ce_11_neoliberalismo1ce_11_neoliberalismo disciplina: comércio exterior fonte: diversas prof....

21
CE_11_Neoliberalismo 1 CE_11_Neoliberalismo CE_11_Neoliberalismo DISCIPLINA DISCIPLINA : Comércio Exterior : Comércio Exterior FONTE FONTE : diversas : diversas www.boscotorres.co m.br Prof. Bosco Torres

Upload: internet

Post on 17-Apr-2015

103 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CE_11_Neoliberalismo1CE_11_Neoliberalismo DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: diversas  Prof. Bosco Torres

CE_11_Neoliberalismo 1

CE_11_NeoliberalismoCE_11_Neoliberalismo

DISCIPLINADISCIPLINA: Comércio Exterior: Comércio Exterior

FONTEFONTE: diversas: diversas

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 2: CE_11_Neoliberalismo1CE_11_Neoliberalismo DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: diversas  Prof. Bosco Torres

CE_11_Neoliberalismo 2

Origens do termo NeoliberalismoOrigens do termo Neoliberalismo

O O LiberalismoLiberalismo foi iniciado com Adam Smith foi iniciado com Adam Smith e depois com David Ricardo, no final do e depois com David Ricardo, no final do século XVIII, que propagaram as idéias de século XVIII, que propagaram as idéias de Liberdade individualLiberdade individualLivre comércioLivre comércioMercado em regime de concorrênciaMercado em regime de concorrênciaNão interferência do EstadoNão interferência do EstadoProduzir as mercadorias que se tem mais Produzir as mercadorias que se tem mais

vantagens etc.vantagens etc.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 3: CE_11_Neoliberalismo1CE_11_Neoliberalismo DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: diversas  Prof. Bosco Torres

Origens do termo NeoliberalismoOrigens do termo Neoliberalismo

Mais recentemente o liberalismo Mais recentemente o liberalismo ressurgiuressurgiu, , em 1947, do célebre encontro entre um em 1947, do célebre encontro entre um grupo de intelectuais liberais e grupo de intelectuais liberais e conservadores realizado em conservadores realizado em Monte Monte PèlerinPèlerin, na Suíça, onde foi fundada uma , na Suíça, onde foi fundada uma sociedade de ativistas em oposição às sociedade de ativistas em oposição às políticas do estado de bem-estar socialpolíticas do estado de bem-estar social, , por eles consideradas "por eles consideradas "coletivistascoletivistas" e, " e, em última análise, "em última análise, "cerceadoras das cerceadoras das liberdades individuaisliberdades individuais" "

CE_11_Neoliberalismo 3www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 4: CE_11_Neoliberalismo1CE_11_Neoliberalismo DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: diversas  Prof. Bosco Torres

CE_11_Neoliberalismo 4

NEOLIBERALISMO deNEOLIBERALISMO deFriedrich von HayekFriedrich von Hayek

Friedrich August von HayekFriedrich August von Hayek (1899–1992), (1899–1992), nascido na Suíça, foi um economista, e nascido na Suíça, foi um economista, e fez contribuições importantes para a fez contribuições importantes para a psicologia, a teoria do direito, a psicologia, a teoria do direito, a economia e a política. economia e a política.

Recebeu o Prêmio Recebeu o Prêmio "Nobel de Economia”"Nobel de Economia” em 1974.em 1974.

Em 1944 publicou o best-seller “Em 1944 publicou o best-seller “O O caminho da servidão”caminho da servidão”. .

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 5: CE_11_Neoliberalismo1CE_11_Neoliberalismo DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: diversas  Prof. Bosco Torres

NEOLIBERALISMO deNEOLIBERALISMO deFriedrich von HayekFriedrich von Hayek

Nele Hayek procurou mostrar que a Nele Hayek procurou mostrar que a tendência de SUBSTITUIR-SE a ordem tendência de SUBSTITUIR-SE a ordem espontânea e infinitamente complexa de espontânea e infinitamente complexa de mercado mercado porpor uma ordem uma ordem deliberadamente criada pelo engenho deliberadamente criada pelo engenho humano e administrada por um sistema humano e administrada por um sistema de planejamento central , acabava de planejamento central , acabava resultando inexoravelmente no resultando inexoravelmente no empobrecimentoempobrecimento e na e na servidãoservidão..

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

CE_11_Neoliberalismo 5

Page 6: CE_11_Neoliberalismo1CE_11_Neoliberalismo DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: diversas  Prof. Bosco Torres

NEOLIBERALISMO deNEOLIBERALISMO deFriedrich von HayekFriedrich von Hayek

No livro, Hayek expôs os princípios mais No livro, Hayek expôs os princípios mais gerais da sua doutrina que era gerais da sua doutrina que era basicamente basicamente PRIVATIVISTAPRIVATIVISTA, (embora , (embora ele aceitasse a intervenção estatal em ele aceitasse a intervenção estatal em uns poucos casos), na qual alegava que uns poucos casos), na qual alegava que O CRESCENTE CONTROLE DO ESTADO O CRESCENTE CONTROLE DO ESTADO LEVARIA FATALMENTE À COMPLETA LEVARIA FATALMENTE À COMPLETA "PERDA DA LIBERDADE“."PERDA DA LIBERDADE“.

CE_11_Neoliberalismo 6www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 7: CE_11_Neoliberalismo1CE_11_Neoliberalismo DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: diversas  Prof. Bosco Torres

CE_11_Neoliberalismo 7

NEOLIBERALISMO deNEOLIBERALISMO deMilton FriedmanMilton Friedman

Uma outra vertente do liberalismo surgiu nos EUA e Uma outra vertente do liberalismo surgiu nos EUA e concentrou-se na chamada Escola de Chicago, concentrou-se na chamada Escola de Chicago, defendida vigorosamente por um laureado com o defendida vigorosamente por um laureado com o Prêmio Nobel, o professor Prêmio Nobel, o professor MiltonMilton FriedmanFriedman, que , que nnasceu em Nova Iorque (1912–2006).asceu em Nova Iorque (1912–2006).

Foi o mais destacado economista do século XX e um Foi o mais destacado economista do século XX e um dos mais influentes teóricos do liberalismo dos mais influentes teóricos do liberalismo econômico e defensor do capitalismo econômico e defensor do capitalismo laissez-fairelaissez-faire e e do fundamentalismo de livre mercado.do fundamentalismo de livre mercado.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 8: CE_11_Neoliberalismo1CE_11_Neoliberalismo DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: diversas  Prof. Bosco Torres

NEOLIBERALISMO deNEOLIBERALISMO deMilton FriedmanMilton Friedman

Milton Friedman insurgiu-se Milton Friedman insurgiu-se contra as políticas econômicas do contra as políticas econômicas do Presidente RooseveltPresidente Roosevelt que que respaldaram, na década de 1930, respaldaram, na década de 1930, a a intervenção do Estado na intervenção do Estado na EconomiaEconomia, com o objetivo de , com o objetivo de fazer reverter uma depressão e fazer reverter uma depressão e uma crise social sem precedentes uma crise social sem precedentes que ficou conhecida como a crise que ficou conhecida como a crise de 1929.de 1929.

CE_11_Neoliberalismo 8www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 9: CE_11_Neoliberalismo1CE_11_Neoliberalismo DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: diversas  Prof. Bosco Torres

CE_11_Neoliberalismo 9

NEOLIBERALISMO deNEOLIBERALISMO deMilton FriedmanMilton Friedman

A esse fenômeno de ressurgência dos A esse fenômeno de ressurgência dos princípios liberais do início do século XX, princípios liberais do início do século XX, se chamou NEOLIBERALISMO.se chamou NEOLIBERALISMO.

Friedman combatia a política do Friedman combatia a política do Presidente Roosevelt, que considerava Presidente Roosevelt, que considerava ""intervencionistaintervencionista e e pró-sindicatospró-sindicatos".".

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 10: CE_11_Neoliberalismo1CE_11_Neoliberalismo DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: diversas  Prof. Bosco Torres

NEOLIBERALISMO deNEOLIBERALISMO deMilton FriedmanMilton Friedman

Milton Friendman era Milton Friendman era libertáriolibertário e defendia teses e defendia teses polêmicas. polêmicas.

Em 1976, quando ele recebeu o Nobel, o Chile Em 1976, quando ele recebeu o Nobel, o Chile começou a utilizar algumas idéias de Friedman começou a utilizar algumas idéias de Friedman na política econômica. na política econômica.

Hoje, o Chile, continua seguindo as prescrições Hoje, o Chile, continua seguindo as prescrições liberais de Friedman. liberais de Friedman.

O País tem uma prosperidade econômica mais O País tem uma prosperidade econômica mais acentuada que a de muitos outros países sul-acentuada que a de muitos outros países sul-americanos.americanos.

CE_11_Neoliberalismo 10www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 11: CE_11_Neoliberalismo1CE_11_Neoliberalismo DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: diversas  Prof. Bosco Torres

CE_11_Neoliberalismo 11

NEOLIBERALISMO deNEOLIBERALISMO deMilton FriedmanMilton Friedman

Friedman era Friedman era CONTRACONTRA qualquer qualquer regulamentaçãoregulamentação que inibisse as empresas e condenava até mesmo o que inibisse as empresas e condenava até mesmo o saláriosalário mínimomínimo, na medida em esse aumentaria, , na medida em esse aumentaria, artificialmente, o valor da mão-de-obra pouco artificialmente, o valor da mão-de-obra pouco qualificada. qualificada.

Também opunha-se a qualquer Também opunha-se a qualquer pisopiso salarialsalarial fixado fixado pelas categorias sindicais, pois segundo ele, estes pelas categorias sindicais, pois segundo ele, estes pisos distorciam os custos de produção o que, em pisos distorciam os custos de produção o que, em sua opinião, causaria alta de preços e inflação.sua opinião, causaria alta de preços e inflação.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 12: CE_11_Neoliberalismo1CE_11_Neoliberalismo DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: diversas  Prof. Bosco Torres

CE_11_Neoliberalismo 12

Ressurgência doRessurgência doNEOLIBERALISMONEOLIBERALISMO

A partir da crise do petróleo de 1973, a que A partir da crise do petróleo de 1973, a que se seguiu uma onda inflacionária que se seguiu uma onda inflacionária que surpreendeu alguns dos Estados surpreendeu alguns dos Estados marcantemente intervencionistas, o marcantemente intervencionistas, o liberalismoliberalismo gradativamente voltou de novo gradativamente voltou de novo à pauta, com a alcunha de à pauta, com a alcunha de NEOLIBERALISMONEOLIBERALISMO. .

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 13: CE_11_Neoliberalismo1CE_11_Neoliberalismo DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: diversas  Prof. Bosco Torres

Thatcherismo” e“Reaganismo”Thatcherismo” e“Reaganismo”

Após alguns anos de Após alguns anos de experiências, diagnósticos e experiências, diagnósticos e "tateações", o neoliberalismo "tateações", o neoliberalismo surge com força e toma sua surge com força e toma sua presente forma no final da presente forma no final da década de 1970 com o década de 1970 com o ““ThatcherismoThatcherismo” e o ” e o ““ReaganismoReaganismo”.”.

CE_11_Neoliberalismo 13www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 14: CE_11_Neoliberalismo1CE_11_Neoliberalismo DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: diversas  Prof. Bosco Torres

CE_11_Neoliberalismo 14

NEOLIBERALISMO de Milton FriedmanNEOLIBERALISMO de Milton Friedman

Os neoliberais, liderados por Milton Friedman, Os neoliberais, liderados por Milton Friedman, denunciaram a inflação como sendo o denunciaram a inflação como sendo o resultado do aumento da oferta de moeda resultado do aumento da oferta de moeda pelos bancos centrais. pelos bancos centrais.

Responsabilizaram Responsabilizaram os os impostosimpostos " "elevadoselevados“, juntamente com “, juntamente com a a regulamentaçãoregulamentação das atividades econômicas, das atividades econômicas,

como sendo os culpados pela queda da como sendo os culpados pela queda da produção e do aumento da inflação.produção e do aumento da inflação.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 15: CE_11_Neoliberalismo1CE_11_Neoliberalismo DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: diversas  Prof. Bosco Torres

CE_11_Neoliberalismo 15

Soluções propostas pelos NeoliberaisSoluções propostas pelos Neoliberais

1 - 1 - Redução gradativa do poder do EstadoRedução gradativa do poder do Estado:: diminuição generalizada de tributosdiminuição generalizada de tributos privatização das empresas estataisprivatização das empresas estatais redução do poder do Estado de fixar ou redução do poder do Estado de fixar ou

"autorizar" preços."autorizar" preços.

2 - 2 - Diminuição ou neutralização da força dos Diminuição ou neutralização da força dos sindicatossindicatos, decorrente do aumento de empregos e , decorrente do aumento de empregos e investimentos.investimentos.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 16: CE_11_Neoliberalismo1CE_11_Neoliberalismo DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: diversas  Prof. Bosco Torres

CE_11_Neoliberalismo 16

Governos neoliberaisGovernos neoliberais

Embora seja possível dizer com segurança que Embora seja possível dizer com segurança que um determinado economista, como, por um determinado economista, como, por exemplo, Milton Friedman, é um exemplo, Milton Friedman, é um neoliberalneoliberal, , não se pode fazer o mesmo com a maioria não se pode fazer o mesmo com a maioria dos políticos, uma vez que eles adotam, em dos políticos, uma vez que eles adotam, em seus governos, uma seus governos, uma MISTURAMISTURA de de práticaspráticas indicadas por várias escolas de pensamento indicadas por várias escolas de pensamento econômico, simultaneamente.econômico, simultaneamente.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 17: CE_11_Neoliberalismo1CE_11_Neoliberalismo DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: diversas  Prof. Bosco Torres

Neoliberalismo ou Socialismo?Neoliberalismo ou Socialismo?

.

CE_11_Neoliberalismo 17

SocialismoSocialismo Neo-Neo-liberalismoliberalismo

Qual o melhor caminho para o Qual o melhor caminho para o desenvolvimento e o bem-estar da desenvolvimento e o bem-estar da

população?população?

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 18: CE_11_Neoliberalismo1CE_11_Neoliberalismo DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: diversas  Prof. Bosco Torres

Países que já FORAM Socialistas (comunistas)Países que já FORAM Socialistas (comunistas)

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

CE_11_Neoliberalismo 18

AfeganistãoAfeganistão PolôniaPolônia

AlbâniaAlbânia RomêniaRomênia

AngolaAngola SomáliaSomália

BeninBenin URSS: Rússia, Belarrúsia, Ucrânia, URSS: Rússia, Belarrúsia, Ucrânia, Estônia, Lituânia, Moldávia, Geórgia, Estônia, Lituânia, Moldávia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Uzbequistão, Turquemenistão, Uzbequistão, Turquemenistão, Quirguistão e TadjiquistãoQuirguistão e Tadjiquistão

BulgáriaBulgária TunísiaTunísia

CongoCongo YemenYemen

CzechoslováquiaCzechoslováquia IugosláviaIugoslávia

EtiópiaEtiópia MoçambiqueMoçambique

FinlândiaFinlândia MongóliaMongólia

Alemanha OrientalAlemanha Oriental CambodjaCambodja

GréciaGrécia HungriaHungria

GranadaGranada

Page 19: CE_11_Neoliberalismo1CE_11_Neoliberalismo DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: diversas  Prof. Bosco Torres

Países que são Socialistas (comunistas)Países que são Socialistas (comunistas)

..

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

CE_11_Neoliberalismo 19

Page 20: CE_11_Neoliberalismo1CE_11_Neoliberalismo DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: diversas  Prof. Bosco Torres

Países comunistasPaíses comunistas.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

CE_11_Neoliberalismo 20

Page 21: CE_11_Neoliberalismo1CE_11_Neoliberalismo DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: diversas  Prof. Bosco Torres

BRASIL – partidos políticos que se BRASIL – partidos políticos que se baseiam nas ideias comunistasbaseiam nas ideias comunistas

Partido dos Trabalhadores (PT)Partido dos Trabalhadores (PT)Partido Comunista do Brasil (PcdoB)Partido Comunista do Brasil (PcdoB)Partido Popular Socialista (PPS)Partido Popular Socialista (PPS)Partido Socialista dos Trabalhadores Partido Socialista dos Trabalhadores

Unificados (PSTU)Unificados (PSTU)Partido Socialista Brasileiro (PSB)Partido Socialista Brasileiro (PSB)

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

CE_11_Neoliberalismo 21