revista casa vale 41

36
Ano 04 - Nº 41 - Maio/2013 - Distribuição gratuita Arquitetura Construção Decoração Tecnologia Estilo O charme do preto e branco Projeto de interiores exibe conforto e estilo em apartamento em Taubaté Dicas de compra Siga as sugestões para aquecer o ambiente no outono Mercado Imobiliário Veja o passo a passo para financiar um imóvel Faça você mesmo Aprenda a transformar o isopor em peça para decoração

Upload: marushio

Post on 16-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


18 download

DESCRIPTION

Primeira revista segmentada de arquitetura, decoração e construção do Vale do Paraíba

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Casa Vale 41

Ano 04 - Nº 41 - Maio/2013 - Distribuição gratuita

Arquitetura Construção Decoração Tecnologia Estilo

O charme do preto e brancoProjeto de interiores exibe conforto e estilo em apartamento em Taubaté

Dicas de compraSiga as sugestões para aquecer

o ambiente no outono

Mercado ImobiliárioVeja o passo a passo

para financiar um imóvel

Faça você mesmoAprenda a transformar o isopor

em peça para decoração

Page 2: Revista Casa Vale 41

RESOLUÇÃO GRAFICA

Page 3: Revista Casa Vale 41

RESOLUÇÃO GRAFICA RESOLUÇÃO GRAFICA

Page 4: Revista Casa Vale 41

São José dos Campos:Rua Paraibuna, 475Jd. São DimasSJCampos - SPTel.: 12 3925-1500

Jacareí:Av.Siqueira Campos, 917CentroJacareí - SPTel.: 12 3951-6744

Taubaté:Av.Brig. José Vic. Faria Lima, 242Centro - Taubaté - SPTel.: 12 3621-5844

Iluminação de Ambientes

TRADIÇÃO, ÓTIMA LOCALIZAÇÃO, ATENDIMENTODIFERENCIADO, ASSESSORIA DE PROFISSIONAIS

E CONDIÇÕES ESPECIAIS DE PAGAMENTO.

Venha conhecer nosso show room de iluminação nas lojas de São José, Jacareí e Taubaté.

- Arquitetos especializados que realizam projetos residenciais ou comerciais de acordo

com a necessidade do cliente.

- Marcas exclusivas escolhidas para oferecer ao cliente o que há de melhor no mercado de iluminação.

Projetos Realizados

www.eletrouniverso.com.br

Direção Geral Coletivo de Ideias [email protected]

Projeto Gráfico Coletivo de Ideias

Direção de Arte Marushio

Direção Editorial e Admin-istrativa: Nathalia Villalta S. Grabalos MTB 64597 [email protected]

Jornalismo Responsável Nathalia Cardoso - MTB:53285

Fotógrafo Robson Salgado

Contatos da revista: [email protected] [email protected] (12) 3426-6800

Vendas Nathalia Villalta S. Grabalos Tel: (12) 7818-9641

Distribuição Guaratinguetá, Lorena, Pindamonhangaba, Tremembé, Taubaté e São José dos Campos

Impressão Resolução Gráfica

A Revista Casa Vale é uma publicação do Coletivo de Ideias. Não nos responsabilizamos por opiniões expressas nos artigos assinados, assim como pelo conteúdo de anúncios.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Arquitetura Construção Decoração Tecnologia Estilo

Edit

ori

al

A edição de maio estampa na capa um lindo apartamento de 194m² para ninguém botar defeito! O projeto de interiores desenvolvido por Ana e Andréa Gatti esbanja estilo com sua decoração monocromática e detalhes cheios de estilo. Veja mais a partir da página 08.

Para entrar no clima da estação, o caderno Dicas de Compra do mês traz algumas sugestões de acessórios que prometem deixar o seu lar doce lar mais quentinho e aconchegante. Aproveite as dicas e fuja do frio!

Quem mora em apartamento está sempre procurando uma maneira de deixar a sacada ainda mais agradável para relaxar e receber os amigos. Para isso, nada melhor que integrar a varanda ao interior colocando vidros na sacada. Além de proteger o ambiente das ações do vento e da chuva, você deixa o

imóvel ainda mais amplo e confortável para o dia-a-dia, podendo criar área gourmet, espaço para leitura, entre outros projetos. Confira os benefícios do envidraçamento das sacadas no caderno de Design e Decoração.

Sabe aquela caixa de isopor que está guardada e esquecida há tempos? Você pode aproveitá-la para criar um lindo vaso para seu jardim seguindo o passo a passo do caderno Faça você mesmo. Saiba como na página 28.

Confira também os artigos dos cadernos de Sustentabilidade, que este mês fala sobre o biogás como uma alternativa para as futuras gerações, e Mercado Imobiliário, que explica todo o processo para financiamento de imóvel.

Boa leitura!

Nathália Cardoso

índ

ice 06 – Entrevista

08 – Matéria de capa

14 – Mercado imobiliário

16 – Social

22 – Dicas de compra

24 – Especial

26 – Design e decoração

28 – Reforma e Construção

30 – Faça você mesmo

32 – Sustentabilidade

34 – Tecnologia 06

22 2608

Page 5: Revista Casa Vale 41
Page 6: Revista Casa Vale 41

Casa Vale – Como começou o interesse pela área de arquitetura?

Eneida – Já no primeiro ano da faculdade Mackenzie, iniciei estágio fazendo projetos de layout para o parque PLAYCENTER, em São Paulo, e em seguida, trabalhei em um escritório de arquitetura chamado Compasso D´Oro com o excelente arquiteto italiano Enzo Grinover, com quem aprendi os princípios de arquitetura e de engenharia. Também trabalhei na editora e em revistas de arquitetura e decoração.

Casa Vale – Atualmente, seus projetos são mais voltados para a área corporativa. Quando decidiu partir para este segmento?

Eneida – Logo que me formei em Desenho Industrial, vim trabalhar na Embraer com projeto de interiores de aviões, seguido de projetos de layout. Em 1989, fui contratada pela Johnson & Johnson para trabalhar na área de engenharia com projeto de layout fabril e de escritórios. Após este período, fui me especializando neste tipo de projeto e fiz vários trabalhos para empresas como Petrobrás, Embraer, Unibanco, J&J, Transpetro, Borgwarner, Compsis, Meggitt, Phocus Interact e outras empresas nacionais e multinacionais.

Casa Vale – Qual é o maior desafio do profissional ao desenvolver um projeto corporativo?

Eneida – Ter conhecimento técnico e construtivo. É preciso saber executar o que se pretende criar.

Casa Vale – Hoje em dia as empresas estão se preocupando mais com essa questão do visual e de um ambiente adequado para atrair os clientes?

Eneida – Sim, sem dúvida. A humanização, a globalização, bem como as trocas culturais estão cada vez mais presentes nos negócios e se refletem nas instalações e nos ambientes empresariais. Isso não só atrai e agrada os clientes, mas, sobretudo, causa um efeito muito benéfico nos colaboradores da empresa em termos de identidade,

criatividade, estímulo e produtividade.

Casa Vale – No momento, os projetos residenciais estão fora dos seus planos?

Eneida – Os projetos residenciais sempre estiveram e estão presentes nos meus planos. Tenho muitos clientes residenciais que me conhecem no mercado corporativo e me contratam. Neste momento, estou fazendo algumas

06 Revista Casa Vale Maio | 2013

Entrevista Por Nathalia Cardoso

EnEida nascimEnto

Graduada em Desenho Industrial pela Mackenzie e em Engenharia Civil pela Univap

Pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pelo ITA

Formada em Desenho Industrial e Engenharia Civil, os primeiros passos na carreira logo despertaram o interesse pelo mundo da arquitetura

e o envolvimento na área foi só aumentando. Hoje, com especialização em Projeto e Planejamento de Empreendimentos Hoteleiros

na Academia de Engenharia e Arquitetura (AEA – SP), Eneida Nascimento é reconhecida por seus grandes trabalhos voltados para o

segmento corporativo. Conheça mais sobre essa história na entrevista abaixo:

Page 7: Revista Casa Vale 41

obras residenciais. Eu gosto de fazer estes projetos e atuar também na área de interiores, isso estimula a minha criatividade e me ensina mais coisas sobre as pessoas e sobre os espaços e seus usos. A experiência mais pragmática e prática que eu trago dos projetos corporativos também me ajudam a ser mais objetiva nos projetos residenciais.

Casa Vale – Qual foi o trabalho que mais te marcou e por quê?

Eneida – Vários projetos me marcaram ao longo dos mais de 20 anos de atuação nesta área, mas, recentemente, um projeto de comunicação visual desenvolvido para a Borgwarner, que é uma empresa automobilística americana de grande porte, tornou-se padrão global. Tornamo-nos fornecedores globais para este tipo de projeto e este reconhecimento do trabalho realizado por nós aqui no Brasil, ao lado de uma equipe de alto nível, está sendo muito marcante na minha carreira profissional. A entrada neste mercado internacional através da prestação de serviços para as empresas que estão vindo para a nossa região também tem sido uma ótima experiência neste momento e isso me deixa muito feliz.

Casa Vale – Para você, o que não pode faltar em um bom projeto?

Eneida – Sempre o bom senso. Existem três análises que devem ser feitas: o que, por que e como. Um projeto de qualidade tem que contar com boa criação, especificação técnica correta, bons fornecedores, planejamento e um bom relacionamento para as coisas acontecerem direito. A confiança e o profissionalismo valem tanto quanto o contrato.

Casa Vale – Qual é a dica para quem está iniciando a carreira nessa área?

Eneida – Ser flexível, estar sempre disposto a aprender e a buscar resultados.

“Confiança e profissionalismo valem tanto quanto o contrato”

07 Revista Casa Vale Maio | 2013

Page 8: Revista Casa Vale 41

Por Nathália Cardoso Fotos: Robson Salgado

08 Revista Casa Vale Maio | 2013

Preto e branco!A beleza do efeito monocromático

CAPA

Foi com muito charme e bom gosto que a dupla Ana e Andréa Gatti deu vida ao projeto de interiores deste belíssimo apartamento localizado em Taubaté.

Cheia de estilo, a decoração monocromática tomou conta das áreas de comum circulação, que foram todas integradas para dar mais amplitude ao local.

Page 9: Revista Casa Vale 41

O home acompanhou o restante da decoração e manteve a predominância das cores neutras com muito estilo. O ambiente também foi estendido até a varanda e ganhou um agradável espaço para uso do computador, decorado por um lindo painel com paisagismo próprio para o local.

09 Revista Casa Vale Maio | 2013

O local inclui um espaço para TV, uma mini área gourmet e uma sauna para atender com comodidade a todos os usuários que estão no ambiente de lazer.

Na sala de jantar, as gravuras sobre o armário planejado para as louças também acompanha a tendência do preto e branco e fazem ligação com as gaiolas decorativas usadas na composição do ambiente. A área se estende até a extremidade da varanda, onde foi criada uma charmosa área gourmet para receber os amigos.

Page 10: Revista Casa Vale 41

10 Revista Casa Vale Julho | 201310 Revista Casa Vale Maio | 2013

A sala de estar ganhou uma composição moderna com o toque colorido da mesa central em laca brilho e o revestimento especial da Castelato sobre a parede que segue ao ambiente de jantar. Atrás do sofá, o elegante futon estampado e a lareira elétrica formam um espaço aconchegante na sacada para atender à família e aos convidados, que ainda podem desfrutar de uma bela vista da parte externa.

Page 11: Revista Casa Vale 41

11 Revista Casa Vale Julho | 201311 Revista Casa Vale Maio | 2013

Page 12: Revista Casa Vale 41

10 Revista Casa Vale Julho | 201312 Revista Casa Vale Maio | 2013

Para acomodar todos os livros e materiais de escritório, o home office recebeu armários planejados e foi trabalhado com cores suaves para proporcionar tranquilidade ao usuário. Destaque para o adesivo de parede, que imprime personalidade e estilo ao ambiente.

No dormitório do casal, o teto rebaixado permite a criação de um cenário mais leve e acolhedor. A cabeceira planejada deu um toque mais romântico ao quarto e os espelhos colocados sobre o armário ajudaram a dar mais amplitude ao ambiente.

Page 13: Revista Casa Vale 41

11 Revista Casa Vale Julho | 201313 Revista Casa Vale Maio | 2013

O segundo dormitório ganhou uma composição moderna e jovial. As prateleiras colocadas em cima da cama otimizam espaço e servem para acomodar livros e objetos decorativos.

O lavabo ficou aconchegante com os pontos de iluminação instalados sob a prateleira de madeira. Sobrou espaço até mesmo para os delicados vasinhos que decoram a bancada da pia.

Lustres e lumináriasStudio S IluminaçãoTravessa Dona Chiquinha De MaTos, nº18 – CenTro – TaubaTé/sPTel.: (12) 3426-0686 e (12) 81071314e-Mail: [email protected]; [email protected]

siTe: www.sTuDiosiluMinaCao.CoM.br

Objetos de decoração e tapetesGatti Collectionrua eMílio winTher, nº 149 – CenTro – TaubaTé /sPTel.: (12) 3621-3630e-Mail: [email protected]

Móveis planejadosMac Design Movelariarua: MareChal arThur Da CosTa e silva, 1344– JaCoTiCabeira – TaubaTé/sPTel.: (12)3426-1505 e 8232-1444e-Mail.: [email protected]

siTe: www.MaCMovelaria.CoM.br

Papel de parede e persianasPersiana & Ciarua Do saCraMenTo, 266 – CenTro

TaubaTé/sPTel.: (12) 3621-8633av. Min. urbano MarConDes, 48 – vila Paraíba

guaraTingueTá/ sPTel.: (12) 3126-3376siTe: www.PerCianaCiavale.CoM.br

Gravuras da sala de jantarMirian Badaró Galeria de Arteav. Charles sChnneiDer, 1400 loJa 06 – TaubaTé sPTel.:(12) 3624-4454e-Mail: [email protected]

siTe:.www.MirianbaDaro.CoM.br

Pisos e RevestimentosRevest Home Decorav. iTália, 270 – JarDiM Das nações

TaubaTé/sPTel.:(12) 3681-3571siTe: www.revesThoMe.CoM.br

Pedras (Mármores e Granitos)Astral Mármores e Granitosrua Dos Passos, 185 – esTiva – TaubaTé/sPTel.:(12) (12) 3622-4554siTe: www.asTralMarMores.CoM.br

Par

cEi

ro

s

dEsignErs dE intEriorEs

dEcoradora – ana gatti

arquitEta - andréa gatti

Rua Dr. Emilio Winther, 149Taubaté/SPTel.: (12) 3621-3630E-mail: [email protected]

Page 14: Revista Casa Vale 41

Mercado Imobiliário De Luana Carolina Coto Silva Rodrigues

Compra e venda de imóvel através de finanCiamento entenda o passo a passo deste proCesso

Como já dito em outras edições, quando se trata de financiamento bancário para aquisição de imóvel, o comprador deve seguir alguns passos visando obter uma linha de crédito concedida por instituição financeira, a fim de realizar o sonho da casa própria.

Então, para a instituição financeira conceder esta linha de crédito determinada de acordo com a quantia a ser financiada, o comprador primeiramente preencherá a proposta de financiamento comprovando sua renda mensal, certo que a parcela do financiamento não poderá comprometer mais de 30% desta renda.

Feito isso, o banco mandará um especialista para vistoriar o imóvel e será determinada pela a instituição financeira a comprovação de que o imóvel a ser adquirido está regular no que diz respeito à sua documentação, e documentação pessoal do vendedor, bem como se este imóvel está em condições materiais de uso e se é financeiramente compatível ao valor do financiamento.

Posteriormente, será emitido um contrato particular de compra e venda por financiamento, constando, geralmente, o próprio imóvel como garantia real em caso de inadimplemento, para, depois de quitado o Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI), ser encaminhado ao Cartório de Registro de Imóveis para registro. Tal registro formaliza a operação de compra e venda do imóvel, o que é obrigação legal até mesmo nas compras sem o uso do financiamento imobiliário.

Vale lembrar que cada Cartório de Registro de Imóveis tem um prazo para realização deste registro, sendo que o prazo de cada instituição financeira para

a disponibilização do valor que pagará o imóvel também varia, prazo este que sempre flui após a entrega do registro da escritura de compra e venda.

Portanto, aos compradores que se valerão de financiamento bancário para aquisição de imóvel, uma dica importante é sempre negociar com o vendedor prazos suficientes para pagamento, através de um “Termo de Compromisso de Compra e Venda” confeccionado por profissionais especializados.

Por fim, havendo o pagamento final do imóvel, o comprador é imitido na posse definitiva deste, com a entrega das chaves pelo vendedor.

Assim, seguidos todos os trâmites indicados e apresentada toda a documentação necessária para a concessão de financiamento junto à instituição financeira, após o registro da escritura de compra e venda junto ao CRI local, o banco disponibilizará o valor solicitado para pagamento ao vendedor do imóvel e o comprador será imitido na posse definitiva deste, realizando assim o sonho da casa própria com a garantia do negócio certo.

Dra. Luana Carolina Coto Silva Rodrigues Advogada OAB/SP 239448

10 Revista Casa Vale Julho | 201314 Revista Casa Vale Maio | 2013

Page 15: Revista Casa Vale 41
Page 16: Revista Casa Vale 41

NDV Club une boliche e design em São José

Arquitetos, decoradores, lojistas e profissionais do setor de arquitetura e design estarão presentes no 1º NDV Bowling, encontro regado a muita descontração e debates entre colegas de profissão que o Núcleo de Decoração do Vale (NDV) promove na próxima terça-feira (26), a partir das 19h, no Yex Boliche.

Os profissionais também vão aprender técnicas de boliche com o líder nacional no ranking, Renan Zoghaib, que desbancou 286 concorrentes de diversos estados do país para atingir a colocação.

Entre os profissionais que já confirmaram presença estão Danielly Matiusso, André Patto, Tatiana Análio, Guilherme Moreira, Felipe Magacho e outros.

Já confirmaram presença no 1º NDV Bowling, as empresas Ycom, Marmoraria 2 Leões, Caderode e Grupo Rodapé. O Yex Boliche fica na Avenida Andrômeda, 227, loja 273, no Vale Sul Shopping – Jardim Satélite.

Social I Da Redação Fotos: Gilberto Freitas

18 Revista Casa Vale Maio | 2013

Com alta tecnologia em cortes curvos a

jato de água, transformamos mármores e

granitos nacionais e importados em peças de

decoração sob medida, que vão revestir sua

casa de beleza, requinte e durabilidade.

Contate-nos agora mesmo. Vamos fazer do

seu lar uma construção única e memorável.

www.barbigran.com.br

Bordas de Piscina • Pias e Balcões • Escadas • HallLareiras • Pedras Decorativas • Bordas de Banheira

Mesas • Pisos • Lavatórios • Revestimentos para Escadas

Unidade Castelo-ESRod. ES-166 - Castelo X Cachoeiro do Itapemirim - Km 8 - S/N - Aracuí - Castelo - ES / CEP: 29360.000 / Tel.: (28) 3539-5285

[email protected]

Unidade Taubaté-SPR. Batista Sansoni, nº 410 - Quiririm - Taubaté - SP / CEP: 12.043-500 / Tel.: (12) 3686-2017 / (12) 3686-2267

[email protected]

Page 17: Revista Casa Vale 41

Com alta tecnologia em cortes curvos a

jato de água, transformamos mármores e

granitos nacionais e importados em peças de

decoração sob medida, que vão revestir sua

casa de beleza, requinte e durabilidade.

Contate-nos agora mesmo. Vamos fazer do

seu lar uma construção única e memorável.

www.barbigran.com.br

Bordas de Piscina • Pias e Balcões • Escadas • HallLareiras • Pedras Decorativas • Bordas de Banheira

Mesas • Pisos • Lavatórios • Revestimentos para Escadas

Unidade Castelo-ESRod. ES-166 - Castelo X Cachoeiro do Itapemirim - Km 8 - S/N - Aracuí - Castelo - ES / CEP: 29360.000 / Tel.: (28) 3539-5285

[email protected]

Unidade Taubaté-SPR. Batista Sansoni, nº 410 - Quiririm - Taubaté - SP / CEP: 12.043-500 / Tel.: (12) 3686-2017 / (12) 3686-2267

[email protected]

MEDIA PARTNERS

APOIO

REALIZAÇÃOPARCEIROS

PROGRAMAÇÃO 2013

O NDVClub tem como objetivo

proporcionar oportunidades únicas de

renovação de ideias e relacionamento.

Através de eventos direcionados para

profissionais da arquitetura e decora-

ção com a missão de reuní-los, valorizar

grandes marcas, trazer tendências e

novidades, enfim, tudo que agrega valor

ao talento.

Você, profissional arquiteto,decorador e designer de interiores,

conheça nossos parceiros.

LANÇAMENTOCampanha

2013

SJC SJC

1ºNDV Bowling

Campos doJordão

SJC SJC

Mansão EventosVilla di Phoenix

TaubatéJacareí

1ªMostra deDecoração

1ªMostra deDecoração

FEIJOADA

NDVCLUB

Pátio Eventos

NDVClubna montanha

Início15 de Março

com prorrogação

EVENTOS

Page 18: Revista Casa Vale 41

• Porcelanatos • Mosaicos • Pastilhas • Pisos • Cimentícios • Ladrilhos • Louças • Spas • Ofurôs • Banheiras

Qualidade de metrópole com preços que só a Revest Home Decor tem.

www.revesthome.com.br

Tudo para deixar a sua casa com a sua cara.

Conheça também a DECORBATH, nossa loja de metais e louças. Logo ao lado da Revest.

Page 19: Revista Casa Vale 41

Av. I tá l ia , 270 • Jd d as Nações • Taub até • 12 3681 3571

Aqui você encontra revestimentos de primeira linha, com materiais nobres e das melhores marcas. Tudo o que você buscaria nas grandes capitais, com mais comodidade e ao seu lado.

Pague o preço justo por bons resultados

A Revest Home Decor tem acesso a profissionais competentes e aos melhores produtos de acabamento para o seu projeto. E você não precisa pagar mais por isso.

Venha conhecer!

Medição na Obra

Caso o cliente não tenha projeto ou haja modificações no seu projeto, a loja disponibiliza de um profissional que irá ate a obra para conferir as medidas, minimizando sobras e complementos nos materiais comprados. Além disso, calculamos todos os materiais necessários para a execução do projeto (piso, argamassa e rejunte).

Projetos de pré-visualização 3D

Para auxiliar os clientes e profissionais na escolha dos melhores materiais, temos um departamento de projetos sempre disponível para acompanhá-los.

Paginação

Projeto executivo de assentamento de pisos e revestimentos. O assentador do piso e revestimento terá todas as informações que foram definidas na loja com nossos consultores de venda, não precisando o cliente se preocupar em explicar para o assentador.

Entrega Planejada

Você pode fazer a sua compra com antecedência e agendamos a data de entrega. *

Poderá também aproveitar os melhores preços, sem se preocupar com perdas e danos nos materiais.

Revest Exclusive

São produtos comercializados exclusivamente pela Revest Home Decor, onde o cliente poderá personalizar seu projeto de acordo com seu estilo de vida, sem pagar mais por isso. E com atendimento 5 estrelas.

Pagamento Facilitado

Com um planejamento adequado, você pode parcelar todas a suas compras mantendo o seu cronograma financeiro.

Conciliando, assim, seu sonho ao seu orçamento.

Instalação

Disponibilização de uma equipe de instaladores credenciados capacitados, que asseguram a qualidade da aplicação dos produtos**.

Hora Marcada

Você pode marcar um horário para ser atendido por um consultor de vendas especializado, em um ambiente agradável longe da correria dos grandes home centers.

Tudo para deixar a sua casa com a sua cara.

Conheça também a DECORBATH, nossa loja de metais e louças. Logo ao lado da Revest.

* P

razo

máx

imo

de a

rmaz

enam

ento

de

6 m

eses

(180

dia

s) *

* Es

te s

ervi

ço n

ão e

stá

disp

onív

el p

ara

todo

s os

pro

duto

s.

Page 20: Revista Casa Vale 41

Social I Da Redação Fotos: Gilberto Freitas

20 Revista Casa Vale Maio | 2013

Apoio Revestimentos inaugura show room

A Apoio Revestimentos apresentou seu novo show room durante um delicioso chá da tarde preparado para receber amigos e clientes no dia 24 de Abril.

O encontro também marcou a apresentação da linha de tecidos da Lefil, mais um produto diferenciado que a loja está oferecendo aos profissionais da área que buscam novidades para seus projetos. A Apoio fica na Av. Marechal Deodoro, 497, Jardim Santa Clara, Taubaté.

Page 21: Revista Casa Vale 41
Page 22: Revista Casa Vale 41

Dicas de Compra Da Redação

dEixE o quarto no clima da Estação!

22 Revista Casa Vale Maio | 2013

Abajur / luminária: Toda decoração moderna e aconchegante que se preze pede um abajur na lateral da cabeceira da cama. O item é fundamental para garantir um visual mais acolhedor e pode ser substituído também por uma bela luminária para atender àqueles que gostam de ler antes de dormir.

Tapete: Clássicos ou modernos, os tapetes conferem um clima mais quente ao ambiente e ficam perfeitos quando colocados tanto na lateral quanto ao pé da cama. O acessório está disponível em diferentes tipos de materiais e tamanhos. Quem prefere deixar o visual ainda mais acolhedor pode optar por modelos mais macios, como os de pêlo.

Cortina: O item é essencial para deixar qualquer dormitório mais confortável e garante a qualidade do sono ao amanhecer do dia. Modernas e cada vez mais exuberantes, as cortinas podem ser encontradas em diversos materiais, funcionando como peças-chaves no acabamento da decoração. Os modelos de tecido ajudam a dar ainda mais charme ao ambiente.

Almofadas: Mais uma vez elas estão presentes quando o assunto é decoração. Mas não tem como deixá-las de fora se a ideia é obter um ambiente mais agradável. Além de personalizar o dormitório, as almofadas também fazem parte da lista de acessórios que garantem um clima aconchegante ao dormitório. Opte por tecidos modernos e mais quentes, como os de veludo, para combinar com o clima da estação.

aCessórios Dão Toque aConCheganTe e aJuDaM a aqueCer o aMbienTe

As noites frias da estação já chegaram e nada melhor que deixar o quarto ainda mais aconchegante para afastar a baixa temperatura.

O quarto é um dos ambientes que mais pedem atenção no planejamento da decoração. Antes de qualquer coisa, é imprescindível que o espaço ofereça total conforto e imprima a personalidade do dono. O ideal é ter aquele cantinho que você possa chamar de “seu” realmente e se identificar nele.

Depois que o visual do quarto estiver com a sua cara, é hora de incrementar a decoração e entrar no clima da estação! Com a ajuda de alguns acessórios fundamentais, você vai ver que é possível tornar o dormitório “mais quente” e agradável para garantir boas noites de sono durante os dias frios. Confira:

1

1

2

2

3

4

4

3

Page 23: Revista Casa Vale 41

Av. Itália , 315 | Jd. das Nações - Taubaté | SP

(12) 3682-2144 • (12) 9761-1277

www.facebook.com/espaçolivre

Promoção

Persianas rolô, romana e painel com 20% de desconto em 6x sm juros

Para quem deseja visibilidade do ambiente externo com plena privacidade durante o dia, as Telas Solares garantem a luminosidade do ambiente, enquanto protegem dos Raios UV. Mas vale lembrar que à noite a visibilidade é inversa.

sem juros

Conforto + Desconto

20%

6x

de desconto

p e r s i a n a s • c o r t i n a s • t o l d o s • t a p e t e s • t e c i d o s

Page 24: Revista Casa Vale 41

Especial Da Redação Fotos: Robson Salgado

salão dE milão 2013: um olhar sobrE as tEndências do sEtor

Visitar o Salão de Milão é fundamental para quem gosta de ficar sempre por dentro das novidades do setor e praticamente obrigatório para quem trabalha com design. Este ano, tive a oportunidade de estar presente nesse grande evento e pude observar o quanto estamos rodeados de design no nosso dia-a-dia.

Muitas novidades me chamaram a atenção desde que cheguei ao local, dentre elas, um painel apresentado pela empresa sueca Offecct que pode ser fixado na parede com velcro. A peça absorve o som do ambiente, proporcionando uma ótima acústica ao espaço de forma prática e rápida, sem precisar da ajuda de um profissional para instalação, além de funcionar como item decorativo, é claro.

Quem esperava encontrar peças cheias de cores se enganou. Neste ano, o iSalone foi marcado pela elegância da neutralidade dos tons e as cores foram utilizadas apenas em detalhes. O verde esmeralda, considerado a cor do ano pela Pantone, apareceu pouco.

Em relação aos acessórios, a Bienal Euroluce se destacou pelos lustres gigantescos, que se consolidou como peça-chave no quesito decoração. Aqui, as cores neutras também predominaram de forma geral.

24 Revista Casa Vale Maio | 2013

Page 25: Revista Casa Vale 41

A parte de pisos e revestimentos teve a grande participação da Florim no iSalone, antecipando tendências para a Cersaie, feira de referência mundial no setor cerâmico que acontece em setembro, em Bologna. Além disso, os lançamentos da Florim já chegaram para nós, com destaque para os grandes formatos e para a nova geração da tecnologia HD, em que as peças reproduzem com perfeição diversos tipos de materiais.

Como profissional do ramo, espero, em breve, que muitas dessas novidades estejam disponíveis aqui no Brasil para que possamos apresentar aos nossos clientes. Aos amantes do mundo da arte e do design que tiverem oportunidade, recomendo a ida a esse grandioso evento, pois, além de ficar por dentro das tendências do mercado, a belíssima Milão já é por si só um ótimo motivo para ser visitada.

Gustavo Andrey Gerente comercial e proprietário da Revest Home Decor

25 Revista Casa Vale Maio | 2013

Page 26: Revista Casa Vale 41

Design & Decoração Da Redação

Práticos e cada vez mais modernos, os vidros ganharam espaço nos projetos residenciais e se tornaram parte integrante da decoração. Além de embelezar qualquer ambiente, os vidros ajudam a garantir maior luminosidade ao interior da casa, podendo, inclusive, diminuir o gasto de energia elétrica durante o dia.

10 Revista Casa Vale Julho | 201326 Revista Casa Vale Maio | 2013

vidroVeja as vantagens que a peça traz aos projetos residenciais

Nos modernos apartamentos, por exemplo, o uso da peça assumiu papel importante na decoração. Com o envidraçamento da sacada, o apartamento ganha mais espaço, já que a varanda pode se integrar perfeitamente ao interior. É mais uma área para o lazer da família, para receber convidados e, de quebra, aproveitar a vista do local. Nos prédios localizados no litoral, o fechamento das varandas se torna praticamente fundamental. Nesses locais, o vidro ajuda a proteger os móveis da maresia e também das ações do tempo, como o sol e a chuva.

Nos grandes projetos residenciais, as áreas cercadas por vidro também ganham destaque. Muitos profissionais têm criado ambientes de estar na forma “de cubos de vidro”, o que garante a visibilidade de toda parte externa da casa e ainda permite uma maior integração da área interna com o ambiente de lazer ou o jardim.

Page 27: Revista Casa Vale 41

Se o terreno possui bastante espaço, é possível criar ainda charmosos lounges em torno da piscina ou então cercar a sala de ginástica por grandes portas de vidro, isolando parcialmente o local sem vedar a visão da área de lazer. Hoje, existem modelos apropriados para este tipo de aplicação que permitem a abertura parcial ou total dos vidros. É possível controlar a ventilação de acordo com a temperatura do ambiente.

Nos prédios, as varandas mais largas podem ainda se transformar em uma sala de almoço ou jantar e permanecer integrada à área de estar do imóvel. Perfeito para quem adora receber a família e os amigos com total conforto, sem a preocupação com a falta de espaço.

Page 28: Revista Casa Vale 41

Reforma & Construção Da Redação

36 Revista Casa Vale Maio | 201328 Revista Casa Vale Maio | 2013

A primeira coisa a fazer é saber qual o tipo de encaminhamento que a residência tem; se existe coleta pública de esgoto no seu bairro ou se sua casa possui uma fossa séptica. No caso da primeira opção, a concessionária que atende sua região deve realizar a ligação física do duto de esgoto na rede pública. Cabe à equipe responsável pela obra da sua casa realizar o trecho interno, da sua residência, de forma certa. Esse trecho vai variar conforme o projeto de hidráulica, mas basicamente caracteriza-se em caixas de gordura apropriadas e caixas de inspeção, instaladas de maneira correta para que seja possível resolver problemas com entupimento no futuro. O duto da rede pública deve estar localizado na calçada ou sob a rua.

Depois de feita a ligação correta, o esgoto da sua residência será encaminhado pelo sistema público de sua concessionária para uma estação de tratamento e terá um impacto mais baixo no meio ambiente. Cada concessionária disponibiliza um pequeno manual no qual explica onde você deve deixar o tubo para que então o responsável venha e o ligue adequadamente na rede coletora.

No caso de utilizar uma fossa, a ligação é muito simples. Após as necessárias caixas de inspeção e gordura, o cano é ligado à fossa. Mas é importante que a fossa tenha sido executada corretamente em todos os estágios. Para não haver erros, verifique com o fabricante a maneira adequada de fazer este trabalho, pois uma fossa inadequada pode contaminar o solo e o lençol freático.

Fique atento:

É necessário entender que o esgoto de uma residência carrega muitos produtos nocivos ao meio ambiente, entre eles o detergente. O erro mais grave que normalmente é cometido nas obras é a ligação do esgoto realizada na rede de águas pluviais, as águas de chuva. Esse tipo de ligação faz com que os dejetos da residência sejam levados para algum rio da cidade, ajudando a poluí-lo. A ligação errada também provoca a sobrecarga da rede pública de esgoto durante tempestades, além de ocasionar problemas de mau cheiro, infestações de insetos, ratos e outras pestes indesejadas. Então, é extremamente importante ficar atento a essa questão.

Águas pluviais:

As águas de chuva são encaminhadas para a rede coletora por meio das sarjetas. A ligação de sua rede de águas pluviais é realmente simples. Os dutos devem seguir sob a calçada até o meio-fio, e então, em posição a favor da declividade da rua, alcançar as sarjetas. Uma dica importante é fazer o último trecho, sob a calçada, com tubulação mais rígida do que o PVC branco comum, como o ferro galvanizado, por exemplo. O PVC branco é muito frágil e pode romper facilmente quando um carro passa pela calçada. Além de quebrar a calçada, isso resulta em possível entupimento na ponta do cano, o que pode acabar em um transbordamento da sua calha ou laje durante uma forte chuva.

Lembre-se: A ligação correta do esgoto à rede pública é fundamental não apenas para sua casa, mas também para o bairro e a cidade.

Fonte: http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/colunas/

fernando-forte-e-rodrigo-marcondes-ferraz/

saiba a forma Correta de ligar o esgoto da sua Casa à rede públiCa

A etapa final de uma obra traz alguns pontos importantes a serem observados que irão garantir a tranquilidade do proprietário no futuro, como, por exemplo, verificar a forma correta de ligar o esgoto à rede pública.

Page 29: Revista Casa Vale 41
Page 30: Revista Casa Vale 41

Caixa de isopor se transforma em peça para paisagismoVeja como reaproveitar o material na decoração do jardim

Faça Você Mesmo Da Redação

O poliestireno, mais conhecido como isopor, não se enquadra na lista de materiais recicláveis, mas pode ser muito bem reaproveitado na decoração.

A blogueira Rita (http://ritarecicla.blogspot.com) usou a imaginação e transformou o material em uma linda peça para seu jardim. Quem tiver uma caixa de isopor guardada em casa é só seguir as dicas da artista no passo a passo abaixo. Em pouco tempo, a peça ganha vida nova e se transforma em um belo vaso para paisagismo. Mãos à obra!

Materiais:

- Caixa de poliestireno (isopor);

- Cola branca ou cola para decoupage;

- Pincel;

- Guardanapo decorado.

Passo 1

Escolha o guardanapo decorado de sua preferência e separe apenas as folhas trabalhadas. A parte branca pode ser descartada.

Passo 2

Com a ajuda do pincel, passe a cola em todas as laterais da caixa de isopor. A cola para decoupage já vem com verniz e deixa o acabamento da caixa mais bonito.

30 Revista Casa Vale Maio | 2013

Dica: Preencha o interior da caixa com terra ou pedras para dar sustentação e cultive a planta de sua preferência!

Passo 3

Cole as folhas de guardanapo decoradas de forma a envolver toda a superfície externa da caixa. Pronto! Agora você tem um lindo vaso para decorar o seu jardim.

Page 31: Revista Casa Vale 41

w w w . 2 l e o e s . c o m

(12) 3632-5506(12) [email protected]

Contatos:Venha conhecer nossos produtos e serviços.Nossa equipe terá prazer em lhe atender.

Tudo em mármore e granitoNacionais, importados e industrializados.

Uma empresa do grupo

Camila Castilho e Tatiane Análio

Cada cliente oferece novos desafios e oportunidades únicas de inovar e somente com bons parceiros isso se torna realidade. Contando com a Marmoraria 2 leões, temos o apoio desde a especificação do material até a instalação final.

Esse é o segredo para inovação e qualidade sempre!

Page 32: Revista Casa Vale 41

* Vanessa Villalta L. Roman é engenheira ambiental, sanitarista e de segurança do trabalho. Seu e-mail é: [email protected]

Sustentabilidade Por Vanessa Villalta L. Roman

biogás: uma alternativa sustentável para as futuras geraçõesCom o aumento da população mundial, vários problemas gradativamente vêm se destacando na lista dos mais preocupantes. Dentre estes, dois aparecem como os mais urgentes: o desenfreado consumo de energia e o aumento da produção de lixo. Estes são resultados do estilo de vida adotado por uma parcela da população que encontrou no consumo e nas facilidades proporcionadas pela tecnologia uma forma de obter uma melhor condição de vida.

Alternativas de reaproveitamento e de produção de energia limpa devem ser providenciadas em um curto espaço de tempo para minimizar os problemas das próximas gerações. Uma solução viável é o aproveitamento controlado do biogás proveniente do lixo orgânico.

Na busca para resolver esses problemas, foi desenvolvido um método que utiliza o gás metano, subproduto da decomposição da fração orgânica do lixo que, em alguns lixões, é considerado um perigo por conta do seu acúmulo no subsolo e seu grau altamente inflamável que pode causar explosões. Devido a essa origem do gás metano, proveniente da decomposição dos rejeitos orgânicos do lixo, o produto é chamado de Biogás.

O Biogás é um combustível gasoso com um potencial energético elevado. Seu poder calorífico é em torno de 5.0 Kcal/Nm³, semelhante ao gás natural, composto principalmente por hidrocarbonetos.

A obtenção do Biogás é pelo processo de digestão anaeróbica (biometanização), que consiste de um complexo de cultura mista de microorganismos capazes de metabolizar materiais orgânicos complexos, tais como carboidratos, lipídios e proteínas, produzindo metano (CH4), dióxido de carbono (CO2) e material celular que pode ser utilizado como biofertilizante.

A digestão anaeróbica em biodigestores é o processo mais viável para conversão dos resíduos orgânicos em energia térmica ou elétrica. Essa conversão é realizada pela deteriorização sucessiva da matéria orgânica por bactérias. A princípio, as moléculas orgânicas se transformam em ácidos graxos, sais ou gás e, a partir desta, mistura-se tais componentes a uma substância gasosa produzida com metano e dióxido de carbono. A ação das bactérias depende da temperatura e do pH. A temperatura aceitável para o bom desempenho das bactérias varia de 20 ºC a 45 ºC e o pH entre 6.6 e 7.6, sendo o mais eficiente o pH 7 . Durante o processo, as bactérias retiram aquilo

que necessitam para sua sobrevivência, lançando gases e calor.

Uma das maiores vantagens da utilização do biogás é o emprego de resíduos orgânicos – antes inutilizáveis – em sua produção. O lixo é a própria matéria-prima do combustível, o que contribui para diminuir a poluição causada ao meio ambiente.

A utilização desse tipo de energia é de extrema importância para o estabelecimento de um desenvolvimento sustentável feito por meio de fontes energéticas que poupem os recursos não renováveis e garantam reservas suficientes para as futuras gerações. O Biodigestor, por exemplo, é atualmente o aparelho mais usado para aproveitar o biogás em sítios e fazendas, sendo bastante usado na China e na Índia.

Page 33: Revista Casa Vale 41

* Vanessa Villalta L. Roman é engenheira ambiental, sanitarista e de segurança do trabalho. Seu e-mail é: [email protected]

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Page 34: Revista Casa Vale 41

34 Revista Casa Vale Maio | 2013

O esperado Galaxy S4, da Samsung, chegou ao Brasil no dia 30 de abril e já mostrou por que está disputando o posto de melhor celular de 2013.

O aparelho aparece em duas versões, uma com processador quad-core e outra com o Exynos 5 octa-core. Nos testes de desempenho divulgados até o momento, ele leva ampla vantagem sobre seus concorrentes, especialmente a edição com processador de oito núcleos. Quem procura um celular com características mais avançadas do mercado, vai se encantar ao apostar no Galaxy S4.

Logo de cara, o display do S4 já surpreende. A tela, com 5 polegadas, tem a resolução de 1080 x 1920 (Full HD) e densidade de 441 ppi. O sistema operacional vem com o que há de mais atual, o Android 4.2, que inclui o recurso multijanelas e o assistente virtual Google Now. Comparado ao seu antecessor Galaxy S3, o display do S4 dispara na frente, com o dobro do número de pixels e uma densidade por pixel 44% maior. Além disso, a nova versão é 25% mais brilhante e 20% mais econômica do que o S3. . Agora, a tela está 3 vezes mais resistente, o que resultou em uma redução de 40% nos riscos visíveis, e uma melhoria de 50% da retenção depois que o vidro se danifica.

Além disso, há outros recursos que o colocam um passo à frente da concorrência. O novo aparelho da Samsung fotografa com até 13 megapixels e faz vídeos em HD. O Dual Camera, por exemplo, permite fotografar com a câmera traseira e a frontal ao mesmo tempo. Além disso, ele vem com sistema de gravar sons em fotos, possibilidade de descer uma barra de rolagem com os olhos, rede de compartilhamento de arquivos sem precisar usar Internet, álbuns com as fotos de uma viagem, entre outros.

Para nós, brasileiros, vale destacar também que o S4 possui diversos recursos compatíveis com o nosso idioma, como o S Translator, que traduz qualquer mensagem falada ou escrita em tempo real em 9 línguas diferentes.

Outro grande diferencial do aparelho é que a versão com processador quad-core será compatível com o 4G que está sendo implantado no país, enquanto a maioria dos smartphones no mercado brasileiro não vai ser compatível com esta tecnologia, inclusive seus principais rivais.

O preço sugerido do aparelho desbloqueado é de R$ 2.399 e R$ 2.499, para as versões 3G e 4G, respectivamente, e está disponível nas grandes lojas do Brasil desde o dia 16 de maio.

Tecnologia Da Redação

Galaxy S4 deSembarca no braSil e SurpreendeConheça os principais diferenciais da nova versão da Samsung

Fonte: www.techtudo.com.br

Page 35: Revista Casa Vale 41
Page 36: Revista Casa Vale 41