cipa news | ano 1 | nº 3 | abril/2012

4
ANO 1 | Nº 3 | ABRIL/2012 Prestação de contas acompanhe os recursos e as despesas da CIPA Benefícios do chocolate 6 razões para se deliciar sem culpa! confira as dicas culturais do mês de abril Feira Especial de Páscoa Páscoa! Saiba tudo sobre a comemoração mais saborosa do ano

Upload: eduardo-quintanilha

Post on 10-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Revista CIPA NEWS De Abril de 2012 PÁSCOA: Saiba tudo sobre a comemoração mais saborosa do ano.

TRANSCRIPT

Page 1: CIPA NEWS | ANO 1 | Nº 3 | ABRIL/2012

ANO 1 | Nº 3 | ABRIL/2012

Prestação de contasacompanhe os recursos e as despesas da CIPA

Benefícios dochocolate6 razões para se deliciar sem culpa!

confira as dicas culturais do mês de abril

Feira Especial dePáscoa

Páscoa!Saiba tudo sobre a comemoração mais

saborosa do ano

Page 2: CIPA NEWS | ANO 1 | Nº 3 | ABRIL/2012

Deposite suas sugestões, reclamações e avaliações na Caixa de Sugestões

localizada na recepção.

Neste espaço você pode conferir os valores ar-recadados com a Campanha Papel Branco e com a venda do papelão para reciclagem, e onde este dinheiro está sendo aplicado.

A Página deseja felicidade, paz e saúde aos ani-versariantes do mês! Parabéns!

Sonia - 08/04Thiago S. - 08/04

Jane - 12/04Andreia - 15/04Elisandra - 15/04Jessica - 19/04Borges - 19/04

Jefferson - 23/04Anderson - 27/04

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um instrumento que os trabalhadores dis-põem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança.

A constituição de órgãos dessa natureza den-tro das empresas foi determinada pela ocorrência significativa e crescente de acidentes e doenças típicas do trabalho em todos os países que se in-dustrializaram.

A CIPA é composta de representantes do em-

pregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto, ressalvadas as al-terações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos.

No Brasil, esta participação, prevista na CLT, se restringe a CIPA, onde os trabalhadores formal-mente ocupam metade de sua composição após eleições diretas e anuais.

O objetivo básico da CIPA é fazer com que em-pregadores e empregados trabalhem conjunta-mente na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

A CIPA também tem por atribuição identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de risco, com a participação do maior número de trabalhadores e com a assessoria do SESMT.

Para maiores informações acesse: www.apaginadistribuidora.com.br/cipa

CIPEIROS - Gestão 2011/2012

Presidente: Marcos [email protected]

Ramal: 320

Vice-Presidente: José Bernardo [email protected]

Ramal: 306

1º Secretário: Anderson [email protected]

Ramal: 315

Linha direta com a CIPA:[email protected]

Envie suas críticas, opiniões e sugestões de temas para o CIPA NEWS para a nossa redação:

[email protected]

Geral

ORGANIZAÇÃO Eduardo QuintanilhaPROJETO GRÁFICO Gisele MartinsPALPITEIROS Lilian Krzesinski, Willian Rocha

EQUIPE:

Page 3: CIPA NEWS | ANO 1 | Nº 3 | ABRIL/2012

Símbolos da PáscoaCoelho da Páscoasimboliza a fertilidade e a es-perança de vida nova.

Ovosassim como o coelho, o simbo-lismo dos ovos está relaciona-do com uma nova vida e com a fertilidade.

CordeiroMoisés sacrificou um cordeiro em agradecimento à Deus pela libertação dos hebreus no Egito. Também simboliza, do ponto de vista cristão, Jesus Cristo, que foi crucificado para libertar os homens de seus pecados.

Círioé uma vela acessa com as letras gregas “alfa” e “ômega” (iní-cio e fim). A luz da vela repre-senta a ressureição de Cristo.

Pão e vinhosimbolizam o corpo e o sangue de Cristo. Jesus repartiu o pão e o vinho com seus discípulos na Última Ceia (Santa Ceia).

Colomba pascalcriado na Itália, é um pão doce em formato de pomba. A pomba simboliza a paz de Cristo e também a presença do Espírito Santo.

A Páscoa é uma das datas co-memorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração re-monta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma ori-gem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é “passagem”.

Entre as civilizações antigas

Historiadores encontraram in-formações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos euro-peus há milhares de anos. Prin-cipalmente na região do Medi-terrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. En-tre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema im-portância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivên-cia em função do rigoroso in-verno que castigava a Europa, dificultando a produção de ali-mentos.

A Páscoa Judaica

Entre os judeus, esta data assume um significado muito importan-te, pois marca o

êxodo deste povo do Egito, liderado por

Moisés por volta de 1250 a.C. Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fer-mento) para lembrar a rápida fuga, quando não sobrou tem-po para fermentar o pão.

A Páscoa entre os cristãos

Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressur-reição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O fes-tejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior ao equinócio da Primavera (21 de março). A semana anterior à Páscoa é considerada como Se-mana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

O coelhinho e os ovos

A figura do coelho está sim-bolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fer-tilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da es-pécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nasci-

mento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados reli-giosos da Páscoa? Tanto no sig-nificado judeu quanto no cris-tão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de choco-late, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertili-dade e da vida.

Capa

Páscoa!Conheça as origens e os símbolos da celebração mais saborosa do ano

Page 4: CIPA NEWS | ANO 1 | Nº 3 | ABRIL/2012

Fique Ligado!

COMO FUNCIONA? Chocolate meio amargo também libera serotonina no organismo, neu-rotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

AUMENTA NOSSO TEMPO DE VIDA

POR QUÊ? Pode comemorar: duas barras de chocolate por sema-na garantem um ano extra de vida!

COMO FUNCIONA? O cacau tem quase duas vezes mais antioxi-dantes do que o vinho tinto e três vezes mais do que o chá verde, retardando o envelheci-mento de todo o nosso corpo.

PREVINE DERRAMES

POR QUÊ? Quem come quatro pedacinhos de chocolate pelo menos uma vez por semana tem 22% menos chance de ser

vítima de um acidente vascular cerebral. Só não vale abusar da quantidade: são só quatro qua-dradinhos, combinado?

COMO FUNCIONA? Os grãos de ca-cau são carregados de substân-cias que ajudam a manter nosso sangue fino e as artérias limpas, melhorando a irrigação sanguí-nea no cérebro.

TURBINA OS MÚSCULOS

POR QUÊ? Cientistas garantem que comer uma barra peque-na de chocolate diariamente aumenta o fluxo sanguíneo no organismo em pouco menos de duas semanas.

COMO FUNCIONA? O aumento do fluxo sanguíneo melhora tam-bém a oxigenação dos múscu-los, preparando-os para a ação. Você se sentirá mais disposta e com mais resistência até para fazer uma simples caminhada.

Diversão

CINEMA John Carter - Entre Dois Mundos - Filme baseado na obra de “Uma Princesa de Marte” de Edgar Rice Burroughs (editora Aleph). John Carter já enfrentou muitas guerras na Terra. Quando é abduzido para Marte, é escravizado e obrigado a lutar em uma entre povos que, até então, ele nem sabia da existência.

FEIRA Feira Especial de Pás-coa de Curitiba - Feira de ar-tesanato, objetos decorativos, chocolates e produtos arte-sanais alusivos a Páscoa, bem como barracas diversas de ali-mentação.Praça Osório: segunda à sába-do das 10 às 21h e domingo. das 14h às 20h. Praça Santos Andrade: segun-da à domingo das 10h às 20h

CINEMA Jogos Vorazes - Filme baseado na obra de Suzanne Collings (publicada pela editora Rocco). A história se passa em um futuro em que a América do Norte está devastada e dividida em 12 distritos. Cada um desses territórios manda dois jovens entre 12 e 18 anos para com-petir em um reality show perigoso.

6 Benefícios do chocolate O consumo moderado de chocolate traz vá-rios benefícios à saúde. Confira quais são eles e, na próxima passagem pelo supermer-cado, presenteie-se com uns quadradinhos!

DIMINUI O ESTRESSE

POR QUÊ? Você pode não repa-rar, mas seu chocolate favorito serve de calmante.

COMO FUNCIONA? Chocólatras apresentam níveis menores de hormônios do estresse circulan-do no sangue.

SERVE COMO ANTI-INFLAMATÓRIO

POR QUÊ? Dois quadradinhos de chocolate meio amargo por dia diminuem inflamações crôni-cas, consideradas as principais responsáveis por doenças como diabetes, Alzheimer e infarto.

COMO FUNCIONA? Esse tipo de chocolate é rico em flavonoi-des, componentes que destro-em os radicais livres que causam a inflamação.

MELHORA O HUMOR NA HORA!

POR QUÊ? A mesma quantidade de chocolate meio amargo indicada no item acima tem o poder de deixar qualquer pessoa mais feliz.