caso fine country (resolução)

2
Vantagens Desvantagens Não exigência de tantos descontos na venda. Maiores gastos com locomoção e transporte. Margens mais atraentes. Comprometimento da qualidade do serviço em detrimento de uma demanda maior. Aumento da cobertura dos PDV's e canais de venda. Sensibilidade à ocilações do número de turistas durante o ano. FEA-USP Graduação em Administração Noturno Turma 22 EAD0661 Planejamento e Controle de Capacidade Profa. Adriana Marotti Marina Lima Nº USP: 7280437 Melissa Vianna N° USP: 7181580 Vitor Ballaben Nº USP: 7280441 Caso Bolo de Frutas Fine Country1) Com o método atual de trabalho, qual é a capacidade mensal e anual do negócio? O peso total do produto (kg) é uma medida de capacidade útil para esse negócio? Como a capacidade se compara com a demanda de 2010 e com a previsão para 2011? Considerando a existência de dois fornos disponíveis para utilização, que cada um deles é capaz de assar apenas duas bateladas por dia, e que toda a produção é feita em batelada de 10kg, a conclusão possível de ser chegar é que cada forno consegue assar 20kg de bolo por dia. Levando em consideração que existem dois fornos, a capacidade total de produção é de 40kg por dia. Portanto, a capacidade mensal é: 40kg * 21 dias úteis = 840kg/mês; e a capacidade anual é de: 40kg * 252 dias úteis = 10080kg/ano. Com base nos dados acima, o peso do produto é uma medida de capacidade útil para o negócio, uma vez que a são disponíveis para a venda bolos de diferentes pesos, o que influencia diretamente na gestão das quantidades produzidas. Por fim, comparando a demanda com a previsão, no ano de 2009 a produção ficou bem abaixo da capacidade de produção anual. Em 2010, o casal vendeu 400kg a mais do que esta capacidade, pois nos meses de março, abril, novembro e dezembro, eles trabalharam também na parte da noite. No ano de 2011 a previsão é de 3000kg, ou seja, muito acima da capacidade, o que indica que o casal terá de tomar medidas para aumentar a produção, como por exemplo a compra de um forno a mais. 2) Por que Dave teve que vender estoques com descontos em 2010? Em quais meses você acha que isso ocorreu e por quê? Dave teve que vender estoques com descontos em 2010 pois houve uma produção excessiva e os bolos estavam próximos da data de vencimento. Isto ocorreu nos meses de inverno, pois nestes a demanda foi menor e o casal continuou produzindo a demanda requerida nos meses de verão. 3) Jean acredita que poderia obter mais pedidos de lojas de artesanato e centros turísticos. Quais vantagens / desvantagens deste negócio em relação aos pontos de vendas existentes no varejo?

Upload: tberaldi

Post on 13-Aug-2015

326 views

Category:

Documents


67 download

TRANSCRIPT

Page 1: Caso Fine Country (Resolução)

Vantagens Desvantagens

Não exigência de tantos descontos na venda. Maiores gastos com locomoção e transporte.

Margens mais atraentes. Comprometimento da qualidade do serviço em detrimento de uma demanda maior.

Aumento da cobertura dos PDV's e canais de venda. Sensibilidade à ocilações do número de turistas durante o ano.

FEA-USP Graduação em Administração – Noturno – Turma 22 EAD0661 – Planejamento e Controle de Capacidade Profa. Adriana Marotti Marina Lima Nº USP: 7280437 Melissa Vianna N° USP: 7181580 Vitor Ballaben Nº USP: 7280441

Caso – Bolo de Frutas “Fine Country”

1) Com o método atual de trabalho, qual é a capacidade mensal e anual do negócio? O peso total do produto (kg) é uma medida de capacidade útil para esse negócio? Como a capacidade se compara com a demanda de 2010 e com a previsão para 2011?

Considerando a existência de dois fornos disponíveis para utilização, que cada um deles é capaz de assar apenas duas bateladas por dia, e que toda a produção é feita em batelada de 10kg, a conclusão possível de ser chegar é que cada forno consegue assar 20kg de bolo por dia. Levando em consideração que existem dois fornos, a capacidade total de produção é de 40kg por dia. Portanto, a capacidade mensal é: 40kg * 21 dias úteis = 840kg/mês; e a capacidade anual é de: 40kg * 252 dias úteis = 10080kg/ano. Com base nos dados acima, o peso do produto é uma medida de capacidade útil para o negócio, uma vez que a são disponíveis para a venda bolos de diferentes pesos, o que influencia diretamente na gestão das quantidades produzidas. Por fim, comparando a demanda com a previsão, no ano de 2009 a produção ficou bem abaixo da capacidade de produção anual. Em 2010, o casal vendeu 400kg a mais do que esta capacidade, pois nos meses de março, abril, novembro e dezembro, eles trabalharam também na parte da noite. No ano de 2011 a previsão é de 3000kg, ou seja, muito acima da capacidade, o que indica que o casal terá de tomar medidas para aumentar a produção, como por exemplo a compra de um forno a mais. 2) Por que Dave teve que vender estoques com descontos em 2010? Em quais meses você acha que isso ocorreu e por quê?

Dave teve que vender estoques com descontos em 2010 pois houve uma produção excessiva e os bolos estavam próximos da data de vencimento. Isto ocorreu nos meses de inverno, pois nestes a demanda foi menor e o casal continuou produzindo a demanda requerida nos meses de verão. 3) Jean acredita que poderia obter mais pedidos de lojas de artesanato e centros turísticos. Quais vantagens / desvantagens deste negócio em relação aos pontos de vendas existentes no varejo?

Page 2: Caso Fine Country (Resolução)

4) Quais são as principais diferenças nas tarefas de produção quanto a gestão da loja de fábrica (de venda no varejo) proposta? Quais são as consequências disso para os proprietários? As principais diferenças são referentes ao atendimento e front-office, pois em uma loja de fábrica não há necessidade de uma preocupação com o ponto-de-venda, ou seja, ele não precisa estar sempre visualmente adequado e o merchandising não é de grande relevância. Além disso, a localização do PDV não está intrínseca ao estudo estratégico da demanda, uma vez que a mesma não prejudica o volume de vendas. Por último, também não é de grande importância a relação entre o varejista e o fabricante, pois os dois papéis são executados pelo próprio casal. As consequências de todos estes fatores são, por sua vez, relacionadas a reduções de gastos com arrumação do ponto-de-venda, investimento em relações com varejistas, terrenos para melhores localizações e outros decorrentes destes processos. 5) Quais são as consequências operacionais de fazer 10 variedades de bolo, cada um em dois tamanhos? Com esta produção mais variada, o número de bateladas passaria para 20, o que acarretaria em uma necessidade de aquisição de fornos, batedeiras, formas, ingredientes e embalagens, além de um aumento físico da loja, da sala refrigerada para armazenamento e da carga de trabalho. Todas estas mudanças causariam um aumento considerável nos gastos da fábrica, porém, se houver demanda o suficiente, as receitas também cresceriam.