cmo - boletim informativo nº14

84

Upload: cmovar-ovar

Post on 23-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Boletim Informativo nº14 da Câmara Municipal de Ovar - Julho 2012

TRANSCRIPT

Page 1: CMO - Boletim Informativo nº14
Page 2: CMO - Boletim Informativo nº14
Page 3: CMO - Boletim Informativo nº14
Page 4: CMO - Boletim Informativo nº14

Editorial | 3

Ambiente e Qualidade de Vida | 6

Freguesia de Arada | 42Freguesia de Cortegaça | 46Freguesia de Esmoriz | 50Freguesia de Maceda | 54Freguesia de Ovar | 58Freguesia de S. João de Ovar | 64Freguesia de S. Vicente de Pereira | 68Freguesia de Válega | 72

Educação | 14Desporto | 22Ação Social | 30Cultura | 32Turismo | 37Associativismo | 38Conservação e Serviços Urbanos | 40Delegação de Competências e Apoio Financeiro às Juntas de Freguesia | 41

Índice

Page 5: CMO - Boletim Informativo nº14

Editorial

«O perigo é a coisa política desaparecer do mundo…»(Hannah Arendt – O que é a Política)

Em anterior edição do Boletim Municipal (2009), referimos que, por razões de contenção, e pelo facto de a Câmara Municipal ter outras formas de comunicação e informação, não daríamos conti-nuidade à prática de anteriores executivos de edição de um boletim anual, mas apenas de um bole-tim municipal por mandato. A pouco mais de um ano do final do presente mandato, entendemos dever prestar contas do trabalho realizado e de alguns dos projectos mais relevantes que pretende-mos ainda concretizar, bem como prestar informações úteis sobre os diferentes serviços, alguns recentes, prestados pela autarquia.

Sabemos que, como refere a autora em epígrafe, “os factos não estão seguros nas mãos do poder”, entre outras razões porque o poder é cada vez mais incerto e transitório. No entanto, “na sua obstinação, os factos são supe-riores ao poder”, apesar do perigo da sua manipulação ou negação. Pela nossa parte, pretendemos apenas transmitir alguns aspectos do “que estamos a fazer”, do que, eventualmente, ainda não conseguimos concretizar, e do que temos como pro-jecto ou objectivo realizar, se as circunstâncias, sobretudo extrínsecas, o permitirem.

É sabido que assumimos um programa de acção para o mandato. Também é público que criamos condições, inclusive financeiras, para a sua concretização, e que, no que concerne a alguns objectivos, celebramos acordos e parcerias, assinamos contratos, firmamos compromissos. Pela nossa parte, temos honrado esses compromissos, inclusive em termos financei-ros, com todos os parceiros (Adra, Simria, Sociedade Pólis, IHRU, entre outros). Esperamos que, apesar do contexto de incerteza, outros os respeitem.

Temos, no entanto, o dever de dar nota de algumas alterações de “regras do jogo” que nos têm sido impostas e que podem condicionar a nossa acção, em resultado da conjuntura que todos vivemos. Paradoxalmente ou não, o IMI não é recebido na sua totalidade pelos Municípios, há alguma incerteza quanto a comparticipações de fundos comunitários já contratualiza-dos e informação de impossibilidade de acesso a novos fundos (independentemente da situação financeira de cada municí-pio), obrigatoriedade para todos os municípios de redução de recursos humanos e dirigentes (sejam muitos ou poucos os recursos existentes), obrigatoriedade de respeito pela “lei dos compromissos” independentemente da situação financeira e especificidade dos municípios, e, mais recentemente, alterações no cálculo dos limites de endividamento (dada a situação financeira equilibrada do Município de Ovar, o limite que era de zero passou para menos 5ME como forma de compensa-ção dos limites mais ou menos elevados dos municípios mais endividados, que terão limites indexados às respectivas dívi-das) impossibilitando, assim, investimentos necessários e obrigando, na prática, a manter inalterável a boa situação alcança-da e à manutenção das disponibilidades da conta de gerência que seriam bem úteis, sem desregulação, à satisfação de neces-sidades e objectivos municipais. Nesta matéria, de uma forma simples, e sem querermos desvirtuar qualquer parábola de um filho pródigo, podemos imaginar um pai com dois filhos. Um procurou gerir equilibradamente os seus recursos, pagan-do dívidas anteriores e gerando poupanças para novas necessidades. Outro gastou além do que devia. O pai entendeu ser necessário garantir empréstimo para que o endividado pagasse as dívidas mais prementes. E decidiu que ambos seriam obri-gados a garantir, pelo menos, a situação anterior, para demonstrar ao banqueiro que as contas gerais não se agravaram. Quem tem poupanças dificilmente as pode gastar, e quem tem dívidas pode mantê-las. Paradoxal ou não, com sentido ou falta dele, são algumas das regras com que nos vemos confrontados. A cada munícipe a sua leitura…

Com todos os condicionalismos, procuraremos continuar o trabalho possível e o serviço à nossa comunidade. Até ao final do presente mandato, se sentirmos alguma utilidade na nossa função, ou, ainda, até ao momento em que qualquer absurdo, apesar de o ser, não se torne insuportável pela menoridade que suscita. Alexandre Herculano escreveu: “Não receeis que a descentralização seja a desagregação. O governo central há-de e deve ter sempre uma acção poderosa na administração pública; há-de e deve cingi-la; mas cumpre restringir-lhe a esfera dentro de justos limites, e os seus justos limites são aqueles em que a razão pública e as demonstrações da experiência provarem que a sua acção é inevitável. O âmbito desta não deve dilatar-se mais”.

Há questões inerentes à história da autonomia do poder local que suscitam reflexão. Inevitabilidades que suscitam dúvidas. E limites que requerem muita ponderação.

Manuel Alves de Oliveira (Presidente da Câmara Municipal de Ovar)

Page 6: CMO - Boletim Informativo nº14

200920102011

O plano de ação definido e em curso no concelho de Ovar integra uma carteira de projetos concelhios - Ecopistas, Passagens desniveladas, Avenidas das praias, Qualificação Ambiental do Buçaquinho, Centros Escolares, Pavilhões Gimnodesportivos -, que devem ser observados a par de projetos regionais – Espaço Empreendedor, Parque de Ciência e Inovação, Polis da Ria de Aveiro e da Barrinha de Esmoriz, o Projeto CicloRia -, e de iniciativas privadas, numa estratégia complementar e integrada.

Os projetos e objetivos estratégicos, claros e públicos e em diferentes áreas de atuação, que têm vindo a ser concretizados, integram-se numa estratégia pensada para todo o concelho de Ovar, pautada pela inovação, desenvolvimento e sustentabilidade aplicados em várias vertentes: ambiente e qualidade de vida, educação, desporto, apoios sociais, acessibilidades e mobilidade, e infraestruturas.

Mediante uma gestão eficiente e eficaz assente em critérios de rigor, prossegue-se uma política sustentada, estratégica e equilibrada, e demonstra-se que é possível garantir equilíbrio financeiro – a CMOvar ocupa o 2.º lugar no ranking global dos 20 melhores Municípios de média dimensão, em termos de eficiência financeira, reconhecido publicamente pelo Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, referente ao ano de 2010 – que procura conciliar a contenção de despesa corrente com a necessidade de realizar investimento prioritário e promover a qualidade de vida dos munícipes do concelho de Ovar.

O território são as pessoas e a nossa estratégia valoriza as pessoas, o território e a componente económica.

O objetivo é claro: garantir mais qualidade de vida e desenvol-vimento no concelho, porque… É BOM VIVER AQUI!

É bom viver aqui!

Page 7: CMO - Boletim Informativo nº14

2012

20102011

Av. Praia EsmorizCentro de Arte de OvarPraça da República Desniveladas Cortegaça |Maceda | Arada

2009

Centro Escolar dos Combatentes - Ovar(arranque da obra)

Consolidação das Margens do Rio Cáster

2010

Desniveladas de Esmoriz |S. Miguel-S. João

Parque do BuçaquinhoCortegaça/Esmoriz

Museu Júlio Dinis Gimnodesportivo de Maceda |Arada

Centro Escolar da RegedouraVálega (arranque da obra)

2012

2011

Casa da Junta de S. João (arranque da obra)

Largo e Avenida da IgrejaS. Vicente de Pereira

Parque Urbano de Ovar(arranque da obra)

Centro Escolar Maceda(arranque da obra)

Largo do Calvário - Arada

A pensar em si!

Page 8: CMO - Boletim Informativo nº14

Ambiente e Qualidade de Vida

Page 9: CMO - Boletim Informativo nº14

A empreitada de Qualificação Ambiental do Buçaquinho encontra-se em fase de conclusão, tendo o arranque simbólico da obra decorrido no âmbito das comemorações do 25 de Abril de 2011, através da plantação de uma árvore pelo presidente da CMOvar, como símbolo da qualidade de vida e da valorização ambiental deste recurso único no território do concelho. Esta obra propõe objetivos de carácter ambiental e pedagógico e a sustentabilidade do próprio parque, recorrendo a soluções ambientais inovadoras, com o intuito de o tornar num espaço atraente e passível de atividades de lazer ao ar livre. Trata-se de uma obra que foi objeto de candidatura aprovada no âmbito do QREN 2007/2013 - MaisCentro.

boletim informativo 07 julho 2012

Parque do Buçaquinho:24 ha de natureza, inovação e sustentabilidade

Investimento 1.7 Milhões de Euros

Requalificação Ambiental do Parque do Buçaquinho

Financiamento QREN 2007/2013 - MaisCentro

Projeto Arquigrupo - Arquitectura e Planeamento, Lda

Objetivo Requalificação de uma antiga ETAR criando um parque ambiental para todos

Page 10: CMO - Boletim Informativo nº14

A construção do Parque Urbano de Ovar teve início no dia 25 de julho

de 2011 – Dia do Município – com a plantação simbólica da primeira árvore,

tendo-se também iniciado os trabalhos de limpeza do terreno. Trata-se de

uma obra emblemática que transforma a relação das pessoas com a

própria cidade e o seu património ambiental. Um projeto da autoria do

Arquiteto Paisagista Sidónio Pardal, inserido no Programa das Parcerias para

a Regeneração Urbana de Ovar, o qual implica um investimento global de

cerca de 4 Milhões de Euros, financiado pelo programa

e pelo Turismo de Portugal.

O Parque Urbano de Ovar será dotado de amplos espaços livres, relvados

e arborizados, que se estendem nas margens do vale, acompanhando o

rio. Terá também caminhos discretos que ligam elementos arquitetados

como ruínas, na tradição dos parques românticos e que conferem uma

expressão poética à paisagem. Abrange uma área de 7,5 hectares, num

trecho alongado de um vale adjacente ao núcleo histórico da cidade, tendo

como elemento central o Rio Cáster, cujo leito é tratado como um

elemento estruturante do espaço.

QREN

2007/2013 - MaisCentro

Parque Urbano de Ovar

boletim informativo 08 julho 2012

Page 11: CMO - Boletim Informativo nº14

boletim informativo 09 julho 2012

Investimento

Parque Urbano de Ovar

Financiamento QREN 2007/2013 - MaisCentro | Turismo de Portugal

Projeto

Objetivo Reconciliação da cidade com o rio e valorização daenvolvente

Devolver o rio à cidade

4 Milhões de Euros

Arq. Sidónio Pardal

Page 12: CMO - Boletim Informativo nº14

Praias: a pensar em si!

Tendo em vista a preparação da época balnear a CMOvar procede, anualmente, à limpeza e manutenção de todas as praias do concelho.No ano de 2012, para este efeito, estão a ser investidos mais de 100 mil Euros na varredura manual e mecânica da área urbana, na limpeza de areais, das marginais, dos passadiços e das instalações sanitárias e ainda garantido o reforço do serviço de recolha do lixo e o aumento da disponibilidade dos contentores.Para além das limpezas, é efetuada a manutenção dos equipamentos, de forma a garantir a sua total operacionalidade, em condições de higiene e segurança.

Investimento 100 mil Euros

Preparação da Época Balnear 2012

Ações . Varredura manual e mecânica daárea urbana

. Reforço da recolha de lixo

. Limpeza dos areais, marginais e passadiços

. Aumento do número de recipientes para recolha de lixos

. Manutenção e reparação de passadiços e instalações sanitárias

Milhares de veraneantes visitam, todos os anos, o nosso território

Page 13: CMO - Boletim Informativo nº14

azul e ouro em quilómetros de areia branca

O concelho de Ovar dispõe de uma orla costeira com mais de 15 km de extensão, composta por convidativas praias de areia branca e fina. As mais conhecidas são as praias de Esmoriz, Cortegaça e Furadouro, todas detentoras do galardão Bandeira Azul da Europa, símbolo da sua qualidade ambiental. As praias de Esmoriz e Furadouro são também detentoras da Bandeira Praia Acessível, devido às boas condições de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência motora. A praia de Cortegaça foi ainda classificada como “Praia com Qualidade de Ouro 2012”, galardão atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza às zonas balneares cuja água apresenta os melhores resultados em termos de qualidade. De referir ainda as praias de S. Pedro de Maceda, Torrão do Lameiro (Marretas) e a praia fluvial do Areinho, também muito frequentadas nas épocas balneares.

boletim informativo 11 julho 2012

Praia do Furadouro

Praia de Cortegaça

Praia de Esmoriz

azul e ouro em quilómetros de areia branca

Page 14: CMO - Boletim Informativo nº14

boletim informativo 12 julho 2012

Águas e Saneamento AdRA - Águas da Região de Aveiro

Desde 2010, a Gestão e Exploração das Redes de Água e Saneamento do concelho de Ovar é da responsabilidade da AdRA – Águas da Região de Aveiro. Esta empresa tem como acionistas a AdP – Águas de Portugal, S.A., em representação do Estado, com 51% do capital social, sendo os restantes 49% detidos por 10 acionistas: os Municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos em percentagens diferenciadas.

Obras da AdRA em Ovar

Curso | Concluídas Ÿ Substituição da Rede de Abastecimento de

Água na R. Escola da Torre, Esmoriz;Ÿ Ligação da Rede de Águas Residuais do Centro

Escolar de Maceda ao ponto de entrega da SIMRIA;

Ÿ 1ª fase Substituição da Rede de Abastecimento de Água na Bacia 5 - Infraestruturas a poente da Praça da República, Ovar;

Ÿ Substituição da Rede de Abastecimento de Água nas ruas Francisco Zagalo e João de Deus, Ovar;

Ÿ Substituição da Rede de Abastecimento de Água na R. Branco Duarte, Esmoriz;

Ÿ Substituição da Rede de Abastecimento de Água nas ruas da Madragoa, Manuel Maria Matos, Teófilo Braga, Licínio de Carvalho e Largo Santa Camarão, Ovar.

Concurso | Projeto Ÿ Rede de Drenagem de Águas Residuais de

Válega - R. dos Lenhadores;Ÿ Rede de Drenagem de Águas Residuais de

Ovar-S. João e Esmoriz-Cortegaça;Ÿ Rede de Águas Residuais de Abastecimento de

Água na R. dos Sanguinhais, Maceda;Ÿ Rede de Drenagem de Águas Residuais de S.

João e S. Vicente de Pereira e Emissor de Ligação à Central da SIMRIA do Sargaçal, Válega.

Pólis da Ria de Aveiro | AdRA

A CMOvar já investiu 1.6 Milhões de Euros no programa Pólis da Ria de Aveiro e da Barrinha de Esmoriz, e espera que a Sociedade Pólis Litoral da Ria de Aveiro também honre o compromisso assumido e contratado de realização de investimento no território do concelho de Ovar.

O objetivo é transformar a Ria numa zona de múltiplas vivências, economicamente dinâmica e ambientalmente preservada, mediante a realização de inúmeras intervenções, das quais se destaca:

Ÿ Reordenamento e qualificação das frentes marítimas Ÿ Requalificação e valorização da Barrinha de EsmorizŸ Intervenções nos núcleos piscatórios marítimos Ÿ Intervenções nos núcleos piscatórios lagunares (Cais)Ÿ Requalificação das praias de Esmoriz, Cortegaça, Maceda e FuradouroŸ Intervenções na frente lagunar de Ovar Ÿ Criação de via ciclável Ÿ Portas da Ria Ÿ Criação e beneficiação de estruturas de apoio ao recreio náutico (Porto de Recreio do

Carregal).

Atendimento | Loja de OvarRua Antero de Quental, n.º 4 | 3880-140 OvarT. 808 200 217

Horário de Atendimento: 09h-13h e das 14h às 17h

Page 15: CMO - Boletim Informativo nº14

Plano de Ação para a Energia Sustentável do Concelho de Ovar

A Câmara Municipal está a implementar o Plano Ação para a Energia Sustentável do Concelho de Ovar, que prevê a redução de 22% das emissões de CO2 provenientes do concelho, até 2020, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida do Município e do Planeta. O Plano de Ação para a Energia Sustentável do Concelho de Ovar está integrado no Pacto de Autarcas.

O Município de Ovar tem vindo a implementar algumas medidas, tais como a substituição e colocação de Iluminação Pública mais eficiente, a substituição de sistemas semafóricos por rotundas (ver imagem - Rotunda do Alto Saboga), a troca de lâmpadas incandescentes por tecnologia LED nas instalações semafóricas ou a instalação de relógios astronómicos na Iluminação Pública. No entanto, para que este compromisso seja cumprido é indispensável o contributo de todos os consumidores (domésticos, comerciais e industriais) do concelho.

Para ajudar os consumidores a reduzir a sua fatura energética, a Câmara Municipal vai proceder ao envio de informação regular a todos os munícipes interessados, através de newsletters, as quais podem ser subscritas através de envio de email para [email protected] .

Contribua e poupe na fatura energética, através da mudança de hábitos.

boletim informativo 13 julho 2012

Recolha de resíduos especiais | Linha verde disponível

A CMOvar disponibiliza um serviço gratuito para a recolha de Resíduos Especiais (monstros e monos domésticos).Para mais informações utilize a que temos ao seu dispor ou dirija-se à Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Ovar.

Linha Verde 800 204 979

Mais resíduos reciclados | um concelho mais ecológico

A CMOvar investe cerca de 1.8 Milhões de Euros/ano na prestação de serviços no domínio da recolha, transporte e tratamento de resíduos sólidos urbanos, sendo que a receita obtida com a cobrança da tarifa de RSU's – Resíduos Sólidos Urbanos aos munícipes apenas cobre 55% dos custos suportados pelo Município.

O meio ambiente que nos rodeia é um bem comum e é obrigação de todos cuidar dele, por um concelho mais limpo e ecológico, e com mais qualidade de vida.

Contribua, separando e reciclando o lixo doméstico, através do uso adequado dos equipamentos disponíveis na via pública.

Mais eficiência energética | Mais reciclagem

Investimento anual 1.8 Mihões de Euros

Contentores RSU 2.100

Ecopontos completos 177

Vidrões 92

Papelões 9

Embalões 5

Oleões 26

Pilhões 94

Page 16: CMO - Boletim Informativo nº14

DesportoDesportoMais qualidade de vida!

Page 17: CMO - Boletim Informativo nº14

Ecopista do Atlânticoum projeto transversal ao concelho

A empreitada da Ecopista do Atlântico, entre as Praias do Furadouro e Esmoriz encontra-se em fase de conclusão. Adjudicada por 650 mil Euros, esta é uma obra transversal ao concelho de Ovar, que ligará Esmoriz ao Furadouro através de um traçado junto à Estrada da Floresta com cerca de 10 Km, destinado a peões e bicicletas. Trata-se de uma obra que respeita a mancha florestal que atravessa, proporcionado o acesso a um espaço ligado ao lazer, desporto e bem-estar e que garantirá mais segurança e comodidade aos utilizadores da via.

Esta obra só foi possível através da persistência, de anos, junto das entidades que tutelam a zona florestal e que a autorizaram mediante diversas restrições, traduzidas nas caraterísticas que definiram este projeto.

A Ecopista do Atlântico é mais uma obra comparticipada pelo QREN 2007/2013 – MaisCentro.

a pé ou de bicicleta, 43 km para descobrir o concelho

Rede de Mobilidade Ciclável e Pedonal do Concelho de Ovar

Investimento 650 mil Euros

Financiamento QREN 2007/2013 - MaisCentro

Projeto Câmara Municipal de Ovar

Objetivo Permitir a ligação pedonal e ciclável entre as praiasde Esmoriz e Furadouro, através da Estrada da

Floresta, no âmbito da Rede de Mobilidade concelhia

Page 18: CMO - Boletim Informativo nº14

Rede de Ciclovias e Ecopistas do Concelho de OvarA pensar em si!

boletim informativo 24 julho 2012

Page 19: CMO - Boletim Informativo nº14

boletim informativo 25 julho 2012

REDE DE CICLOVIAS E ECOPISTAS DO CONCELHO DE OVAR

A Rede de Ciclovias e Ecopistas do concelho de Ovar contempla cerca de 43 Km de extensão, sendo composta por pistas cicláveis e não cicláveis e ainda pelos trilhos da natureza (ver mapa). Para a Câmara Municipal de Ovar, as ecopistas promovem o desporto, assumindo, simultaneamente, uma vertente de valorização territorial e desenvolvimento local, sendo um meio de fruição do património natural concelhio que potencia e dinamiza o turismo, proporciona o aumento da mobilidade e, consequentemente, da saúde e bem-estar dos munícipes.

ECOPISTAS E CICLOVIAS DE DIMENSÃO SUPRAMUNICIPAL

Em curso encontra-se a empreitada de execução da “Ciclovia Ovar - Estarreja”, no âmbito do Projeto Intermunicipal Cicloria. Adjudicada pelo montante de 300 mil Euros, e com uma extensão de 5,8 km, esta Ciclovia estabelece a ligação entre a rotunda da Avenida da Régua com a Avenida Carlos Silva e o limite a Sul da freguesia de Válega com a freguesia de Avanca (Estarreja), na estrada intermunicipal, ligando os dois concelhos a poente da via-férrea. Trata-se de uma obra comparticipada pelo QREN 2007/2013 - POVT . No âmbito do Polis da Ria e da Barrinha de Esmoriz está prevista a ligação, em ciclovia, da Ecopista do Atlântico à Barrinha de Esmoriz, perfazendo a ligação a Paramos, Espinho, e ainda a via ciclável como forma de vivência da Ria, na margem poente, que ligará o Cais do Carregal à Ponte da Varela.Assim, a Rede de Ciclovias e Ecopistas do Concelho de Ovar assumirá uma dimensão supramunicipal, fazendo a ligação da Região Norte à do Centro, a norte com a Barrinha de Esmoriz – Espinho, e ao centro através da ligação a Estarreja e à Murtosa – CicloRia.

Ciclovia IntermunicipalOvar-Estarreja

Av. do Emigrante (Ovar)

Av. da Praia de Cortegaça

Investimento

300 mil Euros

Page 20: CMO - Boletim Informativo nº14

boletim informativo 26 julho 2012

Em curso, encontra-se a construção do Pavilhão Gimnodesportivo de Arada (1.4 Milhões de Euros), um equipamento públi-co, moderno e energeticamente eficiente, vocacionado para a prática de diversas modalidades desportivas, entre as quais, o andebol, o basquetebol, o futsal, o voleibol, o badminton, a ginástica e a dança, entre outras, ao serviço da população local.A obra é cofinanciada pelo programa QREN 2007/2013 - MaisCentro.

Investimento 1.4 Milhões de Euros

Pavilhão Gimnodesportivo de Arada

Financiamento QREN 2007/2013 - MaisCentro

Objetivo Construção de um equipamento desportivo público, moderno e energeticamente eficiente

Valências Andebol, Basquetebol, Futsal, Voleibol, Badminton

Ginástica, Dança, etc.

Pavilhão Gimnodesportivo de Aradamodernidade e eficiência energética ao serviço do desporto

Page 21: CMO - Boletim Informativo nº14

boletim informativo 27 julho 2012

Investimento 2 Milhões de Euros

Pavilhão Gimnodesportivo de Maceda

Financiamento QREN 2007/2013 - POVT

Objetivo Construção de um equipamento desportivo modernoe multidisciplinar, que oferece condições de

funcionalidade, conforto, segurança e salubridade

Valências Voleibol, Basquetebol, Hóquei em Patins e Futsal

Espetáculos, Conferências, Feiras, etc.

O Pavilhão Gimnodesportivo de Maceda foi inaugurado no passado dia 13 de maio de 2012. Um espaço com a dimensão e os recursos adequados, localizado junto a um dos principais acessos à A29 e no limite territorial com o concelho de Santa Maria da Feira, o qual irá proporcionar mais e melhor desporto, saúde e bem-estar aos munícipes.

A construção deste equipamento representou um investimento global de 2 Milhões de Euros, com financiamento no âmbito do QREN 2007/2013 - POVT.

Pavilhão Gimnodesportivo de Macedaum equipamento de excelência, moderno e multidisciplinar

Page 22: CMO - Boletim Informativo nº14

Piscina Municipal

Férias Desportivas

Iniciativas desportivas de sucessocombater o sedentarismo, promover a qualidade de vida

A CMOvar tem vindo a promover inúmeras atividades desportivas, que aliam o desporto à vertente lúdica, educativa e saudável. De salientar também o papel da Piscina Municipal de Ovar, na promoção do desporto, com um programa repleto de atividades lúdico-desportivas desenvolvidas ao longo de todo o ano.

Iniciativas desportivas de sucessocombater o sedentarismo, promover a qualidade de vida

Acordar Exercitando

boletim informativo 28 julho 2012

Page 23: CMO - Boletim Informativo nº14

O Sportsfórum tem vindo, desde 2007, a marcar a agenda da região com grandes eventos desportivos e culturais, a par de uma componente de crescimento económico. O Sportsfórum é constituído pela Arena Multiusos e pelo Centro Comercial Dolce Vita.

A Arena Multiusos, batizada de Pavilhão João Gonçalves, para além de albergar a ADO Basquetebol, tem sido palco de uma diversidade de eventos culturais, sociais e desportivos, dada a sua estrutura adaptável. Com uma capacidade de 2.530 lugares sentados (que podem duplicar, consoante o tipo de iniciativa), a arena com inúmeras valências desportivas e culturais tem acolhido uma série de modalidades desportivas, concertos, feiras, teatro, conferências, desfiles de moda, entre

outros, organizadas por diversas entidades.

Das iniciativas ali decorridas nos últimos anos, destaque para as Mini-Olimpíadas do Concelho de Ovar, concertos com alguns dos nomes mais sonantes do panora-ma musical nacional - Mariza, Xutos & Pontapés, Carlos do Carmo, Deolinda e Mikael Carreira - e as festas de Passagem de Ano.

Ao nível do crescimento económico, o Centro Comercial Dolce Vita é composto por um hipermercado, lojas de diversas marcas e uma praça da alimentação diversificada.

A arena e o Centro Comercial dispõem de um parque de estacionamento com capa-cidade para 1.700 viaturas.

Arena Dolce Vita | agenda marcada por grandes eventos

Sportsfórum

Page 24: CMO - Boletim Informativo nº14

Educação

Page 25: CMO - Boletim Informativo nº14

Cumprindo o Plano de Ação prioritário da CMOvar, encontram-se em curso três Centros Escolares (Combatentes, em Ovar, Regedoura, em Válega e Maceda) – mais de 9 investidos – e, em fase de conclusão, o projeto do Centro Escolar de Cortegaça. A educação é um eixo estratégico prioritário.Com a contratualização de fundos comunitários, neste caso o QREN 2007/2013 – MaisCentro, tem sido possível garantir equilíbrio financeiro e concretizar importantes investimentos em matéria de educação.

Milhões de Euros

boletim informativo 15 julho 2012

Regedoura (Válega)

Maceda

Combatentes (Ovar)

melhores equipamentos, mais ação social escolarmelhores equipamentos, mais ação social escolar

4.4 Milhões de Euros

2.3 Milhões de Euros

2.2 Milhões de Euros

Page 26: CMO - Boletim Informativo nº14

boletim informativo 16 julho 2012

Centro Escolar dos Combatentes (Ovar)reinventar o passado para garantir o futuro

O Centro Escolar dos Combatentes encontra-se em fase de conclusão e representa um investimento de . Será composto por salas de aula, jardim de infância, salas de apoio, salas de enriquecimento curricular, biblioteca,

refeitório, ginásio, campo de jogos, recreios cobertos, entre outros. Trata-se de um projeto de recuperação do atual edifício da Escola dos Combatentes e sua integração numa construção de raiz. Esta obra tem financiamento assegurado no âmbito do QREN 2007/2013 - Mais Centro.

4.4 Milhões de Euros

Centro Escolar dos Combatentes (Ovar)reinventar o passado para garantir o futuro

Investimento 4.4 Milhões de Euros

Centro Escolar dos Combatentes - Ovar

Financiamento QREN 2007/2013 - MaisCentro

Objetivo Disponibilizar um equipamento de excelência

Valências Salas de aula, de apoio e de enriquecimento curricular

Jardim de Infância, biblioteca e refeitório

Ginásio, campo de jogos e recreios cobertos

Page 27: CMO - Boletim Informativo nº14

A empreitada do Centro Escolar de Maceda, em fase de conclusão, representa um investimento global de 2.3 Milhões de

Euros, com comparticipação no âmbito do QREN 2007/2013 - MaisCentro. Este equipamento prioritário na freguesia de

Maceda vem melhorar a qualidade do ensino, garantir a igualdade de acesso a espaços educativos e melhorar as condições

para as atividades letivas e extracurriculares, através de salas funcionais, biblioteca, refeitório, ginásio, campo de jogos e recreio.

boletim informativo 17 julho 2012

Centro Escolar de Macedaum equipamento de referência

Investimento 2.3 Milhões de Euros

Centro Escolar de Maceda

Financiamento QREN 2007/2013 - MaisCentro

Objetivo Garantir a qualidade do ensino e a igualdade de acessoa espaços educativos

Valências Salas de aula, de apoio e de enriquecimento curricular

Biblioteca e refeitório

Ginásio, campo de jogos e recreio

Page 28: CMO - Boletim Informativo nº14

a pé ou de bicicleta, 50 km para descobrir o concelho

Em curso encontra-se a empreitada do Centro Escolar da Regedoura, um investimento aproximado de Um equipamento prioritário para a freguesia de Válega, em cumprimento dos objetivos da Carta Educativa. Trata-se de um edifício com características e espaços multifuncionais, assumindo-se como um pólo de desenvolvimento local, não só na educação, mas também nas áreas sociocultural, recreativa e desportiva.

2.2 Milhões de Euros.

boletim informativo 18 julho 2012

Centro Escolar da Regedoura (Válega)multifuncionalidade ao serviço do desenvolvimento local

Investimento 2.2 Milhões de Euros

Centro Escolar da Regedoura - Válega

Financiamento QREN 2007/2013 - MaisCentro

Objetivo Criação de um espaço multifuncional que possibiliteo cumprimento das exigências escolares e educativas

Valências Salas de aula, de apoio e de enriquecimento curricular

Biblioteca e refeitório

Ginásio, campo de jogos e recreios

Page 29: CMO - Boletim Informativo nº14

Em fase de aprovação encontra-se o projeto do Centro Escolar de Cortegaça, um espaço educativo construído de raiz, em plena Avenida da Praia de Cortegaça. De salientar que a CMOvar elaborou e irá submeter o projeto a candidatura para fun-dos comunitários.Em Cortegaça é também de destacar a OvarForma, E.M., uma empresa municipal, criada em 1999, com o propósito de desenvolver e promover o ensino e a formação direcionada para várias faixas etárias no concelho de Ovar.

boletim informativo 19 julho 2012

Centro Escolar de Cortegaçaum projeto de futuro

Centro Escolar (projeto)

OvarForma, E.M.

Oferta formativa

3 Milhões de EurosTécnico de Multimédia

Técnico de Eletrónica eTelecomunicações

Técnico de ApoioPsicossocial

Técnico de Higiéne e Segurança no Trabalho e

Ambiente

Cursos de Educação eFormação

Contactos

3 Milhões de EurosRua da Escola - Apartado 73 3886-908 Cortegaça

T. 256 750 930 | F. 256 754 696

E. [email protected]

Sítio da Internet

3 Milhões de Euroshttp://www.eprofcor.com

Page 30: CMO - Boletim Informativo nº14

boletim informativo 20 julho 2012

a pé ou de bicicleta, 50 km para descobrir o concelhoAção Social Escolar

A CMOvar tem vindo a prosseguir e a aprofundar as políticas educativas assumidas e adequadas ao plano social, com vista ao desenvolvimento integrado da educação no concelho de Ovar – Educar com qualidade é o nosso objetivo.

AUXÍLIOS ECONÓMICOS PARA ALUNOS CAREN-CIADOS

A CMOvar procede, anualmente, à atribuição de auxílios económicos aos alunos carenciados do 1º Ciclo de Ensino Básico, atribuindo o Escalão A ou B, mediante o escalão da declaração de Abono de Família e demais legislação em vigor. Esta medida social pretende promover a igualdade de oportunidades a nível educativo e minorar os encargos financeiros com a aquisição de livros e material escolar, dos agregados familiares com carências económicas.

O Município continua a assegurar o serviço de refeições escolares para os Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, que contempla cerca de 2220 refeições diárias, e corresponde a uma despesa global de aproximadamente 765 mil Euros/ano. De salientar que a taxa de cobertura do serviço de refeições escolares no concelho de Ovar é de 100%.

O Serviço de Transportes Escolares abrange cerca de 500 alunos e representa um investimento municipal aproximado de 110 mil Euros/ano letivo.

Podem beneficiar de apoio para Transporte Escolar todos os alunos do ensino básico e secundário, até aos 18 anos de idade, residentes no concelho de Ovar e cuja distância casa-escola seja superior ou igual a 4 km.

Este apoio tem vindo a ser concretizado em duas modalidades: o Passe requisitado à Câmara Municipal, destinado a alunos com idade inferior ou igual a 12 anos e o Passe Social requisitado diretamente à empresa transportadora, destinado a alunos com idade superior ou igual a 13 anos e dentro da escolaridade obrigatória.

A autarquia presta ainda um serviço diário de transporte de alunos que frequentam as Unidades de Ensino Estruturado/Apoio à Multideficiência.

As candidaturas para o serviço de transporte escolar requisitadas à autarquia, são efetuadas anualmente em julho e agosto, no Balcão de Atendimento Único da CMOvar.

Divisão de Educação | Rua Antero de Quental, nº 24 | 3880-148 Ovar | T. 256 581 386 | E. [email protected]

Nº de refeições/dia 2220

REFEIÇÕES ESCOLARES

Investimento anual 765 mil Euros

Alunos abrangidos 500

TRANSPORTES ESCOLARES

Investimento anual 110 mil Euros

Page 31: CMO - Boletim Informativo nº14

boletim informativo 21 julho 2012

educação e inclusão social de mãos dadas pelo princípio de equidade

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (AEC)

O Município de Ovar constitui-se, neste processo, como entidade parceira, assumindo as suas atribuições nesta matéria, nomeadamente ao nível dos recursos humanos necessários ao apoio e desenvolvimento das atividades de enriquecimento curricular. O Programa de Generalização do Ensino do Inglês e de Outras Atividades de Enriquecimento Curricular, entre as quais música, educação física e outras é promovido pelos Agrupamentos de Escolas do concelho de Ovar.

APOIO AOS AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DO CONCELHO

No âmbito das competências atribuídas às autarquias locais em matéria de educação, a CMOvar tem vindo a celebrar, anualmente, um protocolo com os Agrupamentos de Escolas do concelho de Ovar para apoio na gestão e desenvolvimento de atividades, assumindo um investimento de 155 mil Euros.Tendo por base critérios objetivos e rigorosos, o Município presta apoio financeiro ao nível das comunicações, dos combustíveis, da manutenção e assistência dos equipamentos informáticos e reprografia, e do material de higiene e limpeza.

155 mil Euros

Investimento anual 76 mil Euros

Investimento anual

PROLONGAMENTO DE HORÁRIO ESCOLAR

A pensar nas necessidades das famílias e nas eventuais incompatibilidades entre horários profissionais e familiares, a autarquia tem implementado o serviço de prolongamento do horário escolar, a funcionar entre as 07h30 e as 19h00, no pré-escolar. No 1º Ciclo do Ensino Básico, o prolongamento do horário escolar é da responsabilidade das Associações de Pais ou de IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social), contando com o apoio da autarquia.As candidaturas para o serviço referente ao pré-escolar são, habitualmente, efetuadas no último trimestre do ano letivo em curso e válidas para o ano letivo seguinte, no Balcão de Atendimento Único da CMOvar.

Page 32: CMO - Boletim Informativo nº14

Ação Social

As políticas de Ação Social e apoio à comunidade ganham uma importância determinante num momento de crise e grandes dificuldades, combatendo as desigualdades e procurando promover uma melhor qualidade de vida aos núcleos populacionais mais desfavorecidos e carenciados, garantindo assim mais coesão social.

estruturadas e sustentáveis

Divisão de Ação Social e Saúde | Rua Heliodoro Salgado, nº 16 | 3880-232 Ovar | T. 256 581 387 | E. [email protected]

9 0 0 0 0

Ovar

2 0 1 2 X X X X

Novecentos Euros/ano

BOLSAS DE ESTUDO

=

Investimento anual 400 mil Euros

Habitação Social

Nº de fogos 150

Alcance 500 pessoas carenciadas

Investimento anual 11 mil Euros

Alcance 12 alunos do ensino superior

Investimento anual 100 mil Euros

Alcance 193 agregados familiares

Apoio ao Arrendamento

Bolsas de Estudo

Convívio Sénior do Concelho de Ovar

CARTÃO MUNICIPAL DO IDOSODados avançados pelos Censos 2011 confirmam a tendência para o envelhecimento da população. Nesta base, foi criado o Cartão Municipal do Idoso que proporciona uma série de vantagens ao seu portador, tais como a concessão de subsídios e descontos no acesso a serviços do Município, ou a participação gratuita no Convívio Sénior Municipal.Atualmente, esta medida abrange algumas centenas de munícipes.A candidatura é gratuita e pode ser efetuada na Junta de Freguesia da área de residência.

BOLSAS DE ESTUDOA CMOvar tem vindo a aprofundar as políticas sociais destinadas aos mais carenciados. Em matéria de educação, verificando-se que há alunos do ensino superior que desistem dos respetivos cursos devido a dificuldades económicas, o Município de Ovar tem vindo a reforçar a atribuição de Bolsas de Estudo a alunos do ensino superior, como forma de contrariar e minorar esta realidade.Para o ano letivo de 2011/2012, o Município de Ovar atribuiu 12 Bolsas de Estudo, o que representou um investimento aproximado de 11 mil Euros.

Page 33: CMO - Boletim Informativo nº14

porque o território também são as pessoas

HABITAÇÃO SOCIAL

O Município de Ovar detém e gere o Parque de Habitação Social do concelho, constituído por 150 fogos e que aloja mais de 500 pesssoas carenciadas. Esta medida, que privilegia o direito a uma habitação condigna, representa um investimento anual de 400 mil Euros, que se traduz na assunção, por parte da autarquia, do diferencial entre o valor da renda fixado e o valor real da mesma.

APOIO À CONSERVAÇÃO

A CMOvar criou o Programa Municipal de Conservação que consiste na comparticipação, a fundo perdido, até 5 mil Euros por candidato, para obras de conservação, reparação ou beneficiação de habitações degradadas de famílias carenciadas do concelho, residentes em habitação própria e residência permanente.Esta medida complementa-se com outros instrumentos nacionais de integração habitacional, tais como o SOLARH e o RECRIA, permitindo abranger um número maior de beneficiários.

APOIO AO ARRENDAMENTO

A CMOvar criou a Medida Municipal de Apoio ao Arrendamento para Habitação, que teve início em 2010, e que consiste na comparticipação a fundo perdido de 50% no valor da renda até 125 Euros por mês, pelo período de 6

APOIO NA ÁGUA E SANEAMENTO

Já se encontra em Consulta Pública o Regulamento de Concessão de Apoios Sociais para Água e Saneamento. Trata-se de mais uma medida municipal que prevê a atribuição de um subsídio mensal, de valor variável, entre 10 e 20 Euros, dependendo do número de elementos do agregado familiar, o que corresponde a um apoio anual entre 120 e 240 Euros. Terá a duração de 12 meses, podendo ser renovável por iguais períodos, caso se mantenham as condições de acesso.

boletim informativo 31 julho 2012

meses e até ao limite de 18 meses.Trata-se de uma medida municipal necessária no âmbito da Ação Social e apoio à comunidade, inserida numa política social estratégica, adequada e atenta ao plano social, que tem vindo a ser implementada e aprofundada, e que se destina à população do concelho com carências identificadas na área social, tendo por objetivo proporcionar mais qualidade de vida a todos os munícipes.Esta medida já contemplou cerca de 193 agregados familiares e representa um investimento anual de 100 mil Euros.

CPCJ OVAR

As Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) são instituições oficiais não judiciárias com autonomia funcional que visam promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.No concelho de Ovar, a CPCJ funciona desde 1993, sendo que a CMOvar assegura o apoio necessário ao seu funcionamento, nomeadamente através da cedência de instalações, de mobiliário, material de escritório, informático e comunicações; presta apoio a nível de recursos humanos (2 técnicos superiores e 1 assistente técnico) e procede à transferência semestral de uma verba superior a 11 mil Euros, de acordo com o protocolo estabelecido com a ANMP e o ISS, I.P.

CPCJ Ovar | Rua Antero de Quental nº23 | 3880 Ovar | T. 256 581 389 | F: 256 581 396 | E. [email protected] | S. http://cpcj.cm-ovar.pt/

Page 34: CMO - Boletim Informativo nº14

Cultura

O Centro de Arte de Ovar foi inaugurado no dia 6 de junho de 2009. Um equipamento cultural que veio garantir mais qualidade e permitir maior diversidade dos eventos culturais do concelho, tendo representado um investimento global de 3 Milhões de Euros, com financiamento no âmbito do QREN 2007/2013 - MaisCentro.

A aposta na preservação, promoção e divulgação da cultura, tradição e identidade vareiras, complementada por espetáculos e eventos de elevada qualidade e reconhecimento nacional e internacional, tem sido o desiderato da CMOvar, uma vez que a cultura assume um papel importante na nossa sociedade, sendo imperativo garantir e proporcionar uma programação cultural diversificada, orientada para vários públicos e idades, a preços moderados.

Investimento 3 Milhões de Euros

Centro de Arte de Ovar

Financiamento QREN 2007/2013 - MaisCentro

Objetivo Garantir e proporcionar uma programação cultural rica e diversificada, num espaço

moderno e adequado

Espaços Auditório ( 356 lugares)

Sala de Exposições

Salas de Ensaio (4)

Foyer

Bar

Estacionamento

Sítio da Internet HTTP://CAO.CM-OVAR.PT

Page 35: CMO - Boletim Informativo nº14

Exposição:«Autores Ovarenses»

Teatro:«É como diz o Outro»

Música:«Cantar os Reis»

Camané

Dança:«Inferno» | Companhia de

Teatro Olga RorizMúsica:

Ana Moura

Música:Tereza Salgueiro

Luis Represas

boletim informativo 33 julho 2012

A Agenda do Centro de Arte de Ovar pode ser consultada online em http://cao.cm-ovar.pt, no sítio da internet (www.cm-ovar.pt) e no facebook (www.facebook.com/cmo.ovaracontece) da Câmara Municipal de Ovar.

Bilhetes à venda no Centro de Arte de Ovar e na internet em http://caovar.bilheteiraonline.pt.

Centro de Arte de Ovar | Rua Arq. Januário Godinho | 3880-152 Ovar | Tel: 256 509 160 | fax: 256 100 217 | e-mail: [email protected]

Ovar aconteceu!

Page 36: CMO - Boletim Informativo nº14

A Rede de Bibliotecas de Ovar (RBO) integra cinco Bibliotecas da Rede Municipal (Biblioteca Municipal e Bibliotecas - Pólo) e 14 da Rede de Bibliotecas Escolares, e insere-se no âmbito da criação de parcerias e potencialização de recursos humanos, tecnológicos e documentais, consolidados em dinâmicas de trabalho colaborativo ao nível da organização, gestão e disponibilização de acervos, bem como do incentivo às dinâmicas partilhadas na área da promoção e animação da leitura. As Bibliotecas da Rede Municipal são espaços livres e gratuitos que disponibilizam um leque variado de documentos e serviços vocacionados para todos os públicos-alvo.Regularmente, promovem diversas iniciativas lúdico-pedagógicas e culturais de promoção e animação da leitura - exposições, workshops, encontro com autores, ateliers, entre outras - que visam consolidar a relação das Bibliotecas com a população, despertando o gosto pelos livros e pela procura do conhecimento.

Rede de BibliotecasBiblioteca Municipal de Ovar - 15 anos ao serviço da leitura

Bibliotecas Municipais Biblioteca Municipal de Ovar

Rede de Bibliotecas de Ovar

Biblioteca - Pólo de Arada

Biblioteca - Pólo de Esmoriz

Biblioteca - Pólo de Maceda

Biblioteca - Pólo de Válega

Catálogo coletivo online

Consulta e empréstimo domiciliário (livros, CD, DVD e documentos para invisuais)

Empréstimo interbibliotecas

Acesso à Internet (fixa e sem fios)

Periódicos, Fundo Local e Regional, Reservados

Atividades de promoção e animação da leitura

Bibliotecas Escolares ES José Macedo Fragateiro - Ovar

ES Júlio Dinis - Ovar

ES de Esmoriz

EB António Dias Simões - Ovar

EB Monsenhor Miguel de Oliveira - Válega

EB de Maceda

EB Florbela Espanca - Esmoriz

EB S. Vicente de Pereira - Jusã

Eb1 da Oliveirinha - Ovar

Eb1 de S. Donato - S. João

Eb1 da Ponte Nova - S. João

Eb1 Irmãos Oliveira Lopes - Válega

Eb1 de S. João de Válega

Eb1 da Vinha - Esmoriz

HTTP://OVAR.BIBLIOPOLIS.INFO

Serviços disponíveis

Page 37: CMO - Boletim Informativo nº14

Festival do Pão-de-Ló de OvarFeira do Livro & Multimédia

Procissões Quaresmais

A Câmara Municipal de Ovar tem vindo a consolidar, a afirmar e a apostar na promoção e continuidade de uma carteira de eventos culturais que, pelos seus traços identitários, especificidades e caraterísticas singulares, se têm afirmado ano após ano. As ruas e jardins da cidade têm sido palco de várias iniciativas anuais, das quais se destacam o Carnaval, o Festival do Pão-de-ló de Ovar, a Feira do Livro & Multimédia e as Procissões Quaresmais.

Carnaval de Ovar

boletim informativo 35 julho 2012

As tradições e a identidade que nos definem

Page 38: CMO - Boletim Informativo nº14

Ovar é conhecida como a cidade-museu do azulejo, onde se podem observar as magníficas fachadas azulejares que ornamentam as casas do centro urbano da cidade.A CMOvar é a única autarquia do País que dispõe de um Atelier de Conservação e Restauro do Azulejo (ACRA), criado no ano 2000, especificamente para investigar, salvaguardar e recuperar o património cerâmico. De referir que o ACRA já intervencionou cerca de 96 fachadas e executou mais de 6.000 azulejos.O ACRA dinamiza, ainda, o Projeto de Valorização Empresarial do Azulejo, em parceria com a Universidade de Aveiro.

Atelier de Conservação e Restauro do Azulejo | Rua Heliodoro Salgado | 3880-232 Ovar | T. 256 581 300 | E. [email protected]

Ovar, cidade-museu do azulejoOvar, cidade-museu do azulejo

boletim informativo 36 julho 2012

Page 39: CMO - Boletim Informativo nº14

Turismo

Posto de Atendimento Turístico do Centro Histórico de OvarRua Elias Garcia | 3880-213 Ovar T. 256 572 215 | F. 256 583 192 | E. H. Seg. - 14h-19h Ter. a Sáb. - 10h30-12h30 / 14h-18h

[email protected]

Ovar é um concelho com extraordinárias potencialidades turísticas, quer pelas suas características naturais – localização estratégica, cultura e património - quer pelo desenvolvimento alcançado no últimos anos. O seu património natural e ambiental, numa combinação perfeita entre a ria, o mar e a floresta, potencia o descanso e permite a prática de inúmeras modalidades desportivas aquáticas e terrestres. Por outro lado, o seu rico e diversificado património cultural, arquitetónico, religioso e gastronómico promove as restantes vertentes turísticas, despertando os sentidos e dando a conhecer a cultura e as tradições que, durante todo o ano, vão ganhando vida e atraindo milhares de turistas ao nosso concelho.A CMOvar, consciente das potencialidades turísticas do concelho, tem investido na preservação do seu importante património e fortes tradições, consolidando a identidade da cultura vareira.Seja qual for a vertente turística pretendida - ecológica, balnear, cultural, desportiva, gastronómica, de recreio, religiosa ou, simplesmente, de repouso - o concelho de Ovar é o destino ideal!

PRAIAS RIA FLORESTA

DESPORTO

PATRIMÓNIO GASTRONOMIA

ANIMAÇÃO

Património natural e ambiental

Património arquitetónico e religioso

Património cultural e gastronómico

É bom fazer férias aqui!

Posto de Atendimento Turístico do FuradouroAv. Infante D. Henrique3880-355 Furadouro - Ovar T. 256 387 410E. H. Seg. e Ter. - 09h30-12h30 / 14h-17h Qua. a Dom. - 10h-12h / 14h-19h

[email protected]

CULTURA

MARINA LAZER CAMPISMO HOTELARIAFOLCLORE

CARNAVAL

Page 40: CMO - Boletim Informativo nº14

O investimento municipal no âmbito do apoio às associações e coletividades justifica-se pela importância e necessidade do serviço e apoio que as Associações prestam à comunidade, nas áreas da cultura e recreio, desporto, social, educativa e proteção civil.A CMOvar reconhecendo a importância, o esforço e o trabalho desenvolvido pelas Associações do concelho e considerando que o desenvolvimento equilibrado e sustentado, seja a nível global ou local, deve ser assumido nas suas diferentes variáveis e na sua interdependência relacional, tem prosseguido políticas direcionadas para a educação, o desporto, a cultura, a ação social e a proteção civil, com a devida atenção às dinâmicas próprias da comunidade, enquanto elementos de construção identitária ou de potenciação do próprio desenvolvimentoO concelho de Ovar caracteriza-se, entre muitos aspetos, por um associativismo bastante expressivo e dinâmico, o que constitui um dado relevante e importante para o desenvolvimento e a identidade local.

.

ASSOCIATIVISMO CULTURAL E RECREATIVO

No âmbito do associativismo cultural e recreativo a CMOvar apoia diretamente 48 Associações, assumindo um investimento superior a 177 mil Euros/ano.

A atribuição de apoios às Associações que desenvolvem a sua atividade na área cultural e recreativa tem como pressuposto o reconhecimento destas entidades como estruturas de desenvolvimento cívico, social e pessoal.

Para além deste apoio, a autarquia tem vindo a celebrar um protocolo anual com a Fundação do Carnaval de Ovar, para a organização dos festejos na cidade.

Associativismo

Apoio ao Associativismo do Concelho de Ovar

Cultural e Recreativo Número de associações/coletividades: 48

Investimento: 177 mil Euros/ano

Desportivo Número de associações/coletividades: 28

Investimento: 372 mil Euros/ano

Social Número de associações: 33

Investimento: 192 mil Euros/ano

Educativo Número de associações de pais: 20

Investimento: 6 mil Euros/ano

Bombeiros Número de corporações: 2

Investimento: 352 mil Euros/ano

Page 41: CMO - Boletim Informativo nº14

boletim informativo 39 julho 2012

Um concelho vivo e dinâmico

ASSOCIATIVISMO SOCIALCumprindo um dos objetivos estratégicos assumidos com o movimento associativo do concelho de Ovar, na área social a CMOvar apoia 33 Associações, o que representa um investimento anual superior a 192 mil Euros.A atribuição de apoios às Associações que desenvolvem a sua atividade na área social tem como pressuposto o reconhecimento do papel especial desempenhado por estas entidades, em virtude do conhecimento da realidade social do concelho, na criação de melhores condições de vida para a população local.

ASSOCIATIVISMO EDUCATIVO – ASSOCIAÇÕES DE PAISEm matéria de educação, a CMOvar pretende incentivar ainda mais as iniciativas e atividades promovidas pelas Associações de Pais, e concede apoio pecuniário a 20 Associações concelhias, num montante superior a 6 mil Euros/ano.A atribuição de apoios às Associações de Pais de estabelecimentos de ensino do concelho tem como pressuposto o reconhecimento do papel especial desempenhado por estas entidades na prossecução do projeto educativo concelhio, em articulação direta com os Agrupamentos de Escolas e a Câmara Municipal de Ovar.

ASSOCIATIVISMO DESPORTIVOA CMOvar, na época desportiva 2011/2012, apoiou 28 Associações Desportivas do concelho de Ovar, representando um investimento superior a 372 mil Euros.A atribuição de apoios à atividade desportiva tem como pressupostos o respeito pelos princípios gerais e a observância da ética desportiva, a promoção do espírito competitivo num ambiente saudável, e a formação integral de todos os participantes.

ASSOCIAÇÕES HUMANITÁRIAS DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE OVAR E ESMORIZ

A Câmara Municipal de Ovar celebrou um protocolo com as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Ovar e Esmoriz, que vigora desde 2006, reconhecendo o mérito e o esforço destas corporações. Para o ano 2012, a autarquia aprovou uma proposta de comparticipação anual no valor de 100.927,98 Euros a cada Corporação, bem como um apoio ao investimento até ao limite de 15 mil Euros/ano a cada corporação. De salientar que a CMOvar, em 2009, formalizou um protocolo para a criação de duas Equipas de Intervenção Permanente, que significa um esforço financeiro adicional da autarquia no valor de 60.317,93 Euros para o ano 2012.

Page 42: CMO - Boletim Informativo nº14

boletim informativo 40 julho 2012

Conservação e Serviços Urbanosserviço público local, a pensar em si

Uma parte significativa dos recursos humanos da Câmara Municipal de Ovar é composta por trabalhadores com competências em diversas áreas ao nível da conservação e manutenção. Este «pequeno exército», ao serviço do Município ou destacado nas freguesias, é responsável por um conjunto de diferentes obras de conservação, manutenção e/ou limpeza de diversos espaços e equipamentos públicos, localizados em vários pontos do concelho de Ovar, com destaque para a rede viária, jardins e espaços ajardinados, escolas e jardins de infância, e edifícios e equipamentos municipais.

Trata-se de intervenções ao nível da construção civil, carpintaria, serralharia, eletricidade e outras, que traduzem mais-valias importantes para os residentes e para quem nos visita, e que contribuem para a segurança e qualidade de vida da população.

No âmbito da rede viária, de referir as reparações a nível de conservação e manutenção de arruamentos e passeios até à sinalização vertical e horizontal e marcações rodoviárias, que promovem a qualidade de vida dos cidadãos, facilitam as condições de mobilidade e circulação, contribuindo para a segurança e a preservação do bom ambiente urbano.

SERVIÇO MUNICIPAL DE VETERINÁRIA E SEGURANÇA ALIMENTARA Câmara Municipal de Ovar dispõe ainda de um Serviço Municipal de Veterinária e Segurança Alimentar que assume um papel de grande relevo no âmbito das várias atividades das Ciências Médico Veterinárias, que se traduzem no domínio da Saúde e Bem-Estar Animal e no domínio da Saúde Pública Veterinária, da Higiene e da Segurança Alimentar, em toda a cadeia alimentar de origem animal.

Apesar dos grandes investimentos prioritários em obras públicas, o Município de Ovar não descura a satisfação das pequenas necessidades, consciente da importância de conservar e melhorar o espaço público.

Estas intervenções, da competência de atuação da Autarquia, articulam-se com o Protocolo de Delegação de Competências e Apoio Financeiro nas Juntas de Freguesia.

Page 43: CMO - Boletim Informativo nº14

A CMOvar reconhecendo o papel determinante que as Juntas de Freguesia, pela sua proximidade, desempenham na relação entre as populações e o Município, permitindo uma abordagem mais direta e uma resposta mais rápida aos anseios e problemas das populações e consequente aumento da sua qualidade de vida, tem vindo a celebrar, anualmente e desde 2006, um protocolo de delegação de competências e apoio financeiro, que visa dotar as Juntas de Freguesia de recursos humanos e financeiros para satisfazerem as necessidades dos munícipes.

Delegação de Competências e ApoioFinanceiro às Juntas de Freguesia

No âmbito do protocolo de delegação de competências outorgado, estão delegadas nas Juntas de Freguesia as seguintes competências*:

Ÿ Conservação e limpeza de valetas, bermas, caminhos, ruas e passeios; Ÿ Gestão e conservação de jardins e espaços ajardinados; Ÿ Colocação e preservação da sinalização vertical e toponímica e gestão de trânsito, com exceção, ao centro urbano de Ovar; Ÿ Aquisição e instalação de mobiliário urbano, informações e publicidade exclusivamente através de “mupis”, abrigos e barreiras, com exceção da freguesia de Ovar; Ÿ Licenciamento e cobrança de taxas para a instalação de caravanas e barracas de gelados, de acordo com o Regulamento de Ocupação da Via Pública e fiscalização dos serviços técnicos da CMOvar; Ÿ Limpeza e manutenção da área descoberta das escolas do pré-escolar e do 1º ciclo;Ÿ Pequenas reparações e conservações nos estabelecimentos de ensino, da rede pública, do pré-escolar e do 1ºCEB, cujo custo seja igual ou inferior a 200 Euros, até ao limite máximo de 1500 Euros por estabelecimento de ensino, por ano, designadamente, a substituição de lâmpadas, vidros, tomadas, tubagens, arranjo ou substituição de fechaduras, autoclismos e torneiras, a substituição de pequenas áreas de soalho, limpeza de caleiras;Ÿ Conservação de estradas e caminhos (tapamento de buracos).

* para mais informações poderá ser consultado o Protocolo no site http://www.cm-ovar.pt

Protocolo de Delegação de Competências e Apoio Financeiro

Investimento 1 Milhão de Euros

Objetivos Aproximar os serviços das populações

Tornar mais célere e eficaz a prestação dos serviços autárquicos

Descentralizar e desburocratizar serviços

Aumentar a capacidade de resposta da autarquia às exigências das populações

O benefício para o interesse comum, em particular para os munícipes, resultante da delegação de competências

Page 44: CMO - Boletim Informativo nº14

EB1 da Murteira

EB1 do Outeiral

Na freguesia de Arada Município e a REFER que permitiu a concretização de uma importante obra, a qual custou mais de 1 Milhão de Euros e que trou-xe maior segurança e um acesso e ligação privilegiados entre a Zona Industrial de Arada e Ovar.No âmbito da requalificação do Parque Escolar foram realizadas obras de conservação na Escola Básica 1º Ciclo do Outeiral e da Murteira, que representaram um investimento superior a 313 mil Euros.

destaca-se a construção da Passagem Superior de Arada, em resultado de um protocolo celebrado entre o

Passagem Superior

boletim informativo 42 julho 2012

freguesia Arada

Investimento

1 Milhão de Euros

Investimento

313 mil Euros

Page 45: CMO - Boletim Informativo nº14

Rua da Preguiça

Largo dos Poços

No âmbito das acessibilidades e requalificação urbana, o Arranjo Urbanístico do Largo dos Poços e a pavimentação da Rua da Preguiça (208 mil Euros) resolveram os problemas referentes à drenagem de águas pluviais no local e contemplaram, além dos espaços verdes, a pavimentação do arruamento.Neste objetivo destacam-se também a beneficiação da Rua da Padaria (68 mil Euros) e a elaboração do projeto para a beneficia-ção dos acessos ao Pavilhão Gimnodesportivo de Arada , obra em curso.

Acessos ao Pavilhão Gimnodesportivo

boletim informativo 43 julho 2012

Rua da Padaria

Investimento

208 mil Euros

Investimento

68 mil Euros

Page 46: CMO - Boletim Informativo nº14

Nesta freguesia foi ainda concluído o Arranjo Urbanístico do Largo do Calvário, uma intervenção prioritária, traduzindo-se num investimento de 123 mil Euros, que valorizou aquele espaço público ao nível das condições de circulação e de mobilidade, pri-vilegiando essencialmente os peões. Esta obra veio dar uma nova dinâmica ao centro da freguesia de Arada.Em curso, encontra-se a construção do Pavilhão Gimnodesportivo de Arada que irá proporcionar mais e melhores condições para a prática desportiva, pois trata-se de um equipamento desejado há dezenas de anos.

freguesia Arada

boletim informativo 44 julho 2012

Pavilhão Gimnodesportivo

Largo do Calvário

Investimento

123 mil Euros

Investimento

1.4 Milhões de Euros

Page 47: CMO - Boletim Informativo nº14

boletim informativo 45 julho 2012

Núcleo Museológico de Aradatradição e modernidade

O Núcleo Museológico de Arada é uma das estruturas físicas do Polo Central da Rede Museológica de Ovar, a par da Reserva Museológica Municipal. O Polo constitui a principal estrutura municipal de apoio técnico às instituições pertencentes à Rede Museológica de Ovar, em áreas tão distintas como o inventário e gestão de coleções, conservação preventiva, serviços educativos, divulgação e merchandising, etc. O Núcleo Museológico de Arada, inaugurado em 2003 com uma exposição permanente é, na atualidade, um espaço técnico, constituído por um Atelier de Conservação e Restauro.

Núcleo Museológico de Aradatradição e modernidade

Page 48: CMO - Boletim Informativo nº14

freguesia Cortegaça

Muros da Ribeira Cortegaça

Rua Padre J. S. Cunha

Assumindo a qualidade de vida como objetivo prioritário, a Câmara Municipal de Ovar realizou importantes investimentos nas áreas do ambiente, da mobilidade e das acessibilidades na freguesia de Cortegaça.

Assim, no âmbito das acessibilidades, destaque para a beneficiação das Ruas Padre Joaquim Santos Cunha e de S. José, que representaram um investimento de 47 mil Euros. De referir ainda a reconstrução dos muros de suporte de terras da Ribeira de Cortegaça, junto à Secção da Sociedade Columbófila, um investimento de 20 mil Euros.

boletim informativo 46 julho 2012

Investimento

20 mil Euros

Investimento

47 mil Euros

Rua de S.José

Page 49: CMO - Boletim Informativo nº14

Ainda nesta freguesia, destaca-se a construção da Passagem Superior de Cortegaça, uma obra promovida pela REFER, em ter-renos adquiridos pelo Município de Ovar, em resultado de um protocolo de colaboração.Em curso, encontra-se a empreitada de Qualificação Ambiental do Buçaquinho, localizada nos terrenos da antiga ETAR Esmoriz/Cortegaça, que vai dotar o parque de um Centro Interpretativo, Cafetaria e Torre de Observação, bem como de um Parque Infantil. Trata-se de um projeto estrutural de valorização ambiental de características singulares e que pretende ser um ponto de partida turístico, representando um investimento global de 1.7 Milhões de Euros, com comparticipação no âmbi-to do QREN 2017/2013 - MaisCentro.

Passagem Superior

boletim informativo 47 julho 2012

ambiente e mobilidade: qualidade de vida como objetivo prioritário

Parque do Buçaquinho

Investimento

1.7 Milhões Euros

ambiente e mobilidade: qualidade de vida como objetivo prioritário

Page 50: CMO - Boletim Informativo nº14

Ainda no âmbito da requalificação da rede viária, foi também concluída a beneficiação da Rua da Boavista (130 mil Euros), que foi alvo de intervenções a nível da pavimentação do arruamento e da rede de drenagem de águas pluviais, melhorando significativamente as condições de circulação no local.Destaque também para a conclusão da reconstrução do muro da Rua da Biquinha, que representou um investimento superior a 30 mil Euros e que veio devolver as condições de segurança ao local.

freguesia Cortegaça

Rua da Boavista

Muro da Rua Biquinha

boletim informativo 48 julho 2012

Investimento

30 mil Euros

Investimento

130 mil Euros

Page 51: CMO - Boletim Informativo nº14

Para a freguesia de Cortegaça encontram-se em preparação e execução outras importantes intervenções, das quais se destaca a empreitada de pavimentação da Rua das Gias e Muros, no valor de 47 mil Euros, que visa a beneficiação deste arruamento e contempla a instalação de rede de drenagem de águas pluviais e a reconstrução de novos muros, bem como os projetos de benefici-ação da Rua Direita, Rua dos Sobrais e Zona Industrial, de forma a garantir melhor circulação e mobilidade nos locais. De referir que já se encontra em fase de conclusão o projeto do Centro Escolar de Cortegaça.

Rua dos Sobrais (projeto)

Rua Direita (projeto)

Rua das Gias(adjudicada)

Centro Escolar (projeto)

boletim informativo 49 julho 2012

Investimento

47 mil Euros

Page 52: CMO - Boletim Informativo nº14

Avenida da Praia

freguesia Esmoriz

Na freguesia de Esmoriz, a Câmara Municipal de Ovar realizou um relevante investimento nas acessibilidades, com destaque para a construção da Passagem Inferior de Esmoriz, em resultado de um protocolo com a REFER, em terrenos adquiridos pelo Município e a obra de Requalificação da Avenida da Praia, que representou um investimento de 1.3 Milhões de Euros.Estes investimentos garantem melhores acessibilidades, maior mobilidade e conferem qualidade de vida à população local.

Passagem Inferior

boletim informativo 50 julho 2012

Investimento

1.3 Milhões de Euros

freguesia Esmoriz

Page 53: CMO - Boletim Informativo nº14

boletim informativo 51 julho 2012

Rua de Gondesende

Parque do Buçaquinho(Torres Eólicas e Lagoa)

Proj. Habitação Social

Em matéria ambiental, uma referência para a obra de Qualificação Ambiental do Parque do Buçaquinho.Nesta freguesia, foram igualmente intervencionadas outras acessibilidades fundamentais, como é o caso da Rua de Gondesende (530 mil Euros) e da Rua Rodrigues Cabrilho (47 mil Euros). No âmbito do Parque Escolar, realça-se a ampliação do recreio da Escola da Praia.Refira-se ainda que foi concluído o projeto do Conjunto Habitacional da Praia de Esmoriz, que prevê realojar 30 famílias do Bairro Piscatório, e que se encontra a aguardar aprovação do IHRU - Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana e confirmação das condições de financiamento.

Investimento

530 mil Euros

Investimento

1.7 Milhões de Euros

EB1 da Praia

Investimento

30 mil Euros

Page 54: CMO - Boletim Informativo nº14

freguesia Esmoriz

Rua Prof. Branco Duarte(em curso)

Avenida Draveil(concluído)

Rua da Estação(projeto)

A Câmara Municipal de Ovar elaborou um Programa de Ação para a Reabilitação Urbana do Núcleo Central de Esmoriz e

áreas adjacentes, no valor global de , que se prevê apresentar em candidatura a fundos comunitários.

Este Programa de Ação já se encontra em curso e integra uma carteira de 7 projetos: repavimentação da Rua da Estação e da

Avenida Draveil, requalificação da Rua da Estrada Nova, pavimentação da Avenida dos Correios, beneficiação das Ruas

Professor Vitorino Nemésio e Ramalho Ortigão e Professor Branco Duarte, e a reabilitação do Esmoriztur.

3.5 Milhões de Euros

boletim informativo 52 julho 2012

Ruas Prof. Vitorino NemésioRamalho Ortigão(projeto)

Investimento

Regeneração Urbana de Esmoriz

3.5 Milhões de Euros

Projetos materiais 7

Objetivo Nova centralidade para Esmoriz

Missão Consolidação e qualificação do tecido urbano

Renovação da imagem e reforço da identidade

Estruturação dos espaços públicos urbanos

Beneficiação de vias estruturantes

Page 55: CMO - Boletim Informativo nº14

A Regeneração Urbana de Esmoriz assenta na valorização da cidade e pretende conferir qualidade de vida aos residentes, e consolidar e qualificar o tecido urbano da área central, renovar a imagem e reforçar a identidade, estruturar os diferentes espaços públicos e beneficiar as vias estruturantes e de acesso local. Intervém no núcleo central de Esmoriz e áreas adjacentes, e desenvolve-se entre dois eixos estruturantes - a linha de caminho-de-ferro e a EN109 -, estendendo-se ainda a dois eixos viários importantes, um que liga o centro aglomerado da Praia (poente) – Avenida dos Correios e Avenida Raimundo Rodrigues - e outro que liga o centro à Zona Industrial de Esmoriz e à A29 (nascente) – Rua da Estação e Rua da Estrada Nova.

Loja do CidadãoEsmoriztur

Av. dos Correios(adjudicada)

Rua da Estrada Nova(adjudicada)

boletim informativo 53 julho 2012

Reabilitação urbana: nova centralidade para Esmoriz

Page 56: CMO - Boletim Informativo nº14

freguesia Maceda

boletim informativo 54 julho 2012

Para a freguesia de Maceda foram definidas 4 grandes prioridades: educação, desporto, acessibilidades e ambiente/ qualidade de vida. Ao nível das acessibilidades, a CMOvar tem assumido um relevante investimento de forma a melhorar e a garantir melhores condições de segurança e de circulação, tendo sido concluída a passagem desnivelada de Maceda, ao abrigo do Protocolo celebrado entre a autarquia e a REFER, EP, em terrenos adquiridos pelo Município de Ovar.De salientar também a empreitada de ligação da Rede de Águas Residuais do Centro Escolar de Maceda ao ponto de entrega da SIMRIA, uma obra da responsabilidade da AdRA - Águas da Região de Aveiro, um dos primeiros investimentos da rede de saneamento realizados na freguesia, em prol do ambiente e da qualidade de vida.

Passagem Desnivelada

Obras de saneamento(AdRA, S.A.)

Page 57: CMO - Boletim Informativo nº14

boletim informativo 55 julho 2012

Equipamentos de excelência

Em 2012, foi concluído o Pavilhão Gimnodesportivo de Maceda, que veio dotar esta freguesia de um novo equipamento desportivo, com várias valências - Voleibol, Basquetebol, Hóquei em Patins e Futebol de Salão - tendo representado um investimento global de 2 Milhões de Euros, que contou com o financiamento do POVT/QREN.

Em fase de conclusão encontra-se o Centro Escolar de Maceda (2.3 Milhões de Euros) que vem garantir mais e melhor qualidade em matéria de educação.

Pavilhão Gimnodesportivo

e acessos

Centro Escolar

Investimento

2 Milhões de Euros

Investimento

2.3 Milhões de Euros

Page 58: CMO - Boletim Informativo nº14

freguesia Maceda

boletim informativo 56 julho 2012

Inserido no objetivo de requalificação da rede viária o Município de Ovar investiu mais de 230 mil Euros, em Maceda, dotando esta freguesia de melhores arruamentos e espaços públicos, facilitando a circulação e a mobilidade.Destaque para a intervenção no Largo da Fonte da Devesa e a repavimentação da Rua do Monte da Lavoura, Rua do Outeiro, Rua da Risinha e Rua da Ordem, entre outras.

Rua Monte da Lavoura

Rua da Ordem

Largo Fonte da Devesa

Investimento

135 mil Euros

Page 59: CMO - Boletim Informativo nº14

boletim informativo 57 julho 2012

Ainda no objetivo de requalificação da rede viária, para a freguesia de Maceda encontram-se em preparação outros importantes projetos que visam continuar a beneficiar e requalificar vários arruamentos e espaços públicos. Destaque para os projetos de arranjo do Largo de S. Geraldo, de pavimentação da Rua dos Sanguinhais e Rua Manuel das Rocas e de beneficiação da Rua dos Lamareiros, Rua 25 de Novembro, Travessa e Rua da Charneca.

Largo S. Geraldo (projeto)

Rua de Sanguinhais(projeto)

Rua Manuel das Rocas Rua dos Lamareiros

(projeto)

Rua 25 Novembro(projeto)

Page 60: CMO - Boletim Informativo nº14

O Plano de Ação do Projeto “Ovar – Um centro urbano criativo e sustentável”, aprovado pelo Programa Operacional

Regional do Centro – MaisCentro, tem por objetivos valorizar a identidade, o património natural e construído e a vivência

cultural. Trata-se de um programa de Regeneração Urbana do Centro da Cidade de Ovar no valor global superior a 10

Milhões de Euros, comparticipado no âmbito do QREN 2007-2013 - MaisCentro, estimando-se ainda a participação do

setor privado com cerca de 3 Milhões de Euros.

Este Plano de Ação integra uma carteira de 14 projetos materiais e 7 imateriais.

Água(rio, ribeiras, pontes)

Criatividade

Qualidade de vida

Associativismo

Cor(azulejos)

Cultura

Paladar(gastronomia, pão-de-ló de Ovar)

Identidade e sentido de pertença

Elementos tangíveis Elementos intangíveis

Tecido urbano consolidado(multifuncionalidade, proximidade)

Elementos marcantes(mercado, paços do concelho, centro de arte, sta. casa da misericórdia)

Património arquitetónico(civil e religioso)

Área Central da Cidade de Ovar

freguesia Ovar

Ovar: um centro urbano criativo e sustentável

Investimento global 10 Milhões de Euros

Investimento privado 3 Milhões de Euros (estimado)

Financiamento QREN 2007/2013 - MaisCentro

"Parcerias para a Regeneração Urbana""investimento superior a 10 Milhões de Euros"

Page 61: CMO - Boletim Informativo nº14

A 20 de janeiro 2012 foi inaugurada a obra de requalificação e beneficiação do Mercado Municipal de Ovar, concretizando um investimento de 1.7 Milhões de Euros. Uma obra estruturante para a cidade e para o concelho, com a qual Ovar passa a ter um dos melhores mercados da região. Esta obra contemplou a requalificação do espaço Feira, da Praceta e acesso, do espaço Talhos e dos passeios da envolvente e percursos da Ribeira Sra. da Graça e dos espaços de venda de peixe, produtos hortofrutícolas e queijos.

boletim informativo 59 julho 2012

Um dos melhores mercados da região

Investimento

Mercado Municipal de Ovar

1.7 Milhões de Euros

Financiamento QREN 2007/2013 - MaisCentro

Lojas Talhos, Peixarias, Padarias

Charcutarias, Queijarias, Bar

Espaços de venda Produtos hortícolas e frutícolas

Louças, Ferragens, Pronto a Vestir

Horário 2ª, 3ª, 4ª e 6ª feira - 07h-20h (lojas e bancas)5ª feira - 07h-10h e Sábado - 06h-14h (feira)

Page 62: CMO - Boletim Informativo nº14

Rua da Fonte do Casal

Consolidação das margens do rio Cáster

freguesia Ovar

REGENERAÇÃO URBANA: Projetos Materiais Concluídos - Investimento superior a 2 Milhões de Euros

superior a 2 Milhões de Euros.

No âmbito dos projetos materiais, entre obras de qualificação e beneficiação do espaço público, foram concluídas, entre outras, a requalificação da Praça da República e arruamentos envolventes, a beneficiação da Rua Dr. Manuel Arala, Rua Dr. Francisco Zagalo, Rua João de Deus e Rua da Fonte do Casal, a renovação da Iluminação Pública do Centro de Ovar, a consolidação das Margens do Rio Cáster e Ribeira da Nossa Senhora da Graça, bem com a reabilitação e valorização das Fontes dos Combatentes e Júlio Dinis, tendo representado um investimento

boletim informativo 60 julho 2012

Investimento

800 mil Euros

Investimento

282 mil Euros

Page 63: CMO - Boletim Informativo nº14

Regeneração urbana como forma de afirmação identitária

A Regeneração Urbana do Centro da Cidade veio aliar os pontos fortes existentes na cidade - a localização geográfica, a dinâmica demográfica e urbanística, a qualidade de vida, a identidade e o património cultural e as potencialidades turísticas - a áreas a melhorar, entre as quais, a relação com o Rio Cáster e a Ria de Aveiro, os espaços verdes urbanos, as barreiras arquitetónicas, a promoção da cidade, a valorização integrada dos espaços urbanos centrais e a valorização económica dos elementos de identidade como o pão-de-ló, o património azulejar e a indústria do Carnaval. Aliando a preservação do património à inovação e ao desenvolvimento, o principal objetivo desta regeneração urbana é a melhoria da qualidade de vida.

Investimento

75 mil Euros

Fonte Júlio Dinis

Investimento

63 mil Euros

Fonte dos Combatentes

Investimento

Engenhos: nora e parte de moinho descobertos aquandoda requalificação das Margens do Rio Cáster

Rua Dr. Francisco Zagaloe Rua João de Deus

220 mil Euros

Page 64: CMO - Boletim Informativo nº14

ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS: tradição e inovação - uma aposta com futuro

A Escola de Artes e Ofícios de Ovar encontra-se em construção, em terrenos adquiridos pelo Município de Ovar, estimando-se um investimento superior a 1.1 Milhão de Euros. Instalada na antiga Fábrica da Pasta de Papel tem como missão preservar memórias do património cultural material e imaterial no concelho de Ovar, potenciando de forma criativa os valores históricos, culturais, sociais e económicos da região, através da realização de atividades de formação, num compromisso permanente entre o passado, o presente e o futuro.Esta Escola contará com vários espaços funcionais destacando-se: sala de exposição permanente e de serviços educativos, salas de atelier e de reuniões, centro de documentação/biblioteca, sala polivalente e o Atelier de Conservação e Restauro do Azulejo.

freguesia Ovar

alçado sul

projeto | sem escala

alçado norte

alçado nascente

alçado poente

Investimento 1.1 Milhão de Euros

Projeto Helder Ventura

Financiamento QREN 2007/2013 - MaisCentro

Page 65: CMO - Boletim Informativo nº14

Os sete projetos imateriais das Parcerias para a Regeneração Urbana de Ovar apostam na sustentabilidade, no empreendedorismo e na valorização do potencial criativo da cidade, e contemplam os Projetos de Valorização Empresarial do Azulejo Tradicional de Ovar e do Pão-de-ló de Ovar, o HECO – Habitat de Experimentação e Criatividade de Ovar, dinamizado em parceria com a Fundação do Carnaval de Ovar, o PALCO – Programa de Animação Local e Criatividade de Ovar, o Com Ovar – Programa de Comunicação e Animação da Parceria, o Ovar+ - Programa de Valorização do Tecido Comercial da Cidade de Ovar e a AMA Ovar – Ações de Monitorização Ambiental de Ovar. Um investimento superior a 850 mil Euros.

SENT’ArteMostra de Cadeiras PRU

decoradas pelos alunos das Escolas do Concelho

Projeto de Valorização Empresarial do

Pão-de-Ló de Ovar

WORKSHOP “Técnicas de

assentamento de azulejos de fachada, com

argamassas tradicionais»

boletim informativo 63 julho 2012

Projetos imateriais: empreendedorismo e criatividade

HECO - Workshop de Esferovite(Escultura de Saramago com cerca de 4,20m)

Page 66: CMO - Boletim Informativo nº14

A remodelação e ampliação do espaço do Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense, um projeto do Arq. Lopes da Costa, representou um investimento global de . Trata-se de um novo espaço cultural com diferentes valências, das quais se destaca a Receção, Loja, Sala Polivalente, Biblioteca Dinisiana, Cafetaria, Oficina de Conservação e Restauro, entre outras. Esta obra foi financiada pelo QREN 2007/2013 – MaisCentro. O Centro Escolar dos Combatentes, com projeto da autoria de Cannatá & Fernandes - Arquitectos, Lda., encontra-se em fase de conclusão, tratando-se de um investimento de 4.4 Milhões de Euros, que vem dotar a freguesia de Ovar de um equipamento de excelência e qualidade ao serviço da comunidade educativa.

480 mil Euros

Museu Júlio Dinisuma casa ovarense

boletim informativo 64 julho 2012

Centro Escolar dosCombatentes

freguesia Ovar

Investimento

480 mil Euros

Investimento

4.4 Milhões de Euros

Page 67: CMO - Boletim Informativo nº14

boletim informativo 65 julho 2012

Indústrias criativas em Ovar

A Câmara Municipal de Ovar, a par do Programa Integrado de valorização da área central da cidade de Ovar, também apostou na

criação de novos projetos inovadores ao nível das indústrias criativas, com destaque para a Aldeia do Carnaval e o Espaço

Empreendedor, que já se encontram em curso. Trata-se de projetos que vêm dar uma nova dinâmica à cidade, criando

condições para a instalação de várias atividades que promovam a criatividade e o empreendedorismo e que representam um

investimento superior a 2.3 Milhões de Euros.

Aldeia do Carnaval

Espaço Empreendedor

Investimento

550 mil Euros

Investimento

1.7 Milhões de Euros

Page 68: CMO - Boletim Informativo nº14

freguesia Ovar

boletim informativo 66 julho 2012

Ainda este ano, foram igualmente concluídas as empreitadas de reabilitação das Infraestruturas a poente da Praça da República (Bacia 5) e o Programa de Drenagem de Águas Pluviais de Ovar (Bacia 1), com o objetivo de proporcionar melhores condições de drenagem, segurança e circulação aos moradores e munícipes, dado que se trata de zonas que registavam, ao longo dos anos, acumulação de águas, e até inundações. Estas obras envolveram um investimento superior a 165 mil Euros. Em fase de projeto e/ou concurso, encontram-se a Pavimentação da Rua Oliveira Ramos, Associação Desportiva Ovarense, Rua Dr. Araújo Correia e envolvente, Rua António Varela de Almeida, Alameda do Poder Local e envolvente e da Madragoa.

Rua da AssociaçãoDesportiva Ovarense(projeto)

Alameda do Poder Local(projeto)

Rua da Madragoa(projeto)

Page 69: CMO - Boletim Informativo nº14

boletim informativo 67 julho 2012

a caminho do furadouro... ria... mar... floresta

Na zona poente da freguesia de Ovar, encontra-se em curso o Arranjo Urbanístico do Largo do Carregal, que representa um investimento de 53 mil Euros, visando melhorar a envolvente do Cais existente e possibilitar a observação da diversidade da Ria de Aveiro e desfrutar plenamente da sua tranquilidade. Em fase de adjudicação encontram-se as empreitadas de pavimentação da Avenida da República e Rua Gonçalo Velho e pavimentação de arruamentos a sul/poente do Furadouro, um investimento municipal de cerca de 100 mil Euros. Este ano, foi já concluída a Requalificação da Rua Cidade de Pernik que representou um investimento de aproximadamente 390 mil Euros, tratando-se de uma obra comparticipada pelo QREN 2007/2013 - MaisCentro.

Rua Cidade de Pernik

Largo do Carregal

Avenida da RepúblicaRua Gonçalo Velho

Investimento

53 mil Euros

Investimento

67 mil Euros

Investimento

390 mil Euros

Page 70: CMO - Boletim Informativo nº14

Rua José das Dornas

Rua da GranjaRua Sobral Velho

A aposta na mobilidade e acessibilidades também esteve em destaque na freguesia de S. João de Ovar, tendo sido construída a Passagem Superior de S. Miguel, uma obra da REFER em terrenos adquiridos pelo Município de Ovar.

No âmbito das acessibilidades, foram ainda beneficiadas a Rua da Granja, Rua José das Dornas e Rua do Sobral Velho, entre outras, num investimento superior a 576 mil euros.

freguesia S.João de Ovar

boletim informativo 68 julho 2012

Passagem superior S. Miguel-S. João

Investimento

576 mil Euros

Page 71: CMO - Boletim Informativo nº14

A construção da Casa da Junta de Freguesia de S. João de Ovar ue se encontra em curso, é a concretização de uma aspiração legítima dos Sanjoanenses e prevê a disponibilização à população de um equipamento público polivalente, de elevada qualidade. Este edifício insere-se num espaço urbano requalificado, com uma localização estratégica e que, dentro em breve, se afirmará como o novo centro da freguesia, dada a proximidade de diversos e diversificados equipamentos e serviços, tais como eduçação, saúde, comércio, lazer e acessibilidades.

(1.4 Milhões de Euros), q

Unidade de Saúde Familiar

boletim informativo 69 julho 2012

Casa da Junta

Largo dos Poços

Investimento

1.4 Milhões de Euros

serviços, educação, saúde e comércio definem nova centralidade

Page 72: CMO - Boletim Informativo nº14

A par da Casa da Junta de Freguesia de S. João de Ovar foram executadas as infraestruturas do Loteamento do Barreiro, que contemplaram espaços verdes e de utilização coletiva, áreas adequadas destinadas à circulação viária, pedonal e estacionamento, integrados no domínio público municipal, inserindo-se de forma harmoniosa e adequada no espaço urbano envolvente. Um investimento superior a 526 mil Euros. De referir que ainda existem 15 lotes disponíveis para venda, uma oportunidade única para adquirir um terreno para habitação bem localizado e a bom preço, num loteamento que garantirá qualidade de vida aos seus moradores.

Loteamento do Barreiro

freguesia S.João de Ovar

boletim informativo 70 julho 2012

Lotes disponíveis

15 (para venda)

Investimento

526 mil Euros

freguesia S.João de Ovar

Page 73: CMO - Boletim Informativo nº14

Muro de suporte da Rua das Alminhas do Cabo

(em curso)

Rua do Barreiro (projeto)

Margens da Ribeira da Granja (projeto)

Rua Salgueiral de Cima(projeto)

A requalificação da rede viária e dos espaços públicos desta freguesia continua a ser uma prioridade, encontrando-se já em

curso o arranjo do muro de suporte da Rua das Alminhas do Cabo e em elaboração novos projetos que preveem a pavimentação

da Rua 9 de Julho e da Rua do Barreiro, a consolidação das margens da Ribeira da Granja e a beneficiação da Rua do

Salgueiral de Cima.

boletim informativo 71 julho 2012

Page 74: CMO - Boletim Informativo nº14

Rua do Casal

Rua da Aveneda

Rua da Fontanheira

Rua de S. José

Na freguesia de S. Vicente de Pereira a Câmara Municipal de Ovar investiu nas acessibilidades, intervindo e beneficiando vários arruamentos, constituindo uma mais-valia para a população local, conferindo às vias uma maior comodidade e segurança, tornando-as mais acessíveis. Destaque para a conclusão da beneficiação das Ruas da Aveneda, Casal, S. José e Fontanheira. Um investimento de 203 mil Euros.

freguesia S.Vicente de Pereira

boletim informativo 72 julho 2012

Investimento

203 mil Euros

Page 75: CMO - Boletim Informativo nº14

Está concluída a intervenção na Avenida e no Largo da Igreja, que correspondeu a um investimento de Esta

empreitada veio melhorar as características do tráfego local, e contemplou intervenções ao nível do pavimento, criação de

novos passeios, lugares de estacionamento e construção de novos muros, bem como todas as obras complementares de

segurança rodoviária e pedonal.

122 mil Euros.

Av. e Largo da Igreja

boletim informativo 73 julho 2012

Aposta nas acessibilidades: modernizar para desenvolver

Investimento

122 mil Euros

Page 76: CMO - Boletim Informativo nº14

freguesia S.Vicente de Pereira

A pavimentação da Rua Nossa Senhora da Boa Viagem (31 mil Euros) também já foi concluída. É de salientar ainda a

reabilitação da ligação da Rua Roçada à Devesa, adjudicada pelo valor de 149 mil Euros.

Em fase de conclusão encontra-se o projeto de beneficiação da Rua Dr. Acácio Valente e Rua do Cruzeiro, uma das

principais vias de acesso a S. Vicente de Pereira, prevendo-se um investimento de 350 mil Euros.

Rua da N.Srª. Boa Viagem

Rua do Cruzeiro

Rua Roçada à Devesa

boletim informativo 74 julho 2012

Investimento

350 mil Euros

Investimento

149 mil Euros

Investimento

31 mil Euros

freguesia S.Vicente de Pereira

Page 77: CMO - Boletim Informativo nº14

Esta aposta na conservação e requalificação da rede viária e dos espaços públicos mantém-se, encontrando-se em

elaboração os projetos de pavimentação da Rotunda Central da Mata, Rua de Timor e Rua da Escola da Mata (450 mil

Euros), bem como a beneficiação do Largo de S. Geraldo e Cruzeiro, da Rua dos Arinhos e Padre Manuel da Silva, que

preveem uma melhoria substancial das condições de circulação nos arruamentos, facilitando a mobilidade urbana.

Rua Pe. Manuel da Silva (projeto)

Rotunda Central da Mata (projeto)

boletim informativo 75 julho 2012

Largo de S. Geraldo (projeto)

Qualidade de vida, a pensar em si!Qualidade de vida, a pensar em si!

Page 78: CMO - Boletim Informativo nº14

Rua de acesso ao Cemitério

Av. Com. A.A. Silva

Jardim Pe Eloy Pinho

Na freguesia de Válega destaca-se o investimento na requalificação da rede viária e dos espaços públicos, nomeadamente as intervenções no Jardim Padre Eloy Pinho, pavimentação da Avenida Comendador António Augusto Silva, e repavimentação da Rua de Acesso ao Cemitério, que representou um investimento superior a 218 mil Euros.

Estas intervenções beneficiaram os espaços públicos, privilegiando a mobilidade urbana dos peões, incrementando a qualidade de vida dos valeguenses.

freguesia Válega

boletim informativo 76 julho 2012

Investimento

218 mil Euros

Page 79: CMO - Boletim Informativo nº14

boletim informativo 77 julho 2012

Em matéria de Habitação Social, a Câmara Municipal de Ovar concluiu a reabilitação de 6 fogos no Conjunto Habitacional do Sargaçal, convertidos em mais e melhor habitação, um investimento global de 214 mil Euros, que vieram permitir uma melhor qualidade de vida e condições de habitabilidade a diversos agregados familiares mais carenciados

Na freguesia de Válega é também de salientar a pavimentação e drenagem de águas pluviais da Rua Irmãos Oliveira Lopes, que representou um investimento de 285 mil Euros, um arruamento fundamental para a freguesia.

Habitação Social

Rua Irmãos Oliveira Lopes

Habitação social e acessibilidades

Investimento

285 mil Euros

Investimento

214 mil Euros

Page 80: CMO - Boletim Informativo nº14

freguesia Válega

boletim informativo 78 julho 2012

Rua da Ascensão Rua da Casa Alta

Rua do Poder Local Rua dos Moinhos

Rua do Pope

Em curso encontra-se a empreitada do Centro Escolar da Regedoura, que representa um investimento de Trata-se de um equipamento prioritário e necessário para a freguesia de Válega.

No âmbito da requalificação da rede viária, é de salientar o investimento que a CMOvar concretizou na beneficiação de vários arruamentos, com destaque para as intervenções na Rua da Ascensão, Rua da Casa Alta, Rua do Poder Local, Rua dos Moinhos e Rua do Pope. Um investimento superior a 323 mil Euros.

2.2 Milhões de Euros.

Centro Escolar da Regedoura

Investimento

323 mil Euros

Investimento

2.2 Milhões de Euros

Page 81: CMO - Boletim Informativo nº14

Destaque também para a conclusão da intervenção na Rua da Associação Amigos do Seixo Branco e da Rua da Escola do

Seixo, que representou um investimento de 106 mil Euros.

Ainda neste objetivo de requalificação da rede viária encontram-se em concurso a repavimentação da Rua dos Lenhadores

(valor estimado de 224 mil Euros) e da Corga do Sul (valor estimado de 135 mil Euros), bem como a reabilitação da Ponte

da Igreja e arruamento a Norte (valor estimado de 150 mil Euros).

Rua da Ass. dos Amigos do Seixo Branco

Rua da Corga do Sul Ponte da Igreja (em concurso)

Rua da Escola do Seixo

Rua dos Lenhadores(em concurso)

boletim informativo 79 julho 2012

Investimento

106 mil Euros

Investimento

224 mil Euros

Investimento

285 mil Euros

Page 82: CMO - Boletim Informativo nº14

Ficha técnica

Edição e Propriedade Câmara Municipal de Ovar © | Julho 2012Título Boletim Informativo da Câmara Municipal de Ovar | nº 14 | Textos, Design e Fotografias Gabinete de Comunicação | Coordenação da Edição Gabinete de Apoio à PresidênciaAgradecimentos AFIS, ADO Basquetebol e OvarForma, E.M. (cedência de fotografias) Impressão Empresa Gráfica Feirense, Lda | Tiragem 10.000 exemplares | Distribuição Gratuita | Depósito Legal ???

Contactos Úteis

Câmara Municipal de Ovar | T. 256 581 300 | F. 256 586 611 | Nº azul sugestões e reclamações: 808 200 948 | E. [email protected] S. http://www.cm-ovar.pt | FB. http://www.facebook.com/cmo.ovaraconteceCentro de Arte de Ovar | T. 256 509 160 | F. 256 100 217 | E. [email protected] | S. http://cao.cm-ovar.ptBiblioteca Municipal de Ovar | T. 256 586 478 | E. [email protected] de Atendimento Turístico do Centro Histórico de Ovar | T. 256 572 215 | F. 256 583 192 | E. [email protected] de Atendimento Turístico do Furadouro | T. 256 387 410 | F. 256 583 192 | E. [email protected] de Conservação e Restauro de Azulejo | T. 256 581 300 | E. [email protected] Técnico Florestal | T. 256 509 140 | E. [email protected] Municipal de Ovar | T. 256 586 745 | F. 256 588 664 Protecção Civil | T. 256 581 321 / 965 088 204 | E. [email protected]

Bombeiros Voluntários de Esmoriz | T. 256 752 122Bombeiros Voluntários de Ovar | T. 256 572 122

Junta de Freguesia de Arada | T/F. 256 793 830 | E. [email protected] de Freguesia de Cortegaça | T. 256 752 870 | F. 256 758 218 | E. [email protected] de Freguesia de Esmoriz | T. 256 753 259 | F. 256 750 949 | E. [email protected] de Freguesia de Maceda | T. 256 793 247 | F. 256 792 616 Junta de Freguesia de Ovar | T. 256 588 396 | F. 256 586 557 | E. [email protected] de Freguesia de S. João de Ovar | T. 256 575 134 | F. 256 588 553 | E. [email protected] de Freguesia de S. Vicente Pereira | T. 256 890 278 Junta de Freguesia de Válega | T. 256 502 017 | F. 256 508 553 | E. [email protected]

Hospital Dr. Francisco Zagalo - Ovar | T. 256 579 200Centro de Saúde de Ovar | T. 256 579 260 / 256 585 656Unidade de Saúde de Arada | T. 256 793 440Unidade de Saúde de Cortegaça |T. 256 752 233Unidade de Saúde de Esmoriz | T. 256 753 034Unidade de Saúde do Furadouro | T. 256 591 114Unidade de Saúde de Maceda | T. 256 791 351Unidade de Saúde Familiar de S. João de Ovar | T. 256 791 351Unidade de Saúde S. Vicente de Pereira | T. 256 890 406Unidade de Saúde de Válega | T. 256 502 260

Polícia de Segurança Pública (PSP) de Ovar | T. 256 572 999 Guarda Nacional Republicana (GNR) de Esmoriz | T. 256 750 240Guarda Nacional Republicana (GNR) de Ovar | T. 256 572 629

Cartório Notarial de Ovar | T. 256 574 703Conservatória do Registo Civil de Ovar | T. 256 574 933Conservatória do Registo Predial de Ovar | T. 256 575 515 / 256 580 740Tribunal de Ovar | T. 256 572 505

| E. [email protected]

| E. jfreguesia. [email protected]

| E. [email protected]

AdRA Ovar | T. 808 200 217

Page 83: CMO - Boletim Informativo nº14

qualidade de vida

ambiente

social

cultura

des

po

rto

desenvolvimento

emp

reen

ded

ori

smo

cria

tivi

dad

e

tran

spar

ênci

a

partilhainovação

educação

acessibilidades

investimentomobilidade

estratégia

prioridade

sustentabilidade

esmoriz

cortegaça

válega

s.v.pereira

maceda

s.joão

arada

ovar

mu

níc

ipe

gimnodesportivo globalização

bem

-est

ar

democracia

floresta fazer

ido

sos

centros escolares

câmara municipal

pla

no

de

ação

centro de arte

rege

ner

ação

azul

ejo

ação

praias rumo

contençãosolidariedade

con

verg

ênci

a

cole

tivi

dad

es

identidadevalorização

comunidade

tradiçãoria

obra

ecopista pão-de-ló

turismo

futuro

economia

urbano

apoios

serv

iço

s

arruamentos

coes

ão

diversidadeterritório

equipamento

dinamismo

modernização

efic

iên

cia

projetoscrianças

sab

erpromover

pre

serv

ar

pre

serv

ação

poder local cooperaçãocidadania

O território são as pessoas. Trabalhamos a pensar em si!

Page 84: CMO - Boletim Informativo nº14

www.cm-ovar.pt

www.facebook.com/cmo.ovaracontece

cao.cm-ovar.pt

pru.cm-ovar.pt

[email protected]

[email protected]