cartilha pea transpetro

32
Programa de Educação Ambiental Recicle seus conceitos Renove suas atitudes

Upload: ebert-andre

Post on 23-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Programa de Educação Ambiental

TRANSCRIPT

Page 1: Cartilha PEA Transpetro

Programade Educação Ambiental

Recicle seus conceitos

Renove suas atitudes

Page 2: Cartilha PEA Transpetro

Todo conteúdo apresentado neste material tem como objetivo atender ao Programa de EducaçãoAmbiental para Trabalhadores (PEAT) do Terminal Norte Capixaba (TNC).

Supervisão TranspetroVera Araújo

Patrícia Suzuki

Gelcilio C. Barros Filho e Rafael Zerbini Coutinho

Vitor Nardoto e Isabela Margon

Ebert André Barbosa Rangel

Esta apostila é parte integrante do Programa de Educação Ambiental para Trabalhadores, ematendimento à Condicionante Ambiental nº 30 da Licença de Operação 439/2010 emitida pelo InstitutoEstadual de MeioAmbiente e Recursos Hídricos - IEMA- no Estado do Espírito Santo.

Uma iniciativa da PETROBRAS TRANSPORTES S.A. - TRANSPETRO

Todos os direitos reservados à PETROBRAS TRANSPORTES S.A. - TRANSPETRO

PETROBRAS TRANSPORTES S.A. - TRANSPORTESTel.: (27) 3295-5805Tel.: (27) 3295-5908

Realização

Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores

Fiscalização

Elaboração e Execução Técnica

Coordenação e Responsável Técnico

Pesquisa

Diagramação e Design Gráfico

Informações:

RevisãoFabrício Resende Fonseca e Victor de Olivieira Borges

Impresso no Brasil

Page 3: Cartilha PEA Transpetro

Sumário

Poluição Atmosférica

Conceitos de Ecologia

Atitudes Antiecológicas

Reciclagem

Biodiversidade e Ecossistemas da Região

Alcoolismo

Direção Defensiva

Água Virtual

Responsabilidade Socioambiental

Tabagismo

Foto Poluição e as Tartarugas Marinhas

Desperdício de Alimentos

Ética

2 - 3

4 - 5

6 - 7

8 - 9

10 - 11

12 - 13

14 - 15

16 - 17

18 - 19

20 - 21

22 - 23

24 - 25

26 - 27

Page 4: Cartilha PEA Transpetro

Poluiç

ão A

tmosféric

a

02

Tanto o desenvolvimento industrial quanto o urbano, tem originado em todo o mundo umaumento crescente da emissão de poluentes atmosféricos.

De acordo com a Resolução CONAMA nº 003 de 28 de junho de 1990, “entende-se comopoluente atmosférico qualquer forma de matéria ou energia com intensidade e emquantidade, concentração, tempo ou características em desacordo com os níveis estabelecidos,e que tornem ou possam tornar o ar: impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde; inconveniente aobem-estar público; danoso aos materiais, à fauna e flora; prejudicial à segurança. ao uso egozo da propriedade e às atividades normais da comunidade”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), poluição do ar define-se como “ Apresença na atmosfera de um ou mais contaminantes, tais como poeiras, fumos, gases,“nevoeiro”, odor ou vapor, em quantidades ou com características, e de duração tal que possaser prejudicial à vida humana, animal ou vegetal, a bens ou que interfira desfavoravelmente noconfortável desfrute da vida ou dos bens.”

A poluição do ar podeproduzir alterações no tempo,reduzindo a visibilidade eaumentando o risco deacidentes. Pode ainda alterara temperatura global edestruir a camada de ozônio.

Ao nível da saúde humana apoluição atmosférica afeta osistema respiratório podendoagravar ou mesmo provocardiversas doenças crónicas taiscomo asma, bronquite, infecçõesnos pulmões, efizema pulmonar,doenças do coração e cancro dopulmão.

Page 5: Cartilha PEA Transpetro

Poluiç

ão A

tmsféric

a

03

Os poluentes atmosféricos podem afetar a vegetação por duas vias: direta ou indireta. Osefeitos diretos resultam da destruição de tecidos das folhas das plantas provocados peladeposição seca de SO , pelas chuvas ácidas. Os efeitos indiretos são provocados pelaacidificação dos solos com a consequente redução de nutrientes e libertação de substânciasprejudiciais às plantas, resultando numa menor produtividade e numa maior susceptibilidadea pragas e doenças.

Quanto aos efeitos sobre os materiais, os poluentes do ar podem corroer e escurecer metais,deteriorar tecidos, móveis, prédios e monumentos.

Além dos efeitos causados pela a poluição atmosférica já citados, pode-se citar ainda o Efeitoestufa, que é provocado pela propriedade que determinados gases possuem, como dióxidode carbono (CO ), metano (CH ), entre outros, de aprisionar o calor do sol na atmosferaimpedindo que escape para o espaço depois de refletido para a Terra, . Esses gases, podemser liberados através da queima de combustíveis fósseis (gás natural, petróleo, carvãomineral) além da emissão de gases por fábricas e veículos automotores, pelas queimadas emflorestas. O aumento das concentrações dos gases do efeito estufa podem desencadearproblemas como, alteração de temperatura e diminuição da calota polar, o que elevaria onível dos oceanos.

2

2 4

1. Asma

2. Anemia

3. Infecções nos pulmões

4. Redução da área fotossíntética

5. Acidificação dos solos

6. Erosão do solo

7. Erosão de prédios e monumentos

8. Redução a visibilidade

9. Elevação das atividades vulcanicas

10. Alteração da temperatura global

Identifique quais dos problemas abaixo estão relacionado com a poluição atmosférica:

SIMNÃO

ou

Page 6: Cartilha PEA Transpetro

Conceit

os B

ásic

os d

e E

cologia

04

Ecologia

Espécie

: é uma ciência que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambienteonde vivem. É uma palavra que deriva do grego, onde “oikos” significa casa e “logos”significa estudo. A Ecologia também se encarrega de estudar a abundância e distribuiçãodos seres vivos no planeta Terra.

: dois ou mais organismos são considerados da mesma espécie, quando podem sereproduzir, originando descendentes férteis.

Z N I A E F D A E S P R W B J E A

A H Q M E I O A M B I E N T E S F

Y J S E C E A E E J B G L H C P G

W A L B O Q A M U N A I D A S E H

C A U D L G K P E Y W S U N D C P

M P A M O B E A A T H J B A L I A

F C F C G J F I U S S M D I T E B

Y K H A I Q K H G W J I D F W G G

F L O R A S E I E R L E S C D R I

T E P E D Q A Y U I R M E S K N W

M H G F U Y N M B Q H P I T O H N

C O N S E R V A C A O M V A V C N

U E N O I N T R A V T D E J E K E

I K I I L N K E H A B I T A T R A

H R V B E K I N R C I Y R O J P N

S A C T F P U G Y W O V I O N U U

P O S A N D E A R N M Q Y A P S A

R U T W H H O F W O A J K Y K R F

S W B I O D I V E R S I D A D E E

Ecologia

Habitat

Conservação

Fauna

Flora

Ecossistema

Espécie

Biosfera

Sustentabilidade

Bioma

Biodiversidade

Meio Ambiente

Page 7: Cartilha PEA Transpetro

Conceit

os B

ásic

os d

e E

cologia

05

Fauna: é o conjunto de espécies animais (mamíferos, insetos, répteis, peixes, anfíbios epássaros) que vivem em uma determinada área.

Flora: é o conjunto de espécies vegetais (plantas, árvores, etc.).

Biosfera: é o espaço na Terra onde existe vida.

Sustentabilidade: é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visamsuprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximasgerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimentoeconômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de formainteligente.

Bioma: é o conjunto formado pelo clima, vegetação, hidrografia (rios, córregos, lagoas,etc.) e relevo (planícies, planaltos, depressões e montanhas) de uma determinada região.No Brasil existem 6 tipos de biomas, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Amazônia,Pampa e Pantanal.

Biodiversidade: é a diversidade ou variedade de formas de vida que podemos encontrarno planeta Terra.

Meio Ambiente: tudo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas.

Ecossistema: são as relações dos organismos vivos com seu meio ambiente, ou dito deoutra forma, podemos definir ecossistema como sendo um conjunto de comunidadesinteragindo entre si e agindo sobre e/ou sofrendo a ação dos fatores abióticos (sol, chuva,vento, etc.).

Habitat: é um local especifico ou região que oferece as condições climáticas, físicas ealimentares adequadas para o desenvolvimento de uma determinada espécie. Ex.: ohabitat do caranguejo é o mangue.

Conservação: é o conjunto de ações planejadas para a utilização sustentável dos recursosnaturais, buscando a preservação da biodiversidade.

Page 8: Cartilha PEA Transpetro

06

Atit

udes A

ntie

cológic

as

O mundo está cada vez mais engajadona proteção do meio ambiente, e aspessoas tem se conscientizado paraserem ambientalmente corretas. Noentanto, hábitos comuns para aspessoas podem ser consideradosatitudes antiecológicas, não sendoassim identificados muitas vezes porfalta de conhecimento sobre asquestões ambientais. A melhoria destasituação pode ser alcançada atravésde simples mudanças no nossocomportamento no dia-a-dia,contribuindo assim para a conservaçãodos nossos ecossistemas. Com quaisatitudes podemos construir um mundomelhor?

Page 9: Cartilha PEA Transpetro

07

Atit

udes A

ntie

cológic

as

1. Reciclando.2. Jogando lixo no chão.3. Jogando óleo de cozinha na pia.4. Utilizando os dois lados do papel.5. Lavando a calçada com mangueira.6. Desligando as luzes ao sair.7. Utilizando sacolas de tecido.8. Doando aquilo que não queremosmais.9. Consertando vazamentos.10. Utilizando copos descartáveis.11. Usando bicicleta ou transportecoletivo.12. Lavando o carro com um balde.13. Dormindo com a televisão ligada.14. Realizando coleta seletiva.

i

i

i

i

i

i

i

i

i

Page 10: Cartilha PEA Transpetro

08

Recic

lagem

Reciclar significa transformar objetos materiaisusados em novos produtos para o consumo.

O processo de reciclagem, além de preservar omeio ambiente também gera riquezas, osmateriais mais reciclados são o vidro, o alumínio,o papel e o plástico. A reciclagem contribui para adiminuição significativa da poluição do solo, daágua e do ar. Muitas indústrias estão reciclandomateriais como uma forma de reduzir os custosde produção.

Outro benefício da reciclagem é a quantidade deempregos que ela tem gerado. Muitosdesempregados estão buscando trabalho nestesetor e conseguindo renda para manterem suasfamílias.

Marque os materiais que podem ser reciclados:

Papel Alumínio

Garrafas PET

Fotografias

latasde

AlumínioPote de Requeijão

Lampâdas Esponja de Aço

Pilhase

Baterias

Papel Carbono Acrílico

Lata de Milho

Papel Higiênico

Adesivos

Revistas

Page 11: Cartilha PEA Transpetro

09

Recic

lagem

EmbalagensColeta

Matéria-prima

Consumidores Distribuição

Trituração

EnvasadoresLimpeza e Seleção

Indústria

Page 12: Cartilha PEA Transpetro

10

Bio

div

ersid

ade e

Ecossis

temas d

a R

egiã

o

Ecossistemas ou áreas frágeis são aqueles que, por suas próprias características, sãosensíveis a impactos ambientais e possuem baixa capacidade de recuperação, ou seja, nãose recompõem facilmente. As restingas e manguezais são exemplos de áreas frágeis.

A vegetação de restinga é o conjunto de comunidades vegetais distintas que sofreminfluência marinha. Esse tipo de vegetação, localizada na areia da praia, fixa o solo e oprotege da ação das ondas e do vento, protegendo, dessa forma, as casas e vilarejoslocalizados ao redor. Portanto, preservar a restinga é fundamental, pois a mesma contribuipara o equilíbrio do ecossistema litorâneo.

Page 13: Cartilha PEA Transpetro

11

Bio

div

ersid

ade e

Ecossis

temas d

a R

egiã

oO manguezal é um ecossistema encontrado em costas e faz a transição entre osambientes marinho e terrestre. Esse ecossistema é influenciado pelas marés e possui florae fauna típicos. Devido à sua grande biodiversidade, os manguezais são considerados“berçários naturais” para aves, peixes e crustáceos, que encontram ali condiçõesfavoráveis para reprodução e abrigo.

Os problemas mais frequentemente associados aos manguezais são: desmatamento,invasões urbanas e industriais, derramamento de óleo, lançamento de esgoto doméstico,industrial e lixo e a pesca predatória. É de extrema importância que os ciclos naturais dosmanguezais sejam respeitados e que esses ecossistemas sejam utilizados de formasustentável.

Muitas atividades podem ser desenvolvidas no manguezal sem lhe causar prejuízos oudanos, entre elas:

1- __________________ esportiva, artesanal e desubsistência, evitando a captura de pós-larvas,juvenis e fêmeas ovadas.

2- Extração da ____________ das árvores, desde quese assegure o reflorestamento.

3- Cultivo de ________ e outros organismosaquáticos.

4- Cultivo de ____________ ornamentais (orquídeas,bromélias)

5- Retirada de _________________ de formacontrolada.

6- Criação de ___________ para produção de mel.

7- Desenvolvimento de atividades ____________,recreativas, educacionais e de pesquisa científica.

Page 14: Cartilha PEA Transpetro

Alcoolis

mo

12

Beber pode ser muito prazeroso. Mas beber em excesso e em momentos e locaisinapropriados podem resultar em problemas como ressacas, doenças, acidentes detrabalho e trânsito, dificuldades no convívio familiar e social.

A questão principal é o limite.Se você bebe uma dose de vez em quando, ou seja, com uma frequência irregular e embaixas quantidades, os seus riscos são pequenos. Mas se você bebe quantidadesmaiores, com uma frequência definida, os riscos aumentam no sentido do seu consumocausar problemas ou mesmo a dependência.

O importante é você começar a analisar os seus hábitos alcoólicos para poder perceberse o seu consumo é moderado ou pesado.

Quem são os bebedores de risco?

Page 15: Cartilha PEA Transpetro

13

Alcoolis

mo

O consumo de bebida alcoólica, mesmo em pequena quantidade, provoca fragilidade nosossos, o tecido mais resistente do corpo humano;

O álcool é considerado uma droga. E como todas as drogas, têm uma ação agressiva aocérebro.

Consumir a bebida em excesso duas ou mais vezes por mês aumenta em 2,5 vezes os riscosde declínio cognitivo e de memória.

Doenças relacionadas ao consumo de álcool matam, em média, 47 pessoas no Brasil.

O Alcoolismo pode ser detectado quando a pessoa passa a consumir bebidas alcoólicascompulsivamente, assumindo um comportamento voltado para o impulso de ingerir oálcool, continuamente ou periodicamente.

O dependente do álcool, além de prejudicar o seu organismo, prejudica as pessoas quefazem parte do seu convívio, podendo assumir comportamentos inadequados e até mesmoagressivos.

Existem vários tipos de tratamento do alcoolismo, que visam a diminuição do consumo e alibertação da dependência do álcool seguido de uma fase de adaptação e enquadramentosocial.

O primeiro passo para vencer esta doença é a aceitação por parte do usuário de álcool dasua condição de dependente químico; o segundo passo é a busca pelo tratamento maisadequado ao indivíduo.

Mais do que tudo, é essencial a cooperação e o apoio por parte dos familiares e amigos dodependente, para que o tratamento seja eficaz.

Problemas relacionadosao consumo de álcool.

Page 16: Cartilha PEA Transpetro

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

CONSIDERE O RISCO

CONHEÇA E APLIQUE AAÇÃO DE DEFESA

AJA NO MOMENTO CERTO

14

Dir

eção D

efensiv

a

Direção Defensiva é a técnica indispensável para o aperfeiçoamento do motorista quetrata de forma correta o uso do veículo na maneira de dirigir, reduzindo a possibilidadede envolvimento nos acidentes de trânsito; ou seja: é uma atitude de segurança eprevenção de acidentes.

O condutor defensivo é aquele que preserva a sua vida e a de todos que estão à suavolta através do emprego racional e sensato dos conhecimentos teóricos e de umapostura na condução do veículo procurando evitar acidentes.

A maioria dos acidentes acontece devido à imprudência, negligência e imperícia doscondutores.

Conheça as três medidasbásicas para a prevenção de

acidentes:

Page 17: Cartilha PEA Transpetro

15

Dir

eção D

efensiv

aVeja algumas dicas para uma atitude segura no trânsito:

Se atente aos defeitos que são simples de resolver, mas que podemcausar acidentes:

Em vias iluminadas, use farol baixo.

À noite, ao perceber veículo em sentido contrário, seja o primeiro a baixar o farol.

Nas rodovias, use sempre faróis acesos em luz baixa.

Não freie bruscamente.

Se estiver cansado peça a outra pessoa que dirija ou descanse antes de prosseguir.

Não faça uso de bebidas alcoólicas antes ou durante a direção.

Não dirija e procure orientação médica se você sofre de algum distúrbio do sono, comoa apneia (parada da respiração).

Não dirija com apenas uma das mãos.

Não espante abelhas ou qualquer outro inseto com o veículo em movimento.

Não use o celular enquanto dirige.

Leia com atenção o manual do veículo.

Mantenha uma distância segura dos demais veículos.

Respeite a sinalização e as leis de trânsito.

Pneus gastos.

Freios desregulados.

Lâmpadas queimadas.

Limpadores de para-brisa com defeito.

Falta de buzina.

Espelho retrovisor deficiente.

Cintos de segurança defeituosos.

Amortecedores vencidos.

Folga na direção.

Suspensão empenada.

Page 18: Cartilha PEA Transpetro

16

Água V

irtual

A água virtual é aquela utilizada para produzir qualquer produto ou serviço,mas que não é calculada formalmente nos custos e despesas de um processoprodutivo. É chamada de “virtual” porque é calculada após o bem serproduzido.

Todos os produtos produzidos, desde alimentos, até carros, demandam do usode água em sua produção. Podemos nos deparar com informações do tipo:

Para obter uma xícara de café140 litros de água são necessários.

Para obter um litro de leite utiliza-se1.000 litros de água.

Para o preparo de um quilo de carne de boisão gastos 15.500 litros de água.

Para se produzir um quilo de arroz,gastam-se 3 mil litros de água.

Para confecção de uma calça jeans10 mil litros de água.

são necessários.

Para construção de um computador, são consumidos20 mil litros de água.

Page 19: Cartilha PEA Transpetro

17

Água V

irtualPode-se estimar também o consumo de água virtual por pessoas, empresas e até países. A

Pegada Hídrica é um indicador do uso da água que analisa seu uso de forma direta e indireta,tanto do consumidor quanto do produtor. A Pegada Hídrica é definida como o volume total deágua doce que é utilizado para produzir os bens e serviços consumidos pelo indivíduo,comunidade ou produzidos pelas empresas.

Qual o tamanho da sua Pegada?

1 - O conhecimento sobre a água virtual é muito importante para que possamos terconsciência do real impacto provocado no meio ambiente, buscando assim novos hábitosde consumo favoráveis ao desenvolvimento SUSTENTÁVEL.

2 – Comparado a outros tipos, a carne BOVINA é a que necessita uma maior quantidadede água durante a sua produção.

3 – Uma das maneiras de se estimar o uso de água por pessoas e países é determinando otamanho da Pegada HÍDRICA.

4 – A AGRICULTURA é um dos maiores colaboradores para o tamanho da Pegada Hídricado Brasil.

5 – Você sabia que uma pessoa VEGETARIANA possui uma Pegada Hídrica 30% menor doque uma pessoa que come carne?

1.

2.

3.

4.

5.

Page 20: Cartilha PEA Transpetro

18

Responsabil

idade S

ocia

mbie

ntal

A responsabilidade socioambiental é o compromisso das empresas em adotar umapostura ética para promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental,garantindo qualidade de vida aos clientes internos e externos. Em outras palavras, aresponsabilidade socioambiental faz com que a empresa reveja seu modo de produção epadrões de consumo e passe a produzir de forma sustentável, conciliando a conservaçãodo meio ambiente e a inclusão social.

Todas as empresas devem estar cientes de que agir com responsabilidade social eambiental requer mudança de práticas e não necessariamente aumento de despesas, e deque planejar o desenvolvimento sustentável é um investimento acessível, e não um gasto.

Para assegurar uma gestão responsável, as empresas devem buscar:

Garantir a satisfação de clientes e consumidores.Dar retorno a acionistas ou sócios das empresas.Garantir o bem-estar dos funcionários e dependentes e umambiente de trabalho agradável.Promover comunicações transparentes.Preservar o meio ambiente.Apoiar o desenvolvimento da comunidade onde atua.

Page 21: Cartilha PEA Transpetro

19

Responsabil

idade S

ocia

mbie

ntal

Ações de Responsabilidade Socioambiental

A PG z

B RI

C SL

D TM

E UN

F vO

Page 22: Cartilha PEA Transpetro

20

Tabagis

mo

Apresento-lhes o “Cigarro”

A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes;que se constitui de duas fases fundamentais: a fase particulada e a fase gasosa. Na fase gasosaé composta, entre outros por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído,acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão. Essas substâncias tóxicasatuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos, sendo mais de 60 cancerígenas. As principaissubstâncias são citadas a seguir:

Page 23: Cartilha PEA Transpetro

21

Tabagis

mo

Você Sabia?�Que a fumaça do ci garro r eúne ,aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicasdiferentes e muitas delas são cancerígenas?

�Que o tabagismo está ligado a 50 tipos dedoenças como câncer de pulmão, de boca e defaringe, além de problemas cardíacos?

�Que, no Brasil, 23 pessoas morrem por hora emvirtude de doenças ligadas ao tabagismo?

� Que crianças com sete anos de idade nascidasde mães que fumaram 10 ou mais cigarros pordia durante a gestação apresentam atraso noaprendizado quando comparadas a outrascrianças?

Nicotina

Benzopireno

Substâncias Radioativas

Agrotóxicos

Solvente

Metais Pesados

Níquel e Arsênico

- é a causadora do vício e cancerígena;

- substância que facilita a combustãoexistente no papel que envolve o fumo;

- polônio 210 e carbono14;

- DDT;

- benzeno;

- chumbo e o cádmio (um cigarrocontém de 1 a 2 mg, concentrando-se no fígado,rins e pulmões, tendo meia-vida de 10 a 30 anos, oque leva a perda de capacidade ventilatória dospulmões, além de causar dispnéia, enfisema,fibrose pulmonar, hipertensão, câncer nospulmões, próstata, rins e estômago);

- armazenam-se no fígado,rins, coração, pulmões, ossos e dentes resultandoem gangrena dos pés, causando danos aomiocárdio etc.

Page 24: Cartilha PEA Transpetro

Foto P

oluiç

ão e

as T

artarugas M

arin

has

22

A expansão urbana e industrial no litoral tem intensificado a incidência de luz artificialnas praias, prejudicando as tartarugas marinhas em suas áreas de desova. As tartarugasmarinhas utilizam sinais visuais, orientando-se da praia para a linha de água peloreflexo da lua na água. Pontos de luz artificial, como prédios, veículos, ruas, dentreoutros, que sejam mais fortes que a luz natural refletida no mar, desorientam astartarugas, não as permitindo alcançar o mar.

Page 25: Cartilha PEA Transpetro

23

Foto P

oluiç

ão e

as T

artarugas M

arin

has

As interferências em etapas fundamentais do ciclo de vida das tartarugas marinhas podemser:

Alteração no comportamento das fêmeas no momento da seleção das áreasutilizadas para a desova.

Desorientação das fêmeas no momento do retorno para o mar e.

Desorientação dos filhotes no momento em que deixam o ninho, pois, ao invés deseguirem para o mar, eles caminham para o continente, atraídos pela iluminaçãoartificial, e fatalmente são atropelados, devorados por predadores como cães eraposas, ou morrem de desidratação.

Muito ruim Ruim Bom Ótimo

Page 26: Cartilha PEA Transpetro

Desperdíc

io d

e A

lim

entos

24

O Brasil é um dos campeões mundiais de desperdício de alimentos, isso significa que umacasa brasileira desperdiça, em média, 20% dos alimentos que compra, o que remete a umaperda de US$ 1 bilhão por ano, ou o suficiente para alimentar 500 mil famílias.

Seja consciente, ao preparar as refeições, calcule o número exato de porções porquantidade de pessoas. Com essa simples atitude, você vai evitar sobras e descartesdesnecessários. Faça compras em intervalos menores, de preferência semanalmente, ouseja, comprando uma menor quantidade, o desperdício também será menor. Atente ao usode folhas, talos e cascas no preparo de pratos como sopas, risotos, tortas e sucos, pois elessão muito nutritivos e saborosos.

Page 27: Cartilha PEA Transpetro

25

Desperdíc

io d

e A

lim

entos

Ingredientes

Modo de preparo

:

Cascas de 6 bananas maduras;1 xícara de farinha de rosca;1 xícara de farinha de trigo;3 dentes de alho;Sal a gosto;2 ovos.

:

Higienizar as cascas das bananas e lavar em água corrente. Cortar aspontas. Retirar as cascas na forma de bifes, sem parti-las. Amassar oalho e colocar numa vasilha junto com o sal. Colocar as cascas dasbananas nesse molha. Bater os ovos como se fosse omelete. Passar ascascas das bananas na farinha de trigo, nos ovos batidos e, por último,na farinha de rosca, seguindo sempre esta ordem. Fritar as cascas emóleo bem quente. Deixar dourar dos dois lados. Servir quente.

Ingredientes

Modo de preparo

:

- Massa:1 colher rasa (sobremesa) de açúcar;1 colher (sobremesa) de margarina;1 colher (sopa) de óleo;30 gramas de fermento para pão;1 quilo de farinha de trigo;1 e ½ copo de água;1 copo de leite;sal a gosto;1 ovo.

- Recheio:5 maçãs picadas;açúcar;canela.

:

Misturar todos os ingredientes e acrescentar a farinha aos poucos atésoltar das mãos. Depois, rechear com as maçãs cozidas no açúcar ecanela sem a calda, dando o formato que desejar. Colocar para assare polvilhar açúcar e canela depois de pronto.

Page 28: Cartilha PEA Transpetro

Étic

a

26

Muitas pessoas usam a palavra ética durante uma conversa, durante um discurso, mas seperguntadas o que significa essa palavra, terão dificuldade para explicar.

A Ética pode ser definida como um conjunto de princípios gerais que direcionam a boamaneira de agir e de se comportar de cada ser humano no seu meu social.

Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, pode-se definir a éticapara determinados grupos ou locais específicos, como a ética profissional e a éticaambiental.

A Ética Ambiental envolve as relações do homem com a natureza, onde o seucomportamento segue os princípios da conservação ambiental. A colocação em práticadessa nova forma de comportamento ético é fundamental para que possamos alcançar odesenvolvimento sustentável, permitindo melhores condições de vida para os que hojevivem no planeta sem impedir que as gerações futuras possam também usufruir dos recursosexistentes.

A Ética Profissional é responsável por estabelecer o bom relacionamento do trabalhadorcom seus colegas de trabalho, com seus clientes e fornecedores, orientando o profissionalpara um bom desempenho da sua função no ambiente de trabalho.

O que é Ética?

Quais atitudes podem ser consideradas éticas ou antiéticas?

1. Ético2. Antiético

( ) Assumir um erro cometido, não deixando que um colega seja punidoinjustamente.Respeitar o companheiro de trabalho independente da sua cor, sexo e posiçãona empresa.Não ajudar um colega de trabalho com dificuldade para cumprir sua tarefa.Passar informações sigilosas da empresa para pessoas externas.Manter a torneira da pia aberta enquanto escova os dentes.Utilizar materiais reutilizáveis ao invés de descartáveis.Jogar o lixo nas lixeiras incorretas.Desligar equipamentos eletrônicos após o uso.

( )

( )( )( )( )( )( )

Page 29: Cartilha PEA Transpetro

Nunca lave n

a m

áquin

apoucas p

eças d

e r

oupa.

Pro

cure

sem

pre

junta

rquantidade s

uficie

nte

para

enchê-la.

Ao e

scovar

os d

ente

s,

pro

cure

mante

r a torn

eira

fechada o

u toda e

ssa

água v

ai acabar

sendo

desperd

içada.

Se n

ão e

conom

izar ,

pode s

er

que a

água

falte q

uando m

ais

pre

cis

a d

ela

.

Dica

do

Cara

ngue

co...

27

Étic

a

Page 30: Cartilha PEA Transpetro
Page 31: Cartilha PEA Transpetro
Page 32: Cartilha PEA Transpetro

Tem

a d

a P

ale

straD

ata

de R

ea

lizaçã

oD

ata

s Com

em

ora

tivas

Polu

ição A

tmosférica

30/0

8/2

012

Dia

Intera

merica

no d

a q

ualid

ade d

o a

r (09/0

8/2

012)

Dia

do co

mbate à

polu

ição (1

4/0

8/2

012)

Conceito

s de Eco

logia

28/0

9/2

012

Dia

da A

mazô

nia

(05/0

9/2

012).

Dia

intern

acio

nal d

e pro

teção à

cam

ada d

e ozô

nio

(16/0

9/2

012).

Dia

mundia

l pela

limpeza

da á

gua (1

9/0

9/2

012).

Dia

da Á

rvore (2

1/0

9/2

012).

Dia

Nacio

nal d

a fa

una (2

2/0

9/2

012).

Atitu

des A

ntieco

lógica

s24/1

0/2

012

Dia

da N

atu

reza (0

4/1

0/2

012).

Dia

do ed

uca

dor a

mbien

tal (1

5/1

0/2

012).

Reciclagem

20/1

1/2

012

Sábado D

ia d

o Rio

(24/1

1/2

012).

Sexta-Feira

Dia

do Esta

tuto

da Terra

(30/1

1/2

012).

Biodiversid

ade Eco

ssistemas d

a Reg

ião

11/1

2/2

012

Dia

da Fa

mília

(08/1

2/2

012).

Dia

Intern

acio

nal d

a Bio

diversid

ade (2

9/1

2/2

012).

Nata

l (25/1

2/2

012).

Alco

olism

o25/0

1/2

013

Confra

terniza

ção u

niversa

l (01/0

1/2

013)

Direçã

o D

efensiva

27/0

2/2

013

Carn

ava

l (12/0

2/2

013).

Cin

zas (1

3/0

2/2

013).

Água V

irtual

22/0

3/2

013

Dia

Mundia

l da Á

gua (2

2/0

3/2

013).

Responsa

bilid

ade So

cioam

bien

tal

25/0

4/2

013

Dia

Mundia

l da Sa

úde (0

7/0

4/2

013).

Dia

Nacio

nal d

a C

onserva

ção d

o So

lo (1

5/0

4/2

013).

Dia

do Ín

dio

(19/0

4/2

013).

Dia

da Terra

(22/0

4/2

013).

Tabagism

o17/0

5/2

013

Dia

Mundia

l do So

lo (0

3/0

5/2

013).

Dia

Nacio

nal d

a M

ata

Atlâ

ntica

(27/0

5/2

013).

Dia

Mundia

l de Lu

ta C

ontra

o Ta

baco

(31/0

5/2

013).

Foto

polu

ição e a

s tarta

rugas m

arin

has / D

esperd

ício d

eA

limen

tos / Tea

tro12 e 1

4/0

6/2

013

Semana M

undia

l do M

eio A

mbien

te (01/0

6/2

013).

Dia

da Eco

logia

(05/0

6/2

013).

Dia

Mundia

l do M

eio A

mbien

te (05/0

6/2

013).

Dia

Mundia

l dos O

ceanos (0

8/0

6/2

013).

Ética19/0

7/2

013

Dia

de Pro

teção à

s Floresta

s (17/0

7/2

013).