classimotors edição 11

16

Upload: jf-sites

Post on 28-Mar-2016

242 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

Revista Classimotors Edição 11

TRANSCRIPT

Page 1: Classimotors Edição 11
Page 2: Classimotors Edição 11

março de 2011EditorialCLASSI MOTORSPAG2

Vendas caem, mas expectativa é positiva

O mercado automotivo brasileiro registrou uma queda no número de emplacamentos de 34,80% no mês de janeiro de 2011, se comparado a dezembro de 2010, conforme divulgou a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Fenabrave. Este dado é preocupante, pois a produção de veículos registrou um índice negativo no mês, se comparado ao mesmo período, com queda de 9,1% na produção, conforme divulgou a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea.

Mas esta redução, apesar de quebrar o ritmo crescente do setor em todo o Brasil, já era esperada pelos especialistas e deve ser momentânea, pois novas opções de crédito devem surgir a fim de aquecer as vendas e, consequentemente, a produção. Na edição de março, a CLASSI Motors traz algumas novidades do segmento, principalmente no setor de automóveis, cujas as montadoras investem constantemente em inovações tecnológicas para atrair cada vez mais consumidores.

Um dos lançamentos desta edição é o Kia Cadenza, com seu design inovador e que chega ao mercado para perturbar rivais como Hyundai Azera, Honda Accord, Toyota Camry, Ford Fusion e Chrysler 300C. Outra reportagem revela as novidades na linha 2012 do Celta e Prisma, ambos produzidos pela Chevrolet do Brasil. Também há destaque para novidades do segmento, como a chegada do Peugeot Sedã 408 e da série limitada do Volkswagen Gol Vintage. Na área de eventos, a cobertura do 10º Encontro Sul Brasileiro de Motocilcismo, realizado em Indaial, mereceu destaque na edição, devido à proporção que assumiu, ao reunir cerca de mil motos e aproximadamente 15 mil pessoas nos três dias de sua realização. Mas estamos caminhando para o próximo mês de abril, data em que a Revista CLASSI Motors comemorará seu primeiro aniversário. Para marcar esta data, os leitores serão contemplados com uma novidade especial, que vale a pena conferir.

Então, leitor, fique atento às novidades!

Carlinho OdorizziDiretor da Revista CLASSI Motors

Foto de Capa:CARLINHO ODORIZZI/ CLASSI Motors

Page 3: Classimotors Edição 11

¾ TATIANA [email protected]

Com perfil grande e perfeito para atender a demanda de consumidores como executivos e empresários que gostam de conforto e tecnologia, a Kia Motors do Brasil lançou recentemente seu mais novo sedã de luxo, denominado Cadenza. Este modelo surgiu para assumir o papel do sedã Opirus, sendo totalmente novo e com tecnologia suficiente para revitalizar o segmento no mercado brasileiro.

Como se trata de um veículo esporti-vo e elegante, que oferece desempenho ágil e dinâmico, o Cadenza também apresenta itens de refinamento e recursos tecnológi-cos de alta perfomance. “O Cadenza foi apresentado ao público brasileiro durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2010, e desde então vem sendo comercializado em todo o Brasil. É um sedã que possui visual instigante, excelente perfomance e cabine luxuosa”, afirma a

assessora de Imprensa da Kia Motors do Brasil, Juliana Lopes.

Segundo Juliana, o Cadenza chega ao mercado nacional com a tarefa de atrair consumidores e concorrer com modelos similares da concorrência, como o Hyundai Azera, o Honda Accord, o Toyota Camry, o Ford Fusion e o Chrysler 300C. “Este modelo simboliza perfeitamente o design marcante e dinâmico da montadora, assu-mindo o papel do Opirus, que durante dez anos foi o carro-chefe de vendas neste seg-mento de luxo da montadora”, acrescenta.

No quesito mecânico, embora o Cadenza seja mais baixo que o Opirus, por possuir distância entre-eixos estendida (de 45 mm a 2.845 mm), possui maior dimensão exterior e suspensão traseira mais compacta, oferecendo mais espaço interno. O novo Cadenza estará disponível com motorização 3.5 litros V6 de 290 cv a 6.600 rpm e torque máximo de 34,4 kgfm a 5.000 rpm, à gasolina, com transmissão automática sequencial de seis velocidades.

Kia Cadenza chega ao mercado como novo sedã de luxo

Detalhes e tecnologia fazem a diferença

O nome Cadenza surgiu de um termo musical italiano usado para descrever um som elaborado e ornamentado para um concerto ou uma ária. Com proporções equilibradas e grande área envidraçada, o desenho do veí-culo garante uma postura confiante. “Temos detalhes como o tratamento da luz, já que na parte frontal, as setas são em LEDs, definindo a dimensão do carro e o formato dos faróis. E na parte traseira, o conjunto de lâmpadas também dispõe de luzes de LED, que junta-mente com o escapamento duplo integrado ao para-choque, aprimoram a aparência es-portiva do modelo”, explica Juliana.

Quanto ao espaço interno, outro destaque em elegância e sofisticação. Um sistema de “boas-vindas” acende as luzes interiores e cria uma atmosfera acolhedora dentro do veículo. “Na parte tecnológica, o modelo conta com ar-condicionado Dual Zone de série e entre os itens high-tech de conforto está a entrada keyless e o botão ‘start’, sensores de ré e câmera com visor LCD de 3,5” no espelho retrovisor interno para marcha a ré”, reforça a assessora.

Motorização com câmbio de seis velocidades

março de 2011 PAGCLASSI MOTORS 3LANçAMENTO

DIVULGAÇÃO

Page 4: Classimotors Edição 11

MArço de 2011CLASSI MOTORSPAG4 NOVIDADE

Gol Vintage terá apenas 30 unidades no Brasil

Mitsubishi Triton 2012 traz novidades e piloto automático Sedã Peugeot 408 deve chegar em março

O carro-conceito criado pelos designers da Volkswagen do Brasil ganhou uma série limitada de fabricação. Trata-se do Gol Vintage, que conforme anunciou a montadora, terá apenas 30 unidades fabricadas no Brasil a fim de celebrar cada ano de produção do Gol. Este modelo traz itens exclusivos e partes da carroceria pintadas à mão. Com preço sugerido em R$ 52.180,00, o modelo exclusivo e limitado terá partes como o capô e teto pintados artesanalmente, além de uma guitarra, também de produção limitada.

A cor predominante da carroceria será o branco, mas o capô, teto e tampa traseira serão pintados em preto, reforçando a exclusividade do modelo. O Gol Vintage terá ainda faixas laterais com o nome da série especial, rodas de liga leve aro 16 com pneus 205/45 R, recebendo uma motorização 1.6 Total Flex. Seu interior é outra particularidade, quando teto, colunas e bancos são revestidos em couro de cor cinza, além do volante de couro perfurado nas pegas, com detalhes brilhantes em branco, totalmente exclusivos.

A versão 2012 da família de cabines duplas L200 Triton, da Mitsubishi Motors, chegou ao mercado brasileiro no fim do último mês com algumas novidades tecno-lógicas. Uma delas está no volante, que nas versões Flex e HPE diesel A/T recebeu comandos de áudio e ainda piloto automático – cruise control. Além destas novidades, a caminhoneta também vem equipada com GPS desenvolvido especifica-mente para o Brasil, que integra o moderno sistema multimídia Power Touch, com tela touch screen de 7`` e entrada para CD/DVD e USB.

Mas as novidades não param por ai. Para 2012, a L200 Triton

ganhou uma nova versão, a XB, cuja caçamba tem comprimento de 1505 milímetros, largura de 1470 milímetros, cerca de 180 milímetros maior do que a L200 Triton HPE, permitindo maior capacidade de carga. Outro destaque são os seis ganchos de fixação que auxiliam a aco-modação dos objetos na parte traseira, bem como a tampa, que está mais alta por conta do novo design. O novo modelo XB está disponível apenas na versão die-sel M/T, com motor de 3.2 litros e injeção direta Common Rail, de alta pressão, o que resulta em uma economia de combustível.

A montadora Peugeot confirmou recentemente a vinda do modelo sedã 408 para este mês de março no Brasil. O carro chega para substituir o modelo 307 Sedan, e virá da Argentina, com motorização 2.0 flex de 151 cavalos, o mesmo usado no Citröen C4 Pallas. O novo 408 usa a pla-taforma do 308 europeu – que por sua vez é uma evolução da usada pelo 307 Sedan. O modelo chega para disputar o

mercado no segmento liderado hoje pelo Toyota Corolla e o Honda Civic.

O projeto do 408 foi desenvolvido em cooperação global pelas unidades da marca na Argentina, Brasil, China e França. A marca francesa pretende levar seu novo mo-delo para mais de 25 países latino-americanos. O Peugeot 408 impressiona por suas di-mensões, com 4,68 metros de comprimento e 1,81 de largura.

DIVULGAÇÃO

Page 5: Classimotors Edição 11
Page 6: Classimotors Edição 11

Trilheiro: preste atenção ao chek list de sua moto

AVENTURA

Trilheiros em ação:

É preciso revisar com frequência:- Lavagem Completa (desmonte as carenagens e retire

o banco)- Limpeza do Filtro de Ar e da Caixa- Verificar nível da água do radiador- Inspecionar rolamentos e buchas- Verificar pastilhas e lonas de freio- Observar o desgaste dos pneus e ajustar a calibragem- Verificar manetes do freio e embreagem- Verificar a bateria da moto- Verificar lâmpadas de farol e lanterna- Verificar desgaste de coroa, pinhão e corrente- Esticar a corrente- Verificar ou trocar vela- Verificar tubo do acelerador- Eliminar gases da suspensão dianteira- Inspecionar o quadro da moto, a procura de trincas

Verifique e reaperte:- Raios das rodas- Coroa e pinhão- Escapamento- Discos de freio- Pedal de câmbio- Pedal de partida- Guidão- Banco- Plásticos

Confira a lubrificação:- Corrente- Verificar nível do óleo do motor- Verificar e lubrificar cabos de embreagem e acelerador- Lubrificar link da suspensão traseira

Com esta checagem prévia, dificilmente você, trilheiro, vai ficar na mão com sua moto, a não ser

por algum imprevisto momentâneo da trilha.

Pensamentos do trilheiro:“Quanto mais velho eu fico, mais rápido eu era”

“Volto sujo, mas de alma lavada!”“A diversão começa onde o asfalto termina”

Em janeiro deste ano, o Moto Trilha Mão na Bomba, de Indaial, festejou seus dois anos de existência, integrando um grupo de amigos que tem como paixão a natureza e a lama sobre duas rodas. O grupo, sem fins lucrativos, surgiu com o intuito de criar e fortalecer amizades que trazem em comum a paixão pela moto de

trilha, de forma meio maluca, porém com muita responsabilidade. O Moto Trilha Mão na Bomba conta hoje com 15 integrantes, sendo todos da região de Indaial e Blumenau. Estes membros estão sempre em busca de novas amizades e emoções fortes, des-bravando novas trilhas e participando

de encontros de trilheiros que aconte-cem na região. Recentemente, estiveram no Encontro Cebola Lama, da cidade de Ituporanga, organizado pelo Trail Club da cidade, em que a lama foi o principal atrativo do evento.

Nada melhor do que fazer uma trilha com-pleta, sem contar com imprevistos mecânicos em sua moto. Sair para uma trilha com sua máquina “tinindo” até o final do percurso é algo que evita imprevistos e garante sua diversão por completo. Mas para garantir que isto aconteça, o melhor a se fazer é ter por prática a manutenção de ações preventivas em sua moto.

O desleixo com a máquina pode se trans-formar em um grande incômodo para o piloto e, por consequência, para o grupo que o acompanha. Evidentemente que a camaradagem entre os bons trilheiros sempre fala mais alto, e que imprevistos podem acontecer, mas temos como minimizá-los seguindo algumas recomendações. Neste propó-sito, a coluna desta edição apresenta um completo check list, indicado pelo experiente mecânico de motos Ponciano. Confira:

Moto Trilha Mão na Bomba completa dois anos

MArço de 2011CLASSI MOTORSPAG6

DIVULGAÇÃODIVULG

AÇÃO

Page 7: Classimotors Edição 11

março de 2011 PAGCLASSI MOTORS 7LANÇAMENTO

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Celta e Prisma 2012 ganham novas versões e visual renovado

O ano começa com inovações para a Chevrolet do Brasil, que recen-temente apresentou aos consumidores as novidades na linha 2012 dos mo-delos Celta e Prisma. Os compactos, considerados carros-chefes em vendas pela montadora, ganharam novas ver-sões, detalhes externos que reforçam a identidade Chevrolet, bem como um interior renovado.

O grande diferencial destes dois modelos está em seu interior, já que o painel manteve suas linhas tradi-cionais, porém recebeu um volante totalmente novo, que se destaca pelo grande aplique central na cor cinza (versão LS) e prateado (versão LT). Os comandos do ar condicionado também

receberam novo design, bem como o painel de instrumentos que segue a linha do modelo Agile, recebendo iluminação na cor azul. Quanto aos bancos, estes estão mais claros para dar a sensação de amplitude ao compacto popular.

Na parte externa, o Celta recebeu uma modificação na traseira, envol-vendo o logotipo da Chevrolet, agora exposto sem o aro cromado. Os faróis e lanternas, tanto no Celta quanto no Prisma, receberam máscara negra, além de nova grade, acompanhando a identidade visual da montadora im-pressa nos modelos Agile e Vectra. No modelo Prisma, a traseira ainda traz um aplique cromado entre as lanternas, sobre a tampa do porta-malas.

Motorizações variam conforme as versões Quanto à motorização, tanto o

Celta como o Prisma mantiveram o motor 1.0 VHCE na versão hatch, que parte de R$ 26.115,00 no Celta (duas portas). Já o Prisma vem com este mesmo motor 1.0 na versão LS

(R$ 31.344,00), podendo ser adquirido com motor 1.4 Econo.Flex na versão LT, cujo preço parte de R$ 32.150,00. Ambos os modelos são fabricados pela General Motors do Brasil, no Comple-xo de Gravataí, no Rio Grande do Sul.

Chevrolet aposta na identidade da marca para incrementar seus modelos mais populares, dando um ar sofisticado às novas versões

Page 8: Classimotors Edição 11

Motociclistas prestigiam 10º Encontro Sul Brasileiro em Indaial

Cerca de 1.000 motos passaram pelo Encontro

MArço de 2011CLASSI MOTORSPAG8 EVENTO

¾ TATIANA [email protected]

O sucesso do 10º Encontro Sul Brasi-leiro de Motos, realizado entre os dias 11, 12 e 13 de fevereiro, no Pavilhão Munici-pal de Eventos – PAME, em Indaial, foi considerado positivo pelos organizadores. Promovido pelo Moto Clube Harpyas do Vale, o evento deste ano conseguiu integrar aproximadamente 15 mil pessoas e 1.000 motos, que durante os três dias, puderam conferir as atrações musicais e de integração inseridas na programação.

“Apesar do mau tempo, podemos dizer o Encontro deste ano superou nos-sas expectativas e foi muito positivo, pois nosso principal objetivo, que é a integração dos participantes, foi alcançada com êxito”, destaca o tesoureiro do Moto Clube Harpyas do Vale, Fábio de Oliveira. Ele reforça que a proposta do evento, realizado anualmente em Indaial, é justamente aproximar cada vez mais os motociclistas das demais pessoas da comu-nidade que visitam o evento, sem descriminar cor ou condições financeiras de ninguém.

Como resultado deste evento, acres-centa Fábio, os participantes vivenciaram um momento de confraternização com ve-

lhos amigos e a possibilidade de fazer novas amizades, já que a paixão por motos é um sentimento em comum entre os frequentado-res deste tipo de evento. “A diversidade de público, motos pequenas, médias e grandes, antigas e modernas, coloridas ou estilizadas pelo gosto de cada proprietário foi o grande diferencial do nosso Encontro, que a cada edição está melhor”, afirma Oliveira.

Estimativa é que cerca de 15 mil pessoas tenham passado pelo evento, cujo objetivo principal

é a integração dos apaixonados por motos

Público compareceu em peso durante os três dias do evento

DIVULGAÇÃO

Page 9: Classimotors Edição 11

Em 2011, o Encontro Sul Brasilei-ro de Motos trouxe uma programação especial que envolveu shows musicais, totalmente gratuitos ao público, com a apresentação da banda Drenna, vinda do Rio de Janeiro e hoje considerada uma das melhores bandas de encontros de motos realizados no Brasil, que se

apresentou durante o evento, em um palco montado especialmente para esta atração, na área externa do PAME.

“Além da atração musical, ti-vemos manobras radicais com motos e a apresentação do ‘Dinamômetro’, uma espécie de manobra em que os motociclistas colocam suas motos em velocidade final, porém com toda a segurança necessária para a realização deste show”, completa Fábio.

O Encontro deste ano também teve participações internacionais, com moto-ciclistas vindos da Argentina, Uruguai e Paraguai, sem falar nos motociclistas que vieram de várias partes do Brasil. “Não podemos deixar de ressaltar a presença de nossos vizinhos, que tam-bém vieram ao evento, representando a região do Vale do Itajaí, norte do Estado, Florianópolis e dos estados do Rio Grande do Sul e Paraná, que sempre prestigiam e não podiam faltar nesta edição”, acrescenta.

Moto Clube reúne 16 integrantes, todos apaixonados por motos

março de 2011 PAGCLASSI MOTORS 9EVENTOProgramação envolveu música e muita adrenalina

Moto Clube conta com 16 integrantesFundado em meados de 2001, o

Moto Clube Harpyas do Vale, de In-daial, surgiu com o propósito de reunir um grupo de motociclistas que tinham em comum a paixão pelas duas rodas. Desta união, e da vontade em agregar novas amizades ao Clube, os integrantes criaram o primeiro Encontro de Moto-ciclistas em Indaial, que aconteceu em fevereiro de 2002. Este encontro deu início a uma série de outros eventos, que hoje chega a sua 10ª edição.

Atualmente o clube conta com 16 integrantes e é presidido por Silvio Cezar Hermann. Reconhecido como entidade sem fins lucrativos, o Moto Clube participa anualmente de outros encontros em vários estados brasileiros,

levando o nome do grupo e de Indaial para os mais variados cantos do Brasil. “Também atuamos de forma beneficente em prol das entidades do município como a Apae, Hospital Beatriz Ramos, Rede Feminina de Combate ao Câncer, deficientes físicos, entre outros, ajudando nas ações voluntárias em prol da manu-tenção destas entidades”, finaliza Oliveira.

O Moto Clube aproveita para agra-decer a todos os integrantes do Clube, que ajudaram na execução do evento, bem como ao apoio da Prefeitura de Indaial, Polícia Militar da cidade, Corpo de Bombeiros e aos apoiadores, que mais uma vez acreditaram no evento, hoje considerado um dos maiores do sul brasileiro.

DIVULGAÇÃO

CARLINHO ODORIZZI

Manobras radicais foram destaques

Page 10: Classimotors Edição 11

Duas montadoras nacionais estão convocando seus clientes para comparece-rem à concessionária mais próxima a fim de efetuar um recall. No caso da Ford do Brasil, a falha no travamento da porta tra-seira envolve mais de 300 mil unidades dos modelos EcoSport e Fiesta. Segundo a Ford, variações dimensionais do mecanismo da trava de segurança podem possibilitar a abertura da porta, mesmo depois de seu travamento.

Nesta convocação estão envolvidos os modelos EcoSport, produzidos em 2007, 2008 e 2009, e Fiesta RoCam anos

2008 e 2009. Também são convocados os modelos EcoSport ano 2011, por diver-gências nas instruções de acionamento da trava de segurança que impedem a abertura interna das portas traseiras. Para o modelo EcoSport, estão convocados os chassis 500004 até 999999, anos 2007, 2008 e 2009, além do chassi 575295 até 598749 do ano 2011. Já o modelo Fiesta RoCam, anos 2008 a 2009, com chassis 107522 até 423122. Mais informações através do telefone 0800-703-3673 ou pelo site www.ford.com.br.

Outra montadora que está convocando recall é a Volkswagen. Seu modelo Kombi deverá passar por inspeção a fim de verificar um defeito no escapamento. Por meio de agendamento na concessionária mais próxima, os veículos nas versões 2009, 2010 e 2011 precisam verificar se há a necessidade de ins-talação do suporte no sistema de escapamento. Os proprietários de kombis 2009, de chassis 9P 019 162 a 9P 999 999, 2010 (AP 000 001 a AP 999 999) e 2011 (BP 000 001 a BP 013 884) podem obter mais informações pelo telefone 0800-019-8866 ou pelo site www.vw.com.br.

Nada melhor do que um carro com uma pintura brilhante e que cativa pelo seu brilho e beleza. Investir nos cuidados de pintura pode, inclusive, conquistar futuramente um comprador de seu veículo. Sendo assim, uma pintura mal cuidada, além de causar má impressão, desvaloriza o veículo. Portanto, é fundamental que o dono do automóvel aprenda a avaliar os tipos de danos que a

pintura pode sofrer para não ter prejuízo em uma negociação. Além disso, conhecer alguns cuidados especiais com a pintura do carro é muito importante para mantê-la sempre impecável.

Para saber se um risco pode ser re-cuperado ou não, é preciso avaliar a sua profundidade. Em alguns casos, o dano pode ser recuperado com um simples polimento. Mas se a repintura for inevitável, um simples arranhão exige um trabalho minucioso. O processo de reparação, retoque ou repintura de uma peça é divido em várias etapas, que necessitam de grande cuidado, pois qualquer imperfeição pode causar a perda de um trabalho por completo.

Uma alternativa para quem prefere dar um “trato” na pintura, mas não tem como arcar com os métodos convencionais é a pin-tura com aerógrafo. Existem algumas dicas que ajudam a prevenir os riscos na pintura. Uma delas é sempre manter a higiene do

carro, pois a sujeira sólida, como fezes de aves, cascalho de árvores, lama seca, poei-ra e a própria poluição, podem danificar a pintura se não forem retiradas rapidamente.

Ao levar o carro em um lava rápido, o ideal é ficar atento ao serviço. O jato d’água sob pressão muito forte também pode causar riscos, por isso deve estar com baixa pressão e ser manuseado com muito cuidado. As escovas e panos utilizados tam-bém devem estar bem limpos, pois a sujeira acumulada pode arranhar a pintura. O uso da espuma é mais indicado para a limpeza. Ao lavar o carro em casa, a recomendação é usar os produtos adequados. Alguns deles têm composição química pesada e não são aconselháveis. Querosene nem pensar. O carro também não deve ser submetido a variações térmicas geradas pela exposição excessiva ao sol e à chuva. Usar cera po-lidora também ajuda a conservar o brilho original da pintura.

Ford e Volkswagen convocam clientes para recall

Pintura automotiva: como mantê-la impecável

MArço de 2011CLASSI MOTORSPAG10 MANUTENÇÃO

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Page 11: Classimotors Edição 11

Automóveis março de 2011 PAGCLASSI MOTORS 11

Fiat Stilo SPORTING - 2009

R$ 49.000,00

AC-ACD-DH-VE-TE-CA-TS-CB-RL-MP3-CD-EE-AL-AQ-LT-DT-VV-VO

MANOSVEÍCULOSM Compra, Vende,

Troca e Financia

Rua Maria Simão, 700 - Nações - 89130-000 / Indaial - SCwww.manosveiculos.com.br

3333-5555 ou 3333-4200(47)

VW Gol POWER 1.6 - 2004

R$ 24.500,00AC-DH-TE-MP3-CD-EE-AL-AQ-LT-DT

Fiat Idea ADVENTURE - 2008

R$ 42.000,00

AC-DH-VE-TE-CB-RL-MP3-CD- EE-AL-AQ-LT-DT-VV-VO

Renault Scénic RXE 1.6 - 2001

R$ 24.000,00

AC-DH-VE-TE-AB-ABD-RL-MP3-CD-EE-AL-AQ-LT-DT-VV-VO

VW Fox 1.0 - 2010

R$ 31.000,00 DH-VE-TE-AL-AQ-LT-DT-VV

Fiat Siena ELX 1.4 - 2010

R$ 39.000,00

AC-DH-VE-TE-CB-RL-EE- AL-AQ-LT-DT-VV-VO

Chevrolet Astra Hatch ADVANTAGE - 2007

R$ 32.500,00 AC-DH-VE-TE-RL-EE-AL-AQ-LT-DT-VV

Page 12: Classimotors Edição 11

MArço de 2011CLASSI MOTORSPAG12 MERCADO

Emplacamento de veículos cresce 12,83% em janeiro

A Federação Nacional da Distribui-ção de Veículos Automotores – Fenabrave, divulgou recentemente o desempenho do setor em janeiro deste ano, em compa-ração ao mesmo mês de 2010, resultando em um crescimento de 12,83% no número de emplacamentos. Mas nem todos os seg-mentos foram positivos, como é o caso dos implementos rodoviários, que registraram um resultado negativo para o período.

Os emplacamentos do setor auto-motivo (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos, implementos rodoviários e outros veículos como carre-tinhas de transporte de jet sky, motos, etc. ) cresceram 12,83% comparando janeiro de 2011 com o mesmo mês de 2010, sal-tando de 342.787 unidades para 386.782. Já na comparação com dezembro de 2010, quando foram negociadas 593.185 unida-des, o setor caiu 34,80%.

O setor de caminhões comercia-lizou 12.256 unidades no primeiro mês de 2011, contra 9.711 no mesmo período de 2010, representando uma alta de 26,21%. Já de dezembro para janeiro, o segmento apresentou retração de 29,92%, quando foram negociadas 17.489 unidades no último mês do ano. Em relação aos ônibus, as vendas evoluíram 32,99% comparando janeiro

deste ano com o mesmo mês de 2010, saltando de 1.858 unidades para 2.471. O resultado de dezembro para janeiro foi negativo, com a queda de 12,53% comparando os períodos.

Já o setor de motos teve um volume de vendas positivo, com o acréscimo de 9,43% na comparação entre o primeiro mês de 2011 e o de 2010. Foram empla-cadas 121.524 unidades em janeiro de 2010, ante 132.988 unidades no mesmo mês de 2011. O segmento apresentou re-tração de dezembro para janeiro, quando foram emplacadas 197.451 unidades, numa queda de 32,65%.

A produção de veículos (au-tomóveis, comerciais leves, cami-nhões e ônibus) cresceu 6,4% na comparação de janeiro de 2011 com o mesmo mês do ano passado, saltando de 245.922 unidades para 261.777 unidades. Já em relação a dezembro, quando foram fabricadas 288.052 unidades, a queda foi de 9,1%, conforme divulgação da As-sociação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea.

DIVULGAÇÃO

Page 13: Classimotors Edição 11

WWW.CENTRALCAMINHOES.COM.BRROD. BR-470, KM 69, Nº 1260, CARIJÓS, INDAIAL /SC (PRÓXIMO A CONCESSIONÁRIA MERCEDES BENZ)

Mercedes Benz 710 - 2006Baú (30mt por 2.35mt)

R$ 82.500,00

International P 9200 - 19996X4 + Suspensão a Ar + Revisado

R$ 120.000,00

Ford F-1400 - 1988Reduzido + Motor MWM (Todo Original)

R$ 54.000,00

VW 8.150 - 2005Baú de 5.30 por 2.25 (Único Dono)

R$ 77.000,00

Chevrolet D-40 - 1988Graneleira

R$ 34.000,00

VW 7.100 - 1997Motor MWM + Revisado + Turbinado + Freio a Ar

R$ 54.000,00

Mercedes Benz 608 - 1986Carroceria + Motor com 35.000Km

R$ 35.000,00

VW 8.150 - 1004Revisado (Único Dono)

R$ 75.000,00

Mercedes Benz L 1620 - 2005No Chassis + Revisado

R$ 135.000,00

Mercedes Benz L1620 - 2006Ar Condicionado + CD + PX

R$ 170.000,00

Mercedes Benz 1113 - 1982Toco + Carroceria (Único Dono)

R$ 47.000,00

VW 12.140 - 1995Toco + Motor mwm + Carroceria

R$ 64.000,00

Retro Escavadeira Case 580L (4x4) - 2002

R$ 135.000,00

Retro EscavadeiraJCB (4x4) - 2002

R$ 135.000,00

Retro Escavadeira Case 580H (4x2) - 1990

R$ 70.000,00

Ford Cargo 4331 - 2003Cavalinho + Revisado

R$ 115.000,00

Retro Massey Ferguson (4x2) - 1999

R$ 70.0500,00

Mine Motoniveladora - 1982“Patrola” Revisada

R$ 35.000,00

Trator Massey Ferguson MF 275 (4x4) - 2000

R$ 48.000,00Temos Baús e Carrocerias

Várias Medidas

CENTRAL DE CAMINHÕES E UTILITÁRIOS

[email protected] OU 333-2279

Page 14: Classimotors Edição 11

Está sob análise na Câmara dos Depu-tados o Projeto de Lei 7433/10, do deputado Wellington Fagundes (PR-MT), que inclui o detector de combustível adulterado entre os equipamentos obrigatórios dos veículos. A proposta altera o Código de Trânsito (Lei 9.503/97). De acordo com o projeto, as normas para o equipamento deverão ser estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O objetivo é evitar que os consumi-dores tenham danos gerados pelo uso de combustíveis adulterados e facilitar a fiscali-zação. A legislação atual já estabelece como equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros: cinto de segurança, encosto de cabeça, air bag frontal para motorista e passageiro do banco dianteiro, dispositivo para controle de emissão de gases poluentes e de ruído e equipamento para registro de

velocidade e tempo em veículos de transpor-te de carga e para mais de dez passageiros.

A proposta tramita apensada ao Projeto de Lei 4141/08, em caráter conclusivo, e devem ser analisadas pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7344/10, do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que busca estender aos deficientes auditivos a isen-ção do Imposto sobre Produ-tos Industrializados (IPI) para compra de carros de fabricação nacional. A proposta altera a Lei 8989/95, que estabelece a isenção.

Atualmente, a lei garante o benefício para pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, e autistas, diretamente ou por represen-tante legal. O texto também dá isenção para compra de veículos por motoristas de táxi.

Segundo o autor do pro-jeto, há uma incoerência em

não garantir aos deficientes auditivos a isenção prevista para outras pessoas com deficiência. “A dificuldade de integração [dos deficientes auditivos] à sociedade é penosa e notória”, afirmou o Crivella. Ele acredita que a proposta representa uma oportunidade para a correção dessa questão.

O projeto prevê que Exe-cutivo estime o montante da renúncia decorrente da alteração legal para cumprir as determina-ções da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF – Lei Comple-mentar 101/00). A isenção, pela proposta, só valerá para o exercício financeiro seguinte ao da aprovação do projeto.

Proposta torna obrigatório detector de combustível adulterado em veículo

Deputados analisam projeto que isenta de IPI compra de carro por deficiente auditivo

DIVULGAÇÃO

MArço de 2011CLASSI MOTORSPAG14 LEGISLAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Page 15: Classimotors Edição 11

Os jipeiros catarinenses terão em 2011 mais uma temporada do Campeo-nato Rally SC, um rally de regularidade para os amantes 4x4 que gostam de curtir adrenalina nas trilhas do Estado. A SC Racing, empresa que organiza o campeonato, informa que ele começará

no próximo dia 12 de março, em Caça-dor, e as outras sete etapas passarão por várias regiões do Estado, até chegar à final no litoral.

Neste ano, os competidores disputarão o campeonato em quatro categorias: Super Master, Graduados, Junior e Cidade (categoria para ini-ciantes, mas não permite uso de apa-relhos de navegação). A cada etapa, os vencedores ganharão troféus, mas os melhores do ano levarão ao final prêmios em dinheiro. Os campeões da categoria Super Master levam R$ 4 mil reais, os da Graduados R$ 3 mil reais, e a dupla campeã da Junior R$ 2 mil reais. As inscrições já estão aber-tas para a primeira etapa e a taxa custa R$ 150,00 para todas as categorias, sendo que cada dupla deverá contri-buir com mais 20 quilos de alimentos não perecíveis. Mais detalhes no site www.scracing.com.br.

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

março de 2011 PAGCLASSI MOTORS 15EVENTO

Agenda de Eventos*Rally SC inicia dia 12 de março em Caçador

Parque Beto Carrero World será palco da Superliga Brasil de Motocross

12/03

Arrancadas Campeonato Brasilei-ro e Catarinense de Ar-rancadas, que aconte-cerá em Florianópolis.

Divulgue seu evento gratuitamente na coluna: [email protected]

*Eventos sujeitos a alteração.

Tuning Fest Brasil A cidade de Blumenau sedia o Cam-peonato Brasileiro de Som, Rebaixados e Tuning. O evento acontecerá no estádio do Sesi, em Blumenau, com início a partir das 9 horas, e o ingresso custará apenas R$ 10,00. A realização é da Arteplan Eventos e haverá ainda o sorteio de uma suspensão a ar entre os participantes.

13/03

Encontro de Motociclistas O Moto Grupo Possuídos, da cidade de Brusque, realizará seu 6º Encontro Brasilei-ro de Motociclistas. O evento acontecerá no Pavilhão Municipal da Fenarreco, e mais in-formações podem ser adquiridas no site www.possuidos.com.br.

1º a 03 /04

12-1

3/03

3º Encontro de Trilheiros Promovido pelo Moto Clube Cha-ve 13, de Corupá, o evento acontecerá nas imediações do Seminário de Corupá e haverá o sorteio de uma moto CRF 230 cilindradas zero quilômetro entre os parti-cipantes. Mais informações no site www.chave13.com.

17 a

19/0

3

Santa Catarina Custom Show Balneário Camboriú será palco do Santa Catarina Custom Show, que acon-tecerá na Tedesco Marina Garden Plaza, envolvendo serviços de customização de automóveis. No local haverá fornecedores, restauradores e construtores de carros an-tigos, triciclos e Hot Rods. Mais informa-ções pelo site www.sccustomshow.com.br, ou pelo telefone (47) 9918-5410.

Está confirmado para os próxi-mos dias 25 e 26 de junho, no Parque Beto Carrero World, a quarta etapa da Superliga Brasil de Motocross, bem como para agosto, em data ainda a ser definida, a terceira etapa do Arena Cross, já com 13 anos de tradição. Os campeonatos contarão com a presença de pilotos consagrados vindos de vários estados do país e também do exterior.

O acordo foi oficializado no início de 2011, e trará para a cidade de Penha as etapas destes campeonatos. A par-ceria, firmada entre o empreendimento e a Romagnolli Promoções e Eventos (foto), deve garantir maior destaque

para as provas e fazer a alegria de mui-tos visitantes. Para isso, o prefeito de Penha, Evandro Eredes dos Navegantes, mencionou a necessidade de ampliação da infraestrutura do município para receber e acomodar o público que será atraído pelas novas atrações.

Page 16: Classimotors Edição 11