casa vale 39

40
Ano 03 - Nº 39 - Março/2013 - Distribuição gratuita Arquitetura Construção Decoração Tecnologia Estilo Automação residencial Antonio Grabalos fala sobre a valorização do recurso no mercado Mercado imobiliário Saiba como funciona o seguro- fiança e tire suas dúvidas Padronização de calçadas Leis regulamentam materiais para reforma. Fique por dentro! Luxo e estilo Projeto de 1800m² ganha ambientes personalizados e design moderno

Upload: marushio

Post on 13-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Revista Casa Vale 39

TRANSCRIPT

Page 1: Casa Vale 39

Ano 03 - Nº 39 - Março/2013 - Distribuição gratuita

Arquitetura Construção Decoração Tecnologia Estilo

Automação residencial Antonio Grabalos fala sobre a

valorização do recurso no mercado

Mercado imobiliário Saiba como funciona o seguro-

fiança e tire suas dúvidas

Padronização de calçadas Leis regulamentam materiais para

reforma. Fique por dentro!

Luxo e estilo Projeto de 1800m² ganha ambientes personalizados e design moderno

Page 2: Casa Vale 39
Page 3: Casa Vale 39
Page 4: Casa Vale 39

Direção Geral Grabalos Associados

Projeto Gráfico Coletivo de ideias

Direção de Arte Marushio [email protected]

Direção Editorial e Administrativa:

Nathalia Villalta S. Grabalos

MTB 64597

[email protected]

Jornalismo Responsável Nathalia Cardoso - MTB:53285

Fotógrafo Robson Salgado

Contatos da revista: [email protected] [email protected] (12) 3426-6800

Vendas Nathalia Villalta S. Grabalos Tel: (12) 7818-9641

Distribuição Guaratinguetá, Lorena, Pindamonhangaba, Tremembé, Taubaté e São José dos Campos

Impressão Resolução Gráfica

A Revista Casa Vale é uma publicação da Grabalos Associados. Não nos responsabilizamos por opiniões expressas nos artigos assinados, assim como pelo conteúdo de anúncios.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Arquitetura Construção Decoração Tecnologia Estilo

Edit

ori

al

Erra

ta

Beleza, tecnologia e muito requinte compõem a decoração da casa de capa do mês. O projeto elaborado pela Pizzotti Engenharia, em Taubaté, exibe uma riqueza de detalhes em sua composição e atrai olhares para suas peculiaridades. Acompanhe as fotos a partir da página 08.

Em homenagem às mulheres, que tiveram o seu Dia Internacional comemorado em 08 de março, preparamos uma matéria especial de Dicas de compra. O caderno traz sugestões de itens que ajudam a dar aquele “toque feminino” na decoração da casa e são indispensáveis na hora de personalizar o ambiente. Escolha o seu preferido!

Se você está reformando, não deixe de conferir o caderno de Reforma e Construção do mês. Você

vai se surpreender com o “antes e depois” que transformou uma residência que estava abandonada e ganhou vida com o novo projeto desenvolvido pelo arquiteto Felipe Magacho. Veja mais na página 30.

Aproveite o período de reforma para redecorar também o interior da casa. Nesta edição, a blogueira Rosângela Silva traz ideias de como valorizar um corredor sem graça de forma bem prática. Siga as dicas e faça você mesmo!

Acompanhe também os cadernos de Mercado Imobiliário e Sustentabilidade, que vêm com temas especiais para você.

Boa leitura!

Nathália Cardoso

índ

ice 06 – Entrevista

08 – Matéria de capa16 – Design e Decoração18 – Social21 – Mercado Imobiliário24 – Especial28 – Reforma e Construção32 – Dicas de Compra34 – Faça Você Mesmo36 – Sustentabilidade38 – Tecnologia

06

16 28

08

Além das portas, todo o trabalho de marcenaria da casa da edição 38 foi feito pela Marcenaria Cruzília, exceto da cozinha. Contato: (12) 8121 1509.

Ano 03 - Nº 38 - Fevereiro/2013 - Distribuição gratuita

Arquitetura Construção Decoração Tecnologia Estilo

Suavidade e elegância Decoração cheia de estilo e requinte marca projeto de casa de 400m² em São José dos Campos

Design e decoração Confira as dicas para acertar na compra das louças e metais sanitários

Dicas de compra Veja os itens indispensáveis para deixar a casa no clima do verão

Reforma e Construção Vai construir no litoral? Saiba o que fazer para evitar futuros problemas

ESPE

CIAL DE

VERÃO

Revista Casa Vale_38.indd 1 14/02/13 13:25

Page 5: Casa Vale 39
Page 6: Casa Vale 39

Casa Vale – Quando a Onvale surgiu na região, o conceito de automação residencial ainda era novidade. Como você observa essa diferença? Antonio – Quando iniciamos o trabalho com automação em 2008, tudo era muito novo, tanto que, no Brasil, a cidade que estava mais avançada nessa área era Porto Alegre, onde fizemos nossa primeira especialização. Quando se falava em automação, pensavam que trabalhávamos com portões automáticos. Hoje, o conceito de automação, que visa tornar a residência inteligente, já é bem conhecido. Quem pensa em conforto, praticidade e quer valorizar o imóvel não deixa de fora mais esse item.

Casa Vale – Quais são os produtos e serviços oferecidos pela empresa?Antonio – Oferecemos várias soluções para uma casa inteligente, como Aspiração Central, onde é feita a instalação de uma central de aspirador de pó com pontos e pás distribuídos em ambientes da casa para sugar toda sujeira até a central; Home Theater, com diversas soluções para a sala; Som Ambiente, que permite a instalação de diferentes canais de áudio espalhados pela casa; Automação Residencial, onde você tem todo o controle da casa em suas mãos, entre outros.

Casa Vale – Os aparelhos só podem ser instalados em casas que estão em construção ou servem também para residências já prontas?Antonio – Depende da solução. O recurso de aspiração central, por exemplo, só pode ser colocado numa casa que esteja em construção ou em reforma, pois é necessário colocar uma rede de tubulação de 2”(50mm) que vai embutida na parede ou forro de gesso. Já a automação é possível instalar em qualquer residência porque há soluções sem fio. Porém, o mais indicado é pensar nessas tecnologias no momento em que se faz o projeto de construção da casa.

Casa Vale – Quais são os principais atrativos do sistema de automação? Antonio – São vários. Numa sala de TV, por exemplo, as pessoas normalmente acumulam muitos controles, como o da TV, do ar condicionado, do DVD, etc. Com a automação, você aposenta todos esses controles. Colocamos um aplicativo em um tablet /smartphone e todas as funções vão pra ele, sendo possível criar verdadeiros cenários na sala. Na hora de ver um filme, você aciona o recurso e as luzes se apagam, a persiana motorizada fecha, o telão abaixa e seu único trabalho é estourar a pipoca. Você também pode acender todas as luzes da casa ou do ambiente de uma só vez, tudo apertando um único botão.

06 Revista Casa Vale Março | 2013

EntrevistaPor Nathalia CardosoFoto: Robson Salgado

Os avançados recursos de tecnologia, que até então eram vistos apenas nas telas de TV, deixaram de ser algo distante da realidade e

estão cada vez mais presentes nas modernas residências. O sistema de automação residencial, que consiste na integração de todos os

equipamentos elétricos de uma casa, caiu no gosto do consumidor e das construtoras, sendo um dos maiores destaques da área. Para

entender um pouco mais sobre esses recursos, conversamos com o diretor da Onvale Soluções em Tecnologia, Antonio Luiz Grabalos

Junior, empresa pioneira em oferecer soluções para uma casa inteligente no Vale do Paraíba.

Antonio GrAbAlosDiretor da Onvale Soluções em TecnologiaFormado como Analista de Sistemas pela Universidade de Taubaté

Page 7: Casa Vale 39

Casa Vale – As construtoras também estão aderindo aos recursos de automação. Como essa valorização tem refletido no setor?Antonio – Os consumidores estão procurando, cada vez mais, soluções que satisfazem suas perspectivas. E as construtoras que estão oferecendo essas soluções estão largando na frente de seus concorrentes. Os apartamentos equipados estão mais valorizados e também mais procurados.

Casa Vale – Como esse tipo de tecnologia contribui para o conceito de sustentabilidade?Antonio – Com a automação residencial, ao criar cenários de iluminação, podemos dimerizar as lâmpadas (diminuir a intensidade) do ambiente, contribuindo, assim, para a economia de energia e aumentando a vida útil das lâmpadas. Podemos também programar o acionamento de todas as luzes. Por exemplo: às 18h, todas as luzes do jardim se acendem a 50% de carga; às 19h, a 100% de carga; às 22h, elas voltam a 50% de carga; e às 23h, todas são apagadas. Além disso, é possível programar a irrigação do jardim, o acionamento de motores, entre outras atividades.

São recursos que contribuem para o conceito de sustentabilidade dentro de uma casa.

Casa Vale – Qual dos recursos tecnológicos é mais procurador pelo consumidor? Antonio – Sou suspeito em falar, pois acho todos fantásticos. Imagina poder ter o controle de sua casa em suas mãos ou poder limpar todo o imóvel de uma forma mais rápida e eficiente. É ótimo! Vale a pena cotar essas soluções.

Casa Vale – A Onvale está com novidades para 2013?Antonio – Sim. Estamos com obras em outras regiões do Brasil, fechando parcerias com construtoras e estudando a possiblidade de abertura de duas filiais, uma no Nordeste e outra no Sul. Estamos migrando nossos serviços de câmeras e controle de acesso para a Onvale Corporate, que cuidará exclusivamente de empresas com soluções de controle de acesso, CFTV, áudio e videoconferência, entre outras tecnologias. A empresa também está envolvida em um projeto social que visa levar crianças carentes ao cinema pela primeira vez

“As construtorAs que estão oferecendo essAs soluções estão lArGAndo nA frente de seus concorrentes”

Page 8: Casa Vale 39

Por Nathália Cardoso Fotos: Robson Salgado

08 Revista Casa Vale Março | 2013

Modernidade e beleza marcam projeto em TaubatéRevestimentos de alto padrão, design moderno e muita tecnologia são as peças-chaves que dão o conceito de modernidade à residência de 1800m² projetada pela Pizzotti Engenharia, em Taubaté.

CAPA

Page 9: Casa Vale 39

09 Revista Casa Vale Março | 2013

Logo na entrada, o elevador que divide os dois andares da casa chama a atenção de quem chega. A área recebeu um paisagismo personalizado para ambiente interno e esconde toda a torre do elevador, que se tornou parte da decoração da sala de jantar. Os belos lustres sobre a mesa dão um toque requintado à composição.

A cozinha atrai os olhares com seu design moderno. As esquadrias pretas cercadas por pastilhas sobre a pia e os armários com portas laqueadas no mesmo tom imprimem requinte ao visual.

A ilha central em Corian na tonalidade marrom juntamente com as luminárias pendentes conferem charme e beleza ao local preparado para refeições rápidas.

Page 10: Casa Vale 39

10 Revista Casa Vale Julho | 201310 Revista Casa Vale Março | 2013

A área gourmet foi pensada para receber com todo conforto os convidados em dia de festa. O espaço ganhou muito estilo com a bancada composta em Nanoglass na parte superior e Travertino Romano na parte inferior. A área inclui churrasqueira, forno de pizza e chopeira no balcão.

Page 11: Casa Vale 39

11 Revista Casa Vale Julho | 201311 Revista Casa Vale Março | 2013

Page 12: Casa Vale 39

10 Revista Casa Vale Julho | 201312 Revista Casa Vale Março | 2013

Conforto não faltou na composição do quarto. O dormitório foi integrado à área de banho e inovou no visual. A tela double screen colocada no centro do ambiente permite que o morador assista a seus filmes e vídeos preferidos enquanto está na cama ou no banho. Comodidade total!

O lounge e a sala íntima do mezanino esbanjam elegância e são marcados pelos efeitos de iluminação. Os ambientes foram ainda mais valorizados com o uso dos recursos de automação, que permitem criar verdadeiros cenários na sala. Destaque para a champanheria para atender amigos e convidados em grande estilo.

Page 13: Casa Vale 39

11 Revista Casa Vale Julho | 201313 Revista Casa Vale Março | 2013

O closet recebeu iluminação personalizada e ficou ainda mais aconchegante. A bancada central acomoda os espelhos e acessórios e confere elegância ao espaço.

O lavabo foi dividido em uma antessala social, oferecendo privacidade e comodidade ao mesmo tempo aos usuários. O projeto de iluminação trouxe ainda mais charme ao local.

Engenheiros: Ernesto e Noemi PizzottiProjeto: Pizzotti Engenharia

Av. ItálIA, 1280 – JArdIm dAs NAções

tAubAté/sPtel.: (12) 3633-5120

sIte: www.PIzzottIeNgeNhArIA.com.br

Automação Residencial, Aspiração Central e Calefação Ambiente

Onvale Soluções em TecnologiaPraça Bélgica, 21 – Jd. das NaçõesTaubaté/SPTel.:(12) 3629-6067E-mail: [email protected]: www.onvale.com.br

Esquadrias de alumínio

ProjesulAv. Dom Pedro I, 6255Taubaté/SPTel.: (12) 3633-1029E-mail: [email protected]: www.projesul.com.br

Tapetes

Espaço LivreAv. Itália, 315 – Jd. das NaçõesTaubaté/SPTel.:(12) 3682-2144E-mail: [email protected] Piso de Madeira

Forro e PisoRua Araguaia, 220 - Vila São BentoSão José dos Campos/SPTel.: (12) 3946-1864 / (12) 3921-9548

Rua Euclides da Cunha, 73 – Vila EmaSão José dos Campos/SPTel.:(12) 3322-0373E-mail: [email protected]: www.forroepiso.com.br

Mármores e Granitos

BarbigranRua Batista Sansoni, 410Quiririm – Taubaté-SPTel.: (12) 3686-2017 / (12) 3686-2267E-mail: [email protected] / [email protected]: www.barbigran.com.br Iluminação, Louças, Metais, Pisos e Revestimentos

Pizzotti DesignAv. Itália, 1280 – Jd. das NaçõesTaubaté/SPTel.: (12) 3633-5120/3629-4594Site: www.pizzottiengenharia.com.br

Móveis Planejados

InovareRod. BR 369 Km 180sn – Arapongas/PRTel.:(43) 3152-9800E-mail: [email protected]: www.inovare.com.brAutorizado na região do Vale do Paraíba - Pizzotti Design

Lual Mobiliário - Corian®Av. Assis Brasil, nº 621Limeira/SPTel.:(19) 3702-3000/3702-3003E-mail: [email protected] na região do Vale do Paraíba – Pizzotti Design

Churrasqueira

Geraldo ChurrasqueirasRua Francisco Barreto Leme, 1007 - Vila São Geraldo - Taubaté/SPTel.:(12) 3413-1105contato@geraldochurrasqueiras.com.brwww.geraldochurrasqueiras.com.br Paisagismos do Elevador

Jair Pinheiro PaisagismoAv. Frei Orestes Girardi, 1051 – Abernessia - Campos do Jordão/SPTel.: (12)3662-4455 / 3664-3786 / 3635-1727E-mail: [email protected]: www.jairpinheiro.com.br

Parc

eiro

s

Page 14: Casa Vale 39
Page 15: Casa Vale 39
Page 16: Casa Vale 39

Design & Decoração Da Redação

Muito utilizados na composição de apartamentos, os móveis encaixados aparecem como ótima solução para projetos que necessitam poupar espaço e vêm ganhando destaque nas diversas mostras de design do mundo.

10 Revista Casa Vale Julho | 201316 Revista Casa Vale Março | 2013

Práticos, eles economizam espaço e agregam estilo à decoração

Móveis de encaixe

Sofisticadas e modernas, as peças se adaptam a qualquer ambiente e ainda permitem agregar outras opções de objetos de decoração que não seriam possíveis sem esse formato. Além de economizar espaço, o mobiliário encaixado permite diversas mudanças na ambientação, oferecendo bastante versatilidade ao morador.

As cadeiras e mesas de encaixe são os modelos mais comuns no mercado. Elas ajudam a compor com muito estilo varandas, áreas gourmets, escritórios, entre outros cômodos. Nas cozinhas mais apertadas, por exemplo, elas funcionam como um curinga. Otimizam espaço quando não estão sendo usadas e, ao mesmo tempo, garantem praticidade ao usuário na hora de fazer o lanche ou a refeição.

A funcionalidade das peças também merece destaque. No escritório e na sala, por exemplo, os modelos de encaixe em formato de cubo podem servir como apoio para decoração ou até mesmo como uma estante, dependendo da composição.

O móvel funcional tem a capacidade de se ajustar em tamanhos variados para atender a uma necessidade prática das pessoas no seu dia a dia. Por isso, nas moradias em que o espaço interno é pequeno, seu uso é quase que indispensável.

Mas, tudo deve ser feito levando em conta a harmonia da decoração. Então, antes de escolher seu modelo preferido, lembre-se de que os móveis encaixados devem agregar funcionalidade com senso estético; procurando atender a duas ou mais funções, crescendo e encolhendo, se expandindo e se contraindo, sempre de forma harmônica.

Page 17: Casa Vale 39
Page 18: Casa Vale 39

Arquitetos do Vale visitam show roomda Tramontina

No dia 21 de fevereiro, um grupo de arquitetos e decoradores do Vale do Paraíba visitou o show room da Tramontina, em São Paulo. Acompanhados pela promotora de eventos Carla Domiciano, os profissionais conheceram as novidades da marca e se surpreenderam com os mais de 17 mil produtos que a Tramontina oferece para o ramo. Ao final do encontro, o grupo recebeu brindes da empresa e se reuniu para um delicioso café da tarde.

Persiana & Cia promove vídeopalestra em Taubaté

A Persiana & Cia organizou, no dia 05 de março, uma vídeopalestra sobre mercado de luxo no salão do restaurante Villa Mezzo, em Taubaté.

O encontro contou com a presença de diversos profissionais da área de arquitetura e decoração e empresários do ramo. Após a apresentação, os convidados se reuniram para debater o tema durante um coquetel oferecido pela empresa.

Social I Da Redação

Social II Da Redação

18 Revista Casa Vale Março | 2013

Page 19: Casa Vale 39

DÊ AO SEU AMBIENTE A SOMBRA CHARMOSA E A COMPOSIÇÃO ELEGANTE DOS TOLDOS.

Page 20: Casa Vale 39

Revest Home promove visita à Expo

Revestir aos parceiros do NDV

A equipe da Revest Home Decor reuniu amigos e parceiros do NDV para uma visita à 11ª Expo Revestir, em São Paulo, no dia 08 de março. O grupo se encontrou na sede da loja, em Taubaté, para um café da manhã. Antes da saída, arquitetos e decoradores puderam conhecer os produtos disponíveis na Revest e ficaram por dentro das novidades do mercado de revestimento.

Teixeira Pinto promove visita à obra do M.O.B.

A Teixeira Pinto recebeu os futuros moradores do M.O.B., em Taubaté, para uma visita à obra no dia 09 de março. Acompanhados pela equipe, os proprietários viram de perto o andamento das instalações e tiraram dúvidas com os corretores de plantão enquanto desfrutavam de um delicioso brunch oferecido pela construtora.

Social III Da Redação

Social IV Da Redação

20 Revista Casa Vale Março | 2013

Page 21: Casa Vale 39

Uma das mudanças significativas foi em relação às garantias do contrato de locação, incluindo alteração com relação à figura do fiador, que passou a ter, por exemplo, o direito de solicitar sua saída da garantia prestada quando da prorrogação do contrato de locação para prazo indeterminado.

Lembro que esta exoneração da obrigação deve ser realizada mediante notificação entregue ao locador, e o fiador permanece responsável pela fiança durante período de 120 dias. Então, o locador, poderá exigir no prazo de 30 dias, nova garantia, sob pena de desfazimento da locação.

Outra possibilidade de exoneração do fiador da garantia prestada trazida pela Nova Lei do Inquilinato foi no caso de morte do locatário. Neste caso, também permanece o fiador responsável pelo prazo de 120 dias após a notificação da exoneração ao locador.

Por isso, em alguns casos, se opta pelo seguro-fiança, que, como o próprio nome diz, é um contrato de seguro feito pelo locatário, visando garantir o pagamento ao locador, pela seguradora, em caso de atraso ou inadimplemento do locatário.

Para o locador é vantajoso, tendo em vista que é a garantia do recebimento do valor do aluguel, em caso de mora, sem que para isso seja necessário acionar locatário e fiador judicialmente.

E para o locatário também é vantajoso porque não precisará pedir a alguém que assuma a responsabilidade da fiança, bem como, poderá não precisar prestar caução quando do início do contrato.

Ademais, atualmente cada vez mais se tem facilitado a aprovação dos locatários para a contratação do seguro-fiança. Mas é sempre bom lembrar que o contrato é a livre expressão da vontade das partes, consistindo no poder de estipular livremente, como melhor lhes convier, a disciplina de seus interesses, suscitando efeitos tutelados pela ordem jurídica.

Assim, o seguro fiança não é condição obrigatória para o contrato de locação, e sim mais uma opção dentre as várias garantias existentes e vigentes na legislação do inquilinato, não devendo ser motivo de coação para o locatário, mas garantia de tranquilidade para todos.

Mercado Imobiliário De Luana Carolina Coto Silva Rodrigues

seguro-fiança:entenda coMo funciona

Dra. Luana Carolina Coto Silva Rodrigues Advogada OAB/SP 239448

A lei nº 12.112, sancionada pelo Presidente Lula em 09 de dezembro de 2009, e em vigor desde 25 de janeiro de 2010, ficou conhecida como a Nova Lei do Inquilinato, e trouxe alterações à Lei nº 8.245/91, como já dito em edições anteriores.

Page 22: Casa Vale 39

NDV apresenta campanha 2013 aos parceiros

No dia 26 de fevereiro, o NDV Club lançou a campanha “Mundo do Design – do Oriente ao Ocidente”, em São José dos Campos. A festa de lançamento apresentou a programação completa de 2013 preparada pelo NDV aos parceiros do grupo.

Social V Da Redação Fotos: Gilberto Freitas

22 Revista Casa Vale Março | 2013

Page 23: Casa Vale 39

o ientSEU TALENTO SEM LIMITES

CIDENTEOAO

PARCEIROS

DOMUS DECOR

O NDVClub convida os

decoradores, arquitetos e

designers de interiores para um

despertar de novas sensações

através das culturas do

Oriente ao Ocidente. Participe!

Saiba mais em:

www.ndvclub.com.br

APOIO

REALIZAÇÃO

Page 24: Casa Vale 39

Especial Da Redação

Você sabia que existem leis que regulamentam a padronização das calçadas? Em cada município, há decretos que determinam os materiais permitidos por lei para garantir acessibilidade ao passeio público. Caso a calçada esteja irregular, o proprietário e até mesmo o inquilino podem ser multados.

Para não correr esse risco, é preciso conhecer as normas da sua cidade e entender, primeiramente, que as calçadas devem ser divididas em três faixas: livre, de serviço e de acesso. A faixa de serviço é a que fica rente à rua, com largura mínima de 75 cm. É nela que são instalados postes, hidrantes, árvores, orelhões, pontos de ônibus, rampas de acesso para veículos ou portadores de deficiência, sinalização de trânsito e mobiliário urbano. A faixa livre é destinada à circulação de pedestres e cadeirantes e deve possuir largura mínima de 1,20m. Já a de acesso não apresenta uma largura mínima definida, mas deve facilitar a entrada aos imóveis.

Outro fator que precisa ser considerado é o tipo de material permitido na construção de uma calçada. Abaixo, você confere os revestimentos que são aceitos em todo o país.

Pavimento intertravado: É um piso antiderrapante constituído de blocos de concreto pré-fabricados, assentados sobre colchão de areia, travados por contenção lateral e atrito entre as peças. Oferece variada gama de cores e formatos. Na hora da reforma, basta remover as peças, que podem ser reaproveitadas. É um

Padronização de calçadasSaiba os materiais que sãopermitidos na hora de reformá-las

10 Revista Casa Vale Julho | 201324 Revista Casa Vale Março | 2013

Page 25: Casa Vale 39

calçamento permeável e que pode ser instalado de maneira drenante. Após a colocação, a liberação ao tráfego é instantânea.

Placas pré-moldadas de concreto: Essas placas de concreto podem ser fixas ou removíveis. Pré-fabricadas, elas contam com diversidade de texturas e cores no acabamento. Em caso de obras, as placas removíveis levam vantagem, pois podem ser retiradas com saca-placas e reaproveitadas, sem contar que também são permeáveis. Já nas placas fixas, a drenagem deve ser requisitada no momento da elaboração de projeto.

Ladrilho hidráulico: É um revestimento rico em texturas, cores e estampas. Resistente, ele é assentado com argamassa sobre base de concreto. Contudo, não é permeável e ainda necessita de troca de peça, caso sejam efetuados reparos.

Concreto: Essa opção pode receber como acabamento o estilo “vassourado” ou as belas estampas coloridas. Caso necessite de reparos, o piso é recortado de acordo com seus módulos e refeito no local. Com superfície antiderrapante, o concreto oferece drenagem apenas superficial.

Vale lembrar, porém, que algumas cidades permitem o uso de outros materiais. Os cuidados em relação às áreas verdes também é um ponto importante a ser observado. Em alguns municípios, o plantio de árvores é um direito que apenas a prefeitura tem. Portanto, antes de tudo, consulte o órgão competente antes de arborizar a frente de sua casa ou escolher um revestimento diferente desses listados acima.

Fonte: http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br

Page 26: Casa Vale 39

CR

IAÇ

ÃO

É N

OSSA

ESSÊ

NC

IA

SEJA DIFERENTE. SEJA ATUAL. SEJA ECOLÓGICO.

Parcelas a partir de

R$ 735,88

(12) [email protected]

Imag

em m

eram

ente

ilus

trativ

a

Page 27: Casa Vale 39

CR

IAÇ

ÃO

É N

OSSA

ESSÊ

NC

IA

SEJA DIFERENTE. SEJA ATUAL. SEJA ECOLÓGICO.

Parcelas a partir de

R$ 735,88

(12) [email protected]

Imag

em m

eram

ente

ilus

trativ

a

Page 28: Casa Vale 39

Reforma & Construção Da Redação

Projeto revitaliza casa de 1000M² Estrutura estava abandonada e passou por grande transformação

36 Revista Casa Vale Março | 201328 Revista Casa Vale Março | 2013

A ideia era comprar apenas um terreno. Mas ao conhecer a grande casa amarela que estava abandonada pelo antigo morador, o atual proprietário pensou logo em aproveitar a estrutura do imóvel que já estava pronto e tratou de cuidar da restauração da nova casa.

Para dar um aspecto de leveza e vivacidade, a fachada recebeu a tonalidade verde e ficou em harmonia com o paisagismo que cerca o local. Aqui, o contato com a natureza está presente por todos os lados e trouxe vida ao imóvel.

A frente da casa ganhou uma varanda com estrutura de madeira acompanhando toda a fachada, o que conferiu mais conforto aos moradores e também serviu para proteger o interior do imóvel das ações do tempo, como o sol e a chuva.

O projeto ganhou vida nas mãos do arquiteto Felipe Magacho, que buscou soluções para modernizar a casa sem precisar alterar muito a área construída. Confira abaixo o antes e depois dessa transformação:

Antes

Page 29: Casa Vale 39

w w w . 2 l e o e s . c o m

(12) 3632-5506(12) [email protected]

Contatos:

Tel.:(12) 3632-5506 / 3631-5580

Tel.:(12) 3632-5506 / 3631-5580

Venha conhecer nossos produtos e serviços.Nossa equipe terá prazer em lhe atender.

André Patto

Tudo em mármore e granitoNacionais, importados e industrializados.

Uma empresa do grupo

“Um bom trabalho depende de bons parceiros. A Marmoraria 2 Leões integra com grandeza os projetos elaborados pelo escritório André Patto Arquitetura e, assim como nossa equipe, prima pela satisfação total do cliente. Sem dúvida, uma parceria de sucesso!”

Page 30: Casa Vale 39

Antes

DepoisReforma & Construção Da Redação

30 Revista Casa Vale Março | 2013

Na lateral direita da fachada, o arquiteto optou pela construção de um anexo para fazer a garagem e a área gourmet da casa, que ficou ligada tanto à cozinha quanto à parte externa. A iluminação personalizada valorizou o espaço, que inclui churrasqueira e forno de pizza.

A cozinha foi uma das áreas mais modificadas.

O ambiente ganhou modernidade com o revestimento com aparência de madeira e o teto rebaixado para o projeto de iluminação. A antiga ilha central que havia no local foi retirada para que os moradores pudessem aproveitar melhor a área para fazer as refeições. A combinação dos móveis de madeira, a cor bege das paredes e o efeito da iluminação tornou o ambiente aconchegante.

AntesAntes

Depois

Page 31: Casa Vale 39

P R O F E S S I O N A LP R O F E S S I O N A L

Saboreie o que é belo, improvável e novo.

Associe sua marca ao BOM GARFO PROFESSIONAL, um evento para chef’s, gourmet’s, restarauteurs,

donos de restaurantes e profissionais de hotelaria da região.

Será uma oportunidade única de interação comercial e gastronômica, que vai contar com um público visitante qualificado e que sabe o que quer.

R.S.V.P:Teaser Comunicação Criativa

12 3923.4040 – Hé[email protected]

Page 32: Casa Vale 39

Dicas de Compra Da Redação

dê um toque feminino à decorAção

Os homens podem até não admitir, mas quando a mulher resolver dar o seu toque pessoal na decoração da casa, tudo fica mais belo, não é mesmo? A casa se enche de vida, de estilo e de alegria! É o famoso “toque feminino” do qual tanto se fala.

São elas as grandes responsáveis por enfeitar os ambientes e, com muita graciosidade, tornar o lar doce lar mais agradável para o dia a dia da família e também para receber os convidados.

Este mês, a homenagem é toda para as mulheres. Por isso, separamos abaixo alguns itens e acessórios que ajudam a dar mais charme a qualquer ambiente e, claro, aquele toque feminino que não pode faltar!

Confira:

1- Vasos: São indispensáveis para dar feminilidade à decoração. Mesmo sem flores, os vasos são capazes de enfeitar com muito estilo qualquer cômodo da casa. Ficam ótimos sobre o criado-mudo do quarto, o aparador da sala, a mesa de centro, a janela da cozinha, enfim, basta usar a imaginação! Além do mais, estão disponíveis em diversos tamanhos e modelos, o que pode agradar a diferentes estilos.

2- Difusor de aroma: Objetos com fragrâncias sempre agradam às mulheres! O difusor de aroma está super em alta e se encaixa em qualquer ambiente da casa, principalmente nos lavabos. O item ajuda a manter a residência sempre perfumada e ainda traz aquela sensação de limpeza e suavidade no local.

3- Mantas para sofá: As mantas são uma ótima opção para quem quer renovar a decoração da sala sem gastar muito. Com suas cores e estampas, elas dão cara nova ao ambiente e conferem mais alegria ao espaço.

4- Espelhos: Que mulher não gosta de um espelho? Onde tem um, as mulheres sempre param para se olhar um pouquinho. Mas independente da real função da peça, o espelho é fundamental para garantir mais amplitude ao ambiente. Além de fazer parte da decoração de lavabos e dormitórios, ele fica perfeito no hall de entrada sobre o aparador ou na sala de jantar. Ao mesmo tempo em que traz charme à composição, é item indispensável na casa!

32 Revista Casa Vale Março | 2013

2 4

Vale lembrar que a decoração deve imprimir um pouco do estilo e da personalidade dos moradores. Então, fique atenta para não cometer exageros e deixar a casa feminina demais. É bom deixar o marido e os filhos participarem também com seus palpites e particularidades, assim cada um pode ter um cantinho da casa com o qual se identifica mais.

3

1

Page 33: Casa Vale 39
Page 34: Casa Vale 39

coMo decoraruM corredor vazioVeja ideias para valorizar o espaço de forma prática e rápida

Faça Você Mesmo Da Redação

Em pouco tempo, ela transformou o corredor da sua própria casa em um cantinho cheio de charme e, o melhor, sem gastar nada. Para dar vida ao ambiente, ela decidiu aproveitar alguns materiais que já tinha, como algumas amostras de papel de parede que estavam guardadas, e revestiu o fundo do corredor colando peça por peça.

Provavelmente, você não tem essas amostras de papel em casa. Mas, sem gastar muito, você pode criar o seu próprio patchwork e escolher uma das paredes para decorar. Outra alternativa é utilizar adesivos personalizados, que também conferem um estilo único ao ambiente.

Se você optar por montar um patchwork como o da foto, Rosângela aconselha a

fazer tudo no chão primeiro e só depois colar os tecidos na parede. “É mais fácil para organizar as cores. Quando as peças estiverem encaixadas do jeito que você quer, aí sim pode partir para a colagem”, explica a blogueira.

Faça a aplicação do papel ou do tecido com cola branca comum diluída em água e comece pela parte superior. Utilize uma espátula de plástico para alisar o material e retirar eventuais bolhas que possam se formar. A colagem demora de duas a três horas para secar.

Para finalizar, escolha alguns quadros para incrementar o espaço e dar o toque final à decoração. Dê preferência a quadros menores para que o visual não fique muito exagerado ou poluído. Pronto! Agora é só aguardar os elogios!

Sabe aquele corredor sem graça e vazio que você não sabe o que fazer para melhorar? Pois a blogueira Rosângela Silva, do Simples Decoração (http://www.simplesdecoracao.com.br), tem a solução!

dePoisantes

Page 35: Casa Vale 39

Com alta tecnologia em cortes curvos a

jato de água, transformamos mármores e

granitos nacionais e importados em peças de

decoração sob medida, que vão revestir sua

casa de beleza, requinte e durabilidade.

Contate-nos agora mesmo. Vamos fazer do

seu lar uma construção única e memorável.

www.barbigran.com.br

Bordas de Piscina • Pias e Balcões • Escadas • HallLareiras • Pedras Decorativas • Bordas de Banheira

Mesas • Pisos • Lavatórios • Revestimentos para Escadas

Unidade Castelo-ESRod. ES-166 - Castelo X Cachoeiro do Itapemirim - Km 8 - S/N - Aracuí - Castelo - ES / CEP: 29360.000 / Tel.: (28) 3539-5285

[email protected]

Unidade Taubaté-SPR. Batista Sansoni, nº 410 - Quiririm - Taubaté - SP / CEP: 12.043-500 / Tel.: (12) 3686-2017 / (12) 3686-2267

[email protected]

Revenda autorizada

Se perceber um brilho diferente, não são seu olhos

Rua Euclides da Cunha, N. 73Vila Ema. São José dos Campos/SPTel: (12) 3322-0373

Rua Araguaia, 220Vila São Bento. São José dos Campos/SP Tel: (12) 3946-1864 / (12)3946-1860

Page 36: Casa Vale 39

Sustentabilidade Da Redação

Os empreendimentos verdes ou green buildings já começam a fazer parte da cultura das construtoras do Brasil. Hoje, o país ocupa o quatro lugar no ranking dos que mais têm edificações nesse segmento, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Emirados Árabes. Os dados são da Sustentech, consultora em empreendimentos sustentáveis.

Em Taubaté, no interior de São Paulo, a Ladeira Miranda Engenharia e Construção é pioneira em desenvolver empreendimentos sustentáveis. É da construtora o primeiro condomínio ecológico da região, o Vie Nouvelle, entregue no final de 2012. Entre os diferenciais sustentáveis estão o reaproveitamento da água do chuveiro e lavatório para os sanitários, o armazenamento de água da chuva, a valorização da iluminação natural, a utilização de lâmpadas econômicas em áreas comuns, a coleta seletiva e a captação de óleo de cozinha diretamente da pia.

Cada item oferece ao consumidor formas de solucionar questões cotidianas no ambiente doméstico. Estima-se, por exemplo, que cada litro de óleo de cozinha descartado incorretamente pode poluir cerca 20 mil litros de água. Reutilizar a água de chuveiros e lavabos e armazenar as da chuva reduz o consumo em 40%.

A solução oferecida pela construtora neste caso foi adaptar as pias das cozinhas a um duto pelo qual os moradores podem depositar o

óleo utilizado, que seguirá para um tanque instalado no subsolo do prédio. Cada tanque em capacidade para 200 litros e quando cheios ainda geram uma renda extra: o óleo é vendido para uma cooperativa de reciclagem da cidade e o dinheiro é revertido para o condomínio.

Tanta inovação e preocupação com o meio ambiente, rendeu à empresa o Prêmio SustentaX de 2012, sendo eleita a construtora mais sustentável do país. O prêmio foi criado através de uma parceria entre a ITCnet, responsável pelo Ranking das 100 maiores construtoras por m2, e o Grupo SustentaX, especializado em sustentabilidade corporativa, de empreendimentos, produtos e serviços, e reconhece as construtoras mais sustentáveis nos segmentos de residencial baixa renda, residencial, comercial e industrial.

A avaliação não se baseia apenas nas ações ambientais nas obras, mas também nas questões relativas à gestão sustentável, garantia de qualidade e de segurança, combate ao desperdício, medidas para aumento de produtividade e seleção de fornecedores socioambientalmente responsáveis. Aspectos sociais também são contemplados, tais como respeito à cidadania, contratação e gestão de pessoal, instalações disponibilizadas aos trabalhadores, dentre outros.

A Ladeira Miranda foi a vencedora da edição 2012 nas categorias Residencial e Comercial. A construtora teve aprovação de 89% dos

36 Revista Casa Vale Março | 2013

Mais do que modernidade, conforto e atrativos da área de lazer, os consumidores estão atentos a outros diferenciais: os itens sustentáveis. São detalhes que vêm fazendo a diferença na hora de optar por um imóvel.

Crescimento de empreendimentos sustentáveis eleva o Brasil ao quarto lugar no ranking que avalia os “green buildings”

sustentabilidade ganhadestaque na construção civil

Page 37: Casa Vale 39

itens da planilha de avaliação, a maior pontuação alcançada por uma construtora desde o lançamento do prêmio, em 2009. De acordo com o gerente de projetos e SGI da construtora, Tiago Ladeira Miranda, isso é um reflexo de um trabalho realizado pela empresa ao longo de 30 anos de existência. “Se todas as empresas da região buscassem aplicar esse conceito de sustentabilidade em seus projetos, seria excelente tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente. A ideia é sempre inovar. Isso é uma tendência mundial”, comentou.

Page 38: Casa Vale 39

38 Revista Casa Vale Março | 2013

Agora, todo o conforto e a segurança da casa estão em suas mãos, ou melhor, na ponta do dedo graças aos recursos da biometria. A técnica, que estuda as características físicas dos seres humanos, vem sendo aprimorada a cada ano para ser utilizada como meio de identificação de indivíduos, já que cada pessoa possui características únicas.

Atualmente, vários tipos de sistemas permitem o acesso biométrico, desde simples fechaduras até complexos controles de acesso para prédios inteiros. É possível utilizar qualquer tipo de identificação biométrica, sendo que as mais comuns são: impressão digital, geometria da mão, retina, íris, voz e face. O recurso possibilita ainda a identificação de duas ou mais características biométricas antes de permitir o acesso.

O dispositivo é destaque quando o assunto é segurança e vem sendo muito utilizado nas atuais construções. O sistema funciona da seguinte maneira: Primeiro, ele capta a característica biométrica que será utilizada pela pessoa e a armazena. Na sequência, essa informação é colocada em um formato padrão a ser utilizado pelo sistema para que o mesmo possa compará-la posteriormente à característica já armazenada do usuário e assim libere seu acesso.

bioMetria: segurança na Ponta dos dedos

Tecnologia Da Redação

O grande atrativo é que alguns modelos de fechaduras possibilitam ainda a integração com outros recursos de automação da residência, garantindo ainda mais conforto e praticidade ao morador.

No Vale do Paraíba, as fechaduras biométricas podem ser encontradas na Onvale Soluções em Tecnologia. Mais informações pelo telefone: (12) 3629 6067.

Esqueça as chaves, senhas de alarme, cartões magnéticos e tudo mais que possa te preocupar na hora de entrar no seu lar doce lar. A tendência dos grandes prédios e modernas residências no momento é a fechadura biométrica.

Page 39: Casa Vale 39
Page 40: Casa Vale 39