ciÊncias humanas e ciÊncias da natureza · lembre-se de que você precisa de cerca de 15 (quinze)...

15
PROVA DE LINGUAGENS, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS HUMANAS E CIÊNCIAS DA NATUREZA 2016 Este caderno, contém 60 (sessenta) questões numeradas, sequencialmente, de 4 áreas: Línguagens (Português, Literatura e Inglês), Matemática, Ciências Humanas (Geografia e História) e Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química). Não abra o caderno antes de receber autorização. Preencha corretamente o cartão-resposta, com seu nome, IBM e turma. Ao receber autorização para iniciar a prova, verifique se a impressão e a numeração das questões estão corretas. Caso ocorra erro, notifique o fiscal. Leia atentamente cada questão e escolha a alternativa que mais adequadamente responde a cada uma delas. Marque sua opção no cartão-resposta, cobrindo fortemente o espaço correspondente à letra assinalada, com caneta azul ou preta. Você dispõe de 240 (duzentos e quarenta) minutos para fazer este Simulado. Faça-o com tranquilidade, mas controle seu tempo. Lembre-se de que você precisa de cerca de 15 (quinze) minutos para marcar seu cartão com segurança. Ao terminar, entregue ao fiscal o seu cartão resposta. O Simulado de Ensino Médio é um teste que busca preparar os alunos de 1ª e 2ª séries para os exames vestibulares. Ao realizá-lo, você tem a oportunidade de avaliar seus conhecimentos, além de ser colocado frente-a-frente com um exercício de verificação preparado por uma equipe de professores experientes. Nossas recomendações são: Comece pelas questões mais fáceis, deixando as mais difíceis para o final; Reserve cerca de 15 (quinze) minutos para marcar o cartão; Não deixe questões em branco no cartão resposta.

Upload: nguyenphuc

Post on 18-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PROVA DE LINGUAGENS, MATEMÁTICA,CIÊNCIAS HUMANAS E CIÊNCIAS DA NATUREZA

2016

• Este caderno, contém 60 (sessenta) questões numeradas, sequencialmente, de 4 áreas: Línguagens (Português, Literatura eInglês), Matemática, Ciências Humanas (Geografia e História) e Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química).

• Não abra o caderno antes de receber autorização.

• Preencha corretamente o cartão-resposta, com seu nome, IBM e turma.

• Ao receber autorização para iniciar a prova, verifique se a impressão e a numeração das questões estão corretas. Caso ocorraerro, notifique o fiscal.

• Leia atentamente cada questão e escolha a alternativa que mais adequadamente responde a cada uma delas. Marque suaopção no cartão-resposta, cobrindo fortemente o espaço correspondente à letra assinalada, com caneta azul ou preta.

• Você dispõe de 240 (duzentos e quarenta) minutos para fazer este Simulado. Faça-o com tranquilidade, mas controle seutempo. Lembre-se de que você precisa de cerca de 15 (quinze) minutos para marcar seu cartão com segurança.

• Ao terminar, entregue ao fiscal o seu cartão resposta.

• O Simulado de Ensino Médio é um teste que busca preparar os alunos de 1ª e 2ª séries para os exames vestibulares.

• Ao realizá-lo, você tem a oportunidade de avaliar seus conhecimentos, além de ser colocado frente-a-frente com um exercíciode verificação preparado por uma equipe de professores experientes.

• Nossas recomendações são:

• Comece pelas questões mais fáceis, deixando as mais difíceis para o final;

• Reserve cerca de 15 (quinze) minutos para marcar o cartão;

• Não deixe questões em branco no cartão resposta.

1

2º SIMULADO ENSINO MÉDIO – 1ª SÉRIE

LINGUAGENS

PORTUGUÊS

01.

TEXTO I

Um ato de criatividade pode gerar um modelo produtivo. Foi oque aconteceu com a palavra sambódromo, criativamente for-mada com a terminação -(o)dromo (=corrida), que figura emhipódromo, autódromo, cartódromo, formas que designam itensculturais da alta burguesia. Não demoraram a circular, a partir deentão, formas populares como rangódromo, beijódromo,camelódromo.

AZEREDO, J. C. Gramática Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008

TEXTO II

Existe coisa mais descabida do que chamar de sambódromouma passarela para desfile de escolas de samba? Em grego, -dromoquer dizer "ação de correr, lugar de corrida", daí as palavras autódro-mo e hipódromo. É certo que, às vezes, durante o desfile, a escola seatrasa e é obrigada a correr para não perder pontos, mas não sedescoloca a velocidade de um cavalo ou de um carro de Fórmula 1.

GULLAR, F. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 3 ago. 2012.

Há nas línguas mecanismos geradores de palavras. Embora o texto IIapresente um julgamento de valor sobre a formação da palavrasambódromo, o processo de formação dessa palavra reflete

a) o dinamismo da língua na criação de novas palavras.b) uma nova realidade limitando o aparecimento de novas

palavras.c) a apropriação inadequada de mecanismos de criação de

palavras por leigos.d) o reconhecimento a impropriedade semântica dos neolo-

gismos.e) a restrição na produção de novas palavras com o radical

grego.

TRANSPLANTE DE AMOR

Gastrite é uma inflamação do estômago. Apendicite é umainflamação do apêndice. Otite é uma inflamação dos ouvidos.Paixonite é uma inflamação do quê? Do coração.

Cada órgão do nosso corpo tem uma função vital e precisa es-tar 100% em condições. Ao coração, coube a função de bombearsangue para o resto do corpo, mas é nele que se depositam tam-bém nossos mais nobres sentimentos. Qual é o órgão responsávelpela saudade, pela adoração? Quem palpita, quem sofre, quemdispara? O próprio.

Foi pensando nisso que me ocorreu o seguinte: se alguém estácom o coração dilacerado nos dois sentidos, biológico e emocional,e por ordens médicas precisa de um novo, o paciente irá se curar dador de amor ao receber o órgão transplantado?

Façamos de conta que sim. Você entrou no hospital com o cora-ção em frangalhos, literalmente. Além de apaixonado por alguémque não lhe dá a mínima, você está com as artérias obstruídas e osbatimentos devagar quase parando. A vida se esvai, mas localiza-ram um doador compatível: já para a mesa de cirurgia.

MEDEIROS, Martha. Non-Stop. Porto Alegre: L & PM, 2001. p. 43

02. A palavra apaixonado formou-se pelo mesmo processoque:

a) Impacienteb) Infelizmentec) Honestamented) Esfriare) Cirurgia

03. “...precisa estar 100% em condições.”

O morfema destacado classifica-se como...

a) vogal de ligaçãob) vogal temáticac) desinência modo temporald) desinência número pessoale) desinência de número

04. Observe as orações a seguir:

I. Com o susto, o menino enrubesceu.II. Com o susto, o menino emudeceu.

Sobre o processo de formação das palavras em destaque pode-se afirmar que são

a) formadas por derivação prefixal e sufixalb) formadas pó parassíntese.c) formadas por derivação prefixald) compostas por aglutinaçãoe) compostas por justaposição

05. Observe

PIOR MOTORISTA DO MUNDO

O britânico Thoams Feely é o exemplo da persistência - ou seriada teimosia? Como motorista, Feely cometeu 110 infrações e teve acarteira de motorista cassada nada menos que 59 vezes durante osúltimos 28 anos! Ele alega que, como é DJ e precisa do carro paratrabalhar, não tem como ficar longe do volante. Como ele simples-mente ignora as cassações e continua a dirigir, se deu mal: foi para-do em uma blitz e o policial viu que ele não tinha licença para dirigir.Resultado: teve que passar cinco meses na cadeia! Errar uma vez éhumano. Mas errar 59 vezes...

(Revista Mundo Estranho, edição 99 - maio de 2010, p.74)

Na frase “teve a carteira de motorista cassada”, podemossubstituir a palavra destacada pelo seguinte sinônimo, semprejuízo de sentido ao texto:

a) perseguidab) capturadac) apreendidad) rompidae) destruída

2

2º SIMULADO ENSINO MÉDIO – 1ª SÉRIE

06. Leia:

Sobre a tira, pode-se afirmar que

I. é uma charge, gênero textual que consiste na caricaturade um ou mais personagens e tem o objetivo de satirizaralgum acontecimento da atualidade.

II. faz referência à valorização do parecer em detrimento doser.

III. banaliza as relações de amizade construídas através daInternet.

A alternativa correta é:

a) Ib) IIc) IIId) I e IIe) I, II e III

LITERATURA

TEXTO I

Alma minha gentil, que te partisteTão cedo desta vida, descontente,Repousa lá no Céu eternamenteE viva eu cá na terra sempre triste.

Se lá no assento etéreo, onde subiste,Memória desta vida se consente,Não te esqueças daquele amor ardenteQue já nos olhos meus tão puro viste.

E se vires que pode merecer-teAlguma cousa a dor que me ficouDa mágoa, sem remédio, de perder-te,

Roga a Deus, que teus anos encurtou,Que tão cedo de cá me leve a ver-te,Quão cedo de meus olhos te levou.

07. O texto é representativo do gênero:

a) Narrativo d) Líricob) Dramático e) Ensaísticoc) Epistola

08. O esquema de Rimas dos dois quartetos seguem o esque-ma denominado:

a) Interpoladasb) Alternadas e Intercaladasc) Interpoladas e Alternadasd) Paralelase) Paralelas e Alternadas

MARGARIDA - De minha chegada aí, mas quero logo avisá-lo:pretendo privá-lo de seu mais precioso tesouro!

EURICÃO - Está vendo? Esse ladrão! Esse criminoso! Meteu nacabeça que eu tenho dinheiro escondido e quer roubá-lo. Estão meroubando! Ladrões, só pensam nisso! Mas vou tomar minhas pro-vidências! Saiam, saiam imediatamente! Vou trancá-los, entremaqui imediatamente! Entrem, entrem!

[Empurra os quatro num quarto qualquer, que tranca por fora.Tranca também as portas e janelas com barras de madeira e abrepelo meio uma grande porca de madeira, velha e feia, que deveestar em cena, atirada a um canto, como se fosse coisa sem impor-tância. Dentro dela, pacotes e pacotes de dinheiro.]

EURICÃO, enquanto ergue e deixa cair amorosamente os pa-cotes, vai falando, ora consigo mesmo, ora com Santo Antônio, cujaimagem também deve estar em cena.

(Abre as portas, numa alegria satânica.)EURICÃO - Venham! Rá, rá! Então vocês queriam roubar o velho

Euricão Arábe, hein? Euricão Engole-Cobra! Pois sim! Mas, se eu nãocuido, as cobras é que vão me engolir.

09. O trecho acima pertence ao gênero dramático.

Dentre as características abaixo assinale a opção que possibi-lita enquadrá-lo no referido gênero.

a) Narrador e heróib) Rubricas e discurso diretoc) Personagem narrador e subjetividaded) Impessoalidade e herói problemáticoe) Diálogo e Rimas Ricas

10. Com relação aos gêneros literários, pode-se afirmar que,no gênero

a) lírico, o artista retrata criticamente a realidade.b) épico, o autor se apega à pessoalidade e não apresenta

narrador.c) lírico, a tendência do escritor é revelar as emoções que o

mundo causou nele.d) épico, há ausência de narrador, apresentando-se um confli-

to através do discurso direto.

3

2º SIMULADO ENSINO MÉDIO – 1ª SÉRIE

INGLÊS

'MASS RAPE' VIDEO ON SOCIAL MEDIA SHOCKS BRAZIL

Brazilian police are hunting more than 30 men suspectedof raping a teenage girl in Rio de Janeiro, and of putting

video of the attack on social media.

The girl, 16, believes she was doped after going to her boyfriend'shouse on Saturday and says she woke up in a different house,surrounded by the men.

Arrest warrants have been issued, including one for theboyfriend.

The assault has provoked an online campaign against whatcampaigners call a culture of rape in Brazil.

Conflicting versions of the story are still coming in, but the rapeis said to have taken place in a poor community in western Rio overthe weekend.

According to a statement she is reported to have given to police,she woke up on Sunday, naked and wounded, and made her wayhome.

Only days later did she find out that some of the alleged rapistshad put images of the attack on Twitter.

A 40-second-video was widely shared and followed by a waveof misogynistic comments, before the users' accounts weresuspended.

In a message posted on Facebook, the victim said she wasthankful for the support and added: "I really thought I was going tobe badly judged."

She later said: "All of us can go through this one day. It does nothurt the uterus but the soul because there are cruel people not beingpunished!! Thanks for the support."

'We all cried'

The girl's grandmother told Brazilian media the family watchedthe video and cried.

"I regretted watching it. When we heard the story we didn'tbelieve what was happening. It's a great affliction. It's a depressingsituation," she told Folha de S.Paulo newspaper.

"She is not well. She is very confused. This was very serious."The attack has shocked Brazil, says the BBC's Julia Carneiro, and

campaign groups have been already been calling for protests overthe coming days.

There has also been an outpouring of anger on social media,under the hashtag #EstuproNuncaMais (Rape never again).

A collective of journalists posted a satirical image of citizensdonning devil's horns, condemning a rape victim for havingprovoked the attack.

The inscription reads "No to sexism", and the images, clockwisefrom top right: "But look at her clothes…", "She deserved it!", "16 yearsold and already has a son…", "Apparently she was on drugs".

The United Nations group UN Women issued a statementcalling for authorities to investigate the case, but to respect the victimand not victimise her once more by invading her privacy.

Experts say many cases of rape in Brazil go unreported as victimsfear retaliation, shame, and blame for the violence they havesuffered.

Source: http://www.bbc.com/news/world-latin-america

11. A notícia de um estupro coletivo que aconteceu no Brasilhá algumas semanas e a divulgação de imagens nas redes so-ciais, chocou a população e repercutiu no mundo inteiro.

Na reportagem, não temos a seguinte informação:

a) O caso provocou uma campanha contra a "cultura do estu-pro" no país.

b) As contas dos usuários que postaram comentários precon-ceituosos nas redes sociais, foram suspensas.

c) A vítima começou a sofrer ameaças logo após se manifestare denunciar seus agressores.

d) Um grupo das Nações Unidas pede pela investigação docaso, porém que haja respeito com a privacidade da meni-na.

e) Há muitos casos como este que não são denunciados pormedo.

12.

“A collective of journalists posted a satirical image of citizensdonning devil's horns, condemning a rape victim for havingprovoked the attack.

The inscription reads ‘No to sexism’, and the images, clockwisefrom top right: ‘But look at her clothes…’, ‘She deserved it!’, ‘16 yearsold and already has a son…’, ‘Apparently she was on drugs’."

O trecho acima se refere a qual das imagens a seguir?

a)

b)

4

2º SIMULADO ENSINO MÉDIO – 1ª SÉRIE

c)

d)

e)

13. The statement: “Brazilian police are hunting more than30 men (…)” means that the action

a) is still in progress. The police haven't found the men yet.b) is completed. The police found the men.c) was in progress in the past. The police looked for some time

in the past.d) is going to happen in the future. The police will look for the

men.e) is a permanent state. The police always look for some men.

14. “The girl's grandmother told Brazilian media the familywatched the video and cried.”

A frase acima seria uma resposta para a seguinte pergunta:

a) What the girl's grandmother told Brazilian media?b) What was the girl's grandmother told Brazilian media?c) What does the girl's grandmother tell Brazilian media?d) What did the girl's grandmother tell Brazilian media?e) What do the girl's grandmother told Brazilian media?

15. “(…) the victim said she was thankful for the support andadded: ‘I really thought I was going to be badly judged.’”

O fragmento acima está no tempo verbal SIMPLE PAST.

No SIMPLE PRESENT, ele seria

a) (...) the victim say she was thankful for the support and add:I really thought I was going to be badly judge.

b) (…) the victim says she was thankful for the support andadded: I really think I am going to be badly judge.

c) (…) the victim said she is thankful for the supported andadds: I really thought I am going to be badly judged.

d) (…) the victim say she are thankful for the support and adde:I really think I was going to be badly judg.

e) (…) the victim says she is thankful for the support and adds:I really think I am going to be badly judged.

MATEMÁTICA

16. Sabe-se que a pressão p em atmosferas, da água é propor-cional à profundidade x, em metros, pela lei p = 1 + 0,1x.

Então se um mergulhador recebe uma pressão de 3,5 atmos-feras, ele deve estar a uma profundidade de:

a) 12,5 m d) 27,5 mb) 15 m e) 28 mc) 25 m

17. Se –5 é raiz da função f(x) = mx –3

2, então m vale:

a) –3b) –1

c) –3

10

d)3

10e) 1

18. Por mês, certa família tem uma renda de r reais, e o totalde seus gastos mensais é dado pela função g(r) = 0,7r + 100.

Num mês em que os gastos atingiram R$ 3.600,00, pode-seestimar que a renda dessa família foi de:

a) R$ 4.000,00 d) R$ 6 000,00b) R$ 5.000,00 e) R$ 6 500,00c) R$ 5.500,00

5

2º SIMULADO ENSINO MÉDIO – 1ª SÉRIE

19. Seja a função f(x) = ax3 + b.

Se f(–1) = 2 e f(1) = 4, então a e b valem, respectivamente,

a) –1 e –3.b) –1 e 3.c) 1 e 3.d) 3 e –1.e) 3 e 1.

20. A função inversa da função f(x) = 2x 1

x 3

é:

a) f–1(x) = x 3

2x 1

b) f–1(x) = 2x 1

x 3

c) f–1(x) = 1 2x

3 x

d) f–1(x) = 3x 1

x 2

e) f–1(x) = 3x 1

2 x

21. O gráfico fornece os valores das ações da empresa XPN, noperíodo das 10 às 17 horas, num dia em que elas oscilam acen-tuadamente em curtos intervalos de tempo.

Nesse dia, cinco investidores compraram e venderam o mes-mo volume de ações, porém em horários diferentes, de acor-do com a seguinte tabela.

Com relação ao capital adquirido na compra e venda das ações,qual investidor fez o melhor negócio?

a) 1b) 2c) 3d) 4e) 5

22. Dadas as funções reais f(x) = 3x + a e g(x) = 2x – 5 , o valorde a para que f(g(x)) = g(f(x)) é:

a) –10b) –5c) 2d) 5e) 10

23. Seja f: D , DC, a função definida por f(x) = 1

5 xx 1

.

O domínio D da função é:

a) [ 1 , 5 ]b) [ 5 , ]c) ] 5 , 5 [d) ] –1 , 5 ]e) [ –1 , 5 ]

24. Os pontos P e Q representados no círculo trigonométricoabaixo correspondem às extremidades de dois arcos, amboscom origem em (1,0), denominados respectivamente e medidos no sentido positivo.

O valor de tg( + ) é:

a)3 3

3

b)3 3

3

c) 2 + 3

d) 2 – 3

e) –1 + 3

25. Se sen x = 1

2 e x é um arco do 2º quadrante, então cos2x é

igual a:

a) 1 d) –1

2

b)3

4e) –

3

4

c)1

2

6

2º SIMULADO ENSINO MÉDIO – 1ª SÉRIE

26. Os símbolos a seguir foram encontrados em uma cavernaem Machu Pichu, no Peru, e cientistas julgam que extraterres-tres os desenharam.

Tais cientistas descobriram algumas relações trigonométricasentre os lados das figuras, como é mostrado acima.

Se a + b = 6

π, pode-se afirmar que a soma das áreas das figuras

é igual a:

a) 4b) 3c) 2d) 1

e)2

π

27. A expressão sen (x – y) cos y + cos (x – y) sen y é equiva-lente a:

a) sen (2x + y)b) cos (2x)c) sen xd) sen (2x)e) cos (2x + 2y)

28. Na figura, ABCDEF é um hexágono regular de lado 1 dm, eQ é o centro da circunferência inscrita a ele.

O perímetro do polígono AQCEF, em dm, é igual a:

a) 4 + 2

b) 4 + 3c) 6

d) 4 + 5

e) 2(2 + 2)

29. Os lados de um losango medem 4 e um dos seus ângulos30°.

A medida da diagonal menor do losango é:

a) 2 2 3

b) 2 3

c) 4 2 3

d) 2 2 3

e) 4 2 3

30. O relógio que está na torre do Big Ben foi construído como ponteiro grande medindo 4,7 metros e o ponteiro pequenomedindo 2,7 metros.

Exatamente às 2 horas, a distância entre as pontas, que mar-cam o tempo, dos dois ponteiros é de, aproximadamente:

Dados:

sen2 A + cos2 A = 1a b c

senA senB senC

a2 = b2 + c2 – 2bc cos Asen 30° = 0,05 cos 30° = 0,866 tg 30° = 0,577sen 60° = 0,866 cos 60° = 0,5 tg 60° = 1,732sen 90° = 1 cos 90° = 0

a) 5,0 m d) 3,8 mb) 4,6 m e) 4,1 mc) 4,4 m

CIÊNCIAS HUMANAS

GEOGRAFIA

31. Um(a) _______________ é formado(a) por um conjuntode pessoas que construíram costumes, tradições, histórias,formas de produzir e organizar-se em um território, conferin-do-lhe identidade cultural e espacial. Essa identidade coletivagera uma consciência nacional que compartilha hábitos, cos-tumes, língua, religião e que, por sua vez, possibilita a cons-trução de uma história comum.

O termo que preenche corretamente a lacuna é:

a) Governo d) Povob) Nação e) Territórioc) País

32. A pretensão do Islã de criar Estados islâmicos e tornar-seuma nova força mundial, exigindo uma unidade entre religião epolítica nos países por ele governados, pode ser designada como

a) fundamentalismo. d) modernismo.b) laicização. e) positivismo.c) racionalismo.

7

2º SIMULADO ENSINO MÉDIO – 1ª SÉRIE

33. Índia e Paquistão disputam a região da Caxemira desde 1947.Os intensos conflitos armados entre esses países os levaram auma acirrada corrida armamentista que culminou com a suaentrada no grupo de países detentores de armas nucleares.

As causas dos conflitos na região da Caxemira estão relacionadas

a) ao imperialismo francês, que colonizou a região e juntoupovos com diferentes religiões e culturas.

b) à sua posição geográfica estratégica, localizada no sul da Índia,sendo a principal rota marítima das grandes embarcações.

c) às diferenças religiosas entre a Índia, de maioria hindu, e aregião da Caxemira, de maioria muçulmana.

d) às rivalidades milenares entre povos paquistaneses, de ori-gem báltica, e os indianos de origem muçulmana.

e) à presença de fartas reservas de petróleo, que torna a re-gião estratégica para o desenvolvimento da Índia.

34.“Em pleno século XXI, as religiões continuam tendo grande influ-

ência no contexto social e cultural de diversos países e em amplasregiões do planeta. O poder da fé é de tal magnitude que é capaz deinfluir em aspectos políticos, sociais e econômicos de nações cujasautoridades, leis ou fronteiras são fortemente delimitadas por ques-tões religiosas. Além disso, variados conflitos no mundo nos últimostempos têm sua origem em divergências religiosas. (...) Jerusalém éa cidade sagrada de três grandes religiões (...). Os três credos têm emJerusalém marcos básicos de sua doutrina e de sua historia.”

(In.: Atlas Geográfico Mundial ? para conhecer melhor o mundo em que vivemos ? vol.01Mundo. Bar-celona: Editorial Sol 90, 2005.)

O texto acima apresenta Jerusalém como a cidade sagrada detrês religiões. São elas:

a) judaísmo, hinduísmo e islamismob) judaísmo, cristianismo e islamismoc) judaísmo, budismo e islamismod) judaísmo, confucionismo e islamismoe) judaísmo, xintoísmo e islamismo

35. Os dois países possuem arsenal nuclear e travam uma dis-puta histórica por um território que é reivindicado por ambos.A falta de disposição para o diálogo e a recusa dos dois paísesem assinar o Tratado de não Proliferação Nuclear (TNP) leva àpreocupação da comunidade internacional.

Os países que são palco desta disputa são:

a) Israel e Irãb) Coreia de Sul e Coreia do Nortec) Índia e Paquistãod) Síria e Israele) Quirziquistão e Turcomenistão

36. Desde 1962, os Estados Unidos impõem a um determinadopaís o denominado embargo econômico, comercial e financei-ro. Essa medida está em vigor até os dias atuais, tornando-seum dos mais duradouros embargos na história contemporânea.

Que país sofre estes embargos?

a) Síria d) Iraqueb) Afeganistão e) Coreia do Nortec) Cuba

37. Analise os fragmentos abaixo

I. estabilizou o "equilíbrio de poder" internacional, deslo-cando as esferas de choque para a oposição entre os doissistemas, conformando os conflitos e rivalidades da políti-ca mundial;

II. forjou um novo sistema internacional, cuja lógica articu-lou as relações entre as nações;

III. constitui-se num conflito ideológico que, propagando-seatravés da mídia, atingiu culturalmente a sociedade e suaconduta.

(L. Lothar C. Hein. www.historia.uff.br.)

O fragmento faz referência

a) às origens da Primeira Guerra Mundial.b) ao Entre-Guerras.c) à Guerra Fria.d) ao avanço nazifascista.e) à Descolonização da África e da Ásia.

HISTÓRIA

38. A Europa dos séculos XV e XVI foi palco de transformaçõesradicais que viriam superar a crise do Feudalismo, originandomudanças nos níveis político, econômico, social e cultural.Nesse sentido, a principal instituição do mundo feudal, a Igre-ja Católica, não poderia passar imune.

As Reformas Protestantes se inserem nesse contexto como prin-cipal evento relacionado às mudanças religiosas da Europa.

Em um aspecto amplo e geral, foram motivos paras as Refor-mas, entre outras coisas,

a) as Grandes Navegações, que abriram espaço para o conhe-cimento de novas culturas e religiões, o sistema Mercanti-lista, que valorizou o modo de vida burguês, defendendo alucratividade, e os crimes praticados pelo papado duranteas cruzadas.

b) a política absolutista, que levou alguns reis e príncipes abuscarem uma supremacia política sobre a religião, a evi-dente corrupção do clero, representada especialmente pelavenda de indulgências, e a insatisfação da Burguesia, já quesua busca por lucro era vista como pecado pela Igreja.

c) o modo de vida da Burguesia, melhor defendido pela ÉticaProtestante do que pela doutrina católica, a busca dos reisabsolutistas pela supremacia política, muitas vezes submis-sa aos desmandos do poder papal, e a criação das ordensmendicantes medievais, que promoviam o enriquecimentoda Igreja.

d) a afirmação da infalibilidade do Papa e a reafirmação dosSacramentos, a criação do Tribunal de Santo Ofício e a fun-dação da Companhia de Jesus, reações que modificaramcompletamente as crenças doutrinárias do catolicismo.

e) o projeto político absolutista, que levou monarcas comoHenrique VIII a se separar da Igreja Católica, à qual esta-vam subordinados, a crise do século XIV, que colocou emxeque a credibilidade do catolicismo, e a sociedade capita-lista liberal, eminentemente ateia.

8

2º SIMULADO ENSINO MÉDIO – 1ª SÉRIE

39. A Reforma Anglicana tambémé famosa por um caso pessoal do reiHenrique VIII. Desejoso de se sepa-rar de Catarina de Aragão para ca-sar-se com Ana Bolena, o rei da In-glaterra entraria em conflito com opapado. Tal evento já foi represen-tado inúmeras vezes, sob inúmerasinterpretações, como é o caso dofilme “A Outra” (“The Other BoleynGirl”, no original), de 2008. Apesarde tal evento ter sido, de fato, uma influência para a ReformaAnglicana, muitas vezes deixa-se de analisar alguns dos princi-pais motivos em vista dessa “fofoca histórica”.

De Fato, a Reforma Anglicana foi um movimento político, pra-ticado por Henrique VIII na busca da consolidação do poderreal, e que levou ao estabelecimento do Absolutismo Monár-quico na Inglaterra durante seu governo.

Esse movimento pode ser corretamente identificado e especi-almente apresentado através do(da)

a) elaboração e exposição das 95 Teses, que se apresentoucomo uma crítica direta à Igreja Católica e favoreceu à con-solidação do Absolutismo dos Príncipes alemães.

b) chamada Ética Protestante, que favoreceu a classe burguesaao defender que o lucro é uma virtude, sinal externo da salva-ção, diferente da ideia de usura, criticada pelo catolicismo.

c) decreto do Ato de Navegação de Cromwell, que levou aodesenvolvimento da indústria naval inglesa, elevando o Rei-no à condição de potência mundial.

d) aprovação, em 1534, do Ato de Supremacia, instituindoHenrique VIII como chefe da igreja anglicana, rompendoda ligação com Roma e instituindo-se uma igreja nacionalreformada.

e) reformulação do Parlamento inglês, que perdeu força e di-reitos enquanto Henrique VIII ganhava o controle da IgrejaAnabatista.

40. A denominada Revolução Científica do século XVII foi, naprática, uma continuidade do Renascimento, só que agora oshomens ligados à ciência passam a se preocupar em estabele-cer um modo de ação, um procedimento racional que viria aser chamado de Método Científico.

Na prática, tal Método

a) manteve a lógica feudal de conhecimento, pautando-se navalorização da verdade alcançada pela fé e defendendo queDeus concede a sabedoria pelo Espírito.

b) rompeu completamente com a noção da divindade cristã,negando por inteiro a existência do sobrenatural e dandoorigem ao ateísmo.

c) buscava a produção de um conhecimento seguro ecomprovável, através da observação, análise, formulação dehipóteses e experimentação para comprovação das mesmas.

d) inaugurou uma nova forma de pensar, que valorizou o ca-minho Aristotélico de São Tomás de Aquino.

e) apresentou uma forma segura de alcançar a verdade, aexperiência, e uma maneira correta de apresentá-la, asbulas papais.

41. Analise as fontes a seguir.

FONTE I

"'Os filósofos adulam os monarcas e os monarcas adulam osfilósofos'. Assim se referia o historiador Jean Touchard à forma deEstado europeu que floresceu na segunda metade do século XVIII.Os 'reis filósofos', temendo revoluções, introduziram reformas ins-piradas nos ideais iluministas".

(MARCILIO, José. "O mundo contraditório dos Iluministas")

FONTE II

"É mais eficaz a moderação com que se repreende do que a se-veridade com que se castiga".

(Marques de Pombal)

Os dois textos apresentados se relacionam com um projetopolítico surgido do conflito entre as ideias Iluministas e o Abso-lutismo do Antigo Regime.

Tal projeto

a) é chamado de Despotismo Esclarecido e se constituiu numapolítica reformista de modernização dos Estados, desde quenão afetassem a autoridade dos soberanos.

b) é conhecido como Revolução Científica, e levou à criaçãode inovações técnicas que iriam modificar a forma de pro-duzir e desenvolver conhecimento.

c) levou ao desenvolvimento da Revolução Industrial, resulta-do da acumulação primitiva de capital da burguesia duran-te o Mercantilismo.

d) foi a base das Reformas Protestantes, que criticaram a au-toridade e o controle político absoluto, representado pelopoder da Igreja Católica.

e) demonstra que as ideias Iluministas e o Absolutismo Mo-nárquico eram semelhantes e defendiam princípios seme-lhantes.

42."(...) pode não ter sido um fenômeno isolado, mas foi muito

mais fundamental do que outros fenômenos contemporâneos, esuas consequências foram, portanto, mais profundas. Em primei-ro lugar ela se deu no mais populoso e poderoso Estado da Europa(não considerando a Rússia). Em 1789, cerca de um em cada cincoeuropeus era francês. Em segundo lugar, ela foi, diferentemente detodas as revoluções que a precederam e a seguiram, uma revolu-ção social de massa, e incomensuravelmente mais radical do quequalquer levante comparável. (...) Em terceiro lugar, entre todas asrevoluções (...) foi a única ecumênica. Seus exércitos partiram pararevolucionar o mundo; suas ideias de fato o revolucionaram".

"Algumas transformações que antecederam a revolução podemser exemplificadas pela mudança de significado da palavra "restau-rante". Desde o final da Idade Média, a palavra 'restaurant' designa-va caldos ricos, com carne de aves e de boi, legumes, raízes e ervas. Em1765 surgiu um local onde se vendiam esses caldos, usados para res-taurar as forças dos trabalhadores. Nos anos que precederam a revo-lução, em 1789, multiplicaram-se diversos 'restaurateurs', que servi-am pratos requintados, descritos em páginas emolduradas e servi-dos não mais em mesas coletivas e mal cuidadas, mas individuais ecom toalhas limpas. Com a revolução, cozinheiros da corte e da no-breza perderam seus patrões, refugiados no exterior ou guilhotina-dos, e abriram seus restaurantes por conta própria. Apenas em 1835,o Dicionário da Academia Francesa oficializou a utilização da pala-vra restaurante com o sentido atual".

9

2º SIMULADO ENSINO MÉDIO – 1ª SÉRIE

Os textos citados, do Historiador Eric J. Hobsbawn, apresen-tam, respectivamente, a(s)

a) Revolução Francesa e a busca da burguesia por sobrevivên-cia após a queda do Antigo Regime, evento prejudicial paraa economia da classe.

b) Revolução Americana e a popularização de hábitos da no-breza inglesa pelos colonos americanos, agora independen-tes.

c) Revolução Americana e a construção do "Sonho America-no", segundo o qual qualquer pessoa poderia alcançar su-cesso através do trabalho e do esforço pessoal.

d) Revoluções Liberais e a ascensão das camadas de trabalha-dores urbanos ao poder na medida em que enriqueciam nasociedade burguesa.

e) Revolução Francesa e a apropriação pela burguesia de há-bitos populares e valores da nobreza.

43. A Revolução Francesa insere-se em um conjunto de pro-fundas transformações históricas ocorridas na Europa duran-te a segunda metade do século XVIII. As etapas do processorevolucionário, entre 1789 e 1799, expressaram os conflitossociais e os diferentes projetos políticos defendidos pelos di-versos grupos envolvidos na Revolução.

Uma correta relação entre a atuação de um desses gruposcom uma etapa específica do processo revolucionário podeser observada ao afirmar-se que

a) a reação armada do clero monarquista contra os revolucio-nários determinou a instituição da Constituição Civil do Cle-ro, em 1790, que garantiu o pagamento de indenizações ea devolução de suas propriedades confiscadas no início daRevolução.

b) a manutenção prolongada do Período do Terror, instituídopelos monarquistas, determinou a derrota dos segmentosrevolucionários liderados pelos "sans-culottes" frente aoGolpe do 18 Brumário, em 1799, que elevou Napoleão Bo-naparte à direção do Comitê de Salvação Pública.

c) a burguesia, liberal e conservadora, definiu seu modelo deEstado com a promulgação da Primeira Constituição da Fran-ça, em 1791, durante a Assembleia Nacional, instituindouma monarquia constitucional baseada no voto censitárioe na divisão dos poderes do Estado em Executivo, Legislativoe Judiciário.

d) os jacobinos extremistas, formados pela nobreza parisiensee provincial, retornaram ao poder com a ConvençãoTermidoriana, entre 1794 e 1795, anulando diversas con-quistas revolucionárias, tais como a Lei do Preço Máximo ea Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

e) os camponeses, representados pelo Partido Girondino, for-mavam uma poderosa facção, cujo apoio popular permitiuque controlassem politicamente a Revolução durante a faseda Convenção Montanhesa, entre 1793 e 1794, na qualaboliram os privilégios feudais e a escravidão nos territórioscoloniais franceses.

44.

“Os trabalhadores, submetidos a esta nova ordem, muito so-freram em busca de melhorias de vida que nunca chegavam (...).Acabavam, assim, realizando seus serviços pela própria subsistên-cia, sob péssimas condições de trabalho, em jornadas extremamen-te longas - às vezes de 16 horas diárias - trabalhando até o limitedas forças e, não raro, tidos por negligentes e insubordinados pelosseus empregadores, ainda que tal se desse pela exaustão física.Ademais, tiveram que aprender a trabalhar de maneira regular eininterrupta, de forma que o trabalho rendesse”.

(CARMO, Maria Izabel Mazini do. As condições da classe operária à época da Revolução Industrial)

O melhor conceito para explicar a ausência de significado dotrabalho após a Revolução industrial é o(a)

a) Cercamento das Terras Comuns.b) Capitalismo Neoliberal.c) Mais Valia.d) Servidão.e) Alienação do Trabalho.

45.

“A Revolução Industrial assinala a mais radical transformaçãoda vida humana já registrada em documentos escritos. Durante umbreve período ela coincidiu com a história de um único país, a Grã-Bretanha. Assim, toda uma economia mundial foi edificada combase na Grã-Bretanha, ou antes, em torno desse país, que por issoascendeu temporariamente a uma posição de influência e podermundiais sem paralelo na história de qualquer país com as suasdimensões (...)”.

(HOBSBAWM, Eric J. Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo)

É importante ressaltar que a Revolução Industrial deve serentendida de forma heterogênea e irregular, sendo que de-terminados setores e áreas se industrializaram mais rápidoque outros. Nesse sentido, como ressalta o historiador Eric J.Hobsbawn, a Inglaterra foi claramente a pioneira.

Esse pioneirismo inglês pode ser explicado, especialmente,

a) pelo nítido avanço tecnológico inglês frente aos outros paí-ses europeus, o que levou a uma maior capacidade inglesade produzir e desenvolver tecnologia para as fábricas.

b) por um conjunto de fatores que favoreceram a industriali-zação, tais como a acumulação primitiva de capital, a dis-ponibilidade de mão de obra e a disponibilidade de reservasminerais de ferro e carvão.

c) pela cultura puritana que, apesar das dificuldades técnicase ausência de condições básicas de desenvolvimento indus-trial, objetivavam o trabalho duro e o enriquecimento, masnão o luxo e a ostentação.

d) por inúmeras condições que, eventualmente, permitiram aindustrialização a ocorrer, como o extenso desenvolvimen-to agrícola, a igualdade de classe e a ampla qualificaçãotécnica para o sistema industrial.

e) pelo crescimento populacional, pela busca por mercados epela padronização da produção, que levou à criação de umarelação entre explorador e explorado, representada peladicotomia Proletariado x Burguesia.

10

2º SIMULADO ENSINO MÉDIO – 1ª SÉRIE

CIÊNCIAS DA NATUREZA

BIOLOGIA

46. A glicose, uma vez dentro da célula, entrará numa viacatabólica geradora de energia que, entre outros subprodutos,gerará CO2.

Considere o desenho esquemático a seguir, representando umacélula eucariótica e as diferentes etapas da quebra da glicoseidentificadas como I, II e III e subsequente produção de energia.

É (São) etapa(s) que gera(m) a produção de CO2:a) Ib) IIc) IIId) I e IIe) I, II e III

47. Sovar a massa do pão significa amassá-la vigorosamente,batê-la contra o tampo de uma mesa até que fique bemcompactada.

Segundo os cozinheiros, se a massa não for bem sovada, o pão“desanda”, não “cresce”.

Esse procedimento justifica-se, pois permite a mistura ade-quada dos ingredientes,

a) dentre os quais leveduras aeróbicas estritas que, mistura-das à massa, realizam respiração aeróbica, convertendo oscarboidratos da receita em CO2 e água. O CO2 permanecepreso no interior da massa, aumentando o seu volume.

b) dentre os quais bactérias fermentadoras que, misturadas àmassa, realizam fermentação láctica, convertendo a lactosedo leite da receita em CO2 e ácido lático. O CO2 permanecepreso no interior da massa, aumentando o seu volume.

c) dentre os quais leveduras aeróbicas facultativas que, mistu-radas à massa, realizam respiração aeróbica, convertendoos carboidratos da receita em CO2 e água. O CO2 permanecepreso no interior da massa, aumentando o seu volume.

d) além de propiciar um ambiente anaeróbico adequado paraas leveduras anaeróbicas facultativas realizarem fermen-tação alcoólica, convertendo os carboidratos da receita emCO2 e álcool. O CO2 permanece preso no interior da massa,aumentando o seu volume.

e) além de incorporar à massa o ar atmosférico. Nesse ambi-ente aeróbico, leveduras aeróbicas estritas realizam fer-mentação alcoólica, convertendo os carboidratos da recei-ta em CO2 e álcool. O CO2 permanece preso no interior damassa, aumentando o seu volume.

48. As plantas realizam um fenômeno biológico que é descritode forma poética no trecho da letra da música de CaetanoVeloso.

“Luz do solque a folha traga e traduzem verde novoem folha em graça em vida em força em luz”

Assinale a opção que contém a fórmula química correta, querepresenta o fenômeno biológico descrito.

a) C6H12O6 + 6O2luz

6H2O + 6CO2

b) 6H2O + 6CO2luz

C6H12O6 + 6O2

c) 2H2O + 6CO2luz

C6H4O6 + 8CO

d) 6H2O + 6COluz

C6H12O6 + 3O2

e) C6H8O16 + 2H2Oluz

6H2O + 6CO2

49. No gráfico, estão representadas as taxas de fotossíntese erespiração de uma determinada planta, quando submetida adiferentes intensidades luminosas.

A partir do ponto A, com o aumento da intensidade luminosapode-se dizer que a planta está

a) produzindo e consumindo o mesmo volume de CO2.b) produzindo e consumindo matéria orgânica em iguais quan-

tidades.c) aumentando a taxa de respiração e produção de CO2.d) diminuindo a taxa de fotossíntese e reduzindo a produção

de CO2.e) produzindo mais matéria orgânica do que consumindo.

11

2º SIMULADO ENSINO MÉDIO – 1ª SÉRIE

50. Milhares de anos após o último mamute lanoso caminharsobre a tundra, os cientistas conseguiram sequenciar 50% dogenoma desse animal extinto, recuperando boa parte do seumaterial genético.

Sobre o DNA, é possível afirmar

I. Na molécula do DNA, são encontradas as quatro basesnitrogenadas: adenina, guanina, citosina e timina.

II. A ligação entre as bases complementares da dupla fita doDNA é feita através de pontes de hidrogênio.

III. Se, no filamento de DNA, houver a sequência TTTCCATGT,haverá, no seu filamento complementar, a sequênciaAAAGGUACA.

Está(ão) correta(s):

a) Ib) I e IIc) IId) I e IIIe) II e III

FÍSICA

51. Um móvel descreve um movimento retilíneo uniformemen-te acelerado. Ele parte da posição inicial igual a 40 m com umavelocidade de 30 m/s no sentido contrário à orientação positi-va da trajetória, e a sua aceleração é de 10 m/s2 no sentidopositivo da trajetória.

A posição do móvel no instante 4s é:

a) 0 mb) 40 mc) 80 md) 100 me) 240 m

52. Trens MAGLEV, que têm como princípio de funcionamentoa suspensão eletromagnética, entrarão em operação comer-cial no Japão, nos próximos anos. Eles podem atingir velocida-des superiores a 550 km/h. Considere que um trem, partindodo repouso e movendo-se sobre um trilho retilíneo, é uniforme-mente acelerado durante 2,5 minutos até atingir 540 km/h.

Nessas condições, a aceleração do trem, em m/s2, será:

a) 0,1b) 1c) 60d) 150e) 216

53. Considere o gráfico abaixo, que representa a velocidadede um corpo em movimento retilíneo em função do tempo, eas afirmativas que seguem.

I. A aceleração do móvel é de 1,0 m/s2.II. A distância percorrida nos 10 s é de 50 m.III. A velocidade varia uniformemente, e o móvel percorre 10 m

a cada segundo.IV. A aceleração é constante, e a velocidade aumenta 10 m/s a

cada segundo.

São verdadeiras apenas as afirmativas

a) I e II.b) I e III.c) II e IV.d) I, III e IV.e) II, III e IV.

54. Certo piloto de kart é avaliado durante uma prova, ao lon-go de um trecho retilíneo de 200 m de comprimento. O tempogasto nesse deslocamento foi 20,0 s e a velocidade escalar doveículo variou segundo o diagrama abaixo.

Nesse caso, a medida de v no instante em que o kart concluiuo trecho foi:

a) 90,0 km/hb) 60,0 km/hc) 50,0 km/hd) 30,0 km/he) 25,0 km/h

12

2º SIMULADO ENSINO MÉDIO – 1ª SÉRIE

55. Tendo chegado atrasado ao casamento, um convidadoconseguiu pegar uma última fatia de bolo e concluiu que expe-rimentara o melhor glacê de toda a sua vida. Ouvindo falarque na cozinha havia mais um bolo, mas que seria cortadoapenas em outra festa, ele foi até lá. Viu o bolo em cima deuma mesa perto da porta. Porém, percebeu que havia tam-bém uma cozinheira de costas para o bolo e para ele. Queren-do passar o dedo no bolo sem ser pego pela cozinheira e conse-guir pegar a maior quantidade de glacê possível, o convidadodeduziu que, se passasse muito rápido, o dedo pegaria poucoglacê; mas, se passasse muito lentamente, corria o risco deser descoberto.

Supondo, então, que ele tenha 3 segundos para roubar o glacêsem ser notado e que a melhor técnica para conseguir a maiorquantidade seja passar o dedo por 40,5 cm de bolo em MRUV,partindo do repouso, qual aceleração teria o dedo no interva-lo de tempo do roubo do glacê?

a) 0,03 m/s2

b) 0,04 m/s2

c) 0,09 m/s2

d) 1,05 m/s2

e) 2 m/s2

QUÍMICA

56. O grupo de átomos que é encontrado na forma monoatô-mica pelo fato de serem estáveis é:

a) Halogêniosb) Calcogêniosc) Metais Alcalinos Terrososd) Metais Alcalinose) Gases Nobres

57. Para que um átomo neutro de cálcio se transforme emCa2+, ele deve

a) receber dois elétrons.b) receber dois prótons.c) perder dois elétrons.d) perder dois prótons.e) perder um próton.

58. Ao agrupar elementos da tabela periódica podemos for-mar várias possibilidades de tipos de ligações químicas. A ta-bela abaixo apresenta pares de elementos químicos e a classi-ficação das suas ligações interatômicas. Todos os elementossão representativos e não pertencem à família do carbononem ao grupo dos halogênios.

Baseando-se nas informações fornecidas, podemos classificaro elemento químico número 3 como:

a) gás nobreb) ametalc) metald) semi- metale) Calcogênio

59. Nas substâncias CO2, CaO, Fe e CS2, os tipos de ligaçõesquímicas predominantes são respectivamente,

a) Covalente polar, Iônica, Metálica e Covalente apolar.b) Covalente apolar, Iônica, Metálica e Covalente apolar.c) Iônica, Metálica e Covalente apolar e Covalente polard) Iônica, Iônica, Metálica e Covalente apolar.e) dipolo permanente, iônica, covalente polar, metálica

60. A fórmula N N indica que os átomos de nitrogênio estãocompartilhando três

a) prótons.b) elétrons.c) pares de prótons.d) pares de nêutrons.e) pares de elétrons.

13

1º SIMULADO ENSINO MÉDIO – 1ª SÉRIE

Ordem de reatividade dos metais: K > Ca > Mg > Al > Zn > Cr > Fe > Ni > Sn > Pb > H > Cu > Hg > Ag > Pt > Au

1A SÉRIE

GABARITO – 02/2016

LINGUAGENS

01. A

02. D

03. B

04. B

05. C

06. D

07. D

08. A

09. B

10. C

11. C

12. D

13. A

14. D

15. E

MATEMÁTICA

16. C

17. C

18. B

19. C

20. E

21. A

22. A

23. D

24. D

25. E

26. D

27. E

28. B

29. C

30. E

C. HUMANAS

31. B

32. A

33. C

34. B

35. C

36. C

37. C

38. B

39. D

40. C

41. A

42. E

43. C

44. E

45. E

C. DA NATUREZA

46. B

47. D

48. B

49. E

50. B

51. A

52. B

53. A

54. A

55. C

56. E

57. C

58. C

59. A

60. B