belezabahia edição 11

100
BELEZABAHIA BELEZA TV&REVISTA Fabiano Oliveira FAZ ACONTECER EM SERGIPE Miss Bahia UM ENCONTRO DESCONTRAÍDO, E A HORA DO LANCHE VIRA CAPA Moda DESCONTRAÍDA E GLAMUROSA Touro Implacável AVENTADOR LP 700-4 Bel Borba DA BAHIA PARA O MUNDO TURISMO CINEMA HUMOR TEATRO LIVROS TENDÊNCIAS WEB E TECNOLOGIA ... BAHIA Ano 3 Nº11 R$ 9,99

Upload: luan-bore

Post on 22-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Revista baiana lança sua décima primeira edição. Ela é BelezaBahia!

TRANSCRIPT

Page 1: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

BELEZATV

&R

EVIS

TA

FabianoOliveirafaz acontecer em sergipe

Miss Bahiaum encontro descontraído,

e a hora do lanche vira capa

Modadescontraída e glamurosa

Touro Implacável

aventador lp 700-4

Bel Borba da bahia para o mundo

turismo cinema humor teatro livros tendÊncias Web e tecnologia ...

BAHIA

Ano

3 N

º11

R$ 9

,99

Page 2: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA2

Page 3: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Page 4: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA4

EDITORIALA nossa Revista Beleza Bahia finda o ano de 2011 com esta edição recheada de coisas boas, assim como tudo o que desejamos para todos os nossos leitores, colaboradores, clientes e parceiros.

Para esta estação, a melhor do ano, principalmente para o Nordeste brasileiro, o Verão está com tudo e para você cuidar adequadamente do seu corpo, demos dicas imperdíveis. E se você quer arrasar nesse Verão não pode deixar de conferir as nossas dicas de moda, com o que é tendência nas roupas e na maquiagem.

Assim como aqui na Bahia, que borbulha de novidades no Verão, também tem coisas especiais acontecendo em nosso estado vizinho, Sergipe, onde fomos buscar o que há de melhor para mostrar em primeira mão para você.

Você vai conferir também que o amor está em alta com Carla Perez e Xanddy, que completaram 10 anos de muito companheirismo e construíram uma família linda, assim como uma entrevista especial com o artista plástico Bel Borba, que levou sua arte em pinturas, esculturas e mosaicos da Bahia para o mundo.

Fizemos também um especial para os homens, que traz uma matéria lindíssima com o “Touro Implacável”. Vale muito a pena conferir.

Além, claro, do nosso completíssimo editorial de moda, que teve a beleza inconfundível e o brilho estonteante de Gabriella Rocha, nossa Miss Bahia 2011, a qual também compõe a nossa capa.

Temos tudo isso e muito mais. Você não vai conseguir parar de ler.

Fiquem com Deus e até a próxima.

Aline Dias Neto

Editora e Diretora Executiva

Paulo Andrade Diretor Geral

[email protected]

Aline Dias Diretora Executiva

[email protected]

Nathália ViterboProjeto Gráfico, diagramação

e tratamento de [email protected]

Halley Gráfica e EditoraImpressão e acabamento

Os artigos assinados desta publicação não refletem necessariamente a opinião da Revista BelezaBahia.

Fale com a redação:[email protected]

Tel: 71 3018-8444Endereço: Av. Luiz Viana Filho, S/N, Sala M-19,

2º andar, Auto Shopping Itapuã, Itapuã - Salvador - Ba, CEP. 41.630-340

foto samuel cerqueira

Page 5: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Paulo Andrade Diretor Geral

[email protected]

Aline Dias Diretora Executiva

[email protected]

Nathália ViterboProjeto Gráfico, diagramação

e tratamento de [email protected]

Halley Gráfica e EditoraImpressão e acabamento

Os artigos assinados desta publicação não refletem necessariamente a opinião da Revista BelezaBahia.

Fale com a redação:[email protected]

Tel: 71 3018-8444Endereço: Av. Luiz Viana Filho, S/N, Sala M-19,

2º andar, Auto Shopping Itapuã, Itapuã - Salvador - Ba, CEP. 41.630-340

BELEZABAHIA 3

Page 6: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA6

Page 7: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Page 8: BelezaBahia Edição 11

Índice

7

10 Fabiano Oliveira

16 Colaboradores

2024 Brilhantes

2636 Dicas de Filmes

44 Bagagem de Mão

46 Belezas Inusitadas

5054 Raimundo Andrade

58 Mais Salvador

59 Tendências para Elas

61 Tendências para Eles

62 Dicas de Turismo

6364 Dicas de Livros

65 Educação

7288 Evento aniversário Beleza Bahia

96 Dicas da Estação

Conheça um pouco mais da Miss Bahia 2011

38Bel Borba

32Cinema

Especial Sergipe

66

Carla Perez e XanddyCasamento

Make para Reveillon

Carros Aventador LP 700-4

Humor com Renato Piaba

Editorial de Moda

Page 9: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

esPecial serGiPe

O Melhor de Sergipe

BELEZABAHIA 7

Page 10: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA10

Page 11: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIAsolicite seu desconto de 20% na tarifa vigente - promoção parceria beleza bahia

Page 12: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA12

Empreendedor de sucesso

fabianooliveira

Empresário de sucesso é um termo que cabe perfeitamente a Fabiano Oliveira. Além de comandar juntamente com a família

o Grupo Augustu’s, Fabiano é sócio do Com Amor Beach Bar, da Via Mídia Indoor, Via Mídia Shopping, Escuderia, boate F1 Club e Armazém Mediterrâneo. Mas o empreendedor nem sempre ficou “por cima”. Enquanto estudante, Fabiano madrugava na padaria da família, fazendo pães e entregando-os nas ruas da capital sergipana, trabalhando também no supermercado do pai, como empacotador, office boy e tesoureiro. Já na adolescência, Fabiano começou a mostrar seu espírito empreendedor quando criou o Pré-Caju, a festa mais cobiçada de Sergipe até hoje, movendo toda a economia do estado, dentre outros feitos. Em 1998, ele foi eleito deputado estadual, entrando assim no mundo da política, onde permaneceu até 2009, abrindo mão da carreira política para investir em seus negócios empresariais. Fundamental para todo esse sucesso profissional, Fabiano Oliveira mantém uma família consistente, com sua esposa, Raquel Nogueira, e suas filhas, Maria Eduarda e Julia Delfina, sempre ao seu lado, apoiando-o e usufruindo de um lado que dificilmente o empresário noticia, seu lado de bom marido e bom pai.

Fabiano Oliveira com seus pais Augusto Celestino e Nicinha Oliveira e irmãos Alexandre e Lourival Oliveira

por caroline salgado

Fabiano com a esposa Raquel e as filhas, Maria Eduarda e Julia Delfina.

Page 13: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

armazém mediterrâneo

com amor beach barO Com Amor Beach Bar, em Aracaju, é sem dúvida a melhor barraca da Praia do Refúgio. Sua localização, mais afastada do Centro, garante a beleza dos frequentadores, que usufruem da excelente qualidade do empreendimento. Além da estrutura física, que traz total conforto para os clientes, com piscina infantil e mini toboágua, agradando aos pais e a criançada, o atendimento não fica atrás, com tira-gostos apetitosos, bebidas geladíssimas e muita animação.

A exemplo do Reveillon 2010/2011, onde reuniu empresários, a classe artística e pessoas de renome da sociedade sergipana, o Com Amor Beach Bar promete dar um show para recepcionar 2012. E para comandar a galera, o agito será por conta do axé empolgante das bandas Cheiro de Amor e Chica Fé, do samba da banda Os Paquitos e do eletrônico dos DJs Rafhael Assad (RJ) e Cello (SE). O buffet all inclusive de Davi Brito e as bebidas da Casa 10, de Salvador, completam a festa, que terá uma queima de fogos exclusiva de 10 minutos ininterruptos.

Rodovia José Sarney, Praia do Refúgio – Aracaju/SE(79) 3227-2413

A orla sergipana desfruta do que há de melhor no quesito culinária com o Armazém Mediterrâneo. Além dos sabores marcantes da alta gastronomia típica, os sergipanos e turistas podem usufruir do ambiente de descontração e conforto que o Armazém oferece.

Localizado na Passarela do Caranguejo, na orla de Atalaia, os empresários Fabiano Oliveira, Maurício Carvalho e Rogel Dias capricharam na escolha da equipe, que além de muito atenciosa e receptiva, tem o Chef Edi na elaboração do menu e o sommelier Silvio Faria na harmonização dos pratos, transformando o lugar em um point da capital sergipana.

Passarela do Caranguejo - Orla de Atalaia – Aracaju/SE | (79) 3243-7772

Page 14: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA14

escuderia f1 club

via midiaA Via Mídia é um moderno veículo de comunicação, que em tempo real traz as mais importantes notícias e informações que estão acontecendo no mundo. Por esse motivo, torna-se uma vitrine para produtos e serviços de diversos segmentos.

Encontra-se em mais de 70 estabelecimentos e contém mais de 145 televisores, com localização e tamanhos específicos, de acordo com a particularidade de cada ambiente escolhido. Os estabelecimentos e posições das TV’s são selecionados visando a melhor e mais confortável visualização do cliente.

Por todos esses fatores a Via Mídia é uma empresa que ganhou seu mercado com notoriedade.

Pré - caju

Unindo uma requintada gastronomia ao mais moderno espaço de diversão, a Escuderia F1 Club une o útil ao agradável. Além da boa localização, anexo ao Parque dos Cajueiros, seus serviços diferenciados, como petiscos mais que especiais, um chopp geladíssimo e um amplo estacionamento, atraem o público jovem e que não dispensa uma boa diversão. Com uma proposta inovadora e uma super estrutura de som e iluminação, a Escuderia F1 Club atrai cada vez mais pessoas interessadas em se divertir com conforto na estrutura e qualidade nos serviços oferecidos. Isso sem falar na beleza dos seus frequentadores, que misturam-se entre vips da sociedade sergipana e artistas.

Avenida Beira Mar, S/N, Bairro Farolândia – Aracaju/SE Tels.: 79 3243-0219/ 3243-6483 www.escuderiaf1club.com.br

De 19 a 22 de janeiro Aracaju vai ferver. Como se já não bastasse os bares, restaurantes e boates que já movimentam a capital, o Pré-Caju vem aí a todo vapor. Tradicional no verão sergipano, o evento faz uma mistura de ritmos musicais contagiante, que vai do axé a música eletrônica, sem esquecer do forró e do sertanejo pop, que agradam a todas as idades. E quem quiser curtir tudo isso com conforto pode usufruir de uma infra-estrutura impecável, com camarotes, arquibancadas, bares e sanitários no percurso da folia, que ainda tem os blocos e trios.

Entre as novidades para o Pré-Caju 2012 está a presença do cantor Tomate, o desfile de um bloco infantil com Carla Perez, além de participações diárias de artistas do estado. Já foram confirmadas grandes atrações, como Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Cheiro de Amor, Harmonia do Samba, Banda Eva, Aviões do Forró, Timbalada, Psirico, Parangolé, É o Tchan e Moraes Moreira.

www.precaju.com.br

Conjunto Leite Neto, Praça Poeta Clodoaldo de Alencar, nº 50, Edifício Professora Maria Delfina -

Grageru - Aracaju/SE - Tel.: (79)3302-6030

Page 15: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Page 16: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA16

Page 17: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Page 18: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA18

Colaboradores

Humorista. www.renatopiaba.com.br Twitter: @piaba Facebook: Renato Piaba.

Cauê Marques

Radialista, escritora e sócia da VW Multimídia.

www.vwmultimidia.com.br www.viajadeira.blogspotcom

Atriz e Professora. Mestra e doutoranda em Artes Cênicas pela

UFBA. Estuda o Futebol enquanto evento estético.

www.futeboldeartista.blogspot.com www.artedoespectador.blogspot.com.

Jornalista, colunista e assessor de imprensa. Responsável pela coluna social

‘Expressão Vip’ e editor de conteúdo. No site Mundo Vip Bahia assina a coluna de

entrevistas ‘Entre Aspas’. Colaborador do portal Adriana Cohim.

Fabrício Volk

Marcello Fontes

Valéria Castro

Camila Espinheiro

Adriana Amorim

Renato Piaba

Gestora em Modawww.camilaespinheira.blogspot.com

Estilista e Personal Stylist.“Moda para mim, é trabalhar

com paixão ...”

Estagiário de Design, apaixonado por carros.

Facebook: Cauê Marques

Page 19: BelezaBahia Edição 11

Se você é jornalista, escritor ou ilustrador e deseja ser um

colaborador da revista BelezaBahia, mande-nos um email:

[email protected]

Analista de Sistemas graduado pela UCSal e professor de informática.Facebook: Ícaro Caires Machado.

Ícaro Caires

Caroline Salgado

Jornalista, tem MBA em Comunicação Corporativa e Extensão em Gestão de Mídias [email protected]

Jornalista, analista de mídias sociais, pós-graduanda em Comunicação Corporativa, estuda e adora o cinema brasileiro.

Ana Luiza Fidelis

Graduanda em Design Gráfico, responsável pelo projeto gráfico e

editoração da [email protected]

Nathália Viterbo

Luan Matias

Mariana Campos

Maquiadora Profissionalwww.marianacamposmake-up.

blogspot.com

Samuel Cerqueira

Fotógrafo

www.studiosamuelcerqueira.com.br

Mais conhecido como Boré. 19 anos, nascido em São Luiz - MA, criado em Salvador. Trabalha como designer de interfaces há quase 2 anos, fazendo hotsites, portais e sistemas. Por fora, deixa a mente mais leve e solta como ilustrador freelancer. www.luanbore.com

BELEZABAHIA 17

Cinthia Garcia

Pedagoga e Gestora. Apaixonada pro crianças. Gosta de pesquisar e escrever sobre educação e família. www.tempodecrescer.com.br

Page 20: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA20

Page 21: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Page 22: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA22

Da música nasceu

O AMOcasameNto

Page 23: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Um amor que nasceu envolto de música. É impossível olhar para Carla Perez e Xanddy e não associá-los a música baiana. Em um meio em que comumente os casais duram tanto quanto os 7 dias de Carnaval, a união dos dois ultrapassou barreiras, se consagrou com a vinda dos dois filhos, Camilly Victória e Victor Alexandre e celebrou 10 anos em 2011. Na entrevista para a Beleza Bahia, o casal falou sobre o casamento, os filhos e as novidades profissionais para 2012.

por caroline salgado | fotos divulgação

R

BELEZABAHIA 21

Page 24: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA24

Sempre com as agendas cheias, foi difícil unir essa dupla, que além de muito samba no pé, constituiu uma família maravilhosa. Como não poderia deixar de ser, perguntamos para Carla Perez e Xanddy o segredo do sucesso dessa união tranquila por todos estes anos. Eles foram unânimes em afirmar que o fundamental em um relacionamento é o diálogo, ter sabedoria, saber ceder quando necessário. “É uma busca constante pelo equilíbrio”, afirma Carla. Segundo eles, para manter uma união assim é preciso ter muito amor, cumplicidade, dedicação diária, compreensão, superação, e é claro, renovação.

Mas vamos voltar há alguns anos atrás, eu diria 10 anos atrás. No casamento dos dois, que teve uma cerimônia ecumênica belíssima, houve um padre e um pastor para abençoar a união. Hoje, o casal, que é evangélico, (Xanddy era católico, mas se converteu) cria e educa os filhos nos princípios da religião evangélica, mas, segundo eles, sem obrigá-los a seguir seus caminhos, acontecendo o mesmo em relação ao futuro profissional.

Mas será que com toda essa correria e agenda lotada de shows com o Harmonia, Xanddy arranja tempo

para se dedicar aos filhos? De boca cheia, o paizão (e põe “zão” nisso com esse 1,90m de altura) afirma: “Meus filhos em primeiro lugar, sempre nos programamos para ficar com as crianças e esse tempo ninguém tira da gente, é o tempo da família”. E não é só o paizão que mostra orgulho em relação aos filhos não. Dançarina, animadora de bloco infantil, apresentadora e cantora, o lado mãezona de Carla também fica evidente. Sempre que pode, leva os dois filhos ao colégio e demais atividades, como o ballet de Camilly Victória e o futebol de Victor Alexandre, não dispensando

as brincadeiras, que vão de esconde-esconde à vídeo game.

E quando a família consegue ficar toda reunida, aí sim a diversão é garantida, seja com um bom filme, passando o dia na piscina ou viajando. Se dependesse da vontade deles, ela estaria crescendo a cada

Page 25: BelezaBahia Edição 11

ano, mas ambos concordam que a responsabilidade fala mais alto e que para terem mais filhos, necessitam dar mais atenção, educação, amor e segurança.Bem resolvidos, maduros e com um amor que transborda por todas as redes sociais, Carla e Xanddy afirmam não enfrentar problemas com a mídia e seus fãs, com relação a exposição da vida pessoal. Ambos têm opiniões idênticas em muitos temas, o que mostra a afinidade do casal. Mas dentro de casa a coisa muda. Com uma esposa “retada” como Carla, a curiosidade fala mais alto e surge a pergunta para Xanddy: A frente do grupo Harmonia do Samba, você é o líder. Mas e em casa, quem toma as rédeas das situações mais adversas? Seguido de risos, Xanddy é certeiro e afirma “Quem manda sou eu”, sendo interrompido por Carla, “Ele está de brincadeira (risos). Esse é o nome de uma das novas músicas de trabalho do Harmonia. Quem manda lá em casa, sou eu”, conclui.

Com o final do ano e a proximidade do carnaval, as expectativas e o trabalho do casal se intensificam e as novidades não param. O Harmonia vai comemorar os 10 anos da Melhor Segunda Feira do Mundo, o tradicional ensaio do grupo em Salvador, sempre às segundas-feiras, lançando o passaporte, no qual as pessoas podem garantir todos os ensaios. Já quanto ao bloco infantil Algodão Doce, que diverte não só as crianças quanto os pais, dirigido e animado por Carla Perez, a loira faz mistério: “Ah, é surpresa, aguardem! Mas fiquem certos que em 2012 o Algodão Doce, o bloco da família, vem com muitas novidades”. Bom, agora é só torcer para que a felicidade do casal se perpetue e que o Verão chegue logo, trazendo com a energia contagiante do sol o talento inegável desses dois artistas baianos maravilhosos.

BELEZABAHIA 23

Page 26: BelezaBahia Edição 11

Se tem uma coisa que não sai de moda é a magnitude de um brilhante. De tamanhos variados, cores diversas e beleza que não se pode medir, eles estão presentes em todas as estações do ano

e eternizam momentos da nossa vida. Também, quem pode resistir a essa joia?

Tamanha beleza é fruto de bilhões de anos da natureza. O diamante é a cristalização do carbono puro, realizado nas profundezas da terra, mediante pressões e temperaturas altíssimas, que após ser lapidado, se torna um deslumbrante brilhante. Brilhante este que encanta desde a mais plebeia das mulheres às majestades, como a rainha Elisabeth II, que com toda sua tradição, está a frente da coroa britânica, levando

para o seu reinado a rica beleza e história dos seus brilhantes.

E é por isso que há 35 anos a empresa mineira Diamond & Iraws se especializou em joias do mais alto requinte e beleza, sendo hoje uma das mais modernas fabricantes de joias e alianças do país. Dirigida por Iradir Araujo de Oliveira, a Diamond consegue transformar os sonhos em realidade através do design exclusivo de suas peças, projetadas pela equipe de criação ou pelo próprio cliente. Com sede na capital mineira, a Diamond & Iraws está conquistando o Brasil e atualmente já leva seus brilhantes eternos para o Espírito Santo, Recife e Salvador. E quem for um admirador dos brilhantes, independente de idade, filosofia política e até moda, encontrará na Diamond & Iraws a sua realização com os brilhantes disponíveis, que estão e sempre estarão presentes na nossa sociedade, representando o que há de mais elegante, clássico e durador. Afinal, quem não gostaria de ser presenteado com um desses?

Brilhantes são eternos...

por caroline salgado

ESPECIAL

Page 27: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Page 28: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA28

Final de ano chegando e além de pensar no que você vai receber de presente do Papai Noel, a pergunta que vem a mente é: Onde passar o Reveillon? Para algumas pessoas essa pode até ser uma pergunta

relativamente fácil de ser respondida, mas para as mulheres, em especial, ela vem com uma infinidade de dúvidas embutidas. Definir onde vai passar a virada de ano é muito mais do que definir um destino. Quer dizer que você terá que escolher um look perfeito para o ambiente da festa, com roupa, sapatos e maquiagem adequados e ainda por cima bonitos. Complicado, não é? Para tentar amenizar essas dúvidas femininas, pedimos dicas de maquiagem para a make-up Mariana Campos, que mostrou passo a passo como fazer a maquiagem ideal para dois estilos de festa: Uma mais despojada, como na praia e outra em um ambiente mais social, como em um clube. É isso aí,

meninas, aproveitem as dicas e boa virada de ano. Até 2012!

makeReveillon

Aprenda a

BELEZA

certa para o

texto caroline salgado maquiagem mariana campos foto roberto cunha

Page 29: BelezaBahia Edição 11

Para começar, limpe bem a pele e aplique um primer. Em seguida, aplique uma base leve para não ficar com visual carregado. Aplique também um pó para fixar e tirar o excesso de oleosidade da pele. Nos olhos, aplique uma sombra marrom claro no canto interno e uma marrom escuro no canto externo e esfume com a sombra clara. Aplique uma linha fina de delineador preto e passe rímel à prova d’água nos cílios superiores. Aplique lápis preto na raiz dos cílios inferiores. Para finalizar, aplique um blush cor bronze nas maçãs do rosto em direção as têmporas e passe um batom cor de boca.

Make para a praia

Modelo Karina Moitinho

Page 30: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA30

Com a pele limpa, aplique um primer e uma uma base de cobertura total. Aplique corretivo nas olheiras e em eventuais espinhas e manchas, seguido de pó para fixar e tirar o excesso de oleosidade da pele. Aplique uma sombra iluminadora embaixo da sobrancelha, uma sombra azul royal no canto interno dos olhos e outra preta no canto externo e esfume. Aplique gliter azul por cima da sombra e delineador preto na raiz dos cílios superiores. Aplique os cílios postiços, passando um rímel à prova d’água e passe lápis preto na raiz dos cílios inferiores, seguido também do rímel. Com a ajuda de um pincel chanfrado, aplique a sombra azul royal por cima do lápis preto, na raiz dos cílios inferiores. Para terminar, aplique um blush cor bronze nas maçãs do rosto em direção as têmporas e um batom rosa claro.

Make para o clube

Modelo Tayanne Almeida

Page 31: BelezaBahia Edição 11
Page 32: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA32AV. PAULO VI, 1683, LOJA 02 - SALVADOR-BA

www.oligoflora.com.br | 71. 3034-3664

Page 33: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Page 34: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA34

ciNema

Page 35: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

A BELEZA

GRAÇAPROCURA SUADE UM PALHAÇO QUE

filme de selton mello mostra um lado humano e mágico do palhaço por ana luisa fideles

proprietários do circo Esperança, ganham a vida levando alegria para adultos e crianças das cidadezinhas que o circo visita. Pai e filho são as atrações principais, com um número divertidíssimo, capaz de arrancar gargalhadas até daquelas pessoas mais sérias.

Benjamin, fora de cena, é muito sem graça. Sem identidade, tem apenas uma certidão de nascimento velha e amarelada e não consegue dar conta dos seus desejos, dos pedidos da sua trupe e suas obrigações como administrador do circo. Amargurado, o palhaço, obcecado por ventilador, está cansado daquele mundo de faz de conta, no qual a sua realidade é frustrante e começa a se ver triste por não conseguir conquistar as coisas que almeja. Como é triste a tristeza de um palhaço...

Assim, Benjamin decide ir em busca de sua identidade, no sentido literal e figurado, deixando seus amigos do circo inconsoláveis com a sua ida.

Incrível! É o que resume “O Palhaço”, do talentoso Selton Mello. É o tipo de filme que você não pode deixar de ver, uma lição de vida

maravilhosa, que vai te fazer refletir sobre muitas coisas.

Para começar, com Selton Mello e Paulo José como protagonistas, não poderia ser diferente no universo mágico e curioso do circo, em um filme em que o palhaço anda meio sem graça e sem rumo. Não é o primeiro filme com a direção de Selton Mello e ele está cada vez melhor, porque tem uma sensibilidade incrível. É rico em complexidade, o que pode confundir quem achar que está diante de um filme para rir. Em “O Palhaço” o espectador vai rir muito, mas vai engasgar algumas vezes e se emocionar muito mais.

Valdemar, o palhaço Puro Sangue, interpretado pelo maravilhoso Paulo José, e Benjamin, o palhaço Pangaré, interpretado por Selton Mello,

por ana luisa fideles

fotos divulgação

BELEZABAHIA 33

Page 36: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA36

O filme mexe com o sentimento de solidão que cada um tem em si, aquele sentimento do significado de existir. O palhaço busca um sentido para a sua vida e parece que encontra.

A trama tem uma história espetacular, é real, engraçada, emocionante, cativante e encantadora, além de possuir uma

trilha sonora fantástica, com clássicos do brega dos anos 70. A tristeza de Benjamin em meio a tantas coisas bonitas e engraçadas em um ambiente mágico como o circo é tão desconcertante como ele, tentando expressar seus sentimentos. O palhaço tem problemas em se expressar e não consegue dividir com ninguém o que o atormenta, nem com nós, espectadores.

Paulo José, por sua vez, interpreta alguém que já conhece bem os obstáculos da vida, as limitações da profissão, mas também sabe aprender com as situações.

É ele quem toma as rédeas do circo quando o filho vai viver novas histórias. Ele ensina muitas lições para o público através dos seus conselhos, atitudes e olhares. “O Palhaço” é um filme que fala com os olhos dos personagens, com sombras, luzes, sons e principalmente com o não dito.Imagine ser um palhaço e desejar apenas encontrar alguém que possa te fazer rir... Parece fácil, não é? Para Benjamin não.

Page 37: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Page 38: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA38

CULTURA dicas de Filmespor caroline salgado

O Natal será muito mais emocionante este ano, já que mais uma missão impossível vai pintar nas telonas. Dessa vez, o diretor de “Os Incríveis” e “Ratatouille”, Brad Bird, traz “Missão Impossível 4: Protocolo Fantasma”. Na trama, Tom Cruise faz o agente Ethan, que após ter sua equipe afastada sob a acusação de um bombardeio terrorista, tem que encontrar uma maneira de limpar o nome da agência e prevenir um outro ataque, sem que ninguém dos seus seja pego, caso contrário, serão considerados terroristas com objetivo de incitar uma guerra nuclear global.

Missão Impossível 4: Protocolo Fantasma

ImortaisProduzido por Mark Canton e Gianni Nunnari e com direção de Tarsem Singh, o filme

“Imortais” chega ao Brasil no final de dezembro e promete ser recorde de bilheteria, assim como foi nos Estados Unidos. A trama se passa na Grécia antiga, onde o rei Hipérion declara guerra contra todo o mundo grego e para reforçar seu exército, ele tentará libertar os Titãs presos por Zeus no Monte Tártato. Para detê-lo, Zeus escolhe Teseu, um mortal que, com a ajuda de uma bela sacerdotisa, comandará o exército grego nesta batalha épica que envolve os deuses e os homens, unidos contra os titãs e bárbaros. Uma excelente pedida para quem não perde um filme épico.

Noite de Ano Novo

A virada de ano sempre renova as expectativas de uma vida melhor, não é mesmo? Em “Noite de Ano Novo”, o diretor Garry Marshall mostra com irreverência essa noite tão aguardada, que para muitas pessoas é um recomeço. O filme se passa em Nova York e mostra os encantos e desilusões de solteiros e casais nessa cidade fascinante. Tendo no elenco celebridades como Jon Bon Jovi e atores renomados como Robert De Niro, Sarah Jessica Parker e Michelle Pfeiffer, além de Ashton Kutcher, Katherine Heigl, Zac Efron, dentre outros, a comédia, que será lançada no final do ano, promete.

Anderson Silva: Como Água

Com direção de Pablo Croce, “Anderson Silva: Como Água”, é um documentário que mostra a rotina do atual campeão peso médio do Ultimate Fighting Championship, UFC, esporte que caiu no gosto dos brasileiros. O documentário, que tem participação do também atleta Rodrigo Nogueira, o Minoutauro, acompanha o lutador em sua preparação para a luta que pode lhe render o recorde mundial de doze vitórias consecutivas. Revela-se aí o lado introspectivo do lutador, que se desdobra entre treinos intensos em Los Angeles e Miami, e um dia tranquilo com a mulher e os cinco filhos, no Brasil.

Page 39: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Page 40: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA40

ENTREVISTA

Detentor de um talento invejável e uma risada contagiante, Bel Borba abriu

as portas de seu ateliê, em sua casa, para nos receber. Em uma tarde agradável, Bel, muito a vontade, tomando uma dose geladíssima de Disaronno Originale, não poupou a fala e contou diversas histórias divertidíssimas de sua juventude e de sua trajetória profissional. Falou também da produção de suas obras, que conquistaram a terra, o céu e o mar, matou um pouco da curiosidade sobre o documentário que aborda a relação íntima de seu trabalho com Salvador, que será lançado em 2012, e se derreteu ao falar e brincar encantadoramente com sua filhinha Bela, de oito meses. Confira o nosso bate-papo.

por caroline salgado

BORBABelfotos nathália viterbo | divulgação

Page 41: BelezaBahia Edição 11

automóveis, a aerografia. A partir daí, resolvi que chegou a hora de deixar de ficar escravo da técnica. Me aprofundei nos mosaicos e esculturas, mas a pintura sempre correu em paralelo. Acredito que seja a técnica que mais gosto, seja ela pintura de mural ou de quadros.

Qual foi sua primeira obra e quando você a fez?

Eu estudava pela manhã e a tarde ficava mexendo no material do meu irmão, que é artista plástico. Fazia isso todos os dias, até que um dia, quando eu tinha oito anos, ele me deu uma madeira para riscar, cavei com as goivas (um instrumento cortante para entalhar a madeira) e fiz minha primeira xilogravura. Após impresso em um papel, vendi meu trabalho para a nossa vizinha, Dona Olga. Isso tem quase 50 anos. Dona Olga tinha uma mão boa, me deu sorte. (risos)

Que sentimento essa primeira criação trouxe para você?

Em 1965 não era muito comum se referir a obras de arte como trabalho, mas como meu irmão já estava estudando na Escola de Belas Artes, ele sempre se referia aos meus desenhos dessa forma. Então, prematuramente, eu também me referia ao fruto

das minhas experiências, ainda raras, como um trabalho. Meu irmão chamar aquilo de trabalho despertou algo diferente em mim, teve um efeito importante. Antigamente, algumas pessoas contavam como piada, mas era real. Não se referiam ao artista plástico como trabalhador, era como se fosse um hobby, um lazer. Naquela época eu já tinha dentro de mim de que quando eu crescesse seria um artista plástico. Sugestionado, claro, pelo meu irmão.

Em quais artistas você se inspirou?

Hoje em dia, por conta de todos os meios de comunicação, onde você pode visitar até museus pela Internet, nós temos uma gama muito maior de informações. Mas, com muita tranquilidade, eu lhe garanto que as primeiras inspirações que eu tive na minha vida foram de obras dos principais artistas plásticos daqui da Bahia na época, como Leonardo Alencar, Juarez Paraíso, Emanuel Araújo, Edison da Luz, Pitágoras, Mario Cravo. Eram esses artistas que eu tinha ao meu alcance e que me inspiraram.

De onde surgiu a ideia de fazer mosaicos?

Certa vez eu estava puxando os fios de uma meia de nylon e

Como você se define pessoal e profissionalmente?

Me defino como um artista que dedicou a sua vida com duas principais metas. A de se manter sempre com novos meios de linguagem, novas formas de expressão, e com a intenção de desmistificar o ato de criar e fazer. O que eu gosto da minha produção é que quando as pessoas me vêm fazendo parece fácil. Eu contribuo para que muitos artistas achem que são capazes de ser um artista independente. A sensação que eu tenho é que eu sempre coloquei a mim e a minha arte ao alcance das pessoas, desde o homem mais comum. É aquela coisa, eu não sou melhor do que ninguém, mas também ninguém é melhor do que eu. Mas, se eu pudesse resumir Bel Borba por Bel Borba, eu sou uma pessoa muito curiosa, persistente, sempre atento aos sinais das coisas, afinal, existem sinais em todos os cantos e um fato sucedido por outro sempre aponta para uma nova direção.

Quais as técnicas que você domina e qual sua preferência?

Comecei com xilogravura (a arte de gravar em madeira) e depois com pintura. Aí vieram as colagens com peças de

fotos nathália viterbo | divulgação

BELEZABAHIA 39

Page 42: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA42

foi uma exposição apenas com as madeiras que sobraram das restaurações dos saveiros, no 2º ano eu usei uma sucata de um equipamento que é utilizado para trocar hélice de plataforma marinha e no 3º ano interferi na madeira com as pinturas das redondezas da feira de São Joaquim. E com essas ideias tivemos publicações no mundo inteiro. Esse projeto me aproximou mais do recôncavo, de onde estão preservadas a essência do homem comum baiano, tantas vezes narrada e descrita por Jorge Amado. Depois dessa exposição eu cresci, acabei me tornando uma espécie de garoto propaganda da preservação dos saveiros. Foi uma experiência inesquecível e indissociável. Foi muito bom para a minha carreira

e com certeza também para a causa dos saveiros. Ganhamos até um prêmio nacional de iniciativa protecionista.

Completando a trilogia, “Terra, Céu e Mar”, você também pintou aviões bimotores. Era o que faltava para a arte de Bel Borba chegar ao céu. Como foi essa experiência para você?

Um empresário baiano me convidou para pintar dois aviões, sugeri fazer a exposição e a montei. Fiz 10 miniaturas desses mesmos aviões e customizei, dentro de um processo que eu chamava de Aeroplanos Híbridos. Quando você vê um avião,

você lembra de um pássaro, aí eu misturei essa coisa de animal e mecânica, mesclava os fragmentos da planta original do avião com os fragmentos dos animais que eu criava e fiz a exposição. Uma montagem muito bem feita. Foi uma extravagância, uma pena ter ficado apenas dois dias em exposição, porque o hangar parecia um pavilhão da Bienal.

Em 2012 você terá um documentário lançado pelos nova-iorquinos Burt Sun e Andre Costantini, da Universidade Columbia NY. Fale-nos sobre ele.

O documentário está previsto para ser lançado no Verão de

aqueles fios pareciam uma estrutura arquitetônica que lembravam a Catedral da Sagrada Família, em Barcelona. Aí inventei que eu iria fazer um contato mediúnico com Gaudí, caso eu fosse lá. Anos depois, quando realmente fui à Barcelona, visitei a casa que foi de Gaudí e em nenhum momento senti a presença de fantasma, não tive nenhum contato espiritual. (risos) Voltei frustrado, esqueci e anos depois eu me vi fazendo os mosaicos nas ruas de Salvador. Foi aí que vi que fui influenciado sim pelo talento de Gaudí na época e nem tinha percebido. Houve uma contaminação, inspiração pela arte, e depois, respeitando as devidas proporções, afinal,

Salvador não é Barcelona, nem tão pouco eu sou Gaudí, mas você há de convir que foi estabelecida uma conexão do artista com a nossa cidade.

Muitas vezes percebemos inspirações religiosas em seus trabalhos. Qual a sua religião?

Católica. Mas, independente da religião, a gente deve um pouco de atenção à história da cultura africana aqui na Bahia. É como viver na Grécia e ser indiferente aos deuses gregos. Por uma questão de respeito e cultura, acho até que todos deveriam estar familiarizados com as particularidades da cultura africana presentes na Bahia.

Em 2009 você fez uma exposição de esculturas criadas com restos de madeira de saveiros antigos. Conta pra gente de onde surgiu essa ideia e como foi a construção dessa exposição.

Eu tenho um amigo, o Malaca, que idealizou o seguinte: comprar um saveiro na mão do condutor, restaurar e deixar novamente com ele, que teria que seguir uma rota original diariamente. Tão importante quanto restaurar era manter essa rota aqui na Baía de Todos os Santos, para perceber as interferências do mar no saveiro. Combinei com Roberto Carlos (Malaca) para fazer uma exposição e no 1º ano

Page 43: BelezaBahia Edição 11

2012 e deve concorrer, inclusive, no circuito de cinema fora do Brasil. A ideia partiu do Burt, que propôs ao Institute Of Urban Art fazer uma pesquisa sobre o meu trabalho e quando ele veio ao Brasil, com o apoio do Instituto, percebeu que a pesquisa deveria se tornar um filme. É importante ressaltar que o trabalho não é um portfólio do Bel Borba, é um filme que atende a cidade de Salvador. A intenção dele é mostrar na 1h30 de filme a minha relação com a nossa cidade, a Salvador de hoje.

Como você enxerga o cenário atual de Salvador para se fazer arte? Os artistas estão sendo valorizados?

Eu acho que temos muitos artistas plásticos bons aqui na Bahia. Fazer das artes plásticas uma profissão não é uma coisa muito fácil. Para qualquer carreira é necessário um somatório de inúmeros fatores e ainda tem que passar pela peneira. Desde quando eu comecei até hoje, conheci e convivi com diversos artistas plásticos que desistiram no meio do caminho. Não basta ser bom no que você faz. Ser bom e fazer bem é uma obrigação. A nossa cidade é maravilhosa, mas temos facilidades para algumas coisas e muitas dificuldades para outras. Às vezes você vê uma pessoa sem talento que brilha tanto aqui e muitos outros estudiosos, entendidos do assunto, que nunca se destacam. Mas como

as demais profissões também têm muita gente e algumas se sobressaem...

Seu painel na Contorno será adotado pelo empreendimento Cloc Marina Residence, a partir da iniciativa dos incorporadores: Nova Dimensão, Cota e Garcez. Como você vê essa iniciativa inovadora para manter a integridade e preservação da obra?

A Incorporadora resolveu assumir a manutenção do painel na Avenida Contorno, que está posicionado em frente ao Museu de Arte Moderna, onde

ela lançou o empreendimento Cloc Marina Residence. Para mim é uma grande novidade. É o meu primeiro painel tombado. Eu nunca imaginei que isso fosse acontecer. A gente está tão acostumado a ver as coisas se acabando, que quando você vê um grupo de empresas dessa envergadura se predispondo a preservar uma obra de arte, fica muito feliz. Ganha a cidade, ganham os artistas em geral e ganho eu.

Você acha que para ser artista plástico tem que ter um certo dom?

O dom que você fala eu acho que é vocação. Você tem vocação para tudo, o que não

quer dizer que por isso você tem que ser o melhor. O que chamam de dom é como se fosse uma coisa mágica, que você nasceu para ser artista, por exemplo. Eu não acredito nisso, acho que você tem que ir se lapidando aos poucos.

Qual a sua dica para quem pretende seguir a carreira de artista plástico?

O fundamental sempre é você perceber se essa é a sua mesmo. Porque antigamente, quando a pessoa sabia desenhar, queria ser pintor ou então artista plástico. Mas quando você começa a estudar arte, que se aprofunda um pouquinho, você

percebe que a coisa menos necessária na vida de um artista plástico é ser um bom pintor ou um bom desenhista. Mas eu, particularmente, nunca me perdoaria se eu não soubesse desenhar, e modéstia a parte, eu também sei pintar.

Você concorda que as mídias e redes sociais contribuem para as vendas?

Quanto mais as pessoas tomarem ciência da sua existência, ouvirem seu nome, isso pode vir a proporcionar uma abertura maior de mercado. Mas o que está acontecendo agora com as mídias sociais é uma coisa muito nova. As consequências disso ainda não se sabe direito. Eu não

BELEZABAHIA 41

Page 44: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA44

utilizo as mídias sociais como mercado, até porque o comprador de arte tem outro perfil, não se enquadra nesse excesso de mídia. Nesse mundo atual da Internet eu tenho que zelar ainda mais pela credibilidade da minha obra. Tenho que tomar mais cuidado para quem eu vendo e onde a exponho.

Tem algum lugar em que você deseje expor alguma obra sua?

Já expus em São Paulo, Rio de Janeiro, Suíça, França...Em vários lugares. Mas o lugar mesmo em que eu pareço ser importante, tanto para meu público, quanto para mim, é em Salvador. Mas minha intenção é ter, aqui em Salvador, pessoas que revendam meu trabalho para fora da Bahia e do Brasil. Eu quero poder passar um mês na Itália, por exemplo, produzindo, para depois trazer para cá a obra. Essa viagem ao mundo é muito boa porque coisas que são mega, quando você começa a conviver com elas, você desmistifica, não parece tão fora do seu alcance. Hoje eu não consigo imaginar uma obra que esteja fora do meu alcance ou longe da minha capacidade, pela envergadura dela, que eu não possa realizar. Não tenho o sonho de expor em um lugar específico. Fazer parte de alguns museus pelo mundo é uma coisa importante para mim. Assim como ter meu nome relacionado à arte contemporânea.

Quais as novidades de Bel Borba para os próximos meses?

Farei duas exposições muito importantes. Dia 13 de janeiro será no Museu Rodin, com esculturas, pinturas e desenhos. Já a patrocinada pelos Correios, que vai ser relacionada aos saveiros, nosso 4º ano, deverá ser no primeiro trimestre de 2012. Também tem o documentário, que será lançado no verão. Acho que no final desse ano pro início do ano que vem minha carreira realmente fica consolidada. Serei um dos artistas que representa a nossa cidade fora, terei currículo para produzir obras de qualquer envergadura. Terei deixado aqui um barulho suficiente para que eu possa passar mais tempo fora da Bahia e Brasil, essa é minha tendência atual. Preciso ter pelo menos metade do meu tempo dedicado a fora da Bahia e do Brasil, mas não se preocupe que eu volto para morrer aqui.

Page 45: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Page 46: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA46

BaGaGem De mÃo

Imagine um lugar colorido, alegre, agitado e “caliente”. Imaginou? Esse lugar é Miami.

A cidade, que se tornou um dos roteiros favoritos dos brasileiros, é um grande centro de entretenimento comercial, artístico, cultural e turístico da Flórida. Como o clima é quente praticamente o ano inteiro, Miami é muito visitada por turistas do mundo todo e também por americanos, que fogem do inverno rigoroso do Norte em busca do calor tropical.

MIAMI BEACH

A cidade também é famosa por suas praias, mas a mais badalada de todas elas é South Beach, onde tudo acontece. Para sentir o “clima quente” do lugar, basta passear pela Ocean Drive em plena sexta-feira à noite.

Na avenida mais animada de Miami Beach você vai ver grandes hotéis iluminados com bares, restaurantes e muitos homossexuais. A comunidade GLS é bem presente em Miami Beach, e talvez por isso, ela seja tão divertida! Claro que não posso deixar de dar meu crédito ao sangue latino, que “ferve” em toda a cidade e que dá um tom caribenho à Miami.

Como grande parte da população é hispano-americana (vindos de Cuba, México, Porto Rico, etc.), o espanhol é o segundo idioma mais falado. A depender de onde você está, mal se ouve o inglês. Por isso, os brasileiros não passam por dificuldades na hora das compras, já que todos os atendentes arranham o “portunhol” (o português misturado com o espanhol), até mesmo na hora de fazer imigração no aeroporto. Depois de tanto encher os cofres do Tio Sam, os brasileiros são muito bem vindos por lá agora.

WE MIAMIpor valéria castro

bayside marketplace

Page 47: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

BRASILEIRADA

Mas o que atrai tanto brasileiro em Miami? Com certeza são os shoppings. Difícil (para não dizer impossível) não cruzar com alguns conterrâneos em lojas, comprando desvairadamente produtos, que no Brasil pagaríamos o dobro ou o triplo do valor. O alto movimento nas lojas é perfeitamente justificável quando se vê os preços e a qualidade.

Comida também é muito barata em Miami. Pra quem visita a cidade pela primeira vez, tem dois lugares bem característicos e tradicionais onde a comida é boa e o clima é bem legal. Um deles é o Hooters, onde trabalham bonitas, peitudas e animadas garçonetes. Além de assistir os jogos de futebol americano e beisebol, lá se come a melhor “azinha” de frango dos Estados Unidos. O outro lugar que recomendo é o Shorty’s, conhecido pelo rib (costela) ao molho barbecue (churrasco) e também famoso pelo milho doce cozido. Esse você não pode deixar de provar.

PASSEIOS DIFERENTES

Pra quem não quer ficar só nos shoppings centers e outlets, vale a pena fazer alguns passeios em Miami. Um deles é caminhar pela Lincoln Road, que fica fechada para o tráfego de veículos e onde você verá galerias, museus e vitrines das principais grifes do planeta.

De lá vá até Downtown – o centro financeiro de Miami – com muitos prédios modernos, lojas (que há alguns anos eram bem movimentadas) e o BaySide, um shopping bem turístico a céu aberto, com restaurantes e uma marina (onde turistas fazem passeios de barcos).

Outro lugar interessante, principalmente se você viaja com crianças, é o Miami Seaquarium, onde se assiste shows de golfinhos, leões marinhos e até baleias.

FAZENDO AS MALAS

O bom de ir para Miami é que não é preciso fazer as malas, já que elas devem ir vazias e voltar cheias (você pode trazer duas malas com até 32 kg cada). Só um último detalhe: Se você se animou para viajar, melhor esperar até o ano que vem, porque os voos estão lotados até fevereiro. Entendeu agora o quanto amamos Miami?

av. ocean drive

miami seaquarium

southbeach

BELEZABAHIA 45

Page 48: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA48

Não há nada pior do que estarmos em uma viagem longa, com hora marcada

para chegarmos, cheios de compromissos do lado de lá, com alguém esperando a gente e no meio de toda essa organização feita por nós, acontecer algo de surpresa, interferindo em nosso minucioso planejamento e levando por água abaixo nossa certeza de que temos tudo sob controle. Quando esse algo é um acidente na BR, então, só pode resultar em problema, certo? Não necessariamente.

Recentemente passei por essa experiência. Numa das minhas viagens semanais no roteiro Salvador – Jequié, passei pelo susto de uma carreta empurrar para o meio-fio o ônibus em que estávamos eu e mais umas trinta pessoas. O motorista da carreta estava visivelmente perturbado, fosse excesso de sono, energético ou álcool. Sim, havia algo que o tirava de si, tanto era que fugiu quando o motorista do ônibus foi confrontá-lo, mesmo diante dos pedidos dos passageiros de que deixasse o acontecido para lá, que tocássemos a viagem, ainda que com o retrovisor quebrado e o ônibus arranhado.

Mas atenção, não vou dizer que há beleza num acidente. Não. Nem mesmo um incidente leve como o nosso, sem nenhum resultado infeliz ou mesmo machucado para alguém. Felizmente não foi nada mais do que o susto, que foi grande. Não há nada de bonito em negligência no trânsito,

comportamentos irresponsáveis que têm levado tantas vítimas à morte e a problemas graves de locomoção. Deixemos de lado, então, o que está diretamente ligado ao incidente entre os automóveis e foquemos nos passageiros do ônibus, parceiros de inusitada experiência. Agradeçamos apenas por estarmos todos bem e termos chegado com algum atraso, em paz, ao nosso destino.

Quando eu entrei no ônibus, de manhã cedinho, cumprimentei como de costume, quem já estava no ônibus e parti para o ritual moderno de abdução e autismo: coloquei meus fones no ouvido, escolhi minha trilha sonora, tomei minha dose de remédio anti enjoo para não enjoar o estômago nem a alma e para dormir até pelo menos metade do percurso.

Ninguém ali me dizia respeito, até então. Não me interessavam as histórias daquelas senhoras sentadas ao meu lado, daquele casal de idosos, ou mesmo daquelas jovens meninas mais

BeleZas iNusitaDas

lá na frente. Não me interessava para onde iam, nem o que faziam da vida. Não sei se gostavam do filme que passava, se alguém os esperava do lado de lá. Não sei de onde vinham e para onde iam. Nada disso me interessava. Interessava-me apenas minha própria viagem e meus compromissos há tantos quilômetros dali.

Incidentes qu

Page 49: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIAilustração luan boré

Mas eis que depois do acontecido e esperando juntos pela solução que viria com a chegada da Polícia Rodoviária Federal, começamos a conversar. Era como se depois de horas de indiferença, recobrássemos a clareza de que somos todos da mesma raça, seres humanos. Mais que isso, estávamos no mesmo

estado, na mesma cidade e dividíamos uma

experiência

desafiante. Começamos a conversa pelo tema do incidente. O absurdo comportamento do motorista da carreta, a coragem e bravura do motorista do ônibus, a demora da Polícia Rodoviária a chegar, o tempo que levaríamos até chegar ao nosso destino.

Esgotado o assunto do momento, não tinha outra opção se não nos conhecermos. Aos poucos fomos nos juntando em pequenos grupos, dizendo aqui e ali quem somos, onde trabalhamos, para onde estamos indo, de onde viemos.

Mais tarde, tomávamos água juntos, como quem toma

um chopp entre amigos. Dividíamos biscoitos

e outras gracinhas. Até fotos da família

compartilhávamos para ilustrar as histórias que contávamos. Ao fim do problema, quando cada um enfim chegava ao seu destino, eis que vi as pessoas – e a mim mesma, obviamente

– se despedindo como amigos, mandando lembranças para um ou outro personagem das histórias socializadas. Até com um ponto de tristeza de saber que não nos veríamos de novo, ao menos que alguém (eu não duvido) tenha trocado telefones.Ao descer do ônibus

no meu destino,

despedindo-me dos amigos fugazes que fiz ali, como quem dividi uma experiência que seria contada para os familiares e amigos assim que chegássemos em casa, dei-me conta de que a uma hora e meia de atraso, o susto do impacto dos automóveis, não foram assim tão grandes quanto o prazer de ter conversado com aquelas pessoas com as quais eu dividi um momento relativamente difícil. Pessoas de quem eu lembrarei através das histórias que me contaram, da forma como se comportaram no momento de tensão, da leveza com que foram relaxando durante os bate-papos, de como socializaram seus celulares para que os amigos recém conquistados pudessem também tranquilizar suas famílias.

E, descendo as breves escadas do ônibus, com minha mochila nas costas e um certo cansaço, senti-me feliz por lembrar que mesmo que as loucuras do dia-a-dia nos afastem uns dos outros, mesmo com tanta correria e competição, somos todos um povo só. E, finalmente, ao me dar conta de que foi preciso um desagradável incidente para que eu pudesse parar e pensar em nossa convivência distante e estúpida, senti um leve sorriso no rosto e agradeci ao universo por esta inusitada oportunidade de aprendizado. A partir deste momento, dedico mais atenção aos desconhecidos que cruzo por aí, esses iguais a mim, soltos nessa experiência deliciosa que é estar vivo.

por adriana amorime aproximam

BELEZABAHIA 47

Page 50: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA50

Page 51: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Page 52: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA5250 BELEZABAHIA

Page 53: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIABELEZABAHIA 51

Page 54: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA54

Page 55: BelezaBahia Edição 11
Page 56: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA56

Um exemplo a ser seguido

raimundoandrade

Filho de caminhoneiro, Raimundo Andrade conquistou a vida seguindo o exemplo do pai nas estradas. Foi em cima da boleia de um caminhão que ele presenciou o lado sofrido da vida, levando carga de São Paulo para a Bahia, passando mais de 72 horas sem dormir para pagar a prestação do caminhão, se mantendo a base de energéticos para não dormir nas estradas e alimentar sua esposa e seus dois filhos. Mas nem o pouco retorno financeiro que ganhava impediu que esse baiano com coração de ouro por diversas vezes parasse ao longo da rodovia e compartilhasse da sua comida com pessoas em igual ou pior situação financeira.

E foi a partir desses encontros casuais nas estradas do Brasil que tudo teve início. Economizando cada vez mais, Raimundo juntou dinheiro e comprou cestas básicas, levando-as nas viagens para serem distribuídas ao longo do caminho. A satisfação em ver nos rostos que recebiam as doações, os olhos radiantes de felicidade, que diversas vezes repetiam a frase “Quando o senhor voltar venha almoçar aqui conosco”, fez com que Raimundo ampliasse seus sonhos e quisesse construir um abrigo para idosos.Os anos se passaram e Raimundo pôde, aos poucos, ir ampliando sua frota de caminhões.

por caroline salgado

Raimundo e seus dois filhos

Page 57: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Atualmente proprietário da JR Transportes, que faz transporte de cargas com produtos especiais, que requerem mais cuidado por serem inflamáveis, etc., ele pôde concretizar seu sonho. Após ouvir um não da prefeitura municipal, comprou um terreno na região de Dias D’Àvila e investiu no bem estar dos idosos.

Após dois anos de construção, a inauguração foi realizada e mesmo estando perfeitamente equipado, o abrigo não pôde funcionar, devido a liberação do alvará, concedido pela prefeitura. Hoje, já funcionando há

um ano, a Associação de Amparo ao Idoso Lar do Carmo, da fundação JR, traz bem estar e alegria para os idosos. São cerca de 50 pessoas que desfrutam de uma ótima estrutura, com aproximadamente 3.600 m², contendo um refeitório super equipado, um atelier para o lazer, ampla área arborizada, além de uma capela, onde são realizadas missas frequentemente.

Mas o objetivo principal do hoje empresário Raimundo Andrade vai muito além que dar um abrigo a essas pessoas. O fundamental para

ele era fazer com que esses idosos, muitas vezes abandonados nas ruas por seus próprios familiares, tivessem novamente uma vida social, onde pudessem criar vínculos e sentir-se úteis, garantindo assim um envelhecimento ativo e saudável.

Além das necessidades básicas, que incluem um bom alojamento, alimentação, saúde, higiene e conforto, os idosos da Associação de Amparo ao Idoso Lar do Carmo fazem dinâmicas de grupo, assistem a palestras sócio - educativas, curso de alfabetização que enfatizam

Bons exemplos devem ser seguidos

‘’

Raimundo e seus dois filhosBELEZABAHIA 55

Page 58: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA58

individualidade de cada um e ao mesmo tempo a socialização, elevando a auto-estima dos idosos e trazendo um bem estar indescritível.Indescritível também é a sensação de dever cumprido sentida por Raimundo Andrade, que não se lamenta das dificuldades que passou na vida, sabendo contorná-las e fazendo delas um degrau para as conquistas que obteve. Subindo na boleia de um caminhão sempre que pode, Raimundo se orgulha das suas raízes e diz que ser caminhoneiro está no seu sangue. Com planos para a construção de um shopping em 2012 que atenda as necessidades dos caminhoneiros, na rodovia 324, próximo a Candeias, o empresário reforça que quem puder adotar atitudes que ajudem as pessoas mais necessitadas que o faça, afinal, “bons exemplos devem ser seguidos”.

Page 59: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Page 60: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA60

Virada na Baía

MAISSalvadorpor marcello fontes

A melhor virada do ano em solo baiano fica por conta do “Amado D´Licia, o Reveillon da Baía de Todos os Santos”, mais um sucesso entre Edinho Engel e Licia Fabio. O evento reune música, com um cenário fora do comum assinado por Luiz Humberto Carvalho e a gastronomia dos sabores, temperado e assinado por renomados chefs como Tako Pezonaga (Mar na Boca), que apresenta sua cozinha espanhola, Beto Pimentel (Paraíso Tropical), com sua alquimia de sabores de nossa “nova cozinha baiana”, Edinho, com um menu diferente à base de grãos, como forma de celebração e fartura e ainda uma atração surpresa, que garante uma gastronomia espetacular ao Amado D’Licia. A contagem regressiva para o ano de 2012, bem a beira da Baía de Todos os Santos fica a cargo do samba contagiante da Terra Brasilis e de um DJ. O burburinho já é geral para a noite mágica do dia 31, que só termina com os primeiros raios de sol do primeiro dia do novo ano. Encantos e axés 2012! #quevenha

Conectados com tudo o que acontece no exterior, principalmente em NY e Londres, a dupla de sócios empresários Bruno Bacellar e George Calmon, trouxe para Salvador uma ideia diferente e sofisticada de restaurante, o Boteco Gourmet, na Pituba. Os renomados chefs Edson Gomes e Marise Bella apresentam pratos bem elaborados, criados por eles próprios, explorando a comida com muito sabor. Com decoração tradicional aos botecos, a casa é mesmo local de verdadeiras experiências gastronômicas. A codorna recheada acompanhada de cuscuz marroquino é o must have(o que há de melhor) do cardápio, que de boteco tem somente o nome! #gourmet

As “cores” de ElianeA arquiteta Eliane Kruschewsky brilhou na noite de autógrafos de seu livro “Cores” publicado pela editora VJ e lançado em clima de glamour na Mansão Cunha Guedes, na Graça. As páginas da publicação trazem a trajetória dos 30 anos de carreira da profissional e ainda 24 dos seus mais recentes trabalhos textualizados pela jornalista Alina Amaral. O buffet da noite ganhou toques genuínos de Marta Góes. Michelle Marie Magalhães (que lança sua po-de-ro-sa agenda VIP no começo desse mês), circulou por lá para homenagear a amiga.

Laboratório Gastronômico

Foto :Marcello Fontes

Foto

: Pa

ulo

Souz

a

Foto : André Carvalho

Page 61: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Agora é para valer, o verão esta cada vez mais perto. O sol vai ficando mais forte e os dias mais vibrantes e coloridos. E é nesse clima, que vem surgindo a coleção feminina do verão 2012. Sem dúvida, muito colorida e cheia de novidades, como tem que ser essa estação tão esperada por todos.

Verão 2012 moDa

Espero que com

essas dicas,

vocês arrasem

no próximo

verão!

Está confirmado: São muitas flores, xadrez e misturas de estampas. Nas cores, a predominância é o coral, o amarelo, o

vermelho e o azul Klein ou bic. Teremos também muitas listras, estampas de

cobra, poás e babados, além das max saias, vestidos longos, calça pantalona,

lurex e o branco total. Usem e abusem dos vestidinhos, shortinhos, mini saias e muitas

pulseiras usadas ao mesmo tempo e nos dois braços. Franjas serão vistas em bolsas, sapatos e roupas, trazendo os anos 20 de

volta, com muito charme e glamour.

por camila espinheira para Elas

Page 62: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA62

Hostel de Luxo

MAISSalvadorpor marcello fontes

É perto da praia, do acarajé e da vista particular da praia do Rio Vermelho que o ator Luiz Fernando Guimarães (habitué das tradicionais festas da Bahia e baiano de coração) aposta todas as fichas em seu mais novo empreendimento em sociedade com Adriano Medeiros - empresário carioca do setor hoteleiro e também diretor de conceito do F Design Hostel, com endereço em uma antiga casa do bairro do Rio Vermelho, local que já serviu de lar de personagens ilustres, como Jorge Amado e Zélia Gattai, Caetano Veloso e Gal Costa. O promissor espaço leva a assinatura dos arquitetos André Figueredo e Alex Galletti. Com inauguração marcada para dia 02 de fevereiro, Dia de Yemanjá, o F DESIGN HOSTEL, um misto de hospedaria moderninha + galeria de arte e bistrô, abre suas portas recebendo um time de globais daqueles! Em tempo, a coluna Mais Salvador andou sabendo que Luiz e Adriano não descartam a possibilidade de abrir filiais no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ôps!

O aumento da temperatura será geral nesse verão 2012, principalmente em um dos balneários mais procurados do litoral norte. Território do Jet setter local e nacional, o Complexo Turístico Reserva Imbassaí que agrega a Reserva Imbassaí Resort promete dias intensos com o Projeto Experience Live Summer. A dupla de jornalistas Ana Claudia Castro e Eduardo Scott - da Scott&Castro Assessoria de Imprensa e Marketing - coordenam a comunicação desse megaprojeto. A galera hype terá um plus a mais quando o assunto são as atrações e eventos nas áreas da música, gastronomia, artes, moda, esporte e ações sociais com acontecimentos pontuais focado na temática dos cinco sentidos. Do mês de janeiro, até fevereiro de 2012 o clima de glamour é palavra de ordem para quem deseja um verão de fortes emoções.

House ClubFina e hypada! Assim foi a festa House Club for Friends – dos irmãos Bruno, Léo e Luis Gaban e de Rodrigo Palhares (foto) – no endereço de número 77, da alameda dos sombreiros, no Caminho das Árvores. Os dj´s Roberta Lago e Enrico Masiero deixaram as pick-ups ao nascer do sol. A antiga residência da família Gaban ferveu de descolados e modernos como Pedrinho Figueredo, Rafaela Meccia, Nagib Dahia e outros. O teor etílico da noite foi regado de champagne! Badalação de primeira!

Dias Quentes

Foto

: A

ndré

Car

valh

oFoto : Divulgação

Foto : Divulgação

Page 63: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

para

moDa

Verão 2012 por camila espinheira

O verão para eles será muito diferente e “moderninho”, o que é maravilhoso! Este verão marcará em definitivo o estilo do homem contemporâneo, que virá muito colorido! Liberdade de escolha e muita ousadia marcam o verão 2012 masculino.

Nos pés, Oxford, reinventado por Miuccia Prada, com sola trator (80´s), mais solado

de corda a lá espadrille e uma mistura de cores, que mais parece impossível.

As peças

com modelagens justas e estruturadas

vêm com formas mais retas e amplas, com barras dobradas e

comprimentos curtos.

Está

confirmado

para eles: Listras,

florais, xadrez, total branco,

color bloking e muitas cores,

como pistache, rosa e até

brilho poderão ser vistos no

vestuário. Acessórios como

bolsas também estarão

presentes.

Eles

BELEZABAHIA 61

Page 64: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA64

TurísticasMassarandupióMassarandupió é uma vila de pescadores no município de Entre Rios, na Bahia, que

vem atraindo cada vez mais o turismo com pousadas, restaurantes e barracas de

frente para o mar. Além de curtir a rusticidade do local, protegido pela APA (Área

de Preservação Ambiental) do Litoral Norte da Bahia, você pode aproveitar o

ecoturismo, o turismo de aventura, as belezas do artesanato, a pesca esportiva e as

praias das dunas. Isso sem falar da reserva naturalista, a 300 metros ao sul da praia,

onde com muito respeito, homens e mulheres despem-se e aproveitam as belezas

do lugar, que ainda disponibiliza barracas e restaurantes dentro da reserva.

por caroline salgado

Mangue secoÚltima praia no extremo norte do Litoral Baiano, já fazendo fronteira com o es-

tado de Sergipe, Mangue Seco é a “menina dos olhos” do escritor Jorge Amado.

Inspiração para o livro Tieta do Agreste, o paraíso que revela inúmeras dunas e

paisagens primitivas de rio e mar, agrada a surfistas, amantes de esportes radicais

e às pessoas que apenas querem usufruir da calmaria da paisagem. A travessia

exclusiva de barco para Mangue Seco, através do rio Real, torna a praia ainda

mais atraente e a mantém naturalmente rústica. A biodiversidade marinha na

região, no encontro dos 6 rios com o Oceano Atlântico também é um encanto

a parte, com espécies raras, encontradas geralmente só no rio Amazonas.

Cânion do XingóLocalizado no Canindé do São Francisco, o Cânion do Xingó teve sua origem a partir

da construção da barragem da Usina Hidroelétrica de Xingó, no Rio São Francisco.

São 65 quilômetros de extensão, 170 metros de profundidade e largura que varia de

50 a 300 metros. Quem gosta de passeios náuticos não pode deixar de visitá-lo, já

que ele é o quinto maior do mundo e o maior em extensão navegável. Suas águas

verdes e transparentes e suas encostas de granito avermelhado e cinza são um con-

vite irrecusável. Uma dica é visitar a Usina Hidrelétrica de Xingó, percorrer a trilha

do Vale dos Mestres, conhecendo a vegetação típica da Caatinga, a fauna do sertão

e os paredões de arenito rochoso, com pinturas de mais de três mil anos, além de

apreciar também as belezas do Sítio Arqueológico Mundo Novo, um dos refúgios de

Virgulino Ferreira, o Lampião.

Barra GrandeQuem quer usufruir de um cenário natural belíssimo, não pode deixar de visitar

Barra Grande. Localizada na Península de Maraú, talvez o difícil acesso tenha

mantido por todo esse tempo a rusticidade do local. Hoje em dia até já se tem

estradas que ligam a Baía de Camamu a Península, mas o ideal é você parar

na Baía e atravessar o mar de lancha rápida ou escuna. As ruas, com chão de

areia, ainda preservam a vila de pescadores de Barra Grande, apesar da grande

quantidade de pousadas e restaurantes existentes, que unem o conforto à

rusticidade. Dentre as diversas praias a serem visitadas, a mais buscada é a de

Taipus de Fora, considerada uma das seis mais belas do Brasil pela revista Viagem

e Turismo e pelo guia Quatro Rodas. Além de curtir as belas areias alvas, o turista

não pode deixar de mergulhar nas imensas piscinas naturais que se formam entre

os corais na maré baixa, com diversas espécies de peixes.

DICAS

Page 65: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Ah, ser pai... Ser pai é maravilhoso! Mas pai que ama mesmo os seus filhos não tem jeito, é babão. Quer fazer as vontades para agradar as crianças, mas quem tem moral mesmo é a mãe. Olhe como é controverso. Mãe dá carão, mãe da chinelada, mãe bota de castigo, mãe tira computador, só deixa no final da semana. Mas mãe não tem jeito... Na hora de botar para dormir adivinha quem eles querem? Só querem a mãe, é mole?!

Quando a mulher vai para a maternidade, o pai diz logo: “Eu vou assistir o parto”. Para quê? Me responda. Não aguenta ver sangue, quando vê a criança nascendo todo melado de placenta dá um treco e desmaia!!!

É, meu amigo, sua criança nasceu. Agora é trabalho. Acabou aqueles jantarzinhos românticos à noite com sua esposa. Agora a atenção é toda do menino. Olhe... Até para você, meu amigo, sair para tomar uma singela

cervejinha com a turma, não dá. Você só vai poder sair de casa se virar um carregador, um jegue com caçuá. É sacola, é mochila, é carrinho, etc. A dedicação é total. Sabe aquele momento em que você, meu amigo, quer namorar um pouco com sua esposa, logo mais a noite? ESQUEÇA!!! Só pode quando o menino for dormir... E aí já sabe, né? Ela também está cansada e dorme junto com a criança...

E quando eles crescem, você meu amigo, percebe que menino não dá tanto trabalho. Menino gosta é de bola, video game... Aliás, jogar video game com seu filho é uma tarefa que você precisa se preparar, porque o menino é craque com aquele Joystick (o controle). O menino jogando

futebol com você, ele arrasa. Toca por

cobertura, faz gol de placa... As

Humor

mãozinhas deles são tão rápidas no controle que parece até coisa de mágico. E você, meu irmão? Todo desacostumado, não sabe onde apertar nada. Às vezes fica de cara com o gol e grita, desesperado: “Onde é que chuta, onde é que chuta?!?!?!”

Agora, menina.... Ah, menina é cara! Se prepare, porque se você fez uma menina, você vai gastar. Porque menina é a mãe em miniatura. Vai para o shopping com a mãe e é um tal de gastar desenfreadamente. E a menina fala: “Eu quero blusa, eu quero vestido, eu quero short”. E a mãe dizendo: “Mô, eu tenho que comprar, porque a menina está nua!”

É mole, ou quer mais?!?!?!

por renato piaba

ilustração luan boré

Ser pai é padecer no paraísoCrianças...

Page 66: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA66

O livro que conta a biografia do co-fundador, presidente e diretor executivo da Apple, disparou como um dos mais vendidos nesse final de ano. Steve Jobs, que morreu em 5 de outubro de 2011, devido a um câncer pancreático, deixou um império revolucionário para a história da tecnologia. E não é a toa que os seus 56 anos de vida geraram essa biografia tão procurada e polêmica. Nas mais de 40 entrevistas concedidas ao autor Walter Isaacson, Jobs foi sincero até demais, falou da sua personalidade forte, da sua difícil convivência com seus concorrentes e sobre suas criações inovadoras para o mundo da tecnologia. Ao longo dos dois anos de pesquisas, o autor entrevistou também mais de cem pessoas ligadas diretamente a Jobs. Foram familiares, amigos, colegas e concorrentes que contribuíram para engrandecer ainda mais esta história de vida, contada em 624 páginas, pela Companhia das Letras.

Steve Jobs - A Biografia

A Vida Sabe o Que FazEm mais um de seus romances surpreendentes, Zibia Gasparetto traz a tona a discussão

sobre o sentimento da raiva como estímulo para alcançar seus objetivos. A narrativa é sobre Carlos, um militar, que após cinco anos lutando na Itália, retorna ao Brasil, para sua noiva Isabel. Dado como morto, Carlos reencontra sua ex-noiva, que o rejeita. Com o sofrimento da perda e da recusa, Carlos se utiliza da raiva que acumulou no seu coração durante os anos de guerra para seguir sua vida, instigando o leitor a refletir sobre as atitudes que tomamos cotidianamente em nossas vidas e o melhor caminho a seguirmos.

As Esganadas

Em sua nova obra, publicada pela Companhia das Letras, o jornalista e apresentador Jô Soares escreveu um conto policial, a exemplo do best seller de sua autoria, “O Xangô de Baker Street”. Dessa vez, o conto “As Esganadas”, traz duas peculiaridades. A primeira é que desde o início da trama o leitor já fica sabendo quem é o assassino, sendo o suspense em volta do por que ele não é descoberto, além claro, da segunda peculiaridade, que intriga os investigadores do assassino em série: Ele só mata mulheres gordas. Ao longo das 264 páginas do conto policial, Jô Soares ainda transporta o leitor para a década de 30, em um Rio de Janeiro cheio de encantos e suspenses.

Fragmentos - Poemas, Anotações Íntimas e Cartas de Marilyn Monroe

Quem é fã da inesquecível Marilyn Monroe, não pode deixar de conferir esse lançamento da editora Tordesilhas. Mito sexual do cinema, a estrela hollywoodiana, que faleceu precocemente aos 36 anos, na década de 60, deixou para os fãs um grande material histórico nesse livro de 272 páginas. Nele, estão reunidas as confissões pessoais da atriz, contadas em poemas ou versos, retiradas de suas anotações e até mesmo de diários íntimos. Os documentos estão reproduzidos originalmente em inglês, também com a tradução em português. Os fãs ainda podem desfrutar de fotos da atriz, sozinha e com amigos, e de uma cronologia da vida de Marilyn. É imperdível para colecionadores.

CULTURA dicas de Livros

por caroline salgado

Page 67: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

A vida é feita de sonhos, e sendo assim, é importante desejar um mundo melhor para os jovens,

filhos ou alunos. Seja no respeito ou na dedicação ao diálogo, é necessário ampliar as relações dentro de casa ou na vida escolar. O mundo perfeito existe a partir do momento em que se propõe a discussão de valores éticos ou morais, quando se oferece ao próximo a busca, a construção ou simplesmente manter a essência de cada um.

Cada vez mais se busca a criatividade e o empreendedorismo dos jovens, não esquecendo que atrelado a isso vem a pressa pelos acontecimentos. Tudo tem um prazo. Os conselhos dos antepassados, de nada têm valor e não se adequam mais para os dias de hoje, exigia-se a calma, a perseverança. E hoje? Os prazos são para ontem! A pressa, a ansiedade, o medo, tomam conta da rotina dos jovens que desde cedo vivem a busca do vestibular, mas sem ser um desejo, um sonho por aquela ou esta profissão e sim pela pressão que tomou conta da vida. É uma adrenalina que ás vezes é saudável e outras vezes não. Tudo depende do contexto, pois a adrenalina é excelente para a mente, ela oferece o entusiasmo e a empolgação para a vida. Porém, em outros momentos, tem causas maléficas para o corpo físico ou mental, como o stress, por exemplo.

A vida dos estudantes está num ciclo em aceleração com os pais cobrando resultados imediatos dos filhos o tempo inteiro. O que gera tudo isso? Talvez a famosa concorrência de que o filho tem que saber mais do que o colega, a cobrança por resultados que devem ser sempre satisfatórios e favoráveis.

Calma gente! Educar é realizar um trabalho pautado na vida de uma escolarização saudável e não apenas

em resultados ou números. A pressa nos faz viver fases que não pertencem àquele momento, ou seja, se for criança, esta deve viver apenas cada etapa da sua infância, sem esmaltes, batom ou qualquer tipo de exageros. Estimulem o brincar, pois como dizia Winnicott: “É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral. E é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o seu eu”. É necessário estudar e aprender de acordo com sua idade sem precisar acelerar, para que não seja um mini adolescente antes da hora, senão quando este for para uma nova fase da vida, vai querer viver a vida de um adulto e participar de algo que ainda não lhe pertence.

A vida para ser bem vivida precisa de brilho, de paz e sucesso. Caso entre algum ingrediente a mais pode estragar a receita, entende? Então, não é necessário dar a este ser que está em formação mais do que ele precisa. Tudo tem sua medida certa.

É preciso e é fundamental construir um novo olhar sobre a educação atual. Precisamos valorizar o simples, a interação, os gestos, os desenhos, as falas, ou seja, precisamos escutar e conhecer para acolher o ponto de vista de cada um, para assim compreender o que pensar do mundo. As crianças possuem opinião e desde cedo participam de alguns grupos, seja na família, na escola ou na sua comunidade, sendo a partir daí que identificam suas escolhas, mas sempre com a orientação dos adultos. A vida é o que pensamos, agimos ou simplesmente vivemos, então nada deve ser acelerado ou vivido

a cem quilômetros por hora. Devemos vivê-la sem pressa, como uma fruta que amadurece no pé ao natural e sem dificuldade. Diferente quando tentamos forçar o amadurecimento com técnicas e maneiras que forçam o seu tempo. Claro que amadurece! Mas alguma coisa muda, seja na coloração ou no sabor. E com a vida é da mesma forma ou similar ao que foi concebido com a fruta.

É visível, então, que cada vez mais é necessário trabalhar a paciência para os jovens, habitantes do mundo que não conheceram as cartas, nem os telegramas, já nasceram em meio ao Sedex e E-mail. É importante rever a importância de se respeitar o tempo de cada coisa. A paciência não pode ter ficado perdida em algum lugar, temos que recuperá-la, pois a pressa de tudo hoje faz parecer que ter paciência é ter passividade, o que na verdade é um grande absurdo. Como dizia Paulo Freire: “Ninguém chega lá, saindo de lá”. Então se percebe que no meio a isso tudo existe um segredinho... Plante sonhos na vida dos jovens e ensine-os a semeá-los... Sem pressa!

A importância da

eDucaÇÃo

PACIÊNCIAna formação dos jovens

por cinthia garcia

BELEZABAHIA 65

Page 68: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA68

CAPA

Muitoque

Não haveria outra mulher em toda a Bahia mais adequada para representar a beleza

do estado. Tinha que ser ela, a nossa Miss Bahia 2011, Gabriella Rocha. Com seus 21 anos e 1m83, ela conquistou não só o nosso estado, como o Brasil. Segundo lugar no Miss Brasil 2011, Gabriella foi aclamada pelo público, que não aceitou a sua segunda colocação. De volta à Bahia, ela mostrou toda sua beleza em nosso editorial de moda e esbanjou simpatia em nossa conversa.

Atuando como modelo desde os três anos de idade, Gabriella ganhou seu primeiro título de Miss aos sete anos, vencendo o Miss Bahia Mirim. A partir daí já se via que a baianinha de Simões Filho ainda encantaria muitos públicos. Também, ela teve a quem puxar. Filha e afilhada de miss, a modelo teve como inspiração sua família

e também a eterna miss Martha Rocha, que tem o sobrenome igual ao dela e que segundo Gabriella “infelizmente é apenas uma coincidência. Martha é um ídolo”. Só não há adoração maior que a que ela demonstra pelo pai, com quem mora há dois anos aqui em Salvador. “Meu maior incentivador é meu pai, César. Ele sempre gostou de assistir a concursos de beleza. Na verdade acho que ele gosta é de mulher bonita, não é a toa que se casou com uma miss (risos). Ele sempre me apoiou em tudo na minha vida”, afirma. Acrescenta que Dr. Alfredo Assis, vereador e médico de sua cidade, além de seu grande amigo, admira e aprecia concursos de beleza, e sempre à motivou a se tornar miss, contando com o apoio dele em todos os concursos que participou.

Aos 19 anos, Gabriella foi coroada Miss Brasil Latina 2010, onde foi

representar o Brasil e trouxe na mala o 4º lugar do concurso, realizado no Caribe. Posteriormente, vieram os títulos de Miss Bahia 2011 e Miss Brasil Internacional 2011, um divisor de águas em sua carreira. Através do Miss Bahia 2011 ela pôde representar a Bahia e assim se tornar a segunda mulher mais bonita do Brasil. Para muitas pessoas, um segundo lugar pode ter um tom de derrota, mas para Gabriella, poder representar, a partir disso, o Brasil no Miss Internacional 2011, que aconteceu na China e garantiu o 6º lugar, foi um grande feito. “A maior recompensa para uma miss com certeza é a vitória, mas saber que todo aquele público que estava no evento queria que eu fosse eleita a Miss Brasil 2011 é sensacional. Você ser parada nas ruas, reconhecida e elogiada pelo seu trabalho, não tem sensação melhor. Porque eu não estou representando apenas as mulheres baianas e sim toda a riqueza do estado”.

Belezamais

por caroline salgado

Page 69: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Foto : Samuel Cerqueira

Page 70: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA70

Mas afinal, o que é preciso para ser uma miss? Segundo Gabriella, não existe um curso específico para se tornar uma miss, mas ao longo dos concursos de beleza as candidatas são treinadas e preparadas para o evento. Beleza, segundo ela, não é fundamental, já que os juízes avaliam a mulher como um todo, a inteligência, a simpatia, o carisma e a oratória. “Beleza não se sustenta sozinha. Para uma mulher ser bonita e se manter na vida ou nos concursos de beleza, tem que ter outras qualidades”, afirma a miss que diz não fazer dieta, mas que também não come tudo que gostaria. “Mantenho uma alimentação equilibrada, pratico exercícios físicos diariamente, com acompanhamento personalizado, na academia Espaço Vittal, além de tratamentos estéticos e acompanhamento ortomolecular”.

Devido aos compromissos profissionais, a Miss Bahia 2011 trancou a faculdade de publicidade e está dedicando-se inteiramente a sua carreira, prioridade para ela no momento. Mas, apesar da correria cotidiana, Gabriella fez questão de frisar que ainda sobra tempo para a

família. “Tempo é questão de prioridade. Minha carreira é muito importante para mim, mas dedico muita atenção aos meus familiares. É uma pena não visitar minha mãe tanto quanto eu gostaria”. Quando o assunto é diversão, ela logo se pronuncia: “Gosto de ficar em casa, de bobeira, sem maquiagem, vendo um bom filme em uma boa companhia” (risos).

Em 2010, Gabriella Rocha já mostrou um pouco da sua beleza em nossa revista, quando posou para o editorial

de moda. “Participar da Beleza Bahia naquele momento foi muito importante para mim. Estava em uma fase um pouco complicada, não estava na minha melhor forma física. Esse trabalho me incentivou a retomar o meu grande sonho. Ter estreitado amizade com a equipe da revista foi muito gratificante”, disse.

Esse grande sonho, o de ser Miss Brasil, não pôde ser realizado, mas a modelo não ficou frustrada, pelo contrário, se orgulha de ter chegado aonde chegou,

já que havia 23 anos que uma Miss Bahia não ficava em segundo lugar no concurso. “O sonho era agora, o ano era esse. Não vou tentar novamente o Miss Brasil, até porque tem uma carência de três anos para a candidata voltar a se inscrever. Mas tenho certeza que novas garotas belíssimas e com grande capacidade vão aparecer e representar o nosso estado tão bem quanto eu fiz”, afirmou. Em 2012, Gabriella vai voltar a estudar, só que dessa vez alçando voo em outra área, vai trocar o curso de publicidade pelo de jornalismo.

Como grande mensagem para quem sonha um dia em ser miss, Gabriella Rocha diz que “o fundamental é você ter certeza que é isso que você quer. Ser miss requer muito tempo, força de vontade e determinação, porque tem dias que você tem que comparecer a eventos noturnos e no outro dia, de manhã cedo tem que acordar para seguir uma rotina diária pesada. Tem que malhar, estudar, se preparar para os eventos. É uma correria, mas também é muito gratificante, afinal, tudo vale a pena quando a alma não é pequena”, concluiu.

Foto : Alex Dantas

Foto : Alex Dantas

Foto : Luciana Ferraz

Page 71: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Nome: Gabriella RochaIdade: 21 anosProfissão: ModeloAltura: 1,83 mPeso: 64 kgManequim: 38Sapato: 40Signo: CapricórnioFilme: Impossível citar um sóLivro: O Poder, de Rhonda ByrneMúsica: Não Olhe para Trás - Capital InicialHobby: CorrerHomem bonito: Meu namoradoMulher bonita: Minha mãe

O que não pode faltar na sua bolsa? Maquiagem, celular e cartão de créditoMaior qualidade: DeterminaçãoMaior defeito: Sinceridade excessivaComida preferida: As que não fazem parte da dieta.Frase preferida: “O segredo é acreditar. Acreditar no impossível, ter aquilo que eu costumo chamar de fé inabalável”Viagem inesquecível: A última que fiz para a ÁsiaSegredo de beleza: Beber água, fazer atividade física e tratamentos estéticosQual o seu maior sonho? Ser uma profissional de sucesso e como toda mulher, construir uma família, casar e ter filhos.

Foto : Samuel Cerqueira

Blusa Myth Short Shop 126

BELEZABAHIA 69

Page 72: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA72

Page 73: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Page 74: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA7472 belezaBaHia

E o Verão Ah, o

chegou...

Verão!eDitorial De moDa

A alegria e o calor chegaram à moda do Verão 2012. Sol, praia, piscina, muita cor

e descontração não podem faltar na estação mais esperada do ano. Para você

aproveitar confortavelmente todos os agitos dessa estação, a tendência pede

roupas com um tecido leve e transparente, com um estampado contagiante. Tudo

para equilibrar o conforto com a sofisticação. Detalhes artesanais nas roupas e nos

acessórios também estão em alta, dando um ar despojado à coleção. Confira em

nosso editorial de moda o que será tendência nas vitrines.

Page 75: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Bolsa EllusMacaquinho Shop 126Óculos Chilli BeansChapéu Marcatto

BELEZABAHIA 73

Page 76: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA76

Camisa de renda Shop 126 Regata DudalinaShort e Lenço Ellus

74 belezaBaHia

Page 77: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Camisa EllusShort e Sandália Skyler

BELEZABAHIA 75

Page 78: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA78

Vestido e Bolsa Carteira EllusSapato e Cinto NakkiskaBrinco Shop 126

76 belezaBaHia

Page 79: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Vestido EllusSapato e Brincos Shop 126

Look total Skyler

Blusa Shop 126Saia e Brincos MythSapato Nakkiska

BELEZABAHIA 77

Page 80: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA80

Polo e Short EllusBlusa e Sapato Skyler

78 belezaBaHia

Page 81: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Sapato EllusVestido Nakkiska Colar Shop 126Óculos Acervo da Produção

Camisa DudalinaShort Myth Cinto NakkiskaSapato Shop 126Óculos Acervo da Produção

BELEZABAHIA 79

Page 82: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA8280 belezaBaHia

Vestido Shop 126 Brincos e Pulseiras NakkiskaSapato Ellus

Page 83: BelezaBahia Edição 11

Vestido Shop 126Colar Shop 126

Vestido Shop 126 Brincos e Pulseiras NakkiskaSapato Ellus

Vestido Shop 126 Brinco MythSapato NakkiskaCinto Acervo da Produção

BELEZABAHIA 81

Page 84: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA84

Look total Shop 126

82 belezaBaHia

Page 85: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Look total Nakkiska

BELEZABAHIA 83

Page 86: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA86

Felipe LinsGabriella RochaTabata Cardoso

MODELOS

ONDE ENCONTRAR:

ELLUS JEANS DELUXESALVADOR SHOPPING – 71. 3341-3202SHOPPING IGUATEMI – 71 3450-1746

DUDALINA

SALVADOR SHOPPING – 71. 3272-2849 NAKKISKASALVADOR SHOPPING – 71 3341-6376

SALVADOR NORTE SHOPPING – 71. 3365-2836 SHOP 126

SALVADOR SHOPPING – 71. 3341-3239

SKYLERSALVADOR SHOPPING – 71. 3019-0527SALVADOR NORTE SHOPPING – 71. 3365-1490SHOPPING IGUATEMI – 71. 3450-0571

MYTH

SALVADOR SHOPPING – 71. 3272-5953

Produção de ModaFabrício Volk

Produção ExecutivaPaulo Andrade

Assistentes de ProduçãoNathália Viterbo

FotografiaSamuel Cerqueira

Making OffFlávio Moreno

EQUIPE

LOCAÇÃO:

Hotel Catussaba

Page 87: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

ONDE ENCONTRAR:

Page 88: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA88

As redes sociais na web vêm provocando uma verdadeira revolução no

comportamento das pessoas. Os conhecidos Orkut, Twitter, Facebook e Google+ foram concebidos pelos seus fabricantes com intenção de conectar as pessoas num ambiente democrático, dinâmico e interativo. Pesquisas realizadas em agosto de 2011 pelo site Ibope Nielsen Online, apontam o Facebook como o líder das páginas de relacionamento. Criado em 2004 pelo norte-americano Mark Zuckerberg, juntamente com 3 colegas da Universidade de Harvard, essa rede social já alcançou no Brasil uma marca de 30,9 milhões de usuários únicos. Segundo o site, o brasileiro manteve-se conectado nas redes sociais por 7 horas e 14 minutos em agosto.

Os recursos atuais do Facebook permitem exibição do seu perfil

pessoal e profissional, mural para exibição de recados, bate-papo em tempo real, publicação de fotos, matérias, eventos, perguntas e vídeos com comentários dos amigos e diversos aplicativos que têm atraído, inclusive, o meio empresarial para esse ambiente convergente. Novas interfaces vêm sendo testadas e disponibilizadas constantemente aos usuários em 2011.

Os dados estatísticos de audiência na Internet, as oportunidades proporcionadas pelo website e o alcance aos integrantes da rede de relacionamentos têm despertado grande interesse do mundo coorporativo. Diversas empresas de recursos humanos já consideram a página pessoal do Facebook um verdadeiro portifólio profissional. Empresas “antenadas”, dos mais variados setores da sociedade, buscam o “face”, como é apelidado, como ambiente de divulgação e

extensão dos seus negócios, bem como os profissionais autônomos, que exploram esse espaço gratuito e criativo na exposição dos seus produtos e serviços.

O nível de interatividade é fantástico! O diretor de um filme pode receber uma mensagem direta dos seus cinéfilos horas após o lançamento do filme; O comentarista de TV recebe sugestões de pauta para incremento do seu programa jornalístico; O diretor de revista publica seus textos e tem a participação de colaboradores das áreas técnicas; O atleta de futebol recebe as frases de elogio ou crítica efusiva do seu torcedor apaixonado; As categorias sociais organizam manifestações públicas. Na era do conhecimento, cliente e consumidor estão mais próximos e as informações entre eles circulam com a mesma velocidade dos acontecimentos.

amizade, agenda e portfólio

Facebook: WeB e tecNoloGia

por ícaro caires

ilustração luan boré

86 belezaBaHia

Page 89: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Page 90: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA90

Até parece que foi ontem que Paulo Andrade, diretor da revista Beleza Bahia, reuniu

e concretizou uma série de ideias inovadoras. O resultado, há dois anos vocês já conhecem: A Revista Beleza Bahia. A 10ª edição, que marcou esse aniversário, foi de muita festa, realizada com muito cuidado e perfeição pelo cerimonial Jane Resende & Kid Teens.

Foi uma noite de muito glamour, que teve a presença de convidados ilustres, empresários, colaboradores e clientes, que se divertiram em vários ambientes do cerimonial e desfrutaram de um ótimo atendimento, além da presença estonteante das nossas modelos de capa, que ao longo da revista fizeram história em nossos editoriais de moda e foram homenageadas, já que estas “meninas” levam o nome da Bahia para o mundo com a sua beleza, charme e simpatia.

A noite foi propícia também para marcar o lançamento da revista Saúde A+, uma grande sacada, diga-se de passagem, que trazendo na capa o mestre em reprodução humana, Elsimar Coutinho, chega ao mercado trazendo informações, dicas e cuidados para manter o corpo e a mente saudáveis, além de entrevistas com especialistas, esclarecendo as dúvidas mais freqüentes. Na próxima edição da Beleza Bahia, a Saúde A+ será publicada novamente, aguardem.

Reforçando ainda mais as belezas da nossa terra, um desfile de moda animou o evento, com tendências da estação e o que está por vir nesse Verão 2012. Os parceiros ainda disponibilizaram brindes, que foram sorteados no evento, animando ainda mais os nossos convidados, principalmente os contemplados. Aliás, muito obrigada aos nossos parceiros: Claro, Fogo de

Dois anos de Chão, Decameron, Tijuana, Morana, Barravento, Hotel Mercure Aracaju, Espaço Vida Saudável Herbalife, Salão Carmen Coiffeur, Via Sono/ Reconflex.

Destacamos ainda o belíssimo e delicioso bolo de quatro andares, presente de Katia Pellegrini para a nossa revista, e a cobertura da equipe do programa Beleza Bahia, que esteve presente e fez várias entrevistas aos convidados, que inclusive foram exibidas na TV Rede CNT, TV Porto, LFTV e LNTV, além de estarem disponíveis no nosso site (www.belezabahia.com.br), que em breve será um portal. Por falar em portal, daremos um coquetel em breve para o lançamento do mesmo.

Com mais esta etapa cumprida, agradecemos a todos vocês, que de alguma forma, contribuíram para esses dois anos de muita beleza e informação, em um veículo completo, que é uma Beleza Bahia!

BELEZA BAHIApor caroline salgado | fotos tâmara gouveia e studio samuel cerqueira

88 belezaBaHia

Page 91: BelezaBahia Edição 11

Dois anos de MARIANA CAMPOS, FABRICIO VOLK, ALINE DIAS, NATHÁLIA VITERBO E PAULO ANDRADE

Page 92: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA92

ALDO ALMEIDA

NAIANA MUNIZ

MAURÍCIO E JURACY VEIGA E MARINAIDE MOURA

ANGELA ABREU, CAROLINA CALDAS, THIAGO DE QUEIROZ,MARIA DA CONCEIÇÃO E DIVALDO DE QUEIROZ

ANTÔNIO CESAR E LUÍZ MÁRIO LEITE

TABATA CARDOSO, RALPH GRIMA, THAISA FUTENMA, ANDRÉ NUNES E DAIANE SANTANAANDRÉ BORGES, LENE NOVAES, ALINE VIEIRA E MÁRCIO XAVIER

ALINE, VILMAR LAGRANHA E VILMAR FILHO

MARIANA E ÊNIO CAMPOS CLARISSA ARRUDA E FLÁVIO MORENO JANE RESENDE

Page 93: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIAJANE RESENDE

VITOR, JOSÉ LUÍZ E RAPHAEL ALMEIDA

ROSE SILVA, MARIA GLÓRIA E ALESSANDRA OLIVEIRA

BIANDA CARVALHO, NAY E JOÃO BOHANA

RODOLFO CASTRO E CAROLINE SALGADO

SAMUEL CERQUEIRA, ALINE DIAS E LEONOR CERQUEIRA

CAUÊ MARQUES, CARLOS VACCARI E MARTHA SILVA

BRUNA CEDRAZ, DANIEL PEIXOTO, BERNADETE DIAS E VALDEMAR DIAS

TATIANA LIMA E CLARISSA ARRUDA

RAYMUNDO SANTIAGO E VICKY BRITTO

Page 94: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA94

MARIA HELENA E PAULO MACHADO CESAR E CHRISTINE LORETO

TATIANA PINHO DEIVISSON E JULIANA COSTA JESUS GARCIA E ANA L. MACIEL

MARCOS AMORIM, PAULO ANDRADE, PATRÍCIA AMORIM, REGINA CELI E ALINE DIAS DR. RUY CUNHA

MARCELLO FONTES E PATRICK CARVALHO

PALOMA VEGA E PAULO GABRIEL

WALTER LYRIO JR E MARCELA PERRELLI ILEZIR SMARCARO, JEFERSON FALCÃO E MATEUS

RODRIGO TRENTO E ELISSON VIANAJOÃO RAIMUNDO E DANILO MAGALHÃES

Page 95: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

MARCELLO FONTES E PATRICK CARVALHO

DULCE MASCARENHAS, PRISCILA MASCARENHAS E ZULEICA CARNEIRO

KÁTIA VALADARES E TÂNIA MIGLIAVACCA EDUARDO SCOTT E CAU CASTRO

EVARISTO FERNANDES, PAULO ANDRADE E JOSÉ LUÍS ALMEIDA MONIQUE E ANA MARIA PAIM

PALOMA VEGA, MONIQUE PAIM, TÁSSIA MATIAS, MARIANA CAMPOS, NATHALIA VITERBO, MICAELE NUNES, VICKY BRITTO, WESLER ALVES, TABATA CARDOSO, ALINE MARQUES, FELIPE LINS, CAROLINE SALGADO, FABRICIO VOLK E GESSICA NUNES.

LUAN BORÉ, FELIPE GINJA E BRUNO FERNANDES

JONALDO OLIVEIRA

CARLA CARVALHO, ALAN FELIX A ADRIANA AMORIM WILDSON FERREIRA E IRAN LEAL CARLA BORBA, LUCIANA MEL E FÁBIO MARQUES

ANA CAROLINA MACHADO E GABRIELA SANTANA

ALEXANDRE E ELIZANGELA FERNANDES E FERNANDA BORGES

Page 96: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA96

COMANDANTE DA POLÍCIA MILITAR, GILSON SANTIAGO E DEMAIS MILITARES DA POLÍCIA

EDSON CARDOSO, SUPERINTENDENTE ESTADUAL DO BANCO DO BRASIL E AMIGOS

DESENBARGADORA DO TRIBUNALDE JUSTIÇA, TELMA BRITO E AMIGOS

CLOVES FERRAZ, SÓCIO HONORÁRIO DA CÂMARA DE COMÉRCIO BRASIL - EL SALVADOR, DESEMB. CARLOS CINTRA E O CÔNSUL VIDAL RUBIO

DESEMBARGADOR CARLOS CINTRA CÔNSUL VIDAL SORTO RUBIO E ZECA DA SILVA,

REPRESENTANTE DO GOVERNADOR DE SE, MARCELO DÉDA

HOMENAGEM A DESEMBARGADORA TELMA BRITO EDSON CARDOSO - SUPERINTENDENTE ESTADUAL DO BANCO

11 anos da Câmara de Comércio de El Salvador - Brasil

CARLOS ALTRAN COMANDANTE DO 2º DISTRITO NAVAL

Page 97: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

Page 98: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA98

1º Pratique esporte. Além de saudável é prazeroso.

2º Faça uso do boné, protetor solar e óculos escuros. Mesmo nos dias nublados.

3º Devido ao horário de verão, a indicação é expor-se ao sol até às 11hs ou após às 17hs.

4º Faça 3 refeições diárias e 2 lanches saudáveis entre as refeições.

5º Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras nas refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

6º Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, como manteiga, margarina ou azeite.

7º Não faça uso diário de refrigerantes e sucos industrializados, assim como bolos, biscoitos recheados e balas.

8º Se for viajar, leve sempre um bom repelente, para evitar picadas de insetos.

9º Na praia, cuidado com a areia quente e também com as doenças provocadas por larvas ou fungos que se escondem na areia. Use um chinelo leve e confortável.

10º E é claro, não deixe de beber pelo menos dois litros de água por dia, além de sucos de frutas e água de coco, indispensáveis na hidratação.

Dicas Da estaÇÃo

10 dicas para você se cuidar nesse verão

ilu

stra

ção c

au

ê m

ar

qu

es

por caroline salgado

na p

róxim

a ediç

ão d

a bel

eza b

ahia, sa

úde a+

Page 99: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA

ilu

stra

ção c

au

ê m

ar

qu

es

Sono Qualidade

de Vida

Estética Facial Como ficar até

20 anos maisjovem

SHAKE Saiba como usar e quais

seus benefícios

CATARATABahia é referência

nacionalDr. Elsimar Coutinho Mestre da reprodução humana

SAÚDE Àn

a pró

xima e

dição

da b

elez

a bah

ia, sa

úde a+

Page 100: BelezaBahia Edição 11

BELEZABAHIA100