casa cor s c

56
Ano 8 | Edição 42 Ano 8 | Edição 44 Publicação da Ascevi Ano 8 Edição 44 Qualifique e Sirva-se. Ascevi comemora mais uma edição de sucesso CASA COR SC INSPIRE-SE COM O VIDRO

Upload: vuongtruc

Post on 09-Jan-2017

225 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CASA COR S C

An

o 8

| Ed

ição

42

An

o 8

| Ed

ição

44

Publicaçãoda AsceviAno 8Edição 44

Qualifique e Sirva-se.Ascevi comemora mais uma edição de sucesso

C A S AC O R

S C

INSPIRE-SECOM O VIDRO

Page 2: CASA COR S C

E s p e l h o s C e b r a c e .

p o r m e t r o q u a d r a d o

Os Espelhos da Cebrace são a melhor opção para seu cliente.• Autênticos espelhos cristais• Não distorcem sua imagem• São 10 vezes mais resistentes a manchas e à oxidação

Exija o melhor. Peça pelos Espelhos da Cebrace.

www.cebrace.com.br/espelhos0800 72 84376

V I D R O

Anuncio_5a_21x28.indd 1 08/08/14 11:50

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

real vidros - anúncio agosto - Vitrô - 210 x 275 mm.pdf 1 29/07/2014 17:27:46

Page 3: CASA COR S C

EDITORIAL 4

PALAVRA DO PRESIDENTE Qualificação 6

MURAL Vidros automotivos 8

ARqUITETURA Reflexos de Belo Horizonte 12

DESIGN Móveis em vidro 14

cAPA Casa Cor SC 16

NOVO EM VIDRO Exclusividade brasileira 26

VERSATILIDADE Desafio do vidro 30

AScEVI Qualifique e Sirva-se 34

ADIVIPAR Encontro 40

fORMAçãO Incentivo à educação 42

GLASSTEc Programação 46

GUARDIAN Novo vice-presidente 48

e-social Facilidade para empresários 49

NORMAS TÉcNIcAS Transporte e manuseio 50

VIDRADO Trainee 52

ASSOcIADOS E ANUNcIANTES 54

12

36

12

34

30

16

40

49

Page 4: CASA COR S C

Edição 44 – Julho/Agosto 2014

EDITORIAL

Vitrô é uma publicação bimestral da Associação Catarinense das Empresas Videiras (ASCEVI).

Corpo EditorialDiretor: Sandro Henrique [email protected]

Reportagem e RedaçãoDaniele Lottermann

Fotos Matéria de CapaCasa Cor, Sidney Kair e Lio Simas

Tiragem5.000 exemplares

Departamento ComercialASCEVI – Patrícia Santos – responsá[email protected]@ascevi.com.br Impressão

Maxi GráficaEditor e Jornalista ResponsávelSaraga Schiestl – 03645 [email protected]

Projeto Gráfico e DiagramaçãoEstúdio Grafen – Thiago Victorinowww.grafen.com.br

ExpEDIEnTE

Websitewww.revistavitro.com.br

ModernidadesA Vitrô 44 está diferente. Dessa vez apostamos muito no design para encantar você, caro leitor. A equipe da Revista ficou atenta a uma das principais mostras de arquitetura realizada em Santa Catarina, a Casa Cor, evento que findou em junho aqui em Florianópolis.

Mais uma vez os cenários eram impressionantes, mais pareciam de filmes. E, é claro, o vidro esteve presente em boa parte dos ambientes preparados com todo o cuidado pelos profissionais responsáveis. Uma mostra do que é possível fazer com o vidro e deixar qualquer casa, escritório ou apartamento ainda mais moderno.

E por falar em modernidade, vocês tem acompanhado as mídias sociais da Vitrô? Pois nós estamos ainda mais presentes na Internet. Se você não nos segue no Facebook (www.facebook.com/vitro), então não perca tempo! Todos os dias temos notícias novas: desde a atualidade do segmento vidreiro, curiosidades, e até dicas de decoração e inspirações para o seu dia a dia, sempre usando o vidro com matéria-prima para nossas postagens.

Ainda aqui na edição Vitrô, preparamos uma matéria especial sobre os cursos e atividades educacionais que acontecem em todo o país e são responsáveis pela formação de profissionais ainda mais capacitados para trabalhar com o vidro. Leia e, quem sabe, faça a sua inscrição em uma dessas aulas.

Aproveitem essa edição e encantem-se.

Boa leitura.

Abraços,

Saraga Schiestl

Page 5: CASA COR S C

ImpressãoMaxi Gráfica

Websitewww.revistavitro.com.br

SGG PIXARENAPrivacidade e luminosidade em perfeito equilíbrio.

A Saint-Gobain Glass, uma das maiores produtoras de vidros impressos do Brasil, apresenta ao mercado seu mais recente lançamento, o SGG PIXARENA®. Com uma textura muito suave, que remete ao desenho das nuvens, a novidade é a opção ideal para projetos arrojados, pois agrega elegância e exclusividade a qualquer tipo de ambiente.

OO produto é uma solução inovadora e completa quando se pretende obter privacidade, pois graças a sua superfície translúcida, é uma ótima opção à substituição de paredes por modernas divisórias ou portas de vidro, sem deixar de aliar beleza e estética, tanto na decoração de interiores, como aplicado em móveis, boxes, pisos ou tampos de mesa.

OO SGG PIXARENA® está disponível na espessura de 7/8 mm e na dimensão de 3,21 x 2,10 m. Suas chapas podem ser beneficiadas com curvação, espelhação e têmpera, além da laminação com resina e PVB.

Tel.: 0800.125125www.saint-gobain-glass.com.br

[email protected]

Saint-Gobain Glass

Para espaços mais intimistas, aposte no charme e na versatilidade do SGG PIXARENA®.Solicite uma amostra e inspire-se.

Empresa certificada

ISO 9001 / ISO 14001 / OHSAS 18001

®

Page 6: CASA COR S C

Edição 44 – Julho/Agosto 2014

PALAVRA DO PRESIDENTE

6

Sandro Henrique Rensi

Presidente da Ascevi

Caro leitor,

Em todos os setores muito se fala sobre a falta de mão de obra qualificada. Mas o que realmente você está fazendo para mudar esse quadro dentro da sua empresa? Não adianta ficar reclamando que faltam cursos e que as pessoas, principalmente os jovens de hoje, não são comprometidos, ou que governo ou até mesmo nós como associação fazemos muito pouco. Falo isso porque a Ascevi tem como carro chefe o treinamento e formação de pessoas especializadas para o setor e, mesmo assim, muitos deixam de aproveitar estas oportunidades. Pensando nisso, estamos mais uma vez tentando encontrar alternativas para mudar seu pensamento e ajudá-lo a qualificar seu funcionário.

A Ascevi por meio da Abravidro, oferecerá uma oportunidade única para formação e reciclagem de mão de obra nas indústrias processadoras de vidro. A Especialização Técnica foi desenvolvida com os mais modernos recursos pedagógicos, de modo a facilitar a compreensão do programa e ser aplicado de forma rápida, dinâmica e eficaz. Muito mais do que a simples formação de profissionais, a Especialização Técnica proporciona melhoria de qualidade dos produtos, otimização dos processos produtivos, maximização de horas trabalhadas, aproveitamento dos insumos e redução de perdas, tais como matéria-prima, ferramental e energia, entre outras. A empresa participante recebe modelos de formulário de controle para a produção, facilitando a implementação de novos processos.

Assim como já está sendo feito por outras associações filiadas à Abravidro, a Ascevi facilitará aos associados o acesso a esta importante ação elaborada por nossa entidade nacional.

Somos muito orgulhosos de ações como estas e apesar de ainda termos muito trabalho a fazer, reconhecemos que nosso setor está muito bem articulado para oferecer formação de qualidade. Aproveitar estas oportunidades é tarefa de cada um.

Entre em contato com a Ascevi, pretendemos fazer uma mobilização para otimizar tempo e viabilizar financeiramente a chegada desta importante ferramenta até sua empresa. Não deixe mais essa oportunidade passar.

Obrigado a todos.

Page 7: CASA COR S C

Tel: (11) 5682-2366 – Fax: (11) [email protected] – www.tecvidro.com.br

• Melhora o funcionamento em instalações com peças de vidro maiores e mais pesadas.

• Mecanismo embutido no trilho.

Seu vidromerece o melhor!

• Abertura de até 2/3 do vão.

• Folgas e dimensões dos vidros, consultar o site ou solicitar um catálogo.

LANÇAMENTO

• Inovador sistema de transferência de forças entre as peças móveis, que possibilita a movimentação das portas simultaneamente.

O kit de alta performance da Tec-Vidro.

Truck

Pat. Req.

Pat. Req.

Page 8: CASA COR S C

Edição 44 – Julho/Agosto 2014

MURAL

8

Esse espaço é seu, amigo leitor. Envie suas perguntas, dúvidas,

sugestões e comentários para nós. O contato é feito pelo e-mail

[email protected]. Todas as perguntas serão respondidas

por profissionais especializados no assunto.

Fique ligado na Vitrô na internet

Vitrô

@revista_vitro

www.revistavitro.com.br

Confira os destaques das nossas redes sociais e do site da Vitrô:

• Inscrições abertas para o Trainee da Saint-Gobain Glass terminam no dia 17 de setembro.

• Os empresários catarinenses e diretores da Santa Rita Vidros Especiais, Alexandre Souza e André Athayde Oliveira Souza participaram de uma importante feira do setor de vidro na China..

"Gostaria de saber qual a diferença na produção de um vidro automotivo? Ele é mais resistente em relação a outros?"

Victor Hugo Schlikmann, Gravatal (SC)

Olá Victor. Obrigada por enviar a sua pergunta. Pesquisamos nos sites das fabricantes de vidros automotivos e encontramos uma boa resposta para o seu questionado na página da AGC.

Basicamente, o vidro automotivo pode ser classificado em dois tipos principais: vidro laminado e vidro temperado.

Vidro laminado é um vidro de segurança, usado principalmente em para-brisas. Consiste em duas lâminas de vidro unidas por uma película de Polivinil Butiral (PVB), a qual, no caso de uma quebra, as peças de vidro tendem a aderir à película. No caso de um acidente, uma pedra ou outro objetivo atingir o vidro, a probabilidade de penetração na cabine do veículo será menor.

Vidro temperado é utilizado principalmente nos vidros laterais e traseiros do veículo. O vidro é muito resistente e possui uma exclusiva característica de fratura que é o estilhaçamento instantâneo no caso de quebra. Se quebrado, o vidro se estilhaça em pequenos pedaços sem bordas cortantes, proporcionando um ambiente mais seguro no caso de acidentes.

Fonte: agcbrasil.com.br

"Há algum tempo eu passo pela Pedra Branca, em Palhoça e reparo o quanto os prédios daquele bairro usam o vidro para suas fachadas. Muito boa a matéria da última edição da Vitrô que apresentou um desses edifícios. É importante ver que estão usando de todas as formas o vidro para deixar nossas cidades ainda mais bonitas."

Thaíse Oliveira Santos, São José (SC)

Page 9: CASA COR S C

Eficiente. Sua solução inicial.A comfort’line da Bystronic glass oferece alta qualidade na produção de até

800 unidades vidro insulado com inserção de gás por turno, com uma excelente

relação custo/benefício. Unidades retângulares, moduladas e de unidades

1 até 3 níveis com inserção de gás podem ser produzidas de maneira eficiente

na mesma linha. Obtenha mais informações e sua consulta pessoal em

www.bystronic-glass.com/comfortline

Bystronic glass do Brasil Ltda., Tel. 19-3935 3534

BY glass_comfort'line-PT_FIN 04.14_Layout 1 07.04.14 08:22 Seite 1

Page 10: CASA COR S C
Page 11: CASA COR S C
Page 12: CASA COR S C

Edição 44 – Julho/Agosto 201412

arquitetura

Os reflexos de um arranha-céu

em Belo HorizonteBelo Horizonte, a Capital mineira tem a fama de ter os moradores mais reservados, na onda dos “quietinhos”, porém, na arquitetura, a cidade tem chamado atenção e, até, feito barulho entre quem está atento ao design e arquitetura. A grande novidade por lá é um arranha-céu envidraçado.

O Soinco Business Center é o exemplo claro da tendência de uso dos vidros em fachadas. No edifício com mais 19.870 m2 de área construída foram usados 2.600 m² em vidro. Localizado no bairro Savassi, uma das regiões mais nobres da cidade, rodeado por shoppings centers, renomados restaurantes, bares e outros centros de negócios, o arranha-céu chama atenção dos moradores e visitantes da área.

Muitos arquitetos utilizam peles de vidro como revestimentos exteriores, para garantir funcionalidade, estética e durabilidade, três vantagens que elevam o material dentro da construção civil. Foi o que aconteceu com o Soinco Business Center. Seus criadores apostaram na matéria prima para compor um projeto diferenciado. Pensado para garantir sofisticação e modernidade aliando a excelente qualidade, conforto e segurança com um design coberto de vidro. A Soinco Construtora

e a empresa Viotti, responsáveis pela obra, utilizaram diferentes tipos do material em todos os detalhes, fazendo uma ponte entre o pesado concreto e a leveza e o requinte do vidro. Somente na fachada frontal e nas laterais foram mais de 2.000 m² de vidros laminados aplicados com colagem por fitas da 3M. O material ainda tem controle solar e foi distribuído de forma a manter os ambientes bem iluminados, o que proporciona uma redução no consumo de energia.

A singularidade da fachada dialoga com os demais prédios à medida que reflete diferentes paisagens e cores de cada hora do dia. Construído para oferecer aos clientes o melhor de um edifício comercial de alto padrão, conta com 15 andares de 437 m² de área útil cada, seis banheiros, duas copas por andar e cinco elevadores.

Para o fornecimento das grandes paredes de vidro que ligam o interior ao exterior, o Soinco contou com o comprometimento da PKO, que entrou com os maquinários de última geração e fez todo o serviço de beneficiamento dos vidros laminados Neutral 40 On Green, da Guardian, adequando o produto à fachada do prédio graças a um trabalho de corte e lapidação.

Page 13: CASA COR S C

www.revistavitro.com.br 13

arquitetura

Um vidro para cada necessidade

Para garantir uma iluminação agradável, foram utilizados vidros laminados Low-e nos tons de verde claro e escuro. Isso porque eles formam a combinação perfeita de materiais que contribuem para o conforto térmico e para o conceito de obra sustentável - requisitos cada vez mais priorizados nas construções modernas, pois evitam o desperdício de energia elétrica por meio da utilização de equipamentos como aquecedores e ar condicionado.

“Os vidros de controle solar Low-e têm uma fina camada de óxido metálico aplicada em uma das suas faces, que filtra os raios solares, intensificando o controle da transferência de temperaturas entre ambientes, sem impedir a transmissão luminosa. O que garante mais conforto ao usuário, já que o material diminui significativamente a entrada de

calor no ambiente sem interferir na neutralidade e transparência, além de agregar um aspecto moderno e sofisticado ao edifício”, conta Rebeca Andrade, especificadora técnica da PKO.

Rebeca explica ainda que esse tipo de material é indicado tanto para clima frio, preservando o calor do ambiente, como para temperaturas mais quentes, dessa forma mantendo o ar fresco do interior do empreendimento.

Disponível em diversas cores e tons, como azul, verde, bronze e cinza, o Low-e de equilíbrio solar é um importante aliado em fachadas, pois auxilia nesse controle dos raios solares sem criar o conhecido efeito espelho. Esse tipo de vidro também é ideal para utilização em janelas e também para a linha branca, sendo aplicado em refrigeradores, pois evita que o vidro embace.

Créditos: D

ivulgação PKO

Page 14: CASA COR S C

Edição 44 – Julho/Agosto 201414

DESIgN

Transparente e contemporâneo

Imagine ter uma sala e, no lugar dos tradicionais móveis de madeira, entrar opções totalmente feitas com vidro. Pois essa foi a ideia do designer Konstantin Grcic. Como resultado, aparecem peças modernas e sofisticadas. Porém, ter um desses produtos assinado pelo designer é para poucos, afinal, trata-se de uma edição limitada de apenas oito peças de cada versão.

A coleção, intitulada Man Machine (Homem Máquina) é formada por nove móveis. Há uma mesa redonda, cadeira, mesa lateral, mesa grande, baús simples e duplos, um armário vertical e uma estante. Para dar forma às peças, Grcic usou pistões, dobradiças e manivelas típicas do universo automotivo. O conjunto dá um ar futurístico para os elementos. O vidro utilizado foi o float industrial.

“A Man Machine é uma coleção de peças de mobiliário desenvolvido na Alemanha. Criei todo o conceito usando o vidro, que certamente não é o material mais óbvio para fazer móveis”, comenta o designer, lembrando que, durante sua pesquisa e elaboração dos elementos

ouviu questionamentos sobre a fragilidade do material. “Mas eu sempre respondia que o vidro é hoje, uma das matérias primas mais utilizadas dentro da arquitetura contemporânea”, completa.

O resultado da coleção foi tão bom que, Grcic conseguiu expor suas obras na galeria Kreo, em Paris.

Page 15: CASA COR S C
Page 16: CASA COR S C

16

C A S AC O R

S C

Page 17: CASA COR S C

17

CAPA

Um Estado, todos os estilos. Esse foi o tema central da Casa Cor 2014 realizada simultaneamente nas cidades de Itajaí e Florianópolis no período de 1° de maio a 15 de junho.

O evento consagrado no país, este ano mostrou o estilo de vida dos catarinenses por meio de 22 ambientes impecavelmente decorados e pensados pelos arquitetos convidados da mostra. Entre as cidades homenageadas estavam: Balneário Camboriú, Blumenau, Florianópolis, Itajaí, Itapema, Joinville, Lages, São José e Tubarão.

A partir do tema central, os arquitetos, designers e decoradores responsáveis pelos ambientes tiveram 4.000 metros quadrados de área para dar asas à imaginação e mostrar, por meio do uso de matérias

-primas locais e fornecedores catarinenses, um novo olhar sobre a arquitetura e decoração do Estado, sem abrir mão da sofisticação e da alta tecnologia.

Em meio a outras tendências da decoração, como o bronze e o dourado, o vidro marcou presença constante. Muitos ambientes deram destaque ao material em diferentes aplicações, principalmente no uso de espelhos, portas e janelas de vidro, box e divisórias. Mais uma vez garantindo modernida-de aos espaços, além de valorizar as peças. Entre as inovações que estiveram expostas na Casa Cor Santa Catarina, estava a imponência das grandes e ousadas lâminas de vidro.

A Revista Vitrô selecionou os principais ambientes que usaram o material em sua composição.

DESTACA AS TRADIÇÕES DO ESTADO

Page 18: CASA COR S C

18 Edição 44 – Julho/Agosto 2014

Os 50 m² do Studio Garopaba foi marcado pela sustentabilidade e conforto, buscando um ambiente harmonioso que lembra uma casa de praia, onde se pode ter contato direto com a natureza. A arquiteta destacou a preocupação com o meio ambiente ao investir em materiais sustentáveis como madeira de demolição, iluminação em LED, puffs de pneus reciclados, além de cordas de sisal, tapetes e colchas de algodão, bambus e fibras naturais.

O grande espelho instalado no fundo do ambiente, fornecido pela empresa Casa com Vidro, de Palhoça, surpreen-deu ao criar efeitos em conjunto com as luzes, além de dar uma sensação de profundidade e sofisticação ao espa-ço. “Utilizo o vidro o máximo possível. Confesso que não gosto de paredes”, comenta a arquiteta.

Os vidros utilizados eram todos temperados 10mm e a profissional optou pela aplicação da película preta na porta do lavabo com um espelho que ia do piso até o teto, duplicando o ambiente que não era muito grande. A mesma estratégia foi usada na bancada da copa. O restante ficou natural, sem nenhuma cor ou película.

NO NÍVEL DO MAR

STUDIO GAROPABAINSPIRADO NO LYFESTYLE DO CANTOR ARMANDINHO E NA PRAIA DE GAROPABA

POR: WALESkA BURLACENkO, ARqUITETA

Page 19: CASA COR S C

www.revistavitro.com.br 19

CAPA

O aconchego da Serra Catarinense foi a principal inspiração da ar-quiteta Beth Isidoro para a Casa Cor 2014. “O vidro tem sido cada vez mais utilizado nos meus projetos, pois transmite leveza e pro-porciona a criação de cenários em função da grande variedade de produtos no mercado. O espelho veio para ampliar a área do dormitório”, explica Beth. “Escolhemos um espelho bronze, que deixou o ambiente mais acolhedor e bonito”, finaliza a arquiteta.

OS ARES DA SERRA

SUÍTE DE HÓSPEDES DA SERRAINSPIRADO NA SERRA CATARINENSE

POR: BETH ISIDORO, ARqUITETA

Page 20: CASA COR S C

Edição 44 – Julho/Agosto 201420

NA CIDADE GRANDE

Homenageando a Capital catarinense em um estilo urbano chic, o Office Urbano de 80 m², teve traços especialmente contemporâneos e modernos, características conhecidas dos dois arquitetos, que parti-ciparam pela terceira vez da mostra.

Aqui o vidro teve lugar de destaque, uma sala de reuniões, em formato inusitado, ganhou uma platafor-ma suspensa com divisórias de vidro duplo 10mm, formando um grande aquário flutuante. “Divisórias são sempre bem-vindas em um projeto. Elas proporcionam um ambiente clean e transparente e ao mesmo tempo luxuoso. O vidro dá um toque refinado e se torna um elemento de destaque numa deco-ração”, comenta Thaís.

As paredes em tijolo de demolição e cimento queimado puderam ser vistas através dos vidros do aquá-rio. Elas foram trabalhadas com Ecobrick no tom cobre. Duas outras paredes também receberam o mes-mo efeito, mas em concreto no tom de azul. Peças de artistas plásticos regionais completam o ambiente.

OFFICE URBANOUMA HOMENAGEM A FLORIANÓPOLIS

POR: LUIz FERNANDO zANONI E THAÍS zIMMERMANN zANONI, ARqUITETOS

Page 21: CASA COR S C

www.revistavitro.com.br 21

CAPA

DA ITÁLIA PARAA ILHA DA MAGIA

O ambiente de 75m² que homenageou a cultura italiana em Santa Catarina, teve dois espaços integrados: cozinha e estar, onde a deco-ração contemporânea foi aplicada em toda a composição do ambien-te, valorizando o projeto com a luz natural.

Mais uma vez o vidro teve lugar de honra. O modelo de porta deslizan-te da linha Solare foi o escolhido para o projeto de Estela, por permitir a passagem da luz e a vista da paisagem mesmo com as portas fecha-das. O vidro usado nas portas foi o Reflecta Bronze. “Isso proporciona uma sensação de amplitude. Gosto de usar o vidro na arquitetura por ser um produto clean e reciclável”, destacou a arquiteta.

SPAzIO GOUMETINSPIRADO NA CULINÁRIA ITALIANA

POR: ESTELA CISLAGHI, ARqUITETA

Page 22: CASA COR S C

Edição 44 – Julho/Agosto 201422

O ANTIGO E O MODERNOESPELHADOS EM VIDRO

O arquiteto Tufi Mousse buscou inspiração nas antigas salas das décadas de 60 e 70 para planejar seu ambiente na Casa Cor Santa Catarina 2014, durante a sua terceira participação na mostra.

O ambiente de 90 m² era moderno e bem definido, além de ser um dos espaços que mais trouxe o vidro como matéria prima para a decoração. Tendo como proposta criar um lugar que estimule a conversa, o estar e a contem-plação da boa música, os móveis foram selecionados dentro da visão de conforto: sofás e poltronas com maior inclinação deixaram os momentos de convivência mais aconchegantes. Cores sóbrias e marcantes estamparam a movelaria e materiais como vidro, high gloss e espelhos transmitiam aos visitantes o brilho que o espaço precisa.

LIVINGPOR: TUFI MOUSSE, ARqUITETO

Page 23: CASA COR S C

www.revistavitro.com.br 23

CAPA

MODERNIDADE E EFICIêNCIA

Ao elaborar o projeto, a arquiteta teve em mente uma editora de revista, uma mulher moderna. Pensando nisso, a profissional op-tou pelo espelho Decorflou Structure Mirror Prata - Omini decor, fornecido pela Esquadrimed. Com ele, foi possível criar um efeito diferenciado do espelho refletivo, resultando em uma chapa en-velhecida com ar industrial, uma grande tendência na decoração.

O ambiente de 91m² foi dividido em estar, atendimento e reunião. A paredes do espaço receberam aplicações em vidro e espelhos da Vipel Vidro Silver 20 INC 8mm utilizados para dar um efeito di-ferenciado, onde se tem transparência e reflexo ao mesmo tempo.

ESCRITÓRIO DA EDITORAPOR: ANELISE MEDEIROS, ARqUITETA

Page 24: CASA COR S C

Edição 44 – Julho/Agosto 201424

AO NATURAL: A NATUREzA REFLETIDA EM VIDRO

O ambiente inspirado nas plantas livres e no design da cidade de Balneário Camboriú trouxe como proposta mostrar que a arqui-tetura de interiores pode transformar os espaços e que viver em uma caixa pode ser mais interessante do que se imagina. This is a Box foi criado a partir da perspectiva das formas geométricas, do cubismo e do design.

O loft de 150 m² foi dividido em cinco ambientes: dormitório, clo-set, sala de banho, estar e espaço gourmet e teve o vidro como um dos principais revestimentos.

THIS IS A BOXINSPIRADO NA CIDADE DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

POR: VANESSA LARRÉ

Page 25: CASA COR S C

A Onix indústria de vidros, surgiu no ano de 2013 como uma excelente opção no fornecimento de vidros laminados para a construção civil. Os vidros laminados possuem diversas finalidades como segurança, decoração, controle solar, etc.

OO vidro laminado é conhecido dessa forma por ser um conjunto de duas ou mais chapas de vidro float que tenham sido submetidas a um processo de laminação – onde são unidas por uma película intercalária de alta tecnologia, desenvolvida pela Bridgestone (EVA). Caso o vidro laminado se quebre, seus fragmentos permanecem presos à película intercalária, reduzindo as chances de acidentes.

O EVASAFE é um produto especialmente desenvolvido pela Bridgestone, para Intercalar vidros no processo de laminação. É amplamente conhecido e utilizado para Laminação em vidros temperados, comuns, texturizados, decorativos, refletivos e controle solar, vidros fotovoltaicos, laminados elétricos e diversas outras aplicações.

O EVASAFE Bridgestone, oferece de 5 a 6 vezes maior reticulação molecular do que qualquer outra camada intermediária de natureza semelhante.

Resistência Mecânica Superior

Versatilidade

Maior Aderência

Estabilidade de Cisalhamento

Proteção UVA e UVB

Isolamento Acústico

Permite Aplicação em Blindagem Permite Aplicação em Blindagem

Tecidos

Fotos

Tecidos Vinílicos

Vidros texturados

Vidros Pintados

Piso e telhado de Vidro

Multilaminados Multilaminados

com Policarbonato

Rua 460,Nº 178 B - Bairro Jardim Praia Mar - Itapema | SC

(47) [email protected]

www.onixvidros.com.br

Page 26: CASA COR S C

Edição 44 – Julho/Agosto 201426

NoVo EM VIDRo

AGC desenvolve vidro exclusivo para o Brasil

fachada do escritório da AGc usa o material

A fabricante de vidros AGC desenvolveu, com exclusividade para os consumidores brasileiros um vidro refletivo que respeita às necessidades e características do país. Trata-se do Stopray Lamismart 24. O produto pode ser temperado e laminado contra o PVB, além de oferecer maior transmissão de luminosidade (24%) e menor fator solar (25%) em relação aos produtos semelhantes.

“Nenhuma outra empresa de vidros no mundo conhece melhor o mercado de refletivos do que a AGC. Da mesma maneira, nenhuma outra marca no mundo tem as soluções que a AGC pode oferecer”, destacou o gerente de marketing da AGC, Lucas Oliveira.

O produto faz parte da promoção da fabricante no Brasil de sua linha de produtos para o mercado de vidros refletivos, de controle solar ou isolamento térmico. A AGC desenvolve o produto e tem opções a pronta entrega, no caso do monolítico 4 milímetros em 2,25X3,21 e o laminado incolor 44,1 milímetros em 2,25x3,21. As demais composições laminadas devem ser encomendadas. “Por causa de sua versatilidade, optamos por usar o Stopray Lamismart na fachada do escritório da AGC no Brasil”, completou Lucas.

Page 27: CASA COR S C

www.revistavitro.com.br 27

NoVo EM VIDRo

Novidade chega para proteger seus vidros

Na teoria limpar vidros parece uma tarefa simples. Na prática, porém, a limpeza ideal é um pouco mais complicada: é necessário algo que limpe sem esforços e ainda proteja os vidros da sujeira e demais fatores que prejudicam a estética do produto.

No caso dos vidros automotivos, mais uma questão torna-se importante: a visibilidade. Portanto, são necessários produtos que não deixam resíduos ou o vidro embaçado.

Pensando nisso a Microlight World lançou as ceras limpadoras Clean Glass e Clean Inox desenvolvidas para limpar, encerar, dar acabamento, proteger e dar brilho intenso às superfícies como: vidros, espelhos acrílicos, eletrodomésticos (geladeira, fogões, microondas), azulejos, fórmicas e cerâmicas não porosas, móveis, inox, cromados e metais lisos, elevadores, coifas e superfícies pintadas de maneira geral. É indicado ainda para manutenção de vidros e superfícies lisas expostas maresia.

Cera para brilhar

Um produto inteligente, que limpa o vidro progressivamente, facilitando a limpeza a cada aplicação. As Ceras Clean Glass e Clean Inox chegam para facilitar a vida da dona de casa e de profissionais da área de limpeza. Concentradas, elas prometem acabar com o problema dos vidros sujos e riscados, criando uma camada protetora que mantém as superfícies higienizadas por muito mais tempo. Bastando, para isso a utilização de uma pequena quantidade dos produtos. Eliminando a sujeira, a oleosidade e outros elementos contaminantes encontrados nos vidros residenciais, comerciais e automotivos, apresentando resultado rápido e sem esforço.

Outra vantagem dos produtos é a durabilidade que apresentam em superfícies de ambientes fechados, sem precisar de reaplicação por um longo período, bastando para mantê-las limpas esfregar uma flanela seca. Enquanto os produtos encontrados no mercado até agora são de uso continuo, ou seja, precisam ser reaplicados a cada limpeza.

As ceras podem ser encontrados no mercado em forma de Aerossol e Spray (onde rendimento é maior).

Para mais informações acesse: http://microlightworld.com.br/

Dicas para aplicação:

• Aplique as ceras limpadoras em pequenas quantidades sobre a superfície a ser limpa, espalhe e esfregue com uma flanela seca.

• Na primeira limpeza em superfícies expostas a maresia ou engorduradas limpe com sabão ou detergente e seque. Espere aproximadamente 5 minutos e aplique a cera em pequenas quantidades. Nas limpezas posteriores não haverá necessidade de limpeza prévia, pois o próprio produto limpará.

Page 28: CASA COR S C

Edição 44 – Julho/Agosto 201428

NoVo EM VIDRo

PKO desenvolve novos vidros de segurança

O SentryGlass® é ideal para o uso em guarda-corpos

Em entradas de condomínio, é indicado o uso de vidros blindados

A PKO do Brasil trouxe, nos últimos meses, duas grandes novidades para o mercado nacional. Trata-se do vidro temperado multilaminado com SentryGlass® e o vidro blindado para a construção civil. Os dois produtos estão disponíveis para compra e ambos têm como foco a segurança de seus usuários.

Os vidros SentryGlass®, foram desenvolvidos para agregar resistência. O produto traz como características a redução dos riscos de acidentes causados pela quebra, aumento da segurança patrimonial, bloqueio de até 99,6% da radiação ultravioleta, resistente a variações de temperatura e possibilita maior isolamento acústico. O material é indicado para guarda-corpo autoportante, pisos, degraus de escada, coberturas e claraboias, visores de piscina e aquários, fachadas de vidro estrutural, sistema SpiderGlass® e também para aplicações antivandalismo.

O outro lançamento, o vidro blindado para construção civil combina vidros e polímeros de alta resistência para suportar diversos calibres de armamentos. Em conformidade com a norma ABNT NBR 15000, que atesta o nível de proteção do sistema da blindagem quanto ao impacto balístico, sua aplicação é indicada para edifícios, prédios, apartamentos, casas, indústrias, salas comerciais e escritórios. Entre seus benefícios estão os níveis de proteção diferenciados, a proteção da integridade do usuário, bloqueio de até 99,6% da radiação ultravioleta e adaptação às construções antigas.

Page 29: CASA COR S C

Untitled-1 1 20/03/14 14:58

Page 30: CASA COR S C

Edição 44 – Julho/Agosto 201430

VERSATIlIDADE

Os rumores garantem que o iPhone 6 terá tela de safira. Porém, muitos “investigadores” do mundo Apple garantem que a marca patenteou um aparelho transparente, planejado para ter o corpo totalmente de vidro. A intenção seria transformar o celular em um produto mais durável e leve.

iPhone de vidro

A multinacional 3M tem tanta certeza de que seus vidros de segurança são inquebráveis que lançou uma campanha que chamou a atenção do mundo: colocou pilhas de dinheiro equivalentes a US$ 3 milhões dentro de um vidro em um ponto de ônibus na cidade de Toronto, no Canadá. Uma ação de marketing, no mínimo, inusitada.

Se o desafio fosse alcançado por alguém – o que não ocorreu –, a multinacional se dispôs a pagar os US$ 3 milhões posteriormente. Um segurança esteve presente durante a ação para garantir que as regras do desafio fossem cumpridas.

Vidro de segurança máxima

O designer Christofer Duffy, de Londres, ousou ao criar uma mesa de centro que, no mínimo chama muito a atenção. Ele usou placas de vidro para imitar as profundezas do oceano. Em uma entrevista, ele contou que teve a ideia quando observou os movimentos do seu fornecedor de vidro. Ele explica que percebeu que, quanto mais placas eram empilhadas, o material ficava mais escuro, assim como acontece nos oceanos. A base da mesa foi feita em madeira e o projeto todo levou mais de um ano para ficar pronto.

Mesa do oceano

Page 31: CASA COR S C

www.revistavitro.com.br 31

VERSATIlIDADE

O Hotel Inspira, localizado em Lisboa, Capital de Portugal, recebeu um certificado internacional de sustentabilidade. E as garrafas de vidro foram essenciais para essa conquista. Para reduzir o consumo de água, o hotel investiu num sistema de filtragem, que permite engarrafa-la para servi-la nos quartos e no restaurante. As garrafas são recicladas e reutilizáveis.

As receitas da venda de cada garrafa (€2,50) são revertidas para a Pump Aid, uma ONG que constrói poços de água potável e instalações sanitárias na África. Até agora, o Inspira já patrocinou três bombas de água no Malawi, sendo que cada uma custa 3.300 euros.

Hotel em prol do meio ambiente

Abriu no mês de julho a Fundação Louis Vuitton com inspiração do artista Frank Gehry. O grande diferencial do prédio é o uso de vidros. Toda a estrutura foi pensada para imitar uma nuvem totalmente envidraçada.

O edifício terá galerias de exposições para a coleção permanente e mostras temporárias. Além disso, também dispõe de um auditório flexível para a apresentação de espetáculos e eventos multidisciplinares. A Fundação está localizada em Paris, ao lado do Jardim da Aclimação.

Nuvem de vidro

Page 32: CASA COR S C
Page 33: CASA COR S C
Page 34: CASA COR S C

34 Edição 44 – Julho/Agosto 2014

QualifiQue e Sirva-SeQualifiQue e Sirva-Se

Fotos: gabriela Silveira

Ascevi comemora o sucesso de mais um

Page 35: CASA COR S C

www.revistavitro.com.br 35

ASCEVI

A quarta edição do Qualifique e Sirva-se, o principal encontro de qualificação promovido pela Ascevi (Associação Catarinense das Empresas Vidreiras), realizado no dia 9 de agosto, foi um verdadeiro sucesso. Cinco palestras e uma apresentação teatral arrancaram aplausos dos 180 participantes que lotaram o auditório do centro comercial Terra Firme, em São José. E como é tradição, todos foram convidados após o treinamento para degustar uma deliciosa feijoada que foi servida com espeto-corrido, na churrascaria Galpão Pegorini. As empresas que patrocinaram o Qualifique e Sirva-se foram: Vivix, Cebrace, Saint-Gobain, UBV, Real Vidros e Tec-Vidro. O evento ainda teve apoio da Pacre e ECG.

O presidente da Ascevi, Sandro Henrique Rensi, fez a abertura do evento e agradeceu aos associados e colegas que reservaram tempo para aprender mais e descobrir as novidades no ramo vidreiro. “É fundamental termos momentos de qualificação, afinal, é uma necessidade de quem trabalha com vidro estar atento ao mercado”,

comentou Rensi, elogiando o número de participantes inscritos no ciclo de palestras.

Além da conversa dos representantes das empresas com os participantes, este ano o Qualifique e Sirva-se teve uma ação inédita. Os convidados especiais foram os artistas do grupo de teatro Seu Chico Treinamentos, que apresentaram a palestra show A Incrível Arte de Vender. Com muito bom-humor, os atores interpretaram fatos reais do universo do comércio. O espetáculo trouxe uma versão criativa e divertida de situações que levaram os participantes a refletir sobre bons resultados para seus negócios e sobre a importância de ampliar conhecimento nas suas profissões para alcançar sucesso.

Os participantes também foram surpreendidos com o sorteio de brindes, oferecidos pelas apoiadoras do evento, Pacre e ECG.

Confira o que foi debatido durante as palestras das empresas.

Daniel Gifford foi o representante da Vivix na palestra que teve como tema: Vivix, uma nova fábrica para o mercado de vidros planos. Em sua apresentação, ele mostrou a nova planta da marca, destacando que esta é a primeira construída com investimentos 100% nacionais. “A nossa produção começou em fevereiro de 2014 em Goiana, no Estado de Pernambuco. Com o valor aplicado, geramos empregos diretos e indiretos para uma produção de 900 toneladas diárias, o que significa a maior capacidade ins-talada no Brasil”, destacou Daniel, lembrando a importân-cia da Vivix para que não haja falta de vidro no mercado nacional. “Temos uma área construída de 90 mil m², o que nos transforma em uma das empresas que mais coopera-ram com a inovação tecnológica no Brasil.”

Daniel ainda aproveitou a palestra para apresentar o pro-cesso produtivo, destacando a área de recozimento 28 metros maior do que outros fornos, o que permite um vi-dro mais macio o que consequentemente gera economia na mesa de corte e no restante do processo industrial. “O diferencial da nossa produção é ter a mina e a matéria-pri-ma próprias. Isso nos permite controlar melhor os gastos e baratear o custo do frete porque estamos próximos à jazida”, completou.

vivix

Page 36: CASA COR S C

Edição 44 – Julho/Agosto 201436

saint-gobain glass

Marcela Calabre foi a representante da Saint-Gobain Glass e trouxe a palestra Vidro Impressos na Arquitetura Moderna. Ela apresentou os últimos lançamentos da marca, com foco nos vidros de texturas e suas devidas aplicações.

Os destaques foram: o Infinity, vidro que tem como diferencial poder sofrer qualquer tipo de transformação. “Trata-se de um produto versátil, porque ele não precisa ser aplicado apenas em boxes e janelas como já estamos acostumados, ele pode ir para móveis, divisórias e fachadas.”

Ela ainda falou sobre o Satinovo, o vidro acidato que pro-porciona grande privacidade em suas aplicações; o Qua-driglass, produto que traz um conceito inovador, princi-palmente para uso em boxes, já que ele não tem direção de corte, podendo ser melhor aproveitado. Por fim, ela apresentou aos participantes o mais recente lançamento da Saint-Gobain Glass, o Pixarena, que tem textura suave e proporciona privacidade. “A grande vantagem dele é que o material pode passar por qualquer tipo de processamen-to”, destaca.

Jefferson Cardoso foi o representante da UBV durante o evento realizado pela Ascevi. Em sua palestra, falou aos participantes sobre a fuga do lugar comum. “Temos que oferecer vidros diferentes para cada tipo de aplicação, au-mentando assim, as possibilidades do mercado e ainda, lucrar com o valor agregado”, comentou Jefferson.

Ele destacou a importância de “encantar os clientes”. Para isso, explicou, é necessário conhecer bem os produtos e saber aplica-los na necessidade do consumidor. “Temos que delinear o desejo das pessoas. O vendedor hoje pre-cisa ter técnica para entender, por exemplo, a diferença de vender para homens e mulheres, focando mais no racional ou no emocional, dependendo do tipo de cliente.”

Por fim, Jefferson mostrou as diferentes aplicações dos produtos da marca.

ubv

Page 37: CASA COR S C

www.revistavitro.com.br 37

ASCEVI

alclean

cebrace

Eduardo Marques trouxe a palestra Inspiração para a Ino-vação, um Case de Sucesso Alclean. A história da marca foi o grande destaque da conversa com os participantes do Qualifique e Sirva-se.

O representante da empresa destacou que 100% da pro-dução da Alclean hoje é vendida para o setor vidreiro. “Crescemos 29% nos últimos 13 anos, pensando em qua-tro pilares: foco no segmento de vidros, reinvestimento do lucro, investimento em gestão de pessoas e o ambiente voltado para a inovação”, comentou. Entre as inovações da marca, Eduardo comentou que a Alclean foi a primei-ra a trazer uma roldana com regulagem, em 1998. “Tam-bém somos pioneiros nos kits de instalação para portas e janelas de correr, isso no ano 2000. O trilho superior do box veio em 2001 e as etiquetas com código de barras em 2003”, pontuou, destacando ainda o grande representan-te da marca: o kit porta balcão, sistema sem o trilho infe-rior para dividir ambientes, lançado em 2010. “Ainda não podemos dar detalhes, mas até o ano que vem teremos mais três lançamentos inovadores”, finalizou.

O Reflexo como Nunca foi Visto. Essa foi a palestra de Cris-tiane Duarte, representante da Cebrace. Ela destacou a família de produtos da marca, com ênfase para o espelho Mirage 3G e o espelho Cebrace. Também trouxe aos parti-cipantes os produtos Cool Lite e Reflecta Float, os vidros de proteção solar da fábrica.

Os participantes puderam conhecer detalhes sobre cada um dos produtos, além das linhas de acessórios específi-cas para essas aplicações.

Page 38: CASA COR S C

galeria de fotos do evento

Fotos: Gabriela Silveira

Page 39: CASA COR S C
Page 40: CASA COR S C

Edição 44 – Julho/Agosto 201440

adivipar

Adivipar reúne associados e parceiros para treinamento

Com foco na formação técnica de vidraceiros da região, a Adivipar (Associação de Distribuidores e Processadores de Vidros do Paraná) realizou, nos dias 18 e 19 de julho, na cidade de Maringá (PR), mais uma edição da sua programação de Treinamento para Vidraceiros.

Antes das aulas, o encontro serviu para reunir dos associados da Adivipar que se encontraram no dia 18 para debater assuntos pertinentes à entidade. Entre os temas discutidos, um dos mais comentados foi o

Associados, vidraceiros e profissionais do setor vidreiro fizeram parte dos dois dias de encontro

Encontro Sul Brasileiro que este ano acontecerá em Gramado (RS) e é organizado pelas entidades vidreiras do Sul do país.

Os treinamentos começaram no sábado, com lotação das salas. O evento, reuniu mais de 200 vidraceiros da região que puderam tirar dúvidas e adquirir novos conhecimentos em um curso gratuito que focou nas novidades e informação. O objetivo foi qualificar os profissionais do setor que atuam no Paraná.

Page 41: CASA COR S C

www.revistavitro.com.br 41

adivipar

Os facilitadores Lucas Bremm e Marcelo Barreto falaram sobre o dia a dia nas vidraçarias e deram dicas sobre o otimizar o trabalho, profissionalização e as cobranças feitas aos profissionais vidreiros nesse novo mercado, muito mais exigente.

As fábricas AGC, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain, UBV e Vivix patrocinaram o encontro e apresentaram seus produtos, mostraram sua posição no mercado e ainda destacaram suas perspectivas para os próximos meses. A Abividro também participou tratando de assuntos de interesse das vidraçarias e relacionando as empresas de sucesso com trabalho bem executado.

Na programação, as palestras das patrocinadoras do evento foram: Cebrace (O reflexo como você nunca viu),

Guardian (Guardian, mais que vidro...), União Brasileira de Vidros – UBV (Táticas do futebol para o vidro impresso), Vivix (Uma nova fábrica para o mercado de vidros planos), Saint-Gobain Glass (Vidros Impressos na Arquitetura moderna); AGC (Vidros decorativos sem limite) Abividro (Trabalhar certo e ganhar mais).

Para finalizar, foi servida uma feijoada acompanhada muitas conversas entre os participantes que passaram o dia agregando conhecimento oferecido pela entidade vidreira.

No dia 13 de setembro será a vez de Curitiba sediar o evento de capacitação e, no dia 11 de setembro, também na capital paranaense, a Adivipar organizará o treinamento para engenheiros e arquitetos.

Page 42: CASA COR S C

Oportunidades para crescer – ou começar – na

carreira do vidro

FOrMaÇÃO

Voltados para capacitar o meio vidreiro desde a sua formação mais básica até os conhecimentos mais avançados, Abravidro (Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidro Plano), Abividro (Associação Técnica das Indústrias Automáticas de Vidro), a Ascevi (Associação Catarinense das Empresas Vidreiras) e a Ideia Glass empresa do ramo, oferecem cursos técnicos e gratuitos para que trabalha na área ou tem interesse em começar uma nova carreira.

Dentro da Abividro, o apoio para a qualificação vem do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), coordenada pela ABC (Associação Brasileira de Cerâmica). Em parceria, os órgãos criaram a Escola do Vidro, que busca suprir a necessidade de formação especializada para técnicos de nível superior na área de processos industriais de elaboração do vidro - que compreende desde as matérias

primas, passando pelo conhecimento do material, suas propriedades e características até chegar ao produto final.

“Como não existem formações disponíveis nesta área o que ocorre é que as próprias vidrarias acabam tendo que formar seus técnicos. Isso ocorreu comigo. Me graduei em engenharia metalúrgica e fui contratado pela Saint-Gobain onde fiz toda uma formação, chegando ao doutorado”, conta o coordenador e idealizador da Escola, Mauro Akerman.

Segundo ele, depois de mais de uma década gerenciando treinamentos da Saint-Gobain, ele saiu da empresa e decidiu optar pela Escola, para que profissionais da área originários de todas as empresas pudessem se aperfeiçoar.

Dentro da Escola do Vidro, há opções para iniciantes e outras atividades dirigidas para profissionais com formação

Apresentando novas técnicas do ramo vidreiro, Abravidro, Ascevi, Escola do Vidro e Ideia Glass

oferecem cursos para profissionais do setor

Page 43: CASA COR S C

www.revistavitro.com.br 43

FOrMaÇÃO

técnica e vivência no trabalho com o material. Dois novos temas estão sendo planejados para 2015: Fractografia, que é a avaliação da causa de quebra pela análise da trinca e Acústica que vai mostrar a utilidade do vidro plano.

Os professores destes treinamentos, todos de nível superior, têm origens diversas, são técnicos das próprias vidrarias e indústrias, consultores, professores, pesquisadores e técnicos de empresas que fornecem materiais, equipamentos e serviços às empresas. “O importante é que todos são escolhidos com base em seus conhecimentos, vivência e capacidade didática, além de entendimento teórico e prático nos assuntos desenvolvidos”, lembra Mauro.

“Sempre que possível procuramos disponibilizar visitas que ilustrem os conhecimentos teóricos. Alguns módulos são eminentemente práticos, como o de defeitos de massa, realizado em laboratório, onde os alunos manipulam os instrumentos. Além do curso de matérias primas, que é realizado dentro de uma mineradora”, completa o coordenador.

O programa anual da entidade é construído de acordo com as necessidades apresentadas pelas indústrias vidreiras por meio dos representantes associados ao comitê técnico da Abividro.

Especialização técnica

Em iniciativa inédita no Brasil, a Abravidro reuniu as mais conceituadas fontes sobre vidro no país e criou o curso Especialização Técnica Abravidro. Composto por quatro módulos independentes – Corte, Lapidação, Serigrafia e Têmpera –, o curso foi planejado para facilitar o aprendizado. Os módulos são ministrados em um único dia e contam com aulas teóricas e práticas.

O grande diferencial está no material didático oferecido aos alunos. Todo o conteúdo foi produzido de forma exclusiva, após a consulta aos profissionais mais capacitados do setor. Houve ainda uma intensa pesquisa na literatura vidreira brasileira. Cada módulo tem uma apostila própria.

A estrutura das aulas conta com um instrutor, projetor de imagens, computadores, amostras de materiais, ferramentas básicas e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Na região Sul, a Adivipar participou dos cursos oferecidos pela Especialização Técnica da Abravidro. Para o

presidente da Associação paranaense, Marcus Pezotti, o resultado das aulas foi surpreendente. “A maioria das empresas associadas aderiu ao projeto e o retorno do treinamento foi positivo, alcançando com sucesso o objetivo de profissionalizar nossos trabalhadores”, afirmou Pezotti, destacando que investimentos em conhecimento são fundamentais. “Todos têm carência de informação e pretendemos dar continuidade ao apoio, afinal, essa é uma das missões da associação”, concluiu.

Mais de 350 profissionais formados

Outro curso de capacitação para profissionais do ramo vidreiro disponibilizado mensalmente desde 2013 é o da Ideia Glass, que só até o primeiro semestre do ano formou 350 especialistas em vidro.

Neste segundo semestre, os cursos acontecerão em todas as últimas segundas-feiras do mês e terão capacidade para até 30 profissionais. As aulas são gratuitas, atendendo todos os tipos de público e interessados.

O curso de capacitação para profissionais do ramo vidreiro fez tanto sucesso que a empresa resolveu manter o nome dos treinamentos para Mundo Ideia Glass em 2014 e especializar cada vez um número maior de profissionais.

Ascevi programa novas capacitações

Com previsão de início das atividades para o dia 30 de agosto, a Ascevi (Associação Catarinense das Empresas Vidreiras) programou, junto com o Senai, a realização do curso Aperfeiçoamento Profissional, Gestão Básica de Negócios. As atividades serão ministradas aos sábados de manhã e têm como objetivo capacitar gestores de vidraçarias para atuar em áreas como: formação de preços; atendimento; organização; atendimento ao cliente e liderança.

O curso tem o valor de R$ 150 e pode ser parcelado em duas vezes. No total, serão 24 horas de aula em seis encontros e o número máximo de inscritos é de 15. Além de atividades teóricas, os participantes farão dinâmicas em grupo e momentos de prática do tema. O local das aulas será a unidade do Senai em São José.

Para o mês de outubro a Associação está programando capacitações em Normas Técnicas e a especificação correta dos vidros. Estas serão ofertadas para os alunos do curso técnico em Edificações do Senai.

Page 44: CASA COR S C

Edição 44 – Julho/Agosto 201444

FOrMaÇÃO

Cursos oferecidos pela Escola do Vidro

• Introdução ao vidro e sua produção

• Introdução ao vidro plano

• Matérias Primas

• Natureza estrutura e propriedades

• Elaboração do vidro

• Fornos de fusão

• Refratários

• Combustão

• Industria do Vidro e meio ambiente

• Cor

• Defeitos de massa

• Instrumentação de fornos de fusão de vidro

• Resistência mecânica

Agenda de cursos da Escola do Vidro

• Introdução ao Vidro Plano – 16 de setembroValores: R$ 550 (estudantes) e R$ 1.100 (profissionais)

• Elaboração do Vidro – 7 e 8 de outubroValores: R$ 1.100 (estudantes) e R$ 2.200 (profissionais)

• Resistência Mecânica – 25 e 26 de novembroValores: R$ 1.100 (estudantes) e R$ 2.200 (profissionais)

*Todos os cursos ocorrerão no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) que fica na Cidade Universitária, campus da USP de São Paulo.

*A taxa de inscrição inclui além das aulas, material didático, almoços e coffee-breaks.

* Saiba mais em: www.abividro.org.br

Cursos da Ideia Glass

Saiba mais em: www.ideiaglass.com.br ou pelo SAC (11) 3096-9300

Cursos da Ascevi

Saiba mais em: www.ascevi.com.br ou no telefone (48) 3034-6516

Page 45: CASA COR S C
Page 46: CASA COR S C

Edição 44 – Julho/Agosto 201446

glASSTEC

O ano de 2014 começou com grandes negócios e oportunidades de ampliação de conhecimento. Para manter o ritmo será realizada a Glasstec, feira que é realizada bienalmente na Alemanha. Grande ponto de encontro do mundo do vidro, o evento é o maior da indústria vidreira, que envolve desde a produção, o processamento, aplicação, até os fornecedores das principais empresas, atraindo assim um público vindo de todos os cantos do planeta. Na última Glasstec em 2012, mais de 50% dos mais de 40 mil visitantes vieram do exterior.

Para esse ano, a expectativa é reunir 42 mil pessoas de 86 países. Serão 1.175 expositores de 56 nacionalidades que trarão as novidades e o futuro da indústria do vidro. Por causa dessa grandiosidade de números, a feira hoje é considerada a principal plataforma internacional para o lançamento de produtos e tecnologias do setor.

A Glasstec é conhecida pelas demonstrações de soluções de produtos e tendências e os expositores guardam lançamentos para a feira. Tecnologias que ainda serão tendência também são divulgadas durante o encontro. Pensando em toda essa inovação, os principais institutos de pesquisa, associações, empresas e escritórios de arquitetura aproveitam o momento para discutir a fundo uma série de temas ligados às empresas em questões como produção de maquinários, a indústria e o artesanato em vidro.

Entre as novidades divulgadas pela organização, os participantes podem esperar lançamentos em vidros translúcidos, vidro curvo, a tecnologia laser, a impressão em vidro e revestimentos, elementos e combinações para fachadas, vidro fino para arquitetura e exibição como displays (OLEDs). Além de muitas outras inovações com foco em um mercado cada vez mais competitivo que exige melhorias em seu processo.

Alemanha sedia mais uma edição da Glasstec

Feira mundial do setor vidreiro será realizada de 21 a 24 outubro de 2014, no Centro de Exposições Düsseldorf, na Alemanha

Page 47: CASA COR S C

glASSTEC

Solarpeq – uma feira em paralelo

Uma grande feira sempre vem acompanhada de outros eventos. A Solarpeq - Feira Internacional de Equipamentos de Produção Solar, por mais um ano será integrada à Glasstec. Com o objetivo central de apresentar o que há de mais avançado nos segmentos de energia solar, películas e painéis fotovoltaicos e tecnologias similares.

Vidros inteligentes

Tecnologias voltadas para os vidros inteligentes também estarão em pauta, em especial para os últimos lançamentos no campo da eficiência energética e energia solar térmica das edificações, assim como reciclagem de vidro. Isso porque os vidros com sistemas fotovoltaicos integrados têm exercido um papel significativo nos edifícios modernos e em seus níveis de duração e usabilidade.

A Glasstec se destaca pela variedade dos temas abordados, em diferentes áreas do setor vidreiro. Como nas edições anteriores, o encontro também contará com uma programação especial de palestras e apresentações, além de duas exposições paralelas direcionadas aos profissionais de arquitetura, planejamento, projeto e consultoria de fachadas: o Glass Technology Live e o Façade Centre. Além disso, a feira será palco de uma série de congressos arquitetônicos que prometem trazer muitas ideias novas para concepções de fachadas mais eficientes e multifuncionais.

Saiba mais

Site: www.glasstec-online.com

Inscrições: abertas e podem ser feitas pelo site

quando: 21 a 24 de outubro

Onde: Düsseldof, Alemanha

Page 48: CASA COR S C

Edição 44 – Julho/Agosto 201448

gUARDIAN

Guardian

nomeia novo vice-presidente para as Américas

A Guardian Industries nomeou Rick Zoulek como vice-presidente do segmento de vidro plano nas Américas. O executivo irá supervisionar todos os negócios relacionados a esse setor da Guardian na América do Norte e do Sul, posicionando a empresa de forma a

garantir a continuidade de um crescimento rentável em longo prazo. Zoulek era até então vice-presidente de vidro plano na América do Norte.

"A experiência comercial de Rick e sua reconhecida liderança vão proporcionar aos negócios na América do Norte e do Sul maior apoio às nossas necessidades operacionais e comerciais em toda a região", disse o presidente de Vidro Plano da Guardian, Kevin Baird.

Além de sete fábricas de vidro float da Guardian dos Estados Unidos e de operações de fabricação nos Estados Unidos e no Canadá, o território expandido de Zoulek inclui plantas de vidro float no Brasil, México e Venezuela, incluindo ainda centros de distribuição Guardian na Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica e Peru.

Zoulek ingressou na fabricante em agosto de 2013 como vice-presidente de Vidro Plano para a América do Norte. Desde então, ele e sua equipe fizeram melhorias operacionais e comerciais significativas. Antes de entrar na Guardian, Zoulek foi diretor corporativo e vice-presidente de tintas industriais para PPG Industries, onde ocupou durante 24 anos funções diversas e de crescente responsabilidade.

"Meu foco será manter e aprimorar os valores que transmitimos aos nossos clientes, fortalecer o portfólio de produtos e serviços inovadores para a região, além de atingir a excelência operacional tanto na América do Norte como na do Sul. O objetivo é consolidar um crescimento consistente e ininterrupto para a empresa", disse Zoulek.

Page 49: CASA COR S C

www.revistavitro.com.br

E-SoCIAl

Empresários devem ficar atentos ao eSocial

Apesar de ainda não existir um calendário oficial para sua implantação, estima-se que uma fase de testes deva começar em fevereiro de 2015, passando a ser obrigatório a partir de setembro do próximo ano para o primeiro grupo de empregadores, formado por empresas grandes e médias com faturamento anual superior à R$ 3,6 milhões. Já o cronograma de ingresso no sistema para as pequenas e micro empresas está sendo elaborado em conjunto com as entidades representativas desses segmentos.

O eSocial abrangerá todos aqueles que contratam trabalhadores, sejam empresas de diversos portes, produtores rurais, profissionais liberais, empregadores domésticos, que utilizarão o sistema para registrar os eventos relativos às relações de trabalho. De forma simplificada, dados referentes à admissão, licenças, aviso prévio, desligamentos, remunerações e pagamentos, informações que são obrigatoriamente prestadas por meio de diversos sistemas, passarão a ser encaminhadas por um canal único: o eSocial.

O sistema vai simplificar e racionalizar o cumprimento das obrigações previstas na legislação trabalhista, previdenciária e tributária, eliminando declarações e formulários exigidos pela Previdência Social, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, pela Caixa Econômica Federal e pela Receita Federal, tais como GFIP, RAIS, Caged, entre outros.

O auditor fiscal da Receita Federal, Eduardo Tanaka, explica que a grande facilidade do eSocial é a simplificação na prestação de declarações. “O eSocial quer, simplificar o cumprimento de obrigações, reduzindo os custos do empresário e dando-lhe maior segurança na prestação única de informações”, destaca.

O auditor lembra ainda, que a princípio, não haverá cobrança de taxas para participação no eSocial. “Haverá um portal que o empresário poderá acessar e prestar suas informações. Para empresas maiores, recomenda-se o acesso via web service, pelo qual se envia as informações diretamente pelo sistema de folha de pagamento, adaptada ao eSocial”, completa.

Vantagem para o trabalhador

O aumento do controle e da qualidade das informações prestadas a essas instituições beneficiará também os trabalhadores, na medida em que garantirá maior

O projeto do governo federal tem como objetivo unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados

efetividade na concessão de direitos assegurados, tais como: benefícios previdenciários, FGTS, seguro desemprego, Abono Salarial.

“Temos informações de que somente em 2012, cerca de 2,5 milhões de segurados chegaram ao balcão do INSS e não conseguiram obter seu benefício de imediato, pois faltavam informações referentes à sua pessoa nos sistemas previdenciários”, comenta o auditor da Receita Federal, Eduardo Tanaka.

Segundo ele, isso acontece por causa das dificuldades de repassar informações à Previdência Social, o que gera problemas como prestações incorretas e falta de dados. Consequentemente, quando o trabalhador vai buscar seu benefício, muitas vezes não consegue e é obrigado a comprovar seu vínculo de trabalho com documentos, que muitas vezes ele não tem acesso. “O eSocial vem a corrigir estas injustiças, pois qualificando as informações dadas ao Estado, garantirá os direitos previdenciários e trabalhistas aos trabalhadores”, finaliza.

o auditor fiscal da Receita Federal, eduardo Tanaka, dá detalhes sobre o programa

Page 50: CASA COR S C

Edição 44 – Julho/Agosto 2014

normas técnicas

Silvio Ricardo Bueno de Carvalho é Gerente técnico da Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro).

50

Transporte, manuseio e armazenamento de vidros

Sempre que pensarmos no transporte, manuseio e armazenamento dos vidros precisamos estar atentos aos cuidados necessários para garantir a segurança de quem faz o manuseio e evitar danos ao produto. Com relação às normas, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não possui uma norma específica para esses processos, mas há requisitos para essas atividades nas normas de alguns produtos.

Na norma de espelhos de prata, ABNT NBR 14696, dentre as diversas informações sobre o tema, consta que não se devem misturar, nos cavaletes de transporte ou de armazenamento, chapas de espelho com chapas de vidro impresso (ex.: miniboreal ou canelado), cujas superfícies apresentam pontos duros que podem danificar a tinta protetora do espelho. Ela também recomenda sempre transportar as chapas enlonadas, para evitar não só a ação da umidade como também choque de partículas no espelho.

Ainda no tocante a transporte e armazenamento de espelho, a ABNT NBR 15198 — Espelhos de prata – Beneficiamento e instalação recomenda o uso de intercalantes que não absorvam umidade, sejam macios e não ataquem os espelhos — como espuma de borracha e fitilho plástico. A norma também prescreve que se devem colocar as peças maiores atrás, seguindo-se as demais por ordem de tamanho, e proteger os “cruzamentos” das bordas das peças menores com a superfície das peças maiores com intercalante. Não devem ser utilizados intercalantes próprios para vidro, como resina acrílica (lucita) ou pó de madeira, pois esse tipo de material penetra na tinta protetora do espelho e a danifica.

Outras recomendações, encontradas na ABNT NBR 14488 — Tampos de vidro para mesa, ABNT NBR 14564 — Vidros para sistemas de prateleiras e ABNT NBR 14698 — Vidro temperado é que os vidros devem ser transportados ou armazenados com inclinação de 6% a 8% em relação ao plano vertical e as chapas, intercaladas por materiais que protejam sua superfície.

Em todas as etapas também é fundamental observar as regras de segurança no manuseio. Por isso, o pessoal envolvido precisa ser treinado para a atividade e utilizar equipamentos de proteção individual (EPI).

Para maiores informações sobre este ou outro assunto ligado às normas técnicas vidreiras, entre em contato com a Abravidro:

[email protected]

(11) 3873-9908

 

Page 51: CASA COR S C

Untitled-1 1 04/02/14 11:12

Page 52: CASA COR S C

vidrado

Edição 44 – Julho/Agosto 201452

Trainee do vidro

o grupo Saint-gobain, uma das maiores empresas industriais do mundo, busca novos talentos e abriu inscrições para o Programa Trainee 2015. São 32 vagas destinadas a profissionais de diversas áreas, com formação superior concluída entre dezembro de 2012 e dezembro de 2014, e nível avançado de língua inglesa. os interessados devem se cadastrar no site www.saint-gobain.com.br até 17 de setembro.

Novo nome

A tradicional mostra Casa Nova, mudou de nome para o evento de 2014. A partir de agora, ela se chamará Casa&Cia e acontecerá durante os meses de setembro e outubro em dois endereços: no Primavera garden Center, na SC-401 e no Passeio Pedra Branca. os dois locais juntos, somam mais de 4.000 metros quadrados e estão confirmados 40 ambientes. o evento, promovido pelo grupo RBS, conta com a parceria da Cassol Center lar e da Pedra Branca. Dentro da mostra estarão profissionais da área como, Robson Nascimento Arquitetos, Claudia Couto Interiores, e os arquitetos Evandro gaspar, Helena Rocha, Claudia Wendhausen e Fernando loch.

Inscrições abertas I

Está chegando perto da primeira edição do Qualifique e Sirva-se de Joinville, no Norte do Estado de Santa Catarina. o evento será realizado no dia 6 de setembro no hotel Alven. Não perca tempo e garanta a sua participação neste, que é um dos principais encontros do mercado vidreiro catarinense. Mais informações nas redes sociais da Vitrô.

Inscrições abertas II

Vale lembrar que é possível reservar sua participação no evento de fim de ano promovido pelas associações e sindicato da região Sul. o Encontro Sul Brasileiro de Vidreiros dessa vez acontecerá em gramado (RS) e será um momento de confraternizar e reunir amigos para comemorar o fim de mais um ano. Participe!

Para decorar

A CasaVitra, marca que sempre traz tendências para decoração usando vidro inovou mais uma vez. Agora ela trouxe opções de adegas feitas com o material. Além de resistente, o produto ainda ganhou cores diferenciadas.

Page 53: CASA COR S C
Page 54: CASA COR S C

Edição 44 – Julho/Agosto 2014

Acevi Vidros(47) 2105-7000

Alusupra(48) 3242-3473

América Vidros (48) 3525-1224

Art Vidros (48) 3434- 4421

Casa com Vidro(48) 3357-1712

Decorglass(48) 3093-1960

Finlândia(47) 3268 -1334

Golden Vidros(48) 3242-4676

Incovisa(48) 3202-9900

Litoral Vidros(48) 3246-6222

MS Vidros(48) 3242-3407

Mauriglass(47) 2107-4046

Mercovidros(48) 3878-4080

Ônix Vidros(47) 3248-3333

Personal Glass(48) 3033-1333

Real Vidros0800-7030094

Rohden Vidros(47) 3562-0706

Santa Rita Vidros Especiais(48) 3343-8500

Steinglass(48) 3248-0448

Stilo Vidros e Fachadas(47) 3244-2088

Tempersul(48) 3433-1995

Unividros(48) 3626-5460

Vidraçaria Lagoa(48) 3232-2044

Vidraçaria Linde(47) 3641-4444

Vidraçaria MJD(47) 3368-7130

Vidraçaria Vidrolin(47) 3642-3937

Vidraçaria São Pedro(49) 3223-0500

Vidraçaria Santa Efigênia(48) 3244-2455

Vidrofort(47) 3368-4029

Vidrocenter(47) 3244-2088

Vipel(48) 3631-0100

Visa Vidros(48) 3033-4455

AGC(12) 3122-0646www.agcbrasil.com

Alclean(11) 4144-9090www.alclean.com.br

Arbax(11) 2965-4663 / 2965-9110www.arbax.com.br

Bystronic(19) 3935-3534www.bystronic-glass.com.br

Cebrace0800 728 4376www.cebrace.com.br

Diamanfer(11) 4412-2778www.diamanfer.com.br

ECG(48) 3033-1033www.ecg.inf.br

Incovisa(48) 3259-1893 / 3202-0900www.incovisa.com.br

Linde Vidros(47) 3642-3937www.lindevidros.com.br

Ônix Vidros(47) 3248-3333www.onixvidros.com.br

Pacre(41) 3344-7600www.pacre.com.br

Real Vidros0800 703 0094www.realvidros.net

Saint-Gobain0800 125 125www.saint-gobain-glass.com.br

Santa Rita Vidros(48) 3343-8500www.vidroslaminados.com.br

Tec-Vidro(11) 5682-2366www.tecvidro.com.br

Vivix0800 200 1222www.vivixvidrosplanos.com.br

Rua Thiago da Fonseca, 44Capoeiras - Florianópolis/SC

[email protected] se associar:(48) 3034-6516

associados aNUNciaNTEs iNFoRMaÇÕEs

54 Edição 44 – Julho/Agosto 2014

Page 55: CASA COR S C

E s p e l h o s C e b r a c e .

p o r m e t r o q u a d r a d o

Os Espelhos da Cebrace são a melhor opção para seu cliente.• Autênticos espelhos cristais• Não distorcem sua imagem• São 10 vezes mais resistentes a manchas e à oxidação

Exija o melhor. Peça pelos Espelhos da Cebrace.

www.cebrace.com.br/espelhos0800 72 84376

V I D R O

Anuncio_5a_21x28.indd 1 08/08/14 11:50

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

real vidros - anúncio agosto - Vitrô - 210 x 275 mm.pdf 1 29/07/2014 17:27:46

Page 56: CASA COR S C

An

o 8

| Ed

ição

42

An

o 8

| Ed

ição

44

Publicaçãoda AsceviAno 8Edição 44

Qualifique e Sirva-se.Ascevi comemora mais uma edição de sucesso

C A S AC O R

S C

INSPIRE-SECOM O VIDRO