codigo de conduta

24
CÓDIGO DE CONDUTA .1

Upload: infoglobo-comunicacoes-s-a

Post on 14-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Codigo de conduta

CÓDIGO DE CONDUTA .1

Page 2: Codigo de conduta

CÓDIGO DE CONDUTA.2

índice

Page 3: Codigo de conduta

CÓDIGO DE CONDUTA .3

MENSAGEM DO DIRETOR-GERAL

VISÃO E VALORES

PRINCÍPIOS GERAIS

AMBIENTE DE TRABALHO

GESTÃO DE PESSOAS

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

A REDAÇÃO

REDES SOCIAIS

COMERCIAL

MARKETING

PARCEIROS DE NEGÓCIO

PODER PÚBLICO

MEIO AMBIENTE

RESPONSABILIDADE SOCIAL

INTERNET, INTRANET E E-MAIL

CONSIDERAÇÕES FINAIS

05

06

07

08

10

11

12

14

15

16

17

18

19

20

21

22

PÁGINACAPÍTULO

Page 4: Codigo de conduta

CÓDIGO DE CONDUTA.4

Page 5: Codigo de conduta

CÓDIGO DE CONDUTA .5

No intuito de reafirmar nossos princípios e valores, e buscando o compromisso de uma conduta ética e transparente, estamos atualizando e divulgando o nosso Código de Conduta.

Assim como qualquer organização, somos formados por pessoas e suas relações. Nas práticas e nos acontecimentos cotidianos demonstramos a nossa essência e reforçamos os padrões morais que orientam a nossa conduta.

Como empresa de comunicação, temos o importante papel de servir como instrumento de utilidade pública, garantindo à população o acesso à informação e incentivando a reflexão sobre os acontecimentos. Representamos, fundamentalmente, a liberdade de expressão e de opinião, que devem ser conduzidas com seriedade e profissionalismo.

O respeito e a confiança em nosso trabalho são baseados, sim, na excelência dos produtos e serviços que entregamos. Mas o compromisso com a responsabilidade de nossas ações e decisões também falam muito sobre nós.

Conscientes, portanto, da missão da INFOGLOBO, destacamos a relevância do comprometimento ético de cada funcionário, terceiro e fornecedor. Ao assumir este Código de Conduta e garantir o seu pleno cumprimento, fortalecemos a postura de uma gestão responsável, voltada para o desenvolvimento sustentável.

É papel de todos nós participarmos ativamente deste compromisso, conhecendo e permanecendo atentos aos princípios que direcionam nossas ações.

MARCELLO MORAESDiretor-Geral INFOGLOBO

Page 6: Codigo de conduta

CÓDIGO DE CONDUTA.6

2.2 VALORES:

• Ética • Excelência • Independência • Transparência • Curiosidade

• Paixão

Nossas marcas serão o ponto de encontro do Rio. Vamos conectar, informar, divertir e facilitar a vida de pessoas e empresas, com conteúdo de alto valor.”

“2.1 VISÃO:

Page 7: Codigo de conduta

CÓDIGO DE CONDUTA .7

A Infoglobo é composta por todos que trabalham na empresa ou lhe prestam serviços de qualquer natureza, e de alguma forma compartilham o mesmo ambiente e o dia a dia de trabalho.

Para tanto, a Infoglobo preza pelos princípios gerais do código, como:

3.1 - Respeita as diversidades e é contra discriminações e preconceitos de qualquer natureza, sejam estes relacionados a crenças, raças, credos, culturas, opção sexual, nacionalidade, convicção política, condição especial ou qualquer tipo de diferença.

3.2 - Assegura relação moralmente impecável a todos os que tenham contato profissional com jornalistas e outros funcionários da Infoglobo e não admite qualquer atitude contrária a esta conduta. As decisões editoriais da empresa não são influenciadas pelo tipo de tratamento dispensado a quem nela trabalha. A produção jornalística é mantida a salvo de dívidas de gratidão e amizade contraídas pelos funcionários.

3.3 - Acredita e propõe, em todas as atividades que a associam a clientes e fornecedores, relações de parceria, expressas pelo trabalho leal em busca de objetivos comuns.

3.4 - No universo da comunicação social, defende a concorrência leal, sempre pronta a se situar acima de todas as divergências, em defesa do interesse nacional e das liberdades públicas, com ênfase natural voltada para a liberdade de expressão, repelindo qualquer prática ilícita ou ações ilegítimas.

3.5 - Não admite a prática de qualquer tipo de trabalho forçado ou infantil.

3.6 - Defende que todos os envolvidos nos preparativos da edição sejam conscientes e solidários na proteção do seu conteúdo contra interesses de terceiros ou qualquer forma de utilização privilegiada e espúria. As informações editoriais e publicitárias constantes das edições dos nossos produtos, veiculados por todos os canais (on-line, impresso e dispositivos móveis), estão à disposição de seus leitores a partir do início da distribuição do conteúdo.

3.7 - Tem como compromisso e princípio fundamental o respeito e a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos, atuando de forma legal, preventiva e educacional, visando a sustentabilidade ambiental, a saúde e a qualidade de vida da população.

(Leia na íntegra os Princípios Editoriais das Organizações Globo na intranet da empresa)

Page 8: Codigo de conduta

CÓDIGO DE CONDUTA.8

Para termos um ambiente seguro e saudável, é nosso compromisso:

4.1 - Cumprir as orientações e práticas que constam nas Políticas e Normas Corporativas.

4.2 - Cumprir as leis e normas internas relativas à Segurança do Trabalho.

4.3 - Zelar por procedimentos seguros de operação, que devem garantir sua própria saúde e a de seus colegas de trabalho.

4.4 - Não permitir qualquer comportamento que possa representar risco para a integridade de outras pessoas. Por essas razões, não serão toleradas as seguintes práticas:

4.4.1 Assediar, sejam representados por piadas, insultos, ameaças, comportamentos indesejados ou de caráter sexual; conduta física ou verbal que prejudique o desempenho do funcionário, que crie medo ou hostilidade no ambiente de trabalho.

4.4.2 Obter privilégio de preço ou de outra natureza na aquisição de bens pessoais, contratação de serviços e recebimento de benefícios do poder público, o que inclui a ocupação de cargos na administração estatal ou paraestatal.

4.4.3 Utilizar o nome da Infoglobo para promover reivindicação ou reclamação

pessoal junto a indivíduos ou organizações públicas e particulares (a proibição abrange referências indiretas à associação com a empresa, tais como usar papel timbrado em correspondência pessoal, solicitar que pessoas o procurem na empresa etc.).

4.4.4 Obter vantagem pessoal de qualquer informação que lhe chegue ao conhecimento em decorrência de sua condição funcional, como previsões de flutuação no mercado financeiro, notícias antecipadas de mudança de preço de produtos, dentre outras.

4.4.5 Aceitar presentes, excetuando-se os de pequeno valor ou brindes claramente identificados como de distribuição gratuita (e que não tenham valor comercial por ostentarem marca ou propaganda). Presentes mais valiosos que possam comprometer a integridade do trabalho ou constranger o profissional, tais como: objetos de arte, relógios ou canetas de marca, malas, valises ou bolsas de couro, objetos eletrônicos, hospedagem, dentre outros, devem ser devolvidos ou recusados. Quando não houver forma prática de fazê-lo serão doados pela empresa a instituições de caridade, e disso os remetentes serão informados.

4.4.6 Deixar de pagar contas ou aceitar descontos em restaurantes, bares, boates etc. Admite-se que em alguns casos seja impossível forçar o pagamento; o funcionário deve então: 1) informar que nessas

Page 9: Codigo de conduta

CÓDIGO DE CONDUTA .9

condições não lhe será possível retornar ao estabelecimento; 2) comunicar o fato à direção da empresa. Excetuam-se desta regra os casos de estabelecimentos que tenham convênio ou parceria com a Infoglobo.

4.4.7 Aceitar convites pessoais, oficiais ou de empresas particulares para viagens e estadas em hotéis ou similares. Quando dirigidos à empresa tais convites podem ser aceitos, sempre sem qualquer compromisso de retribuição, e a liderança da Redação decidirá a quem cabe viajar. Se de tais viagens decorrerem a publicação de matéria jornalística, a Infoglobo mencionará as circunstâncias em que ocorreu o acesso aos fatos.

4.4.8 Realizar qualquer tipo de comércio para fins próprios nas dependências da empresa.

4.4.9 Portar ou usar bebidas alcoólicas e drogas ilícitas nas dependências da empresa, nem armas de qualquer espécie, salvo exceções devidamente autorizadas. Excluem-se para o consumo de bebidas alcoólicas eventos comemorativos e recepção de convidados nas dependências da empresa.

4.4.10 Usar produtos fumígeros, derivados ou não do tabaco, dentro das dependências internas da empresa, conforme regulamenta a Lei Estadual 5.517/09 “Rio Sem Fumo”.

4.5 - O funcionário deve zelar pelo seu comportamento perante a sociedade, procurando agir de acordo com as boas regras de conduta e convivência, mesmo fora do ambiente de trabalho.

4.6- Todos funcionários, terceiros e fornecedores que colaboram com a Infoglobo são responsáveis pela preservação do patrimônio físico, composto pelas instalações e pelos equipamentos necessários à realização de sua atividade, devendo utilizá-los de forma correta e exclusivamente para fins de trabalho.

4.6.1 O furto, a fraude e/ou a má utilização dos bens da Infoglobo serão passíveis de apuração no âmbito policial e a correspondente obrigação de indenizar a empresa.

4.7 - É obrigatório o uso de crachá de identificação em local visível nas dependências da empresa.

4.8 - Não é permitida a comercialização de itens, em geral, nas dependências da INFOGLOBO. O funcionário que venha a praticar tal ação, bem como, autorize a entrada de pessoas com intuito de comercialização, será responsabilizado.

Page 10: Codigo de conduta

CÓDIGO DE CONDUTA.10

Todos os gestores da Infoglobo têm o dever de:

5.1 - Atuar dentro das premissas deste Código e garantir que o mesmo aconteça em sua equipe.

5.2 - Estimular um ambiente de trabalho participativo, aberto a novas ideias e ações criativas.

5.3 - Estimular constantemente o desenvolvimento profissional e cultural dos funcionários, mantendo-os a par de seus objetivos e realizações, através de treinamentos, campanhas internas e canais de comunicação.

5.4 - Obedecer aos critérios de seleção de

funcionários que excluem favorecimentos e preconceitos de qualquer natureza.

5.5 - Realizar a avaliação de desempenho de seus funcionários com base nas competências corporativas definidas e levando em consideração os requisitos e expectativas do cargo.

5.6 - Seguir o critério de mérito a partir dos resultados apresentados para promoção dos seus funcionários.

(Leia na íntegra as políticas e normas referentes à área de Cultura Organizacional na intranet da empresa).

Page 11: Codigo de conduta

CÓDIGO DE CONDUTA .11

6.1 - A Infoglobo possui uma Política de Segurança da Informação constantemente atualizada e divulgada para todos os funcionários da empresa. No momento da admissão, os funcionários recebem uma cartilha de segurança da informação contendo regras relacionadas ao tema.

6.2 - A área de Riscos e Processos busca, dentre outros objetivos, proteger as informações que transitam no ambiente da empresa de acessos indevidos interna e externamente, agindo preventivamente no tratamento de fraudes, especialmente em se tratando de dados confidenciais e de clientes.

6.3 - No caso de qualquer evento ou conduta indevida que ocorra na empresa e coloque em risco a segurança das suas informações, bem como suspeitas relacionadas ao tema, os funcionários ficam orientados a procurar a Gerência de Riscos e Processos, que atuará junto às áreas envolvidas, buscando entender o cenário, reportar à alta administração e tomar medidas para evitar que o evento represente um risco à organização.

(Leia na íntegra as políticas e normas referentes à área de Riscos e Processos e a Política de Segurança da Informação na intranet da empresa).

Page 12: Codigo de conduta

CÓDIGO DE CONDUTA.12

7.1 - A Infoglobo segue as normas e diretrizes estabelecidas nos Princípios Editoriais das Organizações Globo. Norteiam a nossa conduta jornalística:

7.1.1 Coletar informações de interesse para a comunidade e divulgá-las amplamente, com eficiência técnica e em obediência a rigorosas exigências éticas.

7.1.2 Contribuir com esclarecimento, interpretação e opinião para o livre e consciente exercício da cidadania por seus leitores; e, de outra parte, oferecer-lhes entretenimento e lazer.

7.1.3 - Propõe-se ainda a empresa a constituir-se em registro fiel, o mais completo possível, da história contemporânea.

7.2 - A Infoglobo considera seu dever manifestar-se sobre as questões que afetam o universo de seus leitores. Estes são os pontos básicos de sua linha editorial:

7.2.1 Defesa da sociedade justa, democrática e pluralista, com garantia da liberdade de expressão.

7.2.2 Defesa da economia de mercado, em que merecem igual respeito a livre iniciativa da empresa e os direitos do consumidor.

7.2.3 Condenação de toda forma de discriminação e preconceito social.

7.2.4 Defesa do primado do Direito sobre a força e da ordem sobre a anarquia, em

qualquer de suas manifestações.

7.2.5 Vigilância permanente contra a injustiça, a corrupção, a violência, a arbitrariedade, a incompetência no trato de assuntos públicos e tudo mais que prejudique a qualidade de vida em todos os níveis da sociedade.

7.3 - A Infoglobo não se filiará, nem de qualquer forma se associará a organizações político-partidárias.

7.4 - A Infoglobo abre suas páginas ao debate e ao curso das ideias, independentemente de suas posições editoriais.

7.5 - A Infoglobo repudia qualquer atitude preconceituosa em face da atividade de assessoria de imprensa e similares, mas considera a produção dessas empresas fonte secundária de informação, a serviço de interesses próprios, não necessariamente coincidentes com os do jornal; nessas condições, o seu eventual aproveitamento exige identificação da origem e em circunstância alguma substitui a apuração independente dos fatos pela empresa.

7.6 - É permitido aos jornalistas da Infoglobo no exercício de sua profissão:

7.6.1 Para crítica ou cobertura, aceitar livros, CDs, DVDs ou entradas de espetáculos, bailes, etc. Fora dessas condições, os funcionários pagam suas entradas e mesas. Editores e outros que tenham necessidade de frequentar determinados lugares para fins de informação ou atualização terão suas despesas ressarcidas pela

Page 13: Codigo de conduta

CÓDIGO DE CONDUTA .13

empresa. O profissional não pode ser proibido de aceitar obséquios de pessoas com quem tenha relação de amizade. No entanto, quando existirem tanto a relação pessoal quanto a profissional, espera-se que o profissional saiba distinguir entre a singela manifestação de amizade e a disfarçada intenção de corrompê-lo, obviamente para, na segunda hipótese, recusar o presente.

7.6.2 Aceitar do poder público ou de particulares facilidades de locomoção ou hospedagem quando de outra maneira for impossível a cobertura de acontecimentos considerados relevantes. A empresa tomará a iniciativa de promover o ressarcimento das despesas, sempre que possível.

7.6.3 Aceitar ocasionalmente e por necessidade de serviço convites de fontes e outros contatos profissionais para bebidas e refeições. É recomendável – desde que obtida autorização do chefe imediato – retribuir, em encontros sociais equivalentes, com despesas pagas pela empresa.

7.7 - É vedado aos jornalistas da Infoglobo ter relação de emprego, contínua ou eventual, com empresa, de repartição ou setor que esteja em sua área de cobertura ou edição. Nenhum repórter da Organização pode ser designado para cobrir empresa, repartição ou setor em que trabalhem cônjuge, filhos, irmãos ou pais.

7.8 - Nenhum jornalista da empresa é autorizado a licenciar-se ou afastar-se a qualquer pretexto do trabalho para prestar assessoria a políticos em campanhas eleitorais ou a qualquer outra pessoa ou instituição que se relacione com a opinião

pública através da imprensa.7.9 - Os jornalistas que têm contrato de dedicação exclusiva com a Infoglobo podem, se autorizados, exercer função remunerada episódica – como escrever artigos, pronunciar conferências, participar de seminários etc. – desde que não prestem serviços a pessoa, grupo ou entidade com que se relacionem na condição de funcionários da empresa.

7.10 - Todo jornalista da Infoglobo tem o dever de prevenir seu chefe imediato de que determinados temas ou áreas de cobertura podem suscitar conflito ou suspeição pessoal, devido a convicções políticas, filosóficas, religiosas, dentre outras, ou laços de parentesco ou amizade. Tal comunicação não afeta negativamente a carreira do jornalista na empresa.

7.11 - Em épocas de eleição, os funcionários da Redação devem também seguir a conduta descrita no Estatuto das Eleições, desenvolvido sob orientação do Conselho Editorial das Organizações Globo. O documento enfatiza em períodos eleitorais a conduta isenta e distanciada que é exigida ao longo do ano inteiro na cobertura cotidiana da política nacional. O Estatuto das Eleições é um conjunto de regras editoriais e profissionais que todos os jornalistas e demais funcionários da Redação se comprometem a seguir. Pode ser lido no site do Globo, em um espaço especial, durante as coberturas eleitorais.

7.12 - A obediência a estas normas é presumida dentro do único critério prático: a confiança no profissional. Infrações são consideradas motivo para dispensa.

Page 14: Codigo de conduta

CÓDIGO DE CONDUTA.14

Com o intuito de reafirmar o compromisso de uma empresa de informação, a Infoglobo está presente nas redes sociais, além dos sites e meio impresso.

Preocupada em manter sua conduta ética, a Infoglobo possui uma norma para utilização das redes sociais e entende que a conduta descrita nesse código deve ser seguida em todos os meios de comunicação nos quais se faz presente.

(Leia a Norma de Utilização das redes sociais na íntegra na intranet da empresa)

Page 15: Codigo de conduta

CÓDIGO DE CONDUTA .15

9.1- São princípios e normas de conduta dos funcionários das áreas comerciais da Infoglobo:

9.1.1 Oferecer oportunidades comerciais que visem ser a propaganda um instrumento estimulador do desenvolvimento econômico do país. 9.1.2 Garantir que as práticas comerciais da Infoglobo de forma alguma possam interferir em seu comportamento editorial. 9.1.3 Manter o mercado ciente da linha de conduta comercial da Infoglobo, sempre coerente com seus objetivos mercadológicos e repudiando expressamente a utilização de práticas ilegais para obtenção de vantagens comerciais. 9.1.4 Cumprir os normativos de autorregulamentação publicitária, cujo acatamento se impõe em razão da adesão voluntária da Infoglobo, a saber: a) Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, aplicável aos processos de criação, produção e veiculação de anúncios, cuja execução compete ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – Conar. b) Normas-padrão da Atividade Publicitária, aplicáveis às relações comerciais entre anunciantes, agências de publicidade e veículos de comunicação, cuja execução é atribuição do Conselho Executivo das Normas-Padrão da Atividade Publicitária – Cenp. c)Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica): zelar pela livre concorrência no mercado. Responsável não só por investigar e decidir, em última instância, sobre a matéria concorrencial, como também fomentar e disseminar a cultura da livre concorrência. 9.1.5 São proibidas negociações de caráter pessoal. 9.1.6 Todo acordo precisa ter seus termos definidos com absoluta clareza, de forma a ficar evidente o que cabe a cada uma das partes. 9.1.7 Tem direito ao sigilo toda informação

que chegue ao conhecimento da Infoglobo no curso ou em consequência de seu relacionamento com o mercado. Também são sigilosos – sempre em função do interesse do anunciante – os termos de acordos comerciais. 9.1.8 Todo acordo tem como ponto de referência o cliente, cujos interesses legítimos se sobrepõem ao de qualquer intermediário. 9.1.9 Agências de publicidade e agenciadores merecem da Infoglobo o tratamento de parceiros na busca de objetivos de interesse comum. 9.1.10 Estabelecer em suas relações comerciais, de forma suficientemente clara, a independência entre as áreas editorial e comercial da Infoglobo; deixando claro que não há concessões ou vantagens de natureza editorial em associação com a veiculação de anúncios. 9.1.11 Representar dignamente a Infoglobo, agindo de forma ética e transparente com o mercado. 9.1.12 Desenvolver um relacionamento de parceria com agências de publicidade e agenciadores, embora preservando a iniciativa na apresentação de sugestões ou exigências decorrentes dos acordos estabelecidos diretamente aos anunciantes.

9.2 - Buscando reforçar os valores da empresa e a ética esperada na conduta dos profissionais que aqui trabalham, especialmente com os que lidam diretamente com informações confidenciais dos clientes, a Infoglobo desenvolveu uma norma específica para os funcionários do seu Call Center e Telemarketing Comercial, seguindo melhores práticas de mercado. Este documento é divulgado e assinado por todos os funcionários do departamento de Call Center e Telemarkeitng Comercial ao ingressarem na empresa, ditando a conduta considerada adequada pela mesma.

(Leia as Normas de Conduta do Funcionário do Call Center e de Conduta do Funcionário do Telemarketing Comercial na íntegra)

Page 16: Codigo de conduta

CÓDIGO DE CONDUTA.16

10.1- As marcas da Infoglobo são ativos importantes da empresa e só podem ser utilizadas com a ciência e a autorização das áreas responsáveis, que garantem a padronização visual e da linguagem.

10.2 - O respeito às normas éticas da empresa preside e informa todos os esforços para o aperfeiçoamento dos serviços de marketing. São igualmente respeitadas as normas de conduta estabelecidas pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

10.3 - São princípios e normas de conduta dos funcionários do Marketing da Infoglobo:

10.3.1 Realizar propagandas que buscam oferecer ao leitor e ao anunciante uma imagem fiel à realidade. É vedado o uso de argumentos dúbios ou fora de contexto, assim como a manipulação maliciosa de números e outros dados de pesquisas.

10.3.2 Apoiar e patrocinar eventos que se coadunem com os valores éticos da Infoglobo.

10.3.3 É vedado qualquer esforço para promover aumento de vendagem que recorra a técnicas sensacionalistas ou crie expectativas exageradas em relação a material editorial.

10.3.4 Realizar promoções que busquem destacar valores culturais, artísticos e profissionais e prestar serviços e entretenimento à comunidade.

10.3.5 Garantir que todo evento de responsabilidade da Infoglobo seja realizado em condições plenamente satisfatórias de segurança para participantes e espectadores. Em caso de acidentes ou outros fatos negativos, a cobertura dos acontecimentos obedecerá, exclusivamente, aos critérios do interesse jornalístico.

Page 17: Codigo de conduta

CÓDIGO DE CONDUTA .17

11.1 Clientes Na relação com clientes, é nosso dever:

11.1.1 Buscar atender às expectativas dos seus clientes através de um relacionamento ético, imparcial e transparente, servindo como instrumento de utilidade pública e respeitando a liberdade de expressão.

11.1.2 Zelar pela proteção dos dados confidenciais dos clientes.

11.1.3 Cumprir as normas das entidades reguladoras do setor em que somos filiados.

11.2 Fornecedores

Nossos fornecedores são pessoas físicas ou empresas que nos prestam serviços ou vendem produtos. Nesse relacionamento, devemos:

11.2.1 Basear todas as decisões de compra (sejam estas de produtos, bens, serviços ou qualquer outra modalidade) na obtenção da melhor relação custo x benefício para a Infoglobo.

11.2.2 Garantir que os valores a serem pagos pela Infoglobo por produtos adquiridos ou

serviços prestados representem os valores reais dos mesmos.

Não será permitida a contratação intencional de fornecedores que:

a) Forneçam produtos ou serviços que impliquem em riscos de segurança;

b) Transgridam leis e regulamentações; c) Utilizem mão de obra infantil ou trabalho forçado;

d) Utilizem práticas que transgridam os valores e princípios considerados éticos pela Infoglobo;

e) Tenham relação pessoal com os funcionários. Entende-se como relação pessoal cônjuge, filhos, pais, irmãos e irmãs, genros e noras, sogro ou sogra e cunhados ou cunhadas; f) Tenham como sócios ex-funcionários da empresa no período de 1 ano a contar de seu desligamento.

Page 18: Codigo de conduta

CÓDIGO DE CONDUTA.18

As relações da Infoglobo com o poder público são caracterizadas pela ética, pelo cumprimento da legislação e pela transparência permanente.

A Infoglobo não tem candidatos, não realiza doações para partidos, candidatos ou campanhas políticas e não concede favorecimentos na veiculação de publicidade paga por candidatos ou partidos políticos.

A Infoglobo não exerce atividades político-partidárias, porém, não se opõe ao exercício destas atividades por seus empregados, estagiários e prestadores de serviço, desde

que estes ajam em caráter pessoal e de forma a não interferir em suas responsabilidades profissionais. Essas atividades não devem ocorrer no ambiente de trabalho, nem envolver recursos, materiais ou equipamentos da empresa.

É vedado aos funcionários da Infoglobo utilizar recursos, produtos ou serviços da empresa para obter qualquer tipo de vantagem ilícita com autoridades e servidores de órgãos públicos, autarquias ou empresas de que participe o poder público de forma direta ou indireta, ou para induzir que normas sejam promulgadas, revogadas ou violadas.

Page 19: Codigo de conduta

CÓDIGO DE CONDUTA .19

A Infoglobo defende o desenvolvimento sustentável e incorpora suas práticas nos seus processos, especialmente no seu Parque Gráfico, onde são produzidos os jornais.

Todo seu processo produtivo é cuidadosamente controlado e os resíduos recebem tratamento especial, de acordo com os princípios ditados pela legislação em vigor e padrões ambientais estabelecidos, visando a não prejudicar o meio ambiente.

Page 20: Codigo de conduta

CÓDIGO DE CONDUTA.20

Para a Infoglobo, a responsabilidade social está totalmente integrada ao negócio e, sem dúvida, é uma forma de conduta estimulada a ser praticada por seus funcionários. Projetos institucionais, campanhas e ações internas nessa área são valorizados e divulgados para todos os funcionários, que participam e contribuem para o seu sucesso da Infoglobo.

A Infoglobo conta também com programas de voluntariado formados por funcionários de diversas áreas da empresa com objetivo de implantar, fomentar e capacitar todas as pessoas – entre funcionários, ex-funcionários e familiares – interessadas em participar destas atividades.

O programa é dividido em pilares e está alinhado com as metas do milênio estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Page 21: Codigo de conduta

CÓDIGO DE CONDUTA .21

Nossos sistemas de Internet, Intranet e os e-mails pertencem exclusivamente à Infoglobo. Em hipótese alguma, os sistemas poderão ser usados para enviar ou receber mensagens discriminatórias ou de assédio, correntes, pedofilia, material obsceno ou de mau gosto, solicitações comerciais ou que, de qualquer outro modo, infrinjam este Código de Conduta. Todas as mensagens enviadas ou recebidas por esses meios são de propriedade da Infoglobo, cabendo à mesma, portanto, o direito de utilizá-las e divulgá-las em caso de litígio ou investigação

judicial.

Page 22: Codigo de conduta

CÓDIGO DE CONDUTA.22

Descumprimento

O descumprimento das disposições contidas neste Código de Conduta importará em ato de indisciplina, passível de aplicação do art. 482, letra h da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Entrada em vigor

Este Código entrará em vigor na data de publicação, ficando revogadas todas e quaisquer disposições em contrário.

Documentos Referenciados

- Princípios Editoriais das Organizações Globo- Política de Segurança da Informação- Norma de Utilização das redes sociais

- Norma de Conduta do Call Center- Norma de Conduta do Telemarketing Comercial

Acesso e Atualização do conteúdo

Este Código e todas as políticas e normas em vigor, encontram-se publicados na Intranet da empresa, e devem ser lidos e seguidos por todos os funcionários, terceiros e fornecedores que colaboram com as atividades da Infoglobo. Sempre que necessário, as informações divulgadas nestes documentos serão atualizadas na própria Intranet e permanecerão disponíveis, através deste canal de comunicação, para conhecimento de todos.

Page 23: Codigo de conduta

CÓDIGO DE CONDUTA .23

CÓDIGO DE CONDUTAInfoglobo Comunicação e Participações S.A

TERMO DE CIÊNCIA

Comprometo-me a ler e seguir as normas internas da empresa, contidas no Código de Conduta, Normas e Políticas, disponibilizadas aos funcionários através da intranet da Infoglobo.

Nome Completo: ________________________________________

Matrícula Infoglobo: _____________________________________

Rio de Janeiro, _____________________________ de 2013

_________________________________________

Assinatura

Page 24: Codigo de conduta

CÓDIGO DE CONDUTA.24