ciÊncias da natureza - jucienebertoldo.com fileenvolve o material nuclear. nas células...

23
1 Conteúdos Características dos Seres Vivos: Noções de célula. Nutrição: Autotrofismo e heterotrofíssimo. Digestão intracelular e extracelular. Obtenção, transformação e utilização de energia pelos seres vivos: o metabolismo e as reações químicas. Respiração: mitocôndrias/células animais. Fotossíntese: cloroplastos/células vegetais. A classificação dos seres vivos: Diversidade genética e diversidade das espécies. Doenças provocadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários e invertebrados. Eixo temático Vida, Ambiente, Diversidade. Expectativas de aprendizagem Conhecer as características gerais da célula e a classificação dos seres vivos em procariontes, eucariontes, pluricelu- lares. Utilizar os critérios universalmente aceitos no agrupamento da diversidade de seres vivos em grandes reinos: Mo- nera, Protista, Fungi, Animal e Vegetal, identificando os vírus como seres que não podem ser compreendidos em nenhum desses reinos. Conhecer os representantes dos cinco reinos e suas principais características. Caracterizar as doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários, fungos e invertebrados. Caracterizar autotrofismo e heterotrofíssimo como diferentes modos de obtenção de alimento pelos seres vivos. Relacionar digestão intracelular e extracelular com reações químicas que reduzem as substâncias alimentares a par- tículas capazes de serem transportadas a todas as células. Compreender a fermentação como modo de obtenção de energia sem a participação do oxigênio e a respiração como modo de obtenção de energia com a participação do oxigênio. Caracterizar a respiração celular (mitocôndrias) como um conjunto de reações químicas que partem dos reagentes oxigênio e nutrientes com liberação final de energia e produção de água e gás carbônico. Compreender a fotossíntese, identificando os cloroplastos como estruturas responsáveis pela produção de energia. MATERIAL DO PROFESSOR 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL/2º BIMESTRE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Upload: others

Post on 20-Oct-2019

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

Conteúdos

• Características dos Seres Vivos:

• Noções de célula.

• Nutrição: Autotrofismo e heterotrofíssimo.

• Digestão intracelular e extracelular.

• Obtenção, transformação e utilização de energia pelos seres vivos: o metabolismo e as reações químicas.

• Respiração: mitocôndrias/células animais.

• Fotossíntese: cloroplastos/células vegetais.

• A classificação dos seres vivos:

• Diversidade genética e diversidade das espécies.

• Doenças provocadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários e invertebrados. Eixo temático

• Vida, Ambiente, Diversidade. Expectativas de aprendizagem

• Conhecer as características gerais da célula e a classificação dos seres vivos em procariontes, eucariontes, pluricelu-lares.

• Utilizar os critérios universalmente aceitos no agrupamento da diversidade de seres vivos em grandes reinos: Mo-nera, Protista, Fungi, Animal e Vegetal, identificando os vírus como seres que não podem ser compreendidos em nenhum desses reinos.

• Conhecer os representantes dos cinco reinos e suas principais características.

• Caracterizar as doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários, fungos e invertebrados.

• Caracterizar autotrofismo e heterotrofíssimo como diferentes modos de obtenção de alimento pelos seres vivos.

• Relacionar digestão intracelular e extracelular com reações químicas que reduzem as substâncias alimentares a par-tículas capazes de serem transportadas a todas as células.

• Compreender a fermentação como modo de obtenção de energia sem a participação do oxigênio e a respiração como modo de obtenção de energia com a participação do oxigênio.

• Caracterizar a respiração celular (mitocôndrias) como um conjunto de reações químicas que partem dos reagentes oxigênio e nutrientes com liberação final de energia e produção de água e gás carbônico.

• Compreender a fotossíntese, identificando os cloroplastos como estruturas responsáveis pela produção de energia.

MATERIAL DO PROFESSOR 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL/2º BIMESTRE

CIÊNCIAS DA NATUREZA

2

ATIVIDADES

1. As células são as menores unidades vivas de um organismo e estão presentes em todos os seres, com exceção dos vírus. Elas podem ser classificadas em procarióticas e eucarióticas se levarmos em consideração a ausência ou presença de (A) carioteca. (B) citoplasma. (C) parede celular. (D) membrana plasmática. Disponível em: https://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-celulas-procarioticas-eucarioticas.htm. Acesso

em: 6 fev. 2019 (adaptada).

Gabarito: A Comentário A classificação em procarióticas e eucarióticas é baseada na ausência ou presença de carioteca, uma membrana que envolve o material nuclear. Nas células procarióticas, essa membrana está ausente e por isso dizemos que elas não apresentam núcleo definido. 2. Organismos procariontes apresentam células mais simples, que não possuem um núcleo organizado. São exemplos de seres procariontes: (A) bactérias e cianobactérias. (B) protozoários e bactérias. (C) bactérias e plantas. (D) fungos e bactérias.

Disponível: https://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-celulas-procarioticas-eucarioticas.htm. Acesso em: 6 fev. 2019 (adaptada).

Gabarito: A Comentário Cianobactérias e bactérias são seres que apresentam células procarióticas, ou seja, que não possuem membrana envol-vendo o material nuclear. 3. Quais são os cinco reinos de agrupamento dos seres vivos e quais suas principais características? Sugestão de resposta Atualmente consideramos a existência de cinco reinos: Monera, Protista ou Protoctista, Fungi, Plantae e Animalia. Suas principais características são: O reino Monera é um grupo com seres bastante simples. Todos os integrantes são formados por apenas uma célula (unicelulares) e esta não apresenta núcleo definido (célula procariótica). O reino Protista ou Protoctista, diferentemente do reino Monera, não apresenta indivíduos com células procarióticas, sendo todos os representantes eucarióticos. O reino Fungi apresenta organismos unicelulares ou multicelulares e com célula eucariótica. Todos os representantes, diferentemente dos reinos acima, são heterotróficos, ou seja, incapazes de produzir seu alimento. O reino Plantae é composto exclusivamente por organismos autotróficos que possuem células eucarióticas e multicelu-lares. Por fim, temos o reino Animalia, o reino ao qual pertencemos. Ele possui representantes heterotróficos, multicelulares e com células eucarióticas.

3

4. Na figura a seguir estão representados os cinco reinos de agrupamento dos seres vivos.

Disponível: http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAAfdQEAA-0.jpg. Acesso em: 07 fev. 2019 (adaptada).

As letras A e B representam, respectivamente, os reinos (A) Monera e Protista. (B) Animal e Vegetal. (C) Vegetal e Fungi. (D) Animal e Fungi. Gabarito: D Comentário O nome de todos os reinos está representado na figura a seguir:

Disponível: <http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAAfdQEAA-0.jpg>. Acesso em: 07 fev. 2019.

4

5. (IFSP/Adaptado) Em uma aula de Biologia, o professor mostrou as imagens dos organismos a seguir:

Após analisar as imagens, alunos fizeram afirmações sobre o Reino a que cada organismo pertence, com uma justifica-

tiva.

Assinale a alternativa que corresponde ao aluno, cuja resposta está correta.

(A) O segundo aluno afirmou que a alga verde pertence ao Reino Fungi, pois apresenta tecidos organizados na forma

de micélio.

(B) O primeiro aluno afirmou que o cogumelo pertence ao Reino Protoctista, pois ele é um organismo que pode ser

autótrofo ou heterótrofo.

(C) O terceiro aluno afirmou que o cogumelo pertence ao Reino Fungi, pois ele é heterótrofo, pluricelular e suas células

se organizam em filamentos, denominados hifas.

(D) O quarto aluno afirmou que a samambaia pertence ao Reino Protoctista, pois ela é pluricelular, suas células são

procariontes, e a clorofila encontra-se dispersa pelo citoplasma.

Gabarito: C

Comentário

De acordo com as figuras apresentadas pelo professor, na primeira temos um indivíduo do Reino Fungi – cogumelo

(heterótrofo, pluricelular e suas células se organizam em filamentos, denominados hifas; na segunda, tem-se um repre-

sentante - alga verde produz seu próprio alimento através de fotossíntese; a terceira é um indivíduo do Reino Plantae –

samambaia (são seres pluricelulares, autótrofos e eucariontes).

6. (CFTSC Adaptado) O termo biodiversidade refere-se à diversidade de formas de vida, aos papéis ecológicos que de-

sempenham e à diversidade genética que contém. As milhares de espécies que constituem a biodiversidade do planeta

são atualmente classificadas em cinco reinos.

Observe o quadro a seguir:

Reino Exemplo de organismo

1 bactérias

Protista 2

Fungi 3

4 samambaia

Animalia 5

Com base no quadro apresentado, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas: 1, 2, 3, 4 e 5, respecti-

vamente:

(A) (1) Eucarionte; (2) ameba; (3) cogumelos; (4) Plantae; (5) moluscos. (B) (1) Protista; (2) minhoca; (3) moluscos; (4) Plantae; (5) mamíferos. (C) (1) Monera; (2) ameba; (3) cogumelos; (4) Plantae; (5) peixes. (D) (1) Monera; (2) ameba; (3) algas; (4) Plantae; (5) aves. Gabarito: C

Comentário

De acordo com a diversidade de vida existente no planeta o quadro deve ser assim preenchido.

Reino Exemplo de organismo

(1) Monera bactérias

5

Protista (2) ameba

Fungi (3) cogumelos

(4) Plantae samambaia

Animalia (5) peixes

7. Certos agentes infecciosos são formados apenas por material genético protegido por uma cápsula de proteína. Eles só conseguem se replicar quando invadem uma célula e utilizam suas estruturas. Estes agentes são (A) protozoários. (B) bactérias. (C) fungos. (D) vírus.

Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/969240/DLFE-200912.pdf/1.0. Acesso em: 07 fev. 2019.

Gabarito: D Comentário Os vírus são sempre parasitas intracelulares, por serem incapazes de fabricar ou de degradar substâncias. Ao invadirem as células, causam alterações em seu funcionamento, podendo inclusive levar à morte celular. 8. (FUVEST-adaptada) Esquistossomose, teníase, cisticercose, gonorréia, malária, filariose e amebíase são doenças pa-rasitárias humanas. Quais delas são causadas por protozoários? Resposta Amebíase e malária. A amebíase é uma doença causada pelo protozoário Entamoeba histolytica. E a malária é transmi-tida pelo mosquito Anopheles que possui em seu organismo protozoários do gênero Plasmodium.

9. Associe a doença às suas características.

1 – Teníase. 2 – Febre amarela. 3 – Tuberculose.

a. ( ) Causas: contato com fluídos corporais (geralmente saliva) da pessoa contaminada pela bactéria bacilo Mycobac-terium Tuberculosis. Sintomas: emagrecimento, febre alta, fadiga e escarro sanguinolento. Tratamento: antibióticos e prevenção através da vacina BC. b. ( ) Causas: contato direto com muco nasal do infectado Sintomas: tosse, manchas pelo corpo e febre alta. Em crianças a doença pode tornar-se mortal. Tratamento: analgésicos, antipiréticos e vacinação como forma de prevenção. c. ( ) Causas: uma pessoa se torna hospedeira intermediária da tênia quando ingere seus ovos. Sintomas: dor de cabeça, dificuldade em respirar, dificuldade nos movimentos. Tratamento: geralmente é feito com vermífugos. Resposta A sequência correta é: a. 3; b. 2; c. 1. 10. No estudo de absorção e reflexão da luz em uma planta que está realizando o processo de fotossíntese, um obser-vador utilizando a roda de cores identifica que a cor mais absorvida encontra-se do lado oposto à cor mais refletida.

Brown, T. Química a Ciência Central. 2005 (adaptado).

6

De forma simplificada a cor refletida é a cor do objeto, assim, a cor mais absorvida e a mais refletida na ocorrência da fotossíntese são, respectivamente, (A) verde e vermelho. (B) vermelho e verde. (C) violeta e amarelo. (D) amarelo e violeta. Gabarito: B Comentário Segundo o texto a cor refletida é a cor do corpo, folhas verdes (refletidas), assim, indo à roda de cores e observando o lado oposto a cor refletida iremos encontrar o vermelho (absorção). 11. O Cerrado é composto por diversas espécies de plantas, animais, fungos e outros seres vivos. A fotossíntese deste bioma acontece no período (A) noturno, quando as mitocôndrias realizam a respiração celular. (B) noturno, pois os cloroplastos utilizam a energia que foi armazenada. (C) diurno, pois os cloroplastos necessitam de luz para realizar esse processo. (D) diurno, pois as mitocôndrias transformam energia luminosa em energia química. Gabarito: C Comentário A fotossíntese é a síntese de moléculas orgânicas a partir do dióxido de carbono atmosférico e da água, utilizando a luz como fonte de energia, portando esse processo ocorre nos cloroplastos no período diurno. 12. A figura, a seguir, representa o processo da fotossíntese. O número 1 indica uma substância que foi produzida e liberada para o meio ambiente durante a fotossíntese, enquanto o número 2 indica uma substância captada do meio externo pela folha por ser necessária à realização desse processo.

Essas substâncias são, respectivamente,

(A) gás oxigênio e gás carbônico. (B) gás hidrogênio e clorofila. (C) gás nitrogênio e álcool. (D) gás metano e oxigênio.

Disponível em: https://ensinociencias/2014/08/exercicios-fotossintese-7-ano-ensino.html. Acesso em: 08 fev. 2019 (adaptada).

Gabarito: A Comentário O processo evidenciado no esquema corresponde à fotossíntese, no qual ocorrem trocas gasosas de oxigênio e gás car-bônico. 13. O ar é uma mistura de gases que participam de vários processos importantes na natureza. Na ocorrência de queimadas, qual é o gás comburente, presente no ar, mantendo a chama? (A) Hidrogênio. (B) Nitrogênio.

7

(C) Oxigênio. (D) Argônio.

Disponível em: https://ensinociencias/2014/08/exercicios-fotossintese-7-ano-ensino.html. Acesso em: 08 fev. 2019 (adaptada).

Gabarito: C Comentário O gás que participa de uma série de processos, sendo o principal comburente é o oxigênio. 14. (CP2/adaptada) Um importante processo realizado por seres autotróficos retira da atmosfera um gás que faz parte do efeito estufa. A opção que indica, respectivamente, o gás que seria retirado da atmosfera, e o processo biológico responsável por esse fenômeno é (A) oxigênio e fotossíntese. (B) gás carbônico e fotossíntese. (C) oxigênio e respiração celular. (D) gás carbônico e respiração celular. Gabarito: B Comentário O gás estufa que será retirado da atmosfera pela atividade fotossintética das algas e das plantas é o dióxido de carbono ou gás carbônico. 15. (CPS Adaptado) A agricultura é a arte de colher o sol. Essa frase, divulgada nos cursos de Agronomia, expressa o quanto a agricultura depende de fenômenos e elementos naturais mais do que qualquer outra atividade econômica conhecida. Isso ocorre porque a produção agropecuária depende de uma capacidade especial típica dos vegetais: sin-tetizar seu próprio alimento. Porém, assim como todos os demais seres vivos, as plantas também precisam de água e de nutrientes minerais que elas retiram do solo pelas raízes. Entretanto, as plantas podem “fabricar” as substâncias orgânicas de que necessitam para sua nutrição e fazem isso por meio de um processo bioquímico chamado de fotossíntese, o qual depende da energia do sol para acontecer.

Disponível em: http://tinyurl.com/pw336dv. Acesso em: 20 ago. 2015 (adaptada).

A partir das informações do texto, assinale a alternativa correta. (A) O solo depende da energia do sol e das raízes das plantas para realizar o processo de fotossíntese. (B) A agricultura possui autonomia, pois independe de fenômenos naturais para sua existência. (C) As sementes das plantas adubam organicamente o solo no processo de fotossíntese. (D) As plantas não dependem de outros seres vivos para produzir o próprio alimento. Gabarito: D Comentário As plantas clorofiladas são organismos autótrofos e são capazes de produzir matéria orgânica, por fotossíntese, a partir de substâncias inorgânicas. No processo de fotossíntese, os vegetais utilizam o dióxido de carbono água e energia da luz solar. Leia o texto e, a seguir, responda a questão 16. George Stephenson (1781-1848), engenheiro inglês, certa vez comentou que: “Minha locomotiva a vapor é movida pela luz solar, captada por plantas verdes há milhões de anos”. Por mais surpreendente que esse comentário de Stephenson possa parecer, ele tinha razão. A queima do carvão mineral, usado como combustível nessa locomotiva, liberou a energia luminosa captada por plantas que viveram há mais de milhões de anos. Enquanto vivas, essas plantas sintetizaram compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico, se desenvolveram, cresceram e se reproduziram. Após terem morrido, foram soterradas por muitas camadas de sedimentos, o que impediu sua total decomposição por fungos e bactérias. Assim, gradativamente, esses compostos orgânicos, submetidos a grandes pressões e elevadas temperaturas, foram lenta-mente se transformando em minério de carvão. Portanto, esse carvão mineral armazenou parte da energia luminosa captada pela fotossíntese há milhões de anos.

Disponível em: https://www.escolasimetria.com.br/etec20162/questao/19. Acesso em: 13 fev. 2019.

16. (CPS/Adaptado) Considerando o processo descrito no texto, realizado pelas plantas enquanto vivas, pode se afirmar cor-retamente que ele

8

(A) permitiu que a matéria orgânica fosse degradada em gás carbônico e água. (B) garantiu a produção de matéria orgânica indispensável à vida. (C) ocorreu no interior das células aclorofiladas dos vegetais. (D) impediu a formação de moléculas de gás oxigênio. Gabarito: B Comentário Enquanto vivas, as plantas garantem a produção da matéria orgânica, indispensável à vida, realizando a fotossíntese. 17. (UTFPR/Adaptado) A respeito da fotossíntese, é correto afirmar que (A) é realizada somente por plantas terrestres. (B) organismos que realizam este processo são chamados de herbívoros. (C) é um processo que libera gás carbônico para o ambiente. (D) pode ser representada pela reação simplificada: gás carbono + água = glicose + gás oxigênio. Gabarito: D Comentário A equação geral da fotossíntese pode ser representada pela formulação 6𝐶𝑂2 + 12𝐻2𝑂 → 𝐶6𝐻12𝑂6 + 6𝑂2 + 6𝐻2𝑂, porém esta equação pode ser representada de forma simplificada, conforme apresentada na alternativa “D”. 18. Na respiração celular, a célula é capaz de obter energia para o seu funcionamento. Algumas etapas desse processo ocorrem no interior de uma organela denominada de: (A) Retículo endoplasmático. (B) Complexo golgiense. (C) Mitocôndria. (D) Cloroplasto. Disponível em: https://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-respiracao-celular.htm#resposta-2459. Acesso

em: 6 fev. 2019 (adaptada).

Gabarito C Comentário Duas etapas da respiração celular ocorrem no interior da mitocôndria: o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória.

9

MATERIAL DO PROFESSOR 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL /2º BIMESTRE/2019

CIÊNCIAS HUMANAS – HISTÓRIA

Conteúdos • Formação dos Estados Modernos/Nacionais: Absolutismo e Mercantilismo.

• Reformas Religiosas: Luteranismo, Calvinismo, Anglicanismo e Contrarreforma.

Eixo temático • A construção da Idade Moderna.

Expectativas de aprendizagem • Compreender o processo de concentração dos poderes nas mãos do rei. • Discutir o conceito de Estado Moderno. • Analisar as práticas mercantilistas. • Identificar as principais ideias protestantes. • Compreender a dimensão política das Reformas Religiosas.

ATIVIDADES Leia o texto e responda a atividade 1. (Unicamp)

O grande teórico do absolutismo monárquico, o bispo Jacques Bossuet, afirmou: "Todo poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e seus representantes na terra. Resulta de tudo isso que a pessoa do rei é sagrada e que atacá-lo é sacrilégio. O poder real é absoluto. O príncipe não precisa dar contas de seus atos a ninguém."

(Citado em "Coletânea de Documentos Históricos para o 1° grau." São Paulo, SE/CENP, 1978, p. 79.).

1. Identifique: a. características do absolutismo monárquico. Sugestão de resposta

10

Concentração de todos os poderes nas mãos do rei (o poder de legislar, de executar e de julgar); equilíbrio do rei entre nobreza (a quem garante privilégios políticos) e burguesia (a qual garante privilégios econômicos); prática da política econômica mercantilista; justificativa do absolutismo pela Teoria do Direito Divino. b. o período histórico do regime político apresentado no texto. O período histórico do regime político apresentado no texto é Idade Moderna, entre os séculos XVI e XVIII. c. características dos governos democráticos atuais que sejam diferentes dos citados no texto. Sugestão de resposta O poder emana do povo, e não "de Deus"; os governantes são representantes dos cidadãos e agem em nome destes, e não como "ministros de Deus e seus representantes na Terra"; os governantes são responsáveis por seus atos, e não "pessoas sagradas"; deve haver tripartição de poderes, e não "poder real absoluto"; o governante deve prestar contas de seus atos, e não deixar de fazê-lo. DH17-Caracterizar as diferentes formas de governo em contextos históricos distintos. Expectativa de aprendizagem

• Compreender o processo de concentração dos poderes nas mãos do rei. Disponível em: http://mestresdahistoria.blogspot.com/2014/04/roteiro-de-estudos-absolutismo.html. Acesso em: 30 jan. 2019.

2. Indique a alternativa que completa corretamente as palavras que faltam no trecho abaixo.

Chegado o século XVI, a dinastia _____ retomou o fortalecimento da autoridade monárquica em meio às sangrentas

guerras religiosas que tomavam o país. No governo do rei _____ (1560 - 1574), vários conflitos entre a nobreza _____

e os burgueses ______ colocaram em risco a estabilidade do poder monárquico. Em 24 de agosto de 1572, a noite de

______ marcou um dos mais violentos confrontos com a morte de 30 mil moradores da cidade de Paris.

(A) Bourbon; Luís XIV; huguenote; católicos; São Patrício. (B) Valois; Carlos IX; católica; calvinistas; São Bartolomeu. (C) Orleans; Henrique VI; católica; calvinistas; São Crispim. (D) Valois; Carlos X; aristocrática; capitalistas; São Bartolomeu. Gabarito: B DH17-Caracterizar as diferentes formas de governo em contextos históricos distintos. Expectativa de aprendizagem:

• Compreender o processo de concentração dos poderes nas mãos do rei. Comentário Foi durante o Reinado de Carlos IX que ocorreu a noite de São Bartolomeu, em que cerca de 30 mil pessoas morreram. Esse conflito se inseriu nos grandes conflitos religiosos do período da Reforma. No caso francês, apenas com o Édito de Nantes, de 1598, procurou-se conter os conflitos religiosos.

Disponível em: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-historia/exercicios-sobre-absolutismo-frances.htm. Acesso em: 1º fev. 2019.

3. (UERJ) Indique duas medidas estabelecidas pelo poder real que tenham auxiliado a afirmação do absolutismo político e dois fatores que funcionaram como resistência ao processo de centralização política. Sugestão de resposta. Dentre as medidas estabelecidas pelo poder real estão: unificação da moeda; unificação de pesos e medidas; criação de uma burocracia real; uniformização da língua nacional; unificação da cobrança de impostos; apoio à colonização de novos territórios; formação de exércitos regulares nacionais; estabelecimento de práticas mercantilistas; aplicação da justiça real sobre todo o reino; estabelecimento de relações de controle e convivência com a nobreza. Ainda assim, uma série de fatores limitaram ou impuseram um ritmo mais lento ao processo de centralização do poder político dos sobe-ranos durante a Idade Moderna. Dentre esses fatores, podem-se citar: manutenção dos poderes locais; existência de leis gerais do reino; fortalecimento gradativo do individualismo burguês; resistência de setores nobres à perda de seu poder político; manutenção dos poderes tradicionais ligados à nobreza e à Igreja. DH17-Caracterizar as diferentes formas de governo em contextos históricos distintos. Expectativa de aprendizagem

• Compreender o processo de concentração dos poderes nas mãos do rei. Disponível em: http://mestresdahistoria.blogspot.com/2014/04/roteiro-de-estudos-absolutismo.html. Acesso em: 30 jan. 2019 (adap-

tada).

11

Leia o texto para responder a atividade 4. (PUP-SP)

"O trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. Os reis são deuses e participam de

alguma maneira da independência divina. O rei vê de mais longe e de mais alto; deve acreditar-se que ele vê me-

lhor..." (Jacques Bossuet).

4. Essas afirmações de Bossuet referem-se ao contexto do século

(A) XII, na França, no qual ocorria uma profunda ruptura entre Igreja e Estado pelo fato de o Papa almejar o exercício do poder monárquico por ser representante de Deus.

(B) XVIII, na Inglaterra, no qual foi desenvolvida a concepção iluminista de governo, como está exposta. (C) X, na Inglaterra, no qual a Igreja Católica atuava em total acordo com a nobreza feudal. (D) XVII, na França, no qual se consolidavam as monarquias nacionais. Gabarito: D

DH17-Caracterizar as diferentes formas de governo em contextos históricos distintos. Expectativa de aprendizagem:

• Compreender o processo de concentração dos poderes nas mãos do rei. Comentário

A concepção da emanação divina do poder do rei absoluto era uma das principais características da estratégia que

“arquitetos” dos Estados Nacionais Modernos, com Jean Bodin, desenvolveram para dar legitimidade a esse tipo de

poder. Na formação dos Estados Nacionais Europeus, a fonte do poder, ou seja, a soberania, estava relacionada direta-

mente com a figura do monarca. Disponível em: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-historia/exercicios-sobre-formacao-dos-estados-nacionais-modernos.htm#ques-

tao-1. Acesso em: 30 jan. 2019 (adaptada).

Leia o texto e responda a atividade 5. (Unicamp)

A respeito do Estado moderno, o pensador político inglês John Locke (1632-1704) escreveu: “Considero poder político o direito de fazer leis para regular e preservar a propriedade”.

(MUNAKATA, Kazumi, A Legislação Trabalhista no Brasil, 1984.)

5. Sobre a Formação dos Estados Nacionais e do Absolutismo, explique a. a função do Estado segundo Locke. Sugestão de resposta O Estado é fazer leis para regular e preservar a propriedade. DH12-Compreender diferentes manifestações de poder ao longo da História. Expectativa de aprendizagem

• Discutir o conceito de Estado Moderno. Disponível em: <https://exerciciosweb.com.br/historia/historia-mundial/formacao-dos-estados-nacionais-e-do-absolutismo-exercicios/>.

Acesso em 30 jan. 2019 (adaptada).

6. (FAZU-2001) A formação do Estado Absolutista corresponde a uma: (A) Aliança dos Senhores Feudais e o Clero. (B) Aliança da Nobreza com a Burguesia. (C) Limitação do poder do Clero. (D) Exigência da Burguesia. Gabarito: D DH12-Compreender diferentes manifestações de poder ao longo da História. Expectativa de aprendizagem:

• Discutir o conceito de Estado Moderno. Comentário

12

A burguesia desejava dinamizar as relações comerciais ao final da Baixa Idade Média, para isso seria imprescindível a unificação de moedas, impostos e a padronização do sistema de pesos e medida. Disponível em: <http://projetomedicina.com.br/site/attachments/article/647/historia_exercicios_idade_moderna_absolutismo.pdf>. Acesso em: 30

jan. 2019.

Leia o texto e responda a atividade 7. (CFTCE/2004)

Durante a Idade Moderna, a Europa estruturou o chamado Estado Moderno que possuía basicamente três elementos fundamentais: o Absolutismo Monárquico, o Mercantilismo e o Colonialismo. Tais elementos mantinham estreitas e inseparáveis relações. 7. A partir da condição acima citada, cite três características básicas do Mercantilismo. Intervenção do Estado na economia, manutenção de balança comercial favorável, protecionismo alfandegário DH16-Compreender o papel das instituições políticas, econômicas e sociais em diferentes contextos. Expectativa de aprendizagem:

• Analisar as práticas mercantilistas. Disponível em: http://mestresdahistoria.blogspot.com/2012/06/confira-uma-lista-de-exercicios-sobre-o.html. Acesso em: 30 jan. 2019.

8. (UFRS) Considere as seguintes afirmações a respeito do mercantilismo. I - Por mercantilismo entende-se um conjunto de ideias e práticas econômicas adotadas pelo Estado Absolutista. II - O estímulo à expansão marítima e colonial e o estabelecimento de monopólios caracterizam as políticas mercantilis-tas. III - Portugal, Espanha, França, Holanda e Inglaterra são países nos quais a política mercantilista alcançou grande desen-volvimento. Quais estão corretas (A) apenas I (B) apenas II (C) apenas III (D) I, II e III Gabarito: D DH34-Analisar processos econômicos em diferentes períodos históricos. Expectativa de aprendizagem:

• Analisar as práticas mercantilistas. Comentário Todas as alternativas estão corretas porque o mercantilismo estava, sim, associado às nações absolutistas do início da modernidade, que, por sua vez, haviam se lançado às circum-navegações e à colonização do “Novo Mundo”. Os países citados no terceiro item envolveram-se, cada qual ao seu modo, na atividade mercantilista.

Disponível em: https://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-historia/exercicios-sobre-mercantilismo.htm#resposta-3372. Acesso em: 31 jan. 2019.

9. O sistema mercantilista organizou a esfera das trocas econômicas do mundo ocidental no início da Idade Moderna, à época das monarquias absolutistas europeias. Uma das características do sistema mercantilista era o metalismo, que pode ser definido como: Sugestão de resposta A riqueza de uma determinada nação era medida pelo acúmulo de metais preciosos que ela tinha em suas reservas. O metalismo consistia na principal forma de se medir a riqueza de uma nação mercantilista. Isso porque metais preciosos, como ouro e prata, eram a garantia real dessa riqueza. DH34-Analisar processos econômicos em diferentes períodos históricos. Expectativa de aprendizagem

• Analisar as práticas mercantilistas. Disponível em: https://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-historia/exercicios-sobre-mercantilismo.htm. Acesso em: 31 jan.

2019 (adaptada).

13

Leia os textos e responda a atividade 10. (UFJF)

“Erram os pregadores de indulgências quando dizem que pelas indulgências do papa o homem fica livre de todo o pecado e está salvo. (...) É preciso exortar os cristãos a esperar entrar no céu mais pela verdadeira penitência do que por uma ilusória tranquilidade.” – Lutero

“Deus chama cada um para uma vocação particular cujo objetivo é a glorificação dele mesmo. O comerciante que busca o lucro, pelas qualidades econômicas que o sucesso econômico exige: o trabalho, a sobriedade, a ordem, responde também o chamado de Deus santificando de seu lado o mundo pelo esforço, e sua ação é santa.” - Calvino

In: VICENTINO, Cláudio. História Geral, São Paulo, Scipione, 1997.

10. Responda: a. qual movimento promoveu a divulgação dessas ideias. O movimento que divulgou essas ideias foi a Reforma Protestante. b. aponte duas características desse movimento. A Reforma Protestante realizou uma série de críticas contra antigas práticas estabelecidas pela Igreja Católica. Além disso, por meio da livre interpretação do texto bíblico, promoveu novos valores que não se assentavam nos antigos dogmas da Igreja. DH3-Identificar informações em fontes históricas diversas. Expectativa de aprendizagem

• Identificar as principais ideias protestantes. Disponível em: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-historia/exercicios-sobre-reforma-protestante.htm#questao-1. Acesso em:

31 jan. 2019.

Leia o texto e responda a atividade 11.

(Unifesp)

“Se um homem não trabalhar, também não comerá” – São Paulo 11. O texto acima traduz a ideia defendida pelo (A) Protestantismo de Lutero. (B) Protestantismo de Calvino. (C) Catolicismo da Idade Média. (D) Catolicismo da Contrarreforma. Gabarito: B DH3-Identificar informações em fontes históricas diversas. Expectativa de aprendizagem

• Identificar as principais ideias protestantes. Comentário A citação grifada está próxima aos princípios do protestantismo de Calvino. Em seus ensinamentos, Calvino apontou a dedicação ao trabalho como forma de se afastar do pecado e se voltar a Deus. Na medida em que o trabalho disponibi-lizasse a riqueza, o árduo trabalhador teria as provas necessárias de que Deus lhe garantiria a salvação espiritual.

Disponível em: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-historia/exercicios-sobre-reforma-protestante.htm#questao-1. Acesso em: 31 jan. 2019.

12. Relacione Reforma Protestante com o Renascimento? A Reforma protestante e o Renascimento foram movimentos, religioso e cultural, que proporcionaram grandes transfor-mações na sociedade e que levou a ampliação de liberdade e direitos que até então eram negados a população em função do poder absoluto dos reis e da Igreja Católica. DH16-Compreender o papel das instituições políticas, econômicas e sociais em diferentes contextos. Expectativa de aprendizagem

• Identificar as principais ideias protestantes. 13. Defina o que é a. simonia. Simonia era a prática de venda de objetos considerados sagrados pela Igreja Católica.

14

b. indulgência. Indulgência era a prática da Igreja Católica de venda do perdão. c. contrarreforma. A contrarreforma foi um movimento promovido pela Igreja Católica que tinha o objetivo de combater o avanço da Re-forma Protestante. DH5-Compreender a História como produto histórico, social e cultural. Expectativa de aprendizagem

• Identificar as principais ideias protestantes. Disponível em: http://moisesprofhist.blogspot.com/2017/06/prova-com-gabarito-e-e-venceslau-jose_8.html. Acesso em: 1º fev. 2019.

Leia o texto e responda a atividade 14. (UERJ)

As relações entre a pregação protestante e as estruturas políticas então existentes foram muitas vezes decisivas tanto para os destinos da pregação em si quanto para os rumos afinal tomados pela organização das novas Igrejas.

FRANCISCO JOSÉ CALAZANS FALCON In: RODRIGUES, Antônio Edmilson M. e FALCON, Francisco José C.

Tempos modernos: ensaios de história cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

14. Responda: a. a partir do movimento reformista, que religião surgiu na Inglaterra? A partir do movimento reformista, surgiu na Inglaterra religião Anglicana. b. o que provocou a Reforma na Inglaterra. Sugestão de resposta Dentre as causas que motivaram o movimento de Reforma na Inglaterra estão os interesses do rei Henrique VIII nas terras da Igreja e em fortalecer sua autoridade a partir da criação de uma Igreja subordinada diretamente a ele, da burguesia na queda de taxas e impostos e em ampliar o seu poder no Parlamento e a não concessão da anulação do casamento do rei com Catarina de Aragão pelo Papa e consequente interdição de seu casamento com Ana Bolena. DH5-Compreender a História como produto histórico, social e cultural. Expectativa de aprendizagem

• Compreender a dimensão política das Reformas Religiosas. Disponível em: http://mestresdahistoria.blogspot.com/2012/04/saiba-mais-sobre-reforma-protestante.html. Acesso em: 08 nov. 2018 (adap-

tada).

15. (FUVEST) A Reforma religiosa do século XVI provocou na Europa mudanças históricas significativas em vários setores da sociedade. Nesse contexto, indique as transformações decorrentes da Reforma Protestante nos âmbitos a. político e religioso. Sugestão de resposta No âmbito político, a Reforma significou o enfraquecimento do poder papal e o fortalecimento do poder absolutista. Com o rompimento do monopólio católico na Europa Ocidental, os reis, em processo de fortalecimento, se aproveitaram para centralizar cada vez mais o poder em suas mãos. No aspecto religioso, a Reforma permitiu acabar com o pretenso universalismo da Igreja Católica e o surgimento de uma multiplicidade de novos comportamentos e religiões. Libertou a população dos dogmas católicos e permitiu a leitura e livre interpretação da Bíblia (aliás, pregada por Lutero). Enfim, uma nova alternativa cristã fora do Catolicismo. b. socioeconômico. Sugestão de resposta No campo socioeconômico, as transformações foram muito significativas e Lutero abriu caminho para Calvino. Este, por sua vez, pregava, através da Predestinação. Pregava a salvação por meio do acúmulo da riqueza advinda do trabalho, fato que praticamente santificou as práticas capitalistas, libertando a burguesia para os negócios e possibilitando o início de uma mudança de comportamento social (ascensão social), em detrimento da nobreza (bastante estática e presa às tradições). Socialmente a Reforma também estimulou as revoltas camponesas e de cavaleiros (buscavam a igualdade bíblica: social-política e econômica), que foram prontamente reprimidas pelos senhores feudais. De qualquer forma, com o auxílio da imprensa, a Bíblia foi mais difundida, dando acesso a grande parte da população e contribuindo para a alfabetização, pela necessidade de ler e interpretar a Bíblia.

15

DH16-Compreender o papel das instituições políticas, econômicas e sociais em diferentes contextos. Expectativa de aprendizagem

• Compreender a dimensão política das Reformas Religiosas. Disponível em: <http://mestresdahistoria.blogspot.com/2012/04/saiba-mais-sobre-reforma-protestante.html>. Acesso em: 08 nov. 2018

(adaptada).

Observe a imagem e responda a atividade 16. (UFRS-1998)

Mapa do Sacro Império Romano-Germânico e das divisões políticas da Europa no século XVI.

(Fonte: SEPANEK, S. OS GRANDES LÍDERES - LUTERO. São Paulo: Nova Cultural, 1988.)

Em 1563, quando se encerra o Concílio de Trento, o panorama político-religioso da Europa apresenta-se con-

forme o mapa acima. 16. Relacione os grupos religiosos listados abaixo com as áreas de sua maior influência, de acordo com a numeração constante no mapa: ( ) católicos romanos. ( ) reformados anglicanos. ( ) reformados luteranos. ( ) reformados calvinistas. ( ) cristãos ortodoxos. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: (A) 4 - 3 - 2 - 1 - 5 (B) 5 - 1 - 3 - 2 - 4 (C) 3 - 1 - 2 - 4 - 5 (D) 1 - 2 - 4 - 5 - 3 Gabarito: C DH5-Compreender a História como produto histórico, social e cultural. Expectativa de aprendizagem

• Compreender a dimensão política das Reformas Religiosas. Comentário A reforma Protestante mudou o panorama religioso dos países europeus, com ideologias estruturadas de acordo com o refor-mador que atuou em cada uma. Dessa forma, a mapa apresenta essa divisão, demonstrando a Espanha como reino católico, Inglaterra anglicana, o Sacro Império Romano-Germânico em sua maioria de luteranos, a Suíça calvinista e a Europa Oriental os cristãos ortodoxos.

Disponível em: https://www.stoodi.com.br/exercicios/ufrgs/1998/questao/ufrgs-1998-observe-o-mapa-a-seguir-do-sacro-imperio/. Acesso em: 1º fev. 2019.

17. Com relação a Reforma e a Contrarreforma, os dois personagens principais de uma e de outra foram Calvino e Inácio de

Loyola. Comente o papel e a importância de

16

a. Calvino para o protestantismo. João Calvino, ao estabelecer a teoria da predestinação, em que a salvação eterna estaria condicionada ao sucesso material, criou uma ética religiosa estimuladora das práticas capitalistas e, portanto, sintonizada às transformações econômicas e soci-ais que se verificavam no início da Idade Moderna, contribuindo significativamente para a ruptura da unidade cristã em torno da Igreja Católica. b. Inácio de Loyola para o catolicismo. Inácio de Loyola organizou a Companhia de Jesus, em relação às críticas que as ordens católicas vinham recebendo no contexto das reformas religiosas. Os jesuítas tiveram por função resgatar a credibilidade da igreja, organizar a educação europeia e a catequização dos indígenas no Novo Mundo. DH5-Compreender a História como produto histórico, social e cultural. Expectativa de aprendizagem

• Compreender a dimensão política das Reformas Religiosas.

Observe a imagem e responda a atividade 18.

18. Explique a imagem acima associando-a à Contrarreforma.

A imagem acima representa o movimento conhecido como Inquisição, onde as pessoas que eram acusadas de bruxarias eram queimadas em praça pública. Além disso, qualquer pessoa que fosse considerada herege (que falavam mal da Igreja Católica) também era conduzido ao tribunal do Santo Ofício. DH4-Reconhecer a produção do conhecimento histórico em diferentes linguagens. Expectativa de aprendizagem

• Compreender a dimensão política das Reformas Religiosas. Disponível em: http://moisesprofhist.blogspot.com/2017/06/prova-com-gabarito-e-e-venceslau-jose_8.html. Acesso em: 1º fev. 2019.

17

7ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdos

• Regionalização do território brasileiro.

• Goiás no contexto econômico e cultural brasileiro. Eixo temático

• Social – Cartográfico - Físico territorial Expectativas de aprendizagem

• Entender o processo histórico de ocupação e formação do território brasileiro.

• Utilizar as capacidades de leitura em mapas para identificar fronteiras, limites e divisas.

• Reconhecer o processo histórico de formação do território goiano e de seus municípios.

• Reconhecer diferentes formas de regionalizações do espaço territorial brasileiro.

• Identificar e diferenciar as regiões de Goiás (micro e meso).

ATIVIDADES 1. (UEL-PR) No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na (A) expansão para o interior. (B) ocupação das áreas litorâneas. (C) fixação do escravo na agricultura. (D) formação e exploração dos minifúndios. Gabarito: A

DG39-Relacionar as características socioespaciais dos continentes aos seus processos de colonização. Expectativa de aprendizagem

• Entender o processo histórico de ocupação e formação do território brasileiro. Comentário No Brasil colônia, a pecuária foi inicialmente a primeira atividade econômica que proporcionou o desbravamento do interior do Brasil, ou seja, o processo de ocupação do território brasileiro. Disponível em: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-historia-do-brasil/exercicios-sobre-povoamento-brasileiro.htm#resp. Acesso em:

29 jan. 2019 (adaptada).

2. Um dos primeiros lugares ocupados pelos colonizadores brancos em Goiás foi a região do Rio Vermelho, onde se fundou o arraial de Santana, que depois passou a ser chamado de Vila Boa.

MATERIAL DO PROFESSOR 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL /2º BIMESTRE/2019

CIÊNCIAS HUMANAS - GEOGRAFIA

18

O nome “Vila Boa” deriva de (A) “boa morte”, nome da primeira igreja construída no lugar. (B) “Bueno”, sobrenome do “Anhanguera”, o fundador do arraial. (C) “bom selvagem”, referência à índole pacífica dos índios goiazes. (D) “boa lavra”, referência à grande quantidade de ouro encontrado na região. Gabarito: B

DG39-Relacionar as características socioespaciais dos continentes aos seus processos de colonização. Expectativa de aprendizagem

• Entender o processo histórico de ocupação e formação do território brasileiro. Comentário A primeira região ocupada pelos colonizadores em Goiás foi a região do Rio Vermelho. Fundou-se aí o Arraial de Sant´Ana, que depois seria chamado Vila Boa e, mais tarde, Cidade de Goiás, sendo durante 200 anos a capital do terri-tório.

Disponível em: http://jurajuris.blogspot.com/2013/01/exercicios-de-historia-e-geografia-de-go.html. Acesso em: 25 fev. 2019.

. 3. A industrialização de Goiás é um processo recente e sua implantação acabou contribuindo para o aumento das dife-renças regionais. Em relação à industrialização goiana, marque a alternativa INCORRETA. (A) O Distrito Agroindustrial de Anápolis ganha maior dinamismo com a incorporação de novos ramos industriais, como o farmacêutico. (B) Em Minaçu, a exploração do amianto não foi acompanhada da instalação de indústrias de beneficiamento de grande porte daquele minério. (C) A região nordeste do estado abriga várias etapas da cadeia produtiva das mais poderosas agroindústrias do país ligadas ao setor de alimentação. (D) A indústria automobilística, antes concentrada nas regiões metropolitanas, chega a Goiás (Catalão) atraída por in-centivos governamentais, entre outros fatores.

Disponível em: http://jurajuris.blogspot.com/2013/01/exercicios-de-historia-e-geografia-de-go.html. Acesso em: 25 fev. 2019

Gabarito: C

DG28 - Analisar os diferentes processos de industrialização Expectativa de aprendizagem

• Reconhecer o processo histórico de formação do território goiano e de seus municípios. Comentário Em relação à industrialização goiana do nordeste do estado, é uma região muito pobre e não participa da cadeia pro-dutiva das mais poderosas agroindústrias do país nem de Goiás. 4. A cidade de Pirenópolis tem na Festa do Divino uma das suas principais atrações. Na relação entre festa e cultura pirenopolina, destaca-se (A) o culto de tradições culturais seculares imunes às influências do comércio e do turismo. (B) a preservação de uma tradição cultural recriada nos festejos que atraem turistas de todas as partes do Brasil. (C) a espontaneidade dos festejos que são recriados livremente pela população sem apelo ao seu suposto sentido ori-ginal. (D)a ruptura com a tradição cultural marcada pela contínua invenção de novos rituais voltados para o mercado turístico.

Disponível em: https://jurajuris.wordpress.com/2013/01/08/exercicios-de-historia-e-geografia-de-go/. Acesso em: 26 fev. 2019 Gabarito: B

DG42-Analisar a importância dos patrimônios históricos, culturais e ambientais para a humanidade. Expectativa de aprendizagem

• Perceber e respeitar a diversidade étnica, religiosa, sexual, de gênero, de classe, cultural do Brasil e de Goiás. Comentário

19

A cidade de Pirenópolis comemora a Festa do Divino Espírito Santo, uma tradição que se mantém viva no espírito dos

habitantes da Terra dos Pireneus e atraem turistas de todo o Brasil. Tem as folias que saem pela zona rural ou pela

cidade, com cantorias e muita devoção, preservando uma tradição cultural. Disponível em: http://cidadedepirenopolis.blogspot.com/2015/05/a-festa-do-divino-de-pirenopolis.html/. Acesso em: 26 fev. 2019

5. Sobre a população negra em Goiás, é correto afirmar: (A) a única manifestação cultural genuinamente negra em Goiás é o espetáculo das cavalhadas em Pirenópolis. (B) os remanescentes de quilombos em Goiás, como o dos Kalungas, significaram a resistência dos negros à escravidão. (C) o trabalho escravo não foi utilizado na mineração, pois os proprietários das minas temiam que os negros roubassem

o ouro garimpado. (D) em Goiás, a escravidão negra no século XVIII foi substituída pela escravidão indígena, uma vez que o índio se adap-

tava melhor ao trabalho agrícola.

Gabarito: B DG42-Analisar a importância dos patrimônios históricos, culturais e ambientais para a humanidade. Expectativa de aprendizagem

• Perceber e respeitar a diversidade étnica, religiosa, sexual, de gênero, de classe, cultural do Brasil e de Goiás. Comentário Uma das maiores comunidades de remanescentes de quilombolas do Brasil, os Kalunga, vivem na região do nordeste de Goiás. É o maior remanescente de quilombos de Goiás.

Disponível em: https://jurajuris.wordpress.com/2013/01/08/exercicios-de-historia-e-geografia-de-go/. Acesso em: 26 fev. 2019

Leia o texto e responda a atividade 6.

Meu Goiás, meu Goiás Terra do Anhanguera E dos Carajás És um tesouro encantado No coração do Brasil És privilegiado Por riquezas mil Toda Pátria te bendiz, Goiás. (Nini Araújo. Meu Goiás) 6.Sobre o povoamento branco de Goiás no século XVIII, é correto afirmar: (A) Bartolomeu Bueno da Silva, sertanista protetor dos índios, foi o primeiro branco a chegar a Goiás. (B ) a busca de riquezas minerais estimulou os bandeirantes paulistas a ocuparem o Centro-Oeste brasileiro. (C) Goiás ainda pode ser chamado de a Terra dos Carajás, tendo em vista a alta representatividade dos indígenas na demografia goiana. (D) pode-se afirmar que a Igreja Católica e a Coroa Portuguesa apoiaram as guerras de extermínio movidas contra os indígenas em Goiás. Gabarito: B

DG39-Relacionar as características socioespaciais dos continentes aos seus processos de colonização. Expectativa de aprendizagem

• Reconhecer o processo histórico de formação do território goiano e de seus municípios. Comentário O povoamento branco de Goiás, no século XVIII foi caracterizado pela construção de muitas igrejas. Só em Vila Boa,

capital da capitania, foram construídas, no espaço de 50 anos, oito igrejas. Disponível em: https://jurajuris.wordpress.com/2013/01/08/exercicios-de-historia-e-geografia-de-go/. Acesso em: 27 fev. 2019.

Observe o mapa e responda as atividades 5 a 7.

20

Disponível em: http://www.sgc.goias.gov.br/upload/fotos/2016-06/regiao_metro.jpg. Acesso em: 13 fev. 2019.

7. Explique o que é limite citando um exemplo do mapa. Sugestão de resposta O limite é a separação entre municípios, por exemplo o limite entre o município de Goiânia e de Senador Canedo. Vale destacar que, os limites podem ser demarcados por elementos naturais da paisagem ou elementos artificiais, sendo este último construído pelo ser humano. DG6-Interpretar mapas, imagens, gráficos e tabelas. Expectativa de aprendizagem

• Utilizar as capacidades de leitura em mapas para identificar fronteiras, limites e divisas. 8. Pinte o limite entre os municípios de Goiânia e de Senador Canedo. Solução

DG6-Interpretar mapas, imagens, gráficos e tabelas.

21

Expectativa de aprendizagem

• Utilizar as capacidades de leitura em mapas para identificar fronteiras, limites e divisas. 9. A legenda explica as simbologias utilizadas para representar um fenômeno qualquer no mapa, permitindo que qual-quer pessoa, independente do seu país de origem, possa entender a representação gráfica de uma determinada região. Partindo destas considerações, apresente o fenômeno representado. Sugestão de resposta O mapa apresenta a constituição da Região Metropolitana de Goiânia (RMG) e a inserção de novos municípios à RMG, a partir de 2004. DG6-Interpretar mapas, imagens, gráficos e tabelas. Expectativa de aprendizagem

• Utilizar as capacidades de leitura em mapas para identificar fronteiras, limites e divisas. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/legendas-convencoes-graficas-ajudam-a-compreender-os-mapas.htm?cmpid=co-

piaecola. Acesso em: 13 fev. 2019.

Observe a imagem e responda as atividades de 8 a 14.

Disponível em: https://suportegeografico77.blogspot.com/p/brasil-mapas-para-colorir.html. Acesso em: 21 fev. 2019.

10. Explique o que é divisa, citando um exemplo da imagem. Sugestão de resposta Divisa é a separação de Estados, por exemplo a divisa entre Goiás e Tocantins. DG6 - Interpretar mapas, imagens, gráficos e tabelas. Expectativa de aprendizagem

• Utilizar as capacidades de leitura em mapas para identificar fronteiras, limites e divisas.

22

11. Pinte a divisa entre os estados de Goiás e Tocantins. Solução

DG6-Interpretar mapas, imagens, gráficos e tabelas. Expectativa de aprendizagem

• Utilizar as capacidades de leitura em mapas para identificar fronteiras, limites e divisas. 12. Cite o nome dos estados que fazem divisa com Goiás. Solução Os estados que fazem divisa com o estado de Goiás são Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia. DG6-Interpretar mapas, imagens, gráficos e tabelas. Expectativa de aprendizagem

• Utilizar as capacidades de leitura em mapas para identificar fronteiras, limites e divisas. 13. Cite o nome dos estados que fazem divisa com a. Bahia Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Piauí, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. b. Tocantins Goiás, Mato Grosso, Pará, Maranhão, Piauí e Bahia. c. Mato Grosso Mato Grosso do Sul, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins e Goiás. d. Minas Gerais São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. e. Mato Grosso do Sul Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. DG6-Interpretar mapas, imagens, gráficos e tabelas. Expectativa de aprendizagem

• Utilizar as capacidades de leitura em mapas para identificar fronteiras, limites e divisas. 14.De acordo com o mapa, como é a atual divisão política do Brasil? Sugestão de resposta A atual divisão política do Brasil é uma República Federativa integrada por 27 unidades da federação, sendo 26 estados mais o Distrito Federal. DG6 - Interpretar mapas, imagens, gráficos e tabelas. Expectativa de aprendizagem

• Reconhecer diferentes formas de regionalizações do espaço territorial brasileiro. (DINIZ, Amarildo. Geografia, 7ºano/ Amarildo Diniz. – I ed. - São Paulo: IBEP,2012,p. 18, 19. (adaptada).

15. Quais são as regiões brasileiras conforme a divisão do IBGE? Cite-as. Sugestão de resposta

23

As regiões brasileiras conforme a divisão do IBGE são cinco: Região Norte, Região Nordeste, Região Sudeste, Região Sul e Região Centro-Oeste. DG14-Reconhecer as diferentes regionalizações do espaço geográfico. Expectativa de aprendizagem

• Reconhecer diferentes formas de regionalizações do espaço territorial brasileiro. (DINIZ, Amarildo. Geografia, 7ºano/ Amarildo Diniz. – I ed. - São Paulo: IBEP,2012,p. 18, 19. (adaptada).

Observe a imagem e responda a atividade 16.

16. Identifique as regiões do Brasil de acordo com os números. O número 1 corresponde à Região Centro-Oeste, o 2 à Região Nordeste, o 3 à Região Norte, o 4 à Região Sudeste e o 5 à Região Sul. DG6-Interpretar mapas, imagens, gráficos e tabelas. Expectativa de aprendizagem

• Reconhecer diferentes formas de regionalizações do espaço territorial brasileiro. Disponível em: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia-do-brasil/exercicios-sobre-as-regioes-brasileiras.htm#resp-2. Acesso

em: 18 fev. 2019 (adaptada).

17. Identifique os estados pertencentes a região Centro Oeste. Cite-os com suas siglas e capitais. Os estados da região Centro Oeste, suas siglas e capitais são: Goiás-GO, Goiânia; Mato Grosso-MT, Cuiabá; Mato Grosso do Sul-MS; Campo Grande-MT e Brasília-DF. DG06-Interpretar mapas, imagens, gráficos e tabelas. Expectativa de aprendizagem

• Reconhecer diferentes formas de regionalizações do espaço territorial brasileiro (DINIZ, Amarildo. Geografia, 7ºano/ Amarildo Diniz. – I ed. - São Paulo: IBEP,2012,p. 18, 19 (adaptada).

18. O estado de Goiás é divido estatisticamente em cinco mesorregiões, dezoito microrregiões e 246 municípios se-gundo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Cite as cinco mesorregiões geográficas de Goiás: Sugestão de resposta 1. Norte de Goiás: A mesorregião do Norte Goiano. 2. Noroeste de Goiás: A mesorregião do Noroeste Goiano. 3. Leste de Goiás: A mesorregião do Leste Goiano. 4. Centro de Goiás: A mesorregião do Centro Goiano. 5. Sul Goiano: A mesorregião do Sul Goiano. DG14- Reconhecer as diferentes regionalizações do espaço geográfico. Expectativa de aprendizagem

• Identificar e diferenciar as regiões de Goiás (micro e meso). Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/96619553/Cartografia-Regionalizacao-de-goias-e-urbanizacao. Acesso em: 18 fev. 2019 (adaptado).