, finalizar o percentual que faltava. Exatos 1,7% da cidade que estava sem coleta sanitária.

É uma notícia boa essa da ressurrei-ção da Sanepar. Uma pena que, como em praticamente todos os anúncios, o Paranhos desvirtue a ação, omita infor-mações corretas. Em breve a cidade vai ser informada, de forma subliminar, que foi ele quem conseguiu os 100% de água e saneamento.

A primeira cidade do Brasil a cobrir todo o seu perímetro com água e esgoto tratado é Franca-SP. Faz anos que ela é conhecida como a cidade 300%. Tem 100% de água, 100% de esgoto e 100% de tratamento químico desse esgoto.

Confira na Internet se minha informa-ção está 100% despoluída. Mas se por

acaso o leitor for funcionário do prefeito, ou tem algum parente na prefeitura, ou está ganhando dinheiro vendendo algu-ma coisa lá, fique à vontade. Desconside-re 100% desta nota.

TUDO ILUMINADO E CONECTADO NO PARANÁ

No último sábado (21), num dos programas de maior audiência da Rá-dio União de Toledo, comandado pelo jornalista Batista Franco, um dos líderes do POD-Programa Oeste em Desenvol-vimento, o respeitado empresário Rainer Zelasko, surpreendeu a todos ao emitir opiniões favoráveis à doação das rodovias estaduais ao governo federal.

Essas rodovias do Paraná estão sendo doadas para inclusão, como um prêmio às concessionárias que vencerem a nova licitação, na renovação dos contratos do Anel de Integração, que obrigatoriamente vai reduzir o valor da tarifa. As empresas concorrentes “aceitaram” baixar o preço, para os governos anunciarem isso como vitória política, DESDE QUE três novas praças sejam instaladas em três rodovias FEDERAIS, além de outras DOZE novas praças nas recém doadas rodovias esta-duais. Baixa aqui, sobe ali, vai ficar pior e mais caro do que hoje, com o super-faturamento.

Rainer disse ser contra o pedágio en-tre Cascavel e Toledo, e que elas só serão instaladas o povo concorde. Segundo ele, na hipótese de 60 ou 70% do povo dis-cordar, ele não será instalado no trecho. Também disse que essas rodovias serão muito boas, com iluminação de LED e cobertura de Wi-Fi.

Amigo do Rainer, o jornalista Batista Franco poupou-o de responder algumas questões. Pergunto por aqui, então:

1-Será que o Rainer acredita que apenas 60 ou 70% do povo é contra o pedágio entre Cascavel e Toledo? Será que consegue achar uma única pessoa, que não seja empregado do Ratinho ou liderança interessada em algum bene-fício do governo estadual, que seja a favor dessa vergonha?

2-Será que o Rainer acredita mes-mo que teremos 3.000 quilômetros de rodovias iluminadas, como o pessoal do Ratinho anda mentindo por aí? Um poste com lâmpada LED a cada 100 metros, ou serão a cada 200? Se não acredita, e é claro que só acreditaria se fosse doido, porque vem a uma rádio e fala uma ridicularidade dessas?

3-Será que o Rainer acredita, a sério, que, se nós pagamos individualmente muito caro para ter wi-fi, e mesmo assim temos um arremedo de sinal, as conces-sionárias vão garantir sinal ao longo de 3.000 quilômetros de rodovias?

4-Esse tipo de liderança, que ao invés de dizer claramente ao Ratinho que perderá o apoio do setor produtivo caso insista nessa ideia, escondida da população no seu programa de gover-no, nunca citada anteriormente, é que possibilita a execução desse assalto ao bolso dos paranaenses. Que tipo de interesse essas pessoas têm, que tipo de ganho têm, para se jogar contra todo o povo, apoiando essa indecência pretendida pelo Ratinho?

15Curitiba, 27 de Agosto a 02 de Setembro de 2021 • edição 1277www.impactopr.com.br • [email protected]

COLORIDAFOZ DO IGUAÇU

CALENDÁRIO DE EVENTOS

CHICO BRASILEIRODurante audiência pública da Frente Parlamentar

sobre o Coronavírus, representantes do setor de eventos do Paraná reiteraram que Foz do Iguaçu é referência na retomada dos eventos no estado. "Estamos trabalhando com muito otimismo. O setor está se recuperando, já tivemos agora em julho uma boa ocupação (35,5% - a melhor do ano) dos hotéis e Foz do Iguaçu está com planejamento de recuperação de sua economia e especificamente do turismo através dos eventos. São os eventos que trazem as pessoas e Foz antecipou seu calendário de eventos", disse Chico Brasileiro, que participou da reunião de forma on-line.

TURISMO IGUAÇUENSE

A Secretaria Municipal de Turismo, Projetos Estratégicos e Inovação participou do 15º Meeting Corporativo em São Paulo, para apresentar o Des-tino Iguaçu como um polo para receber eventos de empresas, congressos, viagens de incentivo e reuniões. Além da apresentação, houve uma Ro-dada de Negócios, que serviu para tirar dúvidas dos profissionais e para trocas de contatos. Foram apresentadas as novas atrações turísticas, hotelaria, serviços e os atrativos para realização de encontros exclusivos, entre outras vantagens que o município tem a oferecer neste período de retomada do setor.

CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA

O prefeito de Foz, Chico Brasileiro, enviou para a Câmara Municipal a proposta que cria o Centro Municipal de Inovação voltado para incentivar o empreendedorismo e o turismo local com foco na capacitação tecnológica, capaz de fortalecer o desenvolvimento e a diversificação do sistema produtivo municipal e regional. O projeto deverá ser apresentado em plenário nas primeiras sessões

de setembro para início de tramitação.

CRÉDITO FACILITADO A Fomento Para-

ná firmou uma par-ceria com o Sebrae para utilizar o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) como garan-tia complementar às operações financeiras,

possibilitando que mais microempreendedores te-nham suas necessidades de crédito atendidas pelo Banco do Empreendedor. “Muitas pessoas necessi-tam de crédito para impulsionar os seus negócios, mas possuem dificuldades de apresentar pessoas físicas como avalistas. Neste sentido, o Fampe surge como uma alternativa para que as micros e peque-nas empresas também tenham suas necessidades de crédito atendidas”, explicou o coordenador do banco, Volnei Lampert.

VACINAÇÃOO secretário estadual de Saúde, Beto Preto,

atendeu o prefeito Chico Brasileiro e entregou mais sete mil doses de vacinas contra a covid para Foz do Iguaçu. As doses darão sequência à vacinação em pessoas com 18 anos ou mais. “Foz do Iguaçu tem toda a atenção do Estado e, por ser uma cidade de fronteira, recebeu doses extras do Ministério da Saúde para imunizar sua população. Estamos repassando sete mil novas doses da reserva técnica para que a vacinação não pare neste momento”, disse Beto Preto.

PROTOCOLOS

Em encontro nesta semana, o prefeito Chico Brasileiro (PSD) e o cônsul argentino Alejandro Massucco debateram sobre o fortalecimento do turismo no Destino Iguaçu e os protocolos sanitá-rios para evitar a transmissão da covid-19 após a reabertura da Ponte da Fraternidade, entre o Brasil e a Argentina. Ainda não há uma data definitiva de quando as fronteiras terrestres serão reabertas pelo governo argentino, mas quando isto acontecer, os dois países estarão trabalhando com protocolos sanitários conjuntos a fim de garantir a segurança no fluxo de pessoas.

VOLEIBOL FEMININO

A equipe de voleibol feminino sub-19 de Foz do Iguaçu foi vice-campeã da Copa Integração, reali-zada em Medianeira no último fim de semana, com times da região Oeste do Paraná. O torneio serviu como preparação para importantes competições nos próximos meses, como o Campeonato Esta-dual Sub 19, Sub 17 e a primeira etapa dos Jogos da Juventude do Estado do Paraná. “A realização desta etapa contribuiu muito para a sequência do nosso trabalho, pois, apesar da segunda colocação, foi visível o aumento do rendimento”, detalhou o professor.

FERIADÃO

O Parque Nacional do Iguaçu atenderá os vi-sitantes no feriadão da Independência do Brasil, de sábado (4 de setembro) a segunda-feira (6 de setembro), das 8h às 16h, e na terça-feira (7 de setembro), das 9h às 16h. Os ingressos serão limi-tados e vendidos exclusivamente on-line, no site www.cataratasdoiguacu.com.br. Não há restrição de idade para visitar a unidade de conservação. O parque passa diariamente por um trabalho de sanitização de todo o circuito turístico, oferecendo ainda mais proteção aos visitantes.

PSSA prefeitura de Foz do Iguaçu abriu inscrições

para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de professores de educação infantil e secretários de escola. As inscrições seguirão até o dia 08 de setembro e devem ser feitas de for-ma presencial, das 8h às 17 horas, no Protocolo Geral, na Praça Getúlio Vargas, nº 280, ao lado da Prefeitura. Serão disponibilizadas 250 vagas para professor de educação infantil e 32 para secretário de escola, para chamamento imediato e formação de cadastro de reserva.

NOVO CICLO

Na Amop, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira, reafirmou que a região oeste será preparada para um novo ciclo econômico. “É uma questão de gestão. Essa rees-truturação permitiu aporte de recursos em grandes e pequenas obras e iniciativas de grande impacto. E isso influencia positivamente localmente, mas tam-bém para todo o Brasil”, afirmou o general Ferreira, citando como exemplo a Ponte da Integração.

16 Curitiba, 27 de Agosto a 02 de Setembro de 2021 • edição 1277 www.impactopr.com.br • [email protected]