colÉgio shalom trabalho de recuperação 3º ano ensino...

19
1. (Pucsp 2011) Leia os textos com atenção: “É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma única nação com um único vínculo que ligue as partes entre si e com o todo. Já que tem uma só origem, uma só língua, mesmos costumes e uma só religião, deveria, por conseguinte, ter um só governo que confederasse os diferentes Estados (...).” Simón Bolívar. Carta da Jamaica. (6/9/1815). Textos_política (org. Anna Maria Martinez Corrêa e Manoel Lelo Bellotto). São Paulo: Ática, 1983, p. 84_88 “O dever urgente de nossa América é mostrar-se como é, unida em alma e intenção, vencedora veloz de um passado sufocante. (...) a atual geração leva às costas, pelo caminho adubado por seus pais sublimes, a América trabalhadora; do rio Bravo ao estreito de Magalhães, sentado no dorso do condor, (...) a semente da América nova!” José Martí. Nossa América. (30/1/1891). Nossa América. São Paulo: Hucitec, 1983, p. 200. “Em 28 de novembro de 1975, o general Manuel Contreras, homem de confiança do presidente chileno Augusto Pinochet Ugarte, reuniu em Santiago coronéis, majores e capitães de seis países da América do Sul. A intenção era propor um acordo de colaboração entre os países, todos governados por ditaduras militares, para lutar contra (...) guerrilheiros comunistas, militantes de esquerda ou simplesmente pessoas que faziam oposição à ditadura. Era o nascimento oficial da Operação Condor.” Cláudia de Castro Lima. O Brasil na Operação Condor, Aventuras da História, in http://historia.abril.com.br/politica/brasil_operacao_condor_434275.shtml (acesso em 30/9/2010) Folha de S. Paulo: O senhor trata a América Latina como um bloco, mas o subcontinente é complexo. Muitos países, como Chile e México, preferem fazer acordos individuais em vez de negociar em conjunto. Como acreditar que a região irá virar uma potência unificada? COLÉGIO SHALOM 3º ano Ensino Médio Profº Marcelo Tavares Aluno (a) : ________________________________ Trabalho de Recuperação Final de Geografia Nota: 30.00 Obteve:_____

Upload: vancong

Post on 09-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1. (Pucsp 2011) Leia os textos com atenção:

“É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma única nação com um único vínculo que ligue as partes entre si e com o todo. Já que tem uma só origem, uma só língua, mesmos costumes e uma só religião, deveria, por conseguinte, ter um só governo que confederasse os diferentes Estados (...).”

Simón Bolívar. Carta da Jamaica. (6/9/1815). Textos_política (org. Anna Maria Martinez Corrêa e Manoel Lelo Bellotto).

São Paulo: Ática, 1983, p. 84_88

“O dever urgente de nossa América é mostrar-se como é, unida em alma e intenção, vencedora veloz de um passado sufocante. (...) a atual geração leva às costas, pelo caminho adubado por seus pais sublimes, a América trabalhadora; do rio Bravo ao estreito de Magalhães, sentado no dorso do condor, (...) a semente da América nova!”

José Martí. Nossa América. (30/1/1891). Nossa América. São Paulo: Hucitec, 1983, p. 200. “Em 28 de novembro de 1975, o general Manuel Contreras, homem de confiança do presidente chileno Augusto Pinochet Ugarte, reuniu em Santiago coronéis, majores e capitães de seis países da América do Sul. A intenção era propor um acordo de colaboração entre os países, todos governados por ditaduras militares, para lutar contra (...) guerrilheiros comunistas, militantes de esquerda ou simplesmente pessoas que faziam oposição à ditadura. Era o nascimento oficial da Operação Condor.”

Cláudia de Castro Lima. O Brasil na Operação Condor, Aventuras da História, in http://historia.abril.com.br/politica/brasil_operacao_condor_434275.shtml

(acesso em 30/9/2010) “Folha de S. Paulo: O senhor trata a América Latina como um bloco, mas o subcontinente é complexo. Muitos países, como Chile e México, preferem fazer acordos individuais em vez de negociar em conjunto. Como acreditar que a região irá virar uma potência unificada?

COLÉGIO SHALOM 3º ano – Ensino Médio Profº Marcelo Tavares

Aluno (a) : ________________________________

Trabalho de Recuperação Final de Geografia

Nota: 30.00 Obteve:_____

Oscar Guardiola-Rivera: É verdade que há uma tremenda diversidade entre os países e mesmo dentro de cada país. Mas, na última década, vimos uma mudança, com a criação de fóruns que permitem à região falar com uma única voz. Por exemplo, como foi resolvida a questão diplomática recente entre a Colômbia e a Venezuela? Todo mundo dizia que essa crise provocava a impossibilidade de unificar a América Latina. Mas eu afirmava que o problema seria resolvido em um mês, se tanto, e não pela OEA (Organização dos Estados Americanos, que conta com a participação dos EUA), mas pela Unasul (União de Nações Sul-Americanas). Foi o que aconteceu."

Folha de S. Paulo. 04/10/2010, p. A16 Observe o mapa, em especial o segmento da América Latina:

A partir dos textos e do mapa, elabore uma dissertação que considere: 1) Os diferentes contextos políticos em que os textos foram escritos e a maneira como cada um deles vê a

aproximação entre os países latino-americanos; 2) O atual panorama das relações entre os países latino-americanos e os projetos de integração regional. 2. (Fac. Albert Einstein - Medicin 2016) Observe o mapa:

Notícias do início de 2016 indicam que Estados Unidos, Japão, Nova Zelândia, Canadá, México e mais 7 países assinaram o Acordo Transpacífico (TPP), criando a maior área de livre-comércio da história, que representa cerca de

40% do PIB mundial.

A China não faz parte do acordo e, segundo alguns analistas, “o TPP seria um movimento estratégico dos Estados Unidos para conter o avanço chinês e isolá-lo em sua própria região. O TPP ficou recentemente identificado com um rebalanceamento da política externa dos Estados Unidos no sentido de sustentar a presença dos Estados Unidos na Ásia”. Além disso, “ressalta-se o risco de que os acordos megarregionais (e o TPP é o maior deles) possam enfraquecer o papel da Organização Mundial de Comércio (OMC), enquanto fórum normativo.”

(Excertos extraídos de: Flávio Lyrio CARNEIRO. Parceria Trans-pacífico: um acordo megarregional na fronteira da regulação do comércio internacional? – Ipea, Texto para discussão 2108, 2015.)

Proposta A partir do mapa e do texto, caracterize o atual processo de transferência do principal polo econômico para o Oceano Pacífico, considerando o recente avanço da economia chinesa, a anterior hegemonia norte-americana e a importância do Atlântico no comércio do pós-Segunda Guerra Mundial. 3. (Unesp 2016) A charge retrata um movimento ocorrido em 2014 na cidade de Hong Kong.

Identifique este movimento e sua motivação. Como o lema “Um país, dois sistemas” relaciona-se à situação de Hong Kong perante a China? 4. (Ufjf-pism 3 2016)

(...) a Guerra Fria foi muito mais do que apenas uma disputa armamentista ou geopolítica. Ela teve uma importante dimensão cultural, que colocou em movimento um jogo simbólico do Bem contra o Mal. Ela mexeu com a imaginação das pessoas, criou e reforçou preconceitos, ódios e ansiedades. Nesse sentido mais amplo, dois marcos parecem ser mais adequados quando se trata de dar à Guerra Fria o seu conteúdo simbólico mais abrangente: o seu início foi a conquista de um novo poder, a bomba atômica, e o seu fim foi a Guerra do Golfo (...).

Disponível em: <http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra1/descricaopanoramica2.htm>. Acesso em: 8 nov. 2015.

a) Os Estados Unidos, ao término da Guerra Fria, escolheram outros símbolos do Mal para ocupar o lugar que antes

pertencia ao comunismo. Cite esses dois símbolos: b) Como os países centrais do capitalismo tentam bloquear o desenvolvimento dos países dependentes, se valendo da

bandeira ambiental? 5. (Ufjf-pism 3 2015) Observe a figura e leia o texto a seguir.

A massificação dos celulares é um fenômeno vivido em toda a África. Em grande parte dos países africanos, o acesso aos telefones móveis é maior que à energia elétrica. (...)

Disponível em:<http://operamundi.uol.com.br/conteudo/entrevistas/16516/celulares+sao+cada+vez+mais+importantes+na+afri

ca+diz+ativista+da+freedomfone.shtml>. Acesso em: 3 set. 2014. Por que o continente africano é o mercado de celulares que mais cresce no mundo? 6. (Ufba 2012)

De acordo com a ilustração e com os conhecimentos sobre as economias ricas e em expansão, a) relacione os principais grupos de países que constituem o G-20; b) indique o objetivo da criação do G-20, em 1999; c) aponte uma característica econômica que sobressai em cada país do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). 7. (Pucrs 2016) Os tecnopolos estão para o capitalismo da Terceira Revolução Industrial assim como as regiões carboníferas estavam para a Primeira, ou as jazidas petrolíferas para a Segunda. O tecnopolo representado na figura abaixo é o

a) de Boston. b) de Seattle. c) Vale do Silício. d) Orange County. e) Los Angeles County. 8. (Acafe 2015) Leia atentamente as afirmações a seguir, considerando o mapa da América do Sul.

I. As fronteiras terrestres limitam-se territorialmente com os países da América do Sul, exceção ao Chile e ao Equador

e, dentro da política de soberania e segurança nacionais, destaca-se o conceito de Faixa de Fronteira que

compreende uma extensão interna de cerca de 150 km de largura ao longo dessas fronteiras terrestres, de vital

importância à Soberania Nacional. ll. O estado de Santa Catarina, em destaque no mapa, está localizado na região subtropical, cujas latitudes são

menores que a do Trópico de Capricórnio, nº 2, e faz limite a leste com a Argentina, nº 3, país recém saído do MERCOSUL .

lll. A tropicalidade, característica da maior parte do Brasil, abarca terras no hemisfério Sul, entre o Trópico de

Capricórnio, nº 2, e o Equador, nº 1, e um percentual pequeno de terras no hemisfério norte. lV. A letra A indica a região de clima subtropical do sul do Brasil com atuação dominante de duas massas de ar: a

Tropical continental, quente e úmida, e a Polar atlântica, cuja influência no inverno provoca ondas de frio e formação de geada, podendo ocorrer neve nas áreas de maior altitude.

V. Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, este com o nº 4, são estados que já produzem energia eólica a partir de

aerogeradores, como é o caso de Água Doce e Bom Jardim da Serra, no primeiro estado e Osório no segundo. Todas as afirmações corretas estão em: a) I - II – III b) I - III - V c) II - IV - V d) IV - V 9. (Enem PPL 2014)

Nas últimas décadas, tem se observado um incremento no comércio entre o Brasil e a China. A comparação entre os gráficos demonstra a a) posição do Brasil como grande exportador de commodities. b) falta de complementaridade produtiva entre os dois países. c) vantagem competitiva da China no setor de produção agrícola. d) proporcionalidade entre as trocas de bens de alto valor agregado. e) restrita participação de bens de alta tecnologia no comércio bilateral. 10. (Enem 2014) TEXTO I

TEXTO II A Índia deu um passo alto no setor de teleatendimento para países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos e as nações europeias. Atualmente mais de 245 mil indianos realizam ligações para todas as partes do mundo a fim de oferecer cartões de créditos ou telefones celulares ou cobrar contas em atraso.

Disponível em: www.conectacallcenter.com.br. Acesso em: 12 nov. 2013 (adaptado). Ao relacionar os textos, a explicação para o processo de territorialização descrito está no(a) a) aceitação das diferenças culturais. b) adequação da posição geográfica. c) incremento do ensino superior. d) qualidade da rede logística. e) custo da mão de obra local. 11. (Cefet MG 2014) A questão refere-se à imagem abaixo.

A produção descentralizada de drogas e a dinâmica dos fluxos estabelecidos têm como consequência a (o) a) incremento da demanda do comércio local. b) ampliação do alcance das forças legais de contenção. c) pressão dos governos da região pela legalização dos entorpecentes. d) ratificação de acordos cooperativos entre os principais fornecedores. e) intensificação do comércio ilegal do produto para outros continentes. 12. (Uerj 2014)

O gasto militar é um dos indicadores do poder dos países no cenário internacional em um dado contexto histórico. Com base na análise dos dois gráficos, pode-se projetar a seguinte alteração na atual ordem geopolítica mundial:

a) eliminação de conflitos atômicos b) declínio da supremacia europeia c) superação da unipolaridade bélica d) padronização de tecnologias de defesa 13. (Ufrn 2013) Os mapas a seguir apresentam duas formas de regionalização do continente americano.

Considerando que a regionalização do espaço geográfico se realiza a partir de diferentes critérios, a divisão regional desse continente representada no a) mapa 2 está definida a partir de aspectos físico-ambientais. b) mapa 1 está baseada em elementos político-territoriais. c) mapa 1 está definida a partir de aspectos socioeconômicos. d) mapa 2 está baseada em elementos histórico-culturais. 14. (Unesp 2012) No ano de 2011 a África enfrentou revoltas populares no cenário político dos países com governos autocráticos ou de recentes democracias. Analise os gráficos e as afirmações de I a IV.

I. Zimbábue, Egito, Tunísia, Costa do Marfim, Sudão, República Democrática do Congo, Libéria e Nigéria apresentam os

dados do PIB per capita abaixo do valor médio no mundo. II. O mapa do autoritarismo restringe-se aos países analisados nos gráficos, pois os demais países do globo são

considerados plenas democracias. III. Correlacionando as taxas de desemprego e PIB per capita do Zimbábue e da Libéria, é possível afirmar que estão

entre as piores dentro do quadro analisado e muito distantes das taxas médias mundiais. IV. A baixa taxa de desemprego e a alta renda per capita da Libéria são consequências de longas e sangrentas guerras

civis e a baixa taxa de desemprego do Zimbábue é consequência da política ditatorial e corrupta do país. A partir da análise dos gráficos e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que estão corretas apenas a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) I e IV. e) I, III e IV. 15. (Ufu 2010) O gráfico a seguir apresenta informações sobre a evolução do uso da Internet no mundo.

Conforme se observa no gráfico, o uso da internet no mundo tem aumentado significativamente desde 1997. A

rapidez com que ocorrem trocas de informação entre os lugares constitui-se como uma das características

fundamentais da globalização. A internet é um dos instrumentos de comunicação que vêm transformando

profundamente as noções de tempo e de espaço construídas pela sociedade humana.

De acordo com o texto acima e com as informações contidas no gráfico, responda as questões propostas.

a) A partir de dois exemplos, explique como a internet interfere no cotidiano de bilhões de pessoas.

b) Aponte duas causas do crescimento do uso da internet nos grupos de países selecionados no gráfico.

16. (Fgv 2017) A globalização, apoiada nos três grandes centros de impulsão da economia mundial, não impede que os Estados, as redes ou os indivíduos se organizem em diferentes escalas regionais ou locais.

Com base no texto e no mapa acima, a) indique duas medidas adotadas pelos países emergentes para se inserirem nos mercados globalizados; b) analise a lógica de implantação das empresas transnacionais nos países em desenvolvimento; c) avalie o papel da Organização Mundial do Comércio na regulação dos fluxos internacionais de comércio. 17. (Fgv 2016) Este ano, Papai Noel não virá de trenó; este ano, ele chegará de navio. Para alegria das crianças, dos pais e dos comerciantes – e desespero dos industriais europeus –, as montanhas de jogos, de objetos de decoração, de calendários e uma infinidade de presentes possíveis e imagináveis chegaram a Suffolk (Inglaterra) nesse sábado, 4 de novembro, a bordo do gigantesco Emma Maersk, proveniente da China. O

Emma Maersk, cuja tripulação é composta por 13 homens, transporta 11.000 contêineres e é uma testemunha da

transferência de indústrias manufatureiras da Europa e dos Estados Unidos para a China. O navio retornará rapidamente para a China, mas, em lugar de transportar jogos e computadores, levará o lixo do que foi consumido no Natal. Os dejetos de plástico tornaram-se um dos produtos de exportação para a China, e, uma vez reciclados, estarão nos novos jogos e presentes que o Emma Maersk irá trazer para o próximo Natal.

Adaptado de VIDAL, J. Apud Courrier International, nº 836, 2006.

Com base no texto e nos mapas, a) justifique a afirmação: O contêiner é o símbolo da mundialização das trocas comerciais; b) indique os fatores responsáveis pela transferência das indústrias manufatureiras da Europa e dos Estados Unidos

para a China; c) relacione a sociedade de consumo com o mercado mundial de sucata. 18. (Fgv 2016) A economia mundial transformou-se dramaticamente na última década, como resultado da desregulamentação e da abertura das economias nacionais para as empresas estrangeiras, bem como da crescente participação dos agentes econômicos nacionais nos mercados globais. A economia contemporânea é caracterizada pela ascensão das tecnologias da informação e pelo aumento da mobilidade e da liquidez de capitais.

Adaptado de SASSEN, Saskia. The Global Cities. 1991.

A partir do texto e do mapa, a) identifique e explique uma das transformações da economia mundial apresentadas no texto; b) avalie as competências da Organização Mundial do Comércio (OMC) e do Fundo Monetário Internacional (FMI)

como instâncias de regulação da economia globalizada; c) indique duas funções que permitem classificar São Paulo como uma cidade global. 19. (Fgv 2016) A indústria do turismo movimenta, anualmente, bilhões de dólares, tendo apresentado, nas últimas

décadas, taxas de crescimento em torno de 10% ao ano. O gráfico a seguir mostra o crescimento do número de

turistas no período 1995/2010, em escala mundial.

Sobre a indústria do turismo, a) apresente dois fatores responsáveis pelo aumento dos fluxos turísticos em escala mundial, como indicado no

gráfico; b) relacione a crise de 2008 à variação na tendência dos fluxos turísticos observada no gráfico; c) indique dois fatores responsáveis pelo aumento dos fluxos do turismo de negócios e do turismo cultural para a

cidade de São Paulo, nas últimas duas décadas. 20. (Fmp 2016) Analise a imagem a seguir.

A anexação à Rússia da região ucraniana destacada na imagem provocou a seguinte situação geopolítica: a) rompimento dos laços diplomáticos entre os governos de Kiev e de Washington b) sanções da União Europeia e dos Estados Unidos contra o governo russo c) suspensão das manobras militares russas no leste da Ucrânia d) incremento das exportações russas de gás natural para a União Europeia e) ações geoestratégicas da China pelo controle do gás ucraniano 21. (Udesc 2015) O ano de 2014 foi marcado por fortes conflitos entre a Rússia e a Ucrânia. Analise as proposições sobre a Ucrânia.

1- I. Está politicamente dividida, com sua porção ocidental desejosa de estreitar laços com a União Europeia e a porção

oriental, com a Rússia. II. Pelo país passam importantes gasodutos que transportam o gás natural da região do mar Cáspio para a Europa,

cujo controle interessa tanto à União Europeia quanto à Rússia. III. Vem tentando se aproximar da Rússia desde 1991, quando deixou a União Europeia. V. Possui grandes extensões de solos muito férteis, sendo grande produtora de cereais. V. Ainda padece dos efeitos da poluição radioativa, decorrente do acidente nuclear de Chernobyl, em 1986. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras. b) Somente as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras. c) Somente as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras. d) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras. e) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras. 22. (Pucrs 2014) O geógrafo brasileiro Jose William Vesentini, referindo-se à dissolução da União Soviética, escreveu Novos países, problemas antigos (2010). Esse título serve para explicar o início dos confrontos entre a Rússia e a Ucrânia, tendo como foco a disputa pela península a) de Kola. b) de Yamal. c) da Crimeia. d) da Geórgia. e) de Kamtchatka.

23. (Uespi 2012) Um dos desastres ambientais mais destacados, existentes na superfície terrestre, ocorreu no mar de Aral, localizado entre o Uzbequistão e o Cazaquistão. Esse corpo líquido ocupava uma área de aproximadamente 68.000km

2. Atualmente possui, segundo cálculos divulgados internacionalmente, apenas 10% do volume de água que

continha. O que explica esse fato? a) O aquecimento global, que provocou o aumento considerável da evaporação na região. b) O desvio dos rios Amu e Syr para irrigar lavouras da ex-URSS. c) A transposição das águas do rio Volga para as áreas secas da Europa Oriental. d) A utilização maciça das águas para o consumo humano, mediante a dessalinização intensa. e) A alteração climática verificada na ex-URSS, durante as décadas de 1950 e 1960, que acarretou mudança nos

regimes fluviais. 24. (Unesp 2016) Ao promover a livre circulação de mercadorias e serviços entre Estados Unidos, Canadá e México, o Acordo de Livre – Comércio da América do Norte ratificou as chamadas maquiladoras, caracterizadas como a) indústrias estadunidenses em território mexicano, que realizam a montagem de produtos através da exploração de

mão de obra. b) parques tecnológicos estadunidenses em regiões de fronteira mexicana, que priorizam o desenvolvimento

industrial regional via compartilhamento dos meios de produção. c) indústrias mexicanas em território estadunidense, que produzem bens de consumo por meio de parcerias para o

desenvolvimento produtivo. d) universidades técnicas mexicanas em território canadense, que investem na qualificação profissional via

intercâmbio de trabalhadores. e) empresas canadenses em território estadunidense, que objetivam a prestação solidária de serviços essenciais às

cidades mexicanas. 25. (Ufms 2010) Entre as muitas façanhas da humanidade, está a construção de infraestruturas técnicas para moldar

a natureza ao seu interesse, seja por motivo econômico ou político. Uma dessas façanhas é o canal de São Lourenço,

assim como muitos outros construídos em diferentes partes do planeta como o de Panamá e o de Suez. Sobre o canal

de São Lourenço, é correto afirmar:

01) Localiza-se no norte dos Estados Unidos e atravessa o interior continental do Canadá, desaguando na baía de Hudson, no oceano Glacial Ártico; no período do inverno, as águas do canal se congelam, tornando o empreendimento de baixo valor comercial para os dois países; o motivo de sua construção deve-se a interesses militares da OTAN na ocupação das terras geladas do hemisfério norte na época sob forte domínio da extinta URSS.

02) Une os Grandes Lagos ao oceano Atlântico, atravessando importante região industrial e agrícola e de forte urbanização dos EUA e do Canadá, permitindo que as mercadorias, como minério de ferro, carvão mineral e grãos, sejam transportadas a uma distância de mais de 3.700 km do interior do continente norte-americano em direção ao litoral.

04) Atravessa uma região pouco povoada e desértica, no interior dos EUA e do Canadá, ligando os Grandes Lagos, através do rio Mississipi, ao Golfo do México; recentemente, ambientalistas manifestaram-se a favor de seu fechamento por comprometer a qualidade de vida de povos indígenas que ocupam as terras adjacentes ao canal.

08) É considerado uma hidrovia que compreende trechos navegáveis do rio São Lourenço e construções técnicas, como eclusas e canais, para superar as barreiras naturais como as cataratas de Niágara. Possui um intenso fluxo de embarcações, o que contribuiu para tornar o sistema hidroviário um importante elemento da matriz de transporte dos EUA e do Canadá.

16) É administrado por um consórcio de empresas governamentais do Canadá e dos Estados Unidos, no trecho legalmente sob concessão daquelas empresas, que se estende de Montreal, no Canadá, ao Lago Erie, nos Estados Unidos. O canal foi aberto comercialmente ao tráfego em 1959, sendo comemorado neste ano o seu cinquentenário.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

26. (Ufrgs 2016) Considere as afirmações abaixo, sobre o mapa. I. Os países industrializados costumam exportar grandes volumes de produtos agrícolas e alimentícios. II. As trocas comerciais intrarregionais ainda são maiores do que as trocas inter-regionais do mundo. III. A África tem saldo positivo com as demais regiões quanto ao comércio de produtos agrícolas e alimentícios, pois

exporta mais do que importa. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e II. d) Apenas II e III. e) I, II e III. 27. (Fuvest 2015) Observe a charge.

Com base na charge e em seus conhecimentos, avalie as afirmações:

I. O rápido e intenso crescimento econômico chinês se deu às custas da exploração de recursos florestais da União

Europeia. II. A despeito da distinta condição econômica da União Europeia e da China na atualidade, essas economias

permanecem interligadas. III. A dependência econômica da China em relação à União Europeia assenta-se no consumo do etanol europeu. IV. Enquanto parte da União Europeia vive uma crise econômica, a economia chinesa cresce. Está correto apenas o que se afirma em a) a) I e II. b) b) I, II e III. c) c) III e IV. d) d) I, III e IV. e) e) II e IV. 28. (Pucrs 2015) A divisão do mundo em Estados nacionais, com fronteiras, moedas e alfândegas, cria barreiras à livre circulação de mercadorias, serviços, capitais e pessoas. A criação de blocos econômicos é uma tentativa de reduzir essas barreiras em escala regional, mas também uma forma de os países membros se fortalecerem frente ao processo de globalização. Nesse processo, NÃO constitui uma forma de organização de blocos econômicos a a) união aduaneira. b) união econômica e monetária. c) criação de zonas de livre comércio. d) eliminação das fronteiras físicas. e) organização de mercados comuns. 29. (Pucrs 2014) Chama-se “pauta de exportações” a relação de produtos que um país exporta. Sobre esse processo, é correto afirmar que I. é importante que essa pauta tenha produtos de menor valor agregado possível. II. os países desenvolvidos agregam alta tecnologia às mercadorias exportadas. III. os países industrializados centrais fabricam e exportam produtos da indústria de ponta. IV. México, Brasil e Argentina são países latino-americanos que fabricam e exportam matérias-primas minerais e

vegetais. Estão corretas apenas as afirmativas a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I, II e III. e) II, III e IV. 30. (Uece 2014) Produtos de base, em estado bruto, considerados como matéria-prima, provenientes de cultivo ou extração são conhecidos como a) bens duráveis. b) bens estratégicos. c) commodities. d) recursos energéticos.