casaca de couro - sobrames-pe.webnode.com · nal das cerimônias festivas de encerramento do xxvii...

4
Sociedade Brasileira de Médicos Escritores Regional de Pernambuco Fundada em 24 de fevereiro de 1972 Memorial da Medicina de Pernambuco Rua Amaury de Medeiros, 206, Derby, 52010-120 - Recife - PE Fone (81) 3423-0961 e-mail: [email protected] sobrames-pe.webnode.com ANO 15 Nº 178 OUTUBRO 2018 Casaca de Couro Casaca de Couro Boletim Sobrames Pernambuco Boletim Sobrames Pernambuco Um Congresso presidido por N. Sra. da Vitória Passava um pouco mais da uma hora da ma- nhã do dia 23 de setembro deste ano de 2018, quando a Dra. Josyanne Franco decretou o fi- nal das cerimônias festivas de encerramento do XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. Noite memorável essa passada na cidade de São Luís do Maranhão, na Villa Reale, depois de três dias de atividades literárias, que acredi- to, marquem profundamente as atividades da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. Nessa noite se viu de tudo. Desceu as esca- darias do salão o Bumba Meu Boi, trazendo a representação folclórica do Maranhão; a aber- tura dos trabalhos e os agradecimentos pronun- ciados pela presidente da instituição; a posse da nova Diretoria da Sobrames a nível nacional sob a presidência do Dr. Arquimedes Viegas Vale; a entrega dos diplomas e troféus aos pre- miados nos trabalhos apresentados em prosa e verso; a distinção da entrega da “Medalha de Mérito João Mohana”, oferecida a cada um dos representantes dos países presentes ao Congres- so. E tome-lhe festa. A lua quase cheia seguia seu caminho rumo ao ocaso quando saímos to- dos radiantes dessa majestosa solenidade ofe- recida pela Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional do Maranhão. Daqui para a frente, por dois anos, o escritor e médico ma- ranhense Dr. Arquimedes Viegas Vale e sua equipe dirigirão os destinos da Sobrames. Assim caminhou... Há dois anos o Maranhão foi escolhido para sediar o XXVII Congresso da Sociedade Brasi- leira de Médicos Escritores. E os escritores e médicos da cidade de São Luís resolveram que o conclave seria realizado no período de 20 a 22 de setembro de 2018, com as atividades lite- rárias realizadas no hotel Grand São Luís. Inscreveram-se para o evento 117 pessoas, entre membros das Sobrames – 63 pautando seus trabalhos literários – e aqueles que os acompanhavam. Presentes os seguintes Estados do Brasil: Pará, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Pau- lo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E mais, para engrandecer o conclave, estavam presentes as representações das sociedades de médicos escritores do Uruguai, Portugal, Mo- çambique e Macau. Durante o Congresso foram apresentados 124 trabalhos literários em prosa e verso, e cin- co conferências ditadas por convidados. Luiz de Gonzaga Braga Barreto Catedral de Nossa Senhora da Vitória Foto: Luiz Barreto Edição comemorativa do XXVII Congresso da Sobrames

Upload: trinhkhue

Post on 18-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Sociedade Brasileira de Médicos EscritoresRegional de PernambucoFundada em 24 de fevereiro de 1972

Memorial da Medicina de PernambucoRua Amaury de Medeiros, 206, Derby, 52010-120 - Recife - PEFone (81) 3423-0961 e-mail: [email protected]

sobrames-pe.webnode.comANO 15 Nº 178OUTUBRO 2018

Casaca de CouroCasaca de CouroBoletim Sobrames PernambucoBoletim Sobrames Pernambuco

Um Congresso presidido por N. Sra. da VitóriaPassava um pouco mais da uma hora da ma-

nhã do dia 23 de setembro deste ano de 2018,quando a Dra. Josyanne Franco decretou o fi-nal das cerimônias festivas de encerramento doXXVII Congresso da Sociedade Brasileira deMédicos Escritores.

Noite memorável essa passada na cidade deSão Luís do Maranhão, na Villa Reale, depoisde três dias de atividades literárias, que acredi-to, marquem profundamente as atividades daSociedade Brasileira de Médicos Escritores.

Nessa noite se viu de tudo. Desceu as esca-darias do salão o Bumba Meu Boi, trazendo arepresentação folclórica do Maranhão; a aber-tura dos trabalhos e os agradecimentos pronun-ciados pela presidente da instituição; a posseda nova Diretoria da Sobrames a nível nacionalsob a presidência do Dr. Arquimedes ViegasVale; a entrega dos diplomas e troféus aos pre-miados nos trabalhos apresentados em prosa everso; a distinção da entrega da “Medalha de

Mérito João Mohana”, oferecida a cada um dosrepresentantes dos países presentes ao Congres-so.

E tome-lhe festa. A lua quase cheia seguiaseu caminho rumo ao ocaso quando saímos to-dos radiantes dessa majestosa solenidade ofe-recida pela Sociedade Brasileira de MédicosEscritores – Regional do Maranhão. Daqui paraa frente, por dois anos, o escritor e médico ma-ranhense Dr. Arquimedes Viegas Vale e suaequipe dirigirão os destinos da Sobrames.

Assim caminhou...Há dois anos o Maranhão foi escolhido para

sediar o XXVII Congresso da Sociedade Brasi-leira de Médicos Escritores. E os escritores emédicos da cidade de São Luís resolveram queo conclave seria realizado no período de 20 a22 de setembro de 2018, com as atividades lite-rárias realizadas no hotel Grand São Luís.

Inscreveram-se para o evento 117 pessoas,entre membros das Sobrames – 63 pautandoseus trabalhos literários – e aqueles que osacompanhavam.

Presentes os seguintes Estados do Brasil:Pará, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Alagoas,Sergipe, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Pau-lo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.E mais, para engrandecer o conclave, estavampresentes as representações das sociedades demédicos escritores do Uruguai, Portugal, Mo-çambique e Macau.

Durante o Congresso foram apresentados124 trabalhos literários em prosa e verso, e cin-co conferências ditadas por convidados.

Luiz de Gonzaga Braga BarretoCatedral de Nossa Senhora da Vitória

Foto: Luiz Barreto

Edição comemorativa doXXVII Congresso da Sobrames

Arquimedes Viegas Vale, presidentedo Congresso - Foto: Paulo Camelo

Organização do EventoO O XXVI Congresso da

Sobrames foi organizado pelaRegional do Maranhão, con-tando com os trabalhos do pre-sidente do Congresso Arqui-medes Viegas Vale, da presi-dente da Sobrames do Mara-nhão, Márcia da Silva Sousa,apoiados na secretária Socor-ro Azevedo Veras e nos demaissobramistas maranhenses.

Para os congressistas, fo-ram entregues os Anais doCongresso, com todos os 124trabalhos literários apresenta-dos, a programação do evento,textos de Josyanne Rita de Ar-ruda Franco, presidente da So-brames, de Arquimedes ViegasVale, presidente do Congresso,e de Márcia da Silva Sousa,presidente da Sobrames – Re-gional do Maranhão, e outrosmateriais.

Houve ainda uma concor-rida mesa com exposição de li-vros dos congressistas e bole-

tins das regionais que se fize-ram presentes.

O Congresso ofereceu trêsexcelentes jantares ao final decada um dos dias de trabalho.

Assistência na reunião de aberturado Congresso - Foto: Paulo Camelo

Conferências proferidasNo congresso foram proferidas cinco palestras, iniciando sessões literárias: O Humor na Literatu-

ra Nordestina, por José Maria Chaves; A Razão da Poesia, por José Rafael de Oliveira; VerdadeirosAutores de Textos Famosos, por Márcia Etelli Coelho; João Mohana – Sobramista Maranhense, porAntônio de Pádua Sousa da Silva; A Morte e os Mortos na Pauta da Sociedade, por Antônio Noberto.

Josyanne Franco (acima), presidenteda Sobrames, e Márcia Sousa,

presidente da regional MaranhãoFotos: Paulo Camelo

Mais à esquerda, José Rafael de Oliveira (foto: Luiz Barreto).Seguem-se, da esquerda para a direita, os palestrantesAntônio Noberto (MA), Antônio de Pádua Sousa da Silva (MA), Márcia Etelli Coelho (SP) e José Maria Chaves (CE)

(Fotos: Paulo Camelo)

Bumba-meu-boi - Foto: Carmen CameloCoral São João -Foto: Paulo Camelo

Coral São João, Bumba-meu-boi e banda foram destaquesFoi em clima de muita ale-

gria e irmandade que aplaudi-mos extasiados o Coral de SãoJoão, sob a batuta do maestroFernando Xerém, na execuçãodo Hino Nacional Brasileiro e doHino da Sobrames, dando inícioà abertura doXXVII Con-gresso da So-brames, reali-zado pela Re-gional Mara-nhão. Reuni-ram-se escri-

Igualmente, no jantar de en-cerramento e entrega de prêmi-os, os números musicais e fol-clóricos fizeram a beleza, com aapresentação primorosa doBumba-meu-boi e animada fes-ta dançante.

A presença de escritores lusófonos e latinoamericanos deu um tom internacional ao Congresso.Da esquerda para a direita, os uruguaios Julio Barrera, José Martinez Graña e Nedy Varela Cetani; Helder Brígido

Martins, de Moçambique; Shee Va, de Macau; Maria José Leal, de Portugal. - Fotos: Paulo Camelo

tores da Sociedade Brasileira deMédicos Escritores de 12 regio-nais, além de médicos escritoresde 3 países lusófonos: Portugal,Moçambique e Macau (China);e de um de língua espanhola:Uruguai.

PremiaçãoNa festa de encerramento do Congresso houve a cerimônia de premiação

dos trabalhos em prosa e poesia entre todos os apresentados no decorrer domesmo. O prêmio Sabiá, nas versões ouro, prata e bronze, foi entregue aosprimeiros lugares nas duas modalidades, com menções honrosas, recebendoa Medalha João Mohana.

PROSA1º: Luiz Coutinho Dias Filho Destino de foca2º: Márcia de Silva Sousa Pitomba3º: Lúcia Elena Ferreira Leite A moça na lajeMenções honrosas:

José Rafael de Oliveira Antes, depoisAlitta Guimarães Costa Reis Olho de elefante

Congresso Nacional com presença internacional

POESIA1º: José Rafael de Oliveira Ritmo2º: Paulo Fontes Martins O trem3º: Antônio de Pádua Silva Sousa Questão de gêneroMenções honrosas:

Paulo Camelo de Andrade Almeida GratidãoElisabeth Gomes de Oliveira Menina moça

Sabiá de Ouro - ProsaFoto: Paulo Camelo

Além da presença de representantes de 12unidades federativas do Brasil, o XXVII Congres-

so da Sobrames foi honrado com a presença demédicos escritores de outros países lusófonos.

EXPEDIENTEDIRETORIAPresidente:

Luiz Coutinho Dias FilhoVice-presidente:

Paulo Camelo de Andrade AlmeidaSecretário:

José Arlindo Gomes de SáTesoureiro:

Paulo Afonso Correia de PaivaDiretor Cultural:

Cláudio Renato Pina Moreira

CORPO REDATORIALPaulo Camelo de Andrade Almeida

Luiz de Gonzaga Braga BarretoJosé Arlindo Gomes de SáLuiz Coutinho Dias Filho

EDITORAÇÃO ELETRÔNICAE IMPRESSÃO

Paulo Camelo de Andrade Almeida

Comitiva dePernambuco

A Sobrames de Pernambu-co participou inscrevendo umadelegação composta de 8 asso-ciados e 6 acompanhantes: Fá-tima Almeida, Fernando Tava-res, Luiz Coutinho e Silvana,Luiz Barreto e Mariluce, JoséArlindo e Tânia, Paulo Cameloe Carmen, Cláudio Pina e Fer-nanda, Paulo Paiva e Solânea.No total essa equipe apresentou16 trabalhos literários.

Luiz Coutinho recebeu oSabiá de Ouro em prosa, comseu conto “Destino de foca”, en-quanto Paulo Camelo recebeumenção honrosa em poesia, como soneto “Gratidão”. Foto: Arnaldo Leão

Eleição da nova diretoria e Conselho Fiscal

Foto: Luiz Barreto

No último dia do Congres-so aconteceu a Assembleia Ge-ral, presidida por José MariaChaves e secretariada por LuizBarreto. Primeiro, a presidenteJosyanne Franco apresentou umrelatório das atividades realiza-das nos dois anos de sua gestão.

Em seguida, foi eleita a ci-dade de São Paulo para se-diar a Jornada Literária de2019 e eleito também o Es-tado do Ceará para sediar oXXVIII Congresso da Sobra-mes em 2020.

Finalmente, foi eleita adiretoria para o período de

2019/2020 e os componentes doConselho Fiscal, titulares e desuplentes.

O presidente da Assembleiadeu por encerrada esta etapa epassou a presidência paraJosyanne Franco, que convidoutodos os dirigentes eleitos lide-

rados pelo sobramista presiden-te Arquimedes Viegas Vale, dan-do-lhes posse para inicio doexercício em 1º de janeiro de2019. Em seguida, deu posse aosmembros do Conselho Fiscal,titulares e suplentes.

A presidente Josyanne Fran-co entregou a cada um dos par-ticipantes do Congresso uma pu-blicação, um livro com o título“Universo Literário” com um re-latório das atividades da Sobra-mes na Gestão 2017-2018 e comtextos de autoria dos dirigentesdas Regionais da Sobrames.Uma excelente publicação.