classificação das soluções

8
Classificação das soluções As soluções são classificadas em: saturadas, insaturadas, supersaturadas. Saturadas Contêm a quantidade de soluto dissolvido em uma determinada quantidade de solvente, considerando-se constante a temperatura e a pressão (exatamente igual ao coeficiente de solubilidade). Insaturadas Soluções nas quais a quantidade de soluto dissolvida é menor que a quantidade máxima que o solvente consegue dissolver, considerando-se constante a temperatura e a pressão (menor que o coeficiente de solubilidade). Supersaturadas São soluções nas quais a quantidade de soluto dissolvida supera o coeficiente de solubilidade (na mesma temperatura). Tais soluções são altamente instáveis e qualquer perturbação ou adição de um germe de cristalização provoca a precipitação da quantidade de soluto que está em excesso (em relação à solução saturada), tornando-se uma solução saturada com corpo de fundo. Aplicações (Unicamp–SP) Uma solução saturada de nitrato de potássio (KNO3) constituída, além do sal, por 100g de água, está à temperatura de 70°C. Essa solução é resfriada para 40°C, ocorrendo precipitação de parte do sal dissolvido. Calcule: a) a massa de sal que se precipitou; b) a massa de sal que permaneceu em solução. Considere o gráfico da solubilidade do nitrato de potássio em função da temperatura: Solubilidade (g de KNO 3 /100g de H 2 O)

Upload: fsinternet

Post on 15-Nov-2015

21 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

quimica

TRANSCRIPT

Classificao das solues

Classificao das solues

As solues so classificadas em: saturadas, insaturadas, supersaturadas.

Saturadas

Contm a quantidade de soluto dissolvido em uma determinada quantidade de solvente, considerando-se constante a temperatura e a presso (exatamente igual ao coeficiente de solubilidade).

InsaturadasSolues nas quais a quantidade de soluto dissolvida menor que a quantidade mxima que o solvente consegue dissolver, considerando-se constante a temperatura e a presso (menor que o coeficiente de solubilidade).

Supersaturadas

So solues nas quais a quantidade de soluto dissolvida supera o coeficiente de solubilidade (na mesma temperatura). Tais solues so altamente instveis e qualquer perturbao ou adio de um germe de cristalizao provoca a precipitao da quantidade de soluto que est em excesso (em relao soluo saturada), tornando-se uma soluo saturada com corpo de fundo.

Aplicaes

(UnicampSP) Uma soluo saturada de nitrato de potssio (KNO3) constituda, alm do sal, por 100g de gua, est temperatura de 70C. Essa soluo resfriada para 40C, ocorrendo precipitao de parte do sal dissolvido.

Calcule:a) a massa de sal que se precipitou;

b) a massa de sal que permaneceu em soluo.

Considere o grfico da solubilidade do nitrato de potssio em funo da temperatura:

Solubilidade (g de KNO3/100g de H2O)

Soluo:Considerando o grfico, temos:

60g de KNO3/100g de H2O/40C;

140g de KNO3/100g de H2O/70C.

a) Com a temperatura variando de 70C para 40C, temos 80g de precipitao.

b) Como havia 140g a 70C, e precipitou 80g, temos 60g permanentes na soluo.

Exerccios classificao de solues

01)Certa substncia X pode ser dissolvida em at 53g a cada 100 mL de gua (H2O). As solues formadas por essa substncia, descritas a seguir, podem ser classificadas, respectivamente, como:1. 26,5g de X em 50 mL de H2O2. 28g de X em 100 mL de H2O 3. 57,3g de X em 150 mL de H2O4. 55g de X em 100 mL de H2Oa) Insaturada, Insaturada, Saturada com precipitado e Saturada.b) Saturada, Saturada, Saturada com precipitado e Insaturada.c) Saturada com precipitado, Insaturada, Saturada e Saturada.d) Saturada com precipitado, Insaturada, Insaturada e Saturada.e) Saturada, Insaturada, Insaturada e Saturada com precipitado.1) 53 g ------ 100 mL x g ------ 50 mLx = 26,5 g - capacidade mxima-soluo com a quantidade mxima de soluto dissolvida = saturada2) 53 g ------ 100 mL-soluo com menos soluto dissolvido que a capacidade mxima = insaturada3) 53 g ------ 100 mL x g ------ 150 mLx = 79,5 g - capacidade mxima-soluo com menos soluto dissolvido que a capacidade mxima = insaturada4) 53 g ------ 100 mL- soluo com a quantidade mxima dissolvida mais 2 g de precipitado = saturado com precipitado.02)No grfico, encontra-se representada a curva de solubilidade do nitrato de potssio (em gramas de soluto por 1000 g de gua).

Para a obteno de soluo saturada contendo 200 g de nitrato de potssio em 500 g de gua, a soluo deve estar a uma temperatura, aproximadamente, igual aa) 12 C. 200 g -------- 500 gb) 17 C. x g -------- 1000 gc) 22 C.d) 27 C. x = 400 ge) 32 C.03)A solubilidade do nitrato de potssio (KNO3), em funo da temperatura, representada no grfico abaixo:

De acordo com o grfico, assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a massa de KNO3, em gramas, presente em 750 g desoluo, na temperatura de 30 C:a) 250 50 g -------- 150 g ( massa de soluto + solvente)b) 375 x g -------- 750 gc) 150 d) 100 x = 250 ge) 50004)Preparou-se uma soluo saturada de nitrato de potssio (KNO3), adicionando-se o sal a 50 g de gua, temperatura de 80C. A seguir, a soluo foi resfriada a 40C. Qual a massa, em gramas, do precipitado formado?Dados:

80C 180 g ----- 100 g 40C 60 g ----- 100 g 90 g - 30 g = 60 g de precipitado x g ----- 50 g x g ----- 50 g x = 90 g x = 30 g05)O grfico a seguir representa a curva de solubilidade de NaNO3em funo da temperatura.

Quatro misturas de nitrato de sdio, A, B, C e D, foram preparadas, em diferentes temperaturas, misturando-se diferentes massas de NaNO3em gua.A partir da anlise desse grfico, correto afirmar que:a) as misturas A e C apresentam precipitado;b) apenas a mistura A apresenta precipitado;c) as misturas C e D formam solues supersaturadas;d) a mistura C apresenta a maior quantidade de slido precipitado;e) as concentraes das solues aquosas resultantes das misturas A e D so iguais.A e C esto acima da curva de solubilidade, ou seja, tem mais soluto que a soluo consegue dissolver.Ento A e C apresentam precipitadoConsidere este grfico:

As solues indicadas pelos pontosA, BeCpodem ser classificadas quanto saturao, respectivamente, como:

a. Insaturada, saturada com corpo de cho, supersaturada.

b. Saturada, insaturada, saturada com corpo de cho.

c. Saturada com corpo de cho, saturada, insaturada.

a. Supersaturada, insaturada, saturada.

b. Saturada com corpo de cho, supersaturada, insaturada.

Alternativa c.

PontoA:

Analisando o grfico, verifica-se que a quantidade de soluto presente em 100 g de gua de solvente (gua), temperatura de 20C, de aproximadamente 30g para o pontoA. Como a curva indica a quantidade mxima de soluto numa dada temperatura, podemos verificar que, a 20C, essa quantidade de 15 g. Portanto, no pontoA,temos mais soluto que o mximo que pode ser dissolvido e, consequentemente, a soluo saturada com corpo de cho. PontoB:

O pontoBest situado sobre a curva e, nesse caso, a quantidade de soluto tambm de 30 g, mas a temperatura de 40C. Para tal temperatura, essa a quantidade mxima que pode ser dissolvida em 100 g de gua. Portanto, a soluo saturada.

PontoC:

Nesse ponto, uma massa de 30g de soluto est dissolvida em gua temperatura de 60C. Nessa temperatura, a quantidade mxima de soluto que pode ser dissolvida maior que 30g. Portanto, a soluo insaturada.Basicamente, temos que:

Pontos acima da curva: solues saturadas com corpo de cho;

Pontos na curva: solues saturadas;

Pontos abaixo da curva: solues insaturadas.

Observe a tabela de solubilidade abaixo para vrias substncias:

1. Classifique o tipo de soluo (saturada, insaturada ou supersaturada) que obteremos se adicionarmos essas massas de soluto a 100 g de gua, temperatura de 20C:

2. 50 g de NaC;

3. 33,0 g de acar;

4. 5,0 g de KC.

a. Saturada, supersaturada, insaturada.

b. Saturada, insaturada, saturada.

c. Insaturada, saturada, supersaturada.

d. Supersaturada, insaturada, saturada.

a. Saturada, saturada, insaturada.

Alternativae.

(UFMG) Adicionando-se soluto a um solvente chega-se a um ponto em que o solvente no mais consegue dissolver o soluto. Neste ponto a soluo torna-se:

a. Diluda.

b. Concentrada.

c. Fraca.

d. Supersaturada.

a. Saturada

Alternativae.

(UFGO) O grfico a seguir representa a solubilidade de vrios sais em funo da temperatura, expressa em gramas do soluto por 100 gramas de gua.

Sobre esse grfico, incorreto afirmar que:

a) a solubilidade dos sais aumenta com a elevao da temperatura na ordem: NaCl, KCl, RbCl, CsCl.

b) com exceo do Li2SO4, a solubilidade de todos os sais aumenta com a elevao da temperatura.

c) a solubilizao do KCl aumenta com o aumento da temperatura.

d) a 0 C , o NaCl menos solvel que o KCl.

Alternativad._1487134939.psd