catalogo merida bikes 2011

116
FEEL THE HEAT CATáLOGO MERIDA BI- KES 2011

Upload: merida-bikes-swe-sa

Post on 22-Mar-2016

393 views

Category:

Documents


38 download

DESCRIPTION

A nossa motivação? Nós também somos bikers apaixonados! Tal como os clientes MERIDA, temos orgulho em pedalar com a nossa BTT, bicicleta de estrada, ou de cidade, todos os dias! Simultane- amente, estamos convencidos, que há sempre lugar para melhorar – quer sejam detalhes subtis, ou enormes saltos qualitativos tal como acontece com a nossa completamente nova REACTO, como uma das bicicletas de estrada mais bonitas do mundo. FEEL THE HEAT

TRANSCRIPT

Feel The heaT

Catálogo Merida Bi-kes 2011

Todos os anos, o desenvolvimento das bicicletas MERIDA segue o objectivo principal de voltar a estabelecer novamente referências. Por exemplo, a nossa nova All-Mountain ONE-TWENTY CAR-BON – de uma beleza incrível e a referência para 2011 dentro do segmento dos 120mm de curso.

A nossa motivação? Nós também somos bikers apaixonados! Tal como os clientes MERIDA, temos orgulho em pedalar com a nossa BTT, bicicleta de estrada, ou de cidade, todos os dias! Simultane-amente, estamos convencidos, que há sempre lugar para melhorar – quer sejam detalhes subtis, ou enormes saltos qualitativos tal como acontece com a nossa completamente nova REACTO, como uma das bicicletas de estrada mais bonitas do mundo.

O segredo do nosso êxito? Graças aos 70 distribuidores espalhados por todo o mundo, nós conhe-cemos muito bem as exigências de diferentes bikers. Ao mesmo tempo, propositadamente utili-zamos as vantagens das nossas sedes em Taiwan e na Alemanha: o nosso fogoso departamento de I&D em Magstadt (Alemanha) combina de forma impressionante a engenharia alemã com as ambições desportivas. Por outro lado, a nossa empresa irmã em Yuanlin fornece todo o poderio de Taiwan no momento de produzir em qualidade e quantidade sem a mínima falha. Esta brilhante cooperação resulta em bicicletas como a nova MATTS SCANDIUM – o nosso novo topo de gama rígido em alumínio para 2011.

A nossa confirmação? A nossa mais experimentada equipa de testes é também uma das mais rápi-das no mundo: por todo o planeta, oito atletas profissionais da nossa MULTIVAN MERIDA BIKING TEAM pedalam de vitória em vitória. Durante o seu treino diário, eles dão-nos um feedback valioso no que respeita ao desempenho dos nossos productos. Os profissionais da MULTIVAN MERIDA também participam activamente no processo de desenvolvimento – como aconteceu com os nos-sos extraordinários topos de gama de competição, NINETY SIX e O.NINE.

O nosso grupo alvo? Todos os riders partilham a nossa paixão permanente pelas bikes – seja para o desenvolvimento ou para começar a pedalar. É óbvio, pedalar com o nosso vasto portfólio de productos para 2011.

FEEL THE HEAT

a Nossa MotiVaÇÃo

MultiVaNMeridaBikiNg teaM

Semana após semana, oito profissionais da MULTIVAN MERIDA BIKING TEAM pedalam de vitória em vitória. Em competição nada é deixado ao acaso. Preparação: Meticulosa. Treino: Extrema-mente intenso. Material: Optimizado ao máximo. Oito pilotos de competição de cinco países – de-terminados em vencer! As recompensas pelos seus esforços em 2009 e 2010*: 3 medalhas de ouro nos Campeonatos da Europa; uma medalha de ouro para a Gunn-Rita Dahle Flesja (MX 09) e duas medalhas de ouro para Ralph Naef (XC 09/MX10), 3 vitórias para José Hermida (XC)* e um total de 12 subidas ao pódio em Taças do Mundo!* Em 2009, estes êxitos resultaram no triunfo na classificação geral por equipas da Taça do Mundo. Durante 2010, os nossos atletas da MULTIVAN MERIDA continuam a pedalar na primeira posição da classificação geral por equipas!*

Estas vitórias são a demonstração da nossa capacidade. Mas para além de títulos e medalhas, os nossos profissionais também adequirem algo muito valioso para a MERIDA: As suas experiencias em competição são o nosso maior activo! Os nossos testers da MULTIVAN MERIDA BIKING TEAM experimentam cada fibra de carbono, optimização de geometria e mesmo o mais subtil detalhe das novas bicicletas com o maior cuidado possível – durante a díficil e dura temporada da Taça do Mundo bem como nas etapas de famosas maratonas, como o Cape Epic ou o lendário TransAlp Challenge. Os novos productos MERIDA só chegam às lojas após o total entendimento entre o nosso departamento de I&D e os nossos atletas profissionais – apenas o consenso de 100% serve para redefinir os limites da bicicleta. Tudo em prol dos nossos clientes!

José Hermida ‘pró’ da MULTIVAN MERIDA sobre a brilhante coloboração que desenvolve com o departamento de I&D:“A MULTIVAN MERIDA BIKING TEAM é como a Fórmula1 do BTT. Ano após ano, a nossa experi-ência, e opiniões inspiram os responsáveis do departamento de I&D a desenvolver a melhor base imaginável para alcançarmos fabulosas vitórias no mundo da competição!”

ReDeFeNIR OS lIMITeS

*Actualizado em Agosto de 2010

34 ONE-TWENTY – Tudo numa só!

46 O.NINE – 940g de rigidez e conforto

84 ROAD RACE – Fascínio pela velocidade

1 a NOSSa MOTIVaÇÃO 2 MUlTIVaN MeRIDa BIKING TeaM

6 O.NINe8 NINeTy-SIx10 ONe-TweNTy 12 ReacTO14 cyclO cROSS16 TIMe waRp18 JUlIeT

20 INVeSTIGaÇÃO e DeSeNVOlVIMeNTO22 caTalOGO pOR MODelOS23 caRacTeRISTIcaS MeRIDa

24 GaMa SUSpeNSÃO TOTal 42 MTB haRDTaIlS64 KIDS68 laDy BIKeS 74 cROSS 80 cyclO cROSS 84 ROaD 96 TRIaThlON 100 FITNeSS 102 UMF

108 MUlTIVaN MeRIDa BIKING TeaM110 aceSSÓRIOS126 GeOMeTRíaS

ÍNdiCe

caRacTeRíSTIcaS TécNIcaS

MeRIDa BIKeS

68 JULIET – Atraentes na estrada e na montanha

100 SPEEDER – Veloz e em forma

28 NINETY-SIX – Uma das bicicletas mais rápidas do mundo!

A excelente combinação de conforto da O.NINE consiste num tubo vertical com uma forma

O interior do tubo diagonal é reforçado por uma Câmara Dupla que lhe confere mais rigidez.

cónica extremamente acentuada em sentido ascendente, com uma espessura mínima

O BB30 directamente integrado com rolamentos e um conjunto pedaleiro

e bastante flexível. Acrescente-se ainda o facto de que o triangulo traseiro, é construído segundo

extremamente rígido garante à O.NINE uma condução que não compromete a eficácia da pedalada.

a tecnologia FLEX-STAY e funciona como elemento amortecedor.

– permitindo ao ciclista transferir toda a força exercida no pedal para a roda traseira.

6 caRacTeRíSTIcaS TécNIcaS

o.NiNea rígida de carbono mais rápida da europa

Desde o primeiro dia, a nossa rígida topo de gama O.NINE causou gigantes ondas de entusiasmo: a revista alemã BIKE confirmou o facto de que a MERIDA retirou experiência dos louros ganhos pela sua antecessora CARBON FLX. A revista MountainBIKE acrescenta que a O.NINE tem “uma precisão cirúrgica nos tri-lhos” e acrescenta, “virtualmente explode” a sua performance em sprint. É uma honra para nós que a imprensa especializada acredite em nós desta forma. Mas a O.NINE não foi desenhada com este objectivo primordial – foi criada para se tornar na bicicleta de competição com mais êxito no mundo!Durante a actual temporada, os atletas profissionais da nossa MULTIVAN MERI-DA BIKING TEAM têm dado seguimento a este projecto de forma muito positi-va: aos comandos da O.NINE, Ralph Naef conquistou dois títulos com campeão europeu (2009 XCO e 2010 em maratonas) enquanto Gunn-Rita Dahle Flesja alcançou o ouro europeu e foi medalha de prata (maratonas 2009 e 2010). An-dreas Kluger completou a chuva de medalhas com o bronze alcançado (marato-na 2010)! E para terminar, José Hermida já conta com três vitórias aos comandos da sua O.NINE (2x2009 e 1x2010)!*

rigideZ Mais CoNForto CoM uM Peso MÍNiMoO segredo do êxito da O.NINE é a perfeita combinação entre rigidez e conforto – com um peso mínimo! Através de complexos meios tecnológicos para medições precisas, o nosso departamento de I&D dividiram “o esqueleto” da bicicleta em segmentos funcionais. A sua análise detalhada revelou diferenças entre caracte-rísticas solicitadas individualmente. Após vários meses de intensos testes, medi-ções e melhorias, um novo quadro de classe mundial acabava de nascer – com grande rigidez nas zonas onde o piloto aplica toda a sua força. Esta poupança de peso em material alcança as dimensões de um record! De todos os modos, o acentuado conforto oferecido por todo o quadro e que protege o piloto contra as vibrações produzidas. Por tudo isto, a MERIDA redefiniu a formula para as bikes rígidas de competição de êxito:

Peso mínimo + rigidez extraordinária + máximo conforto = O.NINE!

Em primeiro lugar e acima de tudo, isto é possível graças a uma mistura entre fibras de carbono de Alto Módulo (HM) Ultra Alto Módulo (UHM) e intermédias (IM) – tudo isto reforçado em conjunto com uma nano matriz. Dependendo dos requisitos práticos, os segmentos do quadro ou estão ligados por tecnologia Tu-be-To-Tube ou por mangas internas. Isto resulta num Elementro Estrutural em Monocoque com uma estrutura em camadas optimizada. O exemplo más óbvio para a simbiose entre a rigidez e o conforto é o tubo de selim extremamente conificado: à volta da zona do eixo de pedaleiro, o diâmetro exterior de mais de 40mm garante uma propulsão brutal. Enquanto, o topo su-perior (mais fino, com 31,6) recebe um espigão de selim personalizado MERIDA com 27,2mm. Em termos de flexibilidade, conseguimos superar a performance do espigão de selim referência no mercado (FSA K-Force SB25) em 15%. Com respeito à diferença às versões de tipo de eixo pedaleiro, a MERIDA dispõe de duas versões de quadro, a integrada directamente com BB30 com o conjunto pe-daleiro mais rígido e que representa o sistema mais leve entre o conjunto quadro/BB/crank. Por outro lado, um sistema convencional BSA 73mm apenas reduz em 30 gramas o peso do conjunto entre quadro/BB em conjugação com qualquer tipo de conjunto pedaleiro.A fantástica rigidez do triângulo traseiro tira partido da tecnologia da câmara dupla do tubo diagonal e dos nervos transversais que a reforçam. Por outro lado, o conforto proporcionado pelo triângulo traseiro consituido por escoras de baixa espessura e que funcionam como molas num quadro com um ‘chassis’ quase activo.

o.NiNe – ultraleVeO nosso mais leve quadro O.NINE delicia-nos com uns surpreedentes 930-950g**. Por isso não é surpresa que o nosso departamento de I&D usa orgu-lhosamente os 0,9kg como argumento principal. Mas um quadro como este não reduz automaticamente o peso do conjunto da bike completa! De qualquer forma os componentes não são responsáveis pelo aumento de peso em geral – por exemplo, o ligeiríssimo espigão de selim (191g) com um aperto a combinar à per-feição (10g). O mesmo se aplica aos drop-outs de carbono com post mount para disco de travão com rotor de 160mm, e o tubo de selim integra uma localização própria para o desviador da frente poupando o peso da abraçadeira. Em resumo: uma das rígidas mais leves de sempre presente nos circuitos de competição!

* Situação em Julho de 2010** Peso dependendo da cor/decoração , tamanho 18“/46 cm

* Stand Juli 2010

Precisão subtil trabalhada para uma propulsão neutral e suspensão confortável:

Carbono, da primeira à última fibra:

a traseira da nossa evoluída NINETY-SIX combina um link de carbono ultra-leve com

Os dropouts de carbono perfeitamente integrados proporcionam

um amortecedor sensível a ar desde o guiador. Isto resulta numa bicicleta de compe-

uma optimização da energia que provem da transmissão para a roda traseira

tição de excelência com uma fantástica suspensão sem perdas de energia

reduzindo também o peso do quadro.

8 caRacTeRíSTIcaS TécNIcaS

NiNety-sixa maravilha imbatível

Já na sua terceira temporada, a nossa ultraleve NINETY-SIX com o seu chassis extremamente eficaz, está na luta para a melhor suspensão total para XC e ma-ratonas. Aos comandos desta maravilha tecnológica, o atleta profissional Ralph Naef da MULTIVAN MERIDA pedala de vitória em vitória enquanto milhares de aficionados por todo o planeta perseguem o mesmo sonho. “Muito leve, rígida, e ultra rápida” praticamente nenhuma outra bike se impôs como a nossa 96 desde o primeiro momento em que começou a ser testada em competição!” de acordo com os pilotos de teste da revista alemã MountainBike também destacam a performance proporcionada pelo triângulo traseiro. A revista ale-mã BIKE votou a NINETY SIX TEAM como a “Melhor do teste” (131,5 pontos) e honrou a nossa topo de gama de competição como “uma luxuosa máquina para competir que é uma autêntica obra de arte” – isto é um verdadeiro elogio!

Para 2011, a performance do quadro da nossa NINETY-SIX foi novamente melhorado: com uma nova suspensão dianteira, esta ilustre máquina tem cla-ramente o objectivo de ganhar mais Taças do Mundo e ser a “Melhor em teste”!

Material de toPo Para PerForMaNCe de toPoTal como sucede com a nossa rígida topo de gama O.NINE, o quadro da NI-NETY-SIX incorpora um material inovador que mistura fibras de alto-módulo, ultra-alto-módulo, e fibras intermédias (HM/UHM/IM). O conjunto de todas as tecnologias individuais e a adaptação optimizada às diferentes secções dos tubos (Tubo-a-Tubo ou mangas internas) tem como resultado num Elemento Estrutural em Monocoque com uma rigidez que dificilmente se pode superar e bastante confortável: Por um lado, uma manga interior liga com partes do quadro e que ajuda a suportar toda a carga física gerada em áreas como a caixa de pedaleiro e de direccção. Esta tecnologia Tubo-a-Tubo é usada em todas as áreas do quadro e garante ao quadro NINETY-SIX um peso galáctico de apenas 1,68kg!*

Rigidez adicional e por isso ainda mais é rápida a sprintar? Não há nenhum problema graças à combinação do standard BB30 (em opção também em standard BSA) e com tecnologia Câmara Dupla de carbono! A separação do tubo superior, e respectivamente, do tubo inferior é feita através de um reforço vertical, este conceito aumenta exponencialmente a rigidez tanto lateral como vertical.

susPeNsÃo total ou rÍgidaOs nossos especialistas I&D integraram uma graciosa ponte entre as escoras verticais. Este elemento permite a máxima redução da torsão lateral, algo co-mum nas escoras das suspensões totais. Acrescente-se o amortecedor DT Swiss feito à medida pode ser bloqueado desde o guiador transformando esta suspensão total numa rígida faminta por velocidade! Em modo aberto, o DT Swiss M210 delicia-nos com uma grande sensibilidade enquanto explora, se necessário, completamente os 96mm de curso do triângulo traseiro já de si bastante neutro. Comparado com as versões anteriores, o novo amortecedor pode ser utilizado com mais SAG o que resulta numa melhor performance! Ao mesmo tempo, o ajuste perfeito do amortecedor é uma brincadeira de crian-ças.

Por isso, também para 2011 não há volta a dar, a nossa NINETY-SIX continua na caça às medalhas!

*Quadro sem amortecedor em tamanho 18/46cm

* Rahmen ohne Federbein bei RH 18" / 46 cm

Um elegante e impressionante link de carbono equipa várias versões da ONE-TWENTY 2011.

Propositadamente rebaixada:

Este componente ultraleve (185 g) equipa as ONE-TWENTY de carbono e a maior parte dos modelos de alumínio.

O reforço da estrutura do quadro da ONE-TWENTY’s permite a junção,

Devido à forma especial como foi construído, o link permite conjugar uma reação

elegante e altamente resistente, ao tubo de selim.

sensível com um espectacular desempenho do triangulo traseiro.

10 caRacTeRíSTIcaS TécNIcaS

oNe-tWeNtyo génio universal – agora ainda mais rápido!

120mm de curso em ambas as rodas: nenhuma outra categoria é mais versátil devido às suas características específcas. 120mm significam uma geometria lúdica que permite pedalar em trilhos muito rápidos enquanto pode enfrentar todas as subidas sem qualquer problema – actualmente sem suspensões de curso ajustável com que o utilizador tenha de se preocupar. 120mm também significam uma grande reserva em capacidade de absorção para as descidas mais rápidas e complicadas, trilhos com raízes e estradas em gravilha. E para 2011, esta MERIDA com 120mm de curso e livre de ajustes complicados, tam-bém se adapta perfeitamente às maratonas mais exigentes e rápidas saídas de Domingo.

CaráCter siMPles Mais geNes CoMPetitiVo = Merida oNe-tWeNty CarBoNEm 2010 a MERIDA ONE TWENTY representou um dos exemplos primordiais dentro da categoria de 120mm – um êxito rotundo! De todas as formas, Juer-gen Falke – Chefe do departamento de I&D – voltou a meter a nossa bicicleta “livre de problemas” no banco de testes. Assombroso resultado para 2011: Graças à bastante comprovada tecnologia de carbono utilizada nos nossos topos de gama NINETY-SIX e O.NINE, a nova One-Twenty Carbon agora tam-bém incorpora os genes daquelas máquinas de competição de primeiro nível!

O coração da nova série com quadro em carbono com um peso tão baixo como 1840g (em tamanho 18”) – baseado nas melhores fibras de carbono disponíveis e com as mais modernas tecnologias de construção que existem no mercado. Por isso, esta obra prima é apenas 160g mais pesada do que a nossa arma de XC, a NINETY-SIX! Isto é alcançado pela mistura carbono de vários tipos, como por exemplo: alto módulo, ultra alto módulo, e fibras intermédias (HM//UHM/IM) que fornecem uma espantosa rigidez bem como uma grande redução de peso nas zonas sujeitas a menor stress. Díficil de acreditar: os registos de rigidez da nossa ONE-TWENTY CARBON de 2011 são 20% mais altos no tubo de direcção, 10% na zona do pedaleiro, quando comparados com a nossa NINETY-SIX (medições de acordo com os normas dos testes feitos pela revista BIKE). É por isso que a nossa ONE-TWENTY CARBON dá garantias de poder fazer potentes sprints comparáveis com os de uma máquina de competição, mas também é sinónimo de uma precisão de direcção extrema durante descidas muito rápidas! Especialmente a alta velocidade, o piloto sempre terá uma grande sensação de segurança – graças ao nosso elemento estrutural em monocoque de duas peças com o reforço da câmara dupla integrada no tubo diagon

MelHorias de luxo: Modelos de aluMÍNio CoM roCker liNk de CarBoNo!Com ‘rocker link’ completamente em carbono o nosso departamento de I&D apre-cebeu-se de outra maravilha da natureza: Apesar do ‘rocker link’ da ONE-TWENTY ter um volume quase três vezes superior do que o da NINETY-SIX em versão de carbono, o peso desta peça essencial para o seu funcionamento apenas duplicou –apenas regista 185g! Os modelos de alumínio da série PRO também beneficiam desta “dieta”: para nós, este rocker link te alta qualidade é muito importante para a integração nos modelos de carbono.

Saídas diárias, descidas a alta velocidade, acumulação de desnível ou competição em maratonas muito rápidas? A MERIDA ONE TWENTY significa: Tudo é possível!

Design aerodinâmico no seu melhor: A estética da REACTO aponta directamente aos ciclistas amantes da velocidade.

O poderoso e directamente integrado BB30 transforma cada impulso de energia do piloto em

Absolutamente incrível: O espigão de selim em forma de gota de água – Apesar da sensação de ser um selim

propulsão directa. Por essa razão, o design cyberspeed da REACTO decididamente cumpre todas as espectativas.

integrado, este elemento é completamente ajustável. Por essa razão permite uma utilização perfeita –

Opcionalmente, o nosso novo Ferrari das bicicletas de estrada pode ser encomendado

design de topo, que se traduz num desempenho de altíssimo nível.

também com um standard BSA.

12 caRacTeRíSTIcaS TécNIcaS

reaCtorealmente rápida

“Brilhante“ – a equipa de testes da revista alemã RoadBIKE já delirou com a nossa SCULTURA EVO – uma obra de arte tecnológica baseada em inteli-gência, e desenvolvimento para a gama de 2010. Acima de tudo, os peritos de testes estavam entusiasmados pelo conforto alcançado em parceria com a rigidez de todo o conjunto. Em 2010, a revista alemã TOUR honrou a nossa SCULTURA a “bicicicleta sem defeitos“. Existe a necessidade para alguma melhoria?

Não, mas a combinação – em primero lugar: a aclamada performance de topo da nossa SCULTURA EVO. Com: a aerodinâmica e a aparência ciberve-loz da nossa arma de contra-relógio TINE-WARP. Por isso, dois ingredientes “premium“ foram usados numa receita para obter uma das mais rápidas e mais bonitas máquinas da colecção de 2011. Em consequência, à nossa clássica e intemporal SCULTURA segue-se a extremamente progressiva RE-ACTO – um most absoluto para ciclistas extrovertidos com um “fraquinho“ por peças de design.

“Bela MáQuiNa“O resultado é realmente impressionante: Visual agressivo com uma poderosa direcção de 1.5“ e uma forqueta perfeitamente integrada. O espigão de selim está perfeitamente integrado, foi optimizado aerodinamicamente e pode-se aju-dar sempre que for necessário. A geometria foi pensada para ir ao encontro da potência e velocidade. Numa palavra: REACTO! Juergen Falke – Director do de-partamento de I&D – sumariza o processo de desenvolvimento da sua “pedra preciosa“Se comparamos a SCULTURA EVO com um clássico intemporal como um Porsche 911, nós criámos com êxito seguindo a tradição dos carros italia-nos, “uma bicicleta de estrada ao nível de um Ferrari.“ Sempre essencial neste contexto: a TIME WARP tem um design muito avançado e uma aerodinâmica supreendente tal como a SCULTURA demonstrou em testes específicos.

REACTO – isto significa uma reacção sem compromisso ao mínimo sprint e as características de uma central de energia. A nossa REACTO conhece apenas uma direcção: sempre em frente em direcção ao topo! Lider do pelotão, trazer mais velocidade ao seu grupo de treino e redefinir os seus tempos finais – graças à nossa REACTO, mais rapidamente se faz do que se diz!

Material alta teCNologia Na Mais Bela ForMaBem como no caso dos topos de gama de BTT, como a O.NINE e NINETY-SIX a nova REACTO tem como peça central um elemento estructural em carbono com tecnologia câmara dupla – reforço vertical que providencia uma maior rigidez ao tubo diagonal. Dependendo dos picos de carga que ocorrem indivi-dualmente, as secções do quadro estão ligadas quer por mangas internas, ou via tecnologia tubo a tubo. Isto poupa material em zonas menos expostas (e por isso, peso) enquanto elementos sujeitos a grandes forças como a caixa de pedaleiro, ou o tubo de direcção demonstram uma rigidez absoluta. Apesar dos tubos de desenho aerodinâmico e de grande diâmetro, o quadro REACTO situa-se bastante abaixo dos 1000g – um peso surpreendente para um qua-dro com este desenho aerodinâmico! Em conjunto com a ultra leve forqueta de carbono (apenas 330g!), isto resulta num supreendente conjunto (quadro/forqueta) que se situa abaixo dos 1,4kg!

Mas a nossa agressiva REACTO não é apenas extremamente rápida, mas é também uma máquina de competição muito confortável – graças ao seu es-pecial espigão de selim: aerodinâmico, completamente integrado e ajustável, bem como flexível. Isto é possível graças às bio-fibras FLAX com várias co-berturas de carbono com desenho “S-FLEX“. Este elemento providencia um conforto efectivo na absorção das vibrações de alta frequência.

Várias versões da REACTO entram na gama de estrada da gama MERIDA 2011 – entre elas, claro, uma versão completa com o Shimano DI2. Depen-dendo da configuração individual, a nossa nova“jóia da coroa“ está disponível com standard BB30 ou BSA.

2011 vai ser um grande ano – belo, rápido, REACTO!

Devido à extensão do cabo interno, durante a travagem, os antiquados travões cantilever causavam vibrações indesejadas

Construção inteligente: Todos os cabos são direcionados para passar por um tubo especial já no interior

durante a travagem, hoje estão reduzidas ao máximo com os suportes de aplicação dos cantilever.

do tubo superior – não apenas por proteção: O ciclista pode transportar a bicicleta ao ombro e logo fazê-la deslizar

O tubo de direcção e a forqueta da CYCLO CROSS surpreendem pela rigidez extra. No entanto, estão

pelo braço rapidamente quando volta a subir à bicicleta. Outra vantagem consiste

dotadas simultaneamente por uma sensibilidade que permite um controlo de direcção perfeito.

na facilidade de manutenção do cabo em relação aos sistemas completamente integrados.

14 caRacTeRíSTIcaS TécNIcaS

CiClo Crossa mais rápida fora de estrada

O surgimento do Ciclo Cross não pode ser claramente identificado. Contudo, existe a certeza de que os ciclistas começaram a competir fora das estradas pavimentadas no início do século XX. Entretanto, o treino de inverno de alguns ciclistas mais ‘loucos’ começou a transformar-se em competição na Riviera francesa, emergindo como uma disciplina própria e com os seus heróis. Mas desde que estas competições arrepiantes surgiram há quase 100 anos, o espí-rito do CC mudou bastante: das apenas ligeiramente modificadas bicicletas de estrada desses tempos até aos dias de hoje, actualmente são uma categoria própria com tecnologias independentes. É bom saber que a MERIDA leva mui-to a sério o desenvolvimento das bicicletas de CC – tanto como o desempenho dos heróis desta disciplina. NeCessidades CoMPlexasAs bicicletas de Ciclo Cross modernas têm necessidades complexas: por um lado, têm de ser suficientemente leves para que tenham boas capacidades tre-padoras nas rampas mais inclinadas – ou que permitam ser transportadas ao ombro sem desperdícios de energia. Depois têm de ser bastante resistentes: em contraste com as BTT’s, falta-lhes a suspensão para absorver a força dos impactos antes de serem transmitidos ao quadro. Este é um grande desafio para os engenheiros que constroem quadros – independentemente do uso do alumínio ou do carbono como material base. Acrescente-se que os atletas de CC exigem bicicletas rígidas para a mais efectiva transformação da sua potên-cia de pedalada. Mas ao mesmo tempo, este tipo de bicicletas necessidade de ter capacidades de “absorção”. E finalmente, a típica CC de cantilevers precisa ter potência de travagem, de forma a maximizar a desempenho durante as descidas.

CiClo Cross No seu MelHorA forma do tubo superior é uma clara demonstração do nível do nosso de-partamento de I&D nesta modalidade: um túnel especialmente desenhado por baixo do tubo superior “esconde” os cabos com uma tampa removível – a garantia para colocar ao ombro confortavelmente. Mas em contraste com as passagens internas de cabos normais, os cabos na nossa CICLO CROSS estão sempre acessíveis para uma manutenção rápida – uma grande vanta-gem quando o pó e a lama fazem das suas!

Ainda para mais, a nossa CICLO CROSS CF representa a perfeita simbiose entre rigidez e qualidade de absorção. Em conjunto com o pedaleiro BB30, a poderosa caixa de direcção 1.5” fornece uma precisão brilhante e uma potente propulsão. Graças à tecnologia FLEX STAY, as escoras traseiras absorvem especialmente as vibrações de alta freqüência para protecção efectiva da musculatura do piloto.

Contudo, a forqueta personalizada completamente em carbono, permanece como a mais brilhante característica da nossa MERIDA CYCLO CROSS CF – devido a uma quase impossível combinação de rigidez e flexibilidade: ao longo de toda a secção superior da forqueta entre a ponte e os pivots para o travão, a rigidez extrema elimina todas as indesejáveis vibrações que se pudessem produzir ao bloquear todas as tendências para flectir. Por outro lado, a suavidade na zona inferior da forqueta garante um perfeito controlo da direcção e da performance durante a acção.

Para quem é a favor de rápidas provas fora de estrada – MERIDA CYCLO CROSS 2011!

TUBO DE DIRECÇÃO MODULAR: Potenciado pelos três tipos de ajuste (00 - 20 - 40 mm),

Quadro de carbono aerodinâmico, passagem de cabos interior, com aros de perfil alto,

o tubo de direção pode ser estendido de forma eficaz, através de módulos diferentes. Vantagem: Dependendo

pedaleiro aerodinâmico e travão traseiro escondido por baixo da caixa do pedaleiro:

da distância, da disciplina de bicicleta e evolução do desempenho durante a temporada, o atleta pode variar a sua

A construção e configuração da TIME WARP estão pensadas para optimizar

postura ou posição individual – tudo isto mantendo a excelente estética e estabilidade.

o aerodinamismo e o máximo rendimento.

16 caRacTeRíSTIcaS TécNIcaS

tiMe WarP Para lá dos limites

Para quem, triatletas, contra-relogistas, anseia pela via rápida entre a linha de partida e a meta. Estes atletas de endurance perseguem um único objectivo: pedalar mais rápido do que os seus adversários enquanto bate os seus pró-prios recordes pessoais. Não importa a distância, se são curtos prólogos, ou longos contra-relógios, Ironman, contra-relógios individuais ou por equipas: estas disciplinas representam o objectivo para alcançar performances sem limitações – porque terá de ser diferente o equipamento correspondente?

Juergen Falke – Director do departamento de I&D da MERIDA – é um atleta de triatlo ambicioso. Por isso, ele está sempre à procura de soluções revolu-cionárias para optmizar o seu material. É por isso que Juergen desenvolveu a TIME WARP. Como é possível? Graças ao sistema MODULAR HEAD, a TIME WARP oferece um ajuste individual à altura do guiador e posição do espigão do selim. Isto significa uma optimização para diferentes disciplinas, facilitando a progressão do atleta ao longo da temporada. É óbvio, sempre com uma apa-rência muito elegante!

MissÃo: PosiÇÃo aerodiNÂMiCaA nossa MERIDA TIME WARP oferece todas as características necessárias para competir em triatlo, e, respectivamente, uma máquina extremamente avançada para CR: Rodas de alto perfil muito aerodinâmico e um desenho de quadro optimizado, são algumas das necessidades para todos os atle-tas que ambicionam velocidade numa “missão” – e, está claro, a MERIDA também tem o mesmo objectivo! Para a construção deste quadro ultraleve usámos carbomo de Alto Módulo (HM), ultra alto módulo (UHM) e fibras intermédias (IM). Mas a nossa TIME WARP desempenha funções ao mais alto nível quando comparada com outras supostamente equivalentes nesta categoria: Graças ao sistema inteligente MODULAR HEAD, a nossa TIME WARP supera qualquer adversário que possa colocar-se à sua frente!

No que diz respeito à resistência ao ar, os atletas actuais são sempre a maior interferência. Por isso, triatletas e contra-relogistas geralmente ten-tam “agachar-se” e baixar-se o máximo possível. Contudo, esta posição extremamente aerodinâmica pode ser mantida apenas durante curtos contra-relógios, o que não acontece num longo e extenuante percurso de 180 km, como é o caso do Ironman. Devido ao aumento do nível de exigência, as posições extremamente aerodinâmicas suportam-se melhor com o decorrer da temporada, em comparação com o que acontece du-rante o início, por altura da Primavera. Acrescente-se ainda a lógica das corridas em que está proibido “ir na roda” dos adversários, e por isso são necessárias bicicletas mais baixas e por isso mais desconfortáveis. Solução convencional: a posição do guiador eleva-se com o uso de espa-çadores – questionável em termos visuais, mas também no que respeita à estabilidade da direcção devido à grande “alavanca” que afecta o tubo de direcção. Especialmente durante as secções a descer, isto representa um perigo real para a segurança! soluÇÃo: Modular HeadA MODULAR HEAD representa a solução inteligente, não sendo apenas visu-almente atractiva, mas também extremamente segura: 20mm e, respectiva-mente, 40mm é um sistema efectivo que permite uma extensão em três níveis (0, +20, +40mm) na altura do tubo de direcção – mas sem espaçadores! A zona superior do tubo de direcção eleva-se com a tampa da caixa de direcção em correspondência com a extensão pretendida, enquanto o módulo utilizado ainda aumenta a rigidez do tubo de direcção. Por isso, a nossa TIME WARP oferece uma posição perfeita para cada atleta – em cada disciplina, em cada pista, a qualquer hora!

Em sintonia com a posição desejada do guiador está o ângulo do tubo de selim, que pode variar entre os 75º e os 79º. Este é o complemento perfeito e fechado para o sistema MODULAR HEAD.

Para todos aqueles que querem tudo: MERIDA TIME WARP 2011 – a nossa arma pefeita para lutar contra o relógio!

Com um tubo de direcção mais alto e um tubo superior mais curto obtemos uma inclinação mais acentuada que

Contra o vento: A geometria das nossas Bicicletas de Estrada JULIET deriva directamente das séries MERIDA ROAD RIDE

permite uma postura mais recta – que se traduz numa posição bastante cômoda e relaxada por parte do ciclista. Outra

daí oferecer uma posição desportiva e confortável . Devido à distância entre eixos ligeiramente superior,

vantagem da geometria JULIET: Estando o centro pedaleiro mais baixo, as senhoras podem facilmente

as ciclista usufruem de uma melhor estabilidade na direção. Outra vantagem adicional: A combinação do tubo

pousar o pé no chão enquanto sentadas no selim em qualquer situação e de forma segura.

de direcção mais alto com o avanço de guiador mais curto.

18 caRacTeRíSTIcaS TécNIcaS

As mulheres são diferentes - A MERIDA também! Os nossos especialistas do departamento de Investigação & Desenvolvimento cedo perceberam que as bicicletas de senhora têm de ser desenvolvidas com o mesmo cuidado que as suas equivalentes para os ciclistas masculinos. Essa é a razão pela qual a ME-RIDA oferece inclusivamente uma série especial de bicicletas para senhora, di-vertida – dentro e fora da estrada! É certo que a linguagem de Design orientado para o público feminino é algo distinta. Para além das características visuais, estas bicicletas impressionam pelos seus detalhes tecnológicos específicos.

road Juliet – desCoNtraidaMeNte ou a ritMo iNteNso Pela estrada ForaAs ciclistas de Estrada vão gostar certamente de saber que a geometria das nossas bicicletas de Estrada “Lady” deriva do Design da nossa família RIDE – não porque a ambição das senhoras seja menor, mas sim, por razões pertinentes: A distância entre eixos mais longa proporciona uma condução mais suave enquanto que um tubo de direcção mais comprido permite uma grande estabilidade à bicicleta. Além disso, o avanço de direcção mais curto e o facto de permitir uma postura mais recta da ciclista, garante um melhor raio de visão sobre todos os caminhos e paisagens com que se irá depa-rando pela frente. O guiador mais estreito e a configuração específica das manetes de travões e mudanças também vão ao encontro das exigências femininas: Mãos pequenas requerem componentes que ofereçam um aper-to seguro e, por conseguinte, controlo total durante a travagem permitindo meter mudanças durante a mesma. As bielas do pedaleiro são mais curtas e com transmissão compacta (170 mm, 50/34 dentes) e selins específicos com tecnologia de densidade dupla.

Paras as senhoras que adoram a velocidade da “roda fina”, a versão JU-LIET da nossa máquina de corrida SCULTURA EVO representa a solução ideal: Graças à sua geometria RACE, esta bicicleta permite rolar a um ritmo impressionante com segurança– o quadro de estrada de carbono ultraleve e com uma rigidez fantástica montado com o novo grupo Shimano 105. Naturalmente, o guiador e o selim são também específicos para senhora.

Juliet MtB – MáxiMo diVertiMeNto Fora da estradaA nova gama MERIDA 2011 também permite às adeptas do BTT uma oferta abrangente para disfrutar de trilhos ou estradas florestais: A gama JULIET dis-ponibiliza geometrias perfeitamente adaptadas e equipadas quer com travões de disco ou com v-brakes. Com uma caixa de direcção mais comprida e uma inclinação mais acentuada do tubo superior conseguimos uma postura mais recta e confortável, libertando a pressão das áreas mais sensíveis da zona pú-bica. A posição mais baixa do centro pedaleiro permite pousar o pé em qual-quer situação! Os dois membros da nossa família JULIET são distintamente diferentes: a JULIET LITE é um “puro sangue” das corridas acompanhando a tradição estética e tecnólogica do nosso foguete XC a O.NINE – Vamos abanar os trilhos!

Para além das rígidas, as “caçadoras de trilhos” poderão também optar pelo nosso modelo estrela para senhora - ONE-TWENTY JULIET 1000-D – uma bi-cicleta de suspensão total genuína com um design digno de uma rainha e luxu-osos componentes! A isto juntamos as configurações específicas de um mode-lo JULIET: guiador estreito e selim anatomicamente adaptado – equipadas com pneus que permitem rodar com bastante suavidade, com suspensão dianteira e amortecedor traseiro ajustados a corpos mais leves. A descrição estética faz também parte da nossa filosofia – No final, resultou numa bicicleta de senhora genuína com todos os pontos fortes com provas dadas pela MERIDA!

Bicicletas personalizadas para senhora – MERIDA JULIET!

JulietBicicletas lady com uma grande diferença

Testes elaborados para a sua segurança: Levados a cabo num dos mais modernos e avançados bancos de testes do mundo onde o Engenheiro de quadros MERIDA Holger Krauss, analisa os resultados de um “teste de carga”: Neste teste são simuladas várias situações com que se depara o ciclista, desde fortes subidas a situações de sprint. É bom saber: Os requisitos de segurança MERIDA para o desgaste de material superam de forma claríssima todos os padrões oficiais europeus!

Trabalho de equipa: O director do Departamento de Design MERIDA, Juergen Falke em diálogo com Timo Wurz (à dir). Durante o processo de desenvolvimento de uma nova bicicleta. Engenheiros e Designers da MERIDA trabalham lado a lado – para no final conseguir os melhores resultados! Imagem nos bastidores: O protótipo em alumínio de um projecto para 2012.

20 INV. e DeSeNVOlVIMeNTO

investigação & desenvolvimento

Os ciclos de desenvolvimento no sector das bicicletas são bastante mais curtos do que os ciclos equivalentes no sector automóvel. Por essa razão, os nossos es-pecialistas de I&D têm a responsabilidade de, todos os anos, apresentarem ino-vações, e novas ideias que alimentam a evolução constante dos nossos produtos. No entanto, há um espaço de tempo que separa a ideia inicial, até assistirmos ao culminar da inovação – o novo modelo MERIDA!Esta é a única forma de garantir que os nossos produtos cumprem todas as vossas exigências e é esse o segredo que permite chegar ao grau de excelência que avala a marca MERIDA.

as sete etaPas do deseNVolViMeNto da BiCiCleta Merida1. “Tudo começa com uma ideia” – a melhor forma de descrever a história de uma bicicleta MERIDA. Em primeiro lugar, o nosso departamento de I & D che-fiado pelo Director de Design Juergen Falke define a nova ficha técnica da bici-cleta – com a colaboração directa por parte dos atletas da MULTIVAN MERIDA BIKING TEAM bem como de vários especialistas e distribuidores de 70 países diferentes que monitorizam o mercado de internacional, em constante evolução. Que características de desempenho são esperadas pelos futuros clientes? Será uma bicicleta de carbono ou alumínio? – ou deverão existir duas versões? Que tendências foram descobertas pelas revistas mais importantes e conceituadas da especialidade? Quais as fases de desenvolvimento que vão caracterizar a con-corrência? Ao longo destas conferências os especialistas em I & D respondem a todas as questões essenciais no que diz respeito ao futuro desempenho dos nossos modelos.2. Em estreita colaboração, o Engenheiro de quadros MERIDA Holger Krauss e o Responsável de Design Timo Wurz elaboram o primeiro estudo/esboço informa-ticamente. Simultanemente, os nossos colaboradores tratam de buscar a melhor forma de abordar a etapa da construção. Nesta fase o design já tem em conta as-pectos como a largura dos pneus, o curso da suspensão ou o diâmetro que terão os discos de travão. Ao trabalhar com software professional como o programa de suspensões “Igorion” ou o simulador de objectos Pro-E 3D, separam-se de forma eficaz as geometrias possíveis das impossíveis. 3. Tempo para ar fresco! De acordo com os estudos de concepção, os primei-ros protótipos são concebidos em alumínio. A partir deste momento, os nossos engenheiros e os ciclistas profissionais da MULTIVAN MERIDA dão início a uma série de testes, onde de forma atenta e detalhada analisam o comportamento do modelo nos mais diversos terrenos. A esta altura, o peso e a configuração destes protótipos ainda não é a principal preocupação da equipa de teste. Nesta fase estão focados no comportamento do quadro (mais tarde decisivo) e na geometria e desempenho da direcção.4. Tudo OK? Passamos então à seguinte fase. Os engenheiros dão lugar aos nos-sos designers: diferentes conceitos estéticos são criados seguindo normas rigo-rosas (peso máximo aceitável, pré-requisitos de rigidez ou processos de fabrico). Sempre monitorizados de perto pela equipa de engenheiros.5. Agora, a empresa-mãe em Taiwan “dá vida” ao produto final. Taiwan é o país do mundo com mais experiência e renome no fabrico de bicicletas. Como marca internacional com fábrica em Taiwan, a MERIDA está claramente em vantagem. Os mestres na arte de construção de quadros do Oriente decidirão agora se o design necessita ser revisto por razões de fabrico. Se estiver tudo correcto, serão produzidas todas as ferramentas necessárias. Dependendo do material do quadro, a construção é feita “em casa” ou por um “parceiro Premium” (no caso da construção em carbono).6. Posteriormente, os primeiros modelos pré-produzidos em CNC por Taiwan chegam ao nosso quartel general na Alemanha, em Magstadt (perto de Estu-garda). Antes que o primeiro modelo produzido saia da fábrica da MERIDA, todo e qualquer tamanho de quadro é testado de acordo com as Normas de Teste Europeias oficiais EN14766, onde juntamos uma percentagem adicional de segu-rança às exigências padrão. A partir do momento em que os modelos pré-produ-zidos passam todos os testes de segurança MERIDA, poderão passar a modelos de produção. No centro de testes da MERIDA, todas as máquinas são preparadas e carimbadas com “o selo” das normas standard do TOUR. Os testes finais estão focados no tubo de direcção, rigidez do centro pedaleiro e no conforto e rigidez da suspensão. Estes controles de segurança são complementados por rigorosos “testes de fadiga” por parceiros de teste externos como a Velotech ou a EFBe.7. Todos estes testes devem ser ultrapassados com sucesso. Não basta passar os testes: os resultados têm de ultrapassar os valores padrão! Só nessa altura a série de produção começa em Taiwan – passadas poucas semanas está disponível numa loja perto de si!

Sete etapas, um objectivo: Fazer de cada modelo MERIDA uma referência no mercado!

Catálogo por modelos. todas as bicicletas. todas as gamas

Full SuSpenSion

raCe29 Ninety-Six Carbon Team / Quadro Ninety-Six Carbon Team30 Ninety-Six Carbon 3000 / Ninety-Six 3000 SE31 Ninety-Six 1200 SE / Ninety-Six 1000 N2

MaratHoN33 One-Twenty Carbon 500034 Quadro One-Twenty Carbon 5000 / One-Twenty Carbon 35 One-Twenty Carbon 800 N2 / Quadro One-Twenty 200036 One-Twenty 1500 / One-Twenty 80037 One-Twenty 500 / One-Twenty 300 N2

all MouNtaiN39 One-Forty Carbon 300040 One-Forty 300041 One-Forty 1500 / One-Forty 800

MTB HardTailS

CarBoN Hardtails 47 O.Nine Team / Quadro O.Nine Team48 O.Nine 5000 / O.Nine 3000 N249 Carbon FLX 1500 / Carbon FLX 800 / Carbon FLX Race N2

raCe51 MATTS Lite 1500 + Quadro 2000 / Twenty Nine Lite 1000

sPort53 MATTS TFS 800 SE54 MATTS TFS 500 SE55 MATTS TFS 300 SE / MATTS TFS 100 SE

FuN58 MATTS TFS Trail 800 59 MATTS TFS Trail 300 / MATTS TFS Trail 100

aCtiVe 61 MATTS 60 N2 / MATTS Pro SE62 MATTS 40 N2 / MATTS 20 MD + 20 V63 MATTS 4 / MATTS 2

KidS

65 Ninety-Six Junior 624 Sus / Matts Junior66 Dakar 624 / Dakar 62067 Dakar 616 Coaster / Dakar 612 Coaster

lady BiKeS

69 One-Twenty Juliet 100070 Juliet Lite 1000 / Juliet 40 N271 Juliet 20 / Juliet 1572 Juliet 10 / Juliet 5 N273 Scultura Evo Juliet 904-Com / Ride Juliet 91-Com

CroSS

sPort75 Crossway TFS 30076 Crossway TFS 100

CoMFort76 Crossway 1577 Crossway 10 / Crossway 5 N278 S-Presso 30079 Freeway 9300 / -Lady / City 9300

CyClo CroSS

exPert80 Quadro Cyclo Cross Team81 Cyclo Cross CF 90782 Cyclo Cross 5 / Cyclo Cross 3

road raCe

86 REACTO Team87 REACTO 909-2088 REACTO 907-COM / Scultura Evo 909-20 N289 Scultura Evo 905-30 / Scultura Evo 905-COM + Quadro90 Scultura Evo 904-30 / Scultura Evo 904-COM91 Quadro Race Lite 905-COM / Race Lite 904-COM

road ride

93 Ride Lite 94-3094 Ride 93-27 + COM / Ride 91-27 + COM95 Ride 88-24 / Ride 88-16

TriaTHlon

98 Time-Warp Team / Quadro Time-Warp Black Knight99 Time-Warp 4 / Warp 4

FiTneSS

101 Speeder T5 / Speeder T1

uMF

103 Duncan Team / Duncan Comp / Freddy 1104 Hardy 4 / Hardy 5105 Brad Race ProXL / Brad Race ProS106 Brad Race ExpS / Brad Race JunS107 Brad DJ 2 / Brad ST5 / Brad ST4

Características Merida. Qualidade que pode ser vista.

eleMenTo eSTruTuTalQuadro de carbono, que é fabricado por segmentos de carbono com dimensões compactas. A união destes elementos decorre de acordo com a duração da pressão em dife-rentes zonas, seja através de juntas internas ou de tubo a tubo.

aWS“Anti Wrinkle System” (Sistema anti rugas) - através de inserções de silicone a três dimen-sões, que será removido depois de terminado o processo de fabrico, a superfície interna do carbono monocoque melhora de forma signi-ficativa. Menos rugas cria uma rigidez maior e melhora o seu tempo de vida.

CaMara duplaReforço através da integração de ‘costelas’ que separam os tubos de carbono em duas camaras individuais; resistência às flexões e aos impactos estão a melhorar.

CarBono nano MaTrixPartículas Nano reforçam a matriz estrutural da resina epoxi - melhora em 40% a resistên-cia aos impactos.

Flex-STayEscoras verticais e horizontais com uma forma especial melhoram a absorvção das vibrações e criam um conforto assinalável.

ForqueTa de CarBonoForqueta de carbono fabricada em material compósito; em alguns modelos fabricada na totalidade em carbono.

TFS - SiSTeMa TeCno ForMadoAtravés de um processo mecânico de pres-são, os tubos são formados usando alumínio Racelite 6061.

HFS - SiSTeMa Hidro ForMadoAtravés de um delicado processo hidráulico para formar tubos com formas tridemensio-nais a partir de alumínio Prolite 66.

aluMínio CoM eSpeSSura Tripla proliTe 66Com paredes de espessura tripla, o alúminio de topo da Merida pertence à liga 6066 de alta resistência.

aluMínio raCeliTe 6061Tubo inferior com forma shotgun típica da Merida.

TuBo Superior MaTTS Taper O tubo superior designado MATTS Shotgun com uma forma cónica torna-se mais fino na zona traseira.

M7 SCandiuM O novo conjunto de tubos MERIDA, com a maior rigidez possível e o menor peso: esta série 7000 de alumínio com uma liga adi-cional de SCANDIUM fornecido pelo líder de mercado HODAKA tem espessura variável e é “moldada” através de “Hydro-forming”.

SHoTgun 6061Tubo diagonal típico da MERIDA, com a extremidade inferior em curva dupla, para maior rigidez contra torsões.

TuBo de direCção CoM ForMa ovalTubo de direcção oval com rolamentos semi--integrados e com maiores dimensões no centro do tubo - para optimizar a rigidez do tubo de direcção.

TuBo de direCção eM ConeTubo de direcção de forma cónica, que se es-treita na zona superior; caixa semi-integrada na zona inferior, e caixa externa no topo superior.

SoldaduraS SuaveSLinha de soldadura suave através do uso específico de tecnologia de soldagem - apa-rência melhorada, sem qualquer ponto fraco na estrutura da soldagem.

drop our para MonTageM de paTa de deSCanSo KO drop out do disco traseiro integra dois parafusos para montagem directa na zona traseira de uma pata de descanso.

CaBoS inTernoSO cabo de travão traseiro passa por dentro do tubo superior - em alguns modelos os cabos de mudanças também passam pelo interior do tubo inferior.

diSCo FluTuanTeCom a patente pendente Merida o disco de travão com eixo pasante de 10mm. que separa completamente as forças de travagem e da suspensão.

BloquadorComando para bloquear amortecedores e suspensões através da activação de uma manete, localizada directamente na coroa da suspensão ou do amortecedor.

Bloqueio reMoToComando para bloquear amortecedores e sus-pensões através da activação de uma manete, localizada directamente no guiador.

CurSo de SuSpenSão noS ModeloS rígidoSIndicação do curso máximo admitido nos modelos rígidos.

CurSo da SuSpenSão dianTeira/TraSeira Indicação do curso máximo admitido nos modelos de suspensão total.

TuBo de direCção x-Taper Espessura variável externa do tubo de direc-ção com um sobre dimensionado 1.5” na zona inferior da caixa de direcção e com um tubo de direcção da suspensão a condizer para maior precisão.

Se és um maratonista, adepto de voltas de domingo, viciado em singletracks, gostas da filosofia All Mountain, ou és um piloto de Downhill sem compromissos: a nossa completa gama de suspensões totais oferece brilhantes opções, desde 100mm até aos poderosos 160mm!

Descobre o mundo da nossa família MERIDA de suspensões totais e experimenta todos os modelos disponíveis - desde a ultra leve NINETY-SIX e presente na Taça do Mundo, até à nossa grande novidade, a genial ONE-TWENTY com o seu espantoso baixo peso. Há ainda a nossa versátil All-Mountain e a solução em longo curso ONE-FIVE-0.

Quatro bikes, inúmeros modelos, uma ambição: 100% acção para todos os terrenos onde há um utilizador MERIDA!

susPeNsÕes totais

cURSO paRa TODa a acÇÃO

aPreseNtaÇÃosusPeNsÕes totais

oNe-tWeNty all-Mountain sportCurso susPeNsÃo aMorteCedormm 120 120

“All-Mountain“ – esta variante está a influenciar o BTT como nenhuma outra categoria o faz. Tudo porque o curso de 120mm de curso em ambas as rodas, a nossa ONE--TWENTY oferece reservas suficientes para qualquer exigência. Simultaneamente continua a ser bastante leve e rígida o suficiente para garantir participações em maratonas e chegar nos lugares cimeiros – especialmente a nova versão em carbono para 2011. O quadro pesa 2.080 g (amortecedor incluido), a nossa ONE TWENTY Carbon já estabeleceu uma nova referência. É a escolha ideal para atletas de competição de grandes distâncias!

UM cURSO paRa caDa

NeceSSIDaDe

26 SUSpeNSÕeS TOTaIS

aPreseNtaÇÃosusPeNsÕes totais

NiNety-six xC-race, MarathonCurso susPeNsÃo aMorteCedormm 100 96

A solução galática para as pistas mais exigentes de XC e maratonas: utraleves, extremamente rígida enquanto fornece o melhor conforto nas secções mais complicadas. – por isso é a es-colha de Ralph Naef. A experiência ganha pela equipa MULTIVAN MERIDA é a base do suces-so que explica todo o processo de desenvolvi-mento da NINETY-SIX. O amortecedor traseiro e a suspensão podem ser bloqueados desde o guiador para permitir sprints potentes sem per-da de energia! Em 2011 teremos 2 modelos de carbono e três versões de alumínio.

oNe-Forty all-MountainCurso susPeNsÃo aMorteCedormm 140 140

Um novo nome, com prestações compro-vadas: TRANS-MISSION transforma-se em ONE FORTY! Esta ultra ágil bike de 140mm oferece inúmeras possibilidades para os surfistas dos trilhos mais inteligentes e utili-zadores com ambições escaladoras. Devido às suas características dinâmicas especiais, ao seu comportamento neutral e suspensões que oferecem a possibilidade de reduzir o curso disponível, a ONE-FORTY domina qual-quer subida facilmente. O robusto eixo trasei-ro de 12mm realça a já de si brilhante rigidez do chassis dos nossos modelos de carbono – resultando numa estabilidade extrema e sem ceder a qualquer compromisso, mesmo nos mais complicados trilhos.

27SUSpeNSÕeS TOTaIS

NiNetysix

Pela terceira temporada consecutiva inserida na muito concorrida categoria de 100mm de curso, a nossa cibernética NINETY-SIX recebe apenas algumas melhorias pontuais – por uma boa razão. Durante a época de 2010, a nossa perfeita obra de arte de suspen-são total, recebeu análises muito positivas desde a nossa conhe-cida equipa MULTIVAN MERIDA bem como de todas as revistas de BTT que se publicam um pouco por todo o mundo. A revista alemã MountainBIKE (MB 2/2010) proclama, “a extremamente leve NINETY-SIX, detentora de uma grande classe é uma máquina de competição extraordinariamente aguerrida e que inclui uma ga-rantia para as vitórias. Um sonho para pilotos de alta competição muito experimentados!”

A revista alemã BIKE magazine (BIKE 6/2009) coroou a versão TEAM da nossa NINETY-SIX com o título “uma das melhores bi-cicletas do ano”. Mas um construtor de modelos de competição como a MERIDA negaria o seu carácter se não introduzisse alguma melhoria num modelo que já roça a perfeição. É por isso que a nossa topo de gama CARBON TEAM D agora pode ser aprecia-da pelo novo design e novas suspensões: para 2011, a sensível zona dianteira passa a dispor de uma DT SWISS XRC RACE-100 com controlo remoto – poupando à nossa já extremamente leve NINETY-SIX outros 180g! A curso traseiro/dianteiro de 100/96mm pode ainda ser encontrado em mais dois modelos de carbono, bem como versões de alumínio com uma geometria similar à nossa topo de gama – bloqueável desde o “cockpit” para garantir uma grandiosa combinação entre suspensões sensíveis e uma popul-são portentosa!

A saber: De acordo com os especialistas em testes da alemã BIKE (BIKE 6/2009), também os modelos que combinam o carbono com o alumínio “convencem com uma condução precisa”... atletas ambiciosos podem continuar com uma certeza: MERIDA – um si-nónimo estrelar de qualidade, performance e conforto!

UMa DaS BIcIcleTaS MaIS

RÁpIDaS DO MUNDO!

28 SUSpeNSÕeS TOTaIS

Frame NINETY-SIX Carbon Team-D

QUADRO Ninety-Six HM Carbon-D EG C-link BB30-A TAMANHO 16-18-20-21.5" COR Team green/UD Carbon

NINETY-SIX Carbon Team-D

QUADRO Ninety-Six HM Carbon-D EG C-link BB30-A VELOCIDADES 20 TAMANHO 16-18-20-21.5" COR Team green/UD Carbon FORQUETA DT Swiss XRC 100 RL Remote AMORTECEDOR DT M210 50Lockout w/Remote DESVIADOR T Sram XX DESVIADOR F Sram XX SHIFTERS Sram XX Trigger / Trigger-10 TRAVÕES Avid XX 185/160 mm CONJUNTO PEDALEIRO FSA K-Force Lite 42-27 BB-30 CORRENTESram PC-1090 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS DT Swiss 240 Thru AROS DT Swiss XR400 Disc RAIOS DT Swiss Champion Black CASSETE Sram XX-10 11-36 PNEUS Maxxis Monorail Exception 2.1GUIADOR FSA K-Force R18 660 AVANCO FSA OS-99-CSI 6° CAIXA DE DIRECÇÃO NO.9 Mcup/CC-CF ESPIGÃO DE SELIM FSA K-Force Lite SB0 31.6 SELIM Selle Italia SLR XC PEDALS no

29SUSpeNSÕeS TOTaIS

NINETY-SIX 3000-D SE

QUADRO Ninety-Six D-Single EG A-Link VELOCIDADES 30 TAMANHO 16-18-20-21.5" COR White/Black FORQUETA Fox 32FRL O/B 100 AMORTECEDOR Fox RP2 BV DESVIADOR T Shimano XT-10 DESVIADORF Shimano XT-10 high 34.9 SHIFTERS Shimano XT Rapidfire / Rapidfire-10 TRAVÕES Avid Elixir 5 MM 185/160 mm CONJUNTO PEDALEIRO FSA SL-K 42-32-24 CORRENTE Shimano CN-HG94-10 EIXOPEDALEIRO attached CUBOS Shimano XT Disc AROS DT Swiss XR445 Disc RAIOS PSR 1.8 Black CASSETE Shimano CS-HG81-10 11-36 PNEUS CROSSMARK M-309P 26*2.1 GUIADOR FSA XC 282L OSR18 660 AVANCO FSA OS-150 6° CAIXA DE DIRECÇÃO FSA BB-410 Neck ESPIGÃO DE SELIM FSA SLK SB20 31.6 SELIM Prologo Phorma Male PEDALS Shimano M505

NINETY-SIX Carbon 3000-D

QUADRO Ninety-Six HM Carbon-D EG C-link VELOCIDADES 30 TAMANHO 16-18-20-21.5" COR White/UD Carbon FORQUETA Fox 32F Remote Fit 100 AMORTECEDOR DT M210 50 Lockout w/RemoteDESVIADOR T Shimano XT-10 DESVIADOR F Shimano XT-10 high 34.9 SHIFTERS Shimano XT Rapidfire / Rapidfire-10 TRAVÕES Avid Elixir R 185/160 mm CONJUNTO PEDALEIRO FSA SL-K 42-32-24CORRENTE Shimano CN-HG94-10 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS Shimano XT cen AROS DT Swiss XR445 Disc RAIOS PSR 1.8 Black CASSETE Shimano CS-HG81-10 11-36 PNEUS Schwalbe RocketRon 2.1 Evolution GUIADOR FSA SL-K R18 660 AVANCO FSA SLK 6° CAIXA DE DIRECÇÃO FSA BB-410 Neck ESPIGÃO DE SELIM Merida Carbon Ultralite SB15 31.6 SELIM Selle Italia SL XC PEDALSShimano M520

30 SUSpeNSÕeS TOTaIS

NINETY-SIX 1000-D N2

QUADRO Ninety-Six D-Single EG-Alloy SS TAMANHO 16-18-20-21.5 COR Black/White[Green] FORQUETA RST First Air 100 remote AMORTECEDOR X-Fusion O2RC DESVIADOR T Shimano XT-9 DESVIADOR FShimano Deore high 34.9 SHIFTERS Shimano Deore rapidfire TRAVÕES Shimano M445 180/160 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano M430 octa 44A-32-22 CORRENTE Shimano CN-HG53 EIXOPEDALEIRO Shimano Octalink CUBOS Shimano M435 centerlock AROS Matts PRO D RAIOS Black Stainless CASSETE Shimano CS-HG50-9 11-34 PNEUS MERIDA RACE Lite 2.1 GUIADOR XM Comp CEN31.8 R20 620 AVANCO XM Speed CEN 31.8 7 CAIXA DE DIRECÇÃO BB410 Neck ESPIGÃO DE SELIM XM Comp D SB15 31.6 SELIM XM Side-3 PEDALS XC Alloy

NINETY-SIX 1200-D SE

QUADRO Ninety-Six D-Single EG A-Link VELOCIDADES 30 TAMANHO 16-18-20-21.5" COR Black/White FORQUETA Manitou Minute Expert 100 ABS+ AMORTECEDOR X-Fusion O2RL Remote DESVIADOR TSram X.9 DESVIADOR F Sram X.9 high 34.9 SHIFTERS Sram X.9 Trigger-3 / Trigger-10 TRAVÕES Avid Elixir 5 MM 185/185 mm CONJUNTO PEDALEIRO Sram X.9-10 44-33-22 GXP CORRENTE SramPC-1050 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS Sram M406 Disc AROS Merida XD Lite RAIOS Black stainless CASSETE Sram PG-1050-10 12-36 PNEUS Schwalbe Rocket Ron 2.1 Evolution GUIADOR FSA XC282L OS R18 660 AVANCO FSA OS-150 6° CAIXA DE DIRECÇÃO FSA BB-410 Neck ESPIGÃO DE SELIM FSA SL250 SB20 31.6 SELIM Prologo Phorma Male PEDALS Shimano M520

31SUSpeNSÕeS TOTaIS

oNe tWeNty

“O impossível é impossivel!” A distinta mensagem da nossa ONE--TWENTY: “Este trunfo sem limites quer realmente tudo! Geo-metria: Rápida e ágil. Carácter trepador: sem esforço mesmo sem uma suspensão rebaixada. Performance a descer: soberbo comportamento nos trilhos mais rápidos. Curso das suspensões: 120mm mais do que suficientes para cada e qualquer obstáculo que encontres nos trilhos. Desde maratonas a viagens de vários dias nas montanhas – esta solução universal torna qualquer se-gunda bicicleta redundante!

Todos os fabulosos atrubutos da nossa ONE-TWENTY juntam so-bre o mesmo “tecto” o conceito amigo do utilizador e livre de pro-blemas: após as afinações iniciais, pensamentos sobre variações de ajustes nas suspensões ou curso são praticamente desneces-sárias. Simultaneamente, o sensível e completamente activo quadro de suspensão total pode ser completamente bloqueado num ápice – é por isso que esta máquina domina nas subidas mais acentuadas, e acelera poderosamente e sem qualquer esforço em descidas técnicas.

Novidade para 2011: para além das melhorias nas versões de alu-mínio, a Merida introduz 3 modelos com quadros de carbono, es-tabelecendo novas referências dentro da categoria com 120mm de curso: dados sobre a rigidez mostram valores superiores à nossa multipla campeã em inúmeros testes, a NINETY-SIX – combinan-do ainda um peso total abaixo de muitas bicicletas com apenas 100mm de curso. Alguma pergunta?

Pedala por onde desejes – a nossa ONE-TWENTY acaba de banir os limites para ontem!

TUDO eM UM!

32 SUSpeNSÕeS TOTaIS

ONE-TWENTY Carbon 5000-D

QUADRO One-Twenty Carbon-D EG C-link VELOCIDADES 30 TAMANHO 16-18-20" COR UD Carbon/White FORQUETA DT Swiss XMM 120 15QR remote AMORTECEDOR DT M210 50 Lockout DESVIADOR TShimano XTR DESVIADOR F Shimano XTR SHIFTERS Shimano XTR Rapidfire-3 / Rapidfire-10 TRAVÕES Shimano XTR Trail 180/180 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano XTR 42-32-24 CORRENTEShimano CN-HG94-10 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS attached AROS XTR Trail F15/R9 Wheel RAIOS attached CASSETE Shimano XTR-10 11-36 PNEUS Schwalbe Rocket Ron 2.25 Evolution GUIADORFSA SL-K R18 660 AVANCO FSA SLK 6° CAIXA DE DIRECÇÃO FSA BB-410 Neck ESPIGÃO DE SELIM Merida CF Ultralite SB15 31.6 SELIM Selle Italia SLR XC PEDALS no

33SUSpeNSÕeS TOTaIS

ONE-TWENTY Carbon 3000-D

QUADRO One-Twenty Carbon-D EG C-link VELOCIDADES 30 TAMANHO 16-18-20" COR UD Carbon/White FORQUETA Fox 32FRL O/B 120 15QR AMORTECEDOR Fox RP2 BV DESVIADOR T Shimano XT-10DESVIADOR F Shimano XT-10 high 34.9 SHIFTERS Shimano XT Rapidfire / Rapidfire-10 TRAVÕES Avid Elixir R 185/185 mm CONJUNTO PEDALEIRO FSA SL-K 42-32-24 CORRENTE Shimano CN-HG94-10EIXO PEDALEIRO attached CUBOS DT Swiss 350 Disc-15 / 350 Disc-10 AROS DT Swiss XR445 Disc RAIOS PSR 1.8 Black CASSETE Shimano CS-HG81-10 11-36 PNEUS Schwalbe Rocket Ron 2.25Evolution GUIADOR FSA XC 282L OS R18 660 AVANCO FSA SLK 6° CAIXA DE DIRECÇÃO FSA BB-410 Neck ESPIGÃO DE SELIM Merida CF Ultralite SB15 31.6 SELIM Selle Italia SL XC M PEDALS ShimanoM520

Frame ONE-TWENTY Carbon 5000-D

QUADRO One-Twenty Carbon-D EG C-link TAMANHO 18-20-22" COR UD Carbon/White

34 SUSpeNSÕeS TOTaIS

Frame ONE-TWENTY 2000-D

QUADRO One-Twenty Pro-D-Single BC C-Link TAMANHO 16-18-20-22" COR Silk black/Red

ONE-TWENTY Carbon 800-D N2

QUADRO One-Twenty Carbon-D EG C-link VELOCIDADES 30 TAMANHO 16-18-20-22" COR UD Carbon/White FORQUETA Fox 32FRL O/B 120 AMORTECEDOR DT M210 50 lockout DESVIADOR T ShimanoXT-10 DESVIADOR F Shimano XT 10 high 34.9 SHIFTERS Shimano XT Rapidfire / Rapidfire-10 TRAVÕES Shimano M445 180 CONJUNTO PEDALEIRO Shimano M552-10 42-32-24 CORRENTE ShimanoCN-HG94-10 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS Shmano M495 disc AROS DT Swiss XR445 Disc RAIOS stainless silver CASSETE Shimano CS-HG81-10 11-36 PNEUS MERIDA Trail Lite 2.25 GUIADOR XMComp CEN 31.8 R20 620 AVANCO XM Speed CEN 31.8 7 CAIXA DE DIRECÇÃO FSA BB-410 Neck ESPIGÃO DE SELIM XM Speed D SB20 31.6 SELIM XM Side-3 PEDALS XC Alloy

35SUSpeNSÕeS TOTaIS

ONE-TWENTY 800-D

QUADRO One-Twenty Comp-D BC A-Link VELOCIDADES 30 TAMANHO 16-18-20-22" COR Black(white) FORQUETA Rock Shox Recon Silver Soloair 120 AMORTECEDOR X-Fusion O2RL Remote DESVIADOR TShimano XT-10 DESVIADOR F Shimano SLX 10 high 34.9 SHIFTERS Shimano SLX Rapidfire / Rapidfire-10 TRAVÕES Shimano M505 180/180 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano M552-10 42-32-24CORRENTE Shimano CN-HG74-10 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS Shimano M435 centerlock AROS Merida XD Lite RAIOS Black stainless CASSETE Shimano CS-HG81-10 11-36 PNEUS Merida TrailLite 2.25 GUIADOR FSA XC 282L OS R18 660 AVANCO FSA OS-190 6° CAIXA DE DIRECÇÃO Big Conoid Neck ESPIGÃO DE SELIM FSA SL280 SB25 31.6 SELIM X-Mission Side-3 PEDALS XC Alloy

ONE-TWENTY 1500-D

QUADRO One-Twenty Pro-D-Single BC C-Link VELOCIDADES 30 TAMANHO 16-18-20-22" COR Shiny dark silver/White FORQUETA Fox 32FRL O/B 120 Taper AMORTECEDOR Fox RP2 BV DESVIADOR TShimano XT-10 DESVIADOR F Shimano XT-10 high 34.9 SHIFTERS Shimano XT Rapidfire / Rapidfire-10 TRAVÕES Shimano M575 180/180 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano XT-10 42-32-24CORRENTE Shimano CN-HG74-10 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS Shimano XT cen AROS Merida XD Lite RAIOS Black stainless CASSETE Shimano CS-HG81-10 11-36 PNEUS Schwalbe Rocket Ron2.25 Performance GUIADOR FSA XC 282L OS R18 660 AVANCO FSA OS-150 6° CAIXA DE DIRECÇÃO Big Conoid Neck ESPIGÃO DE SELIM FSA SL250 SB20 31.6 SELIM Prologo Phorma Male PEDALSShimano M520

36 SUSpeNSÕeS TOTaIS

ONE-TWENTY 300-D N2

QUADRO One-Twenty-D A-Link VELOCIDADES 27 TAMANHO 16-18-20-22" COR White/Blue(red) FORQUETA SR XCR-HLO 120 AMORTECEDOR X-Fusion O2RC DESVIADOR T Shimano SLX-9 DESVIADOR FShimano Deore high 34.9 SHIFTERS Shimano Deore rapidfire TRAVÕES Tektro Draco 180 CONJUNTO PEDALEIRO Shimano M430 44-32-22 CORRENTE Shimano CN-HG53 EIXO PEDALEIRO Shimanocartridge CUBOS Shmano M475 disc AROS Matts PRO D RAIOS stainless silver CASSETE Shimano CS-HG50-9 11-34 PNEUS MERIDA Trail 2.25 GUIADOR XM Comp CEN 31.8 R20 620 AVANCO XM SpeedCEN 31.8 7 CAIXA DE DIRECÇÃO Big Conoid Neck ESPIGÃO DE SELIM XM Speed D SB20 31.6 SELIM X-Mission Side-3 PEDALS XC Alloy

ONE-TWENTY 500-D

QUADRO One-Twenty Comp-D BC A-Link VELOCIDADES 27 TAMANHO 16-18-20-22" COR Red(white) FORQUETA Rock Shox Tora TK Coil 120 Taper AMORTECEDOR X-Fusion O2RL DESVIADOR T ShimanoXT-9 DESVIADOR F Shimano Deore high 34.9 SHIFTERS Shimano Deore Rapidfire TRAVÕES Shimano M445 180/180 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano Deore 44-32-22 CORRENTE Shimano CN-HG53EIXO PEDALEIRO attached CUBOS Shimano M435 centerlock AROS Matts PRO D RAIOS Black stainless CASSETE Shimano CS-HG50-9 11-34 PNEUS Merida Trail 2.25 GUIADOR FSA XC 282L OS R18 660AVANCO FSA OS-190 6° CAIXA DE DIRECÇÃO Big Conoid Neck ESPIGÃO DE SELIM FSA SL280 SB25 31.6 SELIM X-Mission Side-3 PEDALS XC Alloy

37SUSpeNSÕeS TOTaIS

oNe Forty

“Tudo se mantém em constante alteração!” este é o mote da MERIDA para os famintos praticantes de All-Mountain. Novi-dade: a nossa popular e de alta qualidade gama TRANS-MIS-SION estará disponível sob o nome ONE-FORTY – a sequência lógica baseada no conceito individual das dimensões do curso traseiro dos nossos modelos de suspensão total. Sem altera-ções: o surpreendente carácter ágil dos nossos modelos com 140mm dominando extensas saídas bem como trilhos ricos em obstáculos! Isto também foi confirmado pela revista alemã BIKE (6/2010) declarando que a nossa All Mountain de sus-pensão total com 140mm de curso como a única a merecer o selo de aprovação “Muito Bom”.

Também para 2011, o nosso melhor exemplo para All-Moun-tain continua a inspirarnos combinando todas as vantagens de uma “trail bike” com uma indicada para as saída tranquilas de domingo: tudo graças ao baixo peso do quadro e componentes mais do que comprovados, a ONE-FORTY é bastante leve para que possas pedalar durante horas pela serra – também ajuda o equilibrio geral que providencia um comportamento neutral a esta gama. Ao mesmo tempo, o longo curso das suspen-sões está optimizado para enfrentar todos os obstáculos que encontres em trilhos a descer, longos, rápidos, com raízes e para que possas fluir muito facilmente. Rodas extremamento sólidas, potentes travões, e espigão de selim telescópico com comando remoto desde o guiador maximizam e potenciam a tua capacidade de diversão. Por outro lado, podes reduzir o curso da suspensão, e o facto de o amortecedor traseiro ser bloqueável, garantem a poupança de energia para quando te-nhas de pedalar a subir.

Novidade para 2011: as suspensões de longo curso da nossa ONE-FORTY em alumínio são agora controladas por caixas de direcção 1.1/8”-1.5” que garantem ainda uma melhor absor-ção bem como ainda garante uma maior precisão e muito mais estável no momento de escolher as melhores trajectórias, em trilhos mais técnicos ou em descidas rápidas. Todos os mode-los de carbono da ONE-FORTY estão equipados com eixo de 12mm na roda traseira.

Trilhos imensos, uma bike - All Mountain by Merida

paRa OS DeVORaDOReS De SINGleTRacKS!

*mod

elo

na v

ersã

o 3

00

0D

38 SUSpeNSÕeS TOTaIS

ONE-FORTY Carbon 3000-D

QUADRO One Forty EG Carbon-D A-Link VELOCIDADES 30 TAMANHO 17-19" COR UD Carbon/White FORQUETA Fox 32Talas 140 RL Fit-15QR AMORTECEDOR Fox RP23 BV DESVIADOR T Shimano XT-10DESVIADOR F Shimano XT-10 high 34.9 SHIFTERS Shimano XT Rapidfire / Rapidfire-10 TRAVÕES Avid Elixir R 185/185 mm CONJUNTO PEDALEIRO FSA SL-K 42-32-24 CORRENTE Shimano CN-HG94-10EIXO PEDALEIRO attached CUBOS DT Swiss 350 Disc-15 / 350 Disc-12 AROS DT Swiss XR445 Disc RAIOS PSR 1.8 Black CASSETE Shimano CS-HG81-10 11-36 PNEUS Schwalbe Nobby NIC 2.25Evolution GUIADOR FSA XC 282L OS R18 660 AVANCO FSA OS-150 6° CAIXA DE DIRECÇÃO FSA BB-410 Neck ESPIGÃO DE SELIM KS i900 31.6 SELIM Fizik Gobi XM PEDALS Shimano M520

39SUSpeNSÕeS TOTaIS

ONE-FORTY 3000-D

QUADRO One Forty-D-Single BSC A-Link VELOCIDADES 30 TAMANHO 17-19" COR Silk black/Matt silver FORQUETA Fox 32Talas 140 RL Fit-15QR Taper AMORTECEDOR Fox RP23 BV DESVIADOR T ShimanoXT-10 DESVIADOR F Shimano XT-10 high 34.9 SHIFTERS Shimano XT Rapidfire / Rapidfire-10 TRAVÕES Avid Elixir R 185/185 mm CONJUNTO PEDALEIRO FSA SL-K 42-32-24 CORRENTE ShimanoCN-HG94-10 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS Shimano XT cen-15 / XT cen AROS DT Swiss XR445 Disc RAIOS PSR 1.8 Black CASSETE Shimano CS-HG81-10 11-36 PNEUS Schwalbe Nobby NIC 2.25Evolution GUIADOR FSA XC 282L OS R18 660 AVANCO FSA OS-150 6° CAIXA DE DIRECÇÃO Big Conoid Neck ESPIGÃO DE SELIM KS i950-R 31.6 remote SELIM Fizik Gobi XM PEDALS Shimano M520

40 SUSpeNSÕeS TOTaIS

ONE-FORTY 800-D

QUADRO One Forty-D-Single BSC A-Link VELOCIDADES 30 TAMANHO 15-17-19-21" COR Black/White(red) FORQUETA Rock Shox Sektor 140 R Air Tapper AMORTECEDOR X-Fusion O2RL DESVIADOR TShimano XT-10 DESVIADOR F Shimano SLX 10 high 34.9 SHIFTERS Shimano SLX Rapidfire / Rapidfire-10 TRAVÕES Hayes Stroker Trail 180/180 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano M552-10 42-32-24CORRENTE Shimano CN-HG74-10 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS Shimano Disc AROS Merida XD Lite RAIOS Black stainless CASSETE Shimano CS-HG81-10 11-36 PNEUS Merida Trail Lite 2.25GUIADOR FSA XC 282L OS R18 660 AVANCO FSA OS-190 6° CAIXA DE DIRECÇÃO Big Conoid Neck ESPIGÃO DE SELIM FSA SL280 SB25 31.6 SELIM X-Mission Side-3 PEDALS XC Alloy

ONE-FORTY 1500-D

QUADRO One Forty-D-Single BSC A-Link VELOCIDADES 30 TAMANHO 15-17-19-21" COR Black/Red(white) FORQUETA Fox 32FRL O/B 140 15QR Taper AMORTECEDOR Fox RP23 BV DESVIADOR T ShimanoXT-10 DESVIADOR F Shimano XT-10 high 34.9 SHIFTERS Shimano XT Rapidfire / Rapidfire-10 TRAVÕES Shimano M575 180/180 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano XT-10 42-32-24 CORRENTEShimano CN-HG74-10 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS Shimano XT cen-15 / XT cen AROS Merida XD Lite RAIOS Black stainless CASSETE Shimano CS-HG81-10 11-36 PNEUS Schwalbe Nobby NIC2.25 performance GUIADOR FSA XC 282L OS R18 660 AVANCO FSA OS-150 6° CAIXA DE DIRECÇÃO Big Conoid Neck ESPIGÃO DE SELIM FSA SL250 SB20 31.6 SELIM Fizik Gobi XM PEDALS ShimanoM520

41SUSpeNSÕeS TOTaIS

Ainda que as nossas suspensões totais ofereçam diversão fabulosa - há imensas boas razões para usar uma MERIDA rígida! Os principiantes vão apreciar a óptima relação performance/preço dos nossos modelos de alumínios. Atletas e aficionados às bicicletas de baixo peso estão deslumbrados com as nossas máquinas de carbono "ciberrápidas". Todas as rígidas MERIDA encantam os atletas que preferem modelos rígidos com o seu peso reduzido inteli-gentemente - esta redução é necessária em comparação com as nossas suspensões totais mais complexas. Ideal para todos aqueles que preferem montar sem despender muito tempo em ajustes...

Para 2011 a gama rígida da MERIDA foi consideravelmente alargada: para lá do nosso foguete de competição O.NINE e os fiavéis modelos de alumínio MATTS, a grande novidade será o quadro ultra-leve (1,4kg) MATTS SCANDIUM e que fará a ponte entre os quadros de carbono e alumínio. Outra novidade: a nossa TWENTY-NINE LITE 1800-D e 1000D para todos os entusiastas das rodas realmente grandes.

Não compliques, diverte-te - as rígidas MERIDA representam a mais pura delícia!

rigidaspURa DelícIa

* quadro em 18"/46cm

Vista geral rigidas

RíGIDaS De

o.NiNeDados os resultados convincentes obtidos na im-prensa especialista em BTT e o êxito inquestioná-vel da nossa MULTIVAN MERIDA BIKING TEAM aos comandos da O.NINE, parece-nos que não existe qualquer motivo para melhorar a versão de 2010 da nossa máquina de competição. Contu-do, os nossos ambiciosos especialistas do depar-tamente de I&D sentem-se fortemente motivados para optimizar esta “pedra preciosa“ outra vez... Et voilá: todos os elementos estruturais dos qua-dros de carbono estão equipados com suspen-sões com 100mm – para um melhor rendimento nos rápidos circuitos!

Matts liteCom a geometria da O.NINE e um distinto mas agressivo desenho, a nossa linha MATTS LITE tem o genes das verdadeiras máquinas de competição. Estas são as bikes escolhi-das para atletas de maratonas e adeptos de grandes distâncias com uma atitude de velocista – para 2011 existe a opção 29“, que possibilita uma pedalada mais “suave“! O sucessor do nosso quadro HFS continua a ser construido em alumínio Prolite 66 de alta qualidade – com uma aparência real “de peça única“ devido ao design clássico e ultra preciso, bem como as soldaduras fabulosa-mente polidas.

pURO pRazeR

44 RíGIDaS

Matts tFsDurante vários anos, a nossa gama de quadros TFS (TECHNO-FORMING SYSTEM) estiveram entre alguns dos mais populares modelos MERIDA – também graças ao seu particular estilo e de-senho baseado nesta tecnologia. Em 2011, a série MATTS TFS delicia-nos com outra melhoria: algumas formas orgânicas inspi-radas com extrema precisão soldaduras suaves (SMOOTH WEL-DING). Em simultâneo, a principal orientação destes quadros de alumínio expressa-se através um trabalho de pintura com dois tons, e componentes coordenados nos mesmo tons.

Matts tFs trail Os nossos peritos em I&D descrevem esta bike como “All Mountain rígida de longo curso” – e eles estão completa-mente certos. A MATTS TFS TRAIL representa uma categoria muito própria: guiador sobrelevado mais largo, potentes dis-cos de travão de 180mm, um tubo horizontal muito inclinado, e por isso tem uma geometria muito ágil mais os poderosos 120mm de curso da suspensão – vai “curtir” os trilhos! Um modelo único da MERIDA, especialmente desenhado para a diversão – até ao último detalhe!

Matts Praticamente nenhum outro quadro rígido para iniciantes ofere-ce mais conforto! Como os nossos quadrtos MATTS TFS orien-tados para a velocidade, esta série é fabricada em alumínio de alta qualidade Racelite 6061. Diferenças: Uma geometria menos agressiva (incluindo: frente mais alta; e centro de gravidade mais baixo) para dominar cada saída com grande à vontade. Graças à suspensão com 100mm de curso, a nossa MATTS também domina trilhos técnicos. Para orçamentos mais controlados.

45RíGIDaS

o.NiNeApenas na sua segunda temporada, o quadro da nossa rígida de carbono situa-se entre uma das bicicletas mais leves do planeta – tudo graças ao sensacional peso de 940g! Mas não é apenas o incrível baixo peso que torna esta máquina de competição numa das ferramenta com mais êxitos ao serviço da nossa equipa MULTIVAN MERIDA – é o todo formado pelas suas excelentes características: A O.NINE não é apenas ultra-leve, é também ex-tremamente rígida, possui também um conforto soberbo!

A alta tecnologia do carbono usada na configuração da sua es-trutura é usada com um propósito muito específico – graças os nossos especialistas de I&D com uma experiência bem cimenta-da, a rigidez existe apenas onde é realmente necessária: em vol-ta da área do pedaleiro BB para uma potente propulsão, no tubo de direcção para uma super precisão na direcção no momento de escolher trajectórias nos trilhos onde se pedala, e no tubo dia-gonal para se alcançar máxima estabilidade em todo o conjunto. Por outro lado, as escoras FLEX STAY providenciam ao nosso O.NINE um sistema de poupança de energia muito confortável – acentuado por um tubo de selim extremamento conificado, e um espigão com uma “flexão” vertical de uns enormes 8mm! Estas características garantem todas as reservas essenciais para o próximo sprint!

É realmente díficil melhorar um conceito quase perfeito – a nos-sa rígida topo de gama introduzida durante o ano passado. É por isso que em 2011 a O.NINE foi apenas ligeiramente melhorada: para além disso, tem uma nova aparência visual, e todas as ver-sões montam suspensões dianteiras com 100mm de curso, de-vido aos desafios proporcionados pelas pistas de XC e maratonas um pouco por todo o mundo.

A tua bike para subir ao lugar mais alto do pódio – MERIDA O.NINE!

940 G De RIGIDez e cONFORTO

*O.N

INE

30

00

em t

aman

ho 1

8“/4

6 cm

46 RíGIDaS

Frame O.NINE Team-D

QUADRO O.Nine-D PM BB-30 TAMANHO 16-18-20-21.5" COR Team Green/UD Carbon

O.NINE Team-D

QUADRO O.Nine-D PM BB-30 VELOCIDADES 20 TAMANHO 16-18-20" COR Team Green/UD Carbon FORQUETA DT Swiss XRC 100RL DESVIADOR T Sram XX DESVIADOR F Sram XX SHIFTERS Sram XXTrigger-2 / Trigger-10 TRAVÕES Avid XX 185/160 mm CONJUNTO PEDALEIRO FSA K-Force Lite 42-27 BB-30 CORRENTE Sram PC-1090 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS DT Swiss 240 Thru AROS DTSwiss XR400 Disc RAIOS DT Swiss Champion Black CASSETE Sram XX-10 11-36 PNEUS Maxxis Monorail Exception 2.1 GUIADOR FSA K-Force R18 660 AVANCO FSA OS-99-CSI 6° CAIXA DE DIRECÇÃONO.9 Mcup/CC-CF ESPIGÃO DE SELIM FSA K-Force Lite SB0 27.2 SELIM Selle Italia SLR XC PEDALS no PUNHOS Foam superlite ABRAÇADEIRA DE SELIM Carbon 32 Allen

47RíGIDaS

O.NINE 3000-D N2

QUADRO O.Nine-D PM BB-30 VELOCIDADES 30 TAMANHO 16-18-19-20-22" COR White/UD Carbon(red) FORQUETA Fox 32FRL O/B 100 DESVIADOR T Shimano XT-10 DESVIADOR F Shimano XT-10 noclamp SHIFTERS Shimano XT Rapidfire / Rapidfire-10 TRAVÕES Shimano XT 180/160 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano XT 42-32-24 CORRENTE Shimano CN-HG94-10 EIXO PEDALEIRO attachedCUBOS Shimano XT cen AROS DT Swiss XR445 Disc RAIOS PSR 1.8 Black CASSETE Shimano CS-HG81-10 11-36 PNEUS Maxxis Monorail 2.1 fold. GUIADOR FSA SL-K R18 660 AVANCO FSA SLK 6° CAIXADE DIRECÇÃO FSA BB-410 Neck ESPIGÃO DE SELIM Merida CF Ultralite SB15 27.2 SELIM Selle Italia SL XC PEDALS Shimano M520 PUNHOS Foam superlite ABRAÇADEIRA DE SELIM Carbon 32 Allen

O.NINE 5000-D

QUADRO O.Nine-D PM VELOCIDADES 30 TAMANHO 16-18-20" COR White/UD Carbon(gold) FORQUETA DT Swiss XR 100 Remote DESVIADOR T Shimano XTR DESVIADOR F Shimano XTR SHIFTERSShimano XTR Rapidfire-3 / Rapidfire-10 TRAVÕES Shimano XTR XC 180/160 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano XTR 42-32-24 CORRENTE Shimano CN-HG94-10 EIXO PEDALEIRO attached CUBOSattached AROS XTR XC F9/R9 Wheel RAIOS attached CASSETE Shimano XTR-10 11-36 PNEUS Schwalbe Rocket Ron 2.1 Evolution GUIADOR FSA SL-K R18 660 AVANCO FSA SLK 6° CAIXA DE DIRECÇÃOFSA BB-410 Neck ESPIGÃO DE SELIM Merida CF Ultralite SB15 27.2 SELIM Selle Italia SLR XC PEDALS no PUNHOS Foam superlite ABRAÇADEIRA DE SELIM Carbon 32 Allen

48 RíGIDaS

CARBON FLX 1500-DQUADRO Carbon Lite-D VELOCIDADES 30 TAMANHO16-18-19-20-22" COR UD Carbon(white/red) FORQUETA Fox32FRL O/B 100 DESVIADOR T Shimano XT-10 DESVIADOR FShimano XT-10 high 34.9 SHIFTERS Shimano XT Rapidfire /Rapidfire-10 TRAVÕES Shimano M575 180/160 mmCONJUNTO PEDALEIRO Shimano XT-10 42-32-24 CORRENTEShimano CN-HG74-10 EIXO PEDALEIRO attached CUBOSShimano XT cen AROS Merida XD Lite RAIOS Black stainlessCASSETE Shimano CS-HG81-10 11-36 PNEUS SchwalbeRocket Ron 2.1 Performance GUIADOR FSA XC 180 OS Flat620[w/barend] AVANCO FSA OS-150 6° CAIXA DE DIRECÇÃOFSA BB-410 Neck ESPIGÃO DE SELIM FSA SL250 SB20 31.6SELIM Prologo Phorma Male PEDALS Shimano M520PUNHOS Lock Ring Pro ABRAÇADEIRA DE SELIM MeridaAero 36 Allen ST

CARBON FLX 800-DQUADRO Carbon Lite-D VELOCIDADES 30 TAMANHO16-18-19-20-22" COR UD Carbon(white/mango) FORQUETARST First Air 100 Remote DESVIADOR T Shimano XT-10DESVIADOR F Shimano SLX 10 high 34.9 SHIFTERSShimano SLX Rapidfire / Rapidfire-10 TRAVÕES ShimanoM505 180/160 mm CONJUNTO PEDALEIRO ShimanoM552-10 42-32-24 CORRENTE Shimano CN-HG74-10 EIXOPEDALEIRO attached CUBOS Shimano M435 centerlockAROS Merida XD Lite RAIOS Black stainless CASSETEShimano CS-HG81-10 11-36 PNEUS Merida Race Lite 2.1GUIADOR FSA XC 180 OS Flat 620[w/barend] AVANCO FSAOS-150 6° CAIXA DE DIRECÇÃO FSA BB-410 Neck ESPIGÃODE SELIM FSA SL250 SB20 31.6 SELIM Prologo Phorma MalePEDALS XC Alloy PUNHOS Lock Ring Pro ABRAÇADEIRA DESELIM Merida Aero 36 Allen ST

CARBON FLX Race-D-N2QUADRO Carbon Lite-D VELOCIDADES 27 TAMANHO16-18-19-20-22" COR UD carbon(white/mango) FORQUETARST First Air 100 Remote DESVIADOR T Shimano SLX-9DESVIADOR F Shimano Deore high 34.9 SHIFTERS ShimanoSL-M590 3 CONJUNTO PEDALEIRO Shimano M430 44-32-22CORRENTE Shimano CN-HG53 EIXO PEDALEIRO Shimanocartridge CUBOS Shimano M435 centerlock AROS MattsPRO D RAIOS stainless silver CASSETE Shimano CS-HG50-911-34 PNEUS MERIDA RACE Lite 2.1 GUIADOR XM SpeedCEN 31.8 Flat 600 AVANCO XM Speed CEN 31.8 7 CAIXA DEDIRECÇÃO M10 Neck ESPIGÃO DE SELIM XM Speed D SB2031.6 SELIM XM Line PEDALS XC Alloy PUNHOS MERIDASingle ABRAÇADEIRA DE SELIM Merida Aero 36 Allen ST

49RíGIDaS

Matts lite

A gama MERIDA MATTS LITE de 2011 é uma demonstração impressionante da liderança tecnológica do século XXI que al-cançámos nas rígidas de alumínio: a combinação de quadros leves, design detalhado extremamente elaborado e componentes de qualidade superior – a perfeição alcançada pelos métodos de corte construção também se aplicam nos nossos modelos situ-ados no topo das nossas gamas. Sempre com a melhor relação performance/preço!

Os modelos MATTS LITE têm a sua base na série HFS e deleitam--nos particularmente pela qualidade do material de origem: alu-mínio “Prolite 66“ de espessura tripla com a geometria do noso foguete de competição O.NINE – incluindo as características já clássicas e detalhes “premium“. Os nossos especialistas do de-partamento I&D estão convencidos que criaram realmente uma grande bicicleta – esta segurança levou-os a “aumentar“ o tama-nho desta bicicleta. Em consequência, a comunidade de adeptos – em crescimento – das rodas grandes agora pode desfrutar da primeira MERIDA 29“!Esta grande 29“ é uma bicicleta desportiva funcional –de acordo com o estatuto de verão publicado pela revista alemã Mountain-BIKE (BM07/2010):

Devido ao grande diâmetro, as “29‘s“ passam por todos os obstá-culos que se possam encontrar nos trilhos ainda mais facilmente do que as suas primas de 26“. Ideal para quem prefere longas jornadas em BTT!

Anda em grande, anda leve – MATTS LITE!

peRFORMaNce De TOpO –

TaMBéM eM RODa 29“

50 RíGIDaS

TWENTY-NINE Lite 1000-D

QUADRO 29" Lite-D-Single VELOCIDADES 30 TAMANHO 15-17-19" COR White(red) FORQUETA Rock Shox Recon Gold TK Soloair 100 DESVIADOR T Shimano XT-10 DESVIADOR F Shimano SLX directSHIFTERS Shimano SLX Rapidfire / Rapidfire-10 TRAVÕES Shimano M505 180/180 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano SLX-10 42-32-24 CORRENTE Shimano CN-HG74-10 EIXO PEDALEIRO ShimanoSLX-10 CUBOS Shimano M595 centerlock AROS Merida XD Lite RAIOS Black stainless CASSETE Shimano CS-HG81-10 11-36 PNEUS Schwalbe Racing Ralph 29" 2.1 Performance GUIADOR FSA XC 282LOS R18 660 AVANCO FSA OS-150 6° CAIXA DE DIRECÇÃO FSA BB-410 Neck ESPIGÃO DE SELIM FSA SL250 SB20 27.2 SELIM Prologo Phorma Male PEDALS Shimano M520 PUNHOS Lock Ring ProABRAÇADEIRA DE SELIM Merida Aero 32 Allen ST

MATTS Lite 1500-D

QUADRO Matts Lite-D-Single EG PM VELOCIDADES 30 TAMANHO 14.5-16-18-[19]-20-22-24" COR Blue/White FORQUETA Fox 32FRL O/B 100 DESVIADOR T Shimano XT-10 DESVIADOR F Shimano XT-10low 34.9 SHIFTERS Shimano XT Rapidfire / Rapidfire-10 TRAVÕES Shimano M575 180/160 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano XT-10 42-32-24 CORRENTE Shimano CN-HG74-10 EIXO PEDALEIROattached CUBOS Shimano XT centerlock AROS Merida XD Lite RAIOS Black stainless CASSETE Shimano CS-HG81-10 11-36 PNEUS Schwalbe Rocket Ron 2.1 Performance GUIADOR FSA XC 180 OS Flat620[w/barend] AVANCO FSA OS-150 6° CAIXA DE DIRECÇÃO FSA BB-410 Neck ESPIGÃO DE SELIM FSA SL250 SB20 27.2 SELIM Prologo Phorma Male PEDALS Shimano M520 PUNHOS Lock Ring ProABRAÇADEIRA DE SELIM Merida Aero 32 Allen ST

51RíGIDaS

Matts tFs

Desde o dia 1, a MATTS TFS garante uma experiência com muito êxito como demonstram os resultados obtidos pela nossa equipa MULTIVAN MERIDA aos comandos da O.NINE: Pedalar em pri-meiro com alegria! Esta série de MTB segue uma optimização da geometria do quadro e oferece características tecnológicas que te impulsionam para a frente de forma segura y suave! Adicionalmen-te, a nossa MATTS TFS lida com o teu orçamento cuidadosamente e deixa-te com opções para que melhores no futuro os compo-nentes que queiras. Sprints rápidos em subidas, seguras a descer – desde o início, a MATTS TFS delicia os principiantes com uma performance ultra desportiva!

Todas as MERIDA MATTS TFS são construídas em alumínio conifi-cado de alta qualidade. A construção dos elementos da série TFS PRO são completamente soldados entre si , com uma precisão extremamente rigorosa através da “SMOOTH TECHNOLOGY” – virtualmente forma uma peça única! Os nossos quadros TFS têm um design muito cuidado, visualmente atractivos e com detalhes extremamente interessantes. Ainda para mais, componentes de qualidade comprovada, garantem à tua MERIDA uma vida longa e livre de problemas. Todas as versões disponíveis param através do uso de potentes discos de travão hidráulicos. Há ainda as suspen-sões dianteiras com 100mm de curso e bloqueáveis – brilhantes condições para atletas de maratonas muito ambiciosos!

Pedala com êxito desde o dia 1 – numa MATTS TFS!

a TUa cheGaDa aO MUNDO Da cOMpeTIÇÃO

52 RíGIDaS

MATTS TFS 800-D SE

QUADRO Matts TFS Pro-D-Single VELOCIDADES 30 TAMANHO 16-18-19-20-22 COR White/Red FORQUETA Fox 32FRL O/B 100 DESVIADOR T Shimano XT-10 DESVIADOR F Shimano SLX 10 low 34.9SHIFTERS Shimano SLX Rapidfire / Rapidfire-10 TRAVÕES Shimano M505 180/160 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano SLX-10 42-32-24 CORRENTE Shimano CN-HG74-10 EIXO PEDALEIRO attachedCUBOS Shimano M435 centerlock AROS Matts Pro D RAIOS Black stainless CASSETE Shimano CS-HG81-10 11-36 PNEUS Merida Race Lite 2.1 GUIADOR FSA XC 282L OS R18 660 AVANCO FSA OS-190 6°CAIXA DE DIRECÇÃO FSA BB-410 Neck ESPIGÃO DE SELIM FSA SL250 SB20 31.6 SELIM X-Mission Side-3 PEDALS XC Alloy PUNHOS MERIDA Double ABRAÇADEIRA DE SELIM Merida Aero 35 QR ST

53RíGIDaS

MATTS TFS 500-D SE

QUADRO Matts TFS Pro-D-Single VELOCIDADES 30 TAMANHO 14.5-16-18-19-20-22 COR White/Blue FORQUETA Rock Shox Recon Silver Soloair 120 DESVIADOR T Shimano XT-10 DESVIADOR F ShimanoSLX 10 low 31.8 SHIFTERS Shimano SLX rapidfire TRAVÕES Shimano M445 180/160 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano M552-10 42-32-24 CORRENTE Shimano CN-HG74-10 EIXO PEDALEIROattached CUBOS Shimano M435 centerlock AROS Matts Pro D RAIOS Black stainless CASSETE Shimano CS-HG81-10 11-36 PNEUS Merida Race Lite 2.1 GUIADOR FSA XC 282L OS R18 660 AVANCO FSAOS-190 6° CAIXA DE DIRECÇÃO M10 Neck ESPIGÃO DE SELIM FSA SL280 SB25 31.6 SELIM X-Mission Side-3 PEDALS XC Alloy PUNHOS MERIDA Double ABRAÇADEIRA DE SELIM Merida Aero 35 QR ST

54 RíGIDaS

MATTS TFS 100-D SE

QUADRO Matts TFS Comp-D VELOCIDADES 9 TAMANHO 14.5-16-18-20-22 COR Black(team green) FORQUETA RST Gila 100 TnL DESVIADOR T Shimano Deore-9 DESVIADOR F Shimano Alivio low 31.8SHIFTERS Shimano SL-M360 rapidfire TRAVÕES Tektro Draco 180/160 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano M430 44-32-22 CORRENTE Shimano CN-HG53 EIXO PEDALEIRO Shimano Cartridge CUBOSDisc-F Alloy / Disc-R Alloy AROS Matts Pro D RAIOS Black stainless CASSETE Shimano CS-HG50-9 11-34 PNEUS Merida Race 2.1 GUIADOR FSA XC 300A OS R20 620 AVANCO FSA OS-190 6° CAIXA DEDIRECÇÃO M10 Neck ESPIGÃO DE SELIM FSA SL280 SB25 31.6 SELIM X-Mission Line PEDALS XC Alloy PUNHOS MERIDA Double ABRAÇADEIRA DE SELIM Merida Aero 35 QR ST

MATTS TFS 300-D SE

QUADRO Matts TFS Comp-D VELOCIDADES 10 TAMANHO 14.5-16-18-20-22 COR Pearl White FORQUETA SR Suntour XCM-RLO 100 Remote DESVIADOR T Shimano SLX-10 DESVIADOR F Shimano SLX 10low 31.8 SHIFTERS Shimano SLX rapidfire TRAVÕES Shimano M445 180/160 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano M552-10 42-32-24 CORRENTE Shimano CN-HG74-10 EIXO PEDALEIRO ShimanoCartridge CUBOS Shimano RM65 AROS Matts Pro D RAIOS Black stainless CASSETE Shimano CS-HG81-10 11-36 PNEUS Merida Race 2.1 GUIADOR FSA XC 300A OS R20 620 AVANCO FSA OS-190 6°CAIXA DE DIRECÇÃO M10 Neck ESPIGÃO DE SELIM FSA SL280 SB25 31.6 SELIM X-Mission Line PEDALS XC Alloy PUNHOS MERIDA Double ABRAÇADEIRA DE SELIM Merida Aero 35 QR ST

55RíGIDaS

Matts tFs trail

peDalaR cOM DeScONTRaÇÃO

Com a MATTS TFS TRAIL, tudo é possível – tudo menos o stress! Esta gama delicia-nos com todas as vantagens da ge-ometria optimizada dos modelos MATTS TFS enquanto o seu carácter é decididamente muito mais relaxado: A nossa TFS TRAIL serve para alcançar todo e qualquer objectivo, desde uma descontraída volta pela cidade até deslizar por trilhos de bike parks muito rápìdos e de bom piso!

Este é o segredo para a versatilidade da nossa All Mountain rígida: subtil, mas sempre com variações perceptíveis quando se compara com a sua irmã de XC MATTS TFS. As versões TRAIL têm um tubo superior mais curto e incorporam um slo-ping muito mais acentuado do tubo horizontal em direcção ao tubo de selim. Em conjunto com uns poderosos 120mm de curso na suspensão dianteira, isto resulta numa simbiose per-feita entre uma agilidade exuberante e uma posição relaxada. Com os seus potentes discos de 180mm e um guiador sobre elevado mais largo, a TFS TRAIL fornece o melhor controlo possível em cada situação – sem esquecer a importante ajuda dos pneus 2.25” que sempre vão fornecer a melhor aderência possível.

Todas estas vantagens têm um objectivo que abarca a filosofia MERIDA: nada de estruturas complexas, ou ajustes interminá-veis – limita-te a subir para o selim e ir pedalar!

120mm de diversão garantida – MATTS TFS TRAIL!

56 RíGIDaS

Comparação de geometrias Matts tFs / Matts tFs trail

A nossa MATTS TFS TRAIL é a solução ideal para quem procura bicicletas que apelam à nossa alma, verdadeiras máquinas de compe-tição. Esta gama MERIDA providencia muito divertimento enquanto se pedala, na forma de incursões urbanas, aventuras em bike parks ou mesmo descidas em trilhos mais técnicos! O se-gredo desta“puro-sangue“ rígida: Uma geome-tria ligeiramente diferente com uns poderosos 120mm de curso.

A TFS TRAIL é o único modelo da família MATTS que não segue o genes geométrico disponível no nosso ultra-rápido modelo de competição O.NINE. Em vez disso, a sua frente mais alta, e o correspondente ângulo do tubo

de direcção (69,5º) sistematicamente pensado para bicicletas construídas a pensar na diver-são pura. Os 120mm de curso, o guiador mais largo, os pneus bastante mais largos e os discos de 180mm de diâmetro são parte da filosofia MERIDA para como deve ser uma bicicleta All Mountain rígida. O seu carácter ágil amplia-se especialmente pelo tubo superior – comparati-vamente mais curto e com um nível de inclina-ção muito mais acentuado na direcção do tubo de selim. Por isso a integração do piloto é mui-to mais intensiva do que no caso dos modelos orientados para a competição.

Aproveita cada pedalada – MATTS TFS TRAIL

57RíGIDaS

MATTS Trail 800-D

QUADRO Matts Trail-D VELOCIDADES 30 TAMANHO 17-19-21" COR Silk black(green) FORQUETA Rock Shox Recon Silver Soloair 120 DESVIADOR T Shimano XT-10 DESVIADOR F Shimano SLX 10 low 34.9SHIFTERS Shimano SLX Rapidfire / Rapidfire-10 TRAVÕES Hayes Stroker Trail 180/180 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano M552-10 42-32-24 CORRENTE Shimano CN-HG74-10 EIXO PEDALEIROattached CUBOS Shimano Disc AROS Matts Pro D RAIOS Black stainless CASSETE Shimano CS-HG81-10 11-36 PNEUS Merida Trail Lite 2.25 GUIADOR FSA XC 300A OS R20 620 AVANCO FSA OS-190 6°CAIXA DE DIRECÇÃO M10 Neck ESPIGÃO DE SELIM FSA SL280 SB25 31.6 SELIM X-Mission Line PEDALS XC Alloy PUNHOS MERIDA Single ABRAÇADEIRA DE SELIM Merida Aero 35 QR ST

58 RíGIDaS

MATTS Trail 100-D

QUADRO Matts Trail-D VELOCIDADES 24 TAMANHO 15-17-19-21" COR Team green(black) FORQUETA RST Gila Pro 120 TnL DESVIADOR T Shimano Alivio 8 DESVIADOR F Shimano M310 low 34.9-42SHIFTERS Shimano SL-M360 Rapidfire TRAVÕES Hayes Stroker Comp 180/180 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano M311 42-32-22 CG CORRENTE Shimano CN-HG50 EIXO PEDALEIRO ShimanoCartridge CUBOS Disc-F Alloy / Disc-R Alloy AROS Matts Pro D RAIOS Black stainless CASSETE Shimano CS-HG40-8 11-32 PNEUS Merida Trail 2.25 GUIADOR FSA XC 300A OS R20 620 AVANCO FSAOS-190 6° CAIXA DE DIRECÇÃO M10 Neck ESPIGÃO DE SELIM FSA SL280 SB25 31.6 SELIM X-Mission Line PEDALS XC Alloy PUNHOS MERIDA Single ABRAÇADEIRA DE SELIM Merida Aero 35 QR ST

MATTS Trail 300-D

QUADRO Matts Trail-D VELOCIDADES 27 TAMANHO 17-19-21" COR Metallic orange(black) FORQUETA SR Suntour XCM-RLO 120 remote DESVIADOR T Shimano XT-9 DESVIADOR F Shimano Alivio low34.9 SHIFTERS Shimano SL-M430-3 / SL-M430-9 TRAVÕES Hayes Stroker Comp 180/180 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano M430 44-32-22 CORRENTE Shimano CN-HG53 EIXO PEDALEIRO ShimanoCartridge CUBOS Shimano Disc AROS Matts Pro D RAIOS Black stainless CASSETE Shimano CS-HG50-9 11-34 PNEUS Merida Trail 2.25 GUIADOR FSA XC 300A OS R20 620 AVANCO FSA OS-190 6° CAIXADE DIRECÇÃO M10 Neck ESPIGÃO DE SELIM FSA SL280 SB25 31.6 SELIM X-Mission Line PEDALS XC Alloy PUNHOS MERIDA Single ABRAÇADEIRA DE SELIM Merida Aero 35 QR ST

59RíGIDaS

MattsBicicleta Todo Terreno – um sinónimo partilhado com natu-reza, experiência ao ar livre, boa-forma, prazer descontraído, saudável e puro divertimento em duas rodas! Os pneus gordos de 26“ dominam qualquer situação, como companheiras de confiança ao longo de muitos anos!

Mas nem todos os riders têm as mesmas exigências. Nem to-dos têm ambições desportivas. Carteiras bem recheadas para o nosso passatempo favorito não é uma condição obrigatória. Por isso o catálogo de producto da MERIDA é multifacetado, como demandam todos os pilotos do futuro. Um exemplo: A nossa família MERIDA destina-se a quem procura iniciar-se no nosso desporto com um modelo rígido à base de materiais “premium“ e com todas as características necessárias para que se possa obter a melhor experiência possível de cada pe-dalada.

Todas as MATTS estão construídas com tubos de alta quali-dade para formarem uma geometria desportiva pensada ao mínimo pormenor mas sem ângulos demasiados orientados para a competição. Por isso, o máximo conforto também está garantido durante as saídas mais longas! Nas gamas de BTT da MERIDA, as MATTS também oferecem sistemas opcionais para a montagem de travões. Ambas as alternativas estão montadas com suspensões dianteiras de 100mm de curso para que se possam enfrentar todas as dificuldades que se possam encontrar nos trilhos.

Deixa-te seduzir pelo maravilhoso mundo das bicicletas todo terreno – MERIDA MATTS!

O cOMeÇO De UMa

lONGa aMIzaDe

60 RíGIDaS

MATTS PRO SE

QUADRO Matts DT-D VELOCIDADES 27 TAMANHO 14.5-16-18-20-22-24 COR Black(white) FORQUETA RST GILA ML 100 DESVIADOR T Shimano Alivio-9 DESVIADOR F Shimano Alivio low 31.8 SHIFTERSShimano SL-M430-3 / -9 TRAVÕES Tektro Draco 180/160 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano M430 44-32-22 CORRENTE Shimano CN-HG53 EIXO PEDALEIRO Cartridge Bearing CUBOS Disc-F AlloyAROS Matts D RAIOS stainless silver CASSETE Shimano CS-HG50-9 11-34 PNEUS MERIDA RACE 2.1 GUIADOR XM Comp CEN 31.8 R20 620 AVANCO XM Speed CEN 31.8 15 CAIXA DE DIRECÇÃO M10Neck ESPIGÃO DE SELIM XM Speed D SB20 31.6 SELIM XM Cross comfort PEDALS XC Steel PUNHOS MERIDA ABRAÇADEIRA DE SELIM F QR 31.8

MATTS 60-D

QUADRO Matts DT-Kmount-D VELOCIDADES 27 TAMANHO 16-18-20-22" COR White(black-red) FORQUETA RST Gila 100 TnL DESVIADOR T Shimano SLX-9 DESVIADOR F Shimano Alivio low 31.8SHIFTERS Shimano SL-M430-3 / SL-M430-9 TRAVÕES Tektro Draco 180/160 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano Alivio 44-32-22 CORRENTE Shimano CN-HG53 EIXO PEDALEIRO Shimano CartridgeCUBOS Disc-F Alloy / Disc-R Alloy AROS Matts Disc RAIOS Silver stainless CASSETE Shimano CS-HG50-9 11-34 PNEUS Merida Race 2.1 GUIADOR X-Mission Comp CEN 31.8 R20 620 mm AVANCOX-Mission Speed CEN 31.8 15° CAIXA DE DIRECÇÃO A-Head ESPIGÃO DE SELIM X-Mission Speed D SB20 27.2 SELIM X-Mission Line PEDALS XC Alloy

61RíGIDaS

MATTS 20-MD

QUADRO Matts DT-Kmount-D VELOCIDADES 24 TAMANHO 16-18-20-22" COR 1. MD:Black(white) 2. V:Dark red(white) FORQUETA RST Gila ML 100 DESVIADOR T Shimano Acera-X DESVIADOR F ShimanoM190 34.9-42 SHIFTERS Shimano EF51-3 / EF51-8 TRAVÕES Hayes MX-4 160/160 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano 42-34-24 CG CORRENTE Shimano CN-HG40 EIXO PEDALEIRO Cartridge BearingCUBOS Disc-F Alloy / Disc-R Alloy AROS Matts D RAIOS Steel UCP CASSETE Shimano CS-HG40-8 11-32 PNEUS Merida 2.1 GUIADOR X-Mission Comp CEN 31.8 R20 620 AVANCO X-Mission Speed CEN31.8 15° CAIXA DE DIRECÇÃO A-Head ESPIGÃO DE SELIM XM Speed D SB20 27.2 SELIM X-Mission Cross Comfort PEDALS XC Steel PUNHOS MERIDA ABRAÇADEIRA DE SELIM F QR 31.8

MATTS 40-D

QUADRO Matts DT-Kmount-D VELOCIDADES 24 TAMANHO 16-18-20-22" COR Black(orange) FORQUETA RST Gila 100 ML DESVIADOR T Shimano Alivio-8 DESVIADOR F Shimano M190 low 31.8 -42TSHIFTERS Shimano SL-M360 Rapidfire TRAVÕES Tektro Draco 180/160 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano M131 42-34-24 CG CORRENTE Shimano CN-HG40 EIXO PEDALEIRO Shimano CartridgeCUBOS Disc-F Alloy / Disc-R Alloy AROS Matts Disc RAIOS Silver stainless CASSETE Shimano CS-HG30-8 11-32 PNEUS Merida 2.1 GUIADOR X-Mission Speed CEN R30 620 mm AVANCO X-Mission SpeedCEN 31.8 15° CAIXA DE DIRECÇÃO A-Head ESPIGÃO DE SELIM X-Mission Speed D SB20 27.2 SELIM X-Mission Cross Comfort PEDALS XC Steel

disPoNÍVel VersÃo V Brake e eM VerMelHo

62 RíGIDaS

MATTS 2

QUADRO ALLOY 6061 VELOCIDADES 21 TAMANHO 14"/16"/18"/20" COR 1. White 2. Red FORQUETA ZOOM 386 DESVIADOR T SHIMANO TX 31 DESVIADOR F DNP -42T SHIFTERS SHIMANO EF51 rapidFireTRAVÕES V.BRAKE ALHONGA - Black - CONJUNTO PEDALEIRO MATTS ALU- 22x32x42 CORRENTE KMC CUBOS Black w /QR FR AROS Black - MD - 36h CASSETE SHIMANO TZ 21 PNEUS RBN - Saurus26x1,95 GUIADOR BK- rise 6 AVANCO AHEAD TDS 145 - BK CAIXA DE DIRECÇÃO Oversize 1" 1/8 - BK ESPIGÃO DE SELIM Alloy 27,2x300 mm- BK SELIM MERIDA PEDALS VP - normal - 872B -

MATTS 4-V

QUADRO ALLOY 6061 VELOCIDADES 24 TAMANHO 14"/16"/18"/20" COR Metallic black FORQUETA SR SUNTOUR XCT MLO DESVIADOR T SHIMANO ACERA DESVIADOR F SHIMANO C 050 SHIFTERSSHIMANO EF 60 rapidFire TRAVÕES V.BRAKE ALHONGA - Black - CONJUNTO PEDALEIRO MATTS ALU- 22x32x42 CORRENTE KMC CUBOS Black w /QR F&R AROS DW - HYPNO - RD -36h CASSETE SHIMANOCST 8v PNEUS KENDA 26x1,95 GUIADOR BK- rise 6 - SSBED AVANCO AHEAD TDS 340 - SSBED CAIXA DE DIRECÇÃO Oversize 1" 1/8 - BK ESPIGÃO DE SELIM Alloy 27,2x300 mm- BK SELIM MERIDAPEDALS VP - normal - 872B -

disPoNÍVel eM VerMelHo

disPoNÍVel VersÃo CoM disCos MeCÂNiCos

63RíGIDaS

dakarUma grande delícia para os riders mais pequenos: os nossos modelos de criança permitem pedalar completamente desde o princípio – a MERIDA leva estas bikes tão a sério como as topos de gama dos mais crescidos!

Todas as versões se inspiram em configurações e geometrias apropriadas para a idade: bicicletas de aprendizagem de 12“ ou 16“ com estabilizadores (respectivamente disponíveis em duas cores para meninos e para meninas); ou as DAKAR 620 GIRL/BOY e 624 GIRL/BOY – com quadros de alumínio super--sólidos específicos mesmo para veementes aventuras sem deformações. Acrescente-se, os preços razoáveis para que os pais não tenham problemas em actualizar as bicicletas dos seus filhos à medida que vão crescendo!

Pontos altos do programa juvenil MERIDA: A nossa – não só visualmente – para “crescidos“ 624 SUS (24“ suspensão total) bem como as ultra leves rígidas CHAMPION e TEAM. Graças ao peso abaixo de 11kg, com suspensões sensíveis, rodas de grande qualidade e transmissão Shimano/FSA, a nossa TEAM respresenta a entrada no mundo da competição sem compromissos.

Não interessa quando começam as crianças a dar as primei-ras pedaladas numa MERIDA – diversão, qualidade e respon-sabilidade acompanham-nas desde o primeiro dia.

paRa OS MaIS peqUeNOS

aDepTOS Da MeRIDa!

64 KIDS

MATTS Junior

QUADRO ALLOY 6061 VELOCIDADES 21 TAMANHO 13,5" COR White FORQUETA SR M3000 - 24" DESVIADOR T SHIMANO TX 31 DESVIADOR F DNP -42T SHIFTERS SHIMANO EF51 rapidFire TRAVÕESV.BRAKE ALHONGA - Black - CONJUNTO PEDALEIRO MATTS ALU- 22x32x42 CORRENTE KMC CUBOS Black w /QR FR AROS Black - MD - 36h CASSETE SHIMANO TZ 21 PNEUS RBN -Neptune - 24x1,90GUIADOR BK- rise 6 AVANCO AHEAD TDS 61 - BK CAIXA DE DIRECÇÃO Oversize 1" 1/8 - BK ESPIGÃO DE SELIM Alloy 27,2x300 mm- BK SELIM MERIDA PEDALS VP - normal - 872B -

NINETY-SIX Junior 624-sus

QUADRO Ninety-Six24-Sus-V VELOCIDADES 21 TAMANHO 13" COR White/Black(team green) FORQUETA SR M3000AL 50 DESVIADOR T Shimano TX31 DESVIADOR F Shimano TZ30 SHIFTERS ShimanoRS31-3 / Shimano RS31-7 TRAVÕES V-Brake Linear CONJUNTO PEDALEIRO SR XCT-JR-42-32-22 CG CORRENTE Z50 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS Alloy QR AROS Alloy RAIOS Steel CP CASSETEShimano MF-TZ21 14-28 PNEUS 1.95 GUIADOR X-Mission CEN Steel Rise 540 AVANCO A-Head CAIXA DE DIRECÇÃO A-Head ESPIGÃO DE SELIM Alloy 27.2 SELIM X-Mission Kid PEDALS XC Steel

65KIDS

DAKAR 620-V

QUADRO D620 Alloy VELOCIDADES 7 TAMANHO 9.5"-Girl COR 1. Green(black) 2. White/magenta FORQUETA SR M3000AL DESVIADOR T Shimano TX SHIFTERS Shimano RS31-7 TRAVÕES V-Brake LinearCONJUNTO PEDALEIRO Steel 40 DG CORRENTE Z50 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS Alloy QR AROS Alloy CASSETE Shimano TZ21 14-28 PNEUS 1.95 GUIADOR Steel Rise 540 AVANCO A-Head CAIXA DEDIRECÇÃO A-Head ESPIGÃO DE SELIM Alloy 27.2 SELIM X-Mission Kid PEDALS Kid PP PUNHOS Kraton

DAKAR 624-V

QUADRO D624 Alloy VELOCIDADES 21 TAMANHO 11"-Boy / 10.5"-Girl COR 1. Black(white) 2. Blue(white) 3. White(silver) FORQUETA SR M3000AL DESVIADOR T Shimano TZ30 DESVIADOR F ShimanoTZ30/ TX31 SHIFTERS Shimano RS-3 / Shimano RS-7 TRAVÕES V-Brake Linear CONJUNTO PEDALEIRO SR CW-XCC-T102 42-34-24 CG CORRENTE Z50 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS Alloy QR AROSAlloy CASSETE Shimano TZ PNEUS 1.95 GUIADOR Steel Rise 540 AVANCO A-Head CAIXA DE DIRECÇÃO A-Head ESPIGÃO DE SELIM Alloy 27.2 SELIM X-Mission Kid PEDALS XC Steel PUNHOS Kraton

DAKAR 624-V

QUADRO D624 Alloy VELOCIDADES 21 TAMANHO 11"-Boy / 10.5"-Girl COR 1. Black(white) 2. Blue(white) 3. White(silver) FORQUETA SR M3000AL DESVIADOR T Shimano TZ30 DESVIADOR F ShimanoTZ30/ TX31 SHIFTERS Shimano RS-3 / Shimano RS-7 TRAVÕES V-Brake Linear CONJUNTO PEDALEIRO SR CW-XCC-T102 42-34-24 CG CORRENTE Z50 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS Alloy QR AROSAlloy CASSETE Shimano TZ PNEUS 1.95 GUIADOR Steel Rise 540 AVANCO A-Head CAIXA DE DIRECÇÃO A-Head ESPIGÃO DE SELIM Alloy 27.2 SELIM X-Mission Kid PEDALS XC Steel PUNHOS Kraton

66 KIDS

DAKAR 612-Coaster

QUADRO D612 Alloy-Coaster VELOCIDADES 1 TAMANHO 7.5"-Boy/Girl COR 1. Light blue 2. White 3. Green FORQUETA Rigid Alloy TRAVÕES Side Pull / --- CONJUNTO PEDALEIRO Steel 28T 76L CORRENTEZ410 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS Steel NT / Steel Coaster AROS Alloy RAIOS Steel CP CASSETE Single Freewheel PNEUS Kid 2.2 GUIADOR Kid Alloy Rise AVANCO General CAIXA DE DIRECÇÃOGeneral ESPIGÃO DE SELIM attached SELIM Kid PEDALS Kid PP PUNHOS Kid ABRAÇADEIRA DE SELIM Allen

DAKAR 616-Coaster

QUADRO D616 Alloy-Coaster VELOCIDADES 1 TAMANHO 8"-Boy/Girl COR 1. Green 2. Red 3. Pink FORQUETA Rigid Alloy TRAVÕES Side Pull / --- CONJUNTO PEDALEIRO Steel 28T 89L CORRENTE Z410AEIXO PEDALEIRO attached CUBOS Steel NT / Steel Coaster AROS Alloy RAIOS Steel CP CASSETE Single Freewheel PNEUS Kid 2.1 GUIADOR Kid Alloy Rise AVANCO Ahead Kid CAIXA DE DIRECÇÃO A-HeadESPIGÃO DE SELIM attached SELIM Kid PEDALS Kid PP PUNHOS Kid ABRAÇADEIRA DE SELIM Allen

67KIDS

Muitas mulheres usam bicicletas pensadas e construídas para os homens. Mas devido ao esforço do departamento de I&D da MERIDA esses desconfortáveis dias acabaram: A nos-sa linha feminina é especialmente desenhada para que elas se divirtam muito a cada pedalada na estrada e na montanha – desde o primeiro olhar antes de começar a pedalar até à bebida recuperadora depois de uma longa saída!

Desde o desenvolvimento inicial até aos modelos finais que chegam ao mercado, os modelos para elas seguem um con-ceito consistente. Isto significa que as geometrias correspon-dem às suas necessidades, anatômicas e ergonomicamente equilibradas nas suas configurações, e componentes que têm em conta que normalmente a estatura delas é mais baixa. Não interessa se são modelos de estrada ou de montanha: todos os quadros JULIET começam num tamanho inferior ao XXS correspondente ao masculino. Por isso, também as senhoras com uma estatura mais baixa desfrutam de uma posição segura quando sentadas no selim e podem confor-tavelmente desmontar em qualquer situação – resultado de um centro de gravidade mais baixo. Acrescente-se ainda, que temos um modelo para as apaixonadas pela velocidade: a nossa super-rápida SCULTURA EVO JULIET bem como mo-delos de montanha com a JULIET LITE, todas representantes genuínas do nosso espírito competitivo!

Na gama 2011, a MERIDA incluí no portfólio três opções para elas com a vantagem de montar pneus mais finos para asfalto. Ao mesmo tempo, temos orgulho em apresentar dois modelos para as ciclistas que preferem pedalar por trilhos ou estradas florestais. Todas as JULIET estão equipadas com compo-nentes específicos para elas. Para lá das versões orientadas para a competição, os restantes modelos caracterizam-se por terem geometrias confortáveis, com tubos de direcção mais compridos para que proporcionem uma posição mais vertical quando estão sentadas no selim. Todas as JULIET para BTT também têm suspensões optimizadas para pesos mais baixos das ciclistas.

Performances Premium para senhoras activas – MERIDA JULIET

JulietaTRaeNTeS Na eSTRaDa

e Na MONTaNha

68 laDy BIKeS

ONE-TWENTY Juliet 1000-D

QUADRO One-Twenty Pro-D-Single BC C-Link VELOCIDADES 30 TAMANHO 16-18" COR Anthracite/White FORQUETA Rock Shox Recon Gold TK Soloair 120 Taper AMORTECEDOR DT M210 50 LockoutDESVIADOR T Shimano XT-10 DESVIADOR F Shimano SLX high 34.9 SHIFTERS Shimano SLX Rapidfire / Rapidfire-10 TRAVÕES Shimano M505 180/180 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano SLX-1042-32-24 CORRENTE Shimano CN-HG74-10 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS Shimano M595 centerlock AROS Merida XD Lite RAIOS Black+White stainless CASSETE Shimano CS-HG81-10 11-36PNEUS Schwalbe Rocket Ron 2.1 Performance GUIADOR FSA XC 282L OS R18 660 AVANCO FSA OS-150 6° CAIXA DE DIRECÇÃO Big Conoid Neck ESPIGÃO DE SELIM FSA SL280 SB25 31.6 SELIMX-Mission Juliet Pro PEDALS Shimano M520

explicação da geometria Juliet Mais, MelHor, e Mais loNgeComparadas com as nossas bicicletas de competição, os modelos Juliet dispõe de tubos de direcção mais altos, eixos de pedaleiro mais baixos, e tubos horizontais mais inclinados - mas porquê? Um tubo de direcção elevado aumenta o conforto, mesmo nas saídas mais longas. Também, a configuração da JULIET permite à utilizadora colocar os pés nos chão quase imediatamente, em caso de necessidade. Por último, esta geometria permite às ciclistas uma maior diversão em qualquer terreno. Esta é a explicação.

69laDy BIKeS

JULIET 40-D N2

QUADRO Juliet DT-Kmount-D TAMANHO 14.5-16-18" COR White/Metallic orange FORQUETA RST Gila ML 80 DESVIADOR T Shimano Alivio 8 DESVIADOR F Shimano M190 low 31.8-42 SHIFTERS ShimanoSL-M360 rapidfire TRAVÕES Tektro Draco 180/160 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano M131 42-34-24 CG CORRENTE Shimano CN-HG40 EIXO PEDALEIRO Shimano cartridge CUBOS Disc Alloy AROSJuliet D RAIOS stainless silver CASSETE Shimano CS-HG30-8 11-32 PNEUS CST C1348 1.95 GUIADOR XM Speed CEN R30 600 AVANCO XM Speed CEN 15 CAIXA DE DIRECÇÃO A-Head ESPIGÃO DE SELIMXM Speed D SB20 27.2 SELIM Juliet 172 PEDALS XC Steel PUNHOS Ergo Double ABRAÇADEIRA DE SELIM Alloy QR 31.8

JULIET Lite 1000-D

QUADRO Matts Lite-D-Single EG PM VELOCIDADES 30 TAMANHO 16-18" COR Mango/White FORQUETA Rock Shox Recon Gold TK Soloair 100 DESVIADOR T Shimano XT-10 DESVIADOR F Shimano SLX low34.9 SHIFTERS Shimano SLX Rapidfire / Rapidfire-10 TRAVÕES Shimano M505 180/160 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano SLX-10 42-32-24 CORRENTE Shimano CN-HG74-10 EIXO PEDALEIROattached CUBOS Shimano M595 centerlock AROS Merida XD Lite RAIOS Black+White stainless CASSETE Shimano CS-HG81-10 11-36 PNEUS Schwalbe Rocket Ron 2.1 Performance GUIADOR FSA XC282L OS R18 660 AVANCO FSA OS-150 6° CAIXA DE DIRECÇÃO FSA BB-410 Neck ESPIGÃO DE SELIM FSA SL250 SB20 27.2 SELIM X-Mission Juliet Pro PEDALS Shimano M520 PUNHOS Lock Ring ProABRAÇADEIRA DE SELIM Merida Aero 32 Allen ST

70 laDy BIKeS

JULIET 15-V

QUADRO Juliet DT V VELOCIDADES 24 TAMANHO 14.5-16-18" COR White/Purple FORQUETA SR Suntour XCT V2 80 DESVIADOR T Shimano Acera-X DESVIADOR F Shimano M190 31.8 -42t SHIFTERSShimano EF51-3 / EF51-8 TRAVÕES V-Brake Linear CONJUNTO PEDALEIRO Shimano 42-34-24 CG CORRENTE Shimano CN-HG40 EIXO PEDALEIRO Cartridge Bearing CUBOS Alloy QR / Shimano RM30-8AROS Juliet V RAIOS Steel CP CASSETE Sunrace Cassette-8 11-32 PNEUS Merida 1.95 GUIADOR X-Mission Speed Alloy Rise 600 AVANCO X-Mission CEN 15° CAIXA DE DIRECÇÃO A-Head ESPIGÃO DESELIM XM Speed D SB20 27.2 SELIM Juliet 172 PEDALS XC Steel PUNHOS Ergo Double ABRAÇADEIRA DE SELIM F QR 31.8

JULIET 20-MD

QUADRO Juliet DT-Kmount-D VELOCIDADES 24 TAMANHO 14.5-16-18" COR White/Light blue FORQUETA RST Gila ML 80 DESVIADOR T Shimano Acera-X DESVIADOR F Shimano M190 31.8 -42t SHIFTERSShimano EF51-3 / EF51-8 TRAVÕES Hayes MX-4 160/160 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano 42-34-24 CG CORRENTE Shimano CN-HG40 EIXO PEDALEIRO Cartridge Bearing CUBOS Disc-F Alloy /Disc-R Alloy AROS Juliet D RAIOS Steel CP CASSETE Shimano CS-HG40-8 11-32 PNEUS Merida 1.95 GUIADOR X-Mission Speed Alloy Rise 600 AVANCO X-Mission CEN 15° CAIXA DE DIRECÇÃO A-HeadESPIGÃO DE SELIM XM Speed D SB20 27.2 SELIM Juliet 172 PEDALS XC Steel PUNHOS Ergo Double ABRAÇADEIRA DE SELIM F QR 31.8

71laDy BIKeS

JULIET 5-V N2

QUADRO Juliet DT V TAMANHO 14.5-16-18" COR White/Purple FORQUETA SR M3000A 63 DESVIADOR T Shimano TX31 DESVIADOR F Shimano TZ30 31.8-42 SHIFTERS Shimano SL-RS35 3 / 7 TRAVÕESV-Brake Linear CONJUNTO PEDALEIRO Shimano M131 42-34-24 CG CORRENTE KMC Z51 EIXO PEDALEIRO Cartridge Bearing CUBOS Alloy QR AROS Juliet V RAIOS Steel UCP CASSETE Shimano MF-TZ2114-28 PNEUS CST C1348 1.95 GUIADOR XM CEN Steel R30 600 AVANCO X-Mission CEN 15° CAIXA DE DIRECÇÃO A-Head ESPIGÃO DE SELIM XM Speed D SB20 27.2 SELIM Juliet 172 PEDALS PP PedalPUNHOS Short Kraton ABRAÇADEIRA DE SELIM Alloy QR 31.8

JULIET 10-V

QUADRO Juliet DT V VELOCIDADES 21 TAMANHO 14.5-16-18" COR White/Metallic black FORQUETA SR Suntour XCT V2 80 DESVIADOR T Shimano Altus DESVIADOR F Shimano TY10-42t SHIFTERSShimano EF51-3 / EF51-7 TRAVÕES V-Brake Linear CONJUNTO PEDALEIRO Shimano 42-34-24 CG CORRENTE Shimano UG51 EIXO PEDALEIRO Cartridge Bearing CUBOS Alloy QR AROS Juliet V RAIOSSteel CP CASSETE Shimano MF-TZ21 14-28 PNEUS Merida 1.95 GUIADOR X-Mission CEN STEEL Rise 600 AVANCO X-Mission CEN 15° CAIXA DE DIRECÇÃO A-Head ESPIGÃO DE SELIM Alloy CEN 27.2SELIM Juliet 172 PEDALS XC Steel PUNHOS Ergo Single ABRAÇADEIRA DE SELIM F QR 31.8

72 laDy BIKeS

RIDE Juliet 91-com

QUADRO Ride Speed-Single VELOCIDADES 18 TAMANHO 44-47-50-52-[54] cm COR Anthracite(white) FORQUETA Road CF-S DESVIADOR T Shimano Sora SS DESVIADOR F Shimano Sora 34.9 DoubleSHIFTERS Shimano Sora-2 / Sora-9 TRAVÕES Shimano Sora CONJUNTO PEDALEIRO Shimano Sora 50-34 CORRENTE Shimano CN-HG53 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS Shimano 2200 AROS AlexRace24-White-NC RAIOS White stainless-S CASSETE Shimano CS-HG50-9 11-25 PNEUS Maxxis Detonator 25 60 GUIADOR FSA Vero Compact OS AVANCO X-Mission Comp Lite CEN OS -8° CAIXA DEDIRECÇÃO M10 Neck ESPIGÃO DE SELIM XM Comp D SB15 27.2 SELIM X-Mission Juliet PEDALS no

SCULTURA Evo Juliet 904-com

QUADRO Scultura Nano VELOCIDADES 20 TAMANHO 44-47-50-52 cm COR White/UD Carbon(purple) FORQUETA Road CF-S DESVIADOR T Shimano 105SS DESVIADOR F Shimano 105 Double SHIFTERSShimano 105-2 / 105-10 TRAVÕES Shimano 105 CONJUNTO PEDALEIRO Shimano 105 50-34 CORRENTE Shimano CN-5600 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS Shimano 105 AROS Alex Race24-White-NCRAIOS White stainless-S CASSETE Shimano CS-5700 11-25 PNEUS Vittoria Rubino Pro Slick 23 60 KV GUIADOR Controltech ONE Road OS AVANCO Controltech ONE -6° CAIXA DE DIRECÇÃO FSA BB-410Neck ESPIGÃO DE SELIM Controltech ONE-CF SB10 31.6 SELIM X-Mission Juliet Pro PEDALS no

73laDy BIKeS

Cross Way

A MERIDA CROSSWAY significa sprints potentes, endurance, conforto e funcionalidade – a tua liberdade em duas rodas dentro e fora de estrada! Não interessa se são curtas saídas pela vizinhança ou extensas viagens con alforges – a nossa CROSSWAY é a tua fiável companheira em quem podes con-fiar!

Sem qualquer dúvida, o seu carácter versátil é o seu ponto forte: Graças ao quadro em alumínio leve mas extremamente sólido: a nossa CROSSWAY é bastante dura. Com até 63mm de curso na suspensão dianteira (parcialmente bloqueável)também permite aventuras por estradas de gravilha ou flo-restais. Sem dúvida ideal para: alguns modelos compensam o terreno irregular e mesmo algumas crateras com a ajuda de espigões de selim com amortecimento.

Simultaneamente, o seu carácter multifuncional atribui a esta série capacidades para rodar por estradas asfaltadas: Por montar pneus mistos, a nossa CROSSWAY rola suavemente em estradas e ciclovias. Com transmissão de 27 velocidades oferece energia e reservas suficientes para enfrentar longas subidas. O tubo de direcção CONE HEAD garante sempre uma direcção precisa, e trajectórias e mudanças de direcção suaves. Por último mas também importante: poderosos discos de travão e também hidráulicos fornecem uma grande capa-cidade de travagem em segurança em qualquer situação a alta velocidade.

Uma brilhante mescla entre qualidades estrada e fora dela – MERIDA CROSSWAY!

BIcIcleTaS DeSpORTIVaS

paRa pRaTIcaNTeS MUlTIFaceTaDOS

74 cROSS

CROSSWAY TFS 300-D / -Lady

QUADRO Crossway TFS-D VELOCIDADES 27 TAMANHO 46-48-52-55-46L-50L cm COR Silk black(white FORQUETA SR Suntour NEX4610-D-HLO 63 LO DESVIADOR T Shimano XT-9 DESVIADOR F ShimanoAlivio low 31.8 SHIFTERS Shimano SL-M430-3 / SL-M430-9 TRAVÕES Shimano M445 180/160 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano M441 48-36-26 CG CORRENTE Shimano CN-HG53 EIXO PEDALEIROShimano Cartridge CUBOS Shimano RM65 AROS Cross Pro D RAIOS Black stainless CASSETE Shimano CS-HG50-9 11-32 PNEUS Merida Speed 40 Reflex GUIADOR X-Mission Comp Alloy R30 600AVANCO Adjustable XM A-Head CAIXA DE DIRECÇÃO Conoid ESPIGÃO DE SELIM Suspension One D 27.2 SELIM X-Mission Cross Sport PEDALS XC Alloy

75cROSS

CROSSWAY 15-V / -Lady

QUADRO Crossway DT-V VELOCIDADES 24 TAMANHO 44-48-52-55-42L-46L-50L-54L cm COR White(black/green) FORQUETA Suntour SR M3000AL 50 DESVIADOR T Shimano Acera-X DESVIADOR FShimano M191 31.8 -48t SHIFTERS Shimano EF51-3 / EF51-8 TRAVÕES V-Brake Linear CONJUNTO PEDALEIRO Shimano M131 48-38-28 CG CORRENTE Shimano CN-HG40 EIXO PEDALEIRO CartridgeBearing CUBOS Alloy QR / Shimano RM30-8 AROS Cross V RAIOS Steel CP CASSETE Sunrace Cassette-8 11-32 PNEUS CST Cross 40 GUIADOR X-Mission Speed Alloy Rise 600 AVANCO Adjustable A-HeadCAIXA DE DIRECÇÃO A-Head ESPIGÃO DE SELIM Suspension Alloy 27.2 SELIM Crossway PEDALS XC Steel

CROSSWAY TFS 100-D / -Lady

QUADRO Crossway TFS-D VELOCIDADES 24 TAMANHO 46-48-52-55-46L-50L cm COR Metallic white(anthracite) FORQUETA RST Neon TnL 50 DESVIADOR T Shimano Alivio 8 DESVIADOR F Shimano M310low 31.8-48 SHIFTERS Shimano SL-M360 Rapidfire TRAVÕES Tektro Draco 160/160 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano M311 48-38-28 CG CORRENTE Shimano CN-HG50 EIXO PEDALEIRO ShimanoCartridge CUBOS Disc-F Alloy / Disc-R Alloy AROS Cross Pro D RAIOS Black stainless CASSETE Shimano CS-HG40-8 11-32 PNEUS Merida Speed 40 Reflex GUIADOR X-Mission Comp Alloy R30 600AVANCO Adjustable XM A-Head CAIXA DE DIRECÇÃO Conoid ESPIGÃO DE SELIM Suspension One D 27.2 SELIM X-Mission Cross Sport PEDALS XC Alloy

76 cROSS

CROSSWAY 5-V N2 / -Lady

QUADRO Matts DT-V VELOCIDADES 21 TAMANHO 44-48-52-55-58-42L-46L cm COR 1. Anthracite 2. White FORQUETA SR M3000A 50 DESVIADOR T Shimano Altus DESVIADOR F Shimano TX.51 31.8 -48tSHIFTERS Shimano EF51-3 / EF51-7 TRAVÕES V-Brake Linear CONJUNTO PEDALEIRO Shimano M131 48-38-28 CG CORRENTE KMC Z51 EIXO PEDALEIRO Cartridge Bearing CUBOS Alloy QR AROS Cross VRAIOS Steel CP CASSETE Shimano MF-TZ21 14-28 PNEUS CST Cross 40 GUIADOR X-Mission CEN Steel Rise 600 AVANCO Adjustable A-Head CAIXA DE DIRECÇÃO A-Head ESPIGÃO DE SELIM SuspensionAlloy 27.2 SELIM Crossway PEDALS XC Steel

CROSSWAY 10-V / -Lady

QUADRO Crossway DT-V VELOCIDADES 21 TAMANHO 44-48-52-55-42L-46L-50L-54L cm COR Matt Titanium(white/red) FORQUETA Suntour SR M3000AL 50 DESVIADOR T Shimano Altus DESVIADOR FShimano TX.51 31.8 -48t SHIFTERS Shimano EF51-3 / EF51-7 TRAVÕES V-Brake Linear CONJUNTO PEDALEIRO Shimano M131 48-38-28 CG CORRENTE Shimano UG51 EIXO PEDALEIRO CartridgeBearing CUBOS Alloy QR AROS Cross V RAIOS Steel CP CASSETE Shimano MF-TZ21 14-28 PNEUS CST Cross 40 GUIADOR X-Mission CEN Steel Rise 600 AVANCO Adjustable A-Head CAIXA DE DIRECÇÃOA-Head ESPIGÃO DE SELIM Suspension Alloy 27.2 SELIM Crossway PEDALS XC Steel

77cROSS

S-PRESSO 300-D

QUADRO S-Presso-D-Single VELOCIDADES 27 TAMANHO 45-50-55-45L-50L cm COR Silk black FORQUETA AL Straight Disc DESVIADOR T Shimano XT-9 DESVIADOR F Shimano Alivio low 31.8 SHIFTERSShimano SL-M430-3 / SL-M430-9 TRAVÕES Shimano M445 160/160 mm CONJUNTO PEDALEIRO Shimano M441 48-36-26 CG CORRENTE Shimano CN-HG53 EIXO PEDALEIRO Shimano Cartridge CUBOSShimano RM65 AROS S-Presso Disc RAIOS Black stainless CASSETE Shimano CS-HG50-9 11-32 PNEUS Maxxis Detonator 32 GUIADOR X-Mission Comp CEN Flat 580 AVANCO X-Mission Comp CEN CAIXADE DIRECÇÃO Conoid ESPIGÃO DE SELIM XM Speed D SB20 27.2 SELIM X-Mission Line PEDALS XC Alloy

78 cROSS

City 9300

QUADRO ALU 6061 VELOCIDADES 24 TAMANHO 43;48 cm COR Anthracite FORQUETA Suntour CR 8V DESVIADOR T SHIMANO ACERA DESVIADOR F SHIMANO SHIFTERS SHIMANO EZ-Fire Plus 3/8 TRAVÕESTEKTRO V-BRAKE 845 CONJUNTO PEDALEIRO SHIMANO M191- 48-38-28 CORRENTE SHIMANO HG 50 CUBOS SHIMANO DH-3N30/SH RM30 AROS RMX L719 RAIOS STEEL CASSETE SM HG30-8 11-32PNEUS TRAX GUIADOR TRANZ X Alu AVANCO Alu règlable 4 vis CAIXA DE DIRECÇÃO GENERAL ESPIGÃO DE SELIM Alu Suspension 27,2 SELIM Selle Royal FRECCIA PEDALS VP 810

Freeway 9300

QUADRO ALU 6061 VELOCIDADES 24 TAMANHO 46;51;56 cm COR Anthracite FORQUETA Suntour CR 8V DESVIADOR T SHIMANO ACERA DESVIADOR F SHIMANO SHIFTERS SHIMANO EZ-Fire Plus 3/8TRAVÕES TEKTRO V-BRAKE 845 CONJUNTO PEDALEIRO SHIMANO M191- 48-38-28 CORRENTE SHIMANO HG 50 CUBOS SHIMANO DH-3N30/SH RM30 AROS RMX L719 RAIOS STEEL CASSETE SM HG30-811-32 PNEUS TRAX GUIADOR TRANZ X Alu AVANCO Alu règlable 4 vis CAIXA DE DIRECÇÃO GENERAL ESPIGÃO DE SELIM Alu Suspension 27,2 SELIM Selle Royal FRECCIA PEDALS VP 810

79cROSS

CyClo Cross

Ciclo-Cross ainda é um dos mais duros desafios em duas rodas. As bicicletas correspondentes são puras máquinas de compe-tição, construídas a pensar na velocidade e durabilidade. Os atletas desta disciplina todo terreno são, praticamente duatletas: eles pedalam e transportam as suas bicicletas pelo terreno mais irregular – incluindo lama, raízes, cepos, subidas extremas e descidas arrepiantes. Por outras palavras: Ciclo Cross significam litros de suor e adrenalina.

Por isso, o êxito da MERIDA de Ciclo Cross baseia-se na intro-dução de verdadeiras jóias: em 2011, os pilotos de ciclo cross com ambições desportivas vão poder apreciar modelos comple-tamente novos, como o CYCLO CROSS CF TEAM e CF 907 – que cumprem todas as regras da UCI enquanto exibem muitos detalhes únicos. Um dos principais exemplos é a forqueta completamente em carbono com um equilíbrio brilhante entre uma soberba rigidez e a redução das vibrações durante a travagem. Outro detalhe é o quadro em carbono com uma caixa de pedaleiro ultra rígido e secções como o tubo de direcção – activamente suportado pelas escoras FLEX STAY para um conforto inimaginável. Esta configuração poupa muita energia de pedalada para os sprints finais: vibrações e mesmo impactos mais fortes estão reduzidos ao máximo! Quando é colocada ao ombro, torna-se claro que os especialistas do nosso departamento de I&D também são fogo-sos pilotos de competição: graças à passagem interna dos cabos e o baixo perfil dos tubos, esta bicicleta pode ser transportada tão efectivamente quanto possível – poupando segundos impor-tantes em direcção à subida ao lugar mais alto do pódio!

A nossa CYCLO CROSS 4 DISC também monta um conjunto po-tente de discos de travão para todos os amantes da velocidade, que acumulam quilômetros ao longo de todo o ano – sem impor-tar o estado do tempo: neste modelo de XC a capacidade de tra-vagem mantêm-se constantemente alta também em condições extremas de lama ou chuva.

A fina arte do Cross Country – MERIDA CYCLO CROSS!

a FINa aRTe DO

TODO TeRReNO

80 cyclO cROSS

Frame CYCLO CROSS CF Team

QUADRO CC CF Nano BG BB-30 TAMANHO 48-52-55-58 cm COR UD Carbon/White(team)

81cyclO cROSS

CYCLO CROSS CF 907

QUADRO CC CF Nano BG BB-30 VELOCIDADES 20 TAMANHO 48-52-55 cm COR UD carbon/White(red) FORQUETA BC CF Straight DESVIADOR T Shimano Ultegra SS DESVIADOR F Shimano 105 DoubleSHIFTERS Shimano Ultegra-2 / Ultegra-10 MANETES DE TRAVÃO Tektro RL721 TRAVÕES Tektro CR720 Cartridge CONJUNTO PEDALEIRO FSA SL-K 46-36 BB30 CORRENTE Shimano CN-5600 EIXOPEDALEIRO attached CUBOS Shimano Ultegra AROS Alex R475 Aero 30 RAIOS PSR 1.8 Black CASSETE Shimano CS-5700 12-27 PNEUS Maxxis Raze 35 Kevlar GUIADOR FSA Gossamer Ergo OS AVANCOFSA SLK -6° CAIXA DE DIRECÇÃO Big Conoid Hanger ESPIGÃO DE SELIM Merida CF Ultralite SB15 27.2 SELIM Selle Italia SL XC M PEDALS no

82 cyclO cROSS

CYCLO CROSS 3 Disc

QUADRO CC Comp-D-Single VELOCIDADES 18 TAMANHO 48-52-55-58 cm COR Silk titanium(white) FORQUETA CC AL Straight Disc DESVIADOR T Shimano Tiagra SS DESVIADOR F Shimano Tiagra 31.8SHIFTERS Shimano Tiagra-2 / Tiagra-9 MANETES DE TRAVÃO Tektro RL721 TRAVÕES Avid BB5 Road 160 CONJUNTO PEDALEIRO FSA Gossamer 46-36 MegaExo CORRENTE Shimano CN-HG53 EIXOPEDALEIRO attached CUBOS Road Disc AROS Alex XD Lite Disc RAIOS Black stainless CASSETE Shimano CS-HG50-9 12-25 PNEUS Maxxis Raze 35 Kevlar GUIADOR X-Mission Classic Road OS AVANCOX-Mission Comp OS CEN -7° CAIXA DE DIRECÇÃO FSA Orbit X ESPIGÃO DE SELIM XM Comp D SB15 27.2 SELIM X-Mission Line PEDALS no

CYCLO CROSS 5

QUADRO CC Lite-C-Single VELOCIDADES 20 TAMANHO 48-52-55-58 cm COR Silk Black(white) FORQUETA CC CF Bend DESVIADOR T Shimano Ultegra SS DESVIADOR F Shimano 105 Double SHIFTERSShimano Ultegra-2 / Ultegra-10 MANETES DE TRAVÃO Tektro RL721 TRAVÕES Tektro CR720 Cartridge CONJUNTO PEDALEIRO FSA Energy 46-36 Mega CORRENTE Shimano CN-5600 EIXO PEDALEIROattached CUBOS attached AROS Fulcrum Racing 7CX RAIOS attached CASSETE Shimano CS-5700 12-27 PNEUS Maxxis Raze 35 Kevlar GUIADOR FSA Gossamer Ergo OS AVANCO FSA OS-190 -6° CAIXADE DIRECÇÃO FSA Orbit X ESPIGÃO DE SELIM FSA XC190 SB0 27.2 SELIM Prologo Phorma Male PEDALS no

83cyclO cROSS

Os atletas de estradas são estetas: as viagens de roda fina são planeadas ao mínimo detalhe para garantir que nada fica ao acaso. É bom saber: que neste assunto, o nosso departamento e I&D persegue objectivos de desen-volvimento com o mesmo grau de precisão. Por isso, as máquinas de estrada da MERIDA não nos deliciam apenas com um visual surpreendente mas também com um carácter competitivo sem compromissos para realizar todos os desejos de velocidade.

Para 2011, a vasta gama MERIDA para estrada é coroada com uma puro-sangue de competição: a nossa ab-solutamente nova REACTO representa uma das mais atractivas combinações entre estrada e contra-relógio que alguma vez voaram sob o alcatrão! Graças à combinação de um design aerodinâmico com a tecnologia de ponta em carbono, a nossa cibernética REACTO está predestinada a alcançar os lugares de topo! Directamente na roda da REACTO: a nossa já clássica SCULTURA, que inspira ambiciosos ciclistas a alcançarem resultados surpreendentes. A gama MERIDA de estrada complementa-se com uma rica variedade de rápidos e seguros modelos em alumínio.

Não interessa se é alumínio ou carbono: as idênticas geometrias de todas as MERIDA RACE consistem em optimi-zação para alcançar mais velocidade. As configurações correspondentes incluem componentes como espigões de selim 31,6“, (REACTO: versão aero), pneus de 23“ e uma posição baixa e ergonómica do guiador – orientadas para a velocidade até ao último detalhe!

Deixa-te fascinar pela velocidade – MERIDA ROAD RACE!

road raCeFaScíNIO pela VelOcIDaDe

REACTO TEAM-20

QUADRO Reacto Nano BB-30 VELOCIDADES 20 TAMANHO 50-52-54-56 cm COR White/UD Carbon(Team) FORQUETA BC CF Superlite-S DESVIADOR T Sram RED DESVIADOR F Sram RED SHIFTERS SramRed-2 / Red-10 TRAVÕES Sram Red CONJUNTO PEDALEIRO FSA K-Force Lite 53-39 BB-30 CORRENTE Shimano CN-6700 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS attached AROS Sram S40 Clincher RAIOSattached CASSETE Sram OG-1070 12-25 PNEUS Vittoria Diamante Pro 23 220 KV GUIADOR FSA K-Force Carbon OS AVANCO FSA OS-99-CSI -6° CAIXA DE DIRECÇÃO Big Conoid Neck ESPIGÃO DE SELIMRevo CF Aero SELIM Selle Italia SLR XC M PEDALS no

86 ROaD

REACTO 909-20

QUADRO Reacto Nano VELOCIDADES 20 TAMANHO 52-54-56 cm COR Red/UD Carbon(white) FORQUETA BC CF Superlite-S DESVIADOR T Shimano Dura Ace DESVIADOR F Shimano Dura Ace SHIFTERSShimano Dura Ace-2 / Ace-10 TRAVÕES Shimano Dura Ace CONJUNTO PEDALEIRO Shimano Dura Ace 53-39 CORRENTE Shimano CN-6701 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS attached AROS Dura AceCarbon RAIOS attached CASSETE Shimano CS-7900 11-25 PNEUS Vittoria Diamante Pro 23 220 KV GUIADOR FSA K-Force Carbon OS AVANCO FSA SLK -6° CAIXA DE DIRECÇÃO Big Conoid Neck ESPIGÃODE SELIM Revo CF Aero SELIM Selle Italia SLR XC M PEDALS no

87ROaD

SCULTURA Evo 909-20 N2

QUADRO Scultura Nano BB-30 TAMANHO 52-54-56 cm COR White/Black FORQUETA EG CF lite-S DESVIADOR T Shimano Dura Ace DESVIADOR F Shimano Dura Ace SHIFTERS Shimano Dura Ace 2 / DuraAce 10 TRAVÕES Shimano Dura Ace CONJUNTO PEDALEIRO Shimano Dura Ace 53-39 CORRENTE Shimano CN 6701 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS attached AROS Shimano RS80 RAIOS attachedCASSETE CS 6700 11-25 PNEUS Vittoria Diamante Pro 23 GUIADOR FSA K-Force Carbon OS AVANCO FSA SLK 6° CAIXA DE DIRECÇÃO BB410 Neck ESPIGÃO DE SELIM Merida Carbon Ultralite SB15 31.6SELIM Selle Italia SLR XC PEDALS no

REACTO 907-com

QUADRO Reacto Nano BB-30 VELOCIDADES 20 TAMANHO 52-54-56 cm COR White/UD Carbon(red) FORQUETA BC CF Lite-S DESVIADOR T Shimano Ultegra SS DESVIADOR F Shimano Ultegra DoubleSHIFTERS Shimano Ultegra-2 / Ultegra-10 TRAVÕES Shimano Ultegra CONJUNTO PEDALEIRO FSA SL-K 50-34 BB-30 CORRENTE Shimano CN-5600 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS attached AROS DTSwiss R1700 RAIOS attached CASSETE Shimano CS-6700 PNEUS Vittoria Diamante Pro 23 220 KV GUIADOR FSA Energy Ergo OS AVANCO FSA SLK -6° CAIXA DE DIRECÇÃO Big Conoid Neck ESPIGÃO DESELIM Revo CF Aero SELIM Selle Italia SL XC M PEDALS no

88 ROaD

SCULTURA Evo 905-com

QUADRO Scultura Nano BB-30 VELOCIDADES 20 TAMANHO 47-50-52-54-56-58 cm COR Red / Frame:White/Blue FORQUETA EG CF Lite-S DESVIADOR T Shimano Ultegra SS DESVIADOR F ShimanoUltegra Double SHIFTERS Shimano Ultegra-2 / Ultegra-10 TRAVÕES Shimano Ultegra CONJUNTO PEDALEIRO FSA Energy 50-34 BB-30 CORRENTE Shimano CN-5600 EIXO PEDALEIRO attached CUBOSattached AROS DT Swiss R1900 RAIOS attached CASSETE Shimano CS-6700 11-25 PNEUS Vittoria Rubino Pro Slick 23 60 KV GUIADOR FSA Gossamer Ergo OS AVANCO FSA OS-190 -6° CAIXA DEDIRECÇÃO FSA BB-410 Neck ESPIGÃO DE SELIM FSA Team Issue SB25 31.6 SELIM Q-BIK PEDALS no

SCULTURA Evo 905-30

QUADRO Scultura Nano BB-30 VELOCIDADES 30 TAMANHO 47-50-52-54-56-58 cm COR Blue/White(black) FORQUETA EG CF Lite-S DESVIADOR T Shimano Ultegra-GS DESVIADOR F Shimano UltegraTriple SHIFTERS Shimano Ultegra-3 / Ultegra-10 TRAVÕES Shimano Ultegra CONJUNTO PEDALEIRO FSA Energy 52-39-30 CORRENTE Shimano CN-5600 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS attached AROSDT Swiss R1900 RAIOS attached CASSETE Shimano CS-6700 12-25 PNEUS Vittoria Rubino Pro Slick 23 60 KV GUIADOR FSA Gossamer Ergo OS AVANCO FSA OS-190 -6° CAIXA DE DIRECÇÃO FSA BB-410Neck ESPIGÃO DE SELIM FSA Team Issue SB25 31.6 SELIM Q-BIK PEDALS no

89ROaD

SCULTURA Evo 904-com

QUADRO Scultura Nano VELOCIDADES 20 TAMANHO 47-50-52-54-56-58 cm COR White/UD Carbon(yellow) FORQUETA Road CF-S DESVIADOR T Shimano 105SS DESVIADOR F Shimano 105 DoubleSHIFTERS Shimano 105-2 / 105-10 TRAVÕES Shimano 105 CONJUNTO PEDALEIRO Shimano 105 50-34 CORRENTE Shimano CN-5701 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS Shimano 105 AROS Merida MR33RAIOS Black stainless CASSETE Shimano CS-5700 11-25 PNEUS Vittoria Rubino Pro Slick 23 60 KV GUIADOR Controltech ONE Road OS AVANCO Controltech ONE -6° CAIXA DE DIRECÇÃO FSA BB-410Neck ESPIGÃO DE SELIM Controltech ONE-CF SB10 31.6 SELIM Q-BIK PEDALS no

SCULTURA Evo 904-30

QUADRO Scultura Nano VELOCIDADES 30 TAMANHO 47-50-52-54-56-58 cm COR White/UD Carbon(yellow) FORQUETA Road CF-S SHIFTERS Shimano 105-3 / 105-10 TRAVÕES Shimano 105 CONJUNTOPEDALEIRO Shimano 105 50-39-30 CORRENTE Shimano CN-5701 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS Shimano 105 AROS Merida MR33 RAIOS Black stainless CASSETE Shimano CS-5700 12-25 PNEUSVittoria Rubino Pro Slick 23 60 KV GUIADOR Controltech ONE Road OS AVANCO Controltech ONE -6° CAIXA DE DIRECÇÃO FSA BB-410 Neck ESPIGÃO DE SELIM Controltech ONE-CF SB10 31.6 SELIMQ-BIK PEDALS no

90 ROaD

RACE Lite 904-com

QUADRO Race Light-Single VELOCIDADES 20 TAMANHO [44]-47-50-52-54-56-[59] cm COR White/Blue FORQUETA BC CF Lite-S DESVIADOR T Shimano 105SS DESVIADOR F Shimano 105 DoubleSHIFTERS Shimano 105-2 / 105-10 TRAVÕES Shimano 105 CONJUNTO PEDALEIRO Shimano 105 50-39-30 CORRENTE Shimano CN-5701 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS Shimano 105 AROS MeridaMR33 RAIOS Black stainless-S CASSETE Shimano CS-5700 12-25 PNEUS Vittoria Rubino Pro Slick 23 60 KV GUIADOR FSA Gossamer Ergo OS AVANCO FSA OS-190 -6° CAIXA DE DIRECÇÃO Big ConoidNeck ESPIGÃO DE SELIM FSA SL250 SB20 31.6 SELIM Q-BIK PEDALS no

Frame RACE Lite 905-com

QUADRO Race Light-Single TAMANHO 47-50-52-54-56 cm COR Black/White

91ROaD

road ride

GRaNDe cONFORTO paRa

GRaNDeS peDalaDaS

A competição em estrada representa uma fascinação real: asfalto perfeito serpenteando por paisagens paradisíacas. Re-moinhos de ar passam por pernas incansáveis que pedalam sem parar. A combinação de sons produzidos pela corrente e o deslizar suave dos pneus. Ciclismo como este poderia durar para sempre. Mas nem todos os atletas de competição estão predestinados a passar horas a pedalar sob a influência da postura que caracteriza os profissionais, com o guiador colocado numa posição baixo, e esticado sobre a bicicleta: dependendo das pré-condições individuais, algumas grandes voltas podem terminar com dores nas costas e uma incomo-da sensação de que se fez algo errado.

A soberba solução para este problema: MERIDA ROAD RIDE! Estes bicicletas seguem as coordenadas de conceitos como conforto adaptado a máquinas de estrada que oferecem o máximo divertimento ao pedalar. Em comparação com os nossos modelos orientados para a competição, a série RIDE inclui algumas diferenças perceptíveis – cada uma representa uma completa e conveniente adição!

A principal diferença é a geometria do quadro: a frente do quadro RIDE está comparativamente mais alta devido ao seu longo tubo de direcção. Para além disso, a posição sentada mais vertical, isto também significa um acesso mais fácil às manetes de travão e de mudanças – também será possível travar e accionar as mudanças desde a posição mais alta do guiador. Escoras mais compridas resultam numa distância entre eixos mais larga. Para além, de serem também extre-mamente ágeis, os modelos RIDE deixam-se levar de uma forma mais suave quando comparadas com a nossa gama RACE. Igualmente importante: A bem pensada combinação de escoras mais finas, diâmetros mais pequenos do espigão de selim e pneus de 25” fornecem o conforto essencial para longas voltas ou para circular por estradas más difíceis.

Acrescenta apenas uma hora – graças à MERIDA ROAD RIDE!92 ROaD

Comparação de geometrias. road raCe / road ride

Muitos ciclistas perguntam-se como conseguem os seus “colegas“ passar horas em cima de uma bicicleta numa posição extrema-mente desconfortável. Por alguma razão: uma altura diferente entre o guiador e o selim (base para uma posição aerodinâmica) pode provocar dores de costas, tensão insuportável no pescoço, e stress nos pulsos aos ciclistas menos treinados. E devido a apenas montarem dois pratos com um grande número de dentes, alguns ciclistas nem sequer podem imaginar ultrapassar longas e inclina-das subidas.

Mas a MERIDA representa a opinião daqueles que com estes pro-blemas não se querem limitar à fascinação dos ciclistas de compe-tição, que representam um pequeno grupo de atletas bem treina-dos! Pelo contrário, os nossos especialistas de I&D passam muito tempo a pensar como esta atractiva modalidade de lazer, pode ser acessível a todos os aficionados do ciclismo. A solução: MERIDA ROAD RIDE!

A grande diferença entre o ciclismo divertido e o descontentamen-to é, em primeiro lugar e principalmente, o conceito do tubo de direcção mais alto: esta modificação sobe o guiador entre 3 e 5cm. Isto significa uma posição mais confortável e sem recorrer ao uso dos pouco atractivos espaçadores e que afectam a estabilidade da direcção. Resultado: uma coluna cervical menos curvada, menos stress lombar, e uma pressão mais ligeira aplicada sobre os pulsos e na zona que assenta no selim.

RIDE Lite 94-30

QUADRO Ride Lite-Single VELOCIDADES 30 TAMANHO [44]-47-50-52-54-56-[59] cm COR White(blue) FORQUETA BC CF Lite-S DESVIADOR T Shimano 105SS DESVIADOR F Shimano 105 Tripe SHIFTERSShimano 105-3 / 105-10 TRAVÕES Shimano 105 CONJUNTO PEDALEIRO Shimano 105 50-39-30 CORRENTE Shimano CN-5701 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS Shimano 105 AROS AlexRace24-White-NC RAIOS Black stainless-S CASSETE Shimano CS-5700 12-25 PNEUS Maxxis Detonator 25 60 Kevlar GUIADOR FSA Wing Compact OS AVANCO FSA OS-190 -6° CAIXA DE DIRECÇÃO BigConoid Neck ESPIGÃO DE SELIM FSA SL250 SB20 27.2 SELIM Q-BIK flow PEDALS no

Mas RIDE significa ainda mais: A moderada e alongada distância entre eixos (devido à extensão das escoras) permite um comportamento mais suave – de acordo com o mote “comprimento executado“! Em adicção, as escoras são propositadamente flexíveis – outro plus de conforto. Quilómetros relaxados são também outra das características graças ao espigão de selim extre-mamente fino, (e por isso, com uma flexão perceptível) de 27,2mm, pneus de 25mm que ab-sorvem efectivamente as irregularidades da estrada. De acrescentar que, para quem considere pouco por ser convencional, ou queira uma alternativa aos pratos duplos compactos: a nossa gama RIDE está também disponível com 3 pedaleiros e uma cassete de grandes dimensões.

Desportiva, mas confortável – MERIDA ROAD RIDE!

93ROaD

RIDE 91 / com

QUADRO Ride Speed-Single VELOCIDADES 27 TAMANHO 44-47-50-52-54-56-59 cm COR Anthracite(white) FORQUETA Road CF-S DESVIADOR T Shimano Sora GS DESVIADOR F Shimano Sora 34.9 TripleSHIFTERS Shimano Sora-3 / Sora-9 TRAVÕES Shimano Sora CONJUNTO PEDALEIRO Shimano R453 50-39-30 CORRENTE Shimano CN-HG53 EIXO PEDALEIRO Shimano ES-25 Octalink CUBOS Shimano2200 AROS Alex Race24-White-NC RAIOS Black stainless-S CASSETE Shimano CS-HG50-9 11-25 PNEUS Maxxis Detonator 25 60 GUIADOR FSA Vero Compact OS AVANCO X-Mission Comp Lite CEN OS-8° CAIXA DE DIRECÇÃO M10 Neck ESPIGÃO DE SELIM XM Comp D SB15 27.2 SELIM X-Mission Side-2 PEDALS no

RIDE 93 / com

QUADRO Ride Speed-Single VELOCIDADES 27 TAMANHO 44-47-50-52-54-56-59 cm COR Black(white) FORQUETA Road CF-S DESVIADOR T Shimano Tiagra GS DESVIADOR F Shimano Tiagra 34.9 TripleSHIFTERS Shimano Tiagra-3 / Tiagra-9 TRAVÕES Shimano Tiagra CONJUNTO PEDALEIRO Shimano Tiagra 50-39-30 CORRENTE Shimano CN-HG53 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS attached AROSShimano R-500 Wheelset RAIOS attached CASSETE Shimano CS-HG50-9 12-25 PNEUS Maxxis Detonator 25 60 GUIADOR FSA Vero Compact OS AVANCO X-Mission Comp Lite CEN OS -8° CAIXA DEDIRECÇÃO M10 Neck ESPIGÃO DE SELIM XM Comp D SB15 27.2 SELIM X-Mission Side-2 PEDALS no

94 ROaD

RIDE 88-16

QUADRO Ride EQ-Single VELOCIDADES 16 TAMANHO [44]-47-50-52-54-56-[59] cm COR Metallic blue(white) FORQUETA Road CF long-M5 DESVIADOR T Shimano Sora SS DESVIADOR F Shimano Sora34.9 Double SHIFTERS Shimano ST2303 Dual Control TRAVÕES Road Dual Pivot CONJUNTO PEDALEIRO FSA Tempo 53-39 CORRENTE Shimano CN-HG50 EIXO PEDALEIRO Cartridge Bearing CUBOS AlloyQR / Shimano 2200 AROS Alex R450 Black/NC RAIOS Stainless Silver-S CASSETE CS-R6 12-25 PNEUS Maxxis Detonator 25 GUIADOR X-Mission Anatomic Road OS AVANCO X-Mission Comp CEN OS -8°CAIXA DE DIRECÇÃO Conoid ESPIGÃO DE SELIM XM Comp D SB15 27.2 SELIM X-Mission Side-2 PEDALS no

RIDE 88-24

QUADRO Ride EQ-Single VELOCIDADES 24 TAMANHO [44]-47-50-52-54-56-[59] cm COR Metallic blue(white) FORQUETA Road CF long-M5 DESVIADOR T Shimano Sora GS DESVIADOR F Shimano Sora34.9 Triple SHIFTERS Microshift FD Triple / Shimano Sora GS TRAVÕES Road Dual Pivot CONJUNTO PEDALEIRO FSA Tempo 52-42-30 CORRENTE Shimano CN-HG50 EIXO PEDALEIRO Cartridge BearingCUBOS Alloy QR / Shimano 2200 AROS Alex R450 Black/NC RAIOS Stainless Silver-S CASSETE CS-R6 12-25 PNEUS Maxxis Detonator 25 GUIADOR X-Mission Anatomic Road OS AVANCO X-Mission CompCEN OS -8° CAIXA DE DIRECÇÃO Conoid ESPIGÃO DE SELIM XM Comp D SB15 27.2 SELIM X-Mission Side-2 PEDALS no

95ROaD

Apenas um ano após a sua introdução, a nossa revolucionária e miraculosa maquina de Triatlo/CR vai receber uma importante melhoria: de agora em diante, todos os componentes têm de respeitar a norma oficial que estipula o rácio entre comprimento/largura de acordo com as novas directivas da UCI. Agora as boas notícias: o sistema MODULAR HEAD permanece como a principal característica da nossa máquina “dois-em-um“ e por isso é ina-creditavelmente variável!

Graças ao design do tubo de direcção modular e à altura do guiador a posição correspondente do corpo do atleta pode variar até 40mm. Dependendo da disciplina, distância a percorrer, e nível de desempenho do atleta, este sistema específico permite alterar entre as mais extremas posições aerodinâmicas para CR, e posições mais ade-quadas para longas distâncias. Durante o decorrer da temporada, isto é possível sem levantar o guiador através dos inestéticos, primários e instáveis espaçadores. O conceito MODULAR HEAD, com patente pendente, significa uma efectiva extensão do tubo de direcção através do uso de módulos que se anexam – visualmente conseguimos um agradável efeito, e também sem efeitos negativos na rigidez do tubo de direcção e correspondentes faltas de precisão na direcção. Tal como a posição do guiador, o ângulo do tubo de selim pode variar entre os 78º e os 80º. Por isso a MERIDA WARP domina qualquer distância e disciplina orientada para a velocidade sem qualquer problema – desde prólogos até desafios em Ironman!

Para 2011, a nossa gama WARP dispõe de 4 modelos completos (todas segundo normas UCI) bem como dois qua-dros, (incluindo a opção para Shimano DI2). É óbvio que todos os modelos convencem pela sua extrema rigidez e quadros ultra-leves – temos ainda de mencionar alguns detalhes aerodinâmicos muito eficientes como os tubos de baixo perfil, ou o travão traseiro colocado por debaixo da zona da caixa do pedaleiro.

MERIDA WARP – Sempre um segundo mais rápida!

triatlo WarPa MÁqUINa DO TeMpO

Frame TIME WARP Black Knight

QUADRO Time Warp Carbon TAMANHO 50-54-58 cm COR Black Knight

TIME WARP Team

QUADRO Time Warp Carbon VELOCIDADES 20 TAMANHO 50-54-58 cm COR Black/Team Green/White FORQUETA Warp CF Superlite-Aero DESVIADOR T Sram Red SS DESVIADOR F Sram Red Braze-onSHIFTERS Sram SL-AERO TT MANETES DE TRAVÃO Vision Aero Lever TRAVÕES Tektro T925 / R725-2 CONJUNTO PEDALEIRO FSA TriMax CF TT 54-42 MegaExo CORRENTE Shimano CN-5600 EIXOPEDALEIRO attached CUBOS attached AROS Sram S60/S80 RAIOS attached CASSETE Sram PG-1070 12-25 PNEUS Vittoria Diamante Pro 23 220 KV GUIADOR Vision Clip-on Adj-Base Bar AVANCO FSAOS-150 -6° CF Cap CAIXA DE DIRECÇÃO FSA IS-2C C-Cap Com ESPIGÃO DE SELIM Time Warp Carbon-Triathlon SELIM Prologo Nago Evo Tri40 TS PEDALS no

98 TRIaThlON

WARP 4

QUADRO Time Aero-polish VELOCIDADES 20 TAMANHO 49-53-56-[59] cm COR White/Black/Red FORQUETA Warp CF Lite-Aero DESVIADOR T Shimano 105SS DESVIADOR F Shimano 105 Double SHIFTERSShimano BS79-2 / BS79-10 MANETES DE TRAVÃO Vision Aero Lever TRAVÕES FSA Gossamer / Tektro R725-2 CONJUNTO PEDALEIRO FSA TriMax Pro TT 52-38 MegaExo CORRENTE Shimano CN-5600 EIXOPEDALEIRO attached CUBOS attached AROS Shimano RS-30 Wheelset RAIOS attached CASSETE Shimano CS-5700 12-25 PNEUS Vittoria Rubino Pro Slick 23 60 KV GUIADOR Vision Clip-on Adj-BaseBar AVANCO FSA ST-OS-150 Adjustable CAIXA DE DIRECÇÃO FSA BB-410 A-Cap Com ESPIGÃO DE SELIM Warp Aero Wing SELIM Prologo Nago Evo Tri40 TS PEDALS no

TIME WARP 4

QUADRO Time Warp Carbon VELOCIDADES 20 TAMANHO 50-54-58 cm COR Black/Red/White FORQUETA Warp CF Superlite-Aero DESVIADOR T Shimano Ultegra SS DESVIADOR F Shimano Ultegra DoubleSHIFTERS Shimano BS79-2 / BS79-10 MANETES DE TRAVÃO Vision Aero Lever TRAVÕES FSA Gossamer / Tektro R725-2 CONJUNTO PEDALEIRO FSA TriMax Pro TT 52-38 MegaExo CORRENTE ShimanoCN-5600 EIXO PEDALEIRO attached CUBOS attached AROS Shimano RS-30 Wheelset RAIOS attached CASSETE Shimano CS-5700 12-25 PNEUS Vittoria Rubino Pro Slick 23 60 KV GUIADOR VisionClip-on Adj-Base Bar AVANCO FSA ST-OS-150 Adjustable CAIXA DE DIRECÇÃO FSA IS-2 A-Cap Com ESPIGÃO DE SELIM Time Warp Carbon-Triathlon SELIM Prologo Nago Evo Tri40 TS PEDALS no

99TRIaThlON

Viagens rápidas na cidade ou até ao lago. Pequenos treinos inter-médios. Para todos os ciclistas espontâneos que gostam de velo-cidade, a nossa SPEEDER é a escolha perfeita! Este modelo rola

tão bem como um modelo de estrada, ao mesmo tempo oferece praticamente o mesmo potencial de aceleração ainda que tenha um peso ligeiramente superior. A SPEE-DER, em termos comparativos, proporciona inclusivamen-te um maior conforto e uma estética agradável – pelo facto do guiador ser plano e ter uma geometria pensada para o uso diário.

Diferentes opções incluem um cubo de mudanças interno de 8 velocidades, um sistema desviador (até 30 velocidades) com dois e três pratos respectivamente – com o selo da qualidade de construção MERIDA: A geometria SPEEDER deriva da nossa gama alta de estrada SCULTURA EVO enquanto que os acabamentos subtis dos quadros são o resultado impressionante da super suave tecnologia de soldagem. Todos os quadros SPEEDER são constru-ídos em alumínio Racelite 6061 e estão equipados com caixa de direcção em forma oval para uma máxima precisão de direcção. A gama de 2011 delicia com os atractivos tubos superiores dese-nhados em 3D semelhantes à nossa série ROAD LITE – para um espectacular rendimento em estrada.

Chega ao teu destino a toda a velocidade – MERIDA SPEEDER!

sPeederVelOz e eM FORMa

100 FITNeSS

SPEEDER T1

QUADRO Speeder-V-Single VELOCIDADES 24 TAMANHO 47-50-52-54-56-47L-52L cm COR Silk titanium(white) FORQUETA Speeder Lite DESVIADOR T Shimano Sora GS DESVIADOR F Shimano M310 34.948T SHIFTERS Shimano ST-R225-3 / Shimano ST-R225-8 TRAVÕES V-Brake Linear CONJUNTO PEDALEIRO Shimano M131 48-38-28 CG CORRENTE Shimano CN-HG50 EIXO PEDALEIRO ShimanoCartridge CUBOS Alloy QR / Shimano 2200 AROS Speeder Pro V RAIOS Black stainless-P CASSETE CS-R6 12-25 PNEUS Maxxis Detonator 32 GUIADOR X-Mission Comp CEN Flat 600 AVANCO X-MissionComp CEN CAIXA DE DIRECÇÃO M10 Neck ESPIGÃO DE SELIM XM Speed D SB20 31.6 SELIM X-Mission Side-2 PEDALS XC Alloy

SPEEDER T3

QUADRO Speeder-V-Single VELOCIDADES 27 TAMANHO 47-50-52-54-56-47L-52L cm COR White(black) FORQUETA Speeder Lite DESVIADOR T Shimano 105GS DESVIADOR F Shimano R443 34.9SHIFTERS Shimano SL-R440-3 / Shimano SL-R440-9 TRAVÕES Avid Single Digit 3 CONJUNTO PEDALEIRO FSA Vero 52-42-30 CORRENTE Shimano CN-HG53 EIXO PEDALEIRO Shimano Cartridge CUBOSShimano Tiagra AROS Speeder Pro V RAIOS Black stainless-P CASSETE Shimano CS-HG50-9 11-25 PNEUS Maxxis Detonator 32 GUIADOR X-Mission Comp CEN Flat 600 AVANCO X-Mission Comp CENCAIXA DE DIRECÇÃO M10 Neck ESPIGÃO DE SELIM XM Comp D SB15 31.6 SELIM X-Mission Side-2 PEDALS XC Alloy

101FITNeSS

A fundação da UMF acontece sob a alçada da MERIDA em 1998. Nessa altura, a ideia de Freeride estava a chegar à Europa direc-tamente dos EUA. Esses pilotos não estavam apenas interessa-dos em participar em eventos – antes preferiam expressar um estilo de vida completamente diferente.

A MERIDA adaptou esta atitude no início do século XXI com a criação da “United Merida Freeriders“ (UMF). Em 2003, o pri-meiro modelo UMF é introduzido num dos potenciais mercados com maior margem de crescimento dentro do sector da bicicleta. Departamentos como o de engenharia e desenvolvimento, acei-tação de encomendas, especificações, desenho de produto, e marketing foram geridos pelos escritórios na Alemanha desde 2005. Hoje a UMF possui uma completa gama de modelos ins-pirados para as vertentes mais divertidas do ciclismo - desde o BMX até ao DH.

uMFaDReNalINa VeRDe

DUNCAN TeamQUADRO 2010 Duncan VELOCIDADES 10 TAMANHO 16" CORWhite Satin (TC2010) FORQUETA Marzocchi Roco RC WorldCup DESVIADOR T SRAM X.9 short cage SHIFTERS SRAM X.7SL Trigger 10s TRAVÕES Hayes Stroker Ace 203mmCONJUNTO PEDALEIRO Truvativ Holzfeller 1.1 OTC DHG 38TCORRENTE SRAM PC-1051 EIXO PEDALEIRO TruvativHowitzer CUBOS Alex A-CLASS Revolt AROS Alex A-CLASSRevolt RAIOS Alex A-CLASS Revolt CASSETE SRAM PG-107011-26 PNEUS Maxxis Minion 2.5 60 42a GUIADOR TruvativBoobar 318 L:740 R:20 AVANCO Marzocchi CAIXA DEDIRECÇÃO FSA The Big Flat PiG 1.5" ESPIGÃO DE SELIMAricle YC-SP-A533 SELIM Velo VL-4157 PUNHOS VeloVLG-884AD2-2L ABRAÇADEIRA DE SELIM UMF QR

DUNCAN CompQUADRO 2010 Duncan VELOCIDADES 9 TAMANHO 16" CORdarksilver (K11J) FORQUETA Marzocchi 888 RCV DESVIADORT SRAM X.7 short cage SHIFTERS SRAM X.7 SL TriggerTRAVÕES Tektro Auriga Pro 203mm CONJUNTO PEDALEIROTruvativ Hussefelt Single 1.1 38T CORRENTE KMC X9 EIXOPEDALEIRO Truvativ Howitzer CUBOS DH Pro 20mm 36holeAROS Alex SupraBH RAIOS Stainless red anodized CASSETESRAM PG-950 11-28 PNEUS Maxxis Minion 2.5 60 GUIADORMJ 3550 R:25 L:750 AVANCO MJ-Raptor CAIXA DEDIRECÇÃO FSA The Big Flat PiG 1.5" ESPIGÃO DE SELIMAricle YC-SP-A533 SELIM Velo VL-4157 PEDALS WellgoB038 PUNHOS Velo VLG-884AD2-2L ABRAÇADEIRA DESELIM UMF QR

Freddy 1QUADRO 2010 Freddy Pro VELOCIDADES 18 TAMANHO 15,17 COR Alu brushed FORQUETA Marzocchi 66 RCVAMORTECEDOR Marzocchi Roco Air R DESVIADOR TShimano SLX Shadow GS DESVIADOR F Shimano DeoreSHIFTERS Shimano Deore TRAVÕES Hayes Strocker TrailCONJUNTO PEDALEIRO Truvativ Hussefelt 2.0 RG 32-22TCORRENTE Shimano CN-HG73 EIXO PEDALEIRO TruvativHowitzer CUBOS DH PRO AROS Alex SupraBH RAIOS PSR142.0; brass nipples CASSETE Shimano CS-HG50-9 11 32PNEUS Maxxis Minion GUIADOR Truvativ Hussefelt 31,8R:30 AVANCO Truvativ Hussefelt 40mm CAIXA DE DIRECÇÃOFSA Gravity 3 1-1/8 - 1,5 ESPIGÃO DE SELIM MSP-15AL1.31.6 mm SELIM Velo VL-2064 PEDALS Wellgo B065PUNHOS Velo VLG-884AD2 ABRAÇADEIRA DE SELIM UMF QR

Hardy 4 Disc

QUADRO 2010 HARDY COMP DISC TAMANHO 14.5-16" COR grey (TC-7602) FORQUETA RST Dirt T DESVIADOR T Shimano Alivio DESVIADOR F Shimano Alivio SHIFTERS Shimano Alivio rapidfire TRAVÕESTektro Draco, 180mm CONJUNTO PEDALEIRO Truvativ ISOFLOW FC 44/32/22 CORRENTE Shimano CN-HG53 EIXO PEDALEIRO Truvativ Powerspline CUBOS Disc Alloy 32 hole AROS Alex DM18 RAIOSStainless 2.0 CASSETE Shimano HG30-9 11-32 PNEUS Maxxis Holly Roller 2.2 60 GUIADOR UMF OV RISE AVANCO UMF OV L:50 CAIXA DE DIRECÇÃO FSA No.10 ESPIGÃO DE SELIM MJ MSP-15AL.131.6D*350L SELIM Velo VL-7083 PEDALS BMX Screw pin

Hardy 5 Disc

QUADRO 2010 HARDY COMP DISC TAMANHO 14.5-16" COR white (P13Z) FORQUETA RST Dirt T 100mm DESVIADOR T Shimano Acera-X DESVIADOR F Shimano M310 T-Swing SHIFTERS Shimano ACERA-XTRAVÕES Hayes MX-4 Disc 160 CONJUNTO PEDALEIRO Truvativ ISOFLOW FC 44/32/23 CORRENTE Shimano CN-HG50 EIXO PEDALEIRO Truvativ Powerspline CUBOS Disc Alloy 32 hole AROS Alex DM18RAIOS Stainless 2.0 CASSETE Shimano CS-HG40-8I PNEUS Maxxis Holly Roller 2.2 60 GUIADOR UMF OV RISE AVANCO UMF OV L:50 CAIXA DE DIRECÇÃO FSA No.10 ESPIGÃO DE SELIM MJ MSP-15AL.131.6D SELIM Velo VL-7083 PEDALS BMX

104 UMF

Brad Race ProS

QUADRO 2010 Brad ProS EuroBB VELOCIDADES Singlespeed TAMANHO ProS (bis ca. 1,65m) COR Black(metallic) (P12V) FORQUETA CWI-1197 3/8" Cr-Mo CONJUNTO PEDALEIRO Samox AF15 42T 175mmCORRENTE KMC Z410 EIXO PEDALEIRO ISIS CUBOS 4x / 2x bearings AROS Alex MUS32 RAIOS Stainless 2.0 CASSETE 16T PNEUS Maxxis Hoodloom 2.0 / 1.85 GUIADOR MJ CM W:640 R:165 AVANCO UMFL:50mm CAIXA DE DIRECÇÃO FSA N0.10 ESPIGÃO DE SELIM UMF ALLOY 25.4D SELIM Velo VL-1125-1 PEDALS BMX

Brad Race ProXL

QUADRO 2010 Brad ProXL EuroBB VELOCIDADES Singlespeed TAMANHO ProXL (bis ca. 1,85m) COR Black(metallic) (P12V) FORQUETA UMF Carbon Fork CONJUNTO PEDALEIRO Samox AF15 44T 180mmCORRENTE KMC Z410 EIXO PEDALEIRO Samox AF15 CUBOS 4x / 2x bearings AROS Alex DM22 RAIOS Stainless 2.0 CASSETE 16T PNEUS Maxxis Hoodloom 2.0 / 1.85 GUIADOR MJ CM W:700 R:200AVANCO UMF L:50mm CAIXA DE DIRECÇÃO FSA BB410 ESPIGÃO DE SELIM UMF ALLOY 25.4D/Carbon SELIM Velo VL-1125-1 PEDALS BMX

105UMF

Brad Race JunS

QUADRO 2010 Brad ExpS EuroBB VELOCIDADES Singlespeed TAMANHO Jun-Mini (bis ca. 1,40m) COR Black(metallic) (P12V) FORQUETA UMF Aluminum Fork CONJUNTO PEDALEIRO Samox AF10 36T150mm CORRENTE KMC Z410 EIXO PEDALEIRO ISIS CUBOS 4x / 2x bearings AROS Alex VP 15 RAIOS Stainless 2.0 CASSETE 14T PNEUS CST C-714 20*1-1/8" GUIADOR MJ ALLOY W:620 R:115 AVANCOUMF L:40mm CAIXA DE DIRECÇÃO FSA N0.10 ESPIGÃO DE SELIM UMF ALLOY 25.4D SELIM Velo w/integ. Seatpost PEDALS BMX

Brad Race ExpS

QUADRO 2010 Brad ExpS EuroBB VELOCIDADES Singlespeed TAMANHO Exp-Jun (bis ca. 1,50m) COR Black(metallic) (P12V) FORQUETA UMF Aluminum Fork CONJUNTO PEDALEIRO Samox AF10 41T 160mm CORRENTE KMC Z410 EIXO PEDALEIRO ISIS CUBOS 4x / 2x bearings AROS Alex VP 15 RAIOS Stainless 2.0 CASSETE 16T PNEUS CST C-714 20*1-3/8" GUIADOR MJ ALLOY W:620 R:115 AVANCO UMFL:40mm CAIXA DE DIRECÇÃO FSA N0.10 ESPIGÃO DE SELIM UMF ALLOY 25.4D SELIM Velo w/integ. Seatpost PEDALS BMX

106 UMF

Brad DJ 2QUADRO 2010 Brad DJ Team VELOCIDADES SinglespeedCOR Black-Colored (G1M) FORQUETA CWI-1197 3/8" Cr-MoCONJUNTO PEDALEIRO Samox 3-unit Chainwheel 25TCORRENTE KMC Z510H EIXO PEDALEIRO Samox MID BBCUBOS BMX Bearing 32 hole AROS Alex DDW RAIOS UCP 2.0CASSETE 9T PNEUS CST C-1381 2.2 / 1.95 GUIADOR UMFCrMo W:635 R:190 AVANCO UMF CrMo W:635 R:190 CAIXADE DIRECÇÃO FSA No.8D ESPIGÃO DE SELIM PremetecPivotal 25.4*135L SELIM Velo VL-7081 Pivotal PEDALS BMX9/16"

Brad ST 5QUADRO 2009 BRAD 1 VELOCIDADES Singlespeed COR BlueFORQUETA UMF HAT CONJUNTO PEDALEIRO 1-unitChainwheel 33T CORRENTE KMC Z410 EIXO PEDALEIROBALL-RETAINER CUBOS BMX Steel 36hole AROS SINGLEBLACK RAIOS UCP 2.0 CASSETE 14T PNEUS CST C-13811.95 GUIADOR UMF HT W:635 R:146 AVANCO UMF CAIXA DEDIRECÇÃO FSA TH888 + GRYG 48 ESPIGÃO DE SELIM STEEL28.6 SELIM UMF PEDALS BMX

Brad ST 4QUADRO 2009 BRAD 1 VELOCIDADES Singlespeed CORWhite (P13Z) FORQUETA UMF HAT CONJUNTO PEDALEIROSamox 3-unit Chainwheel 33T CORRENTE KMC Z410 EIXOPEDALEIRO BALL-RETAINER CUBOS BMX Steel 36hole AROSSINGLE BLACK RAIOS UCP 2.0 CASSETE 14T PNEUS CSTC-1381 1.95 GUIADOR UMF HT W:635 R:146 AVANCO UMFCAIXA DE DIRECÇÃO FSA TH888 + GRYG 48 ESPIGÃO DESELIM UMF Dirt CR15 25.4 SELIM UMF PEDALS BMX

107UMF

MultiVaN Merida BikiNg teaMBeM SUceDIDa eM TODO O MUNDO

segue-Nos http://twitter.com/MeridaBikes torNa-te FÃ http://www.facebook.com/MeridaBikes

CaÇadores de troFÉusOito ciclistas profissionais oriundos de cinco países – nenhuma outra equipa tem tanto sucesso como a nossa MULTIVAN MERIDA BIKING TEAM!* Gunn-Rita Dahle Flesja (NOR), José Hermida (ESP), Rudi van Houts (HOL), Ralph Naef e Andreas Kugler (SUI) e ainda Moritz Milatz, Jochen Kaess e Hannes Genze (GER) todos demonstram de forma impressionante que a dedicação ao desporto profissional é extremamente compensadora: Em 2009, a MULTIVAN MERIDA BIKING TEAM ganhou a classificação geral por equipas da Taça do Mundo de XC– e também lidera a actual Taça do Mundo e o ranking de equipas da tempo-rada 2010!**

Também em 2011, a nossa ambiciosa MULTIVAN MERIDA BIKING TEAM e os seus atletas “irão à caça” dos troféus em disputa por todo o mundo, lutarão para dar continuação aos seus triunfos. 10 medalhas de ouro em Campeonatos do Mundo, outras 13 medalhas de ouro nos Campeonatos da Europa, 31 vitórias na Taça do Mundo e quatro vitórias na classificação por equipas – a fórmula para o sucesso tem sido: Bicicletas supersónicas e pernas poderosas = MULTIVAN MERIDA BIKING TEAM – Bem sucedida em todo o mundo!

*Membros da Equipa 2010**Status quo em Agosto 2010

agradeCiMeNto aos PatroCiNadores Para 2010

WWW.teaM-MultiVaN-Merida.CoM

UCI World Cup XCO

UCI World Cup XCO

XCO World Championships

UCI World Cup XCO

UCI World Cup XCO

UCI World Cup XCO

UCI World Cup XCOXCM World Championships

XCM European Championships

XCO European Championships

UCI World Cup XCO

108 MUlTIVaN MeRIDa BIKING TeaM

MultiVaN Merida BikiNg teaM

Imagens fascinantes que representam o nosso

mundo: campeões orgulhosos; Taças brilhantes

e caras sorridentes - a nossa MULTIVAN MERI-

DA BIKING TEAM domina as melhores compe-

tições mundiais enquanto irradiam diversão e

simpatia. Por exemplo, José António Hermida

e a sua vitória na Taça do Mundo de Houffalize

(Bélgica): Ainda a chegar à meta, José ainda

dispõe de algum tempo para uma brincadeira,

e corre atrás da sua ciberveloz O.NINE, antes

de cruzar a meta como ganhador!

Espírito de equipa - O espírito do êxito! Durante esta

temporada na Taça do Mundo, os nossos atletas da

MULTIVAN MERIDA BIKING TEAM nunca estão sozi-

nhos - na realidade, a paisagem das provas é partilha-

do por todos os elementos da equipa! Seja durante o

aquecimento para uma Taça do Mundo, para o Cape

Epic (provavelmente a competição mais dura da cena

mundial, e com a MULTIVAN MERIDA a ser a úni-

ca equipa em 2010 a terminar com duas equipas no

Top10) enquanto comprimentam o público de braços

no ar antes de cortar a meta. MERIDA significa espí-

rito de equipa!

nineTy-Six CarBonNiNety-six CarBoN teaM-d, NiNety-six CarBoN 3000-d

AH

L

G

DW

H

CT

F

FraMe siZe Ct 16" 18" 20" 21.5"toP tuBe HoriZoN aH 575 590 605 615CHaiN stay leNgtH d 425 425 425 425Head tuBe aNgle Q1 71° 71° 71° 71.5°seat tuBe aNgle Q7 73.5° 73° 73° 73°BottoM BraCket droP H 10 10 10 10Head tuBe leNgtH l 125 125 135 145WHeel Base W 1065 1075 1090 1095Fork oFFset F 39 39 39 39Fork leNgtH g 478 478 478 478

nineTy-Six alloyNiNety-six 3000-d, NiNety-six 1200-d

AH

L

G

F

Q1

Q7

DW

CT

H

FraMe siZe Ct 16" 18" 20" 21.5"toP tuBe HoriZoN aH 575 590 605 615CHaiN stay leNgtH d 425 425 425 425Head tuBe aNgle Q1 71° 71° 71° 71.5°seat tuBe aNgle Q7 73.5° 73° 73° 73°BottoM BraCket droP H 10 10 10 10Head tuBe leNgtH l 120 135 140 155WHeel Base W 1065 1075 1090 1095Fork oFFset F 39 39 39 39Fork leNgtH g 478 478 478 478

one TWenTy CarBonoNe tWeNty CarBoN 5000-d, oNe tWeNty CarBoN 3000-d

AH

L

G

Q1

F

H

DW

Q7

CT

FraMe siZe Ct 16" 18" 20" 22"toP tuBe HoriZoN aH 570 590 605 620CHaiN stay leNgtH d 423 423 423 423Head tuBe aNgle Q1 69° 69° 69° 69°seat tuBe aNgle Q7 73.5° 73.5° 73.5° 73.5°BottoM BraCket droP H 0 0 0 0Head tuBe leNgtH l 120 120 135 155WHeel Base W 1082 1104 1120 1133Fork oFFset F 40 40 40 40Fork leNgtH g 490 490 490 490

one TWenTy prooNe tWeNty 1500-d

Q7

CT

H

D

Q1

F

G

L

AH

W

FraMe siZe Ct 16" 18" 20" 22"toP tuBe HoriZoN aH 570 590 605 620CHaiN stay leNgtH d 435 435 435 435Head tuBe aNgle Q1 69° 69° 69° 69°seat tuBe aNgle Q7 73.5° 73.5° 73.5° 73.5°BottoM BraCket droP H 0 0 0 0Head tuBe leNgtH l 120 120 135 155WHeel Base W 1097 1117 1133 1149Fork oFFset F 40 40 40 40Fork leNgtH g 490 490 490 490

one TWenTy CoMp / prooNe tWeNty 800-d, oNe tWeNty 500-d

AH

Q7

L

D

G

FCT

H

W

Q1

GR

FraMe siZe Ct 16" 18" 20" 22"toP tuBe HoriZoN aH 570 590 605 620CHaiN stay leNgtH d 435 435 435 435Head tuBe aNgle Q1 69° 69° 69° 69°seat tuBe aNgle Q7 73.5° 73.5° 73.5° 73.5°BottoM BraCket droP H 0 0 0 0Head tuBe leNgtH l 120 120 135 155WHeel Base W 1097 1117 1133 1149Fork oFFset F 40 40 40 40Fork leNgtH g 490 490 490 490

one-ForTy CarBonoNe-Forty CarBoN 3000-d

L

AH

G

F

H

DW

Q1Q7

CT

FraMe siZe Ct 15" 17" 19" 21"toP tuBe HoriZoN aH 560 580 595 615CHaiN stay leNgtH d 435 435 435 435Head tuBe aNgle Q1 69.5° 69.5° 69.5° 70°seat tuBe aNgle Q7 73° 73° 73° 73°BottoM BraCket droP H 0 0 0 0Head tuBe leNgtH l 120 120 135 155WHeel Base W 1074 1094 1110 1125Fork oFFset F 38 38 38 38Fork leNgtH g 499 499 499 499

one-ForTyoNe-Forty 3000-d, oNe-Forty 1500-d, oNe-Forty 800-d

W

L

AH

G

FD

Q1

H

Q7

CT

FraMe siZe Ct 15" 17" 19" 21"toP tuBe HoriZoN aH 560 580 595 615CHaiN stay leNgtH d 435 435 435 435Head tuBe aNgle Q1 68° 68° 68° 68°seat tuBe aNgle Q7 73° 73° 73° 73°BottoM BraCket droP H 0 0 0 0Head tuBe leNgtH l 110 120 135 155WHeel Base W 1090 1111 1127 1149Fork oFFset F 38 38 38 38Fork leNgtH g 499 499 499 499

o.nineo.NiNe teaM-d, o.NiNe 3000-d, o.NiNe 5000-d

H

W

L

G

AH

CT

Q7

DF

Q1

FraMe siZe 14.5" 16" 18" 20" 22"seat tuBe leNgtH Ct 368 410 460 510 560toP tuBe HoriZoN aH 550 570 590 605 615CHaiN stay leNgtH d 420 420 420 420 420Head tuBe aNgle Q1 70.5° 71° 71° 71.5° 71.5°seat tuBe aNgle Q7 74° 73.5° 73.5° 73° 73°BottoM BraCket droP H 30 30 30 30 30Head tuBe leNgtH l 115 125 135 145 155WHeel Base W 1036 1046 1066 1070 1081Fork oFFset F 38 38 38 38 38Fork leNgtH g 450 450 450 450 450

CarBon FlxCarBoN Flx 1500-d

L

F

W

Q7 Q1

CT G

AH

D

H

FraMe siZe Ct 14.5" 16" 18" 20" 22"toP tuBe HoriZoN aH 550 570 590 605 615CHaiN stay leNgtH d 420 420 420 420 420Head tuBe aNgle Q1 70.5° 71° 71° 71.5° 71.5°seat tuBe aNgle Q7 74° 73.5° 73.5° 73° 73°BottoM BraCket droP H 30 30 30 30 30Head tuBe leNgtH l 115 125 135 145 155WHeel Base W 1036 1046 1066 1070 1081Fork oFFset F 38 38 38 38 38Fork leNgtH g 450 450 450 450 450

MaTTS liTeMatts lite 1500-d, Matts lite 1000-d, Juliet lite 1000-d

Q7 Q1

AH

L

H

DQ

GCT

F

FraMe siZe Ct 14.5" 16" 18" 19" 20" 22" 24"toP tuBe HoriZoN aH 550 570 590 597 605 615 624CHaiN stay leNgtH d 420 420 420 420 420 420 420Head tuBe aNgle Q1 70.5° 70.5° 70.5° 70.5° 70.5° 70.5° 70.5°seat tuBe aNgle Q7 73.5° 73.5° 73.5° 73° 73° 73° 72.5°BottoM BraCket droP H 30 30 30 30 30 30 30Head tuBe leNgtH l 110 120 125 130 135 150 160WHeel Base W 1031 1052 1072 1074 1082 1093 1096Fork oFFset F 38 38 38 38 38 38 38Fork leNgtH g 470 470 470 470 470 470 470

TWenTy nine liTetWeNty NiNe lite 1000d

AH

L

G

FD

H

W

Q1Q7

CT

FraMe siZe Ct 15" 17" 19" 21" 23"toP tuBe HoriZoN aH 580 600 620 642.5 650CHaiN stay leNgtH d 445 445 445 445 445Head tuBe aNgle Q1 70° 70° 70.5° 70.5° 70.5°seat tuBe aNgle Q7 73° 73° 73° 73° 73°BottoM BraCket droP H 65 65 65 65 65Head tuBe leNgtH l 100 100 110 120 140WHeel Base W 1082 1102 1117 1140 1148Fork oFFset F 46 46 46 46 46Fork leNgtH g 506 506 506 506 506

MaTTS TFS proMatts tFs 800-d, Matts tFs 500-d, Matts tFs 300-d, Matts tFs 100-d

186

AH

L

G

W

D

H

CT

Q7 Q1

F

FraMe siZe Ct 14.5" 16" 18" 19" 20" 22" 24"toP tuBe HoriZoN aH 550 570 590 597 605 615 624CHaiN stay leNgtH d 420 420 420 420 420 420 420Head tuBe aNgle Q1 70.5° 70.5° 70.5° 70.5° 70.5° 70.5° 70.5°seat tuBe aNgle Q7 75° 73.5° 73.5° 73° 73° 73° 72.5°BottoM BraCket droP H 40 40 40 40 40 40 40Head tuBe leNgtH l 120 125 135 140 145 155 170WHeel Base W 1044 1049 1069 1076 1079 1089 1093Fork oFFset F 38 38 38 38 38 38 38Fork leNgtH g 470 470 470 470 470 470 470

MaTTS TrailMatts trail 800-d, Matts trail 300-d, Matts trail 100-d

L

AH

CT

F

WD

H

G

Q1Q7

FraMe siZe Ct 15" 17" 19" 21"toP tuBe HoriZoN aH 550 570 585 600CHaiN stay leNgtH d 425 425 425 425Head tuBe aNgle Q1 69.5° 69.5° 69.5° 69.5°seat tuBe aNgle Q7 72° 72° 72° 72°BottoM BraCket droP H 20 20 20 20Head tuBe leNgtH l 110 125 135 145WHeel Base W 1036 1056 1072 1087Fork oFFset F 38 38 38 38Fork leNgtH g 490 490 490 490

MaTTSMatts 20

AH

G

WD

CT

Q7 Q1

FH

L

FraMe siZe Ct 14.5" 16" 18" 20" 22" 24"toP tuBe HoriZoN aH 550 570 590 605 615 624CHaiN stay leNgtH d 420 420 420 420 420 420Head tuBe aNgle Q1 70.5° 70.5° 70.5° 70.5° 70.5° 70.5°seat tuBe aNgle Q7 75° 73.5° 73.5° 73° 73° 72.5°BottoM BraCket droP H 40 40 40 40 40 40Head tuBe leNgtH l 120 125 135 145 155 170WHeel Base W 1044 1049 1069 1079 1089 1093Fork oFFset F 38 38 38 38 38 38Fork leNgtH g 470 470 470 470 470 470

JulieTJuliet 20-Md

L

G

F

Q1

H

Q7

DW

CT

AH

FraMe siZe Ct 14.5" 16" 18" 20"toP tuBe HoriZoN aH 543 543 550 561CHaiN stay leNgtH d 425 425 425 425Head tuBe aNgle Q1 70.5° 70.5° 70.5° 71°seat tuBe aNgle Q7 73.5° 73.5° 73° 73°BottoM BraCket droP H 45 45 45 45Head tuBe leNgtH l 115 125 135 145WHeel Base W 1023 1023 1025 1031Fork oFFset F 38 38 38 38Fork leNgtH g 450 450 450 450

ride ride Juliet 91-CoM, ride 93-27, ride 91-27, ride 91-CoM

G

L

CT

F

Q1

AH

W

H

Q7

FraMe siZe xxs xs s M Ml l xlseat tuBe leNgtH Ct 440 470 500 520 540 560 590toP tuBe HoriZoN aH 518 518 530 540 550 565 580CHaiN stay leNgtH d 410 410 410 410 410 410 410Head tuBe aNgle Q1 71° 71° 72° 72.5° 73° 73° 73°seat tuBe aNgle Q7 75° 75° 74.5° 74° 73.5° 73° 73°BottoM BraCket droP H 65 65 65 65 65 65 65Head tuBe leNgtH l 150 150 160 170 190 215 240WHeel Base W 989 989 987 988 988 997 1012Fork oFFset F 45 45 45 45 45 45 45Fork leNgtH g 370 370 370 370 370 370 370

CroSSWay dTCrossWay 15-V, CrossWay 10-V, CrossWay 5-V-N2

Q7 Q1W

AH

CT

D

H F

L

G

FraMe siZe Ct 410 440 460 480 520 550 580 610toP tuBe HoriZoN aH 565 565 575 585 595 605 620 635CHaiN stay leNgtH d 450 450 450 450 450 450 450 450Head tuBe aNgle Q1 71° 71° 71.5° 71.5° 72° 72° 72° 72.5°seat tuBe aNgle Q7 74° 74° 73.5° 73.5° 73.5° 73° 73° 72.5°BottoM BraCket droP H 70 70 70 70 70 70 70 70Head tuBe leNgtH l 125 125 135 135 135 145 170 200WHeel Base W 1072 1072 1072 1082 1087 1091 1107 1110Fork oFFset F 50 50 50 50 50 50 50 50Fork leNgtH g 450 450 450 450 450 450 450 450

S-preSSos-Presso 300-d

Q1

F

AH

W

H

D

CT

L

G

Q7

FraMe siZe xs s M lseat tuBe leNgtH Ct 450 500 550 600toP tuBe HoriZoN aH 530 560 575 610CHaiN stay leNgtH d 445 445 445 445Head tuBe aNgle Q1 70.5° 71° 72° 72.5°seat tuBe aNgle Q7 74° 73.5° 73° 72°BottoM BraCket droP H 65 65 65 65Head tuBe leNgtH l 110 140 170 200WHeel Base W 1031 1052 1053 1071Fork oFFset F 45 45 45 45Fork leNgtH g 400 400 400 400

CyClo CroSSCyClo Cross 3-d

AH

L

G

F

W

H

D

Q7 Q1

CT

FraMe siZe Ct 480 520 550 590 610toP tuBe HoriZoN aH 530 535 547 571 594CHaiN stay leNgtH d 425 425 425 425 425Head tuBe aNgle Q1 69.5° 70° 71.5° 72° 72°seat tuBe aNgle Q7 75° 74.5° 73° 73° 73°BottoM BraCket droP H 70 70 70 70 70Head tuBe leNgtH l 100 100 120 138 161WHeel Base W 1027 1022 1006 1026 1049Fork oFFset F 45 45 45 45 45Fork leNgtH g 398 398 398 398 398

reaCToreaCto teaM, reaCto 909, reaCto 907

AH

H

CT

L

F

G

DW

Q1

Q7

FraMe siZe xs s s/M M/l l xlseat tuBe leNgtH Ct 470 500 520 540 560 590toP tuBe HoriZoN aH 518 530 545 560 575 590CHaiN stay leNgtH d 405 405 405 405 405 405Head tuBe aNgle Q1 71° 72° 73° 73° 73° 73°seat tuBe aNgle Q7 74° 74° 74° 73.5° 73° 73°BottoM BraCket droP H 61 61 61 61 61 61Head tuBe leNgtH l 120 130 140 160 180 205WHeel Base W 974 978 984 994 1004 1019Fork oFFset F 45 45 45 45 45 45Fork leNgtH g 366 366 366 366 366 366

SCulTura evosCultura eVo 909, sCultura eVo 904

L

F

G

CT

AH

W

Q7

Q1D

H

FraMe siZe xs s s/M M/l l xlseat tuBe leNgtH Ct 470 500 520 540 560 590toP tuBe HoriZoN aH 518 530 545 560 575 590CHaiN stay leNgtH d 405 405 405 405 405 405Head tuBe aNgle Q1 71° 72° 73° 73° 73° 73°seat tuBe aNgle Q7 74° 74° 74° 73.5° 73° 73°BottoM BraCket droP H 61 61 61 61 61 61Head tuBe leNgtH l 120 130 140 160 180 205WHeel Base W 974 978 984 994 1004 1019Fork oFFset F 45 45 45 45 45 45Fork leNgtH g 366 366 366 366 366 366

raCe liTeraCe lite 905-CoM, raCe lite 904-CoM

Q1

G

L

CT

F

AH

W

H

D

Q7

FraMe siZe xxs xs s M Ml l xlseat tuBe leNgtH Ct 440 470 500 520 540 560 590toP tuBe HoriZoN aH 518 518 530 545 560 575 590CHaiN stay leNgtH d 405 405 405 405 405 405 405Head tuBe aNgle Q1 70.5° 70.5° 71.5° 73° 73° 73° 73°seat tuBe aNgle Q7 74.5° 74.5° 74° 74° 73.5° 73° 73°BottoM BraCket droP H 61 61 61 61 61 61 61Head tuBe leNgtH l 120 120 130 140 160 180 205WHeel Base W 984 984 983 984 994 1004 1019Fork oFFset F 45 45 45 45 45 45 45Fork leNgtH g 370 370 370 370 370 370 370

ride 88ride 88-16, ride 88-24

Q7

G

L

CT

F

Q1

AH

W

H

D

FraMe siZe xxs xs s M Ml l xlseat tuBe leNgtH Ct 440 470 500 520 540 560 590toP tuBe HoriZoN aH 518 518 530 540 550 565 580CHaiN stay leNgtH d 420 420 420 420 420 420 420Head tuBe aNgle Q1 71° 71° 72° 72.5° 73° 73° 73°seat tuBe aNgle Q7 75° 75° 74.5° 74° 73.5° 73° 73°BottoM BraCket droP H 65 65 65 65 65 65 65Head tuBe leNgtH l 150 150 160 170 190 215 240WHeel Base W 1000 1000 998 998 998 1007 1022Fork oFFset F 45 45 45 45 45 45 45Fork leNgtH g 382 382 382 382 382 382 382

TiMe WarptiMe WarP teaM, tiMe WarP 4

G

H

Q7 Q1

AH

W

L

DF

FraMe siZe s M lseat tuBe leNgtH Ct 500 540 580toP tuBe HoriZoN aH 520 538 560.5CHaiN stay leNgtH d 400 400 400Head tuBe aNgle Q1 72.5° 72.5° 73°seat tuBe aNgle Q7 78° 78° 78°BottoM BraCket droP H 61 61 61Head tuBe leNgtH l 90/110 110/130/150 130/150/170WHeel Base W 994 1010 1026Fork oFFset F 45 45 45Fork leNgtH g 375 375 375

Warp 4WarP 4

L

G

F

W

CT

H

Q1Q7

D

AH

FraMe siZe Ct 505 535 565 595toP tuBe HoriZoN aH 520 530 545 560CHaiN stay leNgtH d 405 405 405 405Head tuBe aNgle Q1 72.5° 72.5° 73° 73°seat tuBe aNgle Q7 76.5° 76.5° 76.5° 76.5°BottoM BraCket droP H 61 61 61 61Head tuBe leNgtH l 100 115 130 150WHeel Base W 986 997 1009 1025Fork oFFset F 45 45 45 45Fork leNgtH g 375 375 375 375

Speeder T / isPeeder t1, sPeeder t5

HCT

W

D

AH

Q1

F

Q7

L

G

FraMe siZe Ct 440 470 500 520 540 560 590toP tuBe HoriZoN aH 525 525 530 540 550 565 580CHaiN stay leNgtH d 430 430 430 430 430 430 430Head tuBe aNgle Q1 71° 71° 72° 72° 72.5° 73° 73°seat tuBe aNgle Q7 74.5° 74.5° 74.5° 74° 73.5° 73° 73°BottoM BraCket droP H 65 65 65 65 65 65 65Head tuBe leNgtH l 150 150 160 170 190 215 240WHeel Base W 1013 1013 1009 1013 1013 1017 1032Fork oFFset F 45 45 45 45 45 45 45Fork leNgtH g 395 395 395 395 395 395 395

noTeS

Merida BiKeS SWe S.a. c/ JUaN hUaRTe De SaN JUaN, N° 7 28806 alcalÁ De heNaReS (MaDRID) SpaIN

www.MeRIDa.cOM