ceni plano anual 2011 2012

53

Click here to load reader

Upload: learningfactory

Post on 16-Apr-2017

1.216 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ceni plano anual 2011 2012

Plano de Formação2011/2012

Page 2: Ceni plano anual 2011 2012

OFERTA FORMATIVA

O CENI – Centro de Integração e Inovação de Processos Assoc.I&D propõe, através da LEARNING FACTORY, novas abordagens para a formação, através da demonstração e da experimentação com aplicações práticas num espaço - Learning Factory - orientado para o desenvolvimento de actividades de transferência de tecnologia, de qualificação dos recursos humanos das empresas e de investigação e desenvolvimento aplicados permitindo:

Transferir conhecimentos no âmbito do Lean Management, (indústria e serviços), e gestão das operações e da logística;

Incrementar a qualificação de quadros médios e superiores de empresas em áreas diversas da gestão e da tecnologia (saber fazer).

Criar maior dinâmica nas empresas em termos de melhoria de processos e inovação (liderança e inovação).

Desenvolver uma maior capacidade de lidar com situação imprevistas, adaptado produtos e processos (gestão e controlo).

Promover novas capacidades de demonstração, facilitando a adopção de novas tecnologias no terreno (“gemba").

Estimular novas dinâmicas em termos de liderança e gestão de recursos humanos (empreendedorismo).

Aumentar o nível de partilha de informação intra empresas e criar oportunidades de cooperação (1+1=3).

2

Page 3: Ceni plano anual 2011 2012

OFERTA FORMATIVA

A oferta formativa do CENI está orientada, neste âmbito, para o Lean Management, nas Operações e na Logística, quer em empresas industriais quer de serviços, com o objectivo de satisfazer as principais necessidades das organizações, no contexto actual em que actuam, qualificando os seus recursos humanos em abordagens ou técnicas de análise, organização e melhoria de processos.

A formação tem um cariz prático e de demonstração de conceitos, através do uso da simulação ou da apresentação de casos, permitindo aos participantes uma eficaz aquisição de competências para a implementação das boas práticas de gestão LEAN, nas organizações que representam.

O CENI oferece uma oferta formativa visando qualificar profissionais de diversos sectores de actividade (da indústria ou dos serviços) ligados à gestão das operações.

Dada a natureza modular da oferta formativa, é possível conceber um programa de formação para empresas adaptado às necessidades específicas de cada cliente.

A formação poderá ser ministrada na Learning Factory ou noutros contextos de aprendizagem considerados adequados e que respondam às necessidades das organizações.

3

Page 4: Ceni plano anual 2011 2012

ÍNDICE Pág.1. FORMAÇÃO PARA A INDÚSTRIA E SERVIÇOS 5LEAN MANUFACTURING (PRODUCTION) 7LEAN SERVICES 8VALUE STREAM MAPPING (VSM) 9GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA – BEER GAME 10LEAN ACCOUNTING & PERFORMANCE MANAGEMENT 11KAIZEN/GEMBA – MELHORIA CONTÍNUA 12O TRABALHO PADRÃO – STANDARD WORK 13O MÉTODO KANBAN 14RAPID IMPROVEMENT EVENTS (RIE) 15LOGÍSTICA INTERNA 16INCOTERMS 2011 17SIX SIGMA 18ERGONOMIA EM PROCESSOS LEAN 19TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE (TPM) 20TOPS/8D 21MÉTRICAS DE GESTÃO LEAN 22BALANCEAMENTO DAS LINHAS DE PRODUÇÃO (HEIJUNKA) 23O DESDOBRAMENTO DA ESTRATÉGIA (HOSHIN KANRI) 245S – GESTÃO VISUAL 25SMED – QUICK CHANGEOVER 26POKA YOKE 27QUALITY FUNCTION DEPLOYMENT (QFD) 28GESTÃO DE STOCKS 292. FORMAÇÃO COMPORTAMENTAL 30A GESTÃO DE PESSOAS EM AMBIENTE DE LEAN MANAGEMENT 31COACHING 32GESTÃO DO TEMPO 33LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS 34GESTÃO DO CONFLITOS 35GESTÃO DO STRESS 36INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (IE) 37TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO 38ORGANIZAÇÃO DE REUNIÕES 39COMO COMUNICAR EM PÚBLICO? 40TRABALHO EM EQUIPA 41RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 42TÉCNICAS DE FACILITAÇÃO 433. FORMAÇÃO EM OUTRAS ÁREAS DE FORMAÇÃO 44TÉCNICAS DE SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO- REGULAMENTAÇÃO 45PRIMEIROS SOCORROS 46INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 47HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO E PRÁTICAS LEAN 48SISTEMAS DE GESTÃO 49AUDITORIA ISO 9001 50

4

Page 5: Ceni plano anual 2011 2012

1 - FORMAÇÃO PARA A INDÚSTRIA E SERVIÇOS

Lean Manufacturing

Lean Services

Value Sream Mapping (VSM)

Gestão da cadeia Logística – Beer Games

Lean Accouting & Performance Management

Kaizen/Gemba – A melhoria Contínua

O Trabalho Padrão – Standard Work

5S e Gestão Visual

O Método Kanban

Rapid Improvement events (RIE)

Logística Interna

Incoterms 2011

Six Sigma

5

Page 6: Ceni plano anual 2011 2012

1 - FORMAÇÃO PARA A INDÚSTRIA E SERVIÇOS

Ergonomia em Processos Lean

Total Production Maintenance (TPM)

Resolução de problemas em 8D – TOPS/8D

Métricas de Gestão Lean

Balanceamento das linhas de produção (HEIUNKA)

O desdobramento da Estratégia ( HOSHIN KANRI)

5S – Gestão Visual

Introdução ao SMED

Poka Yoke

QFD (Quality Function Deployment)

Gestão de Stocks

6

Page 7: Ceni plano anual 2011 2012

LEAN MANUFACTURING (PRODUCTION)

Pretende-se desenvolver uma abordagem sobre Lean Manufacturing, também conhecido como Lean Production, ou Sistema de Produção da Toyota (TPS) que é, na sua forma mais básica, a eliminação sistemática de resíduos, tais como a superprodução, espera, transporte, stock, movimento, ao longo do processo produtivo, processamento, defeitos, assim como a implementação dos conceitos do sistema “pull not push”.

Conteúdo programático• Conceito de takt time • Fluxo de peça unitária (one piece flow)• Sistema Kanban• Balanceamento das operações • Sistema Pull• Nivelamento da produção (Heijunka)

DestinatáriosResponsáveis pelo Planeamento, Produção e Logística.

MetodologiaFormação em sala e jogos interactivos de representação de conceitos.

Duração - 16 Horas – 11 horas de formação em sala + 5 horas de simulação prática.

www.ceni.pt

7

Page 8: Ceni plano anual 2011 2012

LEAN SERVICES

O curso de formação em Lean Services permitirá uma compreensão da natureza das actividades e os padrões de procura ao nível dos serviços. Com a simulação serão introduzidos os conceitos Lean aos participantes, possibilitando que estes possam experimentar alterações num processo e observar os resultados, motivando-os a desejarem implementar melhorias nos seus processos.

Conteúdo Programático• Os princípios do Lean Thinking e a sua aplicação aos serviços• Valor e Desperdícios nos serviços• Trabalho Standard e a Organização da Área de Trabalho• Diagrama Spaghetti e Sistema de Puxar• Balanceamento da carga de trabalho • Trabalho de Equipa e Treino Interdisciplinar

DestinatáriosDirigido a Técnicos e a Profissionais de Melhoria Contínua, Directores e outros colaboradores de processos e serviços/administrativos.

MetodologiaFormação teórico prática na Learning Factory assente em estudos de casos e na resolução de situações práticas trazidas pelos participantes com vista a implementação do Lean Services.

Duração - 8 horas – formação em sala.

www.ceni.pt

8

Page 9: Ceni plano anual 2011 2012

VALUE STREAM MAPPING (VSM)

Pretende-se desenvolver conhecimentos e competências que permitam aos participantes desenvolver nas suas organizações boas práticas de gestão e implementar ferramentas e soluções Lean, de modo a melhorar o seu desempenho operacional, por via do domínio das etapas do Value Stream Mapping e da identificação das vantagens da utilização do VSM nas organizações como ferramenta de melhoria contínua.O VSM foi introduzido pela primeira vez pelo construtor automóvel japonês Toyota e desde então tem sido implementado em milhares de empresas em todo o mundo.

Conteúdo programático• Princípios Lean, conceitos de “valor” e de “desperdício”• Caracterização da cadeia de valor e seu mapeamento• O VSM como ferramenta de diagnóstico e de melhoria• Os 7 resíduos (mudas) na cadeia de valor• Utilização da metodologia A3 no âmbito do VSM

DestinatáriosDirigido a todos os colaboradores que pretendam desenvolver competências a nível da optimização dos seus processos de trabalho.

MetodologiaFormação em sala combinada com análise de casos práticos.

Duração- 16 Horas – 11 horas de formação em sala + 5 horas de simulação prática.

www.ceni.pt

9

Page 10: Ceni plano anual 2011 2012

GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA – BEER GAME

Pretende-se através de abordagem prática, aumentar os conhecimentos sobre a Gestão da Cadeia de Abastecimento, a qual é responsável pela integração de todos os intermediários e processos chaves do negócio, desde o utilizador até ao fornecedor a montante da cadeia. Responsável também pela transformação dos inputs (recursos) em outputs (resultados) a logística é parte integrante da cadeia, possibilitando controlar os fluxos de bens, produtos e ou serviços e a sua respectiva informação de forma efectiva e eficiente.

Conteúdo programático• Gestão de Capacidade• Planeamento e Controlo• Gestão de Stocks• Fluxo de Materiais• Filosofias “Push” e “Pull”• Gestão da Cadeia de abastecimento• Conceito Bull-Whip Effect• Jogo interactivo – Beer Game

DestinatáriosTodos os colaboradores que pretendam desenvolverem competências a nível da optimização de uma Cadeia de Abastecimento.

MetodologiaFormação na Learning Factory combinada com a simulação do funcionamento de uma cadeia de abastecimento real, através de um jogo muito conhecido intitulado de Beer Game.

Duração- 8 horas – 4 horas de formação em sala + 4 horas de formação prática.

www.ceni.pt

10

Page 11: Ceni plano anual 2011 2012

LEAN ACCOUNTING & PERFORMANCE MANAGEMENT

Pretende-se desenvolver abordagens para a definição dos sistemas de custeio e avaliação do desempenho que suportem as operações de uma empresa industrial ou de serviços e implementar os conceitos de Lean Accounting na análise da performance das organizações, permitindo uma avaliação correcta do impacto da introdução de novos produtos /serviços, facilitando o desenvolvimento de processos de melhoria contínua e permitindo um suporte eficaz à estratégia da empresa Lean.

Conteúdo programático• Introdução aos conceitos contabilísticos básicos• O Balanço • Demonstração de Resultados • O Custo • Orçamento e Análise de Desvios • Os sistemas de custeio analítico tradicionais e seus problemas • Lean Accounting – conceito e benefícios face aos sistemas de custeio tradicionais • A Box Score • Value Stream Costing• O Custeio do Produto numa lógica de VSC• Integrated Planning • Target Costing• Roadmap para a Implementação do Lean Accounting• O diagnóstico do estádio actual e definição do estádio futuro

DestinatáriosDirigido a Directores Financeiros, Directores de Administrativos, Directores de Controlo de Gestão, Controllers, Responsáveis de Serviços Gerais e a Directores de Compras, Directores Operacionais e Directores Gerais.

MetodologiaFormação teórico-prática assente numa forte dinâmica em torno dos conceitos contabilísticos e sua articulação com o Lean Management.

Duração- 16 horas – 11 horas de formação em sala + 5 horas de simulação prática.

www.ceni.pt

11

Page 12: Ceni plano anual 2011 2012

KAIZEN/GEMBA – MELHORIA CONTÍNUA

Kaizen (do japonês 改 善 , mudança para melhor) é uma palavra de origem japonesa com o significado de melhoria contínua. Kaizen actua de forma ampla para reconhecer e eliminar os desperdícios existentes na empresa, quer sejam em processos produtivos já existentes ou em fase de projecto, produtos novos, manutenção de máquinas ou, ainda, processos administrativos.

“ Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje. “

Conteúdo programático• Gestão de Capacidade• O que é a melhoria contínua• Ciclo PDCA• Criação de estrutura de promoção dos Círculos de Kaizen• Importância do trabalho em equipa• Sustentação do LEAN através dos Círculos de Kaizen• Competências do Sensei (Mestre)

DestinatáriosChefias intermédias e colaboradores de diferentes departamentos (industria e serviços).

MetodologiaFormação na Learning Factory combinada com análise de casos práticos.

Duração - 8 horas – formação em sala.

www.ceni.pt

12

Page 13: Ceni plano anual 2011 2012

O TRABALHO PADRÃO – STANDARD WORK

Esta acção permite aos participantes aumentar conhecimentos sobre o Trabalho Padronizado ou Standard Work , conceito fundamental do Sistema Lean Manufacturing / Toyota Production System e um dos elementos principais na construção de uma cultura LEAN dentro de uma organização.Quando o Trabalho Padronizado está devidamente implementado permite satisfazer os requisitos de Segurança, Qualidade, Custo e Entrega (SQCD) assim como serve de base para as futuras actividades de melhoria Contínua (Kaizen).

Conteúdo programático• Gestão de Capacidade• Definição de Trabalho Padronizado • Funções, benefícios, factores• 7 passos de construção do Trabalho Padrão• Diferentes formas de representação• Ferramentas de análise• Exemplos e exercícios práticos

DestinatáriosChefias intermédias e colaboradores de diferentes departamentos (industria e serviços).

MetodologiaFormação em sala combinada com acções práticas realizadas nos locais de trabalho.

Duração -16 horas – 11 horas de formação em sala + 5 horas de simulação prática.

www.ceni.pt

13

Page 14: Ceni plano anual 2011 2012

O MÉTODO KANBAN

Pretende-se desenvolver abordagens para a compreensão dos processos de agilização a entrega e a produção de peças. O Kanban tornou-se um instrumento eficaz para apoiar o funcionamento do sistema de produção como um todo e tem provado ser um excelente meio para promover melhorias, dado que a redução do número de Kanban em circulação permite destacar áreas com problemas.Kanban é uma palavra de origem japonesa que significa literalmente registo ou placa visível e permite agilizar a entrega e a produção de peças.

Conteúdo programático• Princípios do sistema Kanban• Desenvolver e gerir os Planos Para Cada Peça (PPCP)• Dimensionar supermercados• Diferentes modalidades de transporte• Calcular tempo necessário para entregas • Níveis máximos e mínimos de um supermercado

DestinatáriosResponsáveis pelo Planeamento, Produção e Logística e Profissionais de logística, Compras, Manufactura e Controlo de produção.

MetodologiaFormação na Learning Factory combinada com Jogos interactivos de representação de conceitos.

Duração- 8 horas – formação em sala.

www.ceni.pt

14

Page 15: Ceni plano anual 2011 2012

RAPID IMPROVEMENT EVENTS (RIE)

Pretende-se descreve os elementos e actividades que criam um evento de melhora rápida melhoria desenvolvendo uma abordagem de identificação de oportunidades de melhoria através de uma ferramenta, simples e eficaz focada na redução de custos e melhoria dos processos com elevada aplicabilidades nas organizações.

Conteúdo programático• Os objectivos dos RIE • Passos a seguir na implementação de RIE• Procedimentos de análise de processos• Processo Perfeito• Exercícios com base em casos reais

DestinatáriosDirigido a Técnicos e a Profissionais de Melhoria Contínua, Directores e outros colaboradores de processos e serviços de produção, logística e qualidade.

MetodologiaFormação teórico-prática assente em estudos de casos e na resolução de situações práticas trazidas pelos participantes com vista a implementação dos RIE.

Duração- 8 horas – formação em sala.

www.ceni.pt

15

Page 16: Ceni plano anual 2011 2012

LOGÍSTICA INTERNA

Pretende-se desenvolver abordagens que sejam facilitadoras da implementação e potenciação de processos logísticos, com a redução dos custos logísticos associados às actividades de processamento, movimentação, armazenagem e transporte que compreende o fluxo de produtos ou informações. Pode-se classificar as despesas logísticas em várias áreas como impostos, administrativos, movimentação, armazenagem, transporte, stocks, processamento de pedidos e embalagem.

Conteúdo programático• Gestão de stocks e de armazéns • Armazenamento dinâmico• KPI’s de gestão de materiais• Put away & Picking• Práticas de redução de stocks• Classificação de materiais• Definição do bordo de linha• Cadeia de fornecimento / JIT

DestinatáriosDirigido a todos os colaboradores de operações logísticas e de Planeamento e Controlo. Saliente-se que esta acção de formação está direccionada para as áreas operacionais da organização.

MetodologiaFormação teórico-prática assente em estudos de casos e na resolução de situações práticas trazidas pelos participantes com vista a implementação de boas práticas de logística interna.

Duração- 8 horas – 5 horas de formação em sala + 3 horas de simulação prática.

www.ceni.pt

16

Page 17: Ceni plano anual 2011 2012

INCOTERMS 2011

Pretende-se que os participantes aumentem os seus conhecimentos quanto às práticas associadas aos contratos de compra e venda de bens, permitindo estabelecer, com exactidão, a divisão de tarefas, de custos e de riscos entre compradores e vendedores e identificar qual o Incoterm que melhor responde à sua organização quer como comprador quer como fornecedor.Os Incoterms enquadram-se no âmbito dos costumes e práticas que regulam o comércio internacional e são reconhecidos pela ONU, sendo utilizados como cláusulas contratuais nos contratos de compra e venda de mercadorias.

Conteúdo programático• Evolução• Os 13 Incoterms e alterações 2010/2011• Responsabilidades específicas do comprador• Responsabilidades específicas do vendedor• Quando / Como / Que Segurança, contra que os Documentos• SLA (Service Level Agreement)

DestinatáriosDirigido a todos os colaboradores de operações logísticas e das áreas de Planeamento e Controlo.

MetodologiaFormação teórico-prática assente em estudos de casos e na resolução de situações práticas trazidas pelos participantes com vista a implementação de boas práticas.

Duração- 8 Horas – 6 horas de formação em sala + 2 horas de simulação prática.

www.ceni.pt

17

Page 18: Ceni plano anual 2011 2012

SIX SIGMA

O objectivo desta acção no âmbito dos 6 Sigma é o domínio das suas metodologias e ferramentas de forma a dotar os participantes de conhecimentos adequados ao desenvolvimento e implementação de projectos na sua área de actuação.O objectivo fundamental é o de reduzir de forma contínua, a variação nos processos, eliminando defeitos ou falhas nos produtos e serviços.

Conteúdo Programático• Conceitos e Vantagens do 6 Sigma• Conceitos estatísticos e métricas do 6 Sigma• Métodos DMAIC e DMADV• O papel dos profissionais: Black Belt, Green Belt, etc• A gestão de projectos• Trabalho de equipa nos projectos de implementação• Estudos de caso e exercícios

DestinatáriosDirigido a todos os colaboradores que pretendam desenvolver competências a nível da optimização dos processos organizacionais e de trabalho.

MetodologiaFormação teórico prática na Learning Factory com análise de casos práticos.

Duração - 16 horas – formação em sala.

www.ceni.pt

18

Page 19: Ceni plano anual 2011 2012

ERGONOMIA EM PROCESSOS LEAN

Pretende-se com esta acção dotar os participantes de conhecimentos para a projecção dos espaços de trabalho assentes nos princípios da ergonomia tendo em vista a minimização do esforço a maximização da produtividade, com saúde e segurança.

Conteúdo programático• Evolução• O conceito de ergonomia• O posto de trabalho e conceitos Lean associados• Os postos de trabalho e os estágios Lean• As pré-condições e os elementos para um trabalho padronizado• A eliminação do desperdício de movimentos• A prevenção da saúde: Casos práticos• Auditorias ergonómicas

DestinatáriosDirigido a Directores de produção supervisores, chefes de equipa, técnicos e responsáveis da Engenharia Industrial, Planeamento, Produção, Construção de produtos e ferramentas ou a profissionais da área da Saúde e da Segurança industrial.

MetodologiaFormação teórico prática com base em estudos de casos e orientada para a resolução prática de situações do quotidiano. A formação deverá ser realizada na Learning Factory combinada com auditorias ergonómicas aos postos de trabalho.

Duração - 16 horas – 8 horas de formação em sala + 8 horas de simulação prática.

www.ceni.pt

19

Page 20: Ceni plano anual 2011 2012

TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE (TPM)

Pretende-se que os participantes dominem a metodologia do TPM, no dia a dia das operações, reforçando o trabalho em equipa, e trabalhando proactivamente em vez de reactivamente ajudando a eliminar as perdas relacionadas com os equipamentos, sejam elas provocadas por avarias, defeitos ou acidentes.

Conteúdo programático• A evolução da manutenção, as origens do TPM e os conceitos e definições associadas

ao TPM • A organização das actividades do TPM segundo os “oito pilares”• A manutenção autónoma • As técnicas e ferramentas usadas pelo TPM• A implementação do TPM• Benefícios e factores de sucesso do TPM • Auditorias

DestinatáriosDirigido a directores, colaboradores da engenharia de produto, engenharia da qualidade, engenharia de processo, supervisores da produção, operadores, especialistas da manutenção.

MetodologiaFormação teórico-prática orientada para a resolução de situações reais do quotidiano profissional.

Duração - 16 horas – 8 horas de formação em sala + 8 horas de simulação prática.

www.ceni.pt

20

Page 21: Ceni plano anual 2011 2012

TOPS/8D

Pretende-se proporcionar o conhecimento e a aplicação da metodologia para a correcção e resolução de problemas em 8 etapas. Abordar problemas de forma sistemática, de modo a poder solucionar os problemas em equipa - Team Oriented Problem Solving.

Conteúdo programático• Resolução de problemas• O método de resolução de problemas em oito etapas:

1 - Formação da equipa multifuncional 2 - Descrição do problema3 - Implementar e verificar acções provisórias de contenção

4 – Identificar possíveis causas do problema5 - Selecção e verificação de acções correctivas permanentes6 – Implementar acções correctivas permanentes7 - Prevenção de reocorrência8 - Felicitação da equipa

• Metodologias de resolução de problemas: a documentação de suporte• Workshop de apresentação de resultados à chefia

DestinatáriosOperadores, chefes de equipa, técnicos e responsáveis da Engenharia Industrial,

Planeamento, Produção, Construção de produtos e ferramentas.

MetodologiaFormação teórico-prática com base em estudos de casos e orientada para a

resolução prática de situações do quotidiano. Resolução de um caso prático apresentado pelos formandos.

Duração - 24 horas – 16 horas de formação em sala + 8 horas de simulação prática.

www.ceni.pt

21

Page 22: Ceni plano anual 2011 2012

MÉTRICAS DE GESTÃO LEAN

As Métricas Organizacionais e de acompanhamento promovem a gestão e controlo do objectivo da satisfação do cliente quer interno quer externo. Com esta acção pretende-se identificar métricas-chave com vista a implementação de um sistema contínuo de avaliação de desempenho.Melhoria do processo Lean é uma iniciativa transversal a toda a empresa com o objectivo de alcançar a excelência operacional. Esta é uma abordagem que facilita a melhoria da eficiência do processo e qualidade ao entregar um produto ou serviço mais rápido e com redução de custos.

Conteúdo programático• A importância da medição • As principais métricas (kpi’s) de avaliação • Diferenças entre métricas• BSC (Balance Scorecard)

DestinatáriosDirigido a Gestores e Chefias intermédias de Departamentos Administrativos e Operacionais.

MetodologiaFormação teórico-prática assente em estudos de casos e na resolução de situações práticas trazidas pelos participantes com vista a implementação de boas práticas.

Duração - 8 horas – formação em sala.

www.ceni.pt

22

Page 23: Ceni plano anual 2011 2012

BALANCEAMENTO DAS LINHAS DE PRODUÇÃO (HEIJUNKA)

Esta acção visa dotar os participantes de conhecimentos com vista a optimizar a definição de postos de trabalho ao longo de uma linha de produção e o domínio das técnicas para a implementação autónoma do nivelamento das operações nas organizações.O Heijunka converte a instabilidade do pedido dos clientes num nivelado e previsível processo de manufactura, e é geralmente usado em combinação com outras técnicas Lean de produção.

Conteúdo programático• Conceitos e princípios Heijunka• Os objectivos e benefícios do Heijunka• As etapas de implementação do Heijunka • As ferramentas utilizadas no nivelamento das operações• Boas práticas e apresentação de estudos de caso

DestinatáriosDirigido a Directores de produção supervisores, chefes de equipa, técnicos e responsáveis da Engenharia Industrial, Planeamento, Produção, Construção de produtos e ferramentas.

MetodologiaFormação teórico-prática com base em estudos de casos e orientada para a resolução prática de situações do quotidiano.

Duração- 8 horas – 5 horas de formação em sala + 3 horas de simulação prática.

www.ceni.pt

23

Page 24: Ceni plano anual 2011 2012

O DESDOBRAMENTO DA ESTRATÉGIA (HOSHIN KANRI)

O desdobramento estratégico por toda a organização é uma abordagem sistematizada, envolvendo todas as equipas e criando uma verdadeira cultura Lean na organização, cujo âmbito está na procura metódica da melhoria contínua dos processos através da redução de desperdícios e/ou ineficiências.

Conteúdo programático• Objectivos do Hoshin Kanri• Fases do desdobramento suportadas pelo PDCA Circle• Os formatos de suporte A3 • Decisão com dados • Exercícios Práticos

DestinatáriosDirigido a Directores, Responsáveis de Serviços, Chefias intermédias e supervisores.

MetodologiaFormação teórico prática com base em estudos de casos ou de casos trazidos pelos participantes.

Duração- 16 horas – 8 horas de formação em sala + 8 horas de simulação prática.

www.ceni.pt

24

Page 25: Ceni plano anual 2011 2012

5S – GESTÃO VISUAL

Os 5 “S” são uma ferramenta de trabalho que possibilita desenvolver um planeamento sistemático de classificação, ordem, limpeza, permitindo assim de imediato maior produtividade, segurança, melhor clima organizacional, maior motivação dos colaboradores e consequente melhoria da competitividade organizacional. Esta ferramenta é considerada por vários autores como a base da limpeza e organização sustentada dos postos de trabalho nas empresas industriais ou de serviços.

Conteúdo programático• A prática dos 5S• Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke• Auditorias• A importância da arrumação e limpeza nos postos de trabalho Kaizen Events• O sexto S (segurança)

DestinatáriosTodos os colaboradores que pretendam desenvolver competências a nível dos 5´S provenientes de diferentes departamentos (indústria e serviços).

MetodologiaFormação na Learning Factory combinada com auditorias em locais de trabalho evidenciando as particularidades de cada um dos “S”.

Duração - 8 horas – formação em sala.

www.ceni.pt

25

Page 26: Ceni plano anual 2011 2012

SMED – QUICK CHANGEOVER

Pretende-se com esta acção compreender os princípios e a metodologia do SMED (Single-Minute Exchange of Die), bem como, dominar os conceitos básicos da ferramenta e aplicá-los na mudança rápida de ferramentas reduzindo o tempo e os custos de mudança de produto e processo. A sua redução tem um efeito directo no aumento do tempo disponível para produção e na redução do tempo total do ciclo de produção.

Conteúdo programático• Objectivos do SMED • Operações Internas• Operações Externas • As Ferramentas de aplicação do SMED• Reengenharia das operações• Etapas do SMED

DestinatáriosDirigido a Chefias intermédias e a colaboradores directos da área de Produção e Qualidade.

MetodologiaFormação em sala combinada com vídeos e jogos interactivos e realização de exercícios de implementação prática.

Duração - 16 horas – 8 horas de formação em sala + 8 horas de simulação prática.

www.ceni.pt

26

Page 27: Ceni plano anual 2011 2012

POKA YOKE

O Poka Yoke é conhecido como um dispositivo, ferramenta ou procedimento que previne a ocorrência de erros e/ou defeitos no processo de fabrico. Faz a análise dos processos que causam o defeito/erro e adopta medidas de integração/melhoria dos mesmos. Visa optimizar ou automação das tarefas de forma a reduzir os riscos associados. É uma ferramenta fundamental para objectivo de zero defeitos/Qualidade 100%

Conteúdo programático• Métodos• Tipos de Poka Yoke• Exemplos de aplicações práticas• Melhoria Contínua

DestinatáriosDirigido aos colaboradores e chefias que pretendam perceber e ganhar competências na avaliação e melhoramento dos processos.

MetodologiaFomação na Learning Factory.

Duração - 8 horas – formação em sala.

www.ceni.pt

27

Page 28: Ceni plano anual 2011 2012

QUALITY FUNCTION DEPLOYMENT (QFD)

Pretende-se com esta acção desenvolver a metodologia QFD para a concepção ou revisão de produtos/serviços de forma a contribuir para a melhoria da qualidade do produto ou serviço aumentado a satisfação dos clientes e redução do tempo total para colocação no mercado de novos produtos. O QFD é uma ferramenta de planeamento que permite traduzir e incorporar os requisitos de qualidade dos clientes em características / especificações apropriadas à organização em cada estágio do ciclo de desenvolvimento de um novo ou revisão de um produto/serviço, produção e vendas/distribuição. QFD identifica os aspectos significativos valorizados pelo cliente em que a organização deve focar os seus recursos.

Conteúdo programático• Abordagem QFD• Metodologia QFD • Casa da Qualidade • Caso Prático – Casa da Qualidade• Benefícios da aplicação QFD

DestinatáriosDirigido Quadros intermédios e Coordenadores de Projectos de Inovação/melhoria; Responsáveis pelos departamentos de Engenharia e Desenvolvimento; Colaboradores dos departamentos de Qualidade, Produção, Vendas, Marketing e Logística.

MetodologiaFormação em sala com exposições temáticas combinada com casos práticos e debates interactivos de modo a assegurar a compreensão dos aspectos básicos da ferramenta e metodologia para uma implementação do QFD.

Duração - 16 horas – 12 horas de formação em sala + 4 horas de simulação prática.

www.ceni.pt

28

Page 29: Ceni plano anual 2011 2012

GESTÃO DE STOCKS

Um inventário (stock) é uma reserva de materiais que permite facilitar o processo de produção e/ou satisfazer as necessidades de procura, do cliente. A gestão permite perceber os impactos/resultados nas áreas financeira e comercial de uma organização.

Conteúdo programático• Conceitos• Objectivos da gestão de Stocks• Função dos stocks e os impactos na organização• Programas para Gestão de Stocks

DestinatáriosChefias de produção, logística que pretendam integrar um sistema de Gestão de Stocks na organização.

MetodologiaFormação na Learning Factory com exercícios práticos.

Duração - 8 horas – formação em sala.

www.ceni.pt

29

Page 30: Ceni plano anual 2011 2012

2 - FORMAÇÃO COMPORTAMENTAL

A Gestão de Pessoas em Ambiente Lean

Coaching

Gestão do Tempo

Gestão de Equipas

Gestão de Conflitos

Gestão do Stress

Inteligência Emocional

Liderança de Equipas

Técnicas de Negociação

Organização de Reuniões

Como comunicar em Público?

Trabalho em Equipa

Relacionamento Interpessoal

Técnicas de Facilitação

30

Page 31: Ceni plano anual 2011 2012

A GESTÃO DE PESSOAS EM AMBIENTE DE LEAN MANAGEMENT

Pretende-se melhorar as competências dos líderes e das equipas que participam na implementação de processos de Lean Management nas organizações, através de um conjunto de técnicas e ferramentas que promovem o desenvolvimento das competências Lean.

Conteúdo programático• As 7 competências de Lean People• O papel das pessoas e a liderança em contextos de Lean Management • A formação e o papel dos Senseis• A mudança: os 7 passos para uma mudança eficaz

DestinatáriosResponsável de equipas que pretendam desenvolver competências para o desenvolvimento de competências de Lean Management.

MetodologiaFormação teórico-prática com a análise de casos práticos e análises de situação apresentadas pelos participantes.

Duração- 16 horas – 8 horas de formação em sala + 8 horas de simulação prática.

www.ceni.pt

31

Page 32: Ceni plano anual 2011 2012

COACHING

É um processo que visa o desenvolvimento profissional dos colaboradores actuando na melhoria das competências identificadas, de forma profunda e sustentada ao longo do tempo.

Conteúdo programático• Conceitos• Tipos de Coaching• Estudos de Casos

DestinatáriosChefias e colaboradores que pretendam adquirir competência de coaching.

MetodologiaFormação na Learning Factory e exercícios práticos.

Duração - 8 Horas – formação em sala.

www.ceni.pt

32

Page 33: Ceni plano anual 2011 2012

GESTÃO DO TEMPO

Pretende-se sensibilizar para a importância do factor tempo nas organizações, conhecer as estratégias de organização pessoal do trabalho, a identificação dos desperdiçadores de tempo e métodos para os controlar bem como instrumentos para melhor gerir o tempo.

Conteúdo Programático• Realização de auto-avaliação de competências pessoais• A organização do trabalho e a gestão eficaz do tempo• Os instrumentos de gestão do tempo• A delegação de tarefas• As formas de ganhar tempo no planeamento de reuniões

DestinatáriosGestores, Chefias, Supervisores, e todas as pessoas que pretendem desenvolver competências na gestão do tempo.

MetodologiaFormação teórica e análise de planos individuais de melhoria na organização pessoal do trabalho.

Duração - 8 horas – formação em sala.

www.ceni.pt

33

Page 34: Ceni plano anual 2011 2012

LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS

Pretende-se melhorar a eficácia na gestão das equipas, através de um conjunto de técnicas que promovem a motivação e a mobilização das equipas, a comunicação, o feedback e a prática de métodos de acompanhamento da realização de objectivos.Os conceitos estão relacionados com a identificação das vantagens da liderança centrada nas pessoas vs liderança centrada na tarefa, na identificação de vários estilos de liderança e na adequação do estilo de liderança a diferentes situações. Saber identificar os graus de maturidade e o estádio de desenvolvimento das equipas; estabelecer e comunicar objectivos; dar feedback e conhecer os elementos centrais da motivação da equipa e das estratégias para colocar a criatividade da equipa ao serviço da inovação.

Conteúdo programático• Liderança e gestão das equipas

- Conceito de gestão de equipas - Prática da gestão nas equipas vs da prática da liderança- A liderança e a criação de equipas eficazes.

• Estilos de liderança- Vantagens e desvantagens liderança centrada nas pessoas vs liderança centrada

na tarefa- Grau de maturidade dos colaboradores.- Diferentes estilos de liderança e adequação a diferentes situações. O papel do

líder como Coach• Conduzir e animar equipas de trabalho- Elementos centrais para a motivação de equipas- Estabelecer e comunicar objectivos- Feedback e comunicação em equipa- A criatividade da equipa para a inovação

DestinatáriosResponsável de equipas que pretendam desenvolver competências para exercer a

liderança de forma eficaz.

MetodologiaFormação teórico-prática com a análise de casos práticos e análises de situação

apresentadas pelos participantes.

Duração - 8 horas – formação em sala.

www.ceni.pt

34

Page 35: Ceni plano anual 2011 2012

GESTÃO DO CONFLITOS

Esta formação visa compreender e caracterizar as situações de conflitos e/ou tensão e adoptar comportamentos eficazes como oportunidade de melhoria.

Conteúdo Programático• Os conceitos de situações de conflito e de tensão• A identificação de tipos, níveis, fontes e formas de conflitos• Os comportamentos facilitadores da resolução de conflitos• As estratégias de resolução de problemas

DestinatáriosCoordenadores de Equipa, Técnicos, Supervisores, Gestores, Chefias, e/ou Líderes de Projecto.

MetodologiaExposição teórica e resolução de diversos casos práticos.

Duração - 8 horas – formação em sala.

www.ceni.pt

35

Page 36: Ceni plano anual 2011 2012

GESTÃO DO STRESS

O stress é um componente cada vez mais presente na realidade das organizações. Perceber as causas e determinar soluções torna-se fulcral para o sucesso da organização e o bem-estar dos seus colaboradores.

Conteúdo programático• Conceitos• Gestão de Conflitos e Gestão do Stress• Técnicas

DestinatáriosChefias e colaboradores que pretendam aprender técnicas de gestão do stress e aplicar metodologias no posto de trabalho.

MetodologiaFormação na Learning Factory, com exercícios práticos.

Duração - 8 horas – formação em sala.

www.ceni.pt

36

Page 37: Ceni plano anual 2011 2012

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (IE)

O objectivo desta formação visa identificar as capacidades da inteligência emocional e o seu impacto, aprender a aplicar as competências da I.E. no exercício da liderança, e utilizar as emoções básicas de forma adaptativa.

Conteúdo Programático• Os conceitos da inteligência• As dimensões da I.E.• A gestão pessoal das emoções• A gestão emocional no relacionamento interpessoal• Liderar pessoas com a I.E. • Promover a I.E. para melhorar a eficácia

DestinatáriosCoordenadores de Equipa, Técnicos, Supervisores, Gestores, Chefias, Líderes de Projecto, e todas as pessoas que pretendem melhorar as competências de relacionamento interpessoal.

MetodologiaFormação teórica sobre conceitos próprios, utilização questionários de auto-diagnóstico, exercícios práticos de treino comportamental e simulações do quotidiano profissional.

Duração - 8 horas – formação em sala.

www.ceni.pt

37

Page 38: Ceni plano anual 2011 2012

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

O objectivo desta formação é conhecer os elementos-chave para planear uma negociação e seus objectivos, as técnicas de comunicação, a estratégia e tácticas para a condução da negociação que conduzam a um desfecho ganhador para as partes envolvidas.

Conteúdo Programático• O desafio da negociação• Os objectivos de uma negociação,• O planeamento da negociação• As estratégias da negociação• A linguagem utilizada• O processo negocial

DestinatáriosGestores, Chefias, Coordenadores de Equipa, Supervisores, Líderes de Projecto e todos os profissionais que exerçam funções comerciais.

MetodologiaExposição teórica e resolução de diversos casos práticos..

Duração - 8 horas – formação em sala.

www.ceni.pt

38

Page 39: Ceni plano anual 2011 2012

ORGANIZAÇÃO DE REUNIÕES

Pretende-se desenvolver competências ao nível da preparação e condução de reuniões de trabalho. No fim da formação, os formandos deverão ser capazes de preparar, conduzir e tratar toda a informação da reunião simulada.

Conteúdo Programático• Introdução do conceito grupo e sua dinâmica• O perfil do moderador de reuniões• A reunião como grupo de trabalho• As condições para o êxito na realização de reuniões• Os tipos de reuniões• A ordem de trabalhos• O tratamento dos resultados de uma reunião• A acta

DestinatáriosChefias, Coordenadores de Equipa, Assessores, Secretários de Administração e outros profissionais que pretendam desenvolver as competências no planeamento de reuniões.

MetodologiaFormação teórica sobre conceitos próprios, preparação e simulação de condução de uma reunião.

Duração - 16 horas – formação em sala.

www.ceni.pt

39

Page 40: Ceni plano anual 2011 2012

COMO COMUNICAR EM PÚBLICO?

Este curso permite desenvolver as técnicas de comunicação e exposição adequadas e realização de auto-diagnóstico para melhorar o auto-controlo perante a audiência.

Conteúdo Programático• O planeamento e organização de apresentações• As leis gerais da comunicação• As competências para falar em público• O desenvolvimento de apresentações• Realização de autoscopias

DestinatáriosChefias, Coordenadores de Equipa, Supervisores, Líderes de Projecto, responsáveis pela área da comunicação e imagem e todos os profissionais que pretendam desenvolver as competências e técnicas de apresentação.

MetodologiaFormação teórica sobre conceitos próprios e simulações com recurso a câmara de vídeo e Tv.

Duração - 16 horas – formação em sala.

www.ceni.pt

40

Page 41: Ceni plano anual 2011 2012

TRABALHO EM EQUIPA

Esta formação visa reconhecer a importância de equipas motivadas, dar empowerment aos elementos de equipas e gestão dos comportamentos numa filosofia win-win do trabalho em equipa.

Conteúdo Programático• A importância do trabalho em equipa• Melhorar o auto-conhecimento• O comportamento pró-activo no processo de comunicação• A gestão do binómio cooperar vs competir para obter melhores resultados • As equipas de elevada performance

DestinatáriosChefias, Coordenadores de Equipa e/ou de Projecto.

MetodologiaFormação teórica sobre conceitos próprios e simulações diversas.

Duração - 24 horas – 16horas de formação em sala + 8 horas de simulação prática.

www.ceni.pt

41

Page 42: Ceni plano anual 2011 2012

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

O objectivo desta formação é identificar as bases do comportamento, conhecer as técnicas de comunicação, a utilização do auto-conhecimento para melhorar a eficácia na comunicação, a identificação da presença de conflitos e gestão do relacionamento com base no desenvolvimento da confiança.

Conteúdo Programático• As diferenças inter-individuais• O clima de confiança nas relações• Os conflitos vs problemas• A persuasão

DestinatáriosCoordenadores de Equipa, Supervisores, Chefias, Líderes de Projecto, e todas as pessoas que pretendem melhorar as competências no relacionamento interpessoal.

MetodologiaFormação teórica sobre conceitos próprios, utilização de questionários de auto-diagnóstico e exercícios práticos.

Duração - 16 horas – formação em sala.

www.ceni.pt

42

Page 43: Ceni plano anual 2011 2012

TÉCNICAS DE FACILITAÇÃO

Esta formação visa compreender os benefícios da utilização das técnicas de facilitação em contexto de trabalho com equipas ou da formação, a identificação das técnicas de facilitação efectivas para liderar grupos com vista ao alcance dos objectivos, estimular a participação de todos e lidar com pessoas difíceis em equipas.

Conteúdo Programático• Contextualização da facilitação• Os tipos de facilitação• O papel, funções e competências de um facilitador• As técnicas de facilitação

DestinatáriosCoordenadores de Equipa, Chefias e Formadores de qualquer área pedagógica responsáveis por ministrar acções de formação.

MetodologiaFormação teórica e utilização de ferramentas e recursos tecnológicos de apoio à aprendizagem.

Duração - 16 horas – formação em sala.

www.ceni.pt

43

Page 44: Ceni plano anual 2011 2012

3 - FORMAÇÃO EM OUTRAS ÁREAS DE FORMAÇÃO

Técnicas de Segurança e Higiene no Trabalho e Práticas Lean

Primeiros Socorros

Introdução à Informática

Técnicas de Segurança e Higiene no Trabalho - Regulamentação

Sistemas de Gestão

Auditoria ISO 9001

44

Page 45: Ceni plano anual 2011 2012

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO E PRÁTICAS LEAN

Pretende-se com esta formação desenvolver conhecimentos que potenciem uma cultura de trabalho, com segurança e higiene, preservando não só a qualidade de vida dos colaboradores - com a eliminação de problemas ergonómicos e de segurança - mas contribuindo igualmente para a preservação adequada dos materiais do processo (matéria-prima, produto semi-acabado, produto acabado) aspectos essenciais para o incremento da eficiência do Lean Manufacturing.

Conteúdo programático• O 6º S – Segurança• Práticas LEAN nas organizações e a Importância da prevenção • A prevenção: Movimentação de Cargas, Armazenamento, Utilização de máquinas e

equipamentos, Equipamentos eléctricos Ferramentas portáteis e os Equipamentos de Protecção Individual (EPIs)

• A Higiene no Trabalho: O Ambiente térmico, a Iluminação, o Ruído, Radiações Agentes Químicos

• A Saúde no Trabalho• As auditorias de Segurança

DestinatáriosDirigido a Directores de produção supervisores, chefes de equipa, técnicos e responsáveis da Engenharia Industrial, Planeamento, Produção, Construção de produtos e ferramentas ou a profissionais da área da Saúde e da Segurança industrial.

MetodologiaFormação teórico prática com base em estudos de casos e orientada para a resolução prática de situações do quotidiano. A formação deverá ser realizada na Learning Factory combinada com auditorias de segurança aos postos de trabalho.

Duração - 16 horas – 8 horas de formação em sala + 8 horas de simulação prática.

www.ceni.pt

45

Page 46: Ceni plano anual 2011 2012

PRIMEIROS SOCORROS

Pretende-se dotar pessoas com os conhecimentos necessários para executar eficazmente a abordagem de vítimas em paragem cardio respiratória ou vítima de acidentes.

Conteúdo Programático• O sistema integrado de emergência médica• A cadeia de sobrevivência • Os riscos para o reanimador• O algoritmo do suporte básico de vida • A posição lateral de segurança • A paragem cardio respiratória • As manobras de desobstrução das vias aéreas• Os mecanismos de lesão• A abordagem de uma vítima• As feridas, as hemorragia e choque• As queimaduras e electrocussão

DestinatáriosPessoas encarregues de prestar o primeiro contacto com vítimas.

MetodologiaFormação teórica sobre os conceitos próprios e simulações diversas.

Duração - 8 horas – formação em sala.

www.ceni.pt

46

Page 47: Ceni plano anual 2011 2012

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

A informática revolucionou a forma como hoje em dia gerimos os nossos postos de trabalho. Desde equipamentos, Hardware e Software, todos alinham competências que tornam a execução do trabalho mais eficaz e mais rápido.

Conteúdo programático• Conceitos• A informática numa perspectiva empresarial• Estudos de Casos

DestinatáriosChefias e colaboradores que pretendam adquirir conceitos sobre sistemas de informação e como eles podem ajudar na melhoria contínua da execução dos procedimentos e processos da organização.

MetodologiaFormação na Learning Factory e exercícios práticos.

Duração - 16 horas – formação em sala.

www.ceni.pt

47

Page 48: Ceni plano anual 2011 2012

TÉCNICAS DE SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO - REGULAMENTAÇÃO

Esta acção de formação pretende sensibilizar para os assuntos relacionados em matéria de segurança e higiene no trabalho, nomeadamente ao ordenamento jurídico próprio, a identificação de perigos e riscos laborais, os factores de risco no trabalho, os meios de prevenção e protecção, a ergonomia no trabalho, os planos de emergência e a segurança contra incêndios.

Conteúdo Programático• As obrigações legais• Os direitos e deveres dos empregadores e trabalhadores• Os conceitos de higiene e segurança no trabalho• O papel das estruturas de trabalhadores• A abordagem ergonómica• O plano de emergência• Os meios de prevenção e apoio contra incêndios.

DestinatáriosProfissionais encarregues da segurança e higiene no trabalho, Operadores, Supervisores, Chefias e Gestores.

MetodologiaFormação teórica sobre conceitos próprios e realização de exercícios práticos.

Duração - 24 horas – formação em sala.

www.ceni.pt

48

Page 49: Ceni plano anual 2011 2012

SISTEMAS DE GESTÃO

Um Sistema de Gestão é uma estrutura que permite gerir e implementar políticas de melhoria dos procedimentos e processos de uma organização. Ajuda a traçar objectivos e a atingir metas através de um conjunto de estratégias para optimizar os processos, com integração da gestão.

Conteúdo programático• Conceitos• A importância dos Sistemas de Gestão• Soluções de redução de custos e gestão do desempenho

DestinatáriosChefias que pretendam fazer a integração de um sistema de gestão ou que pretendam aprimorar/optimizar o já existente.

MetodologiaFormação na Learning Factory, com estudos de casos.

Duração - 16 horas – formação em sala.

www.ceni.pt

49

Page 50: Ceni plano anual 2011 2012

AUDITORIA ISO 9001

A Norma Portuguesa ISO 9001 especifica os requisitos para um sistema de gestão da qualidade de uma organização. Tem como intuito, aumentar a satisfação do cliente, aplicando processos de melhoria contínua do sistema, garantindo a conformidade com os requisitos dos clientes e as políticas vigentes.

Conteúdo programático• Percepção da Norma• Os 8 Princípios de Gestão da Qualidade• ISO 9001 vs ISO 14001 • Estudos de Casos

DestinatáriosChefias que pretendam optimizar um sistema de gestão ou adquirir competências para gerir uma certificação de um sistema de gestão da qualidade.

MetodologiaFormação na Learning Factory, com casos de estudos.

Duração - 8 horas – formação em sala.

www.ceni.pt

50

Page 51: Ceni plano anual 2011 2012

GESTÃO LOGÍSTICA – BEER GAME

LEAN SERVICES

OPTIMIZAÇÃO LOGÍSTICA

INTRODUÇÃO AO LEAN

51

Page 52: Ceni plano anual 2011 2012

Entidades Participantes

AlfaMicro IG IBÉRICA

ATEC CROWN C&S

AutoVision Leadership Business Consulting

BES-Banco Espírito Santo Methodus – Sist.e Informação, S.A.

BPI Methodus Inovação Unipessoal, Lda

CENTIMFE Microsoft

CGD Moldes Plásticos S.A.

IPS OGMA

ESTSetúbal Palmetal

ESTS – Msc_Eng.Prod. Pioneer Electronics Ibérica

ESTS – Pg. Tecnologia & Inovação Prage PCES (CZ)

FIAPAL Portugal Telecom

INESC – Porto SANTANDER TOTTA

INETE SAPEC

INOVINTER Sugalidal

VW – Autoeuropa TAP

IPS – CIMOB TetraPak

IPS – GICOM T-Systems

ISEG YDreams

Karel de Grote Hogeschool Antuerp Autovision

Lauak Portugal PORTUCEL

CPC Informática Sistemas SAGE

Page 53: Ceni plano anual 2011 2012