clipping fapeam - 28.11.2013

62

Upload: decon-fapeam

Post on 26-Mar-2016

245 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Clipping de notícias selecionadas com assuntos sobre CT&I no Estado do Amazonas.

TRANSCRIPT

Page 1: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013
Page 2: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – UniversiTec Editoria: Pag: Assunto: Representante da Universitec participará do InovAmazonas

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

Representante da Universitec participará do InovAmazonasPostDateIconQua, 27 de Novembro de 2013 16:09

O diretor da Agência de Inovação Tecnológica da UFPa, Gonzalo Enríquez, participará do 4º Workshop Internacional de Inovação do Amazonas (InovAmazonas), que acontece nesta quarta e quinta-feira, 27 e 28 de novembro, na Universidade Federal do Amazonas (UFAm). Na ocasião fará apresentação sobre as atividades desenvolvidas pela Agência de Inovação da UFPA.

"O Inovamazonas é promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus(Suframa), por meio do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)." Fonte: confap.org.br.

O cronograma do evento pode ser conferido em cienciaempauta.am.gov.br.

http://www.universitec.ufpa.br/index.php?option=com_content&view=article&id=231:representante-da-universitec-participara-do-inovamazonas&catid=28:noticias-em-destaque

Sim

Não

Sim Não

Page 3: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – Portal Amazônia Editoria: Pag: Assunto: Amazonas tem média de um novo caso de malária a cada oito minutos

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

Amazonas tem média de um novo caso de malária a cada oito minutosSecretaria de Saúde do Amazonas registrou 64 mil casos de malária entre janeiro e outubro deste ano MANAUS - As ações de combate à malária serão intensificadas em 19 municípios do Alto Rio Negro, Alto Solimões e Alto Juruá, no interior do Amazonas. A Secretaria de Saúde (Susam) conseguiu a liberação de recursos adicionais da ordem de R$ 5 milhões, pelo Ministério da Saúde. De janeiro a outubro deste ano, o Estado registrou 64 mil casos - o equivalente a um novo registro da doença a cada oito minutos. Desse total, 48 mil ocorreram em 19 municípios dessas três regiões, sendo 30% dessas ocorrências em área indígena.Os casos de malária tiveram aumento significativo desde a grande cheia dos rios em 2012. Foto: Divulgação/FapeamOs casos de malária tiveram aumento significativo desde a grande cheia dos rios em 2012. Foto: Divulgação/Fapeam

“A autorização para a liberação do recurso foi dada pelo ministro Alexandre Padilha, que aprovou integralmente proposta apresentada pela Susam. O recurso será repassado ainda neste ano, em parcela única e, portanto, as ações de intensificação de combate à doença nos 19 municípios serão iniciadas ainda em dezembro”, informou o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.

As ações serão intensificadas nos seguintes municípios amazonenses: Alvarães, Atalaia do Norte, Barcelos, Benjamin Constant, Carauari, Eirunepé, Envira, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Jutaí, Lábrea, Pauini, Santo Antonio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá e Tefé.

O plano de combate à malária prevê a ampliação dos postos de diagnóstico e tratamento da malária, a distribuição e instalação de mosquiteiros impregnados com inseticida de longa duração – os

Sim

Não

Sim Não

Page 4: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

chamados MILDs – e, ainda, a realização de termonebulização – mais conhecido como fumacê. "Em 120 dias, vamos trabalhar para o controle e interrupção do aumento da transmissão da doença nas três regiões, aproveitando a facilidade de navegação e transporte ao longo dos rios e igarapés, onde estão localizadas as comunidades que mais adoecem de malária”, disse Alecrim.

http://www.portalamazonia.com/noticias/saude/20131127/amazonas-tem-media-novo-caso-malaria-cada-oito-minutos/3422.shtml

Page 5: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – Ufam Editoria: Pag: Assunto: Experiências com empresas incubadoras são relatadas no Inovamazonas

2013 que ocorre até quinta-feira, 28

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

Experiências com empresas incubadoras são relatadas no Inovamazonas 2013 que ocorre até quinta-feira, 28Publicado em 27 Novembro 2013

Estratégias de interação Universidade – empresa para promoção da inovação no Estado do Amazonas é tema do 4º Workshop Internacional de Inovação do Amazonas – Inovamazonas 2013 que teve a participação da diretora de Operações do Polo Tecnológico de Navacchio, Itália, Elizabeth Epifori. Na palestra magna, a diretora conta suas experiências de empresas incubadoras na Itália. O evento ocorre até no auditório da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Setor sulCom o objetivo de divulgar as formas existentes de aproximação entre a academia e o setor produtivo, os desafios e soluções para a ampliação da inovação, o Inovamazonas 2013 contou com a participação da diretora de Operações do Polo Tecnológico de Navacchio, Itália, Elizabeth Epifori, que traz experiências de empresas incubadoras desenvolvidas no Parque Tecnológico de Navacchio para o evento e mostra como isso foi refletido na comunidade, trazendo benefícios sociais. Ela acredita que as narrativas abordadas sobre experiências de empresas startup serão importante, no sentido de compreensão de todo o todo o processo de desenvolvimento de incubadoras, cujo interesse está voltado para nossa região.

De acordo com a diretora, a parceria entre empresas startup locais com as da Itália terá como foco o desenvolvimento da pesquisa, da tecnologia e da Inovação que a partir daí, será possível o desenvolvimento da Amazônia. O atrativo para que essas empresas se instalem na Zona Franca de Manaus, não perpassa somente pelos benefícios fiscais, mas pela oferta de inovação tecnológica incidente em criatividade, completa Elizabeth Epifori.

Sim

Não

Sim Não

Page 6: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Segundo a diretora, a presença da Universidade Federal do Amazonas no processo de interlocução para implementação de empresas incubadoras é fundamental. É na Universidade que nascem as ideais que promovem o crescimento efervescente de empresas inovadoras, mas é importante também ouvir as experiências do mercado real das empresas incubadoras unindo as experiências locais para nortear o desenvolvimento, disse.

Representando a reitora da Ufam, o Diretor de Apoio à Pesquisa (DAP) da Pró-reitoria de Pesquisa e Graduação (Propesp), professor Leandro Martins, disse que quando olhamos para o mapa do Brasil, percebemos a ausência do Estado do Amazonas no mapa de inovação tecnológica. Ele lamenta quando compara patentes aprovadas do parque tecnológico do município de Bauru (SP) que se destaca com numero expressivo.

Para ele, o Amazonas tem um potencial enorme e que essa realidade deve mudar, acreditando que com a criação do Parque Tecnologico, o Amazonas pçossa se desenvolver de maneira tão boa como o Estado se apresenta e que não seja da forma como ocorre em outros estados, gere conhecimento.

O Inovamazonas 2013 é promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológico (Fucapi), Rami e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam). E conta com o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

http://www.ufam.edu.br/index.php/2013-04-29-19-37-05/noticia/1637-experiencias-com-empresas-incubadoras-sao-relatadas-no-inovamazonas-2013

Page 7: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – Mamiraua Editoria: Pag: Assunto: Pesquisa aborda geração de conhecimentos tradicionais para jovens de

Tefé

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

Pesquisa aborda geração de conhecimentos tradicionais para jovens de Tefé27/11/2013

Estudante realizando a coleta de dadosEunice VenturiIdentificar se os conhecimentos tradicionais da pesca e da agricultura estão sendo transmitidos aos jovens do interior de Tefé (AM). Esse foi o objetivo da pesquisa desenvolvida pelo Instituto Mamirauá, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), intitulada “Processo de Aprendizado de Jovens de origem rural e residência urbana na região de Tefé”. O trabalho é de autoria de Jefferson Pires da Silva, estudante de ensino médio da Escola Estadual Deputado Armando de Souza Mendes.

O projeto descreve as capacidades e/ou habilidades de jovens de origem rural e residência urbana, o processo por meio do qual eles desenvolveram essas habilidades e seus planos futuros, analisando o processo de sucessão geracional. Jefferson entrevistou 66 jovens, entre 15 e 28 anos, provenientes das comunidades do interior e que residem em Tefé. A média da faixa etária dos entrevistados é de 20 anos, 40 do sexo masculino e 26 do feminino.

Quanto às práticas agrícolas e de pesca, apenas quatro não ajudavam ou desenvolviam nenhuma atividade com os pais. 21 ajudavam ou trabalhavam na pesca e 37 na agricultura, sendo que quatro ajudavam em ambas as atividades. Os principais transmissores dos conhecimentos são os pais e os avós. No que se refere à pesca, 64% dos jovens afirmaram ter aprendido com o avô. Em relação à agricultura, 36% dos entrevistados relataram que o conhecimento da prática agrícola veio da mãe.

Sim

Não

Sim Não

Page 8: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Os jovens comunitários que residem em Tefé, apesar do pouco contato com sua comunidade onde exerciam a prática de atividades agrícolas, ainda detém conhecimento para a prática da pesca e da agricultura. “Esse processo de aprendizagem foi transmitido ainda muito cedo através da prática, ao acompanharem os pais ou avós. Os jovens observavam e depois reproduziam o que aprendiam. Com o tempo, acabaram se aperfeiçoando nessas atividades”, concluiu o estudante.

A pesquisa também mostrou que os jovens optaram por migrar para a cidade na tentativa de conseguir melhora na qualidade de vida por meio dos estudos. 12 entrevistados gostariam ou pensam em retornar para sua comunidade após concluírem os estudos. Segundo Jefferson, essa migração sempre aconteceu, embora tenha se intensificado nos últimos anos. Também foi possível constatar que alguns dos irmãos desses jovens continuam na comunidade, o que indica que a sucessão geracional ainda ocorre nas comunidades.

Para Nelissa Peralta, orientadora da pesquisa, o foco do projeto é acompanhar jovens que tem uma origem rural e vieram para o município de Tefé, buscando entender se eles mantém suas práticas tradicionais como pesca, agricultura e caça. “A pesquisa busca entender se o afastamento desses jovens prejudica a geração do conhecimento tradicional, principalmente para essas práticas”, afirmou Nelissa.

Texto: Francisco Rosa

http://www.mamiraua.org.br/pt-br/comunicacao/noticias/2013/11/27/pesquisa-aborda-geracao-de-conhecimentos-tradicionais-para-jovens-de-tefe/

Page 9: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – Blog do Marcos Santos Editoria: Pag: Assunto: Fapeam divulga selecionados da 9ª chamada dos RHs Mestrado e

Interiorização e RH-Doutorado

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

Fapeam divulga selecionados da 9ª chamada dos RHs Mestrado e Interiorização e RH-DoutoradoPostado em 27/11/2013 - 14:18

Os resultados das análises das propostas submetidas aos dois editais de fluxo contínuo do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas, os RHs Mestrado (Edital 003/2013) e Interiorização (Edital 005/2013) já foram divulgados no portal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Ao todo, foram aprovadas seis propostas, sendo quatro do mestrado e duas do edital de interiorização, que terão uma duração média de 2 anos. No total, o Governo do Amazonas está investindo, por meio da FAPEAM, mais de R$ 180 mil em bolsas e auxílios.

Contemplados na nona chamada do RH-Mestrado, a pesquisadora Laryssa Lopes de Araújo – S.V.E, desenvolverá uma pesquisa chamada ‘Dimensões nasofaríngeas em sujeitos sem anomalias craniofaciais:dados normativos’, Universidade de São Paulo – USP. Irinete Carvalho da Costa, pesquisadora da Susam, vai para a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, desenvolver um estudo sobre a ‘Norma Regulamentadora 35: Análise dos Fatores Psicossociais na Saúde do Trabalhador que Executa Atividades em Altura no Setor Elétrico’. Na área de odentologia o pesquisador, Cláudio do Carmo Gonçalves fará uma ‘ Análise Comparativa entre Enxerto Ósseo Autógeno fresco Onlay e Biomaterial (BIOSS) Associado a Membrana Não-Reabsorvivel com Reforço Metálico em Região de Pré-Maxila Atrófica em Grupo de Pacientes na Cidade de Manaus’, no Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic – SLMANDIC e o pesquisador Carlon Gama de Azevedo, estudará a ‘Otimização de Funções de Várias Variáveis Reais: Métodos Iterativos Clássicos’, na Universidade Federal do Amazonas – Ufam.

Sim

Não

Sim Não

Page 10: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Os contemplados no Programa RH-Interiorização que desenvolverão trabalhos na Universidade Federal do Amazonas – Ufam são: Dayan de Araujo Marques, de coarí, como o projeto ‘Verificação da evolução do conceito de ligações químicas em alunos de um curso superior’. E Maria Aldenora Costa Navegante, Itacoatiara, com o projeto ‘Avaliação da Atividade Antimicrobiana de Cinco Espécies da Família Piperaceae: Piper callosum, Piper demeraranum, Piper kigelianum, Piper baccans e Piper hispidum’.

RH-Doutorado

Com o objetivo de apoiar a formação de recursos humanos de alto nível para o Amazonas, a FAPEAM divulgou, nesta terça-feira (26), a relação dos candidatos aprovados na 9ª chamada do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-graduados do Estado do Amazonas (RH-Doutorado – Fluxo Contínuo), referente ao Edital 004/2013. Foram aprovados cinco candidatos. O Governo do Estado irá investir cerca de R$ 477.264 mil na iniciativa.

O Programa RH-Doutorado é uma ação em fluxo contínuo. Significa que são disponibilizadas bolsas enquanto há recursos financeiros. Para esse Edital específico, houve uma suplementação financeira no valor de R$ 2.500.000,00. Ao longo do ano, foram previstas 11 chamadas.

Entre os aprovados estão pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa, do Instituto de Tecnologia Galileo da Amazônia – Itegam e do Serviço Volúntário Europeu – S.V.E. Foi o caso da Raquel da Silva Medeiros (Inpa), que irá realizar o projeto ‘Estudo da Anatomia e Dendrocronologia de Árvores de Copaifera multijuga Hayne de Plantaçao e de População Natural e suas Relações com a Produção de Óleo-Resina’, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo – ESALQ/USP, na área de Recursos Florestais.

Do Itegam, o pesquisador Jorge de Almeida Brito Júnior irá desenvolver o projeto na área de engrnharia elétrica, sobre ‘Desenvolvimento de uma metodologia para avaliar um algoritmo para determinação automática do conjunto de nós candidatos (filtros passivos) para a localização de compensadores de energia reativa e harmônica em grandes redes’. Ele dará andamento ao trabalho na Universidade Federal do Pará – UFPA.

Na área de Farmácia, a pesquisadora Tatiana do Nascimento Pedrosa – S.V.E, desenvolverá um projeto sobre ‘Avaliação de efeitos imunossupressores da radiação UV em equivalente de epiderme imunocompetente’. Tatiana segue para a Universidade de São Paulo – USP junto com a pesquisadora Evelyn Pereira Franken – S.V.E, que vai desenvolver um projeto, na área de Biologia comparada, sobre a ‘Biologia floral comparada do genero catasetum (Mansf.) Senghas (ORCHIDACEAE CATASETINAE) baseado em estudos filogenéticos’.

E na área de Ciência e Engenharia de Materiais, a também pesquisadora do Serviço Voluntário Europeu – S.V.E, Patricia Maria Alves melo desenvolve o projeto ‘Estudo da adesão da interface de Concha de Moluscos e Carbonato de Cálcio com Polipropileno aditivado com dois agentes de acoplamento titanato de anidrido maléico, na Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Sobre os Programas

RH- Doutorado

Concede bolsas de doutorado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de

Page 11: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Pessoal de Nível Superior (Capes) em outros Estados da Federação ou no Estado do Amazonas, desde que o Programa de Pós-Graduação não tenha sido atendido pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu – Posgrad.

RH-Mestrado

Concede bolsas de mestrado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela CAPES em outros Estados da Federação ou no Estado do Amazonas desde que o Programa de Pós-Graduação não tenha sido atendido pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu – Posgrad.

RH-Interiorização

O programa RH-Interiorização é resultado de uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas para elevar o nível dos profissionais residentes no interior do Estado do Amazonas, por meio da oportunidade de participação em cursos de pós-graduação, em programa credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em instituições sediadas em Manaus ou em outros Estados da Federação.

http://www.blogmarcossantos.com.br/2013/11/27/fapeam-divulga-listas-de-contemplados-da-9a-chamada-dos-rhs-mestrado-e-interiorizacao/

Page 12: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – Confap Editoria: Pag: Assunto: FAPEAM divulga selecionados da 9ª chamada do RH-Doutorado

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

FAPEAM divulga selecionados da 9ª chamada do RH-Doutorado

Com o objetivo de apoiar a formação de recursos humanos de alto nível para o Amazonas, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) divulgou, nesta terça-feira (26), a relação dos candidatos aprovados na 9ª chamada do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-graduados do Estado do Amazonas (RH-Doutorado – Fluxo Contínuo), referente ao Edital 004/2013. Foram aprovados cinco candidatos. O Governo do Estado irá investir cerca de R$ 477.264 mil na iniciativa.

O Programa RH-Doutorado é uma ação em fluxo contínuo. Significa que são disponibilizadas bolsas enquanto há recursos financeiros. Para esse Edital específico, houve uma suplementação financeira no valor de R$ 2.500.000,00. Ao longo do ano, foram previstas 11 chamadas.

Entre os aprovados estão pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa, do Instituto de Tecnologia Galileo da Amazônia – Itegam e do Serviço Volúntário Europeu – S.V.E. Foi o caso da Raquel da Silva Medeiros (Inpa), que irá realizar o projeto ‘Estudo da Anatomia e Dendrocronologia de Árvores de Copaifera multijuga Hayne de Plantaçao e de População Natural e suas Relações com a Produção de Óleo-Resina’, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo – ESALQ/USP, na área de Recursos Florestais.

Do Itegam, o pesquisador Jorge de Almeida Brito Júnior irá desenvolver o projeto na área de engrnharia elétrica, sobre ‘Desenvolvimento de uma metodologia para avaliar um algoritmo para determinação automática do conjunto de nós candidatos (filtros passivos) para a localização de compensadores de energia reativa e harmônica em grandes redes’. Ele dará andamento ao trabalho

Sim

Não

Sim Não

Page 13: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

na Universidade Federal do Pará – UFPA.

Na área de Farmácia, a pesquisadora Tatiana do Nascimento Pedrosa – S.V.E, desenvolverá um projeto sobre ‘Avaliação de efeitos imunossupressores da radiação UV em equivalente de epiderme imunocompetente’. Tatiana segue para a Universidade de São Paulo – USP junto com a pesquisadora Evelyn Pereira Franken – S.V.E, que vai desenvolver um projeto, na área de Biologia comparada, sobre a ‘Biologia floral comparada do genero catasetum (Mansf.) Senghas (ORCHIDACEAE CATASETINAE) baseado em estudos filogenéticos’.

E na área de Ciência e Engenharia de Materiais, a também pesquisadora do Serviço Voluntário Europeu – S.V.E, Patricia Maria Alves melo desenvolve o projeto ‘Estudo da adesão da interface de Concha de Moluscos e Carbonato de Cálcio com Polipropileno aditivado com dois agentes de acoplamento titanato de anidrido maléico, na Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Sobre o Programa

Concede bolsas de doutorado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em outros Estados da Federação ou no Estado do Amazonas, desde que o Programa de Pós-Graduação não tenha sido atendido pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu – Posgrad.

Maxcilene Azevedo – Agência FAPEAM

http://www.confap.org.br/fapeam-divulga-selecionados-da-9a-chamada-do-rh-doutorado/

Page 14: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Fapeam divulga selecionados da 9ª chamada do RH-Doutorado

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

Fapeam divulga selecionados da 9ª chamada do RH-DoutoradoPostado em 27/11/2013Com o objetivo de apoiar a formação de recursos humanos de alto nível para o Amazonas, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) divulgou, nesta terça-feira (26), a relação dos candidatos aprovados na 9ª chamada do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-graduados do Estado do Amazonas (RH-Doutorado – Fluxo Contínuo), referente ao edital 004/2013. Foram aprovados cinco candidatos. O Governo do Estado irá investir cerca de R$ 477.264 mil na iniciativa.

O Programa RH-Doutorado é uma ação em fluxo contínuo. Significa que são disponibilizadas bolsas enquanto há recursos financeiros. Para esse edital específico, houve uma suplementação financeira no valor de R$ 2.500.000,00. Ao longo do ano, foram previstas 11 chamadas.

Entre os aprovados estão pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa, do Instituto de Tecnologia Galileo da Amazônia – Itegam e do Serviço Volúntário Europeu (SVE). Foi o caso da Raquel da Silva Medeiros (Inpa), que irá realizar o projeto “Estudo da Anatomia e Dendrocronologia de Árvores de Copaifera multijuga Hayne de Plantaçao e de População Natural e suas Relações com a Produção de Óleo-Resina”, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo – ESALQ/USP, na área de Recursos Florestais.

Do Itegam, o pesquisador Jorge de Almeida Brito Júnior irá desenvolver o projeto na área de engenharia elétrica, sobre “Desenvolvimento de uma metodologia para avaliar um algoritmo para determinação automática do conjunto de nós candidatos (filtros passivos) para a localização de compensadores de energia reativa e harmônica em grandes redes”. Ele dará andamento ao trabalho

Sim

Não

Sim Não

Page 15: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

na Universidade Federal do Pará – UFPA.

Na área de farmácia, a pesquisadora, Tatiana do Nascimento Pedrosa, desenvolverá um projeto sobre “Avaliação de efeitos imunossupressores da radiação UV em equivalente de epiderme imunocompetente”. Tatiana segue para a Universidade de São Paulo – USP junto com a pesquisadora, Evelyn Pereira Franken, que vai desenvolver um projeto, na área de Biologia.

E na área de ciência e engenharia de materiais, a selecionada é a pesquisadora do Serviço Voluntário Europeu, Patricia Maria Alves Melo.

Fonte: Agência Fapeam, por Maxcilene Azevedo

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/11/fapeam-divulga-selecionados-da-9a-chamada-do-rh-doutorado/

Page 16: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – D24Am Editoria: Pag: Assunto: Seminário apresenta cerca de 200 projetos de alunos da rede pública

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

Seminário apresenta cerca de 200 projetos de alunos da rede pública27 Nov 2013 . 11:58 h . Com informações de assessoria . [email protected]

O evento acontece nesta quinta (28) e sexta-feira (29) e encerra as atividades do programa no ano de 2013.

[ i ] As apresentações serão pelos jovens cientistas do programa que defenderão suas pesquisas para avaliadores convidados.

Manaus - O Programa Ciência na Escola (PCE) realiza nesta quinta (28) e sexta-feira (29) o Seminário Final de Avaliação do programa com a apresentação de aproximadamente 200 projetos de iniciação à pesquisa desenvolvidos por alunos e professores de escolas públicas.

A rede municipal conta com mais de 40 temas aprovados por 21 escolas municipais, totalizando 280 pessoas envolvidas, incluindo as zonas ribeirinha e rural. O recorde de aprovações é da escola municipal Ulisses Guimarães que conquistou seis projetos.

Para a coordenadora do PCE, Maria de Fátima Nowak, o evento busca consolidar o conhecimento adquirido no âmbito do programa para contribuir e promover a socialização do saber científico na comunidade escolar. "Essa parceria Semed/Fapeam possibilita que o aluno que está na educação básica exercite a pesquisa científica em todos os seus passos", observou.

Além de contar com a participação dos projetos de Manaus, os jovens cientistas do município Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros da capital) apresentarão três projetos. Também participam das

Sim

Não

Sim Não

Page 17: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

atividades de encerramento das atividades do programa, consultores, coordenadores, além ter o acompanhamento e avaliação do PCE.

As apresentações do Seminário ocorrem das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, Parque 10, zona centro-sul de Manaus. A exposição dos banners será opcional no contraturno das apresentações.

Realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em parceria com outras instituições do Estado, o programa tem o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI).

Regras de apresentação

As apresentações terão 20 minutos, com a utilização de recursos visuais, conforme estabelecido o edital número 013/2012, com 10 minutos para considerações e perguntas. Os projetos são de áreas diversas do conhecimento científico, como educação física, ciências naturais/ biologia, letras/ língua portuguesa, letras/ língua inglesa, multidisciplinar, ciências naturais química, filosofia, história e matemática.

http://www.d24am.com/amazonia/ciencia/seminario-apresenta-cerca-de-200-projetos-de-alunos-da-rede-publica/101004

Page 18: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – Amazonas Notícias Editoria: Pag: Assunto: Alunos da Rede Municipal participam do seminário final de avaliação do

PCE

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

Alunos da Rede Municipal participam do seminário final de avaliação do PCE27 novembro, 2013 No comments

Parceira do Programa Ciência na Escola (PCE), desde o início, a Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai participar do Seminário Final de Avaliação de 2013 do programa nesta quinta (28) e sexta-feira (29).

A rede municipal conta com mais de 40 temas aprovados por 21 escolas municipais, totalizando 280 pessoas envolvidas, incluindo as zonas ribeirinha e rural. O recorde de aprovações é da escola municipal Ulisses Guimarães que conquistou seis projetos.

Para a coordenadora do PCE, Maria de Fátima Nowak, o evento busca consolidar o conhecimento adquirido no âmbito do programa para contribuir e promover a socialização do saber científico na comunidade escolar. “Essa parceria Semed/Fapeam possibilita que o aluno que está na educação básica exercite a pesquisa científica em todos os seus passos”, observou.

O encerramento das atividades do PCE acontece na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, Parque 10, zona Centro-Sul da capital.

As apresentações serão feitas no turno da manhã (8h) e da tarde (14h), pelos jovens cientistas do programa que defenderão suas pesquisas para avaliadores convidados.

Sim

Não

Sim Não

Page 19: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Participarão mais de 180 projetos aprovados no edital 2012/13 da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. (Fapeam). Além da participação dos projetos de Manaus, os jovens cientistas do município Rio Preto da Eva, distante 60 km da capital, apresentarão três projetos.

As apresentações terão 20 (vinte) minutos, com a utilização de recursos visuais, conforme estabelecido o edital N. 013/2012, com 10 (dez) minutos para considerações e perguntas.

O Programa Ciência na Escola (PCE), criado em 2004 pela FAPEAM, é uma ação de alfabetização científica e tecnológica, destinada aos professores e estudantes dos ensinos Fundamental, Médio que desenvolvem projetos de pesquisa em escolas públicas municipais e estaduais do Amazonas por meio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

http://amazonasnoticias.com.br/alunos-da-rede-municipal-participam-do-seminario-final-de-avaliacao-do-pce/

Page 20: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – Amazonas Notícias Editoria: Pag: Assunto: Workshop de Inovação discute aproximação entre indústria e instituições

de ensino superior

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

Workshop de Inovação discute aproximação entre indústria e instituições de ensino superior27 novembro, 2013 No comments

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) realiza nesta quarta-feira e quinta-feira, respectivamente dias 27 e 28 de novembro, a quarta edição do Workshop Internacional de Inovação do Amazonas (InovAmazonas), que pretende discutir a aproximação ente as instituições superiores de ensino com as indústrias e o setor de inovação e tecnologia no Estado.

Também participam da organização do evento, que está sendo realizado no auditório Guilherme Nery, na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, na avenida General Rodrigo Octávio, nº 6.200, Coroado 1, zona leste, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

No primeiro dia do workshop, a palestrante foi a diretora de operações do Polo Tecnológico de Navacchi na Itália, Elisabetta Epifori, que há três anos trabalha junto a instituições locais na orientação e troca de experiências sobre o setor de incubadoras, start-ups e spin-offs acadêmicas. O polo é considerado uma referência em tecnologia no mundo e faz parte da rede de incubadoras da Toscana (Itália), da TecnoRete regional e da Associação Mundial de Parques Científicos e Tecnológicos (Iasp).

Incubadoras em expansão – Durante a palestra para profissionais do setor, Elisabetta falou sobre as iniciativas de sucesso e fez um panorama geral do que é desenvolvido na Itália. Sobre o setor

Sim

Não

Sim Não

Page 21: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

amazonense, ela destacou o crescimento da área e falou sobre os planos futuros de trabalho entre Brasil e Itália. “Percebemos que o setor de incubadoras em Manaus está em expansão, mas ainda existe a necessidade de trabalhar nesse sentido. O objetivo é desenvolver uma relação entre as incubadoras italianas e o setor do Amazonas nos próximos anos”.

A secretária executiva da Secti-AM, Ana Alcides Moraes, afirmou que o evento é uma excelente oportunidade para que as instituições locais troquem informações sobre inovação e tecnologia com instituições que já estão no mercado há mais tempo e possuem mais experiências no setor.

Segundo a secretária, o Amazonas tem alcançado avanços no setor de inovação e tecnologia, mas ainda é preciso intensificar o investimento na área. “Nós já estamos caminhando com alguns passos à frente. Esse espaço do Inova é um espaço que a gente acha que fortalece isso e que de certa forma é uma estratégia para aproximar essas incubadoras do setor produtivo da academia e fortalecer a subvenção econômica”.

Investimentos do Estado – Presidente em exercício da Fapeam, Andréia Waichman ressaltou os investimentos feitos na área pelo Governo do Estado nos últimos anos. De acordo com ela, no último ano, os investimentos chegaram a aproximadamente R$ 15 milhões, com o lançamento de editais para incentivos às incubadoras e estímulo às micro e pequenas empresas criadas nessas plataformas.

http://amazonasnoticias.com.br/workshop-de-inovacao-discute-aproximacao-entre-industria-e-instituicoes-de-ensino-superior/

Page 22: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – PCE Amazonas Editoria: Pag: Assunto: Estudantes têm encontro marcado na Feira de Ciências da Amazônia

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

Estudantes têm encontro marcado na Feira de Ciências da Amazônia

Será nos dia 27 e 28 de novembro a 1ª Feira Competitiva & Temática do Brasil e Feira de Ciências da Amazônia (FCA), no Centro de Convivência da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A FCA é a primeira feira de ciências temática do Brasil, e abordará a Sustentabilidade Social e Ambiental. O evento caracteriza-se como uma oportunidade para a exposição de trabalhos e projetos, e é direcionado a alunos entre o 8º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio, além de estudantes de cursos técnicos e demais interessados.

A organização das Feiras está sob responsabilidade da Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric) e Ufam, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e parcerias do Programa Ciência na Escola (PCE) e Humanitary Fountation.

feira1-310x220

FEIRA COMPETITIVA

Os trabalhos e projetos a serem expostos foram previamente inscritos e serão apresentados individualmente, em dupla ou em trio.

Empresas e demais representantes institucionais avaliarão esses trabalhos. Os primeiros colocados receberão certificados, medalhas, troféus e viagens para participar da 29ª Mostratec a ser realizada

Sim

Não

Sim Não

Page 23: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

em outubro, na cidade de Novo Hamburgo (RS); da Febrace 12, que acontecerá na Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 18 e 22 de março de 2014; Fenecit, a acontecer em setembro, no Recife (PE); International Conference of Young Scientists (ICTS), que será realizada em abril na cidade de Khankov, na Ucrânia; e Genius Olympiad Oswego, em Nova Iorque (EUA), em junho de 2014.

A competição ocorrerá nas quatro categorias: Engenharias para a Sociedade, Engenharias para o Meio Ambiente, Ciências para a Sociedade, Ciências para o Meio Ambiente.

EXPOSIÇÃO

O Centro de Convivência da Ufam é um novo espaço da universidade, construído para viabilizar a integração com a comunidade, estudantes e propiciar a realização de eventos de relevância social e acadêmica.

Nos dias 27 e 28, o local vai abrigar também estandes de instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas, que na oportunidade apresentarão seus projetos, programas, ações e atividades ligadas às áreas de educação, entretenimento, qualidade de vida, Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) etc.

feira

INOVAMAZONAS

No mesmo período ocorrerá a 4ª edição do InovAmazonas, evento do segmento empresarial, tecnológico e de inovação, direcionado a empreendedores, empresários, pesquisadores, gestores de instituições de pesquisa e de CT&I.

O InovAmazonas acontecerá no auditório Guilherme Nery, que fica na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam (FEFF).

O Encontro é anual e também realizado pela SECTI–AM, em parceria com a Fapeam, Ufam, Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), e Rede Amazônica de Incubadoras (Rami).

CiênciaEmPauta, por Marlúcia Seixas

http://pceamazonas.com.br/2013/11/27/estudantes-tem-encontro-marcado-na-feira-de-ciencias-da-amazonia/

Page 24: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – D24Am Editoria: Pag: Assunto: Inscrições para o Ciência sem Fronteiras terminam na sexta-feira

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

Inscrições para o Ciência sem Fronteiras terminam na sexta-feira27 Nov 2013 . 16:40 h . Estadão Conteúdo . [email protected]

Programa vai dar bolsa sanduíche para estudantes de graduação em 20 países.

São Paulo - Vão terminar na sexta-feira as inscrições para cursos no Reino Unido, Bélgica, Canadá, Holanda, Finlândia, Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Alemanha, França, Itália, Suécia, Noruega, Irlanda, China, Hungria, Japão e Áustria.

O Ciência sem Fronteiras foi lançado em 2011 com a meta de conceder 101 mil bolsas de graduação e pós-graduação até 2015. Até agora, no entanto, somente 37,8 mil alunos viajaram para fora do País pelo programa do governo federal.

“O nível de proficiência dos alunos é um problema para o preenchimento de todas as vagas”, opina Vinícius Barreto, diretor da Australian Centre em São Paulo– agência responsável pelos estudantes interessados em estudar em cinco universidades da Austrália. “Mesmo audaciosa, a meta do governo de levar 100 mil estudantes deve ser cumprida”, ressalva.

Para se inscrever é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido nota igual ou superior a 600 pontos, apresentar teste de proficiência em língua estrangeira aceita pela instituição de destino e ter cumprido no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo do curso de graduação.

O programa escolhe alunos das seguintes áreas de formação: Ciências Exatas e da Terra; Energias

Sim

Não

Sim Não

Page 25: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Renováveis; Tecnologia Mineral; Formação de Tecnólogos; Biotecnologia; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Nanotecnologia e Novos Materiais; Produção Agrícola Sustentável; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Fármacos; Biodiversidade e Bioprospecção; Tecnologia Aeroespacial; Ciências do Mar; Computação e Tecnologias da Informação; Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde.

A bolsa concedida aos candidatos selecionados vai custear a permanência do aluno por até 12 meses para a realização de estudos em tempo integral. Os estudantes também terão auxílio-instalação, seguro-saúde, auxílio-deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio-material didático, para compra de computador portátil ou tablet.

http://www.d24am.com/amazonia/ciencia/inscrices-para-o-ciencia-sem-fronteiras-terminam-na-sextafeira/101024

Page 26: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – Inpa Editoria: Pag: Assunto: Seminário de Avaliação do PCE apresenta cerca de 200 projetos de alunos

da rede pública

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

Seminário de Avaliação do PCE apresenta cerca de 200 projetos de alunos da rede pública2013-11-27 - 12:51:08O evento acontece nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29) e encerra as atividades do programa no ano de 2013Ascom PCE

O Programa Ciência na Escola (PCE) realiza nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29) o Seminário Final de Avaliação do programa com a apresentação de aproximadamente 200 projetos de iniciação à pesquisa desenvolvidos por alunos e professores de escolas públicas. Realizado pela Fundação de Aparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em parceria com outras instituições do Estado, o programa tem o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI).

As apresentações no Seminário ocorrem das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, Parque 10, zona Centro-Sul de Manaus. A exposição dos banners será opcional no contraturno das apresentações.

O objetivo é consolidar o conhecimento adquirido no âmbito do programa para contribuir e promover a socialização do saber científico na comunidade escolar.

Além de contar com a participação de 190 projetos de Manaus, os jovens cientistas do município Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros da capital) apresentarão três projetos. Também participam das atividades de encerramento das atividades do programa, consultores, coordenadores, além ter o

Sim

Não

Sim Não

Page 27: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

acompanhamento e avaliação do PCE.

Regras de apresentação

As apresentações terão 20 (vinte) minutos, com a utilização de recursos visuais, conforme estabelecido o edital N. 013/2012, com 10 (dez) minutos para considerações e perguntas. Os projetos são de áreas diversas do conhecimento científico, como educação física, ciências naturais/ biologia, letras/ língua portuguesa, letras / língua inglesa, multidisciplinar, ciências naturais química, filosofia, história e matemática.

Baixe aqui o calendário de apresentações dos dias 28 e 29.

Foto da chamada: Luana Moura/ PCE

http://www.inpa.gov.br/noticias/noticia_sgno2.php?codigo=3074

Page 28: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: UEA participa da Feira de Ciências da Amazônia e da Fiam

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

UEA participa da Feira de Ciências da Amazônia e da FiamPostado em 27/11/2013A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participa, hoje (27) e amanhã (28), da 1ª Feira Competitiva & Temática do Brasil e Feira de Ciências da Amazônia (FCA), no Centro de Convivências da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus. Na ocasião, a universidade expor ações desenvolvidas nos projetos UEA Cidadã, Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) e Telessaúde.

A FCA é a primeira feira de ciências temática do Brasil, e abordará a Sustentabilidade Social e Ambiental. O evento caracteriza-se como uma oportunidade para a exposição de trabalhos e projetos, e é direcionado a alunos entre o 8º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio, além de estudantes de cursos técnicos e demais interessados.

A organização da Feira está sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric) e Ufam, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e parcerias do Programa Ciência na Escola (PCE) e Humanitary Fountation.

FIAM

A UEA também participa da 7ª edição da Feira Internacional da Amazônia (Fiam), no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus. Serão apresentados os projetos “Controle Remoto de TV via Telefone Celular” e “Sistema Móvel Compacto para o Ensino de Automação Industrial”, desenvolvidos no Laboratório de Sistemas Embarcados da Universidade.

A Feira Internacional da Amazônia é promovida pela Superintendência da Zona Franca de Manaus

Sim

Não

Sim Não

Page 29: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

(Suframa).

CONTROLE REMOTO DE TV VIA TELEFONIA CELULARr

O sistema “Controle Remoto de TV via Telefone Celular” consiste em um controle de funções básicas como ligar/desligar e alterar o canal de qualquer televisor através de um smartphone, que pode ser controlado através da voz do usuário. O sistema proposto pode ser adaptado em praticamente qualquer tipo de televisor, ou seja, o televisor não precisa ser de última geração e não será necessária qualquer instalação ou modificação física. Para o funcionamento do sistema basta apenas a disposição do hardware próximo ao televisor que estiver em uso, assim como os controles convencionais.

SISTEMA MÓVEL COMPACTO PARA O ENSINO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

A inexistência de um laboratório de eletrônica com recursos para automação industrial nas cidades periféricas de Manaus torna os cursos voltados para esse fim pouco eficiente, pois não garante a prática que os alunos participantes necessitam, mesmo tendo assimilado toda a teoria. Com o pensamento em minimizar esse problema foi desenvolvido um sistema compacto de fácil transporte compostos com os equipamentos de PLC, IHM, motor DC, fonte chaveada, botoeiras, LEDs, sensores indutivos e protocolos de comunicação que podem ser acessados dentro de uma maleta.

A maleta de treinamento oferece diversos recursos para simulação de uma planta industrial em instituições de ensino. Desenvolvido para utilização em cursos de Automação Industrial, Mecatrônica, Instrumentação ou em disciplinas específicas de Controladores Programáveis (CP) e, ainda, nos cursos técnicos oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), sendo uma solução didática para um completo aprendizado em sala de aula e em outros locais fora de sede, com facilidade no transporte e armazenamento.

Fonte: UEA

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/11/uea-participa-da-feira-de-ciencias-da-amazonia-e-da-fiam/

Page 30: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: InovAmazonas começa nesta quarta-feira, 27

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

InovAmazonas começa nesta quarta-feira, 27CIÊNCIAEMPAUTA, POR MARLÚCIA SEIXASPostado em 27/11/2013Um público heterogêneo, mas que em comum tem o interesse por Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) é esperado, nesta quarta e quinta-feira (27 e 28), no InovAmazonas e na Feira de Ciências da Amazônia (FCA).

A 4ª edição do Workshop Internacional de Inovação do Amazonas (InovAmazonas) é um evento direcionado a empreendedores, empresários, pesquisadores, gestores de instituições de pesquisa e demais interessados em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O encontro será no auditório Guilherme Nery, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam (FEFF), no mini campus, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Já a 1ª Feira Competitiva & Temática do Brasil e Feira de Ciências da Amazônia (FCA) acontece no Centro de Convivência da universidade (na Faculdade de Tecnologia – FT). Estes eventos destinam-se a estudantes do ensino fundamental, médio, de cursos tecnológicos e a pessoas ligadas à educação.

O Centro de Convivência vai abrigar também estandes de instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas, que na oportunidade apresentarão projetos, programas, ações e atividades ligadas às áreas de educação, entretenimento, qualidade de vida, Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

INOVAMAZONAS

A edição deste ano vai abordar o tema “Estratégias de interação Universidade – Empresa para promoção da inovação no Estado do Amazonas”. O objetivo é divulgar e discutir as formas

Sim

Não

Sim Não

Page 31: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

existentes de aproximação entre a academia e o setor produtivo, os desafios e soluções para a ampliação da inovação.

Durante o workshop serão apresentadas experiências de sucesso desse tipo de parceria, os mecanismos de fomento à inovação disponíveis, e o impacto dessas ações sobre o desenvolvimento econômico e social.

O InovAmazonas é realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia Inovação (SECTI–AM), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Ufam, Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Rede Amazônica de Instituições em Prol do Empreendedorismo e da Inovação (Rami) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam). E conta com o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Conjuntamente acontecem o II Fórum Amazônia de Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade e o II Encontro Regional da Rede Amazônica de Incubadoras de Negócios, a serem realizados no mesmo local, de 9h às 12h e de 14h às 17h. O credenciamento inicia às 8h.

Confira aqui a programação.

FEIRAS

A FCA é a primeira feira de ciências temática do Brasil. O tema é “Sustentabilidade Social e Ambiental”. Já a 1ª Feira Competitiva & Temática do Brasil vai expor trabalhos e projetos, previamente selecionados, e que concorrem a prêmios e a viagens para apresentações em outros eventos da área de CT&I.

O evento chama atenção para a importância das pesquisas e das atividades científicas. Serão apresentados trabalhos e projetos de estudantes do ensino fundamental e médio.

A organização das Feiras está sob responsabilidade da SECTI-AM, em parceria com a Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric), Ufam, Fapeam, Programa Ciência na Escola (PCE) e Humanitary Fountation.

Acompanhe aqui a entrevista com o Marcel Siqueira, da Abric.

EXPOSIÇÃO

Estandes de instituições parceiras estão montados no Centro de Convivência da Ufam. O espaço vai abrigar instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas, empreendedores, empresas e instituições representativas do poder público e do comércio.A 1ª Feira Competitiva & Temática do Brasil e Feira de Ciências da Amazônia (FCA) acontecem no Centro de Convivência da Ufam (na Faculdade de Tecnologia - FT). Foto: CIÊNCIAemPAUTA

A 1ª Feira Competitiva & Temática do Brasil e Feira de Ciências da Amazônia (FCA) acontecem no Centro de Convivência da Ufam (na Faculdade de Tecnologia – FT). Foto: CIÊNCIAemPAUTA

O objetivo é promover a integração entre a academia, empresas, instituições, pesquisadores e comunidade.

Page 32: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Dentre as instituições que participam estão: 4º. CTA, Fametro, FNE, FVS, Hemoam, IAL, Idesam, Inpa, Seduc, Semed, Semsa, La Salle, Sesc, Ufam, Uninorte, Amazon Doces, Aroma Ativo, Associação Mulheres Indígenas, Bemol, Bombons Finos, Copamart, Couro D’Agua, Cetam, Fapeam, Ipaam, CRQ, e Sebrae.

VISITAÇÃO

A circulação de estudantes no evento será grande. Ônibus foram designados por instituições e órgãos parceiros para transportar alunos de escolas previamente contatadas para as visitas acompanhadas.

Equipes de monitores farão a recepção e acompanhamento dos estudantes na exposição. A ideia é motivar os alunos para a participação em eventos da área de CT&I e também estimular o interesse por pesquisas e pela Ciência.

A visitação será feita no horário de 9h às 12h e de 14h às 17h.

CiênciaEmPauta, por Marlúcia Seixas

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/11/inovamazonas-comeca-nesta-quarta-feira-27/

Page 33: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Jogos interativos inovam no ensino-aprendizagem de História

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

Jogos interativos inovam no ensino-aprendizagem de HistóriaPostado em 27/11/2013Aliar o ensino de História às ferramentas que a tecnologia dispõe foi a ideia inovadora de um grupo de estudantes do ensino médio da Escola Fucapi. Eles desenvolveram uma pesquisa de iniciação científica e elaboraram uma coleção de jogos intitulada ‘Vencendo Barreiras no Ensino de História’.

O trabalho é desenvolvido com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) via Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr).

O projeto tem o objetivo de criar atividades interativas na disciplina de história fornecendo ferramentas necessárias para facilitar a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental II.

“Muitos alunos não têm dificuldades só em Matemática e em Biologia, mas tem necessidade de aprender mais sobre datas e personagens históricos. Pensando nisso desenvolvemos um jogo utilizando tecnologias e com interação. O professor usa muito data show e então porque não fazer isso aplicado a um jogo interativo?”, ponderou um dos pesquisadoresm Lucas de Souza, aluno do 1º ano do Ensino Médio da Escola Fucapi.

Para a elaboração dos DVDs dos jogos, divididos por assuntos de cada série do Ensino Fundamental II (5º ao 9º ano), a seleção do conteúdo foi feita a partir de uma pesquisa de campo no Centro Educacional Frances Burnett, na zona norte de Manaus, em que os alunos identificaram os principais conteúdos de história que tinham mais dificuldades enfrentam na aprendizagem de história. A coleção dos jogos foi doada para a escola.

Os jogos apresentam conteúdo de história que é ministrada durante um ano letivo e se configuram em uma maneira mais fácil e divertida para tratar os temas da disciplina.

Sim

Não

Sim Não

Page 34: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Sob a orientação da professora da Escola Fucapi, Cícera Costa, o trabalho tem a proposta de contribuir com o ensino aprendizagem, ajudando os alunos a compreender e despertar um pouco mais de atenção na disciplina de História utilizando estratégias, raciocínio e ao mesmo tempo diversão.

Com os jogos, a ideia é favorecer o estudo da disciplina tanto para o professor quanto para o aluno, contribuindo com uma ação pedagógica de qualidade que desenvolva a concentração, o raciocínio lógico, a paciência e a disciplina do estudante. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos e bolsistas da Fapeam: Isadora Zambon, Kazuhiko Shibuia, Lucas Franklin de Souza Coelho e Rodrigo Auzier Sobreira Campos.

PIBIC Jr

O Pibic Jr. é um programa, desenvolvido em parceria com o CNPq, que consiste em apoiar, a inserção de estudantes de ensino médio em projetos de pesquisa em instituições públicas e privadas do Estado do Amazonas, com recursos financeiros e bolsas.

Fonte: Portal Fucapi

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/11/jogos-interativos-inovam-no-ensino-aprendizagem-de-historia/

Page 35: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: A ciência vai ao público

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

A ciência vai ao públicoPostado em 27/11/2013Revista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) deste mês, edição 213, aborda a importância da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) para a popularização da ciência no País, e ressalta a mobilização dos Estados e municípios, especialmente os da região Norte.

O Amazonas destaca-se no cenário nacional por ser o único Estado a promover atividades da SNCT em todos os seus municípios.

Na matéria, Odenildo Sena, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação ressalta os avanços alcançados na difícil tarefa de interiorizar a ciência no Amazonas, e fala da importância Fapeam nessas conquistas.

Acompanhe o texto de Bruno de Pierro, clique.

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/11/a-ciencia-vai-ao-publico-2/

Sim

Não

Sim Não

Page 36: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Benefícios econômicos dos parques tecnológicos são discutidos no primeiro

dia do InovAmazonas

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

Benefícios econômicos dos parques tecnológicos são discutidos no primeiro dia do InovAmazonasCIÊNCIIAEMPAUTA, POR MARLÚCIA SEIXASPostado em 27/11/2013A importância dos parques tecnológicos para o crescimento das empresas e desenvolvimento regional foi consenso no primeiro dia do Workshop Internacional de Inovação do Amazonas (InovAmazonas).

O impacto que aproximação entre a academia e setores produtivos provocam na economia foram confirmados pela palestrante Elisabetta Epifori, diretora de Operações do Polo Tecnológico de Navacchio, na Itália

Segundo ela, a região sofria com um PIB negativo e poucas perspectivas de desenvolvimento. “O parque tecnológico é um centro de repasse de informações para acesso à inovação, e para qualquer país se desenvolver necessita que seus cidadãos tenham acesso à qualificação profissional e acadêmica”, disse.

Com a implantação de um novo parque tecnológico em Navacchio, a cidade se transformou, e os moradores passaram a ter acesso a serviços e oportunidades, antes não oferecidos. “Uma estrutura social passou a existir a partir da superação dos desafios econômicos”, completou Epifori.

CT&I EM DEBATE

O InovAmazonas está na sua 4ª edição. É um evento promovido pela Secretaria de Estado de

Sim

Não

Sim Não

Page 37: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM). Este ano acontece no auditório Guilherme Nery, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), no mini campus, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Empreendedores, empresários, pesquisadores, gestores de instituições de pesquisa e demais interessados em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) formam o público-alvo do evento.A importância dos Parques Tecnológicos para o crescimento das empresas e desenvolvimento regional foi consenso no primeiro dia do InovAmazonas. Foto: Marlúcia Seixas

A importância dos parques tecnológicos para o crescimento das empresas e desenvolvimento regional foi consenso no primeiro dia do InovAmazonas. Foto: Marlúcia Seixas

O InovAmazonas é realizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Ufam, Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Rede Amazônica de Instituições em Prol do Empreendedorismo e da Inovação (Rami) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam). E conta com o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

“Parques tecnológicos e incubadoras como espaços sustentáveis de integração entre academia e indústria” foi o tema da mesa de debate que deu início à programação da tarde. A coordenação foi da presidente da Rede Amazônica de Instituições em Prol do Empreendedorismo e da Inovação (Rami), Jane Márcia Moura.

Também participaram da mesa, a pró-reitora de Inovação Tecnológica da Ufam, Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves; a presidente da Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará, Técia Vieira Carvalho e o diretor da Agência de Inovação Tecnológica (Universitec/UFPA), Gonzalo Enriquez.

Para fechar a programação, foi realizada ainda a Assembleia Geral da Rede Amazônica de Incubadoras de Negócios (Rami).

CiênciaEmPauta, por Marlúcia Seixas

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/11/beneficios-economicos-dos-parques-tecnologicos-foram-discutidos-no-primeiro-do-inovamazonas/

Page 38: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Brasil e Coréia ampliam parceria para a Ciência e Tecnologia

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

Brasil e Coréia ampliam parceria para a Ciência e TecnologiaPostado em 27/11/2013A diretora de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Liane Hentschke, se reuniu com o embaixador da República da Coréia no Brasil, Koo Bon-Woo, para tratar da cooperação entre os dois países na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).No encontro, foi negociada a assinatura de um Memorando de Entendimento com a National Research Foundation of Republic of Korea (NRF), instituição coreana responsável pelo fomento à pesquisa científica e tecnológica, com a previsão do lançamento de novas chamadas para projetos de pesquisa, em 2014.Durante a reunião, que ocorreu na Embaixada da República da Coréia em Brasília, foi relatada a situação da parceria no programa Ciência sem Fronteiras, que já enviou 317 bolsistas para a Coréia do Sul, dos quais 316 são de graduação-sanduíche e 188 estão cursando engenharias e demais áreas tecnológicas.O CNPq conta com a parceria de duas grandes corporações sul-coreanas, a Hyundai Motor Group e a Pohang Iron and Steel Company (POSCO), que estão entre as financiadoras do programa Ciência sem Fronteiras.A Cooperação Científica e Tecnológica entre o CNPq e a Coreia do Sul ocorre por meio de chamadas de projetos, em especial nas áreas de Células-tronco, Eletro-eletrônica, Tecnologias da Informação e Comunicação, Biotecnologia, Metalurgia, Tecnologias limpas, Biocombustíveis, Nanotecnologia, Biodiversidade, Energia Nuclear, Mineração, Planejamento Urbano e Transporte Férreo e Naval.Fonte: CNPqhttp://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/11/brasil-e-coreia-ampliam-parceria-para-a-ciencia-e-tecnologia/

Sim

Não

Sim Não

Page 39: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Cientistas defendem acesso aberto às pesquisas

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

Cientistas defendem acesso aberto às pesquisasPostado em 28/11/2013A maioria dos pesquisadores pensa em publicar seus artigos nas melhores revistas científicas do mundo. No entanto, essa realidade começa a mudar. Alguns profissionais preferem divulgar os resultados dos estudos em plataformas on-line de livre acesso ao público.

A constatação foi apresentada, nesta quarta-feira (27), no Fórum Mundial de Ciência (FMC) realizado no Rio de janeiro. “Quem não divulga os resultados das pesquisas feitas não é cientista e não contribui para o avanço da ciência”, avalia o economista e consultor Eduardo Viotti.

Segundo o especialista, falta às revistas científicas mais esforços para democratizar e popularizar a ciência. Ele aponta que algumas publicações chegam a lançar apenas quatro edições por ano a um preço de assinatura anual fixada em US$ 10 mil.

Uma das alternativas apontadas por Viotti é a biblioteca Scielo. “Essa plataforma possui centenas de estudos e jornais científicos brasileiros, latino-americanos e africanos. O avanço do conhecimento e a difusão dele nos países mais pobres pode ser atingido por meio do avanço dessas plataformas”, explica Viotti.

Na Nigéria, a ciência, tecnologia e inovação (CT&I) são levadas à sociedade para tentar diminuir o índice de pobreza. O diretor geral do Escritório Nacional de Promoção da Tecnologia, Umar Buba Bindir, destacou ações como a de levar os dados e as imagens coletadas por satélites às escolas.

“Inovar significa diversificar e diminuir as desigualdades sociais. No núcleo da diversidade está a educação. Se não nos comprometermos com ela será muito difícil ter sucesso no desenvolvimento com a preservação do clima”, garantiu Bindir.

Sim

Não

Sim Não

Page 40: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Para o diretor nigeriano, os parlamentares de diversos países terão um papel importante no desenvolvimento econômico de forma sustentável. “As políticas públicas de educação, ciência, tecnologia e inovação são as chaves para disseminar o conhecimento e assim estimularmos nossas populações a se desenvolverem da forma correta.”

ATUAÇÃO LEGISLATIVA

O papel dos deputados e senadores na promoção da ciência foi tema da penúltima sessão plenária do FMC. Na opinião de Eduardo Viotti é preciso que mais parlamentares atuem em prol da ciência. Ele acredita que o baixo retorno em votos afastam os políticos das ações de CT&I.

“Em geral, parte das ações de ciência e tecnologia se dá em longo prazo, beneficiando grupos difusos e diferentes gerações. Isso é um fator que impede muitos parlamentares de se reeleger e por isso poucos atuam a favor da comunidade científica”, avalia Viotti.

Para ele, a alternativa é aumentar o conhecimento de crianças e jovens sobre CT&I. “Isso pode ser útil para promovermos a consciência política do eleitorado e evitarmos que esse seja um obstáculo para o desenvolvimento cientifico e tecnológico sustentável.”

Presente na mesa de debate, o deputado Sibá Machado (PT-AC) destacou o papel do Congresso Nacional nas atividades promotoras de pesquisa e desenvolvimento. “Qualquer pesquisa é regulada por uma série de mecanismos que nascem no parlamento. Quanto mais congressistas trabalhando pelo aperfeiçoamento e elaborações de leis científicas melhor será o processo de desenvolvimento das nações”.

No Brasil, estão sendo elaborados quatro mecanismos para alterar o atual marco regulatório. Dois deles já tramitam no Câmara dos Deputados. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n° 290, que pode ser votada neste ano, propõe alterações para dar legalidade às mudanças que serão sugeridas no Projeto de Lei n° 2.177/2011, que traz alterações na Lei de Inovação e Lei do Bem.

Ainda estão sendo finalizados o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), para facilitar o uso de recursos públicos em pesquisas, e um projeto de lei para criar novas regras de acesso à biodiversidade brasileira.

Fonte: MCTI

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/11/cientistas-defendem-acesso-aberto-as-pesquisas/

Page 41: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – Ciência em Pauta Editoria: Pag: Assunto: Comissão vota PEC que incentiva ciência, tecnologia e inovação

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

Comissão vota PEC que incentiva ciência, tecnologia e inovaçãoPostado em 27/11/2013A Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 290/13, que incentiva os setores de ciência e tecnologia no País, deve votar, nesta quarta-feira (27), o parecer do relator à proposta. A reunião está prevista para o período da tarde, em local ainda não definido.

A PEC acrescenta as expressões “ciência, tecnologia, pesquisa e inovação” em diversos artigos da Constituição, de forma a ampliar a competência legislativa, as políticas públicas e a concessão de estímulos da União, dos estados e dos municípios para essas áreas. Atualmente, o texto constitucional prevê que somente a pesquisa científica básica receberá tratamento prioritário do Estado.

MODIFICAÇÕES

A proposta permite à União vincular parcela de sua receita a entidades de fomento ao ensino e à pesquisa científica. Hoje, o texto constitucional já permite que estados e o Distrito Federal façam essa vinculação. Emenda do relator inclui também os municípios no rol de entes que possuem essa faculdade.

Outra emenda permite a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos direcionados às atividades de ciência, tecnologia e Inovação de uma categoria de programação para outra, sem a necessidade da prévia autorização legislativa. “Tal alteração visa conceder maior liberdade na administração dos recursos destinados a pesquisas”, explicou.

A proposta também admite a adoção de mecanismos especiais ou simplificados de contratação de

Sim

Não

Sim Não

Page 42: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

bens e serviços, de controle e de tributação nas atividades de ciência, tecnologia e inovação.

Além disso, a PEC admite a cessão temporária de recursos humanos, equipamentos e instalações a entes públicos e privados pelo Poder Público. É previsto ainda que o Estado deverá estimular a inovação em empresas.

Fonte: Confap

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/11/comissao-vota-pec-que-incentiva-ciencia-tecnologia-e-inovacao/

Page 43: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – Portal do Governo do Estado do Amazonas

Editoria: Pag:

Assunto: Fapeam publica listas de contemplados da 9ª chamada dos RHs Mestrado e

InteriorizaçãoCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

Fapeam publica listas de contemplados da 9ª chamada dos RHs Mestrado e Interiorização15:09 - 27/11/2013Os resultados das análises das propostas submetidas aos dois editais de fluxo contínuo do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas, os RHs Mestrado (Edital 003/2013) e Interiorização (Edital 005/2013) já foram divulgados no portal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Ao todo, foram aprovadas seis propostas, sendo quatro do mestrado e duas do edital de interiorização, que terão uma duração média de 2 anos. No total, o Governo do Amazonas está investindo, por meio da Fapeam, mais de R$ 180 mil em bolsas e auxílios.

Contemplados na nona chamada do RH-Mestrado, a pesquisadora Laryssa Lopes de Araújo – S.V.E, desenvolverá uma pesquisa chamada “Dimensões nasofaríngeas em sujeitos sem anomalias craniofaciais: dados normativos”, Universidade de São Paulo – USP.

Irinete Carvalho da Costa, pesquisadora da Susam, vai para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolver um estudo sobre a “Norma Regulamentadora 35: Análise dos Fatores Psicossociais na Saúde do Trabalhador que Executa Atividades em Altura no Setor Elétrico”.

Na área de odentologia o pesquisador, Cláudio do Carmo Gonçalves fará uma “Análise Comparativa entre Enxerto Ósseo Autógeno Fresco Onlay e Biomaterial (BIOSS) Associado à Membrana Não-Reabsorvivel com Reforço Metálico em Região de Pré-Maxila Atrófica em Grupo de Pacientes na Cidade de Manaus”, no Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic

Sim

Não

Sim Não

Page 44: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

(SLMandic) e o pesquisador Carlon Gama de Azevedo, estudará a “Otimização de Funções de Várias Variáveis Reais: Métodos Iterativos Clássicos”, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Os contemplados no Programa RH-Interiorização que desenvolverão trabalhos na Ufam são Dayan de Araujo Marques, de Coarí, como o projeto “Verificação da evolução do conceito de ligações químicas em alunos de um curso superior”, e Maria Aldenora Costa Navegante, Itacoatiara, com o projeto “Avaliação da Atividade Antimicrobiana de Cinco Espécies da Família Piperaceae: Piper callosum, Piper demeraranum, Piper kigelianum, Piper baccans e Piper hispidum”.

Sobre os programas – Os programas são em fluxo contínuo, ou seja, serão ofertadas bolsas enquanto houver recursos.

RH-Mestrado – Concede bolsas de mestrado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em outros Estados da Federação ou no Estado do Amazonas desde que o Programa de Pós-Graduação não tenha sido atendido pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad).

RH-Interiorização – O programa RH-Interiorização é resultado de uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas para elevar o nível dos profissionais residentes no interior do Estado do Amazonas, por meio da oportunidade de participação em cursos de pós-graduação, em programa credenciado pela Capes, em instituições sediadas em Manaus ou em outros Estados da Federação.

http://www.amazonas.am.gov.br/2013/11/ fapeam -publica-listas-de-contemplados-da-9a-chamada- dos-rhs-mestrado-e-interiorizacao/

Page 45: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – Portal do Governo do Estado do Amazonas

Editoria: Pag:

Assunto: Workshop de Inovação discute aproximação entre indústria e instituições

de ensino superiorCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

Workshop de Inovação discute aproximação entre indústria e instituições de ensino superior16:50 - 27/11/2013A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) realiza nesta quarta-feira e quinta-feira, respectivamente dias 27 e 28 de novembro, a quarta edição do Workshop Internacional de Inovação do Amazonas (InovAmazonas), que pretende discutir a aproximação ente as instituições superiores de ensino com as indústrias e o setor de inovação e tecnologia no Estado.

Também participam da organização do evento, que está sendo realizado no auditório Guilherme Nery, na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, na avenida General Rodrigo Octávio, nº 6.200, Coroado 1, zona leste, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

No primeiro dia do workshop, a palestrante foi a diretora de operações do Polo Tecnológico de Navacchi na Itália, Elisabetta Epifori, que há três anos trabalha junto a instituições locais na orientação e troca de experiências sobre o setor de incubadoras, start-ups e spin-offs acadêmicas. O polo é considerado uma referência em tecnologia no mundo e faz parte da rede de incubadoras da Toscana (Itália), da TecnoRete regional e da Associação Mundial de Parques Científicos e Tecnológicos (Iasp). Incubadoras em expansão – Durante a palestra para profissionais do setor, Elisabetta falou sobre as iniciativas de sucesso e fez um panorama geral do que é desenvolvido na Itália. Sobre o setor amazonense, ela destacou o crescimento da área e falou sobre os planos futuros de trabalho entre Brasil e Itália. “Percebemos que o setor de incubadoras em Manaus está em expansão, mas ainda

Sim

Não

Sim Não

Page 46: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

existe a necessidade de trabalhar nesse sentido. O objetivo é desenvolver uma relação entre as incubadoras italianas e o setor do Amazonas nos próximos anos”.A secretária executiva da Secti-AM, Ana Alcides Moraes, afirmou que o evento é uma excelente oportunidade para que as instituições locais troquem informações sobre inovação e tecnologia com instituições que já estão no mercado há mais tempo e possuem mais experiências no setor.

Segundo a secretária, o Amazonas tem alcançado avanços no setor de inovação e tecnologia, mas ainda é preciso intensificar o investimento na área. “Nós já estamos caminhando com alguns passos à frente. Esse espaço do Inova é um espaço que a gente acha que fortalece isso e que de certa forma é uma estratégia para aproximar essas incubadoras do setor produtivo da academia e fortalecer a subvenção econômica”.

Investimentos do Estado – Presidente em exercício da Fapeam, Andréia Waichman ressaltou os investimentos feitos na área pelo Governo do Estado nos últimos anos. De acordo com ela, no último ano, os investimentos chegaram a aproximadamente R$ 15 milhões, com o lançamento de editais para incentivos às incubadoras e estímulo às micro e pequenas empresas criadas nessas plataformas.

http://www.amazonas.am.gov.br/2013/11/workshop-de-inovacao-discute-aproximacao-entre-industria-e-instituicoes-de-ensino-superior/

Page 47: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Editoria: Pag:

Assunto: FMC pede engajamento de cientistas por novo desenvolvimentoCita a FAPEAM:

Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

FMC pede engajamento de cientistas por novo desenvolvimento27/11/2013 - 15:35A declaração do 6º Fórum Mundial de Ciência (FMC) foi divulgada no início da tarde desta quarta-feira (27), no encerramento do encontro, no Rio de Janeiro. O documento aprovado pelos participantes enfatiza a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento e a responsabilidade da ciência na sua construção.

O texto defende intensos esforços de pesquisa, com abordagens interdisciplinares e transdisciplinares, para enfrentar os desafios crescentes do desenvolvimento sustentável global, dos quais são destacados: crescimento populacional, mudanças climáticas, catástrofes, escassez de energia e água, concentrações urbanas em crescimento, epidemias, desigualdade social e pobreza.

É frisado o imperativo de repensar as iniciativas científicas e a cooperação em face da atual desigualdade no acesso a conhecimento, recursos naturais e serviços sociais entre outros itens. “Isso implica a construção de um novo paradigma de desenvolvimento, que combina a possibilidade de desenvolvimento social e econômico regional com a conservação da natureza e da cultura dos povos indígenas”, concluem os participantesdo fórum.

O conteúdo reafirma conclusão do documento The Future We Want (“O futuro que queremos”, resultado da conferência Rio+20), de que “erradicar a pobreza é o maior desafio global que o mundo enfrenta hoje, e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável”.

Segundo a declaração, os cientistas são eticamente responsáveis, de forma individual e coletiva, pelo avanço da ciência e pelo uso de seus benefícios para a sociedade. Além disso, é urgente o

Sim

Não

Sim Não

Page 48: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

diálogo com o público geral para o desenvolvimento de investigações em áreas com implicações morais e éticas.

Encerramento

A cerimônia foi conduzida pelos presidentes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, e de sua correspondente húngara, Jószef Pálinkás. Compuseram a mesa o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Glaucius Oliva, representando o ministro Marco Antonio Raupp, e a diretora-geral assistente para as Ciências Naturais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Gretchen Kalonji.

Por videoconferência, a princesa Sumaya bint El Hassan, presidenta da Sociedade Científica Real da Jordânia, comentou o resultado das negociações e a futura realização da oitava edição do fórum, em 2017, em seu país – a de 2015 será na Hungria.

Texto: Pedro Biondi – Ascom do MCTI

http://www.mcti.gov.br/index.php/content/view/351412/FMC_pede_engajamento_de_cientistas_por_novo_desenvolvimento.html

Page 49: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Editoria: Pag:

Assunto: Cientistas defendem acesso aberto às pesquisasCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

Cientistas defendem acesso aberto às pesquisas27/11/2013 - 19:16A maioria dos pesquisadores pensa em publicar seus artigos nas melhores revistas científicas do mundo. No entanto, essa realidade começa a mudar. Alguns profissionais preferem divulgar os resultados dos estudos em plataformas on-line de livre acesso ao público.

A constatação foi apresentada, nesta quarta-feira (27), no Fórum Mundial de Ciência (FMC) realizado no Rio de janeiro. “Quem não divulga os resultados das pesquisas feitas não é cientista e não contribui para o avanço da ciência”, avalia o economista e consultor Eduardo Viotti.

Segundo o especialista, falta às revistas científicas mais esforços para democratizar e popularizar a ciência. Ele aponta que algumas publicações chegam a lançar apenas quatro edições por ano a um preço de assinatura anual fixada em US$ 10 mil.

Uma das alternativas apontadas por Viotti é a biblioteca Scielo. “Essa plataforma possui centenas de estudos e jornais científicos brasileiros, latino-americanos e africanos”, explica Viotti. “O avanço do conhecimento e a difusão dele nos países mais pobres pode ser atingido por meio do avanço dessas plataformas.”

Na Nigéria, a ciência, tecnologia e inovação (CT&I) são levadas à sociedade para tentar diminuir o índice de pobreza. O diretor geral do Escritório Nacional de Promoção da Tecnologia, Umar Buba Bindir, destacou ações como a de levar os dados e as imagens coletadas por satélites às escolas.

“Inovar significa diversificar e diminuir as desigualdades sociais. No núcleo da diversidade está a educação. Se não nos comprometermos com ela será muito difícil ter sucesso no desenvolvimento

Sim

Não

Sim Não

Page 50: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

com a preservação do clima”, garantiu Bindir.

Para o diretor nigeriano, os parlamentares de diversos países terão um papel importante no desenvolvimento econômico de forma sustentável. “As políticas públicas de educação, ciência, tecnologia e inovação são as chaves para disseminar o conhecimento e assim estimularmos nossas populações a se desenvolverem da forma correta.”

Atuação legislativa

O papel dos deputados e senadores na promoção da ciência foi tema da penúltima sessão plenária do FMC. Na opinião de Eduardo Viotti é preciso que mais parlamentares atuem em prol da ciência. Ele acredita que o baixo retorno em votos afastam os políticos das ações de CT&I.

“Em geral, parte das ações de ciência e tecnologia se dá em longo prazo, beneficiando grupos difusos e diferentes gerações. Isso é um fator que impede muitos parlamentares de se reeleger e por isso poucos atuam a favor da comunidade científica”, avalia Viotti.

Para ele, a alternativa é aumentar o conhecimento de crianças e jovens sobre CT&I. “Isso pode ser útil para promovermos a consciência política do eleitorado e evitarmos que esse seja um obstáculo para o desenvolvimento cientifico e tecnológico sustentável.”

Presente na mesa de debate, o deputado Sibá Machado (PT-AC) destacou o papel do Congresso Nacional nas atividades promotoras de pesquisa e desenvolvimento. “Qualquer pesquisa é regulada por uma série de mecanismos que nascem no parlamento. Quanto mais congressistas trabalhando pelo aperfeiçoamento e elaborações de leis científicas melhor será o processo de desenvolvimento das nações.”

No Brasil, estão sendo elaborados quatro mecanismos para alterar o atual marco regulatório. Dois deles já tramitam no Câmara dos Deputados. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n° 290, que pode ser votada neste ano, propõe alterações para dar legalidade às mudanças que serão sugeridas no Projeto de Lei n° 2.177/2011, que traz alterações na Lei de Inovação e Lei do Bem.

Ainda estão sendo finalizados o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), para facilitar o uso de recursos públicos em pesquisas, e um projeto de lei para criar novas regras de acesso à biodiversidade brasileira.

Texto: Felipe Linhares – Ascom do MCTIhttp://www.mcti.gov.br/index.php/content/view/351426/Cientistas_defendem_acesso_aberto_as_pesquisas.html

Page 51: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Editoria: Pag:

Assunto: Inscrições abertas para cases de inovação para a 14ª Conferência AnpeiCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

Inscrições abertas para cases de inovação para a 14ª Conferência AnpeiQua, 27 de Novembro de 2013 15:15Escrito por Agência Gestão CT&IA Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) abriu a seleção de cases de inovação para a 14ª Conferência Anpei de Inovação tecnológica.

Empresas de qualquer porte ou setor, além de instituições de pesquisa e tecnológicas poderão participar do processo, que selecionará os 24 melhores trabalhos para serem apresentados durante a feira. O evento será em São Paulo, entre os dias 28 e 29 de abril de 2014.

Os interessados em participar da seleção devem preencher a documentação no site www.anpei.org.br/Conferência até 30 de janeiro. A análise dos cases cadastrados será até 15 de fevereiro.

Os critérios de análise das propostas serão: relevância ao tema do evento (Modelo de Negócios Competitivos), resultados da inovação, clareza do texto, originalidade, replicabilidade da proposta, ineditismo, impacto da tecnologia e estágio do esforço inovador.

Informações pelo telefone (11) 3842-3533.

(Agência Gestão CT&I, com informações da Anpei)http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4881:inscricoes-abertas-para-cases-de-inovacao-para-a-14o-conferencia-anpei&catid=1:latest-news

Sim

Não

Sim Não

Page 52: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – Jornal da Ciência Editoria: Pag: Assunto: 1. Apresentada declaração final do 6º Fórum Mundial de Ciência, encerrado

hoje no Rio

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

1. Apresentada declaração final do 6º Fórum Mundial de Ciência, encerrado hoje no RioO documento recomenda que a comunidade científica faça uma autorreflexão para avaliar adequadamente as suas responsabilidades, deveres e regras de condutaA organização do 6º Fórum Mundial de Ciência divulgou a declaração final aprovada pelo 6 º Fórum Mundial da Ciência encerrado hoje no Rio de Janeiro. Realizado entre 24 e 27 de novembro, o encontro teve a presença de mais de 700 pesquisadores e representantes de 120 países. De acordo com o documento divulgado hoje, a realização do evento fora da Hungria foi parte de uma estratégia que permitiu a contribuição de potências científicas emergentes.

Dentre as recomendações aprovadas pelos participantes, estão a cooperação científica internacional e ações nacionais coordenadas para o desenvolvimento sustentável global. "Num sistema global complexo, com interdependências ambientais, econômicas e sociais, o desenvolvimento sustentável só é possível quando os esforços globais e nacionais são coordenados", diz o texto.

Outra recomendação diz respeito à educação para a redução das desigualdades e promoção da ciência e inovação global e sustentável. "Proporcionar educação de qualidade em ciência, tecnologia e engenharia deve ser considerada uma prioridade", diz a declaração que classifica a educação básica como elemento fundamental da cultura moderna e componente vital da capacidade de um país para competir na economia global.

O entendimento é de que os governos precisam investir fortemente em educação, e promover mudanças profundas na educação científica. Essas ações, segundo as proposições, devem estar intimamente relacionadas à inclusão social, à prosperidade, cidadania efetiva, e à construção de um

Sim

Não

Sim Não

Page 53: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

futuro sustentável para o planeta. "A sustentabilidade global requer o envolvimento de todos os membros da sociedade, em particular, a inclusão de mais mulheres na ciência", recomenda.

No ensino superior, são encorajadas abordagens interdisciplinares e cooperativas a fim de atender às necessidades complexas das sociedades contemporâneas e das indústrias modernas. "Na era atual, a cooperação internacional é essencial para atender às necessidades de recursos humanos altamente qualificados", argumenta o texto que salienta a necessidade de uma conduta responsável e ética da investigação e inovação.

De acordo com as propostas, na era da ciência global, a comunidade científica deve fazer uma autorreflexão para avaliar adequadamente as suas responsabilidades, deveres e regras de conduta em pesquisa e inovação. "A comunidade científica internacional deve partilhar um código universal de conduta que aborde direitos, liberdades e responsabilidades dos pesquisadores científicos e regras universais da pesquisa científica", propõe.A declaração reforça a ideia de que essas regras e políticas devem ser respeitadas por todos os países. "Para evitar possíveis danos causados pela ignorância ou má avaliação das consequências das novas descobertas e aplicações de conhecimento científico", alerta.

Os cientistas devem assegurar a primazia dos interesses morais e sociais sobre os interesses econômicos e políticos. "A inclusão social, como parte fundamental do desenvolvimento sustentável, é um imperativo ético e estratégico da pesquisa científica, tecnologia e da inovação", observa o texto que também recomenda o diálogo entre governos, sociedade, indústria e mídia.A fim de cumprir as metas globais de sustentabilidade, foi considerada a extrema importância de se envolver a sociedade e capacitá-la a participar de discussões sobre questões ambientais, éticas e morais e sobre os níveis de consumo insustentáveis. Ao poder público é recomendada a responsabilidade de promover novos padrões e atitudes para o uso sustentável e responsável dos recursos da Terra.

O envolvimento dos meios de comunicação foi considerado fundamental para a difusão do conhecimento científico e das ecisões políticas na área. Nesse sentido, a integração das ciências naturais, engenharia e ciências sociais foi classificada como essencial para a concepção de ações políticas eficazes que abordem questões globais de sustentabilidade.Também são recomendados mecanismos sustentáveis para o financiamento da ciência. Lembrando que as descobertas científicas são a base para a inovação e o desenvolvimento social e econômico, o documento afirma que o investimento em ciência é uma oportunidade para enfrentar os desafios globais internacionalmente.

A comunidade científica e as academias de ciências são conclamadas pela declaração a apoiar programas globais de sustentabilidade e a participar de discussões com os governos e a ONU (Organização das Nações Unidas). "Cientistas, políticos e sociedade precisam estar envolvidos nesse processo, em nível nacional, regional e global, pois isso será fundamental para pavimentar o caminho para alcançar o desenvolvimento sustentável global. O Fórum Mundial da Ciência, realizado no Rio de Janeiro, portanto, compromete-se a promover o uso da ciência para o desenvolvimento sustentável", conclui o texto.

Íntegra do documento em inglês:http://www.jornaldaciencia.org.br/links/Declaration2013FinalText.pdf

(Mario Nicoll / Jornal da Ciência)http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.php?id=90855

Page 54: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – Jornal da Ciência Editoria: Pag: Assunto: 2. Fórum Mundial de Ciência apresenta propostas para o desenvolvimento

sustentável global

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

2. Fórum Mundial de Ciência apresenta propostas para o desenvolvimento sustentável global

Artigo de Helena Nader* publicado no Correio Braziliens"A complexidade crescente de grandes desafios para a humanidade requer que a comunidade científica internacional assuma novos papéis, pois cada vez mais o mundo é moldado pela ciência e tecnologia, que devem ser considerados e assumidos como legado comum da humanidade". A assertiva aparentemente utópica, em um mundo desigual, consta da Declaração de Budapeste do Fórum Mundial de Ciência de 2011, sobre o tema Uma Nova Era para a Ciência Global. O evento bienal que reúne academias e sociedades científicas de todo o planeta acontece neste ano no Rio de Janeiro, entre os dias 24 e 27 de novembro, e carrega o ineditismo de ser realizado pela primeira vez fora da cidade de Budapeste.O tema deste 6º. Fórum Mundial de Ciência (FMC), "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global", resulta de uma extensa agenda de debates, trabalhos e propostas apresentados durante os encontros anteriores, que tiveram origem na Conferência Mundial de Ciência, organizada pela Unesco em Budapeste no ano de 1999. No último Fórum, em 2011, os participantes debateram e deliberaram sobre temas considerados cruciais para determinar o futuro da humanidade e o papel da ciência. Entre eles destacamos a questão da ética na pesquisa e na inovação, a necessidade de ampliar e fortalecer o diálogo com a sociedade sobre as implicações morais e éticas da ciência e da tecnologia, e a elaboração de políticas nacionais e internacionais que facilitem a equidade e a participação nos avanços da ciência e tecnologia.Não é pouca coisa. Tanto que o tema central do evento que acontece no Rio propõe um foco de todas essas questões amalgamadas no problema específico do desenvolvimento sustentável global,

Sim

Não

Sim Não

Page 55: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

presente hoje, ainda que em graus díspares, nas agendas de empreendimentos sociais, econômicos e políticos de todos os países.

O fato de o Brasil ser escolhido para realizar pela primeira vez o FMC fora da Hungria significa que nossa ciência atingiu maturidade, significa credibilidade dos cientistas brasileiros. Estamos nos preparando há mais de um ano. Com o intuito de reverberar o evento, o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), coordenador local do Fórum, em parceria com as principais organizações brasileiras representativas da ciência e tecnologia, realizaram sete encontros preparatórios em algumas das principais cidades do país - o primeiro deles em agosto do ano passado, em São Paulo - para promover ampla discussão nacional sobre o tema central do FMC. O resultado dos encontros preparatórios foi consolidado em um documento apresentado durante o Fórum.A SBPC participou da organização desses encontros e integra o comitê organizador do FMC, juntamente com a Unesco, o InternationalCouncil for Science (ICSU), a American Association for theAdvancementof Science (AAAS), a The World AcademyofSciences (TWAS), a European Academies Science AdvisoryCouncil(EASAC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), organizadora local do evento no Rio.

O FMC é também uma oportunidade para mostrar o avanço da ciência feita no Brasil. Nossa produção científica cresceu muito nas últimas décadas e hoje somos responsáveis por 2,7% do total mundial, o que nos coloca na 14ª posição. Nossa ciência e tecnologia são ainda recentes, se comparadas aos países mais desenvolvidos, mas temos polos de excelência em todo o país. Nos destacamos em setores como a indústria aeronáutica, tecnologias para a exploração do petróleo, produção do etanol, e avanços importantes nas ciências agrárias, doenças tropicais, medicina e odontologia, por exemplo.Contudo, apesar da colocação entre as oito maiores economias do mundo, o Brasil é o quarto país com maior desigualdade da América Latina. Se o Brasil quiser ocupar um lugar de destaque na economia mundial e deixar de ser um país que vende commodities, terá que investir pesado em educação e ciência.O Fórum Mundial de Ciência do Rio de Janeiro aborda desde questões elementares, como o abastecimento de água e esgoto para as populações, até discussões mais específicas, como o uso renovável das florestas. O que esperamos é que esse encontro notável de cientistas, representantes de organizações internacionais, academias, legisladores, e meios de comunicação, apresente propostas de soluções concretas para os desafios urgentes que a humanidade está enfrentando em todo o planeta.

*HELENA B. NADER, biomédica, professora titular da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal do Estado de São Paulo (EPM-Unifesp), e presidente da SBPC.

(Correio Braziliense)http://www.jornaldaciencia.org.br/links/AXX17-2611.pdf

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.php?id=90856

Page 56: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – CNPq Editoria: Pag: Assunto: Agências de fomento discutem integridade e ética em estudos científicos

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

Agências de fomento discutem integridade e ética em estudos científicos27 Nov 2013 09:27:00 -0200A qualidade dos estudos científicos e possíveis más condutas de pesquisadores colocaram em alerta as agências de fomento. O tema foi debatido no 6º Fórum Mundial de Ciência (FMC) 2013 nesta segunda-feira (25), no Rio de Janeiro. A integridade de pesquisas, segundo os palestrantes, é fundamental para a credibilidade da ciência.

De acordo com Paulo Beirão, um dos coordenadores do Conselho Global de Pesquisa (GRC, na sigla em inglês), é impossível afirmar se houve um aumento nos casos de fraudes, mas há uma probabilidade maior de detecção de “má fé e erros comuns” nas atividades de pesquisa e desenvolvimento. O conselho é a entidade representativa das agências de fomento no mundo.

“Qualquer artigo publicado hoje está sujeito a ser checado e verificado depois”, explicou. “O problema é que, apesar desse mecanismo de autoverificação, há custos, ou seja, uma informação incorreta pode gerar pesquisas com resultados incorretos. Isso gera desperdício de dinheiro e esforço humano”.

Por iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), o GRC votou, aprovou e apresentou, em maio deste ano, um documento que traz seis princípios básicos para uma conduta correta na pesquisa científica, a serem seguidos pelas agências de fomento.

“Essas medidas estão divididas em três vertentes, basicamente”, informou. “A primeira é sobre ações educativas e boas práticas na ciência. A segunda trata de como lidar com casos de má conduta

Sim

Não

Sim Não

Page 57: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

na investigação científica. O último aspecto é sobre uma colaboração internacional para que os países tenham ações convergentes”, explicou Beirão, que coordenou a elaboração do documento.

Brasil - Ele cita como exemplo de pró-atividade para o estímulo a pesquisas com responsabilidade a criação, pelo CNPq, da Comissão de Integridade em Atividade Científica (Ciac). Composto por representantes de diferentes áreas do conhecimento, o grupo criou regras para a conduta ética nas pesquisas e analisa, em nível nacional, casos de suspeita de fraude.

O Ciac pode aplicar, no Brasil, punições ao pesquisador e à instituição de pesquisa, ambos responsáveis pela condução dos estudos. “Verificadas as falhas, a comissão pode dar uma advertência, cortar a bolsa ou impedir o pesquisador de receber outros benefícios do CNPq nos próximos anos ou permanentemente”, destacou Beirão.

Revistas científicas - O papel dos editores de revistas científicas também foi debatido no FMC. As publicações são responsáveis por levar o conhecimento ao público em geral.

A pesquisadora Indira Nath, do National Institute of Pathology (Índia), destacou que os periódicos especializados dependem da qualidade das pesquisas para ter credibilidade na comunidade científica.

“As revistas científicas devem priorizar os bons estudos e ter cuidado com os artigos sobre assuntos de grande repercussão no público em geral. A tentação em publicar os resultados de forma rápida pode causar danos à ciência caso o estudo tenha que ser retirado”.

Texto: Felipe Linhares – Ascom do MCTIFoto: Cristina Lacerda

http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/1552661

Page 58: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – CNPq Editoria: Pag: Assunto: FMC pede engajamento de cientistas por novo desenvolvimento

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

FMC pede engajamento de cientistas por novo desenvolvimentoQui, 28 Nov 2013 11:22:00 -0200A declaração do 6º Fórum Mundial de Ciência (FMC) foi divulgada no início da tarde desta quarta-feira (27), no encerramento do encontro, no Rio de Janeiro. O documento aprovado pelos participantes enfatiza a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento e a responsabilidade da ciência na sua construção.

O texto defende intensos esforços de pesquisa, com abordagens interdisciplinares e transdisciplinares, para enfrentar os desafios crescentes do desenvolvimento sustentável global, dos quais são destacados: crescimento populacional, mudanças climáticas, catástrofes, escassez de energia e água, concentrações urbanas em crescimento, epidemias, desigualdade social e pobreza.

É frisado o imperativo de repensar as iniciativas científicas e a cooperação em face da atual desigualdade no acesso a conhecimento, recursos naturais e serviços sociais entre outros itens. “Isso implica a construção de um novo paradigma de desenvolvimento, que combina a possibilidade de desenvolvimento social e econômico regional com a conservação da natureza e da cultura dos povos indígenas”, concluem os participantesdo fórum.

O conteúdo reafirma conclusão do documento The Future We Want (“O futuro que queremos”, resultado da conferência Rio+20), de que “erradicar a pobreza é o maior desafio global que o mundo enfrenta hoje, e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável”.

Segundo a declaração, os cientistas são eticamente responsáveis, de forma individual e coletiva, pelo avanço da ciência e pelo uso de seus benefícios para a sociedade. Além disso, é urgente o

Sim

Não

Sim Não

Page 59: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

diálogo com o público geral para o desenvolvimento de investigações em áreas com implicações morais e éticas.

Encerramento - A cerimônia foi conduzida pelos presidentes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, e de sua correspondente húngara, Jószef Pálinkás. Compuseram a mesa o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Glaucius Oliva, representando o ministro Marco Antonio Raupp, e a diretora-geral assistente para as Ciências Naturais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Gretchen Kalonji.

Por videoconferência, a princesa Sumaya bint El Hassan, presidenta da Sociedade Científica Real da Jordânia, comentou o resultado das negociações e a futura realização da oitava edição do fórum, em 2017, em seu país – a de 2015 será na Hungria.

Texto: Ascom do MCTI

http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/1611867

Page 60: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Site – Jornal Brasil Editoria: Pag: Assunto: Fórum Mundial de Ciência propõe novo modelo de desenvolvimento

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

Fórum Mundial de Ciência propõe novo modelo de desenvolvimento27/11/2013 Quarta-Feira, Dia 27 de Novembro de 2013 as 18Novo paradigma deve combinar desenvolvimento e conservação da natureza e da cultura dos povos indígenas, concluem participantes A declaração do 6º Fórum Mundial de Ciência (FMC) foi divulgada no início da tarde desta quarta-feira (27), no encerramento do encontro, no Rio de Janeiro (RJ). O documento aprovado pelos participantes enfatiza a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento e a responsabilidade da ciência na sua construção.

O texto defende esforços de pesquisa intensa, abordagens interdisciplinares e transdisciplinares para enfrentar os desafios crescentes do desenvolvimento sustentável global, dos quais são destacados: crescimento populacional, mudanças climáticas, catástrofes, escassez de energia e água, concentrações urbanas em crescimento, epidemias, desigualdade social e pobreza.

É frisado o imperativo mencionado de repensar as iniciativas científicas e a cooperação em face da atual desigualdade no acesso a conhecimento, recursos naturais e serviços sociais entre outros itens. “Isso implica a construção de um novo paradigma de desenvolvimento, que combina a possibilidade de desenvolvimento social e econômico regional com a conservação da natureza e da cultura dos povos indígenas”, concluem os participantes do fórum.

O conteúdo reafirma conclusão do documento The Future We Want (“O futuro que queremos”, resultado da conferência Rio+20), de que “erradicar a pobreza é o maior desafio global que o mundo enfrenta hoje, e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável”.

Sim

Não

Sim Não

Page 61: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Segundo a declaração, os cientistas são eticamente responsáveis, de forma individual e coletiva, pelo avanço da ciência e pelo uso de seus benefícios para a sociedade. Além disso, é urgente o diálogo com o público geral para o desenvolvimento de investigações em áreas com implicações morais e éticas.

Encerramento

A cerimônia foi conduzida pelos presidentes da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis, e de sua correspondente húngara, Jószef Pálinkás. Compuseram a mesa o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Glaucius Oliva, representando o ministro Marco Antonio Raupp, e a a diretora-geral assistente para as Ciências Naturais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Gretchen Kalonji.

Por videoconferência, a princesa Sumaya bint El Hassan, presidenta da Sociedade Científica Real da Jordânia, comentou o resultado das negociações e a futura realização da oitava edição do fórum, em 2017, em seu país – a de 2015 será na Hungria.

Fonte: MCTI

http://www.jornalbrasil.com.br/index.php?pg=desc-noticias&id=113893&nome=F%F3rum%20Mundial%20de%20Ci%EAncia%20prop%F5e%20novo%20modelo%20de%20desenvolvimento

Page 62: CLIPPING FAPEAM - 28.11.2013

Veículo: Jornal – Jornal do Commercio Editoria: Negócios Pag: B3Assunto: InovAmazonas e Feira Movimentam estudantes

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 28/11/2013

Sim

Não

Sim Não