coletivo de juventude sertaneja: organização, formação e luta

2
Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Ano 7 • nº1242 setembro/2013 Coletivo de juventude sertaneja: organização, formação e luta Poço Redondo O Coletivo da juventude Campo e Cidade do alto sertão sergipano é uma articulação da juventude com participantes de movimentos sociais do campo, estudantes em geral, membros de pastorais da igreja católica, grupos culturais artísticos, sindicatos principalmente dos municípios do alto sertão. Partindo a princípio de uma análise da conjuntura política e da realidade social da juventude, onde foi percebida a necessidade de se conquistar instrumentos de organização, para construir lutas comuns a toda a juventude da classe estudantil e trabalhadora, vem se articulando para unificar forças e bandeiras de luta. "Sob o olhar do militante do coletivo Damião Cari: A luta do Coletivo da juventude, é um ato de bravura revolucionária da sociedade em que vivemos". Historicamente no nosso Brasil as camadas menos favorecida vem sofrendo com as mazelas sociais. A região nordeste é configurada como a mais pobre e mais seca, retrato esse que e mostrado todos os dias na televisão, rádio e no relato dos nordestinos". A luta do Coletivo da Juventude Campo e Cidade do Alto Sertão Sergipano iniciou sua caminhada sob o pilar de três patamares sendo eles: Organização, Formação e Luta. Sabemos que só há construção mediante o esclarecimento, a educação como eixo central de tudo. Em meados do ano 2008 o movimento, juntou-se com outros segmentos tais como sociedade civil e os movimentos sociais. Reunião de Planejamento Momento de Estudo

Upload: articulacaosemiarido

Post on 23-Jul-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Ano 7 • nº1242

setembro/2013

Coletivo de juventude sertaneja: organização, formação e luta

Poço Redondo

O Coletivo da juventude Campo e Cidade do alto sertão sergipano é uma articulação da juventude com participantes de movimentos sociais do campo, estudantes em geral, membros de pastorais da igreja católica, grupos culturais art íst icos, s indicatos pr incipalmente dos municípios do alto sertão. Partindo a princípio de uma análise da conjuntura política e da realidade social da juventude, onde foi percebida a necessidade de se conquistar instrumentos de organização, para construir lutas comuns a toda a juventude da classe estudantil e trabalhadora, vem se articulando para unificar forças e bandeiras de luta.

"Sob o olhar do militante do coletivo Damião Cari: A luta do Coletivo da juventude, é um ato de bravura revolucionária da sociedade em que vivemos". Historicamente no nosso Brasil as camadas menos favorecida vem sofrendo com as mazelas sociais. A região nordeste é configurada como a mais pobre e mais seca, retrato esse que e mostrado todos os dias na televisão, rádio e no relato dos nordestinos".A luta do Coletivo da Juventude Campo e Cidade do Alto Sertão Sergipano iniciou sua caminhada sob o pilar de três patamares sendo eles: Organização, Formação e Luta. Sabemos que só há construção mediante o esclarecimento, a educação como eixo central de tudo. Em meados do ano 2008 o movimento, juntou-se com outros segmentos tais como sociedade civil e os movimentos sociais.

Reunião de PlanejamentoMomento de Estudo

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Articulação Semiárido Brasileiro – Sergipe

Realização Patrocínio

Para a organização foi constituído comissões composta por membros das organizações envolv idas, a exemplo: pedagógico, infraestrutura, comunicação. Para formação, realização de projetos e cursos de formação política e cultural, encontros pon tua i s nas comun idades , pa ra as reivindicações do Coletivo da Juventude são para buscar desenvolvimento para a região do Alto Sertão Sergipano, como a educação no campo e contextualizada, políticas públicas, emprego para a juventude e população em geral, para assegurar a permanência desses jovens no campo. Atualmente a principal ação desse movimento é a conquista da instalação de um Campus da Universidade Federal de Sergipe na região do Alto Sertão. Como estratégias de ação foram feitas Marchas, mobilizações nos povoados e feiras livres,1º acampamento (grande encontro) de formação, cultura e arte da juventude. Com essas estratégias o movimento conseguiu encaminhar as reivindicações para os governantes, sendo elas legitimada pelos próprios jovens.

No ano de 2009 aconteceu uma audiência com lideranças políticas municipais e estaduais com a juventude sertaneja, onde foi firmado o compromisso da luta pelo campus sertão. No ano de 2011 foi realizada uma grande Marcha do povoado a sede do município de Poço Redondo com a participação de cerca de 12mil pessoas da sociedade civil e dos movimentos sociais, tais como Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Levante Popular da Juventude (LPJ), Pastoral da Juventude Rural (PJR), Grupo Teatral Oiteiros, Grupo Teatral Valdice Freire, Raízes Nordestinas, Sindicato de Trabalhadores Rurais - FETASE etc. Enfim a juventude campo e cidade construirão uma carta e a solicitação de uma audiência com o Ministério da Educação (MEC). Contudo, a luta pelo Campus UFS Sertão está dentro da pauta de luta por uma Educação do Campo, para poder fortalecer e qualificar a educação no campo.

Acampamento da Juventude

Momento de Formação Política