casa do povo

16

Upload: laila-szafran

Post on 09-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Casa do Povo
Page 2: Casa do Povo
Page 3: Casa do Povo

presidente Marina Sendacz

vice presidente Marcos Gorelik Ajzenberg

tesoureiro Nochem Skitnevsky

diretor Rostia Kahn Marilza Silveira de Carvalho Pereira

conselheiros Carlos Fridman | Benjamin Seroussi Cecilia Goldenberg | Gerson Froiman Iso Sendacz | Rosa Maria G. Golodnik Sergio P. Ajzenberg | Sara Frid Nestor Schor | Zelia Bullis Goldenberg Saul Grinspum | Lilian Starobinas Tania Fukelmann Landau | Horárcio Sendacz Samuel Lew | Jairo Degenszajn

produção Anamauê

contato [email protected]

Page 4: Casa do Povo
Page 5: Casa do Povo

pedra fundamental da casa do povo, 1947 rua três rios, 252, bom retiro, são paulo

foto: acervo icib

“Hoje as condições mudaram, naturalmente. A Casa do Povo (...) será uma entidade leiga, um lugar em que o trabalho cultural – conferências, biblioteca, escola, cursos, funções teatrais, etc. – se misture com a atuação diária, com o comentário dos acontecimentos políticos mundiais e locais, com as distrações dignas.”

salomão reznik, o sentido de uma doação, icib, sp: ed. icib, 1946.

Page 6: Casa do Povo
Page 7: Casa do Povo

Monumento vivo

TSUKUNFT futuroPensando para além das convenções, traz o futuro para o presente.

FARAIN associaçãoUma plataforma ao redor da qual se agrega tudo o que ha de inovador na cidade.

GEDENK lembre-seA preservação da memória da CASA DO POVO, das migrações e da resistência.

Inaugurado em 1953 em memória aos que sucumbiram na II Guerra Mundial, o ICIB, conhecido como CASA DO POVO, nasceu para ser um monumento vivo, em que a memória serve como base para construção do futuro. Acolheu o jornal Nossa Voz, a escola Scholem Aleichem, e o teatro TAIB.

Seus fundadores eram provenientes da Europa Oriental, falavam iídiche e defendiam uma cultura laica e universalista. Ao celebrar seus 60 anos em 2013, a CASA DO POVO inicia processo de retomada de suas atividades, atualizando a posição de vanguarda política e cultural que desempenhou por décadas.

Por meio de iniciativas ligadas à cultura contemporânea se reinventa como um espaço de experimentação para a cidade de São Paulo. Articula o seu trabalho ao redor de 3 eixos, inspirados em sua história. Cada eixo remete a uma palavra iídiche.

Page 8: Casa do Povo

foto: lote

Page 9: Casa do Povo

Nova política cultural

Nos últimos anos, em paralelo ao fortalecimento das instituições culturais paulistas, a necessidade de espaços voltados para práticas culturais não institucionalizadas tornou-se fundamental.

A CASA DO POVO se inscreve neste contexto. Enquanto as principais instituições culturais da cidade identificam, preservam e divulgam práticas artísticas existentes, a CASA DO POVO visa incentivar a criação de novas práticas e formas de pensamento.

FORMAÇÃO E DEBATEUma escola que una reflexões artísticas e teóricas, experimental e multidisciplinar, organizada como um espaço de encontro e discussão.

LABORATÓRIO DE CRIAÇÃOIncentivar a criação de novas práticas artísticas.

DIVULGAÇÃO E DIFUSÃOUma programação experimental e multidisciplinar, contínua e aberta.

Page 10: Casa do Povo
Page 11: Casa do Povo

2010

1953

2013

Page 12: Casa do Povo

Programação Destaques 2013

BOM RETIRO 958 METROSNa peça Bom Retiro 958 metros, o Teatro da Vertigem –

um dos grupo de teatro mais conceituados do país – leva o público a percorrer quase 1 quilômetro pelas ruas do bairro. A peça transita por galerias vazias, ruas desertas e se encerra na CASA DO POVO.

MÁQUINA DE ESCREVEROrganizado pelo Capacete Entretenimentos, o projeto

tem como objetivo criar um grupo de estudos e de trabalho que, ao longo de 10 meses, investiga formatos para a curadoria e a prática da escrita crítica e experimental em artes plásticas, resultando em uma publicação.

LOTE #2Projeto de residência artística coordenado pelo

bailarino e coreógrafo Cristian Duarte voltado à criação e experimentação em dança. LOTE#2 promove aberturas contínuas de suas atividades através de ações e experimentos que possibilitam o encontro com outros artistas.

CORAL TRADIÇÃORegido pela Maestrina Hugueta Sendacz, e formado

principalmente por moradores do bairro, o Coral Tradição divulga o cancioneiro iídiche há mais de 20 anos. Além das apresentações regulares, o Coral preserva um acervo único de partituras desse repertório.

Page 13: Casa do Povo

5ª FEIRA DE ARTE IMPRESA TIJUANARealizada em parceria com a Tijuana, Galeria Vermelho,

Oficina Cultural Oswald de Andrade e Anamauê. A 5ª edição da feira Tijuana foi realizada nos dias 27 e 28 de julho, e recebeu um público de quase 2.000 pessoas, além de 120 editoras nacionais e internacionais.

SEMINÁRIO CASA DO POVO 60 ANOS

X BIENAL DE ARQUITETURA

O Seminário aconteceu nos dias 23 e 24 de agosto, e foi uma das ações de preservação da CASA DO POVO como patrimônio imaterial do Bom Retiro. A partir de painéis de debates sobre a história da instituição e suas contribuições no campo político, cultural e educacional, e uma oficina de planejamento estratégico ministrada pela urbanista Raquel Rolnik, foram discutidos e pensados os futuros possíveis da CASA DO POVO.

Em parceria com o Goethe-Institut, o projeto da Mesa-Y, criação do coletivo alemão The Anxious Project, ficou instalada durante a X Bienal de Arquitetura na CASA DO POVO. Criada para ser uma ferramenta curatorial aberta para conversas, encontros e workshops, a Mesa-Y recebeu arquitetos, urbanistas, artistas, ativistas e pessoas interessadas em debater questões da infraestrutura urbana da cidade de São Paulo.

Page 14: Casa do Povo

Clipping 2013

1 revista veja 12 de junho 2 art review setembro 3 folha de são paulo 10 de agosto

Page 15: Casa do Povo
Page 16: Casa do Povo

rua três rios, 252 bom retiro são paulo/sp

Para saber mais sobre a casa do povo, história e nova política cultural

facebook.com/casadopovoxxi [email protected]