casos estudo

15
CASOS ESTUDO

Upload: mario-tavares

Post on 01-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

casos estudo projecto dissertação + projecto na penitênciária de Aveiro

TRANSCRIPT

Page 1: casos estudo

CASOS ESTUDO

Page 2: casos estudo

CASOS ESTUDO ERGONOMIA SOCIAL DO DESIGN

PROJECTO DISSERTAÇÃO+PROJECTO PENITÊNCIÁRIA

2012

MÁRIO TAVARES

Page 3: casos estudo

ENQUADRAMENTO

TUDO começa quando duas capuchinhas em 1985 frequentam um curso de corte e costura, a partir do qual começaram a desenvolver as suas próprias peças, num tear abandonado numas das casas vazias de Campo Benfeito. Criaram a Cooperativa das Capuchinhas de Montemuro, numa antiga escola primária, trabalhando sobre o linho, lã e burel, criando valor acrescentado a estes materiais através da inovação das formas e feitios em seus produtos contemporâneos.

IMPACTO

TRANFORMARAM-SE num ícone de Montemuro, criatividade e design moderno, e de iniciativa empreendedora. Ganharam um prémio internacional: “Criatividade para mulheres do meio rural”TORNA-SE um ponto de passagem obrigatório para o turista mais atento, que não resistirá à compra de ums das peças forjadas pelas mãos destas mulheres.

ESPECIFICIDADES

É um grupo composto por quatro mulheres: Ester, Henriqueta, Isabel e Engrácia, que batem o tear diariamnete desde 1987, na confecção de peças.A cooperativa produz por volta de 100 peças por mês entre vestidos, calças, túnicas, camisolas saias e camisas, blusas, vestidos, entre outros. OS preços das peças de vestuário variam entre os 30 a 160 euros.

AS CAPUCHINHAS DE MONTEMURO

MONTEMURO, PORTUGAL

SABERES TRADICIONAIS, COMUNIDADE,TÊXTIL, CULTURA, CRIATIVIDADE E DESIGN

1985/1987

http://www.http://penhasdouradasfood.com/

Page 4: casos estudo
Page 5: casos estudo

ENQUADRAMENTO

AS mulheres na Namíbia sofrem de um baixo estatuto social, e por isso têm dificuldade em encontrar emprego, o que se reflecte na pobreza da sua família. No entanto, este é um círculo vicioso muitas vezes alimentado por doenças como AIDS e/ou doenças físicas. Penduka tenta quebrar esse círculo negativo destas mulheres com trabalho, para que possam sustentar as suas famílias e, como resultado melhorara o seu estatuto social, tanto dentro de sua família como dentro da sua comunidade local.

IMPACTO

PENDUKA não trata apenas da concepção de produtos bonitos. Tem um enorme cunho turístico, onde se pode vivênciar esta experiência das mulheres da Namíbia, através de workshops nas suas oficinas da Penduka. Pode-se cozinhar, aprendendo pratos tradicionais e à noite reunir em volta de uma fogueira ouvindo histórias que passaram de geração em geração.

ESPECIFICIDADES

NA loja local bem abastecida da Penduka pode-se escolher entre uma variedade fascinante de peças de artesanato produzidas.EM breve irá abrir uma loja on-line onde a partir dos catálogos dos produtos podemos escolher e encomendar a nossa peça.

PENDUKA

KATUTURA, NAMÍBIA

ARTESANATO, HISTÓRIAS, DESIGN, COMUNIDADE SUSTENTÁVEL, PRODUTOS CRAFT

1992

http://www.penduka.com/

Page 6: casos estudo

CASA DAS PENHAS DOURADAS* PENHAS DOURADAS FOOD* BUREL MANTEIGAS

Page 7: casos estudo

ENQUADRAMENTO

O projecto CASA DAS PENHAS DOURADAS é essencialmente turístico, que nasceu a partir da ideia de um advogado e da sua mulher, João e Isabel Tomás, inaugurado em 2006 com 9 quartos e após uma interrupção reabriu em 2010 com um total de 18 alojamentos. A paisagem da serra e a pedra predomina toda a vista, através das janelas dos quartos, do restaurante, das duas salas de estar ou até da piscina do spa.

IMPACTO

CONSEQUÊNCIA deste projecto, nasceu uma empresa SABERES E FAZERES DA VILA, com o objectivo de revitalizar o valor das riquezas tradicionais locais, reinventando-as de maneira dinâmina e inovadora. O objectivo é valorizar os habitantes de Manteigas, criando novos modelos económicos sustentáveis, a fim de valorizar as matérias-primas como plantas, ervas, frutos e o burel (lã), reconhecendo os saberes da serra.

ESPECIFICIDADES

NASCERAM dois sub-projectos diferentes, um na área alimentar e outro têxtil, PENHAS DOURADAS FOOD e BUREL MANTEIGAS, respectivamente.NA Vila de Manteigas, na “Sala das Linhas”, as costureiras continuam a trabalhar o burel, transformando-o em peças únicas.NO final de 2011 abriu no Chiado a loja de PDF para comercialiar os produtos alimentares gourmet.

CASA DAS PENHAS DOURADAS

SERRA DA ESTRELA, PORTUGAL

SABERES TRADICIONAIS, COMUNIDADES, GASTRONOMIA, TURISMO, ECONOMIA LOCAL

2011

http://www.http://penhasdouradasfood.comhttp://www.saberesefazeresdavila.pt

Page 8: casos estudo

MUSEUM OF EAST ANGLIAN LIFE

Page 9: casos estudo

ENQUADRAMENTO

O MUSEUM OF EAST ANGLIAN LIFE foi para além dos museus de história locais, lutando para ser mais do que um “gabinete de curiosidades”, afirmando--se como “museu cívico” e novo espaço público ao ar livre. EM 2004, o número de visitantes estava em declínio e quando Tony Butler assume o papel de director, dá início a uma grande transformação do local e da estrutura organizacional do museu, com a criação de espaços públicos, um café, seguindo-se uma série de iniciativas culturais. A sua ambição era “fazer do museu um lugar em que os indivíduos são co-criadores e beneficiários dos suas próprios espaços - onde eles podem reflectir e pensar sobre a vida no mundo de forma diferente”.

IMPACTO

O MEAL mostra como podemos mudar o papel das organizações culturais locais de forma a activar o papel social e económico dos nossos lugares. Esta é uma plataforma aberta para a participação, interessada no desenvolvimento de novas habilidades, gerar emprego e um sentimento de pertença comum. EM 2007, criam programas para fornecer formação e serviços de cuidados terapêuticos para jovens, adultos com deficiência, ex-reclusos e pessoas desempregadas. A maioria dos serviços prestados são baseados no trabalho no museu, no seu património.

MUITOS dos produtos destes programas, resultam: cestas,arranjos de flores e legumes, que são vendidos no Loja Abade Farm Hall. ESPECIFICIDADES

ACTUALMENTE, o MEAL é para os moradores da cidade um lugar para sair, de inspiração e passar um bom tempo, ao longo dos 80 hectares do museu.EM 2006, ajudou 40 pessoas a encontrar emprego e 150 pessoas receberam formação acreditada. EM 2011 ofereceu estágios e cursos em habilidades do patromónio. Tem mais de 100 voluntários, alguns oriundos de meios desfavorecidos, e projetos com grupos de trabalho. O museu dobrou seu volume de negócios e aumentou o número de visitantes em 30%.

MUSEUM OF EAST ANGLIAN LIFE - MEAL

SUFFOLK, INGLATERRA

MUSEU LOCAL, HISTÓRIAS, ARTESANATO,TRABALHO COMUNITÁRIO, CULTURA

1967

Http://eastanglianlife.org.uk/

Page 10: casos estudo

TCHO* TCHOSource

Page 11: casos estudo

ENQUADRAMENTO

A empresa foi criada em 2005, por Timothy Childs e Karl Bittong em que uma parte considerável do financiamento partiu do núcleo de amigos e familiares, que permitiu à empresa ser relativamente independente dos interesses comerciais, no forneciemnto do produto e na combinação dos equipamentos de tecnologia de ponta. A localização da empresa/fábrica é um ponto estratégico, numa zona com alguma acessibilidade ao público, sobreguegando-a uma pequena loja ou “sala de degustação”, com o objectivo de tornar o processo de produção o mais transparente possível.

IMPACTO

EM menos de três anos, a empresa já é um sucesso comercial. Os produtos são vendidos nas principais cidades na Europa e no Japão.TEM um programa de fornecimento exclusivo, concebido para obter os melhores grãos do mundo, permitindo que os produtores ganhem uma vida melhor, chamado TCHOSource. TÊM um programa de degustação de chocolates on- -line, para encomendas.

ESPECIFICIDADES

O programa TCHOSource conduziu a ganhos substanciais para os agricultores de cacau e melhorou a qualidade das suas matérias-primas.MAIS de 10.000 pessoas já se inscreveram como membros do seu círculo de provadores on-line.

TCHO

SAN FRANCISCO, ESTADOS UNIDOS

CHOCOLATE, COMÉRCIO JUSTO, BRANDING,PRODUTO, EMBALAGEM

2005

http://www.tcho.com/

Page 12: casos estudo

PENITÊNCIÁRIA +ERGONOMIA SOCIAL DO DESIGN

Page 13: casos estudo

ENQUADRAMENTO

STORYBOOK Dads é um projecto implementado em prisões, que alimentam o contacto dos pais com os filhos entre os dois mundo que os separam. Como potenciador da literacia, o projecto cria um novo contacto com os seus filhos que não convivem diariamente e novo sistema de aprendizagem para os próprios prisioneiros. OS prisioneiros gravam uma história ou uma mensagem que em seguida é editada também por prisioneiros treinados, corrigindo erros e ruídos de fundo e adicionar efeitos sonoros e música através de um software. No final é criada uma capa personalizada para o CD e depois enviado à criança. São produzidos também DVDs para que as cranças possam ver o rosto dos seus pais.

IMPACTO

SEIS anos após este projecto e o resultado de 3.400 CDs, persiste a mesma ideia simples – que os pais na prisão devem ser capazes de ler para seus filhos – utilizando os progressos das tecnologias. Mais de 90 prisões são membros deste projecto.

STORYBOOK DADS

INGLATERRA, PRISÃO DE DARTMOOR

NOVAS TECNOLOGIAS, PRESIDIÁRIOS E FILHOS, APRENDIZAGEM, CONTAR HISTÓRIAS

http://www.storybookdads.org.uk

Page 14: casos estudo

ENQUADRAMENTO

O projecto nasce de um programa de Empreendedorismo nas prisões, onde os reclusos assumem a opção de frequentar este curso durante um ano que lhes permite ser incutidas novas competências: aprender a comunicar, a discutir ideias, a argumentar. Recebem as ferramentas que um dia, quando saírem da prisão lhes possibilitem a criação de um próprio negócio. Os técnicos que trabalham com estes grupos de reclusos ajudaram na preparação de encontros com empresários locais, facilitando o contacto directo e real deste programa e com o exterior, revolucionando as tarefas na cadeia.O projecto exigiu acções de formação a técnicos, guardas e directores de cadeias.

IMPACTO

PARTICIPARAM no projecto 5 cadeias e cerca de 100 reclusos.GANHOU alguma notoriedade junto dos media e foi ainda tema de reportagem de uma estação televisiva.

A PRISÃO-ESCOLA DO 115

PORTUGAL

APRENDIZAGEM, EMPREENDEDORISMO,REINSERÇÃO SOCIAL

2006

Page 15: casos estudo

ENQUADRAMENTO

OS Samaritanos são um grupo de pessoas que prestam apoio emocional via telefone aos reclusos que chamarem pelo númeor nacional, no entanto todas as prisões devem ter linhas directas. Se os reclusos tiverem alguma dificuldade em usar o telefone ou por não se sentirem confortáveis em falar ao telefone com os Samaritanos, podem também escrever uma carta para o endereço próprio dos Samaritanos, expressando as suas angústias e desesperos. O principal objectivo deste programa é ajudar a combater o número de mortes auto-infligidas, ajudando a avaliar os sentimentos das pessoas em perigo.

IMPACTO

QUASE todas as prisões na Inglaterra e Escócia têm este sistema de apoio de linha telefónica com mais de 1200 ouvintes activos.

SAMARITANS LISTENERS SCHEMES

IRLANDA E REINO UNIDO

LINHA TELEFÓNICA, APOIO EMOCIONALVOLUNTARIADO, PSICOLOGIA

1991

http://www.samaritans.org