cg ô a t - museuolaria.pt · apesar da polémica, vários autores e também a junta de freguesia...

36
C ÔTA G ERAÇÃO MUSEU DE OLARIA BARCELOS SALA DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

Upload: others

Post on 26-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

CôtaGeração

MUSEU DE OLARIA

BARCELOSSaLa De eXPoSIçÕeS teMPorÁrIaS

Page 2: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade
Page 3: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

SALA DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS . MUSEU DE OLARIA04 Fevereiro | 31 Dezembro‘ 17

EXPOSIÇÃO

CôtaGeração

Page 4: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

DOMINGOS CÔTO

Page 5: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

Geração CôtA: uma vida a dar vida ao barro Perde-se no tempo, o tempo em que os primeiros artesãos começaram a dar forma ao barro, sem que a história tenha registado os nomes dos homens e das mulheres que, expressando tradições e representações simbólicas, sedimentaram a memória social e a identidade cultural da região oleira de Barcelos.

Antes do estudo de Rocha Peixoto sobre as olarias de Prado (1903), “as notícias que há sobre o assunto cabem à vontade numa unha”, refere Lapa Carneiro.

Felizmente, outros tempos vieram, outras vontades vingaram, e os anónimos bonecreiros deram lugar a gerações de barristas com direito a assinatura e reconhecimento público.

É o caso da geração Côta cuja arte barrista se apresenta nesta exposição. Uma história que remonta ao século XIX e da qual lhe damos nota nesta 2ª mostra do Ciclo de Exposições dedicado às famílias mais carismáticas do arte-sanato figurativo barcelense.

dominGos CôtoDomingos, Rosa e Júlia. Separados por quase século e meio mas unidos por sangue e barro, a geração Côta - avô, mãe e neta - remonta aos finais do século XIX e tem perdurado no tempo como uma das mais genuínas na forma como modela o artesanato barrista de Barcelos.

A saga terá começado com Domingos “Côto”, oficialmente João Domingos da Rocha, nascido em 1877, na freguesia de Galegos Santa Maria. Domingos (cuja alcunha tem duas explicações plausíveis: um antepassado ter falta das pontas dos dedos, ou então um familiar ter comprado uma casa a uma mulher com um dedo côto) casou aos 21 anos e teve oito filhos, entre os quais, Rosa, João e António – os que, além da alcunha, lhe herdaram o jeito para a modelação do barro.

Domingos Côto morreu aos 71 anos, a 1 de Maio de 1959. O seu nome perdurará como um dos primeiros, senão mesmo o criador do famoso do Galo de Barcelos (1).

1) João Côto, filho de Domingos Côto, revelou em entrevista ao Jornal Tal e Qual, edição de 23-04-1985, ter visto o seu pai fazer à roda o pescoço, o cabaço e o pedestral de um galo, a que depois juntou as restantes peças. “Eu perguntei-lhe, muito admirado: Para que é isso? - Deixa estar que vai ter valor, respondeu-me ele. Fui eu quem pintei aquela peça e a vendeu em Barcelos !...”

Page 6: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade (2).

rosa CôtANa linha geracional dos Côta, segue-se Rosa Faria da Rocha. Filha de Domingos e mãe de Júlia, nasceu ao dealbar do século XX, a 24 de Maio de 1901, também em Galegos Santa Maria.Rosa “Côta” iniciou-se bem cedo no trabalho do barro, num ambiente comum a muitas mais crianças da freguesia. Órfã de mãe, aos 14 anos teve de assumir as tarefas da vida doméstica e a responsabilidade de cuidar de todos os seus irmãos.

Depois de casar com Eduardo Fernandes de Sousa, “O Percina” - excelente oleiro rodista que a ajudava quando era preciso fazer “cabaços” para as peças maiores - Rosa continuou a atividade de forma frenética, tanto mais que a fa-mília crescia e era preciso sustentar os seus oito filhos. “A minha mãe trabalhava como uma negrinha. Sentava-se ao pé da lareira e fazia louça sem destino: músicos, boizinhos, cavalos, chocas, enfim, tudo o que fosse figurado sortido. E tudo com assobio”, testemunha a filha e seguidora Júlia.

“O artesanato da barrista começou por ser pueril, simples representando cenas do quotidiano, mas foram depois as peças mais excêntricas – destaque para os «gigantones» e «taralhotos» - que fizeram de Rosa Côta uma barrista reconhecida e prestigiada” (3).

A morte fê-la desaparecer a 30 de Janeiro de 1983 mas a sua memória e a sua obra permanecem para posteridade, quer pelo seu artesanato que podemos admirar nesta exposição, como pelo legado artístico herdado pela sua filha Júlia.

João e anTÓnio CôtoRosa Côta não foi a única filha de Domingos a notabilizar-se na arte de trabalhar o barro. João e António também dei-xaram a sua marca no artesanato da região oleira de Barcelos. João “Côto” - João Faria da Rocha - nascido a 10 de Agos-to de 1912, tornou-se oleiro rodista aos 15 anos, produzindo louça utilitária. Mais tarde, aventurou-se na modelação

2. “... esta figura típica da louça de Barcelos, (...) teve o seu nascimento em Galegos Santa Maria, pela mão do Oleiro Domingos Côto, na década de trinta. Primeiramente o galo era feito à mão, começou depois a ser fabricado à roda e em série, de todos os tamanhos, em quantidades industriais. Hoje corre mundo como embaixador de Portugal. E não tem representado mal o seu país.” (MAGALHÃES, António Martins, Barcelos - Guia Turístico, Companhia Editora do Minho, Barcelos, 1987, p. 41).3. O Real e o Imaginário - Memória e Identidade no Figurado de Barcelos, Catálogo de Exposição, 2014, Museu de Olaria, Barcelos.

Page 7: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

de galos e e na década de 70 do século passado enveredou pelo figurado, destacando-se pelas juntas de bois e alminhas, que fazia com grande mestria. Morreu a 19 de Novembro de 2001.

Tal como João, António Côto também se iniciou nas lides do barro trabalhando à roda, na qual fazia infusas, cânta-ros e canecas. Nascido no 15 de Maio de 1913, viria a casar com Maria “Sineta”, um dos grandes vultos do figurado nacional. Após a decadência da louça utilitária, quiçá influenciado pela mulher ou por necessidade de obter rendi-mentos, António começou por ajudar a esposa na produção de figurado, para mais tarde dar asas à sua imaginação modelando as suas própria peças.

Morreu a 24 de Setembro do ano 2000.

Júlia CôtAEra, até há pouco tempo a mais jovem barrista da geração Côta, mas já leva uns longos 82 anos de vida. Júlia da Rocha Fernandes de Sousa nasceu em Santa Maria de Galegos, a 26 de Dezembro de 1935 e desde o berço que (con)vive com o cheiro e a humidade do barro. Seu pai - Eduardo Fernandes de Sousa, o Percina, era louceiro dos bons, e sua mãe - Rosa Faria da Rocha, a Rosa Côta, uma prestigiada barrista. Antes, já o seu avó, o popular Mingos Côto, oleiro rodista, fazia louça utiliária e ainda lhe sobrava tempo para criar o primeiro galo de Barcelos.

Júlia dividiu os primeiros anos da sua vida entre a doutrina e o barro: espalmava sapatas para os bonecos, modelava uns pitinhos com um assobio à frente (que a mãe já aproveitava para vender) e ia aprendendo a aparelhar as figuras que o seu pai fazia na roda de oleiro.Depois de casar, começa a trabalhar à peça como pintadeira para uma cerâmica da região mas acedeu ao convite dos pais e voltou a modelar peças de figurado por conta dos seus progenitores. A família cresceu até aos sete filhos e a todos criou com o esforço do trabalho no barro.

Barrista de créditos reconhecidos, produz figuras burlescas e religiosas e muitas mais representações do seu imagi-nário. São da sua autoria as famosas bonecas muito coloridas e de expressões faciais exageradas e vincadas. Modela juntas de bois, galos, galinhas e diabos, exemplos da variedade temática e cromática do Figurado de Barcelos.

Page 8: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

emÍlia CôtADurante muitos anos, Júlia Côta teve a companhia artística da sua irmã Emília. Nascida a 14 de Setembro de 1938, Emília Côta tomou contaco com o barro por volta dos 7 anos de idade mas preferiu a pintura à modelação de peças. Inicialmente, pintava utilizando os dedos, as faúlhas de pinheiro e as penas de galinha. Depois, usando pincéis, aperfeiçoou de tal forma a técnica, que dedicou toda a sua vida profissional à pintura de galos de Barcelos. Inse-parável de Júlia, a dupla era presença assídua em vários certames de artesanato realizados em diversos pontos do país.

PraZeres CÔTaJúlia Côta era uma mar de lamúrias por ver que nenhum dos seus filhos seguia a tradição da família, perspectivando o fim da geração Côta no trabalho do barro. Até que, em 2014, incentivada pela mãe, a sua filha Prazeres aventurou-se a fazer peças de Figurado.

Prazeres de Sousa Bogas nasceu a 29 de Novembro de 1962. Como muitas outras das raparigas daquelas freguesias, empregou-se numa das inúmeras cerâmicas decorativas da região oleira de Barcelos, ocupação que mantém até aos dias de hoje. Todavia, desde que começou a modelar peças em barro, apanhou-lhe de tal forma o gosto que já não passa sem fazer o seu figurado, tarefa que exerce em casa, nas horas vagas.

Prazeres, embora tardiamente, terá assim descoberto a sua vocação. E, agora, a mãe, mais descansada por já ter herdeira no ofício, gaba-lhe a arte e acha que a filha “tem jeito e pinta muito bem”.

Page 9: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

eduardo Fernandes de sousa ou eduardo PERCINA

Page 10: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

ROSA CÔTA e EDUARDO FERNANDES DE SOUSA

Page 11: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

Galo Com marCa “eFs barCelos”Rosa Côta e Eduardo Fernandes de SousaColeção Museu de OlariaPrimeira metade do século XX

GaloRosa Côta e Eduardo Fernandes de SousaColeção Museu de OlariaPrimeira metade do século XX

Page 12: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

ROSA CÔTA

Page 13: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

Cabeçudo e GiGanTonaRosa Côta

Coleção Museu de OlariaPrimeira metade do século XX

Page 14: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

Cabeçudo PÉ de GaloRosa CôtaColeção Museu de OlariaPrimeira metade do século XX

Page 15: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

maTraFonaRosa Côta

Coleção Museu de OlariaPrimeira metade do século XX

Page 16: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

Carro de bois Com meninosRosa CôtaColeção Museu de OlariaPrimeira metade do século XX

Page 17: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

ToureiroRosa Côta

Coleção Museu de OlariaPrimeira metade do século XX

animal | mealheiroRosa CôtaColeção Museu de OlariaPrimeira metade do século XX

Page 18: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

alminhasRosa Côta Coleção Museu de OlariaPrimeira metade do século XX

Page 19: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

PresÉPioRosa Côta

Coleção Museu de OlariaPrimeira metade do século XX

Page 20: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

JÚLIA CÔTA

Page 21: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

GiGanTona e CabeçudoJúlia Côta

Coleção Museu de OlariaDécada de 80

Page 22: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

CarrosselJúlia Côta

Coleção Museu de OlariaDécada de 80

Cabeçudo PÉ de GaloJúlia CôtaColeção Museu de OlariaDécada de 80

Page 23: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

diaboJúlia Côta

Coleção Museu de OlariaDécada de 80

Page 24: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

PRAZERES CÔTA

Page 25: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

PombalPrazeres Côta

Coleção Particular2016

Page 26: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

boneCaPrazeres CôtaColeção particular2015

boneCaPrazeres CôtaColeção particular2016

boneCaPrazeres CôtaColeção particular2016

Page 27: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

sTo. anTÓnioPrazeres Côta

Coleção Particular2016

Page 28: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

PresÉPioPrazeres CôtaColeção Particular2016

Page 29: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

moChoPrazeres Côta

Coleção Particular2016

Page 30: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

GiGanTonaRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

CoreToRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria 1ª Metade do século XX

Carro de bois | ida Para as vindimasRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

GiGanTonaRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

CabeçudoRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

CabeçudoRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

GiGanTonaRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria 1ª Metade do século XX

CabeçudoRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

CabeçudoRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

GiGanTonaRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

CabeçudoRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

maTraFonaRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

CrisToRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

s. PedroRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

alminhasRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria 1ª Metade do século XX

PresÉPioRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria 1ª Metade do século XX

PresÉPioRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

animal | mealheiroRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

vaCaRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

boiRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

ouriçoRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria 1ª Metade do século XX

ROSA CÔTA JunTa de boisRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

JunTa de boisRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

Carro de boisRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

vaCaRosa Côta (Rosa Faria da Rocha) e Eduardo Fernandes de SousaGalegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria 1950

JunTa de boisRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

Galo a GalarRosa Côta (Rosa Faria da Rocha) e Eduardo Fernandes de SousaGalegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

GaloRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

GaloRosa Côta (Rosa Faria da Rocha) e Eduardo Fernandes de SousaGalegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

GalinhaRosa Côta (Rosa Faria da Rocha) e Eduardo Fernandes de SousaGalegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

GaloRosa Côta (Rosa Faria da Rocha) e Eduardo Fernandes de SousaGalegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de OlariaDécada de 40

GaloRosa Côta (Rosa Faria da Rocha) e Eduardo Fernandes de SousaGalegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de OlariaDécada de 40

GaloRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria 1ª Metade do século XX

GaloRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria 1ª Metade do século XX

GaloRosa Côta (Rosa Faria da Rocha) e Eduardo Fernandes de SousaGalegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria 1ª Metade do século XX

GalinhaRosa Côta (Rosa Faria da Rocha) e Eduardo Fernandes de SousaGalegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria 1ª Metade do século XX

Galo a GalarRosa Côta (Rosa Faria da Rocha) e Eduardo Fernandes de SousaGalegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria 1963

PombalRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria 1ª Metade do século XX

PombalRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria 1ª Metade do século XX

PombalRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria 1ª Metade do século XX

PombalRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

Page 31: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

PombalRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria 1ª Metade do século XX

GalinhaRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

PombalRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

PombalRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria 1ª Metade do século XX

CasTiçalRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

PombalRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria 1ª Metade do século XX

PombalRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria 1ª Metade do século XX

Cabeçudo PÉ de GaloRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

CinZeiroRosa Côta (Rosa Faria da Rocha) e Eduardo Fernandes de SousaGalegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria 1ª Metade do século XX

CinZeiroRosa Côta (Rosa Faria da Rocha) eEduardo Fernandes de SousaGalegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria 1ª Metade do século XX

PorCo | mealheiroRosa Côta (Rosa Faria da Rocha) eEduardo Fernandes de SousaGalegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria 1ª Metade do século XX

PorCo | PaliTeiroRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria 1ª Metade do século XX

menina de ramoRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria 1ª Metade do século XX

menina de ramoRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria 1ª Metade do século XX

ToureiroRosa Côta (Rosa Faria da Rocha)Galegos Stª Maria, BarcelosColeção Museu de Olaria1ª Metade do século XX

diaboJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de OlariaDécada de 80

diaboJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de OlariaDécada de 80

GiGanTonaJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria Década de 80

CabeçudoJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria Década de 80

GiGanTonaJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria Década de 80

menina de ramoJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria2002

menina de ramoJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria 2002

PeiXeiraJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria2002

menina de ramoJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria Década de 80

menina de ramoJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de OlariaDécada de 90

CarrosselJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria Década de 80

noivosJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de OlariaDécada de 80

CeiaJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de OlariaDécada de 80

CeiaJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria 2ª Metade do século XX

s. sebasTiãoJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria2014

adão e evaJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de OlariaDécada de 80

músiCosJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria 1999

músiCos Com serPenTeJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria Década de 80

JunTa de boisJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria Década de 80

JunTa de boisJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria Década de 80

GalinhaJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria1986

GaloJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de OlariaDécada de 80

maTançaJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria Década de 80

PorCoJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria Década de 80

PorCoJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria Década de 80

PorCoJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria Década de 80

JÚLIA CÔTA

Page 32: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

PorCoJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria Década de 80

maTançaJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria Década de 80

Cabeçudo PÉ de GaloJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de OlariaDécada de 80

Cabeçudo PÉ de GaloJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de OlariaDécada de 80

Cabeçudo PÉ de GaloJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria Década de 80

menima de ramosJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria Década de 80

menima de ramosJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria Década de 80

menima de ramosJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria Década de 80

menima de ramosJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de OlariaDécada de 80

oleiroJúlia Côta (Júlia Fernandes de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de OlariaDécada de 80

diaboPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular 2016

diaboPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular 2016

boneCaPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular 2016

homemPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular 2016

boneCaPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular2015

boneCaPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular2015

boneCaPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular2016

boneCaPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular 2015

boneCaPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular2016

boneCaPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular2016

boneCaPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular2015

boneCaPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular2016

boneCaPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular2016

boneCaPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular2016

boneCaPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular2016

boneCaPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular2016

JoGoPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular2016

boiPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular2016

ouriçoPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular2016

PiTo GaloPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular2016

PiTo GaloPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular 2016

moChoPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular 2016

moChoPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular2016

moChoPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular2016

sanTo anTÓnioPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular 2016

são JoãoPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular 2016

são PedroPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular 2016

sanTo anTÓnioPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular 2016

sanTo anTÓnioPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular 2016

anJoPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular2016

anJoPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular 2016

PRAZERESCÔTA

Page 33: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

senhora da aleGriaPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular2016

PresÉPioPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular2016

PresÉPioPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular2016

PresÉPioPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular2016

PresÉPioPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular2016

PombalPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular2016

CeiaPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular2016

CabeçudoPrazeres Côta (Prazeres de Sousa Bogas)Manhente, BarcelosColeção Particular 2016

Galo a GalarEmília Côta (Maria Emília Faria de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria2002

GaloEmília Côta (Maria Emília Faria de Sousa)Manhente, BarcelosColeção Museu de Olaria2010

EMÍLIA CÔTA

Page 34: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade

TíTuLO: Geração CÔTa EXPOSIÇÃO: de 04 de Fevereiro a 31 de deZembro de 2017 ORGANIZAÇÃO: museu de olaria | CÂmara muniCiPal de barCelos COORDENAÇÃO E PLANIFICAÇÃO: ClÁudia milhaZes TEXTO: JosÉ viana FOTOGRAFIA: CÁTia Faria | Carlos araúJo IMPRESSÃO: alberTo Coelho, arTes GrÁFiCas ISBN: 978-972-9138-85-0 DEPÓSITO LEGAL: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Page 35: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade
Page 36: CG ô a t - museuolaria.pt · Apesar da polémica, vários autores e também a Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria reclamam esse feito como elemento histórico da sua comunidade